COSTUME DESIGN O FIGURINO SOB A PERSPECTIVA DO PROJETO SAPERFARE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COSTUME DESIGN O FIGURINO SOB A PERSPECTIVA DO PROJETO SAPERFARE"

Transcrição

1 SAPERFARE COSTUME DESIGN O FIGURINO SOB A PERSPECTIVA DO PROJETO COORDENAÇÃO: GUIDO CONRADO DURAÇÃO: 270H DATA DE INÍCIO: 23 SETEMBRO 2016 PREVISÃO DE TÉRMINO: SETEMBRO 2017 AULAS QUINZENAIS: SEXTAS - 18H30 ÀS 22H30; SÁBADOS - 9H ÀS 18H LOCAIS: RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

2 OBJETIVO O curso de Costume Design tem como objetivo apresentar conceitos e técnicas de criação através de uma abordagem projetual da concepção do figurino. Investiga as diversas linguagens de projetos de figurino para a dança, o teatro e o audiovisual (cinema, tv e outras mídias), abordando aspectos da produção de um figurino, como projeto de caracterização cênica, cor e iluminação aplicadas, construção de vestuário para a cena, desenho, metodologias e processos de criação. Composto por quatro módulos, o curso se baseia no conceito de aprendizado por projeto. A cada nova etapa, os estudantes desenvolvem um projeto e buscam soluções com o apoio das disciplinas de cada módulo. O intuito é proporcionar uma experiência próxima da realidade com profissionais do mercado que também têm experiência em docência superior, domínio pedagógico e dos meios de produção do figurino. A abordagem e a dinâmica dos professores aproximam-se mais da consultoria e tutoria do que da exposição conteúdista, tal como aconteceria numa sala de aula convencional.

3 METODOLOGIA Neste curso, o figurino é pensado sob a perspectiva do design, com a metodologia baseada no princípio do aprendizado por projeto, dessa forma, o conhecimento não é tratado de modo segmentado. As aulas de montagem de figurino, por exemplo, contam com as professoras de modelagem e costura, em algumas ocasiões, ao mesmo tempo em sala de aula, possibilitando um maior rendimento. O curso tem quatro módulos, oferecido simultaneamente em turmas independentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. O encontro das turmas acontece em dois momentos específicos: no primeiro e no terceiro módulos, os alunos das duas cidades realizam atividades compartilhadas. A primeira atividade acontecerá no Rio de Janeiro e a segunda em São Paulo. A distribuição dos módulos tem conteúdos elementares para a compreensão dos princípios e das metodologias de projeto em figurino, além do apoio instrumental indispensável à sua realização. Ao final de cada um deles, o aluno realiza um projeto supervisionado, possibilitando assim que construa um portfólio com quatro projetos e uma série de exercícios de produção nas áreas de adereços, modelagem, caracterização etc. PERFIL DO ESTUDANTE Profissionais e estudantes das áreas do Figurino e Indumentária, Artes Visuais, Design, Arquitetura, Moda e afins, interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre o campo, as metodologias e as práticas da produção de figurinos.

4 DIFERENCIAL O curso de Costume Design acontece nas sedes do IED Rio e IED São Paulo, assim o aluno extrai para a sua formação o que há de melhor e mais especializado em cada um desses centros de produção cultural e intelectual. Isso permite que alunos do Rio, de São Paulo e de outros estados, tenham uma experiência de aprendizado exclusiva. Essa é uma ação inédita do IED Brasil que integra as duas unidades localizadas em cidades estratégicas do país para promover network interestadual. A abordagem do aprendizado por projeto possibilita que durante uma mesma aula, frente a um desafio, o aluno conte com mais de um professor ao mesmo tempo, de disciplinas, formações e competências diversas, oferecendo olhares e contribuições complementares para auxiliar no processo de solução do desafio. Isso quebra com a relação de disciplinas segmentas e independentes dos cursos tradicionais, aquela forma de distribuição que nos dá a impressão de que um conteúdo não tem nenhuma relação com o outro (costura, desenho, modelagem, cor, iluminação, projeto, como práticas independentes, sem aparente conexão, como se não fizessem parte de um único projeto). Possibilita ainda que o aluno, ao final de cada módulo, realize algum produto (não necessariamente um figurino, mas algum resíduo projetivo), compondo um portfólio de trabalhos ao longo do curso, que poderá incluir opcionalmente um Fashion Film a ser realizado na sede do IED São Paulo sob a supervisão de uma equipe de professores especializada nessa linguagem.

5 COORDENAÇÃO Guido Conrado Dramaturgo e teórico teatral formado pela Unirio e mestre em Filosofia da Arte e Estética, pela PUC-Rio. Possui experiência em gestão do ensino superior, de projetos artísticos e educacionais, e formulação de currículos. Coordenou o Curso de Artes Visuais, Figurino e Indumentária no Senai-Cetiqt e participou do Grupo de Estudos da Cadeia Produtiva do Figurino, na linha de pesquisa em Economia Criativa da Gerência de Inovação, Estudos e Pesquisa. Participa de congressos, palestras e workshops discutindo as relações entre arte, inovação, moda, cultura, economia criativa, vestuário e sociedade. É sócio da empresa In_Comum Coletivo, responsável por processos criativos e gestão de projeto.

6 PROFESSORES Bruma Nattrodt Sá Jovem figurinista, graduanda em Figurino e Indumentária pelo Senai-Cetiqt. Participou da Olimpíada do Conhecimento onde obteve certificado de excelência na modalidade Confecção de Vestuário (2012), além de ter realizado trabalhos como assistente de figurino em Teatro e Carnaval, como a Comissão de Frente de 2015 e 2016 da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. Emilia Duncan Responsável pelos figurinos de filmes nacionais, como Dias Melhores Virão (1989), A Estrela Nua (1984), Carlota Joaquina - Princesa do Brazil (1995), O Que é Isso, Companheiro? (1997), Bossa Nova (2000) e Orfeu (1999). Assina a direção de arte de Navalha na Carne (1997), Um Copo de Cólera (1999) e Copacabana (2001). Na TV, vale destacar os trabalhos em A Comédia da Vida Privada (1995), O Engraçado Arrependido (1995), A Muralha (2000), Um Só Coração (2004) e JK (2006). Danielle Deo Cardoso Joia Artista visual, arquiteta e cenógrafa graduada em Indumentária, Cenografia, Arquitetura e Urbanismo, pela UFRJ, onde também lecionou. Foi cenógrafa assistente da Rede Globo e é atualmente professora do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil. Atua principalmente com os seguintes temas: artes cênicas, cenário e figurino, dança, figurino de carnaval e televisão. Francisco Rocha Formado em Direção Teatral e Licenciatura Plena em educação artística pela Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro, com especialização em Linguagens Artísticas e Educação (FA/FBT) e Projetos de Iluminação pela Estácio de Sá. É professor de iluminação da escola Fábrica de Espetáculos ONG Spectáculu e do Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC). Já ministrou aulas na Faculdade de Artes Senai-Cetiqt e na escola de Artes Técnicas (EAT) ligada à

7 FAETEC, além de cursos e oficinas na área. Ao mesmo tempo atua como designer de iluminação de espetáculos profissionais como: O século do samba; Todas as possibilidades Partes 1 e 2; Por dentro da música; Festival Moacir Santos; Pequenas peças e Batuque contemporâneo; e Philodendrus Uma Conferência Imaginária. Maria Diaz Figurinista, cursou a Academia di Costume e di Moda, em Roma, Itália, e desde então tem feito trabalhos no cinema, como O Quatrilho, Uma Professora Muito Maluquinha, e O Casamento de Gorete. Ney Madeira Figurinista e cenógrafo premiado, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Teatro pela Unirio (2006) e professor da Universidade Estácio de Sá nos cursos de Licenciatura em Teatro, Design de Interiores e Cinema. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente em cenografia e figurino. Foi o figurinista da comissão de frente da Beija-Flor de Nilópolis nos anos 2015 e Paloma Carvalho Artista visual, pesquisadora e especialista em fenômenos cromáticos. É doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio e professora da Universidade do Rio de Janeiro. Possui experiência em intercâmbios internacionais (Chinati Foundation, Texas, 2005; Yale University, 2011) e atua nas áreas de artes visuais, indumentária e cor. Rosa Marly Cavalhero Professora em modelagem plana, costura e modulagem. Atua no mercado como consultora e modelista, é especialista em Educação Estética pela Unirio, técnica em Estilismo e possui capacitações em cursos e treinamentos com profissionais formandos pela Universidade de Lion, Escola Marangoni, Fit e da alta costura parisiense.

8 CONTEÚDO Módulo I - Instrumental O aluno entra em contato com conceitos e competências técnicas fundamentais à realização de um figurino e à compreensão do seu caráter projetual. Este módulo objetiva também criar o primeiro canal de conexão entre os alunos do IED Rio e IED SP. O objetivo é introduzir conceitos e ferramentas que serão aplicados de forma mais intensiva nos módulos seguintes e possibilitar ao aluno um breve exercício de criação, que lhe permite compreender as diversas etapas de um projeto de figurino. O aluno experimenta também um processo de criação acompanhado por Emilia Duncan, uma das mais importantes figurinistas de televisão do Brasil. Os alunos de São Paulo participam das disciplinas Laboratório de Criação e Projeto de Figurino, realizadas no IED Rio. Módulo II - Teatro e Dança O aluno compreende a dialética entre as diversas linguagens que dialogam com um projeto de figurino para dança e para o teatro. O enfoque é na disciplina Atelier de Figurino, ministrada pelo premiado figurinista Ney Madeira. Com o apoio das disciplinas Laboratório de Figurino, Draping e Costura Cênica, o aluno deve realizar um projeto completo, pensado no contexto de um tema dramático do teatro ou da dança, incluindo maquiagem, e produzir este figurino para ser vestido em apresentação final. Não será considerada como fundamental a representação de projeto o aluno deve experimentar a construção do produto diretamente na prática, por meio da manipulação do material pesquisado. O objetivo é aprofundar as práticas da criação de figurinos, da modelagem e da costura cênica, compreender os limites e a realidade de um projeto de figurino para teatro ou dança, produzindo itens de portfólio.

9 Módulo III Audiovisual: produção de fashion film O aluno investiga conceitos e ferramentas para criar um projeto de figurino focado nas linguagens do audiovisual. A disciplina é capitaneada por Maria Diaz Rocha, importante figurinistas do cinema brasileiro, e como exercício realizam no IED SP um Fashion Film, no segundo momento de integração Rio-SP. O objetivo é aprofundar as práticas da criação de figurinos, da caracterização cênica e da cor aplicada ao audiovisual, compreender os limites e a realidade de um projeto de figurino para esta mídia. Módulo IV Produção No último módulo os alunos realizam, com a supervisão dos professores Ney Madeira, Maria Diaz, Danielle Cardoso e Guido Conrado, o projeto final de figurino. O resultado dará origem a uma exposição de processos e a um bate-papo sobre os projetos entre alunos, profissionais de renome no mercado, professores e convidados. TEMAS DAS AULAS Caminhos para o Vestir: Técnicas de Construção do Figurino Costurando Formas e Ideias Segunda Pele: Experimentando Matérias-primas A Cor e os Sentidos: Teoria da Cor e Sua Aplicação nos Figurinos Traduzindo Sonhos: Representações Iconográficas Mutação do Vestir: O Universo do Adereçamento A Viagem do Figurinista: A Construção do Guia Laboratório de Co-Criação Atelier, Pesquisa e Experimentação Luz Aplicada Representação Gráfica e Projeto Execução de Produção Produção de Fashion Film (em São Paulo)

10 MATERIAIS A metodologia do curso de Costume Design é baseada na execução de projetos, individuais e em grupo, e pode ser necessário que o estudante precise providenciar materiais para a execução dos seus projetos pessoais. Os alunos serão informados com antecedência e orientados a adquirir materiais de forma a evitar gastos e desperdício. INVESTIMENTO Aqui no IED Rio quem se matricula mais cedo garante a vaga, já que não cobramos taxa de matrícula, e ainda paga mais barato. Então, antecipe a sua inscrição! Há duas maneiras de quitar o investimento: você pode pagar à vista, garantindo mais um desconto bacana, ou parcelado, suavizando os custo. Escolha a maneira que mais se encaixa no seu perfil. Saperfare - Costume Design 240h Inscrição até 08/ x R$ 1.650,00 = R$ ,00 à vista R$ ,00 Inscrição a partir de 09/ x R$ 1.700,00 = R$ ,00 à vista R$ ,00

11 FAQ INVESTIMENTO Não cobramos taxa de matrícula, sua inscrição está garantida após pagamento do curso: parcelado ou à vista. INSCRIÇÕES/ MATRÍCULAS Inicie o seu processo de matrícula enviando currículo para inforio@ied.edu.br. Ele será analisado pelo departamento responsável, em seguida, entramos em contato com novas instruções. DESIGN DEGUSTAÇÃO/ AULA EXPERIMENTAL Quer experimentar nossa metodologia? Fique atento à data do Design Degustação. O evento, que é gratuito, apresenta a metodologia dos nossos cursos e há surpresas para quem se matricula nesse dia. BOLSAS E PARCERIAS Os nossos parceiros possuem descontos nos cursos IED Rio. Quer ser um parceiro da escola? Entre em contato com: parceriasrio@ied.edu.br. Nossas bolsas de estudos são direcionadas à população de baixa renda e administradas pela Prefeitura da Cidade, via LAB Rio. Para saber mais, entre em contato com: contato@labrio.cc. CANCELAMENTO/ ADIAMENTO» Por iniciativa do IED Rio: O curso pode ser adiado ou cancelado por falta de quórum, com 48 horas de antecedência da data prevista para seu início. Adiamento: se o estudante não quiser esperar nova data, deve expressar sua vontade por e o investimento será devolvido integralmente. Cancelamento: será devolvido automaticamente 100% do valor pago via depósito em conta bancária ou por cancelamento do cartão.» Por iniciativa do estudante: Devolvido 90% do valor pago, se o cancelamento for solicitado com até 24 horas de antecedência do início do curso. A partir do início do curso: apresentar requerimento de trancamento na Secretaria. O cancelamento deve ser requerido até o dia 10 para que o mês corrente não seja cobrado. Após essa data, o cancelamento será efetuado para o mês seguinte. Pagamento à vista: reembolso proporcional ao que já cursou, descontando 10%, para custos administrativos. Prazo para reembolso: até 30 dias úteis. Não nos responsabilizamos por outros valores que eventualmente tenham sido gastos (passagens, combustível, hospedagem). Contato para cancelamento: inforio@ied.edu.br.

12 / iedrio inforio@ied.edu.br

DESIGN DE JOIAS LIBERO

DESIGN DE JOIAS LIBERO LIBERO DESIGN DE JOIAS COORDENAÇÃO: RAFFAELLE PETRUZZELLI E VIRGINIA MACUL DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 DE SETEMBRO TÉRMINO: 26 DE NOVEMBRO IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H OBJETIVO O

Leia mais

METODOLOGIA PERFIL DO ESTUDANTE O MERCADO

METODOLOGIA PERFIL DO ESTUDANTE O MERCADO LIBERO MODA PRAIA COORDENAÇÃO: LUISA LOVELL-PARKER DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO PREVISÃO DE TÉRMINO: 03 DEZEMBRO AULAS: SÁBADOS ALTERNADOS - 10H ÀS 17H OBJETIVO O curso de Moda Praia tem com

Leia mais

DESIGN DE MODA SAPERFARE

DESIGN DE MODA SAPERFARE SAPERFARE DESIGN DE MODA COORDENAÇÃO: LUIZ WACHELKE DURAÇÃO: 310H - IED RIO + 50H - IED BARCELONA (MÓDULO INTERNACIONAL OPCIONAL) DATA DE INÍCIO: 19 DE SETEMBRO PREVISÃO DE TÉRMINO: JULHO DE 2017 AULAS:

Leia mais

DESIGN DE JOIAS LIBERO

DESIGN DE JOIAS LIBERO LIBERO DESIGN DE JOIAS COORDENAÇÃO: RAFFAELLE PETRUZZELLI E VIRGINIA MACUL DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 DE SETEMBRO TÉRMINO: 26 DE NOVEMBRO IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H OBJETIVO O

Leia mais

METODOLOGIA PERFIL DO ESTUDANTE O MERCADO

METODOLOGIA PERFIL DO ESTUDANTE O MERCADO LIBERO MODA PRAIA COORDENAÇÃO: LUISA LOVELL-PARKER DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO PREVISÃO DE TÉRMINO: 03 DEZEMBRO AULAS: SÁBADOS ALTERNADOS - 10H ÀS 17H OBJETIVO O curso Moda Praia coloca o

Leia mais

DESIGN GRÁFICO SAPERFARE

DESIGN GRÁFICO SAPERFARE SAPERFARE DESIGN GRÁFICO COORDENAÇÃO: RICARDO CUNHA LIMA DURAÇÃO: 270 H DATA DE INÍCIO: 19 SETEMBRO 2016 PREVISÃO DE TÉRMINO: SETEMBRO 2017 AULAS: 2ª E 4ª FEIRA DAS 19H30 ÀS 22H30 OBJETIVOS O curso Design

Leia mais

LIBERO BRANDING COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H

LIBERO BRANDING COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H LIBERO BRANDING COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H OBJETIVOS A partir do contato com um cliente real, o aluno irá desenvolver uma

Leia mais

DESIGN DE SUPERFÍCIE: LAB CRIATIVO

DESIGN DE SUPERFÍCIE: LAB CRIATIVO PRESTO DESIGN DE SUPERFÍCIE: LAB CRIATIVO COORDENAÇÃO: ADRIANNE SCHREINER DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 PREVISÃO DE TÉRMINO: 3 DEZEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 13HS ÀS 17HS OBJETIVO O curso

Leia mais

LIBERO BRANDING COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H

LIBERO BRANDING COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H LIBERO BRANDING COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 17 SETEMBRO 2016 AULAS: SÁBADOS DAS 10H ÀS 17H OBJETIVOS O curso Branding tem por objetivo expandir a percepção, a compreenção

Leia mais

COORDENAÇÃO: BETI FONT DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 08 DE MAIO DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 12 DE JULHO DE 2017 AULAS: SEGUNDA E QUARTA DE 19H30 ÀS

COORDENAÇÃO: BETI FONT DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 08 DE MAIO DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 12 DE JULHO DE 2017 AULAS: SEGUNDA E QUARTA DE 19H30 ÀS COORDENAÇÃO: BETI FONT DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 08 DE MAIO DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 12 DE JULHO DE 2017 AULAS: SEGUNDA E QUARTA DE 19H30 ÀS 22H30 COORDENAÇÃO Beti Font É arquiteta e urbanista graduada

Leia mais

COORDENADORA SUZANE QUEIROZ DURAÇÃO 36H

COORDENADORA SUZANE QUEIROZ DURAÇÃO 36H COORDENADORA SUZANE QUEIROZ DURAÇÃO 36H COORDENAÇÃO Suzane Queiroz - Arquiteta formada pela UFRJ, Suzane Queiroz atua há 22 anos nas mais diversas áreas da cenografia. Em 2001 fundou a empresa Pândega,

Leia mais

CRIAÇÃO EM CENOGRAFIA O PROCESSO CRIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES CENOGRÁFICOS

CRIAÇÃO EM CENOGRAFIA O PROCESSO CRIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES CENOGRÁFICOS CRIAÇÃO EM CENOGRAFIA O PROCESSO CRIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES CENOGRÁFICOS Curso Especial CRIAÇÃO EM CENOGRAFIA O PROCESSO CRIATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTES CENOGRÁFICOS COORDENADORA:

Leia mais

COORDENAÇÃO: GABRIELA MAZEPA DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 06 FEVEREIRO 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 16 FEVEREIRO 2017 AULAS: SEGUNDA À SEXTA DE 18H30 ÀS

COORDENAÇÃO: GABRIELA MAZEPA DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 06 FEVEREIRO 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 16 FEVEREIRO 2017 AULAS: SEGUNDA À SEXTA DE 18H30 ÀS COORDENAÇÃO: GABRIELA MAZEPA DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 06 FEVEREIRO 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 16 FEVEREIRO 2017 AULAS: SEGUNDA À SEXTA DE 18H30 ÀS 22H30 COORDENAÇÃO Gabriela Mazepa Gabriela é estilista

Leia mais

COORDENAÇÃO: SUZANE QUEIROZ DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 14 DE MARÇO DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 29 DE ABRIL DE 2017 AULAS: TERÇAS, QUINTAS E

COORDENAÇÃO: SUZANE QUEIROZ DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 14 DE MARÇO DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 29 DE ABRIL DE 2017 AULAS: TERÇAS, QUINTAS E COORDENAÇÃO: SUZANE QUEIROZ DURAÇÃO: 60H DATA DE INÍCIO: 14 DE MARÇO DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 29 DE ABRIL DE 2017 AULAS: TERÇAS, QUINTAS E SÁBADOS DE 19H30 ÀS 22H30 COORDENAÇÃO Suzane Queiroz Suzane

Leia mais

COORDENAÇÃO: ALINE MONÇORES DURAÇÃO: 15H

COORDENAÇÃO: ALINE MONÇORES DURAÇÃO: 15H COORDENAÇÃO: ALINE MONÇORES DURAÇÃO: 15H COORDENAÇÃO O Estúdio Guanabara navega entre os campos do Urbanismo, Arquitetura e Design. Lançando um novo olhar sobre a produção dos espaços, busca soluções transformadoras

Leia mais

COORDENADOR ARTUR KJÁ DURAÇÃO 15H

COORDENADOR ARTUR KJÁ DURAÇÃO 15H COORDENADOR ARTUR KJÁ DURAÇÃO 15H COORDENAÇÃO Artur Kjá - Kjá utiliza os signos da cultura urbana contemporânea como mola propulsora de conceitos, ideias e imagens. Trabalha em frentes criativas que incluem

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING

VISUAL MERCHANDISING PROGRAMA DO CURSO VISUAL MERCHANDISING COORDENADORA NATÁLIA COUTINHO 36H DE CURSO OBJETIVOS O Istituto Europeo di Design é um centro de ensino inovador, que opta por um modelo pedagógico pragmático, culturalmente

Leia mais

COORDENADOR GUILHERME HOWAT DURAÇÃO 36H

COORDENADOR GUILHERME HOWAT DURAÇÃO 36H COORDENADOR GUILHERME HOWAT DURAÇÃO 36H COORDENAÇÃO Guilherme Howat - Formado em Desenho Industrial com MBA em gestão empresarial, atua há 19 anos na gestão e no desenvolvimento de projetos de Design alinhados

Leia mais

COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 480 HORAS DATA DE INÍCIO: 13 MARÇO 2017 AULAS: SEGUNDA A SEXTA DE 13H30 ÀS 18H

COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 480 HORAS DATA DE INÍCIO: 13 MARÇO 2017 AULAS: SEGUNDA A SEXTA DE 13H30 ÀS 18H COORDENAÇÃO: MARCELO NASCIMENTO DURAÇÃO: 480 HORAS DATA DE INÍCIO: 13 MARÇO 2017 AULAS: SEGUNDA A SEXTA DE 13H30 ÀS 18H COORDENAÇÃO Marcelo Nascimento É formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio, especializado

Leia mais

DESIGN DE EXPOSIÇÕES NA ERA DA EXPERIÊNCIA LIBERO

DESIGN DE EXPOSIÇÕES NA ERA DA EXPERIÊNCIA LIBERO LIBERO DESIGN DE EXPOSIÇÕES NA ERA DA EXPERIÊNCIA COORDENAÇÃO: KARINA ISRAEL, ANA PAULA MONTE E DANIEL PRADO DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 18 DE OUTUBRO PREVISÃO DE TÉRMINO: 29 DE NOVEMBRO AULAS: TERÇA

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECELAGEM

INTRODUÇÃO À TECELAGEM INTRODUÇÃO À TECELAGEM Curso Especial INTRODUÇÃO À TECELAGEM COORDENAÇÃO: ALINE MONÇORES 05/07/2016» 19/07/2016 15 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS, DAS 13H30 ÀS 16H30 Aline Monçores é doutora

Leia mais

Cursos Especiais LIGHT DESIGN. coordenadora: beti font. 29/03/2016» 28/06/ horas. idioma: português. aulas: terças e quintas das 19h30 às 22h30

Cursos Especiais LIGHT DESIGN. coordenadora: beti font. 29/03/2016» 28/06/ horas. idioma: português. aulas: terças e quintas das 19h30 às 22h30 LIGHT DESIGN Cursos Especiais LIGHT DESIGN coordenadora: beti font 29/03/2016» 28/06/2016 60 horas idioma: português aulas: terças e quintas das 19h30 às 22h30 COORDENAÇÃO Beti Font é arquiteta e urbanista

Leia mais

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) (21)

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) (21) CURSOS DE VERÃO STREET ART história, técnica e prática de grafite COORDENAÇÃO Heleno Bernardi CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português INÍCIO 26 de fevereiro de 2016 TÉRMINO 04 de março de 2016 AULAS 26/02/2016

Leia mais

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) (21)

Istituto Europeo di Design Av. João Luis Alves, 13, Urca Rio de Janeiro - Brasil +55 (21) (21) CURSOS DE VERÃO USER EXPERIENCE, UX como construir experiências digitais que combinam necessidades dos usuários com objetivos de negócio COORDENAÇÃO Laura Lessa CARGA HORÁRIA 15 horas IDIOMA Português

Leia mais

COORDENAÇÃO: ANA MONTE, DANIEL PRADO E KARINA ISRAEL DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 11 DE ABRIL DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 18 DE MAIO DE 2017 AULAS:

COORDENAÇÃO: ANA MONTE, DANIEL PRADO E KARINA ISRAEL DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 11 DE ABRIL DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 18 DE MAIO DE 2017 AULAS: COORDENAÇÃO: ANA MONTE, DANIEL PRADO E KARINA ISRAEL DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 11 DE ABRIL DE 2017 PREVISÃO DE TÉRMINO: 18 DE MAIO DE 2017 AULAS: TERÇAS E QUINTAS DE 19H30 ÀS 22H30 COORDENAÇÃO Karina

Leia mais

COORDENAÇÃO Melina Dalboni -

COORDENAÇÃO Melina Dalboni - COORDENAÇÃO Melina Dalboni - é jornalista e advogada. Trabalhou no jornal O Globo, onde atuou como repórter e coordenadora de moda do Caderno Ela, e autora do blog Fila A por oito anos. Escreveu para publicações

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING LIBERO

VISUAL MERCHANDISING LIBERO LIBERO VISUAL MERCHANDISING COORDENAÇÃO: NATÁLIA COUTINHO DURAÇÃO: 36H DATA DE INÍCIO: 17 DE SETEMBRO PREVISÃO DE TÉRMINO: 3 DE DEZEMBRO AULAS: SÁBADOS QUINZENAIS DAS 10H00 ÀS 17H00 OBJETIVOS O curso oferece

Leia mais

USO DA COR EM PROJETOS CRIATIVOS (ARQUITETURA, COMUNICAÇÃO, DESIGN E MODA)

USO DA COR EM PROJETOS CRIATIVOS (ARQUITETURA, COMUNICAÇÃO, DESIGN E MODA) USO DA COR EM PROJETOS CRIATIVOS Início: 8 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 1.300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Conhecer e vivenciar o universo da Cor e seu poder como elemento

Leia mais

DESIGN DE MOBILIÁRIO SAPERFARE PARCERIA

DESIGN DE MOBILIÁRIO SAPERFARE PARCERIA SAPERFARE DESIGN DE MOBILIÁRIO PARCERIA COORDENAÇÃO: FLAVIA ALVES DE SOUZA DURAÇÃO: 240H DATA DE INÍCIO: 20 DE SETEMBRO DE 2016 IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS - 19H30 ÀS 22H30 + UM SÁBADO POR

Leia mais

Técnica de Apresentação de Projetos Técnicas de Apresentação de Projetos

Técnica de Apresentação de Projetos Técnicas de Apresentação de Projetos Técnicas de Apresentação de Projetos Início: 8 de outubro de 2016 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O curso, já ministrado no exterior, ensinará as melhores

Leia mais

Pintura digital PINTURA DIGITAL. Início: 15 de janeiro de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento

Pintura digital PINTURA DIGITAL. Início: 15 de janeiro de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Pintura digital PINTURA DIGITAL Início: 15 de janeiro de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Pintura digital Objetivo Introduzir os participantes nas técnicas essenciais de

Leia mais

Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas

Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas Engajamento 2.0: o colaborador nas redes sociais corporativas Engajamento 2.0: o colaborador nas redes Início: 24 de outubro de 2016 Valor do curso: R$720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Destacar o uso das redes como plataformas que promovem

Leia mais

USO DA COR EM PROJETOS CRIATIVOS (ARQUITETURA, COMUNICAÇÃO, DESIGN E MODA)

USO DA COR EM PROJETOS CRIATIVOS (ARQUITETURA, COMUNICAÇÃO, DESIGN E MODA) USO DA COR EM PROJETOS CRIATIVOS Início: 12 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 1.300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Conhecer e vivenciar o universo da Cor e seu poder como

Leia mais

Intensivão de Criação: Criar sob pressão é mais gostoso

Intensivão de Criação: Criar sob pressão é mais gostoso Intensivão de Criação: Início: 21 de novembro de 2016 Objetivo do curso O Intensivão de Criação é baseado no Método 10 x 10 onde os participantes são orientados e estimulados, através de um processo colaborativo,

Leia mais

Oficina de Criação de Site para pequenos negócios Oficina de Criação de site para pequenos negócios

Oficina de Criação de Site para pequenos negócios Oficina de Criação de site para pequenos negócios site para pequenos negócios Início: 28 de novembro de 2017 Valor do curso: R$ 1.200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivos do curso Criação de site pela ferramenta Wix para pequenos negócios,

Leia mais

INFOGRAFIA DA TEORIA A PRÁTICA (Módulo básico) Início: 11 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 660,00 Consulte as condições de pagamento

INFOGRAFIA DA TEORIA A PRÁTICA (Módulo básico) Início: 11 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 660,00 Consulte as condições de pagamento INFOGRAFIA DA TEORIA Início: 11 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 660,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Apresentar aos alunos conceitos básicos de infografia e sua aplicação em

Leia mais

Oficina Impressos de Valor Oficina Impressos de Valor

Oficina Impressos de Valor Oficina Impressos de Valor Oficina Impressos de Valor Início: 29 de abril de 2017 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Consolidar e difundir o conhecimento produzido sobre o tema, meios e técnicas que transformam

Leia mais

Intensivão de Produção saber produzir sai mais barato

Intensivão de Produção saber produzir sai mais barato Intensivão de Produção Início: 11 de março de 2017 Valor do curso: R$ 1.260,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Habilitar o participante a produzir artes finais de acordo com as exigências

Leia mais

Monitoramento de Mídias Sociais Monitoramento de Mídias Sociais: planejamento, estratégia e resultados

Monitoramento de Mídias Sociais Monitoramento de Mídias Sociais: planejamento, estratégia e resultados Monitoramento de : planejamento, estratégia e resultados Início: 30 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar profissionais que atuam

Leia mais

Analista de MKT Digital especializado em Inteligência e Estratégia Analista de Marketing Digital especializado em Inteligência e Estratégia

Analista de MKT Digital especializado em Inteligência e Estratégia Analista de Marketing Digital especializado em Inteligência e Estratégia Analista de MKT Digital Analista de Marketing Digital especializado em Inteligência Início: 16 de junho de 2018 Valor do curso: R$ 4.680,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar,

Leia mais

Visual Thinking Tools

Visual Thinking Tools VISUAL THINKING TOOLS Início: 22 de agosto de 2017 Valor do curso: R$ 1.300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O curso Visual Thinking Tools irá apoiar na prática, utilizando ferramentas,

Leia mais

Marketing digital: planejamento estratégico Marketing Digital: planejamento estratégico

Marketing digital: planejamento estratégico Marketing Digital: planejamento estratégico Marketing Digital: Início: 4 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 900,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes uma visão lógica sobre os conceitos, modelos

Leia mais

Gestão de crise em mídias sociais: Imagem, marca e reputação Gestão de crise em mídias sociais: imagem, marca e reputação

Gestão de crise em mídias sociais: Imagem, marca e reputação Gestão de crise em mídias sociais: imagem, marca e reputação Gestão de crise em mídias sociais: imagem, marca e reputação Início: 21 de novembro de 2016 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso As redes sociais, espaço para

Leia mais

FASHION LAB VISUAL MERCHANDISING E VAREJO DE MODA

FASHION LAB VISUAL MERCHANDISING E VAREJO DE MODA FASHIONLAB VISUAL MERCHANDISING Início: 5 agosto de 2017 Valor do curso: R$ 1.300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Este curso realizará uma introdução das habilidades e conhecimentos

Leia mais

Marketing Digital para Moda

Marketing Digital para Moda Marketing Digital para Moda MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h30 relacionamentojt@espm.br

Leia mais

Oficina de Figurino Ingresso outubro de 2014

Oficina de Figurino Ingresso outubro de 2014 Oficina de Figurino Ingresso outubro de 2014 Programa do Curso de Extensão Oficina de Figurino O Curso busca fomentar o processo criativo presente em cada individuo, direcionando para um segmento de criação

Leia mais

Direção de Arte Oficina de Direção de Arte

Direção de Arte Oficina de Direção de Arte Oficina de Direção de Arte Início: 8 de outubro de 2016 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O objetivo do curso é transformar a cabeça daqueles que pretendem

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Comunicação. Início: 16 de janeiro de 2017 Valor do curso: R$1.440,00 Consulte as condições de pagamento

Gerenciamento de Projetos de Comunicação. Início: 16 de janeiro de 2017 Valor do curso: R$1.440,00 Consulte as condições de pagamento Gerenciamento de Projetos Início: 16 de janeiro de 2017 Valor do curso: R$1.440,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Aprimorar a capacidade dos participantes em gerenciar projetos e

Leia mais

Antropologia do Consumo: Entendendo hábitos e práticas de consumo na sociedade contemporânea

Antropologia do Consumo: Entendendo hábitos e práticas de consumo na sociedade contemporânea Antropologia do Consumo: Entendendo hábitos e práticas de consumo na sociedade contemporânea Objetivos O curso pretende dar uma noção sobre um fenômeno fundamental da vida social nas chamadas sociedades

Leia mais

Infografia da teoria a prática

Infografia da teoria a prática INFOGRAFIA DA TEORIA A PRÁTICA (Módulo básico) Início: 11 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 660,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Apresentar aos alunos conceitos básicos de infografia

Leia mais

Gerenciamento de Projetos de Comunicação Planejamento de Comunicação Interna

Gerenciamento de Projetos de Comunicação Planejamento de Comunicação Interna Planejamento Interna Início: 17 de janeiro de 2017 Valor do curso: R$1.440,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar o aluno a desenvolver planejamento de ações de comunicação interna,

Leia mais

Workshop Desenho de Serviços para Franquias Início: 11/ Valor do curso: R$ 1.080,00 Consulte as condições de pagamento

Workshop Desenho de Serviços para Franquias Início: 11/ Valor do curso: R$ 1.080,00 Consulte as condições de pagamento Workshop Desenho de Serviços para Franquias Início: 11/112017 Valor do curso: R$ 1.080,00 Consulte as condições de pagamento Publicado em 04/10/17 Esta versão substitui as versões anteriores 1 OBJETIVOS

Leia mais

Direção de Arte Oficina de Direção de Arte

Direção de Arte Oficina de Direção de Arte Oficina de Direção de Arte Início: 16 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 1300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O curso pretende debater e praticar Direção de Arte publicitária

Leia mais

SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV

SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV SOUND DESIGN E MÚSICA PARA CINEMA E TV O curso aborda conceitos e técnicas de criação sonora e musical e sua influência narrativa em projetos audiovisuais. A pós-produção sonora é uma etapa importante

Leia mais

Worshop Desenho de Serviços para Franquias Workshop Desenho de Serviços para Franquias

Worshop Desenho de Serviços para Franquias Workshop Desenho de Serviços para Franquias Workshop Desenho de Serviços Início: 23 de Setembro de 2017 Valor do curso: R$ 1.080,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Em formato de oficina com vivência em uma franquia durante o

Leia mais

Adobe Premiere CC (Módulo básico)

Adobe Premiere CC (Módulo básico) Adobe Premiere CC Início: 25 de junho de 2016 Valor do curso: R$ 700,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Nos dias atuais, a edição de vídeo está em toda parte. Na televisão, na internet,

Leia mais

Intensivão de Produção saber produzir sai mais barato

Intensivão de Produção saber produzir sai mais barato Intensivão de Produção Início: 12 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 1.260,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Habilitar o participante a produzir artes finais de acordo com as

Leia mais

Oficina de Film maker Oficina de Film maker

Oficina de Film maker Oficina de Film maker Início: 22 de janeiro de 2018 Valor do curso: R$ 890,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Dar elementos necessários para a construção de imagem de um produto audiovisual (com configuração

Leia mais

Leis de incentivo a cultura: oportunidades e mercado

Leis de incentivo a cultura: oportunidades e mercado LEIS DE INCENTIVO À CULTURA: OPORTUNIDADES E MERCADO Início: 24 de junho de 2016 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Apresentar aos participantes um panorama

Leia mais

Métricas de Mídias Sociais. Início: 17 de março de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento

Métricas de Mídias Sociais. Início: 17 de março de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Métricas de Início: 17 de março de 2018 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar profissionais para seleção, organização e interpretação de métricas de mídias

Leia mais

DESIGN DE INTERIORES SAPERFARE

DESIGN DE INTERIORES SAPERFARE SAPERFARE DESIGN DE INTERIORES COORDENAÇÃO: BEL LOBO, MARINA PIQUET, CAROLINA BALTAR DURAÇÃO: 270H DATA DE INÍCIO: 19 SETEMBRO 2016 PREVISÃO DE TÉRMINO: JULHO 2017 AULAS: SEGUNDAS E QUARTAS 19H30 ÀS 22H30

Leia mais

Projetos Culturais: da ideia à curadoria MANUAL DO CURSO

Projetos Culturais: da ideia à curadoria MANUAL DO CURSO Projetos Culturais: da ideia à curadoria MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às

Leia mais

Fotografia no estúdio: da criação a imagem final

Fotografia no estúdio: da criação a imagem final Fotografia no estúdio: da criação à imagem final Início: 23 de março de 2017 Valor do curso: R$ 900,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso A partir de casos reais práticos, alguns escolhidos

Leia mais

Formação em Mídias Sociais Formação em Mídias Sociais

Formação em Mídias Sociais Formação em Mídias Sociais Formação em Mídias Sociais Início: 27 de maio de 2017 Valor do curso: R$ 1.440,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Apresentar aos alunos uma visão sistêmica sobre as principais práticas

Leia mais

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Início: 8 de outubro de 2016 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Através de briefings reais, os alunos serão desafiados a desenvolver

Leia mais

Produção de Eventos Culturais e Criativos MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Produção de Eventos Culturais e Criativos MANUAL DO CURSO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Produção de Eventos Culturais e Criativos MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção

Leia mais

Marketing de Gentileza: como tocar o coração dos clientes nas mídias digitais

Marketing de Gentileza: como tocar o coração dos clientes nas mídias digitais Marketing de Gentileza: como tocar o coração dos clientes nas mídias digitais Início: 30/3/2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes

Leia mais

Visão Estratégica do Marketing Esportivo Início: 23/9/2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento

Visão Estratégica do Marketing Esportivo Início: 23/9/2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Visão Estratégica do Marketing Esportivo Início: 23/9/2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Publicado em 29/08/17 Esta versão substitui as versões anteriores 1 OBJETIVOS Nesse

Leia mais

DESIGN DE MOBILIÁRIO SAPERFARE PARCERIA

DESIGN DE MOBILIÁRIO SAPERFARE PARCERIA SAPERFARE DESIGN DE MOBILIÁRIO PARCERIA COORDENAÇÃO: FLAVIA ALVES DE SOUZA DURAÇÃO: 240H DATA DE INÍCIO: 20 DE SETEMBRO DE 2016 IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: TERÇAS E QUINTAS - 19H30 ÀS 22H30 + UM SÁBADO POR

Leia mais

ENTENDENDO O MERCADO DE MODA: DA ALTA COSTURA AO SEE NOW, BUY NOW

ENTENDENDO O MERCADO DE MODA: DA ALTA COSTURA AO SEE NOW, BUY NOW ENTENDENDO O MERCADO DE MODA: Início: 3 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 1.300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Ampliar a compreensão sobre o mercado de moda no Brasil e no mundo,

Leia mais

MODELAGEM EXPERIENCE: Novo olhar para a construção das formas de vestir

MODELAGEM EXPERIENCE: Novo olhar para a construção das formas de vestir MODELAGEM EXPERIENCE: Novo olhar para a construção das formas de vestir Ingresso: Janeiro 2018 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MODELAGEM EXPERIENCE: Novo olhar para a construção

Leia mais

Estrategista de Marketing digital - Avançado Estrategista de Marketing Digital - Avançado

Estrategista de Marketing digital - Avançado Estrategista de Marketing Digital - Avançado Estrategista de Marketing Digital - Avançado Início: 22 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes uma visão sistêmica

Leia mais

Marcas de Luxo e Premium Novos Olhares

Marcas de Luxo e Premium Novos Olhares Marcas de Luxo e Premium - Início: 5 de julho de 2016 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes uma visão abrangente e atual do mercado

Leia mais

Gestão de crise em redes sociais: do monitoramento ao Plano de Ação Gestão de crises em redes sociais: do monitoramento ao plano de ação

Gestão de crise em redes sociais: do monitoramento ao Plano de Ação Gestão de crises em redes sociais: do monitoramento ao plano de ação Gestão de crises em redes sociais: ao plano de ação Início: 16 de junho de 2018 Valor do curso: R$780,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso As redes sociais, espaço para posicionamentos

Leia mais

Direção de Arte Oficina de Direção de Arte

Direção de Arte Oficina de Direção de Arte Oficina de Início: 7 de abril de 2018 Valor do curso: R$ 1680,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O curso pretende debater e praticar publicitária através dos atributos de codificação

Leia mais

Comunicação Assertiva Comunicação Assertiva

Comunicação Assertiva Comunicação Assertiva Comunicação Assertiva Comunicação Assertiva Início: 24 de junho de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Compreender os conceitos centrais da comunicação assertiva;

Leia mais

Formação em Mídias Sociais Formação em Mídias Sociais

Formação em Mídias Sociais Formação em Mídias Sociais Formação em Mídias Sociais Início: 13 de janeiro de 2018 Valor do curso: R$ 1.440,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Apresentar aos alunos uma visão sistêmica sobre as principais práticas

Leia mais

Inovação em Modelos de Negócio - Como criar empresas de alto impacto

Inovação em Modelos de Negócio - Como criar empresas de alto impacto Inovação em Modelos de Negócio - Como criar empresas de alto impacto objetivos Apresentar os conceitos de Lean Startup, Business Model Generation, Customer Development e Oceano Azul. Demonstrar as diversas

Leia mais

Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online

Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Jornalismo Esportivo Online Início: 22 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 1200,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Reproduzir em sala de aula o dia a dia de uma redação de site esportivo,

Leia mais

Adobe Photoshop Creative Cloud (Módulo básico) Oficina de Adobe Photoshop Creative Cloud (Módulo básico)

Adobe Photoshop Creative Cloud (Módulo básico) Oficina de Adobe Photoshop Creative Cloud (Módulo básico) Oficina de Início: 8 de janeiro de 2018. Valor do curso: R$ 660,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Iniciar os interessados a utilizarem os recursos básicos do software Adobe Photoshop

Leia mais

COORDENADORAS MARINA PIQUET CAROLINA BALTAR DURAÇÃO 270H

COORDENADORAS MARINA PIQUET CAROLINA BALTAR DURAÇÃO 270H COORDENADORAS MARINA PIQUET CAROLINA BALTAR DURAÇÃO 270H COORDENAÇÃO Marina Piquet é arquiteta formada pela PUC-Rio e possui extensão em Design de Interiores pela EINA (Centro Universitário de Design e

Leia mais

Visão Estratégica do Marketing Esportivo Visão Estratégica do Marketing Esportivo

Visão Estratégica do Marketing Esportivo Visão Estratégica do Marketing Esportivo Início: 23 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Nesse cenário cheio de oportunidades geradas pelos megaeventos esportivos no Brasil, é fundamental

Leia mais

Monitoramento de Mídias Sociais Monitoramento de Mídias Sociais: planejamento, estratégia e resultados

Monitoramento de Mídias Sociais Monitoramento de Mídias Sociais: planejamento, estratégia e resultados Monitoramento de : planejamento, estratégia e resultados Início: 30 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 840,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Capacitar profissionais que atuam

Leia mais

Illustrator do básico ao avançado Illustrator do básico ao avançado

Illustrator do básico ao avançado Illustrator do básico ao avançado Illustrator do básico ao avançado Início: 3 de outubro de 2017 Valor do curso: R$ 660,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O curso capacita o estudante a criar ilustrações, logotipos,

Leia mais

Tudo que você precisa saber sobre Franquias Tudo que você precisa saber sobre Franquias

Tudo que você precisa saber sobre Franquias Tudo que você precisa saber sobre Franquias Tudo que você precisa saber Início: 9 de março de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Proporcionar aos participantes uma visão sistêmica sobre o sistema

Leia mais

Workshop de Escultura. Workshop de Escultura da figura humana

Workshop de Escultura. Workshop de Escultura da figura humana Início: 11 de dezembro de 2017 Valor do curso: R$ 1.980,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Desenvolver a capacidade de representação tridimensional da forma, a percepção espacial e

Leia mais

Animação de personagem em Computação Gráfica 3D: os princípios da animação tradicional em 3D

Animação de personagem em Computação Gráfica 3D: os princípios da animação tradicional em 3D Animação de personagem em Computação Gráfica 3D: os princípios da animação tradicional em 3D Objetivos Ensinar em abordagem básica a teoria e a prática dos fundamentos da animação de personagem 3D utilizados

Leia mais

Estampas Fotográficas. ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS (nível básico) Início: 16 de agosto de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento

Estampas Fotográficas. ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS (nível básico) Início: 16 de agosto de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento ESTAMPAS FOTOGRÁFICAS (nível básico) Início: 16 de agosto de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O curso tem como finalidade explorar possibilidades criativas

Leia mais

Assessoria no ambiente digital: relacionamento entre marcas, influenciadores e imprensa

Assessoria no ambiente digital: relacionamento entre marcas, influenciadores e imprensa Assessoria no ambiente digital: relacionamento entre marcas, influenciadores e imprensa Início: 15 de janeiro de 2018 Valor do curso: 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Foi-se

Leia mais

Informática Instrumental Informática Instrumental

Informática Instrumental Informática Instrumental Informática Instrumental Início: 13 de março de 2018 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso O conhecimento avançado de ferramentas tecnológicas de automação de escritórios

Leia mais

Gestão e Marketing para negócios da indústria criativa. Início: 3 de março de 2018 Valor do curso: R$ 1.290,00 Consulte as condições de pagamento

Gestão e Marketing para negócios da indústria criativa. Início: 3 de março de 2018 Valor do curso: R$ 1.290,00 Consulte as condições de pagamento para negócios da indústria criativa para negócios da indústria criativa Início: 3 de março de 2018 Valor do curso: R$ 1.290,00 Consulte as condições de pagamento para negócios da indústria criativa Objetivo

Leia mais

Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores MANUAL DO CANDIDATO ESPM Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento:

Leia mais

Assessoria no ambiente digital: relacionamento entre marcas, influenciadores e imprensa

Assessoria no ambiente digital: relacionamento entre marcas, influenciadores e imprensa relacionamento entre marcas, influenciadores e imprensa Início: 15 de janeiro de 2018 Valor do curso: 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Foi-se o tempo em que fazer assessoria

Leia mais

Cases do Estúdio Conseqüência de Animação: do filme autoral ao Globolinha, mascote dos esportes da TV Globo.

Cases do Estúdio Conseqüência de Animação: do filme autoral ao Globolinha, mascote dos esportes da TV Globo. Cases do Estúdio Conseqüência de Animação: do filme autoral ao Globolinha, mascote dos esportes da TV Globo. Objetivos Apresentar aos alunos todas as fases de diversos projetos autorais e publicitários

Leia mais

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária

Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Oficina de Redação Publicitária Início: 16 de setembro de 2017 Valor do curso: R$ 1300,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso Através de briefings reais, os alunos serão desafiados a desenvolver

Leia mais

Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão

Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão Como transformar o seu Negócio e sua Gestão numa história de sucesso? Planejamento e Gestão Início: 23/10/2017 Valor do curso: R$ 1.440,00 Consulte as condições de pagamento Publicado em 29/08/17 Esta

Leia mais

Oratória e Intêligência Emocional Oratória e Inteligência Emocional Ferramentas Imprescindíveis para a Liderança

Oratória e Intêligência Emocional Oratória e Inteligência Emocional Ferramentas Imprescindíveis para a Liderança Oratória e Inteligência Emocional Ferramentas Imprescindíveis para a Liderança Início: 22 de julho de 2017 Valor do curso: R$ 720,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso A disciplina se

Leia mais

Intensivo de Marketing Digital Intensivo de Marketing Digital

Intensivo de Marketing Digital Intensivo de Marketing Digital Intensivo de Marketing Digital Início: 14 de janeiro de 2017 Valor do curso: R$1.440,00 Consulte as condições de pagamento Objetivo do curso A proposta do curso é apresentar, de maneira introdutória, as

Leia mais