1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. Introdução. 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye"

Transcrição

1 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do Neteye. Para ajuda na utilização do Software, solicitamos que consulte os manuais da Console [ e do Config [ 2. Funcionamento básico dos componentes do Neteye Sete componentes, trabalhando em conjunto, formam a solução Neteye: Collector: é o serviço que roda em um servidor, recebe todas informações geradas nas estações de trabalho de cada usuário e as grava na base de dados. Cliente: é o agente que roda na estação de cada usuário, obtendo as informações de inventário, produtividade, acessos indevidos, entre outros e enviando para o Collector. Banco de dados: O armazenamento das informações será feito no banco de dados, que poderá estar rodando no mesmo servidor do Collector ou em um servidor de banco de dados separado. Atualmente o Neteye é compatível com Firebird 1.5 e SQL Server. 1 of 41 03/10/ :44 PM

2 Controller: Programa responsável por vários processos do Neteye, entre eles o Controle de Cópias. Config: Utilitário de configuração do Neteye. Atua sobre todos os componentes. Console: é a ferramenta que possibilita o acesso a todos os dados, disponibilizando gráficos, relatórios, interatividade com os usuários, entre outros. Gateway Quando o acesso remoto do Neteye estiver sendo utilizado, este componente serve como uma ponte entre a Console e o Cliente, encaminhando as requisições e respostas entre os dois. 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do Neteye Os requisitos de hardware para Banco de Dados e Collector são baseados em máquinas exclusivas para esses processos. Banco de Dados: Requisitos mínimos de hardware (por estações monitoradas): 50 estações: processador de 1 GHz e 256 MB de memória. 100 estações: processador de 1 GHz e 512 MB de memória. 300 estações: processador de 1 GHz e 768 MB de memória. 500 estações: processador de 1,5 GHz e 1 GB de memória estações: processador de 2,0 GHz e 2 GB de memória. Para um número maior de estações entre em contato com o nosso suporte. Firebird: Versão 1.5. Linux ou Windows (2000, XP, 2003, Vista, 7). Para maiores detalhes, acesse: [ SQL Server: Versão SQL Server 2000 ou mais recente. Para maiores detalhes, acesse: [ Microsoft Sql Server Express: Possui algumas restrições em relação ao Sql Server completo, como limite de 4GB para a base de dados e a ausência de uma ferramenta gráfica para administração. A instalação é realizada automaticamente pelo instalador do Neteye e é possível migrar posteriormente para uma versão completa do Sql Server com a ajuda de um DBA. Collector e Gateway: Windows (2000 com SP 4, XP, 2003, Vista, 7). Requisitos mínimos de hardware (por estações monitoradas): 50 estações: processador de 1 GHz e 256 MB de memória. 100 estações: processador de 1 GHz e 512 MB de memória. 300 estações: processador de 1 GHz e 768 MB de memória. 500 estações: processador de 1,5 GHz e 1 GB de memória estações: processador de 2,0 GHz e 2 GB de memória. Para um número maior de estações entre em contato com o nosso suporte. Console: Windows (2000, XP, 2003, Vista, 7), processador de 500 MHz, 128 MB de memória. Cliente: Windows (9x, ME, NT, 2000, XP, 2003, Vista, 7), processador de 166 MHz, 32 MB de memória. 2 of 41 03/10/ :44 PM

3 3 of 41 03/10/ :44 PM 4. Instalando o Neteye Collector/Console Esse guia explica como instalar os diversos componentes do Neteye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que o programa funcione sem problemas e que sejam utilizados os links para localização rápida do próximo passo a ser seguido. Atenção: Essa instalação somente precisa ser feita no servidor que coletará os dados das estações. Para iniciar o instalador, execute o Instalador_Neteye.exe. Na tela inicial da Instalação clique em Avançar.

4 4 of 41 03/10/ :44 PM Selecione o diretório de instalação do Neteye Collector e clique em Avançar. Nessa tela é necessário selecionar o tipo da instalação a ser realizada (veja a descrição de cada uma delas abaixo). Atenção: Execute somente uma das instalações na mesma máquina. Caso esteja realizando a primeira instalação será necessário instalar um Collector Primário: Collector Primário para Firebird/Sql Server. Consulte o suporte sobre a necessidade de instalações de Collectors Secundários.

5 Atenção: Após a instalação em um banco de dados, não será possível migrar para outro banco de dados mantendo os dados existentes, ou seja, serão perdidos as configurações, inventários e históricos de produtividade. Clique sobre a opção desejada para ser redirecionado diretamente para a parte correspondente no guia. Collector Primário + SQLEXPRESS (Recomendado): Instalação recomendada do primeiro Collector (com opção de instalar o SQL Server Express automaticamente).caso não tenha o.net Framework o instalador Neteye irá solicitar que instale o.net Framework para o funcionamento do Neteye com o banco de dados SQL, caso tenha escolhido o banco de dados Firebird não será solicitado. Collector Primário para Sql Server: Instalação do primeiro Collector sem o banco de dados SQL Server Express. Somente utilize se você já possui alguma versão do Sql Server instalado ou se deseja utilizar o banco Sql Server instalado em outro computador. Collector Secundário para Sql Server: Instalação utilizada quando já existe uma instalação primária em Sql Server e deseja-se instalar um segundo Collector, por exemplo, em uma filial. Collector Primário para Firebird + Banco Firebird: Instalação do primeiro Collector e banco de dados Firebird 1.5 (automática) para o armazenamento dos dados. Atenção: Devido a problemas de compatibilidade com o Firebird, essa instalação não é possível se o banco de dados Interbase já estiver instalado. Collector Primário para Firebird: Instalação do primeiro Collector sem o banco de dados Firebird. Somente utilize se você já possui o Firebird 1.5 instalado ou deseja utilizar o banco Firebird 1.5 instalado em outro computador. Collector Secundário para Firebird: Instalação utilizada quando já existe uma instalação primária em Firebird e deseja-se instalar um segundo Collector, por exemplo, em uma filial Instalando o Collector Primário + SQLEXPRESS Caso já possua uma cópia do Sql Server instalada e deseja que o Neteye utilize esse mesmo banco de dados, continue aqui [ 5 of 41 03/10/ :44 PM

6 6 of 41 03/10/ :44 PM No campo Código do Collector, digite um identificador para o mesmo, ou mantenha o código que o instalador sugeriu. Utilize um mínimo de 3 e um máximo de 10 caracteres e somente letras maiúsculas. Nos campos Porta TCP/IP para conexões e Nome ou IP do servidor Neteye(usado para comunicação com o Controller) mantenha as configurações padrões. Clique em Avançar. Aqui é necessário preencher o caminho onde ficarão os instaladores do Neteye Cliente (programa necessário em todas as estações que serão monitoradas). É necessário que o caminho seja um diretório da rede (formato UNC, ou seja, \\ )

7 7 of 41 03/10/ :44 PM visível e com permissão de leitura para todas as estações. Importante: o usuário que está realizando a instalação no momento deve ter permissão total nesse diretório antes de prosseguir com a instalação. Clique em Avançar. Nesta tela é preenchido o caminho da instalação do Neteye Console. Esse componente deve ser instalado em um diretório com acesso para todos os usuários que irão visualizar os dados coletados nas estações. Clique em Avançar. Mantenha a configuração sugerida para o Collector primário. Clique em Avançar.

8 8 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Avançar.

9 9 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Instalar para iniciar a instalação dos arquivos.

10 10 of 41 03/10/ :44 PM Ao final da instalação será exibida a tela acima, indicando a opção na Console para realizar a Instalação do Cliente remotamente ou pode ser utilizado o script Instala.bat criado no caminho indicado na mensagem. Clique em OK. Deixe a opção Iniciar o Neteye agora para ativar o Neteye e clique em Concluir para finalizar a instalação. Clique aqui [ para continuar Instalando o Collector Primário para Sql Server Clique em OK e será aberto um script que deve ser executado no banco de dados Sql Server por um DBA antes de prosseguir com o restante da instalação do Neteye. Leia as instruções presentes no próprio script para realizar as alterações desejadas ou necessárias.

11 11 of 41 03/10/ :44 PM No campo Servidor\Instância, é necessário colocar Servidor\Instância do banco Sql Server já instalado previamente onde foi rodado o script de criação. A opção Database deve permanecer inalterada, a menos que esse parâmetro tenha sido alterado no script de criação. Preencha os campos de usuário e senha de acesso ao banco, conforme foi configurado no script de criação. Clique em Avançar.

12 12 of 41 03/10/ :44 PM No campo Código do Collector, digite um identificador para o mesmo, ou mantenha o código que o instalador sugeriu. Utilize um mínimo de 3 e um máximo de 10 caracteres e somente letras maiúsculas. Nos campos Porta TCP/IP para conexões e Nome ou IP do servidor Neteye(usado para comunicação com o Controller) mantenha as configurações padrões. Clique em Avançar. Aqui é necessário preencher o caminho onde ficarão os instaladores do Neteye Cliente (programa necessário em todas as estações que serão monitoradas). É necessário que o caminho seja um diretório da rede (formato UNC, ou seja, \\ ) visível e com permissão de leitura para todas as estações. Importante: o usuário que está realizando a instalação no momento deve ter permissão total nesse diretório antes de prosseguir com a instalação. Clique em Avançar.

13 13 of 41 03/10/ :44 PM Nesta tela é preenchido o caminho da instalação do Neteye Console. Esse componente deve ser instalado em um diretório com acesso para todos os usuários que irão visualizar os dados coletados nas estações. Clique em Avançar. Mantenha a configuração sugerida para o Collector primário. Clique em Avançar.

14 14 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Avançar.

15 15 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Instalar para iniciar a instalação dos arquivos.

16 16 of 41 03/10/ :44 PM Ao final da instalação será exibida a tela acima, indicando a opção na Console para realizar a Instalação do Cliente remotamente ou pode ser utilizado o script Instala.bat criado no caminho indicado na mensagem. Clique em OK. Deixe a opção Iniciar o Neteye agora para ativar o Neteye e clique em Concluir para finalizar a instalação. Clique aqui [ para continuar Instalando o Collector Secundário para Sql Server Ao escolher a opção Collector Secundário para Sql Server o instalador irá exibir a tela abaixo, no campo Servidor\Instância, é necessário colocar Servidor\Instância do banco Sql Server já instalado previamente, que já está sendo utilizado pelo Collector Primário. A opção Database deve permanecer inalterada, a menos que esse parâmetro tenha sido alterado no script de criação. Preencha os campos de usuário e senha de acesso ao banco, conforme foi configurado no script de criação. Clique em Avançar. A próxima tela é referente a Configuração do Collector.

17 17 of 41 03/10/ :44 PM No campo Código do Collector, digite um identificador para o mesmo ou mantenha o código sugerido pelo instalador. Este código deve ser diferente dos códigos já utilizados pelo Collector Primário e outros Secundários. Utilize um mínimo de 3 e um máximo de 10 caracteres e somente letras maiúsculas. No campo Porta TCP/IP para conexões mantenha a configuração padrão (51026). No campo Nome ou IP do servidor Neteye(usado para comunicação com o Controller) coloque o nome ou o IP do servidor onde foi instalado o Collector Primário e, portanto, o serviço Neteye Cotroller. Clique em Avançar.

18 18 of 41 03/10/ :44 PM Aqui é necessário preencher o caminho onde ficarão os instaladores do Neteye Cliente (programa necessário em todas as estações que serão monitoradas por este Collector). É necessário que o caminho seja um diretório da rede (formato UNC, ou seja, \\ ) visível e com permissão de leitura para todas as estações. Importante: o usuário que está realizando a instalação no momento deve ter permissão total nesse diretório antes de prosseguir com a instalação. Clique em Avançar. Clique em Avançar.

19 19 of 41 03/10/ :44 PM Mantenha a configuração sugerida para o Collector secundário. Clique em Avançar. Clique em Avançar. Clique em Avançar.

20 20 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Instalar para iniciar a instalação dos arquivos.

21 21 of 41 03/10/ :44 PM Ao final da instalação será exibida a tela acima, anote o caminho do instalador do Cliente Instala.bat (esse caminho será utilizado posteriormente para instalação do Cliente nas estações se conectaram ao Collector Secundário). Clique em OK. Clique em Concluir para finalizar a instalação. Clique aqui [ para continuar Instalando o Collector Primário para Firebird + Banco Firebird Atenção: Devido a problemas de compatibilidade com o Firebird, não é possível realizar essa instalação em uma máquina que já possua o banco de dados Interbase instalado. O instalador avisará da presença do mesmo automaticamente, não deixando a instalação prosseguir. No campo Código do Collector, digite um identificador para o mesmo, ou mantenha o código que o instalador sugeriu. Utilize um mínimo de 3 e um máximo de 10 caracteres e somente letras maiúsculas. Nos campos Porta TCP/IP para conexões e Nome ou IP do servidor Neteye(usado para comunicação com o Controller) mantenha as configurações padrões. Clique em Avançar.

22 22 of 41 03/10/ :44 PM Aqui é necessário preencher o caminho onde ficarão os instaladores do Neteye Cliente (programa necessário em todas as estações que serão monitoradas). É necessário que o caminho seja um diretório da rede (formato UNC, ou seja, \\ ) visível e com permissão de leitura para todas as estações. Importante: O usuário que está realizando a instalação deve ter permissão total nesse diretório antes de prosseguir com a instalação. Clique em Avançar.

23 23 of 41 03/10/ :44 PM Nesta tela é preenchido o caminho da instalação do Neteye Console. Esse componente deve ser instalado em um diretório com acesso para todos os usuários que irão visualizar os dados coletados nas estações. Clique em Avançar. Clique em Avançar. Mantenha a configuração sugerida para o Collector primário. Clique em Avançar.

24 24 of 41 03/10/ :44 PM Escolha o nome da pasta que será criada em Menu Iniciar > Programas e clique em Avançar. Se desejar criar ícones de atalho para a Console e para o Config marque a opção Criar Ícones na Área de Trabalho. Deixe marcada a opção de Agendar tarefa do Windows para executar backup diário da base de dados para que um backup diário dos dados coletados seja feito da forma correta. Esse processo irá gerar os arquivos de backup no diretório C:\<diretório de instalação>\neteye\backups. É esse diretório que deve ser salvo na sua mídia de backup. Atenção: Nunca efetue uma cópia direta do arquivo de dados ou utilize um software externo de backup. O arquivo de

25 25 of 41 03/10/ :44 PM backup não será confiável e o processo da cópia pode corromper a base atual. Caso deseje, é possível definir posteriormente o agendamento de modo manual utilizando o agendador de tarefas do Windows, basta apontar o arquivo C:\<diretório de instalação>\neteye\backup_neteye.bat. Clique em Avançar. Clique em Instalar para iniciar a instalação dos arquivos. Ao final da instalação será exibida a tela acima, indicando a opção na Console para realizar a Instalação do Cliente remotamente ou pode ser utilizado o script Instala.bat criado no caminho indicado na mensagem. Clique em OK. Deixe a opção Iniciar o Neteye agora para ativar o Neteye e clique em Concluir para finalizar a instalação. Clique aqui [ para continuar Instalando o Collector Primário para Firebird

26 26 of 41 03/10/ :44 PM No campo IP ou nome do servidor de banco de dados, é necessário colocar o IP do computador onde está instalado o banco de dados Firebird. Caso a instalação do banco seja local, mantenha o IP sugerido. A opção Caminho do banco no servidor deve apontar o caminho local do local onde deverá ficar o arquivo de dados no servidor do Firebird. Se o Firebird estiver instalado na própria máquina, não é necessário alterar o mesmo. Deixe os campos de usuário e senha de acesso ao banco como estão, caso não tenha alterado as configurações padrões do Firebird (sysdba e masterkey). Clique em Avançar.

27 27 of 41 03/10/ :44 PM No campo Código do Collector, digite um identificador para o mesmo, ou mantenha o código que o instalador sugeriu. Utilize um mínimo de 3 e um máximo de 10 caracteres e somente letras maiúsculas. Nos campos Porta TCP/IP para conexões e Nome ou IP do servidor Neteye(usado para comunicação com o Controller) mantenha as configurações padrões. Clique em Avançar. Aqui é necessário preencher o caminho onde ficarão os instaladores do Neteye Cliente (programa necessário em todas as estações que serão monitoradas). É necessário que o caminho seja um diretório da rede (formato UNC, ou seja, \\ ) visível e com permissão de leitura para todas as estações. Importante: o usuário que está realizando a instalação no momento deve ter permissão total nesse diretório antes de prosseguir com a instalação. Clique em Avançar.

28 28 of 41 03/10/ :44 PM Nesta tela é preenchido o caminho da instalação do Neteye Console. Esse componente deve ser instalado em um diretório com acesso para todos os usuários que irão visualizar os dados coletados nas estações. Clique em Avançar. Clique em Avançar.

29 29 of 41 03/10/ :44 PM Mantenha a configuração sugerida para o Collector primário. Clique em Avançar. Clique em Avançar.

30 30 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Instalar para iniciar a instalação dos arquivos.

31 31 of 41 03/10/ :44 PM Ao final da instalação será exibida a tela acima, indicando a opção na Console para realizar a Instalação do Cliente remotamente ou pode ser utilizado o script Instala.bat criado no caminho indicado na mensagem. Clique em OK. Marque a opção Iniciar o Neteye agora se desejar ativar o Neteye e clique em Concluir para finalizar a instalação. Clique aqui para continuar Instalando o Collector Secundário para Firebird No campo IP ou nome do servidor de banco de dados, é necessário colocar o IP do computador onde está instalado o banco de dados Firebird. A opção Caminho do banco no servidor deve apontar o caminho local do arquivo de dados já utilizado pelo Collector Primário no servidor. Deixe os campos de usuário e senha de acesso ao banco como estão, caso não tenha alterado as configurações padrões do Firebird (sysdba e masterkey). Clique em Avançar.

32 32 of 41 03/10/ :44 PM No campo Código do Collector, digite um identificador para o mesmo ou mantenha o código sugerido pelo instalador. Este código deve ser diferente dos códigos já utilizados pelo Collector Primário e outros Secundários. Utilize um mínimo de 3 e um máximo de 10 caracteres e somente letras maiúsculas. No campo Porta TCP/IP para conexões mantenha a configuração padrão (51026). No campo Nome ou IP do servidor Neteye(usado para comunicação com o Controller) coloque o nome ou o IP do servidor onde foi instalado o Collector Primário e, portanto, o serviço Neteye Cotroller. Clique em Avançar.

33 33 of 41 03/10/ :44 PM Aqui é necessário preencher o caminho onde ficarão os instaladores do Neteye Cliente (programa necessário em todas as estações que serão monitoradas por este Collector). É necessário que o caminho seja um diretório da rede (formato UNC, ou seja, \\ ) visível e com permissão de leitura para todas as estações. Importante: o usuário que está realizando a instalação no momento deve ter permissão total nesse diretório antes de prosseguir com a instalação. Clique em Avançar. Clique em Avançar.

34 34 of 41 03/10/ :44 PM Mantenha a configuração sugerida para o Collector primário. Clique em Avançar. Clique em Avançar. Clique em Avançar.

35 35 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Avançar. Clique em Instalar para iniciar a instalação dos arquivos.

36 36 of 41 03/10/ :44 PM Ao final da instalação será exibida a tela acima, indicando a opção na Console para realizar a Instalação do Cliente remotamente ou pode ser utilizado o script Instala.bat criado no caminho indicado na mensagem. Clique em OK. Deixe a opção Iniciar o Neteye agora para ativar o Neteye e clique em Concluir para finalizar a instalação. 5. Ativando o Neteye Após a instalação será aberta a janela de ativação. Caso não tenha marcado a opção ou tenha cancelado a ativação, basta acessar a tela novamente pelo atalho em Menu Iniciar/Programas/Neteye/Config Neteye ou então C:\<diretório de instalação\neteye\config.exe.

37 37 of 41 03/10/ :44 PM Caso você queira utilizar o Neteye Free, clique em Quero usar o Neteye Free (máximo 5 estações) e na caixa de confirmação clique em Sim para que o Número de Série e a Chave de Ativação sejam gerados automaticamente. Se já tiver adquirido uma licença, preencha os dados manualmente conforme abaixo: Número de Série: o número de série está disponível na área especial do Site ( [ na seção Informações Cópias. Utilize o usuário e senha enviados por para logar. Empresa: nome da Empresa. Nome: nome do responsável pelo Neteye. Chave de ativação: a chave de ativação está disponível na área especial do Site ( [ na seção Informações Cópias. Forma de ativação: utilize a opção Internet (padrão). Caso não seja possível, ou ocorra algum erro, utilize a opção . Proxy: somente informar usuário e senha caso os mesmos sejam obrigatórios para o acesso a Internet. Caso contrário, deixe em branco. Após preencher as informações, clique no botão Ativar. Atenção: As estações somente aparecerão na Console após a ativação. 6. Atualizando o Neteye A versão que você está instalando não é necessariamente a última release, portanto será necessário realizar uma atualização automática.

38 38 of 41 03/10/ :44 PM Para atualizar todos os componentes do Neteye para a última versão disponível, execute o programa Menu Iniciar/Programas/Neteye/Config Neteye. Dê um duplo clique em Atualização, na tela seguinte clique em Atualizar. O restante do processo é automático. 7. Instalando o Neteye Cliente Essa instalação precisa ser feita em todas as estações da rede que serão monitoradas. Existem três modos de instalar o cliente nas estações: Utilizando a opção de Instalação Remota do Cliente através da Console. Para a instalação manual basta executar o arquivo Instala.bat, criado durante a instalação do Collector nas estações desejadas. E para instalar automaticamente é necessário adicionar o conteúdo do arquivo Instala.bat no ScriptLogon da sua rede. Atenção: - Para que o usuário possa instalar e atualizar o cliente na maquina é necessário que ele tenha permissão para criar o diretório C:\Windows\ne. Nesse local ficarão os arquivos do programa. - Permissões que o usuário precisa ter para efetuar a instalação do Cliente Neteye através do ScriptLogon: a) Direito para criar a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\NetEye e a string NetPath (dentro desta chave). b) Direito para criar a string NetEye na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows \CurrentVersion\Run. c) Direito para criar a pasta C:\Windows\ne e gravar alguns arquivos (dentro desta pasta). d) Direito para alterar a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\PendingFileRenameOperations. Segue o link de uma documentação da Microsoft para criar uma GPO (Group Policy Object) para aplicar as permissões em todos os usuários automaticamente. [ 8. Configurações Básicas do Neteye Para realizar as configurações básicas do Neteye execute o programa de configuração pelo atalho em Menu Iniciar/Programas/Neteye/Config Neteye ou então C:\Arquivos de programas\neteye\config.exe, caso tenha instalado no diretório padrão. Para maiores informações sobre as configurações do Neteye, consultar o Help na seção Configurando o Neteye Configurando o acesso ao Neteye Console Por padrão o usuário que realizou a instalação do Neteye já possui permissão para abrir a Console. Caso você queira permitir que outros usuários possam acessar a Console, execute o programa de configuração, Config Neteye, pelo atalho em Menu Iniciar/Programas/Neteye/Config Neteye ou então C:\<diretório de instalação\neteye \Config.exe. A seguinte tela será exibida:

39 39 of 41 03/10/ :44 PM Dê um duplo clique em Permissões de Acesso.

40 40 of 41 03/10/ :44 PM Clique em Novo, conforme destacado na imagem. Digite o nome do usuário Windows utilizado (login da rede (AD) ou login local) e clique em OK. É necessário realizar esta operação para cada usuário que utilizará a Console. Para mais informações em relação às permissões de acesso à Console e ao Config, visite acesse link [ Agora os usuários adicionados já tem acesso a Neteye Console e podem consultar as informações geradas pelos Clientes instalados Configurando o Histórico da Produtividade Para definir o tempo (em dias) que ficarão disponíveis para consulta na Console os dados históricos como logins, logouts, mudanças de inventários e produtividade dos usuários: Dê um duplo clique em Produtividade.

41 41 of 41 03/10/ :44 PM Altere o valor padrão (60 dias), para o valor desejado (entre 7 e 999 dias) e clique em OK. Atenção: Colocar um valor muito alto nesse campo fará com que o Neteye guarde um número elevado de informações, consequentemente aumentando o tamanho do banco de dados e tornando as pesquisas mais lentas. guia_avancado.txt Última modificação: 2012/01/24 16:51 por aline

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação 1. Introdução Esse guia foi criado com o propósito de ajudar na instalação do NetEye. Recomendamos que todos os passos sejam seguidos corretamente para que a

Leia mais

Manual de Instalação ProJuris8

Manual de Instalação ProJuris8 Manual de Instalação ProJuris8 Sumário 1 - Requisitos para a Instalação... 3 2 - Instalação do Firebird.... 4 3 - Instalação do Aplicativo ProJuris 8.... 8 4 - Conexão com o banco de dados.... 12 5 - Ativação

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl

HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl HelpAndManual_unregistered_evaluation_copy Manual de Instalação do VisualControl I Manual de Instalação do VisualControl Tabela de Conteúdo Parte I Bem Vindo 1 Parte II Instalação 1 1 Instalação Firebird...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Manual de Instalação Corporate

Manual de Instalação Corporate Manual de Instalação Corporate Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Imobiliária21

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento...3 2. Suporte técnico...3 3. Requisitos de hardware...3 3.1. Estação...3 3.2. Servidor...4 4. Instalação...4 4.1. Instalação do Group Folha no servidor...6

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

Manual de Instalação e OPERAÇÃO

Manual de Instalação e OPERAÇÃO FlexBackup DESCRIÇÃO O FlexBackup é um programa criado para efetuar o backup (cópia de segurança) dos bancos de dados, dos sistemas desenvolvidos pela Devices Informática. INSTALANDO O FlexBackup O FlexBackup

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET

INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET INSTALAÇÃO DO CHEF FOODS NET Obs.: Caso já possua um programa compactador de arquivo pular a etapa 1. 1 - Compactador de Arquivo Para instalar o Chef Foods Net você precisa de um programa descompactador

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde

Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR. Julho/2007. Ministério da saúde Sistema de Instalação e Criação da Estrutura do Banco de Dados MANUAL DO INSTALADOR Julho/2007 Ministério da saúde SUMÁRIO Módulo 1. Instalação... 4 Introdução... 4 Configurações de equipamentos para instalação

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma. 1 P á g i n a

Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma. 1 P á g i n a Manual de Instalação do Sistema Audatex Servidor/ Estação Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Frente Loja Avanço (PAF-ECF) versão 7.0.38. Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38

Frente Loja Avanço (PAF-ECF) versão 7.0.38. Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38 Rotina de Atualização Frente Avanço Windows 7.0.38 Prefácio Este tutorial para usuários, visa informar o procedimento a ser realizado para atualização do Frente de Loja Avanço(PAF-ECF) Windows. Ela se

Leia mais

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda.

Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito. Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Koinonia Software Ltda. Manual de Instalação do Hábil Enterprise NFC-e Gratuito Hábil Enterprise NFC-e Gratuito 2013-2015 by Ltda. (0xx46) 3225-6234 I Manual de Instalação Índice Cap. I 1 1 1 As orientações abaixo devem ser utilizadas

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do sistema...

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Manual de Instalação Hunes

Manual de Instalação Hunes Manual de Instalação Hunes Instalador Hunes Através do programa Instalador Hunes é possível instalar e atualizar o seu sistema numa estação de trabalho, ou no servidor da empresa. O Instalador Hunes poderá

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft Ponto Eletrônico MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft Ponto Eletrônico SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 Versão 1.0-2014. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Instalação Cliente Notes 6.5

Instalação Cliente Notes 6.5 Instalação Cliente Notes 6.5 1/1 Instalação Cliente Notes 6.5 LCC.008.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Fabiana J. Santos 18/11/2005 RESUMO Este documento apresenta um roteiro de instalação

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13

VESOFTWARE - DESENVOLIMENTO DE SISTEMAS E WEBSITES Fone: (11) 4036-6980 VIVO(11)9607-5649 TIM(11)7013-8480 1-13 1-13 INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express

AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express AVG Admin 2012 SQL Server 2005 Express Conteúdo: 1. INSTALAÇÃO DO SQL SERVER 2005 EXPRESS... 3 1.1. Microsoft.Net Framework 2.0... 3 1.2. Microsoft SQL Server 2005 Express... 3 2. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise.

- Computador Servidor: É o computador que armazenará o banco de dados do programa. Não necessariamente precisa rodar o Hábil Enterprise. Hábil Enterprise Copyright 2009 2010 Koinonia Software Ltda. Fone: 0**46 3225-6234 Suporte: http://www.habilenterprise.com.br/suporte As orientações abaixo devem ser utilizadas para fazer a instalação

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Professor Carlos Muniz Atualizar um driver de hardware que não está funcionando adequadamente Caso tenha um dispositivo de hardware que não esteja funcionando corretamente

Leia mais

Guia de instalação. Versão 1.10

Guia de instalação. Versão 1.10 Guia de instalação Versão 1.10 Data da última atualização 07/11/2011 Guia de instalação do Sistema Hiper Neste guia são apresentados os passos para instalação do sistema Hiper. Pré-requisitos: Sistema

Leia mais

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS

Guia de instalação UEG Linux 14.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 14.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás para

Leia mais

O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio.

O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio. Visão Geral O Gateway Remoto Hytracks tem por objetivo atuar como uma extensão do Servidor principal, visando atender regiões muito distantes do servidor através de um link IP. O serviço de Gateway Remoto

Leia mais

Guia de instalação e ativação

Guia de instalação e ativação Guia de instalação e ativação Obrigado por escolher o memoq 2013, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelance, agências e empresas de tradução. Este guia orienta o usuário no processo de instalação

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Mono / Perito Nova Plataforma

Manual de Instalação do Sistema Audatex Mono / Perito Nova Plataforma Manual de Instalação do Sistema Audatex Mono / Perito Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Atualização Volare 17 Release 010

Atualização Volare 17 Release 010 Atualização Volare 17 Release 010 Principais novidades do Volare 17: Release 010 CORREÇÕES: Ao trazer um item da base SINAPI ou SICRO2 DNIT para o orçamentos. Ele não estava deixando adicionar componentes

Leia mais

Firebird Server 1.5.2 Instalação e Configuração

Firebird Server 1.5.2 Instalação e Configuração Firebird Server 1.5.2 Instalação e Configuração Folha Padrão Folha Padrão Folha Padrão Folha Padrão Folha Padrão Folha Padrão Folha Padrão Folha Padrão. 2 Firebird Server INSTALAÇÃO FIREBIRD SERVER 1.5.2

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema Audatex Mono / Perito Nova Plataforma

Manual de Instalação do Sistema Audatex Mono / Perito Nova Plataforma Manual de Instalação do Sistema Audatex Mono / Perito Nova Plataforma 1 P á g i n a SUMÁRIO 1. Informações Gerais... 3 1.1. Pré-Requisitos... 3 1.2. Liberações Necessárias... 3 1.3. Perfil Administrador...

Leia mais

Este guia foi escrito para ajudar os administradores de sistema ou qualquer um que usa o Avast Small Office. 1.0 Requisitos do sistema...

Este guia foi escrito para ajudar os administradores de sistema ou qualquer um que usa o Avast Small Office. 1.0 Requisitos do sistema... Este guia foi escrito para ajudar os administradores de sistema ou qualquer um que usa o Avast Small Office. 1.0 Requisitos do sistema... 3 1.1 Console de Administração Small Office... 3 1.2 Gerenciamento

Leia mais

Manual de Instalação do AP_Conta Windows

Manual de Instalação do AP_Conta Windows Manual de Instalação do AP_Conta Windows aplicativo off line para geração e envio de cobranças eletrônicas no padrão TISS CAPESESP ANS nº 324477 atualizado em 24/04/2012 AP_Conta Windows O AP_Conta Windows

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2

Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Print Audit 6 - Instalação do SQL Server 2008 express R2 Este tutorial mostra a instalação e configuração passo a passo do SQLServer 2008 express R2. Antes de instalar o SQL Server 2008 Express R2 Antes

Leia mais

Manual QuotServ Todos os direitos reservados 2006/2007

Manual QuotServ Todos os direitos reservados 2006/2007 Todos os direitos reservados 2006/2007 Índice 1. Descrição 3 2. Instalação 3 3. Configurações 4 4. Usando arquivo texto delimitado 5 5. Usando arquivo texto com posições fixas 7 6. Usando uma conexão MySQL

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8

Sumário. Capítulo 2 Iniciando o TR4... 8 2.1 Como efetuar o login... 8 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao TR4... 4 1.1 Requisitos Mínimos... 4 1.2 Layout do Sistema... 5 1.3 Legenda... 5 1.4 Visão geral das funcionalidades... 6 1.4.1 O Menu Administração... 6 1.4.2 O Menu

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

IMPORTANTE: O PNM4R2 não entra em estado funcional enquanto o Windows não

IMPORTANTE: O PNM4R2 não entra em estado funcional enquanto o Windows não Manual Instalação Positivo Network Manager Versão 4R2 para Integradores O produto Positivo Network Manager Versão 4R2 (PNM4R2) consiste de uma plataforma do tipo cliente servidor, sendo o cliente, os microcomputadores

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Ementa: Sigilo bancário. Transmissor Bancário SIMBA. Manual do Usuário.

Ementa: Sigilo bancário. Transmissor Bancário SIMBA. Manual do Usuário. Ementa: Sigilo bancário. Transmissor Bancário SIMBA. Manual do Usuário. Página 1 de 13 Transmissor Bancário SIMBA Manual do Usuário Página 2 de 13 Índice 1 Apresentação do Programa...4 2 Instalação...4

Leia mais

Atualizaça o do Playlist Digital

Atualizaça o do Playlist Digital Atualizaça o do Playlist Digital Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

SAD Gestor Gerenciador de Backup

SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gestor Gerenciador de Backup treinamento@worksoft.inf.br SAD Gestor Gerenciador de Backup SAD Gerenciador de Backup Esse aplicativo foi desenvolvido para realizar cópias compactadas de bancos de dados

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração

Personata Recorder. Manual de Instalação e Configuração Personata Recorder Manual de Instalação e Configuração Julho / 2013 1 Índice 1- Pré-requisitos......3 2 Verificação do Hardware......3 3 Instalação......5 4 Configuração Inicial......8 4.1 Localização......8

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Manual de Instalação do Sistema SGPV - Versão 7.1

Manual de Instalação do Sistema SGPV - Versão 7.1 Manual de Instalação do Sistema SGPV - Versão 7.1 Antes de iniciar a instalação ou atualização do sistema SGPV, recomendamos a leitura na íntegra deste manual. REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAÇÃO: a) Sistema

Leia mais

COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS

COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS ZIM TECHNOLOGIES DO BRASIL COMO INSTALAR ZIM 8.50 WINDOWS Próx Antes de Iniciar O objetivo deste documento é apresentar os passos necessários para instalar a versão mais recente do Zim 8.50 para Windows.

Leia mais

Instalação - SGFLeite 1

Instalação - SGFLeite 1 Instalação SGFLeite Sistema Gerenciador de Fazenda de Leite Instalação - SGFLeite 1 Resumo dos Passos para instalação do Sistema Este documento tem como objetivo auxiliar o usuário na instalação do Sistema

Leia mais

Instalação do utilitário de migração DBF SQL

Instalação do utilitário de migração DBF SQL Migração da base de dados Folhamatic Linha Office para SQL Considerações: Os sistemas Folhamatic Linha Office e os Arquivos Essenciais devem estar atualizados com a última versão disponível no site, quando

Leia mais

Manual de Atualização Versão 3.6.4.

Manual de Atualização Versão 3.6.4. Manual de Atualização Versão 3.6.4. Sumário 1. AVISO... 1 2. INTRODUÇÃO... 2 3. PREPARAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO... 3 4. ATUALIZANDO GVCOLLEGE E BASE DE DADOS... 7 5. HABILITANDO NOVAS VERSÕES DO SISTEMA....

Leia mais

Procedimento para Atualização do DDFinance

Procedimento para Atualização do DDFinance Procedimento para Atualização do DDFinance Importante! Faça o backup do Banco de Dados antes de executar o procedimento. O processo de atualização deve ser executado diretamente no servidor para sistemas

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DE REDE. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos;

MANUAL DE INSTALAÇÃO DE REDE. Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; MERCATTO Assessoria e Avaliações MANUAL DE INSTALAÇÃO DE REDE Versão 1.0 MÓDULO 1: Avaliações de terrenos, construções e apartamentos; Tratamento por fatores embasado na Norma para Avaliação de Imóveis

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

Guia de Atualização Release FoccoERP 2014

Guia de Atualização Release FoccoERP 2014 Guia de Atualização Release FoccoERP 2014 02/06/2014 Índice ÍNDICE... 2 APRESENTAÇÃO... 3 INTRODUÇÃO... 4 PROCESSO DE INSTALAÇÃO... 4 ATUALIZANDO UM SEGUNDO AMBIENTE... 21 Página 2 de 22 Apresentação Este

Leia mais