Em 2013, o PFG completou sete anos de existência, colhendo frutos e plantando novas sementes para a conservação do cerrado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em 2013, o PFG completou sete anos de existência, colhendo frutos e plantando novas sementes para a conservação do cerrado."

Transcrição

1 Relatório Anual 2013

2 APRESENTAÇÃO Prezado (a), Em 2013, o PFG completou sete anos de existência, colhendo frutos e plantando novas sementes para a conservação do cerrado. Em suas três frentes de atuação - Criadouro Conservacionista, Viveiro de Mudas e Educação Ambiental - pôde comemorar resultados positivos, mesmo se deparando com algumas surpresas, como o incêndio que o atingiu em setembro. Mas, assim como o cerrado, rapidamente o Parque se recuperou e voltou a ter destaque por suas ações e atuação na região de Luís Eduardo Magalhães (BA). Além disso, neste ano, demos início ao processo de Institucionalização do PFG, trilhando um caminho independente ao Instituto Lina Galvani, legitimando-o como o primeiro e único Centro de Conservação e Educação Ambiental do Cerrado Baiano. Para tanto, temos buscado empresas que compartilhem da crença do desenvolvimento sustentável do agronegócio para que, junto à Galvani, possam potencializar sua missão, criando uma nova organização. Agradecemos a todos aqueles que, de alguma forma, acreditam no nosso trabalho e contribuem com a causa, ajudando a preservar esse bioma tão rico e tão importante para o planeta. Boa leitura! Equipe Instituto Lina Galvani

3 INFOGRÁFICO 7 ANOS DE PARQUE FIORAVANTE GALVANI (Informações referentes à setembro de 2013)

4 INSTITUCIONAL INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PFG Em 2013, o Parque Fioravante Galvani inicia uma nova etapa na sua história. Legitimando-o como um Centro de Conservação e Educação Ambiental, o Grupo Galvani decide constituir uma nova organização, com gestão autônoma e compartilhada. Para tanto, o Instituto passou a buscar empresas que também acreditam no desenvolvimento sustentável do agronegócio para que, junto à Galvani, possam potencializar a missão do PFG. Com essa nova configuração ganham força as duas frentes nas quais o Instituto vem trabalhando nos últimos anos: o ILG passa a focar exclusivamente na causa do desenvolvimento comunitário e o PFG segue e amplia as ações relacionadas à causa da conservação do cerrado e o desenvolvimento socioambiental da região de Luís Eduardo Magalhães (BA). COMUNICAÇÃO PRÓPRIA Acompanhando as mudanças, o Parque também ganhou novos canais de comunicação. Foi lançado um site exclusivo ( onde todos podem acompanhar as notícias e saber mais sobre as atividades e informações a respeito do cerrado baiano.

5 No Facebook, a fanpage ( ativada em março, também vem incentivando o envolvimento dos internautas com a causa. Em novembro, os amigos e parceiros do Instituto passaram a receber uma newsletter bimestral exclusiva do Parque, alternada com o informativo do ILG. Além disso, o Parque Fioravante Galvani também ganhou um novo folheto institucional, alinhado à nova identidade visual da iniciativa.

6 Em todas essas novas ferramentas, os parceiros do Parque ganharam um destaque especial, conforme categorias e contrapartidas oferecidas pela Campanha Amigos do Cerrado. INCÊNDIO NO PARQUE Em setembro, um incêndio atingiu entre 20% e 30% da área do PFG, além de 90% da mata de eucaliptos da fazenda na qual está inserido. Segundo levantamentos, o foco do incêndio teria sido uma faísca lançada pelo atrito de uma grade que caiu de um caminhão que trafegava pela BR 020, que rapidamente se espalhou pela área de eucaliptos da fazenda e, em seguida, pelo Parque. A batalha contra o fogo durou cerca de 8 horas. A brigada contra incêndios da unidade da Galvani de LEM comandou os trabalhos de contenção das chamas e contou com a colaboração de funcionários da empresa, da equipe do PFG e de um grupo de pessoas que voluntariamente se uniu à empreitada. Além disso, a Prefeitura de LEM, a empresa Bunge e alguns moradores levaram caminhões pipa e escavadeiras que ajudaram a aplacar as chamas. O empenho de aproximadamente 30 pessoas que participaram da ação evitou que o fogo atingisse os recintos dos animais.

7 CAMPANHA AMIGOS DO CERRADO A Campanha Amigos do Cerrado - oportunidade para que outras organizações e pessoas físicas também contribuam para a conservação desse bioma - fechou o ano com 6 parcerias vigentes, tornando possível a realização de importantes benfeitorias no PFG, como a construção do recinto da ema e a compra de aparelhos para o laboratório veterinário. Foram parceiros em 2013: Brasitrans, Interagrícola e TerraOeste, na categoria prata, e Grupo Santo Antônio, Restaurante Vitória e Transcerrado, na categoria bronze. Participar ativamente de parcerias como essa demonstra que a empresa é socialmente responsável, que se preocupa com a natureza e com os princípios da sustentabilidade. Ser parceiro de projetos como o do PFG agrega um valor social importante. Márcia Enéias, gerente da filial da Interagrícola Encaramos a parceria como uma pequena parcela de colaboração diante de um trabalho tão grande desenvolvido pelo PFG. E volto a afirmar: é através de pequenas atitudes que vamos mudando o mundo à nossa volta. Não apenas a conservação, mas o cuidado, o respeito ao próximo e, principalmente, o respeito ao ambiente no qual vivemos. Elier A. Cerrato, Diretor Geral da Terra Oeste Engenharia

8 CRIADOURO CONSERVACIONISTA Em 2013, o Criadouro manteve-se com uma média de 30 animais de 10 espécies, com foco em pareamento, reprodução e estabilização do plantel. Para tanto, foi implantado um Manual de Boas Práticas, qualificando o manejo e garantindo o bem-estar dos animais. Além disso, alguns novos animais chegaram ao PFG, como foi o caso de um exemplar de arara-azul macho - que foi permutado por uma fêmea que vivia no Parque - e um cervo-do-pantanal macho. O incêndio ocorrido em setembro, embora tenha gerado um grande estresse nos animais, não atingiu seus recintos, evitando consequência mais graves. Como medida profilática, todos os animais foram medicados com homeopatia e passaram por um período de observação por conta da quantidade de fumaça inalada e do estresse causado pelo fogo e por toda a operação de controle das chamas. Veja mais detalhes de cada uma das espécies e dos animais: Arara-azul-grande Anodorhynchus hyacinthinus Quem são as araras do PFG? Ararão (data de nascimento desconhecida): proveniente do Núcleo de Fauna FLONA (Brasília, DF) Maria Escandaloza (data de nascimento desconhecida): proveniente do Zoológico de Sorocaba (SP) Zezão (data de nascimento desconhecida): Craidouro Comercial Grizoto (Salto/SP) Atividades realizadas com a espécie Em abril, iniciou-se o processo de permuta entre uma arara azul fêmea do PFG por um animal da mesma espécie macho. Em agosto, o transporte foi realizado com sucesso, o novo animal, Zezão, ficou em quarentena, passando por exames profiláticos até que, em setembro, foi direcionado ao cambeamento 1 para aproximação com a fêmea, onde ficou 14 dias até ser solto. Os dois animais passaram a conviver harmoniosamente. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março, utilização de medicamento para controle de ectoparasitas nos animais. 1 Cambeamento é a área menor no recinto, obrigatória por lei, que serve para separar os animais, facilitar no manejo e também pode ser utilizada para alimentação.

9 Arara Canindé Ara ararauna Quem é a arara do PFG? Sorocaba (data de nascimento desconhecida): proveniente do Zoológico de Sorocaba Ararajuba Guaruba guarouba Quem são as araras do PFG? Juba (data de nascimento desconhecida): proveniente do RioZoo (Rio de Janeiro-RJ). Lara (data de nascimento desconhecida): proveniente do RioZoo (Rio de Janeiro-RJ). Atividades realizadas com a espécie Durante o ano foram feitas ações de enriquecimento ambiental. Além disso, também foram realizados trabalhos de educação ambiental com crianças de diferentes faixas etárias de escolas públicas e privadas e com a população em geral, onde a espécie foi apresentada com ênfase em sua importância no meio ambiente. Bugio Preto Alouatta caraya Quem são os bugios do PFG? Chiquinho (estimativa 2002/2003): proveniente do IBAMA (Barreiras, BA) Bacana (26/11/2006): proveniente do Criadouro CBMM (Araxá, MG) Frederico (02/11/2007): proveniente do Criadouro CBMM (Araxá, MG) Florinda (2006): proveniente do Criadouro CBMM (Araxá, MG) Fred Júnior (12/12/2010): nascido no PFG Caco (15/08/2011): nascido PFG Pandora (17/02/2013): nascida no PFG Atividades realizadas com a espécie Em fevereiro, nasceu mais um filhote de bugio. A macaquinha é filha de Florinda e Frederico, mesmo casal que nos dois anos anteriores também gerou animais que hoje vivem no PFG. Seu nome, Pandora, foi escolhido por crianças visitantes do Parque.

10 Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em outubro, foi realizada a descupinização do recinto dos bugios. Além disso, o animal Chiquinho teve uma doença periodontal, sendo medicado com antibiótico e antinflamatório. Cervo do Pantanal Blastocerus dichotomus Quem são os cervos do PFG? Radija (estimativa 2007): proveniente do Criadouro Rancho das Hortências (Piedade, SP). Estrela (junho/2008): nascida no PFG Rick (20/03/2011): proveniente do Criadouro BROA (Itirapira, SP). Atividades realizadas com a espécie Em agosto, um novo exemplar de cervodo-pantanal, Rick, chegou ao Parque. O transporte foi realizado com sucesso, o animal ficou em quarentena, passando por exames profiláticos e, em setembro, iniciou-se o processo de aproximação com as fêmeas. Por cerca de um mês, o animal foi exposto diariamente no corredor de segurança, tendo contato apenas visual com as fêmeas. Aos poucos, foi sendo solto no recinto de exposição, passando por um período de adaptação, até ser definitivamente colocado junto às fêmeas, onde se observou cruza imediata com Radija. O cruzamento não gerou filhotes. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março e agosto, foi administrado medicamento nos cervos como medida profilática para evitar pulgas e carrapatos. Ema Rhea americana Quem são as emas do PFG? Maria Cecília (data de nascimento desconhecida): doação ao PFG, recebendo guia de depósito do IBAMA- Barreiras. Rodolfo (data de nascimento desconhecida): doação ao PFG, recebendo guia de depósito do IBAMA- Barreiras.

11 Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em agosto, a ema macho apresentou o olho esquerdo machucado. Observou-se que ele estava esfregando o olho na tela do recinto sempre que alguém se aproximava. A suspeita foi que, por estar em época reprodutiva, o animal estava bastante estressado, sentindo-se ameaçado com qualquer presença. Foi realizada limpeza e aplicação de colírio no olho do animal, mas ele continuou com o mesmo comportamento, o que não contribuiu para melhora do quadro. Como foi construído um novo recinto para essa espécie, a expectativa é de que em um espaço maior, o animal possa se proteger, diminuindo assim esse comportamento. Gavião-do-rabo-branco Buteo albicaudatus Quem são os gaviões do PFG? Gavião maior* (data de nascimento desconhecida): proveniente do CETAS/IBAMA (Salvador, BA). Gavião menor* (data de nascimento desconhecida): proveniente do CETAS/IBAMA (Salvador, BA). *Ainda não possuem nomes. Atividades realizadas com a espécie Desde que chegaram ao Parque, os animais estão pareados para propiciar a reprodução. Porém, por meio da plumagem é possível detectar que se trata de um casal jovem, entrando na maturidade sexual. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em outubro, foi realizado manejo dos gaviões para realização de descupinização no recinto. Com isso, aproveitou-se para reformular o recinto com poda das árvores e troca de poleiros. Lobo-guará Chrysocyon brachyurus Quem são os lobos do PFG? Mel (estimativa 2008): proveniente de do Hospital veterinário da UNESP (Botucatu-SP) Lola (data de nascimento desconhecida): doação ao PFG, recebendo guia de depósito do IBAMA-Barreiras. Vitor (14/05/2012): nascido no PFG

12 Atividades realizadas com a espécie Em abril, enviado relatório anual de atualização do Studbooks 2. Em julho, tivemos a visita do fotógrafo da National Geographic Brasil, Adriano Gambarini, fotografando os animais para ilustrar o livro Histórias de um Lobo (Editora Avis Brasilis), escrito por Rogério Cunha de Paula. Em outubro, com a reformulação anual dos recintos, foi realizada poda nas árvores, retiradas tocas antigas, galhos e excesso de folhas e feita a desinfecção dos cambeamentos 3. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março, os lobos passaram por vacinação e vermifugação, além de receberem coleira contra ectoparasitas. No mês de junho, Lola apareceu com ferimento na orelha e observou-se que parte da orelha estava com ferimentos e dilacerada. Suspeitou-se de briga com o macho (mordida). Em julho, foi feita a incisão de parte da orelha, pois, apesar de todos os cuidados, iniciava-se o processo de necrose. Com antibióticos e anti-inflamatório prescritos, o animal teve os ferimentos na orelha cicatrizados. A Mel foi diagnosticada com doença fungica de pele, foi prescrito tratamento e, em outubro, foi suspenso o tratamento. Em novembro, novamente, foi realizada a contenção física dos lobos para colocação de coleira para prevenção de ectoparasitas. Tamanduá-bandeira Mymercophaga tridactyla Quem é o tamanduá do PFG? Pepeu (estimativa 2010): proveniente do Zoológico de Sorocaba (SP) Aninha (data de nascimento desconhecida): proveniente do Zoológico de Brasília (DF) Atividades realizadas com a espécie Em abril, enviado relatório anual de atualização do Studbooks ². Em 2013 também, para propiciar a reprodução dos animais já pareados foram feitas ações de enriquecimento ambiental. 2 Studbooks: livro de registro genealógico das espécies, incluindo todos os animais, vivos e mortos, descendentes de um grupo de ancestrais nascidos na natureza. É uma ferramenta essencial para a gestão das populações sobre proteção humana e para a manutenção da sua variabilidade genética máxima. O Parque Fioravante Galvani atualmente participa do Studbooks e plano de manejo das seguintes espécies: cervo do Pantanal, tamanduá-bandeira, bugio e lobo-guará. 3 Cambeamento é a área menor no recinto, obrigatória por lei, que serve para separar os animais, facilitar no manejo e também pode ser utilizada para alimentação.

13 Veado-catingueiro Mazama gouazoubira Quem são os veados do PFG? Mariana (19/07/2008): Proveniente do Criadouro CBMM/Araxá-MG Aparecido (05/08/2007): Animal encontrado na porta do Parque, recebendo guia de depósito do IBAMA- Barreiras. Ralph (01/11/2011): Nascido PFG Preta (01/06/2012): Nascido PFG Jason (31/12/2012): nascido no PFG Atividades realizadas com a espécie Foi tentada aproximação do filhote macho, Jason, com o juvenil do mesmo sexo que estavam em recinto separados. No entanto o macho mais velho não aceitou a presença do outro, sendo necessário mantê-los separados. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março, os animais foram medicados para controle de ectoparasitas. Em maio, Mariana foi encontrada machucada no recinto, sendo detectado que havia prendido a cabeça no alambrado. O animal foi medicado com antibiótico e antiinflamatório e o local onde se feriu foi cuidado para evitar novos acidentes. Em outubro, Aparecido apresentou olho esquerdo inflamado, provavelmente por picada de abelha. Foi tratado, recebendo alta clínica em três dias. Em novembro, Aparecido entrou no recinto de Ralph pela porta do cambeamento 4 e brigaram. Aparecido ficou bastante estressado e ferido, foi realizada limpeza de ferimentos, curativos e prescritos antibiótico, anti-inflamatório e corticoide. Ralph não sofreu ferimentos graves. 4 Cambeamento é a área menor no recinto, obrigatória por lei, que serve para separar os animais, facilitar no manejo e também pode ser utilizada para alimentação.

14 EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISITAS MONITORADAS A demanda por visitas ao PFG foi alta em 2013, tanto durante a semana, quanto aos sábados. Ao todo, foram 1088 visitas de alunos de escolas da região e 934 visitas abertas à comunidade. Este projeto trouxe aos moradores de Luís Eduardo Magalhães e região resultados como: oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora locais; descobrir as belezas do Cerrado e sua importância para o ecossistema; quebrar o preconceito de que esse bioma é menos atrativo ou sem valor; valorizar o habitat comum, o fortalecimento do senso de comunidade e a criação de uma identidade local, em uma região formada por pessoas de diversas partes do país. No dia 11 de setembro, o Parque teve celebração especial em comemoração aos seus 7 anos: um café da manhã reunindo parceiros, amigos, colaboradores e a equipe do PFG, onde todos acompanharam a entrega de presentes aos animais, que receberam uma refeição especial. Também fizeram parte das comemorações uma atividade de leitura e teatro, realizada por um colégio municipal dentro do Parque.

15 Visitas Formais (Escolas da região durante a semana) DATA INSTITUTIÇÃO Nº VISITANTES 20/03/2013 Escola municipal Herminio Carlos Brandão 30 03/04/2013 Centro Educacional Espaço Livre 20 08/04/2013 Centro Educacional Espaço Livre 20 10/04/2013 Centro Educacional Espaço Livre 20 05/06/2013 Escola M. José Cardoso 35 06/06/2013 Escola M. José Cardoso 35 10/06/2013 Escola Cristã 27 11/06/2013 Escola Cristã 28 12/06/2013 Escola Cristã 30 17/06/2013 Escola Cristã 20 18/06/2013 Escola Cristã 22 15/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 26 18/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 26 22/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 27 23/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 31 29/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 28 30/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 31 07/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 08/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 14/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 15/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 19/08/2013 Escola Municipal Jardim Paraíso 15 21/08/2013 Escola Municipal Gilda Armistron 30 22/08/2013 Escola Municipal Jardim Paraíso 23 26/08/2013 Escola Municipal Gilda Armistron 30 29/08/2013 Escola Municipal Gilda Armistron 30 05/09/2013 Centro Educacional Espaço Livre 25 10/09/2013 Centro Educacional Espaço Livre 13 17/09/2013 Colégio Mimoso do Oeste 30 19/09/2013 Escola Municipal Cecilia Meireles (Barreiras) 29 08/10/2013 APAE 27 09/10/2013 Projeto Agente Ambiental Mirim/SEMA 28 10/10/2013 Projeto Agente Ambiental Mirim/SEMA 25 21/10/2013 APAE 25 23/10/2013 APAE 29 29/10/2013 APAE 30 30/10/2013 Escola Municipal Jardim Paraíso 18 04/11/2013 APAE 25 06/11/2013 Centro Educacional Maria Cardoso 20 13/11/2013 Escola Municipal Vânia Aparecida 30 14/11/2013 APAE 30 TOTAL 1088

16 Visitas não-formais (abertas à comunidade aos sábados, patrocínio Galvani) DATA AGENDADAS PRESENTES 12/01/ /01/ /01/ /02/ /02/ /02/ /02/ /03/ /03/ /03/ /03/ /03/ /04/ /04/ /04/ /04/ /05/ /05/ /05/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /07/ /07/ /07/ /07/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /09/ /09/ /10/ /10/ /10/ /11/ /11/ /11/ /11/ TOTAL

17 Devemos cuidar de tudo isso, do nosso meio ambiente. Proteger a natureza é a melhor coisa que a gente faz. "Aprendi que não podemos maltratar nenhum animal e que todos os seres viventes merecem ter uma casa e não morrer por queimadas." Crianças visitantes do PFG

18

19 VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS Em 2013, o PFG produziu e expediu cerca de mudas nativas do cerrado que foram utilizadas para recuperação e reflorestamento de áreas degradadas. Além disso, dentro de um programa de fidelização da Galvani em LEM, foram encomendadas 5 mil mudas para serem distribuídas aos clientes da empresa. Conheça as espécies produzidas no Parque Fioravante Galvani em 2013: Angico Aroeira Cajuí Copaíba Ipê Amarelo Amarelo Ipê Branco BBrnacoBranc Ipê Rosa Jacarandá Jatobá Paineira Pau Santo Tamboril Tambó

20 Nossos clientes são empresários sérios, que têm interesse em utilizar as mudas do PFG em áreas de reflorestamento das suas fazendas e cumprir todos os compromissos com o meio ambiente. São a prova de que é possível aliar a produção agrícola com a preservação ambiental, Rodolfo Galvani Neto, Gerente de Comunicação do Grupo Galvani

21 CAMPANHA LEM APP 100% LEGAL A Campanha LEM APP 100% Legal, parceria entre Instituto Lina Galvani, Conservação Internacional e Prefeitura Municipal de LEM, que teve 2 anos de duração, foi encerrada em Veja seus principais resultados: Restauração das APPs: 15 Proprietários rurais foram sensibilizados sobre a importância dos recursos hídricos da região e a necessidade da restauração ecológica das áreas degradadas. Eles receberam orientações sobre como fazer a restauração em suas terras e a manutenção das áreas. No total, foram restaurados 144 hectares em 10 propriedades de LEM e de Barreiras. Em 5,5 hectares dessas áreas foi utilizada a inovadora técnica da muvuca. Festival das Sementes: O mote principal da ação foi ensinar sobre as riquezas naturais do cerrado e a importância da restauração das áreas de preservação. Realizado em 4 escolas municipais de LEM, contou com a participação de aproximadamente alunos e 40 professores. Rede de coletores de sementes do Oeste da Bahia: Criada com o objetivo de estimular os moradores das comunidades rurais de LEM na identificação, valorização e coleta de sementes das espécies nativas do cerrado para a produção de mudas, além de ser uma nova fonte de geração de renda para as famílias da região. Foram 85 coletores cadastrados, 4 toneladas de sementes colhidas e um aumento de R$ 1.060,00 na renda anual de cada coletor. Não fossem os ensinamentos que tivemos no Parque, eu garanto que não tínhamos chegado a lugar nenhum. Ali, podemos conhecer de perto a flor, a árvore, a madeira, a semente. Todas as espécies em todas as suas etapas e épocas do ano. E isso é muito importante para identificar a semente depois. Hoje a gente olha uma árvore e a conhece, sabe o que cada uma traz de melhor. Marilene de Araújo Mendes, coordenadora geral da Rede de Coletores de Sementes

22 PARCEIROS 2013 Iniciativa Mantenedora Campanha Amigos do Cerrado Campanha APP 100% Legal

23 DEMOSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS TOTAL RECEITAS Mantenedora Parcerias (1) T O T A L D E S P E S A S Custos Fixos Recursos Humanos Despesas Gerais Despesas com Animais Despesas com Projetos Investimentos RESULTADO PFG [RECEITAS DESPESAS]

Prezado (a), E que venham mais frutos em 2015! Boa leitura!

Prezado (a), E que venham mais frutos em 2015! Boa leitura! Relatório 2014 Prezado (a), Em 2014, o Parque Fioravanti Galvani (PFG) comemorou 8 anos de existência e de trabalho árduo para a contribuição no desenvolvimento sustentável e conservação do cerrado baiano.

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo

Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena IASB Organização não governamental sem fins lucrativos, com caráter técnico, científico e ambiental, criado em Bonito/MS por proprietários rurais, empresários,

Leia mais

Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas

Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas Paisagens Socioambientais em Bacias Hidrográficas Yanina Micaela Sammarco Bióloga, Ms em Engenharia Ambiental Dtnda pela Universidade Autonoma de Madrid-Espanha Consultora do Instituto Pró-Terra Educadora,

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015.

A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. A INTERNET COMPLETOU 20 ANOS DE BRASIL EM 2015. Isso nos permite afirmar que todas as pessoas nascidas após 1995 são consideradas NATIVAS DIGITAIS, ou seja, quando chegaram ao mundo, a internet já existia.

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2010. Prezado (a),

RELATÓRIO ANUAL 2010. Prezado (a), Prezado (a), Ano passado encerramos o primeiro setênio do Instituto Lina Galvani, um período que nos proporcionou reflexão e aprendizado, para formatarmos nossa atuação de maneira consistente. 2010 foi

Leia mais

PROJETO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, TREINAMENTO E BEM- ESTAR ANIMAL (PEATREBA), REALIZADO COM ARARAJUBAS

PROJETO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, TREINAMENTO E BEM- ESTAR ANIMAL (PEATREBA), REALIZADO COM ARARAJUBAS PROJETO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, TREINAMENTO E BEM- ESTAR ANIMAL (PEATREBA), REALIZADO COM ARARAJUBAS (Guaruba guarouba, GMERLIN 1788) EM CATIVEIRO NO PARQUE ZOOBOTÂNICO ORQUIDÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS.

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 5º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências da Natureza Disciplina:

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

A árvore das árvores

A árvore das árvores A árvore das árvores Resumo O documentário apresenta os múltiplos usos do carvalho para as sociedades, desde tempos remotos até os dias de hoje; além de retratar lendas e histórias sobre essas árvores

Leia mais

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus

Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Transformando serviços automotivos: o caso de pneus Alexandre Cardoso A Garra Pneus é uma revenda de pneus com prestação de serviços de alinhamento, balanceamento e desempeno de rodas. Fundada em 1994,

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações BAHIA Período: de 30/03 a 06/04/2009 HISTÓRIA NEGATIVA 1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações Nome da entidade: Escritório de Advocacia Nome completo do parceiro: Michelle Stephanie Santos

Leia mais

Comitê de Autossuficiência da Estaca

Comitê de Autossuficiência da Estaca Comitê de Autossuficiência da Estaca Treinamento Especialistas de Estacas 27 FEV 2014 Iniciaremos o treinamento às 20 horas pontualmente (horário de Brasília) Por favor, aguarde alguns minutos Lembre se

Leia mais

Crescimento global da consciência socioambiental

Crescimento global da consciência socioambiental Programa de Sustentabilidade Bunge 1. Contextualização Crescimento global da consciência socioambiental Sociedade Importância do tema Estruturação e articulação das entidades civis Pressões comerciais

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

8º Semestre - 2013.1

8º Semestre - 2013.1 8º Semestre - 2013.1 2 Projeto Integrador Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda 8º Semestre Turma: CSPN8A Alunos: BRUNA DE ALBUQUERQUE LOBO SIMÕES 1021021055 GABRIEL PEREIRA PELAQUIM 0821021060

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015

Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015 Proposta de Parceria São Paulo Setembro /2015 #Social ehlegal 1. Objetivo do Baanko Challenge 3 Facilitar o encontro entre profissionais de desenvolvimento, design e empreendedorismo, empresas iniciantes

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 49 Discurso no encontro com grupo

Leia mais

Objetivo: aumentar a clientela. Oportunidade de mercado: focar nos cabelos loiros.

Objetivo: aumentar a clientela. Oportunidade de mercado: focar nos cabelos loiros. Início: A gaúcha Flávia Machado é especialista em tingir cabelos de loiro. Depois de se mudar para Campinas, abriu um pequeno salão em casa, com ajuda do marido, Fábio Mariuzzo. Objetivo: aumentar a clientela.

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental

Mostra de Projetos 2011. Mostra de Educação Ambiental Mostra de Projetos 2011 Mostra de Educação Ambiental Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa: FACINOR - Faculdade Intermunicipal do Noroeste

Leia mais

Reciclando e Sensibilizando

Reciclando e Sensibilizando Reciclando e Sensibilizando Mostra Local de: Pato Branco Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Escola Municipal Bairro Planalto Cidade:

Leia mais

Apartamentos, Casas e Terrenos.

Apartamentos, Casas e Terrenos. A Urbanização que de planejamento e sustentabilidade. A Riviera de São Lourenço é uma referência mundial em desenvolvimento urbano sustentável. Seu Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma ISO

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br NO CAMPO: UMA FAMÍLIA DE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS PARA PRODUTORES RURAIS. TODA MINHA FAMÍLIA VIVE DA PRODUÇÃO RURAL. E MAIS DE CINCO MILHÕES

Leia mais

Como usar o Portal Hydros

Como usar o Portal Hydros Como usar o Portal Hydros na Escola www.projetohydros.com Caro profissional da área da Educação, Há urgência em realizarmos ações concretas e cotidianas para preservar a água do planeta. E, sem dúvida,

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. SOS Restinga de Pontal do Paraná

Mostra de Projetos 2011. SOS Restinga de Pontal do Paraná Mostra Local de: Pontal do Paraná. Mostra de Projetos 2011 SOS Restinga de Pontal do Paraná Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Campo

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores.

O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores. O Projeto Ações Sociais AMO-RS nasceu do desejo de mudar realidades, incentivar, potencializar e criar multiplicadores. Estamos desenvolvendo um exercício de cidadania, pois envolve as pessoas para além

Leia mais

Pecuária Orgânica Certificada

Pecuária Orgânica Certificada Pecuária Orgânica Certificada O Pantanal Planície de inundação periódica, reconhecida internacionalmente como de relevante importância para a biodiversidade, o Pantanal está inserido na bacia hidrográfica

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES

OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES OSS SANTA MARCELINA HOSPITAL CIDADE TIRADENTES CASE DE SUCESSO: 5S COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA AS EQUIPES DO HOSPITAL CIDADE TIRADENTES Responsável pela Instituição: Renata Souza

Leia mais

www.institutoproterra.org.br

www.institutoproterra.org.br APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Missão O Instituto Pró Terra é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1997 sob o CNPJ: 04728488/0001-29, que reúne amigos, educadores, técnicos e pesquisadores com a missão

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO ACEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS

IMPLANTAÇÃO DO ACEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS IMPLANTAÇÃO DO ACEIRO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS E OUTRAS INFRA-ESTRUTURAS NO SAPIENS PARQUE Florianópolis, 23 de julho de 2008 1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO Este documento busca informar a comunidade

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Índice O que o agricultor brasileiro deve saber sobre o Novo Código Florestal?...1 Começando a regularizar o imóvel rural...2

Leia mais

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB

ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO DO BIOMA CAATINGA NAS IMEDIAÇÕES DA CIDADE DE SANTA CECÍLIA PB Roseana Barbosa da Silva Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Vale do Acaraú UVA/UNAVIDA E-mail: roseanabsilva@gmail.com.br

Leia mais

1º Prêmio Produzindo Certo Fazenda Caranda

1º Prêmio Produzindo Certo Fazenda Caranda 1º Prêmio Produzindo Certo Fazenda Caranda Proprietário: José Antônio de Ávila Gimenes Município: Canarana / MT Apresentação Como forma de reconhecimento e incentivo aos produtores comprometidos e empenhados

Leia mais

Empreendedorismo em bibliotecas. Sidnei Pereira da Rosa

Empreendedorismo em bibliotecas. Sidnei Pereira da Rosa Empreendedorismo em bibliotecas Sidnei Pereira da Rosa 1. FORMAÇÃO ACADÊMICA 1993: Universidade Estadual de Londrina Biblioteconomia Estágio: Biblioteca Jurídica Dr. Romeu Saccani 1994: Projeto de Iniciação

Leia mais

A Era dos Mosquitos Transgênicos

A Era dos Mosquitos Transgênicos A Era dos Mosquitos Transgênicos Depois das plantas geneticamente modificadas, a ciência dá o passo seguinte - e cria um animal transgênico. Seus inventores querem liberá-lo no Brasil. Será que isso é

Leia mais

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal

A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional. Fundação ArcelorMittal A gestão da prática do voluntariado como responsabilidade social, no contexto da estratégia organizacional Fundação ArcelorMittal ArcelorMittal Maior produtora de aço do mundo com mais de 222.000 empregados

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO

INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR. ¹ Discente de Medicina Veterinária UNICENTRO INTERAÇÃO HOMEM x ANIMAL SOB A PERSPECTIVA DO PRODUTOR RURAL ESTUDO PRELIMINAR Carolina REMLINGER 1, karorem@hotmail.com, Raphaéli Siqueira BAHLS Raphabahls@hotmail.com 1 Felipe Lopes CAMPOS², campos.79@gmail.com

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça 1º Edição / Fev -2015 PALAVRA DO PRESIDENTE Nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho. É certo que tenho

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves

Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves Estamos cadastrando alunos cursando Biologia interessados em trabalhar em atividades monitoradas em Ed.Ambiental no

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação EDITAL DESAFIO Conferência Mapa Educação 1 APRESENTAÇÃO O Movimento Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. Na nossa

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL

FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL FUNDAÇÃO TOYOTA DO BRASIL Criada em 2009 Unificação dos esforços sociais da Toyota do Brasil Respeito pelo meio ambiente Contribuir com o desenvolvimento sustentável Promover a sustentabilidade, por meio

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 072-MA

FICHA PROJETO - nº 072-MA FICHA PROJETO - nº 072-MA Mata Atlântica Grande Projeto TÍTULO: Vereda do Desenvolvimento Sustentável da Comunidade de Canoas: um Projeto Demonstrativo da Conservação da Mata Atlântica. 2) MUNICÍPIOS DE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Instituto BioAtlântica Título do projeto: Establishment of a Network of Private Reserves and Conservation/Recuperation Systems of Forest

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

será ainda mais produtivo Monitoramento de ruído

será ainda mais produtivo Monitoramento de ruído Nº 15, Ano 03, Dezembro de 2013 Queimadas Técnicas Alternativas são soluções para produtores 2014 será ainda mais produtivo Faça sua parte, preserve o meio ambiente e procure técnicas alternativas que

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENFOQUE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO BIOMA CAATINGA Kevison Romulo da Silva França Jéssica de Sousa Pereira Risoneide Henriques da Silva Jessica Rafhaelly

Leia mais

Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN) Logo Missão Objetivos - -

Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN) Logo Missão Objetivos - - Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN) Logo Para logo do AECIN foi escolhida a imagem de um Nautilus. Os nautilóides (Nautilidae) são cefalópodes marinhos arcaicos, muito abundantes no Período

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Ituran: compromisso com a qualidade de vida

Ituran: compromisso com a qualidade de vida Ituran: compromisso com a qualidade de vida INTRODUÇÃO: O mercado de rastreadores veiculares começou a crescer verdadeiramente no início dessa década. Curiosamente, é nesse mesmo momento que aumenta definitivamente

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Adote um Orelhudo! Manual do Voluntário

Adote um Orelhudo! Manual do Voluntário Manual do Voluntário Adote um Orelhudo - Manual do Voluntário Bem-vindo Obrigada pelo seu interesse em voluntariar no Adote um Orelhudo! Se você chegou até aqui, é por que deseja fazer parte de um grupo

Leia mais

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO

Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Escola Estadual Dr. Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Taquarussu/MS Outubro 2009 Escola Estadual Dr.Martinho Marques PROJETO PANTANAL: SANTUÁRIO ECOLÓGICO Projeto de formação e ensino

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por:

PRÊMIO ABF- AFRAS. Destaque em Responsabilidade Social WWW.DEPYLACTION.COM.BR. Elaborado por: PRÊMIO ABF- AFRAS Destaque em Responsabilidade Social Elaborado por: Depyl Action Franchising Av. Bias Fortes, 932 sl. 304 Lourdes CEP: 30170-011 Belo Horizonte / MG Fone: 31 3222-7701 Belo Horizonte,

Leia mais

Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um

Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um JÁ NÃO BASTA UM PLANETA! Segundo um documento preparatório para a conferência de Joanesburgo (2002), se cada habitante da Terra se comportasse como o habitante médio de um país de alta renda, seriam necessários

Leia mais

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015

cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 cris Relatório de gerenciamento de mídias sociais Maio e Junho/2015 Facebook A página do Facebook foi atualizada com um post por dia, no começo dos trabalhos, depois dois posts por dia, e próximo ao dia

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO

RELATÓRIO FINAL DO PROJETO RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Conservation Strategy Fund Título do projeto: Economics of the Conservation of Corridors in the Atlantic Forest Parceiros que contribuíram

Leia mais

Passo a Passo. Portal Hydros. www.projetohydros.com

Passo a Passo. Portal Hydros. www.projetohydros.com Passo a Passo Portal Hydros www.projetohydros.com Caro internauta, Você está a um clique de conhecer o Projeto Hydros e tudo o que temos feito, para sensibilizar e conscientizar as pessoas e organizações

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade

Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade Projeto aposta no cultivo da seringueira em consorcio com pupunha como fonte de renda e sustentabilidade De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apenas os estados de

Leia mais

Prepare-se para uma viagem em

Prepare-se para uma viagem em Prepare-se para uma viagem em que você poderá:. conhecer diversas culturas e perspectivas,. desenvolver novas competências,. participar de uma organização estadual,. obter uma rede de contatos diferenciada,

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. 14/09/2015 ProRURAL DEBATE

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

PROGRAMAS AMBIENTAIS PARQUES EÓLICOS LER 2009

PROGRAMAS AMBIENTAIS PARQUES EÓLICOS LER 2009 PROGRAMAS AMBIENTAIS PARQUES EÓLICOS LER 2009 RELATÓRIO TRIMESTRAL FEVEREIRO DE 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 1 2 COMUNICAÇÃO SOCIAL 4 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 10 3 MONITORAMENTO DE NASCENTES 13 4 VIVEIRO DE MUDAS

Leia mais

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas

O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas O Estado da Biodiversidade Brasileira: Genes, Espécies e Biomas Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais DIRUR Eixo Temático: Sustentabilidade

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011 Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial 1º Encontro 2011 Aspectos Legais do Voluntariado 09/02/2011 Introdução Uma das principais características legais do voluntariado é o não vínculo empregatício,

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais