Em 2013, o PFG completou sete anos de existência, colhendo frutos e plantando novas sementes para a conservação do cerrado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Em 2013, o PFG completou sete anos de existência, colhendo frutos e plantando novas sementes para a conservação do cerrado."

Transcrição

1 Relatório Anual 2013

2 APRESENTAÇÃO Prezado (a), Em 2013, o PFG completou sete anos de existência, colhendo frutos e plantando novas sementes para a conservação do cerrado. Em suas três frentes de atuação - Criadouro Conservacionista, Viveiro de Mudas e Educação Ambiental - pôde comemorar resultados positivos, mesmo se deparando com algumas surpresas, como o incêndio que o atingiu em setembro. Mas, assim como o cerrado, rapidamente o Parque se recuperou e voltou a ter destaque por suas ações e atuação na região de Luís Eduardo Magalhães (BA). Além disso, neste ano, demos início ao processo de Institucionalização do PFG, trilhando um caminho independente ao Instituto Lina Galvani, legitimando-o como o primeiro e único Centro de Conservação e Educação Ambiental do Cerrado Baiano. Para tanto, temos buscado empresas que compartilhem da crença do desenvolvimento sustentável do agronegócio para que, junto à Galvani, possam potencializar sua missão, criando uma nova organização. Agradecemos a todos aqueles que, de alguma forma, acreditam no nosso trabalho e contribuem com a causa, ajudando a preservar esse bioma tão rico e tão importante para o planeta. Boa leitura! Equipe Instituto Lina Galvani

3 INFOGRÁFICO 7 ANOS DE PARQUE FIORAVANTE GALVANI (Informações referentes à setembro de 2013)

4 INSTITUCIONAL INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PFG Em 2013, o Parque Fioravante Galvani inicia uma nova etapa na sua história. Legitimando-o como um Centro de Conservação e Educação Ambiental, o Grupo Galvani decide constituir uma nova organização, com gestão autônoma e compartilhada. Para tanto, o Instituto passou a buscar empresas que também acreditam no desenvolvimento sustentável do agronegócio para que, junto à Galvani, possam potencializar a missão do PFG. Com essa nova configuração ganham força as duas frentes nas quais o Instituto vem trabalhando nos últimos anos: o ILG passa a focar exclusivamente na causa do desenvolvimento comunitário e o PFG segue e amplia as ações relacionadas à causa da conservação do cerrado e o desenvolvimento socioambiental da região de Luís Eduardo Magalhães (BA). COMUNICAÇÃO PRÓPRIA Acompanhando as mudanças, o Parque também ganhou novos canais de comunicação. Foi lançado um site exclusivo (www.pfg.org.br), onde todos podem acompanhar as notícias e saber mais sobre as atividades e informações a respeito do cerrado baiano.

5 No Facebook, a fanpage (www.facebook.com/parquefioravantegalvani), ativada em março, também vem incentivando o envolvimento dos internautas com a causa. Em novembro, os amigos e parceiros do Instituto passaram a receber uma newsletter bimestral exclusiva do Parque, alternada com o informativo do ILG. Além disso, o Parque Fioravante Galvani também ganhou um novo folheto institucional, alinhado à nova identidade visual da iniciativa.

6 Em todas essas novas ferramentas, os parceiros do Parque ganharam um destaque especial, conforme categorias e contrapartidas oferecidas pela Campanha Amigos do Cerrado. INCÊNDIO NO PARQUE Em setembro, um incêndio atingiu entre 20% e 30% da área do PFG, além de 90% da mata de eucaliptos da fazenda na qual está inserido. Segundo levantamentos, o foco do incêndio teria sido uma faísca lançada pelo atrito de uma grade que caiu de um caminhão que trafegava pela BR 020, que rapidamente se espalhou pela área de eucaliptos da fazenda e, em seguida, pelo Parque. A batalha contra o fogo durou cerca de 8 horas. A brigada contra incêndios da unidade da Galvani de LEM comandou os trabalhos de contenção das chamas e contou com a colaboração de funcionários da empresa, da equipe do PFG e de um grupo de pessoas que voluntariamente se uniu à empreitada. Além disso, a Prefeitura de LEM, a empresa Bunge e alguns moradores levaram caminhões pipa e escavadeiras que ajudaram a aplacar as chamas. O empenho de aproximadamente 30 pessoas que participaram da ação evitou que o fogo atingisse os recintos dos animais.

7 CAMPANHA AMIGOS DO CERRADO A Campanha Amigos do Cerrado - oportunidade para que outras organizações e pessoas físicas também contribuam para a conservação desse bioma - fechou o ano com 6 parcerias vigentes, tornando possível a realização de importantes benfeitorias no PFG, como a construção do recinto da ema e a compra de aparelhos para o laboratório veterinário. Foram parceiros em 2013: Brasitrans, Interagrícola e TerraOeste, na categoria prata, e Grupo Santo Antônio, Restaurante Vitória e Transcerrado, na categoria bronze. Participar ativamente de parcerias como essa demonstra que a empresa é socialmente responsável, que se preocupa com a natureza e com os princípios da sustentabilidade. Ser parceiro de projetos como o do PFG agrega um valor social importante. Márcia Enéias, gerente da filial da Interagrícola Encaramos a parceria como uma pequena parcela de colaboração diante de um trabalho tão grande desenvolvido pelo PFG. E volto a afirmar: é através de pequenas atitudes que vamos mudando o mundo à nossa volta. Não apenas a conservação, mas o cuidado, o respeito ao próximo e, principalmente, o respeito ao ambiente no qual vivemos. Elier A. Cerrato, Diretor Geral da Terra Oeste Engenharia

8 CRIADOURO CONSERVACIONISTA Em 2013, o Criadouro manteve-se com uma média de 30 animais de 10 espécies, com foco em pareamento, reprodução e estabilização do plantel. Para tanto, foi implantado um Manual de Boas Práticas, qualificando o manejo e garantindo o bem-estar dos animais. Além disso, alguns novos animais chegaram ao PFG, como foi o caso de um exemplar de arara-azul macho - que foi permutado por uma fêmea que vivia no Parque - e um cervo-do-pantanal macho. O incêndio ocorrido em setembro, embora tenha gerado um grande estresse nos animais, não atingiu seus recintos, evitando consequência mais graves. Como medida profilática, todos os animais foram medicados com homeopatia e passaram por um período de observação por conta da quantidade de fumaça inalada e do estresse causado pelo fogo e por toda a operação de controle das chamas. Veja mais detalhes de cada uma das espécies e dos animais: Arara-azul-grande Anodorhynchus hyacinthinus Quem são as araras do PFG? Ararão (data de nascimento desconhecida): proveniente do Núcleo de Fauna FLONA (Brasília, DF) Maria Escandaloza (data de nascimento desconhecida): proveniente do Zoológico de Sorocaba (SP) Zezão (data de nascimento desconhecida): Craidouro Comercial Grizoto (Salto/SP) Atividades realizadas com a espécie Em abril, iniciou-se o processo de permuta entre uma arara azul fêmea do PFG por um animal da mesma espécie macho. Em agosto, o transporte foi realizado com sucesso, o novo animal, Zezão, ficou em quarentena, passando por exames profiláticos até que, em setembro, foi direcionado ao cambeamento 1 para aproximação com a fêmea, onde ficou 14 dias até ser solto. Os dois animais passaram a conviver harmoniosamente. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março, utilização de medicamento para controle de ectoparasitas nos animais. 1 Cambeamento é a área menor no recinto, obrigatória por lei, que serve para separar os animais, facilitar no manejo e também pode ser utilizada para alimentação.

9 Arara Canindé Ara ararauna Quem é a arara do PFG? Sorocaba (data de nascimento desconhecida): proveniente do Zoológico de Sorocaba Ararajuba Guaruba guarouba Quem são as araras do PFG? Juba (data de nascimento desconhecida): proveniente do RioZoo (Rio de Janeiro-RJ). Lara (data de nascimento desconhecida): proveniente do RioZoo (Rio de Janeiro-RJ). Atividades realizadas com a espécie Durante o ano foram feitas ações de enriquecimento ambiental. Além disso, também foram realizados trabalhos de educação ambiental com crianças de diferentes faixas etárias de escolas públicas e privadas e com a população em geral, onde a espécie foi apresentada com ênfase em sua importância no meio ambiente. Bugio Preto Alouatta caraya Quem são os bugios do PFG? Chiquinho (estimativa 2002/2003): proveniente do IBAMA (Barreiras, BA) Bacana (26/11/2006): proveniente do Criadouro CBMM (Araxá, MG) Frederico (02/11/2007): proveniente do Criadouro CBMM (Araxá, MG) Florinda (2006): proveniente do Criadouro CBMM (Araxá, MG) Fred Júnior (12/12/2010): nascido no PFG Caco (15/08/2011): nascido PFG Pandora (17/02/2013): nascida no PFG Atividades realizadas com a espécie Em fevereiro, nasceu mais um filhote de bugio. A macaquinha é filha de Florinda e Frederico, mesmo casal que nos dois anos anteriores também gerou animais que hoje vivem no PFG. Seu nome, Pandora, foi escolhido por crianças visitantes do Parque.

10 Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em outubro, foi realizada a descupinização do recinto dos bugios. Além disso, o animal Chiquinho teve uma doença periodontal, sendo medicado com antibiótico e antinflamatório. Cervo do Pantanal Blastocerus dichotomus Quem são os cervos do PFG? Radija (estimativa 2007): proveniente do Criadouro Rancho das Hortências (Piedade, SP). Estrela (junho/2008): nascida no PFG Rick (20/03/2011): proveniente do Criadouro BROA (Itirapira, SP). Atividades realizadas com a espécie Em agosto, um novo exemplar de cervodo-pantanal, Rick, chegou ao Parque. O transporte foi realizado com sucesso, o animal ficou em quarentena, passando por exames profiláticos e, em setembro, iniciou-se o processo de aproximação com as fêmeas. Por cerca de um mês, o animal foi exposto diariamente no corredor de segurança, tendo contato apenas visual com as fêmeas. Aos poucos, foi sendo solto no recinto de exposição, passando por um período de adaptação, até ser definitivamente colocado junto às fêmeas, onde se observou cruza imediata com Radija. O cruzamento não gerou filhotes. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março e agosto, foi administrado medicamento nos cervos como medida profilática para evitar pulgas e carrapatos. Ema Rhea americana Quem são as emas do PFG? Maria Cecília (data de nascimento desconhecida): doação ao PFG, recebendo guia de depósito do IBAMA- Barreiras. Rodolfo (data de nascimento desconhecida): doação ao PFG, recebendo guia de depósito do IBAMA- Barreiras.

11 Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em agosto, a ema macho apresentou o olho esquerdo machucado. Observou-se que ele estava esfregando o olho na tela do recinto sempre que alguém se aproximava. A suspeita foi que, por estar em época reprodutiva, o animal estava bastante estressado, sentindo-se ameaçado com qualquer presença. Foi realizada limpeza e aplicação de colírio no olho do animal, mas ele continuou com o mesmo comportamento, o que não contribuiu para melhora do quadro. Como foi construído um novo recinto para essa espécie, a expectativa é de que em um espaço maior, o animal possa se proteger, diminuindo assim esse comportamento. Gavião-do-rabo-branco Buteo albicaudatus Quem são os gaviões do PFG? Gavião maior* (data de nascimento desconhecida): proveniente do CETAS/IBAMA (Salvador, BA). Gavião menor* (data de nascimento desconhecida): proveniente do CETAS/IBAMA (Salvador, BA). *Ainda não possuem nomes. Atividades realizadas com a espécie Desde que chegaram ao Parque, os animais estão pareados para propiciar a reprodução. Porém, por meio da plumagem é possível detectar que se trata de um casal jovem, entrando na maturidade sexual. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em outubro, foi realizado manejo dos gaviões para realização de descupinização no recinto. Com isso, aproveitou-se para reformular o recinto com poda das árvores e troca de poleiros. Lobo-guará Chrysocyon brachyurus Quem são os lobos do PFG? Mel (estimativa 2008): proveniente de do Hospital veterinário da UNESP (Botucatu-SP) Lola (data de nascimento desconhecida): doação ao PFG, recebendo guia de depósito do IBAMA-Barreiras. Vitor (14/05/2012): nascido no PFG

12 Atividades realizadas com a espécie Em abril, enviado relatório anual de atualização do Studbooks 2. Em julho, tivemos a visita do fotógrafo da National Geographic Brasil, Adriano Gambarini, fotografando os animais para ilustrar o livro Histórias de um Lobo (Editora Avis Brasilis), escrito por Rogério Cunha de Paula. Em outubro, com a reformulação anual dos recintos, foi realizada poda nas árvores, retiradas tocas antigas, galhos e excesso de folhas e feita a desinfecção dos cambeamentos 3. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março, os lobos passaram por vacinação e vermifugação, além de receberem coleira contra ectoparasitas. No mês de junho, Lola apareceu com ferimento na orelha e observou-se que parte da orelha estava com ferimentos e dilacerada. Suspeitou-se de briga com o macho (mordida). Em julho, foi feita a incisão de parte da orelha, pois, apesar de todos os cuidados, iniciava-se o processo de necrose. Com antibióticos e anti-inflamatório prescritos, o animal teve os ferimentos na orelha cicatrizados. A Mel foi diagnosticada com doença fungica de pele, foi prescrito tratamento e, em outubro, foi suspenso o tratamento. Em novembro, novamente, foi realizada a contenção física dos lobos para colocação de coleira para prevenção de ectoparasitas. Tamanduá-bandeira Mymercophaga tridactyla Quem é o tamanduá do PFG? Pepeu (estimativa 2010): proveniente do Zoológico de Sorocaba (SP) Aninha (data de nascimento desconhecida): proveniente do Zoológico de Brasília (DF) Atividades realizadas com a espécie Em abril, enviado relatório anual de atualização do Studbooks ². Em 2013 também, para propiciar a reprodução dos animais já pareados foram feitas ações de enriquecimento ambiental. 2 Studbooks: livro de registro genealógico das espécies, incluindo todos os animais, vivos e mortos, descendentes de um grupo de ancestrais nascidos na natureza. É uma ferramenta essencial para a gestão das populações sobre proteção humana e para a manutenção da sua variabilidade genética máxima. O Parque Fioravante Galvani atualmente participa do Studbooks e plano de manejo das seguintes espécies: cervo do Pantanal, tamanduá-bandeira, bugio e lobo-guará. 3 Cambeamento é a área menor no recinto, obrigatória por lei, que serve para separar os animais, facilitar no manejo e também pode ser utilizada para alimentação.

13 Veado-catingueiro Mazama gouazoubira Quem são os veados do PFG? Mariana (19/07/2008): Proveniente do Criadouro CBMM/Araxá-MG Aparecido (05/08/2007): Animal encontrado na porta do Parque, recebendo guia de depósito do IBAMA- Barreiras. Ralph (01/11/2011): Nascido PFG Preta (01/06/2012): Nascido PFG Jason (31/12/2012): nascido no PFG Atividades realizadas com a espécie Foi tentada aproximação do filhote macho, Jason, com o juvenil do mesmo sexo que estavam em recinto separados. No entanto o macho mais velho não aceitou a presença do outro, sendo necessário mantê-los separados. Doenças, profilaxia e tratamentos especiais Em março, os animais foram medicados para controle de ectoparasitas. Em maio, Mariana foi encontrada machucada no recinto, sendo detectado que havia prendido a cabeça no alambrado. O animal foi medicado com antibiótico e antiinflamatório e o local onde se feriu foi cuidado para evitar novos acidentes. Em outubro, Aparecido apresentou olho esquerdo inflamado, provavelmente por picada de abelha. Foi tratado, recebendo alta clínica em três dias. Em novembro, Aparecido entrou no recinto de Ralph pela porta do cambeamento 4 e brigaram. Aparecido ficou bastante estressado e ferido, foi realizada limpeza de ferimentos, curativos e prescritos antibiótico, anti-inflamatório e corticoide. Ralph não sofreu ferimentos graves. 4 Cambeamento é a área menor no recinto, obrigatória por lei, que serve para separar os animais, facilitar no manejo e também pode ser utilizada para alimentação.

14 EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISITAS MONITORADAS A demanda por visitas ao PFG foi alta em 2013, tanto durante a semana, quanto aos sábados. Ao todo, foram 1088 visitas de alunos de escolas da região e 934 visitas abertas à comunidade. Este projeto trouxe aos moradores de Luís Eduardo Magalhães e região resultados como: oportunidade de conhecer de perto a fauna e a flora locais; descobrir as belezas do Cerrado e sua importância para o ecossistema; quebrar o preconceito de que esse bioma é menos atrativo ou sem valor; valorizar o habitat comum, o fortalecimento do senso de comunidade e a criação de uma identidade local, em uma região formada por pessoas de diversas partes do país. No dia 11 de setembro, o Parque teve celebração especial em comemoração aos seus 7 anos: um café da manhã reunindo parceiros, amigos, colaboradores e a equipe do PFG, onde todos acompanharam a entrega de presentes aos animais, que receberam uma refeição especial. Também fizeram parte das comemorações uma atividade de leitura e teatro, realizada por um colégio municipal dentro do Parque.

15 Visitas Formais (Escolas da região durante a semana) DATA INSTITUTIÇÃO Nº VISITANTES 20/03/2013 Escola municipal Herminio Carlos Brandão 30 03/04/2013 Centro Educacional Espaço Livre 20 08/04/2013 Centro Educacional Espaço Livre 20 10/04/2013 Centro Educacional Espaço Livre 20 05/06/2013 Escola M. José Cardoso 35 06/06/2013 Escola M. José Cardoso 35 10/06/2013 Escola Cristã 27 11/06/2013 Escola Cristã 28 12/06/2013 Escola Cristã 30 17/06/2013 Escola Cristã 20 18/06/2013 Escola Cristã 22 15/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 26 18/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 26 22/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 27 23/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 31 29/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 28 30/07/2013 Escola Municipal Aldori Luis Tolazzi 31 07/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 08/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 14/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 15/08/2013 Escola da Terra São Desidério 30 19/08/2013 Escola Municipal Jardim Paraíso 15 21/08/2013 Escola Municipal Gilda Armistron 30 22/08/2013 Escola Municipal Jardim Paraíso 23 26/08/2013 Escola Municipal Gilda Armistron 30 29/08/2013 Escola Municipal Gilda Armistron 30 05/09/2013 Centro Educacional Espaço Livre 25 10/09/2013 Centro Educacional Espaço Livre 13 17/09/2013 Colégio Mimoso do Oeste 30 19/09/2013 Escola Municipal Cecilia Meireles (Barreiras) 29 08/10/2013 APAE 27 09/10/2013 Projeto Agente Ambiental Mirim/SEMA 28 10/10/2013 Projeto Agente Ambiental Mirim/SEMA 25 21/10/2013 APAE 25 23/10/2013 APAE 29 29/10/2013 APAE 30 30/10/2013 Escola Municipal Jardim Paraíso 18 04/11/2013 APAE 25 06/11/2013 Centro Educacional Maria Cardoso 20 13/11/2013 Escola Municipal Vânia Aparecida 30 14/11/2013 APAE 30 TOTAL 1088

16 Visitas não-formais (abertas à comunidade aos sábados, patrocínio Galvani) DATA AGENDADAS PRESENTES 12/01/ /01/ /01/ /02/ /02/ /02/ /02/ /03/ /03/ /03/ /03/ /03/ /04/ /04/ /04/ /04/ /05/ /05/ /05/ /06/ /06/ /06/ /06/ /06/ /07/ /07/ /07/ /07/ /08/ /08/ /08/ /08/ /08/ /09/ /09/ /10/ /10/ /10/ /11/ /11/ /11/ /11/ TOTAL

17 Devemos cuidar de tudo isso, do nosso meio ambiente. Proteger a natureza é a melhor coisa que a gente faz. "Aprendi que não podemos maltratar nenhum animal e que todos os seres viventes merecem ter uma casa e não morrer por queimadas." Crianças visitantes do PFG

18

19 VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS Em 2013, o PFG produziu e expediu cerca de mudas nativas do cerrado que foram utilizadas para recuperação e reflorestamento de áreas degradadas. Além disso, dentro de um programa de fidelização da Galvani em LEM, foram encomendadas 5 mil mudas para serem distribuídas aos clientes da empresa. Conheça as espécies produzidas no Parque Fioravante Galvani em 2013: Angico Aroeira Cajuí Copaíba Ipê Amarelo Amarelo Ipê Branco BBrnacoBranc Ipê Rosa Jacarandá Jatobá Paineira Pau Santo Tamboril Tambó

20 Nossos clientes são empresários sérios, que têm interesse em utilizar as mudas do PFG em áreas de reflorestamento das suas fazendas e cumprir todos os compromissos com o meio ambiente. São a prova de que é possível aliar a produção agrícola com a preservação ambiental, Rodolfo Galvani Neto, Gerente de Comunicação do Grupo Galvani

21 CAMPANHA LEM APP 100% LEGAL A Campanha LEM APP 100% Legal, parceria entre Instituto Lina Galvani, Conservação Internacional e Prefeitura Municipal de LEM, que teve 2 anos de duração, foi encerrada em Veja seus principais resultados: Restauração das APPs: 15 Proprietários rurais foram sensibilizados sobre a importância dos recursos hídricos da região e a necessidade da restauração ecológica das áreas degradadas. Eles receberam orientações sobre como fazer a restauração em suas terras e a manutenção das áreas. No total, foram restaurados 144 hectares em 10 propriedades de LEM e de Barreiras. Em 5,5 hectares dessas áreas foi utilizada a inovadora técnica da muvuca. Festival das Sementes: O mote principal da ação foi ensinar sobre as riquezas naturais do cerrado e a importância da restauração das áreas de preservação. Realizado em 4 escolas municipais de LEM, contou com a participação de aproximadamente alunos e 40 professores. Rede de coletores de sementes do Oeste da Bahia: Criada com o objetivo de estimular os moradores das comunidades rurais de LEM na identificação, valorização e coleta de sementes das espécies nativas do cerrado para a produção de mudas, além de ser uma nova fonte de geração de renda para as famílias da região. Foram 85 coletores cadastrados, 4 toneladas de sementes colhidas e um aumento de R$ 1.060,00 na renda anual de cada coletor. Não fossem os ensinamentos que tivemos no Parque, eu garanto que não tínhamos chegado a lugar nenhum. Ali, podemos conhecer de perto a flor, a árvore, a madeira, a semente. Todas as espécies em todas as suas etapas e épocas do ano. E isso é muito importante para identificar a semente depois. Hoje a gente olha uma árvore e a conhece, sabe o que cada uma traz de melhor. Marilene de Araújo Mendes, coordenadora geral da Rede de Coletores de Sementes

22 PARCEIROS 2013 Iniciativa Mantenedora Campanha Amigos do Cerrado Campanha APP 100% Legal

23 DEMOSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS TOTAL RECEITAS Mantenedora Parcerias (1) T O T A L D E S P E S A S Custos Fixos Recursos Humanos Despesas Gerais Despesas com Animais Despesas com Projetos Investimentos RESULTADO PFG [RECEITAS DESPESAS]

Prezado (a), E que venham mais frutos em 2015! Boa leitura!

Prezado (a), E que venham mais frutos em 2015! Boa leitura! Relatório 2014 Prezado (a), Em 2014, o Parque Fioravanti Galvani (PFG) comemorou 8 anos de existência e de trabalho árduo para a contribuição no desenvolvimento sustentável e conservação do cerrado baiano.

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2010. Prezado (a),

RELATÓRIO ANUAL 2010. Prezado (a), Prezado (a), Ano passado encerramos o primeiro setênio do Instituto Lina Galvani, um período que nos proporcionou reflexão e aprendizado, para formatarmos nossa atuação de maneira consistente. 2010 foi

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS EDIÇÃO 1 2º TRIMESTRE ANO 2014

INFORMAÇÕES GERAIS EDIÇÃO 1 2º TRIMESTRE ANO 2014 EDIÇÃO 1 2º TRIMESTRE ANO 2014 INFORMAÇÕES GERAIS A Estação Ecológica de Corumbá é uma unidade de conservação de proteção integral situada no Centro-Oeste de MG, região do Alto São Francisco, na porção

Leia mais

CIDADANIA AMBIENTAL PROJETO ARBORETO

CIDADANIA AMBIENTAL PROJETO ARBORETO CIDADANIA AMBIENTAL A resposta da sociedade de Araxá aos problemas ambientais se dá através das ações de educação ambiental. Destacam-se as atividades de educação ambiental promovidas por escolas, organizações

Leia mais

MARIÂNGELA PEREIRA DE PINHO

MARIÂNGELA PEREIRA DE PINHO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL MARIÂNGELA PEREIRA DE PINHO PROJETO ESCOLA NO PARQUE VISITAS MONITORADAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO-FORMAL NA COMUNIDADE DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Leia mais

Angra Surf Club. Clean Up Day 2012

Angra Surf Club. Clean Up Day 2012 Angra Surf Club O Angra Surf Club é uma associação sem fins lucrativos, idealizada por surfistas e criada diante a perspectiva de atuação com esporte e preservação ambiental. A organização incorpora pessoas

Leia mais

Mãos. Nossas. Multiplicam-se as ações ambientais na Galvani. página 2 páginas 4 e 5. Reflorestamento: Grupos de estudos

Mãos. Nossas. Multiplicam-se as ações ambientais na Galvani. página 2 páginas 4 e 5. Reflorestamento: Grupos de estudos Nossas Mãos 14 junho de 2009 ano II Multiplicam-se as ações ambientais na Galvani página 2 páginas 4 e 5 página 8 Valores: Galvani lança Código de Ética Reflorestamento: Grupos de estudos CIP fazem e UMA

Leia mais

Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves

Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves Programa de Estágio em Educação Ambiental Jardim Zoobotânico de Toledo Parque das Aves Estamos cadastrando alunos cursando Biologia interessados em trabalhar em atividades monitoradas em Ed.Ambiental no

Leia mais

PROJETO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, TREINAMENTO E BEM- ESTAR ANIMAL (PEATREBA), REALIZADO COM ARARAJUBAS

PROJETO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, TREINAMENTO E BEM- ESTAR ANIMAL (PEATREBA), REALIZADO COM ARARAJUBAS PROJETO DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, TREINAMENTO E BEM- ESTAR ANIMAL (PEATREBA), REALIZADO COM ARARAJUBAS (Guaruba guarouba, GMERLIN 1788) EM CATIVEIRO NO PARQUE ZOOBOTÂNICO ORQUIDÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS.

Leia mais

A importância do Cerrado

A importância do Cerrado A importância do Cerrado Quem vive no Cerrado mora em uma das regiões mais ricas em espécies de plantas e animais do mundo, muitas delas ainda desconhecidas pela ciência e que só existem ali. É ainda nas

Leia mais

Sobre nós. Educação Ambiental. Fale Conosco

Sobre nós. Educação Ambiental. Fale Conosco Sobre nós Em 1997 com iniciativas dos proprietários da Fazenda Alegre conscientes da importância da preservação e conservação dos remanescentes da vegetação nativa da fazenda, áreas degradadas vêm sendo

Leia mais

PROGRAMAS AMBIENTAIS PARQUES EÓLICOS LER 2009

PROGRAMAS AMBIENTAIS PARQUES EÓLICOS LER 2009 PROGRAMAS AMBIENTAIS PARQUES EÓLICOS LER 2009 RELATÓRIO TRIMESTRAL FEVEREIRO DE 2012 ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 1 2 COMUNICAÇÃO SOCIAL 4 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 10 3 MONITORAMENTO DE NASCENTES 13 4 VIVEIRO DE MUDAS

Leia mais

projeto Pensar globalmente, agir localmente! Junho de 2009 apoio

projeto Pensar globalmente, agir localmente! Junho de 2009 apoio projeto Pensar globalmente, agir localmente! Junho de 2009 apoio Introdução A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem por finalidade colocar em prática ações efetivas de conservação do meio ambiente,

Leia mais

METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO: 2013-2016

METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL PARA O PRÓXIMO QUADRIÊNIO: 2013-2016 1 ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS ANIMAIS de Jaboticabal SP - APA Lei Municipal de Utilidade Pública 3.193 de 07/10/03 - CNPJ 04.630.685/0001-00 www.apajaboticabal.org.br METAS ELABORADA PELA APA DE JABOTICABAL

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 162

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 162 PROGRAMA Nº - 162 Monitoramento e Fiscalização Ambiental SUB-FUNÇÃO: 542 CONTROLE AMBIENTAL Promover o monitoramento da poluição do ar, hídrica e sonora indispensável ao desenvolvimento de de controle

Leia mais

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura

PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO. Conciliando Biodiversidade e Agricultura PLANEJANDO A CONSERVAÇÃO DO CERRADO Conciliando Biodiversidade e Agricultura DESAFIO Compatibilizar a Conservação e a Agricultura O crescimento da população global e a melhoria dos padrões de vida aumentaram

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APA SERRA DO LAJEADO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APA SERRA DO LAJEADO PLANO DE AÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL APA SERRA DO LAJEADO 2014 1 -OBJETIVO GERAL APA Serra do Lajeado foi instituída pela Lei nº 906 de 20 de maio de 1997, está no entorno do Parque Estadual do Lajeado e tem

Leia mais

Sustentabilidade. Campanha promove o tema em todas as unidades. UML Novas linhas para rejeitos e reuso de água

Sustentabilidade. Campanha promove o tema em todas as unidades. UML Novas linhas para rejeitos e reuso de água 50 - junho de 2012 - ano V Sustentabilidade Campanha promove o tema em todas as unidades. UML Novas linhas para rejeitos e reuso de água Pág. 3 ILG Nascimento de Lobo Guará é comemorado no Parque Fioravante

Leia mais

I Curso sobre Pagamentos por Serviços Ambientais Porto Seguro, 1 de junho de 2010. Chris Holvorcem Instituto BioAtlântica

I Curso sobre Pagamentos por Serviços Ambientais Porto Seguro, 1 de junho de 2010. Chris Holvorcem Instituto BioAtlântica I Curso sobre Pagamentos por Serviços Ambientais Porto Seguro, 1 de junho de 2010 Chris Holvorcem Instituto BioAtlântica Localização Corredor Central da Mata Atlântica Sítio do Patrimônio Mundial Natural

Leia mais

será ainda mais produtivo Monitoramento de ruído

será ainda mais produtivo Monitoramento de ruído Nº 15, Ano 03, Dezembro de 2013 Queimadas Técnicas Alternativas são soluções para produtores 2014 será ainda mais produtivo Faça sua parte, preserve o meio ambiente e procure técnicas alternativas que

Leia mais

Diálogo com a Comunidade. Um balanço das ações sustentáveis

Diálogo com a Comunidade. Um balanço das ações sustentáveis Diálogo com a Comunidade Um balanço das ações sustentáveis Veracel Celulose É uma empresa 100% baiana, presente em dez municípios do Extremo Sul do estado: Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália,

Leia mais

GRUPO: MOBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Prefeitura de Contagem - Agenda 21- Contagem - Governo de Minas I.E.F. e COPASA)

GRUPO: MOBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Prefeitura de Contagem - Agenda 21- Contagem - Governo de Minas I.E.F. e COPASA) GRUPO: MOBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Prefeitura de Contagem - Agenda 21- Contagem - Governo de Minas I.E.F. e COPASA) PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ( COM CORPO DOCENTE E CRIANÇAS

Leia mais

O que é a Programação? Justificativa:

O que é a Programação? Justificativa: O que é a Programação? A Programação consiste de temas a serem abordados a cada mês com caráter de evento (pequeno, médio ou de grande porte) com duração média de até 2 semanas/mês. Mesmo com cada mês

Leia mais

Especialização em Direito Ambiental. 3. As principais funções das matas ciliares são:

Especialização em Direito Ambiental. 3. As principais funções das matas ciliares são: Pedro da Cunha Barbosa. Especialização em Direito Ambiental. Área do conhecimento jurídico que estuda as relações entre o homem e a natureza, é um ramo do direito diferenciado em suas especificidades e,

Leia mais

Projeto Espaço de Praticas Sustentáveis

Projeto Espaço de Praticas Sustentáveis Projeto Espaço de Praticas Sustentáveis A Brindes Caiçara junto com os seus idealizadores criarão o Espaço de Praticas Sustentáveis. Objetivo deste espaço é nos unirmos com empresas que tenha visão socioambientais

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

GUIA TÉCNICO LIFE 02. Versão 2.0 Internacional - Português. LIFE-BR-TG02-2.0-Português (DEZEMBRO/2012)

GUIA TÉCNICO LIFE 02. Versão 2.0 Internacional - Português. LIFE-BR-TG02-2.0-Português (DEZEMBRO/2012) LIFE-BR-TG02--Português Versão Internacional - Português (DEZEMBRO/2012) LIFE-BR-TG02--Português Avaliação do Desempenho em Ações de Conservação da 20/12/2012 2 Instituto LIFE Direitos reservados pela

Leia mais

22o. Prêmio Expressão de Ecologia

22o. Prêmio Expressão de Ecologia 22o. Prêmio Expressão de Ecologia 2014-2015 Jaguatirica [Leopardus pardalis] Ganso Coscoroba [Coscoroba coscoroba] Harpia [Harpia harpyja] Onça Pintada [Panthera onca] Onça Parda [Puma concolor] Fotos:

Leia mais

1º Prêmio Produzindo Certo Fazenda Caranda

1º Prêmio Produzindo Certo Fazenda Caranda 1º Prêmio Produzindo Certo Fazenda Caranda Proprietário: José Antônio de Ávila Gimenes Município: Canarana / MT Apresentação Como forma de reconhecimento e incentivo aos produtores comprometidos e empenhados

Leia mais

Seminário marca o Dia do Meio Ambiente no Bairro da Ressaca

Seminário marca o Dia do Meio Ambiente no Bairro da Ressaca Seminário marca o Dia do Meio Ambiente no Bairro da Ressaca O Dia Mundial do Meio Ambiente, com data oficial em 5 de Junho, foi lembrado e comemorado em Ibiúna ao longo de todo o mês, por meio de diversos

Leia mais

Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo

Relatório Plante Bonito Patrocinador: Colégio Palmares Ambiental Viagens e Turismo Área: Estância Mimosa Ecoturismo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena IASB Organização não governamental sem fins lucrativos, com caráter técnico, científico e ambiental, criado em Bonito/MS por proprietários rurais, empresários,

Leia mais

Visão integrada. da conservação

Visão integrada. da conservação para sempre Em busca do equilíbrio entre a produção econômica e a conservação do Pantanal, o WWF-Brasil atua na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai em uma perspectiva transfronteiriça e em articulação

Leia mais

FORTALECIMENTO DOS MOSAICOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO CORREDOR DA SERRA DO MAR

FORTALECIMENTO DOS MOSAICOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO CORREDOR DA SERRA DO MAR FORTALECIMENTO DOS MOSAICOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO CORREDOR DA SERRA DO MAR PROJETO DE APOIO AO RECONHECIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO MOSAICO MICO-LEÃO-DOURADO 6º RELATÓRIO TÉCNICO Projeto CPFY 10/001

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 49 Discurso no encontro com grupo

Leia mais

Relatório Semana do Meio Ambiente 2013

Relatório Semana do Meio Ambiente 2013 Relatório Semana do Meio Ambiente 2013 No dia 03.06.13 foi iniciado a Semana do Meio Ambiente, onde os alunos da Escola Municipal Manuel Barbosa de Farias localizado no Km 13 do Ramal da Morena vieram

Leia mais

FLORESTAS PLANTADAS E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL

FLORESTAS PLANTADAS E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL FLORESTAS PLANTADAS E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO BRASIL Uma posição institucional conjunta de: Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais Sociedade Brasileira de Silvicultura Departamento de Ciências

Leia mais

Oficina de Planejamento Participativo da APA Ponta do Araçá

Oficina de Planejamento Participativo da APA Ponta do Araçá Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal da Ponta do Araçá PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO BELO Oficina de Planejamento Participativo da APA Ponta do Araçá Execução: Participação: Porto Belo

Leia mais

FRANQUIA O BOTICÁRIO TRÊS RIOS (RJ) RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

FRANQUIA O BOTICÁRIO TRÊS RIOS (RJ) RESPEITO AO MEIO AMBIENTE FRANQUIA O BOTICÁRIO TRÊS RIOS (RJ) RESPEITO AO MEIO AMBIENTE RESUMO Numa sociedade cada vez mais consciente, a proteção ao meio ambiente passa a ser objetivo de atenção de franquias com um posicionamento

Leia mais

FICHA PROJETO - nº383-mapp

FICHA PROJETO - nº383-mapp FICHA PROJETO - nº383-mapp Mata Atlântica Pequeno Projeto 1) TÍTULO: Restauração da Região Serrana RJ: assistência técnica para consolidar uma rede de produtores rurais e viveiros comunitários. 2) MUNICÍPIOS

Leia mais

de animais nos parques

de animais nos parques GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Abandono de animais nos parques Animais não são descartáveis. Não abandone o seu. Abandonar é maltratar e maus-tratos a animais é crime. Lei Federal

Leia mais

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES

II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES II CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CÃES Todos os dias os hospitais do Paraná atendem mais de 100 vítimas de mordida

Leia mais

Histórico. Os Incentivos Fiscais

Histórico. Os Incentivos Fiscais Histórico Há mais de século eram plantadas no Brasil as primeiras mudas de eucalipto, árvore originária da Austrália. Desde então se originou uma história de sucesso: nascia a silvicultura brasileira.

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Projeto Cerrado Federal Acordo de Doação nº TF0A0093

Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Projeto Cerrado Federal Acordo de Doação nº TF0A0093 Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Projeto Cerrado Federal Acordo de Doação nº TF0A0093 TERMO DE REFERÊNCIA Chefe de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios

Leia mais

TF096767 Projeto Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma - Iniciativa Cerrado Sustentável - MMA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2013.0122.

TF096767 Projeto Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma - Iniciativa Cerrado Sustentável - MMA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2013.0122. TF096767 Projeto Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma - Iniciativa Cerrado Sustentável - MMA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2013.0122.00028-2 OBJETO: CONTRAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL PARA DIAGNÓSTICO,

Leia mais

RELATORIO QUANTITATIVO

RELATORIO QUANTITATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA RELATORIO QUANTITATIVO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS PAA O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, tem como finalidades

Leia mais

Código de Conduta Voluntários sobre Animais Exóticos Invasores

Código de Conduta Voluntários sobre Animais Exóticos Invasores Código de Conduta Voluntários sobre Animais Exóticos Invasores INTRODUÇÃO Um código de conduta voluntário é um conjunto de regras e recomendações que visa orientar seus signatários sobre práticas éticas

Leia mais

Semeando o Verde. Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente)

Semeando o Verde. Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Semeando o Verde Mostra Local de: Maringá PR Categoria do projeto: I Projetos em Andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Usina de Açúcar Santa Terezinha Ltda. Cidade: Maringá

Leia mais

Implantação de espécies nativas em área de preservação no IFMG - Câmpus Bambuí José Augusto Melo de RESENDE¹; Maria Carolina Gaspar BOTREL²;

Implantação de espécies nativas em área de preservação no IFMG - Câmpus Bambuí José Augusto Melo de RESENDE¹; Maria Carolina Gaspar BOTREL²; Implantação de espécies nativas em área de preservação no IFMG - Câmpus Bambuí José Augusto Melo de RESENDE¹; Maria Carolina Gaspar BOTREL²; ¹ Aluno do curso de Agronomia e bolsista do Programa Institucional

Leia mais

Creche Pelicano Atendimento - 95 Crianças - entre 1 anos e seis meses a quatro anos

Creche Pelicano Atendimento - 95 Crianças - entre 1 anos e seis meses a quatro anos Missão Promover programas sustentáveis e contínuos, priorizando a educação da criança e o re-erguimento da família formando bases sólidas na diminuição das desigualdades sociais. Títulos Reconhecida com

Leia mais

Código de Ética. Documento base: www.alpza.org. www.alpza.org

Código de Ética. Documento base: www.alpza.org. www.alpza.org Código de Ética Documento base: www.alpza.org www.alpza.org CÓDIGO DE ÉTICA O presente documento tem a finalidade de estabelecer altos padrões éticos e de bem-estar animal, que possam, através de articulações

Leia mais

Instituição executora do projeto: Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) Coordenador Geral: Felipe Pimentel Lopes de Melo Coordenador

Instituição executora do projeto: Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) Coordenador Geral: Felipe Pimentel Lopes de Melo Coordenador Instituição executora do projeto: Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN) Coordenador Geral: Felipe Pimentel Lopes de Melo Coordenador Técnico: Maria das Dores de V. C. Melo Coordenação Administrativa-Financeira:

Leia mais

À todo o vapor. Comportamento Seguro

À todo o vapor. Comportamento Seguro 42 - outubro de 2011 - ano IV À todo o vapor Metas de produção são as mais desafiadoras da história Comportamento Seguro SIPATs reforçam o tema nas unidades Mais segurança Treinamentos são destaques nas

Leia mais

Planejamento das Atividades da SMED na Área da Educação Ambiental.

Planejamento das Atividades da SMED na Área da Educação Ambiental. Secretaria Municipal da Educação - SMED Planejamento das Atividades da SMED na Área da Educação Ambiental. Ação/Projeto Parceiro Objetivo Detalhamento Público Projeto Encontro de Saberes: ecossistemas

Leia mais

FUNDO DE PARCERIA PARA ECOSSISTEMAS CRÍTICOS RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS. Nome da organização: Instituto Floresta Viva

FUNDO DE PARCERIA PARA ECOSSISTEMAS CRÍTICOS RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS. Nome da organização: Instituto Floresta Viva FUNDO DE PARCERIA PARA ECOSSISTEMAS CRÍTICOS RELATÓRIO FINAL DO PROJETO I. DADOS BÁSICOS Nome da organização: Instituto Floresta Viva Título do projeto: Creation and Implementation of Protected Areas in

Leia mais

Como reiterou dr. Fábio, o ideal seria não existirem canis, não haver animais abandonados e doentes pelas ruas.

Como reiterou dr. Fábio, o ideal seria não existirem canis, não haver animais abandonados e doentes pelas ruas. Página 1 de 11 Dez_2009 De: "Nazareth Agra" Para: "fala Bicho" Enviada em: quinta-feira, 26 de agosto de 2010 19:23 Assunto: Fw: [GAE-Poa:9111] CEMPA

Leia mais

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC

SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - SNUC - SNUC PREVISÃO LEGAL Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e àcoletividade

Leia mais

Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global

Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global II Congresso de Mineração da Amazônia Mineração e Biodiversidade: lições aprendidas por uma mineradora global Vânia Somavilla Vale - Diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Novembro de

Leia mais

EnErgia Elétrica Em tudo Ensino Fundamental I

EnErgia Elétrica Em tudo Ensino Fundamental I em tudo Energia elétrica Ensino Fundamental I Em tudo, energia elétrica. 1 Para chegar até nossas casas, ela passa pelos cabos elétricos instalados nas torres e nos postes e deve sempre percorrer seu caminho

Leia mais

Crescimento global da consciência socioambiental

Crescimento global da consciência socioambiental Programa de Sustentabilidade Bunge 1. Contextualização Crescimento global da consciência socioambiental Sociedade Importância do tema Estruturação e articulação das entidades civis Pressões comerciais

Leia mais

Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia

Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia Hoje, um grande desafio para a agropecuária, principalmente em relação à inovação tecnológica, é a harmonização do setor produtivo com os princípios da

Leia mais

RESUMO DO PLANO DE MANEJO FLORESTAL

RESUMO DO PLANO DE MANEJO FLORESTAL RESUMO DO PLANO DE MANEJO FLORESTAL Introdução Este documento é um resumo dos programas e procedimentos da International Paper para a gestão do seu processo florestal, sendo revisado anualmente. I N T

Leia mais

RESUMO: REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: A NECESSIDADE DE SENTIR-SE PARTE

RESUMO: REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: A NECESSIDADE DE SENTIR-SE PARTE RESUMO: REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: A NECESSIDADE DE SENTIR-SE PARTE Diante da necessidade de proporcionar uma reflexão sobre o tema Meio Ambiente no ensino formal, esse trabalho tem por

Leia mais

PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ TERMO DE REFERÊNCIA

PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ TERMO DE REFERÊNCIA PROCERRADO PROJETO DE REDUÇÃO DO DESMATAMENTO E DAS QUEIMADAS NO CERRADO DO PIAUÍ Acordo de Doação Nº TF016192 TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL DE LONGO

Leia mais

Fotografias: Zoológico de Sorocaba, dia 03 de outubro de 2006, antes de serem encaminhados para SOS Fauna.

Fotografias: Zoológico de Sorocaba, dia 03 de outubro de 2006, antes de serem encaminhados para SOS Fauna. O tráfico de animais silvestres no Brasil infelizmente ainda é um grande problema, a sociedade brasileira é bombardeada de informações vindas da mídia e de instituições públicas que lamentavelmente não

Leia mais

Gato-do-mato-pequeno. Filhote de menor felino do Brasil nasce na Fundação. Congresso ALPZA recebe mais de 400 participantes

Gato-do-mato-pequeno. Filhote de menor felino do Brasil nasce na Fundação. Congresso ALPZA recebe mais de 400 participantes Zoo é notícia Ano 3 - No. 8 - Junho 2013 Gato-do-mato-pequeno Filhote de menor felino do Brasil nasce na Fundação Congresso ALPZA recebe mais de 400 participantes - Mestrado Profissional em parceria com

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES A A Unidade III Cidadania e movimento. Aula 16.2 Conteúdo Características dos biomas brasileiros. Habilidade Conhecer

Leia mais

Bioma : CERRADO. Alessandro Mocelin Rodrigo Witaski Gabriel Kroeff Thiago Pereira

Bioma : CERRADO. Alessandro Mocelin Rodrigo Witaski Gabriel Kroeff Thiago Pereira Bioma : CERRADO Alessandro Mocelin Rodrigo Witaski Gabriel Kroeff Thiago Pereira Dados Geográficos - Segunda maior formação vegetal da América do Sul - Abrange os estados do Centro-Oeste(Goiás, Mato Grosso,

Leia mais

RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA. Projeto : APOIO `A CRIACAO DE MOSAICOS

RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA. Projeto : APOIO `A CRIACAO DE MOSAICOS RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA Projeto : APOIO `A CRIACAO DE MOSAICOS NA SERRA DO MAR Contrato: IA-RBMA /CEPF 2005/2006 O MaB e as Reservas da Biosfera no Brasil 1991 (1992, 1993, 2000, 2002) RB

Leia mais

AULA 4 FLORESTAS. O desmatamento

AULA 4 FLORESTAS. O desmatamento AULA 4 FLORESTAS As florestas cobriam metade da superfície da Terra antes dos seres humanos começarem a plantar. Hoje, metade das florestas da época em que recebemos os visitantes do Planeta Uno não existem

Leia mais

RESUMO PÚBLICO PLANO DE MANEJO FLORESTAL - 2015

RESUMO PÚBLICO PLANO DE MANEJO FLORESTAL - 2015 RESUMO PÚBLICO PLANO DE MANEJO FLORESTAL - 2015 Página2 Página3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A Madepar Indústria e Comércio de Madeiras LTDA certificou suas florestas de acordo com os Princípios e Critérios

Leia mais

ÍNDICE - 15/06/2005 Jornal do Brasil... 2 Brasília...2 Folha de S.Paulo... 4 Ciência/ MEDICINA...4 Zero Hora (RS)... 6 Coluna...6

ÍNDICE - 15/06/2005 Jornal do Brasil... 2 Brasília...2 Folha de S.Paulo... 4 Ciência/ MEDICINA...4 Zero Hora (RS)... 6 Coluna...6 ÍNDICE - 15/06/2005 Jornal do Brasil...2 Brasília...2 Campanha tenta evitar surto de hantavirose...2 Folha de S.Paulo...4 Ciência/ MEDICINA...4 Pesquisadora dá uma palestra hoje em Salvador...4 Zero Hora

Leia mais

PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE

PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE PROGRAMA Oi DE PROJETOS PARA O MEIO AMBIENTE PROJETOS FINALISTAS - 2011 AMAZONAS Organização: Instituto Pacto Amazônico Projeto: Sustentabilidade na Floresta Objetivo: Garantir a participação efetiva e

Leia mais

Informação de Imprensa

Informação de Imprensa Informação de Imprensa L Fundação Espaço ECO produz e dissemina conhecimento por meio da Educação para a Sustentabilidade Organização promove a transformação socioambiental de pessoas, organizações e sistemas

Leia mais

Galvani comemora 20 anos no Oeste Baiano

Galvani comemora 20 anos no Oeste Baiano 53 - setembro de 2012 - ano V Galvani comemora 20 anos no Oeste Baiano LEM em 1995 Oportunidade Curso qualifica portadores de necessidades especiais Pág. 3 Segurança Unidades batem recorde sem acidentes

Leia mais

Edifício FINATEC Campus da UnB C. P. 4365 - CEP: 70910-900 Brasília, DF Brasil www.rededesementesdocerrado.org.br

Edifício FINATEC Campus da UnB C. P. 4365 - CEP: 70910-900 Brasília, DF Brasil www.rededesementesdocerrado.org.br Oficina Ambiental no CEF Prof. Carlos Mota Data: 05/05/2011 de 08:30 às 16:30 horas Público alvo: 47 crianças na faixa etária de 5 a 10 anos Local: Jerusalém Eco Resort, Núcleo Rural Lago Oeste Público:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS MÊS SETEMBRO/ 2013 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES MISSÃO: Realizar a gestão da UC visando a conservação do patrimônio fossilífero, da

Leia mais

MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE FLORESTAS

MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE FLORESTAS MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE DEPARTAMENTO DE FLORESTAS Referência: Agenda para a criação de instrumentos de financiamentos e crédito para o setor florestal Interessado: DFLOR/SBF/MMA. 1. ANTECEDENTES: O

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO DO PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DO MORCEGUINHO-DO-CERRADO

SUMÁRIO EXECUTIVO DO PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DO MORCEGUINHO-DO-CERRADO SUMÁRIO EXECUTIVO DO PLANO DE AÇÃO NACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DO MORCEGUINHO-DO-CERRADO O Brasil como país megadiverso é responsável pela gestão do maior patrimônio natural do mundo. São mais de 120 mil

Leia mais

Estrada Real é Nossa vai dar descontos em restaurantes. Passaporte ER chega ao Caminho do Sabarabuçu. Programa do IER treina condutores dos parques

Estrada Real é Nossa vai dar descontos em restaurantes. Passaporte ER chega ao Caminho do Sabarabuçu. Programa do IER treina condutores dos parques Ano 1 Nº 3 Informativo Estrada Real é Nossa vai dar descontos em restaurantes Pág. 02 Novo portal do Instituto Estrada Real é lançado Pág. 03 Passaporte ER chega ao Caminho do Sabarabuçu Pág. 05 Programa

Leia mais

Como recuperar nascentes

Como recuperar nascentes Como recuperar nascentes O passo a passo para que a água brote limpa e em quantidade na propriedade rural. O Código Florestal Brasileiro - Lei na 4.771, de 15/09/65 - determina no artigo 2 0 como Áreas

Leia mais

energia Elétrica com segurança

energia Elétrica com segurança energia Elétrica com segurança Ensino Fundamental II e Ensino Médio A energia elétrica está em tudo! 1 O caminho da energia elétrica até sua casa No Brasil, a maior parte da energia elétrica vem das hidroelétricas.

Leia mais

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013

Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SÃO PAULO SP 22 / 05 / 2013 SOJA BRASILEIRA A soja é a principal cultura agrícola do Brasil - 28 milhões de ha (25% da área mundial plantada)

Leia mais

POSSE DE ANIMAIS SILVESTRES

POSSE DE ANIMAIS SILVESTRES POSSE DE ANIMAIS SILVESTRES POSSE DE ANIMAIS SILVESTRES POSSE DE ANIMAL SILVESTRE e MODO DE REGULARIZAÇÃO Segundo a legislação ambiental, os animais d e quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento

Leia mais

A Experiência do Instituto Ecoar para a Cidadania e da Associação Ecoar Florestal na conservação da sociobiodiversidade no Estado de São Paulo 1

A Experiência do Instituto Ecoar para a Cidadania e da Associação Ecoar Florestal na conservação da sociobiodiversidade no Estado de São Paulo 1 A Experiência do Instituto Ecoar para a Cidadania e da Associação Ecoar Florestal na conservação da sociobiodiversidade no Estado de São Paulo 1 Gabriela Priolli de Oliveira 2 João Carlos Seiki Nagamura

Leia mais

I OBJETIVO II ABRANGÊNCIA III CONTEXTO

I OBJETIVO II ABRANGÊNCIA III CONTEXTO 1 I OBJETIVO Conservação, restauração e valorização da Mata Atlântica e de sua diversidade, especialmente a diversidade arbórea, por meio da construção e difusão do conhecimento. ABRANGÊNCIA Região com

Leia mais

Projeto: Formação continuada do maternal ao 3 ano do Ensino Fundamental A Turma que pensa... reflete e age Cidadania Ambiental

Projeto: Formação continuada do maternal ao 3 ano do Ensino Fundamental A Turma que pensa... reflete e age Cidadania Ambiental QUALIDADE NA PRÁTICA DOSCÊNCIA Centro Educacional Ana Galvan CNPJ 83.548.867?0001-03 Endereço: Rodovia SC 302 Km 292 Comunidade : Santa Tereza 89186 000 Aurora(SC) Fone: 47 3533-1108 Direção EDINARA JANIELI

Leia mais

Vale do paraiba - SOS Mata Atlântica retorna a São Sebastião com o projeto A Mata Atlântica é aqui

Vale do paraiba - SOS Mata Atlântica retorna a São Sebastião com o projeto A Mata Atlântica é aqui Veículo: O Noticiado Data: 01/02/2012 Pág: Online Vale do paraiba - SOS Mata Atlântica retorna a São Sebastião com o projeto A Mata Atlântica é aqui Litoral Norte - O projeto estará, durante cinco dias,

Leia mais

Vista Aérea do Rio de Janeiro

Vista Aérea do Rio de Janeiro ECOTURISMO E ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE DOS PARQUES NATURAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Marcos Cohen, D.Sc. Departamento de Administração - IAG Rio de Janeiro 30 de Outubro de 2012

Leia mais

Tecnologia, Manejo e SAFs para

Tecnologia, Manejo e SAFs para Tecnologia, Manejo e SAFs para Implantação de APPs e RL Avanços da pesquisa com espécies nativas Profa. Dra. Vera Lex Engel UNESP-FCA, Campus de Botucatu Departamento de Recursos Naturais veralex@fca.unesp.br

Leia mais

As Questões Ambientais do Brasil

As Questões Ambientais do Brasil As Questões Ambientais do Brasil Unidades de conservação de proteção integral Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral. As unidades de proteção integral não podem ser habitadas

Leia mais

As unidades de conservação do bioma Caatinga

As unidades de conservação do bioma Caatinga As unidades de conservação do bioma Caatinga The Nature Conservancy do Brasil Associação Caatinga 295 André Pessoa INTRODUÇÃO Parque Nacional da Serra da Capivara, PI A Caatinga, região semi-árida única

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE EMPREENDIMENTOS DE USO E MANEJO DE FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MANUAL PARA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE EMPREENDIMENTOS DE USO E MANEJO DE FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SETOR DE FAUNA SILVESTRE DEPARTAMENTO DE BIODIVERSIDADE SECRETARIA DO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MANUAL PARA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE EMPREENDIMENTOS DE USO E MANEJO DE FAUNA SILVESTRE EM

Leia mais

O CERRADO E A AMAZÔNIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TABAPORÃ/MT

O CERRADO E A AMAZÔNIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TABAPORÃ/MT O CERRADO E A AMAZÔNIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE TABAPORÃ/MT Rubia Maria Magayevski (Mestranda em Ecologia da URI/ Erechim) Rogério Luis Cansian (Departamento de Ciências Agrárias da URI/ Erechim) Sônia

Leia mais

Jardim Botânico Plantarum

Jardim Botânico Plantarum VISITAS ESCOLARES Jardim Botânico Plantarum Associação sem fins lucrativos dedicada à educação, pesquisa e conservação da flora brasileira. Construído desde 1998 e aberto ao público em novembro de 2011.

Leia mais

Paula Franciely Grutka Bueno

Paula Franciely Grutka Bueno SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL Paula Franciely Grutka Bueno EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS, DE LUIS EDUARDO MAGALHÃES-BA, UTILIZANDO COMO FERRAMENTA A VALORIZAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS

Leia mais

GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF

GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF GRANDES PARCERIAS GERANDO GRANDES RESULTADOS NA GESTÃO SUSTENTAVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS PRODUTOR DE ÁGUA NO PIPIRIPAU-DF José Bento da Rocha Farmacêutico graduado pela Universidade Estadual de Goiás UEG,

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. 14/09/2015 ProRURAL DEBATE

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO DIA C

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO DIA C ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO DIA C Este roteiro visa a identificar os integrantes, ações e resultados gerados pelos projetos do Dia de Cooperar - Dia C desenvolvidos pelas cooperativas

Leia mais

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina

7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio. 7.1. Palestras e oficina 7. Atividades realizadas pelo projeto no contexto da cooperação com o Funbio As atividades do projeto abaixo indicadas são financiadas exclusivamente pelo TFCA/Funbio, sendo que aquelas referentes ao planejamento

Leia mais