The freedom in Kant: a basis of the citizenship

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "The freedom in Kant: a basis of the citizenship"

Transcrição

1 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania The freedom in Kant: a basis of the citizenship PAULO FRANCISCO DE OLIVEIRA Licenciado em Filosofia pela Universidade Metodista de Piracicaba Unimep (2005), e mestrando em Direito pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Filosofia e Filosofia do Direito, com ênfase em Ética, Liberdade e Coação. Um dos autores do Caderno de Pesquisa em Filosofia Poros, pela Universidade Metodista de Piracicaba Unimep, publicado em para correspondência: filosofo.kantiano@hotmail.com. Resumo O objetivo do presente trabalho é apresentar os princípios liberais segundo o pensamento jurídico do filósofo alemão Immanuel Kant, tendo em vista que suas idéias marcam a defesa da liberdade como valor essencial, a partir do momento que se coloca a necessidade de pôr limites ao processo radical-revolucionário burguês, iniciado pela Revolução Francesa, de Palavras-chave: direito, liberdade, lei, cidadania. Abstract The objective of the present work is to present the liberal beginnings according to the legal thought of the German philosopher, Immanuel Kant, having in mind that his ideas mark the defense of the freedom as essential value, from the moment of the necessity to put limits to the revolutionary-radical bourgeois process begun by the French revolution of Keywords: right, freedom, law, citizenship.

2 124 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun INTRODUÇÃO Sob a égide do Estado democrático de direito, instituído pela Constituição da República de 1988, batizada de Constituição Cidadã, torna-se importante a pesquisa da evolução da cidadania. Este estudo perpassa os caminhos da própria democracia e da participação popular, cujas matrizes são os direitos à liberdade. Impregnado dos ideais da Revolução Francesa, de 1789, Kant 1 realizou uma síntese histórica dos valores da liberdade, indispensáveis para o desenvolvimento do conceito de cidadania. Ele desenvolveu o conteúdo da liberdade e consolidou a concepção funcional do poder, cuja sede é o povo. O homem se torna fim em si mesmo e o papel do Estado fica intimamente associado à realização deste homem, que, reunido na sociedade civil, passa a se denominar cidadão. 1. O CONCEITO DE LIBERDADE NO PENSAMENTO DE KANT Segundo Kant, o homem está submetido às leis da natureza (determinismo) e, ao mesmo tempo, às leis da liberdade (moral). Isto significa dizer que o homem é um ser fadado ao determinismo da natureza e, ao mesmo tempo, livre enquanto ser pensante 2 ; livre para criar suas próprias regras. Assim, o homem é capaz de perceber que ele próprio é a causa dos fenômenos que existem no mundo, ou seja, compreende que a razão humana é livre e determinante e, portanto, possui algo que o difere dos animais, denominado liberdade transcendental 3. É justamente no âmbito da vontade 4 ou da razão 5 que se pode perceber a liberdade, ou seja, a liberdade prática ou independência da vontade pode ser demonstrada quando a razão fornece a regra de conduta 6, quando entra em jogo o que se deve ou não fazer. É exatamente nessa experiência interior, exclusivamente pessoal, que se conhece a idéia de liberdade transcendental como um tipo de causalidade da razão, capaz de determinar a vontade a agir com ou sem as 1 Immanuel Kant ( ) foi um dos grandes nomes da Filosofia, pensador decisivo da modernidade. Filósofo dos direitos humanos, da igualdade perante a lei, da cidadania universal e da paz universal. 2 Cogito ergo sum cartesiano. 3 Transcendental é uma categoria kantiana que pode ser tomada por duas condições: a primeira diz respeito ao que antecede a experiência; a segunda, ao que concerne o que é independente da experiência ou de princípios empíricos. 4 Faculdade de representar mentalmente um ato que pode ou não ser praticado em obediência a um impulso ou a motivos ditados pela razão. 5 Faculdade que tem o ser humano de avaliar, julgar, ponderar idéias universais; raciocínio, juízo. 6 KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, p. 638.

3 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 125 influências de impulsos sensíveis (interesses). Nesse sentido, Kant concebeu a liberdade transcendental como o livre-arbítrio e, portanto, tudo o que se relaciona com essa dimensão do livre-arbítrio é chamado prático 7. Resulta dessa afirmação que se deve entender por prático o que diz respeito à moral e ao direito. Então, a liberdade prática que significa liberdade da vontade é uma variante da liberdade transcendental. Nesse ponto, importa observar que Kant se filiou a uma tradição filosófica que estabeleceu a separação entre uma faculdade superior, a razão, e uma faculdade sensitiva, as inclinações. Sendo assim, a independência da vontade de motivos empíricos está estritamente relacionada com a fundamentação da moralidade kantiana, isso porque a moralidade implica o conceito de autonomia, que é conseqüência da existência de uma vontade livre de motivos sensíveis ou direções estranhas. Kant precisou de uma liberdade transcendental relacionada à dimensão racional do homem para construir a sua teoria moral. Seu argumento encontra fundamento na idéia segundo a qual sempre que o indivíduo se pensa como livre, reconhece a consciência da possibilidade de autonomia. Por conseguinte, como ser racional, o homem é dotado de uma vontade livre, capaz da elevada função de permitir a moralidade, de modo que seria contraditório que esse mesmo homem permanecesse sob tutela. E, assim, associada à idéia de liberdade está a de autonomia, que, por um lado, é entendida como liberdade em relação a direções estranhas e, por outro, como a liberdade da faculdade da vontade capaz de autolegislar. É interessante que a liberdade tem de pressupor-se como a propriedade da vontade de todos os seres racionais. A todo ser racional que tem uma vontade tem-se que atribuir-lhe necessariamente a idéia de liberdade, sob a qual ele unicamente pode agir 8. A partir da lei moral, os seres humanos se consideram livres, isto é, autolegisladores, para depois concluírem, a partir da liberdade, que estão submetidos à lei moral. É um círculo aparente que advém do dualismo kantiano: o sujeito como inteligência pertence ao mundo numenal; por outro lado, como ser sensível, pertence à esfera fenomenal. O homem, enquanto ser puramente racional, considera-se livre, para daí concluir que, enquanto ser fenomenal, está submetido à lei moral. Um ser racional agiria sempre conforme a razão, mas o homem que pertence ao mundo sensível e ao mundo inteligível tem que ser considerado como submetido à lei prescritiva da razão. A razão contém a idéia de liberdade, e esta contém a lei do 7 KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001, p Idem. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, p

4 126 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun mundo inteligível. Logo, todo ser racional tem que conhecer as leis do mundo inteligível como imperativos e as ações deles decorrentes como deveres 9. Diante disto, indaga-se: Em que situação a ação humana (e a razão) pode ser considerada livre? Se a ação humana é aquela que não sofre influência de uma força externa, então, em um primeiro momento, liberdade pode ser concebida como nãosubmissão. Ser livre é não se submeter a nada de externo a nós. Esse é o conceito negativo ou prático de liberdade apresentado por Kant na Crítica da razão prática, e significa basicamente independência, ou seja, nãonecessidade na orientação da ação 10. O Direito e a lei, que se exprime no dever ser, exigem uma causa originária que lhes dê fundamento, esta causa é a liberdade. A liberdade não é agir independentemente do dever, mas, ao contrário, agir conforme e, sobretudo por dever. Liberdade não é o agir sem normas, ao contrário, liberdade implica a disposição de seguir as normas que o próprio sujeito moral se representa, tendo em vista apenas o respeito que devemos a elas 11. Kant, a partir destas colocações, fez da liberdade o fundamento da moral e do direito. O direito surge exatamente no momento em que as várias liberdades individuais precisam ser harmonizadas e possibilitadas no contexto da sociedade. Por isso, Kant definiu o direito como o conjunto de condições sob as quais o arbítrio de alguém pode conciliar-se com o arbítrio de outrem, segundo uma lei universal de liberdade 12. Para que a liberdade possa ser o termo de conexão, é preciso que ela possa ser atribuída a todos os seres racionais, já que a moralidade tem que valer como lei universal. A liberdade tem de ser pressuposta como propriedade da vontade de todo ser racional, pois do contrário ele não poderia, de modo algum, pensar-se com agente 13. Conseqüentemente, o princípio universal do direito é o seguinte: Age externamente de tal modo que o uso livre de teu arbítrio possa coexistir com a liberdade de cada um segundo uma lei universal. A razão vê a necessidade de 9 GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito: Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, p GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado democrático de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, p Ibid., 2002, p Ibid., 2002, p GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito: Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, p. 66.

5 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 127 impor regras à conduta humana, que se expressa pelo imperativo categórico. Eles mandam uma ação objetivamente, necessária por si mesma, sem relação de finalidade: uma ação boa em si mesma 14. O imperativo categórico dá a forma de legislação moral: Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal. Para que uma máxima se converta numa lei moral, ela seja posta à prova pelo imperativo categórico, sobretudo em sua fórmula de universalização, expressa na Fundamentação da metafísica dos costumes, que diz: Age apenas segundo a máxima, a qual tu possas querer, ao mesmo tempo, que se torne uma lei universal. Isso significa que a representação de um dever só significa também a existência de um dever legítimo se este puder ser atribuído universalmente a qualquer ser racional, o que implica que a existência de um dever não pode se contradizer 15. A liberdade se subdivide em interna (moral) e externa (jurídica). A interna gera a obrigação moral, a exteriorizada gera a obrigação jurídica, garantida por um sistema de coação. O fundamento do Direito é a liberdade entendida como autonomia da razão. A liberdade fundamenta a existência de leis internas, que criam deveres internos, na forma de imperativos categóricos. E é esta mesma liberdade interna que fundamenta a existência de leis exteriores, que tornam possível o convívio das liberdades individuais. O direito é, portanto, a liberdade exteriorizada. A moral não é suficiente, e a mesma liberdade que manda o homem agir conforme o dever interno e pelo dever interno, manda que sejam criadas leis externas para garanti-las 16. O Direito se fundamenta na consciência da obrigação de cada um segundo uma lei, apoiando-se numa coação exterior que lhe dá eficácia, que pode coexistir com a liberdade de cada um, segundo leis universais 17. Quem age moralmente age por dever, pois este dever advém da razão, lei universal. Agir por dever é agir racionalmente e exercitar a verdadeira liberdade, livre das inclinações externas do mundo sensível. A liberdade está em agir sem inclinações ou coações externas. Ela coexiste com a coação do Direito na medida em que o Direito representa a própria razão, e seu descumprimento significa agir irracionalmente, sem se importar com os danos que possam ser causados aos demais na sociedade. A coação é legítima, na medida em que busca impedir a injustiça. 14 GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito: Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, p GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado democrático de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, p GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito: Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, p Ibid., 2000, p

6 128 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun O conceito de liberdade como autonomia de participação do cidadão na elaboração da lei que vai reger a sua conduta é uma das grandes contribuições de Rousseau e Kant para a compreensão do Estado democrático. A palavra liberdade pode ser tomada como sinônimo de autonomia, como fazia Rousseau, que, em passagem célere de sua obra O contrato social, forneceu a intuição essencial da filosofia prática kantiana. Disse Rousseau que, no Estado civil, que sucede o Estado natural, acrescenta-se aos homens (como cidadãos) a liberdade moral, única a tornar o homem verdadeiramente senhor de si mesmo, porque o impulso do puro apetite é escravidão, e a obediência à lei que se estatui a si mesma é liberdade. O papel do Estado está associado à realização do próprio homem como ser que se autodetermina: Como a etimologia da palavra indica, uma sociedade livre e autônoma, ou ainda um ser autônomo, é aquele que é autor de suas próprias normas. Portanto, o ser livre é aquele que age autonomamente, ou seja, segundo as normas morais que sua razão se lhe representa. A razão é autônoma, uma vez que é autora de suas próprias leis morais, ou seja, uma vez que representa seu próprio dever. Esse é o sentido positivo ou transcendental do termo liberdade, que significa, antes de mais nada, a legislação própria da razão pura AS LEIS DA LIBERDADE: AS LEIS MORAIS E AS LEIS JURÍDICAS Segundo Kant, o homem vive na tensão entre os impulsos, inclinações sensíveis e a razão, porque encontra, além das leis da natureza, as da liberdade, denominadas leis jurídicas e leis morais. Leis que decorrem de dimensão transcendental e que revelam um status privilegiado, cada indivíduo é a causa dos fenômenos no mundo, ou, como dizia Protágoras, o homem é a medida de todas as coisas. Neste diapasão, a legislação jurídica diz respeito às ações sob o ponto de vista externo, destacando a mera conformidade com o que prescreve a lei, o que configura o sentido de legalidade. As leis éticas ou morais, ao contrário, vinculam-se às determinações das ações e revelam a moralidade. Assim, no caso da legislação jurídica, tem-se o sentido de liberdade como exercício do arbítrio e, no caso da legislação ética, a liberdade apresenta-se no exercício externo quanto interno do arbítrio. Em A metafísica dos costumes, Kant concentrou seus esforços na clássica distinção entre a legislação moral e a jurídica, assinalando para o problema inicial da filosofia do Direito a distinção entre as duas esferas. Nesse sentido, o que efetivamente distingue as duas legislações não é tão-somente o fato de uma legislação ser interna 18 GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado democrático de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, p. 80.

7 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 129 e a outra, externa, mas, em particular, a idéia do dever como impulso. Portanto, para se entender melhor essa idéia, tem-se que considerar que toda legislação, como ponderou Kant, possui dois elementos constitutivos, a saber: o elemento objetivo, que significa a representação da lei como necessária à ação e que, portanto, converte a ação em dever, e um elemento subjetivo, que liga a representação da lei ao fundamento de determinação do arbítrio para realização de tal ação. No primeiro momento, temse o que Kant denominou como conhecimento teórico da possibilidade da regra prática e, no segundo, o dever como impulso. A legislação que erige uma ação como dever, e o dever, ao mesmo tempo como impulso, é ética. Aquela, pelo contrário, que não compreende esta última condição na lei e que admite também um motivo diferente da idéia do próprio dever é jurídica. No que diz respeito a esta última, vemos facilmente que estes motivos, diferentes da idéia do dever, têm que extrair-se de fundamentos patológicos da determinação do arbítrio, das inclinações e das aversões e, dentre estas, das últimas porque tem que ser uma legislação que obrigue, não um chamado atraente 19. A implicação mais imediata desta distinção é o fato de que os deveres característicos da legislação jurídica são externos, pois não exigem a idéia de um dever interior. Importa ressaltar com certa cautela que é preciso não esquecer que a legislação ética, por ser mais ampla, envolve também a legislação jurídica, o que justifica a afirmação de Kant a respeito da legislação ética como relacionada ao dever em geral: A legislação ética converte também em deveres ações internas, porém não excluindo as externas, senão que afeta a tudo o que é dever em geral. Mas justamente por isso, porque a legislação ética inclui também em sua lei o impulso interno da ação (a idéia do dever), cuja determinação não pode transpor de modo algum uma legislação externa, a legislação ética não pode ser externa (ainda que de uma vontade divina), embora admita como impulsos em sua legislação deveres que se desprendem de outra legislação, ou seja, de uma legislação externa, desde que sejam deveres. Disto se infere que todos os deveres, simplesmente por serem deveres, pertencem à ética; mas nem por isso sua legislação está sempre contida na ética 20. Assim, ter-se-á a legalidade se houver uma simples conformidade externa com a lei, a coincidência de uma ação com a lei do dever 21, e a moralidade, 19 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003, p Ibid., 2003, p Ibid., 2003, p. 225.

8 130 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun quando o dever afigurar-se como impulso da ação, ou seja, quando a máxima da ação [coincidir] com a lei 22. Há, contudo, deveres interiores que não são éticos e deveres exteriores que não são jurídicos; há deveres éticos diretos (moralidade) e deveres éticos indiretos (legalidade). Isso implica dizer que todos os deveres são também deveres éticos; todo dever é considerado dever de virtude 23. Os atributos de interno e externo apenas sinalizam para a forma de adesão, observando ou não o animus com o qual é cumprida uma ação. Nesse caso, a liberdade se torna o ponto-chave ou o elo entre as duas esferas, constituindo-se no conceito limite capaz de conferir sentido e direção à conduta humana na esfera da vida em sociedade 24. Assim, as normas jurídica e ética derivam da razão humana e legisladora. A partir desta concepção, pode-se afirmar que o direito identifica-se com a idéia de autonomia. Para Kant, o conceito de direito coincide com o conceito de autonomia, pois a legislação própria da razão prática é a liberdade em sentido positivo, autonomia. Essa relação entre direito e autonomia exclui qualquer possibilidade de violência, menoridade e os mais variados tipos de desrespeito para com certas regras de convivência mútua. E, portanto, o conceito de liberdade vincula-se necessariamente à idéia de uma sociedade, daí o sentido de limitação recíproca, pois não se pode esperar que todos tenham motivação ética para o cumprimento das leis. As leis morais e jurídicas são leis da liberdade que ordenam na medida em que os indivíduos são livres; portanto, autônomos. 3. AS LIBERDADES INTERNA E EXTERNA Depois de apreciar essa distinção entre legislação interna e externa, Kant relacionou os atributos interno e externo ao conceito de liberdade, para esclarecer e justificar o seu conceito de direito. Surgiu, assim, outro critério de distinção, que se baseia no sentido de liberdade interna e liberdade externa, cuja esfera da ética vincula-se à liberdade interna e a esfera jurídica, à liberdade externa. O primeiro tipo de liberdade refere-se à faculdade de agir segundo leis que a própria razão fornece ao indivíduo; o segundo, a jurídica, remete à faculdade de agir no mundo exterior, mas limitada pela mesma liberdade presente nas outras pessoas. Então, o âmbito da moralidade diz respeito à liberdade interna e o âmbito da legalidade, à liberdade externa. 22 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003, p TERRA, R. A política tensa: idéia e realidade na Filosofia da História de Kant. São Paulo: Iluminuras, p GALEFFI, R. A Filosofia de Immanuel Kant. Brasília-DF: UnB, p. 194.

9 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 131 Na relação entre liberdade e dever, não se pode vincular estritamente a liberdade interna com os deveres de cada um para consigo e a liberdade externa com deveres para com o próximo. Na verdade, cada um é responsável por todas as suas ações, primeiramente diante de sua própria consciência e depois, em alguns casos, diante do olhar dos outros. Ressalte-se que, no âmbito da ética, o indivíduo é responsável frente a si mesmo e, na esfera do direito, ele é responsável frente à coletividade. Assim, pode-se pensar a liberdade interna atuando nos dois momentos distintos, ou seja, no âmbito da ética e na esfera jurídica, embora a relação jurídica tenha como característica fundamental a intersubjetividade. Tal relação exige a presença de dois seres humanos para a limitação recíproca da própria liberdade externa. Por isso, no âmbito da legislação externa, as leis obrigatórias podem ser de dois tipos, a saber: as naturais e as positivas. As leis externas naturais são aquelas cuja obrigação é reconhecida a priori pela razão, ainda que não haja nenhuma legislação jurídica a seu respeito. As leis externas positivas são aquelas cuja obrigação depende necessariamente de uma legislação externa efetiva. É neste ponto que Kant, como legítimo representante do pensamento jusnaturalista, entendeu que as leis positivas encontram seu fundamento nas leis naturais, o que equivale dizer que o direito se fundamenta na moral. A lei natural fundamenta a autoridade do legislador, ou seja, confere a faculdade de poder obrigar outrem mediante seu arbítrio 25. Neste momento, ela reforça a idéia do seu imperativo categórico no sentido de que prescreve a todos a necessidade de se pôr no papel de um suposto legislador para observar a possibilidade de universalização das máximas do agir. Por conseguinte afirmou Kant deves considerar tuas ações primeiro desde o teu princípio subjetivo: todavia podes reconhecer se esse princípio pode ser também objetivamente válido 26. Esse exercício permite a cada um conhecer seu arbítrio e, conseqüentemente, sua liberdade. Kant estabeleceu a relação entre liberdade e arbítrio quando destacou a possibilidade de a liberdade ser percebida no sentido de autodeterminação pela razão. O arbítrio determinado diretamente pela razão pura é o livre-arbítrio, o que implica dizer que o homem é livre por ser racional. É neste horizonte que o autor em referência afirmou ser a liberdade o único direito inato. Embora tenha reconhecido a existência de outros direitos inatos em À paz perpétua, em A metafísica dos costumes, ressaltou que só há um único direito inato, que é a liberdade no sentido de independência do arbítrio de outrem, quando assinalou que a liberdade (independência do arbítrio necessitante de todo outro), na medida em 25 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, p Ibid., 2003, p. 225.

10 132 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun que pode coexistir com a liberdade de todo outro, segundo uma lei universal, é o único direito originário, pertencente a todo homem em virtude de sua humanidade 27 Nesse sentido, complementando o conceito acima exposto, Kant asseverou, na Fundamentação da metafísica dos costumes, que a liberdade tem de pressupor-se como propriedade da vontade de todos os seres racionais 28. Concluise que o conceito de igualdade decorre desta idéia de liberdade como direito inato, pois todos são livres e, portanto, igualmente entre si. A igualdade é a independência que consiste em não ser obrigado por outros senão àquilo a que também reciprocamente podemos obrigar-lhes 29. Na verdade, a idéia de igualdade, a qualidade do homem como sui iuris, o sentido de ser íntegro e o conteúdo da formulação do imperativo categórico já encontram no princípio da liberdade originária o seu elemento constitutivo. 4. A LEI JURÍDICA E A SOCIEDADE CIVIL No pensamento kantiano, a lei jurídica não é algo inato, mas surge do acordo entre indivíduos autônomos para, justamente, assegurar a realização da liberdade em sociedade. Este conceito torna-se um conceito limite que direciona a conduta dos indivíduos para uma vida em comum. Essa circunstância leva a pensar que este autor tenha negado a origem do direito como derivado da propriedade, pois o que seria a propriedade nos primórdios da sociedade, senão o reconhecimento de uma posse arbitrária? O conceito de posse em Kant funda-se sobre a inata posse comum da superfície da Terra e sobre a vontade universal. Segundo afirmou o filósofo, o indivíduo só pode se considerar possuidor de algo quando há o reconhecimento dessa posse de forma não diretamente relacionada com a detenção física. Assim, o direito consiste em limitar as ações, ressaltando que a liberdade de cada um se de apoderar das coisas encontra seu limite na liberdade do outro em agir da mesma forma. E que, desta forma, direito se afigura como uma exigência da razão que apresenta aos homens um procedimento para solucionar conflitos. Foi dessa forma que Kant justificou o ingresso no Estado de direito: a partir do conceito de racionalidade. Trata-se de uma razão prático-jurídica, e não pragmática, ou seja, uma razão direcionada a interesses particulares, independentes de qualquer moralidade. A racionalidade, ao contrário, permite o reconhecimento recíproco e a unificação das vontades; logo Kant sublinhou, mais uma vez, que não é a experiência 27 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003, p Idem. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, p Idem, 2003, p

11 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 133 da violência, como pensava Hobbes, que conduz o homem a uma existência coletiva, mas um princípio da razão. É a razão que impulsiona o indivíduo a abandonar o Estado de natureza, embora seja concebido como Estado de direito privado em favor de um Estado de direito, no qual não há uma razão privada, mas um interesse comum e um tribunal capaz de assegurar e reconhecer os direitos de todos. O Estado de natureza se configura como tal por não apresentar um poder político centralizado. Isto posto, o Estado, para o autor, deve reconhecer em cada um a habilidade de ser seu próprio senhor, não permitindo qualquer privilégio ou interesse especial protegido. A igualdade formal que não é igualdade de posses, mas de oportunidades, é uma conseqüência necessária do único direito inato: a liberdade. Compreendese, dessa forma, o típico egoísmo humano, de modo que o Estado pode e deve usar a coerção mediante leis para, se não eliminar, pelo menos controlar os abusos, realizando, por assim dizer, por meio da legislação civil, os princípios consagrados do direito natural, fundamento racional à legislação positiva. Segundo Norberto Bobbio ( ), com a doutrina do contrato e do direito natural, o Estado assume a figura de associação voluntária com vistas a defender alguns interesses 30. Kant partiu em defesa desse modelo de Estado, cuja meta seria assegurar a liberdade de cada um com base em uma lei universal racional, condenando o Estado eudemológico, que pretendia tomar para si a tarefa de tornar seus súditos felizes, já que a verdadeira função do Estado não se confunde com esse intento, mas deve ser tão-somente salvaguardar a liberdade que permita a cada um buscar a sua própria felicidade. Mais uma vez aparece aqui a prioridade das questões de justiça sobre as questões de bem. Ele acreditava que havia uma tendência natural da história humana para uma ordem jurídica universal, um ordenamento jurídico cosmopolita. A sua idéia do homem como cidadão do mundo ou a cidadania mundial, presente no texto Idéia de uma história universal sob o ponto de vista cosmopolita e que reaparece no opúsculo À paz perpétua e em A metafísica dos costumes como Ius Cosmopoliticum, implica uma espécie nova de direito público em geral, distinto do direito privado que existia no Estado de natureza, do direito público interno do Estado civil e do direito público externo da ordem internacional. 5. A DOUTRINA DO DIREITO Kant definiu a doutrina do direito como um conjunto de leis que se apresentam como leis externas ou exteriores, que constituem o que se 30 BOBBIO, N. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. Brasília: Edunb, p. 50.

12 134 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun chama direito positivo, cujo interessado é o jurisperito (Iurisperitus), aquele que conhece as leis externas em sua aplicação aos casos que se apresentam na experiência, estudo denominado pelo nome técnico de jurisprudência (Iurisprudentia). Além da doutrina do direito e da jurisprudência, encontra-se a Ciência do Direito, que corresponde ao conhecimento sistemático da doutrina do direito natural (Ius naturae). Para se compreender o direito como idéia da justiça, é preciso abandonar o campo empírico e dirigir-se à razão pura. Kant entendeu que o conceito de direito diz respeito a uma relação externa entre pessoas cujas ações implicam-se mutuamente. Não se trata de uma relação entre um arbítrio e um desejo, mas entre arbítrios, e nessa relação recíproca não interessa muito saber o fim a que se propõem, mas sim a forma da relação; em última análise, trata-se de conciliar a liberdade de um com a liberdade do outro, isto é, a liberdade em sociedade. Assim, Kant formulou pela primeira vez o seu conceito de direito como o conjunto da condições, por meio das quais o arbítrio de um pode estar de acordo com o arbítrio de um outro, segundo uma lei universal da liberdade 31. O princípio universal do direito expressa a necessidade de coexistência dos arbítrios, segundo uma lei universal. Uma lei universal do direito que determina que o indivíduo deve agir externamente de forma tal que precise sempre respeitar a liberdade do arbítrio do outro como uma obrigação que lhe determina a razão, isto, é, age exteriormente de maneira que o uso livre do teu arbítrio possa estar de acordo com a liberdade de qualquer outro, segundo uma lei universal 32. Desdobrando o conceito de direito, tem-se que levar em conta os seus três elementos constitutivos. O primeiro diz respeito apenas às relações externas, ou seja, é um direito intersubjetivo; o segundo estabelece a relação entre arbítrios, pois a intersubjetividade pode ocasionar lesões nos outros; o terceiro não se preocupa com a matéria do arbítrio, mas tão somente com a forma, pois o direito não concerne aos objetos particulares. O direito, aparentemente, mais do que a moral, está relacionado à coerção, pois está diretamente ligado a esse sentido de obrigar alguém a agir de uma forma, e não de outra. O termo coerção pode ser entendido como a possibilidade de regular as relações humanas a partir de leis externamente válidas. Quando se usa a expressão coerção legal, limita-se esse sentido para um tipo específico de controle baseado em leis positivas. 31 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, p Ibid., 2003, p. 231.

13 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 135 Num estágio pré-positivo, há a possibilidade de conseguir provocar no outro certa conduta, mas sem garantias de que tal fato aconteça efetivamente. A coerção em que as leis positivas se vinculam e que se pode denominar como coerção recíproca universal implica que se desista de procurar convencer os outros do que é ou não justo, e se fique limitado a regular a relação entre arbítrios, isto é, sem nenhum componente ético ou intencional 33. À primeira vista, pode parecer contraditório relacionar o direito com a liberdade mediada pela coerção. Kant postulou uma relação intrínseca entre direito e coerção. Assim, explicou como funciona tal coerção, capaz de salvaguardar a liberdade, lembrando que: A resistência que é oposta àquilo que impede um efeito serve como auxiliar para este efeito, e concorda com o mesmo. Tudo aquilo que é injusto é um impedimento para a liberdade enquanto esta está submetida a leis universais e a coerção é um obstáculo ou uma resistência à liberdade. Quando certo uso da própria liberdade é um impedimento para a liberdade segundo leis universais (ou seja, é injusto), então a coerção oposta a tal uso, enquanto serve para impedir um obstáculo posto à liberdade, está de acordo com a própria liberdade, segundo leis universais, ou seja, é justo 34. Esta passagem indica que há certo uso da liberdade que se configura como obstáculo a outro tipo de liberdade regrada, e que a coerção, nesse sentido, é indispensável ao direito 35. Com isso, exercer a liberdade a qualquer custo ou o mal praticado por alguém fere a liberdade de outrem. Este modo de agir se afigura como uma forma deturpada de liberdade no sentido da capacidade do homem como ser racional. A liberdade exterior compatibilizada com a liberdade dos demais é a forma universalizada da possibilidade de convivência humana, ou seja, a coexistência pública dos homens, a criação de um espaço público sem constrangimento injusto. Porém, se a razão implica liberdade, se a autodeterminação é algo indisponível e envolve necessariamente um espaço público, fica excluída qualquer possibilidade de uma liberdade irrestrita ou irracional porque iria contradizer essa relação que fundamenta a moral e o direito e que, ademais, confere status privilegiado ao homem 33 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, p Ibidem. 35 Cf. a definição Romana: Liberdade é a faculdade natural de fazer o que se quer, desde que o não impeça a força ou a lei (Institutas, I, 3,2). Cf. ainda Aristóteles: Livre é o homem que tem a si mesmo como fim, e não o outro (Metafísica, 892b) e o que não é senhor de si mesmo é capaz de desejar, mas não de agir por livre escolha (Ética a Nicômaco, 1.111b).

14 136 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun em relação à natureza. É interessante que esse vínculo da liberdade com a lei foi herdado por Kant do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, que entendia a liberdade como a obediência à lei que o homem prescreve a si mesmo. Ora, o conceito de liberdade é comum à doutrina do direito (relacionada à condição formal da liberdade externa) e à doutrina da virtude (relacionada à condição formal da liberdade interna). A ética e o direito afirmam, portanto, a relação da liberdade com a lei. No momento, o que importa é perceber que, ao se pensar o direito, pensa-se também a liberdade na idéia do arbítrio de todos unificados no conceito de vontade universal legisladora. E a justiça consiste exatamente no respeito à vontade universal. A idéia de justiça liga-se ao sentido de um estado jurídico, ou seja, aquela relação dos homens entre si que contém as condições sob as quais unicamente cada um pode tornar-se partícipe de seu direito. E o princípio formal de sua possibilidade passa a ser considerado a partir da idéia de uma vontade universalmente legisladora. Isto se chama justiça pública. Dessa forma, surgiu o direito público da necessidade de coexistência inevitável, a partir de um ordenamento instituído mediante a publicidade de suas leis para que todos possam usufruir seus direitos, isto é, uma Constituição 36. A relação da Constituição, que consiste na vontade unificada com o sentido de Estado civil, somente é pensável associada ao conceito de autonomia, uma vez que falar em direitos exige a existência de um a priori originário, a liberdade, o que, por sua vez, vincula Kant à concepção liberal, justificando sua definição do direito a partir do conceito de liberdade. Interessante que Kant, na sua obra A metafísica dos costumes, formulou uma teoria da justiça como liberdade e que muito pode ter influenciado na elaboração dos fundamentos teóricos do Estado liberal A CIDADANIA NUMA VISÃO KANTIANA A origem do Estado, para Kant, é idéia da razão humana. Diferentemente de Aristóteles, para quem o homem era um animal político por natureza, em Kant, o homem é político por meio do exercício de sua liberdade, com a qual cria a sociedade civil. O ato pelo qual o povo se constitui como Estado é o contrato originário, segundo o qual todos do povo renunciam à sua liberdade exterior, para recobrá-la, em seguida, como membros do povo enquanto Estado. 36 KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, p BOBBIO, N. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. Brasília: Edunb, p

15 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania 137 O Estado é, portanto, um conjunto de homens sob leis jurídicas. Estas leis emanam do legislador, soberano, que representa e, ao mesmo tempo, se identifica com o próprio povo. Só a vontade unida e concordante de todos, uma vez que decidem o mesmo, cada um sobre todos e todos sobre cada um, por intermédio do uso da razão. Só a vontade popular universalmente unida pode ser legisladora 38. O conceito de cidadão para Kant se compõe de três elementos: (1) liberdade legal de não obedecer a nenhuma outra lei além daquelas a que tenham dado o seu sufrágio; (2) a igualdade civil, que tem por objeto não reconhecer entre o povo nenhum superior além daquele que tenha faculdade moral de obrigar juridicamente da mesma maneira, que, por sua vez, pode ser obrigado; e (3) o atributo da independência civil, que consiste em ser devedor de sua existência e de sua conservação, como membro da república, não ao arbítrio de outro povo, mas sim aos próprios direitos e faculdades 39. Kant retomou a análise destes atributos em outros escritos. A liberdade é assim explicada: Ninguém me pode constranger a ser feliz à sua maneira (como ele concebe o bem-estar dos outros homens), mas a cada um é permitido buscar a sua felicidade pela via que lhe parecer boa, contanto que não cause dano à liberdade de os outros (isto é, ao direito de outrem) aspirarem a um fim semelhante, e que pode coexistir com a liberdade de cada um, segundo uma lei universal possível 40. Finalmente, quanto ao atributo da independência, ele analisou que é a capacidade de um membro da sociedade de ser cidadão, isto é, co-legislador 41. Kant distinguiu, ainda, a cidadania ativa da passiva. A cidadania ativa se relaciona com o direito de organizar o Estado ou formar as leis. Estas jamais poderão contrariar a liberdade e a igualdade, direitos inerentes aos cidadãos. A passagem de cidadão passivo para ativo se dá pelo exercício da liberdade e da igualdade. A liberdade é, como já afirmado anteriormente, autonomia de participação do cidadão na elaboração das leis que vão reger suas condutas. A igualdade é o reconhecimento de todos como racionais e participantes do processo de formação da norma. Para que uma máxima da razão seja também uma lei moral, é preciso que ela seja universalizável. Isso significa que a máxima deve poder ser 38 GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado democrático de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, p KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, p Idem. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, p Ibid., 1988, p. 80.

16 138 Revista USCS Direito ano IX - n. 14 jan./jun reconhecida como legítima por qualquer ser racional, uma vez que o que caracteriza as leis é o fato de elas valerem incondicionalmente em qualquer lugar e para qualquer pessoa 42. Com isto, Kant desenvolveu um modelo participativo e consolidou o homem como fim, e não meio. É o marco inicial do desenvolvimento de teorias participativas que tornam o cidadão co-responsável, no Estado, pela elaboração das normas, que passam a ter validade apenas quando admitidas pelos cidadãos, que passam de meros destinatários a elaboradores das leis. É o despertar do povo, sempre formalmente titular do poder soberano, mas que só no paradigma do Estado democrático de direito passa a efetivamente exercêlo, tornando-se dono de seu próprio destino. 7. CONCLUSÃO Neste novo paradigma de Estado democrático de direito, a legitimidade do Estado está cada vez mais próxima do exercício efetivo da cidadania participativa. Os cidadãos, agora, mais que nunca, fazem parte da vontade do Estado, participando da elaboração das normas jurídicas e da execução das decisões políticas. Neste contexto, os fundamentos da democracia: a liberdade vincula-se ao conteúdo da ordem jurídico-positiva, e o direito só será justo se nela for fundado. A contribuição de Kant para o desenvolvimento deste modelo participativo é fundamental, na medida em que consolidou o homem como fim em si mesmo e fim do próprio Estado. Enfim, acentuando e definindo a liberdade como valor máximo da vida moderna, Kant apontou o direito como construtor de uma ordem justa, em que a lei teria por fim estabelecer os limites entre os indivíduos, assim como os do Estado para com os indivíduos livres. Que o direito constitui, pensado dessa maneira, um progresso, não resta a menor dúvida; todavia, tornou-se limitado quando se descobriu que nem todos os homens são livres por uma dada ordem natural, mas sim em razão de suas condições materiais de existência, o que se deixará para uma outra oportunidade, pois não cabe aqui a discussão deste problema. 42 GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado democrático de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, p. 83.

17 A Liberdade em Kant: um fundamento da cidadania REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no pensamento de Emanuel Kant. Brasília: Edunb, Era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, GALEFFI, Ricardo. A filosofia de Immanuel Kant. Brasília-DF: UnB, GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferença: Estado democrático de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento da validade do Direito: Kant e Kelsen. Belo Horizonte: Mandamentos, KANT, Immanuel. A crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, TERRA, Ricardo. A política tensa: idéia e realidade na Filosofia da História de Kant. São Paulo: Iluminuras, 1995.

A Liberdade e a Igualdade em Kant: fundamentos da cidadania. Sob a égide do Estado Democrático de Direito, instituído pela

A Liberdade e a Igualdade em Kant: fundamentos da cidadania. Sob a égide do Estado Democrático de Direito, instituído pela A Liberdade e a Igualdade em Kant: fundamentos da cidadania Simone Carneiro Carvalho I- Introdução Sob a égide do Estado Democrático de Direito, instituído pela Constituição da República de 1988, batizada

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade O PRINCÍPIO MORAL NA ÉTICA KANTIANA: UMA INTRODUÇÃO Jaqueline Peglow Flavia Carvalho Chagas Universidade Federal de Pelotas 1 Introdução O presente trabalho tem como propósito analisar a proposta de Immanuel

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

PARALELO ENTRE MORALIDADE E LEGALIDADE SEGUNDO O PENSAMENTO DE KANT

PARALELO ENTRE MORALIDADE E LEGALIDADE SEGUNDO O PENSAMENTO DE KANT PARALELO ENTRE MORALIDADE E LEGALIDADE SEGUNDO O PENSAMENTO DE KANT Celso Vanderlei Navarro Balbo Acadêmico do 4 ano da Faculdade de Direito de Bauru - ITE MORALIDADE E LEGALIDADE Este assunto trata do

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Autonomia da vontade é aquela sua propriedade graças à qual ela é para si mesma a sua lei (independentemente da natureza dos objetos do querer). O princípio

Leia mais

DIREITOS HUMANOS: LIBERDADE E IGUALDADE NUMA VISÃO KANTIANA HUMAN RIGHTS: FREEDOM AND EQUALITY IN A VISION KANTIANA

DIREITOS HUMANOS: LIBERDADE E IGUALDADE NUMA VISÃO KANTIANA HUMAN RIGHTS: FREEDOM AND EQUALITY IN A VISION KANTIANA DIREITOS HUMANOS: LIBERDADE E IGUALDADE NUMA VISÃO KANTIANA HUMAN RIGHTS: FREEDOM AND EQUALITY IN A VISION KANTIANA RESUMO Paulo Francisco de Oliveira Resumo. O objetivo do presente trabalho é apresentar

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza?

Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? Segundo Rousseau, o que impediu a permanência do homem no Estado de natureza? O princípio básico da soberania popular, segundo Rousseau, é: a) o poder absoluto b) o poder do suserano c) a vontade de todos

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) CONTEXTO HISTÓRICO Segunda metade do século XVIII época de transformações econômicas, sociais, políticas e cultural-ideológicas. A Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo. A Revolução Científica,

Leia mais

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 1 LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 Diego Carlos Zanella 2 Liliana Souza de Oliveira 3 Resumo: O texto tem a pretensão de discorrer sobre um dos principais problemas da ética kantiana, a saber, como é possível

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO, FELICIDADE E ESPÍRITO LIVRE CURSO DE EXTENSÃO 24/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 PSICOLOGIA: O ESPÍRITO 440 ( ) O Espírito começa, pois, só a partir do seu

Leia mais

Homem esclarecido e o Estado Civil: uma relação evolutiva-reformista

Homem esclarecido e o Estado Civil: uma relação evolutiva-reformista III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Homem esclarecido e o Estado Civil: uma relação evolutiva-reformista Keberson Bresolin, Prof. Dr. Draiton Gonzaga de Souza (orientador) Programa de Pós-graduação

Leia mais

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÃO 1 Considere a seguinte afirmação de Aristóteles: Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação justa é intermediária

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

Filosofia do Direito

Filosofia do Direito 1 Filosofia do Direito Grupo de estudo Revisão José Roberto Monteiro 21 de novembro de 2012 2 Matéria para a prova de 22/11/12 A Justiça em Aristóteles. Hugo Grócio. Immanuel Kant. Hans Kelsen 3 A Justiça

Leia mais

Hans Kelsen. Prof. Nogueira. O que é Justiça?

Hans Kelsen. Prof. Nogueira. O que é Justiça? Hans Kelsen Prof. Nogueira O que é Justiça? Biografia Básica 1881 1973 Austríaco Judeu Biografia Básica 1 ed. Teoria Pura do Direito 1934 O que é Justiça? 1957 2 ed. Teoria Pura do Direito 1960 Histórico

Leia mais

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS (Do Dever - Formais):

ÉTICAS DEONTOLÓGICAS (Do Dever - Formais): Para que possamos fazer uma fundamentação da Moral, é necessário fazermos (previamente) uma distinção entre éticas Deontológicas (Dever) e éticas Teleológicas (Fins): ÉTICAS TELEOLÓGICAS (Materiais / Consequencialistas)

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 25/Outubro/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 25/Outubro/2017 FEA USP Ética Aula 25/10/2017 Deontologia Referências Sobre Deontologia CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010. Unidade 8 Cap. 6.

Leia mais

Kant e a dupla legislação da liberdade a partir da Metafísica dos costumes

Kant e a dupla legislação da liberdade a partir da Metafísica dos costumes Kant e a dupla legislação da liberdade a partir da Metafísica dos costumes Clara Maria Cavalcante Brum de Oliveira Resumo: A proposta deste trabalho vem a ser investigar as considerações de Immanuel Kant

Leia mais

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT

OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA 12º ANO PLANIFICAÇÃO OBRA DA ÉPOCA MODERNA: FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES, DE KANT ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO 1 Ano lectivo de 2004 / 2005 FILOSOFIA

Leia mais

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg

Filosofia Iluminista. Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p Unidade 08. Capítulo 05: pg Filosofia Iluminista Profª Karina Oliveira Bezerra Unidade 01. Capítulo 04: p.57-58 Unidade 08. Capítulo 05: pg. 442-446 Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Leia o texto a seguir. Kant, mesmo que restrito à cidade de Königsberg, acompanhou os desdobramentos das Revoluções Americana e Francesa e foi levado a

Leia mais

Considerações acerca da moral kantiana e suas implicações no direito

Considerações acerca da moral kantiana e suas implicações no direito P á g i n a 29 Considerações acerca da moral kantiana e suas implicações no direito Considerações acerca da moral kantiana e suas implicações no direito Sumário: 1 Introdução; 2 A ética de Kant; 3 Ética,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

Ética deontológica (do dever) de I. Kant. Influências

Ética deontológica (do dever) de I. Kant. Influências Ética deontológica (do dever) de I. Kant Influências Ética Kantiana Influências Iluminismo* Séc. XVII/XVIII ( 1650-1790) Revolução francesa Séc. XVIII (1789) Pietismo** Séc. XVII Física Newtoniana Sec.

Leia mais

Dircurso Prático e Discurso Jurídico

Dircurso Prático e Discurso Jurídico Dircurso Prático e Discurso Jurídico FMP FUNDAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO FACULDADE DE DIREITO DISCURSO PRÁTICO E DISCURSO JURÍDICO INTRODUÇÃO A NECESSIDADE DO DIREITO, diante das limitações

Leia mais

DA LIBERDADE TRANSCENDENTAL AO MEU E TEU EXTERNO: A TRAJETÓRIA KANTIANA ATÉ A DETERMINAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO DIREITO

DA LIBERDADE TRANSCENDENTAL AO MEU E TEU EXTERNO: A TRAJETÓRIA KANTIANA ATÉ A DETERMINAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO DIREITO DA LIBERDADE TRANSCENDENTAL AO MEU E TEU EXTERNO: A TRAJETÓRIA KANTIANA ATÉ A DETERMINAÇÃO DA ESPECIFICIDADE DO DIREITO Francisco Leidens * RESUMO: O presente artigo visa contemplar a espécie ética e jurídica,

Leia mais

Ficha de filosofia. A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas. Fundamento e critérios da moralidade

Ficha de filosofia. A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas. Fundamento e critérios da moralidade Ficha de filosofia A necessidade de fundamentação da moral Análise comparativa de duas perspectivas filosóficas Fundamento e critérios da moralidade Ética deontológica Ética consequencialista Respeito

Leia mais

Ricardo Terra. Kant & o direito. Rio de Janeiro

Ricardo Terra. Kant & o direito. Rio de Janeiro Ricardo Terra Kant & o direito Rio de Janeiro Copyright 2004, Ricardo Terra Copyright desta edição 2004: Jorge Zahar Editor Ltda. rua México 31 sobreloja 20031-144 Rio de Janeiro, RJ tel.: (21) 2108-0808

Leia mais

Marcelo Gonçalves 2. Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo 2

Marcelo Gonçalves 2. Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo 2 A SUPERAÇÃO DA MORAL KANTIANA PELA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS 1 THE OVERCOMING OF KANTIAN MORALITY BY THE HABERMAS COMMUNICATIVE ACTION THEORY Marcelo Gonçalves 2 1 Programa de Pós-Graduação

Leia mais

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações

A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações A ilusão transcendental da Crítica da razão pura e os princípios P1 e P2: uma contraposição de interpretações Marcio Tadeu Girotti * RESUMO Nosso objetivo consiste em apresentar a interpretação de Michelle

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES SARTRE (UFU) Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando

Leia mais

Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES

Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES Imperativo categórico no contexto ENEM. 3º Ano do Ensino Médio INTENSIVO ENEM PROFESSOR UILSON FERNANDES Kant: O formalismo moral e a deontologia. Immanuel Kant (1724-1804), além da Crítica da razão pura,

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

Prof. Talles D. Filosofia do Direito A Teoria da Norma Jurídica

Prof. Talles D. Filosofia do Direito A Teoria da Norma Jurídica Prof. Talles D. Filosofia do Direito A Teoria da Norma Jurídica Os pontos elencados são tópicos da obra de Norberto Bobbio, sempre presente nas provas dos concursos públicos, o que provavelmente se repetirá

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se RUBENS aos pensamentos RAMIRO JR (TODOS emitidos DIREITOS pelos próprios RESERVADOS) autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos.

Leia mais

Crítica do conhecimento teórico e fundamentação moral em Kant

Crítica do conhecimento teórico e fundamentação moral em Kant 72 Crítica do conhecimento teórico e fundamentação moral em Kant João Emiliano Fortaleza de Aquino I Filosofia crítica e metafísica Ao Fábio, com amor. A metafísica, tal como Kant a entende, 1 não teria

Leia mais

DIREITO E LIBERDADE NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT LAW AND FREEDOM IN THE PHILOSOPHY OF IMMANUEL KANT

DIREITO E LIBERDADE NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT LAW AND FREEDOM IN THE PHILOSOPHY OF IMMANUEL KANT DIREITO E LIBERDADE NA FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT LAW AND FREEDOM IN THE PHILOSOPHY OF IMMANUEL KANT Leonardo Oliveira Freire RESUMO: O propósito básico desta exposição é tratar do conceito de liberdade

Leia mais

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS

FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS FILOSOFIA - ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÃO - 36 Esperava-se que o estudante estabelecesse a distinção entre verdade e validade e descrevesse suas respectivas aplicações. Item

Leia mais

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho.

Ética. Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. 1 Ética Material de apoio do Professor Rodrigo Duguay, a partir de Anotações do Professor Felipe Pinho. O que é a Ética? Como ramo da filosfia a ética tenta responder à pergunta: - Como viver? A partir

Leia mais

Kant: Ética e Estética

Kant: Ética e Estética Kant: Ética e Estética 1. (UEM 2012) O filósofo Immanuel Kant (1724-1804) estabelece uma íntima relação entre a liberdade humana e sua capacidade de pensar autonomamente, ao afirmar: Esclarecimento é a

Leia mais

O conflito entre liberdades e a fundação de um corpo jurídico comum no pensamento político de Kant

O conflito entre liberdades e a fundação de um corpo jurídico comum no pensamento político de Kant O conflito entre liberdades e a fundação de um corpo jurídico comum no pensamento político de Kant The conflict between liberties and the establishment of a common body of law in Kant's political thought

Leia mais

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor

Conceito de Moral. O conceito de moral está intimamente relacionado com a noção de valor Ética e Moral Conceito de Moral Normas Morais e normas jurídicas Conceito de Ética Macroética e Ética aplicada Vídeo: Direitos e responsabilidades Teoria Exercícios Conceito de Moral A palavra Moral deriva

Leia mais

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também

Leia mais

Roteiro 16. Livre-arbítrio. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas

Roteiro 16. Livre-arbítrio. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Roteiro 16 Livre-arbítrio FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa Filosofia e Ciência Espíritas Correlacionar o conceito de livre-arbítrio ao de ética, moral, vontade,

Leia mais

RESENHA. ALESSANDRO PINZANI (UFSC / Brasil)

RESENHA. ALESSANDRO PINZANI (UFSC / Brasil) TONETTO, Milene C. Direitos Humanos em Kant e Habermas. Florianópolis: Insular, 2010. RESENHA ALESSANDRO PINZANI (UFSC / Brasil) O livro de Milene Tonetto é mais ambicioso do que o título poderia deixar

Leia mais

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles)

Ética, direito e política. O homem é um animal político (Aristóteles) Ética, direito e política O homem é um animal político (Aristóteles) Homem Ser social - necessita do outro para se construir como pessoa Viver com os outros é: Uma necessidade Uma realidade Um desafio:

Leia mais

A Modernidade e o Direito

A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito 1. A proposta ética de Habermas não comporta conteúdos. Ela é formal. Ela apresenta um procedimento, fundamentado na racionalidade comunicativa, de resolução

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

PESQUISA EM FOCO: Educação e Filosofia V. 8, ANO 8, ABRIL 2015 ISSN: O CONCEITO DE LIBERDADE EM KANT THE CONCEPT OF FREEDOM IN KANT

PESQUISA EM FOCO: Educação e Filosofia V. 8, ANO 8, ABRIL 2015 ISSN: O CONCEITO DE LIBERDADE EM KANT THE CONCEPT OF FREEDOM IN KANT O CONCEITO DE LIBERDADE EM KANT THE CONCEPT OF FREEDOM IN KANT 1 Leandro Rodrigues de Oliveira Resumo : Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de liberdade em Kant como uma proposta diferente

Leia mais

O conceito de liberdade em Kant *

O conceito de liberdade em Kant * O conceito de liberdade em Kant * Leandro Rodrigues de Oliveira ** Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar o conceito de liberdade em Kant como uma proposta diferente do que se associou o termo

Leia mais

Prova de Filosofia - Contratualismo de J. J. Rousseau

Prova de Filosofia - Contratualismo de J. J. Rousseau PROFESSOR: RICARDO EVANGELISTA BRANDÃO DISCIPLINA FILOSOFIA II ESTUDANTE: EMANUEL ISAQUE CORDEIRO DA SILVA ASSUNTO: FILOSOFIA POLÍTICA/CONTRATUALISMO DE ROUSSEAU 1 ) Na primeira parte do Discurso Sobre

Leia mais

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor).

1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). Exercícios sobre Hegel e a dialética EXERCÍCIOS 1. A dialética de Hegel a) envolve duas etapas, formadas por opostos encontrados na natureza (dia-noite, claro-escuro, friocalor). b) é incapaz de explicar

Leia mais

4 - Considerações finais

4 - Considerações finais 4 - Considerações finais Eduardo Ramos Coimbra de Souza SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUZA, ERC. Considerações finais. In: Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria

Leia mais

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas

Cotações. Prova Escrita de Filosofia. 10.º Ano de Escolaridade Março de Duração da prova: 90 minutos. 3 Páginas Prova Escrita de Filosofia Versão A 10.º Ano de Escolaridade Março de 2016 Duração da prova: 90 minutos 3 Páginas Leia atentamente o enunciado Para cada resposta, identifique o grupo e o item. Apresente

Leia mais

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I

CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I CENÁRIO FILOSÓFICO DA GRÉCIA CLÁSSICA I A ideia de que a finalidade da política não é o exercício do poder, mas a realização da justiça para o bem comum da cidade; A ideia de que o homem livre (e somente

Leia mais

Ética e gestão organizacional Aula 04. Virgílio Oliveira UFJF FACC

Ética e gestão organizacional Aula 04. Virgílio Oliveira UFJF FACC Aula 04 Virgílio Oliveira UFJF FACC 1 As fontes dos preceitos morais no presente A compreensão de nossos próprios preceitos morais requer: uma espécie de arqueologia das instituições sociais contemporâneas

Leia mais

Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento

Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento Ética Prof. Luiz A. Nascimento Doutrina Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, filosófico, científico, etc. A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA I 1º Semestre de 2015 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0115 Sem pré-requisito Prof. Dr. Mauríco Cardoso Keinert Carga horária: 120h Créditos: 06 Número

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Filosofia da Comunicação:

Filosofia da Comunicação: MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da Comunicação: Para uma crítica da Modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p. Paulo Roberto Andrade de Almeida

Leia mais

Kant e os Fundamentos do Direito Moderno

Kant e os Fundamentos do Direito Moderno Kant e os Fundamentos do Direito Moderno Professoras Doutoras Regina Coeli Barbosa Pereira e Rosilene de Oliveira Pereira - Universidade Federal de Juiz de Fora Immanuel Kant (1724 1804) foi um grande

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

Dignidade Humana e Justiça Social

Dignidade Humana e Justiça Social Dignidade Humana e Justiça Social Francisco José Vilas Bôas Neto Francisco José Vilas Bôas Neto Dignidade Humana e Justiça Social Belo Horizonte 2013 Lista de Siglas 1) CKTM Construtivismo Kantiano na

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

Roteiro para a leitura do texto

Roteiro para a leitura do texto WEBER, Max - A "objetividade" do conhecimento nas Ciências Sociais In: Max Weber: A objetividade do conhecimento nas ciências sociais São Paulo: Ática, 2006 (: 13-107) Roteiro para a leitura do texto Data

Leia mais

Filosofia e Política

Filosofia e Política Filosofia e Política Aristóteles e Platão Aristóteles Política deve evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes. Não há cidadania quando o povo não pode acessar as instituições

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA DIREITOS HUMANOS Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA Metodologia - Abordagem objetiva e focada. - Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. - Teoria

Leia mais

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma.

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO 1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. II O valor jurídico

Leia mais

KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA. Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense

KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA. Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense KANT: A DISTINÇÃO ENTRE METAFÍSICA E CIÊNCIA Marcos Vinicio Guimarães Giusti Instituto Federal Fluminense marcos_giusti@uol.com.br Resumo: A crítica kantiana à metafísica, diferentemente do que exprimem

Leia mais

Prova de Filosofia - Maquiavel e Thomas Hobbes

Prova de Filosofia - Maquiavel e Thomas Hobbes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - CAMPUS BELO JARDIM Avaliação da Terceira Unidade 2 ano B, Disciplina: Filosofia II Prova Sobre os Pensamentos de Maquiavel e Hobbes Professor:

Leia mais

RACIONALISMO 1- [...] E, tendo percebido que nada há no "penso, logo existo" que me assegure que digo a verdade, exceto que vejo muito claramente que,

RACIONALISMO 1- [...] E, tendo percebido que nada há no penso, logo existo que me assegure que digo a verdade, exceto que vejo muito claramente que, RACIONALISMO 1- [...] E, tendo percebido que nada há no "penso, logo existo" que me assegure que digo a verdade, exceto que vejo muito claramente que, para pensar, é preciso existir, pensei poder tomar

Leia mais

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2

Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2 Universidade de Brasília UnB - Faculdade de Direito Disciplina: Teoria Geral do Direito Privado Professora: Ana Frazão ROTEIRO 2 A RELAÇÃO JURÍDICA NA VISÃO DA TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO 1. O conceito

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO

1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO 1ª Fase PROVA OBJETIVA FILOSOFIA DO DIREITO P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Admitindo que a história da filosofia é uma sucessão de paradigmas, a ordem cronológica correta da sucessão dos paradigmas na história

Leia mais

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S

EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S Ética e Moral EFA NS C P 5 _ D E O N T O L O G I A E P R I N C Í P I O S É T I C O S 2009/2010 Valores No mundo contemporâneo o Homem já não segue valores modelos mas cria os seus próprios valores em função

Leia mais

Teoria do Conhecimento:

Teoria do Conhecimento: Teoria do Conhecimento: Investigando o Saber O que sou eu? Uma substância que pensa. O que é uma substância que pensa? É uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que não quer,

Leia mais

Ministério da Fazenda

Ministério da Fazenda Ministério da Fazenda Professor Valter Otaviano CARGO: ATA BANCA: ESAF QUESTÕES: CINCO Edital Concurso MF/ESAF 2014 Comentar sobre o edital Como iremos estudar? 20 aulas Conceitos básicos Exercícios provas

Leia mais

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes

Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes Guarda Municipal de Fortaleza Direito Constitucional Princípios Fundamentais Cristiano Lopes 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Prof. Cristiano Lopes CONCEITO

Leia mais

Jean-Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau 1712-1778 Da servidão à liberdade Temas centrais da filosofia política rousseauniana O contrato social. O surgimento da propriedade privada. A passagem do estado de natureza para

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

Por uma definição de estado sob a ótica de norberto bobbio

Por uma definição de estado sob a ótica de norberto bobbio ISSN 1127-8579 Pubblicato dal 07/03/2013 All'indirizzo http://xn--leggedistabilit2013-kub.diritto.it/docs/34733-por-uma-defini-o-deestado-sob-a-tica-de-norberto-bobbio Autore: Rodrigo Janoni Carvalho Por

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 1.2 Direito Positivo: Direito Positivo: Direito Posto, que vigora em um determinado espaço territorial,

Leia mais

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL

ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL ÉTICA e CONDUTA PROFISSIONAL Introdução à Engenharia Civil Profª Mayara Custódio SOMOS SERES PASSIONAIS As paixões desequilibram nosso caráter... Paixões = emoções (ambição, vaidade, ódio...) Ética é a

Leia mais

Filosofia Geral e Jurídica Prof. Matheus Passos Silva

Filosofia Geral e Jurídica Prof. Matheus Passos Silva Immanuel Kant Filosofia Geral e Jurídica Prof. Matheus Passos Silva ANDRADE, Regis de Castro. Kant: a liberdade, o indivíduo e a república. In: WEFFORT, Francisco C. (org.). Os clássicos da política. Volume

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Hannah Arendt DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA Hannah Arendt DIREITO NATURAL Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros

Leia mais

Guyer and Fredrick Rauscher. Cambridge: Cambrigde University Press, AA Pr 136, 19:184.

Guyer and Fredrick Rauscher. Cambridge: Cambrigde University Press, AA Pr 136, 19:184. 5 Conclusão A obra Sobre a pedagogia reúne notas tomadas por um aluno de Kant. Sendo assim, é bem evidente o fato de o texto não ser muito comentado e desenvolvido, cabendo ao leitor, a todo instante,

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA LINHA DE PESQUISA: Autonomia Privada, Regulação e Estratégia Esfera Pública Legitimidade

Leia mais

A ética e a política em Kant e Rawls

A ética e a política em Kant e Rawls Ana Luísa CAMPOS CASSEB y José Claudio MONTEIRO DE BRITO FILHO A ética e a política em Kant e Rawls Rediscutindo a tolerancia a partir do respeito Ana Luísa CAMPOS CASSEB y José Claudio MONTEIRO DE BRITO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO MARATONA DO PONTO CESPE Prof. Luiz Antonio Lima MARATONA DO PONTO CESPE Foco na Banca CESPE Jurisprudência atualizada Aulas ao vivo (1h40 min de aula + 20 min de Chat) Elaboração

Leia mais

9 Considerações Finais

9 Considerações Finais 9 Considerações Finais Depois desta longa jornada, onde diversos aspectos concernentes à definição da norma jurídica na Teoria Pura do Direito foram devidamente analisados, é possível apresentar algumas

Leia mais

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis".

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis. Immanuel Kant Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis". Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade,

Leia mais