Literatura! Profª: Neusa Klein.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Literatura! Profª: Neusa Klein."

Transcrição

1 Literatura! Profª: Neusa Klein.

2 Conceitos de Literatura: Literatura é a linguagem carregada de significados (Ezra Pound) A distinção entre literatura e demais artes vai operar-se nos seus elementos intrínsecos, a matéria e a forma do verbo. (Alceu Amoroso Lima) Literatura é ficção; é a recriação de uma realidade, através de palavras. (Faraco e Moura)

3 Gêneros Literários Gênero Lírico Gênero Dramático Gênero Narrativo Cada texto literário apresenta uma configuração, uma estrutura diferente. Cada um deles faz parte de um Gênero Literário. A definição do gênero a que pertence uma obra leva em conta sua estrutura e seu conteúdo.

4 Gênero Lírico: Mundo subjetivo, predominantemente. Não há narrador. A voz que fala no poema é chamada de eu-lírico ou eu-poético. Normalmente não existem personagens, quando existem são apenas pretexto. Tempo: estático. Enredo: não existe, quando existe é apenas pretexto. Descrição: quando ocorre é mero pretexto para a confissão emocional do Linguagem verbal. eu-lírico.

5 Exemplo: Soneto de Fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encanto mais meu pensamento Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde meu procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de que ama. Eu possa me dizer do amor (que tive) Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinícius de Moraes)

6 Gênero Dramático: Mundo objetivo, predominantemente. Não há narrador. No palco, os atores encarnam diretamente os personagens. No texto, a rubrica substitui a fala do narrador. Os personagens são fundamentais. No palco, atuam diretamente, encarnadas em atores. No texto, dialogam. Tempo: dinâmico. Enredo: fundamental. Descrição: é substituída pela rubrica (no texto), ou por roupa, cenário, iluminação (no palco). Linguagem verbal (no texto); Linguagem verbal e não-verbal (no palco).

7 Gênero Narrativo: Mundo objetivo, predominantemente. Narrador em 1ª ou em 3ª pessoa. Os personagens são fundamentais. Suas ações são contadas por um narrador. Tempo: dinâmico. Enredo: fundamental. Descrição: geralmente existe. É um recurso para caracterizar personagens e espaço. Linguagem verbal. Estrutura da narrativa: - Enredo; - Tempo; - Personagens; -Espaço; -Foco narrativo.

8 Versificação: Elementos: Métrica Fazer a escansão de um verso é contar o número de suas sílabas métricas, considerando que: # só se conta até a última sílaba tônica do verso; # quando acontece o encontro de uma vogal final átona mais uma vogal inicial, ocorre a elisão ou hiato.

9 Exemplo: Lou\co, a\fli\to a \sa\ci\ar-\me

10 Classificação dos versos quanto ao número de sílabas métricas: - Monossilabos (1) -Dissílabos (2) -Tri...(3) -Tetra...(4) -Penta...(5) -Hexa...(6) -Hepta...(7) -Octa...(8) -Enea...(9) -Decassílabos (10) -Endecassílabos (11) -Alexandrinos(12) - Versos bárbaros ( + de 12) -Versos brancos (nenhum esquema métrico)

11 Ritmo: Sucessão alternada de sons tônicos e átonos, repetidos com intervalos regulares.

12 Rima: Quanto ao som: Consoantes semelhança total de sons a partir da vogal tônica das palavras que rimam. Assoantes semelhança na vogal tônica.

13 Quanto à distribuição na estrofe: 1)Emparelhadas (AABB) Ex: Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar: A Tudo renascerá cantando ao teu olhar. A Tudo, mares e céus, árvores e montanhasb Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas. B

14 2) Cruzadas (ABAB) Ex: E sons soturnos, suspirados mágoas, A Mágoas amargas e melancolias B No sussurro monótono das águas, A Noturnamente, entre ramagens firas. B (Cruz e Souza)

15 3)Intercaladas (ABBA) Ex: Continuamente vemos novidades, A diferentes em tudo da esperança; B do mal ficam as mágoas na lembrança B e do bem (se algum houve), as saudades. A

16 4) Encadeadas: a última palavra do verso rima com uma palavra do meio do verso seguinte. Ex: Ouve ò Glaura, o som da lira Que suspira lagrimosa. Amorosa, em noite escura, Sem ventura, nem prazer.

17 5)Misturadas: não obedecem a um esquema regular. Ex: Aqui na floresta A Dos ventos batida, B Façanhas de bravos C Que geram escravos... C

18 Quanto ao valor: Rica quando as palavras que rimam pertencem a classes gramaticais diferentes. Pobre rimam palavras da mesma classe gramatical. Rimas raras rimam palavras pouco comum à poesia.

19 Quanto à tonicidade: Agudas rimas entre oxítonos e monossílabos tônicos. Graves rimas entre paroxítonos. Esdrúxulas rimas entre paroxítonos

20 Atenção! Versos brancos: versos sem rima. Ex: Mas é preciso ter força É preciso ter raça É preciso ter gana sempre. (Milton Nascimento)

21 ESTROFE É o agrupamento das linhas poéticas em blocos. Conforme o número de versos, a estrofe recebe um nome específico. NÚMERO DE VERSOS NOME 1 verso MONÓSTICO 2 versos DÍSTICO 3 versos TERCETO 4 versos QUARTETO OU QUADRA 5 versos QUINTETO OU QUINTILHA 6 versos SEXTETO OU SEXTILHA 7 versos SÉPTIMA OU SEPTILHA 8 versos OITAVA 9 versos NOVENA OU NONA 10 versos Décima

22 DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

23 DENOTAÇÃO - Palavra com significação restrita - Palavra com sentido dicionarizado -Palavra utilizada de modo automatizado - Linguagem comum

24 CONOTAÇÃO - Palavra com significação ampla - Palavra cujos sentidos extrapolam o sentido comum - Palavra usada de modo criativo - Linguagem rica e expressiva

25 Senhores passageiros, por favor, apertem os cintos!

26 Figuras de Linguagem 1. ANÁFORA: Consiste na repetição de uma mesma palavra no início de versos ou frases: Exemplo: Você, que tanto tempo faz, você que eu não conheço mais, você, que um dia eu amei, demais ALITERAÇÃO: Consiste na repetição de mesmos sons de natureza consonantal. Exemplo: Ela para e fica ali parada, olhando para nada, Paraná. Fica parecida, paraguaia, pára-raios num dia de sol, para mim... (Parabólica, Engenheiros do Haway)

27 3. ONOMATOPÉIA: Consiste na utilização de vocábulos com o objetivo de imitar determinado som ou ruído. Exemplo:

28 4. PLEONASMO: Consiste na repetição com a finalidade de enfatizar a mensagem. Trata-se de uma redundância com finalidade expressiva. Exemplo: A mim, ensinou-me tudo. (Fernando Pessoa) 5. HIPÉRBOLE: Consiste no exagero intencional de uma idéia. Exemplo: Jogado aos seus pés, com mil rosas roubadas... (Exagerado, Cazuza)

29 6. EUFEMISMO: Consiste na suavização de idéias chocantes ou agressivas. Exemplo: Descansem o meu leito solitário Na floresta dos homens esquecida... (Álvares de Azevedo) 7. IRONIA: Consiste na enunciação de algo que é o contrário daquilo que se está afirmando. 8. ANTÍTESE: consiste no emprego de palavras ou expressões de sentidos opostos. Exemplo: Os jardins têm vida e morte. (Cecília Meireles)

30 9. PERSONIFICAÇÃO ou PROSOPOPÉIA: Consiste em atribuir a seres inanimados ou irracionais características de seres animados, racionais. Exemplo: Algumas das mais conhecidas personagens de história em quadrinhos são exemplos de PERSONIFICAÇÃO. Exemplo: Mickey-Mouse; Pato Donald, Zé Carioca, etc.

31 10. PARADOXO: Consiste em empregar expressões opostas, aparentemente incompatíveis, numa só unidade: Exemplo: Sois anjo que tenta e não me guarda. 11. CATACRASE: Consiste em empregar um termo figurado por não existir um termo adequado. Exemplo: Adicione ao molho um dente de alho.

32 12. COMPARAÇÃO: Consiste em atribuir a um ser características de um outro ser, para indicar determinada semelhança. Entre esses elementos há sempre, uma partícula comparativa: como; tal como; tal qual, assim como... Exemplo:... Eu te amo calado Como quem ouve uma sinfonia De silêncio e de luz... (Lulu Santos) 13. METÁFORA: Consiste numa comparação subentendida cujo conetivo e ou primeiro termo da comparação desaparecem. Exemplo: O amor é fogo que arde sem se ver é ferida que dói e não se sente...

33 14.Metonímia: Consiste na substituição de um termo por outro com o qual existe uma relação de significado. EX: O bonde passa cheio de pernas. (pessoas) 15.Gradação: Consiste em organizar uma seqüência de idéias em sentido crescente ou decrescente. EX: O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário. (Olavo Bilac)

34 16.Sinestesia: Consiste na mistura de sensações que produzem forte sugestão. Exemplo: Meu Deus! Como é sublime um canto ardente! (audição+tato) 17.Perífrase: É o emprego de uma expressão que identifica coisa ou pessoa, salientando suas qualidades ou um fato notável pelo qual são conhecidas. Exemplo: O país do futebol acredita em seus filhos. (Brasil)

35 18.Aliteração: Reiteração de fonemas consonantais. Exemplo: (...) que a brisa do Brasil beija e balança. 19.Assonância reiteração de fonemas vocálicos. Exemplo: a onda ainda ainda onda ainda anda.

36 20. Apóstrofe (invocação): Interpretação feita a um ouvinte ou ao leitor da mensagem. Exemplo: Amado, vem me ajudar neste meu salto mortal.

Para que serve a? TERCEIRÃO. Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3

Para que serve a? TERCEIRÃO. Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3 Para que serve a? TERCEIRÃO Profª. Jaqueline Alice Cappellari Aulas 1, 2 e 3 A Literatura é a transposição do real para o ilusório por meio de uma estilização formal da linguagem. (Antônio Candido) A Literatura,

Leia mais

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos.

Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. RIMA Rima é a coincidência de sons no final ou mesmo no interior de versos. De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante

Leia mais

Elementos Estruturais da Poesia

Elementos Estruturais da Poesia Elementos Estruturais da Poesia ÍNDICE Estrofe Classificação da estrofe Ritmo Metrificação Classificação do verso Rima Classificação de rima Estrofe Parte de um poema consistindo de uma série de linhas

Leia mais

Figuras de Linguagem

Figuras de Linguagem Figuras de Linguagem FIGURAS DE LINGUAGEM são recursos que tornam mais expressivas as mensagens. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras. FIGURAS

Leia mais

O texto poético Noções de versificação

O texto poético Noções de versificação O texto poético Noções de versificação Género lírico métrica, rima, composição Introdução A poesia é uma arte muito antiga e sabe-se que todas as literaturas começaram com textos em versos. Quando ouvimos

Leia mais

C4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

C4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. Literatura Bom dia! ENEM C5 Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ELIZAMAR DE SOUZA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador integra a obra de Marília de Dirceu,

Leia mais

VERSIFICAÇÃO. Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz

VERSIFICAÇÃO. Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz VERSIFICAÇÃO Colégio Cândido Portinari Professoras Anna Frascolla Adriana Luz Para quê?! Tudo é vaidade neste mundo vão... Tudo é tristeza, tudo é pó, é nada! E mal desponta em nós a madrugada, Vem logo

Leia mais

Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto

Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Verso = cada linha da poesia Estrofes = cada conjunto de verso. Rima = coincidência de sons, geralmente no final dos versos. De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que

Leia mais

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves

Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Instituto Venturo Prof. Me. William Alves Polissemia O vocábulo amplia seu campo de significação, revelando um procedimento essencial para que se mantenha a vitalidade do idioma uma renovação chamada polissemia.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: CONSIDERAÇÕES INICIAIS: Está apresentação não tem a intenção de mostrar-se como uma teoria válida para qualquer contesto da Língua Portuguesa. Ela se destina apenas a atender uma solicitação de colegas

Leia mais

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA JUlHO/2017 CONCEITO Figuras de linguagem são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de

Leia mais

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora...

Figuras de Linguagem. Anáfora Repetição constante de palavras no início de vários versos, como a expressão: E agora... Anáfora Metáfora Antítese Hipérbole Aliteração Assonância Quiasmo Polissíndeto Eufemismo Prosopopéia Comparação Metonímia Ironia Elipse Assíndeto Onomatopeia Paradoxo Figuras de Linguagem Anáfora Repetição

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

As figuras de linguagem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra

As figuras de linguagem. Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra As figuras de linguagem Literatura Brasileira 3ª série EM Prof.: Flávia Guerra Pausa para a (principal) divisão Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

RENASCIMENTO David de Michelangelo (1504) CLASSICISMO INFLUÊNCIA TRADICIONAL VS INFLUÊNCIA CLÁSSICA OU RENASCENTISTA. A influência / corrente tradicional A influência / corrente clássica CORRENTE TRADICIONAL

Leia mais

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA Na Antiguidade Clássica os textos literários dividiam em em três gêneros: GÊNERO LÍRICO GÊNERO DRAMÁTICO

Leia mais

Figuras de Linguagem. Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite

Figuras de Linguagem. Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite Figuras de Linguagem Aula 03 de Língua Portuguesa Pré-Vestibular e Pré-ENEM Professora Carolina Ferreira Leite Figuras de Linguagem O ato de desviar-se da norma padrão no intuito de alcançar uma maior

Leia mais

Denotação e Conotação

Denotação e Conotação Denotação e Conotação Sentido Denotativo Sentido real Permite uma única interpretação Dicionário Sentido comum a todos Impessoal Objetivo Sentido Conotativo Sentido figurado Permite várias interpretações

Leia mais

Figuras de linguagem. Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos)

Figuras de linguagem. Figuras de palavras (figuras semânticas ou tropos) Figuras de linguagem Assuntos de PORTUGUÊS? Sim! Afinal, estou estudando para concurso e sempre é bom compartilhar o meu material de estudo, resumos e etc. Então, não estranhem a partir de agora, se no

Leia mais

Introdução à Literatura

Introdução à Literatura L.E. Semana 3 Sexta Feira Introdução à Literatura Gênero Lírico II - continuação - A rima segundo a tonicidade Agudas ou masculinas: quando a rima acontece entre palavras oxítonas ou monossilábicas. Exemplos:

Leia mais

AULA 2 TEORIA LTERÁRIA Profª: Nichele Antunes

AULA 2 TEORIA LTERÁRIA Profª: Nichele Antunes AULA 2 TEORIA LTERÁRIA Profª: Nichele Antunes GÊNERO LÍRICO: é a manifestação literária em que predominam os aspectos subjetivos do autor. É, em geral, a maneira de o autor falar consigo mesmo ou com um

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA

ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA ESTUDO DO POEMA ESTRUTURA O que é escansão? Escansão significa dividir o verso em sílabas métricas ou poéticas. VERSO Cada linha do poema Sete anos de pastor Jacó servia ESTROFE É o conjunto de vários

Leia mais

Figuras de linguagem. 9º ano Profª Caroline Ferrari

Figuras de linguagem. 9º ano Profª Caroline Ferrari Figuras de linguagem 9º ano Profª Caroline Ferrari Sentido denotativo x conotativo Sentido denotativo: - Uso de um termo em seu sentido real, primeiro; - Termo presente no dicionário; - Palavra com significação

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM. Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado

FIGURAS DE LINGUAGEM. Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado FIGURAS DE LINGUAGEM Relacionam-se ao trabalho com as palavras em sentido figurado Figuras fonéticas ONOMATOPEIA: é a imitação de ruídos através de sons da língua. Ex: Ela bateu à porta: toc, toc... ALITERAÇÃO:

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO

Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Agrupamento de Escolas D. Pedro IV, Vila do Conde PLANIFICAÇÃO RESUMIDA - PORTUGUÊS - 8º ANO ANO LETIVO: 2015/2016 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO Educação literária Texto literário e texto não literário.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SUSANA DINIZ DIAS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I CRISTAIS Mais claro e fino do que as finas pratas O som da

Leia mais

Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à

Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à Recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Figuras de palavras As figuras de palavras consistem

Leia mais

Profa. Carol Miguel 8º ano

Profa. Carol Miguel 8º ano figuras de linguagem Profa. Carol Miguel 8º ano FIGURAS DE LINGUAGEM As figuras de linguagem são recursos linguísticos a que os autores recorrem para tornar a linguagem mais rica e expressiva. Esses recursos

Leia mais

Introdução à Literatura

Introdução à Literatura L.E. Semana 3 Sexta Feira Introdução à Literatura Gênero Lírico Gênero Lírico Lírico vem do latim lyricu e quer dizer lira, um instrumento musical grego. Áudio: Musique de la Gréce Antique Épitaphe de

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira

MODERNISMO 2ª GERAÇÃO. Por Carlos Daniel S. Vieira MODERNISMO 2ª GERAÇÃO Por Carlos Daniel S. Vieira CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL Duas guerras mundiais Crack da bolsa (1929) Instabilidade social e política O homem busca esperanças......

Leia mais

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO

2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO Escolas João de Araújo Correia EB 2.3PESO DA RÉGUA Disciplina de Português 5º Ano Ano Letivo 2013/2014 CONTEÚDOS TEMÁTICOS CONTEÚDOS GRAMATICAIS CALENDARIZAÇÃO UNIDADE 0 UM, DOIS, TRÊS COMEÇAR! UNIDADE

Leia mais

Maurits Cornelis Escher (Holandês)

Maurits Cornelis Escher (Holandês) Poesia Maurits Cornelis Escher 1898 1972 (Holandês) O MUNDO É GRANDE Carlos Drummond de Andrade O mundo é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de

Leia mais

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária

1º PERÍODO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/ º ANO DE ESCOLARIDADE. DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária DISCIPLINA DE PORTUGUÊS [5.º] PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 5.º ANO DE ESCOLARIDADE 1º PERÍODO DOMÍNIO CONTEÚDO TEMPOS 1 Educação Literária *Textos da literatura para crianças e jovens, da tradição popular

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

Professor Murilo Góes Figuras de Linguagem Livro 2 / Frente A / Cap. 4 / Pág. 35

Professor Murilo Góes Figuras de Linguagem Livro 2 / Frente A / Cap. 4 / Pág. 35 Professor Murilo Góes muriloteajuda@gmail.com Figuras de Linguagem Livro 2 / Frente A / Cap. 4 / Pág. 35 Recursos linguísticos usados para criar sentidos novos e expressivos ao texto. Apresentações comuns

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA LÍNGUA PORTUGUESA CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Você deverá ter recebido o Caderno com a Proposta de Redação, a Folha de Redação,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 2º CICLO Gestão curricular 5ºano 1º PERÍODO UNIDADES /TEXTOS UNIDADE 0 Um, dois, três Começar! UNIDADE 1 Histórias deste mundo UNIDADE 2 Histórias do maravilhoso A Fada

Leia mais

Metáfora. Ó minha amada Que olhos os teus São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas. Que brilham longe Longe nos breus. Vinicius de Moraes

Metáfora. Ó minha amada Que olhos os teus São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas. Que brilham longe Longe nos breus. Vinicius de Moraes Metáfora Ó minha amada Que olhos os teus São cais noturnos cheios de adeus. São docas mansas Trilhando luzes Que brilham longe Longe nos breus. Vinicius de Moraes Comparação ou símile Amar é comomudar

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual º Ciclo- Português- Curso Vocacional Módulo 1 - Texto narrativo Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Planificação Anual 2015-2016 2º Ciclo- Português- Curso Vocacional Organização modular Módulos Conteúdos Carga horária Conto Popular

Leia mais

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado para dar maior valor expressivo à linguagem. Figuras sonoras Em contextos

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 9 º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 10 9 9 11 11 3.º período 9 10 9 9 10 (As aulas previstas

Leia mais

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Departamento de Línguas Planificação Anual de Língua Portuguesa 6º Ano de escolaridade 1º Período 1/13 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Cadaval Ano Lectivo

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

Planificação Anual Português 5.º ano

Planificação Anual Português 5.º ano AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 Planificação Anual Português 5.º ano Ano Letivo 2017/2018 Manual adotado: Livro Aberto 5.º ano, Porto Editora 1.º período: aulas previstas (+/-

Leia mais

MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO FUNÇÕES E FIGURAS DE LINGUAGEM 28/02/14 PROFA. LÚCIA DEBORAH

MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO FUNÇÕES E FIGURAS DE LINGUAGEM 28/02/14 PROFA. LÚCIA DEBORAH MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO FUNÇÕES E FIGURAS DE LINGUAGEM 28/02/14 PROFA. LÚCIA DEBORAH FUNÇÕES para que a linguagem está sendo utilizada, qual o objetivo do ato comunicativo específico

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

LITERATURA CONCEITOS GERAIS

LITERATURA CONCEITOS GERAIS LITERATURA CONCEITOS GERAIS Palavra minha Matéria, minha criatura, palavra (Chico Buarque) Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. (Carlos Drummond de Andrade) O quadrado

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA.

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE LITERATURA. Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: LÍNGUAS ÁREA DISCIPLINAR: 300 - PORTUGUÊS DISCIPLINA: Português CURSO PROFISSIONAL: Téc. de Gestão e Programação de Sist. Informáticos ANO: 2.º - ANO LETIVO:

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2016-2017 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 12 13 12 13 13 3.º período 7 7

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA SILVANA DA CRUZ CARNEIRO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador 1 integra a obra Marília de Dirceu,

Leia mais

Poesia é o mesmo que poema?

Poesia é o mesmo que poema? Literatura: poesia "Compreendi que a poesia está nas palavras, se faz com palavras e não com ideias e sentimentos, muito embora, bem entendido, seja pela força do sentimento ou pela tensão do espírito

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA RENATA RIBEIRO DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Este Texto Gerador é de autoria de Cruz e Souza. Negro

Leia mais

Ele tomou emprestado sem meu consentimento, ou seja, roubou.

Ele tomou emprestado sem meu consentimento, ou seja, roubou. a paráfrase, que é uma atividade de reformulação de um texto-fonte. Comumente vem marcada por expressões introdutórias como isto é, ou seja, quer dizer, digo, ou melhor, em outras palavras: Ele tomou emprestado

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano 2017/2018 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 Unidades

Leia mais

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2015 / 2016 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO E A LONGO PRAZO - PORTUGUÊS - 10º ANO MANUAL: SENTIDOS, ASA Período Domínios / Tópicos de Conteúdo Metas Curriculares

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período

Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo Período 1.º Período Síntese da Planificação da Disciplina de Português-5.º Ano Ano letivo-2018-2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 12 2.º período 12 12 12 14 14 3.º

Leia mais

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos 1.2 Habilidade: Distinguir e utilizar a linguagem conotativa através das figuras de linguagem de som e de construção de forma textualizada.

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5. º Ano Ano letivo

Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5. º Ano Ano letivo Síntese da Planificação da Disciplina de Português - 5. º Ano Ano letivo-2015-2016 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 13 13 13 2.º período 10 10 10 11 11 3.º período

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM. Literatura Nichele

FIGURAS DE LINGUAGEM. Literatura Nichele FIGURAS DE LINGUAGEM Literatura Nichele - 2016 TIPOS DE LINGUAGEM DENOTATIVA: sentido real (dicionário) Ex: Minha geladeira quebrou. CONOTATIVA: sentido figurado Ex: Minha namorada é uma geladeira. FIGURAS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA DISCIPLINA : LÍNGUA PORTUGUESA : 6ºano ANO LECTIVO: 2007/2008 PLANIFICAÇÃO ANUAL COMPETÊNCIAS GERAIS Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Diários e memórias Narrativas de tradição popular Saga: Vig, a ilha do mar do Norte Saga:

Leia mais

UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA E SEMÂNTICA DO POEMA DEIXE QUE O OLHAR... DE OLAVO BILAC

UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA E SEMÂNTICA DO POEMA DEIXE QUE O OLHAR... DE OLAVO BILAC Resumo UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA E SEMÂNTICA DO POEMA DEIXE QUE O OLHAR... DE OLAVO BILAC 53 Carlos Alberto Barbosa CUSTÓDIO (UFPA) 1 Orientadora: Sandra M. JOB (UFPA) O texto poético, rico em figuras e

Leia mais

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre

9º s anos DISCIPLINA/PONTUALIDADE 1º trimestre Sobradinho-DF, 4 de setembro de 2018. ASSUNTO: CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS AVALIAÇÕES DE RECUPERAÇÃO Senhores pais ou responsáveis, Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres, verifique os seguintes

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Básico e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico 2º

Leia mais

Estilística e originalidade Figuras de linguagem

Estilística e originalidade Figuras de linguagem Estilística e originalidade Figuras de linguagem Flávia Andrade Classificação Figuras de som Figuras de palavra Figuras de pensamento Figuras de construção A sonoridade das palavras e sílabas criam sentidos

Leia mais

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo

Escola Básica e Secundária À Beira Douro. Planificação de Língua Portuguesa 6º ano. Ano lectivo Escola Básica e Secundária À Beira Douro Planificação de Língua Portuguesa 6º ano Ano lectivo 2010-2011 COMPETÊNCIAS Alargamento da compreensão a géneros formais e públicos do oral. Criação de autonomia

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: 2º Ciclo Áreas/Disciplina: Português Ano:5º Curso: Regular X VOC Científico- Humanístico Profissional Período Unidades / Textos Conteúdos

Leia mais

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal

SUMÁRIO. Unidade I Teoria da Comunicação. Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal SUMÁRIO Unidade I Teoria da Comunicação Capítulo 1 Linguagem, Língua, Fala, Signo Linguístico, Linguagem Verbal e Linguagem não Verbal Linguagem Língua Fala Signo linguístico Significado Significante Linguagem

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 1º Período Conteúdos Instrumentos Peso SEQUÊNCIA A Histórias de afetos Leitura e análise de textos

Leia mais

Título. Tópico frasal. Tópico frasal. Tópico frasal

Título. Tópico frasal. Tópico frasal. Tópico frasal MUNDO TEM MAIS OBESOS DO QUE DESNUTRIDOS Segundo a OMS, 300 milhões são muito gordos e 170 milhões estão abaixo do peso GENEBRA. Aproximadamente 170 milhões de crianças em todo o mundo têm peso abaixo

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação e personagens Espaço e tempo Narrador e modalidades do discurso Narrativas de tradição popular Chocolate à Chuva: as férias de Mariana Chocolate

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO. Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012

Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO. Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012 Agrupamento de Escolas de Aveiro ESCOLA 2º E 3º CICLOS JOÃO AFONSO DE AVEIRO Planificação 1º Período 8º Ano 2011/2012 Manual Adotado: Com todas as letras, de Fernanda Costa e Luísa Mendonça Tempos letivos:

Leia mais

Língua Portuguesa Professora Bia.

Língua Portuguesa Professora Bia. Língua Portuguesa Professora Bia. Diferença entre denotação e conotação Figuras de linguagem Figuras de linguagem são estratégias literárias que um escritor pode aplicar em determinado texto com o objetivo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 8.º ANO. Docente: Filomena Abrantes. Planificação Anual de Português:8.ºAno 1

PLANIFICAÇÃO ANUAL PORTUGUÊS 8.º ANO. Docente: Filomena Abrantes. Planificação Anual de Português:8.ºAno 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 8.º ANO Docente: Filomena Abrantes ANO LETIVO: 2015-2016 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 8.ºANO ANO LETIVO: 2015-16 Manual adotado: Diálogos 8. ano, Porto Editora Docente:

Leia mais

Português. Figuras de Linguagem. Professora Maria Tereza.

Português. Figuras de Linguagem. Professora Maria Tereza. Português Figuras de Linguagem Professora Maria Tereza www.acasadoconcurseiro.com.br Português FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM: recursos que tornam mais expressivas as mensagens; subdividemse

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O / S E C U N D Á R I O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O / S E C U N D Á R I O P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O / S E C U N D Á R I O 2 0 1 6-2 0 1 7 DISCIPLINA / ANO: Português / 8ºano MANUAL ADOTADO: DIÁLOGOS 8, PORTO EDITORA GESTÃO DO TEMPO 1º PERÍODO Apresentação / Avaliação

Leia mais

A arte de escrever um soneto

A arte de escrever um soneto A arte de escrever um soneto Em primeiro lugar, não se ensina um poeta a escrever. Ele tira da alma o que sua mão escreve. Porém, a tarefa de escrever um soneto, uma obra considerada pelos intelectuais

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANDRE LUIS SOEIRO PINTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Rima Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rima

Leia mais

MODERNISMO 2ª FASE. Profa Giovana Uggioni Silveira

MODERNISMO 2ª FASE. Profa Giovana Uggioni Silveira MODERNISMO 2ª FASE Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO MUNDO: QUEDA DA BOLSA DE NOVA IORQUE FORTALECIMENTO DOS REGIMES TOTALITARISTAS 2ª GUERRA MUNDIAL BRASIL: FIM DA REPÚBLICA CAFÉ COM LEITE

Leia mais

PORTUGUÊS MARIA TEREZA

PORTUGUÊS MARIA TEREZA PORTUGUÊS MARIA TEREZA PASSO A PASSO 1. Leitura da fonte bibliográfica; 2. hipótese sobre tipologia e gênero textuais; 3. leitura do título; 4. leitura dos itens; 5. destaque das palavras-chave dos itens;

Leia mais

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP Adjunto Legislativo Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital AG043-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal de

Leia mais