PROJETO DE EXTENSÃO. TÍTULO O FORTALECIMENTO DO CIRCUITO INFERIOR NA REGIÃO DO POTENGI: projeto ambiental para a feira livre de São Paulo do Potengi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE EXTENSÃO. TÍTULO O FORTALECIMENTO DO CIRCUITO INFERIOR NA REGIÃO DO POTENGI: projeto ambiental para a feira livre de São Paulo do Potengi"

Transcrição

1 PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO O FORTALECIMENTO DO CIRCUITO INFERIOR NA REGIÃO DO POTENGI: projeto ambiental para a feira livre de São Paulo do Potengi COORDENADOR: Thiago Augusto Nogueira de Queiroz RESUMO (1500) No atual período histórico e meio geográfico técnico-científico-informacional, há a expansão dos elementos do circuito superior da economia urbana. Estes são fortalecidos politicamente por meio dos investimentos diretos e indiretos do Estado. Ideologicamente, são apoiados pela publicidade e propaganda midiática. Intrínseco a esse processo, há o enfraquecimento dos elementos do circuito inferior da economia urbana, como as feiras livres. Estas são negligenciadas pelo Estado, em especial, a instância municipal, que é responsável pela organização e ao mesmo tempo pela degradação desses lugares. Como também, por intermédio da mídia, que os apresenta como meios ambientes desconfortáveis, insalubres e inseguros. Neste contexto, este projeto de extensão tem como objetivo o fortalecimento do circuito inferior da economia urbana na região do Potengi, Rio Grande do Norte. Nesta primeira etapa produziremos um projeto ambiental para a feira livre do município de São Paulo do Potengi, dando o apoio educacional, científico e tecnológico. JUSTIFICATIVA (1500) A elaboração desse projeto ambiental para a feira livre do município de São Paulo do Potengi oferecerá um suporte educacional, científico e tecnológico para o fortalecimento do circuito inferior da economia urbana na região do Potengi, Rio Grande do Norte.

2 Por meio deste projeto ambiental, os discentes participantes associarão a teoria vista em sala de aula com a prática profissional do técnico de nível médio em meio ambiente e edificações. Eles também aprofundarão os conteúdos estudados nas disciplinas de Geografia I e Geografia II, através das leituras e fichamentos dos textos que darão o suporte teórico-metodológico para o projeto de pesquisa. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (1500) A economia urbana, no atual período técnico-científico-informacional (SANTOS, 1996), é constituída por um circuito superior organizado com alto grau de tecnologia e capital e por um circuito inferior organizado com baixo grau ou com ausência de tecnologia e capital (SANTOS, 1979). O circuito inferior da economia urbana é, assim, composto por indústrias não modernas, comércios populares e serviços de baixa complexidade, por exemplo, as feiras livres (MASCARENHAS, 1992; DANTAS, 2008). A região do Potengi é definida, principalmente, a partir de um critério político e administrativo (CORRÊA, 1996a). Insere-se em uma regionalização criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Território da Cidadania do Potengi. Nessa região, destaca-se o município de São Paulo do Potengi, por ser o maior em termos populacionais, com habitantes (IBGE, 2010), um polo regional, classificado como centro de zona B (IBGE, 2007), onde, semanalmente aos sábados, há a realização de uma feira livre. O meio ambiente não é formado apenas por estrutura geológica, relevo, clima, vegetação e hidrografia como a ideologia hegemônica nos faz pensar (SANTOS, 2005). O meio ambiente também engloba as áreas agrícolas, industriais, comerciais e residenciais, ou seja, toda a materialidade produzida pela natureza e pela sociedade (CORRÊA, 1996b). O projeto ambiental para a feira livre de São Paulo do Potengi torna-se necessário para o fortalecimento desse elemento do circuito inferior. OBJETIVO GERAL (500) Este projeto de extensão tem como objetivo geral fortalecer o circuito inferior da economia urbana da região do Potengi, Rio Grande do Norte. Esta primeira etapa consiste na elaboração de um projeto ambiental para a feira livre do município de São Paulo do Potengi.

3 METODOLOGIA Elaboraremos o projeto ambiental para a feira livre de São Paulo do Potengi a partir de três metas. A primeira meta se consistirá no planejamento para a atividade de campo e estará dividida em três atividades. A primeira atividade será a leitura da bibliografia básica. A segunda atividade, a definição dos elementos que serão fotografados. E a terceira, a construção dos roteiros para as entrevistas. A segunda meta se constituirá na execução da atividade de campo para coleta de dados e informações sobre a feira livre do município e estará dividida em duas atividades. A primeira atividade será a observação e o registro fotográfico. A segunda, as entrevistas semiestruturadas. A terceira meta se valerá da análise e discussão dos dados e informações coletados na atividade de campo. Com isto, produziremos um relatório, que contará com o projeto ambiental propriamente dito. AVALIAÇÃO No primeiro momento, a avaliação ocorrerá continuamente, tendo como parâmetro a execução das metas e atividades mensais. Em um segundo momento, ocorrerá a avaliação final com a participação dos docentes e discentes envolvidos. Será questionado a partir do que planejamos: o que cumprimos? O que não faríamos novamente? o que acrescentaríamos? Tais respostas nos trarão a oportunidade de pensar outras estratégias para o desenvolvimento deste projeto de fortalecimento do circuito inferior em outros municípios da região do Potengi. Os resultados dessa avaliação final serão apresentados no relatório do projeto de pesquisa. RESULTADOS O projeto de extensão trará como resultado um relatório com o projeto ambiental da feira livre de São Paulo do Potengi. Entregaremos uma cópia impressa desse documento ao representante do órgão municipal responsável pela administração e organização desses elementos do circuito inferior. Como também faremos a entrega de um exemplar do relatório para a biblioteca do IFRN-SPP.

4 Tornaremos público os resultados por intermédio dos meios de comunicação como blogs e páginas de rede sociais do município de São Paulo do Potengi e do IFRN. Também apresentaremos os resultados em eventos e publicaremos resumos e artigos científicos em anais de eventos nacionais, regionais e locais e em periódicos qualificados. REFERÊNCIAS (1500) CORRÊA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996a. CORRÊA, Roberto Lobato. Meio Ambiente e a metrópole. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996b. DANTAS, Geovany Pachelly Galdino. Feiras no Nordeste. Mercator Revista de Geografia da UFC, ano 07, número 13, IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. Rio de Janeiro: IBGE, IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Região de influência das cidades - REGIC. Rio de Janeiro: IBGE, MASCARENHAS, Gilmar. O lugar da feira livre na grande cidade capitalista: Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v.54, n.1, p , jan./mar SANTOS, Milton. O espaço dividido. Rio de Janeiro: Francisco Alves, SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, SANTOS, Milton. A questão do meio ambiente: desafios para a construção de uma perspectiva transdisciplinar. GeoTextos, v.1, n.1, p , METAS E ATIVIDADES META 1 Planejamento da atividade de campo. Atividade 1 Leitura, fichamento e discussão da bibliografia que embasa teoricamente e metodologicamente este projeto de pesquisa.

5 Aprendizado sobre circuitos da economia urbana, feiras livres e meio ambiente. Atividade 2 Definição das variáveis da feira livre que serão fotografadas. Definição os aspectos ambientais mais significativos que deverão ser registrados durante a atividade de campo. Atividade 3 Construção dos modelos de roteiro de entrevista para os feirantes, consumidores, moradores ou comerciantes, e representante da Prefeitura Municipal. Quatro modelos de roteiro de entrevistas para: feirantes, consumidores, moradores ou comerciantes e representante da Prefeitura Municipal META 2 Execução da atividade de campo. Atividade 1 Observação e registro fotográfico das principais variáveis da feira. 100 fotografias e anotações das observações em caderno de campo. Atividade 2 Realização das entrevistas. Dados e informações obtidas com as 31 entrevistas que serão realizadas. META 3 Análise e discussão dos dados e informações coletadas na atividade de campo. Atividade 1

6 Elaboração do relatório com o projeto ambiental. Elaboração e impressão de 2 exemplares do relatório com o projeto ambiental.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CÂMPUS ITAPORANGA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA I Curso: Técnico Integrado

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas)

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Geografia Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Jose Eduardo Nunes do Nascimento

Leia mais

Objetivos. Conteúdo Programático

Objetivos. Conteúdo Programático DADOS DA COMPONENTE CURRICULAR Nome da Disciplina: GEOGRAFIA Curso: Ensino Técnico Integrado em Controle Ambiental Série: 1º ANO Carga Horária: 67h Docente Responsável: MARCOS ANTONIO SILVA Ementa Geografia:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO435 Geografia e Planejamento Urbano no Brasil

Programa Analítico de Disciplina GEO435 Geografia e Planejamento Urbano no Brasil 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 2

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina GEO441 Geografia de Minas Gerais

Programa Analítico de Disciplina GEO441 Geografia de Minas Gerais 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Geografia - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2

Leia mais

A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014

A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014 42 A EVOLUÇÃO ECONÔMICA NO SETOR TERCIÁRIO NA CIDADE ALFENAS-MG ENTRE 2005 E 2014 Rafaela Santos Costa de Figueiredo Graduanda em Geografia Bacharelado UNIFAL-MG Bolsista pela de Iniciação Cientifica FAPEMIG

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ431 Planejamento Urbano Regional

Programa Analítico de Disciplina ARQ431 Planejamento Urbano Regional 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA. Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DE PESQUISA Prof.ª Larissa da Silva Ferreira Alves TCC II Necessidade de compreensão de que MÉTODO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (METODOLOGIA) ALVES, 2008. MÉTODO NA GEOGRAFIA

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAS REGO- ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL - PTD Professor (a):rosi Magda Guimarães Disciplina:Geografia Ano:2015 Bimestre: 2º ano A 1º bimestre ESTRUTURANTES: :

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Geografia Professor: Talita, Renata, Gilberto E Caio. Curricular: Segmento: Anos Finais Ano/Série: 7 ano Apresentação da disciplina Os objetivos de aprendizagem estão relacionados a características

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA TURMA:7º TURMA: PROFESSOR(A): PRISCILA TURMA:7ºA SISTEMÁTICA DE ARTES 24/02 Nota para atividades do Livro 10 Cores e suas Pág.6/7/8 e 9 possibilidades. As cores e os sons. 09/03 TRABALHO 10 Comunicação

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA EDITAL 08/2016 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ÁREA DE CONHECIMENTO: GEOGRAFIA HUMANA E ECONÔMICA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 7º ano Data: / /2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 2,0) 1º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você não

Leia mais

Investimento Social no Entorno do Cenpes. Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE)

Investimento Social no Entorno do Cenpes. Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE) Investimento Social no Entorno do Cenpes Edson Cunha - Geólogo (UERJ) Msc. em Sensoriamento Remoto (INPE) MBA em Desenvolvimento Sustentável (Universidade Petrobras) Abril / 2010 PETR ROBRAS RESPONSABILIDADE

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 7º ano Data: / / 2017 Professor: Joelson e Mayra Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova) 3º

Leia mais

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Palavras Chave: segunda residência; produção do espaço urbano; dinâmica imobiliária; Santos SP; segregação socioespacial 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: O turismo de segunda residência na Baixada Santista e a dinâmica imobiliária em Santos - SP Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): 6. 1 3. 0 0.

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ano

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ano ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 7º ano Nome: Nº 7º ano Data: / / 2015 Professor: Olga / Joelson Nota: (valor: 1,0 ) 3º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos e você

Leia mais

1º Trimestre (19/02/2018 até 25/05/2018) CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

1º Trimestre (19/02/2018 até 25/05/2018) CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Colégio Estadual Tatuquara Ensino Fundamental e Médio Professor: Msc. Ramon de Oliveira Bieco Braga Disciplina: Geografia Curso: Ensino Fundamental Ano Letivo: 2018 Carga Horária: 120 horas Ano: 8 Turmas:

Leia mais

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA

GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA GEOGRAFIA 1ª SÉRIE 4-GEOGRAFIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 73h OBJETIVO: Permitir que alunos, tenham acesso a conhecimento de ordem espacial

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º bimestre Nome: Nº 8º ano Data: / /2017 Professor: Hellen, Maicon e Gilmar Nota: (valor: 1,0 para cada bimestre 0.8 trabalho + 0.2 grades de correção/correção da prova)

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Série: 1ª EMIIL C. H. Semanal: 2.0. Professor: Anderson Marioto

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Série: 1ª EMIIL C. H. Semanal: 2.0. Professor: Anderson Marioto Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE Luiz Henrique Pimenta Fernandes 1 Edson Gonçalves Filho 2 Gabriel Silveira Rocha 3 Patrícia Bhering Fialho 4 Lourdiane G. das Mercês Gonzaga 5 Felipe Sergio Bastos

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Uauá. quinta-feira, 4 de maio de 2017 Ano V - Edição nº Caderno 1

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Uauá. quinta-feira, 4 de maio de 2017 Ano V - Edição nº Caderno 1 Diário Oficial do Município quinta-feira, 4 de maio de 2017 Ano V - Edição nº 00638 Caderno 1 Prefeitura Municipal de Uauá publica quinta-feira, 4 de maio de 2017 Ano V - Edição nº 00638 Caderno 1 Diário

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 3º BIMESTRE - 2016 Nome: Nº 7º Ano Data: / / 2016 Professor(a): Joelson / Gilmar Nota: (Valor: 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua nota foi inferior a 6,0 pontos

Leia mais

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE

INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE INFORMAÇÕES SOCIAIS DA REGIÃO NORDESTE POPULAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE População recenseada (2000) 47.741.711 Por sexo Homens 23.413.914 Mulheres 24.327.797 Por situação de domicílio Urbana 32.975.425 Rural

Leia mais

Palavras chave: Circuito, Feiras Livres, Natal-RN, Feira da Cidade da Esperança

Palavras chave: Circuito, Feiras Livres, Natal-RN, Feira da Cidade da Esperança O COMPLEXO CIRCUITO DAS FEIRAS LIVRES DE NATAL-RN Thiago Augusto Nogueira de Queiroz Departamento de Geografia UFRN Resumo: A feira livre é um fenômeno social, econômico, político e cultural. O território

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE GEOGRAFIA Sem Código Nome da Disciplina no Currículo CH PCC Créd. 1 GEO0028 Geografia Física I 80 20 4 1 GEO0029 Introdução à Geografia 80 4 1 GEO0030 Geografia da População

Leia mais

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano

PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano PLANO DE CURSO Nível: ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: GEOGRAFIA Série: 5º ano CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1 Localizando o Brasil no espaço mundial ( 1 bimestre) Capítulo.O

Leia mais

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de Primeiros resultados. População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE eduardo.nunes@ibge.gov.br Aracaju, 22 de Março de 2011 A DPA do Brasil e sua Dinâmica

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM

EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL DANTAS ESTEVAM CURSO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ciências Humanas e suas Tecnologias DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: ARIOMAR DA LUZ OLIVEIRA E MÁRCIO EMANOEL

Leia mais

O RURAL E O URBANO DE SÃO FELIPE-BA: A FEIRA E O PLANO DIRETOR

O RURAL E O URBANO DE SÃO FELIPE-BA: A FEIRA E O PLANO DIRETOR O RURAL E O URBANO DE SÃO FELIPE-BA: A FEIRA E O PLANO DIRETOR Vinnie M. L. Ramos/Universidade Católica do Salvador/ vinnie_lima@yahoo.com.br; Michele Paiva Pereira/ Universidade Católica do Salvador/

Leia mais

a) b) c) d) e) 3 2 1

a) b) c) d) e) 3 2 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7 ª TURMA(S):

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1 2 Curso Geografia Código: 35 3 4 Modalidade(s): Bacharelado / Licenciatura

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Série: 2ª EMII C. H. Semanal: 2.0. Professor: Anderson Marioto

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Série: 2ª EMII C. H. Semanal: 2.0. Professor: Anderson Marioto Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018

FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 FACULDADE EDUCAMAIS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA DOCENTE EDITAL Nº 01/2018 A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Educamais

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais

ANÁLISE DO USO DOS MOBILIÁRIOS URBANOS NAS VIAS PÚBLICAS DO SUB-BAIRRO MANGABEIRA VI, LOCALIZADO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

ANÁLISE DO USO DOS MOBILIÁRIOS URBANOS NAS VIAS PÚBLICAS DO SUB-BAIRRO MANGABEIRA VI, LOCALIZADO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB Hawick Arnaud do Nascimento Lopes Universidade Federal da Paraíba hawickarnaud@hotmail.com Rafael de Mendonça Arruda Prefeitura Municipal de Sapé rafaelmend@ymail.com ANÁLISE DO USO DOS MOBILIÁRIOS URBANOS

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID - Nº 001/2014

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID - Nº 001/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID - Nº 001/2014 A Diretoria da UnU de Ciências Sócio - Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás,

Leia mais

EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET)

EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET) EDITAL 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA COLETA DE DADOS DE PESQUISA DO NUCLEO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO (NSET) As Pesquisadoras Elaine Andrade Leal Silva, Margarete Costa Heliotério, Paloma

Leia mais

Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora Direção Acadêmica

Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora Direção Acadêmica Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora Direção Acadêmica EDITAL Nº. 04 / 2010 Programa de Iniciação Científica PIC Programa de Extensão Acadêmica PEA Objetivos A Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora,

Leia mais

A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis

A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis A dimensão agrícola e agroindustrial da microrregião de Anápolis Idelmar da Silva Ribeiro, idelmarribeiro5@gmail.com 1 Profa. Dra. Janes Socorro da Luz, jnsluz@hotmail.com 2 RESUMO: O presente estudo tem

Leia mais

TERRITÓRIO, POLÍTICA E ELEIÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS MUNICIPAIS DE 1996 À 2012.

TERRITÓRIO, POLÍTICA E ELEIÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS MUNICIPAIS DE 1996 À 2012. TERRITÓRIO, POLÍTICA E ELEIÇÃO NO ESTADO DO TOCANTINS: ANÁLISE DOS RESULTADOS ELEITORAIS MUNICIPAIS DE 1996 À 2012. Nome do Aluno: Robson Francisco Barros dos Santos; Nome do Orientado: Prof. Jean Carlos

Leia mais

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo

Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Feira de Fátima Reúne Trabalho e Lixo Carlos Marcelo Oliveira Sales Marina Moreira Mamede Eduardo Freire Universidade de Fortaleza, Fortaleza CE RESUMO O presente trabalho apresenta as fases de uma matéria

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO:8º TURMAS: A/B/C/D/E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora Direção Acadêmica Coordenação de Pesquisa e Extensão

Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora Direção Acadêmica Coordenação de Pesquisa e Extensão Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora Direção Acadêmica Coordenação de Pesquisa e Extensão EDITAL Nº. 01 / 2013 Programa de Iniciação Científica PIC Programa de Extensão Acadêmica PEA Objetivos A Faculdade

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia - Pedro Pinchas Geiger (1967) - Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2014 - Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Artigo 1º - Apresentação do Projeto Todo discente ingressante

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID - Nº 001/2015

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID - Nº 001/2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBID - Nº 001/2015 A Diretoria do Câmpus de Ciências Sócio - Econômicas e Humanas da Universidade Estadual de

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

Recorrência de Incêndios Florestais: Concelho de Mondim de Basto

Recorrência de Incêndios Florestais: Concelho de Mondim de Basto Mestrado Riscos, Cidades e Ordenamento do Território Recorrência de Incêndios Florestais: Concelho de Mondim de Basto Cartografia dos Riscos Docentes: Prof. Doutor Carlos Bateira Prof. Doutora Laura Soares

Leia mais

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL TRABALHOS DO 1º BIMESTRE/2018 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINAS ATIVIDADE/TEMA DATA DE ENTREGA PONTUAÇÃO PORTUGUÊS Atividade 1 Flash Mobs Intervenções Poéticas Obra: Sementes de sol Carlos Queiroz

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TECNICO INTEGRADO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TECNICO INTEGRADO EM NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: DIVERSOS EMENTA ANO/SÉRIE:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA. GEOGRAFIA URBANA I FLG 0560 diurno / noturno 2011 (Turmas divididas)

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA. GEOGRAFIA URBANA I FLG 0560 diurno / noturno 2011 (Turmas divididas) DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOGRAFIA URBANA I FLG 0560 diurno / noturno 2011 (Turmas divididas) Prof. Amélia Luisa Damiani Prof. Ana Fani Alessandri Carlos * Programa do curso/ conteúdo O programa da disciplina

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 8º TURMAS:A/B/C/D/E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSOR(A): JUAREZ TORRES DE OLIVEIRA ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA

ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA ATLAS ESCOLAR FÍSICO DO LITORAL SUL DA BAHIA Heibe Santana Da Silva Discente do Curso de Licenciatura em Geografia e bolsista - FAPESB E-mail: heibe.geouesc@hotmail.com Ednice de Oliveira Fontes Profa.

Leia mais

INTRODUÇÃO. Objetivo geral

INTRODUÇÃO. Objetivo geral Geoprocessamento aplicado ao Estudo do ICH - Índice de Carência Habitacional para o Município de São Jose dos Campos a partir dos censos demográficos de 2000 e 2010 Thamy Barbara Gioia Disciplina Introdução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 1ª

Leia mais

Palavras-chave: Estágio, Formação de Professores, Surdos.

Palavras-chave: Estágio, Formação de Professores, Surdos. ISBN 978-85-7846-516-2 ESTUDO DE CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SURDOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Vanessa Aparecida Palermo UNESP/Marília

Leia mais

2 ano Ensino Médio. Orientações dos Trabalhos Bimestrais IV Bimestre / Disciplina: física Professor: Alisson

2 ano Ensino Médio. Orientações dos Trabalhos Bimestrais IV Bimestre / Disciplina: física Professor: Alisson 2 ano Ensino Médio Orientações dos Trabalhos Bimestrais IV Bimestre / 2017 Disciplina: física Professor: Alisson Atividade SIMULADO ESPECIAL PARA O ENEM Tendo em vista que as competições intelectuais como

Leia mais

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017

As cidades e a urbanização brasileira. Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 As cidades e a urbanização brasileira Professor Diego Alves de Oliveira IFMG Campus Betim Fevereiro de 2017 O que consideramos cidade? No mundo, existem diferentes cidades (tamanhos, densidades demográficas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO nº 01/2019 LiDiME/UFMA I. ABERTURA

EDITAL DE SELEÇÃO nº 01/2019 LiDiME/UFMA I. ABERTURA EDITAL DE SELEÇÃO nº 01/2019 LiDiME/UFMA I. ABERTURA O GRUPO DE PESQUISA EM LINGUAGEM, DISCURSO, MÍDIA E EDUCAÇÃO LiDiME convoca a comunidade acadêmica interessada a participar do Processo Seletivo Discente

Leia mais

Palavras Chave: Produção do Espaço Urbano; Segregação Socioespacial; Cidades Litorâneas; Santos SP; Baixada Santista.

Palavras Chave: Produção do Espaço Urbano; Segregação Socioespacial; Cidades Litorâneas; Santos SP; Baixada Santista. INSTITUCIONAL/IFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: Urbanização e segregação socioespacial na Baixada Santista: Mapeamento do município de Santos a partir dos dados do Censo - IBGE Área do Conhecimento

Leia mais

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos EDITAL PROFÁGUA 003/2017 CHAMADA A PROPOSTAS DE ADESÃO A REDE DO MESTRADO PROFISSIONAL DE GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS

Leia mais

Infantil. 09/03 - A participação do Pré 1 no Curta Marista contará um pouco sobre os personagens criados por Monteiro Lobato.

Infantil. 09/03 - A participação do Pré 1 no Curta Marista contará um pouco sobre os personagens criados por Monteiro Lobato. Infantil 02/03 Apresentação do pré 2 no Curta Marista. As crianças participarão contando algumas características e informações sobre os personagens da turminha Marista que aprenderam no decorrer do projeto

Leia mais

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A POPULAÇÃO MUNDIAL SUA DISTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO E SUAS CONSEQUÊNCIAS A contagem da população mundial é feita por um censo, que nada mais é que uma contagem de pessoas, o sexo, o trabalho, a idade, a

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO

TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO 26 a 29 de novembro de 2013 Campus de Palmas TÍTULO DO TRABALHO: PROCESSO DE PERIFERIALIZAÇÃO DE PALMAS TO: AS CONDIÇÕES DE MORADIA NO SETOR SANTO AMARO Nome dos autores: Nome do Aluno: Maria Jozeane Nogueira

Leia mais

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento

DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: Capítulo 3 A regionalização e as divisões regionais do Brasil - Páginas 35 a 37 (Exclui-se Planejamento DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 1. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Capítulo 3 A regionalização

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT ( )

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT ( ) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO PIBEXT/UEMASUL (2017/2018) ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PIBEXT (2017-2018) 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Área Temática: ( ) Comunicação ( ) Cultura e Arte

Leia mais

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG

ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG ANÁLISE CARTOGRÁFICA DO PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE POUSO ALEGRE/MG Maria Itaiana Ferreira de Moraes 1 ; Thiago César Frediani Sant Ana 2 RESUMO: A vida social do homem está vinculada a ação de interação

Leia mais

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE Eduardo.nunes@ibge.gov.br Data 9/12/2010 A DPA do Brasil e sua Dinâmica 70 anos

Leia mais

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0

Regionalização do Brasil; População; Urbanização 5,0 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Geografia Bruna Roteiro de estudos RE/I 2º/2016 24/06/16 Tema Valor da atividade Regionalização

Leia mais

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de experiência GRUPO

Leia mais

Colégio de Nossa Senhora de Fátima - Leiria. Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo. Filipe Miguel Botelho 2012/2013

Colégio de Nossa Senhora de Fátima - Leiria. Geografia 8º ano. Planificação a longo prazo. Filipe Miguel Botelho 2012/2013 Colégio de Nossa Senhora de Fátima - Leiria Geografia 8º ano Planificação a longo prazo Filipe Miguel Botelho 0/03 Planificação a longo prazo 8º ano - Geografia º Período Aulas º Período Aulas 3º Período

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo Mínimo para o Ensino Médio do estado do RIO DE JANEIRO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA - NASJEPI

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, JURÍDICA E DE ESTUDOS SOBRE A PESSOA IDOSA - NASJEPI 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( x ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG)

OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) 398 OS DISTINTOS USOS DO SOLO NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE POÇOS DE CALDAS (MG) Mariana Medeiros Alves¹; Nathalia Oliveira Silva Costa², Alexandre Carvalho de Andrade³ ¹marianamedeirosalves@hotmail.com;

Leia mais

COMBINADAS COM A PROFESSORA DURANTE AS AULAS E REGISTRADAS NA AGENDA. OBS:

COMBINADAS COM A PROFESSORA DURANTE AS AULAS E REGISTRADAS NA AGENDA. OBS: Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa I Bimestre 2019 7º ANO Turma 71 - Professora Mag. Avaliações Conteúdos 14/03 Tarefa diária Pesquisar e registrar no caderno as seguintes figuras de linguagem:

Leia mais

David Augusto Santos. I O Livro didático da escola

David Augusto Santos. I O Livro didático da escola Do conceito de cidade do livro didático para uma leitura das territorialidades da cidade de São Caetano do Sul: análise de uma experiência no ensino médio. David Augusto Santos Diversos são os debates

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professores: Bento e Joyce Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 3 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caros alunos, BEM VINDOS!!!!!!!

Leia mais

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12)

PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PLANEJAMENTO BIMESTRAL QUARTO BIMESTRE 2012 (01/10 a 20/12) PROFESSORA: Bianca de Souza 8ª SÉRIE - TURMAS: 81 e 82 ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Estudo dos continentes (Europa, Ásia,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2018

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2018 Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF,

Leia mais

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL

RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA - PROIM

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA - PROIM CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL UNIBRASIL PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PROPPEx EDITAL Nº 07/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74,

Leia mais

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre

Sumário. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico. Localização dos espaços na superfície terrestre Geografia Sumários Sumário 1 Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico 10 16 22 24 32 33 34 2 Localização dos espaços na superfície terrestre 4 A importância da localização para a Geografia 5 Como

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 8º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Metodologia para coleta e análise dos dados econômicos para o município de Santiago (MCDES)

Metodologia para coleta e análise dos dados econômicos para o município de Santiago (MCDES) Indicadores de desempenho econômico para o município de Santiago: identificação, análise e construção de um banco de dados. Metodologia para coleta e análise dos dados econômicos para o município de Santiago

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC02 DA PAISAGEM CULTURAL A GEOGRAFIA REGIONAL DA PARAÍBA: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO ATRAVÉS DE UM PORTAL E DE TUTORIAIS Jefferson José Gonçalves Sales ( 1 ), José Yure Gomes

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA - PD PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE ENSINO E PESQUISA EM ENFERMAGEM Enfermagem ENFE0037 2017.2 CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 90H PRÁTICA: --- HORÁRIO: Terça 13:00h

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus Ribeirão das Neves Direção Geral Gabinete RUA TAIOBEIRAS

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2017

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF, POLO 10 IFRN N 01/2017 Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-SBF,

Leia mais

Regionalização e Planejamento regional

Regionalização e Planejamento regional Regionalização e Planejamento regional O que é regionalização? Entende-se por regionalização, a divisão de um espaço ou território em unidades de área que apresentam características que as individualizam.

Leia mais

EDITAL Nº 014 /2016. Área de Concentração: Mídias. Linhas de Pesquisa: Mídias e Práticas Socioculturais. Vaga: 01 (uma)

EDITAL Nº 014 /2016. Área de Concentração: Mídias. Linhas de Pesquisa: Mídias e Práticas Socioculturais. Vaga: 01 (uma) EDITAL Nº 014 /2016 Dispõe sobre o Processo Seletivo de Professor para o Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Cultura Nível Mestrado, da Universidade de Sorocaba Uniso. A Universidade de Sorocaba

Leia mais