Introdução à Estatística Aplicada à Climatologia. Parte I Estatística Descritiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Estatística Aplicada à Climatologia. Parte I Estatística Descritiva"

Transcrição

1 Universidade de São Paulo Disciplina: Climatologia I ACA 06 Introdução à Estatística Aplicada à Climatologia Parte I Estatística Descritiva Projeto PAE Bolsista: Michelle S. Reboita São Paulo, 005.

2 Sumário 1 Introdução... 3 Sobre a Estatística Um Pouco da História da Estatística Definição Conceitos Importantes... 3 População:... 3 Amostra: Distribuição de Freqüências Metodologia para a Elaboração de uma Distribuição de Freqüências Medidas de Posição ou Tendência Central Média Mediana Moda Ponto Médio Medidas de Dispersão ou de Variabilidade Amplitude Total Desvio-Padrão Variância Assimetria Curtose Separatrizes Referências Exercício...0

3 1 Introdução 3 Os métodos e técnicas estatísticas são utilizados em Climatologia basicamente para analisar o tempo passado com o objetivo de inferir sobre o provável comportamento futuro de alguma variável. A aplicação de técnicas estatísticas a dados meteorológicos tem a vantagem de compactar o enorme volume de dados, medidos, por exemplo, em uma estação, em uma simples tabela ou uma equação, capaz de sumariar todas as informações de modo a facilitar as inferências sobre os dados (Assis et al, 1996). Sobre a Estatística.1 Um Pouco da História da Estatística Conforme descrito em Silva (1998), a estatística é uma ciência que surgiu na Antigüidade e se desenvolveu paralelamente à própria civilização humana. Há mais de anos a.c., os antigos egípcios deixaram dados estatísticos sobre seus povos gravados em monumentos históricos daquela época, principalmente nas famosas pirâmides. Além deles, os chineses realizaram um censo demográfico no ano.75 a.c. e, bem mais tarde, os romanos no ano 556 a.c., também realizaram trabalho bastante semelhante. Nessas épocas, os censos concentravam-se basicamente no levantamento do número de habitantes, nascimentos, óbitos e forças guerreiras, pois seus objetivos eram voltados a fornecer dados confiáveis aos então governantes. Na era Cristã, principalmente no primeiro milênio, houve também diversos censos demográficos, notadamente em Israel e alguns países do ocidente. Entretanto, a partir do século XVI, a estatística começou a ganhar importância, passando a ser estudada por matemáticos e filósofos e, conseqüentemente, foi introduzida nos currículos das universidades.. Definição A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organiza-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998)..3 Conceitos Importantes Na estatística os termos população e amostra são muito utilizados, portanto é necessário conhecer seus significados. População: é uma coleção completa de todos os elementos a serem estudados. Ex: conhecer a altura de todos os habitantes do Brasil.

4 4 Amostra: é uma sub-coleção de elementos extraídos de uma população. Ex: conhecer a altura de um conjunto de habitantes do Brasil. Quando o estudo trata de dados meteorológicos, temos em mãos uma amostra, pois não conhecemos a população, devido não haver o registro contínuo dos dados desde a origem do planeta. É importante determinar se um conjunto de dados se trata de uma amostra ou de uma população, pois a metodologia de análise muitas vezes é diferente e, também, as conclusões a que devemos chegar. Quando trabalhamos com amostras, os resultados obtidos nos cálculos estatísticos são utilizados para fazer inferências (generalizações) sobre a população. Vejamos um exemplo: selecionamos os dados horários de temperatura do ar do verão de 004 medidos numa cidade X, com isto teremos uma amostra. Calculamos a média aritmética deste conjunto e a partir do resultado obtido podemos inferir que a média da temperatura daquela cidade no verão (no caso todos os verões - população) corresponde àquele determinado valor. 3 Distribuição de Freqüências Quando estamos trabalhando com estatística, normalmente, precisamos manipular grande quantidade de dados. Entretanto, estes devem ser organizados de tal forma a facilitar o trabalho do investigador do fenômeno. Se possuímos um conjunto de dados, por exemplo, de temperaturas médias diárias da estação do IAG (localizada em Água Funda, São Paulo) do mês de dezembro de 004, devemos dispô-los de forma que consigamos extrair de maneira fácil informações como: maior e menor temperatura, quantos dias tiveram temperaturas acima ou abaixo de um determinado valor, etc. Para tanto, é elaborado uma distribuição de freqüências. A distribuição de freqüências é uma tabela que relaciona categorias ou classes de valores, juntamente com contagens ou freqüências do número de valores que se enquadram em cada categoria (Triola, 1998). A distribuição de freqüências pode ser representada através de um histograma, que é um gráfico cujas bases são os limites das classes e as alturas são as freqüências. Abaixo temos uma distribuição de freqüências (tabela 1) juntamente com um histograma (figura 1) da temperatura média diária do mês de dezembro de 004 da estação do IAG. Na tabela o símbolo indica que o limite de classe inclui o valor da esquerda e exclui o da direita.

5 5 Tabela 1. Distribuição de freqüências da temperatura média diária do mês de dezembro de 004 da estação do IAG. Intervalos de Classe Freqüências Figura 1. Histograma de freqüências. 3.1 Metodologia para a Elaboração de uma Distribuição de Freqüências De posse de um conjunto de dados, neste caso, de dados de temperatura média diária do mês de dezembro de 004 da estação do IAG (tabela ), devemos seguir alguns passos para a construção de uma distribuição de freqüências. Tabela. Dados de temperatura média diária do mês de dezembro de 004 da estação do IAG. Dia Temperatura (ºC) Dia Temperatura (ºC) 1 18,9 17 1,5 18,7 18 0,8 3 18,4 19,4 4 3, 0 3,7 5,3 1 18,3 6 16,1 7,4 3 17, ,8 9 0,9 5, ,3 6 1, 11 17,5 7 1, , ,1 9 1, ,9 30, , 16 5,1

6 Passo 1: Ordenar os elementos dos dados brutos em ordem crescente, indicando a freqüência absoluta de cada elemento. 6 Dados brutos: dados que ainda não foram numericamente organizados. São as observações. Freqüência absoluta: número de vezes que um valor aparece num conjunto de dados. Tabela 3. Dados brutos dispostos em ordem crescente com as respectivas freqüências. Temperatura Freqüências 16,1 1 17, 1 17, ,3 18,4 1 18,7 1 18,9 19,1 1 19, ,1 1 0,8 1 0,9 1 1, 1,4 1 1,5 1 1, 1,3 1,4, , 3,7 1 5,1 1 Passo : Determinar o número de intervalos de classe (K). O número de intervalos de classe é obtido pela regra de Sturges (Crespo, 1997): K 1+3,3 (log 10 n) (1) onde n é o número total de elementos do conjunto de dados.

7 K 1+3,3 (log 10 31) K 1+3,3 (1,49) K 5,9 6 7 Portanto, a distribuição de freqüências será constituída de 6 intervalos de classe. Passo 3: Determinar a amplitude dos intervalos de classe (h): [ x ( x 1) ] imáx imín h () k onde K é o número de intervalos de classe e x imáx e x imín são respectivamente o maior e o menor valor do conjunto de dados. h [ 5,1 ( 16,1 1) ] 6 h 1,7 Após a obtenção da amplitude dos intervalos de classe (passo 3), basta organizar os dados conforme a distribuição de freqüências apresentada na tabela 1. Para tanto, se pega o menor valor do conjunto de dados e soma-se a amplitude dos intervalos de classe. Então, o primeiro intervalo da distribuição de freqüências vai do menor valor do conjunto até a soma deste com o valor da amplitude dos intervalos de classe. Após verifica-se quantos elementos (freqüências) encontram-se neste intervalo. Este procedimento é feito tantas vezes conforme indica o cálculo do número de intervalos de classe. Também pode ser elaborado o histograma da distribuição de freqüências (figura 1). 4 Medidas de Posição ou Tendência Central Normalmente, quando estamos estudando um fenômeno, seja ele de qualquer natureza, é basicamente impossível manipularmos todos os elementos da seqüência de dados, a não ser que a quantidade seja pequena. Entretanto, é importante sabermos onde os valores da seqüência se concentram, facilitando assim a análise. A estatística, por sua vez, fornece medidas que podem caracterizar o comportamento dos elementos de uma série. Essas medidas são chamadas de medidas de posição ou de tendência central, que na prática, possibilitam determinar um valor compreendido entre o menor e o maior valor da série numérica, ou seja, o valor localizado no centro ou no meio de um conjunto de dados. Há diferentes maneiras de definir o centro de um conjunto de dados, assim, há diferentes definições de medidas de tendência central como: média, mediana, moda e ponto médio.

8 4.1 Média 8 Média Aritmética: a média aritmética de um conjunto de dados é o valor obtido somando-se todos os elementos do conjunto e dividindo-se a soma pelo número total de elementos. Observe: x xi (3) n onde x é a média aritmética, x i os dados do conjunto amostral e n o número de valores. A média aritmética calculada para os dados fornecidos na tabela 1 corresponde a: 18,9 + 18, , + 3, x 31 x 0,59 0 C Observação: quando ao invés de x, que denota a média aritmética de uma amostra, temos µ significa que a média aritmética é de uma população. A média aritmética depende de todos os valores da série e qualquer alteração de um deles altera seu valor. Esta medida é influenciada por valores extremos, podendo, em alguns casos, não representar a série. Além da média aritmética, há a média harmônica, geométrica e quadrática. Média Harmônica: costuma ser usada como medida de tendência central para conjuntos de dados que consistem em taxas de variação, como por exemplo velocidades. Obtém-se a média harmônica dividindo-se o número n de valores pela soma dos inversos de todos os valores. Portanto, é expressa como (Triola, 1998): x n 1 x i (4) Para os dados da tabela 1, temos a média harmônica igual a: x 1 18, , , + 1 3, x 0,36 0 C

9 Média Geométrica: é usada na administração e na economia para achar taxas médias de variação, de crescimento, ou razões médias. Dados n valores (todos positivos), a média aritmética é a raiz n ma do seu produto (Triola, 1998). Por exemplo, determina-se a média geométrica de, 4, 10 multiplicando-se os três valores o que dá 80, e tomando-se a raiz cúbica do resultado (porque há três valores). O resultado é 4,3. Desta forma para os dados da tabela 1, temos: x 31 18,9 * 18,7 *... *, * 3, 9 x 0,48 0 C Média Quadrática: é utilizada em geral em experimentos físicos. Em sistemas de distribuição de energia, por exemplo, as tensões e correntes são em geral dadas em termos de sua média quadrática. Obtém-se a média quadrática de um conjunto de valores elevando-se cada um ao quadrado, somando-se os resultados, dividindo-se o total pelo número n de valores e tomando-se a raiz quadrada do resultado (Triola, 1998). Por exemplo, a média quadrática de, 4, 10 é 6,3. Agora calculando-se para os dados da tabela 1, temos: x xi (5) n x (18,9) + (18,7) (,) 31 + (3,) x 0,71 0 C 4. Mediana A mediana é o elemento que ocupa a posição central de uma série de dados. Para encontrá-la os dados devem estar dispostos em ordem crescente ou decrescente. Se a série tiver um número ímpar de dados o valor que estiver ocupando o meio da série será a mediana. Se tiver um número par de dados deve-se extrair a média aritmética dos dois valores centrais, uma vez que, o valor correspondente a mediana acha-se entre eles. A mediana dos dados fornecidos na tabela 1 corresponde a 0,9ºC. 4.3 Moda A moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de dados. Pode ser identificada apenas observando-se a série nos casos de dados não agrupados. Quando a série possuir dois valores com a mesma freqüência máxima, cada um deles é

10 uma moda, e o conjunto diz-se bimodal. Se mais de dois valores ocorrerem com a mesma freqüência máxima, o conjunto é multimodal. Quando nenhum valor é repetido, o conjunto não tem moda. A série de dados fornecida na tabela 1 é multimodal, pois cinco valores (18,3; 18,9; 1,;,4 e 3,) aparecem com a mesma freqüência máxima. 4.4 Ponto Médio 10 O ponto médio é o valor que está a meio caminho entre o maior e o menor valor da série de dados. Para obtê-lo, somamos esses valores extremos e dividimos o resultado por, como na expressão a seguir (Triola, 1998): maior valor + menor valor PM (6) O ponto médio dos dados da tabela 1 é: 16,1 + 5,1 PM PM 0,6º C 5 Medidas de Dispersão ou de Variabilidade Vimos anteriormente que um conjunto de valores pode ser convenientemente sintetizado, por meio de procedimentos matemáticos, em poucos valores representativos média, mediana e moda. Tais valores podem servir de comparação para dar a posição de qualquer elemento do conjunto. Não é o bastante dar uma das medidas de posição para caracterizar perfeitamente um conjunto de valores, pois, mesmo sabendo, por exemplo, que a temperatura média de duas cidades é a mesma, e igual a 4ºC, ainda assim somos levados a pensar a respeito do clima dessas cidades. Em uma delas a temperatura poderá variar entre limites de muito calor e de muito frio e, haver, ainda, uma temperatura média de 4ºC. A outra poderá ter uma variação pequena de temperatura, mas mantendo uma média de 4ºC. Vemos, então, que a média ainda que considerada como um número que tem a faculdade de representar uma série de valores não pode, por si mesma, destacar o grau de homogeneidade ou heterogeneidade que existe entre os valores que compõem um conjunto. Consideremos os seguintes conjuntos de valores das variáveis x, y e z: X: 70, 70, 70, 70, 70 Y: 68, 69, 70, 71, 7 Z: 5, 15, 50, 10, 160

11 Calculando a média aritmética de cada um desses conjuntos, obtemos: 11 x y z xi n yi n zi n Vemos, então, que os três conjuntos apresentam a mesma média aritmética: 70. Entretanto, é fácil notar que o conjunto x é mais homogêneo que os conjuntos y e z, já que todos os valores são iguais a média. O conjunto y, por sua vez, é mais homogêneo que o conjunto z, pois há menor diversificação entre cada um de seus valores e a média é representativa. Chamando de dispersão ou de variabilidade a maior ou menor diversificação dos valores de uma variável em torno de um valor de tendência central tomado como ponto de comparação, podemos dizer que o conjunto x apresenta dispersão ou variabilidade nula e que o conjunto y apresenta uma distribuição ou variabilidade menor que o conjunto z. Portanto, para qualificar os valores de uma dada variável, ressaltando a maior ou menor dispersão ou variabilidade entre esses valores e a sua medida de posição, a Estatística recorre às medidas de dispersão ou de variabilidade. Dessas medidas, serão descritas a amplitude total, o desvio-padrão e a variância. 5.1 Amplitude Total A amplitude total de um conjunto de dados é a diferença entre o maior e o menor valor deste. Para calculá-la, basta subtrair o menor valor do maior. AT x máx x mín (7) Quanto maior a amplitude total de um conjunto de dados, maior é a dispersão ou variabilidade dos valores. A amplitude total observada nos dados da tabela 1 é: AT 5,1 16,1 9º C 5. Desvio-Padrão A amplitude total é uma medida instável, pois se deixa influenciar pelos valores extremos, que são, na sua maioria, devidos ao acaso. O desvio-padrão e a variância são medidas que fogem a essa falha, pois levam em consideração a totalidade dos valores da variável em estudo, o que faz delas

12 índices de variabilidade bastante estáveis e, por isso mesmo, os mais geralmente empregados. Assim, pode-se definir o desvio-padrão como uma medida da magnitude do espalhamento ou dispersão dos dados em relação à média da série. A expressão para o cálculo do desvio-padrão amostral (s) é: 1 s ( x x ) i (8) n 1 onde x i é cada elemento do conjunto de dados, x é a média do conjunto e n é o número total de elementos deste. Já para o desvio-padrão populacional (σ) a expressão é: ( x µ ) i σ (9) N onde x i é cada elemento da população, µ e N são respectivamente a média e o número total de elementos da população. Observa-se que para a população x é substituído por µ e n-1 por N. Em geral, a finalidade do cálculo de uma estatística amostral (como a média, o desvio-padrão ou a variância) é estimar o parâmetro populacional correspondente. Se extrairmos muitas amostras de uma população que tem média m, calcularmos as médias amostrais x e se tomarmos as médias de todas as estimativas de m, veremos que essa média fica muito próxima de m. Entretanto, se calculássemos a variância de cada amostra pela fórmula: ( x x ) n e tomássemos a média de todas essas supostas estimativas de σ, provavelmente obteríamos uma média inferior a σ. Teoricamente, mostra-se que podemos compensar essa desvantagem dividindo por n-1 em vez de n na fórmula de s. Uma regra que auxilia na interpretação do valor de um desvio-padrão é a regra empírica, aplicável somente a conjuntos de dados aproximadamente em forma de sino, conforme a figura. Essa figura mostra como a média e o desvio-padrão estão relacionados com a proporção dos dados que se enquadram em determinados limites. Assim é que, com uma distribuição em forma de sino, temos 95% dos seus valores a menos de dois desvios-padrão da média. A regra empírica costuma a ser designada abreviadamente como a regra A regra diz que:

13 a. cerca de 68% dos valores estão a menos de 1 desvio-padrão a contar da média; b. cerca de 95% dos valores estão a menos de desvios-padrão a contar da média; c. cerca de 99,7% dos valores estão a menos de 3 desvios-padrão a contar da média. 13 Figura. Relação entre o desvio-padrão e a curva normal. Na figura abaixo foi plotada a média (0,6º C), a média acrescida de mais um desvio-padrão e a média descontada de um desvio-padrão da série de dados de temperatura média diária do mês de dezembro de 004 da estação do IAG, com o objetivo de mostrar que uma grande porcentagem (cerca de 68%) dos dados ficam entre os limites da média somada e diminuída de um desvio-padrão. Figura 3. Temperatura média diária do mês de dezembro de 004 da estação do IAG (São Paulo), juntamente com a média da série e a média acrescida e diminuída de um desvio-padrão. Os dados em análise possuem desvio-padrão igual a ±..

14 5.3 Variância 14 A variância é uma medida estatística da dispersão dos dados em torno da média de um conjunto de dados. É obtida quando não extraímos a raiz quadrada do desviopadrão. A variância amostral é definida como: s ( x x ) i (10) n 1 já a variância populacional é: ( x ) i µ σ (11) N A variância obtida através dos dados da tabela 1 é 4,86º C. A variância também é denominada de segundo momento, sendo: m ( x x ) Σ i (1) n 6 Assimetria A assimetria é o grau de deformação de uma curva de freqüências. Uma distribuição de freqüência é simétrica, ou seja, que apresenta um gráfico cuja as duas caudas possuem a mesma configuração (figura 4 a), quando a média, a mediana e a moda da série forem iguais. A distribuição de freqüência também pode ser assimétrica positiva (figura 4 b) e assimétrica negativa (figura 4 c), a primeira possui uma cauda mais alongada à direita e ocorre quando a média da série for maior que a moda e a segunda apresenta uma cauda mais alongada à esquerda e ocorre quando média da série for menor que a moda. a) b) c) Figura 4. Representação esquemática da assimetria.

15 A assimetria pode ser obtida pelo coeficiente de assimetria (A) que é uma medida adimensional, observe: onde Mo é a moda da série. x Mo A (13) s 15 Desde que a moda é de difícil estimativa, o coeficiente de assimetria é obtido, com boa aproximação, pela seguinte relação: x Mo 3(x Me), onde Me é a mediana. Assim: ( Me) 3 x A (14) s Mas, a medida de assimetria mais utilizada é dada pelo terceiro momento (m 3 ) centrado na média, ou seja: 3 m A (15) 3 s onde: m 3 ( x x ) 3 Σ i (16) n sendo x i é cada elemento do conjunto de dados, x a média e n o número de elementos do conjunto (Assis, 1996). A distribuição será simétrica quando A 0, se A for maior que zero a assimetria é positiva e se A for menor que zero a assimetria é negativa. Utilizando a expressão 15 para calcular o coeficiente de assimetria dos dados fornecidos na tabela 1, obtemos A -0,08 que corresponde a uma assimetria negativa, ou seja, a distribuição possui cauda mais alongada a esquerda. Entretanto, se fossemos apenas observar a figura 1 não conseguiríamos extrair esta informação facilmente devido a forma do histograma. 7 Curtose A curtose é o grau de achatamento de uma distribuição em relação a uma distribuição padrão, denominada curva normal.

16 A distribuição que apresenta uma curva de freqüências mais fechada que a normal, é denominada leptocúrtica (figura 5 a). Quando a curva de freqüência é mais aberta que a normal recebe o nome de platicúrtica (figura 5 b) e a curva normal é denominada de mesocúrtica (figura 5 c). 16 a) b) c) Figura 5. Representação esquemática da curtose. A curtose (C) é definida pelo quarto momento (m 4 ) dividido pelo o desvio-padrão 4 da série elevado a quarta potência ( s ): m4 C 4 (17) s onde o quarto momento é dado por: m 4 Σ ( x x ) i n 4 onde x i é cada elemento do conjunto de dados, x a média e n o número de elementos da série (Assis, 1996). A curtose é denominada mesocúrtica quando C3, neste caso, tem-se uma curva normal. Se C>3, a curva de freqüência é mais fechada que a curva normal, ou seja possui um pico e recebe a denominação de leptocúrtica. Se C<3, a curva de freqüência é mais achatada que a curva normal, sendo chamada de platicúrtica. A curtose calculada para os dados da tabela 1 foi C,, portanto C<3 e a curva de freqüência é mais achatada que a curva normal. 8 Separatrizes A mediana caracteriza uma série de valores devido à sua posição central. No entanto, ela apresenta uma outra característica, tão importante quanto a primeira: ela separa a série em dois grupos que apresentam o mesmo número de valores. Assim, além das medidas de posição mencionadas há outras que, consideradas individualmente, não são medidas de tendência central, mas estão ligadas à mediana relativamente à sua segunda característica, já que se baseiam na sua posição na série.

17 Essa medidas denominadas de quantis ou fractis, são juntamente com a mediana, conhecidas pelo nome genérico de separatrizes. O quantil, por sua vez, é o nome genérico para outras medidas, como as que dividem o conjunto de dados em 4, 10 ou 100 partes, por exemplo. Estas são denominadas de quartil, decil e percentil, respectivamente. Os três quartis Q 1, Q e Q 3 dividem o conjunto dos dados em quatro subconjuntos de tal forma que 5% dos elementos situam-se abaixo do Q 1 ; 5% entre Q 1 e Q ; 5% entre Q e Q 3 e 5% acima de Q 3, sendo que Q corresponde a mediana. Os decis dividem o conjunto de dados em 10 partes iguais. Os nove decis D 1, D, D 3,..., D 9 são tais que 10% dos elementos situam-se abaixo de D 1, 10% entre D 1 e D e assim por diante. A mediana é o quinto decil. Os percentis dividem o conjunto dos dados ordenados em 100 partes iguais. A mediana é o qüinquagésimo percentil. 17 Procedimento para obtenção dos quantis (Xavier et al., 00): 1. dispor os dados em ordem crescente;. colocar um número de ordem para cada valor (i1,..., in); 3. para cada valor determinar a ordem quantílica: P i i/(n+1), onde N é o número de elementos da série; 4. finalmente, para calcular o quatil Q(P) para uma ordem quantílica P i qualquer, seguese: a) se P coincidir com algum P i já obtido, então: Q(P)Q(P i )y i b) se P não coincidir, haverá um índice i tal que P i <P<P i+1, onde Q(P) será obtido por interpolação, onde: Q(P)y i +{[P-P i ]/[P i+1 -P i ]}*[y i+1 -y i ] Exemplo 1: Extraído de Xavier et al. (00). Considere os dados: com N9 observações. Determine o quartil inferior Q(0,5) e o superior Q(0,75) e o primeiro tercil Q(0,333): i y P i i/(n+1) 1/10 /10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 0,10 0,0 0,30 0,40 0,50 0,60 0,70 0,80 0,90 O esquema considerado acima faz atribuir a cada valor de y i a ordem quantílica dada pela expressão:

18 P i i/(n+1) onde i 1,,..., N 18 No caso, as ordens quantílicas obtidas foram 0,10 10%; 0,0 0%; 0,30 30%; 0,40 40%; 0,50 50%; 0,60 60%; 0,70 70%; 0,80 80% e 0,90 90%. Segue-se que os y i correspondentes serão os decis, entre os quais está a mediana que corresponde à ordem quantílica P 0,50 50%. Como faremos para calcular o quartil inferior Q(0,5) e o quartil superior Q(0,75)? Q(0,5) é o quantil que corresponde à ordem quantílica P 0,5, portanto, equidistante dos decis correspondentes as ordens quantílicas 0,0 e 0,30. Assim: Q(0,5)[Q(0,0)+Q(0,30)](1+3)/ Q(0,75)[Q(0,70)+Q(0,80)](71+104)/87,5 O primeiro tercil está entre 30% e 40%, cujos quantis respectivos são 3 e 43, portanto: Q(P)y i +{[P-P i ]/[P i+1 -P i ]}*[y i+1 -y i ] Q(33,3%)3+{[33,3-30]/40,0-30,0]}*[43-3] 3+(3,3/10,0)*11 3+0,33*11 35,63 Exemplo : Extraído de Assis et al. (1996). Dada a tabela:

19 19 Tabela 4: Totais anuais de chuva de Pelotas, RS, ordenados em forma crescente. i P i i/(n+1) Y i i P i i/(n+1) Y i i P i i/(n+1) Y i i P i i/(n+1) Y i 1 0, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , Para se encontrar os quartis divide-se o N+1 por 4; para os decis divide-se N+1 por 10 e para os percentis divide-se o N+1 por 100. Na tabela acima, o primeiro quartil é o valor da série ordenada cuja posição é (N+1)/4 101/4 5,5 que corresponde a um valor de chuva entre e mm; a mediana, o segundo quartil, é encontrada por (N+1)/4 0/4 50,5, ou seja, o valor de chuva correspondente a 1.98 mm; o terceiro quartil é o 75º valor da série ordenada, ou seja, 3(N+1)/4 75,75, sendo o valor de chuva entre e mm. O primeiro decil corresponde a (N+1)/ /100 1,01, que corresponde a um valor de chuva compreendido entre 680 e 689 mm. Por interpolação linear obtémse o valor exato do primeiro decil multiplicando-se 0,01 pela diferença entre os valores da décima e nona observação e somando-se esse resultado ao valor da nona observação. Assim: 680+0,01( ) 680,1 mm

20 0 9 Referências ASSIS, F. N., et al, Aplicações de Estatística à Climatologia. Ed. Universitária, UFPEL, Pelotas, RS. CRESPO, A. A., Estatística Fácil. 15 º Ed., Saraiva, São Paulo, SP. SILVA, N. P., Estatística Auto-Explicativa. Ed. Érica, São Paulo, SP. TRIOLA, M. F., Introdução à Estatística. 7º Ed., LTC, Rio de Janeiro, RJ. XAVIER, T. M. B. S., SILVA, J. F. e REBELLO, E. R. G., 00. A Técnica dos Quantis. Thesaurus, Brasília. 10 Exercício Dada a série de temperatura média diária do mês de dezembro de 000 da estação meteorológica situada na cidade do Rio Grande, RS, faça: 1. a distribuição e o histograma de freqüências;. calcule as medidas de tendência central; 3. calcule as medidas de dispersão; 4. calcule o coeficiente de assimetria e curtose e 5. compare os resultados obtidos com este conjunto de dados com os da estação do IAG. Dia Temperatura do Ar (ºC) Dia Temperatura do Ar (ºC)

Medidas de Posição ou Tendência Central

Medidas de Posição ou Tendência Central Medidas de Posição ou Tendência Central Medidas de Posição ou Tendência Central Fornece medidas que podem caracterizar o comportamento dos elementos de uma série; Possibilitando determinar se um valor

Leia mais

Distribuição de frequências:

Distribuição de frequências: Distribuição de frequências: Uma distribuição de frequências é uma tabela que reúne o conjunto de dados conforme as frequências ou as repetições de seus valores. Esta tabela pode representar os dados em

Leia mais

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos.

n = 25) e o elemento (pois = 19) e terá o valor 8. Verifique que antes e depois do 19 o elemento, teremos 18 elementos. V) Mediana: A Mediana de um conjunto de números, ordenados crescente ou decrescentemente em ordem de grandeza (isto é, em um rol), será o elemento que ocupe a posição central da distribuição de freqüência

Leia mais

O que fazemos com estas ferramentas?

O que fazemos com estas ferramentas? Definição: A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisálos, interpretá-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998). O que fazemos

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Probabilidade e Estatística Prof. Dr.Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Estatística Descritiva Distribuição de frequência Para obter informações de interesse sobre a característica

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 4 - Medidas de dispersão Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Abril de 2014 Amplitude total Amplitude total: AT = X max X min. É a única medida de dispersão que não tem

Leia mais

Estatística. 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão. Renata Souza

Estatística. 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão. Renata Souza Estatística 1 Medidas de Tendência Central 2 Medidas de Posição 3 Medidas de Dispersão Renata Souza Medidas Depois que você conheceu os conceitos de coleta de dados, variação, causas comuns e causas especiais,

Leia mais

Medidas resumo numéricas

Medidas resumo numéricas Medidas descritivas Medidas resumo numéricas Tendência central dos dados Média Mediana Moda Dispersão ou variação em relação ao centro Amplitude Intervalo interquartil Variância Desvio Padrão Coeficiente

Leia mais

Elementos de Estatística

Elementos de Estatística Elementos de Estatística Lupércio F. Bessegato & Marcel T. Vieira UFJF Departamento de Estatística 2013 Medidas Resumo Medidas Resumo Medidas que sintetizam informações contidas nas variáveis em um único

Leia mais

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Professor Jair Wyzykowski Universidade Estadual de Santa Catarina Média aritmética INTRODUÇÃO A concentração de dados em torno de um valor pode ser usada para representar todos

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva C E N T R O D E M A T E M Á T I C A, C O M P U T A Ç Ã O E C O G N I Ç Ã O UFABC Estatística Descritiva Centro de Matemática, Computação e Cognição March 17, 2013 Slide 1/52 1 Definições Básicas Estatística

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA DESCRITIVA Prof.ª Sheila Regina Oro Projeto Recursos Educacionais Digitais Autores: Bruno Baierle e Maurício Furigo ESTATÍSTICA DESCRITIVA A Estatística Descritiva

Leia mais

Medidas Estatísticas NILO FERNANDES VARELA

Medidas Estatísticas NILO FERNANDES VARELA Medidas Estatísticas NILO FERNANDES VARELA Tendência Central Medidas que orientam quanto aos valores centrais. Representam os fenômenos pelos seus valores médios, em torno dos quais tendem a se concentrar

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Cálculos estatísticos para análise e tomada de decisão Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique e Prof. Douglas Mandaji Revisão Textual: Profa. Ms. Alessandra

Leia mais

Fernando de Pol Mayer

Fernando de Pol Mayer Fernando de Pol Mayer Laboratório de Estatística e Geoinformação (LEG) Departamento de Estatística (DEST) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Este conteúdo está disponível por meio da Licença Creative

Leia mais

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis.

As outras medidas de posição são as separatrizes, que englobam: a própria mediana, os decis, os quartis e os percentis. RESUMO Medidas de Posição são as estatísticas que representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal do gráfico da curva de frequência As medidas

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Prof. Lorí Viali, Dr.   Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Coleção de números n estatísticas sticas O número n de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taxa de desemprego atinge, este mês,

Leia mais

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte

CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte CAPÍTULO 4 DESCRIÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 2ª parte 4.3 Medidas de posição 4.4 Medidas de dispersão 4.5 Separatrizes Prof. franke 2 Vimos que a informação contida num conjunto de dados pode ser resumida

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIA Suponhamos termos feito uma coleta de dados relativos às estaturas de quarenta alunos, que compõem uma amostra dos alunos de um colégio A, resultando a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ MEDIDAS DESCRITIVAS Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições

Leia mais

Métodos Estatísticos Básicos

Métodos Estatísticos Básicos Aula 3 - Medidas de tendência central Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Abril de 014 Média aritmética Denição As medidas de tendência central são estatísticas que caracterizam

Leia mais

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO

AULA 2 UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO AULA UNIDADE 1 DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS 1.1 INTRODUÇÃO As tabelas estatísticas, geralmente, condensam informações de fenômenos que necessitam da coleta de grande quantidade de dados numéricos. No caso

Leia mais

PARTE 2- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL VERSÃO: JANEIRO DE 2017

PARTE 2- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL VERSÃO: JANEIRO DE 2017 COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS ESTATÍSTICA APLICADA PARA PESQUISA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (BASEADO NO MATERIAL DE AULA DO PROFESSOR

Leia mais

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas

Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Métodos Experimentais em Ciências Mecânicas Professor Jorge Luiz A. Ferreira Pertencem ao grupo de ferramentas estatísticas que permitem caracterizar um conjunto de dados sob ponto de vista da tendência

Leia mais

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 5 ASSIMETRIA E CURTOSE

ESTATÍSTICA COMPUTACIONAL AULA 5 ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE 1 RELAÇÃO ENTRE MÉDIA, MEDIANA E MODA O valor da mediana, como o próprio nome diz, ocupa a posição central numa distribuição de frequência. A mediana deve estar em algum lugar entre

Leia mais

Estatística Aplicada

Estatística Aplicada Estatística Aplicada Medidas Descritivas Professor Lucas Schmidt www.acasadoconcurseiro.com.br Estatística Aplicada ESTATÍSTICA DESCRITIVA Classificação de variáveis QuaLitativas (categóricas) Descrevem

Leia mais

Bioestatística. October 28, UFOP October 28, / 57

Bioestatística. October 28, UFOP October 28, / 57 Bioestatística October 28, 2013 UFOP October 28, 2013 1 / 57 NOME 1 Medidas de Tendência Central Média aritmética Mediana Moda Separatrizes 2 Medidas de Dispersão Amplitude Total Variância e Desvio-padrão

Leia mais

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP

Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP INTRODUÇÃO A ESTATÍSTICA ESPACIAL Análise Exploratória dos Dados Estatística Descritiva Univariada Roberto Wagner Lourenço Roberto Wagner Lourenço Prof. Dr. Engenharia Ambiental, UNESP Estrutura da Apresentação

Leia mais

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d

Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos. Pode ser de interesse apresentar esses dados através d UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DE POSIÇÃO E DISPERSÃO Departamento de Estatística Luiz Medeiros Vimos que é possível sintetizar os dados sob a forma de distribuições de frequência e gráficos.

Leia mais

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central Aula 03 Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas Parte 1 Medidas de Tendência Central Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 2. Medidas de Tendência Central dos Dados Para uma variável quantitativa, uma

Leia mais

Análise Exploratória e Estimação PARA COMPUTAÇÃO

Análise Exploratória e Estimação PARA COMPUTAÇÃO Análise Exploratória e Estimação MONITORIA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA COMPUTAÇÃO Médias Média Aritmética (valor médio de uma distribuição) n x = 1 n i=1 x i = 1 n x 1 + + x n Média Aritmética

Leia mais

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva

Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva Estatística Computacional Profª Karine Sato da Silva karine.sato.silva@gmail.com Introdução Quando analisamos uma variável qualitativa, basicamente, construímos sua distribuição de frequências. Ao explorarmos

Leia mais

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados.

ESTATÍSTICA. Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização, resumo, análise e interpretação dos dados. ESTATÍSTICA Termo vem de status Aspectos de um país (tamanho da população, taxas de mortalidade, taxas de desemprego, renda per capita). Estatística é o conjunto de métodos para a obtenção, organização,

Leia mais

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central

Aula 03. Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas. Parte 1 Medidas de Tendência Central Aula 03 Medidas Descritivas de Variáveis Quantitativas Parte 1 Medidas de Tendência Central Stela Adami Vayego - DEST/UFPR 1 Medidas de Tendência Central dos Dados Para uma variável quantitativa, uma medida

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA MEDIDAS DESCRITIVAS Departamento de Estatística Luiz Medeiros http://www.de.ufpb.br/~luiz/ As medidas de posição apresentadas fornecem a informação dos dados apenas a nível

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PONTA GROSSA METROLOGIA II METROLOGIA II Professor: Eng. PAULO ROBERTO CAMPOS ALCOVER JUNIOR Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 2 Período ; ; ; ; ;. 2 : Definições de Estatística; Conceitos Básicos; Medidas Descritivas:

Leia mais

Inferência Estatística: Conceitos Básicos I

Inferência Estatística: Conceitos Básicos I Inferência Estatística: Conceitos Básicos I Introdução, Medidas de Tendência Central, Medidas de Variabilidade, Distribuições de Frequência e Probabilidade Flávia F. Feitosa BH1350 Métodos e Técnicas de

Leia mais

AULA DO CPOG. Estatística básica

AULA DO CPOG. Estatística básica AULA DO CPOG Estatística básica ATRIBUTO características que podem ser enumeradas VARIÁVEL características que podem ser medidas, controladas ou manipuladas em uma pesquisa VARIÁVEL QUALITATIVA valores

Leia mais

Unidade III Medidas Descritivas

Unidade III Medidas Descritivas Unidade III Medidas Descritivas Autor: Anderson Garcia Silveira Anderson Garcia Silveira Na aula anterior... Medidas de Tendência Central 2 Na aula anterior... Medidas de Tendência Central Moda Mediana

Leia mais

2. Estatística Descritiva

2. Estatística Descritiva 2. Estatística Descritiva ESTATÍSTICA Conjunto de técnicas e ferramentas que descreve, organiza, resume e interpreta as informações a partir dos dados coletados Estatística descritiva Conjunto de técnicas

Leia mais

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 2ª PARTE

ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 2ª PARTE ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS 2ª PARTE 1 Medidas de síntese TERCEIRA maneira de resumir um conjunto de dados referente a uma variável quantitativa. Separatrizes Locação x % x % x % x % Dispersão Forma

Leia mais

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Separatrizes. Resumindo numericamente

12/06/14. Estatística Descritiva. Estatística Descritiva. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Separatrizes. Resumindo numericamente Resumindo numericamente Para resumir numericamente dados quantitativos o objetivo é escolher medidas apropriadas de locação (``qual o tamanho dos números envolvidos?'') e de dispersão (``quanta variação

Leia mais

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA O principal objectivo da ESTATÍSTICA DESCRITIVA é a redução de dados. A importância de que se revestem os métodos que visam exprimir a informação relevante contida numa grande massa

Leia mais

Aula 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO, ASSIMETRIA E CURTOSE.

Aula 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO, ASSIMETRIA E CURTOSE. MEDIDAS DE DISPERSÃO, ASSIMETRIA E CURTOSE. Aula META Mensurar a dimensão média do afastamento dos valores de um conjunto de dados em relação à determinada Medida de Tendência Central, bem como de que

Leia mais

Prof. Francisco Crisóstomo

Prof. Francisco Crisóstomo Unidade II ESTATÍSTICA BÁSICA Prof. Francisco Crisóstomo Unidade II Medidas de posição Medidas de posição Tem como característica definir um valor que representa um conjunto de valores (rol), ou seja,

Leia mais

Métodos Estocásticos da Engenharia II

Métodos Estocásticos da Engenharia II Métodos Estocásticos da Engenharia II Capítulo 2 - Estatística e Descrição de Dados Prof. Magno Silvério Campos 2019/1 (UFOP/EM/DEPRO) Métodos Estocásticos da Engenharia II 2019/1 1 / 70 Bibliografia Bibliografia

Leia mais

NOTAS DE AULA. Medidas Descritivas. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

NOTAS DE AULA. Medidas Descritivas. Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 1 NOTAS DE AULA Medidas Descritivas Prof.: Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 2 PRINCIPAIS MEDIDAS DESCRITIVAS 1. Medidas de tendência central 1.1 Média 1.2 Mediana 1.3 Moda 2. Medidas de dispersão 2.1

Leia mais

Representação de dados

Representação de dados Representação de dados Passos para construção de um Histograma Passo 1: ordenar o conjunto de dados, ou seja colocar os dados em ordem crescente de grandeza; Passo 2: Determinar o número de classes da

Leia mais

Medidas de localização (ou de tendência central) Média: definida como o centro de massa (ou ponto de equilíbrio) do conjunto.

Medidas de localização (ou de tendência central) Média: definida como o centro de massa (ou ponto de equilíbrio) do conjunto. Aula 02 01 de abril Medidas de localização (ou de tendência central) Média: definida como o centro de massa (ou ponto de equilíbrio) do conjunto. No geral, a melhor média é a que mais se aproxima do centro

Leia mais

Medidas de Dispersão ou variabilidade

Medidas de Dispersão ou variabilidade Medidas de Dispersão ou variabilidade A média - ainda que considerada como um número que tem a faculdade de representar uma série de valores - não pode, por si mesma, destacar o grau de homogeneidade ou

Leia mais

Estatísticas Descritivas. Estatística

Estatísticas Descritivas. Estatística Estatística Estatísticas descritivas: usadas para mostrar/descrever algumas informações da amostra, ou seja, servem para fazer um resumo ou descrição dos dados. Não consideram a origem dos dados. Exemplos:

Leia mais

Estatística I Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 3. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 3 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística: Prof. André Carvalhal Dados quantitativos: medidas numéricas Propriedades Numéricas Tendência Central Dispersão Formato Média Mediana

Leia mais

5.1 Introdução: As distribuições de freqüências não diferem apenas quanto ao valor médio e a variabilidade, mas também quanto a sua forma.

5.1 Introdução: As distribuições de freqüências não diferem apenas quanto ao valor médio e a variabilidade, mas também quanto a sua forma. Capítulo 5 Assimetria e Curtose Desenvolvimento: 5.1 Introdução 5.2 Assimetria 5.3 Curva simétrica 5.4 Curtose 5.5 Graus de achatamento 5.1 Introdução: As distribuições de freqüências não diferem apenas

Leia mais

Estatística Aplicada a Negócios

Estatística Aplicada a Negócios Prof. Dr. Gilberto de Andrade Martins aula 02 1 Estatística Descritiva Aula 2 Ao final desta aula você : - Conhecerá a Estatística Descritiva. - Saberá quais são as principais medidas de dispersão. 2 Medidas

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@pucrs.br http://www.pucrs.br/famat/viali/ Coleção de números estatísticas O número de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taa de desemprego atinge, este mês, 7,5%. As

Leia mais

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP

Bioestatística UNESP. Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Bioestatística UNESP Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Prof. Titular de Bioestatística IB-UNESP/Botucatu-SP Perguntas iniciais para reflexão I - O que é Estatística? II - Com que tipo de informação (dados)

Leia mais

Estatística Descritiva

Estatística Descritiva Estatística Descritiva Prof. Henrique Dantas Neder Instituto de Economia Universidade Federal de Uberlândia Typeset by FoilTEX 1 Tópicos introdutórios A estatística descritiva trata dos métodos estatísticos

Leia mais

ASSIMETRIA E CURTOSE

ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br Universidade Estadual de Londrina 11 de maio de 2016 Assimetria Numa distribuição estatística, a assimetria é o quanto sua curva de frequência

Leia mais

Stela Adami Vayego DEST/UFPR

Stela Adami Vayego DEST/UFPR Resumo 4 - Resumo dos dados numéricos por meio de números (continuação) 4. A importância do desvio padrão Para se entender a importância que o desvio padrão representa na análise de dados estatísticos,

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central Capítulo 3 Medidas de Tendência Central Desenvolvimento: 3.1 Introdução 3.2 Média Aritmética 3.3 Mediana 3.4 Moda 3.5 Média Geométrica 3.6 Média harmônica 3.7 Relação entre as médias 3.8 Separatrizes 3.1

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ Coleção de números estatísticas O número de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taa de desemprego atinge, este mês, 7,5%.

Leia mais

MEDIDAS DE POSIÇÃO E DE DISPERSÃO. Profª Andréa H Dâmaso

MEDIDAS DE POSIÇÃO E DE DISPERSÃO. Profª Andréa H Dâmaso MEDIDAS DE POSIÇÃO E DE DISPERSÃO Profª Andréa H Dâmaso Bioestatística e Delineamento Experimental - 2012 Tópicos da aula Medidas de tendência central e dispersão Variáveis contínuas: distribuição normal

Leia mais

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes

Medidas de Tendência Central. Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Medidas de Tendência Central Introdução Média Aritmética Moda Mediana Análise de Assimetria Separatrizes Introdução A maioria dos dados apresenta uma tendência de se concentrar em torno de um ponto central

Leia mais

Química e Estatística

Química e Estatística Revisão dos Conceitos Básicos de Química e Revisão dos Conceitos Básicos de Definições Básicas de Média Separatrizes (Quartil, Decis e Percentil) Desvio Padrão Variância Função de Distribuição de Probabilidade

Leia mais

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA A Estatística refere-se às técnicas pelas quais os dados são "coletados", "organizados","apresentados" "apresentados" e"analisados" "analisados". Pode-se dividir a ciência Estatística

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS Prof. Titular da FAMAT - Departamento de Estatística. Curso: Engenharia de Produção

Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS Prof. Titular da FAMAT - Departamento de Estatística. Curso: Engenharia de Produção Coleção de números n estatísticas sticas O número n de carros vendidos no país aumentou em 30%. A taa de desemprego atinge, este mês, 7,5%. As ações a da Telebrás s subiram R$,5, hoje. Resultados do Carnaval

Leia mais

Conceito de Estatística

Conceito de Estatística Conceito de Estatística Estatística Técnicas destinadas ao estudo quantitativo de fenômenos coletivos, observáveis. Unidade Estatística um fenômeno individual é uma unidade no conjunto que irá constituir

Leia mais

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO Medidas de Tendência Central (1) média (aritmética) * só para variáveis quantitativas exceção: variável qualitativa nominal dicotômica, com categorias codificadas em 0 e 1; neste

Leia mais

ASSIMETRIA E CURTOSE

ASSIMETRIA E CURTOSE ASSIMETRIA E CURTOSE Lucas Santana da Cunha lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 15 de maio de 2017 Assimetria Numa distribuição estatística, a assimetria

Leia mais

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico

MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO. * é muito influenciada por valor atípico MAIS SOBRE MEDIDAS RESUMO Medidas de Tendência Central (1) média (aritmética) * só para variáveis quantitativas exceção: variável qualitativa nominal dicotômica, com categorias codificadas em 0 e 1; neste

Leia mais

Notas de Aula. Estatística Elementar. by Mario F. Triola. Tradução: Denis Santos

Notas de Aula. Estatística Elementar. by Mario F. Triola. Tradução: Denis Santos Notas de Aula Estatística Elementar 10ª Edição by Mario F. Triola Tradução: Denis Santos Slide 1 Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados 3-1 Visão Geral 3-2 Medidas de

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 27 de Março de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Sumário 1 Introdução

Leia mais

Estatística

Estatística Estatística 1 2016.2 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos... 3 MEDIDAS DE POSIÇÃO... 3 MEDIDAS DE DISPERSÃO... 5 EXERCÍCIOS CAPÍTULO 1... 8 Capítulo 2 Outliers e Padronização... 12 VALOR PADRONIZADO (Z)...

Leia mais

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado

Mapas e Estatística. Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Mapas e Estatística Professores Ligia Vizeu Barrozo Reinaldo Paul Pérez Machado Abordagens Características básicas Ciência Provisório Explicativo Lógico Empírico Filosofia Provisório Explicativo Lógico

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Estatística Descritiva Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Por que devo estudar estatística?

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

Medidas de Tendência Central

Medidas de Tendência Central ESTATÍSTICA DESCRITIVA Medidas de Tendência Central 3 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL 3.1 Média Aritmética Uma das mais importantes medidas estatísticas utilizadas é a média. Ela é, por exemplo, utilizada

Leia mais

Probabilidade e Estatística. Medidas de Tendência Central. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc.

Probabilidade e Estatística. Medidas de Tendência Central. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Probabilidade e Estatística Medidas de Tendência Central Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues, M. Sc. Introdução No estudo de uma série estatística é conveniente o cálculo de algumas medidas que a caracterizam

Leia mais

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão

Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Aula # 10 Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão Professor: Dr. Wilfredo Falcón Urquiaga Professor Titular Engenheiro em Telecomunicações e Eletrônica Doutor em Ciências Técnicas Email: falconcuba2007@gmail.com

Leia mais

BIOESTATÍSTICA. Unidade III - Medidas de Tendência Central e de Dispersão

BIOESTATÍSTICA. Unidade III - Medidas de Tendência Central e de Dispersão BIOESTATÍSTICA Unidade III - Medidas de Tendência Central e de Dispersão 0 INTRODUÇÃO Vamos abordar um assunto importante no que diz respeito a transmissão das informações relativas à amostra ou população

Leia mais

3.1 - Medidas de Posição Medidas de Dispersão Quantis Empiricos Box-plots Graficos de simetria 3.

3.1 - Medidas de Posição Medidas de Dispersão Quantis Empiricos Box-plots Graficos de simetria 3. 3 - MEDIDAS RESUMO 3.1 - Medidas de Posição 3.2 - Medidas de Dispersão 3.3 - Quantis Empiricos 3.4 - Box-plots 3.5 - Graficos de simetria 3.6 - Transformações 1/17 3.1 - Medidas de Posição Muitas vezes

Leia mais

ESTATÍSTICA. June 4, UFOP June 4, / 87

ESTATÍSTICA. June 4, UFOP June 4, / 87 ESTATÍSTICA June 4, 2013 UFOP June 4, 2013 1 / 87 NOME 1 Medidas de Tendência Central Média aritmética Mediana Moda Separatrizes 2 Medidas de Dispersão Amplitude Total Variância e Desvio-padrão Coeficiente

Leia mais

Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira. Revisor: Francisco Roberto Crisóstomo

Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira. Revisor: Francisco Roberto Crisóstomo Estatística Básica Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira Revisor: Francisco Roberto Crisóstomo Sumário Estatística Básica Unidade I 1 CICLO SEMPRE CRESCENTE...2 2 ESTATÍSTICA: CIÊNCIA

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte I 2012/02 1 Amostra e População 2 3 4 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Calcular e interpretar as seguintes medidas de uma amostra:

Leia mais

Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados. Seção 3-1 Visão Geral. Visão Geral. Estatísticas Descritivas

Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados. Seção 3-1 Visão Geral. Visão Geral. Estatísticas Descritivas Capítulo 3 Estatísticas para Descrição, Exploração e Comparação de Dados 3-1 Visão Geral 3-2 Medidas de Centro 3-3 Medidas de Dispersão 3-4 Medidas de Forma da Distribuição 3-5 Análise Exploratória de

Leia mais

Introdução à probabilidade e estatística I

Introdução à probabilidade e estatística I Introdução à probabilidade e estatística I Medidas resumo para tabelas de frequências Prof. Alexandre G Patriota Sala: 298A Email: patriota@ime.usp.br Site: www.ime.usp.br/ patriota Medidas resumo para

Leia mais

Unidade II ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli

Unidade II ESTATÍSTICA. Prof. Celso Guidugli Unidade II ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli Medidas ou parâmetros estatísticos Valores que permitem uma imagem sintetizada do comportamento de uma amostra. Dividem-se em dois grandes grupos: medidas de

Leia mais

Unidade III Medidas Descritivas

Unidade III Medidas Descritivas Unidade III Medidas Descritivas Medidas separatrizes Quantis Medidas de dispersão Amplitude total Desvio Médio Variância Desvio Padrão Coeficiente de Variabilidade Desvio Interquartílico Na aula anterior...

Leia mais

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz

Estatística Aplicada. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Aplicada UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ-RECIFE 2013 Prof: Wildson Cruz Estatística Descritiva A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados

Leia mais

Métodos Quantitativos II

Métodos Quantitativos II Métodos Quantitativos II MEDIDAS DE VARIABILIDADE O que significa Variabilidade? As medidas de tendência central nos dão uma ideia da concentração dos dados em torno de um valor. Entretanto, é preciso

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATISTICA. Unidade III Medidas de Posição

PROBABILIDADE E ESTATISTICA. Unidade III Medidas de Posição PROBABILIDADE E ESTATISTICA Unidade III Medidas de Posição 0 1 MEDIDAS DE POSIÇÃO As medidas de posições mais importantes são as medidas de tendência central e as medidas separatrizes. As medidas de tendência

Leia mais

3 Estatística p/ Descrição, Exploração e Comparação de Dados (Triola 10 a ed.)

3 Estatística p/ Descrição, Exploração e Comparação de Dados (Triola 10 a ed.) 3 Estatística p/ Descrição, Exploração e Comparação de Dados (Triola 10 a ed.) C V D O T Centro Variação Distribuição Outliers Tempo Valor representativo ou médio Quanto os valores variam entre eles Natureza

Leia mais

Assimetria e Curtose

Assimetria e Curtose Assimetria e Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 16 de abril de 2018 Londrina 1 / 15 Assimetria Coeficiente de assimetria Numa distribuição de frequências

Leia mais

PARTE 2- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL VERSÃO: MARÇO DE 2017

PARTE 2- MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL VERSÃO: MARÇO DE 2017 COMUNICAÇÃO SOCIAL E MARKETING CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS ESTATÍSTICA APLICADA PARA PESQUISA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO (BASEADO NO MATERIAL DE AULA DO PROFESSOR

Leia mais

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade

Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Medidas Descritivas de Posição, Tendência Central e Variabilidade Prof. Gilberto Rodrigues Liska UNIPAMPA 29 de Agosto de 2017 Material de Apoio e-mail: gilbertoliska@unipampa.edu.br Local: Sala dos professores

Leia mais

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese

ESTATÍSTICA Medidas de Síntese 2.3 - Medidas de Síntese Além das tabelas e gráficos um conjunto de dados referente a uma variável QUANTITATIVA pode ser resumido (apresentado) através de Medidas de Síntese, também chamadas de Medidas

Leia mais

Aula 2 Planejamento e Análise de Experimentos

Aula 2 Planejamento e Análise de Experimentos Aula 2 Planejamento e Análise de Experimentos Professores Miguel Antonio Sovierzoski, Dr. miguelaso@utfpr.edu.br; Vicente Machado Neto, Dr. vmachado@utfpr.edu.br; Revisão da aula anterior Fatores níveis

Leia mais

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade III ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues Unidade III ESTATÍSTICA Prof. Fernando Rodrigues Medidas de dispersão Estudamos na unidade anterior as medidas de tendência central, que fornecem importantes informações sobre uma sequência numérica. Entretanto,

Leia mais