Concursos Públicos. Concursos em andamento:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concursos Públicos. Concursos em andamento:"

Transcrição

1 Concursos Públicos Concursos em andamento:

2 Oficial Administrativo Prova 09 de fevereiro de 2014 Ensino médio

3 5

4 Noções de Informática Conhecimentos sobre os princípios básicos de informática: Sistema operacional; diretórios e arquivos. Conhecimentos de aplicativos: Processadores de textos (Word), Planilhas (Excel). Navegação Internet: pesquisa WEB, sites. Uso de correio eletrônico: caixa postal, mensagens (ler, apagar, escrever, anexar, arquivos e extração de cópias).

5 Perito Criminal Prova 16 de fevereiro de 2014 Superior completo

6 7

7 Conhecimentos em Informática 1. Sistemas operacionais: MS Windows XP, Vista e 7; operação e configuração. 2. Softwares aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, cópia de segurança, geração e digitalização de material escrito. Softwares utilitários básicos dos sistemas operacionais. 3. Internet e intranet: navegadores, correio eletrônico, transferência de arquivos, sistemas de busca e pesquisa. 4. Comunicação: noções de protocolos de comunicação em redes; acesso remoto. 5. Computadores pessoais: (desktops, notebooks, tablets e netbooks) e periféricos: classificação, noções gerais e operação. 6. Segurança da Informação: hash, criptografia, códigos maliciosos.

8 Escrivão de Polícia Prova: 16 março de 2014 Superior completo

9 20

10 5. Noções de Informática 5.1. MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mens Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas.

11 Técnico de Laboratório Prova: 06 de abril de 2014 Ensino médio

12 15

13 Noções de Informática 8.1.Sistemas operacionais (Windows e Linux): instalação e configuração, conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos Softwares aplicativos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados, multimídia, armazenamento de dados, copia de segurança, geração e digitalização de material escrito. Softwares utilitários básicos dos sistemas operacionais Internet e intranet: Conceito, provedores, protocolos, navegação na Internet, links, sites, buscas, vírus Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos Computadores pessoais (desktops, notebooks, tablets e netbooks ) e periféricos: classificação, noções gerais e operação.

14 Investigador de Polícia Prova: 13 de abril de 2014 Superior completo

15 10

16 Noções de Informática 5.1 MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos do MS-Office MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. 5.3 MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. 5.4 MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. 5.5 Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. 5.6 Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. 5.7 Computadores pessoais (desktops, tablets, notebooks e noções gerais e operações)

17 Fotógrafo Técnico - Pericial Prova: 01 de junho de 2014 Ensino médio

18 12

19 5. Noções de Informática 5.1. MS-Windows 7: instalação e configuração, conceito de pastas, arquivos e atalhos, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos 5.2. MS-Office MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, marcadores simbólicos e numéricos, impressão, controle de quebras, numeração de páginas e inserção de objetos MS-Excel 2010: definição, barra de ferramentas, estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas, elaboração de tabelas, uso de fórmulas, inserção de objetos e classificação de dados Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos Internet: Conceito, provedores, navegação na Internet, links, sites, buscas, vírus.

20 Desenhista Técnico-Pericial Prova: 8 de junho de 2014 Ensino médio

21 VII1 DA PROVA PREAMBULAR 1. A prova preambular avaliará o conhecimento do candidato e ser á constituída de 100 (cem) questões com 5 (cinco) alternativas cada uma, assim distribuídas: 1.1. Língua Portuguesa 20 (quinze) questões 1.2. Noções de Direito 12 (doze) questões 1.3. Noções de Criminologia 12 (doze) questões 1.4. Noções de Lógica 12 (doze) questões 1.5. Noções de Matemática 12 (doze) questões 1.6. Noções de Informática 12 (doze) questões 1.7. Noções de Desenho Técnico 20 (vinte) questões

22 6.Noções de Informática 6.1. MS-Windows até versão 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office até versão MS-Word: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto MS-Excel: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados MS-PowerPoint: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos Internet: Navegação, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas Utilização de sites de georreferenciamento (Google Maps, Google Earth, etc.)

23 Auxiliar de Necropsia Prova: 20 de julho de 2014 Ensino médio

24 8

25 3. Noções de Informática 3.1-Windows 7: instalação e configuração, conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativo 3.2-MS-Office MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras, numeração de páginas e inserção de objetos 3.4. MS-Excel 2010: definição, barra de ferramentas, estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, inserção de objetos e classificação de dados 3.5. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens anexação de arquivos 3.6. Internet: Conceito, provedores, protocolos, navegação na Internet, links, sites, buscas e vírus.

26 Atendente de Necrotério Policial Prova 10 de agosto de 2014 Ensino médio Este concurso sumiu da lista da Vunesp e voltou no final de maio.

27 14

28 6. Noções de Informática 6.1. MS-Windows 7: instalação e configuração, conceito de pastas, arquivos e atalhos, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos. 6.2.MS-Office MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, marcadores simbólicos e numéricos, impressão, controle de quebras, numeração de páginas e inserção de objetos MS-Excel 2010: definição, barra de ferramentas, estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas, elaboração de tabelas, uso de fórmulas, inserção de objetos e classificação de dados Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos Internet: Conceito, provedores, navegação na Internet, links, sites, buscas, vírus.

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)...3 Sinônimos e antônimos... 10 Sentido próprio e figurado das palavras... 9 Pontuação... 18 Classes

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 20 QUESTÕES DE PROVAS DA VUNESP SOLDADO 2ª CLASSE PM-SP POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição março 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste

Leia mais

Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP]

Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP] Edital Esquematizado [Escrevente Técnico Judiciário] [TJ/SP] ATUALIDADES D V.A. LEI Q R1 R2 R3 DIREITO ADMINISTRATIVO D V.A. LEI Q R1 R2 R3 Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO - SOLDADO

CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR SÃO PAULO - SOLDADO 1 Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2 Sinônimos e antônimos. 3 Sentido próprio e figurado das palavras. 4 Pontuação. CONTROLE DE CONTEÚDO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

Língua Portuguesa - 18 (dezoito); Matemática - 12 (doze); Conhecimentos Gerais - 10 (dez); Noções Básicas de Informática - 5 (cinco);

Língua Portuguesa - 18 (dezoito); Matemática - 12 (doze); Conhecimentos Gerais - 10 (dez); Noções Básicas de Informática - 5 (cinco); Prova Objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, de acordo com o conteúdo programático Língua Portuguesa

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários. Informações literais e inferências possíveis... 3 Ponto de vista do

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários... Língua Portuguesa Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários...3 Informações literais e inferências possíveis... 5 Ponto de vista

Leia mais

2 Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português.

2 Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. CONTROLE DE CONTEÚDO DPE PARANÁ - CONTADOR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não

Leia mais

INFORMÁTICA. rascunho. BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário

INFORMÁTICA. rascunho. BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário BANCA: VUNESP ÓRGÃO: Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) CARGO: Escrevente Técnico Judiciário INFORMÁTICA NÍVEL: Médio DATA: 26/04/2015 QUESTÕES: 16 75. Em um computador com o sistema operacional

Leia mais

- Português - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 6 -

- Português - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 6 - 1 Compreensão e Interpretação de textos. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis: conceito, classificação 2 e emprego. 3 Sintaxe: frase, oração, período simples e composto; 4 termos da

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários, não literários e mistos)...3 Ortografia... 21 Acentuação... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

Conteúdo verticalizado PM 2017

Conteúdo verticalizado PM 2017 Conteúdo verticalizado PM 2017 Vagas: Não divulgadas Data provável da prova: Não definida Remuneração: Não definida CONTEÚDOS COMUNS LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e entendimento de textos. Encontros vocálicos:

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA edital poderá ser utilizada, quando superveniente ou complementar a algum tópico já previsto ou indispensável à avaliação para o cargo. 1. Língua Portuguesa 1.1 Leitura e interpretação de diversos tipos

Leia mais

CONCURSO DE PM-SP CARGO: SOLDADO INFORMAÇÕES GERAIS DATA DE REALIZAÇÃO DE CERTAME: 28/07/2019 (tarde). BANCA: VUNESP. DURAÇÃO: 4 horas. ETAPAS DO CONCURSO: I. Exames de Conhecimentos i. Prova Objetiva

Leia mais

1.195 Candidatos CONVOCADOS!

1.195 Candidatos CONVOCADOS! ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SP (EDITAL da 1ª R.A. PUBLICADO EM 22.09.2014) REMUNERAÇÃO ESCOLARIDADE BANCA R$ 5.000,00 (LÍQUIDO) ENSINO MÉDIO EDITAL Previa 400 vagas (CAPITAL) CONVOCADOS

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Língua Portuguesa Leitura, interpretação e análise de textos de diferentes gêneros textuais, verbais e não verbais...3 Efeitos de sentido produzidos nos textos... 9 Coesão e coerência textual... 12 Ortografia:

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04)

INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. IPD / Digitação (04) INFORMÁTICA BÁSICA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IPD / Digitação (04) Conceitos de Hardware e Software; Uso correto do Teclado; Ensinar a operar software de digitação. Windows Conceitos de sistema operacional;

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais; portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executar demais atos compatíveis com a

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10 Língua Portuguesa Leitura e análise de textos... 3 Estruturação do texto e dos parágrafos... 10 Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais...10 Significação

Leia mais

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO

1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO 1. TÍTULO OPERADOR DE COMPUTADOR 2. EIXO TECNOLÓGICO Informação e Comunicação Escolaridade mínima: ensino fundamental completo; Idade mínima: 16 anos completos; 3. REQUISITOS DE ACESSO Ter concluído o

Leia mais

ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SP (EDITAL da 1ª e 4ª REGIÕES ADMINISTRATIVAS JUDICIÁRIAS PUBLICADO EM 31.03.2017 Atualização 10/04/2017) Duração: PROVA OBJETIVA: Provas BLOCO I Língua

Leia mais

Técnico de Enfermagem (PSF João de Oliveira- Parque São Paulo) 2 -- Curso técnico pleto em Enfermagem (em nível médio) e registro no COREN. 29,40 Ensi

Técnico de Enfermagem (PSF João de Oliveira- Parque São Paulo) 2 -- Curso técnico pleto em Enfermagem (em nível médio) e registro no COREN. 29,40 Ensi RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2016 A Prefeitura Municipal de Casa Branca, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos da Constituição Federal, resolve RETIFICAR o

Leia mais

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO. Processo nº 34P-11309/2015

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO. Processo nº 34P-11309/2015 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ECONOMIA, GESTÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA, OU RELAÇÕES PÚBLICAS INSTITUTO DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO - EDITAL Nº 004/2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO EDUCAÇÃO - EDITAL Nº 004/2012 ANEXO I DOCUMENTOS A SEREM EXIGIDOS NO ATO DA POSSE Todos os candidatos deverão apresentar, no ato da posse, os documentos relacionados na listagem geral e os documentos específicos para cada cargo, sendo:

Leia mais

Edital Verticalizado TJ/SP ASSISTENTE SOCIAL

Edital Verticalizado TJ/SP ASSISTENTE SOCIAL 00 Edital Verticalizado TJ/SP ASSISTENTE SOCIAL PROF. FELIPE MEDEIROS 1 APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR Felipe Medeiros é Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá e pósgraduando

Leia mais

ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SP (EDITAL da 1ª e 4ª REGIÕES ADMINISTRATIVAS JUDICIÁRIAS PUBLICADO EM 31.03.2017 Atualização 10/04/2017) Duração: PROVA OBJETIVA: Provas BLOCO I Língua

Leia mais

Edital Verticalizado TJ/SP PSICÓLOGO

Edital Verticalizado TJ/SP PSICÓLOGO 00 Edital Verticalizado TJ/SP PSICÓLOGO PROF. FELIPE MEDEIROS 1 APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR Felipe Medeiros é Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá e pósgraduando

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)...3 Sinônimos e antônimos... 15 Sentido próprio e figurado das palavras... 10 Ortografia oficial... 16

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de TIC - 9º Ano Dias de aulas previstos Período 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 12 13 2.º período 9 9 9 11 11 9 * / 10 * 9 * / 9 * / 10 * 3.º período 9 /11

Leia mais

CURSOS DE INFORMÁTICA.

CURSOS DE INFORMÁTICA. CURSOS DE INFORMÁTICA E S P A Ç O I N T E R N E T www.carregal-digital.pt W I N D O W S I N T E R N E T W O R D E X C E L P O W E R P O I N T A C C E S S D C B E C D L F I C H A D E I N S C R I Ç Ã O Dados

Leia mais

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto

78. A Área de Transferência do MS-Office 2016 permite que dados sejam transferidos entre os diversos aplicativos. Suponha que um usuário tenha aberto 77. No sistema operacional Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário aciona o Explorador de Arquivos, seleciona um arquivo e pressiona a tecla F3. Em seguida, (A) o arquivo será deletado definitivamente.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PROGRAMA. Unidade Curricular: Informática

PROGRAMA. Unidade Curricular: Informática Unidade Curricular: Informática PROGRAMA Objetivos: avaliar a consciencialização dos alunos para as capacidades e limitações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), perspetivando o papel destas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO

CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO CONTROLE DE CONTEÚDO BANCO DO BRASIL - ESCRITURÁRIO 1 Acentuação. Ortografia oficial. PORTUGUÊS 2 Construção frasal. Emprego de conectores. Pontuação. 3 Período composto por subordinação. 4 Concordância

Leia mais

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE PROVA A Caros alunos, neste domingo (29 de ABRIL/18) foi aplicada pelo IBFC a prova do concurso da PM-PB para os cargos de Soldado e Bombeiro (nível médio), dessa forma, segue os comentários para esclarecimentos

Leia mais

MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2019

MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO/SP CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2019 RETIFICAÇÃO Nº 02 DO EDITAL DE ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2019 O Prefeito do Município de São Sebastião/SP, usando de suas atribuições legais nos termos da Constituição Federal, resolve RETIFICAR

Leia mais

POLICIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ

POLICIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ PLANO DE ESTUDOS POLICIA CIVIL INSPETOR LÍNGUA PORTUGUESA ESTUDEI? QUESTÕES REVISÃO 1. Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2. Sinônimos e antônimos. 3. Sentido

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 Planificação Anual de Tecnologias da Informação e Comunicação Professora: Margarida Gonçalves 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Tecnologias de

Leia mais

ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SP (EDITAL da 1ª e 4ª REGIÕES ADMINISTRATIVAS JUDICIÁRIAS PUBLICADO EM 31.03.2017) Duração: PROVA OBJETIVA: Provas Questões Habilitação Caráter BLOCO I

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento... Língua Portuguesa Compreensão Textual... 3 Ortografia... 15 Semântica... 27 Morfologia... 30 Sintaxe... 59 Compreensão e interpretação de textos... 3 Variação linguística... 7 Gêneros de texto... 9 Coerência

Leia mais

(D) Opção correta. Como um gerenciador de arquivos e pastas do Windows, o Windows Explorer possui a função de apagar e renomear arquivos e pastas.

(D) Opção correta. Como um gerenciador de arquivos e pastas do Windows, o Windows Explorer possui a função de apagar e renomear arquivos e pastas. O professor Victor Dalton, que leciona no curso preparatório Estratégia Concursos, comentou as questões de Informática da prova da Polícia Militar de São Paulo, que foi aplicada no dia 5 de fevereiro,

Leia mais

11/04/2017 LEO MATOS INFORMÁTICA

11/04/2017 LEO MATOS INFORMÁTICA LEO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP 2015 CÂMARA MUNICIPAL DESCALVADO/SP) A internet disponibiliza uma série de serviços aos seus usuários, dentre eles o a) DNS. b) URL. c) WWW. d) HTML. e) HTTP. 1 GOOGLE

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 4.2. - cód. 5649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 4.2. Aula 3 Capítulo 2 - Slides Aula 4 Continuação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação 1º Ano (24 + 24 + 24 + 24 = 96 horas) CEF Operador de Informática Ano

Leia mais

INFORMATICA BÁSICA. (Esse pacote é composto pelos cursos Windows Word PowerPoint Excel Básico Internet Digitação) Windows 10

INFORMATICA BÁSICA. (Esse pacote é composto pelos cursos Windows Word PowerPoint Excel Básico Internet Digitação) Windows 10 INFORMATICA BÁSICA (Esse pacote é composto pelos cursos Windows Word PowerPoint Excel Básico Internet Digitação) Windows 10 Objetivos: Habilitar o participante operar o sistema operacional Windows através

Leia mais

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT PE Prof. Márcio Hunecke Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10) Menu Iniciar e Barra de Tarefas Logoff / Sair, Bloquear e Trocar usuário Lixeira (Restaurar,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)...3 Sinônimos e antônimos... 15 Sentido próprio e figurado das palavras... 10 Ortografia oficial... 16

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 2015 EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 2015 EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico Manutenção e Suporte a Informática FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( )

Leia mais

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA

03/05/2017 LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP/SAA-ESP/2015) Assinale a alternativa que contém o atalho de teclado que permite, no MS-Windows 10, em sua configuração padrão, alternar entre janelas ou programas abertos.

Leia mais

Edital Verticalizado DPE PARANÁ ENGENHEIRO CIVIL

Edital Verticalizado DPE PARANÁ ENGENHEIRO CIVIL 00 Edital Verticalizado DPE PARANÁ ENGENHEIRO CIVIL PROF. FELIPE MEDEIROS 1 APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR Felipe Medeiros é Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá e

Leia mais

William Braga. Rio de Janeiro.2007

William Braga. Rio de Janeiro.2007 I William Braga Rio de Janeiro.2007 IV Informática Elementar Windows Vista + Excel 2007 + Word 2007 MODOS DE VIZUALIZAÇÃO DE EXPLORER...24 FIXANDO O APRENDIZADO...26 4.ARQUIVOS E DIRETÓRIOS...27 REGRAS

Leia mais

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio.

EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 EnsinoTécnicoIntegrado ao Médio. Código: 262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Operação de Software e Aplicativos Série: 1

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL BÁSICO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

Considerando a situação mostrada na figura acima, que reproduz parte de uma janela do MPU no Internet Explorer, julgue os itens seguintes.

Considerando a situação mostrada na figura acima, que reproduz parte de uma janela do MPU no Internet Explorer, julgue os itens seguintes. 01 Q311531 Noções de Informática Internet Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TJ DFTProva: Técnico Judiciário Área BETA Administrativa Com relação ao ambiente Windows e a aplicativos de edição de textos e de

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Windows + Word 2003 + Excel + PowerPoint 2003 Objetivos Gerais Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e competências que lhes permitam de forma eficaz manusear grandes volumes de

Leia mais

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula

Plano de Aula - Impress cód Horas/Aula Plano de Aula - Impress 3.4. - cód. 4649-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Impress 3.4 Aula 3 Continuação do Capítulo 1 - Introdução

Leia mais

Soldado da Polícia Militar de SP

Soldado da Polícia Militar de SP 2018 Matérias para estudar conforme o Edital Soldado da Polícia Militar de SP Matérias para estudar conforme o novo Edital 1 Sumário Matérias para Estudar - Algumas informações importantes ao candidato...03

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 2/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 44/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº de 07 /10 / 2010 Etec : TIQUATIRA Código: 208 Município: Eixo

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...14

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...14 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...14 Classes de palavras e suas flexões... 30 Processo de formação de palavras... 27 Verbos:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos: Nenhum Turmas e Professores: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

PLANO DE ENSINO. INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos: Nenhum Turmas e Professores: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Departamento de Informática Aplicada Tel.: 3308 3333 / Fax: 3308 7308 Email: dep.ina@inf.ufrgs.br WEB: http://www.inf.ufrgs.br/ina INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos:

Leia mais

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição:

INFORMÁTICA 15/04/2016. Com o Professor: Rene Maas. Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: INFORMÁTICA Considere a figura abaixo, que ilustra uma planilha do LibreOffice Calc em edição: Com o Professor: Rene Maas Caso a célula G20 desta planilha apresente a fórmula =SE(A1A2;MAIOR(A1:B2;2);MÍNIMO(B2:C3)),

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos verbais, não verbais e mistos; gêneros e tipologias textuais...3 Coerência Textual... 10 Semântica... 9 Ortografia... 15 Reconhecimento, emprego

Leia mais

POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA GABARITO COMENTADO - INFORMÁTICA

POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA GABARITO COMENTADO - INFORMÁTICA POLÍCIA CIVIL SÃO PAULO PAPILOSCOPISTA GABARITO COMENTADO - INFORMÁTICA Questões 41 a 60 Papiloscopista Policial Versão 3 INFORMÁTICA Prof. Mauricio Franceschini Duarte Questão 41. Observe os objetos da

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Informática Básica

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Informática Básica INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Informática Básica Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 13/03/2018 Sumário Conhecendo a turma Aplicação

Leia mais

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015)

INFORMÁTICA (PREF. DUQUE DE CAXIAS-RJ / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / CONSULPLAN / 2015) INFORMÁTICA O texto a seguir contextualiza as questões de 01 a 05, que são baseadas nos aplicativos para escritório. Aplicativos para escritório são muito importantes na atualidade. Existem aqueles que

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (7.º ANO) Ano Letivo

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (7.º ANO) Ano Letivo DEPARTAMENTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (7.º ANO) TEMAS/ CONTEÚDOS Unidade 1 - A informação, o conhecimento

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

3. INFORMÁTICA. 02. FCC-Pref.do RJ-Sec M. da Fazenda - Agente de Trabalhos de Engenharia)

3. INFORMÁTICA. 02. FCC-Pref.do RJ-Sec M. da Fazenda - Agente de Trabalhos de Engenharia) 72 - Informática 3. INFORMÁTICA I. O protocolo FTP, integrante do conjunto de protocolos TCP/IP, é responsável pela autenticação dos usuários de correios eletrônicos no processo de envio de mensagens de

Leia mais

Conteúdo de Formação

Conteúdo de Formação Word XP + Excel XP + PowerPoint XP Objetivos Gerais Este curso pretende dotar os participantes de prática e conhecimentos de nível avançado no processamento de texto Microsoft Word XP, no decorrer do curso

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 02/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 02/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Informática Introdução à Microinformática (1/4) Carga-Horária: 9 h (12 h/a) Mostrar a evolução do computador ao longo da história; Propiciar ao aluno conhecimentos básicos sobre os computadores

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR SÃO PAULO - ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR SÃO PAULO - ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR SÃO PAULO - ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 1 Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). 2 Sinônimos e antônimos.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

TJ/SP. Contador Judiciário. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ÍNDICE VOLUME 1. Contador Judiciário VOL.1. BLOCO I Língua Portuguesa

TJ/SP. Contador Judiciário. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ÍNDICE VOLUME 1. Contador Judiciário VOL.1. BLOCO I Língua Portuguesa Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo TJ/SP Contador Judiciário BLOCO I Língua Portuguesa ÍNDICE VOLUME 1 1. Interpretação e intelecção de texto... 01 2. Ortografia oficial... 34 3. Acentuação gráfica...

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

Edital Verticalizado

Edital Verticalizado Edital Verticalizado Concurso: Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (edital de 26 de outubro de 2017) Cargo: Escrivão da Polícia Civil (nível superior) Organização: Thais Nunes - blog Concurseiros

Leia mais

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017

CPU. Memória. Periféricos, dispositivos de entrada, saída 07/04/2017 SUSEPE Informática Rodrigo Schaeffer Pré Prova Fundamentos da Computação: conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos de entrada, saída

Leia mais

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet.

INFORMÁTICA. 03. O Internet Relay Chat permite que diversas pessoas realizem comunicação on-line por meio da Internet. INFORMÁTICA Acerca de serviços e ferramentas da Internet, julgue os itens a seguir: 01. Atualmente, para que softwares de correios eletrônicos possam funcionar adequadamente, uma versão de um software

Leia mais

Informática Básica. Prof. Kleber Rezende. Engenharia de Agrimensura e Cartográfica IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes

Informática Básica. Prof. Kleber Rezende. Engenharia de Agrimensura e Cartográfica IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Informática Básica Engenharia de Agrimensura e Cartográfica IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Ementa Introdução à informática. Noções básicas sobre

Leia mais

Resolução da Prova Objetiva 001 Parte I Soldado PM de 2a Classe. Informática Questões Comentadas (Prof. Eduardo Benjamin) 06/02/17

Resolução da Prova Objetiva 001 Parte I Soldado PM de 2a Classe. Informática Questões Comentadas (Prof. Eduardo Benjamin) 06/02/17 Resolução da Prova Objetiva 001 Parte I Soldado PM de 2a Classe Informática Questões Comentadas (Prof. Eduardo Benjamin) 06/02/17 41. Com relação ao Microsoft Windows 7, em sua configuração original, assinale

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL AVANÇADO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

- PORTUGUÊS - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 5 -

- PORTUGUÊS - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 5 - 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros (literários, 1 jornalísticos, tiras, charges, entre outros): 1.1 Língua, linguagem, norma (padrão e não padrão), fala e desvio de 2 norma;

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)...3 Sinônimos e antônimos... 10 Sentido próprio e figurado das palavras... 9 Pontuação... 18 Classes

Leia mais

PROGRAMA. Unidade Curricular: Informática

PROGRAMA. Unidade Curricular: Informática Unidade Curricular: Informática PROGRAMA Objetivos: Avaliar a consciencialização dos alunos das capacidades e limitações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), perspectivando o seu papel na

Leia mais

SUSEPE. Banca: Fundação La Salle

SUSEPE. Banca: Fundação La Salle SUSEPE Banca: Fundação La Salle SUSEPE Informática SUSEPE Edital 2017 Fundamentos da Computação: Conceitos básicos de informática, componentes hardware e software dos computadores, Periféricos, dispositivos

Leia mais