O COMÉRCIO ELETRÔNICO GLOBAL: DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO INTERNACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O COMÉRCIO ELETRÔNICO GLOBAL: DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO INTERNACIONAL"

Transcrição

1 O COMÉRCIO ELETRÔNICO GLOBAL: DESENVOLVIMENTO E REGULAÇÃO INTERNACIONAL LUCIANO COMPER DE SOUZA SUMARIO A rede mundial de computadores impactou deveras no modo de relacionar-se pessoal ou negocialmente. Por conseguinte, na esteira desse desenvolvimento, surgiu o comércio eletrônico que apagou as fronteiras físicas e abriu possibilidade de comprar e vender em qualquer lugar do globo, ensejando acréscimo significativo à definição de globalização. Conquanto visível o forte crescimento deste meio de compra e venda, não se tem regulamentação internacional mínima para assegurar os atores envolvidos, a despeito do trabalho incessante dos organismos competentes para suprir esta lacuna. ABSTRACT The World Wide Web impacted the very way of relating to personal or business. Therefore, in the wake of this development came the e-commerce that has erased the physical boundaries and opened the possibility to buy and sell anywhere on the globe, entailing significant addition to the definition of globalization. While the strong growth of visible means of buying and selling, there is no international regulatory minimum to ensure the actors involved, despite the incessant work of the bodies competent to fill this gap.

2 1 INTRODUÇÃO Setor apud Globerman, Roehl e Standif 1 comparou a internet a acontecimentos como o advento da ferrovia e a introdução e crescimento do sistema de telefonia, emergindo como uma força importante na reformulação da natureza do comércio em geral. Neste contexto, pode-se afirmar que o comércio eletrônico anuncia o fim da limitação geográfica e das fronteiras entre as pessoas e organizações, de modo a permitir que um grande número de potenciais negociantes conduza a uma maior integração entre mercados, os quais, em princípio, demandariam maior custo em razão da distância física (Globerman, Roehl e Standif, 1995, p. 750). 2 A GLOBALIZAÇÃO E O COMÉRCIO ELETRÔNICO Globalização pode ser definida como um conceito que expressa uma política internacional de integração tanto econômica quanto sociocultural, a despeito de predominar o viés negocial (SPICH, 1995, p. 8). A atual e relativa ausência de barreiras no comércio internacional o torna, per si, globalizado. O comércio global, para economistas, existe quando transações entre compradores e vendedores de um produto não estão direta ou indiretamente segmentadas por uma distância geográfica (Globerman, Roehl, & Standif, 2001, p. 751). O nível de globalização de um estabelecimento correlaciona-se significativamente com a propensão para adotar o e-commerce, bem como 1 Globerman, S., Roehl, T. W., & Standif, S. (4th Qtr. de 2001). Globalization and Electronic Commerce: Inferences from Retail Brokering. Journal of International Business Studies, Vol. 32, pp , p. 749.

3 sua capacidade de empreender operações globais (Gibbs, Kraemer, & Dedrick, 2003, p. 576). Em termos reais, o comércio mundial cresce há pelo menos 250 anos. Após o ano de criação do GATT, 1948, até o ano de 1997, enquanto a economia global cresceu anualmente 3.6% as exportações expandiram-se 6% (WTO, 1998), demonstrando a perenidade das relações negociais bilaterais. A dependência da globalização ao desenvolvimento do comércio eletrônico internacional o leva naturalmente para o contexto daquela, razão pela qual alguns estudos tentam aferir o impacto da globalização do comércio eletrônico nos países e em seus atores. Wei, após coletar dados principalmente do Computer Industry Almanac Inc., Global Reach, e U.S. Census Bureau, analisou as taxas de penetração global da Internet e seu impacto sobre o comércio eletrônico, fornecendo informações sobre os usuários da Internet, comportamento e tendências do e-commerce. Os resultados foram os seguintes: a) expressivo uso da internet nos países analisados, com crescimento exponencial desde o ano de 1999 até a data de seus estudos; b) a pulverização da internet na população, atingindo percentuais cada vez maiores, ultrapassando 70% em países como Japão e Coréia do Sul já no ano de 2003; e, um crescimento de usuários do comércio eletrônico, perfazendo vendas da ordem de 5,1 mil dólares / usuário no final de 2003, muito acima do montante de US$ 1,6 mil / usuário apontado no final do ano de Não tão entusiasmado foi o impacto da internet e do comercio eletrônico na percepção dos empresários Alemães. Contrastando com os resultados globais, os empresários da Alemanha menos freqüentemente consideram o comércio eletrônico um meio facilitador para a introdução em novos mercados ou aumento de vendas no comércio internacional, até porque já 2 Wei, June. (2005). Internet Penetration Analysis: The Impact on Global E-Commerce. Journal of Global Competitiveness, Vol. 13 Issue 1/2, pp. p9-24, p. 16.

4 encontravam-se fortemente presentes no mercado global, mesmo na fase pretérita ao comércio eletrônico (KOENIGA & WIGAND, 2004, p. 197). A pesquisa elaborada por Koeniga e Wigand apropriou a percepção dentro de todos os portes empresariais grande, média e pequena empresa -, bem como nos três setores comerciais da Alemanha, assim veja: indústria; varejo/atacado; bancos/seguradoras. As microempresas e empresas de pequeno porte da Alemanha foram, na visão dos citados pesquisadores, as maiores beneficiadas pelo comércio em linha, o que, conseqüentemente, impactou diretamente nos setores das atividades desenvolvidas por estas, quais sejam, indústria e varejo/atacado. Os empresários de médio e grande porte foram menos beneficiados por já estarem sedimentados fora do território alemão, outrossim, por já se utilizarem de tecnologias digitais de ponta, tais quais o EDI ou conjunto de sistemas de gestão da cadeia de abastecimento. Já no setor bancário/seguros/corretagem, que investem muito no negócio em linha, aponta-se na pesquisa que os maiores beneficiados foram os clientes/consumidores. Destarte, certificou-se que a internet e o comércio eletrônico, no contexto Germânico, são um canal complementar para distribuir produtos e serviços. Esses dados refletem a posição da Alemanha como o maior exportador e o segundo maior importador do mundo 3 no ano de 2007, censo da Organização Mundial do Comércio. Os Estados Unidos da América, como primeiro importador e terceiro exportador mundial 4, também encontram-se na liderança do comércio eletrônico. 3 GB,US,FR. (Access: 27/09/2009).

5 Formin et al 5, pesquisando o ambiente Norte Americano nos mesmos três setores da economia, apropriaram-se das seguintes percepções: primeira, que o comércio eletrônico nos Estados Unidos da América vai, inevitavelmente, continuar a crescer. Segundo, que os Norte Americanos continuarão a ser os líderes globais no e-commerce, invariavelmente por possuir historio de forte tecnologia de informação, telecomunicações, instituições financeiras, cultura do investimento em capital de risco e um ambiente propício ao desenvolvimento de novas tecnologias. Terceiro, por ser um local sem muita regulação dos mercados, além de investir pesadamente em pesquisa e infra-estrutura. Quarto, a experiência com B2B e B2C e-commerce vai variar significativamente por setor econômico. Quinta, os empresários Norte Americanos que utilizam o comércio eletrônico vão enfrentar desafios e terão que superar obstáculos institucionais e comportamentais, tais quais, preocupações relacionadas à privacidade, operação e segurança de dados e problemas no uso do meio continuam a constituir obstáculos para a adoção universal de B2C e-commerce. Como sexta e última expectativa, os pesquisadores perceberam que, grande parte da infra-estrutura utilizada pelo comércio eletrônico é semelhante, pois fornecida por poucos detentores dos direitos, ou seja, as técnicas são globais, o que não ocasionará maiores problemas com divergências na base estrutural (Fomin, King, Lyytinen, & McGann, 2005, p ). Dados da pesquisa de Formin et al (2005) sugerem que há um perfil da globalização entre os estabelecimentos participantes. Uma maioria substancial de estabelecimentos empresariais situados no território Americano ou situados no exterior pesquisados são domésticos, mas os estabelecimentos não situados nos E.U.A. gerarão mais atividades 4 GB,US,FR. (Access: 27/09/2009). 5 Fomin, V. V., King, J. L., Lyytinen, K. J., & McGann, S. T. (2005). Diffusion and impacts of e- commerce in the United States of America: results from an industry survey. Communications of the Association for Information Systems, 16, pp , p. 562, p

6 internacionais dos que os residentes, tamanho o grau de concorrência estrangeira, relatado pelas próprias entidades pesquisadas. Quanto ao impacto do e-commerce, a análise sugere que há uma correlação entre o investimento nos sistemas de informação e o aumento das vendas (aumento de vendas, atendimento ao cliente, posição concorrencial) ao fazer negócios online, ou seja, investe-se mais quando vende-se mais. Destarte, é compatível com os achados em estudos que o comércio eletrônico possui um impacto positivo sobre os ganhos em potenciais dos estabelecimentos (Fomin, King, Lyytinen, & McGann, 2005, p. 592). 3 INSTITUIÇÕES, REGULAMENTOS E TRATADOS INTERNACIONAIS 3.1 INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS E O COMÉRCIO ELETRÔNICO A internet trouxe e traz novos desafios à tutela da propriedade intelectual, pois, por ser um meio global polivalente, toca as jurisdições diversas com diferentes legislações, processos, bem como normas e atitudes culturais, fertilizando divergências nas relações privadas, notadamente no comércio eletrônico internacional. A despeito das jurisdições próprias e autônomas dos países, os tratados internacionais sobre o comércio internacional, comércio eletrônico e o direito da propriedade intelectual são, principalmente, administrados pela United Nations (UN), Organização das Nações Unidas (ONU); a World Trade Organization (WTO), Organização Mundial do Comércio (OMC); e, World Intellectual Property Organization (WIPO), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Essas instituições internacionais têm facilitado a harmonização de normas através de tratados internacionais nos diversos países signatários ou não dos acordos Organização das Nações Unidas

7 Concebida para, em tese, manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos, a Organização das Nações Unidas é uma instituição internacional formada atualmente por 192 Estados soberanos, fundada em 24 de outubro de 1945, logo após a 2ª Guerra Mundial 6. Os Países membros firmaram a Carta da ONU, um tratado entre nações que enuncia e institui regras a seus signatários. As Nações Unidas é uma instituição organicista constituída, no momento, por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. A Entidade e seus Órgãos encontram-se sediado em Nova York, nos Estados Unidos da América, a exceção do Tribunal Internacional de Justiça, que fica em Haia, na Holanda 7. Em 21 de novembro de 1947, a Assembléia Geral aprovou a resolução 174 (II), alterada pelas Resoluções 485 (V), de 12 de Dezembro de 1950, 984 (X) de 03 de dezembro de 1955, 985 (X) de 3 de dezembro de 1955 e 36/39 18 de Novembro de 1981, que instituiu a Comissão de Direito Internacional e aprovou seu Estatuto, em que avocou, no artigo 1 o, as seguintes atribuições: dever ter por objetivo a promoção do desenvolvimento progressivo do direito internacional e a sua codificação; e, preocupar-se fundamentalmente com o direito internacional público, mas não são impedidos de entrar no campo do direito internacional privado Acesso: 12/06/ Acesso: 12/06/ Statute of the International Law Commission - Article 1-1. The International Law Commission shall have for its object the promotion of the progressive development of international law and its codification The Commission shall concern itself primarily with public international law, but is not precluded from entering the field of private international law.

8 No Estatuto, notadamente no artigo 17, reza que uma das funções desta Comissão de Direito Internacional é incentivar o desenvolvimento progressivo do direito internacional e sua codificação 9. O desenvolvimento progressivo no sentido de "a preparação de projetos de convenções sobre temas que ainda não foram regulamentadas pelo direito internacional ou em relação às quais a lei não foi ainda suficientemente desenvolvida na prática dos Estados ; e codificação, que significa a formulação mais precisa e sistematização das normas de direito internacional em campos onde já tem sido uma prática de Estado extensa jurisprudência e doutrina". Na prática, o trabalho da Comissão sobre um tema geralmente envolve alguns aspectos do desenvolvimento progressivo, bem como a codificação do direito internacional, com o equilíbrio entre as duas variáveis, dependendo do tema em particular 10. O comércio internacional, seja contratado pelas vias eletrônicas ou não, demanda de uma atuação incessante desta entidade no sentido de vislumbrar segurança jurídica através do desenvolvimento e freqüente atualização dos preceitos do direito internacional, seja na esfera pública ou privada, dada sua dependência Organização Mundial do Comércio A Organização Mundial do Comércio, entidade internacional com sede em Genebra, Suíça, foi fundada em 1. O de janeiro de 1995 após a Rodada Uruguai de Atualmente há 153 países signatários e assume as seguintes atribuições: gestão dos acordos comerciais propostos; promover fóruns de negociações 9 The Commission shall also consider proposals and draft multilateral conventions submitted by Members of the United Nations, the principal organs of the United Nations other than the General Assembly, specialized agencies, or official bodies established by intergovernmental agreement to encourage the progressive development of international law and its codification, and transmitted to it for that purpose by the Secretary-General Acesso: 12/06/2010.

9 comerciais; dirimir e auxiliar disputas comerciais entre os países signatários; monitoramento das políticas nacionais de comércio; proporcionar assistência técnica e prover treinamento para os países em desenvolvimento; cooperar com outras organizações internacionais. A Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização internacional global que trabalha as regras do comércio entre as nações. Os acordos propostos pela OMC são negociados e assinados pela maioria das nações comerciais do mundo e ratificado em seus ordenamentos jurídicos internos 11. Um dos objetivos é elaborar as regras do comércio internacional e ajudar os produtores de bens e serviços, exportadores e importadores conduzir seus negócios com segurança jurídica. A Organização Mundial do Comércio encontra-se permanentemente analisando, através de seus conselhos especializados, as questões relacionadas ao comércio eletrônico. No mês de maio do ano de 1998 expediu-se a denominada The Geneva Ministerial Declaration on global electronic commerce, traduzida livremente para Declaração Ministerial de Genebra sobre o comércio eletrônico global, em que instituiu uma moratória na instituição de direitos aduaneiros sobre a transmissão eletrônica. Esta intenção foi aprovada pelo Conselho Geral da OMC em 25 de setembro de 1998, a qual instituiu o Work Programme On Electronic Commerce, o qual expediu instruções e atribuiu deveres de análise e estudos sobre o tema aos seus conselhos e comissões, a saber: Conselho de Comércio de Serviços; o Conselho do Comércio de Bens; o Conselho para TRIPs, Trade Related Aspects of Intellectual Property Rights; e da Comissão sobre Comércio e Desenvolvimento. Ao Conselho de Comércio de Serviços incumbiu-se a análise e relatório sobre o tratamento e enquadramento legal do comércio eletrônico no âmbito 11 Acesso: 12/06/2010.

10 do GATS - General Agreement on Trade and Tariffs 12. Ao Conselho do Comércio de Bens outorgou-se o dever de examinar e relatar os aspectos relevantes do comércio eletrônico para as disposições do GATT 1994, General Agreement on Trade and Tariffs, os acordos comerciais multilaterais abrangidos pelo anexo 1A do Acordo OMC, e o programa de trabalho aprovado. O Conselho para os aspectos relacionados com o comércio de direitos de propriedade intelectual, denominado TRIP s, doutra feita, examinará e informará sobre as questões de propriedade intelectual relacionados ao comércio eletrônico. Por fim, no programa de trabalho de comércio eletrônico, convencionou-se que caberá ao Comitê sobre Comércio e Desenvolvimento analisar e informar as implicações para o desenvolvimento do comércio eletrônico, levando em consideração as características econômicas, financeiras e necessidades dos países em desenvolvimento 13. Na Quarta Conferência Ministerial, em Doha, no ano de 2001, os ministros concordaram em continuar o programa de trabalho, bem como estender a moratória na instituição de direitos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas. Conseguintemente, o Conselho Geral, no parágrafo 34 da Declaração de Doha, apresentou o relatório sobre os progressos realizados, informando que o trabalho até então mostrou que o comércio eletrônico cria novos desafios e oportunidades para os membros em todas as fases de desenvolvimento, e reconhece-se a importância de criar e manter um ambiente favorável para o futuro desenvolvimento do comércio eletrônico. Após a Declaração Ministerial de Doha, na seqüência da Quinta Ministerial de Cancún em 2003, o Conselho Geral decidiu prosseguir com as discussões sobre temas transversais ao comércio eletrônico. Até agora, houve cinco debates dedicados ao comércio eletrônico, realizado sob os auspícios do 12 Acesso: 20 de dezembro de Acesso: 20 de dezembro de 2009.

11 Conselho Geral, a saber: classificação do conteúdo de certas transmissões eletrônicas; questões relacionadas com o desenvolvimento; as implicações fiscais do comércio eletrônico; a relação (e possíveis efeitos de substituição) entre e-commerce e as formas tradicionais de comércio; imposição de direitos aduaneiros sobre as transmissões eletrônicas; concorrência; jurisdição e legislação aplicáveis; dentre outras questões legais Organização Mundial da Propriedade Intelectual No ano de 1884, com 14 Estados-Membros, através da Convenção de Paris de 1883 para a Proteção da Propriedade Industrial, entrou em vigor o tratado internacional destinado a proteger as criações intelectuais concebendo-os o status de propriedades industriais, a saber: a) invenções; b) marcas; e, c) desenhos industriais 15. Em 1886, pela Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, convencionou-se entre os Estados-Membros a proteção internacional do direito autoral, tais quais: a) romances, contos, poemas, peças de teatro; b) canções, óperas, musicais, sonatas; e, c) desenhos, pinturas, esculturas, obras arquitetônicas. Como a Convenção de Paris, da Convenção de Berna criou um Escritório Internacional para realizar tarefas administrativas. Em 1893 formou-se a United International Bureaux para a Proteção da Propriedade Intelectual (mais conhecido por seu acrônimo francês BIRPI). Em 1970 entrou em vigor a Convenção que instituiu a Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Assim, a sigla BIRPI tornou-se OMPI. Já em 1974, a OMPI tornou-se uma agência do sistema da Organização das Nações Unidas especializada em administrar e dirimir questões de propriedade intelectual reconhecido pelos Estados-Membros dessa Organização Acesso: 23/05/ Acesso: 23/05/ Acesso: 23/05/2010.

12 A OMPI, hodiernamente, fomenta o estudo e desenvolvimento de regras comuns visando resguardar a propriedade intelectual no comércio globalizado, uma das razões pela qual, em 1996, acordou a cooperação com a Organização Mundial do Comércio (OMC). Em matéria de comércio eletrônico, a OMPI, através da WIPO Worldwide Academy ou Academia Mundial da OMPI, fomenta a elaboração de regras internacionais desenvolvendo conceitos e estudos deste tema relacionado à propriedade intelectual Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) Preliminarmente, das instituições internacionais fomentadoras ou reguladoras do comércio eletrônico, insta citar o ICANN, siglas que significam Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, traduzindo-se livremente para Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet, é responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet. Entre esses identificadores estão nomes de domínio (como.org,.museum e códigos de países, como.uk) e os endereços usados em vários protocolos da Internet. Os computadores usam esses identificadores para se comunicarem entre si pela Internet. O gerenciamento cuidadoso desses recursos é vital para a operação da Internet, de modo que os participantes globais da ICANN se encontram periodicamente para definir políticas que garantam a segurança e a estabilidade constantes da Internet 18. A ICANN é uma organização de utilidade pública sem fins lucrativos constituída no dia 6 de novembro do ano de 1998 na Califórnia, Los Angeles, nos Estados Unidos da América Acesso: 13/06/ Acesso: 09/05/2010.

13 Observando que o comércio e a contratação eletrônica dependem da internet, tal qual concebidos, importante a atuação desta instituição internacional na administração e no desenvolvimento desta forma ou instrumento que viabiliza a transação inerente. 4 REGULAMENTOS E TRATADOS INTERNACIONAIS EM MATÉRIA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO O surgimento de novas tecnologias da informação, principalmente a Internet e seu uso na contratação e comércio, tem refletido sobre os ordenamentos jurídicos, internacional e nacional, impactando sobre os direitos do comércio internacional e, significativamente, sobre os direitos da propriedade intelectual. 4.1 CONFERÊNCIA DE DOHA DE 2001 Conforme informado outrora, até o presente momento não se assinou acordo ou tratado sobre a matéria comércio eletrônico internacional, entretanto, houve cinco debates dedicados ao comércio eletrônico, em que discutiu-se os seguintes subitens: classificação do conteúdo de certas transmissões eletrônicas; questões relacionadas com o desenvolvimento; as implicações fiscais do comércio eletrônico; a relação (e possíveis efeitos de substituição) entre e-commerce e as formas tradicionais de comércio; imposição de direitos aduaneiros sobre as transmissões eletrônicas; concorrência; jurisdição e legislação aplicáveis; dentre outras questões legais TRATADOS SOBRE A INTERNET DA OMPI Os direitos da propriedade intelectual, subdividido em direito da propriedade industrial, direitos autorais e conexos, encontram-se regulados nos ordenamentos jurídicos de cada país, bem como vige tratados internacionais propostos pelas Organizações citadas no tópico anterior Acesso: 23/05/2010.

14 Tamanha a importância desta Era digital, as Organizações Internacionais buscam incontinente estudar seus impactos. A OMPI publicou um relatório denominado Intellectual Property on the Internet: A Survey of Issues 20 que descreve o impacto das tecnologias digitais sobre a propriedade intelectual e, em particular, sobre direitos autorais e do sistema internacional de propriedade intelectual 21. Neste diapasão, as regras internacionais de direitos da propriedade intelectual encontram-se freqüentemente sendo atualizados a esta Era digital 22, inclusive já vigendo os acordos denominados WIPO Copyright Treaty (WCT) e WIPO Performances and Phonograms Treaty (WPPT), conhecidos coletivamente como WIPO Internet Treaties, traduzido livremente para Tratados sobre a Internet da OMPI, Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Em convergência com a Convenção de Berna, e dentro da acepção de seu artigo 20, instituiu-se o tratado denominado Collection of Laws for Electronic Access 23, Coleção de Leis para Acessos Eletrônicos, como acordo especial, assim disposto no artigo 1º deste. Este acordo internacional foi acolhido até o momento por 88 nações, dentre as quais os países integrantes do Mercosul, a exceção do Brasil, bem como todos os países da América do Norte e da a maioria dos países da Europa 24. Um importante preceito desta coleção vem a ser o disposto no artigo 6º, o qual reza sobre a tutela do direito à distribuição da propriedade autoral. 20 Tradução livre para Propriedade Intelectual na Internet: uma pesquisa de pontos controvertidos Acesso: 13/06/ Acesso: 13/06/ Acesso: 06/06/ /06/2010. Acesso:

15 Programa de computador, cuja venda é muito difundida pela rede mundial, através do comércio eletrônico, encontra-se tutelado, no artigo 4 o, como direito autoral nesta convenção internacional, equiparado à obra literária. As databases ou bases de dados compiladas, muito utilizadas pelos sítios e portais eletrônicos, local onde se apresenta o ponto de venda do comércio eletrônico, igualmente são protegidas na qualidade de criações intelectuais, com status de direito da propriedade intelectual, segundo reza o artigo 5º da coletânea legal. Percebe-se que o presente tratado internacional pretende assemelhar as regras dos países membros, visando implementar restrições ao uso indiscriminado e resguardar os direitos intelectuais; conseguintemente, apresentam cláusulas abertas e limitações mínimas que permitem adequação às jurisdições dos signatários. No artigo 18 reza que, sem prejuízo de quaisquer disposições específicas em contrário ao Tratado, cada Parte Contratante gozará de todos os direitos e assumirá todas as obrigações dele decorrentes. 5 CONCLUSÃO Inteligível o rápido e grande desenvolvimento do comércio eletrônico global conquanto claro está, em proporção inversa, sua regulação mediante tratados internacionais. Com a ausência de regras internacionais unificadas, fértil tornar-se o campo das discussões entre os atores, levando as questões a serem dirimidas por jurisdições eleitas contratualmente ou dando ensanchas às partes litigantes a invocar a legislação do próprio Estado. Conclui-se, destarte, que os organismos internacionais encontram-se trabalhando para balizar princípios ou cláusulas abertas como regras mínimas para o comércio global via rede mundial de computadores, sem o

16 qual, a insegurança jurídica poderá pairar sobre os negócios fechados neste limbo.

17 6 REFERÊNCIAS BERNERS-LEE, T. (01 de 03 de 2007). The Future of the Web. Disponível em Acesso em 12 de 10 de FOMIN, V. V., KING, J. L., LYYTINEN, K. J., & MCGANN, S. T. (2005). Diffusion and impacts of e-commerce in the united states of america: results from an industry survey. Communications of the Association for Information Systems, 16, pp GIBBS, J., KRAEMER, K. L., & DEDRICK, J. (2003). Environment and Policy Factors Shaping Ecommerce Diffusion: A Cross-Country Comparison. Center for Research on Information Technology and Organizations (CRITO), pp GLOBERMAN, S., ROEHL, T. W., & STANDIF, S. (4th Qtr. de 2001). Globalization and Electronic Commerce: Inferences from Retail Brokering. Journal of International Business Studies, Vol. 32, pp HEATH, Christopher. Parallel Imports and International Trade In: Max Planck Institute for Foreign and International Patent, Copyright and Competition Law, Munich. ICC, I. C. (17 de 05 de 2009). International Chamber of Commerce. Disponível em Site da International Chamber of Commerce: Acesso em 17 de maio de KOENIGA, W., & WIGAND, R. T. (2004). Globalization and E-Commerce: Diffusion and Impacts of the Internet and E-Commerce in Germany. I- WAYS, Digest of Electronic Commerce Policy and Regulation, pp

18 SPICH, R. S. (1995). Globalization folklore problems of myth and ideology in the discourse on globalization. Journal of Organizational Change Management, Vol. 8 Issue 4, pp UNCTAD, U. N. (2004). E-Commerce and Development Report Geneve. WEI, J. (2005). Internet Penetration Analysis: The Impact on Global E- Commerce. Journal of Global Competitiveness, Vol. 13 Issue 1/2, pp. p9-24, 16p. WIPO, W. I. (30 de 11 de 2008). World Intelectual Property Organization. Acesso em 30 de 11 de 2008, disponível em Site da World Intelectual Property Organization: WTO, W. T. (1998). Anual Report Geneva.

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

ACORDO SOBRE MEDIDAS DE INVESTIMENTO RELACIONADAS AO COMÉRCIO

ACORDO SOBRE MEDIDAS DE INVESTIMENTO RELACIONADAS AO COMÉRCIO ACORDO SOBRE MEDIDAS DE INVESTIMENTO RELACIONADAS AO COMÉRCIO Os Membros, Considerando que os Ministros acordaram em Punta del Este que "em seguida a um exame da operação dos Artigos do GATT relacionados

Leia mais

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA

PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA PRÓ-DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DO INTA A propriedade intelectual abrange duas grandes áreas: Propriedade Industrial (patentes,

Leia mais

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos 1 CONVENÇÃO N. 134 Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos I Aprovada na 55ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1970), entrou em vigor no plano internacional em 17 de fevereiro

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01 TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) para atuação na área de desenvolvimento, aprofundamento e ampliação de ações e estudos relacionados à análise de tratados de direito econômico internacional

Leia mais

O que são normas internacionais?

O que são normas internacionais? APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos.

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos. ACORDO-QUADRO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O Governo da República

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

Anexo F: Ratificação de compromissos

Anexo F: Ratificação de compromissos Anexo F: Ratificação de compromissos 1. Este documento constitui uma Ratificação de compromissos (Ratificação) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos ("DOC") e da Corporação da Internet para Atribuição

Leia mais

OMC: estrutura institucional

OMC: estrutura institucional OMC: estrutura institucional Especial Perfil Wesley Robert Pereira 06 de outubro de 2005 OMC: estrutura institucional Especial Perfil Wesley Robert Pereira 06 de outubro de 2005 Enquanto o GATT foi apenas

Leia mais

Síntese. Perspectivas das Comunicações da OCDE : Edição 2003

Síntese. Perspectivas das Comunicações da OCDE : Edição 2003 Síntese Perspectivas das Comunicações da OCDE : Edição 2003 Overview OECD Communications Outlook : 2003 Edition As sínteses são excertos de publicações da OCDE, encontrando-se livremente disponíveis na

Leia mais

SOBRE PROTEÇÃO E FACILIDADES A SEREM DISPENSADAS A REPRESENTANTES DE TRABALHADORES NA EMPRESA

SOBRE PROTEÇÃO E FACILIDADES A SEREM DISPENSADAS A REPRESENTANTES DE TRABALHADORES NA EMPRESA Convenção 135 SOBRE PROTEÇÃO E FACILIDADES A SEREM DISPENSADAS A REPRESENTANTES DE TRABALHADORES NA EMPRESA A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho

Leia mais

PROTOCOLO DE 1967 RELATIVO AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS 1

PROTOCOLO DE 1967 RELATIVO AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS 1 PROTOCOLO DE 1967 RELATIVO AO ESTATUTO DOS REFUGIADOS 1 Os Estados Partes no presente Protocolo, Considerando que a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados assinada em Genebra, em 28 de julho de

Leia mais

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 01 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: - Propriedade Industrial; Conceito; Classificação; Indicação Geográfica; Concorrência Desleal.

Leia mais

ACESSO AOS MECANISMOS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS

ACESSO AOS MECANISMOS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS ACESSO AOS MECANISMOS CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS DOCUMENTO PREPARADO PARA O MÊS DA ONU PETIÇÕES INDIVIDUAIS DANIELA IKAWA QUAIS SÃO OS MECANISMOS DE PROTEÇÃO EXISTENTES? O QUE SÃO MECANISMOS

Leia mais

Síntese. Diretrizes da OCDE para a Proteção da. Privacidade e dos Fluxos Transfronteiriços de. Dados Pessoais

Síntese. Diretrizes da OCDE para a Proteção da. Privacidade e dos Fluxos Transfronteiriços de. Dados Pessoais Síntese Diretrizes da OCDE para a Proteção da Privacidade e dos Fluxos Transfronteiriços de Dados Pessoais Overview OECD Guidelines on the Protection of Privacy and Transborder Flows of Personal Data As

Leia mais

Comissão dos Assuntos Jurídicos PROJETO DE PARECER. dirigido à Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia

Comissão dos Assuntos Jurídicos PROJETO DE PARECER. dirigido à Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Assuntos Jurídicos 25.6.2013 2013/2063(INI) PROJETO DE PARECER da Comissão dos Assuntos Jurídicos dirigido à Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia

Leia mais

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau XII CONGRESSO BRASILEIRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau FUNDAMENTOS

Leia mais

OMC: suas funções e seus acordos de comércio

OMC: suas funções e seus acordos de comércio OMC: suas funções e seus acordos de comércio Prof.Nelson Guerra Surgiu para combater o protecionismo criado pelos países no período entreguerras. O GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) surgiu em 1947

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

OMC Organização Mundial do Comércio

OMC Organização Mundial do Comércio OMC Organização Mundial do Comércio CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTES: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. SILVA, Luiz

Leia mais

Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes

Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes 1 CONVENÇÃO N. 159 Reabilitação Profissional e Emprego de Pessoas Deficientes I Aprovada na 69ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1983), entrou em vigor no plano internacional em

Leia mais

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas

18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas 18. Convenção sobre o Reconhecimento dos Divórcios e das Separações de Pessoas Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando facilitar o reconhecimento de divórcios e separações de pessoas obtidos

Leia mais

O MERCOSUL E A REGULAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UMA BREVE INTRODUÇÃO

O MERCOSUL E A REGULAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UMA BREVE INTRODUÇÃO O MERCOSUL E A REGULAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO: UMA BREVE INTRODUÇÃO Ricardo Barretto Ferreira da Silva Camila Ramos Montagna Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves Sociedade de Advogados São

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS

PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS PRINCÍPIOS PARA DISPOSIÇÕES SOBRE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM ACORDOS BILATERAIS E REGIONAIS Introdução Durante vários anos, a pesquisa no Instituto Max Planck para o Direito da Propriedade Intelectual

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Mercados. informação regulamentar. Finlândia Condições Legais de Acesso ao Mercado

Mercados. informação regulamentar. Finlândia Condições Legais de Acesso ao Mercado Mercados informação regulamentar Finlândia Condições Legais de Acesso ao Mercado Janeiro 2012 Índice 1. Regime Geral de Importação 3 2. Regime de Investimento Estrangeiro 4 3. Quadro Legal 5 2 1. Regime

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

C E S A - C e n t r o d e E s t u d o s d a s S o c i e d a d e s d e A d v o g a d o s

C E S A - C e n t r o d e E s t u d o s d a s S o c i e d a d e s d e A d v o g a d o s C E S A - C e n t r o d e E s t u d o s d a s S o c i e d a d e s d e A d v o g a d o s Rua Boa Vista, 254, 4 andar, sls. 412/413 01014-907 São Paulo, SP. Fone: (11) 3104-8402 Fax: (11) 3104-3352 e-mail:

Leia mais

Controles Internos e Governança de TI. Charles Holland e Gianni Ricciardi

Controles Internos e Governança de TI. Charles Holland e Gianni Ricciardi Controles Internos e Governança de TI Para Executivos e Auditores Charles Holland e Gianni Ricciardi Alguns Desafios da Gestão da TI Viabilizar a inovação em produtos e serviços do negócio, que contem

Leia mais

MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL

MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL

Leia mais

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação

27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação 27. Convenção da Haia sobre a Lei Aplicável aos Contratos de Mediação e à Representação Os Estados signatários da presente Convenção: Desejosos de estabelecer disposições comuns sobre a lei aplicável aos

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Administrando os canais de distribuição (aula 2)

Administrando os canais de distribuição (aula 2) 13 Aula 2/5/2008 Administrando os canais de distribuição (aula 2) 1 Objetivos da aula Explicar como os profissionais de marketing usam canais tradicionais e alternativos. Discutir princípios para selecionar

Leia mais

CUMPRIMENTO DOS PRINCIPIOS DE BOM GOVERNO DAS EMPRESAS DO SEE

CUMPRIMENTO DOS PRINCIPIOS DE BOM GOVERNO DAS EMPRESAS DO SEE CUMPRIMENTO DOS PRINCIPIOS DE BOM GOVERNO DAS EMPRESAS DO SEE Princípios do Bom Governo das Cumprir a missão e os objetivos que lhes tenham sido determinados, de forma económica, financeira, social e ambientalmente

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE

MELHORES PRÁTICAS DA OCDE MELHORES PRÁTICAS DA OCDE PARA A TRANSPARÊNCIA ORÇAMENTÁRIA INTRODUÇÃO A relação entre a boa governança e melhores resultados econômicos e sociais é cada vez mais reconhecida. A transparência abertura

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECEX SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Grupo de Harmonização Estatística Brasil x China Em 2006 foi assinada em Beijing a criação do GHE Brasil x China, com o início do intercâmbio de dados. MINISTÉRIO

Leia mais

CONSELHO DE MINISTROS

CONSELHO DE MINISTROS CONSELHO DE MINISTROS Decreto n.º 35/02 de 28 de Junho Considerando a importância que a política comercial desempenha na estabilização económica e financeira, bem como no quadro da inserção estrutural

Leia mais

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso

Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso Política de Privacidade da Golden Táxi Transportes Executivo. Sua Privacidade Na Golden Táxi Transportes Executivo. acredita que, como nosso visitante on-line, você tem o direito de saber as práticas que

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)462 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo a fundos europeus de investimento a longo prazo 1 PARTE I - NOTA INTRODUTÓRIA Nos termos do artigo 7.º da Lei n.º

Leia mais

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Criação 1. A Conferência dos Ministros da Justiça

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE CULTURA JUSTIFICATIVA O campo de pesquisa em Políticas Públicas de

Leia mais

Cenários Prospectivos do Poder Judiciário

Cenários Prospectivos do Poder Judiciário Cenários Prospectivos do Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça Departamento de Gestão Estratégica FGV Projetos I Introdução 1. Objetivo Objetivo principal: entender quais cenários futuros impactarão

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção II Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante

Leia mais

MARKETING INTERNACIONAL

MARKETING INTERNACIONAL MARKETING INTERNACIONAL Produtos Ecologicamente Corretos Introdução: Mercado Global O Mercado Global está cada dia mais atraente ás empresas como um todo. A dinâmica do comércio e as novas práticas decorrentes

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO

ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ANEXO 5 TERMO DE CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO Termo de Constituição de Consórcio 1 As Partes: A empresa (Nome da Empresa)..., com sede na cidade de..., (Endereço)..., com CNPJ n o..., Inscrição Estadual...,

Leia mais

UNIÃO POSTAL UNIVERSAL

UNIÃO POSTAL UNIVERSAL PO UPU UNIÃO POSTAL UNIVERSAL CEP 2013.2 Doc 4b CONSELHO DE OPERAÇÕES POSTAIS Questões de interesse da Comissão 2 (Desenvolvimento dos mercados) Plano de trabalho do Grupo «Desenvolvimento das atividades

Leia mais

Faculdade INED 26/08/2008. Professor: Fernando Zaidan Disciplina: Projeto Integrador III. Banco de Dados e Sistemas para Internet.

Faculdade INED 26/08/2008. Professor: Fernando Zaidan Disciplina: Projeto Integrador III. Banco de Dados e Sistemas para Internet. Faculdade INED Professor: Fernando Zaidan Disciplina: Projeto Integrador III Legislação Propriedade Intelectual do Software Banco de Dados e Sistemas para Internet Agosto-2008 1 2 Referências Agenda PRESIDÊNCIA

Leia mais

RADIOCOMUNIÇÃO EM VHF NOVA CANALIZAÇÃO

RADIOCOMUNIÇÃO EM VHF NOVA CANALIZAÇÃO RADIOCOMUNIÇÃO EM VHF NOVA CANALIZAÇÃO 1. ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS O espectro radioelétrico ou de radiofrequências é uma riqueza da humanidade. Sua exploração de forma disciplinada permite o estabelecimento

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 15. CONVENÇÃO SOBRE A ESCOLHA DO FORO (celebrada em 25 de novembro de 1965) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns sobre a validade e efeitos de acordos sobre

Leia mais

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil

Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Rio de Janeiro: o melhor lugar para a sua empresa no Brasil Thayne Garcia, Assessora-Chefe de Comércio e Investimentos (tgarcia@casacivil.rj.gov.br) Luciana Benamor, Assessora de Comércio e Investimentos

Leia mais

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT

Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT Análise jurídica para a ratificação da Convenção 102 da OIT A análise do quadro jurídico para a ratificação da Convenção 102 da OIT por Cabo Verde, inscreve-se no quadro geral da cooperação técnica prestada

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

Negócios Internacionais

Negócios Internacionais International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan Negócios Internacionais Capítulo 3.2 Influencia Governamental no Comércio 2004 Prentice Hall, Inc Objectivos do Capítulo Compreender a racionalidade

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China 25. CONVENÇÃO SOBRE A LEI APLICÁVEL PARA REGIMES DE BENS MATRIMONIAIS (celebrada em 14 de março de 1978) Os Estados signatários da presente Convenção, Desejando estabelecer previsões comuns concernente

Leia mais

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO

MINISTÉRIO DO COMÉRCIO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO REGULAMENTO INTERNO DAS REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO ESTRANGEIRO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º (Natureza) As representações são órgãos de execução

Leia mais

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto

Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Mediação Familiar Lei n.º 133/99 de 28 de Agosto Altera a Organização Tutelar de Menores, nomeadamente através da introdução de novos artigos de que destacamos aquele que se refere à mediação Artigo 147.º

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

Tendo em vista a resolução sobre a eliminação do trabalho infantil adotada pela Conferência Internacinal do Trabalho, em sua 83 a Reunião, em 1996;

Tendo em vista a resolução sobre a eliminação do trabalho infantil adotada pela Conferência Internacinal do Trabalho, em sua 83 a Reunião, em 1996; CONVENÇÃO Nª 182 CONVENÇÃO SOBRE PROIBIÇÃO DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL E AÇÃO IMEDIATA PARA SUA ELIMINAÇÃO Aprovadas em 17/06/1999. No Brasil, promulgada pelo Decreto 3597de 12/09/2000. A Conferência

Leia mais

Prospeção e Desenvolvimento de Novos Negócios

Prospeção e Desenvolvimento de Novos Negócios Internacionalização ÍNDICE Breve Introdução da Visabeira Ambições e Objetivos na Internacionalização Prospeção e Desenvolvimento de Novos Negócios Implementação de Negócios Internacionais Modelo de Criação

Leia mais

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 30.8.2011 COM(2011) 516 final 2011/0223 (COD) Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera o Regulamento (CE) n.º 810/2009, de 13 de Julho de 2009,

Leia mais

Estratégia Internacional

Estratégia Internacional Estratégia Internacional Professor: Claudemir Vasconcelos Aluno: Sergio Abreu Estratégia Internacional A internacionalização não se limita somente ao Comércio exterior (importação & exportação); é operar

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

C 326/266 Jornal Oficial da União Europeia 26.10.2012. PROTOCOLO (N. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA CAPÍTULO I

C 326/266 Jornal Oficial da União Europeia 26.10.2012. PROTOCOLO (N. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA CAPÍTULO I C 326/266 Jornal Oficial da União Europeia 26.10.2012 PROTOCOLO (N. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA AS ALTAS PARTES CONTRATANTES, CONSIDERANDO que, nos termos do artigo 343.

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart.

Glossário Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Apresenta a definição dos termos, siglas e abreviações utilizadas no contexto do projeto Citsmart. Versão 1.6 15/08/2013 Visão Resumida Data Criação 15/08/2013 Versão Documento 1.6 Projeto Responsáveis

Leia mais

Technology and Security Risk Services. Novembro, 2003

Technology and Security Risk Services. Novembro, 2003 Technology and Security Risk Services Novembro, 2003 1. Por que escrevemos o livro? 2. Objetivo do livro 3. Conteúdo do livro 4. Dúvidas Acesso aos sites financeiros cresceu 199% em dois anos; Os sites

Leia mais

JC 2014 43 27 May 2014. Joint Committee Orientações sobre tratamento de reclamações para os setores dos valores mobiliários (ESMA) e bancário (EBA)

JC 2014 43 27 May 2014. Joint Committee Orientações sobre tratamento de reclamações para os setores dos valores mobiliários (ESMA) e bancário (EBA) JC 2014 43 27 May 2014 Joint Committee Orientações sobre tratamento de reclamações para os setores dos valores mobiliários (ESMA) e bancário (EBA) 1 Índice Orientações sobre tratamento de reclamações para

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL Diretor Geral O Diretor Geral supervisiona e coordena o funcionamento das unidades orgânicas do Comité Olímpico de Portugal, assegurando o regular desenvolvimento das suas

Leia mais

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convenção 187 Convenção sobre o Quadro Promocional para a Segurança e Saúde no Trabalho A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM

PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM CONCEITO, DESCRIÇÃO E ASPECTOS CONTRATUAIS CASTRO PEIXOTO ADVOCACIA PBM - Pharmaceutical Benefit Management Conceito, descrição e aspectos contratuais 1. PBM Conceito

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS Versão 1.1 Setembro 2013 1. Critérios (mínimos) de referência quanto à qualificação do corpo docente para a acreditação

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N o 02/01 ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução N o 38/95 do Grupo Mercado Comum e a Recomendação

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre Brasil University of New South Wales Sydney Austrália Universidade do Povo Macau - China CONVENÇÃO SOBRE A LEI APLICÁVEL AOS CONTRATOS DE COMPRA E VENDA INTERNACIONAL DE MERCADORIAS (Concluída em 22 de dezembro de 1986) Os Estados-Partes da presente Convenção, Desejando unificar as regras

Leia mais

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO 30 FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA INTRODUÇÃO 30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais,

Leia mais

Sistema de Informação Schengen - acesso pelos serviços de emissão de certificados de matrícula dos veículos ***II

Sistema de Informação Schengen - acesso pelos serviços de emissão de certificados de matrícula dos veículos ***II P6_TA(2005)044 Sistema de Informação Schengen - acesso pelos serviços de emissão de certificados de matrícula dos veículos ***II Resolução legislativa do Parlamento Europeu referente à posição comum adoptada

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais