Ocupação Antrópica e Ordenamento do Território

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ocupação Antrópica e Ordenamento do Território"

Transcrição

1 Ocupação Antrópica e Ordenamento do Território

2 O crescimento da população gerou a ocupação de grandes áreas da superfície terrestre pelo Homem Ocupação Antrópica que acarretou alterações nas paisagens naturais. A ocupação desordenada do território, considerando os espaços urbanos e rurais, acarretou vários impactos negativos ao meio ambiente.

3 Para evitar que a ocupação antrópica acentue cada vez mais os impactos negativos, é necessário definir regras de Ordenamento do Território. O Ordenamento do Território é o conjunto de processos integrados de organização do espaço biofísico, tendo com objectivo a sua ocupação, utilização e transformação de acordo com as capacidades do referido espaço.

4 A ocupação antrópica gera situações de risco especialmente no tocante à água., às zonas costeiras e às zonas de vertente.

5 Bacias Hidrográficas Dentre todos os agentes naturais que actuam sobre a superfície da Terra, a água é, provavelmente, aquele que mais modificação provoca na paisagem. A ocupação antrópica em regiões próximas aos cursos de água muitas vezes deve-se ao facto de muitos rios serem utilizados para o transporte, fácil acesso à água, energia e alimento e à existência de solos férteis. Com o aumento da população mundial e ocupação desenfreada para industrialização e moradia de terrenos ribeirinhos, surgiu um problema grave no meio ambiente. Isso somado à clássica iniciativa nociva de aterrar pântanos e banhados gera a cada temporada de chuvas, nas margens de rios e próximo a elas, o problema da enchente, que desabriga muitas famílias repetitivamente a cada ano.

6 Bacias Hidrográficas Rio Curso de água, superficial e regular que pode desaguar num outro rio, num lago ou no mar. Bacias Hidrográficas é o conjunto de meios hídricos cujos cursos (ou leitos) tem o mesmo sentido de drenagem e se interligam numa única saída

7 Estrutura geomorfológica de um rio Perfil transversal de um rio Leito Margens

8 Leito terreno coberto pelas águas, quando não influenciado por cheias.

9 Margem Faixa de terreno contígua ao leito ou sombranceiro à linha que limita o leito das águas Nascente Foz Nascente - é o local do qual se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo começa a minar. Foz - é o local onde desagua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano.

10 Montante - é qualquer ponto ou secção do rio que se localize antes (isto é, em direcção à nascente) de um outro ponto referencial fixado. Jusante - é qualquer ponto ou secção do rio que se localize depois (isto é, em direcção à foz) de um outro ponto referencial fixado. Rio Douro Jusante Montante ponto referencial Nascente: Espanha - Serra de Urbion. Extensão da nascente à foz (Porto): 927 Km. Bacia Hidrográfica: Km2, (a maior dos rio Ibéricos), dos quais Km2 são em território português. Principais afluentes portugueses: Rio Côa, Rio Sabor, Rio Tua, Rio Ceira, Rio Varosa, Rio Corgo, Rio Ovil, Rio Paiva, Rio Sardoura, Rio Tâmega, Rio Mau, Rio Arda, Rio Uima, Rio Sousa. No Douro existem oito barragens portuguesas: Miranda, Picote e Bemposta, no Douro internacional e Pocinho, Valeira, Régua, Carrapatelo e Crestuma, no troço nacional.

11 Rede Hidrográfica - é o conjunto dos cursos de água mais ou menos organizado de uma determinada região.

12 Actividade geológica de um rio A actividade geológica de um rio pode ser sintetizada em 3 processos: 1. Erosão: desgaste e remoção dos materiais rochosos que constituem o leito de um rio. 2. Transporte: transporte dos detritos rochosos erodidos (carga do rio) pela corrente de água. A carga do rio é constituída por materiais dissolvidos, em suspensão e materiais que se deslocam por tracção (rolamento, arrastamento e saltação).

13 3. Sedimentação: processo de deposição dos materiais, quer ao longo do leito do rio, quer nas suas margens quando a capacidade de transporte deste diminui. A sedimentação é, geralmente ordenada de acordo com a dimensão e peso dos detritos e com a velocidade da corrente. Normalmente os detritos de maiores dimensões depositam-se para montante (próximo da nascente) e os de pequena e mais finos à jusante (próximo da foz). Os processos de erosão, transporte e sedimentação ocorrem com maior ou menor frequência, de acordo com as condições climatéricas, principalmente com a pluviosidade

14 Factores condicionantes da acção geológica dos rios Erosão: Fundo e nas margens do rio; A água desloca-se por acção da gravidade, sendo o declive do leito um factor importante no comportamento do rio; D (débito:m 3 /s)= A (área de secção do leito:m 2 ) x V (velocidade média- m/s); A (área do leito)= L (largura) X P (profundidade); Competência do Rio- quantidade de sedimentos transportados por unidade de volume, contribui para a função erosiva do Rio. Quanto maior a carga maior será a capacidade erosiva.

15 Erosão e sedimentação dos rios É condicionada pela: - Velocidade das águas, depende do declive, da forma e constituição do leito (normalmente é maior no centro que nas margens e à superfície que em profundidade) - Competência: Transporte de sedimentos por: - Rolamento - Arrastamento - Saltação - Suspensão - Dissolução

16 Sedimentação Detritos depositados: areia e cascalho. Bancos - amontoados de sedimentos ao longo do leito. Quando o declive e a velocidade diminuem e varia na razão directa da densidade dos detritos. Formação de meandros simultânea erosão na parte côncava de uma curva de um rio e a sedimentação na parte convexa da mesma.

17 Evolução dos rios Fase juventude: Domina a erosão e o transporte; perfil irregular, declive acentuado e formação de rápidos; Fase de maturidade : grande capacidade de transporte, declive menos acentuado, vales profundos e apertados, perfil mais regularizado; Fase de senilidade: vales amplos, vertentes afastadas e degradadas, domina a sedimentação. Estas fases podem ser alteradas devido a : - uma descida ou subida do nível do mar; - alterações climatéricas; elevação dos vales fluviais Os rios terminam no mar: - estuários: constituem o troço final dos rios sujeitos a acções continentais e marinhas. A sedimentação é determinada pela inversão do sentido das marés, duas vezes por dia, de que resulta a alternância de fenómenos de erosão e sedimentação. - delta, onde o rio mistura-se com o mar através de vários canais ou braços. No entanto, um delta pode considerar-se também uma região estuáriana. Ex: Delta do Nilo, Ria de Aveiro.

18 Factores de risco associados às bacias hidrográficas 1. Cheias

19 2. Barragens

20 3. Extracção de inertes Inertes: termo aplicado para classificar materiais resultantes de diferentes processos naturais ou processos onde ocorre a intervenção do Homem.

21 Zonas Costeiras Zonas privilegiadas para actividades culturais, desportivas, económicas, turísticas e de lazer 80% da população mundial encontra-se nestas zonas; Portugal tem 900 km de costa. O impacto das ondas provoca desgaste sobre a costa Abrasão marinha Na transição do continente para o oceano, é possível distinguir duas formas distintas: as arribas e as praias.

22 Arribas As arribas são constituídas por material rochoso consolidado, com inclinação acentuada com pouca ou nenhuma cobertura vegetal. Dizem-se vivas quando predominam fenómenos de abrasão marinha, quando deixa de ser trabalhada pela acção do mar diz-se morta ou fóssil. Arriba Fóssil Lagoa de Albufeira Arriba a sul da praia do Magoito (M. Marcelino)

23 Nos locais onde predominam forças de abrasão é possível observar um conjunto de formas, tais como Plataforma de abrasão, as cavernas, os leixões e os arcos litorais.

24 Na base das arribas é possível observar plataformas de abrasão (superfícies aplanadas e irregulares muito próximas do nível do mar), as cavernas, os leixões e os arcos litorais. Nas plataformas de abrasão encontram-se blocos e outros sedimentos de grandes dimensões. Plataforma de abrasão Caverna Leixão da Gaivota Algarve Leixão penedo alto e isolado da costa marítima

25 Local de acumulação de sedimentos de variados tamanho e formas; Praias Geologicamente e ecologicamente são mais frágeis do que as arribas; Impedem o avanço das águas do mar para o interior; Por vezes em algumas praias é possível observar dunas litorais que assumem uma enorme importância pois, impedem de um modo natural o avanço das águas do mar, protege a terra da intensidade do vento e do avanço das areia; Dunas/ Piauí- Brasil

26 Dinâmica faixa litoral A dinâmica do litoral é condicionada pela intervenção de fenómenos naturais e antrópicos. Fenómenos naturais A alternância entre regressões e transgressões marinhas; A alternância entre períodos de glaciações e interglaciações; A deformação das margens dos continentes, devido a movimentos tectónicos. Fenómenos antrópicos Agravamento do Efeito de Estufa, (queima de combustíveis fósseis e desflorestação) Ocupação da faixa do litoral com estruturas de lazer e de engenharia; Diminuição da quantidade de sedimentos que chegam ao litoral; Destruição das defesas naturais (devido ao pisoteio das dunas, construção desordenada, arranque da cobertura vegetal e a extracção de inertes para a construção civil).

27 Principais causas para o aumento da erosão costeira - Diminuição, em cerca de 80%, do fluxo de sedimentos transportados pelos rios, que ficam retidos nas albufeiras das barragens. - Excessiva exploração de areias nos estuários dos principais rios portugueses. - Destruição sistemática das dunas litorais. - Modificação sensível do regime de ondulação costeira, pela construção de obras portuárias sem um estudo exaustivo de avaliação do impacto ambiental.

28 Medidas de prevenção Obras de engenharia: enrocamentos ou paredões, quebramares e molhes ou esporões; Alimentação artificial em sedimentos em certas praias; POOC (Planos de Ordenamento da Orla costeira): Identificar áreas de risco, promover a reabilitação, requalificar as praias balneares, estabelecer regras para a utilização da orla costeira. FINISTERRA- Programa de Intervenção na Orla Costeira

29 No sentido de minimizar os efeitos da erosão costeira e de estabilizar a linha da costa, podem ser tomadas diversas medidas. As medidas leves, consideradas actualmente mais desejáveis que as medidas estruturais pesadas ( obras de protecção ), passam pela protecção e estabilização das dunas, utilizando plantas e estruturas de estacas e pela dragagem de areias no alto mar e sua deposição nas praias. O inconveniente deste tipo de intervenção prende-se com o seu elevado custo, uma vez que precisa de ser repetido periodicamente. Em termos de estabilização pesada, existem estruturas paralelas e estruturas perpendiculares à costa. Obras longitudinais aderentes: enrocamentos ou paredões. Obras longitudinais não aderentes; quebra-mar Obras transversais: molhes e esporões

30 Obras longitudinais aderentes: enrocamentos ou paredões. Enrocamentos ou paredões colocação de grande quantidade de enormes blocos rochosos dispostos paralelamente à costa. O inconveniente dos enrocamentos é o seu elevado custo e a necessidade de ser renovado, aproximadamente, de 4 em 4 anos.

31 Obras longitudinais não aderentes Quebra-mar - muros dispostos no mar paralelamente à costa. Os quebra-mar provocam a deflecção da energia das ondas, provocando um estreitamento da praia e eventualmente o seu desaparecimento.

32 Obras transversais: molhes e esporões Molhe - pontão, ou estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos, afixada no leito aquático por meio de bases que o sustentam firmemente, e que permitam que emerja da superfície aquática. Constituí o único meio de se atracar uma embarcação nas costa que não contam com águas suficientemente profundas.

33 Os esporões estruturas perpendiculares à costa constituindo uma oposição ao transporte litoral de areias que se faz, geralmente, de Norte para Sul, daí resultando uma deficiente retenção de areias a sul, a que está associada uma erosão intensa.

34 É evidente que as medidas de protecção da linha da costa podem ser eficazes na protecção de construções, mas raramente o são na preservação das praias. Ordenamento do território

35 Zonas de vertente São locais de erosão rápida e intensa, provocada: a) pela água das chuvas: Erosão lenta e gradual, os materiais arrancados às vertentes são, quase sempre, em pequena quantidade e de pequenas dimensões. b) por movimentos de terreno - movimentos em massa: movimentação brusca e inesperada, ao longo de uma vertente.

36 Erosão das vertentes Cicatriz do movimento de vertente Movimentos de vertente no interior da caldeira do Faial

37 Movimentos em massa

38 Causas dos movimentos em massa Factores Condicionantes correspondem às condições mais ou menos permanentes que podem favorecer ou não os movimentos em massa. - Força da gravidade - Contexto geológico - Tipo e características das rochas - Inclinação da vertente - Grau de alteração e fracturação Factores desencadeantes correspondem a factores que resultam de alguma alteração que foi introduzida numa determinada vertente. - Precipitação - Acção Antrópica : destruição do coberto vegetal, remoção de terrenos para construção. - Sismos e tempestades no mar.

39 Acção Antrópica Terreno antes da construção Deslizamento de materiais Terreno saturado em água Terreno sem cobertura vegetal (removida)

40 Medidas de Prevenção

41 Medidas de estabilização das vertentes

42 Medidas de estabilização das vertentes

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Bacias Hidrográficas Rios ou Ribeiros cursos de água superficiais e regulares que podem desaguar num outro rio, num lago ou no mar. Bacia hidrográfica área

Leia mais

Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística

Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística Linha de costa de Portugal FAIXA LITORAL OU COSTEIRA: Zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa,

Leia mais

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento 2ª parte Zonas costeiras Aula nº62 e 64 11 e 16 de Março 09 Prof. Ana Reis Zonas Costeiras Praia Arriba Utilização

Leia mais

Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes

Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes Bacias Hidrográficas Bacias Hidrográficas: - Erosão fluvial - Cheias - Exploração de inertes Mas primeiro alguns conceitos!! Rio

Leia mais

GEOLOGIA OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO MEC

GEOLOGIA OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO MEC GEOLOGIA OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO MEC Dinâmica da Terra + Acção do Homem O desencadeamento de fenómenos catastróficos, conjugado com as modificações impostas pelo Homem, põe em perigo

Leia mais

GEOLOGIA LET LEC OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

GEOLOGIA LET LEC OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO GEOLOGIA LEC OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO LET Dinâmica da Terra + Acção do Homem O desencadeamento de fenómenos catastróficos, conjugado com as modificações impostas pelo Homem, põe em

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 11. Flipping Book.

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 11. Flipping Book. Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns GEO 11 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11 http://netxplica.com 1. Ocupação antrópica

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO. Prof. Ângela Morais TEMA IV GEOLOGIA, PROBLEMAS E MATERIAIS DO QUOTIDIANO

BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO. Prof. Ângela Morais TEMA IV GEOLOGIA, PROBLEMAS E MATERIAIS DO QUOTIDIANO Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral Ano Letivo 2011/2012 BIOLOGIA E GEOLOGIA 11º ANO Prof. Ângela Morais TEMA IV GEOLOGIA, PROBLEMAS E MATERIAIS DO QUOTIDIANO 1. Ocupação antrópica e problemas de

Leia mais

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras A ocupação antrópica levou a grandes alterações paisagísticas, o que tem levado à deterioração ambiental. Nuno Correia 10/11 2 A ocupação antrópica

Leia mais

Geomorfologia MOVIMENTOS DE VERTENTE PREDOMÍNIO DA AÇÃO DA GRAVIDADE

Geomorfologia MOVIMENTOS DE VERTENTE PREDOMÍNIO DA AÇÃO DA GRAVIDADE Geomorfologia MOVIMENTOS DE VERTENTE PREDOMÍNIO DA AÇÃO DA GRAVIDADE MOVIMENTOS EM ZONAS DE VERTENTE Ilhas Selvagens - Madeira As zonas de vertente são locais de desnível da topografia terrestre. Podem

Leia mais

Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento. Bacias Hidrogáficas

Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento. Bacias Hidrogáficas Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento Bacias Hidrogáficas A Geologia é a ciência que estuda o Planeta Terra nas múltiplas interacções entre os diferentes sistemas terrestres, agregando diversas

Leia mais

Dinâmica de uma bacia hidrográfica

Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Dinâmica de uma bacia hidrográfica Início A água, na superfície terrestre, está em constante movimento, permitindo uma constante modelação da paisagem. Essa modelação

Leia mais

OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E PROBLEMAS DE ORDENAMENTO

OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E PROBLEMAS DE ORDENAMENTO OCUPAÇÃO ANTRÓPICA E PROBLEMAS DE ORDENAMENTO BACIAS HIDROGRÁFICAS INUNDAÇÕES EM MEIO FLUVIAL E INFLUÊNCIA HUMANA A energia solar e a gravidade são os dois principais motores do ciclo hidrológico. A água

Leia mais

DOCUMENTO 1 (Teste 1)

DOCUMENTO 1 (Teste 1) DOCUMENTO 1 (Teste 1) Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Civil Relatório Complementar de Mineralogia e Geologia Tema: A ocupação antrópica e o mau ordenamento do território como condicionantes

Leia mais

O Litoral Português. Praia 5/18/2009. antropóticas: que futuro para o litoral acumulação. Formas do Litoral. acumulação. Duna.

O Litoral Português. Praia 5/18/2009. antropóticas: que futuro para o litoral acumulação. Formas do Litoral. acumulação. Duna. O Litoral Português Formas de erosão Dinâmica i litoral l vs actividades id d antropóticas: que futuro para o litoral Formas de acumulação Formas do Litoral Formas elementares Praia Duna Praia Formas de

Leia mais

Águas. Superficiais: Disponibilidades Hídricas. Quantidade de Água disponível no Planeta. Dependem de:

Águas. Superficiais: Disponibilidades Hídricas. Quantidade de Água disponível no Planeta. Dependem de: Águas Superficiais: Rios Lagos Lagoas Albufeiras Subterrâneas: Aquíferos Águas do Subsolo até 800 metros de Profundidade Disponibilidades Hídricas Quantidade de Água disponível no Planeta. Dependem de:

Leia mais

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas Nuno Correia 11/12 2 São cursos de água, mais ou menos contínuos, que correm em leito próprio, transportando partículas de rochas de

Leia mais

A Engenharia Costeira Portuguesa e a Defesa do Litoral Sessão 1: Ponto de Situação e Experiência Acumulada

A Engenharia Costeira Portuguesa e a Defesa do Litoral Sessão 1: Ponto de Situação e Experiência Acumulada A Engenharia Costeira Portuguesa e a Defesa do Litoral A Experiência Acumulada e os Desafios do Futuro Sessão 1: Ponto de Situação e Experiência Acumulada nas Soluções de Defesa Costeira 30 Abril 2014

Leia mais

Morfologia Fluvial. Josué Souza de Gois

Morfologia Fluvial. Josué Souza de Gois Morfologia Fluvial Josué Souza de Gois INTRODUÇÃO Conceito: Estuda a formação, evolução e estabilização dos cursos d água naturais Essencial para as obras de Engenharia Fluvial ligadas à Navegação Interior

Leia mais

ALTERAÇÕES NA ZONA COSTEIRA CTA 2005/6

ALTERAÇÕES NA ZONA COSTEIRA CTA 2005/6 ALTERAÇÕES NA ZONA COSTEIRA CTA 2005/6 Paulo Santos 1.1.2 - Efeitos das construções nos ecossistemas das zonas costeiras Os alunos escolhem exemplos de construções humanas, de preferência antigos mas também

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS Revista Brasileira de Geomorfologia Ano 9, número (2008) Salgado et al. Produção brasileira em revistas nacionais (200-2005) Produção brasileira em revistas internacionais

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Nesse sentido o Homem tem o dever de proteger e melhorar o ambiente para as gerações actuais e vindouras :

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS. Nesse sentido o Homem tem o dever de proteger e melhorar o ambiente para as gerações actuais e vindouras : PROJECTO DE LEI Nº 133/X ESTABELECE MEDIDAS DE PROTECÇÃO DA ORLA COSTEIRA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O artigo 66º da Constituição da República Portuguesa estatuiu, que Todos têm direito a um ambiente de vida

Leia mais

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água O CICLO DA ÁGUA Pressão antropogénica sobre o ciclo da água 2. Poluição difusa 3. Poluição urbana 1. Rega 8. Barragens 7. Erosão do solo 4. Poluição industrial 5. Redução das zonas húmidas Adaptado de:

Leia mais

Oscilação Marinha. Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação)

Oscilação Marinha. Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação) Oscilação Marinha Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação) Devido a variação do nível do mar a região costeira sofre alterações profundas em sua

Leia mais

Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem. Introdução a Hidrologia de Florestas

Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem. Introdução a Hidrologia de Florestas INPE eprint: sid.inpe.br/eprint@80/006/08.04..54 v 006-08-05 Introdução a Hidrologia de Florestas Setembro 004 João Vianei Soares Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem Introdução a Hidrologia

Leia mais

Agentes Externos ou Exógenos

Agentes Externos ou Exógenos RELEVO Relevo Terrestre Agentes Internos Agentes Externos Tectonismo Vulcanismo Abalos Sísmicos Intemperismo Erosão Agentes Externos ou Exógenos Em síntese, pode-se afirmar que os agentes exógenos realizam

Leia mais

Hidráulica Marítima. Hidráulica Marítima (HM) ou Costeira ( Coastal Engineering ) :

Hidráulica Marítima. Hidráulica Marítima (HM) ou Costeira ( Coastal Engineering ) : Hidráulica Marítima 1. Introdução e Âmbito Hidráulica Marítima (HM) ou Costeira ( Coastal Engineering ) : Estudo dos processos, naturais ou derivados de acções antrópicas, que ocorrem na zona costeira

Leia mais

Reserva Ecológica Nacional

Reserva Ecológica Nacional Ndu1 REN 1 Importância e Dfiiã Definição É uma estrutura biofísica É uma restrição de utilidade pública Objectivos Proteger recursos naturais (ênfase na água e solo) Prevenir riscos sustentabilidade ambiental

Leia mais

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo.

O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. O que é hidrografia? É o ciclo da água proveniente tanto da atmosfera como do subsolo. Rios São cursos d água com leito ou canal bem definidos. São formados pelo encontro das águas do escoamento superficial

Leia mais

Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas Profa. Cristiana C. Miranda RECORDANDO NOSSA AULA DE INFILTRAÇÃO..

Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas Profa. Cristiana C. Miranda RECORDANDO NOSSA AULA DE INFILTRAÇÃO.. Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas Profa. Cristiana C. Miranda RECORDANDO NOSSA AULA DE INFILTRAÇÃO.. Características que influenciam a infiltração da água Textura do solo e composição

Leia mais

A geologia e os problemas do quotidiano- Os movimentos de massa

A geologia e os problemas do quotidiano- Os movimentos de massa A geologia e os problemas do quotidiano- Os movimentos de massa Instabilização de maciços rochosos e terrosos ao longo de taludes, declives vertentes, encostas... Causas naturais gravidade inclinação terrenos

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis ROCHAS SEDIMENTARES Prof.ª Catarina Reis Gran Canyon Lake Powell Mono Lake shore Mesa Chaminés de Fada Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e

Leia mais

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra

A HIDROSFERA. É a camada líquida da terra A HIDROSFERA A HIDROSFERA É a camada líquida da terra Gasosa Formas em que a água é encontrada sólida Formas em que a água é encontrada Líquida Formas em que a água é encontrada Distribuição da água na

Leia mais

Sobreelevação da superfície do mar devida à variação da pressão atmosférica: esta componente é também identificada como storm surge :

Sobreelevação da superfície do mar devida à variação da pressão atmosférica: esta componente é também identificada como storm surge : 2.1.2. Pressão atmosférica Sobreelevação da superfície do mar devida à variação da pressão atmosférica: esta componente é também identificada como storm surge : η P ρ g P = Variação da pressão atmosférica

Leia mais

Planos de Ordenamento. Planos de Ordenamento da Orla Costeira e. de Estuários O contínuo nuo desejado. Margarida Cardoso da Silva

Planos de Ordenamento. Planos de Ordenamento da Orla Costeira e. de Estuários O contínuo nuo desejado. Margarida Cardoso da Silva Planos de Ordenamento da Orla Costeira e Planos de Ordenamento de Estuários O contínuo nuo desejado Margarida Cardoso da Silva Lisboa, 11 Setembro 2009 Estrutura da apresentação Zona costeira e estuários

Leia mais

Situação hidromorfológica dotejo. Helder Careto, GEOTA com base num texto de António Carmona Rodrigues, FCT-UNL

Situação hidromorfológica dotejo. Helder Careto, GEOTA com base num texto de António Carmona Rodrigues, FCT-UNL Situação hidromorfológica dotejo Helder Careto, GEOTA com base num texto de António Carmona Rodrigues, FCT-UNL geota@geota.pt, 2016 Figura 1 Planta da bacia hidrográfica do rio Tejo (Rodrigues, 2016) Rio

Leia mais

Riscos Costeiros. Identificação e Prevenção. Óscar Ferreira (com a colaboração de muitos)

Riscos Costeiros. Identificação e Prevenção. Óscar Ferreira (com a colaboração de muitos) Riscos Costeiros Identificação e Prevenção Óscar Ferreira (com a colaboração de muitos) Síntese I) Riscos costeiros em costas arenosas II) Riscos costeiros em costas rochosas III) Riscos costeiros associados

Leia mais

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS O RELEVO DOS OCEANOS # Estima-se que a área da crosta terrestre recoberta pelos oceanos represente cerca de 70% da superfície total. 1. Oceano pacífico

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier]

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] Transformação do relevo Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] O relevo O relevo é o conjunto das diferentes formas que podem ser observadas na superfície terrestre:

Leia mais

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa Formas de relevo Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

Terra: origem e formação

Terra: origem e formação Terra: origem e formação Big Bang : formação do universo E:\Documentos\Aulas\Terra origem e formação\animação IBGE- NOSSO LUGAR NO UNIVERSO\nossolugaranouniverso (1).swf Origem da Terra Escala do tempo

Leia mais

O RELEVO TERRESTRE índice A ALTITUDE. Objectivos a atingir :

O RELEVO TERRESTRE índice A ALTITUDE. Objectivos a atingir : Altitude O RELEVO TERRESTRE índice Objectivos a atingir : - Definir altitude - Estabelecer a diferença entre altitude negativa e profundidade - Estabelecer a diferença entre mapa topográfico e mapa hipsométrico

Leia mais

FENÓMENOS SUPERGÉNICOS EROSÃO E TRANSPORTE

FENÓMENOS SUPERGÉNICOS EROSÃO E TRANSPORTE FENÓMENOS SUPERGÉNICOS EROSÃO E TRANSPORTE Parte I Erosão (Acção da Água) Maceda - Esmoriz Erosão É um processo que faz parte da sedimentogénese e ocorre depois da meteorização Corresponde ao conjunto

Leia mais

Actividade : Estudo do deslocamento de materiais em zonas de vertente

Actividade : Estudo do deslocamento de materiais em zonas de vertente Tema: Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Sub-tema: Zonas de vertente - perigos naturais e antrópicos Actividade : Estudo do deslocamento de materiais em zonas de vertente Actividade Laboratorial

Leia mais

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini

TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11. Profº André Tomasini TERCEIRÃO GEOGRAFIA FRENTE 4A AULA 11 Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange oceanos e mares. Águas Continentais: Rios,

Leia mais

1.1. O risco resultante da ocorrência de cheias é maior em pois existe uma maior ocupação do.

1.1. O risco resultante da ocorrência de cheias é maior em pois existe uma maior ocupação do. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Março 2018 Tema 4 Geologia: Ocupação Antrópica, Minerais, Rochas Sedimentares, Deformações Leia atentamente

Leia mais

Alterações Climáticas e Turismo:! Zonas Costeiras! J. Alveirinho Dias!

Alterações Climáticas e Turismo:! Zonas Costeiras! J. Alveirinho Dias! Alterações Climáticas e Turismo:! Zonas Costeiras! J. Alveirinho Dias! O clima está efectivamente a mudar...! e devemos estar preparados para essa mudança.! Foto A. Dias, 2001 Peniche Portugal Modificações

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

As Intervenções de Defesa Costeira na Mitigação do Problema da Erosão

As Intervenções de Defesa Costeira na Mitigação do Problema da Erosão ORDEM DOS ENGENHEIROS Auditório da Sede, Lisboa Ponto da Situação e Experiência Acumulada nas Soluções de Defesa Costeira (Ciclo de Conferências sobre o Litoral Português Sessão 1) As Intervenções de Defesa

Leia mais

REVISÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO CONCELHO DE LOULÉ

REVISÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO CONCELHO DE LOULÉ REVISÃO DA RESERVA ECOLÓGICA NACIONAL DO CONCELHO DE LOULÉ Notas sobre a REN Bruta desenvolvida com data de setembro de 2013 Reunião de Trabalho de 14/03/2018 A maior parte das tipologias de REN delimitadas

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo.

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. 2 Habilidades: Aula 1: Diferenciar as formas de relevo da

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. Seminários sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O MAR 12ª SESSÃO GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA

INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO. Seminários sobre DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O MAR 12ª SESSÃO GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Seminários sobre DECivil DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O MAR 12ª SESSÃO GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA Mota Oliveira (IST); Ana Barroco (Quaternaire); Teresa Leonardo (ICN)

Leia mais

Geomorfologia - Modelados MODELADO NORMAL

Geomorfologia - Modelados MODELADO NORMAL Geomorfologia - Modelados MODELADO NORMAL TERCEIRA ORDEM DE RELEVO MODELADOS Quais são os agentes modeladores? Gravidade Águas pluviais e de escorrência Cursos de água Lagos Glaciares Vento Mar Águas subterrâneas

Leia mais

MINISTÉRIO DA QUALIDADE DE VIDA

MINISTÉRIO DA QUALIDADE DE VIDA MINISTÉRIO DA QUALIDADE DE VIDA Decreto-Lei n.º 321/83 de 5 de Julho O primeiro passo na concretização de uma política de ordenamento do território à escala nacional foi dado com a institucionalização

Leia mais

HIDRÁULICA FLUVIAL 1

HIDRÁULICA FLUVIAL 1 HIDRÁULICA FLUVIAL Introdução Engenharia Civil >>> Engenharia de edifícios Os engenheiros civis desenvolvem actividades múltiplas: no cálculo estrutural (estruturas); na construção; no urbanismo; na gestão

Leia mais

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA S e m i n á r i o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O MAR GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA IST 03 Nov 2004 Quaternaire Portugal http://www.quaternaire.pt Decreto-lei n.º 380/99: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Leia mais

Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe

Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Programa de Pós - Graduação em Ciência do solo Disciplina: Seminário II Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe Discente do mestrado: Wagner

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

Trabalho elaborado por: Simone Marques 11º IDJV Sofia Pinto 11º IDJV

Trabalho elaborado por: Simone Marques 11º IDJV Sofia Pinto 11º IDJV Trabalho elaborado por: Simone Marques 11º IDJV Sofia Pinto 11º IDJV As cheias são fenómenos naturais de origem climática, normalmente temporários, provocados por precipitações muito intensas ou moderadas,

Leia mais

Riscos de inundações fluviais e estuarinas

Riscos de inundações fluviais e estuarinas Riscos de inundações fluviais e estuarinas Elsa Alves Marta Rodrigues Iniciativa Riscos Ciclo de Encontros Riscos Naturais 20 de Setembro de 2012, Fundação Calouste Gulbenkian Riscos de inundações fluviais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 7º ANO GEOGRAFIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 7º ANO GEOGRAFIA ANO 2015-2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROF. PAULA NOGUEIRA - OLHÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA CURRICULAR - 3º CICLO - 7º ANO GEOGRAFIA DOMINÍOS e SUBDOMÍNIOS OBJETIVOS 1 1º PERÍODO

Leia mais

Processos denudacionais

Processos denudacionais Processos denudacionais Os materiais alterados (solo ou formações superficiais) ficam sujeitos a ação dos agentes geológicos. Estão em equilíbrio dinâmico (metaestável). Quando o equilíbrio é rompido,

Leia mais

Riscos e catástrofes

Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Riscos e catástrofes Risco Perigo que pode ameaçar o ser humano ou o ambiente em geral, como é o caso dos sismos, furacões, secas, inundações,

Leia mais

SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS

SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS DISCIPLINA: Geografia ANO DE ESCOLARIDADE: 7.º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA SUBDOMÍNIO OBJETIVOS DESCRITORES CONTEÚDOS A Terra: Estudos e Representações - A Geografia e o Território - A representação

Leia mais

Dinâmica externa da Terra

Dinâmica externa da Terra Dinâmica externa da Terra Formação das rochas sedimentares: - Como atuam os agentes geológicos externos nas rochas sedimentares? - Quais são as fases de formação das rochas sedimentares detríticas? - Como

Leia mais

O FENÓMENO DA EROSÃO COSTEIRA

O FENÓMENO DA EROSÃO COSTEIRA O FENÓMENO DA EROSÃO COSTEIRA CONFERÊNCIAS SOBRE O LITORAL PORTUGUÊS Sessão 1 - Ponto de Situação e Experiência Acumulada nas Soluções de Defesa Costeira 30 de abril de 2014 Ordem dos Engenheiros, Lisboa,

Leia mais

A Terra, um planeta muito especial

A Terra, um planeta muito especial Biologia e Geologia 10º ano Tema 2 A Terra, um planeta muito especial 2015 A face da Terra: Continentes e fundos oceânicos Áreas Continentais Áreas Continentais 36% da superfície 29% emersos 7% imersos

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 353/IX CRIA A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DA BAÍA DE SÃO PAIO

PROJECTO DE LEI N.º 353/IX CRIA A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DA BAÍA DE SÃO PAIO PROJECTO DE LEI N.º 353/IX CRIA A ÁREA DE PAISAGEM PROTEGIDA DA BAÍA DE SÃO PAIO A Baía de São Paio, no estuário do Douro, reveste-se de riquezas naturais apreciáveis. É a última zona na parte urbana do

Leia mais

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine Ciclo Hidrológico Augusto Heine CONCEITO: O Ciclo da Água É o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar

Leia mais

GEOMORFOLOGIA COSTEIRA: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA COSTEIRA: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA COSTEIRA: PROCESSOS E FORMAS Assoreamento Erosão ESTUDO DE CASO: ACIDENTE EM MARIANA - MG Estuda as paisagens resultantes da morfogênese marinha na zona de contato entre a terra (continente)

Leia mais

O Mar e os Recursos Marinhos Conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo

O Mar e os Recursos Marinhos Conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo Seminário Nacional Eco-Escolas Águeda 25 Janeiro 2013 O Mar e os Recursos Marinhos Conservação dos recursos e ordenamento do espaço marítimo Fátima Lopes Alves Departamento de Ambiente e Ordenamento CESAM

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A AS BARRAGENS E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A AS BARRAGENS E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A AS BARRAGENS E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS AS BARRAGENS BARRAGENS Resposta à irregularidade temporal das disponibilidades hídricas NORTE

Leia mais

Estratégia para o Litoral PAPVL CONSELHO NACIONAL DA ÁGUA. Lisboa, 13 de março de 2014

Estratégia para o Litoral PAPVL CONSELHO NACIONAL DA ÁGUA. Lisboa, 13 de março de 2014 Estratégia para o Litoral PAPVL 2012 2015 CONSELHO NACIONAL DA ÁGUA Lisboa, 13 de março de 2014 ÍNDICE O litoral Considerações gerais O Plano de Ação de Proteção e Valorização do Litoral 2012 2015 Tipologias

Leia mais

A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE Meio Ambiente e Qualidade da Água

A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE Meio Ambiente e Qualidade da Água A QUESTÃO DA ÁGUA NO NORDESTE Meio Ambiente e Qualidade da Água O caso do Rio São Francisco. Como a degradação ambiental afeta a quantidade e a qualidade da água na bacia. Como os problemas ambientais

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.2 Conteúdo Agentes externos que

Leia mais

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010 Disciplina de Geografia 7ºano Portugal Continental localiza-se no extremo Sudoeste da Europa, a Oeste do continente Asiático a Norte do continente

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

EUVG PARQ 5 TECNOLOGIAS E MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III

EUVG PARQ 5 TECNOLOGIAS E MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III EUVG PARQ 5 TECNOLOGIAS E MATERIAIS E TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO III EUVG PARQ 5 TMTC III 24.10 ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES TÉCNICA DE ENGENHARIA NATURAL AMRP-AP NATURAIS E ARTIFICIAIS: TALUDE NATURAL é aquele

Leia mais

Ficha de Actividades/Relatório para o 3º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução

Ficha de Actividades/Relatório para o 3º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados. Escola: Ano Lectivo: Introdução Ficha de Actividades/Relatório para o 3º Ciclo Um Olhar Sobre a Lagoa dos Salgados Nome: Nº: Turma: Escola: Ano Lectivo: Introdução Olá, hoje vais realizar uma visita de estudo pela Lagoa dos Salgados.

Leia mais

GEOMORFOLOGIA. Conceitos básicos

GEOMORFOLOGIA. Conceitos básicos GEOMORFOLOGIA Conceitos básicos Geomorfologia Estudo das paisagens e sua evolução, resultante da competição entre processos de levantamento e rebaixamento da crosta Planícies, depressões, desfiladeiros

Leia mais

Impactes sectoriais. Sistema edafoclimático, hidrologia, hidrogeologia. Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Impactes sectoriais. Sistema edafoclimático, hidrologia, hidrogeologia. Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Engenharia Civil, 5º ano / 10º semestre Engenharia Territorio, 4º ano/ 8º semestre Impactes sectoriais Sistema edafoclimático, hidrologia, hidrogeologia Impactes Ambientais 5 ª aula Prof. Doutora Maria

Leia mais

Francisco Sancho, Filipa Oliveira, Paula Freire, João Craveiro. Índice

Francisco Sancho, Filipa Oliveira, Paula Freire, João Craveiro. Índice Avaliação do risco de galgamento, erosão e inundação costeiras Francisco Sancho, Filipa Oliveira, Paula Freire, João Craveiro LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil Índice 1. Erosão costeira e suas

Leia mais

O papel da investigação no apoio ao Projeto e Obra de Engenharia Costeira: Estudos de caso

O papel da investigação no apoio ao Projeto e Obra de Engenharia Costeira: Estudos de caso O papel da investigação no apoio ao Projeto e Obra de Engenharia Costeira: Estudos de caso Francisco Sancho + 19 investigadores LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil CICLO DE CONFERÊNCIAS SOBRE

Leia mais

Modelação Empírica da Forma Plana de Praias: Dois Casos de Estudo

Modelação Empírica da Forma Plana de Praias: Dois Casos de Estudo Modelação Empírica da Forma Plana de Praias: Dois Casos de Estudo Filipa S. de Brito F. de Oliveira Núcleo de Estuários e Zonas Costeira Departamento de Hidráulica e Ambiente Laboratório Nacional de Engenharia

Leia mais

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento 1ª parte Bacias hidrográficas Aula nº59 e 61 4 e 9 de Março 09 Prof. Ana Reis A erosão é sobretudo um trabalho

Leia mais

MOVIMENTO DE AREIAS NA FORMAÇÃO DE DUNAS Um modelo a partir de uma Análise Dimensional

MOVIMENTO DE AREIAS NA FORMAÇÃO DE DUNAS Um modelo a partir de uma Análise Dimensional MOVIMENTO DE AREIAS NA FORMAÇÃO DE DUNAS Um modelo a partir de uma Análise Dimensional 1 Mário Talaia & Rui Silva Departamento de Física, Universidade de Aveiro, 3810-193, Aveiro Portugal A costa litoral

Leia mais

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga ANEXO 1 GLOSSÁRIO Vegetação de Restinga Entende-se por restinga um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florísticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente

Leia mais

Impactes sectoriais. Sistemas ecológicos e biodiversidade. Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Impactes sectoriais. Sistemas ecológicos e biodiversidade. Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário Engenharia Civil, 5º ano / 10º semestre Engenharia Territorio, 4º ano/ 8º semestre Impactes sectoriais Sistemas ecológicos e biodiversidade Impactes Ambientais 6 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário

Leia mais

ASPECTOS DA HIDROLOGIA CONTINENTAL

ASPECTOS DA HIDROLOGIA CONTINENTAL ASPECTOS DA HIDROLOGIA CONTINENTAL Quinta 8 às 12h Sala 5 IC2 Turma: 2016/01 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com AULA DE HOJE.. Trabalho dos rios RIOS Cursos naturais de água doce, com canais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO DE SUBDOMÍNIOS. Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2015 / 2016 SUBDOMÍNIO: 1 A geografia e o território PLANIFICAÇÃO DE SUBDOMÍNIOS Geografia 7º ANO ANO LETIVO 2015 / 2016 DOMÍNIO: A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES 1. Compreender o objeto e o método da Geografia 1.1.

Leia mais

MODELADO CÁRSICO OU KÁRSTICO

MODELADO CÁRSICO OU KÁRSTICO Geomorfologia - Modelados MODELADO CÁRSICO OU KÁRSTICO E MODELADO EÓLICO MODELADO CÁRSICO ESTALACTITES EM GRUTA CALCÁRIA no cimo da encosta decoração no espaço público exterior MODELADO CÁRSICO Agente

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR

SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O MAR 5ª Sessão GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ORLA COSTEIRA Teresa Leonardo Instituto Superior Técnico, 3 Novembro de 2004 1 1 - A orla costeira caracteriza-se por:

Leia mais

Reestruturação Urbanística de Carcavelos- Sul Implicações sobre a evolução sedimentar na Praia de Carcavelos

Reestruturação Urbanística de Carcavelos- Sul Implicações sobre a evolução sedimentar na Praia de Carcavelos Reestruturação Urbanística de Carcavelos- Sul Implicações sobre a evolução sedimentar na Praia de Carcavelos Ramiro Neves, Prof. Associado do IST Resumo A dinâmica sedimentar na praia de Carcavelos depende

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA - 0440222 Processos em encosta Professores: André Negrão Ginaldo Campanha Movimentos de massa em encostas Classificação quanto

Leia mais

Geologia para Ciências Biológicas

Geologia para Ciências Biológicas UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Geologia para Ciências Biológicas

Leia mais

ESTUÁRIOS. - quando os rios encontram o mar...

ESTUÁRIOS. - quando os rios encontram o mar... ESTUÁRIOS - quando os rios encontram o mar... I. INTRODUÇÃO - DAS MONTANHAS ATÉ AO LITORAL 1. A PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS 2. O TRANSPORTE E SEDIMENTAÇÃO FLUVIAIS 3. A ÁGUA E OS SEDIMENTOS QUE OS RIOS LANÇAM

Leia mais