O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos"

Transcrição

1

2 O ISAE e o Gerenciamento de Projetos Desde sua instalação em Curitiba, em 1996, o ISAE tem o empreendedorismo e a inovação como conceitos norteadores, quer na implementação de seus produtos e serviços, quer na busca de parcerias internacionais. A partir de 1999 passou a atuar na área de Gerenciamento de Projetos e no ano 2000 lançou o primeiro MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos do Brasil. Tendo sempre o PMI Project Management Institute como parceiro, vem desenvolvendo MBAs da FGV nas modalidades abertos e in-company, bem como promovendo cursos preparatórios para certificação PMP do PMI. Promoveu Módulos Internacionais e em 2002 realizou o Mestrado Internacional em Gerenciamento de Projetos em parceria com a Université des Sciences et Technologies de Lille. Em 2003 recebeu a certificação REP Registered Education Provider, categoria Global do PMI. Buscando oferecer aos seus alunos e parceiros mais uma experiência internacional aliada a um programa consistente criou este Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos. O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos É um projeto desenvolvido a partir de um convênio de cooperação firmado entre a Fundação Getulio Vargas FGV, Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul ISAE e a The George Washington University. Com a visão de proporcionar aos profissionais o contato indispensável com o que existe de mais avançado em Gerenciamento de Projetos, este Módulo Internacional possibilita aos participantes a oportunidade de agregar ao seu currículo uma experiência internacional com sólido conteúdo acadêmico na área de Gerenciamento de Projetos, criando network com profissionais de várias partes do país e com o corpo docente e dicente da School of Business da The George Washington University.

3 A George Washington University - GWU A GWU ou GW é uma instituição privada, fundada pelo Congresso Americano em 1821 e uma das líderes mundiais em Educação e Pesquisa. Seu Campus principal encontra-se a quatro quarteirões da Casa Branca e ocupa uma área de 17 hectares, sendo rodeada pelas sedes do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização dos Estados Americanos (OEA) além de diversos ministérios dos EUA. Superando a marca de 1 bilhão de dólares em 2007, a GWU é uma das instituições de ensino que mais recebem doações no mundo e mais investem em Pesquisa & Desenvolvimento, segundo o ranking da U.S. News & World Report. Encontra-se ainda entre as 10 universidades mais ativas politicamente, que possuem maior consciência social e as instalações mais modernas, segundo o ranking da Princeton Review. A Universidade tem aproximadamente estudantes provenientes de mais de 140 países, sendo em torno de estudante nos cursos de Graduação e em Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) além de quase professores divididos em suas nove escolas. Dentre os ex-alunos, professores e membros honorários incluem-se Colin Powell, Jacqueline Bouvier Kennedy, Hillary Rodham Clinton, o inventor da Bomba de Hidrogênio Edward Teller, dezenas de diplomatas, embaixadores, generais, ministros, deputados, senadores e governadores americanos, além dos presidentes dos EUA John F. Kennedy, Ronald Reagan e Harry Truman. Na atual Câmara dos Deputados e Senadores americanos, 11 parlamentares foram estudantes da GWU. School of Business da The George Washington University SB/GWU Fundada em 1928, sob o espírito da inovação de que a iniciativa privada e o governo devem ser parceiros na promoção da prosperidade nacional e o desenvolvimento internacional. Sua missão é entregar uma educação de destaque, proporcionar conhecimento de ponta e experiência prática nos mais diversos cenários organizacionais, influenciados pela vantagem de estar localizado na cidade de Washington D.C., de maneira a realçar a capacidade dos estudantes. Seu Programa de Mestrado em Gerenciamento de Projetos está entre os mais antigos e de maior reputação no mundo, sendo destaque no Financial Time, The Wall Street Journal e U.S. News & World Report.

4 SOBRE O PROGRAMA Sumário de Descrição do Programa O II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos foi elaborado em parceria com o ISAE, FGV e a School of Business da George Washington Universety. Consta de aulas, visitas e reuniões para Networking com profissionais, professores e alunos de Gerenciamento de Projetos da GWU, além de possibilitar aos participantes vivenciar e conhecer o que a cidade de Washington, centro de decisão política do mundo, tem a oferecer. Objetivos de Aprendizagem Desenvolver habilidades dos participantes para: Articular a conexão entre planejamento estratégico, gerenciamento de portfólios de projetos e programas, e gerenciamento de projetos. Compreender os principais elementos de gerenciamento de projetos e programas. Selecionar a alternativa de estrutura organizacional apropriada para gerenciamento de projetos e o escritório de gerenciamento de projetos (PMO). Gerenciar efetivamente equipes e projetos internacionais, gerenciar stakeholders e entender as implicações legais de aspectos estruturais e principais sistemas de contratação. Identificar métodos efetivos para influência, liderança e motivação de equipes de projetos globais, e administrar assuntos interculturais com eficácia. Usar comunicações efetivas, feedback e habilidades ativas de compreensão (listening), e aplicar métodos eficazes para resolver conflitos em projetos.

5 Métodos de Instrução/Aprendizagem Mini palestras Discussões facilitadas em classe Estudos de casos Exercícios individuais e em grupo Simulações e demonstrações Visitas técnicas relevantes Carga horária e estrutura O programa, com uma carga horária total de 40 horas/aula, está estruturado em 5 módulos temáticos, 4 visitas e 1 módulo de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Módulo Internacional. Participantes Podem participar do II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos preferencialmente profissionais que tenham concluído ou estejam cursando uma pós-graduação em Gerenciamento de Projetos na FGV ou em outra instituição de ensino no Brasil ou no exterior, PMP s e aqueles profissionais com comprovada experiência em Gerenciamento de Projetos. Idioma As aulas e todas as demais atividades serão em inglês e não haverá tradução simultânea ou consecutiva. Material didático O material didático será disponibilizado pela SB/GWU, em inglês.

6 Frequência Para efeito de certificação do Módulo, será exigida uma freqüência mínima de 75% da carga horária total do curso Avaliação do aluno Em princípio, não haverá avaliação formal, ficando a critério de cada professor aplicar um paper ou outro tipo de avaliação. Trabalho de Conclusão do Módulo Internacional Os participantes deverão elaborar um Trabalho de Conclusão do Módulo Internacional. Este trabalho terá a orientação dos professores da FGV que participarão do programa e deverá observar o disposto no Código de Conduta Acadêmica e Profissional para Programas Internacionais do IDE/FGV. Para alunos ou ex-alunos de MBA da FGV que participarem do programa e desejarem se habilitar à certificação em MBA Internacional, este trabalho é obrigatório. Para os demais participantes o Trabalho é opcional sendo, no entanto, recomendável a sua elaboração como forma de fortalecimento do aprendizado. Diretor do Programa pela SB/GWU - Professor Doutor Frank T. Anbari Doutor em Gerenciamento de Projetos e Melhoria de Qualidade, MBA, Mestre em Engenharia, Certificados PMP, PE e ASQ Six Sigma Black Belt. Membro da Faculdade e ex-diretor do Programa de Gerenciamento de Projetos na George Washington University (GW). Foi professor dos programas de graduação na Drexel University, Penn State University e University of Texas em Dallas. Obteve extensa experiência industrial trabalhando em posições de liderança na National Railroad Passenger Corporation (Amtrak), Day and Zimmermann, e American Water Works Service Company. Desenvolveu e foi professor de seminários em gerenciamento de projetos, gerenciamento de qualidade, e o método Six Sigma para o setor público e organizações industriais privadas globalmente.

7 É co-editor do Project and Program Management Abstracting Journal, Social Sciences Research Network (SSRN) e membro dos Quadros Editoriais do Project Management Journal, International Journal of Project Management, e International Journal of Managing Projects in Business. Foi Presidente do Comitê Acadêmico de Gerenciamento de Projetos na GWU, Vice-Presidente de Educação e Certificação da Faculdade de Gerenciamento de Desempenho no Project Management Institute (PMI); foi examinador ( ) e examinador de alunos ( ) para o Malcolm Baldrige National Quality Award. Dr. Anbari conduz rigorosa pesquisa, faz muitas apresentações, e publica extensivamente sobre tópicos significantes e convenientes de gerenciamento de projetos, melhoria de qualidade, gerenciamento de tecnologia, e o método Six Sigma. Certificação Será concedido pela School of Business da The George Washington University certificado de participação inerente ao programa nos EUA, aos participantes que tiverem freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso. Alunos e ex-alunos de MBA s da FGV poderão se habilitar ao certificado de MBA Internacional. Para tanto serão observadas as condições estabelecidas nos dispositivos normativos da FGV que regem a matéria e que são do conhecimento de todos os seus alunos. Serão fornecidos Professional Development Units PDU como PMP e/ou PgMP. EMENTAS DOS MÓDULOS Módulo #1 - Planejamento Estratégico para Gerenciamento de Projetos Módulo #2 - Gerenciamento de Portfólios de Projetos e Programas Módulo #3 - Alternativas de Estrutura Organizacional para Gerenciamento de Projetos Módulo #4 - Questões de Poder e Autoridade e o Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) Módulo #5 - Gerenciamento de Projetos Internacionais e Equipes de Projeto Globais

8 VISITAS Para que os participantes do Módulo Internacional possam entrar em contato com a realidade do Gerenciamento de Projetos nos EUA, além das aulas, foram incluídas no Programa visitas à NASA, Pentágono e Smithsonian Museum of the American Indian. Além das instituições acima mencionadas, também estará agendada uma visita ao Department of State e à Embaixada do Brasil. AGENDA DO II MÓDULO INTERNACIONAL Abaixo é apresentada a programação de viagem. A mesma poderá sofrer alterações em função de horários de vôos, de programações ou de outros fatores que não sejam de responsabilidade do ISAE: 1 Dia Terça-feira dia 21/09 Saída do Aeroporto Internacional de Guarulhos, de acordo com sua programação de viagem. 2 Dia Quarta-feira dia 22/09 Manhã Chegada ao Aeroporto Internacional Dulles, em Washington DC, de acordo com seu plano de vôo. Traslado para o Hotel e chek-in, que deverá ocorrer à partir das 15h00, horário local. Almoço livre Tarde Mini-tour pela cidade de Washington D.C. Noite Recepção de boas-vindas oferecida pela School of Business da George Washington University.

9 3 Dia Quinta-feira dia 23/09 Manhã Módulo 1 # Planejamento Estratégico para Gerenciamento de Projetos. Almoço livre Tarde Módulo 2 # Gerenciamento de Portfólio de Projetos e Programas. Noite livre 4 Dia Sexta-feira 24/09 Manhã Módulo 3 # Questões de Poder e Autoriadade e o Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO). Almoço livre Tarde Visita à NASA, acompanhada por professor da GWU. Noite livre 5 Dia Sábado dia 25/09 Dia livre. 6 Dia Domingo dia 26/09 Dia livre.

10 7 Dia Segunda-feira 27/09 Manhã Visita ao Pentágono, acompanhada por professor da GWU. Almoço livre Tarde Módulo 4 # Gerenciamento de Projetos Internacionais e Equipes de Projetos Globais (parte 1). Noite Livre 8 Dia Terça-feira 28/09 Manhã Módulo 4# Gerenciamento de Projetos Internacionais e Equipes de Projetos Globais (parte 2). Almoço livre Tarde Visita ao Fundo Monetário Internacional ou ao Banco Mundial, acompanhada por professor da SB/GWU. Noite livre 9 Dia Quarta-feira dia 29/09 Manhã Visita ao Department of State. Almoço livre Tarde Orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão do Módulo Internacional. Cerimônia de Conclusão do curso. Noite livre

11 10 Dia Quinta-feira dia 30/09 Manhã Hotel check-out, que deverá ocorrer até as 12h00, horário local. Almoço livre Tarde Traslado para o Aeroporto Internacional Dulles. Noite Retorno ao Brasil dentro da logística de seu plano de vôo. 11 Dia Sexta-feira dia 01/09 Manhã: Chegada em São Paulo INVESTIMENTO E FORMA DE PAGAMENTO O investimento total e a forma de pagamento levam em consideração opções em relação ao tipo de hospedagem (apartamento single ou double), compra da programação com ou sem passagem aérea e taxas de embarque, prazo de pagamento e data da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Consulte valores e formas de pagamento com condições diferenciadas em função. 1. Todos os valores indicados acima estão em dólar americano. 2. O valor em dólar será convertido e fixado pela cotação de venda do DÓLAR TURISMO, vigente na data da assinatura do respectivo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, não incidindo variação cambial a partir de então. Em decorrência, caso haja necessidade de devolução de valores por parte do ISAE, os valores serão aqueles efetivamente recebidos em reais.. 3. A tabela de preços e condições poderá sofrer alterações sem prévia comunicação.

12 INFORMAÇÕES GERAIS Visto necessário Para a participação em seminários e cursos nos EUA, é necessário o visto B-1. A responsabilidade pela obtenção do passaporte junto à Polícia Federal, do Visto junto à autoridade americana no Brasil, bem como da admissão em território americano é do participante. Maiores informações poderão ser obtidas no site: Em decorrência de parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o ISAE encaminhará uma lista com os respectivos nomes e informações necessárias sobre os participantes. Esta medida visa auxiliar os participantes que não possuem Visto B-1 na sua obtenção em tempo hábil para viajar. Acompanhamento e suporte ao grupo O grupo será acompanhado pelo Coordenador Executivo do Módulo Internacional, Sérgio Póvoa Pires, do ISAE e por professor(es) da FGV, estando prevista a participação dos Professores Carlos Salles, Coordenador Acadêmico do MBA em de Gerenciamento de Projetos e Pedro Carvalho de Mello, Coordenador de Programas Internacionais, ambos da FGV. Vôos Os vôos terão origem e retorno para São Paulo-SP. O deslocamento até esta cidade será de responsabilidade do participante, com exceção de Curitiba, cujo trecho aéreo Curitiba/São Paulo/Curitiba integra o programa. Os participantes de outras localidades deverão compatibilizar os horários de vôos entre as cidades de origem e o Aeroporto Internacional de Guarulhos de forma a não comprometer o embarque internacional junto com o grupo. Os que optarem pela compra direta de bilhetes para todos os trechos se comprometem a estar em Washington DC, no hotel escolhido para o programa, em tempo hábil para participar do evento de abertura que ocorrerá na noite do dia 22 de setembro de 2010 e a retornar somente após a cerimônia de encerramento que acontecerá na tarde do dia 30 de setembro de Abaixo informações para contatos com a Operadora de Turismo oficial do Módulo Internacional. Scherman Operadora de Turismo Rua XV de Novembro, 1806 Curitiba/PR Fone: (41) c/ Sra. Elaine scherman@scherman.com.br

13 Deslocamento em Washington DC Van ou ônibus especialmente contratado pelo ISAE farão os traslados nos trechos Aeroporto Internacional Dulles/Hotel/Aeroporto Internacional Dulles. No caso das visitas o ISAE, em parceria com a BS/GWU, viabilizará a melhor forma de deslocamento. Quaisquer outros deslocamentos serão de exclusiva responsabilidade dos participantes, inclusive nos trechos Aeroporto Internacional Dulles/Hotel e/ou Hotel/Aeroporto Internacional Dulles no caso daqueles participantes que não viajarem com o grupo. Hospedagem em Washington DC Em apartamento single ou duplo, em hotel próximo da SB/GWU. Hospedagem em Washington DC Em apartamento single ou duplo, em hotel próximo da SB/GWU. Pagamento O participante deverá estar com o módulo integralmente quitado até o dia 21 de agosto de Caso isto não ocorra, a sua participação será cancelada, o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais rescindido, devendo o aluno ressarcir ao ISAE todo o investimento feito relativo à sua participação como, passagens, hotel, programa acadêmico, etc. Caso o participante seja aluno ou ex-aluno de MBA da FGV, deverá estar com situação financeira regular referente ao seu curso de pós-graduação. Avaliação do Módulo Os participantes deverão preencher uma ficha de avaliação geral de todo o programa que deverá ser entregue ao Coordenador Executivo do ISAE ao final do Módulo Internacional, em Washington DC. Despesas não inclusas no programa Despesas decorrentes com visitas e deslocamentos fora do programa, taxas alfandegárias e de embarque, documentação (passaporte, vistos e identidade), despesas particulares como serviços de lavanderia, telefonemas, gorjetas, passeios opcionais, alimentação (realizadas fora dos locais e horários previstos), serviços médico-hospitalares e farmacêuticos não cobertos pelo seguro e outras, a menos que estejam mencionadas como inclusas na programação, despesas decorrentes de excesso ao limite de bagagem quanto aos volumes e peso, estabelecidos pelas empresas transportadoras também não estão inclusas.

14 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS Os interessados em participar do Módulo poderão efetivar suas inscrições imediatamente. Para tanto deverão preencher a Ficha de Inscrição, que pode ser obtida no site efetivar o pagamento da taxa de inscrição no valor em reais equivalentes à US$ 200,00, e a entregar no ISAE além do curriculo vitae, cópia dos seguintes documentos: Diploma de graduação Certificado de pós-graduação, se for o caso CPF e RG A efetivação da inscrição proporcionará prioridade no preenchimento das vagas, que somente será assegurada com a assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS Para este II Módulo Internacional em Gerenciamento de Projetos estão sendo disponibilizadas 30 vagas para todo o Brasil. O preenchimento das vagas se dará na ordem de recebimentos das inscrições e efetivação das matrículas, através da assinatura do respectivo Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. A realização deste Módulo Internacional está condicionada à efetivação de, no mínimo, 25 matrículas. Caso este número não seja alcançado até 20 de agosto de 2010, o ISAE se reserva o direito de cancelar o programa restituindo aos participantes os valores pagos. Informações Na secretaria de sua unidade FGV ou no ISAE/FGV Noelle Noelle.mulek@isaebrasil.com.br

15

16

MBA EXECUTIVO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EXECUTIVO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EXECUTIVO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS IV MÓDULO INTERNACIONAL GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONVENIADA IV MÓDULO INTERNACIONAL GERENCIAMENTO DE PROJETOS 07 à 16 de agosto de 2012 Curso ministrado em inglês

Leia mais

VII MÓDULO INTERNACIONAL

VII MÓDULO INTERNACIONAL VII MÓDULO INTERNACIONAL GERENCIAMENTO DE PROJETOS THE GEORGE WASHINGTON UNIVERSITY VII MÓDULO INTERNACIONAL GERENCIAMENTO DE PROJETOS Apresentação Sobre o Programa Agenda do Módulo Internancional Investimento

Leia mais

07 Data prevista de realização 2013 08

07 Data prevista de realização 2013 08 Ascensão Acadêmica na FGV 02 University of Miami 03 Sobre o Programa International Program in Business 04 Programação International Program in Business 05 Principais Dúvidas 07 Data prevista de realização

Leia mais

Sobre o Programa International Program in Business 04. Programação International Program in Business 05. 07 Data prevista de realização 2012 08

Sobre o Programa International Program in Business 04. Programação International Program in Business 05. 07 Data prevista de realização 2012 08 Ascensão Acadêmica na FGV 02 University of Miami 03 Sobre o Programa International Program in Business 04 Programação International Program in Business 05 Principais Dúvidas 07 Data prevista de realização

Leia mais

07 Data prevista de realização 2013 08

07 Data prevista de realização 2013 08 Ascensão Acadêmica na FGV 02 University of Miami 03 Sobre o Programa International Program in Business 04 Programação International Program in Business 05 Principais Dúvidas 07 Data prevista de realização

Leia mais

Sobre o Programa International Program in Business 04. Programação International Program in Business 05. 06 Datas previstas de realização 2012 07

Sobre o Programa International Program in Business 04. Programação International Program in Business 05. 06 Datas previstas de realização 2012 07 Ascensão Acadêmica na FGV 02 University of Miami 03 Sobre o Programa International Program in Business 04 Programação International Program in Business 05 Principais Dúvidas 06 Datas previstas de realização

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6 MBA Executivo Internacional MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 06 a 13 de Outubro de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Marcus Vinícius Rodrigues Convênio..................... 3 Apresentação....................

Leia mais

Real Estate Development Los Angeles / California

Real Estate Development Los Angeles / California Módulo de Extensão Internacional Real Estate Development Los Angeles / California 9 a 13 de novembro de 2015 Coordenação Acadêmica: Prof. Yann Duzert Prof. Pedro de Seixas Corrêa University of Southern

Leia mais

A FGV, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de

A FGV, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de A FGV, ciente de que a educação continuada é uma necessidade primordial aos executivos, criou uma estrutura que visa atender aos diversos perfis de profissionais, ao mesmo tempo em que lhes permite uma

Leia mais

Strategic Business Leadership

Strategic Business Leadership MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA Strategic Business Leadership Faculdade IBS Ascensão Acadêmica na FGV Cursos para todas as fases da carreira A FGV, ciente de que a educação continuada

Leia mais

Módulo Internacional (Graduação)

Módulo Internacional (Graduação) Módulo Internacional (Graduação) 1 2 CONVÊNIO FGV e a SAINT LEO UNIVERSITY Foi celebrado no ano de 2014, o convênio de interesse comum entre as instituições FGV (Fundação Getulio Vargas) e a Donald R Tapia

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Programa... 4. Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenador... 5. Docentes...

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Programa... 4. Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenador... 5. Docentes... MBA Executivo Internacional MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 10 a 17 de Outubro de 2015 Coordenação Acadêmica: Profª Paraskevi Bessa Rodrigues Convênio..................... 3 Apresentação....................

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Programa... 4. Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenador... 5. Docentes...

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Programa... 4. Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenador... 5. Docentes... MÓDULO INTERNACIONAL MÓDULO INTERNACIONAL Data de realização: 10 a 17 de Outubro de 2015 Convênio..................... 3 Apresentação.................... 3 ISCTE / INDEG....................... 3 Programa.......................

Leia mais

Pós - Graduação Internacional em Administração

Pós - Graduação Internacional em Administração PÓS - GRADUAÇÃO INTERNACIONAL Pós - Graduação Internacional em Administração 22 a 31 de agosto de 2014 Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Carvalho de Mello Convênio.................... 3 Apresentação...................

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Strategic Business Leadership

Strategic Business Leadership MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA Strategic Business Leadership management CONVENIADA Ascensão Acadêmica na FGV Cursos para todas as fases da carreira A FGV, ciente de que a educação

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO

Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO Pós graduação em Psicologia Educacional DESCRITIVO DE CURSO 1. Apresentação O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Educacional da POSGLOGAL visa a formação profissional de graduados que tenham

Leia mais

Características. Carga horária 24 horas presenciais.

Características. Carga horária 24 horas presenciais. 1 Características Sobre o curso As organizações que apresentam melhores resultados financeiros, são nitidamente as que aprendem a lidar com as incertezas de forma proativa. Em mercados em constante mudança

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Módulo Internacional em Administração

Módulo Internacional em Administração MÓDULO INTERNACIONAL Módulo Internacional em Administração Data de Realização: 21 a 30 de agosto de 2015 Convênio.................... 3 Apresentação................... 3 Universidade da Califórnia..............

Leia mais

Strategic Business Leadership

Strategic Business Leadership MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA Strategic Business Leadership management CONVENIADA Ascensão Acadêmica na FGV Cursos para todas as fases da carreira A FGV, ciente de que a educação

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.

GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm. GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO PESSOAL DO TEMPO: AUMENTANDO SUA PRODUTIVIDADE Este curso que

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Apoio institucional Agosto/2014 Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Desenvolver o pensamento estratégico e visão

Leia mais

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica...

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica... MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL 16/ jul. a 02/ago. de 2011 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Prof. Pedro Carvalho de Mello Apresentação.............................

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL

MÓDULO INTERNACIONAL MÓDULO INTERNACIONAL MÓDULO INTERNACIONAL Data de realização: 25/06 a 03/07/2016 Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Carvalho de Mello Convênio..................... 3 Apresentação..................... 3

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA Assessoria de Comunicação e MKT MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA management CONVENIADA MÓDULO OHIO UNIVERSITY - EUA Ascensão Acadêmica na FGV Sobre o Programa Ohio University Programa

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

ª Técnica SEMESP RESERVAS MUNIQUE BERLIM. WT TOURS - São Paulo Fone/Fax: (11) 3257-4501 Cel +55 (11) 98773-0999 E-mail: saopaulo@wttours.com.

ª Técnica SEMESP RESERVAS MUNIQUE BERLIM. WT TOURS - São Paulo Fone/Fax: (11) 3257-4501 Cel +55 (11) 98773-0999 E-mail: saopaulo@wttours.com. 7 ª Técnica 1º a 10 MUNIQUE maio BERLIM 2015 Renove a administração e o ensino de sua IES. Conheça as práticas e modelos educacionais mais modernos e inovadores do mundo. RESERVAS Patrocínio WT TOURS -

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010

MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010 MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010 O Módulo Internacional Doing Business in Europe de estudantes de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAMPA Florida - EUA

UNIVERSIDADE DE TAMPA Florida - EUA -------------------------------------------------------- MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE DE TAMPA Florida - EUA -------------------------------------------------------- 2010 A FUNDAÇÃO GETULIO

Leia mais

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu

Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos - CPEA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 06/2013 VIZIVALI A FACULDADE

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos:

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS: Da Estratégia à Ação. Ingresso Julho 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

GESTÃO DE PROJETOS: Da Estratégia à Ação. Ingresso Julho 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias GESTÃO DE PROJETOS: Da Estratégia à Ação Ingresso Julho 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão de Projetos: da estratégia à ação Um curso que vai proporcionar a seus alunos

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS: A ESTRATÉGIA EM AÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2011. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO DE PROJETOS: A ESTRATÉGIA EM AÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2011. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO DE PROJETOS: A ESTRATÉGIA EM AÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Janeiro 2011 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP

Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM. Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Fundamentos da Gestão Sustentável e Socialmente Responsável MANUAL DO CANDIDATO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações Central de Candidatos: (11) 5081-8225 (Opção 1) Segunda

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.1A EDITAL Nº 0009 VERSÃO 3

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.1A EDITAL Nº 0009 VERSÃO 3 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.1A EDITAL Nº 0009 VERSÃO 3 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 4 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5. Do

Leia mais

PORTARIA SMS Nº 001/2013. A Secretária de Saúde do município de Salgueiro, no uso de suas atribuições legais:

PORTARIA SMS Nº 001/2013. A Secretária de Saúde do município de Salgueiro, no uso de suas atribuições legais: PORTARIA SMS Nº 001/2013 EMENTA: Dispõe sobre o Programa de Qualificação Profissional, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Salgueiro, para todos os cargos previstos no ANEXO II da Lei Municipal

Leia mais

ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E PESSOAS. Ingresso Agosto 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E PESSOAS. Ingresso Agosto 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E PESSOAS Ingresso Agosto 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas Preparar profissionais para liderar equipes com visão

Leia mais

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica...

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica... MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL 21 de julho a 05 de agosto de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Prof. Pedro Carvalho de Mello

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO PÚBLICO INTERNACIONAL Saída BRA Chegada POR 09/10 10/10 Saída POR Chegada BRA 17/10 18/10 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO PÚBLICO INTERNACIONAL Universidade Católica do

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Logística Empresarial

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Logística Empresarial CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016.1A EDITAL Nº 0013 VERSÃO 2

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016.1A EDITAL Nº 0013 VERSÃO 2 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016.1A EDITAL Nº 0013 VERSÃO 2 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 19

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 19 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 19 SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4 5.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC Edital 001/2014 - Seleção de Profissional Programa Redes de Cooperação A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPel,

Leia mais

A Ohio possui convênios de seus cursos de Business com diversos países do mundo. Número 1 do mundo em Engenharia de Aviação Diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Nobel de Química em 2009 210 Edifícios

Leia mais

MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL. 20 a 28/06/2015. Coordenação Acadêmica: Profª Paraskevi Bessa Rodrigues

MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL. 20 a 28/06/2015. Coordenação Acadêmica: Profª Paraskevi Bessa Rodrigues MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 20 a 28/06/2015 Coordenação Acadêmica: Profª Paraskevi Bessa Rodrigues Profª Paraskevi Bessa Rodrigues Convênio...................... 3 Apresentação.....................

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW

MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW 23 de julho a 07 de agosto de 2016 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Apresentação............................. 3 Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os cursos de pós-graduação da UNIABEU são regidos pela Lei Federal 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha

Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha Marketing Político: planejamento estratégico e gerenciamento de campanha objetivos Apresentar uma contextualização histórica sobre política e marketing, relações entre povo e poder, bem como a compreensão

Leia mais

PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Janeiro 2012. ESPM Unidade Porto Alegre PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Janeiro 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 18.2B

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 18.2B ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2B EDITAL Nº 18.2B SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 4

Leia mais

INC.EM.T.IVA Católica

INC.EM.T.IVA Católica INC.EM.T.IVA Católica Incubadora de Empresas Tocantinenses Inovadoras da Católica do Tocantins Processo de Seleção de Novos Empreendimentos CHAMADA PÚBLICA 001/2015 Palmas, Setembro de 2015. A Faculdade

Leia mais

PROGRAMA DE NEGOCIAÇÃO PARA EXECUTIVOS EM HARVARD. 4ª turma - Setembro 2014. A sua chance de estar entre os melhores do mundo

PROGRAMA DE NEGOCIAÇÃO PARA EXECUTIVOS EM HARVARD. 4ª turma - Setembro 2014. A sua chance de estar entre os melhores do mundo PROGRAMA DE NEGOCIAÇÃO PARA EXECUTIVOS EM HARVARD 4ª turma - Setembro 2014 A sua chance de estar entre os melhores do mundo Objetivo O objetivo do programa é ampliar os conceitos e conhecimentos práticos

Leia mais

Curso Disciplina Perfil docente (formação acadêmica mínima)

Curso Disciplina Perfil docente (formação acadêmica mínima) EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ UNESA Campus Resende A Estácio divulga processo seletivo para

Leia mais

Banco do Brasil. Instruções do Programa Refazendo o Caminho

Banco do Brasil. Instruções do Programa Refazendo o Caminho Banco do Brasil Instruções do Programa Refazendo o Caminho Rio de Janeiro, 27 de março de 2008 Banco do Brasil 2 PROGRAMA REFAZENDO O CAMINHO Objetivo Visando aproveitar as s cursadas, o foi planejado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC EDITAL DA III VIAGEM INTERNACIONAL DE ESTUDOS CURSO DE ESPANHOL

Leia mais

9 a 21 MAIO. Missão Técnica SEMESP. 11 3257.4501 saopaulo@wttours.com.br

9 a 21 MAIO. Missão Técnica SEMESP. 11 3257.4501 saopaulo@wttours.com.br TOSTEX.COM Missão Técnica SEMESP Inglaterra 9 a 21 MAIO 2014 Renove a administração e o ensino de sua IES. Conheça as práticas e modelos educacionais mais modernos e inovadores do mundo. Inscrições: WT

Leia mais

Ingresso Agosto 2015

Ingresso Agosto 2015 Ingresso Agosto 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Estratégico Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Desenvolver profissionais

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS: DA ESTRATÉGIA A AÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO DE PROJETOS: DA ESTRATÉGIA A AÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO DE PROJETOS: DA ESTRATÉGIA A AÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV CURSO: GESTÃO DE DATACENTER E COMPUTAÇÃO EM NUVEM 2013.2 NÚMERO DE VAGAS: 25 (Vinte e Cinco) Vagas. PREVISÃO DE INÍCIO DAS AULAS 01 de Novembro de 2013 CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA VISCONDE DE CAIRU CEPPEV APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA A Fundação Visconde

Leia mais

MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I

MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I MARKETING PARA ENGENHEIROS - PARTE I Objetivos Apresentar os conceitos de marketing e sua aplicabilidade nos negócios com foco no ambiente de produção A quem se destina Profissionais, empreendedores e

Leia mais

À vista R$ 26.200,00 R$ 26.990,00 R$ 28.200,00. 5 parcelas R$ 5.345,00 R$ 5.506,00 R$ 5.753,00. 10 parcelas R$ 2.739,00 R$ 2.821,00 R$ 2.

À vista R$ 26.200,00 R$ 26.990,00 R$ 28.200,00. 5 parcelas R$ 5.345,00 R$ 5.506,00 R$ 5.753,00. 10 parcelas R$ 2.739,00 R$ 2.821,00 R$ 2. VALOR DO INVESTIMENTO Formas de pagamento 432h/a Valor com desconto para matrículas até 30/12/2015 Valor com desconto para matrículas de 04/01/2016 a 31/03/2016 Valor a partir de 01/04/2016 À vista R$

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL GERAL FLUXO CONTÍNUO CAI 016/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL GERAL FLUXO CONTÍNUO CAI 016/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL GERAL FLUXO CONTÍNUO CAI 016/2015 INTERCÂMBIO ACADÊMICO EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS A Coordenadoria

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL 072/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES AVALIADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - LATO

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Projetos 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que apontam a

Leia mais

PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO DIRETOR GERAL DO IBIO AGB DOCE

PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO DIRETOR GERAL DO IBIO AGB DOCE PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DO DIRETOR GERAL DO IBIO AGB DOCE Data: 08/05/2014 Sumário 1. CONTEXTUALIZAÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO DO CARGO... 4 3. QUALIFICAÇÃO... 5 3.1. FORMAÇÃO ACADÊMICA:... 5 3.2. EXPERIÊNCIA

Leia mais

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/DIR/2012 ESTABELECE AS NORMAS E PROCEDIMENTOS DE CONCESSÃO DE ADIANTAMENTO, PARA COMPENSAR FUTURAS DESPESAS COM HOSPEDAGEM, LOCOMOÇÃO URBANA E ALIMENTAÇÃO, DE ALUNOS, TÉCNICOS,

Leia mais

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO LASSU - LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE MBA Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Por que fazer um MBA LASSU USP? Grande parte do mercado e da sociedade ainda

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Vendas

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Vendas CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL- CFOAB UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL- CFOAB UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL- CFOAB UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC EDITAL Nº3/ 2015 DE ABERTURA DE VAGAS PARA BOLSAS DE ESTUDO EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO

Leia mais

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica...

Apresentação... 3. Universidade da Califórnia... 3. Temas... 4. Período e Duração do Curso... 4. Idioma... 4. Coordenação Acadêmica... MÓDULO INTERNACIONAL INTERNATIONAL BUSINESS LAW INTERNATIONAL BUSINESS LAW MÓDULO INTERNACIONAL 18 de julho a 02 de agosto de 2015 Coordenação Acadêmica: Prof. Sergio Guerra Profª Paraskevi Bessa Rodrigues

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014 EDITAL 01/2014-ARI/UFPR O intercâmbio entre estudantes

Leia mais

E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CANDIDATO. Publicado em 19/01/2011. ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen E-Commerce: os novos caminhos do varejo MANUAL DO CANDIDATO Publicado em 19/01/2011 ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos

FINANÇAS EMPRESARIAIS. Ingresso Outubro 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos FINANÇAS EMPRESARIAIS Ingresso Outubro 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/intensivos Programa do Curso Intensivo de Finanças Empresariais Neste Curso o Executivo ou Empresário, que atua em

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016.1A EDITAL Nº 13. Recife,2015

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2016.1A EDITAL Nº 13. Recife,2015 ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO.1A EDITAL Nº 13 Recife,2015 Sumário Edital nº 13 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação A Faculdade Boa Viagem (FBV/Devry), estabelecimento de ensino

Leia mais

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS. Ingresso Março 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS. Ingresso Março 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba CONSTRUÇÃO E GESTÃO DE MARCAS Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Branding: Construção e Gestão de Marcas Proporcionar aos interessados o desenvolvimento de habilidades

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS FATEC JUNDIAÍ 2009

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS FATEC JUNDIAÍ 2009 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS FATEC JUNDIAÍ 2009 Apresentação: O curso de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios será oferecido em nível de pós-graduação, pela Faculdade

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 EDITAL n 200/2014-CIPEAD/PROGRAD/UFPR INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional OBJETIVOS DO CURSO Apresentar aos participantes os conteúdos do Corpo de Conhecimento necessários à certificação, possibilitando

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

EDITAL CERTIFICADO MESTRE CERVEJEIRO 2014

EDITAL CERTIFICADO MESTRE CERVEJEIRO 2014 EDITAL CERTIFICADO MESTRE CERVEJEIRO 2014 Descrição: Com programa desenvolvido em parceria com a VLB (Versuchsund Lehranstalt für Brauerei in Berlin), instituição de Pesquisa e Ensino para Cervejaria de

Leia mais