MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA"

Transcrição

1

2 MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA A Estácio, maior instituição de Ensino Superior do país, incorporou em sua gestão o compromisso com a obtenção de resultados econômicos, que garantem a perenidade da organização; sociais, que visam à melhoria da qualidade de vida da população e o bem-estar das comunidades; e ambientais, com vistas à preservação do meio ambiente para as futuras gerações. Desta forma, o exercício da cidadania alcança os alunos, professores, colaboradores e familiares das nossas 72 unidades espalhadas pelo Brasil, disseminando conhecimento, formando cidadãos e retribuindo à sociedade o retorno alcançado em 40 anos de atuação no segmento educacional. Além de profissionais qualificados, a Estácio trabalha para formar cidadãos conscientes que contribuam para a construção de um mundo sustentável. Desde 1970, por meio de inúmeras ações de responsabilidade social realizadas por seus alunos e professores, a instituição promove o desenvolvimento das comunidades onde atua. Proporcionar acesso à educação superior de qualidade a diferentes segmentos da população possibilita integrar teoria e prática com ensino, pesquisa e extensão a favor do desenvolvimento humano. Alunos e professores se beneficiam ao praticar os conhecimentos adquiridos e, com isso, a comunidade se beneficia com os atendimentos diretos e com a conscientização que a informação transmitida gera. A relação é mutuamente benéfica, pilar de uma instituição perene, que faz parte do cotidiano dos brasileiros e luta pelo desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. Todas as iniciativas que fazem da Estácio uma organização socialmente responsável estão descritas a seguir.

3 QUEM SOMOS ONDE ESTAMOS A Estácio foi fundada em 1970 e hoje é composta por duas Universidades, dois Centros Universitários e 27 Faculdades com mais de 200 mil alunos e 72 unidades no Brasil e na América Latina. A instituição oferece diversos cursos de graduação tradicional, tecnológica e licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, além de cursos de pós-graduação lato sensu, tanto na modalidade presencial como à distância. Oferece também cinco cursos de Mestrado e dois Doutorados, avaliados pelo MEC com os melhores conceitos de qualidade. Com o compromisso de promover a empregabilidade dos alunos, a Estácio mantém parceria com mais de 10 mil empresas, tendo alcançado em 2009 a marca de 30 mil alunos estagiando. Visando à formação global dos alunos, instituições como a École hôtelière de Lausanne (escola de Hotelaria na Suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia na França), a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal) e a Walt Disney World Company (Administração, Hotelaria, Marketing e Turismo nos EUA) fazem parte da grade de instituições parceiras da Estácio. MISSÃO VALORES Proporcionar acesso a um ensino de qualidade a diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros com nossos alunos e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social das comunidades onde atuamos, sempre com comprometimento ético e responsabilidade social Nasce a Faculdade de Direito Estácio de Sá em uma pequena casa na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dois anos depois, surgem as Faculdades Integradas Estácio de Sá A Estácio conquista o status de Universidade e começa a crescer no município do Rio de Janeiro Início da expansão no estado do Rio de Janeiro Lançamento da graduação tecnológica, com cursos focados em nichos específicos do mercado Início da expansão nacional e implementação da primeira faculdade de Medicina privada do Nordeste Abertura do capital na Bolsa de Valores Os sócios-fundadores associam-se à GP Investments na gestão da Estácio. Com 13 novas aquisições, o grupo alcança 78 unidades no Brasil e América Latina Lançamento da graduação a distância, ampliando o acesso ao ensino superior

4 EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL A Estácio investe e acredita na educação para a sustentabilidade como tema transversal que deve permear o projeto pedagógico de todos os seus cursos, disseminando a cultura da responsabilidade socioambiental entre seu público docente, discente e nas comunidades em que atua. Sendo assim, a Estácio fornece serviços qualitativos de educação que buscam viabilizar a inclusão social, o desenvolvimento econômico da região, a preservação da memória e do patrimônio cultural, o estímulo à produção artística e a defesa do meio ambiente. Em 2009, a instituição ampliou seu programa de responsabilidade social, que foi dividido em quatro pilares: Cidadania, Saúde, Cultura e Meio Ambiente. CIDADANIA Valoriza as competências do ser humano em prol da diminuição das desigualdades. Também promove o desenvolvimento sustentável da comunidade por meio da inclusão, igualdade social, capacitação e formação da cidadania. SAÚDE Promove o cuidado humano individual e coletivo por meio de serviços de saúde, esporte, lazer e outras ações educativas com vistas à qualidade de vida. São promovidos atendimentos à população, serviços de orientação, prevenção, assistência e reabilitação. Além disso, as ações na área de saúde também cuidam do bem-estar dos animais e do seu ecossistema. CULTURA Fortalece a importância da preservação do patrimônio e da memória cultural por meio de ações culturais e educacionais que ressaltam a arte e a cultura como agentes de transformação, detectando tendências e gerando oportunidades. MEIO AMBIENTE Desenvolve a consciência socioambiental, realiza projetos e ações de educação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

5 BALANÇO 700 MIL ATENDIMENTOS À COMUNIDADE 206 projetos nas áreas jurídica, contábil, tributária, ambiental, cultural, educacional e de saúde 700 mil atendimentos à comunidade, distribuídos aproximadamente em: 250 mil na área de saúde, englobando atendimentos fisioterapêuticos, odontológicos, nutricionais, fonaudiológicos, psicoterápicos, de enfermagem e clínica geral 250 mil na área jurídica, seja nos núcleos de prática jurídica, seja em eventos de caráter social 200 mil em projetos de inclusão digital, orientação tributária, capacitação profissional, preservação e conservação de bens históricos, mostra de artes e fotografias e outras áreas afins Com infraestrutura e qualidade, em 2009 a Estácio realizou esse número expressivo de atendimentos em benefício das populações e regiões onde atua. Essas ações se multiplicaram em 2010 e poderão ser conferidas no próximo Relatório Social. A Estácio agradece a todos os professores, alunos, colaboradores e comunidades e conta com sua participação para continuar a construir novas histórias em prol de uma educação mais sustentável e formadora de cidadãos conscientes do seu papel em uma sociedade mais justa e igualitária. A ESTÁCIO EM NÚMEROS: 200 mil alunos 72 unidades Mais de 20 mil bolsas ProUni Mais de 6 mil alunos no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 8 mil professores Atuação em 16 estados 4 mil colaboradores 52 polos de Educação à Distância 30 mil alunos estagiando por meio de convênio com 10 mil empresas Mais de 17 mil computadores à disposição de alunos, professores, funcionários e comunidade * As informações contidas neste Relatório não foram auditadas e não devem ser usadas para efeito de demonstrações financeiras.

6 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Núcleos de Prática Jurídica Estácio Os Núcleos de Prática Jurídica (NPJ) da Estácio comemoram a marca histórica de mais de meio milhão de atendimentos gratuitos realizados: mais de 570 mil pessoas desde sua criação, no Rio de Janeiro, em O principal objetivo é realizar o atendimento jurídico gratuito às pessoas que não podem arcar com as custas e honorários de advogados, nos termos da Lei. O projeto conta com núcleos localizados em 42 de suas unidades, onde atuam advogados especializados nas áreas trabalhista e cível em geral. Causas criminais não são atendidas. Os alunos de Direito, do sétimo ao décimo períodos, atuam como estagiários supervisionados com preparação qualificada para a prática profissional de excelência. A maior procura é para recebimento de pensões alimentícias, investigações de paternidade, divórcios, causas trabalhistas e ações de competência dos juizados especiais cíveis. Em 2009, os Núcleos de Prática Jurídica da Estácio atenderam a 179 mil pessoas, sendo que 162 mil foram realizados. RH em Ação Estácio UniRadial (SP) Para auxiliar a colocação profissional dos membros da comunidade do entorno de seus campi, a Estácio UniRadial realizou a 4ª edição do RH em Ação. O evento, promovido nas unidades Jabaquara e Mooca, teve como destaques os serviços de elaboração de currículos, orientação trabalhista, palestras e encaminhamento para entrevistas com triagem no próprio local. Mais de 500 vagas de emprego foram disponibilizadas por empresas contatadas pelos alunos e professores de Recursos Humanos. Além de auxiliar a comunidade, o projeto ofereceu aos estudantes a possibilidade de desenvolver a habilidade de fazer entrevistas de triagem, elaboração e análise de currículos. As palestras, com os temas Como se comportar em entrevista de emprego e Orientação Trabalhista conheça seus direitos foram as mais procuradas.

7 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Jovens Protagonistas Faculdade Estácio de Sá de Vitória (ES) Jovens das comunidades São Benedito e Jaburu Poligonal I participaram da oficina de produção de conteúdo audiovisual que estimulou o exercício da cidadania dos participantes. Com o apoio dos alunos e professores do curso de Comunicação, os jovens frequentaram as aulas teóricas e práticas de fotografia, iluminação, roteiro, vídeo e edição. O conhecimento adquirido resultou em grande reconhecimento aos curtas produzidos, como os prêmios de melhor filme pelo Jovens Realizadores de Audiovisual (MERCOSUL) e Associação Capixaba Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Espírito Santo para Máicou Diéquison e o de melhor atriz para Omelete Marginal pelo Prêmio Vivo. Espaço Recriar Estácio Faculdade Integrada do Recife (PE) Desde 2001, o Espaço Recriar contribui para o aprimoramento da formação escolar de crianças e adolescentes de comunidades carentes vizinhas ao campus. Em 2009, mais de 150 crianças receberam aulas de informática, inglês, reforço escolar de matemática e português. Atividades lúdicas e recreativas complementam a metodologia de ensino, além de cuidados odontológicos, organização de festas para pais e crianças, projeção de filmes e desenhos animados. Os alunos e professores dos cursos de Psicologia e Relações Internacionais são os responsáveis pela realização do projeto. A atividade voluntária e o contato direto com as necessidades comunitárias desenvolvem uma visão crítica, que acompanhará o aluno durante toda a sua carreira.

8 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Melhor Fase Estácio Faculdade de Sergipe (SE) Criado em 2006, o projeto já beneficiou mais de 200 alunos com idade superior a 50 anos. Somente em 2009, foram selecionados mais de 50 participantes. Totalmente gratuitas, as ações envolvem atividades que promovem a inclusão social, digital e o desenvolvimento educacional. Uma das mais procuradas é o Coral da Melhor Idade. O projeto é desenvolvido em parceria com o Lions Club Aracaju-Suissa e envolve todos os cursos da Faculdade do Sergipe. A recompensa de ver os alunos em plena atividade, participando das discussões e debates de temas atuais, é o que motiva os professores a participarem voluntariamente para o projeto. Logística Solidária Estácio Centro Universitário da Bahia FIB (BA) Mais de mil pessoas que vivem em asilos, creches e orfanatos já foram beneficiadas com as ações do Logística Solidária, promovido pelo curso de Logística desde O projeto propõe visitas dos alunos a instituições que precisam de planejamento para administrar seus recursos e garantir sua sobrevivência, proporcionando a oportunidade de participação em atividades coletivas com foco na melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os estudantes mapeiam as demandas de melhoria das instituições, priorizam as ações e auxiliam na implantação das atividades. Após o planejamento e implantação, é realizada uma nova visita que avalia a eficácia do plano criado.

9 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Inclusão Educacional no Ensino Superior para Alunos com Deficiência Faculdade Estácio de Sá Vila Velha (ES) Desde 2006, o projeto promove a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. As ações realizadas ampliam a participação destes estudantes no convívio social. Os principais beneficiados são estudantes com deficiência visual que utilizam materiais didáticos e acessórios adaptados ao ensino e computadores equipados com sistema de acessibilidade. O projeto conta com a participação de alunos e professores de todos os cursos, principalmente o de Pedagogia. Todos os docentes, funcionários e estudantes são capacitados ao atendimento por meio de palestras, informativos, vivências, experiências individualizadas e avaliações. As atividades são desenvolvidas em parceria com a ONG G7. Campanhas publicitárias Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (SC) Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda contribuem para o aprimoramento da divulgação de diversas ONGs de Santa Catarina. Os estudantes elaboram toda a campanha desde o seu planejamento até a produção das peças publicitárias. Os clientes são escolhidos pela sua total carência de verba para publicidade e pelo seu papel social. O programa integra atividades desenvolvidas na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda e nos Laboratórios de Comunicação (NUCOM), sendo reconhecido como uma prática pedagógica. A campanha de 2009 foi veiculada pela TV aberta em rede estadual e também contou com anúncios na mídia impressa e spots de rádio, mobilizando a população para a Força Voluntária.

10 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Bibliocine Estácio Faculdade Radial de Curitiba (PR) O Bibliocine é um projeto pedagógico de extensão universitária que promove o debate por meio da exibição e análise de filmes. Os temas são escolhidos de acordo com sua polêmica e relevância social. A atividade também prepara os alunos a se expressarem com argumentos bem embasados e a praticarem a oratória. Em 2009, o projeto atraiu mais de 200 participantes. A associação de moradores da região é parceira do projeto. Os cursos de Direito, Administração, Engenharia, Ciências Contábeis e todos os das áreas tecnológicas contribuem com o Bibliocine. Brinquedoteca Bambuluá Estácio Faculdade Câmara Cascudo (RN) A Brinquedoteca Bambuluá, que atende a crianças de seis a 10 anos, foi criada em 2006 pelo curso de Turismo. O projeto se divide em duas ações prioritárias: Brinquedoteca Itinerante e Viva Mais Verão. A primeira consiste em levar para dentro das empresas, instituições, ONGs e outras entidades, atividades lúdicas, culturais e socioeducativas, fomentando a prática do lazer para que as crianças possam aprender a brincar e utilizar a diversão como recurso de aprendizagem. Já o Viva Mais Verão realiza ações socioeducativas e de lazer com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística na Praia de Pirangi, em Natal, como também possibilita a integração entre a comunidade e o visitante, melhorando a qualidade de vida da população.

11 DESTAQUES PROGRAMA SAÚDE Centro de Reabilitação de Lesados Medulares CRELAME Faculdade Estácio de Sá Campo Grande (MS) O CRELAME é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do curso de Fisioterapia. Destinado a alunos a partir do 5º semestre, oferece reabilitação gratuita a portadores de lesão medular (paraplégico ou tetraplégico) e orientação sobre a reintegração dos pacientes à sociedade e ao mercado de trabalho. Desta forma, observa-se que a preocupação com a reabilitação vai além da prevenção dos danos causados pela lesão, buscando maior qualidade de vida e independência funcional. O projeto existe desde Atualmente atende sete pacientes e possui duas pesquisas científicas em andamento. Programa de Atividade Motora Adaptada Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte (MG) Este programa do curso de Educação Física atende a crianças maiores de cinco anos de idade com necessidades especiais, sejam elas físicas, mentais, auditivas ou visuais. Alunos e professores realizam diversas atividades motoras diversas, como natação e outras atividades aquáticas, condicionamento físico, alongamento e relaxamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. São beneficiados 45 moradores de Belo Horizonte, Sabará, Campo Belo e Contagem. Para os alunos é uma oportunidade de adquirir vivência prática voltada ao trabalho de pessoas com deficiências. Em 2008, a professora responsável pelo projeto foi convocada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para ir às Paraolimpíadas da China.

12 DESTAQUES PROGRAMA SAÚDE Ação Preventiva no Período Gestacional Estácio Faculdade de Alagoas (AL) No curso de Fisioterapia da unidade, os alunos têm a oportunidade de prestar orientação sobre a saúde da mulher às gestantes da comunidade do entorno. O objetivo maior é combater a mortalidade infantil, que pode ocorrer por falta de instrução, e oferecer assistência básica para o pré-natal. Os seminários gratuitos são realizados com o apoio dos professores que dão informações sobre os cuidados ginecológicos e obstétricos necessários e as principais alterações físicas e psicológicas ocorridas na gestação. O projeto é realizado em parceria com o Centro Espírita Lar de Amor Franciscano. Em 2009, 19 gestantes de risco foram atendidas e acompanhadas durante a gravidez. Previna-se Estácio Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (CE) Alunos e professores do curso de Medicina se unem para realizar um dia de atividades de prevenção a doenças renais. Na data, são oferecidos diversos exames de saúde, distribuição de panfletos e agenda de palestras. O objetivo é realizar uma triagem entre os moradores de Juazeiro do Norte, no Ceará, para detectar pessoas com possíveis problemas renais. A última edição do evento atendeu cerca de 150 pessoas. Também participam do projeto: Sociedade Brasileira de Nefrologia, Centro de Diagnóstico, Centro de Diálise do Hospital de Ensino Santo Inácio (HESI), Lojas Americanas, entre outros parceiros.

13 DESTAQUES PROGRAMA SAÚDE Saúde da Família Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro (RJ) Preocupada em humanizar o ensino e a prática médica, a Estácio desenvolveu, em 2001, o Programa Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O curso de Medicina do campus Lapa mantém o programa de atendimento gratuito aos moradores do bairro previamente cadastrados. Com isso, as famílias passam a ter orientação e acompanhamento de sua saúde de forma contínua. Os números do projeto são animadores. Apenas em 2009, foram realizadas mais de consultas médicas em domicílios visitados. Estácio Fisio 2009 Faculdade Estácio de Sá Goiás (GO) Durante a semana GerAção, alunos e professores do curso de Fisioterapia atendem aos colaboradores da unidade e moradores do entorno através de procedimentos fisioterapêuticos, como Cinesioterapia, Eletrotermofototerapia e Ergonomia o objetivo de promover a saúde. Em 2009, mais de 1100 atendimentos foram realizados. As campanhas de combate e prevenção às drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis, dengue, febre amarela, obesidade infantil e doenças degenerativas compõem a estratégia de conscientização da Estácio Fisio. Os cursos de Enfermagem, Educação Física e Farmácia também participam das ações, conferindo multidisciplinaridade à iniciativa.

14 DESTAQUES PROGRAMA CULTURA Notas em Pauta Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora (MG) Para preservar a cultura musical e divulgar as atividades do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, os alunos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda elaboram um informativo sobre o tema. A tiragem é de mil exemplares. Distribuída gratuitamente, a publicação tem ainda o objetivo de preservar a memória cultural da cidade. Os espaços publicitários do veículo são vendidos pela instituição parceira e garantem os custos do projeto. Enquanto praticam apuração, redação e edição, os alunos aprendem a usar o conhecimento para exercer a cidadania. Concurso de Fotografia Estácio Faculdade de Alagoas (AL) Para comemorar os 20 anos da Constituição Federal, alunos do curso de Direito registraram em imagens ações que ferem os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. As melhores imagens foram exibidas em uma exposição fotográfica com cerca de 100 fotos sobre o tema 20 anos da Constituição Federal Estado Social e Direitos Fundamentais em foco. Um júri formado por fotógrafos profissionais convidados escolheu o vencedor, que recebeu como prêmio um livro da coordenação do curso de Direito.

15 DESTAQUES PROGRAMA CULTURA Mosaico Cultural Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro (RJ) Mais de 200 pessoas foram beneficiadas pelo projeto Mosaico Cultural, que realizou oficinas pedagógicas, mostras e recitais para alunos, funcionários e a comunidade vizinha ao campus Millôr Fernandes. O tema trabalhado foi: 50 anos da Bossa Nova. Entre as atividades desenvolvidas, vale ressaltar a mesa literária formada por discentes, debatendo a construção literária das poesias e músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Outro destaque foi o debate sobre o documentário Memórias de um dia, com a participação do Grupo Tortura Nunca Mais. Os cursos de Pedagogia e Letras foram os protagonistas da iniciativa.

16 DESTAQUES PROGRAMA MEIO AMBIENTE Arte com Embalagem PET Estácio Faculdade do Pará (PA) Disseminar as atividades sustentáveis como uma forma de geração de renda é o objetivo deste projeto que ensina a comunidade vizinha ao campus a reaproveitar embalagens PET. Alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos contaram com a parceria de artesãos autônomos para repassar as técnicas de trabalho aos moradores. Até o momento, 40 famílias de baixa renda foram beneficiadas com a iniciativa que transforma embalagens PET em vários objetos, confeccionados sem custo de matéria-prima, mas com valor para a venda. Escola Ambiental Aprendizes da Natureza Estácio Faculdade Integrada do Ceará (CE) O projeto tem como principal objetivo levar a educação ambiental aos alunos de escolas públicas da região metropolitana de Fortaleza. Os estudantes dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade, Design Gráfico, Turismo e Direito realizam atividades como: oficina de reciclagem de lixo, curso de ética e cidadania ambiental, orientação sobre higiene e saúde, catalogação de plantas nativas, entre outras ações. O projeto conta com o apoio do Shopping Benfica e escolas municipais. Mais de 400 pessoas já foram beneficiadas.

17 DESTAQUES PROGRAMA MEIO AMBIENTE Exposição de Brinquedos Recicláveis Faculdade Estácio de Sá Ourinhos (SP) Mais de 500 crianças de escolas públicas e privadas visitaram a exposição do artista plástico João do Lixo, que contou com o apoio dos alunos da Faculdade. Os alunos arrecadaram e doaram materiais diversos, que viraram brinquedos pelas mãos deste famoso artista da cidade. O evento também chamou a atenção dos participantes sobre a necessidade da coleta seletiva e a diminuição do desperdício. A exposição aconteceu durante a Semana da Criança e foi trabalhada ludicamente para conscientizar a futura geração sobre a preocupação que devemos ter com o descarte de materiais e com o meio ambiente.

18 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CAMPO GRANDE FESCG (MS) 1 Histórias para contar Acadêmicos do curso de Jornalismo da Estácio de Sá e idosos do Asilo São João Bosco Comunicação Social Jornalismo / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) O projeto se desenvolve por meio de alunos que, de forma voluntária, lêem capítulos de contos da literatura brasileira para grupos pequenos de idosos. 2 Programa Cidadania excepcional Jovens portadores de deficiência mental e / ou transtorno neuromotor Comunicação Social Publicidade e Propaganda / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) O principal objetivo do programa é que, através do contato com as diversas profissões do rádio, seja realizada a inclusão social deste grupo de jovens portadores de necessidades especiais. 3 Saúde do trabalhador Acadêmicos do curso de Fisioterapia e colaboradores da FESCG, bem como funcionários de outras instituições / empresas que solicitaram participação dos acadêmicos da FESCG Fisioterapia / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) O projeto é realizado por acadêmicos do curso de fisioterapia, que são os responsáveis pela avaliação, acompanhamento dos funcionários, aplicação da ginástica laboral e orientações quanto às melhores posturas para a realização das tarefas, evitando assim as doenças ocupacionais. 4 Ação comunitária Acadêmicos do curso de Direito e a comunidade em geral Direito / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) São realizadas palestras sobre direitos e obrigações, ressaltando-se os direitos constitucionais dos brasileiros e estrangeiros, defesa do consumidor, direitos trabalhistas, direito penal, orientações nas áreas de família, sucessões, trabalho, empresarial e tributária.

19 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE JUIZ DE FORA FESJF (MG) 1 Amigos: produção do Jornal Mensal da ONG ABAN Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Publicidade e Jornalismo / Juiz de Fora (MG) Produção mensal do jornal da ONG. 2 Posto avançado na Justiça Federal Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Orientação e atendimento a pessoas que procuram o serviço de atermação da Justiça Federal. 3 ABAN Associação Beneficente e Cultural Amigos do Noivo Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Prestação de assistência jurídica, palestras e oficinas nos bairros às comunidades assistidas pela Associação Beneficente e Cultural Amigos do Noivo. 4 5 Estácio dos bairros Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Juizado de Conciliação Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Palestras e oficinas sobre diversos temas que abordem o tema cidadania. Responsabilidade Social/ Realização de sessões de conciliação com a comunidade. 6 Apoio Crianças e adolescentes que se encontram fora do convívio familiar Direito / Juiz de Fora (MG) Catalogação de crianças e adolescentes que se encontram fora do convívio familiar a fim de traçar medidas possíveis a serem tomadas.

20 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA FESVV (ES) 1 Cursos de extensão Alunos e comunidade externa em geral Administração, Pedagogia e Direito / Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES) São cursos oferecidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) com o objetivo de estreitar a sua relação com a comunidade externa, além de oferecer espaço para a difusão de conhecimentos que favoreçam a atuação prática. 2 Inclusão educacional no ensino superior para alunos com deficiência Alunos com necessidades educativas especiais Todos os cursos / Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES) O curso promove a inclusão, criando meios que permitam ampliar a participação de pessoas com necessidades educativas especiais nos cursos oferecidos pela FESVV. FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA FESV (ES) 1 Jovens protagonistas Jovens moradores dos morros São Benedito e Jaburu Poligonal I, região de Vitória (ES) Curso de Comunicação Social de Vitória (ES) / Campus Vitória (ES) Promover o acesso de um grupo de jovens aos recursos técnicos de comunicação que envolvem o meio audiovisual. 2 Capacitação para o mercado de trabalho Acesso ao mercado de trabalho com capacitação para tal Pessoas com deficiência da Grande Vitória (ES) Todos os cursos / Campus Vitória (ES) Realização de cursos para capacitar pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho.

21 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA ESTÁCIO FACULDADE DE ALAGOAS FAL (AL) 1 Projeto FAL Exército A comunidade circunvizinha ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizada de Maceió (AL), além dos próprios militares Extensão Ed. Física, Fisioterapia, Sistemas de Informação e Administração / Jatiúca (AL) O Programa de Colaboração, entre a Faculdade de Alagoas FAL e o 59º Batalhão do Exército, tem como foco as atividades pedagógicas que envolvem produção de conhecimento, extensão e articulação. O programa está inserido em um processo de compromisso das instituições com ações voltadas à responsabilidade social. 2 Projeto LAR FAL Crianças e jovens das 600 famílias de baixa renda dos bairros do Jacintinho, Grotas do Arroz, Cigano, Rafael e Aldeia do Índio, atendidos pela ONG Lar São Domingos Extensão Ed. Física, Fisioterapia, Sistemas de Informação e Administração / Jatiúca (AL) O Programa LAR FAL é uma parceria entre a Faculdade de Alagoas - FAL e a Ong Lar São Domingos, que tem como objetivo levar conhecimento e educação às comunidades atendidas. 3 Projeto Estácio FAL em comunidade: Direito do idoso e do trabalhador Comunidade externa: moradores da comunidade Sítio São Jorge Fisioterapia e Direito / Jaraguá e Jatiúca (AL) O projeto é uma parceria da FAL com a Associação Comunitária do Bairro Sitio São Jorge, onde alunos e professores dos cursos de Direito e Fisioterapia realizam atendimentos jurídico e fisioterapêutico aos idosos e trabalhadores dessa comunidade. 4 Núcleo de Práticas Jurídicas NPJ Comunidades interna e externa Direito / Jaraguá (AL) Impacto Social/ O Núcleo de Prática Jurídica NPJ é um órgão de coordenação, supervisão, controle e acompanhamento das atividades de estágio e prática do curso de Direito, que funciona como um escritório modelo.

22 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA ESTÁCIO FACULDADE DE ALAGOAS FAL (AL) 5 Projeto V Campanha Páscoa Solidária Comunidade externa Extensão Todos os cursos / Jaraguá e Jatiúca (AL) Campanha de arrecadação de ovos de Páscoa para doação a crianças carentes de instituições filantrópicas de Maceió. 6 Projeto II Natal Solidário Comunidade externa Todos os cursos / Jaraguá (AL) Campanha de arrecadação de brinquedos e lanche para a realização da festa natalina das crianças da Comunidade de Pescadores de Jaraguá. 7 Estácio Programa Ação FAL na Comunidade Comunidade externa Extensão Todos os cursos / Jaraguá e Jatiúca (AL) Projeto de inclusão, através de atendimento de saúde à comunidade 8 Projeto Mãos que ajudam Comunidade externa Fisioterapia e Educação Física / Jatiúca (AL) Projeto de ação social, através de campanha informativa à população sobre o combate à Dengue. 9 Campanha de doação de sangue e CIPA Comissão de Prevenção de Acidentes da FAL Alunos, docentes e colaboradores da instituição e transeuntes no local da instalação da Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) Extensão Todos os cursos / Jaraguá e Jatiúca (AL) A Campanha de doação de sangue foi realizada nos dois campi da Instituição (Jaraguá e Jatiúca), com o foco principal nos alunos, professores e colaboradores da FAL, numa ação de solidariedade pela vida, mas aberta também para os demais interessados. 10 Ação inverno solidário Comunidade externa Todos os cursos / Jatiúca (AL) O projeto foca na formação de bons profissionais e na conscientização dos funcionários e alunos para o exercício da cidadania e da solidariedade.

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Fortaleza, 2012 INDICE CAPÍTULO I... 3 DO OBJETIVO GERAL... 3 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 CAPÍTULO III... 4 DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Apresentação: Prof. Ismael Rocha Prof. Carlos Frederico Lucio São Paulo, julho de 2011 Indicadores

Leia mais

SEMEAR Serviço Médico Educacional de Atendimento em Reabilitação, uma entidade considerada de utilidade Pública Federal, com data de fundação em 12 de Outubro de 1985, foi registrado como Associação Civil

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

1 Atividades de planejamento

1 Atividades de planejamento Belém Pará 2012 1 Atividades de planejamento Durante o mês de janeiro, foi priorizadas atividades de planejamento para as atividades do NIE para o trabalho do ano de 2012. Este planejamento ocorreu no

Leia mais

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário.

visitas às instituições sociais. Os colaboradores voluntários também foram consultados, por meio da aplicação de um questionário. 1. Apresentação O Voluntariado Empresarial é um dos canais de relacionamento de uma empresa com a comunidade que, por meio da atitude solidária e proativa de empresários e colaboradores, gera benefícios

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Municípios participantes Adrianópolis Bocaiúva do Sul Cerro Azul Doutor Ulysses Rio Branco do Sul Tunas do Paraná Itaperuçu Campo Magro Colombo Almirante Tamandaré

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Relatório Social Colégio Espaço

Relatório Social Colégio Espaço Relatório Social Colégio Espaço As aulas de Cidadania e Empreendedorismo concentram a maioria das atividades de Responsabilidade Social do Colégio Espaço. Idealizador e Professor do Curso: Peterson de

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) Dispõe sobre a criação do Programa Arte na Escola. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no uso de

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

VENHA COM A GENTE TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO.

VENHA COM A GENTE TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO. VENHA COM A GENTE TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO. A ANIMA EDUCAÇÃO. A Anima é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país. São mais de 50 mil estudantes matriculados

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

Programa Voluntários Bradesco

Programa Voluntários Bradesco 18ª Audiência de Sustentabilidade Programa Voluntários Bradesco Agosto / 2009 Banco Bradesco Um dos maiores Bancos Privados da América Latina 22 Maior Banco no Mundo (Forbes Global 2000) Maior Seguradora

Leia mais

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa Viver é Melhor Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV) Cidade: Londrina/PR

Leia mais

3 -Objetivos Específicos

3 -Objetivos Específicos 2014 1 Conceito O Dia C Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas gerais, buscarão desenvolver em suas localidades, um elenco

Leia mais

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para: Técnico em Informática na Formação de Instrutores Carga Horária: 1000 horas Estágio Curricular:

Leia mais

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação Financiamento e apoio técnico Prorrogadas as inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência 2015 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País podem

Leia mais

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto?

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto? Projetos Sociais da Faculdade Campo Real A promoção da cidadania é qualidade de toda instituição de ensino consciente de sua relevância e capacidade de atuação social. Considerando a importância da Faculdade

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

PROJETO LABORATÓRIO DE PROFISSÕES - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

PROJETO LABORATÓRIO DE PROFISSÕES - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PROJETO LABORATÓRIO DE PROFISSÕES - QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL VIGÊNCIA ANO DE 2015 O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para obtê-lo." (Thomas Fuller) JOÃO PESSOA PB Fevereiro/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA

CENTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VILA FÁTIMA RELATÓRIO DE 2011 Em 2011, o Vila Fátima deu continuidade aos seus programas de ensino-serviço. Esta unidade acadêmica descentralizada é uma projeção da Universidade ao seu meio, e, como tal, oferece um

Leia mais

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS?

www.pucrs.br/pos *AVALIAÇÃO CAPES POR QUE A PUCRS? A Pós-Graduação da PUCRS é a porta de entrada para um novo momento da sua vida profissional e acadêmica. Você pode ampliar habilidades, fomentar ideias e adquirir conhecimento com experiências inovadoras

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA

APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA APRESENTAÇÃO DO CET-FAESA A FAESA, com atuação na área de ensino há mais de 40 anos, fundou em 2004 a Faculdade de Tecnologia FAESA, CET-FAESA, que há 10 anos oferece graduações Tecnológicas de forma pioneira

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Publicidade e Propaganda NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2015 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial

Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial Programa 0049 DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Objetivo Ampliar e melhorar a oferta de atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais. Público Alvo Alunos com necessidades educativas

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: POLÍTICA

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: POLÍTICA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: POLÍTICA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 23.09.15 EDITORIA: CIDADES Sesc promove no

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON)

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL Nº 21/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo

Leia mais

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco!

CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! CVSP E VOLUNTARIADO NA CIDADE DE SÃO PAULO Aniversário de 18 anos do CVSP e você faz parte dessa história. Comemore este dia conosco! FUNDAÇÃO DO CVSP O CVSP foi criado em 6 de maio de 1997, por um grupo

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Maio 2005 NOVA ATITUDE SOCIAL PARA A SUSTENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO Uma empresa cidadã tem direitos e deveres, assim como qualquer indivíduo. Trata-se de uma consciência crítica que nasce a partir do respeito

Leia mais

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado

PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Dados da empresa Razão Social: FLY IDIOMAS Nome Fantasia: WIZARD Data de fundação: 10/07/2010 Número de funcionários:

Leia mais

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011

PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 PROGRAMA CRIANÇA ESPERANÇA PROCESSO SELETIVO 2011 Junho/2011 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. QUEM PODERÁ CONCORRER... 3 3. QUE TIPOS DE PROJETO PODERÃO SER APOIADOS... 4 4. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO...

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ NÚCLEO DE APOIO À INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Responsável pelo preenchimento das informações: HELIANE

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL PLANO DE AÇÃO EIXO: GESTÂO Fortalecer a parceria entre e instituições parceiras para o desenvolvimento de ações educacionais Formalização de Termo de Cooperação Técnica entre e SEC do Estado para a efetivação de políticas

Leia mais

ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADES DE ENSINO RELATÓRIO DE 2006 Em 2006 o Vila Fátima ampliou suas instalações físicas, possibilitando assim uma melhor organização das atividades de ensino-serviço. Contudo, esta ampliação não será suficiente, caso

Leia mais

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010

Formando o aluno para a responsabilidade social. Esther Carvalho Março 2010 Formando o aluno para a responsabilidade social Esther Carvalho Março 2010 Missão "Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes" Visão "Ser referência

Leia mais

estratégias para o fortalecimento da formação Dra. Maria Izabel Cavalcanti Cabral

estratégias para o fortalecimento da formação Dra. Maria Izabel Cavalcanti Cabral Univasf - Petrolina (PE) 15 a 17/05/2014 Programas acadêmicos e o ensino de graduação: estratégias para o fortalecimento da formação Dra. Maria Izabel Cavalcanti Cabral Pró-Reitora de Ensino de Graduação

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE

P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE Melhor do que dar é ensinar a fazer, este é o sentido da Cidadania HISTÓRICO A Diocese de Abaetetuba, localizada na região

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher NOME: PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO Código Descrição FUNÇÃO: 14 Direitos

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

O ECONOMISTA Fundamental em qualquer empresa por quê?

O ECONOMISTA Fundamental em qualquer empresa por quê? O profissional mais estratégico que a empresa precisa ter: O ECONOMISTA Fundamental em qualquer empresa por quê? Diagnostica. Avalia. Cria. Planeja. Resolve. O Economista é um profissional imprescindível

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor

PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor PRÊMIO ABF-AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Prêmio ABF-AFRAS - Categoria Fornecedor Dados da empresa Razão Social: Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. Nome Fantasia:

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR NÚCLEO DE ASSESSORAMENTO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES A partir das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação do Ministério da Educação, as Atividades Complementares passaram a figurar como importante componente dos Cursos Superiores

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011

Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 Edital de seleção para formação em gestão de Organizações da Sociedade Civil Fundação Tide Setubal 2011 INTRODUÇÃO A Fundação Tide Setubal nasce em 2005 para ressignificar e inovar o trabalho pioneiro

Leia mais

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil Gestão de Qualidade O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando a qualidade assistencial e a satisfação do cliente compromete-se a um entendimento

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos:

INTRODUÇÃO. Sobre o Sou da Paz: Sobre os Festivais Esportivos: 1 INTRODUÇÃO Sobre o Sou da Paz: O Sou da Paz é uma organização que há mais de 10 anos trabalha para a prevenção da violência e promoção da cultura de paz no Brasil, atuando nas seguintes áreas complementares:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ A N E X O I E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 01/2015 D O S R E Q U I S I T O S E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S RETIFICAÇÃO

Leia mais

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras

Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Telecom Social Viver a Responsabilidade Social sem fronteiras Eduardo Octaviano Diretor de Comunicação Corporativa Brasília, 4 de maio de 2005 TIM Empresa do Grupo Telecom Italia Início das atividades

Leia mais

PARCERIA Município Cidadão

PARCERIA Município Cidadão PARCERIA Município Cidadão 1. Introdução O Hemoce é a instituição responsável pela execução da política de sangue do Ministério da Saúde no Estado do Ceará, que consiste essencialmente na coleta, no processamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO PEDREGAL PROJETO OFICINA ESCOLA Relatório das Ações Desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola 1. Apresentação Companheiros (as) da Associação Tremembé estamos concluindo mais um ano missão e com isso somos convidados (as) a socializar

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes MISSÃO Somos uma rede nacional escoteira de

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa

Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Uma Experiência Empreendedora da Educação Cooperativa Prá colher, temos que plantar, compadre, temos que pensar no futuro. José Dionízio Leite É TICA L IDERANÇA L IBERDADE O RGANIZAÇÃO S OLIDARIEDADE

Leia mais