MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA"

Transcrição

1

2 MENSAGEM DA DIRETORIA EXECUTIVA A Estácio, maior instituição de Ensino Superior do país, incorporou em sua gestão o compromisso com a obtenção de resultados econômicos, que garantem a perenidade da organização; sociais, que visam à melhoria da qualidade de vida da população e o bem-estar das comunidades; e ambientais, com vistas à preservação do meio ambiente para as futuras gerações. Desta forma, o exercício da cidadania alcança os alunos, professores, colaboradores e familiares das nossas 72 unidades espalhadas pelo Brasil, disseminando conhecimento, formando cidadãos e retribuindo à sociedade o retorno alcançado em 40 anos de atuação no segmento educacional. Além de profissionais qualificados, a Estácio trabalha para formar cidadãos conscientes que contribuam para a construção de um mundo sustentável. Desde 1970, por meio de inúmeras ações de responsabilidade social realizadas por seus alunos e professores, a instituição promove o desenvolvimento das comunidades onde atua. Proporcionar acesso à educação superior de qualidade a diferentes segmentos da população possibilita integrar teoria e prática com ensino, pesquisa e extensão a favor do desenvolvimento humano. Alunos e professores se beneficiam ao praticar os conhecimentos adquiridos e, com isso, a comunidade se beneficia com os atendimentos diretos e com a conscientização que a informação transmitida gera. A relação é mutuamente benéfica, pilar de uma instituição perene, que faz parte do cotidiano dos brasileiros e luta pelo desenvolvimento científico, tecnológico e social do país. Todas as iniciativas que fazem da Estácio uma organização socialmente responsável estão descritas a seguir.

3 QUEM SOMOS ONDE ESTAMOS A Estácio foi fundada em 1970 e hoje é composta por duas Universidades, dois Centros Universitários e 27 Faculdades com mais de 200 mil alunos e 72 unidades no Brasil e na América Latina. A instituição oferece diversos cursos de graduação tradicional, tecnológica e licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, além de cursos de pós-graduação lato sensu, tanto na modalidade presencial como à distância. Oferece também cinco cursos de Mestrado e dois Doutorados, avaliados pelo MEC com os melhores conceitos de qualidade. Com o compromisso de promover a empregabilidade dos alunos, a Estácio mantém parceria com mais de 10 mil empresas, tendo alcançado em 2009 a marca de 30 mil alunos estagiando. Visando à formação global dos alunos, instituições como a École hôtelière de Lausanne (escola de Hotelaria na Suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia na França), a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal) e a Walt Disney World Company (Administração, Hotelaria, Marketing e Turismo nos EUA) fazem parte da grade de instituições parceiras da Estácio. MISSÃO VALORES Proporcionar acesso a um ensino de qualidade a diferentes segmentos da população, criando vínculos fortes e duradouros com nossos alunos e contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social das comunidades onde atuamos, sempre com comprometimento ético e responsabilidade social Nasce a Faculdade de Direito Estácio de Sá em uma pequena casa na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dois anos depois, surgem as Faculdades Integradas Estácio de Sá A Estácio conquista o status de Universidade e começa a crescer no município do Rio de Janeiro Início da expansão no estado do Rio de Janeiro Lançamento da graduação tecnológica, com cursos focados em nichos específicos do mercado Início da expansão nacional e implementação da primeira faculdade de Medicina privada do Nordeste Abertura do capital na Bolsa de Valores Os sócios-fundadores associam-se à GP Investments na gestão da Estácio. Com 13 novas aquisições, o grupo alcança 78 unidades no Brasil e América Latina Lançamento da graduação a distância, ampliando o acesso ao ensino superior

4 EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL A Estácio investe e acredita na educação para a sustentabilidade como tema transversal que deve permear o projeto pedagógico de todos os seus cursos, disseminando a cultura da responsabilidade socioambiental entre seu público docente, discente e nas comunidades em que atua. Sendo assim, a Estácio fornece serviços qualitativos de educação que buscam viabilizar a inclusão social, o desenvolvimento econômico da região, a preservação da memória e do patrimônio cultural, o estímulo à produção artística e a defesa do meio ambiente. Em 2009, a instituição ampliou seu programa de responsabilidade social, que foi dividido em quatro pilares: Cidadania, Saúde, Cultura e Meio Ambiente. CIDADANIA Valoriza as competências do ser humano em prol da diminuição das desigualdades. Também promove o desenvolvimento sustentável da comunidade por meio da inclusão, igualdade social, capacitação e formação da cidadania. SAÚDE Promove o cuidado humano individual e coletivo por meio de serviços de saúde, esporte, lazer e outras ações educativas com vistas à qualidade de vida. São promovidos atendimentos à população, serviços de orientação, prevenção, assistência e reabilitação. Além disso, as ações na área de saúde também cuidam do bem-estar dos animais e do seu ecossistema. CULTURA Fortalece a importância da preservação do patrimônio e da memória cultural por meio de ações culturais e educacionais que ressaltam a arte e a cultura como agentes de transformação, detectando tendências e gerando oportunidades. MEIO AMBIENTE Desenvolve a consciência socioambiental, realiza projetos e ações de educação ambiental e melhoria da qualidade de vida.

5 BALANÇO 700 MIL ATENDIMENTOS À COMUNIDADE 206 projetos nas áreas jurídica, contábil, tributária, ambiental, cultural, educacional e de saúde 700 mil atendimentos à comunidade, distribuídos aproximadamente em: 250 mil na área de saúde, englobando atendimentos fisioterapêuticos, odontológicos, nutricionais, fonaudiológicos, psicoterápicos, de enfermagem e clínica geral 250 mil na área jurídica, seja nos núcleos de prática jurídica, seja em eventos de caráter social 200 mil em projetos de inclusão digital, orientação tributária, capacitação profissional, preservação e conservação de bens históricos, mostra de artes e fotografias e outras áreas afins Com infraestrutura e qualidade, em 2009 a Estácio realizou esse número expressivo de atendimentos em benefício das populações e regiões onde atua. Essas ações se multiplicaram em 2010 e poderão ser conferidas no próximo Relatório Social. A Estácio agradece a todos os professores, alunos, colaboradores e comunidades e conta com sua participação para continuar a construir novas histórias em prol de uma educação mais sustentável e formadora de cidadãos conscientes do seu papel em uma sociedade mais justa e igualitária. A ESTÁCIO EM NÚMEROS: 200 mil alunos 72 unidades Mais de 20 mil bolsas ProUni Mais de 6 mil alunos no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 8 mil professores Atuação em 16 estados 4 mil colaboradores 52 polos de Educação à Distância 30 mil alunos estagiando por meio de convênio com 10 mil empresas Mais de 17 mil computadores à disposição de alunos, professores, funcionários e comunidade * As informações contidas neste Relatório não foram auditadas e não devem ser usadas para efeito de demonstrações financeiras.

6 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Núcleos de Prática Jurídica Estácio Os Núcleos de Prática Jurídica (NPJ) da Estácio comemoram a marca histórica de mais de meio milhão de atendimentos gratuitos realizados: mais de 570 mil pessoas desde sua criação, no Rio de Janeiro, em O principal objetivo é realizar o atendimento jurídico gratuito às pessoas que não podem arcar com as custas e honorários de advogados, nos termos da Lei. O projeto conta com núcleos localizados em 42 de suas unidades, onde atuam advogados especializados nas áreas trabalhista e cível em geral. Causas criminais não são atendidas. Os alunos de Direito, do sétimo ao décimo períodos, atuam como estagiários supervisionados com preparação qualificada para a prática profissional de excelência. A maior procura é para recebimento de pensões alimentícias, investigações de paternidade, divórcios, causas trabalhistas e ações de competência dos juizados especiais cíveis. Em 2009, os Núcleos de Prática Jurídica da Estácio atenderam a 179 mil pessoas, sendo que 162 mil foram realizados. RH em Ação Estácio UniRadial (SP) Para auxiliar a colocação profissional dos membros da comunidade do entorno de seus campi, a Estácio UniRadial realizou a 4ª edição do RH em Ação. O evento, promovido nas unidades Jabaquara e Mooca, teve como destaques os serviços de elaboração de currículos, orientação trabalhista, palestras e encaminhamento para entrevistas com triagem no próprio local. Mais de 500 vagas de emprego foram disponibilizadas por empresas contatadas pelos alunos e professores de Recursos Humanos. Além de auxiliar a comunidade, o projeto ofereceu aos estudantes a possibilidade de desenvolver a habilidade de fazer entrevistas de triagem, elaboração e análise de currículos. As palestras, com os temas Como se comportar em entrevista de emprego e Orientação Trabalhista conheça seus direitos foram as mais procuradas.

7 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Jovens Protagonistas Faculdade Estácio de Sá de Vitória (ES) Jovens das comunidades São Benedito e Jaburu Poligonal I participaram da oficina de produção de conteúdo audiovisual que estimulou o exercício da cidadania dos participantes. Com o apoio dos alunos e professores do curso de Comunicação, os jovens frequentaram as aulas teóricas e práticas de fotografia, iluminação, roteiro, vídeo e edição. O conhecimento adquirido resultou em grande reconhecimento aos curtas produzidos, como os prêmios de melhor filme pelo Jovens Realizadores de Audiovisual (MERCOSUL) e Associação Capixaba Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Espírito Santo para Máicou Diéquison e o de melhor atriz para Omelete Marginal pelo Prêmio Vivo. Espaço Recriar Estácio Faculdade Integrada do Recife (PE) Desde 2001, o Espaço Recriar contribui para o aprimoramento da formação escolar de crianças e adolescentes de comunidades carentes vizinhas ao campus. Em 2009, mais de 150 crianças receberam aulas de informática, inglês, reforço escolar de matemática e português. Atividades lúdicas e recreativas complementam a metodologia de ensino, além de cuidados odontológicos, organização de festas para pais e crianças, projeção de filmes e desenhos animados. Os alunos e professores dos cursos de Psicologia e Relações Internacionais são os responsáveis pela realização do projeto. A atividade voluntária e o contato direto com as necessidades comunitárias desenvolvem uma visão crítica, que acompanhará o aluno durante toda a sua carreira.

8 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Melhor Fase Estácio Faculdade de Sergipe (SE) Criado em 2006, o projeto já beneficiou mais de 200 alunos com idade superior a 50 anos. Somente em 2009, foram selecionados mais de 50 participantes. Totalmente gratuitas, as ações envolvem atividades que promovem a inclusão social, digital e o desenvolvimento educacional. Uma das mais procuradas é o Coral da Melhor Idade. O projeto é desenvolvido em parceria com o Lions Club Aracaju-Suissa e envolve todos os cursos da Faculdade do Sergipe. A recompensa de ver os alunos em plena atividade, participando das discussões e debates de temas atuais, é o que motiva os professores a participarem voluntariamente para o projeto. Logística Solidária Estácio Centro Universitário da Bahia FIB (BA) Mais de mil pessoas que vivem em asilos, creches e orfanatos já foram beneficiadas com as ações do Logística Solidária, promovido pelo curso de Logística desde O projeto propõe visitas dos alunos a instituições que precisam de planejamento para administrar seus recursos e garantir sua sobrevivência, proporcionando a oportunidade de participação em atividades coletivas com foco na melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os estudantes mapeiam as demandas de melhoria das instituições, priorizam as ações e auxiliam na implantação das atividades. Após o planejamento e implantação, é realizada uma nova visita que avalia a eficácia do plano criado.

9 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Inclusão Educacional no Ensino Superior para Alunos com Deficiência Faculdade Estácio de Sá Vila Velha (ES) Desde 2006, o projeto promove a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. As ações realizadas ampliam a participação destes estudantes no convívio social. Os principais beneficiados são estudantes com deficiência visual que utilizam materiais didáticos e acessórios adaptados ao ensino e computadores equipados com sistema de acessibilidade. O projeto conta com a participação de alunos e professores de todos os cursos, principalmente o de Pedagogia. Todos os docentes, funcionários e estudantes são capacitados ao atendimento por meio de palestras, informativos, vivências, experiências individualizadas e avaliações. As atividades são desenvolvidas em parceria com a ONG G7. Campanhas publicitárias Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (SC) Os alunos do curso de Publicidade e Propaganda contribuem para o aprimoramento da divulgação de diversas ONGs de Santa Catarina. Os estudantes elaboram toda a campanha desde o seu planejamento até a produção das peças publicitárias. Os clientes são escolhidos pela sua total carência de verba para publicidade e pelo seu papel social. O programa integra atividades desenvolvidas na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda e nos Laboratórios de Comunicação (NUCOM), sendo reconhecido como uma prática pedagógica. A campanha de 2009 foi veiculada pela TV aberta em rede estadual e também contou com anúncios na mídia impressa e spots de rádio, mobilizando a população para a Força Voluntária.

10 DESTAQUES PROGRAMA CIDADANIA Bibliocine Estácio Faculdade Radial de Curitiba (PR) O Bibliocine é um projeto pedagógico de extensão universitária que promove o debate por meio da exibição e análise de filmes. Os temas são escolhidos de acordo com sua polêmica e relevância social. A atividade também prepara os alunos a se expressarem com argumentos bem embasados e a praticarem a oratória. Em 2009, o projeto atraiu mais de 200 participantes. A associação de moradores da região é parceira do projeto. Os cursos de Direito, Administração, Engenharia, Ciências Contábeis e todos os das áreas tecnológicas contribuem com o Bibliocine. Brinquedoteca Bambuluá Estácio Faculdade Câmara Cascudo (RN) A Brinquedoteca Bambuluá, que atende a crianças de seis a 10 anos, foi criada em 2006 pelo curso de Turismo. O projeto se divide em duas ações prioritárias: Brinquedoteca Itinerante e Viva Mais Verão. A primeira consiste em levar para dentro das empresas, instituições, ONGs e outras entidades, atividades lúdicas, culturais e socioeducativas, fomentando a prática do lazer para que as crianças possam aprender a brincar e utilizar a diversão como recurso de aprendizagem. Já o Viva Mais Verão realiza ações socioeducativas e de lazer com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística na Praia de Pirangi, em Natal, como também possibilita a integração entre a comunidade e o visitante, melhorando a qualidade de vida da população.

11 DESTAQUES PROGRAMA SAÚDE Centro de Reabilitação de Lesados Medulares CRELAME Faculdade Estácio de Sá Campo Grande (MS) O CRELAME é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do curso de Fisioterapia. Destinado a alunos a partir do 5º semestre, oferece reabilitação gratuita a portadores de lesão medular (paraplégico ou tetraplégico) e orientação sobre a reintegração dos pacientes à sociedade e ao mercado de trabalho. Desta forma, observa-se que a preocupação com a reabilitação vai além da prevenção dos danos causados pela lesão, buscando maior qualidade de vida e independência funcional. O projeto existe desde Atualmente atende sete pacientes e possui duas pesquisas científicas em andamento. Programa de Atividade Motora Adaptada Faculdade Estácio de Sá Belo Horizonte (MG) Este programa do curso de Educação Física atende a crianças maiores de cinco anos de idade com necessidades especiais, sejam elas físicas, mentais, auditivas ou visuais. Alunos e professores realizam diversas atividades motoras diversas, como natação e outras atividades aquáticas, condicionamento físico, alongamento e relaxamento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. São beneficiados 45 moradores de Belo Horizonte, Sabará, Campo Belo e Contagem. Para os alunos é uma oportunidade de adquirir vivência prática voltada ao trabalho de pessoas com deficiências. Em 2008, a professora responsável pelo projeto foi convocada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para ir às Paraolimpíadas da China.

12 DESTAQUES PROGRAMA SAÚDE Ação Preventiva no Período Gestacional Estácio Faculdade de Alagoas (AL) No curso de Fisioterapia da unidade, os alunos têm a oportunidade de prestar orientação sobre a saúde da mulher às gestantes da comunidade do entorno. O objetivo maior é combater a mortalidade infantil, que pode ocorrer por falta de instrução, e oferecer assistência básica para o pré-natal. Os seminários gratuitos são realizados com o apoio dos professores que dão informações sobre os cuidados ginecológicos e obstétricos necessários e as principais alterações físicas e psicológicas ocorridas na gestação. O projeto é realizado em parceria com o Centro Espírita Lar de Amor Franciscano. Em 2009, 19 gestantes de risco foram atendidas e acompanhadas durante a gravidez. Previna-se Estácio Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (CE) Alunos e professores do curso de Medicina se unem para realizar um dia de atividades de prevenção a doenças renais. Na data, são oferecidos diversos exames de saúde, distribuição de panfletos e agenda de palestras. O objetivo é realizar uma triagem entre os moradores de Juazeiro do Norte, no Ceará, para detectar pessoas com possíveis problemas renais. A última edição do evento atendeu cerca de 150 pessoas. Também participam do projeto: Sociedade Brasileira de Nefrologia, Centro de Diagnóstico, Centro de Diálise do Hospital de Ensino Santo Inácio (HESI), Lojas Americanas, entre outros parceiros.

13 DESTAQUES PROGRAMA SAÚDE Saúde da Família Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro (RJ) Preocupada em humanizar o ensino e a prática médica, a Estácio desenvolveu, em 2001, o Programa Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O curso de Medicina do campus Lapa mantém o programa de atendimento gratuito aos moradores do bairro previamente cadastrados. Com isso, as famílias passam a ter orientação e acompanhamento de sua saúde de forma contínua. Os números do projeto são animadores. Apenas em 2009, foram realizadas mais de consultas médicas em domicílios visitados. Estácio Fisio 2009 Faculdade Estácio de Sá Goiás (GO) Durante a semana GerAção, alunos e professores do curso de Fisioterapia atendem aos colaboradores da unidade e moradores do entorno através de procedimentos fisioterapêuticos, como Cinesioterapia, Eletrotermofototerapia e Ergonomia o objetivo de promover a saúde. Em 2009, mais de 1100 atendimentos foram realizados. As campanhas de combate e prevenção às drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis, dengue, febre amarela, obesidade infantil e doenças degenerativas compõem a estratégia de conscientização da Estácio Fisio. Os cursos de Enfermagem, Educação Física e Farmácia também participam das ações, conferindo multidisciplinaridade à iniciativa.

14 DESTAQUES PROGRAMA CULTURA Notas em Pauta Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora (MG) Para preservar a cultura musical e divulgar as atividades do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, os alunos do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda elaboram um informativo sobre o tema. A tiragem é de mil exemplares. Distribuída gratuitamente, a publicação tem ainda o objetivo de preservar a memória cultural da cidade. Os espaços publicitários do veículo são vendidos pela instituição parceira e garantem os custos do projeto. Enquanto praticam apuração, redação e edição, os alunos aprendem a usar o conhecimento para exercer a cidadania. Concurso de Fotografia Estácio Faculdade de Alagoas (AL) Para comemorar os 20 anos da Constituição Federal, alunos do curso de Direito registraram em imagens ações que ferem os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. As melhores imagens foram exibidas em uma exposição fotográfica com cerca de 100 fotos sobre o tema 20 anos da Constituição Federal Estado Social e Direitos Fundamentais em foco. Um júri formado por fotógrafos profissionais convidados escolheu o vencedor, que recebeu como prêmio um livro da coordenação do curso de Direito.

15 DESTAQUES PROGRAMA CULTURA Mosaico Cultural Universidade Estácio de Sá Rio de Janeiro (RJ) Mais de 200 pessoas foram beneficiadas pelo projeto Mosaico Cultural, que realizou oficinas pedagógicas, mostras e recitais para alunos, funcionários e a comunidade vizinha ao campus Millôr Fernandes. O tema trabalhado foi: 50 anos da Bossa Nova. Entre as atividades desenvolvidas, vale ressaltar a mesa literária formada por discentes, debatendo a construção literária das poesias e músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Outro destaque foi o debate sobre o documentário Memórias de um dia, com a participação do Grupo Tortura Nunca Mais. Os cursos de Pedagogia e Letras foram os protagonistas da iniciativa.

16 DESTAQUES PROGRAMA MEIO AMBIENTE Arte com Embalagem PET Estácio Faculdade do Pará (PA) Disseminar as atividades sustentáveis como uma forma de geração de renda é o objetivo deste projeto que ensina a comunidade vizinha ao campus a reaproveitar embalagens PET. Alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos contaram com a parceria de artesãos autônomos para repassar as técnicas de trabalho aos moradores. Até o momento, 40 famílias de baixa renda foram beneficiadas com a iniciativa que transforma embalagens PET em vários objetos, confeccionados sem custo de matéria-prima, mas com valor para a venda. Escola Ambiental Aprendizes da Natureza Estácio Faculdade Integrada do Ceará (CE) O projeto tem como principal objetivo levar a educação ambiental aos alunos de escolas públicas da região metropolitana de Fortaleza. Os estudantes dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Sistemas de Informação, Jornalismo, Publicidade, Design Gráfico, Turismo e Direito realizam atividades como: oficina de reciclagem de lixo, curso de ética e cidadania ambiental, orientação sobre higiene e saúde, catalogação de plantas nativas, entre outras ações. O projeto conta com o apoio do Shopping Benfica e escolas municipais. Mais de 400 pessoas já foram beneficiadas.

17 DESTAQUES PROGRAMA MEIO AMBIENTE Exposição de Brinquedos Recicláveis Faculdade Estácio de Sá Ourinhos (SP) Mais de 500 crianças de escolas públicas e privadas visitaram a exposição do artista plástico João do Lixo, que contou com o apoio dos alunos da Faculdade. Os alunos arrecadaram e doaram materiais diversos, que viraram brinquedos pelas mãos deste famoso artista da cidade. O evento também chamou a atenção dos participantes sobre a necessidade da coleta seletiva e a diminuição do desperdício. A exposição aconteceu durante a Semana da Criança e foi trabalhada ludicamente para conscientizar a futura geração sobre a preocupação que devemos ter com o descarte de materiais e com o meio ambiente.

18 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CAMPO GRANDE FESCG (MS) 1 Histórias para contar Acadêmicos do curso de Jornalismo da Estácio de Sá e idosos do Asilo São João Bosco Comunicação Social Jornalismo / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) O projeto se desenvolve por meio de alunos que, de forma voluntária, lêem capítulos de contos da literatura brasileira para grupos pequenos de idosos. 2 Programa Cidadania excepcional Jovens portadores de deficiência mental e / ou transtorno neuromotor Comunicação Social Publicidade e Propaganda / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) O principal objetivo do programa é que, através do contato com as diversas profissões do rádio, seja realizada a inclusão social deste grupo de jovens portadores de necessidades especiais. 3 Saúde do trabalhador Acadêmicos do curso de Fisioterapia e colaboradores da FESCG, bem como funcionários de outras instituições / empresas que solicitaram participação dos acadêmicos da FESCG Fisioterapia / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) O projeto é realizado por acadêmicos do curso de fisioterapia, que são os responsáveis pela avaliação, acompanhamento dos funcionários, aplicação da ginástica laboral e orientações quanto às melhores posturas para a realização das tarefas, evitando assim as doenças ocupacionais. 4 Ação comunitária Acadêmicos do curso de Direito e a comunidade em geral Direito / Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande Unidade TV Morena (MS) São realizadas palestras sobre direitos e obrigações, ressaltando-se os direitos constitucionais dos brasileiros e estrangeiros, defesa do consumidor, direitos trabalhistas, direito penal, orientações nas áreas de família, sucessões, trabalho, empresarial e tributária.

19 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE JUIZ DE FORA FESJF (MG) 1 Amigos: produção do Jornal Mensal da ONG ABAN Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Publicidade e Jornalismo / Juiz de Fora (MG) Produção mensal do jornal da ONG. 2 Posto avançado na Justiça Federal Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Orientação e atendimento a pessoas que procuram o serviço de atermação da Justiça Federal. 3 ABAN Associação Beneficente e Cultural Amigos do Noivo Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Prestação de assistência jurídica, palestras e oficinas nos bairros às comunidades assistidas pela Associação Beneficente e Cultural Amigos do Noivo. 4 5 Estácio dos bairros Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Juizado de Conciliação Comunidade em geral de Juiz de Fora (MG) Direito / Juiz de Fora (MG) Palestras e oficinas sobre diversos temas que abordem o tema cidadania. Responsabilidade Social/ Realização de sessões de conciliação com a comunidade. 6 Apoio Crianças e adolescentes que se encontram fora do convívio familiar Direito / Juiz de Fora (MG) Catalogação de crianças e adolescentes que se encontram fora do convívio familiar a fim de traçar medidas possíveis a serem tomadas.

20 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VILA VELHA FESVV (ES) 1 Cursos de extensão Alunos e comunidade externa em geral Administração, Pedagogia e Direito / Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES) São cursos oferecidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) com o objetivo de estreitar a sua relação com a comunidade externa, além de oferecer espaço para a difusão de conhecimentos que favoreçam a atuação prática. 2 Inclusão educacional no ensino superior para alunos com deficiência Alunos com necessidades educativas especiais Todos os cursos / Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES) O curso promove a inclusão, criando meios que permitam ampliar a participação de pessoas com necessidades educativas especiais nos cursos oferecidos pela FESVV. FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE VITÓRIA FESV (ES) 1 Jovens protagonistas Jovens moradores dos morros São Benedito e Jaburu Poligonal I, região de Vitória (ES) Curso de Comunicação Social de Vitória (ES) / Campus Vitória (ES) Promover o acesso de um grupo de jovens aos recursos técnicos de comunicação que envolvem o meio audiovisual. 2 Capacitação para o mercado de trabalho Acesso ao mercado de trabalho com capacitação para tal Pessoas com deficiência da Grande Vitória (ES) Todos os cursos / Campus Vitória (ES) Realização de cursos para capacitar pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho.

21 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA ESTÁCIO FACULDADE DE ALAGOAS FAL (AL) 1 Projeto FAL Exército A comunidade circunvizinha ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizada de Maceió (AL), além dos próprios militares Extensão Ed. Física, Fisioterapia, Sistemas de Informação e Administração / Jatiúca (AL) O Programa de Colaboração, entre a Faculdade de Alagoas FAL e o 59º Batalhão do Exército, tem como foco as atividades pedagógicas que envolvem produção de conhecimento, extensão e articulação. O programa está inserido em um processo de compromisso das instituições com ações voltadas à responsabilidade social. 2 Projeto LAR FAL Crianças e jovens das 600 famílias de baixa renda dos bairros do Jacintinho, Grotas do Arroz, Cigano, Rafael e Aldeia do Índio, atendidos pela ONG Lar São Domingos Extensão Ed. Física, Fisioterapia, Sistemas de Informação e Administração / Jatiúca (AL) O Programa LAR FAL é uma parceria entre a Faculdade de Alagoas - FAL e a Ong Lar São Domingos, que tem como objetivo levar conhecimento e educação às comunidades atendidas. 3 Projeto Estácio FAL em comunidade: Direito do idoso e do trabalhador Comunidade externa: moradores da comunidade Sítio São Jorge Fisioterapia e Direito / Jaraguá e Jatiúca (AL) O projeto é uma parceria da FAL com a Associação Comunitária do Bairro Sitio São Jorge, onde alunos e professores dos cursos de Direito e Fisioterapia realizam atendimentos jurídico e fisioterapêutico aos idosos e trabalhadores dessa comunidade. 4 Núcleo de Práticas Jurídicas NPJ Comunidades interna e externa Direito / Jaraguá (AL) Impacto Social/ O Núcleo de Prática Jurídica NPJ é um órgão de coordenação, supervisão, controle e acompanhamento das atividades de estágio e prática do curso de Direito, que funciona como um escritório modelo.

22 PROJETOS E AÇÕES PROGRAMA CIDADANIA ESTÁCIO FACULDADE DE ALAGOAS FAL (AL) 5 Projeto V Campanha Páscoa Solidária Comunidade externa Extensão Todos os cursos / Jaraguá e Jatiúca (AL) Campanha de arrecadação de ovos de Páscoa para doação a crianças carentes de instituições filantrópicas de Maceió. 6 Projeto II Natal Solidário Comunidade externa Todos os cursos / Jaraguá (AL) Campanha de arrecadação de brinquedos e lanche para a realização da festa natalina das crianças da Comunidade de Pescadores de Jaraguá. 7 Estácio Programa Ação FAL na Comunidade Comunidade externa Extensão Todos os cursos / Jaraguá e Jatiúca (AL) Projeto de inclusão, através de atendimento de saúde à comunidade 8 Projeto Mãos que ajudam Comunidade externa Fisioterapia e Educação Física / Jatiúca (AL) Projeto de ação social, através de campanha informativa à população sobre o combate à Dengue. 9 Campanha de doação de sangue e CIPA Comissão de Prevenção de Acidentes da FAL Alunos, docentes e colaboradores da instituição e transeuntes no local da instalação da Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (HEMOAL) Extensão Todos os cursos / Jaraguá e Jatiúca (AL) A Campanha de doação de sangue foi realizada nos dois campi da Instituição (Jaraguá e Jatiúca), com o foco principal nos alunos, professores e colaboradores da FAL, numa ação de solidariedade pela vida, mas aberta também para os demais interessados. 10 Ação inverno solidário Comunidade externa Todos os cursos / Jatiúca (AL) O projeto foca na formação de bons profissionais e na conscientização dos funcionários e alunos para o exercício da cidadania e da solidariedade.

INSTITUTO LOJAS RENNER

INSTITUTO LOJAS RENNER 2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES INSTITUTO LOJAS RENNER Instituto Lojas Renner Inserção de mulheres no mercado de trabalho, formação de jovens e desenvolvimento da comunidade fazem parte da essência do Instituto.

Leia mais

ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR AMIGO INDICA ESTÁCIO 2º SEMESTRE DE 2010 REGULAMENTO

ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR AMIGO INDICA ESTÁCIO 2º SEMESTRE DE 2010 REGULAMENTO ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR AMIGO INDICA ESTÁCIO 2º SEMESTRE DE 2010 REGULAMENTO 1. DA CAMPANHA 1.1. Amigo Indica Estácio é a presente campanha na qual apenas podem participar os alunos de graduação presencial

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul

Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Núcleo Regional de Rio Branco do Sul Municípios participantes Adrianópolis Bocaiúva do Sul Cerro Azul Doutor Ulysses Rio Branco do Sul Tunas do Paraná Itaperuçu Campo Magro Colombo Almirante Tamandaré

Leia mais

ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR PROMOÇÃO 1 AMIGO VALE POR 10 2º SEMESTRE DE 2009 REGULAMENTO

ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR PROMOÇÃO 1 AMIGO VALE POR 10 2º SEMESTRE DE 2009 REGULAMENTO ESTÁCIO ENSINO SUPERIOR PROMOÇÃO 1 AMIGO VALE POR 10 2º SEMESTRE DE 2009 REGULAMENTO 1. DA PROMOÇÃO 1.1. Nos termos previstos neste Regulamento, as unidades listadas no item 2.1 deste Regulamento irão

Leia mais

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE)

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2014

Relatório de Sustentabilidade 2014 1 Relatório de Sustentabilidade 2014 2 Linha do Tempo TAM VIAGENS 3 Política de Sustentabilidade A TAM Viagens uma Operadora de Turismo preocupada com a sustentabilidade, visa fortalecer o mercado e prover

Leia mais

Primeiro escritório de inclusão social da América Latina

Primeiro escritório de inclusão social da América Latina Primeiro escritório de inclusão social da América Latina 18 de setembro Nós do Centro: mais uma ação para a comunidade do Grupo Orsa O Grupo Orsa, por meio da Fundação Orsa, inaugura um espaço inovador

Leia mais

CONVÊNIOS NACIONAIS - TABELA V2-117 VALOR DA MENSALIDADE

CONVÊNIOS NACIONAIS - TABELA V2-117 VALOR DA MENSALIDADE CONVÊNIOS NACIONAIS - TABELA V2-117 VALOR DA MENSALIDADE PESQUISAR ESCOLHA A MODILDADE MODADILADE ESCOLHA O O LOCAL ESCOLHA O TURNO ESCOLHA O TURNO (Tudo) (Tudo) (Tudo) UNIDADE CAMPUS CURSO Total DESCONTO

Leia mais

CONVÊNIOS NACIONAIS - TABELA V2-128 VALOR DA MENSALIDADE

CONVÊNIOS NACIONAIS - TABELA V2-128 VALOR DA MENSALIDADE BARRA I -TOM JOBIM ADMINISTRAÇÃO 10% ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 10% CIÊNCIAS CONTÁBEIS 15% CINEMA 20% DIREITO 10% FOTOGRAFIA 10% GASTRONOMIA 0% GESTÃO COMERCIAL 10% GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

REGULAMENTO VESTIBULAR ESTÁCIO 1º SEMESTRE DE 2010 - MATERIAL DIDÁTICO e PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

REGULAMENTO VESTIBULAR ESTÁCIO 1º SEMESTRE DE 2010 - MATERIAL DIDÁTICO e PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL REGULAMENTO VESTIBULAR ESTÁCIO 1º SEMESTRE DE 2010 - MATERIAL DIDÁTICO e PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 1. DA PROMOÇÃO 1.1. As instituições listadas na tabela constante do item 1.1.1 deste Regulamento

Leia mais

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto?

Projetos Sociais da Faculdade Campo Real CIDADANIA REAL 1. O que é o projeto? 2. Em que consistem as atividades do projeto? Projetos Sociais da Faculdade Campo Real A promoção da cidadania é qualidade de toda instituição de ensino consciente de sua relevância e capacidade de atuação social. Considerando a importância da Faculdade

Leia mais

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa Viver é Melhor. Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa Viver é Melhor Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV) Cidade: Londrina/PR

Leia mais

PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROIVOLU UNIFAP.

PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROIVOLU UNIFAP. PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE VOLUNTÁRIADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PROIVOLU UNIFAP. Autoria: Prof. Esp. Roberto José Nery Moraes. Professor, advogado, psicólogo. Permitida a reprodução

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade

Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade Lista de Projetos Contemplados no Programa Integração Petrobras Comunidade ITABORAÍ Projeto: Fábrica de Sonhos Nome da instituição: Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Itaboraí

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL UNIVERSIDADES ESTADUAIS PARANAENSES - 2012 a 2021 Instituição: ENSINO DE GRADUAÇÃO Programas/Projetos/Ações Ano Natureza Valores Fonte de Recursos Beneficiado Manutenção

Leia mais

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo

Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo Educação para a Sustentabilidade Projeto ESPM Social São Paulo (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Apresentação: Prof. Ismael Rocha Prof. Carlos Frederico Lucio São Paulo, julho de 2011 Indicadores

Leia mais

BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania

BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA Projeto EIC - Escolas de Informática e Cidadania 1- DADOS DA EMPRESA Nome: BELCAR CAMINHÕES E MÁQUINAS LTDA. Setor de atividade e principal negócio: COMÉRCIO VAREJISTA

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

ESTA PARA NASCER UM MODELO INOVADOR DE INCLUSIVA EM CURITIBA. Solicitação de doação por incentivo fiscal COMTIBA Prefeitura Municipal de Curitiba

ESTA PARA NASCER UM MODELO INOVADOR DE INCLUSIVA EM CURITIBA. Solicitação de doação por incentivo fiscal COMTIBA Prefeitura Municipal de Curitiba ESTA PARA NASCER UM MODELO INOVADOR DE EDUCACAO INFANTIL INCLUSIVA EM CURITIBA VEJA COMO SUA EMPRESA PODE TRANSFORMAR ESTA IDEIA EM REALIDADE { Solicitação de doação por incentivo fiscal COMTIBA Prefeitura

Leia mais

1 Atividades de planejamento

1 Atividades de planejamento Belém Pará 2012 1 Atividades de planejamento Durante o mês de janeiro, foi priorizadas atividades de planejamento para as atividades do NIE para o trabalho do ano de 2012. Este planejamento ocorreu no

Leia mais

Autoavaliação. Institucional. Comissão Própria de Avaliação CPA 2012

Autoavaliação. Institucional. Comissão Própria de Avaliação CPA 2012 Autoavaliação Institucional FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.727 de 13/06/2002 - D.O.U. 14/06/2002 Comissão Própria de Avaliação CPA 2012 OBJETIVOS

Leia mais

ANEXO III. Cronograma detalhado do PROAVI

ANEXO III. Cronograma detalhado do PROAVI ANEXO III Cronograma detalhado do PROAVI 65 PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA PUC-CAMPINAS CRONOGRAMA COMPLEMENTAR DETALHANDO AS ATIVIDADES E AS AÇÕES DE DIVULGAÇÃO COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Fortaleza, 2012 INDICE CAPÍTULO I... 3 DO OBJETIVO GERAL... 3 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 CAPÍTULO III... 4 DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

PROJETOS ÁREA COMUNICAÇÃO

PROJETOS ÁREA COMUNICAÇÃO Comunicação Christina Ferraz Musse estratégica Comunicação Social para grupos de economia popular solidária de Juiz de Fora e região (Núcleo de Comunicação Social da INTECOOP/ UFJF) Website da Liga Acadêmica

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

FACULDADE MONTES BELOS FISIOTERAPIA

FACULDADE MONTES BELOS FISIOTERAPIA FACULDADE MONTES BELOS FISIOTERAPIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE REABILITAÇÃO EM ORTOPEDIA DA FACULDADE MONTES BELOS Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos Marillia Pereira Cintra Sintia

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais

Missão. fortaleçam a segurança no transporte rodoviário e que qualifiquem o capital humano no setor logístico.

Missão. fortaleçam a segurança no transporte rodoviário e que qualifiquem o capital humano no setor logístico. O Instituto Julio Simões foi criado em 2006 com o objetivo de fortalecer o trabalho social que a JSL realizava junto às comunidades do entorno de suas operações. Seguindo a vocação de sua mantenedora de

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA PROPOSTA 1 Curso Nome(s) do(s) Curso(s) ZOOTECNIA Código e-mec 56129 Conceito ENADE 4 Coordenador da Proposta (Tutor do Grupo) ANA MARIA BRIDI 2 Caracterização da Proposta 2.1Área de Conhecimento (código

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014

RELATÓRIO SÍNTESE DA CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) - 2014 A CPA (Comissão Própria De Avaliação) apresentou ao MEC, em março de 2015, o relatório da avaliação realizada no ano de 2014. A avaliação institucional, realizada anualmente, aborda as dimensões definidas

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Ponto de Partida do Projeto Doar Escola do Futuro

Ponto de Partida do Projeto Doar Escola do Futuro Relatório Projeto Doar Objetivo: Envolver os alunos em Projetos Sociais, estimulando-os a colocar em prática os traços de caráter Cristão ensinados na Instituição. Potencializar a responsabilidade social,

Leia mais

Projeto ViraVida oferece alternativas para jovens e adolescentes em situação de exploração sexual

Projeto ViraVida oferece alternativas para jovens e adolescentes em situação de exploração sexual Projeto ViraVida oferece alternativas para jovens e adolescentes em situação de exploração sexual Desde 2008, o Conselho Nacional do SESI, em parceria com o empresariado, promove a inserção desse público

Leia mais

VENHA COM A GENTE TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO.

VENHA COM A GENTE TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO. VENHA COM A GENTE TRANSFORMAR O PAÍS PELA EDUCAÇÃO. A ANIMA EDUCAÇÃO. A Anima é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país. São mais de 50 mil estudantes matriculados

Leia mais

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Educação Superior

Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará. Eixo Temático Educação Superior Documento Base do Plano Estadual de Educação do Ceará Eixo Temático Educação Superior Ceará, 2015 1 Socioeconômico Diagnóstico Para compreender a situação da educação no estado do Ceará é necessário também

Leia mais

Lions Clube Centro-São José dos Campos

Lions Clube Centro-São José dos Campos Lions Clube Centro-São José dos Campos Projeto Transformação BRASIL Transformação é um projeto que visa ampliar as oportunidades educativas, investindo no desenvolvimento do potencial de cada criança e

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE 2014 EXTENSÃO. A Extensão tem se constituído em importante atividade desenvolvida pelo UNIARAXÁ.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE 2014 EXTENSÃO. A Extensão tem se constituído em importante atividade desenvolvida pelo UNIARAXÁ. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE 2014 EXTENSÃO A Extensão tem se constituído em importante atividade desenvolvida pelo UNIARAXÁ. Articula o saber popular e as práticas sociais das comunidades com o

Leia mais

PROJETO LEITURA INTERATIVA

PROJETO LEITURA INTERATIVA PROJETOS COMPLEMENTARES PROJETO LEITURA INTERATIVA Atividade planejada e permanente com os usuários, em grupos, que visa introduzir em sua vida a leitura diária de jornais, livros e revistas e atualização

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis sem fins lucrativos criadas em 14 de setembro de 1993, pela

Leia mais

HUMAN INTEGRATION AND DEVELOPMENT INSTITUTE INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO HUMANA PROGRAMA CONVIVER

HUMAN INTEGRATION AND DEVELOPMENT INSTITUTE INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO HUMANA PROGRAMA CONVIVER PROGRAMA CONVIVER OBJETIVOS PARCERIAS Participarão do PROGRAMA CONVIVER como parceiros colaboradores e voluntários as entidades: PÚBLICAS FEDERAIS. PÚBLICAS ESTADUAIS. PÚBLICAS MUNICIPAIS. EMPRESÁRIOS.

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios LEI N. 1.343, DE 21 DE JULHO DE 2000 Institui a Política Estadual do Idoso - PEI e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 MISSÃO DO CURSO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo busca preencher

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI

RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FEATI A responsabilidade social, para esta IES, representa um compromisso constante com o comportamento ético e consciente em favor da sociedade. Nesse sentido o ensino superior,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA

TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA TERMO DE REFERÊNCIA DADOS DA CONSULTORIA Função no Projeto: Contratação de consultoria especializada para desenvolver e implementar estratégias de impacto e sustentabilidade da Campanha Coração Azul no

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata

PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Quadriênio 2016-2019. Candidata PLANO DE TRABALHO DIREÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão Quadriênio 2016-2019 Candidata Franciele Ani Caovilla Follador Slogan: CCS em ação! 1 INTRODUÇÃO Em 1991,

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

EDUCAÇÃO GRUPO POSITIVO

EDUCAÇÃO GRUPO POSITIVO EDUCAÇÃO 38 GRUPO POSITIVO Contribuição para o desenvolvimento Positivo trabalha para que sua contribuição ao ensino de O qualidade extrapole suas unidades e alcance de forma construtiva toda a sociedade.

Leia mais

estratégias para o fortalecimento da formação Dra. Maria Izabel Cavalcanti Cabral

estratégias para o fortalecimento da formação Dra. Maria Izabel Cavalcanti Cabral Univasf - Petrolina (PE) 15 a 17/05/2014 Programas acadêmicos e o ensino de graduação: estratégias para o fortalecimento da formação Dra. Maria Izabel Cavalcanti Cabral Pró-Reitora de Ensino de Graduação

Leia mais

Programa Lixo e Cidadania

Programa Lixo e Cidadania Programa Lixo e Cidadania São Bernardo do Campo (SP) Elisabeth Grimberg e Sonia Lima in Segurança Alimentar e Nutricional: a contribuição das empresas para a sustentabilidade das iniciativas locais Fechar

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA PÓS-GRADUAÇÃO DA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS PRINCÍPIOS Art. 1. A Política de Assistência Estudantil da Pós-Graduação da UFGD é um arcabouço de princípios e diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO VESTIBULAR ESTÁCIO 2º SEMESTRE DE 2010 - MATERIAL DIDÁTICO e PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

REGULAMENTO VESTIBULAR ESTÁCIO 2º SEMESTRE DE 2010 - MATERIAL DIDÁTICO e PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL REGULAMENTO VESTIBULAR ESTÁCIO 2º SEMESTRE DE 2010 - MATERIAL DIDÁTICO e PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 1. DA PROMOÇÃO 1.1. As instituições listadas na tabela constante do item 1.1.1 deste Regulamento

Leia mais

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico

O Dia D. 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE. e a culturalização de um. posicionamento estratégico O Dia D e a culturalização de um posicionamento estratégico 12º Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE Centro Universitário Franciscano uma universidade para suas aspirações Santa Maria é um polo educacional

Leia mais

1 Campanha do Agasalho

1 Campanha do Agasalho 1 Campanha do Agasalho A Cruz Vermelha de São Paulo encerrou, no dia 31 de julho, a Campanha do Agasalho 2011, que beneficiou quatro comunidades de São Paulo: Vila Brasilândia, Jardim Pantanal, Parelheiros

Leia mais

Promovendo o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor

Promovendo o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor Promovendo o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor para as pessoas Promover o autodesenvolvimento viverem melhor é a missão do Instituto Walmart www.iwm.org.br O Instituto Walmart é uma organização

Leia mais

1) Campanha do Agasalho

1) Campanha do Agasalho 1) Campanha do Agasalho A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Estado de São Paulo realiza a Campanha do Agasalho para ajudar comunidades carentes a enfrentar o inverno. Neste ano, além da arrecadação e

Leia mais

DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA

DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA DIRETRIZ NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PROMOCÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COOPERATIVISTA Área de Atuação 1. Formação Profissional Cooperativista São ações voltadas à formação, qualificação e capacitação dos associados,

Leia mais

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PRS-FACIIP

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PRS-FACIIP PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PRS-FACIIP Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Responsabilidade Social das Faculdades Integradas Ipitanga (PRS- FACIIP) é construído a partir

Leia mais

SAÚDE Transformar Laramara Convergys Projeto PAI Pronto Atendimento Itinerante Globalstar listagem oficial de todos os medicamentos gené- ricos

SAÚDE Transformar Laramara Convergys Projeto PAI Pronto Atendimento Itinerante Globalstar listagem oficial de todos os medicamentos gené- ricos Há cinco anos no Brasil, a Convergys elegeu a inclusão de portadores de deficiência como causa. Mundialmente, são mais de 125 projetos apoiados pela Convergys. Desde 2002, incentivamos ações que tenham

Leia mais

Categoria Franqueador Pleno

Categoria Franqueador Pleno PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueador Pleno Dados da empresa Razão Social EDACOM TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE INFORMATICA LTDA Nome fantasia EDACOM

Leia mais

Nossas conquistas 2013

Nossas conquistas 2013 Nossas conquistas 2013 O ano de 2013 foi especial para a Fundação e para as comunidades onde desenvolvemos ações sociais. Alcançamos o marco de 25 anos de atuação social e de 7 milhões de beneficiários,

Leia mais

DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS. (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012)

DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS. (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012) DIRETRIZES DO FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS (aprovada em 2010 e 1ª revisão em agosto de 2012) Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REDE GAZETA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REDE GAZETA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REDE GAZETA Vitória, ES Janeiro 2010. 1ª Revisão Janeiro 2011. 2ª Revisão Janeiro 2012. POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA REDE GAZETA IDENTIDADE CORPORATIVA Missão

Leia mais

JOVEM COM DEFICIÊNCIA

JOVEM COM DEFICIÊNCIA JOVEM COM DEFICIÊNCIA 1. Promover cursos de educação profissional de nível básico (técnico e tecnológico nos termos da Lei 9.394/96) e superior em espaços públicos e privados, respeitando a inclusão de

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

CURSO DE DIREITO CAMPUS LICEU SALESIANO - CAMPINAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE DIREITO CAMPUS LICEU SALESIANO - CAMPINAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE DIREITO CAMPUS LICEU SALESIANO - CAMPINAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES No Curso de Direito as Atividades Complementares são obrigatórias e obedecem às Diretrizes Nacionais de Curso, Resolução CES/CNE

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

DIMENSÃO 1 A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Faculdade Educacional da Lapa 1 FAEL RESULTADOS - AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2012 O referido informativo apresenta uma súmula dos resultados da autoavaliação institucional, realizada no ano de 2012, seguindo

Leia mais

INCA - Relatório Anual 2003 - Ensino

INCA - Relatório Anual 2003 - Ensino 54 55 Ensino Principais realizações Início da primeira etapa do Projeto de Diagnóstico de Recursos Humanos em Oncologia no país. Implementação da inscrição informatizada. Início do Projeto de Educação

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL FTA

PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL FTA PROJETO DE EXTENSÃO INSTITUCIONAL FTA Faculdade de Tecnologia de Macapá - FTA ALESSANDRO SOUZA DE OLIVEIRA Diretor Geral FRANQUILÉIA L. BEZERRA Diretora Acadêmica Coordenadora de Curso (Gestão RH/Comercial/Hospitalar)

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social

RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014. Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / 2014 Convênio Municipal Secretaria de Desenvolvimento Social Entidade: Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira

Leia mais

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO

PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher NOME: PROGRAMA Nº- 105 CASA DA MULHER/CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER CASA ABRIGO Código Descrição FUNÇÃO: 14 Direitos

Leia mais

LEI Nº 4.791 DE 2 DE ABRIL DE

LEI Nº 4.791 DE 2 DE ABRIL DE Lei nº 4791/2008 Data da Lei 02/04/2008 O Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro nos termos do art. 79, 7º, da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, de 5 de abril de 1990, não exercida

Leia mais

1)Campanha Pré-Calamidade

1)Campanha Pré-Calamidade 1)Campanha Pré-Calamidade A Cruz Vermelha de São Paulo, no cumprimento de sua missão de ajuda humanitária e de auxiliar as comunidades carentes, que sofrem com as enchentes e desabamentos provocados pelas

Leia mais

Você já pensou em como realizar os seus sonhos?

Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Você já pensou em como realizar os seus sonhos? Sua escola adota o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas Etapas do Programa : Curso de Educação Financeira; Capacitação Pedagógica; Palestra para

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº25 26/08 a 01/09 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº25 26/08 a 01/09 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional A TURMA DE MEDICINA É CAMPEÃ NO TURNO MATUTINO No turno matutino, mais uma vez, a turma de Medicina

Leia mais

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: POLÍTICA

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: POLÍTICA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: POLÍTICA VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 24.09.15 EDITORIA: CAPA E ECONOMIA VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 23.09.15 EDITORIA: CIDADES Sesc promove no

Leia mais

Área de Conhecimento. Laboratórios de informática Descrição e equipamentos. Informática, Pesquisas

Área de Conhecimento. Laboratórios de informática Descrição e equipamentos. Informática, Pesquisas Descrição da infraestrutura física destinada aos cursos, incluindo laboratórios, equipamentos instalados, infraestrutura de informática e redes de informação. Relação de laboratórios, oficinas e espaços

Leia mais

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira

Apresentação. SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Apresentação SUPERINTEDÊNCIA GERAL Magda Fonseca Coutinho COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Mércia Corrêa de Oliveira Descritivo: "A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem

Leia mais

Dia Global do Voluntariado Jovem

Dia Global do Voluntariado Jovem Projeto: Dia Global do Voluntariado Jovem O Dia Global do Voluntariado Jovem, promovido desde 2000 pela oitava vez em mais de 120 países, será celebrado no Brasil nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2007.

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO FAL/FATERN/FCC

EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO FAL/FATERN/FCC EDITAL PARA PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA ESTÁCIO FAL//FCC A Estácio divulga processo seletivo para Professor Auxiliar I do(s) curso(s)

Leia mais

Apoio: BIT Company Franchising Rua Fidêncio Ramos, 223 conj. 131 13º andar Vila Olimpia

Apoio: BIT Company Franchising Rua Fidêncio Ramos, 223 conj. 131 13º andar Vila Olimpia Nome da empresa: BIT Company Data de fundação: Julho de 1993 Número de funcionários: 49 funcionários Localização (cidade e estado em que estão sede e franquias): Sede em São Paulo, com franquias em todo

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDI

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDI CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDI A implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional, envolve além dos objetivos e metas já descritos, o estabelecimento de indicadores, como forma de se fazer o

Leia mais

FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM)

FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM) FACULDADE METODISTA DE BIRIGUI REGIMENTO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO EMPRESARIAL (NEXEM) A extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e reforça o ensino e a pesquisa,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 254/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 254/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 254/2014 O Presidente do Instituto Pauline Reichstul-IPR, torna público que receberá inscrições para o processo seletivo de pessoal para atuação no projeto Ações Integradas

Leia mais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais

Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Carta Aberta aos candidatos e candidatas às prefeituras e Câmaras Municipais Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos, 18 Compromissos A criança e o adolescente no centro da gestão municipal O Estatuto

Leia mais

GRADUAÇÃO HOTELARIA BACHARELADO. NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação

GRADUAÇÃO HOTELARIA BACHARELADO. NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação NOTA MÁXIMA NO MEC Ministério da Educação TITULAÇÃO: Bacharel em Hotelaria CARGA HORÁRIA: 3.104 horas DURAÇÃO: 2 anos DIFERENCIAL 2 ANOS A Castelli ESH propõe-se a ofertar o Curso de Graduação em Hotelaria,

Leia mais

setores administrativos Barreiro

setores administrativos Barreiro setores administrativos Barreiro PUC Minas no atualização março de 2010 Pró-reitoria Adjunta Local: Prédio 4, sala 102 Telefone: 3328 9508 E-mail: proreitoriasec.bar@pucminas.br Diretoria Acadêmica Local:

Leia mais

9, 16 e 23 de outubro. www.mackenzievoluntario.com.br. No Mackenzie, o bem faz bem há 140 anos 1

9, 16 e 23 de outubro. www.mackenzievoluntario.com.br. No Mackenzie, o bem faz bem há 140 anos 1 9, 16 e 23 de outubro www.mackenzievoluntario.com.br No Mackenzie, o bem faz bem há 140 anos 1 O Projeto O Mackenzie Voluntário é um projeto de voluntariado que visa à prática da cidadania por meio do

Leia mais