METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ"

Transcrição

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA ALVAREZ RUIZ

2 Citações em documentos

3 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte Maior crédito ao trabalho ABNT NBR 10520/2002 Devem seguir imediatamente a frase ou palavra a que estão diretamente relacionadas O fato de se incorporar idéias, dados e frases de outros autores, sem fazer menção a eles, constitui plágio

4 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA NUMÉRICO AUTOR-DATA Independente do método adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo trabalho

5 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA NUMÉRICO Numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto Não deve ser utilizado quando há notas de rodapé Indicação da numeração entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente, após pontuação que fecha a citação

6 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA NUMÉRICO Ex.: Diz Rui Barbosa: Tudo é viver, previvendo. (15) Diz Rui Barbosa: Tudo é viver, previvendo. 15

7 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA Ex.: No texto NUMÉRICO Segundo informam Meghi et al. (1), os cistos periapicais originam-se de um granuloma que se tornou epitelizado. Figueiredo (2) e Cury et al. (3) enfatizam que essas lesões formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal, devido à estimulação direta da proliferação epitelial pelas bactérias e seus produtos ou indireta pela estimulação da síntese de citocinas.

8 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA Ex.: No texto NUMÉRICO Segundo informam Meghi et al. 1, os cistos periapicais originam-se de um granuloma que se tornou epitelizado. Figueiredo 2 e Cury et al. 3 enfatizam que essas lesões formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal, devido à estimulação direta da proliferação epitelial pelas bactérias e seus produtos ou indireta pela estimulação da síntese de citocinas.

9 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA Ex.: Nas referências NUMÉRICO 1 MEGHJI S. et al. The role of endotoxin and cytokines in the pathogenesis of odontogenic cysts. Archs Oral Biol, v. 41, n. 6, p , June FIGUEIREDO, C. R. L. V. Mecanismos imunopatológicos de formação e expansão do cisto radicular: uma abordagem atual. Rev Pós Grad, v. 6, n. 2, p , abr./jun CURY, V. C. F. et al. Immunohistochemical study of apical periodontal cysts. J Endod, v. 24, n. 1, p , Jan

10 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA AUTOR-DATA Sobrenome do autor, seguido de data de publicação A sua indicação pode fazer parte da redação do trabalho ou colocada entre parênteses Quando fizer parte da redação do trabalho, a autoria deve ser feita apenas com a inicial do sobrenome em letra maiúscula Quando colocada entre parênteses, todo o sobrenome deve ser escrito em letras maiúsculas

11 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA Ex.: No texto AUTOR-DATA Os cistos periapicais originam-se de um granuloma que se tornou epitelizado (MEGHI et al., 1996). Figueiredo (1999) e Cury et al. (1998) enfatizam que essas lesões formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal, devido à estimulação direta da proliferação epitelial pelas bactérias e seus produtos ou indireta pela estimulação da síntese de citocinas.

12 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA Ex.: Nas referências AUTOR-DATA CURY, V. C. F. et al. Immunohistochemical study of apical periodontal cysts. J Endod, v. 24, n. 1, p , Jan FIGUEIREDO, C. R. L. V. Mecanismos imunopatológicos de formação e expansão do cisto radicular: uma abordagem atual. Rev Pós Grad, v. 6, n. 2, p , abr./jun MEGHJI S. et al. The role of endotoxin and cytokines in the pathogenesis of odontogenic cysts. Archs Oral Biol, v. 41, n. 6, p , June 1996.

13 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS SISTEMA DE CHAMADA Sistema numérico pede mais atenção na elaboração das referências Mudança na ordem dos parágrafos mudança na ordem de aparecimento das citações dos autores mudança na ordem dos autores nas referência Sistema autor-data menor chance de erro na elaboração da lista de referências - ordem alfabética, independente da ordem de citação no texto Utilizar sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas (ABNT NBR /2002)

14 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS TIPOS INDIRETAS, CONCEITUAIS OU LIVRES DIRETAS, LITERAIS OU TEXTUAIS

15 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS CITAÇÕES INDIRETAS, CONCEITUAIS OU LIVRES Reprodução da idéia ou o pensamento do autor da obra, transcritas com as palavras do autor do trabalho - paráfrase Sobrenome do autor, em seguida o ano da publicação Podem fazer parte da redação do texto ou ser colocada entre parênteses

16 CITAÇÕES INDIRETAS Parte da redação do texto: sobrenome do autor com a primeira letra em maiúsculo, seguido da data entre parênteses Ex.: Segundo Suzuki (2001), as células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos.

17 CITAÇÕES INDIRETAS Entre parênteses: sobrenome do autor entre parênteses, com letras maiúsculas, seguido de vírgula e a data Ex.: As células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos (SUZUKI, 2001).

18 Dois ou três autores CITAÇÕES INDIRETAS Parte da redação do texto: sobrenomes dos autores separados por e Ex.: Segundo Suzuki e Takahashi (2001), as células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos. Entre parênteses: sobrenomes dos autores separados por ponto e vírgula Ex.: As células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos (SUZUKI; TAKAHASHI, 2001).

19 CITAÇÕES INDIRETAS Mais de três autores Somente o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al. Ex: Segundo Suzuki et al. (2001), as células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos. As células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos (SUZUKI et al., 2001).

20 CITAÇÕES INDIRETAS Citação de vários autores com uma mesma idéia ou argumento Parte da redação do texto: autores separados por vírgula e o último por e Ex.: De acordo com Albuquerque Júnior (1999), Neville et al. (1998) e Regezi e Sciubba (2000), os cistos periapicais formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal.

21 CITAÇÕES INDIRETAS Citação de vários autores com uma mesma idéia ou argumento Entre parênteses: autores separados por ponto e vírgula e colocados em ordem alfabética Ex.: Os cistos periapicais formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 1999; NEVILLE et al., 1998; REGEZI; SCIUBBA, 2000).

22 CITAÇÕES INDIRETAS Citação de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes As datas são separadas por vírgula Ex.: A técnica de imuno-histoquímica tem sido amplamente utilizada para prognóstico de lesões malignas (SOL; BARBOSA, 2002, 2004, 2007).

23 CITAÇÕES INDIRETAS Trabalhos de mesma autoria com duas ou mais publicações em ano idêntico Acrescentar após o ano de cada referência uma letra minúscula, em ordem alfabética, sem espacejamento, indicando-a posteriormente, da mesma forma, nas referências bibliográficas Ex.: Segundo Suzuki et al. (2001a), as células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos. Os cistos periapicais formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal (SUZUKI et al., 2001b).

24 CITAÇÕES INDIRETAS Citação com coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data Acrescenta-se as iniciais de seus prenomes e caso ainda persista a coincidência, coloca-se os prenomes por extenso Ex.: (CARVALHO, M., 2002; CARVALHO, T., 2002) (BORGES, Maria, 2002; BORGES, Marina, 2002)

25 CITAÇÕES INDIRETAS Citação de citação Informação colhida de um autor que mencionou outro, ao qual não se teve acesso ao documento original Só deve ser usado na total impossibilidade de acesso ao documento original Na lista de referências faz-se a referência do documento consultado

26 CITAÇÕES INDIRETAS Citação de citação Nome do autor original, seguido da expressão apud (citado por) e do nome do autor da obra lida Ex: Takahashi apud Suzuki (2001) afirma que as células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos. As células inflamatórias presentes em maior número nos cistos periapicais são os macrófagos e linfócitos (TAKAHASHI apud SUZUKI, 2001).

27 Trabalhos em fase de elaboração Utiliza-se a expressão em fase de elaboração, indicando-se os dados disponíveis em nota de rodapé Ex.: No texto Os cistos periapicais formam-se a partir dos restos epiteliais de Malassez presentes no ligamento periodontal (em fase de elaboração). 1 No rodapé da página CITAÇÕES INDIRETAS 1 Etiopatogênese das lesões periapicais, de autoria de Takahashi Suzuki, a ser publicado pela Oral Disease, 2008.

28 Dados obtidos de informação verbal (palestras, cursos, debates) Indicar entre parênteses a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé Ex: No texto: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre (informação verbal). 1 No rodapé da página CITAÇÕES INDIRETAS 1 Notícia fornecida por John Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em Brasília, em março de 2008.

29 CITAÇÕES DIRETAS CITAÇÕES DIRETAS, LITERAIS OU TEXTUAIS Transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, pontuação, uso de maiúsculas e idioma Usadas somente quando absolutamente necessárias e essenciais Podem fazer parte da redação do texto ou ser colocadas entre parênteses Deve-se especificar a página da fonte, seguindo a data, separada por vírgula e precedida por p.

30 CITAÇÕES DIRETAS Parte da redação do texto: autor com a primeira letra em maiúsculo, ano e página entre parênteses, separados por vírgula Ex: Segundo Giele (1999, p. 235), quem sabe a felicidade seja uma medida que resume, em geral, o significado pessoal da vida e o lugar que o indivíduo ocupa nela.

31 CITAÇÕES DIRETAS Entre parênteses: autor com letras maiúsculas, seguido do ano e a página, separados por vírgula Ex.: Quem sabe a felicidade seja uma medida que resume, em geral, o significado pessoal da vida e o lugar que o indivíduo ocupa nela. (GIELE, 1999, p. 235)

32 CITAÇÕES DIRETAS CITAÇÃO DE ATÉ TRÊS LINHAS Inserida no parágrafo, entre aspas duplas Ex.: Segundo Giele (1999, p. 235), Quem sabe a felicidade seja uma medida que resume, em geral, o significado pessoal da vida e o lugar que o indivíduo ocupa nela.

33 CITAÇÕES DIRETAS CITAÇÃO DE MAIS DE TRÊS LINHAS Parágrafo distinto, recuada da margem esquerda do texto Apresentada sem aspas, tamanho de letras menores, espaço simples entrelinhas, recuo de 4 cm da margem esquerda Espaço duplo entre a citação e os parágrafos anterior e posterior Modificações ou omissões indicadas pelo uso da reticência entre colchetes

34 CITAÇÕES DIRETAS Ex.: A Internet oferece recursos de pesquisa que não estão disponíveis na busca direta em biblioteca e centros de documentação. Há vários serviços internacionais, disponíveis na Internet, que oferecem assinaturas de periódicos eletrônicos [...] constituindo um mercado que evolui constantemente (MUELLER, 2000, p. 92). Dessa forma, não se pode ignorar o constante avanço tecnológico...

35 EXERCÍCIO ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002

DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR /2002 ! DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA Profª Drª Patrícia Ruiz Spyere CITAÇÃO EM DOCUMENTOS ABNT NBR 10.520/2002 CITAÇÃO: Menção no texto de uma informação extraída de outra fonte. - Dar maior crédito

Leia mais

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte.

CITAÇÃO. (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO. Menção de informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO (Segundo a ABNT - NBR 10520: 2002) DEFINIÇÃO Menção de informação extraída de outra fonte. CLASSIFICAÇÃO Classificação: Citação direta - Curta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado.

Leia mais

COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS. Segundo ABNT - NBR 10520

COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS. Segundo ABNT - NBR 10520 COMO FAZER CITAÇÕES EM DOCUMENTOS Segundo ABNT - NBR 10520 Lorena, agosto 2014 Citação Menção de uma informação extraída de outra fonte A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente,

Leia mais

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT)

Normalizaçã. ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD bibl-refere@marilia.unesp.br Normalizaçã ção o de Trabalhos Acadêmicos (ABNT) Marília 2017 CITAÇÃO: NBR 10520 As citações apresentadas

Leia mais

CITAÇÕES NBR10520:2002

CITAÇÕES NBR10520:2002 CITAÇÕES NBR10520:2002 Abril 2013 CITAÇÕES Normalização Documental de acordo com a ABNT NBR 10520/ ago.2002 Informação e Documentação Citações em documentos Apresentação CITAÇÃO NBR 10520/2002 1 REGRAS

Leia mais

Citação NBR

Citação NBR Citação NBR 10520 2002 Citação Citação é a menção no texto de uma informação extraída de outra fonte com a finalidade de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação é dar o devido

Leia mais

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES. PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES PROFª Ma. CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES Araputanga, MT 2017 2 1 NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT/ NBR 10520/2002 : INFORMAÇÃO

Leia mais

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520 APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES EM DOCUMENTOS 1 Objetivo Esta Norma fixa as condições exigíveis para apresentação de citações em documentos e destina-se

Leia mais

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos

Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Como redigir artigos científicos Normas Brasileiras de Referência (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos científicos Informação e documentação Citações em documentos Apresentação

Leia mais

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA

CITAÇÕES AULA 6 INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA AULA 6 INTRODUÇÃO A INSTRUMENTALIZAÇÃO CIENTÍFICA Prof. M.Sc. Pierre Soares Brandão Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição, responsável ou título

Leia mais

Como fazer citações?

Como fazer citações? Como fazer citações? 1 CITAÇÃO: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (NBR- 10520, 2002, p.1) 1.1 Usa-se citação para: Dar credibilidade ao trabalho científico Fornecer informações

Leia mais

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR CITAÇÕES. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - CITAÇÕES Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP CITAÇÃO Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

NBR Citações. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP

NBR Citações. Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP NBR 10520 - Citações Bibliotecária Elena L. Palloni Gonçalves Serviço de Biblioteca-EESC-USP Citação Menção de informações extraídas de outras fontes Objetivo: comentar ou ilustrar o texto Seguem a mesma

Leia mais

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Prof. Dr. Anael Krelling 1 2 Por quê utilizar citação? Dar credibilidade / fundamentação ao trabalho científico Fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - EM DOCUMENTOS - APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle 3 DEFINIÇÕES 3.1 CITAÇÃO: Menção

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002

Manual de TCC 1. Citações NBR 10520, 2002 Manual de TCC 1 Citações NBR 10520, 2002 Professora Esp. Claudia Beatriz Bozz Engenheira Mecânica e Engenheira de Segurança do Trabalho Mestranda em Engenharia Elétrica e Computação Toda citação deve vir

Leia mais

Formatação do trabalho

Formatação do trabalho Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2002) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724 Apresentação de trabalhos (2011) Formatação

Leia mais

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações

Indexação. Qualis CAPES. ABNT com/sem adaptações Bases de dados que selecionam e reúnem revistas por área do conhecimento Indexação fornecem informações dos artigos Critérios de seleção de revistas científicas para submissão de artigos http://goo.gl/bcwd1a

Leia mais

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s??

C C o o m m o o o f f a a z z a e e r r Citaç a õ ç es? Citações s?? Como Como fazer fazer Citações? Citações? O que são? São transcrições literais de trechos da obra de um autor consultado; de textos baseados em sínteses pessoais que reproduzem as idéias do autor da obra

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Palestra: Citação Bibliotecário-Documentalista LOGO Tenho de fazer uma produção acadêmica e/ou científica. E agora? Como fazer

Leia mais

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello

Citações e Referências. PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Citações e Referências PGCEM -UDESC Disciplina: Seminários de Pesquisa. Estudantes: Ana Paula Grimes de Souza Elias Jagiello Normas para Referência Bibliográfica ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação

Leia mais

Citações NBR 10520/2002

Citações NBR 10520/2002 Citações NBR 10520/2002 Citação é mencionar uma informação extraída de outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da Internet). As citações podem ser direta, indireta e

Leia mais

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES

NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES NOTAS, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E CITAÇÕES Estamos apresentando orientações da maneira que notas, referências bibliográficas e citações devem ser formatadas no projeto de pesquisa de iniciação científica.

Leia mais

O IE I NTA T Ç A ÕE Õ S QU Q AN A TO:

O IE I NTA T Ç A ÕE Õ S QU Q AN A TO: Elaboração de um trabalho acadêmico Profa. Fernanda M. Tomé ORIENTAÇÕES QUANTO: NORMAS ABNT E VANCOUVER TIPOS DE TRABALHOS OBSERVAÇÕE IMPORTANTES Tipologia da pesquisa: Pesquisa bibliográfica tenta-se

Leia mais

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2002) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724

Leia mais

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e

informação e documentação, trabalhos acadêmicos e NORMA BRASILEIRA- ABNT NBR 14724:2011 Estabelece normas para apresentação informação e documentação, trabalhos acadêmicos e Caros alunos do TFG I E II/ 2012, Com o intuito de facilitar-lhes a consulta

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos

Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Guia rápido ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos O que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. TIPOS DE CITAÇÕES Citação direta Citação indireta

Leia mais

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 6 METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma citação? Regras para elaboração de citações; Citação Direta Curta ou

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ANEXO I DA RESOLUÇÃO Nº 15 CONSEPE, DE 21 DE MAIO DE 2010. NORMAS PARA REDAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Trabalhos acadêmicos: trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar

Leia mais

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes

DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS. Profa. Elizabeth Sousa Abrantes DICAS DE LEITURA E REGRAS DE ELABORAÇÃO DE ARTIGOS Profa. Elizabeth Sousa Abrantes Dicas para leitura e redação O primeiro passo para iniciar uma pesquisa é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar

Leia mais

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG

NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS PARA A III JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG A III Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), que acontecerá nos dias 03

Leia mais

O que são citações? Menção de uma informação extraída de outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p. 1).

O que são citações? Menção de uma informação extraída de outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p. 1). O que são citações? As citações são as ideias retiradas dos textos lidos e servem para dar a fundamentação teórica para os trabalhos acadêmicos comprovando a fonte das quais foram extraídas; Menção de

Leia mais

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NORMAS ABNT PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Gláucia Maria Saia Cristianini Biblioteca Prof. Achille Bassi Fontes: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico

Leia mais

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017

Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 Faculdade Divinópolis Instituto de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - IPPEX Normas Editoriais para publicações de artigos Revista Meditare ano 2017 A Revista MEDITARE Revista Acadêmica dos cursos de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Este roteiro contém os requisitos obrigatórios, estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste,

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. Biblioteca Paulo Freire

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. Biblioteca Paulo Freire MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivo

Leia mais

Critérios para a Apresentação de Trabalhos

Critérios para a Apresentação de Trabalhos Critérios para a Apresentação de Trabalhos - Autores e Coautores deverão estar inscritos no Congresso. - Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho como autor e, no máximo três, como coautor.

Leia mais

Aula N o 06 CITAÇÕES

Aula N o 06 CITAÇÕES Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Programa de Pós-Graduação Engenharia Civil Aula N o 06 CITAÇÕES Lembrete importante O que não se pode admitir em hipótese alguma é a transcrição

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO?

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO? Título do artigo, centralizado. Maria da Silva Pereira* Maria Alves de Arruda** Nome(s) do(s) autor(es). RESUMO

Leia mais

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir:

Elementos pré-textuais Antecedem o texto, trazendo informações que identificam o trabalho, na seqüência a seguir: Regras para Exame de Qualificação - Mestrado e Doutorado Estrutura do trabalho acadêmico O trabalho acadêmico está estruturado em elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Alguns

Leia mais

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos

NBR Citações NBR-6023 Referências. Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos NBR-10520 Citações NBR-6023 Referências Universidade Estadual de Feira de Santana Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos Definições Norma vigente: ABNT NBR 10520 - Citações em documentos Tipos de citações

Leia mais

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL)

COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) COLEGIADO PLENO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (MESTRADO PROFISSIONAL) RESOLUÇÃO n.03/2015 /COLEGIADO PLENO do PGSCol Aprova elementos mínimos a constar na elaboração do Projeto de Qualificação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT

Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - POSMAT NORMAS DOS TRABALHOS ESCRITOS baseados na ABNT 14724, de17 de março de 2011. FORMATAÇÃO I. Deve-se

Leia mais

Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas:

Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas: ABNT NBR 10520:2002 Objetivo: Especifica as característica exigíveis para apresentação de citações em documentos. Referências normativas: ABNT NBR 6023:2002 Informação e documentação Referências Elaboração.

Leia mais

Parte Textual. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT.

Parte Textual. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Parte Textual Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. É normatizado pela NBR 14724:2011 e constitui-se em sua estrutura básica pelos seguintes elementos: Introdução Parte que

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002)

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (Conforme a ABNT NBR10520:2002) Recife 2019 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Ricardo Essinger Departamento Regional do SENAI de Pernambuco

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE VETERINÁRIA BIBLIOTECA CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS EM TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E SUA ELABORAÇÃO BASEADA NA NORMA ABNT NBR 10520:2002 Elaborado por:

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 MODELO Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS 1- PARA REALIZAR UM TRABALHO CIENTÍFICO, É NECESSÁRIO: definir um tema; elaborar o projeto delimitando o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA

NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL NORMAS PARA REDAÇÃO DA MONOGRAFIA 1. Formatação geral Os textos devem ser digitados em cor preta, podendo utilizar

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. NORMAS TÉCNICAS DA ABNT NBR 10520/2002 Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Citação: menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor

Leia mais

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS

REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS REGRAS DE UNIFORMIZAÇÃO DOS ARTIGOS Para facilitar a etapa de preparação editorial, estabelecemos determinados critérios de uniformização que sugerimos sejam seguidos pelos autores já quando da elaboração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA BIBLIOTECA PROF. ANTÔNIO TAVARES QUINTAS MANUAL DE NORMAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS Porto Alegre 2013 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA... 2 2 ELEMENTOS

Leia mais

Uso das Normas da ABNT. Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO

Uso das Normas da ABNT. Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO Uso das Normas da ABNT Treinamento Biblioteca Central da UNIRIO NBR 6023 (2002) Informação e documentação - Referências - Elaboração NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências - Elaboração

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO PROJETO

ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO PROJETO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NEWTON FREIRE MAIA Curso Técnico em TÍTULO DO PROJETO PINHAIS 2019 ALUNO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Trabalho

Leia mais

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO)

TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) TÍTULO DO RESUMO (FONTE TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 11, EM NEGRITO, CENTRALIZADO) Nome e sobrenome do aluno de IC (PIC, Agência de Fomento, se houver) Nome e sobrenome do orientador (Orientador), e-mail Nome

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE

ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE NORMAS PARA O ARTIGO CIENTÍFICO NA FACULDADE CEARENSE FORTALEZA 2011 1 FACULDADE CEARENSE ARTIGO CIENTÍFICO 2 ARTIGO CIENTÍFICO FACULDADE CEARENSE Apresentação 4 Introdução

Leia mais

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. * NBR 10520 Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte. Esta norma é elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS PARA REDAÇÃO DO

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A ABNT NBR 14724:2011 estabelece algumas regras para a apresentação gráfica de um trabalho. PAPEL MARGENS FONTE TEXTO TÍTULO DAS SEÇÕES TÍTULO DAS

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG CNPJ: / INSC.MUN. 305.

INSTITUTO EDUCACIONAL CÂNDIDA DE SOUZA FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS GERAIS FEAMIG CNPJ: / INSC.MUN. 305. ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO (CURRICULAR E SOCIAL) - RELATÓRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS SEGUNDO A NBR 10719 (ABNT, 1989d, p. 1) FASES DE UM RELATÓRIO a) Plano inicial Determina a natureza

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará).

Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). Formatação ABNT (Consultar o Manual de Normas para Estrutura Formal de Trabalhos Científicos da Faculdade Integrada do Ceará). 1 FORMATAÇÃO No que tange a formatação, algumas normas devem ser verificadas:

Leia mais

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha

Leia mais

Citações. 1 Citação direta Citação indireta Citação da citação Como inserir ilustrações Como inserir tabelas...

Citações. 1 Citação direta Citação indireta Citação da citação Como inserir ilustrações Como inserir tabelas... Citações Sumário 1 Citação direta...1 2 Citação indireta...2 3 Citação da citação...2 4 Como inserir ilustrações...2 5 Como inserir tabelas...3 Sempre que for utilizado textos ou ideias de outros autores

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 0 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Olímpia 2017 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 CONCEITUAÇÃO... 2 3 ESTRUTURA

Leia mais

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO

DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Disciplina: Metodologia da Pesquisa Profa. Daniela Cartoni DICAS: NORMAS DA ABNT PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E FORMATAÇÃO Seguem recomendações de formatação de trabalhos acadêmicos segundo a NBR 14724, supondo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NÚCLEO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NUCI/CCSA/UFS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO I e II EM BIBLIOTECONOMIA

Leia mais

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos

Normas ABNT. 0 NBR ( ) Trabalhos acadêmicos Apresentação. 0 NBR (ago.2002) Citações em documentos Normas ABNT 0 NBR 14724 (17.04.2011) Trabalhos acadêmicos Apresentação 0 NBR 10520 (ago.2002) Citações em documentos 0 NBR 6023(ago.2002) Referências - Elaboração Normas da USP 0 Diretrizes para apresentação

Leia mais

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico

Orientações para elaboração de relatório técnico-científico Orientações para elaboração de relatório técnico-científico SENAI, 2013. Trabalho elaborado pelo CFP 5.12 para a unidade curricular Projetos do Curso Técnico em Eletromecânica. Elaboração Renata de Fátima

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Introdução Este trabalho estabelece os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como, dispõe as regras de apresentação, o resumo, a citação no

Leia mais

Orientação dirigida aos alunos de graduação e pós-graduação. Contextualizando...

Orientação dirigida aos alunos de graduação e pós-graduação. Contextualizando... Orientação dirigida aos alunos de graduação e pós-graduação. Contextualizando... Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): É um órgão governamental que estabelece normas para a produção nos setores

Leia mais

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas ABNT para trabalhos acadêmicos Normas da ABNT NBR 6023 Referências (2018) NBR 6024 Numeração progressiva (2012) NBR 6027 Sumários (2012) NBR 6028 Resumos (2003) NBR 10520 Citações (2002) NBR 14724

Leia mais

Regras e Estruturas para Elaboração de Artigos Científicos

Regras e Estruturas para Elaboração de Artigos Científicos 1 Regras e Estruturas para Elaboração de Artigos Científicos Nome do Autor (es) * Ana Flávia Andrade Nogueira Castilho * Camila Sant Anna * Sumário: É a parte do artigo que Contém a enumeração das principais

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA ESMESC Os trabalhos enviados para avaliação ao Conselho Editorial da Revista da ESMESC e deverão ser originais e inéditos. Ao encaminhar os originais, o(s) autor (es)

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos

INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES. Gabriel Soares de Vasconcelos INFORMÁTICA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES Roteiro Redação de textos ABNT Editores de textos MS Word Configuração ABNT no MS Word Redação de textos Definição É todo ato normativo e toda comunicação através da

Leia mais

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA. 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) 2cm 3cm 2cm CAPA 3cm NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR IES NOME DA FACULDADE OU CENTRO NOMEDO DEPARTAMENTO OU DO PROGRAMA 3cm 6cm TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) NOME DO AUTOR 2cm Local Ano 2cm PAGINA DE ROSTO

Leia mais

REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS

REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS REVISTAS ELETRÔNICAS: FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF ORIENTAÇÕES GERAIS As revistas eletrônicas da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, de publicação semestral, têm como objetivo divulgar as produções desenvolvidas

Leia mais

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico

Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Modelo para elaboração e formatação de artigos para Boletim Científico Nome (s) do (s) autor (es) *, Nome (s) do (s) autor (es) ** * Instituição afiliada ** Instituição afiliada E-mail (s) Resumo O texto

Leia mais

Resolução PEF 02/2009

Resolução PEF 02/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Resolução PEF 02/2009 Dispõe sobre as dissertações de mestrado e sua formatação

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS. Descanso SC,

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS. Descanso SC, ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EVERARDO BACKHEUSER ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS Descanso SC, 2013 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 2 DISPOSIÇÕES GERAIS... 2.1 FORMATO DOS TEXTOS... 2.2 TAMANHO E TIPO DE LETRA... 2.3 ESPAÇAMENTO...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT NBR 10520:2002)

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT NBR 10520:2002) PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE CITAÇÕES (ABNT NBR 10520:2002) Atualizado em: Janeiro 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 ACESSO A COLEÇÃO

Leia mais

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002

Citações em documentos. Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Universidade Estadual Paulista Biblioteca Citações em documentos Segundo a ABNT/NBR 10520:2002 Sumário dos slides Citação Dicas e Regras Indicação de Autoria Tipos de citação Modelos de citação Formatação

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA

ESCOLA DE ENGENHARIA CONTROLE DE REVISÕES Revisão Data Descrição 00 22/04/2014 Emissão Inicial INTRODUÇÃO Este documento tem como propósito estabelecer parâmetros para elaboração do Relatório da Máquina de Rube Goldberg, a

Leia mais

Diretrizes Internas para Apresentação de Relatório Técnico-científico

Diretrizes Internas para Apresentação de Relatório Técnico-científico Diretrizes Internas para Apresentação de Relatório Técnico-científico Brasília, 2006 Copyright 2006 Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Ministério da Saúde Editor Assessoria de Comunicação e Educação em

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

INSTRUÇÕES AOS AUTORES V@rvItu Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da FATEC Itu NORMAS GERAIS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1. Os trabalhos (artigo, resenha e relato de experiência/pesquisa) devem ser enviados digitalmente, com

Leia mais

Normas para publicação: instruções aos autores

Normas para publicação: instruções aos autores Normas para publicação: instruções aos autores Instructions for Authors 1 DIRETRIZES PARA AUTORES A InterEspaço é uma publicação online de periodicidade semestral do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Geografia

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS - CELER FACULDADES Os artigos, cuja extensão será entre 15 e 20 páginas (incluindo títulos, resumos, tabelas, figuras, mapas e referências), deverão ser redigidos

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA TECNOLOGIA EDUCACIONAL Os trabalhos submetidos para publicação na RTE/ABT serão analisados pelos membros do Conselho Editorial e pareceristas ad-hoc (especialistas nas

Leia mais