Prof. Carlos José Giudice dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Carlos José Giudice dos Santos"

Transcrição

1 Prof. Carlos José Giudice dos Santos

2 É o registro sistemático das idéias de uma obra (texto, artigo de revista, livro ou capítulo de livro. A palavra fichamento deriva de ficha. Antigamente (antes da invenção do microcomputador), quando um professor se referia a fichamento de uma obra, ele esperava que o aluno registrasse em uma ficha de papel cartonado (igual a retratada na ilustração ao lado) o resumo das principais idéias lidas no texto. Na parte de cima da ficha vinha o nome da obra. Na parte de baixo, o resumo das principais idéias apresentadas durante a leitura. A idéia básica do fichamento continua a mesma.

3 O primeiro passo para se fazer um fichamento é uma leitura atenciosa do texto a ser fichado. Um texto de fácil entendimento irá requerer geralmente apenas uma leitura. Textos de difícil entendimento podem exigir duas, três ou mais leituras. Se for este o seu caso (um texto denso e de difícil entendimento), faça uma primeira leitura rápida apenas para se familiarizar com o estilo do autor e identificar quais palavras você não conhece ainda.

4 Você poderá utilizar estas palavras que você ainda não conhecia para montar um glossário e enriquecer mais o seu próprio vocabulário. Depois de verificar qual significado de cada palavra desconhecida coincide com o sentido que o autor quis utilizar em seu texto, faça uma segunda leitura, agora mais apurada, buscando identificar quais são as idéias centrais. Se for necessário, faça outras leituras complementares para esclarecer passagens do texto que ainda continuem obscuras. Isto é uma leitura atenciosa!

5 O segundo passo para fazer o fichamento é reunir as informações em um documento, que deve ter a seguinte estrutura: CABEÇALHO: Referência bibliográfica completa da obra (livro, capítulo de livro, artigo de revista, jornal ou internet, etc.), que deve ser elaborada de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023).6023).

6 RESUMO: Apresentação de um resumo sinóptico das idéias centrais do texto lido. Para ilustrar o que seria um resumo sinóptico, considere que quando vamos a uma locadora escolher um filme para alugar, escolhemos o nome de um filme e lemos a sua sinopse, ou seja, cinco a dez linhas de texto que contam a idéia central, o argumento do filme. Você deve fazer algo semelhante (uma sinopse) a partir de sua leitura. Este resumo deve ter um mínimo de 150 palavras, e não deve ultrapassar 1000 palavras. Ele deve expressar somente as idéias centrais do texto.

7 Palavras-chave: Escolha um mínimo de três e um máximo de cinco palavras ou expressões que sirvam como indexadores (ou termos de indexação). Um indexador constitui-se em uma palavra ou expressão utilizada para se procurar por determinado assunto em uma base informatizada. Por exemplo, se você leu um texto sobre educação em que as idéias centrais estão relacionadas às palavras educação, sala de aula, evasão e capacitação de professores, então você acabou de localizar as suas palavras-chave.

8 Citações: As citações são transcrições de partes significativas da obra. Estas citações devem estar relacionadas com o assunto que você está pesquisando. Devem ser diretas (curtas ou longas) e elaboradas de acordo com as normas da ABNT para citações (NBR 10520). Evitem fazer paráfrases (citações indiretas) em fichamentos. Deixem essa prática para o trabalho. Citações de citações devem ser evitadas a todo custo, exceto nos casos abordados em nossa apostila ou se você pretender estudar os autores citados (uma ótima opção).

9 Comentários: Compreende as suas próprias reflexões e considerações acerca do texto lido. Para enriquecer ainda mais seus comentários, você pode utilizar citações de outros autores que você julgue estarem relacionados com o assunto que você acabou de ler. A importância destes comentários é que eles podem ser utilizados na elaboração de um trabalho de pesquisa (referencial teórico de um projeto ou de uma monografia).

10 MARTINS, Hélio Tadeu. Gestão de carreiras na era do conhecimento: abordagem conceitual e resultados de pesquisa. Rio de Janeiro: Qualitymark, RESUMO O autor faz uma abordagem das relações de trabalho na sociedade pósindustrial. Destaca a importância que o conhecimento tem para os organizações do Século XXI, abordando o conceito de Capital Intelectual. A partir destas relações, demonstra que o foco de gestão das carreiras não se encontra apenas nas mãos das organizações, mas começa gradativamente a mudar para as mãos dos próprios profissionais interessados em gerir a sua própria carreira. Um amplo arsenal teórico é utilizado para fundamentar e explicar como acontecem estas novas relações de trabalho na Era do Conhecimento. Além disso, utiliza-se dos resultados de uma pesquisa de campo realizada no mercado de trabalho brasileiro para vincular a prática à teoria, confirmando ou justificando tendências.

11 (continuação) PALAVRAS-CHAVE Carreira Capital Intelectual Conhecimento nas Organizações Autoconhecimento - Empregabilidade CITAÇÕES O que qualifica a atual sociedade como póscapitalista é o fato de que o conhecimento deixou de ser um recurso para ser o recurso (MARTINS, 2001, p. 9).

12 (continuação) CITAÇÕES Sobre a empregabilidade: Em vez de buscar um vínculo estável com um empregador, esse trabalhador é induzido a desenvolver sua condição de empregável, ou seja, tornar-se cobiçado no mercado de trabalho, ampliando suas chances de recolocação quando necessário (MARTINS, 2001, p. 21). Sobre a especialização: [...] o trabalhador do conhecimento é, necessariamente, um especialista, por ser essa a forma mais eficaz de contribuição (MARTINS, 2001, p. 24).

13 (continuação) CITAÇÕES Sobre o planejamento: Bologna considera que o planejamento é a mais relevante e cerebral atividade do homem. A capacidade de planejar torna o homem único no reino animal (apud MARTINS, 2001, p. 82). Sobre carreira: Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias. E é preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso (DRUCKER apud MARTINS, 2001, p. 76).

14 (FINAL) COMENTÁRIOS O autor exibe uma fundamentação teórica consistente, além de criar uma vinculação da teoria com a prática. A obra não apresenta fórmulas de sucesso e nem as receitas típicas de livros de auto-ajuda, demonstrando a seriedade da pesquisa. O conceito de carreira de sucesso é desvinculado do senso comum, mostrando que ela não está necessariamente relacionada com a ascensão hierárquica, status e ganhos financeiros. O modo como a pesquisa foi conduzida no Brasil mostra o panorama fiel de como os indivíduos e organizações nacionais estão gerenciando as carreiras na atualidade.

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

Fichamento: Técnica de Estudo. Prof. Alexandre Nojoza Amorim.

Fichamento: Técnica de Estudo. Prof. Alexandre Nojoza Amorim. : Técnica de Estudo Prof. Alexandre Nojoza Amorim. Você já leu algo muito importante em algum lugar (obra escrita) e nunca mais encontrou para ler novamente? O fichamento é uma forma de investigar que

Leia mais

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO

DICAS SOBRE RESUMO E FICHAMENTO O objetivo destas rápidas orientações é auxiliar na tarefa do pesquisador principiante, instrumentalizando-o de modo que, desde os primeiros passos da sua jornada pelo mundo da investigação acadêmica,

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Disciplina: TC0600 - Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo Sumário Porque fazer um Levantamento Bibliográfico? Como Ler melhor? Como Organizar o material lido?

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica.

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Professora: Ana Carolina Cintra Faria Disciplina: Metodologia da Ciência Professor Responsável:

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Fichamento PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL O que é o PET? Programa vinculado a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

XIX S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de aprendizagem Capítulo 2 Conhecimento Capítulo 3 Ciência... 61

XIX S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de aprendizagem Capítulo 2 Conhecimento Capítulo 3 Ciência... 61 S U M Á R I O XIX Capítulo 1 Técnicas de aprendizagem... 29 1.1 Leitura... 32 1.2 Estudo... 34 1.3 Resumo conforme as normas da ABNT... 36 1.3.1 Tipos de resumos e conceituação... 36 1.3.1.1 Resumo indicativo...

Leia mais

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES

Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Como elaborar Fichamento de Textos PROFESSOR: RAFAEL DOS REIS FARIAS LÍNGUA PORTUGUESA-TEXTO SEGUNDAS SÉRIES Fichamento de textos Fichamento é uma maneira excelente registrar o que se lê. Após um bom fichamento

Leia mais

Apresentação do curso. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

Apresentação do curso. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Apresentação do curso Introdução às Humanidades e Ciências Sociais Objetivos de aprendizado Ao final do curso os alunos devem estar aptos a: Analisar de forma crítica e sistemática textos científicos.

Leia mais

Portal GPS Profissional Um guia para mapear a si mesmo e escolher a sua profissão

Portal GPS Profissional Um guia para mapear a si mesmo e escolher a sua profissão Gabriela Galvão Concluiu a orientação profissional na Clínica Leo Fraiman Meu nome é Gabriela Galvão e eu realizei o processo de Orientação Vocacional com o psicólogo Leo Fraiman. Foi trabalhoso, mas gratificante.

Leia mais

XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 Capítulo 2 Conhecimento...49 Introdução

XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 Capítulo 2 Conhecimento...49 Introdução XVII S U M Á R I O Capítulo 1 Técnicas de Estudo e Aprendizagem...29 1.1 Leitura...30 1.2 Estudo...32 1.3 Resumo conforme as normas da ABNT...34 1.3.1 Tipos de resumos e conceituação...34 1.3.1.1 Resumo

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC 1 Estrutura de apresentação 1.1 Pré-textuais Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação

Leia mais

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses)

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Metodologia Científica Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Normas Brasileiras NBR 14724:2002 Elaboração e Apresentação

Leia mais

O relatório, estrutura e apresentação. Tipos de relatórios. Estrutura dos relatórios

O relatório, estrutura e apresentação. Tipos de relatórios. Estrutura dos relatórios PORTAL do IFSC. O relatório, estrutura e apresentação. Disponível em: . Acesso em 25/04/2016. O relatório, estrutura e apresentação A finalidade de um relatório de

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA WELBER BARRAL Professor licenciado da Universidade Federal de Santa Catarina METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA 5 a Edição Belo Horizonte 2016 SUMÁRIO NOTA DO AUTOR... xiii PREFÁCIO A 5º EDIÇÃO...xvii A

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos

Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Instrumentos de trabalho e disciplina dos estudos Na universidade, uma mudança radical na postura de estudo se faz necessária frente à conclusão das novas tarefas que se apresentam, uma vez que o resultado

Leia mais

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER

Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar Nome Completo do Aluno Sem Abreviar TÍTULO DO ARTIGO: SUBTÍTULO SE HOUVER Faculdade de Araçatuba - FAAR Araçatuba-SP 2016 Nome Completo

Leia mais

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos:

Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: Prezados alunos, vocês deverão escrever para o artigo de vocês uma revisão da literatura, para isso devem seguir alguns passos: 1) Definir a pergunta de pesquisa de vocês, o que vocês querem responder

Leia mais

O QUE É FICHAMENTO. respeito de determinado assunto.

O QUE É FICHAMENTO. respeito de determinado assunto. O QUE É FICHAMENTO É uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto. Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que:

Leia mais

Instrumentos de Estudos Acadêmicos

Instrumentos de Estudos Acadêmicos Instrumentos de Estudos Acadêmicos Fichamento Resumo Resenha ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Veja a seguir uma síntese das principais características e recomendações da ABNT para a elaboração

Leia mais

META Apresentar o fichamento como atividade de anotação de leitura e como gênero acadêmico; Apresentar diferentes modelos de fichamento

META Apresentar o fichamento como atividade de anotação de leitura e como gênero acadêmico; Apresentar diferentes modelos de fichamento FICHAMENTO Aula 7 META Apresentar o fichamento como atividade de anotação de leitura e como gênero acadêmico; Apresentar diferentes modelos de fichamento OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

Repense sua vida Profissional

Repense sua vida Profissional Repense sua vida Profissional Kennis Cursos Conhecimento é o Nosso Negócio! www.kenniscursos.com.br www.facebook.com/kenniscursos Canal youtube Kennis Cursos kennis@idepeconhecimentos.com.br Página 1 Empregabilidade

Leia mais

Sumário. Nota das autoras, xvii. Prefácio da 8 a edição, xix

Sumário. Nota das autoras, xvii. Prefácio da 8 a edição, xix Nota das autoras, xvii Prefácio da 8 a edição, xix 1 Procedimentos didáticos, 1 1 Leitura, 1 1.1 Elementos, 1 1.2 Aspectos fundamentais, 6 1.3 Objetivos, 6 1.4 Fases da leitura informativa, 7 1.5 Sucessivas

Leia mais

Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período

Sistemas de Informação. Metodologia Científica 3º Período Sistemas de Informação Metodologia Científica 3º Período SUMÁRIO CAPÍTULO 3 Fichamento Bibliográfico Fichas de Síntese Geral. Fichas de Síntese Detalhada. Fichas de Transcrição. FICHAS DE SÍNTESE GERAL

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6. Revisão Bibliográfica

Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6. Revisão Bibliográfica Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Aula 6 Revisão Bibliográfica ...para quê serve? é normalmente tratada como um capítulo do trabalho evitar abordagens infrutíferas, não deixando vc perder tempo...

Leia mais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais

Elaboração de Monografia. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais Os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação (especialização) conhecidos como (TCC) constituem uma etapa fundamental para a formação do estudante. O aluno apresenta um trabalho abordando

Leia mais

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO

ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO DISCIPLINA - MONOGRAFIA I DOCENTE RAIMUNDA MARIA BARBOSA DE SÁ ORIENTAÇÕES - PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO INDIVIDUAL 2010.2 TURMA VII PERIODO PEDAGOGIA - NOTURNO OBJETIVOS: 1- Elaborar um projeto de leitura

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científica. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Ms. Daniela Cartoni Aula 3 As etapas da pesquisa Fontes de pesquisa Técnicas de leitura Interpretação de dados Técnicas de documentação Redação científica Planejamento

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72102 Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro,

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 MODELO Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho.

Leia mais

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Autor: Profª Msª Carla Diéguez METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA OBJETIVO DA AULA AULA 3 O PROJETO E O ARTIGO PARTE 1 TEMA DE PESQUISA, FONTES E FICHAMENTO Objetivo Geral Auxiliar o aluno na elaboração

Leia mais

PROJETO DE DISSERTAÇÃO

PROJETO DE DISSERTAÇÃO PROJETO DE DISSERTAÇÃO Aula 1 COMO ESCREVER 3/36 No início... Os cientistas trocavam cartas informais entre si. 1665: Foi criado o primeiro periódico científico The Philosophical Transactions of the Royal

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Estudo e aprendizagem, 5 1 Estudo, 5 2 Anotação, 11 2.1 Anotação corrida, 14 2.2 Anotação da estrutura do texto, 16 2.3 Anotação resumida, 17 2.4 Anotação comentada, 19 3 Sublinha,

Leia mais

Biografia para Esta Aula.

Biografia para Esta Aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Estrutura do TCC Prof. Clovis

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR

O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL DO PESQUISADOR Bibliotecária Maria Carolina Gonçalves Instituto Federal de São Paulo Câmpus São João da Boa Vista Laboratório de Letramento Técnico-Científico

Leia mais

Técnicas de Pesquisa

Técnicas de Pesquisa Técnicas de Pesquisa Aula 04 Formatação (Normas ABNT) Katia A. G. de Azevedo Vanessa Rolnik Artioli 2º. Semestre 2012 Curso: Matemática Aplicada a Negócios Formatação ABNT NBR 14724 Princípios gerais para

Leia mais

A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA Faculdade Estácio do Recife A LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA Prof: Wildson Cruz Disciplina: Metodologia Ciêntífica 1 de 15 Os tipos de leitura e redação científica se subdividem em: Resumo Resenha Fichamento

Leia mais

Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento da Pesquisa Aula 5 Desenvolvimento da Pesquisa Fundamentação Teórica Revisão da Literatura 1 Prof. Marcelo Musci Fundamentação Teórica Revisão da Literatura Leitura de textos científicos/acadêmicos de outros pesquisadores

Leia mais

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa

leitura Leitura, Análise e Documentação de textos 29/04/2011 LEITURA LEITURA LEITURA Ler significa Leitura, Análise e Documentação de textos Prof.Dr. Daniel Bertoli Gonçalves leitura Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, eleger, escolher Imprescindível em qualquer tipo de investigação científica

Leia mais

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Pesquisa Científica PROFESSORA: Shaiala Aquino shaiaquino@hotmail.com Técnicas Para Sistematização

Leia mais

Como Elaborar Artigos para Publicação?

Como Elaborar Artigos para Publicação? Material compilado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da UTFPR Campus Ponta Grossa Como Elaborar Artigos para Publicação? Apresentar a norma NBR 6022

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Aula 3 FICHAMENTO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 3 FICHAMENTO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 3 FICHAMENTO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS META Apresentar discussões sobre a produção de fi chamentos de trabalhos científi cos, compreendendo sua importância para organização dos trabalhos identificados

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ NOÇÕES GERAIS Relatório Técnico-Científico

Leia mais

Cada autor traz em suas obras uma indicação para tal. Algumas pequenas alterações podem ser percebidas e não fazem diferença no corpo do texto.

Cada autor traz em suas obras uma indicação para tal. Algumas pequenas alterações podem ser percebidas e não fazem diferença no corpo do texto. 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 5: Formatação de trabalhos acadêmicos Para uma melhor visualização, interpretação, estética e organização, todo trabalho acadêmico precisa ser organizado de forma

Leia mais

UDESC- JOINVILLE CCT LIC EM QUÍMICA - LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL LPT MATERIAL

UDESC- JOINVILLE CCT LIC EM QUÍMICA - LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL LPT MATERIAL Para responder as questões a seguir, você deve consultar o material dois, ou seja, Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos da UDESC (padrão ABNT) com foco nas formatações de páginas, tamanho de

Leia mais

Módulo 4: Capacitação Metodológica e Didático Pedagógica. Estelamaris T Monego

Módulo 4: Capacitação Metodológica e Didático Pedagógica. Estelamaris T Monego Módulo 4: Capacitação Metodológica e Didático Pedagógica Estelamaris T Monego emonego@fanut.ufg.br A metodologia a serviço da organização das nossas informações e dados epidemiológicos Conceituando...

Leia mais

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo -

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo - RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA Partes Artigo Monografia Título - Autoria - Elementos Currículo - - Capa - Folha de Rosto - Ficha Catalográfca Pré-textuais - Errata - Folha de Aprovação - Dedicatória

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Boa Vista ano NOME DO ALUNO TÍTULO DO

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO XXXXXXXX DISCIPLINA XXXXXX JOSÉ DA SILVA APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS Regras gerais de apresentação: Formato: papel branco, no formato

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COLEGIADO DE DIREITO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COLEGIADO DE DIREITO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS COLEGIADO DE DIREITO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE INSTRUÇÕES GERAIS FICHAMENTO 2016-1 PARIPIRANGA/2016-1 FICHAMENTO DO COLEGIADO DE DIREITO 2016.1 Regras Gerais 1

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DIREITO RESOLUÇÃO 01/2017 REGRAS PARA QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO O Colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade de Caxias do Sul, no exercício das atribuições que lhe

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

Metodologia da Pesquisa. (Etapas do procedimento de pesquisa)

Metodologia da Pesquisa. (Etapas do procedimento de pesquisa) Metodologia da Pesquisa (Etapas do procedimento de pesquisa) AS ETAPAS DO PROCEDIMENTO DE PESQUISA A pergunta de partida Leitura A exploração do tema Entrevistas exploratórias A problemática Modelo de

Leia mais

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI

O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI O LUGAR E O OBJETIVO DO FICHAMETO NA ESFERA ACADÊMICA DÉBORA AZEVEDO MALENTACHI METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA MODALIDADE EAD CURSOS DE GRADUAÇÃO Pró-Reitoria de Ensino ORGANIZADORAS: Aparecida Cristina

Leia mais

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Assunto... 3 1.2 Problema... 3 1.3 Hipóteses... 3 1.4 Tema... 4 1.5 justificativa... 5 1.6 Objetivos... 5 1.7 Referencial Teórico e Revisão da Literatura...

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. Artigo Científico e Monografia Jurídica. Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. Artigo Científico e Monografia Jurídica. Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA Artigo Científico e Monografia Jurídica Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches ARTIGO CIENTÍFICO E MONOGRAFIA JURÍDICA Redação: como se Fala: a) dirigir-se

Leia mais

Yara de Souza Tadano. Página Pessoal: paginapessoal.utfpr.edu.br/yaratadano

Yara de Souza Tadano.   Página Pessoal: paginapessoal.utfpr.edu.br/yaratadano SEMINÁRIOS Aula 1 Yara de Souza Tadano Email: yaratadano@utfpr.edu.br Página Pessoal: paginapessoal.utfpr.edu.br/yaratadano 3/36 No início... Os cientistas trocavam cartas informais entre si. 1665: Foi

Leia mais

Metodologia Científica Aplicado à Engenharia

Metodologia Científica Aplicado à Engenharia DISCIPLINA MONITORES: Bruno Querido Elaine Flávio Rangel Fernanda João Francisco de Assis Pereira Leonardo Neto Jardino Prof.ª Orientadora: Andréia Sarmento $'RFXPHQWDomRFRPR0pWRGRGH(VWXGR3HVVRDO Os métodos

Leia mais

Manual para elaboração de artigos

Manual para elaboração de artigos 1 Manual para elaboração de artigos ESTRELA 2016 2 APRESENTAÇÃO Este documento visa auxiliar os estudantes da Faculdade La Salle Estrela na elaboração de artigos, apresentando as regras dispostas nas normas

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP

Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Profa. Nelma R. S. Bossolan Instituto de Física de São Carlos - USP Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (mbarros@ifsc.usp.br) Profa. Nelma R. S. Bossolan (nelma@ifsc.usp.br) Instituto de Física de São Carlos - USP DATA AULA TEMAS CENTRAIS 25/02/13 0 04/03/13 1 11/03/13 2 18/03/13

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA RESUMOS Definição: é a apresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância,

Leia mais

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal

Desenvolvimento de Carreira Aula Evandro Deliberal Desenvolvimento de Carreira Aula - 05 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Área de atuação profissional: Visão macro da área de atuação do curso. Papel do

Leia mais

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: aspectos introdutórios 1 Márcia Feijão de Figueiredo 2

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: aspectos introdutórios 1 Márcia Feijão de Figueiredo 2 NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA: aspectos introdutórios 1 Márcia Feijão de Figueiredo 2 INTRODUÇÃO No meio acadêmico, é comum por parte dos professores solicitarem o uso de normas bibliográficas em trabalhos

Leia mais

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018

ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA E/OU CIENTÍFICA IMPRESSA ABNT 6022:2018 REFERÊNCIA NORMATIVA Documentos indispensáveis para consulta e aplicação deste documento ABNT NBR 6022 - Artigo em publicação

Leia mais

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica

FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica FISIOTERAPIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Billig Foz do Iguaçu, setembro 2017 Resumo e Resenha Resumo Resumo: É um tipo de redação informativo referencial que se ocupa de reduzir

Leia mais

Estado da Arte: Na Prática Aula 1

Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Estado da Arte: Na Prática Aula 1 Então se você ainda não viu o vídeo em que eu explico o que é essa ferramenta, não se esqueça de conferir. YouTube Video Com essa sequência eu vou mostrar, passo a passo,

Leia mais

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I)

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) Etapas da pesquisa Planejamento Projeto de Pesquisa Execução Coleta e análise dos dados Relatório Final Monografia ou Artigo científico Projeto de Pesquisa Metodologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ODONTOLOGIA/ PRODONTO/

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Leitura e produção de texto científico I

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Leitura e produção de texto científico I CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 5º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Leitura e produção de texto científico I 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Introdução dos conceitos que caracterizam

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

MANUAL PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO MANUAL PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL Colegiado Alex Martins Varela de Arruda Alex

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS PARA ELABORAÇÂO DE MONOGRAFIA

NORMAS ESPECÍFICAS PARA ELABORAÇÂO DE MONOGRAFIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA CURSO DE OCEANOGRAFIA NORMAS ESPECÍFICAS PARA ELABORAÇÂO DE MONOGRAFIA 1. MONOGRAFIA

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES - 2016 - A T E N Ç Ã O Os trabalhos escolares do IMA são sempre ESCRITOS A MÃO e as regras para sua montagem são baseadas na ABNT. No entanto, neste documento,

Leia mais

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador.

ALGUMAS REGRAS. escreva. não deixe para a última hora. leia alguns relatórios ou resumos. faça um esboço revise. mostre para o orientador. ARTIGO CIENTÍFICO 1 2 ALGUMAS REGRAS não deixe para a última hora escreva leia alguns relatórios ou resumos faça um esboço revise mostre para o orientador critique reescreva/ corrija imprima a cópia final!

Leia mais

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante?

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? O mercado de trabalho está bastante exigente e afunilado: aqueles que querem destacar-se em suas profissões para alcançar melhores

Leia mais

PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 4º bimestre 2011

PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 4º bimestre 2011 8 Ano PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 4º bimestre 2011 POR QUE ESTUDAR Valorizar o conhecimento como fonte de manutenção da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos e da sociedade; Compreender a ciência

Leia mais

De acordo com a ABNT, três definições são apresentadas para o artigo: o Artigo Científico o Artigo de Revisão o Artigo Original.

De acordo com a ABNT, três definições são apresentadas para o artigo: o Artigo Científico o Artigo de Revisão o Artigo Original. 1 De acordo com a ABNT, três definições são apresentadas para o artigo: o Artigo Científico o Artigo de Revisão o Artigo Original Tipos de artigos 2 artigo científico: Parte de uma publicação com autoria

Leia mais

Seminário de iniciação à docência (SID)

Seminário de iniciação à docência (SID) Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Subprojeto Biologia Coordenadora: Ivaneide Soares da Costa Bolsista: Carla Tatiane da Silva Seminário

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca da importância da logística operacional em saúde, abordando a gestão

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais