FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS"

Transcrição

1 FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

2 CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA DOS ESTADOS EUROPEUS: Superação da crise feudal; Rei capaz de garantir a paz; Declínio da servidão; Desenvolvimento comercial; Descoberta de novas terras e enriquecimento do continente.

3 CARACTERÍSTICAS DO ESTADO NACIONAL: Centralização do poder nas mãos do rei; Mesmo idioma; Mesma cultura; Formação do exército nacional; Constituição; União de pesos e medidas; Corpo de funcionários públicos; Preservação dos privilégios do clero e nobreza (enfraquecidos);

4 SOCIEDADE ESTAMENTAL:

5 RELAÇÕES SOCIAIS: Isenção fiscal e pensão real REI Sustentação ideológica IGREJA

6 RELAÇÕES SOCIAIS: Cargos militares e isenção fiscal REI Formação do exército e apoio político NOBREZA

7 RELAÇÕES SOCIAIS: Segurança, Monopólios e estrutura econômica REI Impostos e empréstimos BURGUESIA

8

9 TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO

10 NICOLAU MAQUIAVÉL ( ) Local: Itália; Obra: O Príncipe ; Tese: o soberano não deveria medir esforços nem prender-se a conceitos morais para garantir o poder e o controle do estado. Os fins justificam os meios ; O medo é um falso respeito necessário ; Melhor temido do que amado.

11 THOMAS HOBBES ( ) Local: Inglaterra; Obra: O Leviatã ; Tese: o homem tende naturalmente ao conflito. Para garantir a vida era necessário a presença de um soberano capaz de manter a paz. Para isso era necessário o estabelecimento de um contrato: POVO: cede a liberdade; REI: garante a paz. O homem é o lobo do homem O homem em estado de natureza é o caos

12 JACQUES BOSSUET ( ) Local: França; Obra: Sagrada Escritura ; Tese: Direito divido dos Reis - o rei emanava um poder de Deus. se rebelar contra o rei é se rebelar contra Deus

13 JEAN BODIN ( ) Local: França; Obra: A República ; Tese: a soberania real não poderia ser copartilhada pois emanava de Deus.

14 HUGO GROTIUS ( ) Local: Obra: Do direito da paz e da guerra ; Tese: defende o governo despótico. Auxílio ao comportamento do rei em territórios internacionais.

15 FRANÇA: Declínio do Império Carolíngio; Fragmentação após o Tratado de Verdun (843); Luís, o jovem, último rei Carolíngio; Ascenção de Hugo Capeto, Conde de Paris: Combate Guilherme, Duque da Normandia. Início da dinastia Capetíngia.

16 FILIPE AUGUSTO ( ) Expulsão dos judeus (1182); Conquistas militares: submete toda Normandia; Criou impostos nacionais; Bailios: recolhimento dos tributos; Senescais: fiscalização das leis; Modifica a Homenagem para obter subvassalos fiéis; Desiste da III Cruzada (dos reis) e mantém grande rivalidade com Ricardo, o coração de Leão.

17 LUÍS IX ( ) Cria moeda nacional; Rivalidade com João, sem terra (ING); Participação nas 7º e 8º cruzadas; Canonizado como São Luís.

18 FELIPE IV, O BELO ( ) Conflito com a igreja; Convoca Assembleia dos Estados Gerais e aprova cobrança sobre Igreja; Interfere na sucessão do papa Bonifácio VIII nomeando Clemente V; O Cativeiro de Avignon (Babilônia) ( ); A Cisma do Ocidente ( ): Reinado de Carlos V durante a Guerra dos Cem Anos; Existência de 2 papas, um em Roma (Urbano VI) e outro na França (Clemente V). Fim da cisma (1417): União do papado em Martim V e a sede em Roma.

19 CARLOS IV ( ) Último rei capetíngio (neto de Felipe IV); Sua morte desencadeia uma disputa pelo trono que desembocará na Guerra dos Cem Anos.

20 INGLATERRA Fim da heptarquia anglo-saxônica; Invasão de Guilherme I, duque da Normandia: Divide a Inglaterra em condados; Atuação dos sheriffs, funcionários do rei. Início da dinastia dos Plantagenetas (angevinos);

21 HENRIQUE II ( ) Ampliação dos poderes reais; Common Law: leis aplicadas a todo território inglês; Criação de tribunais permanentes; Fortalecimento do exército.

22 RICARDO I, CORAÇÃO DE LEÃO ( ) Ausente na maio parte de seu governo lutando nas cruzadas; Aumenta os impostos para sustentar o conflito e irrita a igreja; Ausência fortalece os senhores feudais.

23 JOÃO, SEM TERRA ( ) Mantém a política de aumento dos impostos; Magna Carta: formação do Grande Conselho para aprovar as medidas do rei; Perda de grande território na França.

24 HENRIQUE III ( ) Enfrenta conflitos internos no país; É preso em batalha em 1216, seu filho Eduardo paga o resgate; Revolta de Simão Montfort: acusa-o de violar a magna carta; Estatutos de Oxford (1265): entrada da burguesia no Grande Conselho.

25 EDUARDO I ( ) 1295 transforma o Grande Conselho em Parlamento; Lutou nas últimas cruzadas; Anexou o país de Gales; Expulsou os judeus da Inlaterra; Governou com mãos de ferro sobre os senhores feudais; Influência política sobre a Escócia; Reprimou a luta pela independência de William Wallace; Iniciou prática dos cercamentos.

26 EDUARDO III ( ) Sua ambição sobre Flandres e o trono francês colocou a Inglaterra na Guerra dos Cem anos.

27 GUERRA DOS CEM ANOS ( )

28 SUCESSÃO DE CARLOS IV ã Lei Sálica: o trono francês não poderia ser transmitido por linha materna.

29

30 ESTOPIM: Filipe de Valois é coroado rei como Filipe VI; Eduardo III reconhece o novo rei, mas invade a cobiçada região de Flandres que se encontrava sob administração francesa. Eclode a guerra.

31 1º PARTE ( ) Sucessivas vitórias navais inglesas: Controle sobre o canal da Mancha. Aprisionamento de João II (filho de Filipe VI): Batalha de Poitiers (1356). Brilhante atuação de Eduardo, o príncipe de Gales, (filho de Eduardo III), o cavaleiro negro. A Peste Negra ( ); A Paz de Bretigny: Trégua na guerra; Inglaterra ocupou 1\3 do território francês.

32 2º PARTE ( ) Restruturação do exército francês com Carlos V, o sábio (filho de João II); Com apenas 18 anos lidera os franceses e paga o resgate do pai. Campanhas brancas : reação francesa; Morte de Eduardo III e o príncipe de Gales; Problemas internos na Inglaterra: Ricardo II (neto de Eduardo III) X Henrique de Lancaster. Rebelião de Watt Tyler (1381); Henrique é coroado como Henrique IV. Carlos V

33 3º PARTE ( ) Morte de Carlos V (França): Carlos VI, o louco, tinha 12 anos. Disputa pelo trono: Borguinhões: duques de Borgonha; Armagnacs: família orleans. Inglaterra aproveita e lança ofensiva: Apoio aos Borguinhões. O Trata de Troyes (1420): Henrique V (Borguinhão e casado com a filha de Carlos V) assume o norte; Carlos VII (Armagnac, filho de Carlos VI) resiste ao sul.

34 HENRIQUE V CARLOS VII

35 4º PARTE ( ) Surgimento da figura de Joana D arc: Mistério sobre sua origem humilde; Luta e morre queimada (1430) por Carlos VII; Explosão do nacionalismo francês. Problemas internos na Inglaterra: Antecedentes da Guerra das 2 Rosas. Vitória francesa.

36 CONSEQUÊNCIAS: Enfraquecimento da nobreza francesa; Início da dinastia Valois: Auge do absolutismo francês. Aprofundamento da crise feudal.

37 ABSOLUTISMO INGLÊS

38 GUERRA DAS DUAS ROSAS ( ) Após derrota na guerra inicia disputa pelo trono: YORK X LANCASTER (nobres aburguesados) Fim da guerra; (nobreza tradicional) Henrique Lancaster casa-se com Elisabeth York e nasce a Dinastia Tudor; Coroado Henrique VII.

39 HENRIQUE VII ( ) Submete a nobreza; Restrutura impostos; Investiu no marinha; Pacificou a Inglaterra.

40 HENRIQUE VIII ( ) Governa em acordo com o Parlamento; Ato de Supremacia (1531): Torna-se o chefe máximo da igreja e do estado. Fundação da igreja Anglicana.

41 EDUARDO VI ( ) Aproximou o anglicanismo do calvinismo; Morre novo com tuberculose

42 MARIA I ( ) Obriga o Parlamento a restaurar o catolocismo; Violenta perseguição aos puritanos: Blood Mary Reaproxima Inglaterra da Espanha ao casar-se com Felipe II; Aprisiona Elisabeth.

43 ELISABETH ( ) Retoma política do pai: Governa com o Parlamento. 2º Ato de Supremacia: Consolida o anglicanismo como religião oficial. Símbolo do desenvolvimento econômico: Proíbe venda de lá inglesa para o exterior; Fortalecimento dos enclousures (cercamentos); Investimento estatal em serviços de correios e transporte; Estímulo a indústria têxtil. Vitória sobre a invencível armada de Felipe II (Espanha); Expansão colonial: Imigração forçada de puritanos para os EUA; Grande plantations de algodão. Morre sem deixar herdeiros a rainha virgem : Dinastia Stwart.

44 O ABSOLUTISMO FRANCÊS

45 CARLOS IX ( ) Luta entre católicos e huguenotes na França: Avanço do protestantismo no país. Disputa política-religiosa pelo poder: Família Guise (Nobreza católica + Catarina de Médici) Huguenotes (calvinistas franceses)

46 A NOITE DE SÃO BARTOLOMEU (24/08/1572) Massacre de milhares de protestantes a mando de Catarina de Médici após assinar o tratado de paz de Saint-Germain (1570); Morte do Almirante Gaspar de Coligny.

47 HENRIQUE III ( ) Henrique de Guize disputa hegemonia política com o rei; Henrique de Navarra Bourbon oferece apoio ao rei; Eclode a Guerra dos 3 Henriques:

48 GUERRA DOS TRÊS HENRIQUES: Rei Henrique católico Henrique de Guise - católico Henrique Bourbon - protestante Após vitória, o rei Henrique nomeia Henrique Bourbon como seu sucessor.

49 DINASTIA BOURBON

50 HENRIQUE IV ( ) Impedido de assumir o trono pela forte oposição dos católicos auxiliados pelo papa e Felipe II (Esp); Conversão de Henrique IV: Paris bem vale uma missa. Edito de Nantes (1598): Liberdade de culto aos protestantes.

51 LUÍS XIII ( ) Regência de Maria de Médici: Luís tinha apenas 9 anos. Última convocação dos Estados Gerais (1612- Revolução Francesa). Absolutismo total. Ministro Cardeal Richelieu: Buscou enfraquecer a influência política da nobreza; Atacou castelos e cassou mandatos; Possibilitou acesso da burguesia na administração pública; Perseguiu protestantes; Intervenção na Guerra dos 30 anos ( ).

52 LUÍS XIV ( ) Assume quando criança; Ministro cardeal Mazarino: Eliminou as frondas (associação de nobres e burgueses contrários ao absolutismo); Paz de Vestfália (1648): França anexa Alsácia e Lorena; Aumenta as taxas após Guerra dos 30 anos; Apogeu do absolutismo na França: O estado sou eu! ;

53 LUÍS XIV ( ) Ministro Colbert: Desenvolveu o mercantilismo francês Desenvolveu manufaturas e navegação; Conquistas territoriais na ásia e América; Luís XIV transfere a corte para o palácio de Versalhes; Luís XIV envolve a França em uma série de confrontos militares que abalam as finanças do Estado; Revoga o Edito de Nante: Um rei, uma lei e uma fé Perseguição religiosa violenta: Migração de milhares de huguenotes = perda de impostos.

54

55

56

57 LUÍS XV ( ) Mantém perseguição aos protestantes; Conflitos: Guerra de Sucessão da Polônia ) Guerra de Sucessão da Áustria (1748); Guerra dos 7 anos ( ); Esvaziou os cofres franceses.

58 LUÍS XVI ( ) Executado pela Revolução Francesa.

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO. Absolutismo ANA CRISTINA.

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO. Absolutismo ANA CRISTINA. Absolutismo DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo e o capitalismo. Nova adequação

Leia mais

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA.

MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA. MONARQUIA FRANCESA SÉC. XV-XVIII AUGE DO ABSOLUTISMO E ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA SÉC. XVI: OS VALOIS NO PODER Guerras de religião: católicos X protestantes; Obstáculo para a centralização; Absolutistas

Leia mais

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS FRANÇA FORMAÇÃO DA MONARQUIA FRANCESA Principal exemplo de Monarquia Nacional; 987: Hugo Capeto assume o trono da França. Início da Dinastia Capetíngia (987-1328); DINASTIA

Leia mais

Absolutismo TEORIA DO DIREITO DIVINO JACQUES BOSSUET JEAN BODIN

Absolutismo TEORIA DO DIREITO DIVINO JACQUES BOSSUET JEAN BODIN Prof. Thiago Absolutismo QUANDO: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. ONDE: sobretudo na FRA, ING, POR e ESP. TEÓRICOS ABSOLUTISTAS: JEAN BODIN (A República). JACQUES BOSSUET (Política Segundo

Leia mais

Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra

Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra Bimestre 2 Formação das monarquias nacionais: França e Inglaterra 1 A formação das monarquias europeias Aulas 28 e 29 2 A trajetória da monarquia francesa 3 A Guerra dos Cem Anos 4 A trajetória da monarquia

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O Absolutismo ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês

Absolutismo. Setor Aula Absolutismo. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Características. 3 Absolutismo Francês Aula 10 Absolutismo 1 Origens Setor 1606 2 Características 3 Absolutismo Francês 4 Absolutismo Inglês Aula 10 10 Absolutismo 1.1 A O fortalecimento do rei Formação de exércitos profissionais e permanentes.

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO Prof. Tácius Fernandes DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo e o capitalismo.

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini

Prof. Alan Carlos Ghedini Prof. Alan Carlos Ghedini ABSOLUTISMO A Coroa concentra todo o poder Pensadores do Sistema Absolutista: Thomas Hobbes: Estado Todo-Poderoso Nicolau Maquiavel: o Príncipe está acima do bem e do mal Jacques

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Preparatório EsPCEx História Geral Aula 3 Os Estados Nacionais europeus da Idade Moderna Antecedentes (I) Eventos da Baixa Idade Média Emergência burguesia Revitalização feiras e comércio Crise do Feudalismo

Leia mais

C A R A CTERÍST ICAS:

C A R A CTERÍST ICAS: O ABSOLUTISMO C A R A CTERÍST ICAS: Centralização do Poder; Burocracia Administrativa; Unificação de pesos e medidas; Fim dos exércitos feudais ; Metalismo busca de moedas (ouro e prata). AS TEORIAS ABSOLUTISTAS

Leia mais

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO Conceito de ABSOLUTISMO MONÁRQUICO IDADE MÉDIA -Apesar do prestígio, o rei medieval era apenas um entre outros condes e duques, dependia dos exércitos

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO Transição... ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder

Leia mais

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO Mercantilismo Políticas econômicas aplicadas pelos Estados europeus absolutistas; Correspondeu, no plano econômico e fiscal, ao crescente fortalecimento dos poderes estatais

Leia mais

ABSOLUTISMO INGLÊS.

ABSOLUTISMO INGLÊS. ABSOLUTISMO INGLÊS 1. INTRODUÇÃO: Guerra dos Cem Anos (1337-1453) Guerra das Duas Rosas (1455-1485) Enfraquecimento da Nobreza. Fortalecimento da Dinastia Tudor. Rei Tudor: apoio da Burguesia + controle

Leia mais

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Índice Clique sobre tema desejado: A origem dos Estados Nacionais Contexto Histórico: crise feudal (séc. XIV-XVI) Idade Média Idade Moderna transição Sociedade

Leia mais

A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV)

A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV) A BAIXA IDADE MÉDIA (séc. XI XV) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Auge e decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado;

Leia mais

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO

INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO INSTRUMENTOS DE TORTURA UTILIZADOS CONTRA AS HERESIAS, CONSOLIDANDO O TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO CADEIRA INQUISITÓRIA ESMAGA CRÂNEOS CINTO DE ESTRANGULAMENTO ESMAGA SEIOS FORQUILHA DO HEREGE Sucesso comercial

Leia mais

2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. Páginas 17 à 28.

2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS. Páginas 17 à 28. 2. ESTADOS NACIONAIS MODERNOS Páginas 17 à 28. Fortalecimento da burguesia e absolutismo REI único líder Diminuição da população = falta de mão de obra nos campos e cidades; Revolta da população por melhores

Leia mais

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje )

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) FRANÇA O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) Durante toda a Idade Média os países europeus de hoje, não existiam. Eles começaram a se formar no final da Idade Média

Leia mais

Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos

Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos Deus faz o rei, o Rei faz a lei Prof. Alan Carlos Ghedini A Crise do Sistema Feudal Na Baixa Idade Média o feudalismo entra em sua mais séria crise.

Leia mais

A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano

A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano A baixa Idade Média: da crise do Feudalismo à formação dos Estados Nacionais na Europa (Séc. XI-XV) [Cap. 5 e 8] Prof. Rafael Duarte 7 Ano Busca de mais terras para cultivo. 1) A Baixa idade Média e a

Leia mais

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio

A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS. Professor: Eustáquio A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS Professor: Eustáquio BURGUESIA E O REI Situação a partir do século XI Revigoramento do comércio Revigoramento das cidades Surgimento de uma nova classe social Burguesia

Leia mais

MONARQUIA INGLESA PROCESSO DE FORMAÇÃO. http://historiaonline.com.br

MONARQUIA INGLESA PROCESSO DE FORMAÇÃO. http://historiaonline.com.br MONARQUIA INGLESA PROCESSO DE FORMAÇÃO Guilherme l, o Conquistador 1066: batalha de Hastings Guilherme, o Conquistador (duque da Normandia) derrota o último rei anglo-saxônico, Haroldo II Início da dinastia

Leia mais

A consolidação das monarquias na Europa moderna

A consolidação das monarquias na Europa moderna A consolidação das monarquias na Europa moderna 12.1 A centralização do poder Colapso do feudalismo Ascensão da burguesia e decadência da nobreza Ambas não tinham força para impor sua hegemonia Necessidade

Leia mais

O FIM DO FEUDALISMO E A CENTRALIZAÇAO POLÍTICA

O FIM DO FEUDALISMO E A CENTRALIZAÇAO POLÍTICA O FIM DO FEUDALISMO E A CENTRALIZAÇAO POLÍTICA O sistema feudal entra em crise com o advento das cidades e a expansão do comércio, somados a outros fatores. 1) Necessidade de moedas, crescimento das cidades

Leia mais

843 Tratado de Verdum divisão do Império entre os netos de Carlos Magno.

843 Tratado de Verdum divisão do Império entre os netos de Carlos Magno. História 8A - Aula 22 As Monarquias Feudais 843 Tratado de Verdum divisão do Império entre os netos de Carlos Magno. -Séculos IX e X sociedade francesa se feudalizou. -Poder real enfraqueceu. -Condes,

Leia mais

Profª Adriana dos Santos Moraes

Profª Adriana dos Santos Moraes Profª Adriana dos Santos Moraes ANTIGO REGIME = ABSOLUTISMO Estrutura de transição(oriunda da desarticulação do mundo feudal); Sociedade: nobres e não nobres; Posição de indivíduos pelo nascimento e não

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA

CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA CAPÍTULO 9 CONSOLIDAÇÃO DAS MONARQUIAS NA EUROPA MODERNA A centralização do poder Colapso do feudalismo. Ascensão da burguesia e declínio da nobreza (ambas sem força para impor sua hegemonia). Necessidades

Leia mais

Prof. José Augusto Fiorin

Prof. José Augusto Fiorin Alta idade média (Séculos v AO X) Baixa Idade Média (SÉCULOS XI AO XV) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a

Leia mais

Aula 20- Crise do século XIV

Aula 20- Crise do século XIV FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL Aula 20- Crise do século XIV DeOlhoNoEnem H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.(peste e fome) H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS O REI FOI O ELEMENTO UNIFICADOR DE UMA NOBREZA EM CRISE, CONCILIANDO, QUANDO POSSÍVELCOM A RICA BURGUESIA, CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O FINANCIAMENTO DO PRÓPRIO ESTADO NACIONAL.

Leia mais

Baixa Idade Média 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Baixa Idade Média 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Baixa Idade Média 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado; novo grupo social:

Leia mais

FO F RMA M ÇÃ Ç O DA D S S MO M NARQUIAS A NACI C ONAIS França e Inglaterra

FO F RMA M ÇÃ Ç O DA D S S MO M NARQUIAS A NACI C ONAIS França e Inglaterra FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS França e Inglaterra Contexto: Cruzadas O Poder Real Ganha Força Burguesia Renascimentos Comercial e Urbano Aliança Rei-Burguesia versus Senhores Feudais e Igreja Os senhores

Leia mais

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII... 122 A Aliança... 124 Como vimos os reis se tornaram líderes absolutos, tinham toda uma estrutura em sua volta cobrando impostos, cumprindo as leis criadas por

Leia mais

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO MERCANTILISMO

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO MERCANTILISMO ESTADOS NACIONAIS ABSOLUTISMO MONÁRQUICO MERCANTILISMO O Estado Nacional realiza uma espécie de ligação com o termo nação, ou seja, com um povo e com uma conjuntura de idiomas, culturas, regras, leis,

Leia mais

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Condições Gerais Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Econômicas: Nobreza interessada nas Terras da Igreja Burguesia contra

Leia mais

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento.

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento. REVOLUÇÃO INGLESA DEFINIÇÃO Movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história. Quando: século XVII. Antecedentes/causas:

Leia mais

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS FRANÇA E INGLATERRA TESE DE PERRY ANDERSON ABSOLUTISMO = tipo de monarquia feudal; PODER POLÍTICO = Rei + Clero + Nobreza; ARISTOCRACIA PODER ECONÔMICO: Burguesia; SERVIDÃO:

Leia mais

BAIXA IDADE MÉDIA. Professora: Schirley Pimentel FATORES: GRANDE FOME; PESTE NEGRA; GUERRAS MEDIEVAIS; REVOLTAS CAMPONESAS;

BAIXA IDADE MÉDIA. Professora: Schirley Pimentel FATORES: GRANDE FOME; PESTE NEGRA; GUERRAS MEDIEVAIS; REVOLTAS CAMPONESAS; Professora: Schirley Pimentel FATORES: GRANDE FOME; PESTE NEGRA; GUERRAS MEDIEVAIS; REVOLTAS CAMPONESAS; FATORES: O esgotamento das terras As cruzadas (mercadores que abasteciam os viajantes com suas

Leia mais

Fim dos regime feudal

Fim dos regime feudal Fim dos regime feudal O Estado Moderno formou-se em oposição as características dos senhores feudais: A política descentralizada; A influência Católica; A Falta de mobilidade social; Nos séculos finais

Leia mais

Território e gove go r ve n r o

Território e gove go r ve n r o Território e governo As monarquias europeias Entre os séculos XI e XV teve início o processo histórico de formação dos Estados europeus como conhecemos hoje. Os primeiros Estados são chamados de Monarquias

Leia mais

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO. Profª Viviane Jordão

ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO. Profª Viviane Jordão ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO Profª Viviane Jordão INTRODUÇÃO As características básicas do sistema econômico e político dominante na Europa ocidental nos séculos XVI e XVII foram: o capitalismo comercial

Leia mais

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva

IMPÉRIO FRANCOS. Prof. Filipe Viana da Silva IMPÉRIO FRANCOS Prof. Filipe Viana da Silva 1. OS REINO FRANCO Invasões germânicos abriram as portas do Império Romano para os francos; Reino mais poderoso da Europa Ocidental; Origem remete à figura mítica

Leia mais

FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS

FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS Os Estados Nacionais Os Estados Nacionais surgiram da unificação dos feudos em uma determinada região. Suas características são: 1 Poder centralizado nas mãos do rei (executivo,

Leia mais

IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI XV)

IDADE MÉDIA BAIXA IDADE MÉDIA (SÉC. XI XV) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Decadência do feudalismo. Estruturação do modo de produção capitalista. Transformações básicas: auto-suficiência para economia de mercado; novo grupo social: burguesia; formação

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI.

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI. REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI INTRODUÇÃO CONTEXTO: Transição feudo-capitalista. Crise do poder clerical na Europa Ocidental. Crise do pensamento teocêntrico europeu. DEFINIÇÃO Quebra do monopólio católico

Leia mais

A Formação dos Estados Nacionais. Prof. André Vinícius

A Formação dos Estados Nacionais. Prof. André Vinícius A Formação dos Estados Nacionais Prof. André Vinícius Você sabe o que é um Estado? Sabia que na Idade Média não existiam país? Ninguém afirmava ser inglês ou ter nascido em Portugal, por exemplo. Os Reis

Leia mais

Prof. Alexandre Goicochea História

Prof. Alexandre Goicochea História FRANCO Merovíngia Carolíngio ISLÂMICO Maomé Xiitas (alcorão) e Sunitas (suna e alcorão) BIZÂNTINO Justiniano Igreja Santa Sofia Iconoclastia Monoticismo (Jesus Cristo só espírito) Corpus Juris Civilis

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS CARACTERÍSTICAS GERAIS 1.1 CONTEXTO TRANSIÇÃO FEUDO-CAPITALISTA CRISE DO FEUDALISMO 1.2 CAUSAS EXPANSÃO DA ATIVIDADE COMERCIAL ALIANÇA REI-BURGUESIA ENFRAQUECIMENTO DO PODER CENTRAL CARACTERÍSTICAS GERAIS

Leia mais

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira

Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18. Profª Ms. Ariane Pereira Recuperação Final de História Caderno 2: páginas: 23 a 34 Caderno 3 : páginas: 3 a 18 Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

Origens do Estado-Nação

Origens do Estado-Nação Geografia Política Geo B Aula 10 Origens do Estado-Nação a Europa Medieval (séc V-XIV) Queda do Império Romano, na segunda metade do século V, devido a crise econômica e invasões bárbaras. Processo de

Leia mais

Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma:

Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma: História Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10 Nome: Nº: Turma: 1. Conteúdos a serem abordados no 3º bimestre: História Geral 1. Unificação e expansão islâmica (Cap. 15). 2. Reinos

Leia mais

Fortalecimento do poder dos reis

Fortalecimento do poder dos reis Fortalecimento do poder dos reis C A P Í T U L O 0 7 Prof: Diego Gomes Disciplina: História Turma: 7 Ano Fortalecimento do poder Real Com revigoramento do comércio e das cidade, formou-se um novo grupo

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

De um lado, estavam os membros das classes sociais que desejavam a manutenção da antiga ordem feudal e seus privilégios...

De um lado, estavam os membros das classes sociais que desejavam a manutenção da antiga ordem feudal e seus privilégios... A Inglaterra do século XVI e XVII foi palco para intensas lutas revolucionárias provocados pelo choque de interesses de duas classes sociais antagônicas... De um lado, estavam os membros das classes sociais

Leia mais

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos

Os povos bárbaros. Povos que não partilhavam da cultura greco-romana. Bárbaros. Estrangeiros. Para os romanos Idade Média Parte 1 Os povos bárbaros Bárbaros Estrangeiros Para os romanos Povos que não partilhavam da cultura greco-romana Viviam em clãs. Economia agrícola/pastoril Não tinham propriedade privada.

Leia mais

A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano

A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano A alta Idade Média e a formação do Feudalismo (Séc. V Séc. X) Prof. Rafael Duarte 7 Ano 1) As tribos Germânicas (p. 12 e 13): Francos, Anglos, Saxões, Ostrogodos, Hunos e etc... Bárbaros: povos fora das

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 4 O Absolutismo Introdução (I) Sécs XII a XV Alterações da ordem geopolítica europeia Os três poderes Poder local Poder supranacional Poder do Estado-Nação Senhores

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 11 Revoluções Inglesas Preparatório EsPCEx História Geral Aula 11 Revoluções Inglesas Introdução (I) Período e fases 1640/1688 Revolução Inglesa, Puritana e Gloriosa Um movimento. Um processo revolucionário Superações definitivas

Leia mais

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA

IDADE CONTEMPORÂNEA A ERA NAPOLEÔNICA ERA NAPOLEÔNICA (1799 1815) Prof. João Gabriel da Fonseca joaogabriel_fonseca@hotmail.com 1 - O CONSULADO (1799 1804): Pacificação interna e externa. Acordos de paz com países vizinhos. Acordo com a Igreja

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE

CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Alta idade média (Séculos v AO X) CARACTERÍSTICAS GERAIS OS POVOS BÁRBAROS O FEUDALISMO O IMPÉRIO CAROLÍNGEO ou REINO CRISTÃO DOS FRANCO O IMPÉRIO BIZANTINO: O IMPÉRIO ÁRABE Baixa Idade Média (SÉCULOS

Leia mais

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares

REVOLUÇÃO INGLESA. Profª Stéfanny Soares REVOLUÇÃO INGLESA Profª Stéfanny Soares Revolução Inglesa do século XVII Primeira manifestação contra o absolutismo. Começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

Leia mais

A Europa na época das Grandes Navegações

A Europa na época das Grandes Navegações Aula 1 e 2 A Europa na época das Grandes Navegações 1 - Século XV: O Nascimento do Mundo Moderno Setor 1621 2 - A formação do Reino de Portugal 3 - A Expansão Ultramarina Europeia Aula 1 e 2 A Europa na

Leia mais

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo.

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo. Aula 9 Reforma Religiosa 1 Origens 2 Luteranismo Setor 1606 3 Calvinismo 4 Anglicanismo 5 A Reforma Católica Aula 9 Reforma Religiosa 1.1 As críticas à Igreja na Baixa Idade Média Práticas Venda dos cargos

Leia mais

A formação dos Estados Nacionais M3_Unid.1. Profª Viviane Jordão

A formação dos Estados Nacionais M3_Unid.1. Profª Viviane Jordão A formação dos Estados Nacionais M3_Unid.1 Profª Viviane Jordão O que é Nação? Nação é um contrato político. Os integrantes de uma nação compartilham os mesmos direitos e uma mesma história. Ser brasileiro

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN HISTÓRIA MODERNA II. Prof.º Me. Halyson Oliveira 2014.2. A R E VO L U Ç Ã O I N G L E S A D E 1 6 4 0 H I L L, C H R I S T O P H E R. A R E V O L U Ç

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano

Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Professor Eustáquio Vidigal 2º ano Processo histórico das Revoluções Inglesas 1) a Revolução Puritana e a Guerra Civil, que transcorreu de 1640 a 1649; 2) a República de Oliver Cromwell, que durou de 1649

Leia mais

CONTRA-REFORMAS. Concílio de Trento ( ) Liderada pelo Papa Paulo III, reafirmar os Dogmas da Igreja e conter o avanço do protestantismo:

CONTRA-REFORMAS. Concílio de Trento ( ) Liderada pelo Papa Paulo III, reafirmar os Dogmas da Igreja e conter o avanço do protestantismo: CONTRA-REFORMAS Reafirmação dos dogmas da Igreja Católica (reformas internas desde 1530) rever o papel das ordens religiosas: Ordem dos Jesuítas - com a missão de expansão da fé católica (grandes navegações);

Leia mais

A Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos A Guerra dos Cem Anos A Guerra envolveu Inglaterra e França, durante o final da Idade Média, época de decadência das estruturas feudais. Apesar dessa situação, destacam-se na Guerra os interesses da facções

Leia mais

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA

OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA OS BÁRBAROS A IDADE MÉDIA Antecedentes: Crise do Império Romano: Crise do escravismo; Declínio da produção e crises econômicas; Altos custos do Estado; Instabilidade política e militar; Ampliação do latifúndio;

Leia mais

ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 3 O Estado Moderno OBS: Responda no seu caderno para posterior visto.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 3 O Estado Moderno OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. ATIVIDADE DE HISTÓRIA PROF. MARCELO SAMPAIO ALUNO(a): Turma Assunto(s): Capítulo 3 O Estado Moderno OBS: Responda no seu caderno para posterior visto. Prezados alunos, O objetivo desta lista de exercícios

Leia mais

ESTADO NACIONAL ABSOLUTISMO EXPANSÃO MARÍTIMA PROF. SORMANY ALVES

ESTADO NACIONAL ABSOLUTISMO EXPANSÃO MARÍTIMA PROF. SORMANY ALVES ESTADO NACIONAL ABSOLUTISMO EXPANSÃO MARÍTIMA PROF. SORMANY ALVES O ESTADO NACIONAL a) A necessidade de reorganização do poder da nobreza frente às s rebeliões camponesas. b) A necessidade de viabilizar

Leia mais

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira

A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia. Profª Ms. Ariane Pereira A centralização do poder na Idade Moderna: novas formas de fazer política e economia Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média: Sociedade fechada; Passou a ter contato com novas formas de pensar:

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software   For evaluation only. REFORMA RELIGIOSA REFORMA RELIGIOSA Fatores que impulsionaram o movimento da Reforma: 1. Condenação da usura (lucro) 2. Novas interpretações da bíblia (imprensa) 3. Corrupção do clero Simonia (venda das

Leia mais

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna

O ANTIGO REGIME. A vida social e política na Europa Moderna O ANTIGO REGIME A vida social e política na Europa Moderna CONCEITUAÇÃO A expressão Antigo Regime foi cunhada pelos historiadores para designar o conjunto de características predominantes nas sociedades

Leia mais

A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI.

A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI. A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI. Foi um movimento iniciado em 1517, pelo monge alemão Martinho Lutero, contra a venda de indulgências e outras práticas defendidas

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos

Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos A IDADE MÉDIA Periodização Oficial 476.dC último Imperador Império Romano do Ocidente Odoacro, Hérulos. 1453 d.c - Tomada de Constantinopla pelos Turcos Idade Média Idade das Trevas Duração +/- 1000 anos.

Leia mais

A formação dos Estados Modernos

A formação dos Estados Modernos A formação dos Estados Modernos Onde: Europa Período: fim da Idade Média e início da Idade Moderna Dividido em dois momentos: Estados Monárquicos (centralização do poder econômico e político) e Estados

Leia mais

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra

HISTÓRIA. aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra HISTÓRIA aula Liberalismo econômico e Revoluções burguesas na Inglaterra Liberalismo econômico Princípios: Não intervenção do Estado na economia Autorregulação do mercado Livre concorrência entre as empresas

Leia mais

Idade Moderna Parte I

Idade Moderna Parte I Idade Moderna Parte I A expansão marítima europeia Período: séculos XV e XVI. Domínio das rotas mediterrânicas para o Oriente pelas cidades italianas. Busca de rotas alternativas Oceano Atlântico. Reinos

Leia mais

ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA CONCEPÇÕES DA ORIGEM DO ESTADO Existem cinco principais correntes que teorizam a este respeito: A corrente teológica; A corrente familiar ou patriarcal;

Leia mais

Revolução Inglesa Movimento revolucionário inglês que derrubou as práticas do Antigo Regime

Revolução Inglesa Movimento revolucionário inglês que derrubou as práticas do Antigo Regime Revolução Inglesa Movimento revolucionário inglês que derrubou as práticas do Antigo Regime Prof: Otto BARRETO Os ingleses foram os primeiros a aprender a dominar o Leviatã, e a fazer dele seu servo em

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA Martinho Lutero ( 1483-1546 ) 1505 Entra para ordem dos Agostinianos 1507 Ordenado Sacerdote 1513 Professor na Universidade de Wittenberg Constante

Leia mais

IDADE MÉDIA ALTA IDADE MÉDIA (SÉC. V X) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS:

IDADE MÉDIA ALTA IDADE MÉDIA (SÉC. V X) 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos populacionais. Síntese de elementos do antigo Império Romano + povos bárbaros + cristianismo. 2

Leia mais

Crise da Igreja Católica

Crise da Igreja Católica Páginas 43 à 54. Crise da Igreja Católica Idade Média Influência espiritual, política e administrativa. Com o absolutismo o poder foi transferindose, o que não aconteceu sem alguns conflitos entre Estado

Leia mais

Prof. Cristiano Pissolato. Formação dos Estados nacionais. França

Prof. Cristiano Pissolato. Formação dos Estados nacionais. França Prof. Cristiano Pissolato Formação dos Estados nacionais França Ducado da Normandia sob controle Plantageneta (ING). Ducado da Bretanha administrada pela dinastia Plantageneta (ING) a partir de 1116 porque

Leia mais

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA

A ERA NAPOLEÔNICA ( ) E O CONGRESSO DE VIENA A ERA NAPOLEÔNICA (1799-1815) E O CONGRESSO DE VIENA FIM DA REVOLUÇÃO E EXPANSÃO FRANCESA http://historiaonline.com.br 1. Napoleão de 1769 a 1799: Patente de general com 24 anos. 1.1 Êxitos militares:

Leia mais

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos

EUROPA SÉCULO XIX. Revoluções Liberais e Nacionalismos EUROPA SÉCULO XIX Revoluções Liberais e Nacionalismos Contexto Congresso de Viena (1815) Restauração do Absolutismo Princípio da Legitimidade Santa Aliança Equilíbrio Europeu -> Fim Sacro I. Romano Germânico

Leia mais

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO

Revolução Inglesa. Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Decapitação do rei Carlos I, em 30 de janeiro de 1649, na cidade de Londres. MARCOS ROBERTO Competências e habilidades desenvolvidas na aula de acordo com o ENEM: - Competência de área 1 - compreender

Leia mais

PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: 8º PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRI DISCIPLINA: História NOTA: 1- "Todo o poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros

Leia mais

ANTIGO REGIME. Páginas 20 à 31.

ANTIGO REGIME. Páginas 20 à 31. ANTIGO REGIME Páginas 20 à 31. Antigo Regime Período do Absolutismo na Europa durante a Idade Moderna. Denominação dada após as revoluções burguesas que promoveram a implantação de monarquias parlamentaristas

Leia mais