Surgiram os sinais ~(til), para substituir uma letra (m ou n); o & ( e comercial) para substituir a palavra latina et (e) e (arroba) para

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Surgiram os sinais ~(til), para substituir uma letra (m ou n); o & ( e comercial) para substituir a palavra latina et (e) e (arroba) para"

Transcrição

1 CORREIO ELETRÔNICO A primeira hipótese para entrarmos em contato com um amigo, que não seja o telefone, é através de mensagens instantâneas, ex. correio eletrônico. Precisou enviar uma simples mensagem, basta acessar o e pronto. De inicio a ideia era somente a troca de mensagens simples, como um serviço de SMS, mas conforme os sistema foi evoluindo, e as possibilidades de enviar mensagens maiores aumentando o passou a ser visto de fato como um correio eletrônico.

2 HISTÓRIA DO Há relatos de que a primeira mensagem enviada para computadores ocorreu em 29 de Outubro de Após investigações descobriu-se que essa mensagem seguiu do computador do laboratório de Kleinrock na UCLA para o de Douglas Engelbart, utilizando como suporte a recém-criada rede da ARPA, mas o sistema caiu durante a transmissão. O próprio como conhecemos hoje, foi inventado por Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos. Em 1971, o programador usou a ARPANET (a rede de computadores que deu origem à Internet como conhecemos hoje) para fazer envio e leitura de mensagens simples.

3 O QUE - ARROBA? Na Idade Média, tinta e papel eram itens valiosos e quem escrevia os livros eram os copistas, estes precursores da taquigrafia (escrita rápida). Devido a isso, os copistas tinham de simplificar os trabalhos substituindo palavras e letras, por símbolos, sinais e abreviaturas.

4 Surgiram os sinais ~(til), para substituir uma letra (m ou n); o & ( e comercial) para substituir a palavra latina et (e) e (arroba) para substituir a preposição latina ad (casa de). O símbolo arroba veio do árabe ar-ruba e seu significado é a quarta parte. Passou então a ter definitivamente sua forma nas máquinas de escrever e até hoje nos computadores. Os endereços de vêm com (arroba) logo após o nome do usuário. Em inglês, o símbolo arroba é lido como at, o que significa em ou a. Portanto podemos dizer que o usuário está em um determinado domínio ou a localização do usuário é tal domínio.

5 Por curiosidade, o na França e na Itália é conhecido como caracol, na China como ratinho, na Suécia por tromba de elefante, na Alemanha por rabo de macaco, em Israel e na Áustria, tem o nome de um doce, strudel e pretzel respectivamente.

6 COMO FUNCIONA? A forma de abreviar eletronic mail, o ou Correio Eletrônico, surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre as pessoas, ou seja, é uma forma de transmitir, receber ou armazenar mensagens, através de sistemas eletrônico de comunicação. As mensagens podem conter anexos como figuras, músicas, vídeos, arquivos de textos, arquivos de planilha ou outro arquivo que o computador reconheça. Por ser uma das ferramentas de maior alcance na Internet, os s podem ser enviados para qualquer parte do mundo, podem ser destinados a mais de uma pessoa, possibilitando trocas de informações de forma rápida e eficiente.

7 PROVEDORES Os provedores são empresas que fornecem uma conta ao usuário e podem agregar a ele serviços, como por exemplo, o . Esses aplicativos funcionam o tempo todo na máquina servidora e ficam atentos a portas específicas, esperando pessoas ou programas para conectar à porta. A maioria dos provedores possui tanto pago quanto gratuito. O servidor de mais simples possível funcionaria mais ou menos assim: Ele teria uma lista de contas de , com uma conta para cada pessoa e juntamente com a conta, uma senha de acesso. O nome de uma conta poderia ser, por exemplo: mariaana48 (Maria Antonia), jbzerra (José Bezerra) e assim por diante. Assim, o servidor teria um arquivo de texto em seu diretório chamado mariaana48.txt e outro chamado jbzerra.txt.

8 PROVEDORES GRATUITOS Entre os provedores gratuitos estão: gmail, bol, hotmail, ig, yahoo, Titelefônica, globomail e outros. Abaixo estão citados alguns provedores nos quais podem ser criados os s:

9 SPAM Originalmente, SPAM foi o nome dado a uma marca de presunto picante (SPiced ham, em inglês, de onde surgiu a sigla) enlatado da Hormel Foods, uma empresa norte-americana que vende o produto desde O primeiro spam via documentado foi enviado em 3 de maio de 1978, há 38 anos.

10 O Gmail, serviço de do Google. Para utilizar os serviços do Gmail, acessar o site ( e clicar em criar uma conta. Será solicitado o preenchimento de um formulário com os dados: Nome e sobrenome; Login ou nome de usuário (nome que dará ao seu ); Senha (código de acesso, este código varia de acordo com o provedor de , mas sempre é recomendado a mistura de letras e números e o não uso de seu próprio nome ou palavras e números muito óbvios como nome do cachorro ou data de nascimento); Pergunta de segurança (caso o usuário esqueça a senha, o provedor permite que a senha seja recuperada através da pergunta de segurança); para recuperação de senha (se o usuário já possui outro , este pode ser cadastrado para que, caso esqueça a senha, o provedor envie um link de recuperação de senha). Número de celular (caso o usuário esqueça a senha receberá por mensagem de texto uma dica no celular para acessar a conta); Prove que você não é uma máquina (serve para combater programas que criam de forma continua s) PASSO A PASSO

11 QUANDO O É ABERTO, AO LADO ESQUERDO TEMOS AS SEGUINTES OPÇÕES: para verificar as mensagens recebidas e/ou enviar novas; Contatos para adicionar e gerenciar os contatos de (endereços das pessoas que pretende enviar e receber mensagens); Tarefas para gerenciar tarefas, como por exemplo, uma miniagenda; Escrever utilizado para escrever uma mensagem nova; Entrada permite visualizar as mensagens recebidas (quando há mensagem nova, fica em negrito); Com estrela visualização de s previamente marcados como importantes; Sinalizadas em alguns provedores de , sinalizar uma mensagem como importante a deixa separada de todas as outras, seja em uma pasta ou na parte superior da caixa de entrada. Pode-se sinalizar uma mensagem de que solicita informações das quais você necessita até uma certa data especifica, para facilitar o controle da troca de informações. Bate-papos o Gmail possui um programa de conversa instantânea próprio (Gtalk). Sempre que um contato seu estiver online, ou seja, utilizando o , você tem a opção de convidar a pessoa para uma conversa instantânea. Caso o usuário deseje ter as conversas gravadas, ficam nesta pasta;

12 Enviados visualização das mensagens enviadas; Rascunhos visualização de mensagens que foram iniciadas mas não terminadas pelo usuário; Spam armazena e possibilita a visualização de mensagens consideradas lixo eletrônico (enviadas por contatos desconhecidos ou enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo); Todos os s visualização de todos os s, independente de qual pasta ele está localizado; Lixeira os s que são apagados da pasta Entrada ficam nesta pasta por certo período, até que o usuário as apague. Caso ele não faça isso, o próprio provedor apaga. O tempo pode variar de 1 semana à 3 meses, dependendo do provedor e da quantidade de acesso ao .

13 As opções Escrever , Entrada, Enviados, Rascunhos, Spam ou Lixo Eletrônico e Lixeira são padrões para quase todos os provedores de e- mail. Pode ser que existam algumas diferenças nos nomes, por exemplo: Escrever aparecer como Novo ou Nova Mensagem, porém a função é a mesma. As demais opções são próprias do Gmail ou de provedores que usam o sistema Google. O usuário também pode criar suas próprias pastas.

14 CONFIGURAÇÕES Na parte de Configurações, que fica à direita na parte superior da tela, é possível alterar e configurar as opções de , desde as básicas (ex: assinatura) como as de enfeite (layout).

15 DICAS DE SENHA PARA TODOS OS E- MAILS E normal que os sites provedores exijam uma senha hoje em dia de no mínimo oito caracteres, com a mescla de letras e números e até a inserção de caracteres especiais, para dar força a sua senha. Conforme você cadastra a sua senha lhe é informado a relevância da sua senha, fator que ajuda a preservar a segurança de seus s. Uma boa dica para a elaboração de uma senha é criar uma frase e transformá-la em sigla como, por exemplo: A minha bicicleta é vermelha - AminBiceVerm. Alguns provedores de exigem senhas que alternam em letras e números (ex: a7k3l9) ou que diferenciem as letras maiúsculas das minúsculas (ex: "paralelepipedo", "paralelepipedo"). Portanto, um exemplo de senha segura é aquela que contém letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Ex: BqnsepC Altere sua senha mensalmente, isso ajuda a evitar problemas. Evitar informações pessoais data de nascimento, telefone, etc; Evitar usar a mesma senha para vários serviços pessoal, profissional, rede social;

16 1. O que é correio eletrônico? 2. Como podemos criar uma conta? 3. Onde se hospeda uma conta de ? 4. O que são provedores? 5. Cite três provedores gratuitos

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito Existem hoje vários sites que oferecem

Leia mais

Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Tutorial do acesso ao WEBMAIL da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul Julho / 2008 O acesso ao e-mail da Defensoria Pública é através do endereço: http://webmail.ms.gov.br Na página que abre, deve-se

Leia mais

Seguindo... TUTORIAL CADASTRO DE ESTABELECIMENTOS: Ao entrar no aplicativo, o Estabelecimento escolherá a opção: QUERO VENDER CERVEJA

Seguindo... TUTORIAL CADASTRO DE ESTABELECIMENTOS: Ao entrar no aplicativo, o Estabelecimento escolherá a opção: QUERO VENDER CERVEJA Ao entrar no aplicativo, o Estabelecimento escolherá a opção: QUERO VENDER CERVEJA O APP irá solicitar se você TEM OU NÃO um cadastro, escolha a opção desejada. Seguindo... Se você já tem CONTA, basta

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES

INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES INFORMÁTICA EPITÁCIO RODRIGUES Criando uma conta de correio eletrônico No inicio da Internet para ser ter uma conta de correio eletrônico era necessário que você tivesse conta no provedor e ao criar esta

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz

Informática para Concursos Professor Thiago Waltz Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Correio Eletrônico a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo

Manual de acesso aos exames pela internet. I - Acesso com o Protocolo Manual de acesso aos exames pela internet I - Acesso com o Protocolo 1. Acesso o nosso site utilizando o endereço http://www.clinicavillasboas.com.br. 2. Clicar no botão Acompanhar Resultados de Exames

Leia mais

Configuração do Contatos para administradores

Configuração do Contatos para administradores Configuração do Contatos para administradores Neste guia 1. Adicionar novas pessoas ao G Suite 2. Importar seu catálogo de endereços antigo 3. Criar outros endereços de e-mail para sua equipe 4. Criar

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

FasterMail Como Utilizar

FasterMail Como Utilizar FasterMail Como Utilizar O FasterMail é um aplicativo WEB que permite que você tenha acesso às suas mensagens, calendários, contatos e tarefas a partir de qualquer computador com acesso à Internet. Como

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 05 - Informática Básica - Internet Roteiro Histórico E-mail Dicas de segurança

Leia mais

Manual do Usuário Webmail SoftSul

Manual do Usuário Webmail SoftSul Manual do Usuário Webmail SoftSul 2 Índice Interface Geral do Webmail 03 Caixa de entrada 04 Opções de apresentação e filtro 05 Os e-mails nos seus estados 06 Marcar um e-mail 07 Acesso a Configurações

Leia mais

1. Alteração e recuperação de senhas

1. Alteração e recuperação de senhas 1. Alteração e recuperação de senhas A proposta deste guia é auxiliá-lo na recuperação ou alteração de senha da conta na rede UFOB. Por meio desta conta, você tem acesso aos computadores, wifi, SIG (Sistema

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet:

Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet: 1 Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet: https://portaldocliente.cma.com.br/primeiro-acesso 2 Para acessar o Portal pela primeira vez, informe seu CNPJ/CPF e o e-mail do contato financeiro

Leia mais

Tutorial. Abre o navegador que você utiliza e digita.

Tutorial. Abre o navegador que você utiliza e digita. Prezados Padres e Secretárias(os) Paroquiais, Neste dia 15 de novembro, todas as contas de e-mail da diocese serão migradas para o Google. O acesso será feito através do Gmail e o login continuará exatamente

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

Guia para testes AfixInv (Demonstração)

Guia para testes AfixInv (Demonstração) Guia para testes AfixInv (Demonstração) INTRODUÇÃO Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo.

O conteúdo da aplicação poderá ser administrado através do Backend - Painel Administrativo. fmc.digital O que você imaginar nós fazemos. O que não imaginar nós vamos pensar. Manual de Utilização Painel Administrativo FMC Dashboard Informações Gerais O conteúdo da aplicação poderá ser administrado

Leia mais

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO

A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO A marca que mais respeita você. Primeiro ACESSO Bem-vindo à VR Benefícios Entendemos a importância deste benefício aos seus funcionários e por isso queremos estar com você neste momento. Utilize este guia

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018.

POP s. POP 12.1 Usuário Externo. (Procedimento Operacional Padrão) Versão 01, Fev/2018. POP s (Procedimento Operacional Padrão) POP 12.1 Usuário Externo Versão 01, Fev/2018. I. Apresentação O objetivo deste manual é orientar o usuário externo do SEI da UFPel a se cadastrar, acessar, recuperar

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Outlook Express a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO BLUE (ALUNO)

MANUAL DE ACESSO AO BLUE (ALUNO) MANUAL DE ACESSO AO BLUE (ALUNO) Sumário Acesso 3 Navegação Global Erro! Indicador não definido. Entendendo e usando o menu de Navegação Global 3 Item Conta 4 Item Disciplina 4 Item Calendário 5 Item Caixa

Leia mais

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH

Trabalhe Conosco. (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco (Configuração da Ferramenta Trabalhe Conosco) Fortes RH Trabalhe Conosco O sistema Fortes RH possibilita a divulgação das vagas internas e externas através da ferramenta Trabalhe Conosco,

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Guia Rápido Auto cadastro Discente

Guia Rápido Auto cadastro Discente CSI- Coordenação de Sistema da Guia Rápido Auto cadastro Discente O aluno de Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) que ainda não possui acesso ao SIGAA, deve realizar o auto cadastro. A seguir um guia rápido

Leia mais

Tutorial de Acesso do Aluno ao SUAP Acesso ao Sistema Sistema SUAP NTI/DDS

Tutorial de Acesso do Aluno ao SUAP Acesso ao Sistema Sistema SUAP NTI/DDS Página 1 ACESSANDO O SISTEMA SUAP O acesso ao sistema SUAP poderá ser feito de 2 maneiras: 1. Digitando diretamente no navegador a URL: https://suap.uenp.edu.br 2. Acessando o Portal da UENP pela URL:

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre as pessoas. Anteriormente

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra Webmail

Manual de Utilização do Zimbra Webmail Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Utilização do Zimbra Webmail Introdução.

Leia mais

Bem-vindo a HostGates! Agradecemos por assinar uma conta de hospedagem conosco. Leia nossos " Termos do Serviço " e " Política de 's "

Bem-vindo a HostGates! Agradecemos por assinar uma conta de hospedagem conosco. Leia nossos  Termos do Serviço  e  Política de  's Bem-vindo a HostGates! Agradecemos por assinar uma conta de hospedagem conosco. Leia nossos " Termos do Serviço " e " Política de email's " Como Fazer seu site aparecer nas Buscas do Google Obs: Agora

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve. TIC Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º ANO

Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve. TIC Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º ANO Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve TIC Tecnologias de Informação e Comunicação 8.º ANO Ano Letivo 2017 / 2018 Permitem aceder e partilhar informação de forma colaborativa, podendo para tal ser utilizada

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

7) Clique em Enviar e aparecerá uma mensagem que o trabalho foi enviado com sucesso.

7) Clique em Enviar e aparecerá uma mensagem que o trabalho foi enviado com sucesso. INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS PARA O 55º CBO Submissão de Trabalhos 1) A única forma de submissão dos resumos será on line. Será permitida a submissão de DOIS RESUMO SIMPLES POR INSCRIÇÃO. 2) Faça

Leia mais

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM

ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM ALCATEL-LUCENT ENTERPRISE RAINBOW TM Guia de Início Rápido do Rainbow TM Essential para usuários com contas pré-configuradas. Versão Desktop Windows e Web Browser Outubro de 2017 Conteúdo 1 Introdução

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário. Versão 1.0

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário. Versão 1.0 SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 05/08/2016 1.0 Criação do Artefato Eliene Carvalho MAPA/SE/SPOA/CGTI. Página 2 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis

Sejam bem-vindos. Pais e responsáveis Sejam bem-vindos Pais e responsáveis O aplicativo de comunicação que conecta e engaja você com a escola. Benefícios para os responsáveis Informações escolares a qualquer hora e lugar Você mais presente

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

OS ITENS EM VERMELHO ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO NO YOUTUBE É POSSÍVEL ACELERAR A VELOCIDADE DO VIDEO (Ver abaixo)

OS ITENS EM VERMELHO ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO NO YOUTUBE É POSSÍVEL ACELERAR A VELOCIDADE DO VIDEO (Ver abaixo) 1 MANUAL DE USO Índice 1. ESQUEMAS DE FUNCIONAMENTO (REDE, LOCAL E EXTERNO)... 3 2. Instalação e manutenção do sistema... 4 2.1. Primeira instalação do EVOP... 4 2.2. Registrar o sistema e liberar a licença...

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:...

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 1 Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 10 Como enviar os arquivos de cupom fiscal?... 11

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem!

Introdução. Seja bem-vindo ao nosso ambiente virtual de ensino e aprendizagem! ALUNO CAMPUS ONLINE Introdução Nesse breve tutorial, você vai conhecer os primeiros e principais passos do aluno dentro da plataforma de ensino a distância do Instituto Federal do Piauí. Seja bem-vindo

Leia mais

Manual de Usuário Solução para problemas no acesso ao SIGA?

Manual de Usuário Solução para problemas no acesso ao SIGA? Manual de Usuário Solução para problemas no acesso ao SIGA? Categoria Usuários-Alunos Processo Solução de Problemas de Acesso Manual Id Data de Revisão 04/12/2017 Contexto do Manual Este manual apresenta

Leia mais

Manual de uso do SSM. Classificação da informação: externa. Data: 09/08/18

Manual de uso do SSM. Classificação da informação: externa. Data: 09/08/18 Manual de uso do SSM Classificação da informação: externa Data: 09/08/18 Manual do usuário Objetivo Este manual auxilia no pedido de habilitação no SSM (Sistema de Supervisão de Mercados). O leitor encontrará

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE

MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE Claro S.A MANUAL DE INSTRUÇÕES CLARO TORPEDO EQUIPE São Paulo 05/08/2014 Versão 3 1. Acesso à ferramenta O acesso poderá ser feito pelo link https://torpedoequipe.claro.com.br/torpedoequipe Ou também acessando

Leia mais

Servidor ou Pensionista: Tutorial da criação de senha no SIGAC/SIGEPE

Servidor ou Pensionista: Tutorial da criação de senha no SIGAC/SIGEPE Servidor ou Pensionista: Tutorial da criação de senha no SIGAC/SIGEPE (1º Tópico) Quem precisa criar senha no Sigac? Todos os servidores (ativos e aposentados) e pensionistas que precisam acessar as funcionalidades

Leia mais

Manual de Integração ao Atendimento Online

Manual de Integração ao Atendimento Online Manual de Integração ao Atendimento Online Chapecó, 2015 Sumário Atendimento Online... 3 Cadastro... 4 Recuperação de Senha... 5 Central de Relacionamento... 6 Suporte via Chat... 7 Conclusão e Avaliação

Leia mais

Guia de depósito de obras

Guia de depósito de obras Guia de depósito de obras 2016 Guia de depósito de obras no RIDI Repositório Institucional Digital do IBICT Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT Diretora Cecília Leite Coordenadora

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk.

Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. Objetivo Com o objetivo melhorar a comunicação com o os clientes e dinamizar o atendimento aos usuários, criou-se o Help Desk. O Help Desk é o sistema responsável por gerenciar chamados, com ele, é possível

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO A plataforma Podio foi escolhida pela FEE como biblioteca padrão para o envio e compartilhamento de documentos, relatórios, imagens e qualquer outro arquivo relativo

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Mozilla Thunderbird a) Correio Eletrônico O software de correio eletrônico surgiu com o objetivo de auxiliar a comunicação e a troca de informações entre

Leia mais

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades.

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades. Sumário Introdução... 4 1. Acesso... 5 2. Tela Inicial... 7 3. Menu Ações... 9 3.1 Conflitos... 9 3.2 Grade... 9 3.2.1 Filtros... 10 3.3 Novo Agendamento... 11 3.4 Meus Agendamentos... 14 4. Considerações

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO GLPI Objetivo: Esse manual, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema de Help Desk utilizado pela Coordenação de Gestão

Leia mais

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass

Manual One Pass. Thomson Reuters. Agosto Manual One Pass Manual One Pass Thomson Reuters Agosto 2017 1 Manual One Pass Tabela de Conteúdo ONEPASS... 3 O QUE É UMA CONTA ONEPASS?... 3 COMO CRIAR UMA CONTA ONEPASS PARA O CHECKPOINT?... 4 CRIANDO UMA CONTA DE ACESSO

Leia mais

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO

EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO EXTRANET MANUAL DO USUÁRIO 2 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 E-MAIL DE BOAS VINDAS... 3 3 LOGIN... 4 4 DADOS CADASTRAIS... 4 5 NAVEGAÇÃO... 5 6 FAQ... 6 7 ABERTURA DE OCORRÊNCIA... 7 7.1 Categorização... 7

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

3. Como olhar os s da sua conta de do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware?

3. Como olhar os  s da sua conta de  do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware? FAC E-Groupware Sumário 1. Como acessar o E-Groupware? 2. Como alterar a sua senha do E-Groupware? 3. Como olhar os e-mails da sua conta de e-mail do grupo rio do peixe? 4. Como escrever um novo e-mail?

Leia mais

Manual Plataforma Moodle

Manual Plataforma Moodle Manual Plataforma Moodle Faculdade Sogipa de Educação Física Acadêmicos (as), a Faculdade Sogipa está disponibilizando a plataforma Moodle como ferramenta de apoio acadêmico. O Moodle é um instrumento

Leia mais

Como criar usuários do Painel

Como criar usuários do Painel Como alterar a Usuário? - FEC39 Senha do Caminho: Meus Dados>Mudar Senha Referência: FEC39 Versão: 2017.01.16 Como Funciona: Esta tela é utilizada para alterar a senha do usuário logado no Painel administrativo

Leia mais

Ambiente Administrador

Ambiente Administrador Ambiente Administrador A funcao do administrador e criar e admnistrar as contas dos funcionarios/ staff, pode editar contas, colocar fotos, infos pessoais e deletar/ incluir staff. Para acessar o ambiente

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar!

GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO. Então vamos começar! GUIA DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PODIO A plataforma Podio foi escolhida pela FEE como biblioteca padrão para o envio e compartilhamento de documentos, relatórios, imagens e qualquer outro arquivo relativo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Juliana Feijó Melo Maria do Socorro de Souza Evangelista Santos

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Juliana Feijó Melo Maria do Socorro de Souza Evangelista Santos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Juliana Feijó Melo Maria do Socorro de Souza Evangelista Santos Plano de aula Instruindo pessoas adultas aos conhecimentos sobre acesso e utilização de Webmail

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS

PROGRAMA INTERNET PARA TODOS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES SECRETARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DEPARTAMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL PROGRAMA INTERNET PARA TODOS Manual de orientação de adesão ao programa Internet

Leia mais

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria.

5.0. Guia Prático 5 4G. Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a. Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume. tampa traseira. bateria. 1 1 Inserir ou retirar a tampa traseira 5 4G Guia Prático Luz de notificação 2 Inserir ou retirar a bateria 2 5.0 Tecla Liga/ Desliga Aumentar/ Diminuir volume 3 Carregar a bateria * 4 4 4 Inserir ou retirar

Leia mais

Cadastro. Caro aluno,

Cadastro. Caro aluno, Cadastro Caro aluno, Bem-vindo à Plataforma Sophia, plataforma de ensino adaptativo da CNEC. Para ingressar, siga os procedimentos a seguir. Nela você terá acesso a conteúdos exclusivos, como Material

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF Para ter acesso ao envio de artigos para o CONENF, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/conenf/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 TUTORIAL Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como compartilhar o Google Agenda TUTORIAL DE COMO COMPARTILHAR O GOOGLE AGENDA Objetivos:

Leia mais