localizar documentos nas bibliotecas da UA 2010/2011

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "localizar documentos nas bibliotecas da UA 2010/2011"

Transcrição

1 localizar documentos nas bibliotecas da UA 2010/2011

2 localizar documentos nas bibliotecas da UA objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Conhecer os espaços e os serviços das bibliotecas da UA; o Identificar os serviços e recursos disponíveis no portal das bibliotecas da UA; o Identificar as potencialidades de pesquisa, localização e gestão da informação no catálogo das bibliotecas da UA.

3 1. as bibliotecas da UA

4 1. as bibliotecas da UA Biblioteca

5 1. as bibliotecas da UA 2º Piso - Geral Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Computadores para acesso à internet Sala de fotocópias e impressões Máquina de auto-empréstimo Serviço de atendimento e empréstimo Serviço de referência e apoio a pesquisas Serviço de empréstimo interbibliotecas Pesquisa de informação estatística Internet por acesso wireless Biblioteca

6 1. as bibliotecas da UA 3º Piso - Humanidades Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Computadores para acesso à intranet e scanner Sala de partituras Salas para trabalho de grupo Gabinetes de estudo individual Gabinetes de trabalho para utilizadores com necessidades especiais Gabinetes para consulta de documentos audiovisuais Serviço de atendimento e empréstimo Internet por acesso wireless Biblioteca

7 1. as bibliotecas da UA 4º Piso - Avançado Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Centro de Documentação Europeia Sala de fundos reservados Serviço de atendimento e empréstimo Internet por acesso wireless Biblioteca Mais informações: > apresentação > bibliotecas > biblioteca

8 1. as bibliotecas da UA Organização dos livros na biblioteca Biblioteca As diversas áreas encontram-se distribuídas pelos três pisos da Biblioteca, da seguinte forma: 2º Piso GERAL (G) - ciência e tecnologia informáticas, ciências sociais, ambiente, física, química, geologia, biologia, zoologia, medicina e ciências médicas, materiais, mecânica, engenharia civil, gestão, contabilidade, cerâmica e vidro, planeamento e geografia;. Localizar e utilizar a 3º Piso HUMANIDADES (H) - filosofia, psicologia, psicologia, religião, política, direito, administração pública, arte, música, línguas, literatura, história; informação 4º Piso AVANÇADO (A) - ciência e tecnologia informáticas, matemática, física, química, materiais, engenharia civil, cerâmica e vidro (níveis avançados);

9 1. as bibliotecas da UA Zonas de estudo Numa tentativa de minorar o ruído provocado pelo elevado tom das vozes e com isso melhorar o ambiente nas salas de leitura, a Biblioteca criou três zonas diferentes de estudo, a zona colaborativa, a zona calma e a zona de silêncio. Biblioteca Escolha o seu espaço!

10 1. as bibliotecas da UA Zonas de estudo Biblioteca

11 1. as bibliotecas da UA Mediateca

12 1. as bibliotecas da UA Biblioteca Mediateca Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Computadores para acesso à internet Sala de fotocópias e impressões Salas para trabalho de grupo Equipamento para utilizadores com necessidades especiais Gabinetes para consulta de documentos audiovisuais Serviço de atendimento e empréstimo Serviço de referência e apoio a pesquisas Internet por acesso wireless Mais informações: > apresentação > bibliotecas > mediateca

13 1. as bibliotecas da UA ISCA

14 1. as bibliotecas da UA Biblioteca ISCA Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Computadores para acesso à internet Sala de fotocópias e impressões Serviço de atendimento e empréstimo Serviço de referência e apoio a pesquisas Serviço de empréstimo interbibliotecas Internet por acesso wireless Mais informações:

15 1. as bibliotecas da UA ESTGA

16 1. as bibliotecas da UA Biblioteca ESTGA Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Computadores para acesso à internet Serviço de fotocópias e impressões Serviço de atendimento e empréstimo Internet por acesso wireless

17 1. as bibliotecas da UA ESAN

18 1. as bibliotecas da UA Biblioteca ESAN Sala de leitura Computadores para pesquisa bibliográfica Computadores para acesso à internet Serviço de fotocópias e impressões Serviço de referência e apoio a pesquisas Serviço de atendimento e empréstimo Internet por acesso wireless Mais informações: > apresentação > bibliotecas > centro de recursos em conhecimento aveiro-norte

19 2. O portal das bibliotecas da UA

20 2. O portal das bibliotecas da UA

21 2. O portal das bibliotecas da UA 2.1. serviços

22 2. O portal das bibliotecas da UA 2.2. pesquisa online

23 2. O portal das bibliotecas da UA 2.3. apoio online

24 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades

25 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades pesquisa no catálogo colectivo integrado O catálogo está disponível na Internet em Permite efectuar pesquisa simultânea dos vários tipos de documentos existentes nas várias bibliotecas da UA; fornece os dados bibliográficos das publicações através do seu registo completo; o acesso ao formato electrónico do documento, quando disponível; a localização do documento; a situação de empréstimo;

26 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades pesquisa por biblioteca da UA Possibilita a realização de pesquisas separadamente em cada biblioteca da UA. Podem ser efectuadas pesquisas das publicações só existentes na Biblioteca, na Mediateca, no Centro de Documentação Europeia, no ISCA, etc.

27 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades pesquisa por tipo de documento Permite a realização de pesquisas por tipo de documento. Podem ser seleccionadas apenas as monografias, as partituras, os audiovisuais, os periódicos (revistas), etc. No caso destes, não se incluem os acessíveis electronicamente (pelo consórcio B-On ou outro meio).

28 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades pesquisa percorrer índices Permite a realização de pesquisas através de índices, ordenados alfabeticamente. Digite o texto a partir do qual pretende iniciar a pesquisa e seleccione o índice pretendido.

29 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades pesquisa por fundos especiais Permite a realização de pesquisas nos vários fundos especiais das bibliotecas da UA. Estes fundos são conjuntos de publicações que pelo seu conteúdo, forma de aquisição ou formato, não se encontram em acesso livre. Incluem-se aqui as provas académicas defendidas na UA, o fundo de publicações sobre Aveiro - Aveirana (AV), o fundo Manuel dos Reis (MR), etc. A consulta destas publicações deve ser solicitada a um técnico e não podem ser requisitadas.

30 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.1. conteúdos e funcionalidades pesquisa no catálogo geral Este é o catálogo que surge por defeito quando se entra em Permite realizar pesquisas na totalidade dos fundos documentais existentes nas bibliotecas da UA. Caso tenha efectuado pesquisas num subcatálogo (por tipo de documento ou por biblioteca da UA) e pretenda pesquisar no catálogo geral, seleccione: Deverá aparecer a indicação do catálogo geral:

31 3. 1.catálogo web das bibliotecas da UA localizar pesquisar livros publicações e revistas

32 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa simples O catálogo possibilita a realização de vários tipos de pesquisa conforme a necessidade dos utilizadores e as referências bibliográficas que se pretendem pesquisar.

33 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por título Permite efectuar pesquisa pelo título do livro, do periódico (não do artigo científico), da partitura, do CD, etc.

34 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por título - exercício Verificar se existe nas bibliotecas da UA o artigo: BLOCH, Hannah Crisis Cartography. Nat. Geogr. Vol. 218, n.º 4 (2010), p. 10. Pesquisa por título do artigo? Pesquisa por título da publicação! Em que biblioteca? Todas Que tipo de documento? Periódicos Título completo: National geographic Uso da truncatura? Nat? Geogr?

35 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por título - exercício Ao aceder ao registo da revista, deve ser verificado se esta tem acesso em linha. Se não tiver, é necessário verificar as existências para confirmar o ano pretendido.

36 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por título - exercício Depois de aceder ao ano pretendido, é necessário verificar os volumes e os números existentes e disponibilidade do que é necessário.

37 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por autor Possibilita a pesquisa por palavras do nome do autor.

38 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por autor - exercício Pesquisar no catálogo livros de José Saramago.

39 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por autor - exercício Lista de livros de José Saramago.

40 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por autor - exercício Registo do livro A viagem do elefante. Localização (cota)

41 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações localização das obras Após ser encontrada a localização da referência procurada, é necessário interpretála. As cotas estão divididas em três partes: algarismos, letra e algarismos (com ou sem letras). A letra identifica o piso: G (geral 2º piso) H (humanidades 3º piso) A (avançado 4º piso) Os algarismos que estão antes da letra correspondem ao número da prateleira (que corresponde ao assunto) e os que estão depois da letra correspondem ao número do livro nessa prateleira V H. SRM.33

42 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações localização das obras O Sistema Integrado de Localização de Obras (SILO) oferece um mapa do piso com identificação da estante onde está a publicação pretendida (no caso de estar em acesso livre) ou dá uma informação útil sobre a localização da mesma.

43 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações localização das obras Neste caso, a localização da obra é no 3º piso (H), estante 35 e 36. Nesta estante procura a prateleira com a cota 869.0V, depois por ordem alfabética SRM e por ordem sequencial numérica o livro número 33.

44 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta Aqui podem ser colocadas palavras soltas do que se pretende pesquisar. Podem ser colocadas por exemplo palavras do título da publicação em simultâneo com o apelido do autor.

45 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta - exercício Pesquisar no catálogo viagem elefante do autor Saramago. Palavras: viagem elefante Saramago campo: geral

46 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta - exercício O resultado foi o livro A viagem do elefante.

47 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta operadores boleanos Os operadores boleanos and, or e not permitem combinar termos a pesquisar.

48 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta operadores boleanos Recupera os registos existentes com as palavras Saramago e viagem mas sem elefante.

49 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta - truncatura O uso da truncatura? também permite recuperar termos no singular e no plural. Recupera os registos existentes com as palavras viagem e viagens.

50 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta - Google Books O catálogo tem, sempre que possível, ligação ao Google Books onde pode encontrar mais informações sobre a obra, ler partes da mesma e revisões criticas.

51 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por palavra solta - Google Books

52 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por assunto O catálogo permite efectuar pesquisa por assunto. Este deve ser escrito em português.

53 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por assunto - exercício Pesquisar no catálogo, provas académicas sobre gestão de empresas.

54 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por assunto - exercício Seleccionar o(s) registo(s) pretendido.

55 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por assunto - acesso ao SInBAD Quando pesquisar provas académicas deve verificar se está disponível para consulta, em formato digital, na totalidade ou em parte, no SInBAD.

56 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por assunto - acesso ao SInBAD

57 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações pesquisa por assunto - acesso ao SInBAD

58 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações percorrer índices Na pesquisa por índices é possível percorrer alfabeticamente a lista a partir de um assunto, encontrar termos e combinações de termos.

59 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações percorrer índices - exercício Pesquisar no catálogo, através dos índices, o assunto gestão de empresas.

60 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.2. pesquisar publicações percorrer índices - exercício Pode avançar ou recuar na lista dos assuntos e clicar sobre cada um que pretenda visualizar.

61 3. 1.catálogo web das bibliotecas da UA 1.2. localizar livros 3.3. resultados e revistas

62 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados lista de resultados / histórico da sessão Na opção resultados, pode voltar à lista da última pesquisa realizada.

63 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados lista de resultados / histórico da sessão Na opção histórico pode recuperar todas as pesquisas efectuadas na sessão actual.

64 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados lista de resultados / histórico da sessão Na opção histórico pode recuperar todas as pesquisas efectuadas na sessão actual.

65 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados refinar resultados Quando os resultados obtidos são muito extensos, pode refinar a pesquisa.

66 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados refinar resultados Para isso escolha um operador boleano, defina um campo a pesquisar e escreva uma nova palavra.

67 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados gravar / enviar Pode seleccionar registos das pesquisas realizadas e gravá-los ou enviá-los por e- mail.

68 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados gravar / enviar Basta preencher o campo de para enviar os registos.

69 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados gravar / enviar Se não preencher o campo de poderá gravar os registos.

70 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados link permanente As sessões de pesquisa do catálogo são temporárias. Quando for necessário gravar o link de um registo para colocar num trabalho, enviar por a um colega ou a um professor ou simplesmente para voltar a consultar mais tarde, deve clicar na opção link permanente e guardar o link que surgir na barra de navegação.

71 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados referência bibliográfica com a NP405 As referências das publicações consultadas, por exemplo, para a realização de um trabalho, devem ser referidas no mesmo. Para facilitar a sua descrição, no catálogo pode visualizar o registo no formato da NP405, que é a norma portuguesa para a elaboração de referências bibliográficas.

72 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.3. resultados referência bibliográfica com a NP405 A referência bibliográfica está pronta para colocar num documento. Depois de copiar e colocar no trabalho, deve colocar o apelido do autor em maiúsculas e o título do documento a negrito. ARRAIS, Inês Perdiz - O comportamento do consumidor face a questões ambientais ; sob orientação de Silvina Santana e Sandra Loureiro. Aveiro : I. Arrais, , XII p. : il. color. Tese de mestrado: Gestão, Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, 2009 Mais informações sobre referências bibliográficas em: > apoio online > referências bibliográficas

73 3. 1.catálogo web das bibliotecas da UA 1.2. localizar 3.4. espaço livros e pessoal revistas

74 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal acesso Para aceder ao espaço pessoal clique em login > espaço pessoal e insira os seus dados de Utilizador Universal UU.

75 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal acesso Nesta página poderá consultar a sua lista de empréstimos, o histórico de empréstimos, as reservas, etc.).

76 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal consulta da lista de empréstimos A opção empréstimos do espaço pessoal permite verificar quais os livros ou outras publicações requisitadas e os respectivos prazos de devolução.

77 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal renovação de empréstimos Pode renovar o empréstimo de uma publicação, no máximo até 3 vezes, se não tiver publicações requisitadas com datas de devolução expiradas, multas para pagar por não cumprimento das datas de devolução e desde que não existam utilizadores em fila de espera para as mesmas publicações. Seleccione cada publicação que pretende renovar.

78 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal renovação de empréstimos Clique na opção renovar. Verifique a nova data de devolução da publicação. Se não a devolver na data prevista, incorre no pagamento de uma penalização de 0.50 por dia e por livro.

79 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal reserva de um livro emprestado O espaço pessoal faculta a possibilidade de reservar um livro que se encontra emprestado. Quando efectuar uma pesquisa e verificar que todos os exemplares estão requisitados, pode seleccionar o que tem a data de devolução mais próxima. Clique na opção Reserva.

80 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal reserva de um livro emprestado Na janela seguinte, verifique os dados e envie o pedido.

81 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal reserva de um livro emprestado Na mensagem seguinte confirme o pedido.

82 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal reserva de um livro emprestado Para verificar o estado da reserva aceda ao menu Reservas no seu espaço pessoal. O campo Estatuto da requisição informa-o do estado da mesma.

83 3. catálogo web das bibliotecas da UA 3.4. espaço pessoal sair do espaço pessoal Não se deve esquecer de sair do espaço pessoal, especialmente se aceder em locais públicos.

84 livros electrónicos onde e como pesquisar

85 livros electrónicos onde e como pesquisar 1. como aceder Através do portal tem acesso aos vários portais de editores e plataformas de pesquisa que disponibilizam livros electrónicos, subscritos pela UA.

86 2. plataforma MYilibrary livros electrónicos onde e como pesquisar

87 2. plataforma MYilibrary livros electrónicos onde e como pesquisar

88 2. plataforma MYilibrary livros electrónicos onde e como pesquisar

89 livros electrónicos onde e como pesquisar 3. portais dos editores - Elsevier tutorial

90 3. portais dos editores - Elsevier livros electrónicos onde e como pesquisar

91 3. portais dos editores - Elsevier livros electrónicos onde e como pesquisar

92 livros electrónicos onde e como pesquisar 3. portais dos editores - Springer Estão acessíveis, pelo consórcio B-On, mais de livros editados até Os livros deste editor não são pesquisáveis no catálogo das bibliotecas da UA. ficheiro Excel com os títulos disponíveis

93 3. portais dos editores - Springer livros electrónicos onde e como pesquisar

94 3. portais dos editores - Springer livros electrónicos onde e como pesquisar

95 3. portais dos editores - Springer livros electrónicos onde e como pesquisar

96 livros electrónicos onde e como pesquisar 4. catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA Parte dos livros, existentes nas colecções electrónicas da UA, estão registados no catálogo das bibliotecas da UA.

97 livros electrónicos onde e como pesquisar 4. catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA Ao visualizar o registo, deve clicar no URL para aceder ao documento electrónico.

98 livros electrónicos onde e como pesquisar 4. catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA Pode consultar o documento na página do editor.

99 livros electrónicos onde e como pesquisar 5. em acesso livre na web Selecção de links para plataformas com livros electrónicos, disponíveis em acesso livre na internet.

100 livros electrónicos onde e como pesquisar 5. em acesso livre na web - Biblioteca nacional Digital Biblioteca Nacional Digital - publicações digitalizadas e disponibilizadas em texto integral, pela Biblioteca Nacional de Portugal.

101 revistas científicas pesquisa por título no AtoZ

102 revistas científicas pesquisa por título no AtoZ 1. como aceder Através do portal

103 revistas científicas pesquisa por título no AtoZ 1. como aceder A ferramenta A to Z permite pesquisar as revistas científicas electrónicas, subscritas pela UA.

104 revistas científicas pesquisa por título no AtoZ 2. pesquisar por título Digitar palavras do título da revista.

105 revistas científicas pesquisa por título no AtoZ 3. analisar os resultados Analisar os recursos e a disponibilidade de anos (o que está com embargo, não pode ser consultado). Escolher o editor que disponibiliza o ano pretendido.

106 revistas científicas pesquisa por título no AtoZ 4. aceder à revista pelo portal do editor Aceder ao portal do editor escolhido e procurar o artigo pretendido.

107 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese

108 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese funcionalidades do catálogo o pesquisa por biblioteca o pesquisa por tipo de documento o pesquisa por fundos especiais o pesquisa no catálogo geral

109 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese localizar livros e revistas o pesquisa por título, por autor, por assunto e por palavra solta o identificação das cotas o localização das obras através do SILO o percorrer índices

110 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese resultados o lista de resultados / histórico da sessão o refinar os resultados o gravar / Enviar por o link permanente o referência bibliográfica com a NP405

111 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese espaço pessoal o consulta da lista de empréstimos o renovação de empréstimos o reserva de livros emprestados

112 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese livros electrónicos o plataforma MYilibrary o portais dos editores o catálogo bibliográficos das bibliotecas da UA o em acesso livre na web

113 localizar documentos nas bibliotecas da UA síntese pesquisar revistas no AtoZ o como aceder o pesquisar por título o analisar os resultados o aceder à revista pelo portal do editor

114 localizar documentos nas bibliotecas da UA dúvidas? pode encontrar esta apresentação e outras em: > apoio online > tutoriais / manuais

115 localizar documentos nas bibliotecas da UA questionário Obrigada!

116 Estes conteúdos estão protegidos por uma licença Creative Commons:

117 localizar documentos nas bibliotecas da UA dúvidas e informações referencia@doc.ua.pt 2010 Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia Universidade de Aveiro

localizar documentos nas bibliotecas da UA

localizar documentos nas bibliotecas da UA localizar documentos nas bibliotecas da UA localizar documentos nas bibliotecas da UA objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Pesquisar publicações no catálogo das bibliotecas

Leia mais

das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades

das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades catálogo das bibliotecas da UA : pesquisa de publicações e outras funcionalidades objectivos No final da sessão, o formando deverá ser capaz de: o Pesquisar publicações no catálogo das bibliotecas da UA;

Leia mais

Catálogo Bibliográfico

Catálogo Bibliográfico Cadernos de Apoio ao Utilizador Nº1 (2012) - Guia de Apoio ao Utilizador / Catálogo Bibliográfico Catálogo Bibliográfico http://iscte-iul.pt/libraries/pdfs_sid2/opac_guiautilizador.sflb.ashx Índice Introdução

Leia mais

Guia de Apoio ao Utilizador. Catálogo Bibliográfico

Guia de Apoio ao Utilizador. Catálogo Bibliográfico Guia de Apoio ao Utilizador Catálogo Bibliográfico Índice Introdução 3 I Pesquisa no Catálogo Bibliográfico 4 1- Acesso ao Catálogo Bibliográfico 4 2- Acesso à conta pessoal 5 3- Pesquisa simples 6 4-

Leia mais

Guia do utilizador Catálogo Aleph

Guia do utilizador Catálogo Aleph Guia do utilizador Catálogo Aleph Fundação Universidade do Porto Faculdade de Letras Biblioteca Central Laura Gil Marlene Borges Miguel Simões Porto Julho 2009 1 UM GUIA PERTO DE SI NA SUA ESTANTE ON-LINE

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO

GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO GUIA DO UTILIZADOR : PESQUISA NO CATÁLOGO A Biblioteca Municipal de Estarreja coloca à disposição um Guia do Utilizador para pesquisa no catálogo on-line. Este Guia tem como objetivo orientar os utilizadores

Leia mais

O Portal da DDB. Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010

O Portal da DDB. Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010 O Portal da DDB Divisão de Documentação e Biblioteca Março 2010 Biblioteca UNL : Página Inicial Acesso ao catálogo Recursos de Recursos de informação disponibilizados Biblioteca Digital : Acessos Como

Leia mais

Catálogo Bibliográfico Bibliotecas da Universidade Aberta

Catálogo Bibliográfico Bibliotecas da Universidade Aberta Catálogo Bibliográfico Bibliotecas da Universidade Aberta O catálogo está disponível para consulta no Portal UAb 2 3 4 Computador com ligação à Internet 5 6 O Catálogo Bibliográfico em linha permite localizar

Leia mais

Manual do utilizador do WebOPAC. Sumário

Manual do utilizador do WebOPAC. Sumário Manual do utilizador do WebOPAC Sumário 1. Introdução 2.Catálogos disponíveis 3. Pesquisa 3.1. Tipos de pesquisa 3.1.1 Simples 3.1.2 Avançada 3.2. Campos de pesquisa 3.2.1 Autor 3.2.2 Título 3.2.3 Assunto

Leia mais

Pesquisa preliminar recorrendo a uma base bibliográfica ou motor de pesquisa para identificar os artigos relevantes sobre o assunto pretendido:

Pesquisa preliminar recorrendo a uma base bibliográfica ou motor de pesquisa para identificar os artigos relevantes sobre o assunto pretendido: 1 EGAS MONIZ TUTORIAL DE PESQUISA ARTIGOS CIENTÍFICOS Pesquisa temática Pesquisa preliminar recorrendo a uma base bibliográfica ou motor de pesquisa para identificar os artigos relevantes sobre o assunto

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A Current Contents é uma base de dados de referência bibliográfica, produzida pelo ISI (Institute for Scientific Information) cobrindo aproximadamente

Leia mais

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria

Serviços de Documentação da Universidade de Lisboa - Reitoria Sumário: Apresentação... 1 Definição... 3 Recursos... 3 Pesquisa Rápida no Ulisses... 4 Fig. 1 Pesquisa Rápida, Simples... 5 Fig.2 Pesquisa Rápida, Avançada... 6 Fig.3 Resultados da pesquisa rápida...

Leia mais

Biblioteca do Conhecimento Online b-on

Biblioteca do Conhecimento Online b-on Biblioteca do Conhecimento Online b-on Agenda Histórico da b-on Motivação Visão, missão e objectivos Estrutura administrativa Conteúdos Portal b-on Pesquisa rápida Metapesquisa Recursos Periódicos Área

Leia mais

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR

BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR BIBLIOTECA ANACOM MANUAL DO UTILIZADOR ÍNDICE BIBLIOTECA ANACOM - Manual do Utilizador... 2 Página de entrada... 3 Barra de menus da Biblioteca ANACOM... 3 Tipos de pesquisa... 6 Pesquisa simples... 6

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: http://fl.academicos.ul.pt/cssnetfl/ Para iniciar o processo é necessário clicar no tipo de curso que se

Leia mais

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA

COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA COMO PESQUISAR O ACERVO NO BANCO DE DADOS DA BIBLIOTECA CATÁLOGO ON-LINE A Biblioteca dispõe de catálogo on-line de autor, título e assunto disponível a todos os usuários que estejam ligados à rede. Instrução

Leia mais

Biblioteca Escolar André Soares. Formação de Utilizador Outubro 2010

Biblioteca Escolar André Soares. Formação de Utilizador Outubro 2010 Biblioteca Escolar André Soares Formação de Utilizador Outubro 2010 Serviços da biblioteca Empréstimo de documentos: livros, CDs, Vídeos e DVDs Apoio a pesquisas Apoio à realização de trabalhos ou TPCs

Leia mais

Biblioteca Escolar ESMAX. Formação de Utilizador 2011/2012

Biblioteca Escolar ESMAX. Formação de Utilizador 2011/2012 Biblioteca Escolar ESMAX Formação de Utilizador 2011/2012 BE: Espaço educativo Consulta e produção de documentos Diferentes suportes Livre acesso Espaço próprio Equipamento específico Fundo documental

Leia mais

1. A Loja Lisboa Online

1. A Loja Lisboa Online Índice A Loja Lisboa Online Se tiver dificuldades, Fale connosco Registar-me na Loja Lisboa Online com nome de utilizador/palavra-passe Registar-me na Loja Lisboa Online com cartão do cidadão / chave móvel

Leia mais

B-On. A biblioteca do conhecimento online. Maria do Rosário 03 de Outubro de 2016

B-On. A biblioteca do conhecimento online. Maria do Rosário 03 de Outubro de 2016 B-On A biblioteca do conhecimento online Maria do Rosário 03 de Outubro de 2016 No final, será capaz de Aceder a partir de casa à B-on Identificar os recursos a que pode aceder através da B-On Montar expressões

Leia mais

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO

CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO Sumário 1. ACESSO AO CATÁLOGO KOHA... 1 2. PESQUISA SIMPLES... 4 Truncatura... 8 Refinar a pesquisa... 10 Registo detalhado... 11 Cota Localização...

Leia mais

Livros eletrónicos. a biblioteca informa.

Livros eletrónicos. a biblioteca informa. a biblioteca informa LIVROS ELETRÓNICOS n.º35 outono 2015 Livros eletrónicos http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?cat=339 O livro eletrónico é uma realidade presente nas coleções das bibliotecas da UA.

Leia mais

B-On Biblioteca do. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2010

B-On Biblioteca do. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2010 B-On Biblioteca do Conhecimento on-line Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2010 A B-On, Biblioteca do Conhecimento On-line, reúne as principais

Leia mais

2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO. Guia do utilizador

2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO. Guia do utilizador 2016/2017 BIBLIOTECA DOMINGOS CRAVO Guia do utilizador 2 UTILIZADORES: CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO A biblioteca está aberta a toda a comunidade docente e discente da Universidade

Leia mais

Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus.

Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus. GUIA PARA CONSULTA ON-LINE Informações básicas para pesquisas no acervo da biblioteca da FACERB Sistema Perseus. O usuário deverá entrar na página da FACERB - facerb.cnec.br Clicar em Biblioteca no menu

Leia mais

BIBLIOTECA UC-POLO II

BIBLIOTECA UC-POLO II BIBLIOTECA UC-POLO II FCTUC Engenharias e Ciências da Terra Universidade de Coimbra Edifício do Departamento de Engenharia Civil - Piso 3, Bloco D Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade de Coimbra

Leia mais

Interface de pesquisa WWW. guia de utilização

Interface de pesquisa WWW. guia de utilização webopac Interface de pesquisa WWW guia de utilização versão 2011.01 Janeiro 2011 Ficha técnica Título Biblio.net módulo de pesquisa WWW : guia de utilização Autor António Manuel Freire Co-Autores Licínia

Leia mais

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Guia do utilizador

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Guia do utilizador Centro de Informação Europeia Jacques Delors Guia do utilizador Biblioteca Jacques Delors Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / Ministério dos Negócios Estrangeiros A biblioteca do Centro

Leia mais

B-On Pesquisar Periódicos. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2009

B-On Pesquisar Periódicos. Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2009 B-On Pesquisar Periódicos Centro de Documentação e Biblioteca Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2009 A B-on, Biblioteca do Conhecimento On-line, reúne as principais editoras

Leia mais

Ulisses Universidade de Lisboa

Ulisses Universidade de Lisboa Manual de Utilizador externo Ulisses Universidade de Lisboa Santos, Tânia 2007 Introdução...2 O que é o ULisses?...2 O que é o SFX?...2 O que se pode fazer no ULisses?...2 Quais as vantagens em estar registado

Leia mais

SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL

SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DOS SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO DO IPL 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Inquérito... 3 1. Sexo... 3 2. A que grupo de utilizadores

Leia mais

Introdução. Apresentação da Biblioteca

Introdução. Apresentação da Biblioteca BIBLIOTECA DO IPCA Introdução Este guia tem por finalidade documentar e apoiar o utilizador no que concerne aos serviços e recursos disponíveis na biblioteca. Define os espaços físicos, a utilização do

Leia mais

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online Candidatura online Para iniciar o processo de candidatura, o candidato deverá aceder a http://netpa.fmh.utl.pt/cssnet/page 1.º Passo Escolher o regime pretendido 2.º Passo Criar o registo de utilizador

Leia mais

DICAS DE PESQUISA.

DICAS DE PESQUISA. DICAS DE PESQUISA O que deves saber antes de iniciar uma pesquisa: COTA COTA da REDE É a indicação do local (estantes, prateleira, nº sequencial) onde os documentos se encontram. Para obter a informação

Leia mais

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR

PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR PESQUISA INTEGRADA SISTEMA DE PESQUISA INTEGRADA EBSCO DISCOVERY SERVICE MANUAL DO UTILIZADOR Área de Recursos Eletrónicos e Apoio ao Utilizador SBIDM Outubro sbidm- difusao@ua.pt 1 Sumário Num único ponto

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD SUMÁRIO Interface público PESQUISA SIMPLES PESQUISA ORIENTADA o Definir critérios de pesquisa o Limitar a pesquisa o Opções de visualização dos resultados RESULTADOS

Leia mais

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO.

O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Instruções de acesso ao SISO Utilizador Convidado O presente manual tem como objectivo orientar os utilizadores a efectuarem o seu registo no SISO. Todos os processos associados a este registo encontram-se

Leia mais

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Guia do utilizador

Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Guia do utilizador Centro de Informação Europeia Jacques Delors Guia do utilizador Biblioteca Centro de Informação Europeia Jacques Delors DGAE / Ministério dos Negócios Estrangeiros A biblioteca do Centro de Informação

Leia mais

1.1 Instruções para candidatura online

1.1 Instruções para candidatura online 1.1 Instruções para candidatura online Para efetuar o processo de candidatura, o candidato deverá aceder ao portal da ESD, selecionar o contingente através do qual se vai candidatar, e clicar no link https://portal.ipl.pt/esd-cssnet/page.

Leia mais

Como efectuar pesquisas no catálogo da BMCV?

Como efectuar pesquisas no catálogo da BMCV? Como efectuar pesquisas no catálogo da BMCV? Para dar inicio à pesquisa no catálogo da BMVC, seleccione na página principal da biblioteca a opção PESQUISA NO CATÁLOGO Clique aqui PESQUISA NO CATÁLOGO A

Leia mais

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes

CAMPUS VIRTUAL. Manual de utilização. Docentes CAMPUS VIRTUAL Manual de utilização Docentes CTM JANEIRO 2015 1. Objetivo do Documento 02 2. Acesso ao Campus Virtual 02 Acesso através do site ISCIA - iscia.edu.pt Acesso direto campus.iscia.edu.pt 3.

Leia mais

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 O sistema de Backoffice de Ensaios da Monoquadros, trata-se de um site extranet que a Monoquadros disponibiliza para os seus clientes, cliente finais, inspectores,

Leia mais

REGISTO E INSCRIÇÕES NAS PROVAS DA PLATAFORMA

REGISTO E INSCRIÇÕES NAS PROVAS DA PLATAFORMA Antes de se inscrever numa prova deve fazer Login, Registar ou Recuperar Conta. LOGIN Clique em MENU e de seguida em Registar/Login Vai aparecer Se já tiver um Username e uma Password digite-a tomando

Leia mais

Manual de Pesquisa no Catálogo da Biblioteca

Manual de Pesquisa no Catálogo da Biblioteca Manual de Pesquisa no Catálogo da Biblioteca Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária Serviços de Documentação e Biblioteca 2013 Í n d i c e 1. Entrar na Base de Dados... 3 1.1.

Leia mais

Pesquisar na b-on. Margarida Paiva Oliveira. Novembro de 2011

Pesquisar na b-on. Margarida Paiva Oliveira. Novembro de 2011 Pesquisar na b-on Margarida Paiva Oliveira Novembro de 2011 Pesquisa no site antigo Homepage Pesquisa no site novo Actualmente os serviços b-on proporcionam aos seus utilizadores uma melhor experiência

Leia mais

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca.

Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. GUIA DO USUÁRIO Este guia tem a finalidade de orientar o usuário quanto ao uso do acervo, aos serviços prestados e regulamento da biblioteca. CLASSIFICAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS LIVROS NAS ESTANTES O acervo

Leia mais

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos

bases de dados de artigos científicos bases de dados de artigos científicos pesquisa de revistas / artigos científicos o que é? A «Web of Science» é a designação comum que é dada a um conjunto de de referências compiladas pelo ISI (Institute for Scientific Information), também

Leia mais

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA

MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA MANUAL DE SERVIÇOS DIGITAIS DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ACESSE O SITE DA FACULDADE SAINT PAUL E O DA BIBLIOTECA... 2 3. TERMINAL WEB... 2 3.1 Consulte o acervo da Biblioteca...

Leia mais

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar

Biblioteca Escolar. Agrupamento de Escolas de Gualtar. da E.B. de Gualtar Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas de Gualtar da E.B. de Gualtar 1. Objetivos da Biblioteca Preparar os alunos para a utilização e frequência de Bibliotecas. Proporcionar aos utilizadores um espaço

Leia mais

Serviço de pesquisa b-on EBSCO

Serviço de pesquisa b-on EBSCO Serviço de pesquisa b-on EBSCO Agenda Acesso ao Serviço Pesquisa básica Pesquisa avançada Filtros Resultados de pesquisa Pastas pessoais Agenda Acesso ao Serviço Pesquisa básica Pesquisa avançada Filtros

Leia mais

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil...

1. APLICAÇÃO Entrada na aplicação Recuperação de dados Saída da aplicação FUNCIONALIDADES Perfil... ÍNDICE 1. APLICAÇÃO... 2-5 Entrada na aplicação... 2-3 Recuperação de dados... 3-4 Saída da aplicação... 4 2. FUNCIONALIDADES... 5-11 Perfil... 5-6 Editar perfil... 6-7 Histórico de candidaturas... 7-9

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Encontrar informação Bibliotecas ensino básico 1.º ciclo L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a sumário A biblioteca

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA UNIVERSIDADE DE COIMBRA MÓDULO DE EMPRÉSTIMO INTERBIBLIOTECAS MILLENNIUM GUIA DE UTILIZAÇÃO Elaborado por Antónia Pereira da Silva ( Coord ) Cecília Paulino

Leia mais

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16

Índice. IMP.01.P.11 v01_ Página 1 de 16 Índice 1. Introdução... 2 2. Secção pública aspecto gráfico... 3 3. Acesso á secção reservada... 4 4. Autenticação na área reservada... 6 5. Recuperação de códigos de acesso... 7 6. Área reservada... 8

Leia mais

Regulamento do Serviço de Empréstimo da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras (RBTV)

Regulamento do Serviço de Empréstimo da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras (RBTV) Regulamento do Serviço de da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras (RBTV) Artigo 1º Âmbito O serviço de empréstimo interbibliotecas destina-se a rentabilizar o fundo documental pertencente a cada uma das

Leia mais

Portal de Busca Integrada USP

Portal de Busca Integrada USP Portal de Busca Integrada USP Ago./2019 PORTAL DE BUSCA INTEGRADA Acesso: http://www.buscaintegrada.usp.br Portal de Busca Integrada Busca simultaneamente os materiais impressos disponíveis nas Bibliotecas

Leia mais

Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral REJE

Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral REJE TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA JUDICIÁRIA COORDENADORIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE BIBLIOTECA, MEMÓRIA E EDITORAÇÃO Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral REJE Catálogo

Leia mais

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados

SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados SInOA - Sistema de Informação da Ordem dos Advogados Acesso ao Direito Portal da Ordem dos Advogados Manual de Utilizador Nova funcionalidade Envio on-line de pedidos de homologação de despesas Nota: Este

Leia mais

Operadores Booleanos (E, OU, NÃO, truncatura) permitem refinar a pesquisa;

Operadores Booleanos (E, OU, NÃO, truncatura) permitem refinar a pesquisa; 1 BIBLIOTECA EGAS MONIZ TUTORIAL DE PESQUISA CATÁLOGO DA BIBLIOTECA .. PESQUISA Catálogo informatizado - Pesquisa no acervo por: Autor, Título, Assunto; Pesquisa em texto livre; Operadores Booleanos (E,

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESHTE www.eshte.pt, clicar em CURSOS e selecionar a modalidade de candidatura que pretende: CONCURSOS

Leia mais

Tutorial Catalogação. Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE

Tutorial Catalogação. Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Tutorial Catalogação 2013 Regina Campos Coordenadora Interconcelhia RBE Tutorial catalogação Primeira opção: Importar registos a partir de um já existente no catálogo coletivo das bibliotecas escolares

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Dicas para pesquisa no Catálogo Coletivo

Dicas para pesquisa no Catálogo Coletivo Dicas para pesquisa no Catálogo Coletivo Apresentamos algumas orientações para a consulta do catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas de Nelas. Recordamos-lhe que estamos ao seu dispor para qualquer dificuldade

Leia mais

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007

Manual Requisições Sonaecom M de Outubro de 2007 Manual Requisições Sonaecom M03102008 03 de Outubro de 2007 Índice 1 Personificação do Utilizador 2 Criar Requisição 3 Criar por Upload 4 Documentos Modelo 5 6 Gerir Requisições Relatórios 2 Personificação

Leia mais

BEM VINDO À BIBLIOTECA ESCE / ESS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL

BEM VINDO À BIBLIOTECA ESCE / ESS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL BEM VINDO À BIBLIOTECA ESCE / ESS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL A Biblioteca ESCE/ESS resulta da unificação do Centro de Documentação da Escola Superior de Ciências Empresariais e da Biblioteca da

Leia mais

Manual de Utilizador do Backoffice

Manual de Utilizador do Backoffice Manual de Utilizador do Backoffice Conteúdo Acesso ao Backoffice... 2 Actualizar Conteúdos do Website... 3 Homepage... 3 Quem Somos... 5 Serviços... 7 Outros Produtos... 8 Empresas Parceiras... 9 Contactos...

Leia mais

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE

Biblioteca PECEGE. Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Biblioteca PECEGE Manual para utilização da Biblioteca PECEGE Piracicaba/SP 2018 Sumário 1. Como Realizar Buscas... 3 2. Acesso ao conteúdo Digital.... 6 3. Acesso à Bibliografia do Curso.... 8 4. Circulação

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura deve aceder ao link: http://ff.academicos.ul.pt/cssnetff Tenha sempre em atenção que durante o seu processo de candidatura todos os campos assinalados com * são de

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

Retrievo. Portal Agregador de Conteúdos. Nº 2 (2012) - Guia de Apoio ao Utilizador / Retrievo. Cadernos de Apoio ao Utilizador

Retrievo. Portal Agregador de Conteúdos. Nº 2 (2012) - Guia de Apoio ao Utilizador / Retrievo. Cadernos de Apoio ao Utilizador Cadernos de Apoio ao Utilizador Nº 2 (2012) - Guia de Apoio ao Utilizador / Retrievo Retrievo Portal Agregador de Conteúdos http://iscte-iul.pt/libraries/pdfs_sid2/retrievo_guiautilizador.sflb.ashx Índice

Leia mais

Manual do Cibernauta

Manual do Cibernauta Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Manual do Cibernauta Versão 1.1 João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. Exemplo: UAc

INFORMAÇÕES GERAIS. Exemplo: UAc MATRÍCULA/INSCRIÇÃO O Serviço de Gestão Académica através do presente Guia fornece a todos os estudantes da Universidade um instrumento de apoio na utilização da aplicação de inscrições ONLINE disponível

Leia mais

online > Através de formulário > ComoCartãodeCidadão > Associação do Cartão de Cidadão 1. Aderir ao serviço

online > Através de formulário > ComoCartãodeCidadão > Associação do Cartão de Cidadão 1. Aderir ao serviço online 1. Aderir ao serviço > Através de formulário > ComoCartãodeCidadão > Associação do Cartão de Cidadão 2. Navegar no BAV > Autenticação no BAV > Navegação nos menus > Localização de informação e formulários

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos Biblioteca

Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos Biblioteca Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos Biblioteca Pesquisar no Catálogo Bibliográfico Acesso e Funcionalidades do Catálogo O acesso ao catálogo bibliográfico do sistema KOHA faz-se

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO

MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO MANUAL DO CANDIDATO PASSO A PASSO 1 CANDIDATURA MAIORES DE 23 ANOS PASSO A PASSO Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESTES, onde seja anunciado a disponibilização

Leia mais

Tutorial de pesquisa no catálogo bibliográfico online

Tutorial de pesquisa no catálogo bibliográfico online Tutorial de pesquisa no catálogo bibliográfico online Sumário A. Aceder ao catálogo online...3 B. Interface de pesquisa e limites de pesquisa...3 Interface de Pesquisa simples...3 Interface de Pesquisa

Leia mais

Regresso a Portugal Guia de Apoio

Regresso a Portugal Guia de Apoio Guia de Apoio Versão 1 2019.04.30 SERVIÇOS ONLINE - IEFPONLINE O Portal iefponline disponibiliza aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro o acesso a vários serviços que permitem a inscrição para

Leia mais

Manual de Ligação Software XD com AirMenu

Manual de Ligação Software XD com AirMenu Manual de Ligação Software XD com AirMenu Para configurar o Software XD com AirMenu siga os seguintes passos: 1- Inicie o Software XD (POS / REST / DISCO) e aceda ao menu de Configurações Gerais (imagem

Leia mais

Porquê colocar as gravações das sessões na Plataforma de Formação?

Porquê colocar as gravações das sessões na Plataforma de Formação? CONSULTA DE GRAVAÇÔES DE SESSÕES NA PLATAFORMA DE FORMAÇÃO (e registo prévio quando ainda não efetuado) Acesso à Plataforma: https://formacao.mne.pt/ Apoio: centroformacao.idi@mne.pt c/c rui.pratas@mne,pt

Leia mais

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online Candidatura online Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder a http://netpa.fmh.ulisboa.pt/cssnet/page 1.º Passo Escolher o regime pretendido. 2.º Passo Criar o registo de utilizador

Leia mais

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa

pesquisa de informação científica 2. o processo de pesquisa 2.1. Definir claramente a necessidade de informação 2.1. Definir claramente a necessidade de informação Questões a definir: Qual o objectivo da pesquisa? Qual o nível de exaustividade? Qual o tipo de documento

Leia mais

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE

CSSNET CANDIDATURAS ONLINE CSSNET CANDIDATURAS ONLINE f d. c a n d i d a t u r a s. u l i s b o a. p t Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.candidaturas.ulisboa.pt (Portal

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização.

ESPAÇO COORDENADO, Lda Rua Piteira Santos, Sobreda Telefone: Fax: Manual de utilização. Manual de utilização Pág 1 de 30 CONTEÚDO 1. Acesso à Plataforma... 3 2. Adicionar empresas a projectos... 4 3. Introduzir ou actualizar ficheiros na Empresa... 7 4. Criação de novos trabalhadores e carregamento

Leia mais

OPAC (Online Public Access Catalogue)

OPAC (Online Public Access Catalogue) OPAC (Online Public Access Catalogue) 1 Escolher a base: Interrogação Ceres Ceres por cotas pesquisa as referencias bibliográficas pelas cotas dos exemplares disponíveis para empréstimo através da cota

Leia mais

1 Candidaturas on-line

1 Candidaturas on-line 1 Candidaturas on-line Para efectuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao portal da ESAC nomeadamente ao link http://netpa.esac.pt/cssnet. Para iniciar o processo é necessário na homepage

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS. Manual do Usuário SISTEMA DE BIBLIOTECAS DO IFRS Manual do Usuário Acesso Rápido Apresentação 2 Consulta ao Catálogo do SiBIFRS 3 Pesquisa geral 5 Opções de consulta 7 Detalhamento da obra 8 Detalhamento da obra Guia Exemplares

Leia mais

AS TIC no Agrupamento de Escolas de Albufeira

AS TIC no Agrupamento de Escolas de Albufeira AS TIC no Guia de Utilização - Parte I O disponibiliza vários recursos, no âmbito das TIC, que podem facilitar o trabalho, cooperação e troca de informação entre os vários elementos da Comunidade Educativa.

Leia mais

Tutorial Introdução aos Recursos Electrónicos

Tutorial Introdução aos Recursos Electrónicos Tutorial Introdução aos Recursos Electrónicos Divisão de Documentação /2011 JRevez&CLopes O que é um recurso electrónico? A informação em suporte papel tem vindo a ser progressivamente substituída por

Leia mais

Acesso à plataforma de webconference Colibri

Acesso à plataforma de webconference Colibri Acesso à plataforma de webconference Colibri Autor: ENSP - Gabinete de Informática Data: 16/03/2015 Objetivo: Descrever os procedimentos para o processo de acesso ao serviço de webconference Colibri Controlo

Leia mais

Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor

Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura Informática e Computação Laboratório de Informática Avançada Automatização de Horários Manual do Professor João Braga http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA INSTRUÇÕES DE CANDIDATURA CONCURSO CURRICULAR DE ACESSO AOS TRIBUNAIS DA RELAÇÃO v. 1.2 Data da última actualização: 27-11-2015 http://www.csm.org.pt csm@csm.org.pt Histórico de Versões Tipologia Documental...

Leia mais

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA

Manual de Utilizador. Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Manual de Utilizador Recolha de Subsídio de Turnos DIRECÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA Índice 1. PROCEDIMENTOS DE ACESSO...4 2. RECOLHA DE TURNOS...15 2.1 NAVEGAÇÃO NO ECRÃ...16 2.2 PESQUISAS NO

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais