Município de Volta Redonda RJ 1 - História

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Município de Volta Redonda RJ 1 - História"

Transcrição

1 Município de Volta Redonda RJ 1 - História Corria o ano de 1727, quando os jesuítas, após demarcarem a Fazenda Santa Cruz, na baixada que ainda hoje guarda este nome, cruzaram a Serra do Mar abrindo caminho para a colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte foi aberta uma estrada ligando Rio de Janeiro a São Paulo. Somente em 1744, no entanto, os primeiros desbravadores denominaram a curiosa curva do Rio Paraíba do Sul, de Volta Redonda, quando a região era explorada apenas por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas. Grandes fazendas são instaladas na região, com alguns nomes que ficaram até hoje, como Três Poços, Belmonte, Santa Cecília, Retiro e Santa Rita. Entre 1860 e 1870 a navegação pelo Rio Paraíba do Sul vive seu período áureo entre Resende e Barra do Piraí e ao mesmo tempo, que os trilhos da Estrada de Ferro D. Pedro II chega a Barra do Piraí e Barra Mansa. Com isso, e por volta de 1875, o povoado de Santo Antônio de Volta Redonda começa a ter grande impulso, contando perto de duas dezenas de estabelecimentos comerciais. As primeiras aspirações de autonomia do lugarejo surgem em 1874, quando os moradores pleiteiam a elevação do povoado à categoria de freguesia, sendo que apenas em 1926 Volta Redonda conseguiria o seu estabelecimento definitivo como oitavo distrito de Barra Mansa. Com a libertação dos escravos em 1888, a decadência do Vale do Paraíba tornou-se visível, desestruturando a agricultura, que não se recuperaria mais satisfatoriamente. Esta situação somente seria revertida em 1941 quando tem início o ciclo de industrialização de Volta Redonda, escolhida como local para instalação da Usina Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em plena II Guerra Mundial, marcando as bases da industrialização brasileira. Este interessante acidente geográfico - a volta redonda - que havia sido berço de nações indígenas como a dos Purís e Acarís, exploradores, barões do café, escravos, barqueiros e agricultores, cedia lugar aos operários vindos das mais diversas regiões. Seus novos moradores perceberam a desvantagem da dependência do distrito para com o município-sede em Após uma série de marchas políticas, Volta Redonda conquista sua emancipação em 17 de julho, marcando um novo ciclo no desenvolvimento de sua história. Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas a eleições direta para prefeito.

2 2 - Atualidade Volta Redonda está diante de uma nova realidade. A privatização da CSN constitui-se num marco divisor, desencadeando novas situações, novos desafios com os quais a cidade se vê frente a frente e deles definitivamente não poderá se esquivar. O planejamento tornou-se inadiável e por isso, a atual administração determina como seu principal objetivo repensar a cidade, definindo metas que venham implementar o desenvolvimento econômico e social do município e conseqüentemente da região. A geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população são pontos fundamentais do programa de governo. Toda a atenção é direcionada para a conquista de fatores que beneficiem Volta Redonda de maneira direta e indireta. A administração municipal se esforça para que as mais diversas atividades econômicas venham se instalar no município, aumentando o nível de emprego e a arrecadação tributária. A alternativa escolhida é a de solucionar no mais curto espaço de tempo os problemas dessa nova realidade e, para que isso aconteça, todos os segmentos da administração e da sociedade certamente darão sua parcela de contribuição. 3 Características Está situada no Sul do Estado do Rio de Janeiro, no trecho inferior do médio vale do Rio Paraíba do Sul, entre as serras do Mar e da Mantiqueira. - área do município...182,8 km² - Altitude m a 707 m - Coordenadas...latitude sul 22º 29' 00'' longitude W.GW. 44º 05' 00'' - Limites...ao norte, noroeste e oeste: Barra Mansa - sudoeste: Barra Mansa e Rio Claro - sul, sudeste e leste: Piraí e Pinheiral - nordeste: Barra do Piraí e Piraí. Esta região é bastante favorecida pelo triângulo formado pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. - Temperatura média compensada...21 graus C - Ventos dominantes...noroeste - Índice pluviométrico anual mm - Umidade média anual...21 graus C - Clima...mesotérmico, com inverno seco, verão quente e chuvoso e elevado índice de umidade: 77% mil 287 habitantes (último censo do IBGE- 1996)

3 Volta Redonda, segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense, tem o melhor índice de qualidade de vida do interior do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para isso: 1 - rede de ensino que oferece desde o estudo básico até a pós-graduação, com inúmeros cursos universitários e formação técnica profissional especializada em mecânica e metalurgia. 2 - rede de saúde das mais completas do interior do estado contando com 38 postos de saúde, oito hospitais e 86 clínicas particulares de diversas especialidades. 3 - infra-estrutura de serviços com 99,3% de atendimento de árua potável, 89,2% de esgoto sanitário e 90% de energia elétrica. 4 - é a terceira maior receita fiscal do estado 5 - apresenta crescimento do setor terciário em função de uma das maiores rendas nominais do Estado do Rio. 6 - é a sede da maior usina siderúrgica da América Latina Classes de rendimento nominal médio do domicílio e respectivo número de residentes - Volta Redonda Classe......nº de residentes.. % sem rendimento ,45 até 1 salário mínimo ,32 mais de 1 menos de 2 s.m ,48 mais de 2 menos de 3 s.m ,39 mais de 3 menos de 5 s.m ,86 mais de 5 menos de 10 s.m , ,25 mais de 10 menos de 15 s.m ,51 mais de 15 menos de ,36 mais de 20 s.m ,21 sem declaração ,17 total residente * ,00 Fonte: IBGE - Censo de 1991 (*) - A diferença entre o total da população recenseada em 1991 ( ) e o total de residentes expresso na tabela ( ) deve-se a não inserção pelo IBGE dos residentes em domicílios não permanentes (como hotéis, por exemplo) nestes indicadores sobre renda.

4 4 - Pontos turísticos Volta Redonda encontra-se em situação privilegiada no que diz respeito a proximidade de cidades turísticas conhecidas nacionalmente, sendo a principal delas o Rio de Janeiro. Dentro outras podemos citar: Cabo Frio, Búzios, Angra dos Reis, Itatiaia e Penedo, Conservatória, Campos do Jordão, São Lourenço e Petrópolis. A presença da Usina Presidente Vargas, da CSN, com seus 5,1 km de extensão, torna-se área de interesse de visitantes de todo o país, atraindo para Volta Redonda cerca de 17 mil pessoas anualmente, gerando desenvolvimento e contribuindo para o turismo regional. No município vale destacar como pontos turísticos as áreas de preservação ambiental que guardam uma porção da floresta da Serra do Mar e a presença de monumentos históricos que fazem parte da memória da cidade. Destacamos abaixo os principais pontos: Floresta da Cicuta É a representante da grande mata que antes recobria todo o município, sendo a mais soberba do Médio Vale do Paraíba. Precioso documento da flora primitiva a Floresta da Cicuta mantida pela CSN, tornou-se Área de Interesse Ecológico, tombada pelo Governo Federal como área de preservação permanente, patrimônio ecológico nacional. A CSN disponibilizou no local uma pista de cooper e caminhada, passarela sobre o lago e prancha de alongamento, além de sinalização e iluminação. Tel: Fazenda Santa Cecília do Ingá Transformada em Área de Preservação Ambiental é utilizada atualmente como horto para plantação de mudas usadas na urbanização e reflorestamento da cidade. Jardim Zoológico Fundado em 1981 tem uma área verde de cento e cinquenta mil metros quadrados, com 400 animais de 100 espécies distintas; brinquedos; quiosques, cantina, sanitários, galpão ecológico, pequeno museu com animais empalhados e formolizados; crânios e outros num total de 100 peças expostas, além de uma biblioteca e um amplo estacionamento de carros e motos. Fica na Rua 93-C, Vila Santa Cecília, tel , ramais 272 e 273 ou direto, Memorial Getúlio Vargas Para eternizar a memória de Getúlio Vargas, o Memorial mantém a Exposição Permanente Getúlio Vargas que oferece a população a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de uma das figuras mais ilustres o período republicano no País. Na exposição, poderão ser vistos objetos pessoais que pertenceram a Getúlio Vargas além de esculturas, fotos e painéis ilustrativos. Localizado na rua 23 B, sem nº, Vila Santa Cecília.

5 Chaminé do engenho de açúcar Situado junto ao viaduto Nossa Senhora das Graças foi construído inicialmente para fazer parte das instalações do engenho de açúcar, o prédio do engenho foi demolido, porém a chaminé foi mantida por ter sido considerada marco histórico da cidade. Memorial e Escultura Zumbi dos Palmares Situado na Vila Santa Cecília é composto por um anfiteatro e um salão de exposições. Sua utilização é voltada para manifestações da cultura negra e outros eventos da cultura geral. A escultura em homenagem a Zumbi dos Palmares foi concebida a partir de um concurso público realizado em 1989 pela Secretaria Municipal de Cultura. A escultura é composta por três peças de aço produzidas pela CSN. Igreja Santa Cecília Foi construída em 1943 pela CSN. Igreja de Santo Antônio Em 1880 foi construída uma capela tipicamente portuguesa de estrutura pequena e não comportava o número de devotos do Santo Padroeiro da cidade. Este fato fez com que em 1955, a capela fosse demolida para iniciar a construção da atual Igreja. Escultura "O arigó" Instalada em frente ao Escritório Central da CSN em comemoração aos 50 anos da empresa, mede cerca de 12 metros de altura em aço corten, da própria CSN, e é uma homenagem aos operários que trabalharam na construção da Usina. Escultura "Casulo do Dragão" Situada no Monte Castelo, junto ao trevo da VRD-01, desde sua inauguração vem provocando os mais variados comentários. Suas formas podem significar as curvas do Rio Paraíba, que deram origem ao nome da cidade, ou um dragão que está saindo de seu casulo para um grande salto. Escultura "Multidões" Na Ilha São João composta por dois grandes murais com 36 metros cada um, representando duas multidões, uma olhando para a outra na visão do autor. Foram confeccionados com vigas, vergalhões e chapas de aço, com figuras exóticas, que apresentam um ligeiro movimento provocado pelo vento, nas cores predominantes na cidade.

6 Praça Brasil Vila Santa Cecília. Foi inaugurada em 24 de janeiro de 57, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Na praça existem 4 estátuas: a de Getúlio Vargas, a de homenagem ao General Edmundo de Macedo Soares e Silva, idealizador e construtor de Volta Redonda, a do Trabalhador e a homenagem aos engenheiros e técnicos que orientaram a construção da Usina. Cada face do monumento em homenagem ao trabalhador - o obelisco esculpido em pedra - homenageia os quatro principais setores da CSN: alto forno, coqueria, laminação e aciaria. Ilha São João Localizada no bairro Voldac, com uma área de metros quadrados, Ginásio Poliesportivo com capacidade para pessoas, pavilhão de atividades múltiplas com metros quadrados. Memorial Volta Redonda Localizado no trevo da Via Dutra, na entrada da cidade. É um monumento que ressalta a curva do rio Paraíba do Sul( FLUMEN FULMINI// Monumento 500 anos Localizado na praça Sávio Gama, bairro Aterrado, foi inaugurado em abril deste ano, durante as comemorações pelos 500 anos do descobrimento do Brasil. que deu origem ao nome da cidade. Nele também podem ser encontradas informações sobre a história do município. Foi inaugurado durante as comemorações do aniversário de Volta Redonda em julho de Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira o Estádio da Cidadania O Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira é o primeiro estádio de futebol no Brasil a abrigar no seu interior, um complexo de esportes, lazer, saúde e educação, com acesso gratuito à população. Ao arrojado projeto arquitetônico e tecnológico que garantiu a construção de um dos mais moderno templo de futebol no país, somou se um amplo projeto pedagógico e social que permite a coexistência totalmente integrada de ações de esporte e de inclusão social. Idealizado pelo jornalista Oscar Cardoso( falecido em 2003), o novo estádio foi entregue à população em 17 de abril de 2004, ano do Cinqüentenário de Volta Redonda, na administração do prefeito Antônio Francisco Neto, com um amistoso entre Botafogo e uma seleção de amigos do Voltaço. O jogo ficou em 2x1 para o Botafogo do Rio de Janeiro. A reconstrução foi realizada em três anos, ao custo de R$ 16 milhões. O novo estádio erguido com formas arquitetônicas futuristas, está entre um dos maiores e mais modernos do Brasil. Com capacidade para 20 mis pessoas, insere-se dentro das normas do Estatuto do Torcedor, oferecendo conforto, beleza e segurança no seu interior. Aliado a modernidade tecnológica e arquitetônica, está o projeto sócio educativo. Em todos os jogos e eventos que houver no estádio, agentes da cidadania se farão presentes acolhendo e cuidando

7 dos torcedores, sejam eles pessoas portadoras de necessidades especiais, integrantes da terceira idade, jovens carentes, que multiplicarão entre os torcedores mensagens de cidadania com gentileza e cordialidade. Quando não houver jogos, o estádio será ocupado pela população, que terá acesso gratuito e orientação de profissionais para a prática de atividades de esportes, lazer, saúde e educação. Na dependências do estádio funciona a Universidade de Ensino Gratuito Superior a Distância, Professor Darcy Ribeiro, com capacidade para receber 5 mil anos. A História do Raulino de Oliveira - Até 1945, os campeonatos de futebol em Volta Redonda eram organizados pela Companhia Siderúrgica Nacional(CSN). Somente naquele ano é que foi fundada a Liga Desportos de Volta Redonda(LDVR). Na ocasião, Volta Redonda ainda era o oitavo distrito de Barra Mansa, vindo a se tornar uma cidade em 17 de julho de Ma foi somente no final dos anos 40 que o Estádio Raulino de Oliveira foi construído. O mentor da obra foi o general Sylvio Raulino, então presidente da CSN, que financiou a obra. Em 1959, o general Raulino passou a administração do estádio para o Guarani Futebol Clube, através do comodadto com a duração de quatro anos. Em 1963, renovou-se o comodato para mais quatro anos e em 1967, para mais 10 anos. Na década de 60 o então presidente da CSN, Osvaldo Pinto da Veiga, determinou a implantação da iluminação no estádio Sylvio Raulino. O jogo inaugural da iluminação foi Guarani x Atlético Mineiro. No ano de 1975, o único time profissional de futebol existente na cidade de Volta Redonda era o Clube de Regatas do Flamengo de Volta Redonda, mais conhecido como Flamenguinho. Com a idéia da criação de um time próprio da cidade, o prefeito à época, se viu obrigado a reformar o estádio a fim de ampliar sua capacidade. Já que o time teria importantes partidas com outras equipes do estado. Porém, o prefeito ainda queria uma garantia que efetivamente este time seria cirado. A partir daí houve uma reunião entre a prefeitura do município, a CSN e a Confederação Brasileira de Desportos( atual CBF) para a reforma do estádio. Foram 7 meses intensos de reforma. Paralelamente, nascia o Volta Redonda Futebol Clube. Em 1976, o então prefeito de Volta Redonda desapropriou o estádio. O terreno pertencia a CSN. Vinte e cinco anos depois, o atual prefeito Antônio Francisco Neto, acatou a proposta do jornalista e assessor, Oscar Cardoso, e iniciou uma nova página na biografia dos estádios de futebol do Brasil. Com recursos próprios do município, o Raulino de Oliveira começou a perder suas velhas formas e ceder espaço para um novo templo de futebol, onde o talento dos jogadores brasileiros se alia à proposta desafiadora de construir um capítulo à parte na história da cidadania brasileira. Três anos depois, abril de 2004 surge o mais moderno estádio do país. Numa parceria com dois grandes times cariocas, o Clube Regatas do Flamengo programou 16 jogos no estádio pelo campeonato brasileiro, organizado pela CBF. O Fluminense Futebol Clube programou seis partidas válidas pelo campeonato brasileiro. No dia 23 de junho de 2004, a seleção brasileira feminina de futebol, fez uma partida amistosa com o time júnior masculino do Volta Redonda, perdendo por 4x3. O estádio recebeu elogios da comissão técnica da seleção pelo seu conforto e modernidade. A grande maioria dos jogadores dos clubes do país que jogaram em Volta Redonda no Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania, e ainda os dirigentes dos clubes, jornalistas, destacaram essa modernidade como exemplo de estádio para o país.

8 Raios X do Estádio Raulino de Oliveira O Estádio da Cidadania Segurança - Para garantir a segurança, foi instalado um circuito fechado de televisão com vários aparelhos espalhados pela entrada, bilheterias e área externa. Durante as competições é feito um rígido controle de entrada do público através de 24 catracas digitais das mais modernas, com ingresso magnético para os torcedores. Um posto policial dá suporte a esta estrutura, além da disponibilização de contigente policial para os dias de jogos. Conforto - O Estádio da Cidadania possui também arquibancadas cobertas com cadeiras numeradas em toda sua extensão. Sanitários em todos os pavimentos com estrutura especial para deficientes físicos, seis bares, posto médico, dois elevadores panorâmicos com capacidade para 15 pessoas. Além de nove camarotes, tribuna de honra, cadeiras especiais, estacionamento com 40 vagas para autoridades, imprensa, oito cabines para rádio e três cabines para TV com internet de alta velocidade, revestimento acústico e ar condicionado. Uma moderna sala de imprensa com computadores, internet, TV, água gelada. Infra-estrutura Os atletas contam com dois vestiários para o jogo preliminar e outros dois para o jogo principal, equipados com sanitários, duchas e banheiras de hidromassagem, aquecimento e gás, armários, áreas de descanso e piso especial drenante. Para um atendimento médico mais eficiente, os jogadores ganharam salas médicas e sala de raio x. A comissão de árbitros têm um vestiário e banheiro exclusivo. Campo - O campo possui gramado especial, com irrigação embutida e computadorizada. O acesso é através de três túneis, sendo dois nas laterais para a entrada de jogadores e o central para o juiz, os bandeirinhas, autoridades e pessoal de imprensa com acesso ao campo. A iluminação é feita por 128 projetores circulares importados, com lâmpadas multivapores metálicas. Já o painel eletrônico é no full collor que permite uma excelente visualização dos efeitos e das imagens transmitidas antes e no decorrer dos jogos. O placar da partida, a renda obtida pelo pagamento de ingressos e o número de espectadores pagantes são divulgados no painel. No painel também é possível divulgar fotos, propagandas e marcas dos parceiros e patrocinadores, além de estudos dos clubes, nomes dos jogadores e outras vinhetas criadas. O estádio tem ainda um sistema de som que permite a cobertura em toda a sua extensão. Todas as dependências internas são climatizadas com aparelhos de ar condicionado. Memorial Volta Redonda Localizado na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Rodovia dos Metalúrgicos. O Monumento é uma alegoria à curva do Rio Paraíba do Sul e à divisa constante do Brasão de Armas do Município FLUMEN FULMIN FLEXIT, o rio ante o raio dobrou-se. A construção vinculada a atividade maior da cidade é obrigatoriamente em estrutura metálica. Memorial dos Ex- Combatentes Localizado na Praça Monte Castelo, foi construído para homenagear aqueles que lutaram na frente de batalha em defesa da Democracia e da Soberania Nacional na última guerra mundial. Parque Aquático da Ilha São João Construído em 1981 no Governo do Coronel Aluízio de Campos Costa com objetivo à inclusão das faixas sociais carentes a um lazer de primeira qualidade e o desenvolvimento do

9 esporte aquático no município. Desativado em 1986 pelo desinteresse dos governos, sendo reativado somente em 1997 quando foi revitalizado e modernizado pelo Governo Neto, dando um grande avanço no esporte e no lazer público. Atende a mais de 3 mil pessoas por dia. Funciona de 8 às 17 horas. Ganhou recentemente aquecimento térmico das piscinas. Tel Museu do Escoteiro Localizado na Avenida Sávio Gama, 78, bairro Niterói, foi inaugurado em 1º de maio de 2003 pelo Governo Neto, em reconhecimento a já consagrada importância do Escoteiro na cultura da população, dando exemplo para a juventude, difundindo a solidariedade e a paz entre as pessoas. Presta relevantes serviços comunitários e fortalece a Cidadania. Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) Nos quatro quilômetros de extensão da Usina Presidente Vargas, da CSN, é possível ver o ciclo completo da produção do aço com visita ao alto forno em pleno funcionamento. De início os visitantes assistem a um vídeo institucional e ao final do passeio que dura 4 horas, almoçam com os guias. Os visitantes recebem brindes como bonés, canetas e chaveiros. Tel Ginásio Municipal para a prática do Skate Inaugurado pelo Governo Neto em 2003 no bairro Jardim Tiradentes, é o único na região sul fluminense e vem se transformando no ponto de encontro dos jovens e adolescentes para esta prática esportiva. 5 - Relação de ex-prefeitos de Volta Redonda 1 - Sávio Cotta de Almeida Gama (1955 a 1959) 2 - Wilson de Paiva (1958) 3 - César Cândido Lemos (1959 a 1961) 4 - Nelson dos Santos Gonçalves (1961 a 1963) 5 - Demerval Pereira da Silva (07/08/62 a 08/10/62) 6 - João Paulo Pio de Abreu (1963 a 1967) 7 - Sávio Cotta de Almeida Gama (31/01/67 a 31/01/71) 8 - Francisco Fontes Torres (1971) 9 - Iran Natividade Pinto (21/11/72 a 31/01/73) 10 - Nelson dos Santos Gonçalves (31/01/73 a 01/02/77) 11 - Georges Leonardos (01/02/77 a 23/03/79) 12 - Aluizio de Campos Costa (26/04/79 a 23/03/82)

10 13 - Wiliam de Freitas (22/04/82 a 28/04/82) 14 - Benevenuto dos Santos Neto (28/04/82 a 31/12/85) 15 - Marino Clinger Toledo Neto (01/01/86 a 31/12/88) 16 - José Juarez Antunes (01/01/89 a 20/02/89) 17 - Wanildo de Carvalho (21/02/89 a 31/12/92) 18 - Paulo César Baltazar da Nóbrega (01/01/93 a 31/12/96) 19 - Antônio Francisco Neto ( / 2001 a 2004) 6 - Empresas Natureza empresas microempresas total comércio serviços indústria e comércio indústria e serviço comércio e serviço ind., com. e serviços Total População de Volta Redonda - Faixa etária Fonte: IBGE/91 Idade Homens Mulheres Total 0 a a a a a a a a a a a a a a a

11 75 a ou mais Total Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda Autarquia da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. Maiores informações: Assessoria de Comunicação Social/SMG Assessor: Ricardo Ballarini - Tel: (024) Tel/Fax: (024) Governo Municipal Prefeito Antônio Francisco Neto Vice-Prefeita Sueli das Graças Alves Pinto (PT) Secretário Municipal de Governo Carlos Macedo da Costa Secretário Municipal de Administração Euldis Furtado Secretário Municipal de Planejamento Lincoln Botelho da Cunha Secretário Municipal de Fazenda Fernando Antônio Rodrigues de Almeida Secretária Municipal de Saúde Analice Silva Martins Secretária Municipal de Educação Emiliana Marcondes de Siqueira Casagrande Secretário Municipal de Cultura Moacyr Carvalho de Castro Filho Secretário Municipal de Esporte e Lazer Rosemari Machado Vilela

12 Secretário Municipal de Obras José Jerônimo Telles Filho Secretário Municipal de Serviços Públicos Marco Antônio dos Reis Secretário Municipal de Ação Comunitária Isidório Ribeiro Procurador Geral Hudson Rodrigues de Oliveira Coordenador de Defesa do Meio Ambiente (Coordema) Luis Carlos Rodrigues Imperial Assessoria de Comunicação Social Ricardo Ballarini Diretor Presidente Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab) Almir de Souza Rodrigues Diretor Presidente Empresa de Processamento de Dados( EPD) Paulo César Lopes Netto Diretor Presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE) José Américo de Almeida Bitencourt Diretora Presidente Fundação Beatriz Gama (FBG) Maria Aparecida Paraíso Alves Diretor Presidente do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban) Sônia Márcia Sachetto da Silva Diretor Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e da Superintendência de Serviços Rodoviários (Suser) Sebastião Faria de Souza Diretora Geral do Hospital São João Batista (HSJB) Sueli da Graças Alves Pinto Diretor Geral do Hospital Municipal do Retiro Munir Rafful

13 Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (SAEE-VR) Paulo Cesar de Souza Comandante da Guarda Municipal Tenente Marcilio Bezerra dos Santos Coordenadoria de Defesa Civil Tenente Marcilio Bezerra dos Santos Assessor Especial de Indústria, Comércio, Turismo e Tecnologia 9 - Dados Demográficos, Serviços, Geral (atualizados) Habitantes 1.270,7 hab/ km 2...Densidade Demográfica 99,9%...Taxa de Urbanização 100%...Água tratada no Município na área urbanizada Residências e comércio atendidos com água tratada 1,12%...Taxa Média de Crescimento Anual 03...ETA (Estação de Tratamento de Água) 03...ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto) Residências com Energia Elétrica Telefones Instalados Terminais Celulares Telefones Públicos instalados 160t...Coleta de Lixo Domiciliar Diário 36 t/ mês... Coleta de Lixo Hospitalar Postos de Entrega de Material Reciclável Lixeirinhas de ruas mudas... Plantio de Árvores por Mês mudas...plantio de Flores e Forração por Mês Podas Mensais de Árvores Ginásios Poliesportivos (Amaro Inácio, 249, Ilha São João) Biblioteca Pública com 27 mil obras 86...Escolas municipais com alunos matriculados 03...Escolas Especializadas/ portadores de deficiências

14 13... Jardins de Infância, 17...Creches Professores Ensino Médio, Professores de Ensino Fundamental do 1º grau, Prof. Ens. F. de 2º grau, Professores especializados Refeições por dia Postos de Saúde 4... Pronto Socorro Consultas mensal Internação por mês Cirurgia mensal Médicos em todas as especialidades 96...Odontólogos, Enfermeiros Áreas de Posse Urbanizadas Contenções de Encostas, 3...Mercado Popular, 255,750 m2...pavimentação Asfáltica/concreto 42...Construção de Quadra Poliesportiva 10 - Hino de Volta Redonda Letra: Sylvio Fernandes Música: Adauto de Oliveira Vibra feliz, numa alegria imensa, o coração de aço do Brasil sem que da luta o forte embate o vença ou lhe enfraqueça o porte varonil, Brasil, Brasil, Brasil Tu estás aqui no bloco rijo de aço crescendo na grandeza do compasso do nosso coração primaveril Volta Redonda é o Brasil do Amazonas ao Prata crescendo em valores mil é tudo o que mais retrata um grito de heroicidade um sonho feito verdade

15 O lema do trabalho aqui se inflama dentro dos fornos de matéria bruta donde a riqueza em rios se derrama para a grandeza de uma Pátria adulta Brasil, Brasil, Brasil Volta Redonda é o teu formoso grito, forte, garboso, e sempre o mais viril para a grandeza de uma Pátria adulta Brasil, Brasil, Brasil Volta Redonda é o teu formoso grito, forte, garboso, e sempre o mais viril que se eleva e destaca até o infinito Brasão Determina a Deliberação nº 141, de 2 de março de 1957, em seu artigo 2º - "Este Escudo de Armas terá a forma abaixo discriminada: ESCUDO português de sabre com um feixe de raios de ouro dentro de uma orla de prata rompida no chefe. Coroa natural de ouro de quatro torres, ameias e sua porta cada uma. Tenentes: dois cíclopes com seu malho sobre bigorna por terraço, tudo ao natural. Divisa: FLUMEN FULMINI FLEXIT de ouro em fitão de sinopla". As partes do brasão assim são definidas: "Escudo Português" - com seu termo formado por um meio cícrulo como os municipais de Portugal, porque esse, de singela feição posto em uso, nos tempos de D. Manoel I, é o Escudo que convém "a descendentes de português" e está "de acordo com o uso já consagrado no Brasil". "de sable" - Isto é, porque segundo Antônio Vilas Boas e Sampayo, é este esmalte, na simbologia material, o que corresponde a terra: a que fornece o minério, sangue e alimento da Cidade do Aço e, na espiritual, o que traduz, firmeza e vigilância que o Brasil inspira a sua máxima e substancial indústria. "com um feixe de raios" - Os raios que desferia Júpiter, no Étna, fundidos por Vulcano: nobre imagem mitológica a evitar o indesejável lugar comum das chaminés e rodas dentadas. "de ouro"- E, postos, como estão, os raios de ouro "no centro" ou "abismo", do Escudo que representa o coração, querem eles dizer que das forjas da Usina de Volta Redonda se irradia por todo o País o seu sangue novo, feito de brilho, justiça, fé, força e constância. "dentro de uma orla de prata rompida no chefe" - das quais torres somente duas se vêm: uma completa ao centro, e meia de cada lado, como o estabelecem as leis de perspectiva heráldica. "Tenentes: dois Cíclopes com um malho"- homenagem ao operário de Volta Redonda, pois que eram os cíclopes os "Obreiros de Vulcano", gigantes que forjavam os raios de Júpiter Tonante. "sobre a bigorna por terraço"- diz-se "terraço" a base em que hão de pousar os "tenentes" seres animados que suportam o escudo; e nenhum se oferece mais digno e próprio para o brasão de armas da Cidade do Aço do que a figura de rijo sentido e severa beleza da bigorna.

16 "tudo ao natural"- o mesmo é dizer: representadas essas figuras e seus atributos (Cíclopes, malhos e bigornas) nas suas cores reais. "Divisa"- FLUMEM FULMINI FLEXIT"- composta especialmente, e não mera citação de autor clássico: latina, recorda a origem de nossa raça; breve, sonora e com propositada alteração, sintaxe, busca exprimir o espírito da mais concisa, harmoniosa e requintada das línguas; ativa como convém aos motes heráldicos - significa que o rio ("flumem"), ante o raio ("fulmini") dobrou-se ("flexit"), contendo assim os dois elementos (siderúrgicos) e o geográfico (volta do rio) dando ademais, uma poética interpretação de lenda de ouro em fitão de sinopla"- pois que as letras das inscrições serão sempre de metal; e a evocar, afinal, na composição auriverde, as cores gloriosas da Pátria Principais Festas em Volta Redonda: Paixão de Cristo - Os Passos do Senhor - mega espetáculo teatral encenado na Ilha São João, promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, em convênio com a Fundação CSN, para comemorar a Semana Santa. Expo-VR - Feira Industrial e Agropecuária, realizada no mês de maio, na Ilha São João. Este ano será realizada em sua 9ª versão no período de 30 de maio a 3 de junho. Uma reunião marcada para o próximo dia 7, na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, irá definir as atrações e outros detalhes da festa. Aniversário da Cidade - extensa programação festiva no dia 17 de julho Feira da Primavera - festa popular realizada na Ilha São João no mês de setembro. Réveillon - grande festa com show popular e queima de fogos Bairros de Volta Redonda O município foi criado pela Lei 2.185/54 e os limites regulamentados através dos seguintes documentos estaduais: Leis nº 1.242/44, 2.435/55 e Decretos nº 7.264/84 e 9.285/86; e o mesmo não possui Distritos desde sua emancipação. A área urbana é definida por bairros, conforme a relação seguinte: Bairros Decretos e Leis Municipais Açude Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Aero Clube " Água Limpa " Aterrado " Barreira Cravo " Bela Vista "

17 Belmonte " Belo Horizonte Decreto nº 1712, de 04/04/1984 Brasilândia Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Candelária " Casa de Pedra " Conforto " Dom Bosco " Eucaliptal " Jardim Amália " Jardim Belmonte Lei Municipal nº1698, de 31/10/1991 Jardim Belvedere Decreto nº1088, de 05/02/1979 Jardim Europa " Jardim Pe. Josimo Tavares Lei Municipal nº 2177, de 23/12/1986 Jardim Suiça Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Laranjal " Minerlândia " Niterói " Monte Castelo " Nossa Senhora das Graças " Pinto da Serra Decreto nº 2822, de 06/09/1988 Ponte Alta Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Retiro " Rústico " Santa Cruz Lei Municipal nº 2125, de 16/06/1986 Santa Inez Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Santa Rita do Zarur " Santo Agostinho " São Cristóvão " São Geraldo " São João " São João Batista " São Lucas " São Luiz " Sessenta " Siderlândia Lei Municipal nº 2698, de 31/10/1991 Siderópolis Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Três Poços " Vila Americana " Vila Brasília " Vila Mury " Vila Rica Lei Municipal nº 2102, de 26/03/1986 Vila Santa Cecília Decreto nº 1088, de 05/02/1979 Voldac "

LEVANTAMENTO DE ÁREAS PUBLICAS - Unidades de AÇÃO COMUNITÁRIA

LEVANTAMENTO DE ÁREAS PUBLICAS - Unidades de AÇÃO COMUNITÁRIA LEVANTAMENTO DE ÁREAS PUBLICAS - Unidades de DOCUMENTO CAC: Centro DE ALTER/REGULARIZ: de Ação Comunitária; RM: Restaurante Dc: Decreto; Municipal; Rs: Resolução; CQP: Centro Dl: de Deliberação; Qualificação

Leia mais

VOLTA REDONDA EM DESTAQUE

VOLTA REDONDA EM DESTAQUE VOLTA REDONDA EM DESTAQUE ANO IX - R$ 0,30 - Nº 471 - EDIÇÃO EXTRA ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA 31 DE JANEIRO DE 2003 Prefeitura Municipal de Volta Redonda Poder Executivo Secretaria Municipal

Leia mais

Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado PREFEITURA RESSACA ESPECIAL REGIÃO VEJA AINDA:

Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado PREFEITURA RESSACA ESPECIAL REGIÃO VEJA AINDA: PREFEITURA FAZ INFORMATIVO DA PREFEITURA DE CONTAGEM Nº 2 - Janeiro de 2008 ESPECIAL REGIÃO RESSACA Prefeitura inicia a obra da trincheira Ressaca/Eldorado A Prefeitura iniciou a obra que vai retirar a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO FUNÇÃO: 01 - LEGISLATIVA 031 Ação Legislativa 0001 - Execução da Ação Legislativa Manutenção das Atividades Legislativas FUNÇÃO: 02 - JUDICIÁRIA 122 Administração Geral 0006 - Defesa Jurídica do Município

Leia mais

DECRETO N.º 2.016 D E C R E T A :

DECRETO N.º 2.016 D E C R E T A : DECRETO N.º 2.016 EMENTA: Institui Área Non Aedificandi ao longo das Rodovias Municipais que menciona e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Volta Redonda, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZEIRO DO SUL PPA 2010/2013 CLASSIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS E AÇÕES POR FUNÇÃO E SUBFUNÇÃO SUBFUNÇÃO PROGRAMA AÇÃO FUNÇÃO: 01 - LEGISLATIVA 31 Ação Legislativa 0001- Execução da Ação Legislativa 2001 - Manutenção das Atividades Legislativas da Câmara Municipal FUNÇÃO: 02 - JUDICIÁRIA 122 Administração Geral 0006- Defesa

Leia mais

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais).

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais). PLANO DE GOVERNO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA PARA 2013/2016 COLIGAÇÃO O PRESENTE NOS PERMITE SEGUIR EM FRENTE - CANDIDATO A PREFEITO PEDRINHO DA MATA 11 Ações a serem realizadas por Secretarias:

Leia mais

CINEMA NOVE DE ABRIL

CINEMA NOVE DE ABRIL CINEMA NOVE DE ABRIL HISTÓRICO / ARQUITETÔNICO Considerada a maior sala de projeção da América Latina, a história do Cinema Nove de Abril se confunde com a da cidade de Volta Redonda. Projetado pelos arquitetos

Leia mais

740 mil pessoas estão à espera da sua loja.

740 mil pessoas estão à espera da sua loja. 740 mil pessoas estão à espera da sua loja. Imagem ilustrativa Fonte: Relatório Mapeamento de Mercado Potencial China Associados Geomarketing. Polo de desenvolvimento do NOROESTE PAULISTA, a região de

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO JACINTA ANDRADE

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO JACINTA ANDRADE TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO JACINTA ANDRADE Teresina (PI), Março/2015 JACINTA ANDRADE 0 Março/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA Firmino

Leia mais

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO

E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO E.M.E.F. ANTONIO DUARTE DE ALMEIDA O PARQUE DO CARMO Trabalho Apresentado para a conclusão do ciclo autoral. Igor José Santos Matias Adriano Santos Daniel Santos William 9 ANO C Este trabalho é dedicado

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO VALE QUEM TEM

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO VALE QUEM TEM TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU LESTE BAIRRO VALE QUEM TEM Teresina (PI), Fevereiro/2014 VALE QUEM TEM 1 Fevereiro/2014 EXPEDIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante-

Proposta para a nova entrada social. -vista da Recepção, administração, salão de festas e restaurante- Introdução Junto com o crescimento da cidade de são José dos Campos surgiram também novos espaços de convivência, salões de eventos e grandes redes de academias. Os novos condomínios são entregues com

Leia mais

ID Proposta 71. 1. Dados do Município / Distrito Federal. 2.1. Dados gerais / Caracteristicas do terreno. Carta Consulta CIE - Administração

ID Proposta 71. 1. Dados do Município / Distrito Federal. 2.1. Dados gerais / Caracteristicas do terreno. Carta Consulta CIE - Administração ID Proposta 71 1. Dados do Município / Distrito Federal Nome Munic./Distrito: UF: Prefeito: CPF do Prefeito: Endereço Pref.: CEP: Telefones: Prefeitura Municipal de Queimados Rio de Janeiro Max Rodrigues

Leia mais

CASA VERDE/CACHOEIRINHA

CASA VERDE/CACHOEIRINHA Casa Verde / CASA VERDE/CACHOEIRINHA R e g i ã o N o r t e Assessoria de Imprensa - Subprefeitura de CENTRO REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MORRINHOS. 17 Casa Verde / Pirâmide Populacional Rendimento

Leia mais

VOLTA REDONDA EM DESTAQUE

VOLTA REDONDA EM DESTAQUE VOLTA REDONDA EM DESTAQUE ANO IX - R$ 0,30 - Nº 513 - EDIÇÃO EXTRA ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA 14 DE OUTUBRO DE 2003 Prefeitura Municipal de Volta Redonda Poder Executivo Secretaria Municipal

Leia mais

Publicidade e divulgação

Publicidade e divulgação CONDOMÍNIOS VERTICAIS RESIDENCIAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO (2000-2008): CONDOMÍNIOS - CLUBE Publicidade e divulgação Os informes publicitários, como já discutido nos capítulos anteriores, trazem imagens

Leia mais

Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, é legado do Rio 2016 para os esportes adaptados

Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, é legado do Rio 2016 para os esportes adaptados Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, é legado do Rio 2016 para os esportes adaptados Governo federal e governo do Estado de São Paulo constroem o maior legado dos Jogos Paraolímpicos de 2016 para

Leia mais

Como chegar Gestão Curiosidades Estatísticas Festas Populares

Como chegar Gestão Curiosidades Estatísticas Festas Populares Como chegar Gestão Curiosidades Estatísticas Festas Populares Geografia História Tradição Util Pública Centro urbano Além da oferta municipal, com clima agradável, incontáveis rios, cachoeiras e vilas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL. Secretaria de Planejamento e Habitação Departamento de Meio Ambiente Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

PREFEITURA MUNICIPAL. Secretaria de Planejamento e Habitação Departamento de Meio Ambiente Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. PREFEITURA MUNICIPAL Secretaria de Planejamento e Habitação Departamento de Meio Ambiente Secretaria de Educação, Cultura e Desporto Julho - 2012 ABRANGÊNCIA RESÍDUOS SÓLIDOS ESGOTAMENTO SANITÁRIO ABASTECIMENTO

Leia mais

DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica.

DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica. DECRETO N º 1.699. EMENTA: Define zonas de preservação paisagística e ecológica. O Prefeito Municipal de Volta Redonda, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 13 da Lei Municipal 1.412,

Leia mais

Na Melhor Rua do Paraíso - Tomás Carvalhal, 555

Na Melhor Rua do Paraíso - Tomás Carvalhal, 555 ALTÍSSIMO PADRÃO Na Melhor Rua do Paraíso - Tomás Carvalhal, 555 Eu quero mais que morar bem. Eu quero morar na Tomás Carvalhal. Foto da Rua Tomás Carvalhal Basta uma breve caminhada pelas nobres e acolhedoras

Leia mais

limites definidos por barreiras físicas significativas como linha da TRENSURB, Av. Farrapos, Av.

limites definidos por barreiras físicas significativas como linha da TRENSURB, Av. Farrapos, Av. ÁREA 3-3 Limites e potencialidades limites definidos por barreiras físicas significativas como linha da TRENSURB, Av. Farrapos, Av. dos Estados e a free-way/ RS- 290. espaço adequado para novas atividades

Leia mais

PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS

PROPOSTAS PARA DESENVOLVIMENTO NAS ÁREAS POLÍTICAS PÚBLICAS: SANEAMENTO OBRAS PARTICIPAÇÃO POPULAR EDUCAÇÃO SAÚDE O que são políticas públicas? Políticas públicas podem ser entendidas como ações desenvolvidas pelo Estado, tendo em vista atender

Leia mais

Município de Dois Irmãos. Maio, 2012

Município de Dois Irmãos. Maio, 2012 Município de Dois Irmãos Maio, 2012 ABRANGÊNCIA RESÍDUOS SÓLIDOS ESGOTAMENTO SANITÁRIO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DRENAGEM PLUVIAL Lei N 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento

Leia mais

Caio Luiz de Carvalho Presidente

Caio Luiz de Carvalho Presidente Caio Luiz de Carvalho Presidente Os desafios do Brasil Deixar de ser espectador e se tornar ator do processo. Todos os brasileiros. Profissionais ou espectadores, envolvidos diretamente ou não. Muitas

Leia mais

MARCA. ponto PARA A SUA. Os desafios ambientais abrem oportunidades para olhares mais atentos.

MARCA. ponto PARA A SUA. Os desafios ambientais abrem oportunidades para olhares mais atentos. Os desafios ambientais abrem oportunidades para olhares mais atentos. Ao adotar uma praça, sua empresa cria novas formas de atuar na responsabilidade social, amplia perspectivas de mercado e desenvolve

Leia mais

BAIRRO PLANEJADO COMPLETO CONDOMÍNIO HORIZONTAL

BAIRRO PLANEJADO COMPLETO CONDOMÍNIO HORIZONTAL BAIRRO PLANEJADO COMPLETO CONDOMÍNIO HORIZONTAL CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS EM UM BAIRRO PLANEJADO COMPLETO. O principal projeto imobiliário em desenvolvimento no stado do Pará; Um bairro planejado com mais

Leia mais

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA

CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA PROGRAMA DE SÓCIOS PROGRAMA DE SÓCIOS CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA DESDE 1898 PROGRAMA DE SÓCIOS - INTRODUÇÃO Um programa de sócios forte e eficiente é atualmente a principal saída dos clubes brasileiros

Leia mais

Dados da Nossa Região Projetos 2013-2014

Dados da Nossa Região Projetos 2013-2014 Dados da Nossa Região Projetos 2013-2014 { Rotary Club São Paulo Morumbi Comp. Antonio Limongi Presidente Comp. Claudio Moysés Governador D.4610 Ano rotário 2013-2014 Comp. Helen de Montille Ferreira RCSP

Leia mais

Prefeitura faz obras na região do Riacho PREFEITURA ESPECIAL REGIÃO RIACHO

Prefeitura faz obras na região do Riacho PREFEITURA ESPECIAL REGIÃO RIACHO PREFEITURA FAZ INFORMATIVO DA PREFEITURA DE CONTAGEM Nº 1 - Janeiro de 2008 ESPECIAL REGIÃO RIACHO Prefeitura faz obras na região do Riacho A Prefeitura de Contagem prioriza investimentos na região do

Leia mais

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO. ANEXO I (Lei n 513, de 22/10/2009 - Diretrizes Orçamentárias 2010)

MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE GABINETE DO PREFEITO. ANEXO I (Lei n 513, de 22/10/2009 - Diretrizes Orçamentárias 2010) Pág. 1 de 7 ANEXO I (Lei n 513, de 22/10/2009 - Diretrizes Orçamentárias 2010) PRIORIDADES E METAS PARA 2010 PODER LEGISLATIVO AÇÃO LEGISLATIVA - Dar apoio administrativo e garantir a manutenção das ações,

Leia mais

PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ

PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Objetivos Gerais: PROJETO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Melhorar as condições de vida dos moradores do MACIÇO DO MORRO DA CRUZ, a partir de investimentos em infra-estrutura e serviços sociais. Objetivos Específicos:

Leia mais

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios

1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 1 1. Objetivo 2. Histórico 3. Justificativas 4. Descrição 5. Características 6. Espaço Comunitário 7. Benefícios 2 Objetivo Apoio do Governo do Estado/Municipal/Federal Petrobras - FERJ para captar patrocínio

Leia mais

ID Proposta 600. 1. Dados do Município / Distrito Federal. 2.1. Dados gerais / Caracteristicas do terreno. Carta Consulta CIE - Administração

ID Proposta 600. 1. Dados do Município / Distrito Federal. 2.1. Dados gerais / Caracteristicas do terreno. Carta Consulta CIE - Administração ID Proposta 600 1. Dados do Município / Distrito Federal Nome Munic./Distrito: UF: Prefeito: CPF do Prefeito: Endereço Pref.: CEP: Telefones: Prefeitura Municipal de Carapicuíba São Paulo Sergio Ribeiro

Leia mais

Aprovado 6 REFAZER O RODO NA RUA SEM SAIDA ATRAS DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Aprovado 6 REFAZER O RODO NA RUA SEM SAIDA ATRAS DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS OP2009 - Relatório de Obras PMVR - Prefeitura Municipal de Volta Redonda / SMP - Secretaria Municipal de Planejamento Setor/Responsável SUSER Classif./Reg.09 09/1441 Descrição do Pedido / Status / Localização

Leia mais

Obras de Modernização do Mineirão

Obras de Modernização do Mineirão Obras de Modernização do Mineirão Agenda 1. Planejamento Estratégico Integrado 2. Contrato de Concessão Administrativa do Complexo do Mineirão 3. Premissas da Modernização 4. Evolução das obras Agenda

Leia mais

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito

PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR. SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito PROPOSTAS DE CAMPANHA COLIGAÇÃO COLIGAÇÃO QUATRO MELHOR SIRLEY JUNQUEIRA Prefeita e JOEL RAMOS Vice-Prefeito 1. PLANEJAMENTO - Planejar o desenvolvimento do município em todos os seguimentos. - Criar centro

Leia mais

Centro Cultural e de Exposições de Maceió

Centro Cultural e de Exposições de Maceió Centro Cultural e de Exposições de Maceió Descrição Administrar, explorar comercialmente e desenvolver eventos culturais, de lazer e de negócios no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, localizado

Leia mais

A HISTÓRIA DE UMA VIDA

A HISTÓRIA DE UMA VIDA A HISTÓRIA DE UMA VIDA Há 23 anos, a partir do sonho de um visionário, nascia o Hotel Villa Rossa Em plena Mata Atlântica, na Serra da Taxaquara, na Vila Darcy Penteado, foi concebido com cuidado em cada

Leia mais

ANEXO 05 Lei n 509 - PPA

ANEXO 05 Lei n 509 - PPA DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO Instituído pela lei municipal de n 352, de 31 de agosto de 2009. ADMINISTRAÇÃO DO EXMO. SENHOR CICERO MONTEIRO NETO ANO V N 327 - RODOLFO FERNANDE S/RN, Terça - feira, 31 de

Leia mais

ANO XIX - R$ 0,30 - Nº1230 - EXTRA - ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA - 9 DE FEVEREIRO DE 2015

ANO XIX - R$ 0,30 - Nº1230 - EXTRA - ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA - 9 DE FEVEREIRO DE 2015 VOL OLTA A REDONDA A EM DESTAQUE ANO XIX - R$ 0,30 - Nº1230 - EXTRA - ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA - 9 DE FEVEREIRO DE 2015 2 9 de fevereiro de 2015 Antonio Francisco Neto Prefeito Municipal

Leia mais

CENTRO DE SAÚDE INDEPENDÊNCIA Empreendimento: 11 OP 2003/2004 - Regional: Barreiro Local: Bairro Independência Investimento: R$1.142.

CENTRO DE SAÚDE INDEPENDÊNCIA Empreendimento: 11 OP 2003/2004 - Regional: Barreiro Local: Bairro Independência Investimento: R$1.142. CENTRO DE SAÚDE INDEPENDÊNCIA Empreendimento: 11 OP 2003/2004 - Regional: Barreiro Local: Bairro Independência Investimento: R$1.142.619,19 851 O que foi feito: Aquisição de terreno, reforma e ampliação

Leia mais

INFRA ESTRUTURA FÍSICA

INFRA ESTRUTURA FÍSICA INFRA ESTRUTURA FÍSICA 1 Campus Curitiba O Campus de Curitiba, sediado no Bairro Prado Velho, fica em um terreno com 342.117 m2 e 143.735 m 2 de área construída e abriga cinco centros universitários nas

Leia mais

Plano de Governo 2013/2016 Secretaria Municipal de Saúde

Plano de Governo 2013/2016 Secretaria Municipal de Saúde Secretaria Municipal de Saúde Garantir o bom funcionamento e reais condições de atendimento a população em toda Rede de Serviços de Saúde, de forma eficiente; Fortalecer o Conselho Municipal de Saúde,

Leia mais

Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro

Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro Rede Nacional de Treinamento Legado olímpico para a infraestrutura do esporte brasileiro Parque Poliesportivo do Campus Central da UFRN, a ser inaugurado nesta terça-feira (29.04.14) em Natal, é mais uma

Leia mais

COPA DO MUNDO FIFA 2014 Belo Horizonte Brasil. Ações do Governo de Minas Gerais

COPA DO MUNDO FIFA 2014 Belo Horizonte Brasil. Ações do Governo de Minas Gerais COPA DO MUNDO FIFA 2014 Belo Horizonte Brasil Ações do Governo de Minas Gerais 27 de Outubro de 2009 Roteiro Estratégia de Execução Modernização do Mineirão Reforma dos Estádios Alternativos Mobilidade

Leia mais

930.000m² de muita exclusividade em Porto das Dunas. Mais de 1.600m de praia, cercados de segurança e atrativos diferenciados.

930.000m² de muita exclusividade em Porto das Dunas. Mais de 1.600m de praia, cercados de segurança e atrativos diferenciados. 930.000m² de muita exclusividade em Porto das Dunas. Mais de 1.600m de praia, cercados de segurança e atrativos diferenciados. 1,6 km de Praia Beach Park Via de acesso CE 025 Parque eólico Distância em

Leia mais

LEI Nº 1543, DE 10 DE ABRIL DE 2008 DE 2008.

LEI Nº 1543, DE 10 DE ABRIL DE 2008 DE 2008. LEI Nº 1543, DE 10 DE ABRIL DE 2008 DE 2008. Autoria: Poder Legislativo Estabelece normas para as cerimônias públicas e a ordem geral de precedência no Município de Lucas do Rio Verde - MT. O Prefeito

Leia mais

Sucessão municipal ACIA ouviu o deputado José de Lima, candidato a prefeito

Sucessão municipal ACIA ouviu o deputado José de Lima, candidato a prefeito www.aciaanapolis.com.br ACIA ouviu o deputado José de Lima, candidato a prefeito De 27 de Setembro a 03 de Outubro 2012 Ano 06 - Diretoria 2011/2013 Durante mais de uma hora o representante da coligação

Leia mais

Projeto Brinquedolândia é lançado no bairro Água Limpa

Projeto Brinquedolândia é lançado no bairro Água Limpa ANO XV - R$ 0,30 - Nº 951-EXTRA ÓRGÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA 30 DE NOVEMBRO DE 2010 Projeto Brinquedolândia é lançado no bairro Água Limpa A Smac (Secretaria Municipal de Ação Social) lançou

Leia mais

Saúde. Saúde visa à promoção integral, amplo acesso e a qualidade dos serviços,

Saúde. Saúde visa à promoção integral, amplo acesso e a qualidade dos serviços, Saúde Saúde visa à promoção integral, amplo acesso e a qualidade dos serviços, além de ações de vigilância à saúde e fortalecimento do controle social, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único

Leia mais

Projeto Futuros Craques São Paulo

Projeto Futuros Craques São Paulo Projeto Futuros Craques São Paulo O Projeto Futuros Craques é considerado o carro chefe da B16 em São Paulo, a sua programação destina-se à oferecer esportes de maneira saudável para crianças da rede pública

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO BUENOS AIRES

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO BUENOS AIRES TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO BUENOS AIRES Teresina (PI), Março/2014 BUENOS AIRES 0 Março/2014 EXPEDIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA

Leia mais

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso Serra Gaúcha Brasil Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso Histórico Religiosidade A religiosidade cultuada pelos imigrantes italianos ainda tem forte presença em Nova Araçá. O município

Leia mais

Pensou Outlet, pensou General Shopping Brasil.

Pensou Outlet, pensou General Shopping Brasil. Pensou Outlet, pensou General Shopping Brasil. O Outlet Premium avança pelo território nacional abrindo grandes oportunidades de negócios para você. Pensou Outlet, pensou General Shopping Brasil. Outlet

Leia mais

A arquitetura dos memoriais

A arquitetura dos memoriais PARTE 01: Conteúdo para a prova A arquitetura dos memoriais Você já ouviu falar em memorial ou já visitou um espaço arquitetônico destinado à memória de alguma personalidade, de um povo ou de algum fato

Leia mais

Presidente:... Antônio Francisco Neto Prefeito Municipal Secretária Executiva:... Cláudia Chaves Cabral

Presidente:... Antônio Francisco Neto Prefeito Municipal Secretária Executiva:... Cláudia Chaves Cabral Volta Redonda Sede do Governo do antigo Povoado de Santo Antônio, inicialmente Distrito de Paz, emancipada aos 17 dias do mês de Julho de 1954, berço da Siderurgia no Brasil. ---------------------------

Leia mais

Configuração e tipologias

Configuração e tipologias OsE s p a ç o sp ú b l i c o ses u ai n f l u ê n c i an ame l h o r i ad aq u a l i d a d ed ev i d a O que são Espaços Públicos? P O espaço público é considerado como aquele que, dentro do território

Leia mais

Avaliação da implementação das propostas do Distrito de Tupi apresentadas no Orçamento Participativo

Avaliação da implementação das propostas do Distrito de Tupi apresentadas no Orçamento Participativo Avaliação da das propostas do Distrito de Tupi apresentadas no Orçamento Participativo Objetivo Com o objetivo de realizar uma análise e contribuir com o aprimoramento do Orçamento Participativo 12 no

Leia mais

INICIATIVAS INSPIRADORAS ESPAÇOS PÚBLICOS REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA SAVASSI BELO HORIZONTE MG

INICIATIVAS INSPIRADORAS ESPAÇOS PÚBLICOS REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA SAVASSI BELO HORIZONTE MG ESPAÇOS PÚBLICOS INICIATIVAS INSPIRADORAS REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA SAVASSI BELO HORIZONTE MG ÍNDICE INTRODUÇÃO PERFIL DA CIDADE OS PASSOS PARA A REQUALIFICAÇÃO DA PRAÇA DA SAVASSI DIRETRIZES DO PROJETO

Leia mais

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Oratório - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 9 5304-8028

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Oratório - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 9 5304-8028 Instituição Recanto Infantil Tia Célia Projeto: Construindo nosso Lar. Construindo a Sede Própria do Recanto Infantil Tia Célia Mauá/2015 1 1. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO A senhora Célia Maria da Silva,

Leia mais

Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM

Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras - SELAM PPA 2014 / 2017 Administração 2013 / 2016 Prefeito: Gabriel Ferrato Vice-Prefeito: João Chaddad Secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras:

Leia mais

Nova sede Documento de doação do terreno entra para a fase final

Nova sede Documento de doação do terreno entra para a fase final www.aciaanapolis.com.br Nova sede Documento de doação do terreno entra para a fase final De 1º a 07 de Fevereiro de 2014 - Ano 09 - Nº 224 - Diretoria 2013/2015 Diretoria da Associação Comercial e Industrial

Leia mais

Condomínio Sinhá Ana. Jul - 2011

Condomínio Sinhá Ana. Jul - 2011 Condomínio Sinhá Ana Jul - 2011 NOME DO EMPREENDIMENTO Sinhá Ana CONDOMÍNIO DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO Quer ter bem-estar? More no que é seu! O Condomínio Horizontal Sinhá Ana foi conceitualmente projetado

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece.

Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece. Bem-vindo ao Horizontes, no plural, como tudo o que a sua vida merece. A EKO traz para Arujá um conceito inédito que une o conforto de uma casa às comodidades e à segurança de um apartamento, principalmente

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DO ÓRGÃO / ENTIDADE FISCALIZADA. Município/UF: Fortaleza / CE

1. APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DO ÓRGÃO / ENTIDADE FISCALIZADA. Município/UF: Fortaleza / CE 1. APRESENTAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Município/UF: Fortaleza / CE DA FISCALIZAÇÃO Objeto da fiscalização: Estádio Plácido Aderaldo Castelo Tipo de obra: Estádio de futebol Período abrangido pela fiscalização:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PARANATINGA

CÂMARA MUNICIPAL DE PARANATINGA LEI Nº. 005/2000 Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2001 VILSON PIRES, Prefeito Municipal de Paranatinga, Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

ORINDIÚVA OBRAS E AÇÕES - GESTÃO 2011-2014

ORINDIÚVA OBRAS E AÇÕES - GESTÃO 2011-2014 ORINDIÚVA OBRAS E AÇÕES - GESTÃO 2011-2014 CULTURA: Pólo do Projeto Guri: O Projeto Guri tem como objetivo resgatar a auto-estima dos adolescentes, utilizando a música como agente transformador. Pólo Rua

Leia mais

ANEXO 2. Descrição do Complexo Maracanã

ANEXO 2. Descrição do Complexo Maracanã ANEXO 2 Descrição do Complexo Maracanã 1 Principais Bens e Máquinas Estádio Mário Filho (Maracanã) Descrição do Complexo Maracanã Gramado do Maracanã 1.500 m² de área verde de grama especial do tipo TIFTON,

Leia mais

Hotel das Paineiras - Varanda. Hotel das Paineiras

Hotel das Paineiras - Varanda. Hotel das Paineiras Hotel das Paineiras - Varanda Hotel das Paineiras Em janeiro de 1882, o Imperador D. Pedro II Unidos. Nesse dia, o imperador Pedro II e da Estrada de Ferro do Corcovado. O prédio concedeu aos engenheiros

Leia mais

PLANO DE SANEAMENTO AMBIENTAL

PLANO DE SANEAMENTO AMBIENTAL PLANO DE SANEAMENTO AMBIENTAL Município de Dois Irmãos Município de Dois Irmãos RS- RS Agosto, 2012 Agosto, 2012 Oficina Jogos Cooperativos: Bairro São João 02/06/2012 02/06/201 REFLEXÃO ABRANGÊNCIA RESÍDUOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTELO - ES CONSOLIDADO ESPÍRITO SANTO 27.165

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTELO - ES CONSOLIDADO ESPÍRITO SANTO 27.165 001 - CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO 001 - CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO 01 Legislativa 2.410.000,00 450.000,00 2.860.000,00 01031 Ação Legislativa 2.410.000,00 450.000,00 2.860.000,00 010310001 APOIO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Apartamentos Disponíveis em Salvador

Apartamentos Disponíveis em Salvador Apartamentos Disponíveis em Salvador Não é surpresa que um apartamento em Salvador seja a escolha de muitos compradores que querem viver ou investir nessa linda cidade litorânea. Tem tudo o que um investidor

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características Gerais dos Indígenas: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 10 de agosto de 2012 Identificação da população indígena nos Censos Demográficos do Brasil 1991 e 2000

Leia mais

F) 13.392.0168.2650.0001 - Funcionamento de Bibliotecas da União

F) 13.392.0168.2650.0001 - Funcionamento de Bibliotecas da União Brasileira I Vol. de vários autores; Brasileira II Vol. de vários autores; Brasileira III Vol. de vários autores; Brasileira IV Vol. de vários autores; Brasileira V Vol. de vários autores; Editions du

Leia mais

JÚLIO MESQUITA OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2007-2010 R$ 4.649.800,00

JÚLIO MESQUITA OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2007-2010 R$ 4.649.800,00 JÚLIO MESQUITA OBRAS E AÇÕES GESTÃO 2007-2010 R$ 4.649.800,00 AGRICULTURA: Distribuição de Leite: distribuídos 117.338 litros de leite, de Jan/2007 a Fev/2009 Custo: R$ 146 mil, beneficiando 308 famílias

Leia mais

SHOPPING ILHA DO MEL

SHOPPING ILHA DO MEL Cenário atual O Brasil é o 5º maior país do mundo com grande crescimento no setor de Shopping Centers. Segundo pesquisa da Interscience, encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE),

Leia mais

XXIV ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS CONSESP Agosto 2015. Rio de Janeiro e Espírito Santo

XXIV ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS CONSESP Agosto 2015. Rio de Janeiro e Espírito Santo XXIV ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS CONSESP Agosto 2015 Rio de Janeiro e Espírito Santo Vôos Ida: 23/08/2015 Vôo JJ3334 (Curitiba) 06:00 06:55 (Guarulhos) Vôo JJ3684 (Guarulhos) 08:05 09:05 (Galeão) Volta: 30/08/2015

Leia mais

OPORTUNIDADE: Associar sua marca a uma das maiores vitrines de negócio do Cerrado Brasileiro. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24 a 27 de março de 2015

OPORTUNIDADE: Associar sua marca a uma das maiores vitrines de negócio do Cerrado Brasileiro. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 24 a 27 de março de 2015 SHOW SAFRA BR 163 O Show Safra BR163 é idealizado pela Fundação Rio Verde para ser uma feira de novas tecnologias com foco comercial e ainda abre espaço para discussões de temas técnicos, políticos, sociais

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

3.1. Prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho via túnel

3.1. Prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho via túnel 3. CARACTERIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS Este capítulo apresenta as principais características das obras propostas para o prolongamento da Avenida Roberto Marinho via túnel e o Parque Linear com vias locais,

Leia mais

Dia da bandeira Tá na cara que é orgulho

Dia da bandeira Tá na cara que é orgulho Dia da bandeira Tá na cara que é orgulho 19 de novembro Hino à Bandeira Música de Francisco Braga Letra de Olavo Bilac Apresentado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906 (Extraído do livro Bandeira

Leia mais

IV TROFÉU CERRADO DE ORIENTAÇÃO Unindo o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

IV TROFÉU CERRADO DE ORIENTAÇÃO Unindo o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. IV TROFÉU CERRADO DE ORIENTAÇÃO Unindo o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Local e data: Cristalina-GO, 22 de março de 2015. Boletim Informativo n 1 - Cristalina-GO, 15 de janeiro de 2015. 1. CONVITE

Leia mais

PREFEITURA DE XINGUARA

PREFEITURA DE XINGUARA 50/000-20 Anexo IV - Programas, Metas e Ações - (PPA Inicial) Página de 5 Programa: 000 AÇÃO LEGISLATIVA Manutenção da CMX através do apoio financeiro às atividades legislativas, custeio de despesas administrativas,

Leia mais

História. Foto: Ibraim Leão

História. Foto: Ibraim Leão Theatro Pedro II Rua Álvares Cabral 370, Centro, Ribeirão Preto-SP CEP 400-080 www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fundacao/teatro/i36principal.php Tel. 55 (6) 3977.8 T heatro Pedro II Na década de 920, Ribeirão

Leia mais

BRASIL 2015: O VERDADEIRO RESULTADO DA COPA

BRASIL 2015: O VERDADEIRO RESULTADO DA COPA BRASIL 2015: O VERDADEIRO RESULTADO DA COPA Brasil, 2007 PIB R$ 1,8 trilhão Alfabetização 88,6% Expec. de Vida 71,7 anos PIB per capita US$ 8.402 Fonte: ONU e IBGE Brasil, 2015 PIB R$ 2,1 trilhões Alfabetização

Leia mais

Tipo OCA. Subação. 1-Ações de Infraestrutura da Gestão Superior NEX. 2-Participação da Fundação em Eventos Locais, Nacionais e Internacionais NEX

Tipo OCA. Subação. 1-Ações de Infraestrutura da Gestão Superior NEX. 2-Participação da Fundação em Eventos Locais, Nacionais e Internacionais NEX Relatório do Criança e Adolescente ( ) Página 1 de 42 EIXO: ACESSO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SUB-EIXO: CULTURA (b) (c) 13-Cultura 122-Administração Geral 146-Gestão da Política Cultural 2338-Gestão Superior

Leia mais

Profissionais Qualificados

Profissionais Qualificados Profissionais Qualificados Em 1910 foram criadas as primeiras escolas profissionais públicas na cidade de São Paulo, como parte de um projeto de constituir um mercado de mão de obra qualificada. Essas

Leia mais

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário NRDC Bairro Guaíra Três de Maio RS

Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário NRDC Bairro Guaíra Três de Maio RS I - ABERTURA GERAL Três de Maio, próspero município, com 24 mil habitantes, predominantemente descendentes de alemães, italianos e poloneses, na região noroeste do Rio Grande do Sul, foi emancipado em

Leia mais

MAIOR EMPREGADORA E ARRECADADORA PRIVADA

MAIOR EMPREGADORA E ARRECADADORA PRIVADA INTRODUÇÃO A Viação Nossa Senhora do Amparo é uma empresa de ônibus com sede em Maricá, na Costa do Sol (Região dos Lagos), fundada em 10 de maio de 1950. Atua oferecendo serviço de transporte rodoviário

Leia mais

VIRADA ESPORTIVA 2014

VIRADA ESPORTIVA 2014 A VIRADA ESPORTIVA As 34 horas da Virada Esportiva contaram com mais de 140 modalidades intercaladas com uma das principais características de São Paulo: a garoa. Entre eventos e locais tradicionais, como

Leia mais

Câmara Municipal de Angra dos Reis Pauta - 13ª Sessão Ordinária de 2012

Câmara Municipal de Angra dos Reis Pauta - 13ª Sessão Ordinária de 2012 05/04/2012 Expediente Leitura Projeto de Lei Nº 00088/2012 Fica denominada Travessa Areia Branca, o logradouro público, com acesso pela Rua Francisco Guedes da Silva, no Bairro Parque Mambucaba. Requerimento

Leia mais

Mais do que um lugar para viver, uma história.

Mais do que um lugar para viver, uma história. Solar Bezerra de Menezes. Mais do que um lugar para viver, uma história. Três grandes e frondosas árvores de juazeiro, localizadas a 13 km da cidade do Crato, faziam sombra para comboieiros, homens que

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

ANÁLISE DAS ADPTAÇÕES NA ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGENS DE FOZ DO IGUAÇU

ANÁLISE DAS ADPTAÇÕES NA ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGENS DE FOZ DO IGUAÇU ANÁLISE DAS ADPTAÇÕES NA ACESSIBILIDADE NOS MEIOS DE HOSPEDAGENS DE FOZ DO IGUAÇU Andriélle Pereira de Oliveira 1 RESUMO As normas de acessibilidade nos meios de hospedagens de Foz do Iguaçu são constituídas

Leia mais

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO PARQUE BRASIL

TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO PARQUE BRASIL TERESINA - PERFIL DOS BAIRROS - REGIONAL SDU CENTRO NORTE BAIRRO PARQUE BRASIL Teresina (PI), Março/2015 PARQUE BRASIL 0 Março/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA PREFEITO MUNICIPAL DE TERESINA Firmino

Leia mais