Uma avaliação do discipulado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma avaliação do discipulado"

Transcrição

1 Lição 1 29 de dezembro a 5 de janeiro Uma avaliação do discipulado Sábado à tarde Ano Bíblico: Ap VERSO PARA MEMORIZAR: "Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4:18, 19). LEITURAS DA SEMANA: Mt 4:18-22; 10:24 e 25; Mc 3:13, 14; 8:34 e 35; Lc 14:25, 26 Dwight E. Stevenson conta a história dos dias dos conquistadores que ilustra um aspecto importante do discipulado. "Quando Cortez desembarcou seus quinhentos conquistadores na costa leste do México, ele ateou fogo aos navios." Charles L. Wallis, ed., Speaker s Illustrations for Special Days, pág. 25. Observando seu meio de retirada subindo em chamas, seus guerreiros sabiam que estavam dedicando a vida à conquista do Novo Mundo para a Espanha. Eles tinham que ser totalmente dedicados à missão.da mesma forma, os que aceitam a Cristo e se dedicam à tarefa do discipulado são chamados a queimar seus navios no porto. Não existe espaço para a retirada. Não existe volta. O lema dessa rendição completa a Cristo deve ser: Sempre avante; para trás, nunca. Prévia da semana: Que é discipulado? Que é um discípulo? Alguém pode se apresentar como voluntário para ser discípulo? Quais são os requisitos do discipulado? Qual é a essência do discipulado? Domingo Ano Bíblico: Repassar o Novo Testamento Discipulado, histórico e pessoal Na Bíblia, o conceito de discipulado aparece sob dois aspectos: histórico e pessoal.

2 No contexto cristão histórico, significa a interação entre Cristo, o Professor-Mestre, e Seus primeiros seguidores, conhecidos como discípulos. No cerne, referia-se aos que tinham uma ligação íntima e especial com o Rabino de Nazaré, Jesus Cristo, o Filho de Deus. No nível pessoal, discipulado significa a relação entre Cristo, o indivíduo e o mundo. Refere-se também aos desafios que o compromisso cristão traz e à resultante vida de fé. Assim, o discipulado envolve não só o que o cristão faz em nome de Cristo mas como Cristo é representado no mundo. É aqui que os dois aspectos do discipulado, histórico e pessoal, podem se cruzar. O discipulado moderno pode se beneficiar das idéias oferecidas pela experiência entre os discípulos históricos e o Mestre. 1. Esboce os conceitos de discipulado encontrados em Mateus 4: O que Jesus pediu que Pedro e André fizessem? 2. Compare o chamado a Tiago e João com o de Pedro e André. De acordo com a resposta desses quatro discípulos, o que podemos compreender sobre o discipulado? Veja também Jo 1: O que essas passagens também nos ensinam? 3. Que outro conceito de discipulado encontramos em Atos 11:26? Pelo que você viu até agora, o que entendeu sobre o discipulado? Que lições pessoais você pode tirar dos textos estudados hoje? Segunda Ano Bíblico: Vista geral de toda a Bíblia O que é um discípulo? Na língua grega, a palavra discípulo vem de mathetes, que significa aluno, aprendiz, ou adepto. Descreve uma pessoa cuja mente está fixada em um propósito. No Novo Testamento, é principalmente usada pelos discípulos de Jesus, especialmente nos Evangelhos. Refere-se a "um a- prendiz ou aluno ligado a um mestre ou movimento; sua dedicação está na instrução e seu compromisso é com o mestre ou movimento". Paulo J. Achtemeier, ed., Harper s Bible Dictionary, p Assim, discípulo é um aluno ou estudante destacado como aprendiz de um mestre ou professor com a finalidade de receber instrução. Não pode haver discípulo sem mestre. No Novo Testamento, a palavra discípulo é usada principalmente para os discípulos de Jesus. 4. Discipulado envolve disposição de obedecer a ordens e assumir compromissos. O que Jesus quis dizer, e o que estava pedindo, em Sua declaração às multidões: "Se alguém vem a Mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo" (Lc 14:25, 26)? 5. O que está envolvido na declaração de Jesus em Lucas 14:25 e 26? Como essas palavras se aplicam à nossa vida diária? 6. Se os cristãos são discípulos, quem deve ter a submissão e o compromisso dos cristãos? A igreja? As doutrinas? Um pastor carismático que faz um bom trabalho de ensino e instrução? Ou Jesus? 1Co 1:10-17 No Novo Testamento, discípulo era alguém a quem Jesus ensinava e que era dedicado a segui-

3 Lo. É diferente hoje? Leia novamente as palavras de Jesus em Lucas, citadas acima. Como esse quadro se ajusta a você? Você é um verdadeiro discípulo de Cristo? O que sua resposta diz sobre você mesmo e sobre seu compromisso com o Senhor? Terça Ano Bíblico: Gn 1 3 Como alguém se torna discípulo? 7. Como as pessoas se tornavam discípulas? Mc 1:19, 20 (veja também Mt 4:18, 19.) Na maioria dos exemplos do Novo Testamento, os discípulos eram escolhidos; isto é, eram chamados pelo Senhor, e respondiam ao chamado. Em outras palavras, ninguém faz de si mesmo um discípulo. A pessoa se torna discípula ao responder a um chamado. 8. Como os seguintes personagens se tornaram discípulos? a. Mc 2:13, 14 b. Mc 3:13 e14 c. Lc 5:8-11 d. Jo 1:43 e. At 9:4-6 Esses textos mostram que a iniciativa do discipulado na situação histórica não estava com o indivíduo. Estava com o Mestre. Cada discípulo respondia a um chamado que lhe era estendido pelo Senhor. Até mesmo a resposta ao chamado que Jesus estendia não residia completamente em quem era chamado. Envolvia também uma iniciativa divina. "Ninguém pode vir a Mim se o Pai, que Me enviou, não o trouxer" (Jo 6:44). Realmente, o discipulado é uma obra da graça. Deus forneceu os meios de salvação. Ele estende o chamado a nós, e Ele apela para que o aceitemos. Existe alguma dúvida de que a salvação é toda de graça? Até o fato de que você está lendo estas palavras indica a obra de Deus em sua vida. Como você respondeu ao chamado do Mestre? Como suas obras revelam a resposta? Quarta Ano Bíblico: Gn 4 7 Requisitos do discipulado Pelo nosso estudo até agora, podemos discernir algumas condições para o discipulado. Primeira, o discipulado do Novo Testamento começou com o chamado de Jesus às pessoas para segui-lo. Era essencial uma resposta dos que foram chamados. Assim, a disposição de seguir deve ter sido requisito do discipulado. Segunda, a disposição tinha que partir de algo concreto, algo que o discípulo considerava valioso. Os que eram chamados discerniam em Jesus algo que previamente não haviam visto em ninguém mais. Nesse caso, eles exerciam fé nele para seguir de boa vontade. O terceiro requisito do discipulado é resultado natural dos dois primeiros. A disposição de seguir e a fé para crer devem levar a uma resposta positiva ao Seu chamado para o discipulado. Sem uma resposta positiva, não pode haver discipulado.

4 Resposta e disposição positiva para seguir são ineficazes a menos que sejam postas em realidade ativa pela obediência. Jesus convidou cada pessoa inicialmente chamada para segui-lo, e eles fizeram isso imediatamente. Isto significa que eles eram obedientes e que a obediência era um requisito do discipulado. Ninguém que desobedeça conscientemente pode ser seguidor bemsucedido do Mestre. Da mesma forma, no caso dos discípulos, sua resposta ao chamado significou um total corte de relações com o passado. Eles deixaram emprego, família e posses para seguir a Jesus e ouviram o chamado para amar estas coisas menos do que amavam o Mestre. Ser discípulo não significa necessariamente que temos que fazer todas essas coisas, mas que devemos estar dispostos a isso, se necessário. 9. Que outros requisitos do discipulado nos dá a Bíblia? Mt 16:24, 25; Mc 8:34, 35; Lc 9:23. Como você pode aplicar este princípio à sua própria vida? Quinta Ano Bíblico: Gn 8 11 A essência do discipulado Na realidade de seguir o Mestre estava implícito o chamado a uma vida de comunidade e comunhão. Jesus e os discípulos devem ter tido um companheirismo íntimo. Que essa relação está no cerne do discipulado pode ser encontrado em Suas palavras em João 15:5: "Eu sou a videira, vós, os ramos." É notável a íntima ligação entre uma videira e um ramo, e essa ligação inspirou a ilustração de Jesus. Em João 15:9, Jesus compara Seu relacionamento com a que existe entre Ele e Seu Pai. Ele chama Seus discípulos a permanecer em Seu amor, fortalecendo ainda mais essa idéia de nossa necessidade de estar ligados intimamente a Ele. 10. Que mais está envolvido no discipulado? a. Mt 10:32 e 33 b. Mt 22:37-40 c. Jo 14: Qual é a atitude do discípulo com relação ao seu Mestre? Mt 10:24 e 25; Lc 6:40 Se, como vimos anteriormente, o discipulado envolve cortar relações com o passado, deve necessariamente inspirar uma visão do futuro. O discípulo deseja estar com o Mestre, aprender dele e se tornar semelhante a Ele. Marcos 3:14 diz que os discípulos foram chamados a "estarem com Ele". Não existe maneira de um discípulo estar com Jesus e não aprender dele, não se inspirar a ser semelhante a Ele. Além disso, eles também desejam obter a visão de Seu reino e de fazer parte dele. Sexta Ano Bíblico: Gn Estudo adicional Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p , , 292.

5 "Nenhuma simples teoria da verdade ou profissão de discipulado salvará pessoa alguma. Não pertencemos a Cristo se não somos inteiramente Seus. É pela indiferença na vida cristã que os homens se tornam de propósitos fracos e desejos mutáveis." Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 50. " Deixando tudo, [Mateus] levantou-se e O seguiu (Lc 5:27 e 28). Não houve nenhuma hesitação, nenhuma dúvida, nenhum pensamento para o lucrativo negócio a ser trocado pela pobreza e as privações.... O mesmo se deu com os discípulos anteriormente chamados. "Quando Jesus pediu a Pedro e a seus companheiros que O seguissem, eles deixaram imediatamente os barcos e as redes. Alguns desses discípulos tinham queridos cuja manutenção deles dependia; ao receberem, porém, o convite do Salvador, não hesitaram nem inquiriram: Como hei de viver, e sustentar minha família? Obedeceram ao chamado". Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág Perguntas para consideração 1. Qual é a diferença entre ser discípulo e ser membro da igreja? Por que é importante saber a diferença? Como alguém pode ser membro da igreja mas não ser discípulo? 2. Leia a segunda citação de Ellen G. White acima. Em certo sentido, o significado é claro: devemos ser completamente dedicados a Jesus, não importa o custo pessoal. Ao mesmo tempo, como este princípio está sujeito a abuso? Como esta idéia pode ser usada por alguém para fugir de responsabilidades que são, realmente, dadas por Deus? Como podemos saber a diferença entre ser dedicados e usar o compromisso como desculpa para algum outro programa de trabalho? 3. Que significa ser completamente dedicado ao Senhor? De que maneiras práticas e positivas a dedicação e o discipulado podem se manifestar? Faça também a si mesmo esta pergunta: Como a vida daqueles que estão ao meu redor pode ser melhorada e ajudada por minha fidelidade ao Senhor? 4. Que significa negar a si mesmo e tomar a cruz de Cristo? Embora sempre pensemos nesse mandamento em base individual, essas palavras também podem se aplicar à igreja local, como um todo? Nesse caso, como?

Como ser. Salvo TRIMESTRE LIÇÃO.

Como ser. Salvo TRIMESTRE LIÇÃO. Como ser TRIMESTRE Salvo LIÇÃO 05 www.classedaescolasabatina.com.br LIÇÃO4 relembrando SALVAÇÃO A BASE: UM DOM UMA INICIATIVA UM SACRIFÍCIO O RESULTADO: UMA LIBERTAÇÃO UMA VIDA ETERNA VERSO PARA MEMORIZAR!!

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida Cristo02 LIÇÃO Inicio Ministério de do O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 02 INTRODUÇÃO esboço Uma das grandes lutas da humanidade tem sido conhecer o significado

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida JERUSALÉM10 LIÇÃO JESUS EM O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 10 INTRODUÇÃO esboço Os títulos de cada dia foram ajustados a proposta de termos uma idéia essencial

Leia mais

TI GO. Restauração cura oração LIÇÃO - 12 IV TRIMESTRE

TI GO. Restauração cura oração LIÇÃO - 12 IV TRIMESTRE cartas de TI GO 2014 IV TRIMESTRE LIÇÃO - Restauração cura oração RELEMBRANDO ESPERANDO A CHUVA SERÁ QUE ESTÁ REALMENTE PRÓXIMA"? QUEIXAS, MURMURAÇÕES E CRESCIMENTO MODELOS DE PACIÊNCIA CLARO COMO A LUZ

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

II TRI. LIÇÃO evange ho 9 LUCAS JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA

II TRI. LIÇÃO evange ho 9 LUCAS JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 9 JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA VERSO PARA MEMORIZAR: E muito se maravilhavam da Sua doutrina, porque a Sua palavra era com autoridade (Lc 4:32). IN TRO DUÇÃO VERSO

Leia mais

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus 28.18-20 Introdução: Eu creio que andar em obediência a Deus é um consenso de todos os cristãos, mas parece que nos esquecemos da ordem de Jesus para a

Leia mais

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum

Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum Nº 10 A Domingo III do Tempo Comum-26.1.2014 Vinde comigo! - Quem irá anunciar a toda a gente a Boa Nova da ternura de Deus? - Quem irá falar de Jesus Cristo vivo a quem busca razões para viver? - Quem

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

Formas de fazer discípulos. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo.

Formas de fazer discípulos. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. Formas de fazer discípulos E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. (At 5:42) OBJETIVO Instruir o estudante da Bíblia a adotar estas duas formas de

Leia mais

TRIMESTRE. O Filho LIÇÃO! 02.

TRIMESTRE. O Filho LIÇÃO! 02. TRIMESTRE O Filho LIÇÃO! 02 www.classedaescolasabatina.com.br LIÇÃO1 relembrando (I) Nosso Pai Celestial - vínculos (a) Santo - Celeste - Que vive - Justo (II) Revelação de Deus (a) Por nós (b) Pelo Filho

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31).

VERSO PARA MEMORIZAR: O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14:31). Deus criou... 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - A Bíblia

Leia mais

Lições Bíblicas Infantis

Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Sumário Lição 1 Poder sobre os mares 3 Para adquirir o livro todo entre em contato com a autora: contato.nicolyteixeira@gmail.com Memorizando: Que homem

Leia mais

O Fortalecimento do Discípulo e do Discipulado mediante a ES. Adolfo S. Suárez

O Fortalecimento do Discípulo e do Discipulado mediante a ES. Adolfo S. Suárez O Fortalecimento do Discípulo e do Discipulado mediante a ES Discípulo na Bíblia O principal vocábulo grego traduzido como discípulo é mathetes, usado nos Evangelhos para referir-se a um seguidor de Jesus,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa Ó Deus, vossa

Leia mais

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã

Assessoria de Educação. Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Assessoria de Educação Pastor Joel Nascimento Congresso Renovação Ministerial Fev/2016 Avivamento Bíblico - Jaçanã Agenda O que é a EBD? Considerações sobre o Ensino Algumas recomendações para os professores

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 05 de Janeiro Deus eterno e todo-poderoso,pela

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Quanto a você, siga-me. Jesus de Nazaré, em João Você está admitido!

Quanto a você, siga-me. Jesus de Nazaré, em João Você está admitido! Quanto a você, siga-me. Jesus de Nazaré, em João 21.22 Você está admitido! A Grande Comissão Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 24 de Agosto - São Bartolomeu - Apóstolo 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação

Aula 7 : 22/Mar/2015. Te m a d a A u l a O Evangelho de João Proclamando Fé em Jesus como única fonte de salvação Te m a G e r a l A h i s t ó r i a d e J e s u s V i d a e M i n i s t é r i o Aula 7 : 22/Mar/2015 Te m a d a A u l a Escola Bíblica Dominical COXIPÓ lorikrama@hotmail.com Visão Geral Título Autoria Datação

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Leia 2Re 5.1-27 e responda... a) Quem são os personagens da narrativa? b) É possível caracterizá-los a partir da narrativa? Se você

Leia mais

"Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós?"

Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós? Mt 13,55-56 e Mc 6,3 igualmente dizem: "Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós?" Observe: apenas o "carpinteiro" é chamado de

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!).

Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Lição 3 para 20 de outubro de 2018 Pouco antes de oferecer-se em sacrifício, Jesus elevou uma oração intercessora ante o Pai por seus discípulos (e por nós!). Esta oração é conhecida como a oração sumo

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

II TRI. LIÇÃO evange ho 13 LUCAS CRUCIFICADO E RESSURRETO

II TRI. LIÇÃO evange ho 13 LUCAS CRUCIFICADO E RESSURRETO II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 13 CRUCIFICADO E RESSURRETO VERSO PARA MEMORIZAR: quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:47

E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:47 A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos...

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos... Fundamentação 2018 Ensinos e Mandamentos de Jesus Igreja em Gravataí Seguindo seus passos... Discípulos 1ª Edição 2018 by Igreja em Gravataí. 1ª Edição, Março de 2018 Este material é baseado nos textos

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados

Leia mais

3. O QUE FAZ A SUA FAMILIA DAR CERTO, JÁ QUE SEUS MEMBROS SÃO TÃO DIFERENTES?

3. O QUE FAZ A SUA FAMILIA DAR CERTO, JÁ QUE SEUS MEMBROS SÃO TÃO DIFERENTES? CONVENÇÃO BATISTA FLUMINENSE Revista Palavra e Vida Sugestões Didáticas - 1º Trimestre/2014 LIÇÃO 4 ANDRÉ, O APOSTOLO COMPROMETIDO Base Bíblica: João 1:35-42 Objetivos: - Pensar na família como um lugar

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SEGUNDA-FEIRA DA 34 SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

A OBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS Série - Ensinos do Reino - Lição 04 Atualizado em:

A OBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS Série - Ensinos do Reino - Lição 04 Atualizado em: A OBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS Série - Ensinos do Reino - Lição 04 Atualizado em: 17 de Novembro de 2016 Egmon Pereira Baseado nos Estudos Ensinos do Reino - Ed. Didaquê 1 INTRODUÇÃO Ambas têm a Humanidade

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer. LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos

Terceiro Ciclo - Amadurecer. LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos 2.6-16 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite

Leia mais

2º 3 º ciclos 2017/18

2º 3 º ciclos 2017/18 CI 2º 3 º ciclos 2017/18 JUVENTUDE E VOCAÇÃO DE DOM BOSCO 2ª feira, dia 15 de janeiro de 2018 Bom dia a todos e boa semana! Dedicamos esta semana à juventude e decisão vocacional de Dom Bosco. Para João

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

A escolha dos 12 Apóstolos e meditação sobre Pentecostes

A escolha dos 12 Apóstolos e meditação sobre Pentecostes A escolha dos 12 Apóstolos e meditação sobre Pentecostes Instruções e créditos: Imprimir os Cards como cartões de rememoração. Os Apóstolos com nomes em vermelho escreveram também Evangelhos. As figuras

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Adolescentes. Livro do Estudante

Adolescentes. Livro do Estudante Adolescentes Livro do Estudante Dia 1 - Eu escolho acreditar QUEM CRISTO FILHO DEUS PEDRO VIDEIRA JESUS ACREDITAR CLUBE FAZENDA CAVALO GALO SOLDADO SARGENTO C A V A L O G S F G R M C R Q S S A I A I A

Leia mais

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51 O caminho para crer em Jesus Jo 6,41-51 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E comentavam: - Esse Jesus não é o filho de José? Nós

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: At 1:6-26; Lc 24:25, 44-48; Dt 19:15; Pv 16:33. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: At 1:6-26; Lc 24:25, 44-48; Dt 19:15; Pv 16:33. design Neemias Lima "Sereis Minhas testemunhas 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.

ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br

Leia mais

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua

Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua Evangelizar é partilhar o evangelho e levar outros a aceitarem Jesus como seu Salvador pessoal, aceitá-lo como seu Senhor que logo virá; unir sua vida à da Sua igreja. Reavivamento Estudo da Bíblia Oração

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO O Filho de Davi 01 O Evangelho Mateus de esboço INTRODUÇÃO Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo.

Leia mais

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO. S Preparado por: Pr. Wellington Almeida IONÁRIOS MISSÕES TRANSCULTURAIS

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO. S Preparado por: Pr. Wellington Almeida IONÁRIOS MISSÕES TRANSCULTURAIS III TRIMESTRE 2015 0 MI S IONÁRIOS S Preparado por: Pr. Wellington Almeida MISSÕES TRANSCULTURAIS MISSÕES TRANSCULTURAIS ESBOÇO INTRODUÇÃO DOM - A Mulher Samaritana SEG - O Oficial Romano TER - Lidando

Leia mais

AULA 02. Pr. Wellington Almeida

AULA 02. Pr. Wellington Almeida Pr. Wellington Almeida RELATÓRIOS DE LEITURAS LIVRO AUTOR pg / cap ENTREGA 1º Atos dos Apóstolos Ellen White cap. 1, 2, 3 12/04 2º Teologia e metodologia da missão Elias Brasil de Souza pag. 3-27 31/07

Leia mais

CATECISMO do Século XXI

CATECISMO do Século XXI CATECISMO do Século XXI IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL IGREJA ANGLICANA REFORMADA DO BRASIL Sumário Introdução 1 Prefácio 3 A Chamada de Deus 7 A Fé Cristã 11 A Obediência Cristã 17 O Crescimento

Leia mais

Coração de DISCÍPULO

Coração de DISCÍPULO Coração de DISCÍPULO DISCÍPULO μαθητης Do grego (Mathetes), aluno, seguidor adepto, aprendiz, instruído, criar o hábito de ser. Do latim (Discipulum), aluno. DISCÍPULO Usada mais de 250 vezes na Bíblia.

Leia mais

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 OS DISCÍPULOS SÃO COMISSIONADOS POR JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança do

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

TRIMESTRE A SEGUNDA VINDA LIÇÃO 12.

TRIMESTRE A SEGUNDA VINDA LIÇÃO 12. TRIMESTRE A SEGUNDA VINDA LIÇÃO 12 www.classedaescolasabatina.com.br LIÇÃO12 relembrando LIÇÃO12 relembrando O ESTADO DOS MORTOS LIÇÃO12 relembrando O ESTADO DOS MORTOS A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO LIÇÃO12

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 5 Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Imagens mentais sobre o que é a igreja Igreja = POSTO

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de setembro de 2015

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de setembro de 2015 XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de setembro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Conforme os exegetas, o episódio de Cesareia de Filipe está no centro do Evangelho de São Marcos. Sendo uma catequese mistagógica,

Leia mais

DISCIPULADO. 1ª Edição Novembro de copyright 2012 por Z3 Editora. Todos os direitos reservados, na língua portuguesa, por

DISCIPULADO. 1ª Edição Novembro de copyright 2012 por Z3 Editora. Todos os direitos reservados, na língua portuguesa, por DE DISCIPULADO autor Arival Dias Casimiro Paulo Lalli editor responsável Alberto José Bellan revisão Rachel Negrão Fernandes Rocha capa, produção e diagramação 1ª Edição Novembro de 2012 copyright 2012

Leia mais

Portanto, vão e façam discípulos nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Portanto, vão e façam discípulos nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foime dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito

Leia mais

Recordando e refletindo

Recordando e refletindo MARCOS - O EVANGELHO DO SERVIÇO Recordando e refletindo ESTUDO 39 Lição 1 Chegam ao mundo as Boas Novas 1. Por que Gn 3.15 recebeu o nome de primeiro evangelho? 2. Identifique as qualidades de João Batista:

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 15 DE JANEIRO NO MÊS DE D. BOSCO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 15 DE JANEIRO NO MÊS DE D. BOSCO 2ª FEIRA 15 DE JANEIRO NO MÊS DE D. BOSCO Esta semana será dedicada à juventude de João Bosco e à sua decisão vocacional. Para João Bosco poder continuar a estudar foi preciso ir até Chieri, que ficava

Leia mais

LIÇÃO evange ho 6 II TRI LUCAS AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS

LIÇÃO evange ho 6 II TRI LUCAS AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 6 AS MULHERES NO MINISTÉRIO DE JESUS VERSO PARA MEMORIZAR: Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; [ ] não pode haver judeu nem grego; nem

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta feira da 3ª Semana da Quaresma À medida

Leia mais

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida

III TRIMESTRE 2015 LIÇÃO IONÁRIOS. Preparado por: Pr. Wellington Almeida III TRIMESTRE 2015 02 LIÇÃO MI S Preparado por: Pr. Wellington Almeida S IONÁRIOS ABRAÃO: O PRIMEIRO MISSIONÁRIO ESBOÇO ABRAÃO INTRODUÇÃO DOM - O Chamado SEG - O Testemunho TER - O Exemplo QUA - A Peregrinação

Leia mais

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM REZANDO COM O EVANGELHO DO DIA (LECTIO DIVINA) Reflexões de Frei Carlos Mesters, O.Carm Reflexões de Pe. Lucas de Paula Almeida, CM Quarta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Concedei-nos, Senhor

Leia mais

O uso de nossos bens nos mostra o que realmente somos. Você está dando a Deus o que é devido, ou o que lhe resta?

O uso de nossos bens nos mostra o que realmente somos. Você está dando a Deus o que é devido, ou o que lhe resta? Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam

Leia mais

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA

DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA DISCIPULADO DE BATISMO I.P. A MENSAGEM DA ULTIMA HORA LIÇÃO N 01 Batismo nas Águas O batismo nas águas não é opcional: é um mandamento deixado por Jesus. Aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO

A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO A REPRODUÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO Meu primeiro discipulado na IBCU Edivaldo Fabio Welbe Fernando Definindo discipulado Discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre

Leia mais

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 UM CHAMADO PARA EVANGELIZAR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MISSÃO DE EVANGELIZAR O discípulo de Cristo tem a nobre missão de evangelizar o mundo proclamando a Palavra de Deus

Leia mais

FICHA TÉCNICA Coordenação Geral: Glaucia Clara Korkischko MC MA /DSA Autora: Ariane Damascena Modolo de Oliveira -SP (adaptado do material dos

FICHA TÉCNICA Coordenação Geral: Glaucia Clara Korkischko MC MA /DSA Autora: Ariane Damascena Modolo de Oliveira -SP (adaptado do material dos FICHA TÉCNICA Coordenação Geral: Glaucia Clara Korkischko MC MA /DSA Autora: Ariane Damascena Modolo de Oliveira -SP (adaptado do material dos adultos) Capa: Media Center D S A Diagramação: Claudia Suzana

Leia mais

Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local

Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local SEJA DESAFIADO A CONSOLIDAR Mateus 4:18 a 22 18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes

Leia mais

Maria na formação para a VIDA RELIGIOSA

Maria na formação para a VIDA RELIGIOSA Maria na formação para a VIDA RELIGIOSA Irmão Tercílio Sevegnani, fms Maria na formação para a Vida Religiosa 1 REFLETINDO A formação à vida religiosa é um contínuo caminhar de um projeto que envolve toda

Leia mais

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus,

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, celebramos, a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

O que significa discipular? E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4:19)

O que significa discipular? E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4:19) O que significa discipular? E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mt 4:19) OBJETIVO Conscientizar o aluno da Escola Bíblica sobre o significado de discipular, mostrando-lhe

Leia mais

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam? A Obediência Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem

Leia mais

A Igreja Adventista é uma seita ou não?

A Igreja Adventista é uma seita ou não? A Igreja Adventista é uma seita ou não? No dicionário formal Seita entre outras coisas é definida como 3 doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral. Olhando por esse conceito não apenas

Leia mais

Lição 13 Uma vida de frutificação

Lição 13 Uma vida de frutificação INTRODUÇÃO - O ensino de Jesus a respeito da videira verdadeira mostra que não pode haver um indivíduo que seja salvo e não produza o fruto do Espírito Santo. - Estamos frutificando? Somos verdadeiramente

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO SENHOR DE JUDEUS E. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO SENHOR DE JUDEUS E. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida GENTIOS07 LIÇÃO SENHOR DE JUDEUS E O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 07 INTRODUÇÃO esboço Israel não era o único povo com o qual Deus Se importava.seria por

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

Quem somos e no que cremos?

Quem somos e no que cremos? Vivendo e compartindo o caminho de Jesús Quem somos e no que cremos? Igreja Evangélica Paseo de Extremadura 179 Tel: 91 813 67 05; 626 468 629 http://www.comuniondelagracia.es E-mail: iduespana@yahoo.es

Leia mais