A CONTRIBUIÇÃO METODISTA ÀS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO BRASIL Almir de Souza Maia Beatriz Helena Vicentini

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CONTRIBUIÇÃO METODISTA ÀS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO BRASIL Almir de Souza Maia Beatriz Helena Vicentini"

Transcrição

1 1 A CONTRIBUIÇÃO METODISTA ÀS POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO BRASIL Almir de Souza Maia Beatriz Helena Vicentini R e s u m o Este artigo integra a pesquisa(1) sobre a contribuição metodista para a construção de políticas e estabelecimento de ações afirmativas no Brasil, movimento iniciado na década de Traz informações sobre a chegada dos afrodescendentes ao país e descreve a discriminação sofrida por eles ao longo de séculos. Trata do compromisso com os excluídos assumido pela Igreja Metodista. Evidencia a postura a favor da inclusão social liderada pela Universidade Metodista de Piracicaba e registra sua participação na formação da Faculdade Zumbi dos Palmares em Unitermos: Igreja Metodista, políticas afirmativas, afrodescendentes, UNIMEP, UNIPALMARES Synopsis This article forms part of a research on the Methodist contribution to the construction of policies and the establishment of affirmative actions in Brazil, a movement which started in the 1970s. It gives information about the arrival of Africans in the country and describes the discrimination suffered by them over the centuries. It discusses the commitment to the excluded assumed by the Methodist Church. It shows the posture in favor of social inclusion led by the Universidade Metodista de Piracicaba and records its participation in the formation of the Faculdade Zumbi dos Palmares in Terms: Methodist Church, affirmative actions, Africans, UNIMEP, UNIPALMARES R e s u m e n Este artículo integra la investigación sobre la contribución metodista para la construcción de políticas y el establecimiento de acciones afirmativas en Brasil, movimiento iniciado en la década de Trae informaciones sobre la llegada de los afrodescendientes al país y describe la discriminación sufrida por ellos a lo largo de siglos. Trata del compromiso con los excluidos asumido por la Iglesia Metodista. Evidencia la postura en pro de la inclusión social liderada por la Universidade Metodista de Piracicaba y registra su participación en la creación de la Faculdade Zumbi dos Palmares, en el Términos: Eclesia Metodista, acciones afirmativas, afrodescendientes, UNIMEP, UNIPALMARES Introdução O Brasil é considerado a quinta nação mais populosa do planeta - cerca de 193 milhões de habitantes em e é o segundo país em população negra do mundo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008, 51,2% desses eram considerados 1 MAIA, A.S; ELIAS, B.V. Methodist contribution to the affirmative policies in Brazil. Piracicaba: Centro de Documentação e Pesquisa, Pesquisa realizada em 2009 e patrocinada pela General Board of Higher Education and Ministry (GBHEM) of the United Methodist Church, EUA.

2 2 negros, categoria onde se incluem também os mulatos ou pardos, confirmando projeção de que a quantidade de negros superaria a de brancos na população. 2 Entretanto, essa presença étnica marcante não é acompanhada por uma participação econômica e social, tendo se mantido, ao longo de toda a história do país, a marca da discriminação e de condições adversas para sua ascenção social. Os negros chegaram ao país como escravos, trazidos da Guiné e Angola (África) a partir de Até 1850, entre 3 e 5 milhões de africanos tiveram como destino o Brasil, número que representa 37% do tráfico negreiro entre a África e as Américas. Quando houve a abolição da escravidão brasileira, em 1888, o país contava com 14 milhões de brancos, 2 milhões de negros e 6 milhões de pardos, o que mostra a composição étnica que marcaria o país ao longo das décadas seguintes. 3 Foi dessa origem de pobreza que a população negra se desenvolveu ao longo do século XX. Libertos, sem qualquer compensação pela escravidão, os negros tiveram à disposição apenas subempregos, sendo vistos como perigosos, inadequados como mão de obra dentro de um sistema de trabalho livre. O país preferiu os brancos para o seu desenvolvimento ao incentivar ondas migratórias nas décadas de 1940 e 1950, quando era dada preferência àqueles que atendessem a necessidade de se preservar e desenvolver na composição étnica da população as características mais convenientes da sua ascendência européia. 4 A educação, durante anos, permaneceu como privilégio das elites. À época da escravidão a legislação proibia que os negros frequentassem escolas públicas; 5 até poucos anos antes do início do século XX o único avanço foi autorizá-los a frequentarem aulas em escolas públicas no período noturno. 6 Até mesmo no que se refere à vida religiosa havia discriminação: somente a partir de 1960, quando uma lei de caráter nacional foi promulgada punindo atitudes de discriminação racial, é que as congregações religiosas católicas atuantes no Brasil tiraram de seus estatutos e normas internas a proibição de negros e mestiços de entrarem para a vida religiosa. 7 Ao contrário de sistemas de apartheid, com separação de espaços físicos para moradia, transporte, lazer e a proibição da miscigenação, como ocorreu em muitos países, a discriminação brasileira se consolidou nas esferas econômica e social. Com o passar dos anos, 2 Desafios do Desenvolvimento. Brasília, IPEA, maio LESSA, Carlos. Jornal da Ciência. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, BRASIL. Decreto 7967, Art. 2º, de 18/9/ BRASIL. Decreto 1331, de 17/2/ BRASIL. Decreto 7031-A, de 7/9/ SANTOS, Frei David Raimundo. As religiões são importantes para os afrodescendentes. Disponível em: Acesso em: 16/8/2009.

3 3 embora o Brasil tenha se caracterizado mundialmente como uma nação sem preconceito, ela se desenvolveu de forma mais sutil, o que não impedia, no entanto, determinadas manifestações racistas, introduzidas nas piadas mais comuns, em expressões adotadas pela língua ou até mesmo na proibição de uso de elevadores sociais em prédios e a exigência de boa aparência para acesso a emprego. Em 1990, 65% da massa carcerária brasileira era constituída por negros anos depois, chegando a 400 mil presos, o Ministério da Justiça indicava que a maioria deles era constituída de negros e pardos, entre 18 e 20 anos. 9 Em 2002, se consideradas as estatísticas da chamada linha da pobreza, 65,8% dos brasileiros nessa condição ainda eram os negros. Em 2007 o Ministério do Trabalho divulgou oficialmente que homens brancos tinham rendimentos médios 55,7% superiores aos dos negros em todo o país. Em 2008 uma pesquisa que mapeou o universo das 500 maiores empresas do país indicava que apenas 3,5% de negros ocupavam cargos executivos. 10 Segundo dados de 2009, 60% dos trabalhadores negros brasileiros têm rendimento de aproximadamente US$500, 59,5% estão empregados na construção civil e 55,3% não possuem garantias trabalhistas. Em denúncia feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, relacionada a trabalhadores em condições degradantes ainda existentes no Brasil, três em cada quatro eram negros. 11 No entanto, conhecidos os números do PNAD de 2008, o que se verificou foi uma significativa melhora, se analisado o período dos 15 anos anteriores em termos de ascenção social: em 1993 apenas 23,8% dos negros estavam na classe média, com quase 80% nas classes D e E. Em 2008 o percentual subiu para 53,5%, incluindo-se nesse segmento as classes A, B e C, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas. 12 Ações afirmativas Em 1988, com a promulgação da nova Constituição Brasileira, o racismo passou formalmente a ser considerado crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de 8 USP. Pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo. 9 BRASIL. Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça, Pesquisa IBOPE/Instituto Ethos. Disponível em: dos-cargos-de-chefia. Acesso em: 10/8/ PAIXÃO, Marcelo. Pesquisa realizada pelo economista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro diz que para a ONU, o trabalhador está sujeito a condições degradantes quando enfrenta jornadas exaustivas, mantém dívidas com o empregador e corre risco de morte. Disponível no Portal Nacional do Pacto contra Erradicação do Trabalho Escravo ( Acesso em: 4/7/ DANTAS, Fernando. 53,8% dos negros já estão na classe média. Disponível em: ig.com. br/2010/03/535-dos-negros-brasileiros-ja-estao-na-classe-media/ Acesso em: 25/6/2012.

4 4 reclusão, nos termos da lei. 13 Nos anos seguintes, seus desdobramentos, vindos em forma de lei, levariam a indicar a pena de reclusão de um a três anos e multa. 14 Entretanto, as chamadas ações afirmativas foram iniciadas muito antes, a partir de iniciativas dos próprios negros. No início do século XX (1931), a Frente Negra Brasileira teve, entre suas propostas, a educação como meio de ascensão social, levando à inclusão de mais de 400 negros na Força Pública de São Paulo. O Teatro Experimental do Negro, criado na década de 1940 do século passado, contribuiu para a formação de atores negros. Em 1978 surgiu o Movimento Negro Unificado, a partir de uma manifestação de várias organizações negras nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em protesto contra a morte, sob tortura, de um trabalhador negro e a discriminação de atletas negros expulsos de um clube na capital paulista. Foi a partir dos anos 1980 que as ações afirmativas se ampliaram para a esfera pública, especialmente a área educacional e o mercado de trabalho. Até então a discriminação do negro na sociedade brasileira se escondia adequadamente sob o conceito de democracia racial, que passou a ser considerado efetivamente como um mito. Do ideal do Brasil mestiço começaram a surgir ações que caminharam para o reconhecimento étnico-racial dos negros. A luta nos anos seguintes priorizava a garantia do acesso à educação para começar a romper a imensa distância até então existente entre brancos e negros na sociedade brasileira. Uma das primeiras entidades a se organizarem foi a Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (EDUCAFRO), uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários que funcionava em forma de voluntariado e era coordenada pelo Serviço Franciscano de Solidariedade. Foi também nesse período (1997) a criação de uma organização não governamental denominada Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (AFROBRAS), que reunia artistas, intelectuais e profissionais liberais e teve como primeiro projeto concreto viabilizar duas mil bolsas de estudos na educação superior particular para afrodescendentes. A entidade teria papel fundamental na criação, anos depois, da primeira instituição de educação superior voltada prioritariamente para afrodescendentes em toda a América Latina: a Faculdade Zumbi dos Palmares (UNIPALMARES). Começaram, então, a se concretizar, a partir de 2001, várias iniciativas no que se refere ao sistema de reserva de vagas na educação superior pública através de cotas para negros. É também desse ano a reconhecida participação brasileira na Conferência das Nações Unidas Contra o Racismo, realizada em Durban, cuja declaração final, extremamente 13 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Artigo 5º, Inciso XLII. 14 BRASIL. Código Penal Brasileiro, Art. 140.

5 5 polêmica e subscrita pelo governo brasileiro, pela primeira vez admitiu formalmente a existência do racismo, em seu artigo 2º: Reconhecemos que o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e as formas correlatas de intolerância são produzidas por motivos de raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica, e que as vítimas podem sofrer formas múltiplas ou agravadas de discriminação por outros motivos correlatos, como o sexo, o idioma, a religião, opiniões políticas ou de outra índole, origem social, situação econômica, nascimento ou outra condição. 15 A Conferência, que contou com a presença de 18 mil participantes, incluindo 16 chefes de Estado, 58 ministros das Relações Exteriores e mil representantes de organizações não governamentais, teve resultados instáveis, na análise da Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Louise Arbour, oito anos mais tarde: os estados ainda resistem em reconhecer a existência do fenômeno do racismo. As leis nacionais e medidas para a sua eliminação são inadequadas ou ineficazes na maioria dos países. 16 No Brasil, ao mesmo tempo em que alguns ministérios passavam a garantir 20% de suas contratações para afrodescendentes, a partir de 2002 o Ministério das Relações Exteriores passou a conceder 20 bolsas de estudos federais a afrodescendentes que se preparassem para o concurso de admissão ao Instituto Rio Branco, encarregado da formação do corpo diplomático brasileiro. 17 A partir de 2003 foi tornada oficial a exigência de adoção da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira e da África para todos os estudantes do ensino médio. O governo federal criou, ainda nesse ano, a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, que propiciou, como desdobramento, a criação de superintendências e coordenações de promoção da igualdade racial em vários estados e municípios brasileiros. Várias cidades passaram a incluir cotas para negros em concursos para seleção de cargos públicos. Uma nova consciência de raça começava a crescer com a adoção opcional, em muitas cidades, do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. 18 Um novo programa de acesso a instituições particulares de educação superior criado pelo governo federal em 2004, o Universidade para Todos (PROUNI), passou a garantir 30% de suas vagas 15 ONU. Relatório da Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerância. Durban: Organização das Nações Unidas, Países da América Latina e Caribe preparam revisão da Conferência da ONU contra o racismo. Disponível em: Acesso em: 8/8/ MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, nov (versão online). 18 A data refere-se ao assassinato de Zumbi, líder do maior grupo de escravos negros fugidos que a história das Américas registrou. Foram cerca de 30 mil, que se mantiveram durante mais de 100 anos no chamado Quilombo de Palmares no Brasil.

6 6 anuais para negros e pardos. Segundo o Prof. José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília, em 7 anos, mais jovens negros entraram em universidades públicas do que nos 20 anos anteriores. Somente em 2009 foram mais 50 mil universitários negros incorporados à educação superior pelo PROUNI, o que representou um acréscimo de 5% no sistema. 19 A implementação de ações afirmativas e, especialmente, a política do estabelecimento de cotas, vieram acompanhadas de muita polêmica, inclusive nos meios acadêmicos e universitários. Um dos principais argumentos utilizados era a sua inconstitucionalidade, levando juristas a repetirem debates já ocorridos em outras partes do mundo, inclusive nos EUA, questionando se ações afirmativas caracterizariam a garantia de um direito ou o estabelecimento de um privilégio. O caso brasileiro, considerando-se a Constituição de 1988, teve diferentes interpretações. Os que defendem as ações afirmativas fundamentam-se no entendimento de que, para além da igualdade formal, a Magna Carta estabeleceu no seu texto a possibilidade do tratamento desigual para pessoas ou segmentos historicamente prejudicados nos exercícios de seus direitos fundamentais. 20 Até porque a própria Constituição estabeleceu a proteção do mercado de trabalho para a mulher através de incentivos específicos e a reserva de percentual de empregos públicos para pessoas portadoras de deficiências. 21 Anteriormente, a legislação eleitoral brasileira já havia estabelecido uma cota mínima de 30% de mulheres para as candidaturas de todos os partidos políticos. Um dos argumentos dos que criticam a sua adoção é que as ações afirmativas desconsideram a ideia do mérito individual, favorecendo um grupo em detrimento de outro, o que também contribuiria para a inferiorização do grupo supostamente beneficiado, incapaz de vencer por si mesmo. Os principais opositores insistem que a questão das cotas não pode se restringir à questão racial, mas deve se ampliar para um problema de caráter socioeconômico, que abrangeria uma problemática ainda maior no Brasil. Seu principal argumento é a defesa em torno de políticas universalistas que gerassem maiores oportunidades e qualidade na educação básica oferecida e na expansão da educação superior. Por trás desse argumento se fixa a lógica de que, ao se beneficiar a população mais pobre, necessariamente estariam sendo beneficiados também os negros que seriam o maior percentual desse universo. Lideranças 19 José Jorge de Carvalho é professor da Universidade de Brasília, onde participou da elaboração dos parâmetros do sistema de cotas da UnB, o pioneiro do país. O docente também coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Entrevista ao site Acesso em: 4/7/ MARTINS, Sérgio. In: MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, nov.2003 (versão online). 21 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Título II - Dos direitos e Garantias Fundamentais, capítulo II - Dos Direitos Sociais, artigo 7º e Título III - Da Organização do Estado, capítulo VII - Da Administração Pública, Art. 37.

7 7 negras rebatem o argumento indicando que ele reforça ainda mais a vinculação entre negro e pobreza. Neste contexto, o estigma atua reforçando uma ciranda perversa na qual a existência da pobreza surge como parte constitutiva e natural de nossa realidade, especialmente quando sua cor é negra [...] pobreza se enfrenta com um conjunto amplo de políticas de cunho universalista, tendo como pano de fundo o crescimento econômico e a distribuição mais equânime da riqueza. Racismo, preconceito e discriminação devem ser enfrentados com outro conjunto de políticas e ações. Conjunto esse que, infelizmente, ainda está por se consolidar. 22 O Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 20 de julho de 2010, é um documento amplamente negociado por políticos, governo e movimentos populares, que acabou por decepcionar a grande maioria dos movimentos negros organizados. A ele não se incorporaram as políticas públicas de saúde específicas para o negro, inicialmente previstas, e nem a garantia de cotas no serviço público, partidos políticos e universidades, amplamente debatida, mas o governo defende o Estatuto, com seus 65 artigos, como uma nova ordem de direitos para os negros brasileiros. Ao sancioná-lo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que a democracia brasileira parece mais justa e representativa com a entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial. Estamos todos um pouco mais negros, um pouco mais brancos e um pouco mais iguais. 23 A Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), também criada em 20 de julho de 2010, é uma instituição pública concebida para atender as demandas dos integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Seus campi estão instalados em Acarape e Redenção (Ceará), esta última a cidade que pioneiramente aboliu a escravatura em 1883, e terão capacidade para atender cinco mil alunos, sendo metade deles originários de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A outra metade é reservada para alunos brasileiros. Segundo Paulo Speller, reitor da UNILAB, o projeto prevê o desenvolvimento de ações conjuntas com outras instituições sociais e comunitárias que se destacam na integração étnico-racial e na cooperação com países africanos e asiáticos, entre as quais a Faculdade Zumbi dos Palmares ocupa lugar de destaque. 24 Em seu primeiro vestibular, em 2011, a 22 THEODORO, Mario. A guisa de conclusão: o difícil debate da questão racial e das políticas públicas de combate à desigualdade e à discriminação racial no Brasil. In: THEODORO, Mário (org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, Lula diz que democracia fica mais justa com Estatuto. Agência Brasil de Notícias. Acesso em: 21/7/ SPELLER, Paulo. A universidade Afro-Brasileira e a ousadia na integração internacional. Afirmativa Plural, Ano 6, nº 31, p

8 8 UNILAB ofereceu 360 vagas, igualmente divididas para brasileiros e estrangeiros e distribuídas em seis cursos. Houve três mil estudantes brasileiros inscritos e as aulas se iniciaram em março daquele ano. 25 Em 26 de abril de 2012 o Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais nas universidades são constitucionais. Naquela data, segundo a Advocacia Geral da União, 13 universidades brasileiras já possuíam políticas de cotas raciais e outras 20 combinavam o critério de raça com a questão social para fazer a seleção dos candidatos. 26 A Igreja Metodista compromisso com os excluídos 27 A questão do racismo só recebeu das igrejas evangélicas brasileiras espaço específico de atuação e preocupação a partir dos anos A Igreja Metodista, entretanto, sempre apresentou como uma de suas marcas de fé o comprometimento com a justiça social, a defesa e promoção social dos mais fracos e oprimidos vistos como vítimas da estrutura socioeconômica. Também prega a tolerância e respeito às diferentes culturas e religiões. O Credo Social da Igreja Metodista, já com mais de cem anos, estabelece de maneira mais ampla: A Igreja Metodista não só deplora os problemas sociais que aniquilam as comunidades e os valores humanos, mas orienta a seus membros [...] a propugnar por mudanças estruturais da sociedade que permitam a desmarginalização social dos indivíduos, grupos e das populações [...] Em 1982 a Igreja Metodista aprovou um documento referencial para seu posicionamento, denominado Plano para a vida e missão da Igreja (PVMI) e que em 2012 completa 30 anos. Nele, ao expor a herança wesleyana, é feita menção ao compromisso permanente metodista com os aspectos sociais que envolvem o ser humano: De modo especial, os metodistas se preocupam com a situação de penúria e miséria dos pobres. Como Wesley, combatem tenazmente os problemas sociais que oprimem os povos e as sociedades onde Deus os tem colocado, denunciando as causas sociais, políticas, econômicas e morais que determinam a miséria e a 25 UNILAB: número de brasileiros inscritos no processo seletivo supera expectativas. Disponível em: br/noticias/2011/02/01/unilab-numero-de-brasileiros-inscritos-no-processo-seletivosupera-expectativas. Acesso em: 25/6/ STF decide, por unanimidade, pela constitucionalidade das cotas raciais. Publicado em 26/4/2012. Disponível em: globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/04/stf-decide-por-unanimidade-pelaconstitucionalidade-das-cotas-raciais.html 27 Esse item do artigo contou com a contribuição de Diná da Silva Branchini Coordenadora do Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes da 3ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista - São Paulo.

9 [...]. 29 Em 1985 a Igreja criou a Comissão Nacional de Combate ao Racismo, a partir do I 9 exploração e anunciando a libertação que o Evangelho de Jesus Cristo oferece às vítimas de opressão. Reforçando sua preocupação social e de inclusão, o PVMI define como missão da Igreja atuar em qualquer situação onde a opressão e morte negaram a realidade da vida com a qual Deus se compromete desde o começo do mundo; as estruturas sociais que se tornaram obsoletas e desumanizantes, opressoras e injustas. Nesse contexto surge, então, uma menção específica ao negro, indicando como meios de atuação, entre outras, criar estruturas e instrumentos que visem ao desenvolvimento da consciência nacional para promoção dos discriminados e marginalizados: o negro, o índio, a mulher, o idoso, o menor, deficientes, aposentados e outros. 28 O documento Diretrizes para a educação na Igreja Metodista, também aprovado em 1982, deteve-se no tema ao indicar que o racismo é um mal social que merece atenção de toda ação educativa: Toda a ação educativa da Igreja deverá proporcionar aos participantes condições para que se libertem das injustiças e males sociais que se manifestem na organização da sociedade, tais como: [...] o racismo [...] a usurpação dos direitos do índio Encontro Nacional Negro Metodista, realizado no Rio de Janeiro, com apoio financeiro da Junta de Mulheres Metodistas dos Estados Unidos e do Programa de Combate ao Racismo do Conselho Mundial de Igrejas. Houve a participação de 42 metodistas negros vindos de várias partes do país. 30 Seu objetivo era identificar as posturas racistas dentro da própria Igreja, como na hinologia e literatura adotadas na escola dominical, e promover lideranças para atuar em programas de inclusão e diversidade. Da Comissão Nacional de Combate ao Racismo resultaram as versões regionais, existindo atualmente pastorais em várias regiões. Na 3ª Região Eclesiástica foi instituído o Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes desde 2005, voltado para a sensibilização das igrejas em relação ao racismo, preconceitos e discriminação raciais e também para o resgate do valor cultural afro-brasileiro, a auto-estima étnico-racial e a releitura bíblica a partir da presença africana. Esses movimentos também geraram grupos atuantes fora do território metodista na década de 1980 do século passado, sob as lideranças negras evangélicas e católicas, 28 IGREJA METODISTA. Vida e Missão. 3 ed. Piracicaba: Ed. UNIMEP, 1983, p.xx,xxi,xxii. (Plano para a vida e missão da Igreja, aprovado pelo 13º Concílio Geral da Igreja Metodista em julho de 1982). 29 IGREJA METODISTA. Vida e Missão. 3 ed. Piracicaba: Ed. UNIMEP, p.xiv. (Diretrizes para a educação na Igreja Metodista, aprovado pelo 13º Concílio Geral da Igreja Metodista em julho de 1982). 30 Entrevista com Antonio Olympio de Sant Anna, parcialmente reproduzida no jornal Expositor Cristão em maio de Disponível em: Acesso em: 10/8/2009.

10 10 facilitando o surgimento de uma movimentação ecumênica em torno do tema. No Rio de Janeiro, com o apoio do Instituto Superior do Estudo das Religiões (ISER), 16 afrodescendentes metodistas, batistas e católicos organizam um grupo de trabalho objetivando produzir uma Teologia Negra de Libertação, a partir do trabalho dos líderes populares. 31 Em 1986 foi criada a Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (CENACORA) reunindo representantes das igrejas que então compunham o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil - Metodista, Episcopal, Evangélica de Confissão Luterana, Presbiteriana Unida, Católica. Uniram-se, ainda, ao órgão recém-criado, a Igreja Católica Ortodoxa Siriana e a Igreja Evangélica Luterana. Em São Paulo surgiu, em 1988, o Coral Resistência Negra, que nasceu da proposta de uma mulher metodista, Benedita de Oliveira, e do valioso comprometimento do Maestro Moisés da Rocha, também metodista. Esse grupo, cuja proposta é promover discussões e denunciar o preconceito, inicialmente foi acolhido na Igreja Metodista da Luz. Hoje é um grupo ecumênico e independente. No Rio Grande do Sul, a Organização não Governamental (ONG) Centro Ecumênico de Cultura Negra começou em 1987 nas dependências da Igreja Metodista de Porto Alegre. Atualmente tem como uma de suas ações a viabilização de cotas raciais, através de convênio com o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), que possibilita bolsa integral de estudo para o acesso de pessoas negras à Universidade. 32 Também, foram criados Fóruns Permanentes de Mulheres Negras Cristãs no Rio de Janeiro e São Paulo em 2000, por iniciativa da CENACORA, tendo na liderança mulheres negras metodistas. No Rio de Janeiro estas mulheres têm participado de movimentos políticos e busca de direitos das mulheres contra o sexismo e o racismo. Em 2005, durante a Consulta Nacional da Igreja Metodista sobre Racismo, várias conclusões foram formalizadas e encaminhadas a órgãos diretivos nacionais metodistas. Entre elas destaca-se a que afirma: que a Igreja Metodista assuma uma postura pública contra o racismo e a favor das ações afirmativas e inclusivas e em relação aos afrodescendentes e outros grupos minoritários, que a questão raça e etnia sejam abordadas em todos os encontros e eventos promovidos pelas igrejas e instituições metodistas, de maneira a promoverem desmistificação da igualdade racial e a explicitação das manifestações de racismo, que seja criado um fórum para acolher e tratar os casos de racismo na 31 SANTOS, Frei David Raimundo. As religiões são importantes para os afrodescendentes. Disponível em: Acesso em: 16/8/ Disponível em: Acesso em: 28/8/2009

11 11 Igreja, que se inclua no Código de Ética da Igreja estrutura de justiça eclesiástica que garanta sanções em casos de posturas e atitudes racistas. 33 Segundo o bispo Luiz Vergílio, 34 o 16º Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado em 1997, aprovou, por proposta da Comissão Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação, uma política de cotas para negros e negras em nossas escolas, como resgate de uma dívida histórica e a favor da formação de lideranças sociais. No entanto, até hoje a proposta conciliar não vigora formalmente nas instituições da Igreja. Foi nesse mesmo Concílio que o bispo Adriel de Souza Maia, então presidente do Colégio Episcopal, também distinguiu a questão dos negros de forma clara na mensagem distribuída à nação brasileira ao final do encontro: Não é possível transpor o término destes cinco séculos sem nos darmos conta das dívidas sociais que contraímos para com os povos que aqui viviam. Eles foram dizimados ou reduzidos em número e cultura a meros espectros [...] temos dívidas para com aqueles que foram trazidos para esta terra na humilhante condição de escravos. Há que confessar este nosso débito assumido por toda a sociedade, inclusive as igrejas. 35 Em 2006 encontros regionais caminharam na mesma direção, aprovando outros documentos que expressam reivindicações e anseios de grupos de pessoas negras metodistas em relação à inclusão cultural e valorização da negritude no meio metodista, como a inclusão da temática racial dentro da programação das igrejas e dos currículos educacionais das instituições metodistas; programas de inclusão de negros na educação; mapeamento dos negros metodistas; elaboração de uma Carta Pastoral que aponte as diretrizes da Igreja Metodista em relação à questão racial. O Colégio Episcopal assumiu a prioridade de elaborar essa manifestação em forma de Carta Pastoral. Lideranças negras que hoje atuam na própria Igreja entendem, entretanto, que a temática da desigualdade sócio-racial, o racismo e seus desdobramentos - preconceito de cor e discriminação racial - ainda estão em processo de assimilação dentro da Igreja Metodista brasileira. Entretanto, de maneira pessoal, ao longo dos últimos anos, bispos metodistas, inclusive afrodescendentes como o bispo Luiz Vergílio, têm se manifestado sobre o tema, escrevendo sobre a questão das ações afirmativas: 33 IGREJA METODISTA. Recomendações à Igreja Metodista. Consulta Nacional sobre Racismo. São Paulo, SP, 29/4 a 01/5/ ROSA, Luiz Vergílio Batista. Igreja, Ações Afirmativas e Políticas de cidadania. In: Identidade. Boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB, v. 09, janeiro-junho IGREJA METODISTA. Plano Nacional: Ênfases e Diretrizes & Mensagem da Igreja Metodista à Nação. 16º Concílio Geral. Biblioteca Vida e Missão/Documentos, nº 4, 1997.

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Presidência da República Federativa do Brasil. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial Presidência da República Federativa do Brasil Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial A SEPPIR CRIAÇÃO A Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2007. (Do Sr. José Guimarães)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2007. (Do Sr. José Guimarães) PROJETO DE LEI Nº, DE 2007. (Do Sr. José Guimarães) Institui feriado nacional no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, data que lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-001/2011 Objeto da contratação Consultor sênior Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 04 meses Data limite para envio

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

Propostas para uma Política Municipal de Migrações:

Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Ao companheiro Fernando Haddad Novo Prefeito de São Paulo, Propostas para uma Política Municipal de Migrações: Saudamos o novo prefeito de São Paulo, por sua expressiva eleição e desde já desejamos que

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 285, DE 2006 Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Cantando as Diferenças, destinado a promover a inclusão social de grupos discriminados e dá outras providências. O

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995)

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) 1. Nós, os Governos, participante da Quarta Conferência Mundial sobre as

Leia mais

Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional

Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional Aos 21 de março de 2014, dia em que o mundo comemora o Dia Internacional contra a Discriminação Racial instituído pela ONU em 1966, adotamos o presente Pacto

Leia mais

INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA

INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA Reserva com 210 famílias Escola com 280 alunos Todos os professores são formados ou estão se formando no ensino superior Há alunos do Município de Faxinal que estudam

Leia mais

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial Décima Oitava Sessão Agenda item 43 Resoluções aprovadas pela Assembléia Geral 1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial A Assembléia Geral,

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Licitação RH/2012/032

UNICEF BRASIL Edital de Licitação RH/2012/032 UNICEF BRASIL Edital de Licitação RH/2012/032 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida empresas e consultores

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil. Salvador, 08 de abril de 2013

Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil. Salvador, 08 de abril de 2013 Andréa Bolzon Escritório da OIT no Brasil Salvador, 08 de abril de 2013 Fundada em 1919 (Tratado de Versalhes) Mandato: promover a justiça social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e

Leia mais

Opinião N13 O DEBATE SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL 1

Opinião N13 O DEBATE SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL 1 Opinião N13 O DEBATE SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL 1 GRAZIELLA MORAES SILVA 2 O debate sobre ações afirmativas no Brasil é geralmente tratado como uma questão

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 14 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua MECANISMOS LEGAIS E INSTITUCIONAIS QUANTO A GÊNERO GENERO Programa Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) Central de Atendimento à

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo Site:http://www.ccnma.org.br Coordenador: Carlos Sérgio Ferreira (coordenação cultura e identidade Afro brasileira) O Centro de Cultura Negra do Maranhão é uma

Leia mais

I Seminário Nacional de Controle Social A sociedade no acompanhamento da gestão pública Brasília, 25, 26 e 27 de Set/2009

I Seminário Nacional de Controle Social A sociedade no acompanhamento da gestão pública Brasília, 25, 26 e 27 de Set/2009 I Seminário Nacional de Controle Social A sociedade no acompanhamento da gestão pública Brasília, 25, 26 e 27 de Set/2009 Observatório da Educação participação e controle da sociedade civil nas políticas

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA (TOR) N.º e Título do Projeto BRA 06/005 A Educação Como Fator de Coesão Social Natureza do Serviço Modalidade Localidade de Trabalho Consultoria Produto Brasília/DF Objetivo da Contratação

Leia mais

IGUALDADE RACIAL. 146 políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 ipea

IGUALDADE RACIAL. 146 políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 ipea IGUALDADE RACIAL Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) 1988 Artigo 5 o Caput Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PROJETO ABRIL / 2005 Apresentação SMPDSE SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento

Leia mais

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial,

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial, 192 Assembleia Geral 39 a Sessão suas políticas internas e exteriores segundo as disposições básicas da Convenção, Tendo em mente o fato de que a Convenção está sendo implementada em diferentes condições

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE

A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA LEITURA DOCENTE Kallenya Kelly Borborema do Nascimento 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) E-mail: kallenyakelly2@hotmail.com Patrícia Cristina

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Lutas, Vitórias, Avanços e Novos Desafios

Lutas, Vitórias, Avanços e Novos Desafios Lutas, Vitórias, Avanços e Novos Desafios 10 Anos de ProUni A Educafro parabeniza o Congresso Nacional (Deputados e Senadores) e todos os protagonistas desta conquista, por transformar o Programa Universidade

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

COTAS RACIAIS. Lab. 11

COTAS RACIAIS. Lab. 11 COTAS RACIAIS Lab. 11 Cotas Raciais Sistema de cotas, ou cotas raciais: medida governamental que cria uma reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para classes sociais mais desfavorecidas.

Leia mais

Educação das Relações Etnicorraciais e A lei 10639/2003 : construindo uma escola plural

Educação das Relações Etnicorraciais e A lei 10639/2003 : construindo uma escola plural Educação das Relações Etnicorraciais e A lei 10639/2003 : construindo uma escola plural Coordenação de Diversidade SECAD/MEC Professora Leonor Araujo A escola é apontada como um ambiente indiferente aos

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP

O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP VERSÃO: 03-04-2008 2 O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP 1. Apresentação do Programa O Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP) foi concebido a partir da preocupação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011

TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 TERMO DE REFERÊNCIA SE-003/2011 Objeto da contratação Consultor na área jurídica Título do Projeto Projeto BRA 07/010 Designação funcional Duração do contrato Consultoria por produto 3 meses Data limite

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 128/2012

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 128/2012 PROJETO DE LEI Nº 128/2012 Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a finalidade de incluir no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o Dia Municipal de Combate a Homofobia, a

Leia mais

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo

O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo O Curso de Graduação em Ciências da Religião nas Faculdades Integradas Claretianas em São Paulo Entrevista a Moacir Nunes de Oliveira * [mnoliveira pucsp.br] Em 1999, as Faculdades Integradas Claretianas

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

CARTA DO COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS/ES DOS DIREITOS HUMANOS À MINISTRA DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

CARTA DO COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS/ES DOS DIREITOS HUMANOS À MINISTRA DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CARTA DO COMITÊ BRASILEIRO DE DEFENSORAS/ES DOS DIREITOS HUMANOS À MINISTRA DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Brasília,12 de Dezembro de 2012. O Comitê Brasileiro de Defensoras/es

Leia mais

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA

SEDE NACIONAL DA CAMPANHA Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas SEDE NACIONAL DA CAMPANHA REDE NACIONAL FEMINSTA DE SAÚDE, DIREITOS SEXUAIS E DIREITOS REPRODUTIVOS Avenida Salgado Filho, 28, cj 601. Porto

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2003. Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR e dá

Leia mais

Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção

Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção Direitos das Pessoas Idosas e a Implementação da Convenção Perly Cipriano Subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos - Brasil Dados atuais sobre envelhecimento no mundo No ano de 2007, 10.7%

Leia mais

Programa: Programa Interagencial para a Promoção da Igualdade de Gênero e Raça

Programa: Programa Interagencial para a Promoção da Igualdade de Gênero e Raça TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ACOMPANHAR O SEMINÁRIO - REFERÊNCIAS CURRICULARES PARA A LEI 10.639/03, REGISTRAR E SISTEMATIZAR AS CONTRIBUIÇÕES E PROPOSIÇÕES LEVANTADAS DURANTE

Leia mais

Projeto Cultura Empreendedora

Projeto Cultura Empreendedora Estimular o empreendedorismo em todos os níveis de ensino Projeto Apresentação A geração de empregos no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes, depende do Setor Público, sendo as prefeituras

Leia mais

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS:

A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS POR QUATRO ÁREAS ESTRATÉGICAS: O QUE É QUE FAZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES A Prefeitura de São Paulo, em maio de 2013, seguindo a política implementada nacionalmente e atendendo uma reivindicação histórica do movimento

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

O Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça, Erradicação da Pobreza e Geração de Emprego - GRPE

O Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça, Erradicação da Pobreza e Geração de Emprego - GRPE O Programa de Fortalecimento Institucional para a Igualdade de Gênero e Raça, Erradicação da Pobreza e Geração de Emprego - GRPE Marcia Vasconcelos - OIT Reunión de Especialistas Género, Probreza, Raza,

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DO DISTRITO FEDERAL Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Leia mais

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012

Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM. Frei David Santos, OFM - out de 2012 Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo DOUTORADO DA PM Frei David Santos, OFM - out de 2012 Dados disponibilizados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES Com a crescente produção de conhecimento e ampliação das possibilidades de atuação profissional, o curso proporciona atividades extra curriculares

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM Faça parte desse abraço A Fundação Solidariedade ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,braço social do Sistema Correio de Comunicação, é uma Associação

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

O Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições e considerando:

O Conselho Estadual de Educação do Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições e considerando: GOVERNO DA PARAÍBA Secretaria de Estado da Educação e Cultura Conselho Estadual de Educação RESOLUÇÃO Nº 198/2010 REGULAMENTA AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O

Leia mais

Declaração de Salvador

Declaração de Salvador Declaração de Salvador Os Chefes de Estado da República Federativa do Brasil, da República de Cabo Verde, da República da Guiné, da República Oriental do Uruguai, o Vice-Presidente da República da Colômbia,

Leia mais

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02

PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI, AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 PALAVRAS DO GOVERNADOR TASSO JEREISSATI POR OCASIÃO DA ABERTURA DO SEMINÁRIO "LIDERANÇA JOVEM NO SECULO XXI", AOS 07/03/2002 ~j 2902 03-0~/02 Excelentíssimo Senhor Enrique Ig lesias, Presidente do Banco

Leia mais

Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO

Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO Coleção Cadernos Afro-Paraibanos APRESENTAÇÃO O racismo é um fenômeno das relações sociais do Brasil. No estado da Paraíba, onde mais de 60% da população é negra, não encontramos essa mesma proporcionalidade

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Dimensão social. Educação

Dimensão social. Educação Dimensão social Educação 218 Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2004 36 Taxa de escolarização Representa a proporção da população infanto-juvenil que freqüenta a escola. Descrição As variáveis

Leia mais

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015

PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios. Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 PLANO DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO: processo, participação e desafios Seminário dos/as Trabalhadores/as da Educação Sindsep 24/09/2015 Ação Educativa Organização não governamental fundada por um

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Nova ética emergindo de crises mudança no sistema de emprego exclusão/marginalização social aumento das demandas sociais concentração de poder e

Nova ética emergindo de crises mudança no sistema de emprego exclusão/marginalização social aumento das demandas sociais concentração de poder e PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA CONTEXTO Nova ética emergindo de crises mudança no sistema de emprego exclusão/marginalização social aumento das

Leia mais

Constituição Federal

Constituição Federal Constituição Federal CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - 1988 COM A INCORPORAÇÃO DA EMENDA 14 Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Consultoria para avaliar a atividade de monitoramento e implementação do Programa Brasil Quilombola

Consultoria para avaliar a atividade de monitoramento e implementação do Programa Brasil Quilombola Consultoria para avaliar a atividade de monitoramento e implementação do Programa Brasil Quilombola 1. Programa: Atividade do Programa Interagencial para a Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2014 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO NUFAC SÃO PAULO/SP 2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO NUFAC SÃO PAULO/SP 2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO NUFAC SÃO PAULO/SP 2014 1) SOBRE O NUFAC O Núcleo de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra resulta da parceria entre Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado

Leia mais

Prêmio Atitude Ambiental 2012

Prêmio Atitude Ambiental 2012 Prêmio Atitude Ambiental 2012 TEMAS: 1. Carta da Terra (Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I) 2. O Lixo de Bertioga e eu (para Ensino Fundamental II) 3. RIO +20 Conferência das Nações Unidas sobre

Leia mais

Nossa Missão, Visão e Valores

Nossa Missão, Visão e Valores Nossa Missão, Visão e Valores Missão Acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; Combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas

Leia mais

CULTURA AFRO CULTURA AFRO

CULTURA AFRO CULTURA AFRO CULTURA AFRO ESCOPO Apresentamos o projeto Cultura Afro com o compromisso de oferecer aos alunos do ensino fundamental um panorama completo e diversificado sobre a cultura afro em nosso país. Levamos em

Leia mais

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO. Em alusão ao Dia da Consciência Negra

OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO. Em alusão ao Dia da Consciência Negra OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE Novembro de 2010 OS NEGROS NO MERCADO DE TRABALHO E O ACESSO AO SISTEMA PÚBLICO DE EMPREGO, TRABALHO E RENDA Em alusão ao Dia da

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O COMBATE AO HIV/SIDA

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS MEMBROS DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O COMBATE AO HIV/SIDA Decreto n.º 36/2003 Acordo de Cooperação entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa sobre o Combate ao HIV/SIDA, assinado em Brasília em 30 de Julho de 2002 Considerando a declaração

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW)

Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW) Declaração dos Mecanismos das Mulheres da América Latina e do Caribe frente ao 58º Período de Sessões da Comissão do Status da Mulher (CSW) Cidade do México, México 7 de fevereiro de 2014 Nós, ministras

Leia mais

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor

Como participar pequenos negócios Os parceiros O consumidor Movimento incentiva a escolha pelos pequenos negócios na hora da compra A iniciativa visa conscientizar o consumidor que comprar dos pequenos é um ato de cidadania que contribui para gerar mais empregos,

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014

NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. PARCERIA MDA / CNPq. Brasília, 13 de maio de 2014 NÚCLEOS DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL PARCERIA MDA / CNPq Brasília, 13 de maio de 2014 A política de desenvolvimento territorial Desde 2004 a SDT implementa a estratégia de desenvolvimento

Leia mais

Por que criar mecanismos de gênero nos órgãos governamentais?

Por que criar mecanismos de gênero nos órgãos governamentais? Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Seminário de Capacitação dos Mecanismos de Gênero no Governo Federal Por que criar mecanismos de gênero nos órgãos governamentais? Lourdes

Leia mais

Minuta de Resolução Programa de Ações Afirmativas da Udesc

Minuta de Resolução Programa de Ações Afirmativas da Udesc Minuta de Resolução Programa de Ações Afirmativas da Udesc O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina no uso de suas atribuições e considerando: - a autonomia didático-científica, administrativa

Leia mais

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária;

DECRETO Nº. III - criação de estrutura de financiamento pública e transparente para a extensão universitária; DECRETO Nº. Institui o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt Art. 1º Fica instituído o Plano Nacional de Extensão Universitária PNExt constante deste Decreto, com o objetivo de promover a política

Leia mais

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO

Estado da Paraíba PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 704/2013 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL COMPIR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE TAVARES, Estado da Paraíba, usando

Leia mais

Igualdade de oportunidades e não discriminação: elementos centrais da Agenda do Trabalho Decente

Igualdade de oportunidades e não discriminação: elementos centrais da Agenda do Trabalho Decente Igualdade de oportunidades e não discriminação: elementos centrais da Agenda do Trabalho Decente Laís Abramo Socióloga, Mestre e Doutora em Sociologia Diretora do Escritório da OIT no Brasil Salvador,

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

"O MEC não pretende abraçar todo o sistema"

O MEC não pretende abraçar todo o sistema "O MEC não pretende abraçar todo o sistema" Data: 30/11/2008 Veículo: O Globo Editoria: Boa Chance Ministro diz que governo não vai regular MBAs e que empresas já mantêm certo controle sobre a qualidade

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

1. Garantir a educação de qualidade

1. Garantir a educação de qualidade 1 Histórico O Pacto pela Juventude é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o Conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam

Leia mais