Comunicado do GAC Praga, República Checa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comunicado do GAC Praga, República Checa"

Transcrição

1 PT Comitê Assessor Governamental Comunicado do GAC Praga, República Checa Praga, 28 de junho de 2012 I. Introdução O Comitê Assessor Governamental (GAC) da Corporação para a Atribuição de Números e Nomes na Internet (ICANN) se reuniu em Praga durante a semana de 23 a 28 de junho de A reunião contou com a participação de cinquenta membros do GAC e seis observadores. O GAC agradece especialmente o apoio do anfitrião local, CZ.NIC. II. Assuntos Internos 1. O GAC dá a bem-vinda ao Vietnã na qualidade de membro. 2. O GAC dá a bem-vinda à Comissão da União Africana na qualidade de membro. 3. O GAC dá a bem-vinda à Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), o Escritório Internacional do Trabalho, a Corte Penal Internacional, a Agência Europeia do Espaço, e a União Europeia de Radiodifusão, na qualidade de observadores. III. Assuntos Tratados e Atividades das Distintas Unidades Constitutivas 1. GAC/Organização de Apoio para Nomes Genêricos (GNSO) O GAC se reuniu com a GNSO e debateu os impactos esperados sobre as unidades constitutivas da GNSO por causa do lançamento do programa de novos gtld, e a possibilidade do ingresso de novos participantes ao processo de múltiplas partes interessadas ou da mudança nas unidades constitutivas. Da mesma forma, o GAC recebeu uma atualização sobre a revisão do programa de novos gtld levada a cabo pelo Grupo de Trabalho sobre Confiança, Eleição e Competência do Consumidor, bem como sobre a metodologia subjacente às quarenta e cinco categorias de métricas diferentes relativas à confiança, eleição e competência do consumidor.

2 O GAC e a GNSO também realizaram um debate sobre a decisão adotada pela Comissão Diretiva da ICANN de rejeitar as recomendações do Conselho da GNSO referidas à proteção dos nomes do Comitê Olímpico Internacional e a Cruz/Meia Lua Vermelha, e acordaram que é necessário maior clareza sobre o estatus do trabalho realizado sobre este assunto. 2. Grupo de Trabalho do GAC e da Comissão Diretiva para a Implementação das Recomendações sobre Responsabilidade e Transparência (BGRI-WG) O Grupo de Trabalho do GAC e da Comissão Diretiva para a Implementação das Recomendações se reuniu para debater um maior desenvolvimento das recomendações apresentadas ao GAC pela Equipe de Revisão de Responsabilidade e Transparência (recomendações 9-14). O BGRI-WG acordou lançar o registro em linha de assessoramento do GAC [online register of GAC advice] e está disposto a dar os próximos passos para a utilização desta importante ferramenta como mecanismo de acompanhamento do assessoramento dado pelo GAC à Comissão Diretiva, e das solicitações de assessoramento apresentadas pela Comissão Diretiva ante o GAC. O BGRI-WG também debateu as diferenças entre os PDPs da GNSO e a ccnso, quanto a se devem procurar proativamente as contribuições do GAC sobre questões de políticas e sobre a maneira em que ditas contribuições estão sendo consideradas ou abordadas. O BGRI-WG acordou que deveria começar um trabalho adicional, incluindo tarefas de difusão orientadas a outras organizações auxiliares (SOs), a efeitos de identificar melhores maneiras de considerar as contribuições do GAC em uma instância inicial do PDP, e assinalou que a Comissão Diretiva é responsável por informar ao GAC sobre temas que possam afetar questões de políticas públicas. Durante a reunião celebrada em Praga, a Comissão Diretiva e o GAC avançaram respeito à recomendação 13, incrementando as interações presenciais com a Comissão Diretiva, e permitindo trocas adicionais e mais específicas durante as duas sessões com a Comissão Diretiva da ICANN. 3. GAC/Equipe Revisora de Segurança, Estabilidade e Flexibilidade (SSR-RT) O GAC recebeu uma atualização do SSR-RT sobre o relatório final da equipe revisora, dedicado ao desempenho da ICANN em prol de preservar e melhorar a estabilidade, segurança e flexibilidade do Sistema de Nomes de Domínio. O GAC apoia plenamente todas as recomendações da equipe revisora. O GAC percebeu que, em concordância com outras deliberações em curso dentro da comunidade, o relatório menciona a importância da área de Cumprimento Contratual, além das tarefas de difusão e alcance para a comunidade.

3 4. Sessão Informativa sobre o Mercado de Nomes de Domínio O GAC participou em uma sessão informativa a cargo da ICANN, os registradores e os registros sobre os entornos de registro para cctld e gtld, e sobre o ciclo de vida de um nome de gtld (como se registra, como funciona, e quais são as ações implementadas com posterioridade ao vencimento de um nome de domínio). Da mesma forma, o GAC recebeu uma breve explicação do mercado dos gtld por parte dos registradores; a explicação incluiu vários modelos de negócios para a indústria de nomes de domínio. A equipe também fez uma apresentação sobre um possível panorama do mercado a partir da introdução dos novos gtlds, e foi apresentada a preocupação decorrente da desigualdade na distribuição geográfica dos registradores habilitados pela ICANN, especialmente na América Latina e África. O GAC expressou seu especial interesse no papel da ICANN neste mercado. 5. Apresentação a cargo das Organizações Intergovernamentais (OIGs) A OCDE fez uma apresentação em nome de 38 OIGs sobre proteções ao programa de novos gtld. O GAC recebeu com agrado a apresentação realizada pelo Diretor de Assuntos Legais da OCDE em representação de 38 organizações intergovernamentais (OIGs). O GAC foi informado de que as OIGs são organizações regidas por tratados e reconhecidas pelo direito internacional; e que seus nomes e os acrônimos que as representam estão protegidos nos termos do Artigo 6 da Convenção de Paris, como também estão dentro de múltiplas jurisdições nacionais. Consciente do assessoramento que previamente apresentó à Comissão Diretiva sobre a proteção de nomes e acrônimos de organizações internacionais - protegidas a nível internacional mediante tratados, bem como por leis nacionais em múltiplas jurisdições como a Cruz/Meia Lua Vermelha e o Comitê Olímpico Internacional, e ao reconhecer a importância de garantir um tratamento equitativo às organizações internacionais que classifiquem segundo o mesmo critério, o GAC está considerando com muito cuidado esta questão, com o objetivo de dar maior assessoramento à Comissão Diretiva no momento adequado para sua consideração pela GNSO, o qual se espera para o mês de julho. 6. GAC/Comitê Assessor At-Large (ALAC) O GAC celebrou uma reunião com o ALAC para analisar o plano do ALAC para a apresentação de objeções aos novos gtld, e recebeu uma palestra sobre ditos processos. Além disso, debateram a maneira em que o GAC e o ALAC podem trabalhar de forma conjunta para estudar a demanda derivada do impacto que o lançamento do programa de gtld possa ter sobre os usuários da Internet; o ALAC realizou uma sessão informativa sobre a sua proposta de criar uma academia do ALAC para a criação de capacidades dentro e fora da ICANN.

4 7. Sessão Informativa sobre Variantes de IDN A equipe de Variantes de IDN informou ao GAC sobre seu trabalho; o GAC agradece à equipe de Variantes de IDN pela informação oferecida. 8. GAC/Comitê Assessor de Segurança e Estabilidade (SSAC) O GAC se reuniu com o SSAC para analisar seu trabalho com os organismos encarregados de cumprir a lei, bem como as implicações em matéria de segurança e estabilidade derivadas do processamento em lotes dentro do programa de novos gtld. 9. GAC/Organização de Apoio para Nomes de Domínio com Código de País (ccnso) O GAC se reuniu com a ccnso e recebeu uma atualização sobre o Grupo de Trabalho para o Marco de Interpretação, o Grupo de Estudo de Nomes de Países, e o Grupo de Trabalho da ccnso sobre Planejamento Estratégico e Operacional. O GAC compartilha a preocupação manifestada pela ccnso devido a que não será incluído no orçamento o relatório do Grupo sobre a Área de Gastos, o que tem graves consequências para a plena e adequada responsabilidade e transparência orçamentária. 10. GAC/Organização de Apoio para Endereços (ASO)/Organização de Recursos Numéricos (NRO) O GAC recebeu uma palestra sobre Recursos de Infraestrutura de Senha Pública (RPKI). *** O GAC agradece especialmente à ASO/NRO, à GNSO, ao SSR-RT, à Comissão Diretiva da ICANN, aos Registros e Registradores, ao ALAC, à Equipe de Variantes de IDN, ao SSAC, à ccnso, à OCDE, e a todos os integrantes da comunidade da ICANN que contribuíram a dialogar com o GAC em Praga. IV. Assessoramento do GAC à Comissão Diretiva 1 1. IDN cctlds 1 Para um registro dos antecedentes e progresso do assessoramento do GAC à Comissão Diretiva, visite o Registro em Linha do Assessoramento do GAC:

5 A princípio, o GAC considera que introduzir os IDN cctlds com celeridade é em favor do interesse público global. O GAC percebe que foi adotado um enfoque conservador com respeito às solicitações de IDN de dois caracteres. O GAC considera que as decisões provavelmente foram bastantes conservadoras. Com efeito, aplicou-se uma prova de confusão muito mais estrita entre códigos de traços latinos e não latinos que quando se realiza uma comparação entre códigos de traços latinos. Deveria ser adotado um enfoque prático que permitisse considerar o nível de confusão de maneira pragmática segundo cada caso, seguindo critérios documentados publicamente. Quando se adotarem decisões referidas a este tema, deverá existir transparência no processo e, junto com as decisões contrárias ao lançamento de uma cadeia de caracteres, deverão ser apresentados fundamentos detalhados. O GAC enviará considerações adicionais à Comissão Diretiva sobre a metodologia a implementar quando da avaliação dos IDNs de dois caracteres. Os IDNs rescentemente rejeitados, especialmente os nominados pelas autoridades públicas ou nacionais, devem ser reconsiderados com urgência em vista das considerações anteriores. Sem prejuízo do ponto anterior, e a efeitos da transparência e responsabilidade, o GAC recomenda que a Comissão Diretiva instale um mecanismo de apelações que permita impugnar as decisões sobre a confusão dos IDN cctlds propostos. 2. O Papel da ICANN como Organização Auto-Regulamentada na Indústria a. O GAC entende que o papel da ICANN compreende o seguinte: i. Supervisionar a indústria global do DNS e habilitar às organizações que participam em dita indústria. ii. Estabelecer relações com participantes específicos da indústria através de contratos. iii. Supervisionar e tornar efetivo o cumprimento de ditos contratos. b. O GAC recebe com beneplácito a sessão informativa sobre o papel da ICANN na supervisão da indústria global do DNS, e espera participar em futuras deliberações referidas a este tema. O GAC solicita que a Comissão Diretiva apresente informações em suporte escrito que explique o seguinte:

6 Os princípios gerais e mecanismos particulares utilizados pela ICANN ao supervisionar a indústria global do DNS, incluindo detalhes de cada um dos mecanismos de auto-regulamentação que a ICANN tenha desenvolvido para desempenhar este papel (contratos, código de conduta, etc.). Por que a ICANN optou por habilitar e contratar de forma direta a determinados participantes da indústria (por exemplo, registros e registradores) e não a outros (por exemplo, revendedores)? Como resolveria a ICANN uma situação na qual se detectasse que um revendedor infringiu uma política ou obrigação contratual da ICANN? Como se trataria um inadimplemento em matéria de privacidade/representação? Seria útil que estas situações hipotéticas refletissem procedimentos documentados, obrigações contratuais, e medidas para derivar essas questões a uma instância superior. 3. O papel da ICANN no Desenvolvimento de Contratos a. O GAC recebe com beneplácito a publicação pela ICANN da versão preliminar do novo Acordo de Habilitação de Registradores (RAA). Aparentemente, esta versão preliminar contém muitas mudança a partir do RAA atual, e claramente incorpora muitas das recomendações do GAC e dos organismos encarregados do cumprimento da lei (LEA). b. Continuam pendentes várias questões relativas à privacidade e proteção de dados e à responsabilidade dos revendedores. Tal como foi debatido na reunião pública com a Comissão Diretiva, o GAC está disposto a prestar sua colaboração nestas deliberações. O GAC incentiva à Comissão Diretiva a apresentar perguntas por escrito sobre questões de privacidade e retenção de dados para facilitar uma resposta antecipada do GAC. c. O GAC destaca a necessidade de que todos os contratos da ICANN devem ser claros, sem ambiguidades, e exigíveis; da mesma forma, o GAC recebe com beneplácito os esforços da ICANN para melhorar suas ferramentas de cumprimento e rescisão contratual como parte do processo de negociação do RAA. Os prazos deste trabalho são muito importantes. Este trabalho deve ser finalizado com caráter prioritário, e Todas as emendas e todos os procedimentos devem ficar implementados de forma antecipada à delegação de qualquer novo gtld.

7 O GAC reitera seu interesse e disponibilidade para cooperar com a resolução destes temas. 4. O Papel da ICANN em Matéria de Supervisão e Cumprimento Contratual a. Durante a reunião realizada em San José, o GAC solicitou à Comissão Diretiva uma atualização do estado das recomendações LEA/GAC relativas à averiguação de antecedentes por parte da ICANN, e agradeceriamos uma resposta. b. Uma efetiva função de supervisão da indústria e cumprimento contratual ganhará maior importância com a futura introdução dos novos gtlds e com o aumento dos contratos que a ICANN terá de supervisionar. Junto à possibilidade de novos ingressantes à indústria, será importante que a ICANN consiga garantir que suas políticas e processos de cumprimento são claros, de caráter público e de cumprimento constante. c. O GAC numerou exemplos à Comissão Diretiva de organizações que separaram suas responsabilidades regulatórias e operacionais (ver Anexo 1). Tal como foi aconselhado na reunião realizada em San José, o GAC considera que um enfoque baseado em princípios para estruturar as atividades de cumprimento da ICANN serviria de apoio a uma sólida função de supervisão e cumprimento. Finalizar as melhoras às funções de cumprimento e supervisão da indústria, antes do lançamento dos novos gtlds. 5. Equipe Revisora de WHOIS a. O GAC recebe com beneplácito o relatório final da Equipe Revisora de WHOIS, e manifesta que existe uma série de temas em comum identificados nas recomendações da Equipe Revisora de WHOIS, nas recomendações LEA/GAC, e no assessoramento do GAC relativo às funções de supervisão da indústria e cumprimento da ICANN. b. O GAC apoia as recomendações da Equipe Revisora de WHOIS, e realizará um cuidadoso monitoramento da resposta da Comissão Diretiva e suas posteriores atividades de implementação. Levar em conta as recomendações da Equipe Revisora de WHOIS como parte do processo de modificação do atual RAA. 6. Escalamento da Zona Raiz

8 a. O GAC recebe com beneplácito a versão preliminar do Relatório sobre o Impacto nas Operações e o Suprimento do Servidor Raiz devido aos Novos gtlds, e troca de pontos de vista iniciais com a Comissão Diretiva sobre o relatório. O GAC expressou sua preocupação devido a que ainda não foram definidos o processo e os procedimentos de tomada de decisões - incluindo métricas unificadas, mecanismos e cadeia de mando - para desacelerar, deter e ajustar o ritmo das inserções das cadeias de caracteres de TLD na raiz no caso de se detectarem anormalidades no sistema raiz. b. Da mesma forma, o GAC espera a publicação de dados mais abrangentes para sua revisão externa segundo o planejado. Ocupar-se deste tema com a suficiente antecipação à delegação de novos gtlds. 7. Informação Financeira e Orçamentária a. O GAC considera que a transparência e a responsabilidade em matéria de orçamento financeiro e a atribuição de recursos entre as diferentes unidades constitutivas da ICANN, como também dentro delas, são de fundamental importância. Fornecer ferramentas, de maneira urgente, para informar a atribuição e distribuição de recursos financeiros entre as unidades constitutivas da ICANN, e também dentro delas, a efeitos de garantir transparência e responsabilidade nos assuntos financeiros. 8. Etica e Conflitos de Interesse a. O GAC recebe com beneplácito a tarefa em curso sobre ética e conflitos de interesse. Atuar com urgência e adotar todas as medidas necessárias para implementar uma política efetiva em matéria de ética e conflitos de interesse, para fortalecer o marco de governança da ICANN, tanto no contexto do processo dos novos gtld como em todas as demais áreas de sua atividade.

9 9. Novos gtlds Além do assessoramento oferecido previamente à Comissão Diretiva em 17 de junho de 2012: Analisar e planejar ações para a próxima rodada a efeitos de garantir que não se repita a baixa proporção de solicitações provenientes de países em desenvolvimento. Ainda há uma importante tarefa pela frente para completar o funcionamento do Centro de Informação e Proteção de Marcas Comerciais. Portanto, o GAC solicita a remissão de um relatório de estado para a sua consideração, com uma antecipação mínima de duas semanas à reunião de Toronto. Solicita um maior esclarecimento respeito ao estado da solicitação pendente, na qual pedia melhoras na proteção dos nomes do Comitê Olímpico Internacional e da Cruz/Meia Lua Vermelha no nível superior, e no segundo nível, em vista da rejeição pela Comissão Diretiva das recomendações da GNSO que apontavam a ajustar as melhoras de dita proteção no nível superior, em abril de V. Próxima Reunião O GAC reunir-se-á novamente durante a reunião No. 45 da ICANN a realizar em Toronto, Canadá. Durante o encontro No. 45 da ICANN em Toronto, realizar-se-á uma reunião de alto nível do GAC.

10 ANEXO I ASX Um exemplo de organização australiana que separou as responsabilidades de cumprimento de suas responsabilidades operacionais é o Grupo ASX, o que resulta da fusão entre a Bolsa de Valores da Austrália e a Bolsa de Futuros de Sidney. Igual que a ICANN, o Grupo ASX é responsável pela regulamentação da indústria da qual obtém financiamento. O Grupo ASX desempenha esta tarefa mediante sua subsidiária, ASX Compliance PTY LTD, a qual é responsável pelo monitoramento das normas operacionais da ASX e seu efetivo cumprimento. ASX Compliance é 100% propriedade do Grupo ASX, mas tem uma Comissão Diretiva independente das Comissões das demais entidades do Grupo ASX. Para maior informação sobre ASX Compliance, consultar: Ofcom A Ofcom é a autoridade regulatória e de competência da indústria das comunicações do Reino Unido. É independente do governo e do desenvolvimento de políticas. A Ofcom tem uma série de funções e obrigações relativas à identificação de condutas ilegais, anti-competitivas, ou em detrimento dos interesses dos consumidores; como também relativas às respostas às condutas identificadas. Desde a criação da Ofcom em 2003, a tarefa de cumprimento e exigibilidade da organização se desenvolveu de forma significativa e agora está nas mãos de duas equipes: a Equipe de Investigações Grupais em Matéria de Competência, e a Equipe de Proteção ao Consumidor, as quais se encarregam do descumprimento de normas regulatórias ou leis pertinentes. As faculdades da Ofcom, os processos para levar a cabo investigações de cumprimento das normas regulatórias, as questões relativas à proteção do consumidor, as questões relativas à competência, e os conflitos por temas regulatórios, são descritos na página web da organização:

Anexo F: Ratificação de compromissos

Anexo F: Ratificação de compromissos Anexo F: Ratificação de compromissos 1. Este documento constitui uma Ratificação de compromissos (Ratificação) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos ("DOC") e da Corporação da Internet para Atribuição

Leia mais

Fundamentos do novo gtld Novas extensões de Internet

Fundamentos do novo gtld Novas extensões de Internet Fundamentos do novo gtld Novas extensões de Internet Pauta Visão geral sobre nomes de domínio, cronograma de gtld e o novo programa gtld Por que a ICANN está fazendo isso; impacto potencial desta iniciativa

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

Conformidade contratual Novo Contrato de Registro 2014 Relatório de Auditoria. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números

Conformidade contratual Novo Contrato de Registro 2014 Relatório de Auditoria. Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Conformidade contratual Novo Contrato de Registro Relatório de Auditoria Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números Histórico A missão da equipe de Conformidade Contratual da ICANN é garantir

Leia mais

Versão preliminar Revisão da implementação do programa

Versão preliminar Revisão da implementação do programa Versão preliminar Revisão da implementação do programa 16 de setembro de 2015 Este relatório, apresentado na forma preliminar para comentário público, tem como objetivo fornecer uma visão geral de alto

Leia mais

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS

Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS Comunidade de Prática Internacional para apoiar o fortalecimento e liderança da BIREME OPAS/OMS Fortalecimento institucional da BIREME OPAS/OMS TERMOS DE REFERÊNCIA Versão 17/07/2012 No âmbito de um processo

Leia mais

Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas

Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA Solicitação de Propostas 8 de setembro de 2014 Introdução De acordo com o regulamento do Grupo de 1 Coordenação da Transição da Administração

Leia mais

cctld/gtld - domínios em concorrência? Papel do ICANN Marta Moreira Dias marta.dias@dns.pt

cctld/gtld - domínios em concorrência? Papel do ICANN Marta Moreira Dias marta.dias@dns.pt cctld/gtld - domínios em concorrência? Papel do ICANN Marta Moreira Dias marta.dias@dns.pt AGENDA Visão geral sobre os nomes de domínio; Novos gtld s - o papel do ICANN: Quem? Quando? O quê? Como? Quanto?

Leia mais

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Práticas Recomendadas Para Limitar a Responsabilidade dos Intermediários Pelos Conteúdos de Terceiros e Promover Liberdade de Expressão e

Leia mais

REGRAS DE PROCEDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO PARLAMENTAR DAS AMÉRICAS

REGRAS DE PROCEDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO PARLAMENTAR DAS AMÉRICAS REGRAS DE PROCEDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO PARLAMENTAR DAS AMÉRICAS REGRAS DE PROCEDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO PARLAMENTAR DAS AMÉRICAS 1. Desenvolvimento das reuniões do Comitê Executivo 1.1 Ordem do dia 1.2

Leia mais

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa

Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa Instrumento que cria uma Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária Internacional dos Países de Língua Portuguesa TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Criação 1. A Conferência dos Ministros da Justiça

Leia mais

CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA

CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA CARTILHA A.B.F. CANAIS DE RELACIONAMENTO NO SISTEMA DE FRANQUIA 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Franquia pressupõe uma parceria entre Franqueador e sua rede de Franqueados, visando benefícios recíprocos. Nesta

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL

ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N o 02/01 ACORDO-QUADRO SOBRE MEIO AMBIENTE DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, a Resolução N o 38/95 do Grupo Mercado Comum e a Recomendação

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial,

implementação do Programa de Ação para a Segunda Década de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial, 192 Assembleia Geral 39 a Sessão suas políticas internas e exteriores segundo as disposições básicas da Convenção, Tendo em mente o fato de que a Convenção está sendo implementada em diferentes condições

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras Versão 1.0 18/08/2014 1 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Conceitos... 3 3. Diretrizes... 3 3.1. Diretrizes Gerais... 3 3.2. Diretrizes Específicas...

Leia mais

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido ICC 114 8 10 março 2015 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido Memorando de Entendimento entre a Organização Internacional do Café, a Associação

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA A IMPLANTAÇÃO DE CONSELHO CONSULTIVO EM SOCIEDADES LIMITADAS COMO FORMA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA Ana Carolina Rovida de Oliveira Especialista em Direito da Economia e Empresarial I INTRODUÇÃO A estabilização

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 080/2014, DE 25 DE JUNHO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

RESOLUÇÃO nº08/2005. Art. 4º. A Ouvidoria será exercida por um Ouvidor, escolhido, de comum acordo, pela

RESOLUÇÃO nº08/2005. Art. 4º. A Ouvidoria será exercida por um Ouvidor, escolhido, de comum acordo, pela RESOLUÇÃO nº08/2005 Cria, no âmbito da FAMENE, a Ouvidoria, baixa normas para seu funcionamento, e dá outras providências. O Conselho Técnico Administrativo CTA da Faculdade de Medicina Nova Esperança

Leia mais

Serviços de Saúde do Trabalho

Serviços de Saúde do Trabalho 1 CONVENÇÃO N. 161 Serviços de Saúde do Trabalho I Aprovada na 71ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1985), entrou em vigor no plano internacional em 17.2.88. II Dados referentes

Leia mais

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada Política de Gerenciamento de Risco Operacional Ratificada pela Reunião de Diretoria de 29 de abril de 2014 1 Introdução

Leia mais

PPS - Processo de Proposta de Solução Versão 1.3.1

PPS - Processo de Proposta de Solução Versão 1.3.1 PPS - Processo de Proposta de Solução Versão 1.3.1 Banco Central do Brasil, 2015 Página 1 de 13 Índice 1. FLUXO DO PPS - PROCESSO DE PROPOSTA DE SOLUÇÃO... 3 2. SOBRE ESTE DOCUMENTO... 4 2.1 GUIA DE UTILIZAÇÃO...

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

PROJETO DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS COM RESPEITO AOS SISTEMAS DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ÍNDICE

PROJETO DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS COM RESPEITO AOS SISTEMAS DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ÍNDICE PROJETO DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS COM RESPEITO AOS SISTEMAS DE CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS... 2 1.1. Definição de "funcionário

Leia mais

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL

ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL Diretor Geral O Diretor Geral supervisiona e coordena o funcionamento das unidades orgânicas do Comité Olímpico de Portugal, assegurando o regular desenvolvimento das suas

Leia mais

Regulamento do Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA. V.10 (27 de agosto de 2014)

Regulamento do Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA. V.10 (27 de agosto de 2014) Regulamento do Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA V.10 (27 de agosto de 2014) O Grupo de Coordenação da Transição da Administração da IANA (ICG) deve ter um resultado prático: uma

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

SISTEMA REGULATÓRIO PARA A AEB. 1 - Introdução

SISTEMA REGULATÓRIO PARA A AEB. 1 - Introdução SISTEMA REGULATÓRIO PARA A AEB 1 - Introdução O objetivo deste documento é apresentar e justificar o sistema regulatório para o desenvolvimento da missão institucional da AEB. 2 Missão, Objetivos e Metas

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO SUB-GRUPO DE TRABALHO DE TRATADOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO SUB-GRUPO DE TRABALHO DE TRATADOS INTERNACIONAIS FORMULÁRIO DESCRITIVO DA NORMA INTERNACIONAL Norma Internacional: Acordo-Quadro sobre Meio-Ambiente do Mercosul Assunto: Agenda comum de meio-ambiente no âmbito do Mercosul Decreto: 5208 Entrada em vigor:

Leia mais

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas

TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NORMA INTERNA TÍTULO Norma de Engajamento de Partes Interessadas GESTOR DRM ABRANGÊNCIA Agências, Departamentos, Demais Dependências, Empresas Ligadas NÚMERO VERSÃO DATA DA PUBLICAÇÃO SINOPSE Dispõe sobre

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD

www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD www.imcdgroup.com CÓDIGO DE CONDUTA. IMCD O SUCESSO DA IMCD É BASEADO NO ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE QUE PROMOVE A RESPONSABILIDADE, CONFIANÇA E O RESPEITO. IMCD Código de Conduta 3 1. Introdução O

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações

Participação Critérios de participação - Elegibilidade Procedimento para participar da chamada: Número de propostas/aplicações Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando! Plataforma Temática sobre Risco Urbano nas Américas Chamada sobre boas práticas e inovação no uso de Sistemas de Informação

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.036/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.036/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.036/05 Aprova a NBC T 11.8 Supervisão e Controle de Qualidade. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, Considerando que as Normas

Leia mais

Caixa Mais - Gestão de Atuação Comercial Política de Sustentabilidade

Caixa Mais - Gestão de Atuação Comercial Política de Sustentabilidade Caixa Mais - Gestão de Atuação Comercial Política de Introdução Política de O BI assume o papel importante que desempenha na promoção do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, uma vez que pode contribuir

Leia mais

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9

PR 2 PROCEDIMENTO. Auditoria Interna. Revisão - 2 Página: 1 de 9 Página: 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática de funcionamento e aplicação das Auditorias Internas da Qualidade, fornecendo diretrizes para instruir, planejar, executar e documentar as mesmas. Este

Leia mais

Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015. - Risco de Mercado -

Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015. - Risco de Mercado - Descrição da Estrutura de Gerenciamento 2015 - Risco de Mercado - Sumário: 1. Introdução:... 3 2. Objetivo:... 3 3. Diretrizes de Gestão:... 3 4. Atribuições e Responsabilidades:... 4 Conselho de Administração:...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

EIOPA(BoS(13/164 PT. Orientações relativas ao tratamento de reclamações por mediadores de seguros

EIOPA(BoS(13/164 PT. Orientações relativas ao tratamento de reclamações por mediadores de seguros EIOPA(BoS(13/164 PT Orientações relativas ao tratamento de reclamações por mediadores de seguros EIOPA WesthafenTower Westhafenplatz 1 60327 Frankfurt Germany Phone: +49 69 951119(20 Fax: +49 69 951119(19

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Programa de Gestão Técnica de Contas

Programa de Gestão Técnica de Contas Programa de Gestão Técnica de Contas Para ajudar os clientes da D2L a maximizar seu investimento na plataforma Brightspace, oferecemos uma experiência de suporte avançada que ultrapassa os benefícios

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 2 INFRAESTRUTURA DE TI Para garantir o atendimento às necessidades do negócio, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, ampliando-a,

Leia mais

norma técnica Padrão de Segurança e Saúde: avaliação do desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras Código: NT.00047.GN-SP.

norma técnica Padrão de Segurança e Saúde: avaliação do desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras Código: NT.00047.GN-SP. norma técnica Padrão de Segurança e Saúde: avaliação do desempenho em segurança e saúde das empresas colaboradoras Código: NT.00047.GN-SP.ESS Edição: 1 O texto seguinte corresponde a uma tradução do Procedimento

Leia mais

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam

Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam Senise, Moraes & Maggi Sociedade de Advogados surgiu da união de advogados com diversos anos de experiência e sólida formação jurídica que perceberam as necessidades dos clientes na realidade hipercomplexa

Leia mais

Corporaç ão da Interne t para Atribu ição de No mes e Númer os. Comitê para a obtenção de novos TLDs da GNSO. Relatório Final - Rascunho

Corporaç ão da Interne t para Atribu ição de No mes e Númer os. Comitê para a obtenção de novos TLDs da GNSO. Relatório Final - Rascunho ICANN ORIGINAL: inglês DATA: 16/03/2007 PT STATUS: FINAL - RASCUNHO Corporaç ão da Interne t para Atribu ição de No mes e Númer os Comitê para a obtenção de novos TLDs da GNSO Relatório Final - Rascunho

Leia mais

Artigo 1.º Princípios da atividade de investigação

Artigo 1.º Princípios da atividade de investigação REGULAMENTO DE INVESTIGAÇÃO Artigo 1.º Princípios da atividade de investigação A atividade de investigação desenvolvida no âmbito do Centro observa os seguintes princípios e critérios gerais: a) Desenvolvimento

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

A presente versão não substitui o original publicado em inglês.

A presente versão não substitui o original publicado em inglês. - 1 - COMISSÃO DE NOMEAÇÕES E REMUNERAÇÕES DA MOTA-ENGIL AFRICA N.V. TERMOS DE REFERÊNCIA A Mota-Engil Africa N.V. (a "Empresa") adotou uma estrutura de administração de um nível. De acordo com o Princípio

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Princípios... 4 4. Diretrizes... 4 4.1. Estrutura de Governança... 4 4.2. Relação com as partes interessadas...

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

Acordo sobre o Aquífero Guarani

Acordo sobre o Aquífero Guarani Acordo sobre o Aquífero Guarani A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, Animados pelo espírito de cooperação e de integração

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Módulo 4 Governança de TI Dinâmica 1 Discutir, em grupos: Por que então não usar as palavras ou termos Controle, Gestão ou Administração? Qual seria a diferença entre os termos:

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE

GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE MERCOSUL/GMC/RES. Nº 14/05 GUIA PARA O RECONHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 38/95, 77/98, 56/02,

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999)

Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) BIREME/OPAS/OMS BVS Saúde Pública Projeto BVS-SP-1.9 Publicação eletrônica de textos completos em Saúde Pública (15 de outubro de 1999) 1. Introdução Este documento descreve o projeto para o desenvolvimento

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rubens Guilhemat, Secretário Geral do Centro Universitário Sant Anna, no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL que regerá o Processo

Leia mais

Apresentação. Módulos integrantes

Apresentação. Módulos integrantes Apresentação O Sistema de Informações Gerenciais de Acompanhamento de Projetos (SIGAP) tem por objetivo organizar informações referentes ao acompanhamento da execução de projetos de cooperação técnica

Leia mais

Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS

Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança - SMS anos 1. OBJETIVO Este documento tem a finalidade de estabelecer diretrizes para a Política Integrada de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS)

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. MINUTA DE EDITAL DE CHAMAMENTO nº...xxxxxx. ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. MINUTA DE EDITAL DE CHAMAMENTO nº...xxxxxx. ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MINUTA DE EDITAL DE CHAMAMENTO nº...xxxxxx. ACORDO SETORIAL PARA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, tendo em vista o disposto na Lei nº 12.305, de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Notas de orientação sobre despesas sociais Requisito 4.1(e)

Notas de orientação sobre despesas sociais Requisito 4.1(e) Estas notas foram publicadas pela Secretaria Internacional da EITI para oferecer orientação para os países implementadores sobre como satisfazer os requisitos do Padrão da EITI. Aconselhamos os leitores

Leia mais

COMPLIANCE RICARDO BREIER PRIVADO. Advogados Associados. breier.adv.br

COMPLIANCE RICARDO BREIER PRIVADO. Advogados Associados. breier.adv.br COMPLIANCE PRIVADO RICARDO BREIER Escritório Vinculado ao Conselho Consultivo do International Center of Economic Penal Studies (ICEPS), em New York. Advogados Associados breier.adv.br RICARDO BREIER Advogados

Leia mais