Atualização de Estudo de Mercado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atualização de Estudo de Mercado"

Transcrição

1 Atualização de Estudo de Mercado

2 Contextualização: Em 2009, o Projeto Estruturante do Pirarucu realizou um estudo de mercado com o objetivo de avaliar o potencial de mercado do pirarucu de cultivo. Em 2016 fez-se sua atualização.

3 Atualização do Estudo de mercado do Pirarucu da Amazônia 2016

4 Objetivos da atualização do estudo de mercado

5 Atualizar e complementar o Estudo de Mercado do Pirarucu, realizado pelo SEBRAE em 2009.

6 Avaliar O potencial de mercado A percepção sobre a qualidade A aceitação A valoração do pirarucu por atacadistas, supermercados, restaurantes e exportadoras. Validar as estratégias de comercialização do pirarucu cultivado elaboradas pelo Projeto Estruturante em 2015 em parceria UAGRO/UAM.

7 Metodologia do estudo

8 Belém/PA Brasília/DF Curitiba/PR Recife/PE De janeiro a abril de 2016 Rio de Janeiro/RJ São Paulo/SP Salvador/BA

9 Entrevistas restaurantes (chefs e proprietários) supermercados mercados atacadistas varejo de pescados distribuidoras consumidores

10 Informações coletadas quantidades preços produtos concorrentes demanda interesse de compra principais dificuldades enfrentadas no mercado do pirarucu grau de aceitação de consagrados chefs perfil de compra de restaurantes de referência perfil de potenciais compradores do pirarucu em Salvador/BA e grau de aceitação dos chefs

11 A experiência dos Chefs e Restaurantes

12 Após a elaboração e prova dos pratos, foram aplicados os questionários específicos para o registro das impressões do Chef de cozinha ou proprietário quanto à apresentação do produto, sua manipulação, aparência e outras características referentes à carne e seu preparo.

13 Em 2016 foram procurados os restaurantes que participaram do estudo de 2009 para verificar se haviam incorporado esta espécie em seus cardápios e que opinião tinham sobre a qualidade, fornecimento e demanda em seus restaurantes.

14 Coleta de informações junto a atacadistas, mercados municipais, entrepostos de pescado e exportadores

15 Informações características comerciais da empresa perfil dos clientes situação e potencial para a comercialização do pirarucu principais dificuldades enfrentadas pelo comércio atacadista de pescados em geral e, em particular relacionadas à comercialização do pirarucu.

16 Coleta de informações junto aos responsáveis pelas centrais de compra de pescado e das peixarias de redes de supermercados

17 Informações tipos de pescados mais comercializados volumes e preços de compra e venda perfil do consumidor perfil de compra da rede potencial para a comercialização do pirarucu as principais dificuldades enfrentadas em trabalhar com pescados e especificamente com o pirarucu

18 Degustações e coleta de informações com consumidores nos supermercados

19 Banner com informações sobre o projeto Pirarcucu da Amazônia junto da estação de degustação, em supermercado em São Paulo

20 Consumidor final conhecimento prévio do pirarucu avaliação sensorial do produto degustado hábito de consumo de pescado do entrevistado Foi possível avaliar o grau de aceitação de consumidores que estavam provando o pirarucu pela primeira vez, comparando-o com outros pescados.

21 Resultados

22 Atualização da percepção dos chefs nas capitais

23 Nenhum dos restaurantes em Salvador/BA tinha experiência com pirarucu, apesar de vários chefs já terem alguma experiência com esta espécie. Todos os restaurantes declaram receber público das classes A e B. Compram principalmente peixes inteiros. Todos os restaurantes declararam que a presença de espinhas na carne do peixe é um problema bastante sério para seus clientes. Formas de preparo na degustação: Moqueca / Grelhado / Assado

24 Tiradito de pirarucu Pirarucu grelhado Pirarucu assado com ervas Moqueca de pirarucu

25 Comentários sobre as impressões dos Chefs dos restaurantes, em Salvador/BA: principais características da carne do pirarucu do Projeto. Característica Aparência Textura Comentários Praticamente todos os Chefs consideraram o pirarucu um peixe com ótima apresentação, sobretudo na parte do lombo que se apresenta como um filé branco alto, comparável ao cherne, badejo e bacalhau fresco. O filé da barriga, parte mais fina deve ser usada em outro tipo de preparo. Apesar de terem recebido o produto congelado, os chefs ficaram muito bem impressionados com a textura do pirarucu, que apesar de macia, possui firmeza suficiente para todos os tipos de preparo e se desfaz em lascas.

26 Característica Sabor Versatilidade no preparo Rendimento no preparo Comentários Segundo os Chefs, o sabor suave e a ausência de odor ou de sabor de barro (ocasionalmente registrados em peixes de água doce) contribuirão muito para a aceitação do pirarucu pelos consumidores, mesmo àqueles com preferência por pescados marinhos. As amostras de pirarucu apresentadas aceitaram todas as formas de preparo, sendo considerado muito versátil o seu preparo. O fato de apresentar uma carne tenra e firme facilita bastante o preparo por não se desfazer durante a cocção. A ausência de espinhas também foi ressaltada, não causando restrição ao seu consumo. A carne do pirarucu mantém a maciez e a suculência por desidratar pouco e, com isso, a porção reduz pouco de tamanho durante a cocção, apresentando bom rendimento no preparo dos pratos.

27 Capital No. de restaurantes participantes na atualização do estudo Belém (PA) 4 Brasília (DF) 6 Curitiba (PR) 7 Recife/Olinda (PE) 9 Rio de Janeiro (RJ) 6 São Paulo (SP) 5 Salvador 4 Total 41

28 a carne do pirarucu foi unanimemente aprovada reproduziu os resultados obtidos nas demais capitais avaliadas em 2009 é um produto que atende às exigências da alta gastronomia em Salvador o pirarucu se equipara em qualidade, e deve se equiparar em preços, com pescados nobres como o robalo, cherne, linguado, pescada amarela, salmão formas de apresentação que gostariam de receber o pirarucu: Filé congelado ou fresco No comparativo com os participantes em 2009, houve um aumento de 12% para 57% no numero de restaurantes que oferecem o produto regularmente em seus cardápios

29 Avaliação geral das informações obtidas junto aos atacadistas, distribuidores e entrepostos estaduais

30 Em 2009, o pirarucu de cultivo era praticamente desconhecido e, mesmo o peixe da pesca extrativa, não fazia parte da lista de produtos dos atacadistas. Em 2016, todos os atacadistas declararam conhecer o pirarucu da piscicultura e alguns já o comercializam regularmente. Nos entrepostos estaduais (CEASA-RJ e CEAGESP): sensível redução nos volumes de pescados comercializados, sobretudo dos produtos frescos, principalmente, de origem marinha.

31 Importação direta de crescentes quantidades de pescados pelas grandes redes varejistas Aumento no número de empresas com SIF, que passaram a comercializar seus produtos diretamente aos distribuidores e consumidores (restaurantes, cozinhas industriais, etc.), sem a necessidade de utilizar os entrepostos como ponto de distribuição e para receber o certificado sanitário.

32 As principais dificuldades enfrentadas pelos atacadistas: Carência de mão de obra qualificada para atuar no processamento do pescado. Inconstância no abastecimento e na qualidade do pescado. Elevados preços dos produtos. Alto custos operacionais (energia elétrica, frete, mão de obra) Alta carga tributária. Concorrência desleal dos produtos importados.

33 Experiência do consumidor

34 Apresentação da amostra do lombo do pirarucu grelhado nas desutações nos supermercados para avaliação visual do produto.

35 Prévio conhecimento do pirarucu 100,0% 80,0% 97,9% 86,6% 70,0% 82,9% 75,7% 85,6% 60,0% 40,0% Sim Não 20,0% 0,0% Belém Brasília Curitiba Recife Rio de Janeiro São Paulo Porcentagem dos consumidores entrevistados nos supermercados que tinham conhecimento prévio sobre o pirarucu nas capitais pesquisadas

36 Proporção dos consumidores entrevistados nos supermercados que conheciam e que já provaram o pirarucu.

37 Todas as capitais - O que achou do produto degustado? Razoável 1,3% Ruim 0,4% Bom 28,1% Ótimo 70,2% Avaliação global de todos os consumidores em relação às amostras do pirarucu do Projeto Estruturante, após a degustação nos supermercados.

38 Compraria o produto degustado (pirarucu de criação)? 100,0% 98,9% 98,6% 99,3% 100,0% 100,0% 95,5% Sim Não 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 0,0% 1,1% 1,4% 0,7% 0,0% 0,0% Belém Brasília Curitiba Recif e Rio de Janeiro São Paulo 4,5% Avaliação do grau de interesse dos consumidores entrevistados nos supermercados com relação à compra do pirarucu produzido em cativeiro.

39 Preferência de tipo de pescado para consumo (água salgada x água doce) 80,0% 68,0% 72,7% 70,0% 60,4% 58,8% 60,0% 47,6% 50,0% 40,0% 30,0% 39,6% 37,0% 36,1% 27,8% 21,2% 20,0% 10,0% 10,3% 6,8% 0,0% Belém Brasília Curitiba Recife Rio de Janeiro São Paulo Sal > 70% Doce > 70% Igual Preferência por peixes marinho, de água doce ou equilíbrio entre eles, segundo os consumidores que participaram da pesquisa nos supermercados.

40 Para grande parte dos consumidores entrevistados, a carne de pescado é saudável. No entanto, apontaram para fatores que inibem o maior consumo de pescado: o preço mais elevado em relação a outras carnes; a desconfiança em relação ao frescor do produto (pela falta de padrão de qualidade, a maioria dos consumidores não sabe reconhecer se o pescado é fresco o medo de que haja espinhas na carne falta de habilidade e desconhecimento das opções de preparo do pescado

41 Formas preferidas de apresentação do pescado 100,0% 80,0% 25,9% 32,3% 10,0% 16,4% 20,4% 18,8% 17,8% 60,0% 30,6% 22,2% 43,5% 25,6% 29,6% Inteiro Posta Filé 40,0% 73,6% 20,0% 39,8% 45,5% 36,1% 53,8% 50,7% 0,0% Belém Brasília Curitiba Recif e Rio de Janeiro São Paulo Formas de apresentação do pescado preferidas pelos consumidores entrevistados nos supermercados.

42 Substituiria outros pescados pelo pirarucu de criação? Sim Não 100,0% 91,6% 90,8% 91,1% 91,6% 85,0% 88,9% 80,0% 60,0% 40,0% 20,0% 8,4% 9,2% 8,9% 8,4% 15,0% 11,1% 0,0% Belém Brasília Curitiba Recif e Rio de Janeiro São Paulo Avaliação, por estado, da disposição dos consumidores entrevistados nos supermercados em substituir outros pescados pelo pirarucu cultivado.

43 Como você acha que deveria ser o preço do produto degustado em relação a outros pescados consumidos? 100,0% 80,0% 14,1% 32,8% 10,2% 40,3% 22,5% 22,4% 60,0% 40,0% 55,4% 54,5% 62,8% 43,7% 52,0% 66,4% 20,0% 0,0% 30,4% 27,0% 25,5% 12,7% 16,0% 11,2% Belém Brasília Curitiba Recif e Rio de Janeiro São Paulo Mais barato Igual Mais caro Valoração relativa do pirarucu de cativeiro, pelos consumidores entrevistados nos supermercados, em relação aos demais pescados normalmente adquiridos.

44 Avaliação geral das informações sobre os supermercados

45 Observa-se uma mudança no comportamento dos consumidores: produtos de mais fácil preparo porções individualizadas produtos temperados produtos semiprontos pratos prontos congelados Observa-se aumento na diversidade de produtos nesse segmento no autosserviço

46 venda de pirarucu nos supermercados (de 2009 para 2016) aumento na disponibilidade nos supermercados do pirarucu cultivado (embora as quantidades vendidas relativamente pequenas) em 2009, os supermercados que dispunham de pirarucu vendiam praticamente só da pesca extrativa houve uma valorização da ordem de 50% dos preços praticados

47 Resultados da coleta de informações junto a processadores de pescado e exportadores

48 a capacidade produtiva instalada cresceu nos últimos anos, principalmente com o aumento na produção pela piscicultura para que o pirarucu possa conquistar mais mercado, os produtos precisam ser divulgados grande parte dos consumidores não conhece a espécie Os produtos precisam estar disponíveis de forma ininterrupta nos pontos de venda

49 Considerações finais

50 Apesar do pirarucu ser um peixe conhecido do público em geral por causa de seus aspectos ecológicos, sua carne é desconhecida pela grande maioria dos consumidores. Os resultados encontrados no estudo validam a estratégia de acesso a mercado proposta para o Pirarucu.

51 Exemplar de Menu de Restaurante que serve o Pirarucu Regularmente (SP)

52 Exemplar de Menu de Restaurante que serve o Pirarucu Regularmente (SP)

53 Obrigada Andrea Restrepo Ramirez Unidade Setorial Agronegócios SEBRAE NACIONAL

Avaliação e Características do Mercado Consumidor da Carne do Pirarucu

Avaliação e Características do Mercado Consumidor da Carne do Pirarucu Avaliação e Características do Mercado Consumidor da Carne do Pirarucu Acqua Imagem Serviços em Aquicultura Ltda. Jundiaí - SP Outubro de 2009 0 Avaliação e Características do Mercado Consumidor da Carne

Leia mais

[4] Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Nome Empresa licitada

[4] Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae Nome Empresa licitada [1] [2] [3] 2016. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae 2016. Nome Empresa licitada Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte,

Leia mais

Qualidade do Pescado

Qualidade do Pescado Qualidade do Pescado A importância da qualidade do pescado para comercialização Produção pesqueira atingiu seu limite de captura Incertezas : Processadores Atacadistas Pescado : Quantidade necessária Qualidade

Leia mais

Pollachius virens: deve ser chamado de Saithe; Gadus macrocephalus: podem ser chamados de Bacalhau ou Bacalhau do Pacífico;

Pollachius virens: deve ser chamado de Saithe; Gadus macrocephalus: podem ser chamados de Bacalhau ou Bacalhau do Pacífico; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Nem todo peixe salgado é bacalhau. Alguns insistem em dizer que bacalhau é um processo de fabricação que utiliza a salga, mas isso não é verdade. Fique

Leia mais

TENDÊNCIAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADOS NO VAREJO. Jorge Souza

TENDÊNCIAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADOS NO VAREJO. Jorge Souza TENDÊNCIAS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADOS NO VAREJO Jorge Souza MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE PEIXES NATIVOS CULTIVADOS OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS FENACAM FORTALEZA 21 24 NOV/2016 JORGE SOUZA Alimentos

Leia mais

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA-

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Índice Sobre o diagnóstico Aspectos sociais e produtivos Aspectos econômicos e mercadológicos Mercado consumidor Análise estratégica Sobre o diagnóstico

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP Yago Mateus Amaro Rodrigues 1 Edson Aparecido Martins² ¹Discente do Curso de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. Márcio Caparroz Diretor Técnico da AB TILÁPIA

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. Márcio Caparroz Diretor Técnico da AB TILÁPIA A Competitividade da Aquicultura Brasileira. Márcio Caparroz Diretor Técnico da AB TILÁPIA 1 I. Como atender a demanda mundial por proteína? I. Como atender a demanda mundial por proteína?.... 2 II. Aquicultura

Leia mais

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe PESCADO Industrialização & Comercialização Meg C Felippe CONTEXTO NACIONAL Alguns pontos favoráveis 8,4 mil km de costa marinha 14% do recurso hídrico mundial 12% da água doce disponível no planeta Diversidade

Leia mais

Comercialização e Consumo do Pescado em São Luís de Montes Belos - GO

Comercialização e Consumo do Pescado em São Luís de Montes Belos - GO Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 a 12 de novembro de 2010 Comercialização e Consumo do Pescado em São Luís de Montes

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM DE PESCADOS COMERCIALIZADOS EM ESTABELECIMENTOS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE

ANÁLISE DA ROTULAGEM DE PESCADOS COMERCIALIZADOS EM ESTABELECIMENTOS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE ANÁLISE DA ROTULAGEM DE PESCADOS COMERCIALIZADOS EM ESTABELECIMENTOS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE Aurianna Coelho Barros 1 ; Karla Daniella Nonato Silva Souza Andrade 1 ; Andson Santos Rodrigues 1 ; Tacila

Leia mais

Plano de Marketing ACEAQ 2015/16. Junho

Plano de Marketing ACEAQ 2015/16. Junho Plano de Marketing ACEAQ 2015/16 Junho 2015 Crescimento da População Mundial e demanda por Alimentos Fonte: http://www.ufrgs.br/redesan/demanda-mundial-de-alimentos-no-futuro-seramenor-do-que-se-pensava-diz-fao

Leia mais

Foodservice Transformadores 2015

Foodservice Transformadores 2015 Foodservice Transformadores 2015 Associados 2 A cadeia do Foodservice Operador Logístico Distrib. Especializado Atacad. Distribuidor Redes Independentes Fast Casual Cash & Carry Padarias Consumidor Final

Leia mais

Frutas, legumes e flores sempre frescos

Frutas, legumes e flores sempre frescos OPINIÃO Frutas, legumes e flores sempre frescos 30 set 2015 Paulo Lane* Já imaginou a vida sem a possibilidade de comer frutas e vegetais frescos, apenas porque eles não são da região ou estão fora de

Leia mais

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção Panorama da Industrialização do Pescado Arno Soares Seerig Gerente de Produção Cuiabá, 18 de outubro de 2014 Introdução O Brasil é um país que reúne excelentes condições para o desenvolvimento da Piscicultura;

Leia mais

Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior

Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior Temas Abordados 1. INTRODUÇÃO 1.1. Panorama mundial da aquicultura 1.2. Panorama nacional da Aquicultura

Leia mais

anuário 2015 PESCADOS

anuário 2015 PESCADOS O MERCADO BRASILEIRO DE É VARIADO, DECORRENTE DA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL, DA MULTIPLICIDADE ÉTNICA E DE ASPECTOS ECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM NOS HÁBITOS ALIMENTARES E NO PADRÃO DE CONSUMO O consumo de

Leia mais

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%,

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%, O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,16%, abaixo dos 0,19% de agosto. No ano, o índice acumula 1,78%, bem abaixo dos 5,51% registrados em igual período do ano passado,

Leia mais

Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO 4º Workshop do Grupo de Trabalho em Camarão de Água Doce - GTCAD helenicebarros@pesca.sp.gov.br Centro de Pesquisa do Pescado Continental Instituto

Leia mais

MÍDIA KIT. Venda seu peixe no mercado de alimentos que mais cresce no Brasil!

MÍDIA KIT. Venda seu peixe no mercado de alimentos que mais cresce no Brasil! MÍDIA KIT Venda seu peixe no mercado de alimentos que mais cresce no Brasil! O Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a promover o consumo de peixes e frutos do mar no Brasil, por meio

Leia mais

CADEIA DE SUPRIMENTOS DA PISCICULTURA CONTINENTAL NO NORDESTE por Luiz Carlos Galindo Barros Câmara Setorial de Piscicultura do BSF Aracaju, AL,

CADEIA DE SUPRIMENTOS DA PISCICULTURA CONTINENTAL NO NORDESTE por Luiz Carlos Galindo Barros Câmara Setorial de Piscicultura do BSF Aracaju, AL, CADEIA DE SUPRIMENTOS DA PISCICULTURA CONTINENTAL NO NORDESTE por Luiz Carlos Galindo Barros Câmara Setorial de Piscicultura do BSF Aracaju, AL, Setembro/2009 O MERCADO FORNECEDOR DE PEIXES EVOLUÇÃO DA

Leia mais

Estudo de Mercado - Leite Público: Canais. Sebrae/DF UAM Dezembro 2009

Estudo de Mercado - Leite Público: Canais. Sebrae/DF UAM Dezembro 2009 Estudo de Mercado - Leite Público: Canais Sebrae/DF UAM Dezembro 2009 INTRODUÇÃO 2 Para atender os objetivos propostos pelo estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa no período de 18 a 29 de novembro

Leia mais

Catálogo de Produtos. Food Service

Catálogo de Produtos. Food Service Catálogo de Produtos Food Service 2015 Com mais de dez anos, a Premier é uma das maiores companhias de pescados no mercado de Food Service do Brasil. Compreendendo as necessidades de seus clientes, a Premier

Leia mais

Receita de Salada Italiana

Receita de Salada Italiana Receita de Salada Italiana Salada é sempre uma ótima pedida quando o tempo está quente coisa bem comum aqui no Brasil. Aqui em casa, nós fazemos da salada o prato principal em algumas ocasiões, porém,

Leia mais

Processamento Mínimo de Frutas

Processamento Mínimo de Frutas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Processamento Mínimo de Frutas Maria do Socorro Rocha Bastos Embrapa Informação

Leia mais

Consumo de Pescado no Brasil: Ótica do consumidor final

Consumo de Pescado no Brasil: Ótica do consumidor final Mesa Redonda: Mercado estadual e nacional da tilápia e camarão Consumo de Pescado no Brasil: Ótica do consumidor final Características, tendências e soluções Pedro Henrique Diretor Comercial Bacalhau Bom

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO 3ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões

Leia mais

ESTUDO DE MERCADO DO PESCADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS

ESTUDO DE MERCADO DO PESCADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS ESTUDO DE MERCADO DO PESCADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS El Mercado de pescado de la región metropolitana de Manaos, Brasil André Lima Gandra Engenheiro de Pesca, M.Sc. Quito/Equador, 06 de noviembre

Leia mais

Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro

Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro Insights qualitativos Bacalhau e o consumidor brasileiro Kantar TNS 21/11/2018 Nota: Os resultados da pesquisa qualitativa não podem ser projetados na população geral, devida à seleção e tamanho da amostra

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum) BABY FISH CULTIVADO EM TANQUES-REDE EM DIFERENTES NÍVEIS DE ARRAÇOAMENTO

AVALIAÇÃO SENSORIAL DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum) BABY FISH CULTIVADO EM TANQUES-REDE EM DIFERENTES NÍVEIS DE ARRAÇOAMENTO AVALIAÇÃO SENSORIAL DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum) BABY FISH CULTIVADO EM TANQUES-REDE EM DIFERENTES NÍVEIS DE ARRAÇOAMENTO Lucas Rodrigues Da Fonseca GASPARINI¹*, Letícia Matias PINHEIRO¹, Acsa Otto

Leia mais

MERCADO DE NO NORDESTE PESCADOS PRODUZIDOS. Estudo sobre distribuição e consumo de tilápia, tambaqui e ostra nas capitais da região

MERCADO DE NO NORDESTE PESCADOS PRODUZIDOS. Estudo sobre distribuição e consumo de tilápia, tambaqui e ostra nas capitais da região MERCADO DE PESCADOS PRODUZIDOS NO NORDESTE Estudo sobre distribuição e consumo de tilápia, tambaqui e ostra nas capitais da região Especialista em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br MERCADO

Leia mais

Estudo do Mercado Suíno Público: Canais e Consumidores. Sebrae/DF - UAM

Estudo do Mercado Suíno Público: Canais e Consumidores. Sebrae/DF - UAM Estudo do Mercado Suíno Público: Canais e Consumidores Sebrae/DF - UAM Objetivos Avaliar o mercado de carne suína do Distrito Federal. Avaliar hábitos de compra e venda de produtos suínos. Avaliar a percepção

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA GALINHA À CABIDELA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE/PE.

A CONSTITUIÇÃO DA GALINHA À CABIDELA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE/PE. A CONSTITUIÇÃO DA GALINHA À CABIDELA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA ALIMENTAÇÃO NA CIDADE DO RECIFE/PE. Introdução As representações sociais são formas de conhecimento prático, socialmente elaboradas

Leia mais

Canais de distribuição. Logística

Canais de distribuição. Logística 1 Canais de distribuição Logística 2 Canais de distribuição Conceitos: Inbound Logistics ou logística de suprimento = processo de abastecer a manufatura com matéria-prima e componentes; Outbound Logistics

Leia mais

REGRAS DE APRESENTAÇÃO DO GARDE MANGER EM GERAL

REGRAS DE APRESENTAÇÃO DO GARDE MANGER EM GERAL REGRAS DE APRESENTAÇÃO DO GARDE MANGER EM GERAL 1 Equilíbrio SELEÇÃO DE ALIMENTOS, COR, MÉTODOS DE COCÇÃO, FORMA, TEXTURAS, SABORES E TEMPEROS. O EQUILÍBRIO ENGLOBA MUITOS FATORES NA APRESENTAÇÃO DE UM

Leia mais

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA

CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DE MOJU, PA Moisés de Souza Modesto Júnior 1, Raimundo Nonato Brabo Alves 2 1 Eng. Agrôn.

Leia mais

O mercado da tilápia - 1 trimestre de 2017

O mercado da tilápia - 1 trimestre de 2017 10 O mercado da tilápia - 1 de 2017 Palmas, TO Março, 2017 Renata Melon Barroso Médica-veterinária, Doutora em Genética Analista da Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO, renata.barroso@embrapa.br Andrea

Leia mais

GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE. Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador

GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE. Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador Índice Guia definitivo da pesquisa de mercado online Introdução

Leia mais

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011 A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011 Tito Livio Capobianco Jr. Presidente AB TILÁPIA Vice-Presidente SIPESP Sócio e Diretor Comercial GeneSeas Aquacultura 1 I. Panorama

Leia mais

Novas Exigências para o Registro de Produtos de Origem Animal. Registro de Produtos de Pescados

Novas Exigências para o Registro de Produtos de Origem Animal. Registro de Produtos de Pescados Novas Exigências para o Registro de Produtos de Origem Animal Registro de Produtos de Pescados Maceió/AL 30 de Abril de 2019 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA APLICADA A ROTULAGEM DE ALIMENTOS LEIS FEDERAIS MAPA Ministério

Leia mais

AQUACULTURA PISCICULTURA. Perspectivas e entraves na Piscicultura

AQUACULTURA PISCICULTURA. Perspectivas e entraves na Piscicultura AQUACULTURA PISCICULTURA Perspectivas e entraves na Piscicultura A Cadeia de Produção da Aqüicultura no Brasil compõe-se dos segmentos: insumos e serviços, sistemas produtivos, setores de transformação,

Leia mais

Frutas Desidratadas. Iniciando um Pequeno Grande Negócio Agroindustrial. Série Agronegócios

Frutas Desidratadas. Iniciando um Pequeno Grande Negócio Agroindustrial. Série Agronegócios Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Iniciando um

Leia mais

CONCORRÊNCIA SRP Nº 21/2016 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS

CONCORRÊNCIA SRP Nº 21/2016 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS CONCORRÊNCIA SRP Nº 21/2016 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS Às dez horas e vinte minutos do dia vinte e sete do mês de setembro de dois mil e dezesseis, foi aberta no SENAC-DF, Administração

Leia mais

II WORKSHOP sobre o Índice de Desempenho Sustentável para a Cadeia de Suprimentos da Piscicultura Continental

II WORKSHOP sobre o Índice de Desempenho Sustentável para a Cadeia de Suprimentos da Piscicultura Continental II WORKSHOP sobre o Índice de Desempenho Sustentável para a Cadeia de Suprimentos da Piscicultura Continental UFRGS, MPA, Epagri,, Sebrae, APTA/SP COOPISC Embrapa (Meio Ambiente, Pantanal, Agropecuária

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos

SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos A MAR & TERRA - INTRODUÇÃO A Mar & Terra foi fundada pelo Grupo Axial em 2001, com uma abordagem de investimento

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Visando facilitar o acompanhamento e a sua compreensão, os resultados aqui analisados procuram seguir a ordem utilizada no capítulo anterior, intitulado Apresentação dos Resultados,

Leia mais

QUALIDADE, ARMAZENAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NAS CIDADES DE ANÁPOLIS E GOIÂNIA - GO

QUALIDADE, ARMAZENAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NAS CIDADES DE ANÁPOLIS E GOIÂNIA - GO QUALIDADE, ARMAZENAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NAS CIDADES DE ANÁPOLIS E GOIÂNIA - GO Janni Claudia Moura Freitas Braga 1 ; Maria Madalena Rinaldi 2 1 Bolsista PBIC/UEG, graduanda do Curso de Engenharia

Leia mais

BRASIL MELHORAMENTO DOS MERCADOS INTERNOS DE PRODUTOS PESQUEIROS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE. Ana Luísa de Souza Soares

BRASIL MELHORAMENTO DOS MERCADOS INTERNOS DE PRODUTOS PESQUEIROS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE. Ana Luísa de Souza Soares MELHORAMENTO DOS MERCADOS INTERNOS DE PRODUTOS PESQUEIROS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE BRASIL Ana Luísa de Souza Soares Costa Rica, 20 de novembro de 2007. O Brasil possui: Dimensão costeira de 8.400

Leia mais

FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE

FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE CUIABÁ, OUT/2014 A IMPORTÂNCIA DA AQUICULTURA PARA A VITALMAR VITALMAR PESCADOS Histórico Em 1995 na cidade de Itajaí Santa Catarina os irmãos VITALI fundaram

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO 4ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL 1. INTRODUÇÃO As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm como finalidade produzir refeições segundo padrões

Leia mais

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição. Qualificação Profissional

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição. Qualificação Profissional Confeiteiro 240 horas Cozinheiro industrial 320 horas Profissional Confeiteiro você vai estudar sobre a fabricação de doces por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Também vai conhecer regras

Leia mais

QUALIDADE DESDE 1937

QUALIDADE DESDE 1937 QUALIDADE DESDE 1937 1 2 NOSSA HISTÓRIA O nome da companhia Brødrene Sperre significa literalmente, Os Irmãos Sperre no idioma Norueguês, e resume a história de dois irmãos que começaram a produzir bacalhau

Leia mais

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição

Todos os Cursos. Nome do curso Tipo de curso Carga horária Descrição Confeiteiro 240 horas Cozinheiro industrial 320 horas Profissional Confeiteiro você vai estudar sobre a fabricação de doces por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Também vai conhecer regras

Leia mais

ANÁLISE SENSORIAL DE STROGONOFF VEGETARIANO ENTRE OS COMENSAIS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITARIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR

ANÁLISE SENSORIAL DE STROGONOFF VEGETARIANO ENTRE OS COMENSAIS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITARIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR ANÁLISE SENSORIAL DE STROGONOFF VEGETARIANO ENTRE OS COMENSAIS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITARIO DO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA-PR Área Temática: Nutrição Renata Leia Demario Vieira (Coordenador da Ação de Extensão)

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde

O produtor pergunta, a Embrapa responde Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Pantanal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O produtor pergunta, a Embrapa responde Débora Karla Silvestre Marques André Steffens Moraes

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Diagnóstico da comercialização de hortaliças no município de Bambuí-MG Roberta FONSECA ¹; Marcos Winícius Gonçalves de SOUZA²; Luciano Donizete GONÇALVES ³; Anderson Mendes ARAUJO 4. ¹ Estudante de Agronomia

Leia mais

15-17 NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. setembro Expo Center Norte SÃO PAULO. seafoodshow.com.br

15-17 NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. setembro Expo Center Norte SÃO PAULO. seafoodshow.com.br 15-17 2019 setembro Expo Center Norte SÃO PAULO NEGÓCIOS E TECNOLOGIA seafoodshow.com.br Pescados Mais do que uma Feira, o evento que promove o contato entre compradores e fornecedores e gera negócios

Leia mais

Alexandre Panov Momesso

Alexandre Panov Momesso Alexandre Panov Momesso Medico Veterinário rio pela Universidade Paulista - UNIP Mestre em Saúde Pública P Pela Universidade de Saúde Pública P USP Auditor líder l para ISO 22000 - Gestão de Segurança

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS DE CONSUMO DE CARNE OVINA EM CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS DE CONSUMO DE CARNE OVINA EM CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO CARACTERÍSTICAS E PREFERÊNCIAS DE CONSUMO DE CARNE OVINA EM CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Ricardo Firetti Zootecnista, Msc.,PqC do Polo Regional Alta Sorocabana/APTA rfiretti@apta.sp.gov.br

Leia mais

Boston Seafood Show 2013 Especialista brasileiro relata o que viu e ouviu na maior feira internacional de frutos do mar da América do Norte

Boston Seafood Show 2013 Especialista brasileiro relata o que viu e ouviu na maior feira internacional de frutos do mar da América do Norte Impressões sobre o Especialista brasileiro relata o que viu e ouviu na maior feira internacional de frutos do mar da América do Norte Por: João L. Campos, M. Sc. Acqua Imagem Serviços em Aquicultura Ltda.

Leia mais

Cultivo do tambaqui no Amazonas

Cultivo do tambaqui no Amazonas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Ocidental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivo do tambaqui no Amazonas Embrapa Brasília, DF 2014 Exemplares desta publicação

Leia mais

Impactos da Crise Financeira Internacional nas MPEs Brasileiras. Junho de 2009

Impactos da Crise Financeira Internacional nas MPEs Brasileiras. Junho de 2009 Impactos da Crise Financeira Internacional nas MPEs Brasileiras Junho de 2009 Introdução Objetivos: - Avaliar o impacto da crise financeira internacional no universo das micro e pequenas empresas (MPEs)

Leia mais

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC fevereiro 2008

ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC fevereiro 2008 ÍNDICES NACIONAIS DE PREÇOS AO CONSUMIDOR IPCA e INPC fevereiro 2008 Rio de Janeiro, 11 de março de 2008 SISTEMA NACIONAL DE ÍNDICES DE PREÇOS AO CONSUMIDOR COMENTÁRIOS FEVEREIRO 2008 ÍNDICE NACIONAL DE

Leia mais

Seminário Gvcev Marcas Próprias: DO MERCADO LOCAL AO MERCADO GLOBAL

Seminário Gvcev Marcas Próprias: DO MERCADO LOCAL AO MERCADO GLOBAL Seminário Gvcev Marcas Próprias: DO MERCADO LOCAL AO MERCADO GLOBAL Hábitos e comportamento do consumidor de Marcas Próprias no Brasil Ana Claudia Fioratti Dez/2005 Quem somos? Maior empresa de pesquisas

Leia mais

ANÁLISE SENSORIAL. Resultados Consolidados 217 avaliadores. (BeefExpo/Qualitas/BeefRadar/Zoetis/JBS)

ANÁLISE SENSORIAL. Resultados Consolidados 217 avaliadores. (BeefExpo/Qualitas/BeefRadar/Zoetis/JBS) ANÁLISE SENSORIAL Sistemas de Produção x Qualidade da Carne 217 avaliadores (BeefExpo/Qualitas/BeefRadar/Zoetis/JBS) Zebu Inteiro 6-8 dentes pasto + sal mineral Peso 20,1 @ SISTEMAS DE PRODUÇÃO Zebu Inteiro

Leia mais

Consumo de Hortaliças em Belém do Pará

Consumo de Hortaliças em Belém do Pará Consumo de Hortaliças em Belém do Pará Adria Oliveira de Azevedo (1) ; Leidiane Ribeiro Medeiros (2) ; Michelle de Souza Borges (3) ; Rodrigo Fonseca Moraes (4) ; Jessivaldo Rodrigues Galvão (5) ;Sergio

Leia mais

SEMINÁRIO FIEP CURITIBA / PR 17/07/2015

SEMINÁRIO FIEP CURITIBA / PR 17/07/2015 SEMINÁRIO FIEP CURITIBA / PR 17/07/2015 QUEM SOMOS Uma instituição do Governo do Chile, vinculada ao Ministério de Relações Exteriores, que promove as exportações de bens e serviços chilenos, em todo o

Leia mais

Comercialização de Batata Consumo no Brasil

Comercialização de Batata Consumo no Brasil Comercialização de Batata Consumo no Brasil Margarete Boteon & João Paulo Deleo II Seminário Brasileiro da Batata 24 e 25 de novembro de 2004 CEPEA/ESALQ & Cepea: Revista: http://cepea.esalq.usp.br/hfbrasil

Leia mais

Consumo de produtos. orgânicos no Brasil. Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos. Uma parceria:

Consumo de produtos. orgânicos no Brasil. Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos. Uma parceria: Consumo de produtos orgânicos no Brasil Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos Uma parceria: Metodologia 4 Regiões 9 Cidades 905 entrevistas Rio de Janeiro São Paulo Curitiba Porto Alegre

Leia mais

Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce

Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce Elaboração de produtos a partir do aproveitamento total da batata-doce Antonio Bruno dos Santos Pacheco 1, Pedro Lima de Souza 1, Wiviane Fonseca Ribeiro 1, Maria Kamila Cardoso Corcino 2, Verônica Nicácio

Leia mais

Plano de Marketing ACEAQ. Junho

Plano de Marketing ACEAQ. Junho Plano de Marketing ACEAQ 2015/16 Junho 2015 Crescimento da População Mundial e demanda Crescimento da População Mundial e demanda por Alimentos Fonte: http://www.ufrgs.br/redesan/demanda mundial de alimentos

Leia mais

Escolar de Cerro Grande do Sul. Mostre toda sua criatividade e ganhe ótimos prêmios!

Escolar de Cerro Grande do Sul. Mostre toda sua criatividade e ganhe ótimos prêmios! Sabe aquela receita que todos pedem repetição ou aquela que você planeja, mas não põe em prática? Então, mãos à obra! É hora de ganhar mais do que aplausos com ela... Chegou o 1 Concurso de Receitas da

Leia mais

CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS

CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS CADEIA PRODUTIVA DO JACARÉ DO PANTANAL SEMANA UNIFICADA DAS ENGENHARIAS Profa. Ma. Camyla Piran SET/2010 JACARÉ DO PANTANAL PANTANAL LATINO-AMERICANO PANTANAL BRASILEIRO - Do início do século XX até 1969

Leia mais

Cogumelos e Ao Molho de Manteiga e Limão

Cogumelos e Ao Molho de Manteiga e Limão Receita de Linguado Com Cogumelos e Ao Molho de Manteiga e Limão O linguado é um dos nossos peixes favoritos, pois a carne é macia, de sabor suave e que combina com diversos tipos de preparo. Hoje ensinaremos

Leia mais

EXPEDIENTE. Antonio Ricardo Alvarez Alban. Adhvan Novais Furtado. Lauro Alberto Chaves Ramos. Franklin Santana Santos

EXPEDIENTE. Antonio Ricardo Alvarez Alban. Adhvan Novais Furtado. Lauro Alberto Chaves Ramos. Franklin Santana Santos EXPEDIENTE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei n.º 9.610) Informações e Contato Serviço de Apoio

Leia mais

O Papel dos Agentes Integrantes da Cadeia Produtiva da Carne Bovina: uma análise sistêmica

O Papel dos Agentes Integrantes da Cadeia Produtiva da Carne Bovina: uma análise sistêmica O Papel dos Agentes Integrantes da Cadeia Produtiva da Carne Bovina: uma análise sistêmica Dr. Guilherme Cunha Malafaia Embrapa Gado de Corte Estruturação do Debate A Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte

Leia mais

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias Os Temperos A cebola, o alho e o sal formam o trio de ferro da cozinha, sendo utilizados para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha.

Leia mais

ACEITABILIDADE DE OVOS COM BASE NA DEGUSTAÇÃO E PIGMENTAÇÃO DA GEMA

ACEITABILIDADE DE OVOS COM BASE NA DEGUSTAÇÃO E PIGMENTAÇÃO DA GEMA ACEITABILIDADE DE OVOS COM BASE NA DEGUSTAÇÃO E PIGMENTAÇÃO DA GEMA Ouros, C.C*¹; Pantolfi, N.¹; Vivas, D.N.¹; Baptista, P.S.¹; Domingues, R.M.²; Laurentiz, A.C.³ ¹ Discente do curso de Zootecnia Unesp

Leia mais

EXPEDIENTE. Antonio Ricardo Alvarez Alban. Adhvan Novais Furtado. Lauro Alberto Chaves Ramos. Franklin Santana Santos

EXPEDIENTE. Antonio Ricardo Alvarez Alban. Adhvan Novais Furtado. Lauro Alberto Chaves Ramos. Franklin Santana Santos EXPEDIENTE TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei n.º 9.610) Informações e Contato Serviço de Apoio

Leia mais

Estudo do Mercado do Leite Público: Canais. Sebrae/DF UAM Dezembro 2009

Estudo do Mercado do Leite Público: Canais. Sebrae/DF UAM Dezembro 2009 Estudo do Mercado do Leite Público: Canais Sebrae/DF UAM Dezembro 2009 INTRODUÇÃO 2 A atuação dos diversos setores da economia será bem sucedida uma vez que se tenha informações suficientes acerca do ambiente

Leia mais

CARACTERÍSTICAS E CONSUMO DE PESCADO NO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CARACTERÍSTICAS E CONSUMO DE PESCADO NO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CARACTERÍSTICAS E CONSUMO DE PESCADO NO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FRANCIÉLE VARGAS DA SILVA 1* ; KENNIA MENDES PRIETCH 2 ; CARLA MENDONÇA 2 ; JOSIANE FREITAS CHIM 3** 1,2,3 Universidade Federal

Leia mais

Cenário Atual e Perspectivas Futuras do Mercado da Tilapicultura no Brasil. Como se manter competitivo.

Cenário Atual e Perspectivas Futuras do Mercado da Tilapicultura no Brasil. Como se manter competitivo. Cenário Atual e Perspectivas Futuras do Mercado da Tilapicultura no Brasil. Como se manter competitivo. João Donato Scorvo Filho Pesquisador da Apta Regional do Leste Paulista. scorvo@apta.sp.gov.br Produção

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Hortaliças

Balanço 2016 Perspectivas Hortaliças Hortaliças 99 100 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 DESTAQUE PARA MAIS INVESTIMENTOS EM SISTEMAS DE CULTIVO DAS HORTALIÇAS Com área cultivada de aproximadamente 837 mil hectares e volume

Leia mais

O menu tem como base uma profunda inspiração no nosso jardim biológico, nas tradições locais e na sazonalidade dos produtos.

O menu tem como base uma profunda inspiração no nosso jardim biológico, nas tradições locais e na sazonalidade dos produtos. No Sublime Comporta desenvolvemos uma enorme paixão pela gastronomia. Uma equipa formada para servir os mais diversos sentidos dos nossos Clientes. Entre sabores e aromas da terra, a assinatura da gastronomia

Leia mais

Hortaliças Minimamente Processadas

Hortaliças Minimamente Processadas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO. Roupa Masculina Calça Comprida Masculina Terno Agasalho Masculino Short e Bermuda Masculina Cueca Camisa/Camiseta Masculina

RESUMO EXECUTIVO. Roupa Masculina Calça Comprida Masculina Terno Agasalho Masculino Short e Bermuda Masculina Cueca Camisa/Camiseta Masculina RESUMO EXECUTIVO O objetivo deste relatório é abordar as variações nos preços do vestuário que são comercializados no varejo. Como base utiliza-se o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB

ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB ANÁLISE DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE LAGOA SECA-PB Larissa Cavalcante Almeida 1, Vanda Maria de Aquino Figueiredo 1, Fernanda Carla Ferreira de Pontes 1,Anderson Rodrigo Luciano

Leia mais

OVINOCAPRINOCULTURA. ESTUDO DE MERCADO - piauí - Potencial de consumo de carne, Leite e derivados PIAUÍ - PROJETO APRISCO NORDESTE

OVINOCAPRINOCULTURA. ESTUDO DE MERCADO - piauí - Potencial de consumo de carne, Leite e derivados PIAUÍ - PROJETO APRISCO NORDESTE Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado 2011 1 OVINOCAPRINOCULTURA ESTUDO DE MERCADO - piauí - Potencial de consumo de carne, Leite e derivados 2 2011 Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado 2010,

Leia mais

NOVIDADES ALIMENTÍCIAS: NUGGETS DE POLPA DE TILÁPIA

NOVIDADES ALIMENTÍCIAS: NUGGETS DE POLPA DE TILÁPIA NOVIDADES ALIMENTÍCIAS: NUGGETS DE POLPA DE TILÁPIA Dionatan Schaefer LAUSCHNER¹, Cristiane ALLES², Iara Thais WERMUTH², Rafael Alvise ALBERTI³, Jair FIORI JÚNIOR³, Jackson ILHA³, Raquel PILETTI³. Palavras

Leia mais

Copa do Mundo Consumidores

Copa do Mundo Consumidores Copa do Mundo 2014 Consumidores Junho de 2014 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear expectativas e primeiras impressões sobre a Copa do Mundo Avaliação da infraestrutura da cidade Manifestações Slide 2 METODOLOGIA

Leia mais

Tendências na alimentação do consumidor e o papel do arroz. Sergio Molinari

Tendências na alimentação do consumidor e o papel do arroz. Sergio Molinari Tendências na alimentação do consumidor e o papel do arroz Sergio Molinari Meu sincero muito obrigado pela oportunidade e honra! Dwight Robert - US Rice Producers Association Bianka Rodriguez-Linares -

Leia mais

G r o w t h f r o m K n o w l e d g e

G r o w t h f r o m K n o w l e d g e Indicator GfK para ETAL - Equipamentos e Tecnologia de Alimentos LTDA Transformando informações em conhecimento 1 G r o w t h f r o m K n o w l e d g e 2 Teste de conceito e produto - Queijo Elaborado

Leia mais

A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Resumo

A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Resumo A VALORIZAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCAL E COMPARAÇÃO DA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS 2008-2010 (ASSENTAMENTO CINTURÃO VERDE, ILHA SOLTEIRA) Rafael Luis da Silva 1 Silvia Maria de Almeida Lima Costa 2 Juliana Costa Pereira

Leia mais

OVINOCAPRINOCULTURA. ESTUDO DE MERCADO - pernambuco - PERNAMBUCO - PROJETO APRISCO NORDESTE. Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado

OVINOCAPRINOCULTURA. ESTUDO DE MERCADO - pernambuco - PERNAMBUCO - PROJETO APRISCO NORDESTE. Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado 2011 1 OVINOCAPRINOCULTURA ESTUDO DE MERCADO - pernambuco - 2 2011 Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado 2011, SEBRAE/PB - Serviço de Apoio às Micro e

Leia mais

O MERCADO DE PESCADO IMPORTADO NO BRASIL: DADOS, CONSUMO E NORMAS

O MERCADO DE PESCADO IMPORTADO NO BRASIL: DADOS, CONSUMO E NORMAS O MERCADO DE PESCADO IMPORTADO NO BRASIL: DADOS, CONSUMO E NORMAS ASSOCIADOS A ABRAPES A Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) nasceu em 2016 com o objetivo de fomentar e desenvolver o

Leia mais

OVINOCAPRINOCULTURA ESTUDO DE MERCADO - MARANHÃO. Potencial de Consumo de Carne, Leite e Derivados MARANHÃO - PROJETO APRISCO NORDESTE

OVINOCAPRINOCULTURA ESTUDO DE MERCADO - MARANHÃO. Potencial de Consumo de Carne, Leite e Derivados MARANHÃO - PROJETO APRISCO NORDESTE Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado 211 1 OVINOCAPRINOCULTURA ESTUDO DE MERCADO - MARANHÃO Potencial de Consumo de Carne, Leite e Derivados 2 211 Ovinocaprinovinocultura - Estudo de Mercado 211,

Leia mais

MAPEAMENTO DE FORÇAS, FRAGILIDADES, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES RELACIONADAS ÀS FEIRAS ORGÂNICAS EM CURITIBA

MAPEAMENTO DE FORÇAS, FRAGILIDADES, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES RELACIONADAS ÀS FEIRAS ORGÂNICAS EM CURITIBA Pós graduação em Economia e Meio Ambiente com Ênfase em Negócios Ambientais MAPEAMENTO DE FORÇAS, FRAGILIDADES, AMEAÇAS E OPORTUNIDADES RELACIONADAS ÀS FEIRAS ORGÂNICAS EM CURITIBA - Trabalho de Conclusão

Leia mais

E-books. Preço de Venda. SÉRIE E-books. Sebrae

E-books. Preço de Venda. SÉRIE E-books. Sebrae E-books Sebrae Crédito e Finanças Preço de Venda Qual é a importância do cálculo do preço de venda? Quais são as metodologias para cálculo do preço de venda? Por que o cálculo do preço de venda deve ser

Leia mais

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS ATENDIMENTO NUTRICIONAL EM CASA Cuide de sua alimentação onde ela acontece. Uma nutricionista em sua casa realizará orientações nutricionais personalizadas, de acordo com suas necessidades,

Leia mais

O estilo de cozinha do Restaurante O Barradas baseia-se em receitas originais de cozinha Portuguesa adaptadas a um contexto mais contemporâneo.

O estilo de cozinha do Restaurante O Barradas baseia-se em receitas originais de cozinha Portuguesa adaptadas a um contexto mais contemporâneo. Alimento O estilo de cozinha do Restaurante O Barradas baseia-se em receitas originais de cozinha Portuguesa adaptadas a um contexto mais contemporâneo. Para obter um sabor mais natural, escolhemos apenas

Leia mais