TECNICA DE RECICLAGEM DE CAVACOS PARA USO EM METALURGIA DO PÓ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TECNICA DE RECICLAGEM DE CAVACOS PARA USO EM METALURGIA DO PÓ"

Transcrição

1 TECNICA DE RECICLAGEM DE CAVACOS PARA USO EM METALURGIA DO PÓ Claudio Caetano Franco Junior, Evandro Barbosa Santos, Fábio Gatamorta. Faculdade Anhanguera de Jundiaí. Resumo: A política econômica proporcionou o acesso das camadas mais populares, a uma série de novos produtos manufaturados, usados em atividades cotidianas. Esse novo mercado proporcionou o crescimento na produção e, consequentemente, o crescimento na geração de resíduos. É necessário, portanto, o desenvolvimento de tecnologias de produção que minimizem o efeito ambiental dos resíduos. Alinhados a essa ideia, um grande número de produtos são, atualmente fabricados através da técnica da Metalurgia do Pó. Esse processo quase não gera resíduo sendo que, em alguns casos, esta técnica é a única economicamente viável. O processo de metalurgia do pó vem crescendo principalmente devido à obtenção de peças com geometria final definitiva. Do ponto de vista da qualidade, o processo apresenta controle elevado de composição química, com boa homogeneidade e densidade. A garantia de uma microestrutura bastante homogênea e refinada também é um ponto favorável ao processo [1]. O trabalho realizado tem conceitos da Metalurgia do pó. Foi desenvolvido um dispositivo de moagem para cavacos, uma matriz de ação simples e uma de dupla ação. Foram analisadas a variação da morfologia do cavaco e a dureza durante a etapa de moagem em diferentes tempos: 12 horas, 24 horas e 48 horas. Após a etapa de moagem, o pó obtido foi classificado por peneiramento e compactado com tensões de 240 Mpa e 480 Mpa. O compactado verde foi sinterizado em atmosfera redutora na temperatura de 620 C, durante 4 horas. Os produtos finais foram caracterizados quanto às suas propriedades físicas e mecânicas e apresentaram valores de densidade e porosidade controláveis, bem como valores de resistência ao impacto superior a produtos fabricados por Metalurgia do Pó convencional. Aplicabilidade: A técnica pode ser empregada para a produção de componentes de baixo custo que necessitem alta resistência ao impacto visto que as amostras produzidas possuíam essas características de forma marcante. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de um método alternativo para a fabricação de produtos usando a técnica da metalurgia do pó, através do reuso de cavacos gerados no processo de usinagem de Al e resíduos de usinagem de peças em grafite. Foi usado também o pó de Al comercialmente puro ou Al-Cp.

2 1. Introdução A metalurgia do pó é um processo consolidado de manufatura de peças metálicas ferrosas e não ferrosas. No processo, os pós metálicos que fazem parte da matéria prima utilizada, são compactados em ferramental apropriado para a produção do chamado compactado verde. Esse compactado sofre posterior aquecimento controlado com temperaturas abaixo do ponto de fusão do metal base para promover ligação metalúrgica entre as partículas. Esse aquecimento, chamado sinterização, normalmente confere à massa de pó aglomerada as propriedades físicas e mecânicas desejadas. Para alcançar valores mais rigorosos de resistência mecânica, tolerância dimensional e acabamento, podem ser realizadas operações como a calibragem ou tratamentos térmicos [2]. Uma característica comparativa do processo é economia de material, pois não há geração de cavacos. Em uma usinagem convencional, se observa valores de resíduos que podem representar até 50% do peso original da peça bruta. Outro ponto que favorece a metalurgia do pó é o controle da densidade e a porosidade do produto caracterizando assim produtos com elevada rigidez e baixo peso. Mesmo levando em consideração à necessidade de operações posteriores de usinagem, uma peça produzida pelo processo, usa mais de 97% de sua matéria original. A consideração dos aspectos econômicos torna ainda mais significativa quando se fabricam peças de formas complexas, tolerância dimensional rigorosa e grandes lotes de produção [3]. Para redução do custo e do impacto ambiental a utilização de Al reciclado é bastante favorável e tem grande importância para o meio ambiente em termos comerciais [4]. O processo mostra ainda como vantagem ambiental a possibilidade de reuso de matérias primas no processo [5]. 2. Materiais e métodos Para a produção das amostras foram utilizados pó de Al-Cp, cavacos sob a forma de pó decorrentes da usinagem de peças em grafite e cavacos de fresamento da liga identificada como AA 7075 que se apresentavam sob a forma de lascas. Esses formatos de cavaco são característicos do fresamento [6] Caracterização da matéria prima Para caracterização da matéria prima quanto à sua composição química foram realizadas analises químicas por espectrografia. A morfologia do pó de Al-Cp foi analisada por microscopia eletrônica de Varredura (MEV) e as alterações morfológica do cavaco durante a moagem por Microscópio óptico (MO). Foram realizadas ainda medidas de dureza no cavaco através de um durometro portátil marca ecotip e foram realizadas medidas de densidade e porosidade com o uso de um picnometro de gás Hélio. Os valores encontrados na caracterização serviram de parâmetro para a comparação com os valores obtidos durante o processo de moagem, no caso do cavaco, e valores de densidade e porosidade nos pós utilizados. Foi feita ainda a análise granulométrica do pó de Al-Cp e do pó obtido após a moagem do cavaco.

3 2.2. Processo de moagem/mistura Para a obtenção do pó, obtido a partir da moagem do cavaco, foi projetado um dispositivo em V. Ele foi produzido em aço inox 316 para evitar contaminação nas etapas e foram utilizadas esferas cerâmicas junto ao cavaco para facilitar o processo de moagem. Na etapa de mistura o dispositivo usado e o procedimento foram semelhantes à etapa de moagem com a troca das esferas cerâmicas por esferas de aço inoxidável. Nos dois procedimentos a proporção de esferas na mistura foi de 40% do volume do pó. A primeira etapa, que foi a de moagem, foi realizada com os cavacos sendo acondicionados no dispositivo acoplado a um torno mecânico. Foram acrescidas as esferas cerâmicas na proporção determinada e o torno foi iniciado com rotação de 75 rotações por minuto. Foram realizadas etapas de moagens em tempos de 12, 24 e 48 horas. Após a moagem do cavaco, ele foi classificado por peneiramento com uso de um agitador de peneiras. Foram utilizadas frequências de 50 Hz com tempos de peneiramento de 10 minutos e peneiras com granulometrias de 6.30mm, 4.75mm, 2.36mm, 1.18mm e 600 µm. O pó escolhido utilizado no trabalho tinha os tamanhos inferiores a 600 µm. Esses valores foram escolhidos para obtenção de uma melhor compactação e eficiência na sinterização. A Figura 1 apresenta o desenho de projeto e o dispositivo utilizado para as etapas de moagem e de mistura. a) b) Figura 1: Dispositivo de moagem/mistura desenvolvido no trabalho: a) moedor fabricado em aço inox 316; b) projeto do dispositivo. A etapa posterior foi a de mistura. Foram adicionados, junto ao pó obtido na moagem, o pó de Al-Cp, um lubrificante e um ligante. A função do lubrificante foi a de melhorar a dispersão entre os dois particulados garantindo a homogeneização. A função do ligante foi de dar coesão ao compactado verde facilitando sua posterior extração. As proporções em massa utilizadas tinham 200 gramas do pó obtido na moagem, 3% de estearato de Zinco; 3% de ácido estearato e; 10% de pó de Al-Cp. O tempo total utilizado na mistura foi de 30 minutos com uso de esferas de aço inoxidável.

4 2.3. Produção do compactado verde Para a fase de produção do compactado verde foi dimensionado e construído um dispositivo de compactação de ação simples e um dispositivo de compactação de dupla ação. Os desenhos dos projetos podem ser observados na Figura 2. a) b) Figura 2: Desenho das matrizes utilizadas nas compactações: a) matriz com sistema de molas para geração de ação dupla; b) matriz de ação simples. Para as compactações foi usada uma prensa hidráulica do tipo ação simples com capacidade de até 100 toneladas de pressão. Nas duas condições de compactação as tensões foram mantidas por um tempo de 5 minutos. Após essa etapa o compactado verde foi extraído. Foram registradas durante as compactações as curvas de compressão. Essas curvas tinham o objetivo de observar o comportamento de acomodação do pó durante a compactação e consequente perda de carga de compressão por retorno elástico. No dispositivo de ação simples o posicionamento da linha neutra é localizado na parte inferior do compactado. Essa característica ocorre pela forma com que a força age sobre as partículas que estão sendo adensadas. Nesse modo a compressão do pó no compactado não se mostrou homogênea fazendo com que o processo de sinterização fosse menos eficiente.

5 Na compactação com o dispositivo de dupla ação a compactação na matriz se mostrou mais homogênea e a presença da placa flutuante acarretou em um posicionamento central da linha neutra e uma maior eficiência da sinterização. Para a compactação foram utilizados duas taxas de compactação com tensões de 480 MPa e de e 240 MPa (ação dupla). O objetivo foi verificar a influencia das duas condições e sua correlação com a densidade e porosidade final do produto e com os tempos de tratamento Sinterização Para a sinterização do compactado verde e obtenção dos produtos finais, os compactados foram embalados em papel alumínio e acondicionados em um cadinho de grafite. Todos os produtos foram identificados e cobertos por cavaco em pó de grafite obtidos no processo de usinagem. Após isso o cadinho foi acondicionado para sinterização em um forno elétrico na temperatura de 620 C, com a duração de 4 horas. A Figura 3 apresenta a montagem do cadinho antes do processo de sinterização. O uso do grafite objetiva promoção de uma atmosfera redutora que inibe o processo de oxidação dos compactados aumentando a eficiência da sinterização. Figura 3: Montagem do cadinho utilizado no processo de sinterização com o uso do pó obtido pela usinagem do grafite.

6 2.5. Caracterização do produto Após a obtenção das amostras sinterizadas foram realizados suas medidas de densidade por picnometria. O picnômetro de gás determina o volume verdadeiro de um sólido, mesmo que poroso, por variação da pressão de gás numa câmara de volume conhecido [7]. As amostras também foram ensaiadas quanto à dureza e quanto à resistência ao impacto por um equipamento tipo Drop Test em cada uma das peças sinterizadas. 3. Resultados e discussões 3.1. Caracterização do pó produzido Os resultados das analises químicas, tanto no cavaco quanto no pó de alumínio comercial, através da espectrometria são apresentados na Tabela 1. Os valores de composição química do Al-Cp estão dentro dos parâmetros previstos na ASTM E Os valores de composição química do cavaco identificam-no como 7075 ASTM 920 A. Tabela 1: Composição química encontrada no cavaco e no pó comercial Al Mg Si Cl K Mn Fe Cu Zn Ag Cavaco Mass. 0,9 0,9 0,7 0,3 0,3 1,0 1,6 3,0 1,00 Al-Cp Mass. - 0, ,54 0,46 0,14 0,06 - As medidas de redução no volume dos cavacos (em porcentagens relativas), após o processo de moagem, e a dureza média do cavaco, em cada etapa de tempo determinada são apresentas na tabela 2. Pode ser observado que pós 12 horas de moagem houve uma redução significativa de 84,3% do volume inicial. Esse percentual representa a eficiência do moedor V para o processo de redução de volume. Nos tempos a partir de 24 horas o percentual de redução foi de 94,3% mantendo-se estável até 48 horas. Foram medidas as variações de dureza e não é possível afirmar que ocorreu elevação desse parâmetro durante a moagem. Isso mostra que o processo não alterou as características do material original não interferindo no processo de comportamento plástico do pó. Tabela 2: Ensaio de dureza do cavaco em (HRB) e porcentagens relativas de diminuição de volumes. Medição inicial 12 horas 24 horas 48 horas Dureza Vol (%) Dureza Vol (%) Dureza Vol (%) Dureza Vol (%) 95,8 100% 95,0 83,7% 90,2 94,3% 90,8 94,4% 90,3 100% 92,1 83,8% 92,1 94,4% 90,4 94,3% 94,2 100% 92,5 84,0% 93,7 94,1% 91,5 94,3% 91,3 100% 93,1 84,1% 90,3 94,3% 92,9 94,2% 90,3 100% 93,5 84,3% 94,6 94,2% 90,9 94,4%

7 A tabela 3 apresenta os valores de tamanho de partículas e suas porcentagens relativas após a etapa de peneiramento e separação de tamanhos. Pode ser observada que a maior frequência nos tamanhos menores que 600 µm, favoráveis ao processo, ocorre no maior tempo de moagem. Isso indica a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre os tempos de moagem para obtenção de um maior percentual de partículas com características favoráveis. Tabela 3: Valores de tamanho de partículas e suas porcentagens relativas após a etapa de moagem Tamanho Moagem (12 hs) Moagem (24 hs) Moagem (48 hs) Até 600 µm 7,29% 13,54% 21,91% 600 µm até 1,18mm 10,87% 27,12% 40,51% 1,18 até 2,36mm 23,61% 46,39% 37,57% 2,36 até 4,75mm 48,4% 12,9% 0 4,75 até 6,3mm 9,78% 0 0 Foram avaliadas as microestruturas durante os tempos de moagem e o resultado é apresentado nas figuras 4a, 4b e 4c. Nas imagens é possível observar que a microestrutura das partículas não sofrem alterações significativas. A imagem mostra que a propagação de trincas (ou ruptura mecânica) é a forma com que ocorre a redução do tamanho das partículas. a) b) c) Figura 4: micro estruturas dos particulados: a) tempo de 12 horas; b) tempo de 24 horas; c) tempo de 48 horas.

8 Em 4a) com o tempo de 12 horas é possivel observar o inicio de tricas provocadas por ação mecânica. Para tempos de 24 e 48 horas, em 4b) e 4c) ocorre o aumento das trincas até a ruptura e consequente redução de tamanho das particulas. Foram analizadas tambem a dureza do cavaco e a dureza dos particulados durante o processo de moagem. A tabela 4 apresenta os valores de dureza encontradas Os resultados de ensaios de dureza e as imagens mostram que não houve encruamento na microestrutura do material. Essa alteração de microestrutura é comum em processos de conformação a frio como e não foram observados durante a moagem. Esses resultados comprovam a quebra mecânica como mecanismo de redução do tamanho do particulado que nesse caso ocorreu por propagação de trinca, resultado da exposição dos cavacos a uma carga cíclica, também conhecida como fadiga Curvas de compressão do compactado verde A figura 5 apresenta as curvas obtidas na produção do compactado verde nas duas condições de compactação. Pode ser observada que nas duas tensões empregadas durante o processo de acomodação do pó não houve perda significativa de carga durante o período que a tensão foi mantida. Isso mostra que em ambos os casos o retorno elástico não foi significativo. As taxas de compressão são importantes para dar resistência mecânica ao compactado verde e auxiliam na eficiência do processo de difusão atômica responsável pela consolidação ou sinterização do produto final. Tensão (MPa) Figura 5: curvas médias de compressão utilizadas na produção do compactado verde.

9 3.3. Caracterização do produto sinterizado. Após o processo de sinterização foram obtidos dois diferentes tipos de produtos. A figura 6a e 6b apresenta o aspecto visual dos produtos obtidos para duas diferentes condições de compressão: compressão em matriz de ação simples e taxa de compactação de 480 MPa e; compressão com ferramenta de dupla ação e taxa de compactação de 240 MPa. a) b) Figura 6: Produtos obtidos após a etapa de sinterização com diferentes condições de compactação: a) compressão uniaxial 480 MPa e; b) compressão em dupla ação 240 MPa. Na imagem é possivel observar o melhor aspecto visual da amostra produzida com a dupla ação. A ocorrencia da linha neutra centralizada na condição de dupla ação implica em uma compactação mais homogênea e consequentemente uma melhor sinterização do produto. A tabela 4 apresenta os valores de medidas de densidade e porosidade encontrados nos produtos obtidos, por picnometria à gás Hélio. Pode ser observado que a taxa de compactação influencia a densidade e a porosidade das amostras. Em ambos os casos se observa que, pela ocorrência da dupla ação nas tensões de 240 MPa, a taxa de compactação apresenta valores compatíveis com os produtos produzidos por ação simples e taxa de 480 MPa.

10 Tabela 4: Resultados do ensaio de picnometria (valores médios) Amostra Massa (g) Volume (cm 3 ) Densidade (g/cm 3 ) Porosidade (%) 240 MPa (ação dupla) 5,2327 1,70 2, MPa (ação simples) 5,3656 1,85 2, Caracterização mecânica. A tabela 5 apresenta os valores encontrados no ensaio de impacto tipo Drop-Test. realizado para analisar a resistência mecânica do produto sintetizado. Esses ensaios são frequentemente realizados para medir segurança, qualidade e confiabilidade dos materiais. Por sua simplicidade e rapidez o ensaio de impacto é um ensaio dinâmico muito utilizado no mundo que consta de varias normas técnicas internacionais como ensaio obrigatório Amostra 240 MPa (ação dupla) 480 MPa (ação simples) Tabela 5: Resultados encontrados no ensaio tipo Drop-Test. Energia total (J) Largura (m) Velocidade (m/s) Energia de impacto (J) Deflexão total (mm) 61, ,0000 3, ,1815 2, , ,0000 3, ,6997 2,5546 Média 60, ,0000 3, ,7906 2,2996 Mediana 60, ,0000 3, ,1815 2,5046 Mínimo 59, ,0000 3, ,6997 1,8398 Máximo 61, ,0000 3, ,4906 2,5546 Coeficiente de Variação. 1,4674 0,0000 0,0000 2, ,3525 Desvio Padrão. 0,8880 0,0000 0,0000 1,4918 0,3990 As energias determinadas para o ensaio foram suficientes para o inicio da trinca nos produtos ensaiados. Os resultados mostraram que os corpos de provas apresentaram elevados valores de energia até sua ruptura e foi observado que em todos os ensaios não houve colapso dos produtos após o impacto. Os valores de energia total na amostra e a deflexão mostram a ocorrência no produto de absorção de energia. Verificou se uma relação entre a densidade e a porosidade do produto e seus valores de absorção de energia em impacto.

11 4. Conclusão Os resultados mostram a viabilidade na utilização da moagem de cavacos como método alternativo na produção de pós utilizados para metalurgia do pó; O processo de sinterização com o uso de atmosfera formada por pó de grafite foi eficaz para a sinterização do pó produzido; Os produtos obtidos por compactação na matriz de dupla ação se mostram melhores que os produtos obtidos pela compactação de ação simples mostrando que a ferramenta desenvolvida para dupla ação é eficiente; Os produtos obtidos apresentaram boa resistência mecânica ao impacto e características de absorção de energia podendo ser aplicados na indústria automotiva. É necessário um estudo mais profundado sobre os tempos de moagem para otimização do processo. 5. Referencias Bibliográficas [1] Bollina, R., "In Situ Evaluation of Supersolidus Liquid Phase Sintering Phenomena of Stainless Steel 316L: Densification and Distortion", Ph d. Thesis, The Pennsylvania State University - The Graduate School, [2] C.C.J, Franco.; E.B.; Santos, J. E. Stella, M. F. Franco, W. A. Oliveira, F. Gatamorta, Estudo de Viabilidade Técnica de Reciclagem de Cavacos para uso em Metalurgia do Pó, VIII CONEM Congresso Nacional de Engenharia Mecânica [3]Kenpton H.R., Powder systems and applications. ASTM, Metals Handbook, 9 ed., Ohio, p , [4] Verran, G. O.; Kurzawa, U. An experimental study of aluminum can recycling using fusion in induction furnace. Resources Conservation & Recycling, n. 52, p , [5] Delforge, D.Y.M., Ferreira, I., Silva, C.G.R., Paris, E.A.G., Marcelo, A.L., Novaes, R.H. Sinterização de uma mistura de cavaco de aço inoxidável com pó do mesmo material. Umanova tecnologia para a reciclagem de metais?, Esc. Minas, Ouro Preto, 60(1): ,2007. [6] Diniz, A. E.; Marcondes, F. C.; Coppini, N. L. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. Campinas: [s.n.], [7] Webb, P.A., Orr, C., Analytical Methods in Fine Particle Technology. Micrometrics Instrument Corporation, USA, 301 pp., 1997.

PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA

PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA PROCESSAMENTO DE LIGAS À BASE FERRO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA Lucio Salgado *, Francisco Ambrozio Filho * * Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Comissão Nacional de Energia Nuclear, C.P. 11049

Leia mais

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % #

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % # Lista de exercícios Ao produzir uma peça de pó de ferro de diâmetro 20mm e altura 20mm, numa prensa de dupla ação, qual a densidade obtida na linha neutra da peça quando a força aplicada era de 18,8 toneladas.

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ÁREA DE MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO FUNDAMENTOS DA METALURGIA DO PÓ Prof. DANIEL DELFORGE ILHA SOLTEIRA, 25 DE AGOSTO

Leia mais

ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE PÓ DE ALUMÍNIO SINTERIZADO OBTIDO PELA MOAGEM DE ALTA ENERGIA DE LATAS DE BEBIDAS

ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE PÓ DE ALUMÍNIO SINTERIZADO OBTIDO PELA MOAGEM DE ALTA ENERGIA DE LATAS DE BEBIDAS ANÁLISE MICROESTRUTURAL DE PÓ DE ALUMÍNIO SINTERIZADO OBTIDO PELA MOAGEM DE ALTA ENERGIA DE LATAS DE BEBIDAS José Raelson Pereira de Souza¹; Mauricio Mhirdaui Peres 2 ¹ Programa de Pós Graduação em Ciência

Leia mais

ESTUDO DO EMPREGO DE MATERIAIS SINTERIZADOS SUBMETIDOS A EXTRUSÃO A MORNO*

ESTUDO DO EMPREGO DE MATERIAIS SINTERIZADOS SUBMETIDOS A EXTRUSÃO A MORNO* ESTUDO DO EMPREGO DE MATERIAIS SINTERIZADOS SUBMETIDOS A EXTRUSÃO A MORNO* Matheus Fortes Stiborski 1 Alana Meregalli 2 André Carvalho Tavares 3 Diego Pacheco Wermuth 4 Silmar do Nascimento Castro 5 Lirio

Leia mais

EFEITO DA VARIAÇÃO DE PRESSÃO NA ETAPA DE COMPACTAÇÃO DA LIGA FE-NI-MO NO PROCESSO DA METALURGIA DO PÓ.

EFEITO DA VARIAÇÃO DE PRESSÃO NA ETAPA DE COMPACTAÇÃO DA LIGA FE-NI-MO NO PROCESSO DA METALURGIA DO PÓ. EFEITO DA VARIAÇÃO DE PRESSÃO NA ETAPA DE COMPACTAÇÃO DA LIGA FE-NI-MO NO PROCESSO DA METALURGIA DO PÓ. J. P. C. Soares 1 ; V. H. C. Alves 1 ; R. C. Lima da Silva 2 ; A. V. R. Gomes 1 ; M. Q. Silva Jr.

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE. Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Materiais para Produção Industrial UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Campus RECIFE Curso: Disciplina: Aula 4 Processos de Fabricação Existem um número maior de processos de fabricação, destacando-se os seguintes: 1) Processos de fundição

Leia mais

Metalurgia do Pó. Introdução

Metalurgia do Pó. Introdução Metalurgia do Pó Introdução Peças automotivas e filtros Metal Duro (Cermets) Aplicações Esquema geral do processo Métodos Químicos de produção de pós Redução de óxidos Ex.: Fe3O4 Precipitação a partir

Leia mais

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO

FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO FORNO T4 (c/ Atm. Controlada) AUTOMATIZADO A TECNOHARD possui fornos com atmosfera controlada ideais para processos de aquecimento industrial, que exigem qualidade e consistência no aquecimento. O nosso

Leia mais

Os metais mais comumente usados em M/P são Al, Cu, Sn, Ni Ta, Ag, Be, Ti, Fe, Co. Tamanho de peças 2,5 a 50 kg.

Os metais mais comumente usados em M/P são Al, Cu, Sn, Ni Ta, Ag, Be, Ti, Fe, Co. Tamanho de peças 2,5 a 50 kg. Metalurgia do pó Processo de compactação e sinterização do pó O processo, denominado de metalurgia do pó (M/P), foi inicialmente usado pelos egípcios, 3000A.C, para fazer ferramentas de ferro. O uso moderno

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE MATRIZ METÁLICA DA LIGA AA2124 COM REFORÇO PARTICULADO DE NITRETO DE SILÍCIO ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ O. O. Araujo Filho - Av. Arquitetura S/N Cidade

Leia mais

GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ

GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ GABRIEL REIS FELIPE SOUZA LUIZ DOHOPIATI THALES PANKE DESENHOMECÂNICO FUNDIÇÃO E METALURGIA DO PÓ METALURGIADOPÓ PROCESSO MECÂNICO DE PRODUÇÃO QUE FABRICA PEÇAS METÁLICAS ATRAVÉS DA COMPACTAÇÃO DE PÓ-METÁLICO

Leia mais

Aula 01: Introdução à Metalurgia

Aula 01: Introdução à Metalurgia Disciplina : - MFI Professor: Guilherme Ourique Verran - Dr. Eng. Metalúrgica Fundamentos da Metalurgia Introdução à Fundamentos da Metalurgia O que é Metalurgia? Metalurgia é o ramo da Engenharia dos

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE MATRIZ METÁLICA DA LIGA AA 6061 COM REFORÇO PARTICULADO DE NITRETO DE SILÍCIO E NITRETO DE ALUMÍNIO PROCESSADOS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ O. O. Araujo

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb

INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb INFLUÊNCIA DA MICROESTRUTURA NAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS DE LIGAS Al-Mg-Th E Al-Mg-Nb A. de Almeida Filho (1), S. J. Buso (1,2), W. A. Monteiro (2) Rua Voluntários da Pátria, 257 São Paulo SP CEP 02011-000

Leia mais

Visão Geral dos Tipos de Pó de Ferro

Visão Geral dos Tipos de Pó de Ferro Visão Geral dos Tipos de Pó de Ferro Tipos de Ferro Puro / Pós de Ferro Esponja NC100.24 é um dos tipos de pó de ferro mais utilizados na indústria da metalurgia do pó. A resistência à verde dos compactados

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

DEFINIÇÃO DE FUNDIÇÃO. Processo metalúrgico de fabricação que envolve a. fusão de metais ou ligas metálicas, seguida do

DEFINIÇÃO DE FUNDIÇÃO. Processo metalúrgico de fabricação que envolve a. fusão de metais ou ligas metálicas, seguida do Dr. Eng. Metalúrgica Aula 01: 1. Introdução - Definição de fundição. - Características e potencialidades dos processos de fundição. - Princípios fundamentais. 2. Classificação dos Processos de Fundição

Leia mais

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO

2.2 PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: CONFORMAÇÃO SLIP CASTING SLIP CASTING SLIP CASTING Fatores Importantes Reologia - grau de defloculação da barbotina; Viscosidade; ph; Concentração de sólidos; Granulometria Vantagens Produção de componentes de forma

Leia mais

PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS. Fadiga dos Materiais Metálicos - Prof. Carlos Baptista EEL

PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS. Fadiga dos Materiais Metálicos - Prof. Carlos Baptista EEL PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS ENTALHES Concentradores de Tensão - Entalhe é um contorno geométrico a interromper o fluxo de forças pela peça. - Furos, ranhuras, chanfros, etc, resultam

Leia mais

EMENTA: Processos de fabricação

EMENTA: Processos de fabricação EMENTA: Processos de fabricação Classificação dos processos de fabricação Processos de conformação mecânica de chapa (estampagem corte, dobramento, calandragem, rebordeamento e repuxo) e de volume (laminação,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ATRITO E INFLUÊNCIA DO LUBRIFICANTE POR MEIO DE ENSAIO DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO 1. Evandro Bertoldi 2.

AVALIAÇÃO DE ATRITO E INFLUÊNCIA DO LUBRIFICANTE POR MEIO DE ENSAIO DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO 1. Evandro Bertoldi 2. AVALIAÇÃO DE ATRITO E INFLUÊNCIA DO LUBRIFICANTE POR MEIO DE ENSAIO DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO 1 Evandro Bertoldi 2. 1 Projeto de Pesquisa 2 Mestrando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR)

DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR) DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO TERMOPLÁSTICO-MADEIRA FEITO COM ADESIVO DE AMIDO PARA MOLDAGEM POR INJEÇÃO Maurício de Oliveira Gondak, MSc (UFPR) Márcia Silva de Araújo, PHd (UTFPR) IMPORTÂNCIA DO TEMA Reaproveitamento

Leia mais

ESTUDO DA POROSIDADE EM AÇO INOXIDÁVEL DÚPLEX OBTIDO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA

ESTUDO DA POROSIDADE EM AÇO INOXIDÁVEL DÚPLEX OBTIDO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA ESTUDO DA POROSIDADE EM AÇO INOXIDÁVEL DÚPLEX OBTIDO POR MOAGEM DE ALTA ENERGIA Angélica Cristina Mendes Corrêia (BIC/Araucária - UEPG), Osvaldo Mitsuyuki Cintho (Orientador), e-mail: omcintho@uepg.br.

Leia mais

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional.

Cerâmicos encontrados na natureza como a argila. Utilizado basicamente para peças de cerâmica tradicional. PROCESSAMENTO DE CERÂMICOS 1. Características de materiais cerâmicos - alta dureza (resistência à abrasão) e resistência a elevadas temperaturas - alta fragilidade - grande diferença entre resistência

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação Profª Dra. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão

Leia mais

Fundição Continua RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR

Fundição Continua RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR RSCP/LABATS/DEMEC/UFPR Fundição contínua O processo de fundição contínua consiste em fundir e conformar o produto final numa única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes, garantindo

Leia mais

Conformação de pós. Aula 5 de PMT PMT 2412 em 2006 aula 5

Conformação de pós. Aula 5 de PMT PMT 2412 em 2006 aula 5 Conformação de pós Aula 5 de PMT 2412 Objetivos da etapa de Conformação Produzir um objeto com a forma geométrica final do produto (mas não a dimensão final) Compactação uniaxial, comp.isostática, Densificar

Leia mais

Processos de Fabricação Parte 2: Fundição. Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica. Aula 13: Processos Especiais de Fundição

Processos de Fabricação Parte 2: Fundição. Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica. Aula 13: Processos Especiais de Fundição Disciplina: Processos de Fabricação Parte 2: Fundição Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica Moldes Cerâmicos Processo Shaw Enchimento a Baixa Pressão contra a Gravidade CLA e CLV Solidificação

Leia mais

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação

Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação Profª Dra. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão

Leia mais

Correlação entre Microestrutura, Resistência à Tração e Resistência à Corrosão. Campinas, 2010.

Correlação entre Microestrutura, Resistência à Tração e Resistência à Corrosão. Campinas, 2010. Correlação entre Microestrutura, Resistência à Tração e Resistência à Corrosão Campinas, 2010. INTRODUÇÃO Uma liga metálica é a mistura homogênea de dois ou mais metais. Ligas Metálicas possuem propriedades

Leia mais

SINTERIZAÇÃO POR PLASMA DE AÇOS EM DESCARGA DE CATODO/ANODO CONFINADO

SINTERIZAÇÃO POR PLASMA DE AÇOS EM DESCARGA DE CATODO/ANODO CONFINADO SINTERIZAÇÃO POR PLASMA DE AÇOS EM DESCARGA DE CATODO/ANODO CONFINADO 1 Oscar R. K. Montedo 2 Ana Maria Maliska 2 Joel L. R. Muzart 1 Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em

Leia mais

Disciplina: Fundição Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica

Disciplina: Fundição Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica Dr. Eng. Metalúrgica Aula 16 : 01. Moldes Cerâmicos e Processo Shaw. 02. Preenchimento a baixa pressão contra a gravidade. 03. Solidificação Unidirecional 04. Crescimento de Monocristais 05. Fundição Centrífuga

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula: Materiais e Vida da Ferramenta SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Aula: Materiais e Vida da Ferramenta Materiais para Ferramenta Propriedades desejadas: Dureza a Quente Resistência ao desgaste Tenacidade Estabilidade química Evolução

Leia mais

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM

MOLDAGEM ROTACIONAL ROTOMOLDAGEM MOLDAGEM ROTACIONAL OU ROTOMOLDAGEM Rotomoldagem Vantagens Custo do molde relativamente baixo; Possibilidade de produzir peças de grande volume; Não gera tensões internas na peça; Facilidade nas substituições

Leia mais

Prof. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação

Prof. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Profª Dra. Danielle Bond. Processos Mecânicos de Fabricação. Processos Mecânicos de Fabricação Prof. Processos Mecânicos de Fabricação Profª Dra. Processos Mecânicos de Fabricação Processos Mecânicos de Fabricação PROCESSOS METALÚRGICOS Aplicação de temperatura PROCESSOS MECÂNICOS Aplicação de tensão

Leia mais

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução. Módulo II Ensaios Mecânicos

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução. Módulo II Ensaios Mecânicos GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução Módulo II Ensaios Mecânicos OBJETIVOS DOS ENSAIOS MECÂNICOS Os ensaios são realizados com o objetivo de se obter informações específicas em relação

Leia mais

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação

FACULDADE SUDOESTE PAULISTA. Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa. Metais: Conformação FACULDADE SUDOESTE PAULISTA Ciência e Tecnologia de Materiais Prof. Ms. Patrícia Corrêa Metais: Conformação Conformação: É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões

Leia mais

Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados

Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados Moagem Fina à Seco e Granulação vs. Moagem à Umido e Atomização na Preparação de Massas de Base Vermelha para Monoqueima Rápida de Pisos Vidrados G. Nassetti e C. Palmonari Centro Cerâmico Italiano, Bologna,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE AMOSTRAS SINTERIZADAS DE NiTi 1

ESTUDO COMPARATIVO DE AMOSTRAS SINTERIZADAS DE NiTi 1 ESTUDO COMPARATIVO DE AMOSTRAS SINTERIZADAS DE NiTi 1 Fábio Luis Knewitz 2 Wilbert Harold Deza Luna 3 Alexandre da Silva Rocha 4 Francisco Ambrozio Filho 5 Lirio Schaeffer 6 Resumo A produção da liga NiTi

Leia mais

A Travi fornece chapas com largura de até 1500 mm e comprimento de acordo com a sua necessidade. Turbulência

A Travi fornece chapas com largura de até 1500 mm e comprimento de acordo com a sua necessidade. Turbulência 06 PEÇAS USINADAS Para aplicações especiais Com equipamentos de última geração e mão de obra altamente qualificada, a Travi é especialista na fabricação de peças usinadas para diversos segmentos da indústria.

Leia mais

ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Resumo: Introdução

ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Resumo: Introdução ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR Patrick Antonio Morelo (UNICENTRO), Luiz Fernando Cótica,Fabio Luiz Melquíades e Ricardo Yoshimitsu Miyahara (Orientador), e-mail: rmiyahara@unicentro.br.

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE CARBETO DE VANÁDIO NA MOAGEM E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO AISI 52100, PRODUZIDO POR METALURGIA DO PÓ

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE CARBETO DE VANÁDIO NA MOAGEM E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO AISI 52100, PRODUZIDO POR METALURGIA DO PÓ ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE CARBETO DE VANÁDIO NA MOAGEM E NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO AÇO AISI 52100, PRODUZIDO POR METALURGIA DO PÓ L. F. de Oliveira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Leia mais

5 Discussão dos Resultados

5 Discussão dos Resultados 79 5 Discussão dos Resultados É possível comparar visualmente o ponto de solda nas macrografias mostradas da Figura 21 a Figura 26. Na comparação entre as diferentes velocidades de rotação da ferramenta,

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 44 3 Material e Procedimento Experimental 3.1 Material O material adotado neste trabalho foi um aço estrutural de alta resistência mecânica e baixa liga, classificado pela IACS (International Association

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Metalurgia : Técnico em Metalurgia Descrição do Perfil Profissional: O profissional Técnico em Metalurgia deverá ser capaz de realizar controle visual, dimensional e laboratorial de materiais e substâncias utilizadas

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE AVANÇO NO DESGASTE DA ARESTA DE UMA FERRAMENTA DE CORTE

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE AVANÇO NO DESGASTE DA ARESTA DE UMA FERRAMENTA DE CORTE ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE AVANÇO NO DESGASTE DA ARESTA DE UMA FERRAMENTA DE CORTE Matheus Nogueira Andrade, Tiago Batista Pereira, Msc. Marcos Vieira de Souza Centro Universitário de Itajubá,

Leia mais

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO...

SUMÁRIO. 1 Introdução Obtenção dos Metais Apresentação do IBP... xiii. Apresentação da ABENDI... Apresentação da ABRACO... SUMÁRIO Apresentação do IBP... xiii Apresentação da ABENDI... xv Apresentação da ABRACO... xvii Prefácio... xix 1 Introdução... 1 1.1 Exercícios... 3 2 Obtenção dos Metais... 5 2.1 Minérios... 5 2.1.1

Leia mais

METALURGIA DO PÓ: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO PROCESSAMENTO DE CAVACOS DAS LIGAS DE ALUMÍNIO AA1060 E AA3003

METALURGIA DO PÓ: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO PROCESSAMENTO DE CAVACOS DAS LIGAS DE ALUMÍNIO AA1060 E AA3003 Realização Organização METALURGIA DO PÓ: AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO PROCESSAMENTO DE CAVACOS DAS LIGAS DE ALUMÍNIO AA1060 E AA3003 João Victor Costa Alves 1, jvca1997@gmail.com Erlla Silva de

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO DA PRESSÃO DE COMPACTAÇÃO NA SINTERIZAÇÃO DE CAVACOS FERROSOS

ESTUDO DO EFEITO DA PRESSÃO DE COMPACTAÇÃO NA SINTERIZAÇÃO DE CAVACOS FERROSOS ESTUDO DO EFEITO DA PRESSÃO DE COMPACTAÇÃO NA SINTERIZAÇÃO DE CAVACOS FERROSOS L. Resende (1) ; S. R. S. Soares (1) ; M. L. Rodrigues (1) ; E. K. Dias (1) ; F. A. Costa (2) ; U. U. Gomes (2) Rod. Rondonópolis-Guiratinga,

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico. CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez

Leia mais

DISCIPLINA: Metrologia e Tecnologia dos Materiais

DISCIPLINA: Metrologia e Tecnologia dos Materiais DISCIPLINA: Metrologia e Tecnologia dos Materiais Vigência: a partir de 2019/1 Período letivo: 1º ano Carga horária total: 120h Código: ENS.42 EMENTA: Estudo e aplicação dos sistemas de unidades, bem como

Leia mais

3 Material e Procedimento Experimental

3 Material e Procedimento Experimental 3 Material e Procedimento Experimental 3.1. Material Para este estudo foi utilizado um tubo API 5L X80 fabricado pelo processo UOE. A chapa para a confecção do tubo foi fabricada através do processo de

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/06 9. NOVOS MATERIAIS CERÂMICOS

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/06 9. NOVOS MATERIAIS CERÂMICOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA II (EM307) 2º Semestre 2005/06 9. NOVOS MATERIAIS CERÂMICOS F. Jorge Lino Alves 1 SINTERIZAÇÃO COM REACÇÃO A sinterização com reacção tem vindo a ser bastante utilizada

Leia mais

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins

METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA. Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins 15 METALURGIA FÍSICA TECNOLOGIA DA CONFORMAÇÃO PLÁSTICA Tecnologia em Materiais Prof. Luis Fernando Maffeis Martins Processos de conformação Processos mecânicos Processos metalúrgicos Processos de conformação

Leia mais

Propriedades dos Materiais Fadiga INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS FADIGA

Propriedades dos Materiais Fadiga INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS FADIGA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA PROGRAMA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS FADIGA Propriedades dos Materiais Ten Cel Sousa Lima, D. C. SUMÁRIO Introdução Carregamento Ensaio Fratura Variáveis 2 de 18 1 de 9 INTRODUÇÃO

Leia mais

A Operação de Prensagem: Considerações Técnicas e sua Aplicação Industrial. Parte IV: Extração da Peça e Resistência Mecânica a Verde

A Operação de Prensagem: Considerações Técnicas e sua Aplicação Industrial. Parte IV: Extração da Peça e Resistência Mecânica a Verde A Operação de Prensagem: Considerações Técnicas e sua Aplicação Industrial. Parte IV: Extração da Peça e Resistência Mecânica a Verde J.L. Amorós Albaro Resumo: No desenvolvimento do tema se aborda primeiramente

Leia mais

Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN

Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN Torneamento de aço endurecido com superfícies interrompidas usando ferramentas de CBN 1 INTRODUÇÃO As principais vantagens em se tornear peças de material endurecido ao invés de retificá-las são a alta

Leia mais

Microestrutura Porosa do Porcelanato Polido Parte 2: Efeito do Tamanho de Partículas de Feldspato e Argila sobre o Manchamento

Microestrutura Porosa do Porcelanato Polido Parte 2: Efeito do Tamanho de Partículas de Feldspato e Argila sobre o Manchamento Microestrutura Porosa do Porcelanato Polido Parte 2: Efeito do Tamanho de Partículas de Feldspato e Argila sobre o Manchamento Helton José Alves a, Fábio Gomes Melchiades a, Anselmo Ortega Boschi a * a

Leia mais

Ligas fundidas. Características. Composição típica: 3 % Fe 17 % W 33 % Cr 44 % Co

Ligas fundidas. Características. Composição típica: 3 % Fe 17 % W 33 % Cr 44 % Co Ligas fundidas Características Composição típica: 3 % Fe 17 % W 33 % Cr 44 % Co Resistem a temperatura entre aproximadamente 700 a 800 C: W Mn, Mo, V, Ti e Ta Tratamento térmico complexo Preço elevado

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS SINTERIZADOS DE AÇO FERRÍTICO REFORÇADO COM 3% DE WT DE TaC.

ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS SINTERIZADOS DE AÇO FERRÍTICO REFORÇADO COM 3% DE WT DE TaC. VI CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA VI NATIONAL CONGRESS OF MECHANICAL ENGINEERING 18 a 21 de agosto de 2010 Campina Grande Paraíba - Brasil August 18 21, 2010 Campina Grande Paraíba Brazil ESTUDO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ADIÇÂO DE NbC NA SINTERIZAÇÂO POR METALURGIA DO PÓ DO BRONZE-ALUMÍNIO

INFLUÊNCIA DA ADIÇÂO DE NbC NA SINTERIZAÇÂO POR METALURGIA DO PÓ DO BRONZE-ALUMÍNIO INFLUÊNCIA DA ADIÇÂO DE NbC NA SINTERIZAÇÂO POR METALURGIA DO PÓ DO BRONZE-ALUMÍNIO A. N. O. Dias¹; D. A. Amancio¹; J. V. Toledo¹; M. L. N. M. Melo¹; G. Silva¹ Universidade Federal de Itajubá UNIFEI; aottoboni@yahoo.com.br

Leia mais

Os processos de fabricação mecânica podem ser agrupados em 5 grupos principais.

Os processos de fabricação mecânica podem ser agrupados em 5 grupos principais. Os processos de fabricação mecânica podem ser agrupados em 5 grupos principais. a) Fundição d) Metalurgia do pó b) Usinagem c) Soldagem E) CONFORMAÇÃO MECÂNICA Esquema geral dos processos de conformação

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL

ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL E.M.S. Oliveira, V.G. Sampaio, J.N.F. Holanda Grupo de Materiais Cerâmicos, LAMAV, Universidade Estadual do Norte

Leia mais

ENSAIO DE TRAÇÃO EM-641

ENSAIO DE TRAÇÃO EM-641 ENSAIO DE TRAÇÃO DEFINIÇÃO: Aplicação de uma carga uniaxial de tração em um CP geralmente cilíndrico e maciço; Mede-se a variação comprimento como função da aplicação da carga ; Fornece dados quantitativos

Leia mais

Processo de Soldagem por Difusão

Processo de Soldagem por Difusão Processo de Soldagem por Difusão Prof. Luiz Gimenes Jr. Prof. Marcos Antonio Tremonti INTRODUÇÃO O processo de Soldagem por difusão é utilizado para unir materiais : iguais, com composição química semelhante

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA II M 307 TRABALHO PRÁTICO N.º 2. Estudo do processamento e evolução microestrutural de um vidro cerâmico

MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA II M 307 TRABALHO PRÁTICO N.º 2. Estudo do processamento e evolução microestrutural de um vidro cerâmico MATERIAIS DE CONSTRUÇÂO MECÂNICA II M 307 TRABALHO PRÁTICO N.º 2 Estudo do processamento e evolução microestrutural de um vidro cerâmico Local: Laboratório de Materialografia Responsáveis: Jorge Lino Material:

Leia mais

Processamento de Materiais Cerâmicos

Processamento de Materiais Cerâmicos Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matériasprimas 1 Processamento de Materiais Cerâmicos Beneficiamento de matérias-primas Quanto mais específica a aplicação de um produto cerâmico

Leia mais

TM373 Seleção de Materiais Metálicos

TM373 Seleção de Materiais Metálicos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM373 Seleção de Materiais Metálicos Introdução Prof. Rodrigo Perito Cardoso Favor desligar o celular ou passá-lo

Leia mais

OBTENÇÃO DA LIGA Cu13Al4Ni VIA METALURGIA DO PÓ

OBTENÇÃO DA LIGA Cu13Al4Ni VIA METALURGIA DO PÓ OBTENÇÃO DA LIGA Cu13Al4Ni VIA METALURGIA DO PÓ L.J. Grossi (1), N. Damasceno (1), P.V. Muterlle (1) (1) Universidade de Brasília- Departamento de Engenharia Mecânica Campus Universitário Darcy Ribeiro-Faculdade

Leia mais

Consiste na inserção de um agente aglomerante, o cobalto (CO), ao WC empó. O produto dessa mistura. Deve ser uniforme e homogêneo.

Consiste na inserção de um agente aglomerante, o cobalto (CO), ao WC empó. O produto dessa mistura. Deve ser uniforme e homogêneo. METAL DURO O nome metal indica materiais compostos por carbonetos metálicos de tungstênio(wc), titânio(tic), tântalo(tac) ou uma combinação dos três, comumente utilizados em ferramentas de corte e mineração,

Leia mais

Avaliação das propriedades tecnológicas de chapas metálicas aplicadas ao processo de estampagem incremental por roboforming

Avaliação das propriedades tecnológicas de chapas metálicas aplicadas ao processo de estampagem incremental por roboforming Avaliação das propriedades tecnológicas de chapas metálicas aplicadas ao processo de estampagem incremental por roboforming Alexandre Neris Vigas Monção *, Charles Chemale Yurgel **, * Bolsista de Iniciação

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561) (Comando Numérico EEK 5) Introdução Tipos de controle do movimento. Meios de entrada de dados e armazenagem de informações. Elementos de acionamento. Sistemas de controle. Eixos coordenados em maquinas

Leia mais

Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas

Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal-Mecânica Curso Técnico em Mecânica Tecnologia dos Materiais Outras ligas metálicas não ferrosas Módulo II Mecânica

Leia mais

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3 MATERIAIS E MÉTODOS 40 3 MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 MATERIAL O material utilizado para realização dos ensaios necessários para suportar este trabalho foi o aço baixa liga 2.1/4Cr 1Mo temperado e revenido, conforme especificação

Leia mais

Eixo Temático ET Educação Ambiental

Eixo Temático ET Educação Ambiental 879 Eixo Temático ET-09-001 - Educação Ambiental EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE GRANITO, MÁRMORE E CAULIM NA PRODUÇÃO DE COMPÓSITOS POLIMÉRICOS Joseanne de Lima Sales¹, Crislene Rodrigues

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AERONÁUTICA I SMM 0181

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AERONÁUTICA I SMM 0181 DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (SMM-EESC-USP) MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AERONÁUTICA I SMM 0181 1 SIFONAMENTO DO ALUMÍNIO LÍQUIDO CORTE

Leia mais

PROPRIEDADES DOS AÇOS RÁPIDOS AISI M3:2 PRODUZIDOS POR METALURGIA CONVENCIONAL E TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ

PROPRIEDADES DOS AÇOS RÁPIDOS AISI M3:2 PRODUZIDOS POR METALURGIA CONVENCIONAL E TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ PROPRIEDADES DOS AÇOS RÁPIDOS AISI M3:2 PRODUZIDOS POR METALURGIA CONVENCIONAL E TÉCNICAS DE METALURGIA DO PÓ O. O. Araujo Filho (1), O. C. S. Ribeiro (1), R. A. Nogueira (1), M. D. M. Neves (1), L. F.

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO Nome dos autores: Rafael dos Santos Cordeiro 1 ; Adão Lincon

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ATRITO POR MEIO DE TESTE DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO. Anderson F. Lopes (acad. Ulbra) José C. K. de Verney (Ulbra)

AVALIAÇÃO DE ATRITO POR MEIO DE TESTE DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO. Anderson F. Lopes (acad. Ulbra) José C. K. de Verney (Ulbra) Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil AVALIAÇÃO DE ATRITO POR MEIO DE TESTE DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO RESUMO Anderson F. Lopes (acad. Ulbra) José C. K. de Verney (Ulbra) José L. Cézar

Leia mais

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2.

A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. 52 4 Resultados 4.1. Análise Química A composição química das amostras de metal solda, soldadas a 10 m de profundidade, está listada na Tabela 2. Tabela 2: Composição química do metal de solda (porcentagem

Leia mais

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico.

CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO. Soluções completas em tratamento térmico. CENTRO DE SERVIÇOS DE TRATAMENTO TÉRMICO Soluções completas em tratamento térmico. Muito além do aço. Na indústria metal-mecânica, a demanda por aços com propriedades mecânicas e tribológicas é cada vez

Leia mais

MANCAIS AUTOLUBRIFICANTES

MANCAIS AUTOLUBRIFICANTES THECNOLUB LINHA DE PRODUTOS MANCAIS AUTOLUBRIFICANTES LIVRES DE MANUTENÇÃO ÍNDICE 1 THEC-AC Aço + bronze sinterizado poroso + PTFE + Pb 2 THEC-B Bronze + bronze sinterizado poroso + PTFE + Pb 3 THEC-4

Leia mais

Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas.

Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas. Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas. Autores: Amanda Maria Griebeler dos Santos (1), Mariana Oliveira Engler (2) & Ruth Marlene Campomanes Santana Filiação: Depto Engenharia

Leia mais

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO Rscp/labats/demec/ufpr/2017 O processo de fabricação por centrifugação consiste em vazar-se metal líquido num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga

Leia mais

Execução: Engº Mecânico Automotivo Eduardo André Hentz Orientação: Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer

Execução: Engº Mecânico Automotivo Eduardo André Hentz Orientação: Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer SIMULAÇÃO DE UM PROCESSO DE FORJAMENTO UTILIZANDO O PROGRAMA LARSTRAN SHAPE Execução: Engº Mecânico Automotivo Eduardo André Hentz Orientação: Prof. Dr. Ing. Lírio Schaeffer 1. INTRODUÇÃO O investimento

Leia mais

Avaliação da qualidade e consumo de aços GNO na WEG Equipamentos Elétricos S.A. - Motores

Avaliação da qualidade e consumo de aços GNO na WEG Equipamentos Elétricos S.A. - Motores Painel Setorial Inmetro para Avaliação da Qualidade de Aços para Fins Eletromagnéticos. Avaliação da qualidade e consumo de aços GNO na WEG Equipamentos Elétricos S.A. - Motores Rubens Bernardes de Carvalho

Leia mais

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida

bronze), sendo que não há necessidade da sua destruição para a retirada da peça fundida 8 FUNDIÇÃO EM MOLDES PERMANENTES (COQUILHAS) Nos processos com moldes permanentes, o molde (também chamado de coquilha) é confeccionado em material metálico (ferro fundido, aço e, mais raramente, bronze),

Leia mais

AÇOS SINTERIZADOS PARA USO EM INSERTOS DE ASSENTOS DE VÁLVULAS - PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO

AÇOS SINTERIZADOS PARA USO EM INSERTOS DE ASSENTOS DE VÁLVULAS - PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO AÇOS SINTERIZADOS PARA USO EM INSERTOS DE ASSENTOS DE VÁLVULAS - PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO I. P. dos Santos, J. L. Rossi Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN, CNEN/SP Av. Prof. Lineu

Leia mais

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Aula 5: Aços e Ferros Fundidos Produção Feito de Elementos de Liga Ferros Fundidos CEPEP - Escola Técnica Prof.: Aços e Ferros Fundidos O Ferro é o metal mais utilizado pelo homem.

Leia mais

Aula 11: Estruturas de Solidificação

Aula 11: Estruturas de Solidificação Disciplina: Metalurgia Física Parte II: Solidificação Professor: Guilherme O. Verran Dr. Eng. Metalúrgica 1. Introdução 2. Lingotes e Peças Monocristalinos; 3. Lingotes e Peças Policristalinos: Mecanismos

Leia mais

Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição

Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição Disciplina: Projeto de Ferramentais I Professor: Guilherme O. Verran Aula 11 Projetos 04 Considerações sobre projetos de fundição 1. Análise Inicial do Projeto - principais pontos a serem considerados

Leia mais

Tensões residuais térmicas obtidas após a martêmpera e a têmpera a vácuo do aço ferramenta AISI H13

Tensões residuais térmicas obtidas após a martêmpera e a têmpera a vácuo do aço ferramenta AISI H13 Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Tensões residuais térmicas obtidas após a martêmpera e a têmpera a vácuo do aço ferramenta AISI H13 Renata Neves Penha (EESC/USP) João C. Vendramim

Leia mais

LAMINAÇÃO EM UM E DOIS PASSES DA LIGA AA1100 PARA FABRICAÇÃO DE EVAPORADORES ROLL BOND. Fernando Frias da Costa, Kátia Regina Cardoso

LAMINAÇÃO EM UM E DOIS PASSES DA LIGA AA1100 PARA FABRICAÇÃO DE EVAPORADORES ROLL BOND. Fernando Frias da Costa, Kátia Regina Cardoso LAMINAÇÃO EM UM E DOIS PASSES DA LIGA AA1100 PARA FABRICAÇÃO DE EVAPORADORES ROLL BOND Fernando Frias da Costa, Kátia Regina Cardoso UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba FEAU, Av. Shishima Hifumi, 2911

Leia mais

TM373 Seleção de Materiais Metálicos

TM373 Seleção de Materiais Metálicos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM373 Seleção de Materiais Metálicos Seleção de materiais atendendo a requisitos da superfície: Resistência ao Desgaste

Leia mais

INFLUÊNCIA DO GRAU DE DEFORMAÇÃO A FRIO NA MICROESTRUTURA E NA DUREZA DE AÇOS DUPLEX DO TIPO 2205

INFLUÊNCIA DO GRAU DE DEFORMAÇÃO A FRIO NA MICROESTRUTURA E NA DUREZA DE AÇOS DUPLEX DO TIPO 2205 INFLUÊNCIA DO GRAU DE DEFORMAÇÃO A FRIO NA MICROESTRUTURA E NA DUREZA DE AÇOS DUPLEX DO TIPO 2205 Weber de Melo Mesquita¹, Adriana Amaro Diacenco² Discente, pesquisador; FEPI Fundação de Ensino e Pesquisa

Leia mais

Aula 9- Usinabilidade dos Materiais

Aula 9- Usinabilidade dos Materiais -A usinabilidade pode ser definida como uma grandeza tecnológica que expressa, por meio de um valor numérico comparativo ( índice de usinabilidade), um conjunto de propriedades de usinagem de um material

Leia mais

Aplicação da Estatística de Weibull na Avaliação da Tensão de Ruptura a Flexão de Revestimento Cerâmico

Aplicação da Estatística de Weibull na Avaliação da Tensão de Ruptura a Flexão de Revestimento Cerâmico Aplicação da Estatística de Weibull na Avaliação da Tensão de Ruptura a Flexão de Revestimento Cerâmico Bruno Carlos Alves Pinheiro 1, Gustavo Matias Estevão 2, Ricardo da Rocha Vitor 3 1 Introdução Devido

Leia mais

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn

A Tabela 2 apresenta a composição química do depósito do eletrodo puro fornecida pelo fabricante CONARCO. ELETRODO P S C Si Ni Cr Mo Mn 3 Materiais e Procedimentos Experimentais 3.1 Materiais Utilizados Com o objetivo de se avaliar o efeito do Mn no comportamento do metal de solda depositado, foram produzidos experimentalmente pela CONARCO

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IDADE DE CURA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLOCOS SOLO-CAL

INFLUÊNCIA DA IDADE DE CURA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLOCOS SOLO-CAL INFLUÊNCIA DA IDADE DE CURA NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE BLOCOS SOLO-CAL Raquel Ferreira do Nascimento (1); Daniel Costa da Silva (1); Suélen Silva Figueiredo (4) (1) Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais