Democratização da permanência na escola: uma análise exploratória para o Estado do Rio de Janeiro *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Democratização da permanência na escola: uma análise exploratória para o Estado do Rio de Janeiro *"

Transcrição

1 Marcos Rangel de Lima Fábio Odilon Alves Gomes Democratização da permanência na escola: uma análise exploratória para o Estado do Rio de Janeiro * Palavras-chaves: educação; fluxo escolar; Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro Setembro de 2016 Doutorando em População, Território e Estatísticas Pútlicas (ENCE/IBGE) Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE/IBGE) * Trabalho apresentado (Sessão Pôster) no VII Congreso de la Asociación LatinoAmericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, realizado em Foz do Iguaçu/PR Brasil, de 17 a 22 de outubro de 2016.

2 Introdução Ao lado da extensão da educação a toda a população em idade escolar, ou seja, a democratização do acesso à escola 1, outra preocupação reiteradamente levantada nas discussões sobre o atendimento educacional no Brasil diz respeito ao fluxo adequado dos alunos através das várias etapas do ensino, de modo a garantir que todos os estudantes ou o máximo possível deles consigam completar todos os anos do ensino obrigatório, preferencialmente sem evasões ou retenções e na idade prevista. Esta é, portanto, a problemática do aumento do rendimento interno do sistema escolar (ROMANELLI, 2014, p. 91). Do ponto de vista do estudante, o fluxo adequado através dos anos de escolarização do ensino básico constituiria o chamado sucesso escolar. Este seria traduzido pela conclusão do Ensino Fundamental em nove anos, do 1º Ano, ou antiga Classe de Alfabetização, até o 9º Ano, ou antiga 8ª Série, preferencialmente cursados dos 6 aos 14 anos de idade. Para o Ensino Médio, considerando a duração mais comum dessa etapa de ensino, de três anos, a faixa etária ideal seria dos 15 aos 17 anos. Ao longo dos últimos anos, esforços e estudos foram empreendidos no intuito de se estabelecer metas voltadas para a universalização da Educação Básica e a conclusão das etapas nos prazos adequados. Todavia, embora a expansão do acesso tenha obtido percentuais próximos da universalização, a redução do atraso escolar ao longo de seus anos não atingiu os mesmos patamares, ainda que esses resultados para o Brasil tenham evoluído significativamente. Tendo esses pontos em mente, elabora-se o presente estudo para analisar aspectos do fluxo escolar no Ensino Básico. Para tanto, procura-se restringir seu escopo de análise, ao tomar por base apenas as matrículas discentes nas modalidades regulares e seriadas da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro. Pela observação da evolução dos números de matrículas, por ano de escolaridade, pretende-se tornar visíveis aspectos da retenção e evasão escolar, principalmente a diminuição do número de matrículas, ao longo dos anos de escolaridade, ou séries que constituem cada etapa de ensino. Breve Contextualização Há muito se tem o entendimento da importância da democratização do acesso de alunos e da permanência dos mesmos em programas de ensino de qualidade. Essa preocupação encontra-se inscrita na Carta Constitucional de 1988, em seu artigo 206 e incisos, em que os mesmos informam 1 De certa forma, segundo Romanelli (2014, p.83), essa questão tem se resolvido pela superação da oferta insuficiente de ensino.

3 que são princípios fundamentes norteadores da educação a igualdade de condições para o acesso e permanência nas escolas, bem como a garantia de padrão de qualidade. 2 princípios esses igualmente inseridos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), principal lei estruturante do sistema educacional brasileiro 3 Aos conceitos de acesso e permanência escolar, acompanhados por indicadores como número e proporções de matrícula escolar, assim como taxas de distorção idade-série e de evasão escolar, integrou-se outro, o de sucesso escolar, como elemento fundamentalmente ligado à ideia de qualidade de ensino. Eles constituiriam os pilares fundamentais de uma gestão democrática de ensino, garantidora, em última instância, de direito à educação não limitado apenas ao desempenho escolar, mas também a uma trajetória escolar sem interrupções 4 Já caracterizado acima, o conceito de sucesso escolar embasa a meta 4 do movimento Todos pela Educação, que busca atingir, até o ano de 2022, um percentual mínimo de 95% dos brasileiros de 16 anos com Ensino Fundamental completo; e, pelo menos, 90% dos brasileiros de 19 anos com Ensino Médio completo. Essa meta foi parcialmente incorporada na meta 2 do Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei nº /14, que prevê [...] universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE [ou seja, 2023]. (BRASIL, 2014) Já a segunda parte da meta 4 do Todos pela Educação não foi incorporada pelo Plano Nacional da Educação. A meta 3 do PNE estabeleceu, além da matrícula de todos os brasileiros de 15 a 17 anos, a taxa líquida de matrícula 5 em um mínimo de 85% no Ensino Médio, sem nenhuma referência ao percentual da população concluinte. A meta 8 do PNE, por sua vez, estabeleceu o aumento da média de escolarização para 12 anos, tempo correspondente ao Ensino Médio completo, em segmentos específicos da população, mas não como um mínimo de escolarização para jovens de 19 anos (BRASIL, 2014). Uma série histórica com os valores apresentados pelos indicadores propostos na meta 4 do Todos pela Educação pode ser vista no Gráfico 01. Observa-se nele que, em 2014, 73,7% dos jovens brasileiros de 16 anos haviam concluído o Ensino Fundamental, ao passo que 56,7% dos jovens de 19 anos haviam concluído o Ensino Médio. 2 Ver CCRFB/88, art. 206, incisos I e VII. 3 Ver Lei nº 9.394/96, art. 3º, incisos I e IX. 4 Ver documento de referência da CONAE (2010, p ). Esse documento procurou encaminhar as discussões sobre elementos constitutivos de Plano Nacional de Educação, suas diretrizes e estratégias de ação, onde o sucesso escolar foi abordado. 5 A taxa líquida de matrícula em um nível ou etapa do ensino se refere à proporção de pessoas da faixa etária adequada matriculadas naquele nível ou etapa.

4 Gráfico 01 Percentuais de sucesso escolar entre jovens de 16 e 19 anos Brasil 2007 a 2014 Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Dados compilados por: Todos pela Educação < metas?task=indicador_educacao&id_indicador=22>. Acesso em: set As taxas baixas de conclusão dessas duas etapas da Educação Básica não se explicam por níveis baixos de matrícula, já que as taxas de atendimento à população em idade escolar são significativamente altas, como se pode observar no Gráfico 02. A população de 6 a 14 anos apresenta há anos uma taxa de mais de 95% de assistência à escola. Já a população de 15 a 17 anos apresenta percentuais mais baixos, mas que desde 2008 são maiores do que 80%. Isto significa que a maioria dos jovens em idade escolar encontra-se na escola.

5 Gráfico 02 Percentuais de atendimento escolar à população de 6 a 17 anos Brasil 2007 a 2014 Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Dados compilados por: Todos pela Educação < metas?task=indicador_educacao&id_indicador=9#filtros>. Acesso em: set Se as causas do fracasso escolar não estão localizadas fundamentalmente no acesso da população de 6 a 17 anos à Educação Básica, 6 elas poderiam ser encontradas nas taxas de evasão e repetência, evidenciadas no fato de que apenas 40% dos que ingressam no nível obrigatório concluem a 3ª série do Ensino médio, num prazo de aproximadamente 13,9 anos (FORGIARINI & SILVA, 2007, p. 2). A própria retenção de alunos por meio da reprovação é definida por mais de um autor como o sintoma mais visível do fracasso no ensinar e da frustração em não aprender (BOMENY, 2003, p. 7). Neste sentido, entende-se aqui que um dos maiores desafios da educação brasileira seria atingir a universalização na conclusão do ensino fundamental e não apenas no acesso (SAMPAIO, 2007, p. 3). O mesmo pode ser dito a respeito do Ensino Médio. Este trabalho parte da ideia de que isto não será alcançado sem o conhecimento continuamente aprofundado a respeito dos obstáculos à democratização da permanência na escola. 6 Este estudo, porém, não ignora a necessidade de aumentar a taxa de atendimento à população de 15 a 17 anos. Outro aspecto a ser lembrado é a necessidade de aumento do atendimento da população até os 6 anos de idade - ou seja, a ampliação da oferta da Educação Infantil, etapa da Educação Básica que não é tratada aqui.

6 Material e métodos Este estudo tem como fonte de dados os resultados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia subordinada ao Ministério da Educação. Foram acessados os microdados referentes às matrículas discentes, de modo a produzir dados sobre o número total de matrículas, bem como sua distribuição por etapas de ensino e anos de seriação. De modo a obter séries históricas, trabalhou-se com dados do Censo Escolar de 2007 a O ano inicial foi escolhido por ser o início do preenchimento dos formulários do levantamento utilizando o serviço online Educacenso. A pesquisa utilizou as modalidades seriadas do Ensino Fundamental e Médio regulares, a saber: o Ensino Fundamental de 9 anos 7, desdobrado nos anos iniciais (1º ao 5º Anos) e anos finais (6º ao 9º Anos); o Ensino Médio não profissionalizante (ainda conhecido pela designação formação geral ); o Ensino Médio integrado; e o curso Normal, de formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Procurou-se analisar o fluxo escolar por estratos, definidos por séries históricas de números anuais de matrículas, compreendendo períodos de cinco, quatro ou três anos, dependendo do número de anos de seriação mínima da etapa de ensino observada. Em cada estrato, foram consideradas, a cada ano da série histórica, as matrículas correspondentes ao respectivo ano da etapa de ensino observada 8. Sobre os números obtidos, foram calculadas as proporções do número de matrículas em relação ao ano inicial da série ou estrato. Resultados e discussão O Gráfico 03 abaixo mostra os totais de matrículas discentes nos estabelecimentos de Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2015, e sua distribuição e evolução segundo as quatro dependências administrativas: federal, estadual, municipal e privada. 7 Neste trabalho, as matrículas em estabelecimentos que ainda mantinham o Ensino Fundamental de oito anos (1ª a 8ª Séries) foram contabilizadas e somadas no ano correspondente do Ensino Fundamental de 9 anos, ou seja, matrículas da 1ª Série no 2º Ano do Ensino Fundamental, matrículas da 2ª série no 3º Ano, matrículas da 3ª Série no 4º Ano, e assim por diante. 8 Assim, por exemplo, em cada quinquênio definido para observar as matrículas dos anos iniciais, o primeiro ano do quinquênio apresentará o número de matrículas no 1º Ano do Ensino Fundamental, o segundo ano apresentará o número de matrículas do 2º Ano do Ensino Fundamental, e assim por diante.

7 Gráfico 03 Matrículas na Educação Básica por dependência administrativa Estado do Rio de Janeiro 2007 a 2015 Fonte: INEP. Microdados do Censo Escolar Observa-se, em primeiro lugar, uma relativa estabilidade do número de matrículas, seguida da redução, no último ano da série, para um total ainda menor do que o do ano inicial. Estes números podem estar refletindo os efeitos da transição demográfica sobre a demanda por educação, que impactam a necessidade da ampliação de oferta de vagas nas escolas, em razão da redução das taxas de fecundidade. Por outro lado, observa-se que as instituições privadas conheceram um contínuo crescimento do número de matrículas entre 2007 e 2014, ao passo que a rede estadual teve um declínio ininterrupto de 2007 a A partir de 2013, as escolas particulares superaram o conjunto das escolas estaduais em número de matrículas. O Gráfico 04, por sua vez, traz informações sobre a distribuição de matrículas por etapa e modalidade de ensino, demonstrando que mais da metade das matrículas encontra-se no Ensino Fundamental regular. A estas se seguem o Ensino Médio regular e a Educação Infantil. As modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são visivelmente minoritárias, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

8 Gráfico 04 Matrículas no Ensino Básico por nível e/ou modalidade de ensino Estado do Rio de Janeiro 2007 a 2015 Fonte: INEP. Microdados do Censo Escolar Constatando que a maior parte das matrículas discentes se encontra nas modalidades regulares do Ensino Básico, procedeu-se à análise do fluxo escolar nas diversas etapas desse nível de ensino. Assim, o Gráfico 05 procura apresentar o fluxo de matrículas nos nove anos do Ensino Fundamental, em um período que se estende também por nove anos, de 2007 a Gráfico 05

9 Fluxo de Matrículas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental em milhares de matrículas e percentual de incremento anual Estado do Rio de Janeiro 2007 a 2015 Fonte: INEP. Microdados do Censo Escolar Nos números do gráfico acima, estão incluídos os estudantes que, no período observado, apresentaram uma trajetória de sucesso escolar pleno - ou seja, conseguiram cursar os nove anos do Ensino Fundamental sem repetência ou evasão. No entanto, o Gráfico 03 não apresenta apenas aqueles que podem ser classificados como bem-sucedidos. O crescimento dos números de matrículas de um ano para o outro dentro desta série indicaria a persistência da retenção escolar, especialmente visível no 2º, 3º, 5º e 6º Anos do Ensino Fundamental, respectivamente nos anos de 2008, 2009, 2011 e 2012, todos apresentando incremento em relação ao ano imediatamente anterior. A Tabela 01 apresenta cinco estratos que, em cada um dos cinco quinquênios formados dentro do período observado, mostram a evolução dos números de matrículas ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a proporção de matrículas dos diversos anos de escolaridade mostradas em proporção às do 1º Ano do Ensino Fundamental no início de cada quinquênio. Tabela 01 Nota-se uma progressão nos números de cada quinquênio, com as matrículas apresentando, em geral, um pequeno crescimento ao longo dos anos de seriação em cada estrato. Como observado nos comentários feitos acima ao Gráfico 05, isto poderia ser consequência da retenção nos anos de escolaridade desta fase do Ensino Fundamental. Deste modo, alunos aprovados de uma série para a outra encontrariam já uma quantidade de alunos repetentes. No entanto, em relação a outras fases do Ensino Básico, com se verá a seguir, pode-se dizer que os números de matrículas nos anos

10 iniciais do Ensino Fundamental apresentam certa regularidade. Essa situação é comparável com a dos anos finais do Ensino Fundamental, para os quais se elaborou a Tabela 02. Tabela 02 Ao contrário dos anos iniciais, em que se vê um pequeno crescimento nos números de matrículas ao longo do curso, os números de matrículas nos anos finais do Ensino Fundamental apresentam um decréscimo constante e visível em proporção ao 6º Ano do Ensino Fundamental, em cada um dos seis estratos formados. Mantém-se, assim, certa regularidade na proporção de 67% a 72% de matrículas no 9º Ano, no fim de cada estrato, em relação ao total de matrículas no 6º Ano no início de cada quadriênio. A explicação imediata para esse decréscimo de matrículas seria a evasão escolar, que reduziria o número de alunos a cada ano de seriação. Além disso, é necessário observar que o número de matrículas nos últimos anos de cada quadriênio ainda inclui os repetentes. Em outras palavras, a proporção de estudantes que de fato conseguem completar os anos finais em quatro anos é ainda menor do que a de matrículas observadas no 8º e 9º Anos. Por outro lado, estudantes matriculados no 6º Ano podem, devido à retenção ou à evasão seguida de retorno à escola, completar o Ensino Fundamental após os quatro anos ideais. No tocante ao Ensino Médio, por sua vez, distinguem-se, na própria base de dados do Censo Escolar, três modalidades distintas. A primeira delas seria o Ensino Médio não profissionalizante, ainda conhecido como Formação Geral, cujos dados podem ser vistos na Tabela 03. Tabela 03

11 Observam-se proporções ainda menores de matrículas ao final desta etapa e modalidade de ensino do que as proporções verificadas ao final da etapa anterior, o Ensino Fundamental. O 3º Ano do Ensino Médio, ao final de cada triênio observado, apresenta uma proporção que varia de 51% a 62% do número de matrículas do 1º Ano no início do respectivo período de três anos. Mais uma vez, é necessário reparar que essa proporção inclui os estudantes retidos no 2º e 3º Anos. Como também é preciso lembrar que estudantes retidos ao longo de cada triênio podem vir a encerrar o Ensino Médio após os três anos regulamentares. A Tabela 04 apresenta as proporções de matrícula ao longo do Ensino Médio Integrado, que é a modalidade correspondente ao antigo 2º Grau profissionalizante. Tabela 04

12 Com exceção dos triênios mais recentes, que apresentam uma evolução dos números pouco melhor do que a verificada em relação ao Ensino Médio regular, os anteriores apresentam grande oscilação, com anos intermediário e final de triênio com mais matrículas do que no seu ano inicial. Tais números podem ser sinais de reprovações ou de mudanças na própria organização dos cursos, tendo em vista a necessidade de adequação à legislação mais recente que rege tal modalidade de ensino. Por sua vez, a Tabela 05 exibe as proporções de matrículas para o chamado Ensino Normal, ou Formação de Professores, uma modalidade de ensino ainda muito presente no Estado do Rio de Janeiro. Tabela 05 Nota-se, de imediato, uma diminuição na duração do curso, que passou de quatro para três anos, com uma proporção ínfima de matrículas no 4º Ano a partir de No entanto, mesmo com a redução do tempo de curso, observam-se proporções de matrículas no ano final compatíveis tanto com a modalidade regular do Ensino Médio, como com a modalidade Integrada em triênios recentes. Conclusão Este estudo procurou utilizar dados do Censo Escolar para observar aspectos do fluxo escolar ao longo dos anos de estudo que compõem os níveis, etapas e modalidades seriadas da Educação Básica. Tomando os números de matrículas discentes a cada ano de escolaridade e observando-os inseridos em estratos que procurariam representar a trajetória ideal do sucesso escolar, foi possível verificar que o número de matrículas, notadamente a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, apresenta irregularidades ao longo das séries que compõem cada fase ou

13 etapa. Assim sendo, considerando-se que o sucesso escolar está fortemente centrado na trajetória escolar, os resultados obtidos são esclarecedores e localizam, em termos globais, os gargalos da Educação Básica fluminense. Inicialmente, a percepção de que os anos finais do Ensino Fundamental constituem o primeiro obstáculo visível à permanência do aluno na escola se confirma. Percentuais de matrículas que gravitam em torno de 70%, aqui incluídos os repetentes, mostram problemas de permanência que dificultam o atingimento das metas estabelecidas. De igual maneira, os resultados encontrados nas diferentes modalidades do Ensino Médio indicam que os esforços no sentido de garantir que os alunos cursem a série adequada a sua idade também estão produzindo efeitos pouco significativos. Os resultados, no entanto, não clarificam elementos fundamentais do problema, relacionados às razões pelas quais esses gargalos se formam no fluxo escolar. Por essa razão, pode-se considerar esse estudo exploratório como ponto de partida para aprofundamento das questões abordadas nas agendas de pesquisa dos autores, especialmente na vinculação dos dados relativos ao fluxo escolar aos programas e ações governamentais voltados para o cumprimento das diretrizes e metas educacionais fixadas. Referências BOMENY, Helena. Quando os números confirmam impressões: desafios na educação brasileira. Rio de Janeiro: CPDOC, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de Disponível em: < Acesso em: set BRASIL. Documento de referência da CONAE Disponível em: < Acesso em: set BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Disponível em: < Acesso em: set BRASIL. Lei nº , de 25 de junho de Disponível em: < Acesso em: set FORGIARINI, Solange Aparecida Bianchini. SILVA, João Carlos da. Escola Pública: fracasso escolar numa perspectiva histórica Disponível em: Acesso em: set

14 INEP. Microdados para download. Página disponível em: < Acesso em: mai ROMANELLI, Otaíza. História da educação no Brasil. 40. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, SAMPAIO, Carlos E. M. Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos. Seminário de Análise dos Resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 2., 2007, Anais... TODOS PELA EDUCAÇÃO. Indicadores da educação. Página disponível em: < Acesso em: set

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira

Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira INFORMATIVO TÉCNICO Nº 2/2015 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: LINHA DE BASE E PROJEÇÕES DE METAS INTRODUÇÃO A Lei do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) estabelece

Leia mais

MEC. Censo Escolar 2015 Notas Estatísticas. Brasília-DF março de 2016

MEC. Censo Escolar 2015 Notas Estatísticas. Brasília-DF março de 2016 MEC Censo Escolar 215 Notas Estatísticas Brasília-DF março de 216 MEC Agenda O desafio da universalização Educação infantil Creche e Pré-escola Ensino fundamental Anos iniciais e anos finais Ensino médio

Leia mais

CENSO ESCOLAR 2016 Notas Estatísticas. Brasília-DF Fevereiro de 2017

CENSO ESCOLAR 2016 Notas Estatísticas. Brasília-DF Fevereiro de 2017 CENSO ESCOLAR 216 Notas Estatísticas Brasília-DF Fevereiro de 217 O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de igualdade de condições para o acesso

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação daeducação PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2014-2024) Prof. StephanieGurgel - Plano Nacional de Educação - CF/88 -LDB - Os planos estaduais, distrital e municipais

Leia mais

Os Desafios do Plano Nacional de Educação

Os Desafios do Plano Nacional de Educação Os Desafios do Plano Nacional de Educação Brasília-DF 2004 Os Desafios do Plano Nacional de Educação 1 COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS Carlos Eduardo Moreno Sampaio COORDENAÇÃO

Leia mais

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal

O Plano Nacional de Educação. Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal O Plano Nacional de Educação Maria Alice Setubal, educadora e presidente dos conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal Plano Nacional de Educação Diretrizes Superação das desigualdades educacionais

Leia mais

O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR

O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR O ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR E A PRÁXIS DO GESTOR Gisele do Rocio Cordeiro Luis Fernando Lopes RESUMO A pesquisa tem o intuito de contribuir com a discussão sobre o papel do

Leia mais

Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA?

Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA? Como enfrentar os desafios da heterogeneidade faixa etária e inclusão na EJA? Quem são os sujeitos dessa modalidade? Sujeitos da EJA: diversidade como marca Os alunos da EJA constituem-se como sujeitos

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 6)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 6) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 6) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

Indicadores confeccionados com dados do IBGE

Indicadores confeccionados com dados do IBGE Indicadores confeccionados com dados do IBGE IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pesquisas domiciliares Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Censo Demográfico Taxa

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC)

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) Até 2022, 95% ou mais dos jovens brasileiros de 16 anos deverão ter completado o Ensino Fundamental e 90% ou mais dos jovens de 19 anos deverão ter completado o Ensino Médio. Em 2018, os indicadores de

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 2. Programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola implementado

RESULTADO SISTÊMICO 2. Programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola implementado Guia de Dicas de Políticas Públicas 35 RESULTADO SISTÊMICO 2 Programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola implementado No Brasil, mais de 2,8 milhões de crianças

Leia mais

Planos Municipais de Educação ORIENTAÇÕES TÉCNICAS. Rede de Apoio Técnico MEC/SEE/UNDIME-SP São Paulo, 09 de outubro de 2014

Planos Municipais de Educação ORIENTAÇÕES TÉCNICAS. Rede de Apoio Técnico MEC/SEE/UNDIME-SP São Paulo, 09 de outubro de 2014 Planos Municipais de Educação ORIENTAÇÕES TÉCNICAS Rede de Apoio Técnico MEC/SEE/UNDIME-SP São Paulo, 09 de outubro de 2014 Tendo em vista o grande desafio nacional: construir planos subnacionais consonantes

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM Gabinete do Prefeito

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado do Rio de Janeiro PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIMIRIM Gabinete do Prefeito LEI Nº 931, de 03 de janeiro de 2017. Ementa: Dispõe sobre as alterações no Plano Municipal de Educação PME - Lei Nº 859/2015 e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Guapimirim,, no uso das suas

Leia mais

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB

EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EXPANSÃO DO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB Dr. Joedson Brito dos Santos 1 Universidade Federal do Tocantins Apresentação e justificativa

Leia mais

Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar

Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar Indicadores de Rendimento Escolar e Fluxo Escolar Taxas de Rendimento: movimentação durante o ano escolar Taxa de Aprovação: É a proporção de alunos da matrícula total na série k, no ano t, que são aprovados.

Leia mais

TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO

TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO GT18 Educação de Pessoas Jovens e Adultas Pôster 124 TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO Marcelo André de Souza - UFF Resumo Esta pesquisa visa refletir sobre

Leia mais

UMA ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE MATRÍCULAS E DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM RELAÇÃO À META PREVISTA PELO PNE 1

UMA ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE MATRÍCULAS E DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM RELAÇÃO À META PREVISTA PELO PNE 1 UMA ANÁLISE DA PROPORÇÃO DE MATRÍCULAS E DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM RELAÇÃO À META PREVISTA PELO PNE 1 Alessandra Biscaia de Andrade Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Paraná - UFPR Jaqueline

Leia mais

NOTA TÉCNICA INSTÂNCIAS, ATRIBUIÇÕES E PRAZOS INTERMEDIÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS E ESTRATÉGIAS

NOTA TÉCNICA INSTÂNCIAS, ATRIBUIÇÕES E PRAZOS INTERMEDIÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS E ESTRATÉGIAS NOTA TÉCNICA INSTÂNCIAS, ATRIBUIÇÕES E PRAZOS INTERMEDIÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DAS METAS E ESTRATÉGIAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO LEI 13.005/2014 PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/RS LEI 14.05/2015 PLANO MUNICIPAL

Leia mais

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO I. BASE LEGAL Lei nº 10.382 aprova o Plano Estadual de Educação do Espírito Santo PEE/ES 2015-2025. Art. 5º - A eecução do PEE/ES e o alcance

Leia mais

ENSINO MÉDIO DICIONÁRIO

ENSINO MÉDIO DICIONÁRIO ENSINO MÉDIO Etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, o ensino médio é um período controvertido na trajetória escolar dos brasileiros. Suas finalidades, definidas pela Lei de Diretrizes

Leia mais

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação ISSN 2317-2118 1943 1981 RONDÔNIA Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SEÇÃO 1 Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SAEB: Compromisso com a promoção, melhoria da qualidade da Educação Básica e promoção da equidade Em uma escola pública...

Leia mais

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVASÃO ESCOLAR, FREQUÊNCIA, APROVAÇÃO E DEFASAGEM IDADE-SÉRIE DOS ALUNOS DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO/MG

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVASÃO ESCOLAR, FREQUÊNCIA, APROVAÇÃO E DEFASAGEM IDADE-SÉRIE DOS ALUNOS DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO/MG IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVASÃO ESCOLAR, FREQUÊNCIA, APROVAÇÃO E DEFASAGEM IDADE-SÉRIE DOS ALUNOS DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO/MG Leonardo R. de PAIVA 1 ; José Pereira da SILVA Jr 2 ; Katia

Leia mais

Números revelam avanços e desafios

Números revelam avanços e desafios dados e indicadores Números revelam avanços e desafios Mais de 70% dos municípios brasileiros conseguiram alcançar ou superar as metas estabelecidas pelo Inep/MEC no último biênio. Essa evolução teve reflexos

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

Panorama do Mercado de Trabalho. Centro de Políticas Públicas do Insper

Panorama do Mercado de Trabalho. Centro de Políticas Públicas do Insper Panorama do Mercado de Trabalho Centro de Políticas Públicas do Insper Março de 2017 Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho e difundir informações

Leia mais

construindo uma agenda

construindo uma agenda Regime de colaboração: construindo uma agenda . Regime de colaboração. Sistema nacional de educação. Responsabilidade da gestão pública educacional. Esforço coordenado e planejado. Atuação propositiva

Leia mais

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação

O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação SEMINÁRIO CNTE O Plano Nacional de Educação PL. 8035/2010 Perspectivas, Desafios e Emendas dos/as Trabalhadores/as em Educação Secretário Carlos Abicalil EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 59, DE 11 DE NOVEMBRO

Leia mais

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO. Prof. Reginaldo Pinheiro

LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO. Prof. Reginaldo Pinheiro Reginaldo Pinheiro Graduado em Filosofia e Direito, professor de História e Filosofia, mestrando em Educação e Especialista em Direito e Processo Administrativo. LEGISLAÇÃO BÁSICA DA EDUCAÇÃO Prof. Reginaldo

Leia mais

ISSN SISPAE 2013 SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CADERNO DE GESTÃO

ISSN SISPAE 2013 SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CADERNO DE GESTÃO ISSN 2316-7610 ISSN 2358-0283 SISPAE 2013 SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CADERNO DE GESTÃO GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ SIMÃO ROBISON OLIVEIRA JATENE VICE-GOVERNADOR HELENILSON CUNHA PONTES

Leia mais

As Ações Afirmativas como Políticas Públicas de Inclusão Social no. Profa. Dra. Berenice Quinzani Jordão UEL BRASIL.

As Ações Afirmativas como Políticas Públicas de Inclusão Social no. Profa. Dra. Berenice Quinzani Jordão UEL BRASIL. As Ações Afirmativas como Políticas Públicas de Inclusão Social no Profa. Dra. Berenice Quinzani Jordão UEL BRASIL Ensino Superior Perfil do Ensino Superior Brasileiro Matrículas em Instituições Públicas

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE: DESAFIOS DE UM CONJUNTO DE MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE

INDICADORES DE QUALIDADE: DESAFIOS DE UM CONJUNTO DE MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE INDICADORES DE QUALIDADE: DESAFIOS DE UM CONJUNTO DE MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE Camila Regina Rostirola - Instituição Resumo: O estudo insere-se no campo das políticas públicas em educação

Leia mais

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016 Notas Estatísticas

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016 Notas Estatísticas CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2016 Notas Estatísticas Brasília-DF Fevereiro de 2017 1 O Censo Escolar O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação DIRETORIA DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Junho de 2013 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI Panorama da

Leia mais

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior

Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Seminário ABMES Censo 2014 x realidade 2015 tendências e rumos para o ensino superior Censo da Educação Superior: Estratégias e Resultados Carlos Eduardo Moreno Sampaio Diretor de Estatísticas Educacionais

Leia mais

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP

Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Ideb 2015 na cidade de Campinas-SP Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015 na cidade de Campinas-SP sumário sumário sumário sumário Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília 12 de setembro 2016 Um pouco sobre Campinas

Leia mais

Diagnóstico da Educação Básica no Ceará Secretaria de Estado da Educação

Diagnóstico da Educação Básica no Ceará Secretaria de Estado da Educação Diagnóstico da Educação Básica no Ceará Secretaria de Estado da Educação Armando Simões Secretário Adjunto Fortaleza, 09 de Junho de 2015 Plano Nacional de Educação O Plano Nacional de Educação, aprovado

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NOME DO CANDIDATO: INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS NOME DO CANDIDATO: INSTRUÇÕES AOS CANDIDATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 Cep 88040-900 Florianópolis SC Brasil Fones: (048) 3721-6525, 331-6649 Fax (048) 3721-6649 MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA

MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA Rachel Azevedo Maia (1); Edvaldo de Souza Silva (2); Maria Betania Hermenegildo dos Santos (3); Dayse das Neves Moreira (4). Universidade Federal

Leia mais

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador)

Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Migração Intrametropolitana: um estudo comparativo entre as Regiões Metropolitanas do Nordeste (Fortaleza, Recife e Salvador) Palavras-chave: Migração; Intrametropolitana; Região Metropolitana de Fortaleza;

Leia mais

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013 00211 A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NO PERÍODO DE 2007 A 2013 Resumo: Marileide Gonçalves França Rosângela Gavioli Prieto (Orientadora) Universidade de São Paulo A última década tem se

Leia mais

RS Texto de Referência 6. Situação da Educação no RS 1

RS Texto de Referência 6. Situação da Educação no RS 1 RS 2030 - Texto de Referência 6 Situação da Educação no RS 1 Um dos aspectos mais importantes, em termos de educação, é a taxa de alfabetização. No caso do Rio Grande do Sul, a taxa de alfabetização da

Leia mais

Panorama Educacional Brasileiro

Panorama Educacional Brasileiro Brasileiro Centro de Políticas Públicas do Insper Outubro de 2014 Apresentação A educação é uma questão fundamental no cotidiano brasileiro, pois é a partir de uma boa base educacional que um país se desenvolve

Leia mais

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil

Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Desafios e experiências bem-sucedidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental Seminário Internacional Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Carlos Eduardo Moreno Sampaio Brasília-DF

Leia mais

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN ( ) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN ( ) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias RESUMO PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DO RN (2015-2025) E O REGIME DE COLABORAÇÃO: Metas e Estratégias Rute Regis de Oliveira da Silva 1 Este estudo visa analisar metas e estratégias relacionadas a Educação

Leia mais

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 PROPOSTAS DE EMENDAS AO PL 8.035/2010 PNE 2011/2020 A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros, tem como finalidade

Leia mais

MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO REGULAR: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES

MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO REGULAR: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES MATRÍCULAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO REGULAR: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES Juliana de Almeida Silva 1 ; Juliana Vechetti Mantovani Cavalante 2 1 Centro de Ciências da Saúde, Departamento de

Leia mais

ISSN SAEPI 2013 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ CADERNO DE GESTÃO

ISSN SAEPI 2013 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ CADERNO DE GESTÃO ISSN 2238-0574 SAEPI 2013 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ CADERNO DE GESTÃO ANTONIO JOSÉ DE MORAES SOUSA FILHO GOVERNADOR DO ESTADO DO PIAUÍ ALANO DOURADO MENESES SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

ETAPAS DE ENSINO DICIONÁRIO

ETAPAS DE ENSINO DICIONÁRIO ETAPAS DE ENSINO Subníveis verticais hierárquicos e interdependentes que compõem a educação escolar básica no Brasil. As etapas de ensino que constituem a educação básica são a educação infantil, o ensino

Leia mais

01. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUADRA - SP

01. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUADRA - SP 01. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE QUADRA - SP A sistemática pedagógica e de ensino da Rede Municipal de Educação de Quadra encontra-se estruturada, respeitando-se as diretrizes do

Leia mais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO. Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO Maria Margarida Machado FE/UFG Fórum Goiano de EJA Construção histórica do pne2001-2010 Debate intenso da sociedade civil (CONED) Apresentação

Leia mais

JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL CAPÍTULO 4 JUVENTUDE E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL Ana Maria Nogales Vasconcelos 1 1 INTRODUÇÃO A partir da metade do século XX a população brasileira sofreu grandes transformações, marcadas pela transição

Leia mais

Panorama do Mercado de Trabalho Brasileiro

Panorama do Mercado de Trabalho Brasileiro Brasileiro Centro de Políticas Públicas do Insper Março de 2014 Panorama Educacional Apresentação Com o objetivo de ampliar o debate sobre a economia brasileira e o mercado de trabalho e difundir informações

Leia mais

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e

O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS e 1 O PROCESSO DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUNS DADOS - 2001 e 2012. 1 Formação e Gestão em Processos Educativos Fernanda Zanette de Oliveira Introdução No ano de 2001 (BRASIL, 2001), o

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância do direito à educação em qualquer idade. Natália Osvald Müller

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância do direito à educação em qualquer idade. Natália Osvald Müller EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a importância do direito à educação em qualquer idade Natália Osvald Müller nataliaomuller@hotmail.com PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Direito à Educação.

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Meta 8. Elevar a escolaridade média da população de 18 (dezoito) anos ou mais, de modo a alcançar, no mínimo, 12 (doze) anos de estudo no último

Leia mais

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada

Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Guia de Dicas de Políticas Públicas 93 RESULTADO SISTÊMICO 8 Estratégia para redução da distorção idade-série implementada Um dos indicadores mais importantes para a garantia do direito à educação de crianças

Leia mais

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem.

É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. É um projeto da sociedade, uma Política Pública de Qualidade (PPQ), focada na escola, na promoção e no acompanhamento do ensino e da aprendizagem. Está pautada no compromisso, no diálogo, no planejamento

Leia mais

Panorama Educacional Brasileiro

Panorama Educacional Brasileiro Brasileiro Centro de Políticas Públicas do Insper Março de 2014 Apresentação A educação é uma questão fundamental no cotidiano brasileiro, pois é a partir de uma boa base educacional que um país se desenvolve

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DO PROEJA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO

ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DO PROEJA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DO PROEJA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS SALGUEIRO Camila Macêdo Medeiros(1); Eduardo da Cruz Teixeira (2); (1.Instituto Federal da Paraíba, Campus Monteiro, 2. Instituto Federal

Leia mais

Página 1 de 7 Destaques do Governo Parati - RJ Este conjunto de tabelas traz informações sobre população, Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Desenvolvimento

Leia mais

Indicadores sócio-educacionais Compilado por Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (atualizado em 2011)

Indicadores sócio-educacionais Compilado por Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (atualizado em 2011) DESIGUALDADE Indicadores sócio-educacionais Compilado por Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (atualizado em 2011) O Brasil não é um país pobre, mas um país injusto e desigual, com muitos pobres (Barros,

Leia mais

CIRANDA DA EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE

CIRANDA DA EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE CIRANDA DA EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE - 2016 CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONQUISTA D OESTE TEMA PRINCIPAL PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS VIDEO ABERTURA ANTONIO NÓVOA NIVEIS DA GRATIDÃO

Leia mais

Situação e tendências da educação

Situação e tendências da educação 213 Educação Paulo Roberto Corbucci Situação e tendências da educação em países latino-americanos selecionados 2000/2010 Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. 215 Situação e tendências da educação

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( ) E A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO BRASIL E RN NO MONITORAMENTO DA META 9

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( ) E A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO BRASIL E RN NO MONITORAMENTO DA META 9 PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) E A INCLUSÃO DA TERCEIRA IDADE: UM OLHAR SOBRE OS DADOS DO BRASIL E RN NO MONITORAMENTO DA META 9 Djeane Kelly Souza Santos 1 ; Djanine Flávia Souza Santos 2 ; Drª

Leia mais

Andrea Polena INTRODUÇÃO

Andrea Polena INTRODUÇÃO AS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ (2010-2014), E OS DESAFIOS PARA CUMPRIMENTO DAS METAS, RELATIVAS À OFERTA, DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PNE (2014-2024) Andrea Polena Resumo Este artigo pretende

Leia mais

O que aconteceu com as escolas de Excelência com Equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2011?

O que aconteceu com as escolas de Excelência com Equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em 2011? Anos Iniciais do Ensino Fundamental O que aconteceu com as escolas de Excelência com Equidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em? O que aconteceu com as escolas de Excelência com Equidade nos Anos

Leia mais

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Notas Estatísticas 2017 Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED) Sumário Introdução... 3 1 A Rede de Educação Superior Brasileira... 4 2 Vagas e Ingressantes... 8 3 Matrículas...

Leia mais

MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE ALTANEIRA-CE

MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE ALTANEIRA-CE MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR DOS ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II DE ALTANEIRA-CE Wellton Cardoso Pereira¹; Francisco Adeilton da Silva²; Samya de Oliveira Lima³; Rômulo Tonyathy da Silva

Leia mais

A POLÍTICA DO FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1

A POLÍTICA DO FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 A POLÍTICA DO FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Fábia Pereira de Medeiros Lira 2 Marecilda Bezerra de Araújo 3 RESUMO O presente trabalho propõe apresentar uma breve discussão acerca da política de

Leia mais

A política de ofer ta educacional no Estado do Paraná ( )

A política de ofer ta educacional no Estado do Paraná ( ) 1 A política de ofer ta educacional no Estado do Paraná (2001 2006) SOUZA, Ângelo R.. 1 UFPR angelo@ufpr.br DAMASO, Alexandra F. UFPR alexandra_damaso@yahoo.com.br FREIRE, Luiza N. UFPR profelufreire@yahoo.com.br

Leia mais

IMPACTO DO BOLSA FAMÍLIA NA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SERRANIA.

IMPACTO DO BOLSA FAMÍLIA NA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SERRANIA. IMPACTO DO BOLSA FAMÍLIA NA REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SERRANIA. Thayná Brandão Q. FABRIS 1 ; José Pereira S. JÚNIOR 2 ; Katia A. CAMPOS 3 RESUMO Este artigo apresenta um estudo sobre a influência

Leia mais

25/09/2017 SETOR DE EDUCAÇÃO UNESCO

25/09/2017 SETOR DE EDUCAÇÃO UNESCO 25/09/2017 Ensino Médio_Panorama e Experiências Internacionais Educação básica no Brasil: limites e possibilidades dos ensinos infantil e médio - Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas - RJ SETOR DE

Leia mais

DETERMINANTES DA EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PERFIL E DESEMPENHO DE TRABALHADORES-ESTUDANTES

DETERMINANTES DA EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PERFIL E DESEMPENHO DE TRABALHADORES-ESTUDANTES DETERMINANTES DA EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PERFIL E DESEMPENHO DE TRABALHADORES-ESTUDANTES Alberto Batinga Pinheiro O presente plano de trabalho trata da problemática do trabalhador-estudante compreendida

Leia mais

SUMÁRIO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA-MG

SUMÁRIO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA-MG SUMÁRIO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA-MG ANEXO I METAS E ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL... 1 ANEXO II METAS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL... 3 ANEXO III METAS E ESTRATÉGIAS DO

Leia mais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais

Roteiro para consulta aos indicadores educacionais Universidade Federal De Minas Gerais Faculdade De Educação Departamento De Ciências Aplicadas À Educação (Decae) Formação Complementar: Administração de Sistemas e Instituições Educacionais Disciplina:

Leia mais

Panorama Educacional Brasileiro

Panorama Educacional Brasileiro Brasileiro Centro de Políticas Públicas do Insper Janeiro de 2017 Apresentação A educação é uma questão fundamental no cotidiano brasileiro, pois é a partir de uma boa base educacional que um país se desenvolve

Leia mais

Nota Técnica 01/2009

Nota Técnica 01/2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS Nota Técnica 01/2009 Assunto: Metodologia para definição do quantitativo

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS 001/2017 ESCOLA META

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS 001/2017 ESCOLA META EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS 001/2017 ESCOLA META Processo Especial de Seleção de Alunos Candidatos à Obtenção de Bolsa de Estudos de 50% (cinquenta por cento) do valor das Mensalidades para o Preenchimento

Leia mais

1. O principal avanço é a incorporação do CAQi, com transição para o CAQ

1. O principal avanço é a incorporação do CAQi, com transição para o CAQ Pioneira na elaboração e divulgação de 101 emendas ao PL 8035/2010, em fevereiro de 2011, a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação ansiava pela apresentação do relatório substitutivo do deputado

Leia mais

S E T E M B R O D E N º 0 7. de São Luís. SEPLAN

S E T E M B R O D E N º 0 7. de São Luís. SEPLAN S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 7 RESUMO: IDEB 2015 das escolas da rede municipal de São Luís. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO SEPLAN PREFEITURA

Leia mais

Ruben Klein Fundação Cesgranrio

Ruben Klein Fundação Cesgranrio Ruben Klein Fundação Cesgranrio International Seminar Population Estimates and Projections: Methodologies, Innovations and Estimation of Target Population Applied to Public Policies Session: Demands, advances

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DO ENTORNO 1º Encontro em Planaltina Maria Emilia de C.Rodrigues

FÓRUM REGIONAL DO ENTORNO 1º Encontro em Planaltina Maria Emilia de C.Rodrigues FÓRUM REGIONAL DO ENTORNO 1º Encontro em Planaltina Maria Emilia de C.Rodrigues me.castrorodrigues@gmail.com TEMA: Educação de Jovens e Adultos-EJA: o que a lei garante? Educação como direito dos estudantes

Leia mais

Política pública de Educação

Política pública de Educação Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO direito à educação Política Nacional de Educação Concepção ampla de Educação níveis e modalidades do ensino

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS - REUNI APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS - REUNI APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O Dec. 6.096/2007 busca cumprir o Plano Nacional de Educação (Lei 10.172/2001) que estabelece a oferta de Ensino Superior para, pelo menos, 30 % dos jovens na faixa de 18 a 24 anos. Preconiza

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências.

LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. LEI MUNICIPAL Nº806/2015, 19 de junho de 2015. APROVA o Plano Municipal de Educação e dá outras providências. GODOFREDO CLAUDIO WERKHAUSEN, Prefeito Municipal de Novo Xingu RS FAÇO SABER, no uso das atribuições

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais

POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR EM MATO GROSSO DO SUL Cleudimara Sanches Sartori Silva UCDB

POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR EM MATO GROSSO DO SUL Cleudimara Sanches Sartori Silva UCDB POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA INCLUIR EM MATO GROSSO DO SUL Cleudimara Sanches Sartori Silva UCDB Introdução Este texto tem o propósito de apresentar os

Leia mais

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG

IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EVOLUÇÃO ESCOLAR DOS ALUNOS NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG Marcelo A. MOREIRA 1 ; José Pereira da SILVA Jr 2 ; Katia A. CAMPOS 3. RESUMO O presente artigo analisa os impactos

Leia mais

ILMO. SR. PROMOTOR DE JUSTIÇA CÍVEL DA COMARCA DE SANTOS DR. CLEVER RODOLFO CARVALHO VASCONCELOS

ILMO. SR. PROMOTOR DE JUSTIÇA CÍVEL DA COMARCA DE SANTOS DR. CLEVER RODOLFO CARVALHO VASCONCELOS ILMO. SR. PROMOTOR DE JUSTIÇA CÍVEL DA COMARCA DE SANTOS DR. CLEVER RODOLFO CARVALHO VASCONCELOS Ref.: Manifestação em Inquérito Civil Público nº 14.0426.0000332/10-7 MP- PJCS - DCC O FÓRUM ESTADUAL DE

Leia mais

Sinopse Estatística sobre o Professor Censo Escolar 2007

Sinopse Estatística sobre o Professor Censo Escolar 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Sinopse Estatística sobre o Professor Censo Escolar 2007 Brasília, abril

Leia mais

SAEMI2015 Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca

SAEMI2015 Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca ISSN 2318-7263 SAEMI2015 Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca CADERNO DE GESTÃO prefeito do Ipojuca Carlos José de Santana vice-prefeito do Ipojuca Pedro José Mendes Filho chefia de GaBINete

Leia mais

PNE: Metas do PNE: Meta 16. Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores

PNE: Metas do PNE: Meta 16. Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores Dados Estatísticos: Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental o déficit de professores

Leia mais

DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010

DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010 DOCUMENTO PARA AS PRÉ-CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE RIO CLARO: BASE PARA A CONAE / 2010 Construindo o Sistema Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º NOTAS TECNICAS S E T E M B R O D E 2 0 1 4 N º 0 6 RESUMO: IDEB 2013 das escolas da rede municipal de São Luís. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO EDUARD O CELESTIN O CORDEIRO SEPLAN PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais