(Pausa) Tudo sem descuidar da enorme capacidade técnica de alguém que devotou sua vida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(Pausa) Tudo sem descuidar da enorme capacidade técnica de alguém que devotou sua vida"

Transcrição

1 No maravilhoso cancioneiro brasileiro, há muitas obras insuperáveis. Uma delas, que sempre que ouço me emociona muito, é a canção cidadão com letra e música de Lúcio Barbosa e imortalizada na voz de Zé Ramalho, que começa assim: Tá vendo aquele edifício moço // Ajudei a levantar //Foi um tempo de aflição //Eram quatro condução //Duas prá ir, duas prá voltar //Hoje depois dele pronto //Olho prá cima e fico tonto // Mas me vem um cidadão // E me diz desconfiado // "Tu tá aí admirado? // Ou tá querendo roubar?" // Meu domingo tá perdido // Vou prá casa entristecido// Dá vontade de beber // E prá aumentar meu tédio // Eu nem posso olhar pro prédio // Que eu ajudei a fazer... A canção é belíssima, e por falar em cidadania, em construção, ou até mesmo cidadania em construção; em justiça social, em retribuição, em sonho e em realização; é que ela me ajudará a tecer minha exposição na data de hoje. Retornaremos a este assunto mais adiante. Excelentíssimo Conselheiro Ulices Andrade, Excelentíssimas Autoridades, Senhoras e Senhores, a saudação do Ministério Público Especial ao novel integrante do Conselho já é algo tradicional, que se repete ao longo da história, como ocorreu aqui neste mesmo Tribunal, cerca de um ano e meio atrás, na cerimônia de posse do Eminente Conselheiro Clóvis Barbosa, na qual tive a honra de saudá-lo. E no meu entendimento, esta saudação do Ministério Público de Contas, não é algo simplesmente protocolar, pois se reveste de três papéis primordiais: o primeiro é fazer uma apresentação do Conselheiro empossando, mostrando ao Tribunal (e à sociedade) o seu currículo, sua experiência e seus méritos que delinearam sua trajetória até a posse no honroso cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O segundo momento, igualmente relevante, é fazer, digamos, o contrário, é apresentar o Sodalício ao novo Conselheiro; mas não uma apresentação formal, da letra fria da legislação, pois isto já é do amplo conhecimento de todos. Mas sim colocá-lo a par das discussões, dos sentimentos, das idéias que norteiam o presente momento histórico neste Tribunal. Por fim, em um terceiro momento, como atual Procurador-Geral do parquet especial, é tentar espelhar ao novel Conselheiro, o que este Ministério Público espera da atuação de Sua Excelência. Comecemos, pois, o trabalho, fazendo a apresentação do vasto e ilustrado currículo de Dr. Ulices, que, por impossibilidade material, não retratarei integralmente, mas sim farei um resumo, expondo as mais importantes passagens de sua vida pública e acadêmica.vejamos.

2 O Conselheiro Ulices Andrade é Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe FANESE (turma de 2003). Em 2006, Obteve o título de Pós-Graduação lato sensu com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas FGV. Exerceu diversas vezes o cargo de Secretário de Estado, como na Secretaria de Estado da Administração no biênio 93-94; de Secretário Especial de Desenvolvimento Regional em 1995; e Secretário especial do Desenvolvimento Regional e Metropolitano nos anos de 1995 e Foi Deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, nas legislaturas ; ; ; ; e 2007 até agora; com intensa atividade parlamentar, e participação em comissões temáticas, onde destaco as Comissões de Orçamento e de Justiça, das quais foi presidente. Pontificou sua carreira, eleito pelos seus pares, como Presidente da Assembléia Legislativa, ocupando tal cargo desde o início da atual legislatura; e, nessa condição, chegou a exercer, interinamente, o cargo de Governador do Estado de Sergipe, no período de 09 a 16 de janeiro de Ou seja, cumpriu uma trajetória consistente e vitoriosa, no Executivo e no Legislativo, o que lhe rendeu um grande número de homenagens e distinções honoríficas, oriundas das mais diversas e importantes instituições, tais como: a Ordem do Mérito Parlamentar; o Colar do Mérito Judiciário e a Ordem do Mérito Serigy, no grau de grande Oficial; como ainda, cito porque entendo importante, já que criança e adolescente são prioridade constitucionais, para o Estado e para a Sociedade, o Diploma de Amigo da Criança, concedido pela Fundação Renascer de Sergipe, no ano de Ou seja, um homem com uma vida pública ímpar, com larga e categorizada experiência, que pode trazer muito desta dilargada experiência à Corte de Contas sergipana. Isto sem falar que sua indicação, Dr. Ulices, mais uma vez traz a marca do consenso: Vossa Excelência traz consigo não só a chancela de uma vida pública mais do que profícua, mas também o aval de todo nosso parlamento, o que, convenhamos, é um cartão de visita admirável para o exercício da nova função que ora se inicia. (pausa) Assim, expostos os inegáveis méritos de Dr. Ulices Andrade para o cargo de Conselheiro, é hora de, como prometido, falar um pouco a Dr. Ulices do momento histórico por que passa o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Com efeito, Excelentíssimas Autoridades, minhas senhoras meus senhores, vive o TCE um momento de grande ebulição, que anuncia, ouso dizer profundas transformações. Vejamos.

3 Realmente, não é necessário recordar os problemas que houve neste Corte em seu passado recente. O período de desconfiança por parte da Sociedade, que foi superado graças ao esforço e determinação de todos que compuseram este Sodalício, sob as direções seguras, em cada período de gestão, dos Presidentes Heráclito Rollemberg e Reinaldo Moura Ferreira. E, como sempre, da adversidade surgiu a oportunidade; e a resolução dos problemas internos adveio de duas posturas essenciais que têm norteado esta Corte desde então: a primeira, a do faça-se o que tem que ser feito se uma situação está errada, deve ser corrigida; se se cometeu uma falta, realize-se o procedimento pertinente e, cumpra-se a lei quanto às conseqüências do ato. E a segunda, do incremento com o diálogo com a Sociedade, o que gera, sem sombra dúvidas, um círculo virtuoso, na medida em que o Tribunal expõe seu trabalho, ganha credibilidade, e a Sociedade se aproxima, apóia, fornece informações; que o Tribunal utiliza, aprimorando seu trabalho. Porém, Conselheiro Ulices Andrade, se grandes problemas foram ultrapassados, outros desafios se demonstram; desafios que merecem a atenção deste Tribunal, e de Vossa Excelência que ora chega para reforçar esta luta. O primeiro deles, e aquele que vejo de modo mais urgente, é o problema do equacionamento da questão de pessoal desta Corte; seja com a modernização e padronização de sua estrutura de cargos comissionados e de funções de confiança; seja por uma maior valorização do pessoal efetivo, implementando-se um plano de cargos e salários; seja pela necessidade premente da realização de concurso público; tudo isto sem olvidar as disposições da Lei de responsabilidade Fiscal, já que o limite com que trabalhamos é exíguo, e demanda ainda preocupações neste sentido. Além de outros aspectos, que também estão maduros na necessidade, tais como: a implantação de um controle gerencial dos prazos de tramitação de processos, para que haja uma maior celeridade no andamento dos feitos; a premência da implantação do processo eletrônico; como ainda, e talvez o mais importante, o redesenho da fórmula de atuar das Coordenadorias de Inspeção, fazendo-se a migração do critério geográfico de competências, para um critério de especialização. Isto porque, é praticamente assente, que devam ser criadas Coordenadorias de Inspeção especializadas nas áreas de Pessoal, Engenharia, Educação e Saúde. Pessoal, porque esta é a maior despesa do orçamento público. Engenharia, porque são nesta área os maiores gastos licitáveis. Educação e Saúde, pela complexidade das fontes de financiamento, e pela óbvia importância para que se assegure vida, futuro e oportunidades a todos os cidadãos sergipanos.

4 Porém, Eminente Conselheiro, deve ser realçado que nem tudo está no porvir; muitos e importantes passos já foram dados por nossa Corte, e somente à guisa de exemplificação, direi alguns: Primeiro, a consolidação da Auditoria Operacional como ferramenta diagnóstico da gestão, e de fomento à excelência no Serviço Público. Onde em moldes rápidos podemos citar Auditorias de cunho Operacional em três áreas de grande relevância no Serviço Público sergipano, tais como as Auditorias efetivadas na Secretaria de Estado da Educação, quanto ao Programa de Formação de Professores; no Corpo de Bombeiros quanto à sua infraestrutura disponível para o combate a sinistros; e na Fundação Hospitalar de Saúde, quanto às condições de atendimento do HUSE. Em todos os casos, foram coletadas informações relevantes, que serviram de substrato concreto para a melhoria dos serviços prestados à população, vislumbrandose ganhos efetivos à sociedade nas três áreas auditadas. Segundo, estamos em plena realização de um Planejamento Estratégico para o Tribunal de Contas; planejamento que denotará o rumo e o método para que este Sodalício possa estar cada vez mais afinado com a Sociedade. Terceiro, que esta Corte também já iniciou os Estudos para a implantação, no âmbito deste Tribunal, do Termo de Ajustamento de Gestão ou de Conduta, instrumento atualmente utilizado com brilhantismo pelos Ministérios Públicos estadual, federal e do Trabalho, e que certamente servirá, junto com o instrumento da audiência pública, para resolver no nascedouro e do modo imediato muitas situações que, na forma tradicional, demoram algum tempo para serem finalizadas. (Pausa) Feito este registro, Dr. Ulices, passemos à terceira fase desta oração, que é exatamente o que o Ministério Público Especial espera de Vossa Excelência. Ora, espera este parquet especial que Vossa Excelência espelhe neste Tribunal todo o sucesso de sua vida pública, o seu compromisso inarredável com a causa pública e com os cidadãos. É certo que a responsabilidade é grande, notadamente porque Vossa Excelência substituirá o Excelentíssimo Conselheiro Antonio Manoel de Carvalho Dantas, ao qual, desde já rendo todas minhas homenagens. Realmente, Dr. Antonio deixa saudades neste Sodalício, principalmente por sua capacidade de aglutinação e articulação; sempre com uma palavra amiga, uma intervenção afável, um gesto de pacificação. Tudo sem descuidar da enorme capacidade técnica de alguém que devotou sua vida

5 ao serviço público; um servidor de carreira que alçado ao cargo de Conselheiro muito contribuiu para a modernização deste Tribunal. Um nome que fica na história por seu exemplo, por sua lhaneza, por seu caráter, pelo seu legado, reconhecido diuturnamente na sociedade sergipana. Não só pelo passado, mas também pelo futuro, pois o conselheiro Antonio Manoel ainda tem muito a dar a este Tribunal e a toda a sociedade. Sua Excelência deixa saudades antecipadas do nosso convívio diário; saudade que espero possa ser rapidamente satisfeita por sua presença, que desejo constante nesta e sempre sua casa. (pausa) Porém, Conselheiro Ulices Andrade, como se não bastasse a responsabilidade de Vossa Excelência em substituir o Conselheiro Antonio Manoel. Não bastasse o seu compromisso com seu parâmetro pessoal de sucesso e excelência, além de todas as contribuições já de antemão reconhecidas que Vossa Excelência certamente trará à causa do controle, duas contribuições, em especial, eu tenho certeza que se concretizarão. A primeira, é a do fomento, ou do aperfeiçoamento da parceria entre este Tribunal de Contas e a Assembléia Legislativa, na causa do Controle Externo. Digo isso porque, respeitando-se a independência de cada uma das instituições, muito pode cada uma das instituições colaborar com a outra. Primeiro porque este é o mandamento constitucional, ao rezar que a função controle externo será efetivada pelo Poder Legislativo, com a parceria de uma instituição independente e de extração constitucional que é o Tribunal de Contas. Segundo porque as formas de atuação são complementares, cabendo à Assembléia Legislativa um controle político da atuação do Estado e à Corte de Contas uma atuação técnica, mas que certamente poderão se somar em uma sinergia positiva em favor da cidadania. Terceiro porque o parlamento é indubitavelmente a casa do povo, e como tal, é o foro indicado para discussão com profundidade de questões complexas, que envolvem decisões políticas, tais como eleição de prioridades orçamentárias; escolha de modelos de gestão, como o modelo aplicável à saúde, por exemplo; o tamanho do Estado; entre outras questões de caráter nitidamente discricionário, e que, por tal natureza, têm escopo de discussão limitado no foro técnico das Cortes de Contas. E Vossa Excelência, como recém egresso do parlamento, terá muita autoridade para advogar em prol deste interesse.

6 Por fim, sua experiência de gestor pode muito colaborar com o novo perfil que defendemos para as Cortes de Contas, exatamente o perfil de órgão traçador de diagnósticos; de aferição da excelência da gestão; e muito mais do que isso: órgão defensor de direitos fundamentais. Isto porque entendo e já disse isso anteriormente, que o modelo de atuação dos TCs deve ser aperfeiçoado; pois não há sentido em se fiscalizar despesas com fulcro no seu prisma meramente formal. O foco na cidadania se impõe. E quem diz isto não sou eu; os dois lados que protagonizaram a eleição presidencial em 31/10 concordam com esta tese. Primeiro, cito o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista dada à revista Veja, edição do dia 03/11/2010, ao explicar a sua migração de Presidente para expresidente, disse: uma coisa é o Planalto; outra é a planície. Na planície você é promovido a povo. Repito: promovido a povo. Ou seja, há que se respeitar competências e liturgias de cada cargo no serviço público, mas o centro da atuação estatal estará inapelavelmente vinculado ao cidadão, ao povo. Por isso sua importância, por isso a relevância desta condição, que não pode ser encarada de modo subalterno. Fato igualmente reconhecido pela Presidente Eleita Dilma Rousseff que, com muita propriedade, disse por diversas vezes em sua campanha, que seu foco não está na frieza dos números, mas sim nas pessoas; nas pessoas que têm sentimentos, necessidades e que precisam ver tais necessidades adimplidas, para que muitos brasileiros possam evoluir da mera sobrevivência, para a vida com dignidade. Ou seja, resumindo o pensamento da Presidente Dilma, não adianta dizer que 99% dos doentes foram atendidos, se um prejudicar sua saúde por falta de atendimento. O foco e a preocupação do Estado tem que estar no cidadão não atendido e não na fria e incompleta estatística. Por isso, parafraseando a Excelentíssima Presidente Eleita, não há sentido, nas auditorias, em dar primazia a papéis e números; a relevância tem que estar em verificar se o serviço público está sendo satisfatório; se a escola tem condições de funcionamento; se o transporte escolar é de boa qualidade; se o pronto-socorro tem remédios, equipamentos e profissionais suficientes para o salvamento de vidas. Enfim garantir que os serviços públicos atinjam seu escopo, que é, não me canso de repetir: garantir dignidade - vida digna a todos os brasileiros e brasileiros. Mantra que deve ser repetido exaustivamente porque, infelizmente, apesar de todos os esforços, o funcionamento com excelência do serviço público ainda não é regra. Lembro, neste ponto, mais um excerto da canção com que iniciei esta fala, que diz, acerca do precário acesso ao direito à educação:

7 Tá vendo aquele colégio moço // Eu também trabalhei lá // Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento // Ajudei a rebocar // Minha filha inocente //Vem prá mim toda contente //"Pai vou me matricular" // Mas me diz um cidadão: // "Criança de pé no chão // Aqui não pode estudar" // Essa dor doeu mais forte // Por que é que eu deixei o norte // Eu me pus a me dizer // Lá a seca castigava // Mas o pouco que eu plantava // Tinha direito a comer... Assim, diante deste quadro, Eminente Conselheiro Ulices Andrade, Excelentíssimas Autoridades, Minhas Senhoras e meus senhores, finalizo fazendo uma exortação para que todas as instituições, e todos nós servidores e agentes públicos pratiquemos o ato simbólico de abrir portas; abrir portas para a transparência; abrir portas para revelar aos cidadãos os meandros da gestão pública; abrir portas para o efetivo acesso a um serviço público de excelência. E, por maior que sejam os desafios da igualdade e da justiça social, da excelência no serviço público. Possibilidade há de resolução. Digo isso, pois o mundo está em constante mudança, profunda transformação: há 120 anos havia escravidão e monarquia no Brasil; há 30 anos havia uma ditadura; há 25 anos a eleição para Presidente era indireta; há 15 anos não havia internet ou telefonia celular consolidada; fatos que me permitem imaginar que, com trabalho árduo, e vontade política, em poucos anos, todas as portas mencionadas estarão abertas, aliás, como é a vocação do mundo, a vocação da vida, pelo menos na vontade e visão de igualdade do criador, pois, como mais uma vez diz a canção cantada por Zé Ramalho: Tá vendo aquela igreja moço // Onde o padre diz amém //Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo //Lá eu trabalhei também //Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena //E o padre me deixa entrar //Foi lá que Cristo me disse: "Rapaz deixe de tolice // Não se deixe amedrontar // Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra // Não deixei nada faltar //Hoje o homem criou asa E na maioria das casas // Eu também não posso entrar " Façamos do ato de abrir portas um ofício. Muito obrigado.

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 65 Discurso na solenidade do Dia

Leia mais

"O MEC não pretende abraçar todo o sistema"

O MEC não pretende abraçar todo o sistema "O MEC não pretende abraçar todo o sistema" Data: 30/11/2008 Veículo: O Globo Editoria: Boa Chance Ministro diz que governo não vai regular MBAs e que empresas já mantêm certo controle sobre a qualidade

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Discurso na cerimónia do V Encontro

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 82 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

ORGULHO DE DEFENDER A POPULAÇÃO

ORGULHO DE DEFENDER A POPULAÇÃO Página 1 de 6 Página inicial ORGULHO DE DEFENDER A POPULAÇÃO ORGULHO DE DEFENDER A POPULAÇÃO 26/11/2013 18:32 O direito público é uma área almejada, especialmente pela estabilidade de cargos concursados,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312 INTRODUÇÃO A TELEXFREE trabalha com publicidade e telecomunicação há 10 anos nos EUA. Chegou ao Brasil em Março de 2012 e tem como produto um plano de Telefonia VOIP. A empresa trabalha também com o sistema

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Entrevista ao Jornalista Paulo Henrique

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Discurso. (Interpelação ao Governo Regional Sobre o Sector da Educação)

Discurso. (Interpelação ao Governo Regional Sobre o Sector da Educação) Discurso (Interpelação ao Governo Regional Sobre o Sector da Educação) Começo esta minha intervenção, Sr.ª Secretária Regional da Educação e Formação, desejando-lhe sinceros votos de sucesso no âmbito

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL:

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL: Sessão 5/12: 1) AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ADVOCACIA PRIVADA: O objeto do requerimento não é uma tomada de posição, e sim abrir para o debate. Tentamos redigir o requerimento da forma mais neutra possível, sem

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE

DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE DISCURSO SOBRE LEVANTAMENTO DA PASTORAL DO MIGRANTE FEITO NO ESTADO DO AMAZONAS REVELANDO QUE OS MIGRANTES PROCURAM O ESTADO DO AMAZONAS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA DEPUTADO MARCELO SERAFIM

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015

MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 MINISTÉRIO DA FAZENDA GABINETE DO MINISTRO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 21/12/2015 DISCURSO DO MINISTRO NELSON BARBOSA POR OCASIÃO DA SOLENIDADE DE TRANSMISSÃO DE CARGO Senhoras e Senhores, Em primeiro

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Conselho Nacional de Controle Interno

Conselho Nacional de Controle Interno Veículo: Site Congresso em Foco Data: 13/07/2012 Editoria: Lei de Acesso Coluna: - Página: - Só 12% das prefeituras dão atenção a transparência Uma mesma pergunta foi feita às administrações de 133 cidades

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação.

Mas elas não querem ser felizes nem ter sucesso, mas também nem vão para a atitude de ação. T.B.C. Tirar a BUNDA da Cadeira em 2015 Na verdade fiquei por um tempo pensando qual seria o melhor título para este artigo, pois estava entre: as pessoas/empresas não querem ser felizes nem ter sucesso,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Da Sra. Professora Dorinha Seabra Rezende) Dispõe sobre o preenchimento de vagas por mulheres nas eleições proporcionais. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Acrescente-se

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto.

É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico XI de Agosto. Departamento Jurídico XI de Agosto Apresentação: Dr. Antônio Roberto Sandoval Filho 29 de outubro de 2012 Boa noite a todos, É um enorme prazer participar deste encontro, promovido pelo Departamento Jurídico

Leia mais

Declaração Política. (Em defesa da Liberdade e da Democracia)

Declaração Política. (Em defesa da Liberdade e da Democracia) Declaração Política (Em defesa da Liberdade e da Democracia) O maior dos Presidentes americanos, Abraham Lincoln, definiu, uma vez, a democracia e a liberdade como o governo do povo, pelo povo e para o

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos)

Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) O que muda Perguntas e respostas sobre a criação do Funpresp (Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos) 1. Por que é necessário criar a Fundação de Previdência Complementar do Servidor

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 64 Discurso na cerimónia de lançamento

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Revista Veja 18 de Fevereiro de 2009 Efésios 6. 1-4! Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe este é o primeiro mandamento com promessa para que tudo te corra

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso Discurso proferido pelo Deputado Federal Capitão Wayne, dia 28/06/2005, por ocasião da Sessão Solene em Homenagem aos Bombeiros Militares. Senhor Presidente; Senhores Comandantes Geral do Bombeiro Militar;

Leia mais

Teste sua empregabilidade

Teste sua empregabilidade Teste sua empregabilidade 1) Você tem noção absoluta do seu diferencial de competência para facilitar sua contratação por uma empresa? a) Não, definitivamente me vejo como um título de cargo (contador,

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes Perguntas mais frequentes Sucesso ao Alcance de Todos Pág: 1 de 8 Índice 1. Que posso conseguir com esta oportunidade?...3 2. Tenho de ter exclusividade?...3 3. Será que funciona? Será um negócio de futuro?...4

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia.

Parabéns a você que burlou a realidade para se tornar a PEÇA que FALTAVA na sua advocacia. O Operador do Direito no Brasil não foi educado para uma postura de planejamento e autodesenvolvimento além do Direito. Pesquisas da FGV informam que advogados quando investem em cursos, priorizam o conhecimento

Leia mais

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES

CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL POR EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRADORES ANÁLISE DE REQUISITOS PARA RELATOR E AVALIADOR DA BANCA EXAMINADORA ESBOÇO ESQUEMÁTICO CONSIDERAÇÕES INICIAIS Esta breve análise pretende abordar

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

A SRA. MARIA HELENA BARROS DE OLIVEIRA (REPRESENTANTE DA. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FIOCRUZ) Bom-dia. Quero saudar a

A SRA. MARIA HELENA BARROS DE OLIVEIRA (REPRESENTANTE DA. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FIOCRUZ) Bom-dia. Quero saudar a A SRA. MARIA HELENA BARROS DE OLIVEIRA (REPRESENTANTE DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ FIOCRUZ) Bom-dia. Quero saudar a todos que compõem a Mesa, aos presentes na pessoa do Excelentíssimo Ministro Gilmar Mendes;

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA

UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA UNVERSDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE GABINETE DO REITOR COMISSÃO DA VERDADE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTA Entrevista realizada em: 5.6.2013 Hora: 16h30min. Local: Sala do prof. Almir Bueno CERES Caicó/RN

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 38 Solenidade de Regulamentação do

Leia mais

SOBRE A NECESSIDADE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ASSUMIR O PROTAGONISMO DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

SOBRE A NECESSIDADE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ASSUMIR O PROTAGONISMO DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL SOBRE A NECESSIDADE DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA ASSUMIR O PROTAGONISMO DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL Bem vindo prezado leitor! Estou intencionalmente neste artigo me afastando de tratar de temas relacionados

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA

A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA A EXPERIÊNCIA DO TRT DA 10ª REGIÃO NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA Fabiana Alves de Souza dos Santos Diretora de Gestão Estratégica do TRT 10 1/29 O TRT da 10ª Região Criado em 1982 32 Varas do Trabalho

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR DE MG Rua Tomaz Gonzaga 686 Bairro de Lourdes CEP 30180 140 Belo Horizonte MG RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO N. 162/2015 Institui o Regimento Interno da Escola Judicial Militar do Estado

Leia mais

Como ganhar dinheiro recomendando cursos.

Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Afiliados Cursos Como ganhar dinheiro recomendando cursos. Conteúdo Apresentação do Autor... 3 Introdução... 4 Panorama do mercado de cursos on-line no Brasil... 4 Objetivo... 5 Requisitos... 5 Métodos

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

ORIENTAÇÕES DO SISMMAC SOBRE O NOVO PLANO DE CARREIRA

ORIENTAÇÕES DO SISMMAC SOBRE O NOVO PLANO DE CARREIRA ORIENTAÇÕES DO SISMMAC SOBRE O NOVO PLANO DE CARREIRA 1. VALE A PENA ADERIR AO NOVO PLANO DE CARREIRA? Avaliamos que para a maioria dos professores valerá a pena aderir ao novo Plano, pois através da nossa

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais