(Pausa) Tudo sem descuidar da enorme capacidade técnica de alguém que devotou sua vida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(Pausa) Tudo sem descuidar da enorme capacidade técnica de alguém que devotou sua vida"

Transcrição

1 No maravilhoso cancioneiro brasileiro, há muitas obras insuperáveis. Uma delas, que sempre que ouço me emociona muito, é a canção cidadão com letra e música de Lúcio Barbosa e imortalizada na voz de Zé Ramalho, que começa assim: Tá vendo aquele edifício moço // Ajudei a levantar //Foi um tempo de aflição //Eram quatro condução //Duas prá ir, duas prá voltar //Hoje depois dele pronto //Olho prá cima e fico tonto // Mas me vem um cidadão // E me diz desconfiado // "Tu tá aí admirado? // Ou tá querendo roubar?" // Meu domingo tá perdido // Vou prá casa entristecido// Dá vontade de beber // E prá aumentar meu tédio // Eu nem posso olhar pro prédio // Que eu ajudei a fazer... A canção é belíssima, e por falar em cidadania, em construção, ou até mesmo cidadania em construção; em justiça social, em retribuição, em sonho e em realização; é que ela me ajudará a tecer minha exposição na data de hoje. Retornaremos a este assunto mais adiante. Excelentíssimo Conselheiro Ulices Andrade, Excelentíssimas Autoridades, Senhoras e Senhores, a saudação do Ministério Público Especial ao novel integrante do Conselho já é algo tradicional, que se repete ao longo da história, como ocorreu aqui neste mesmo Tribunal, cerca de um ano e meio atrás, na cerimônia de posse do Eminente Conselheiro Clóvis Barbosa, na qual tive a honra de saudá-lo. E no meu entendimento, esta saudação do Ministério Público de Contas, não é algo simplesmente protocolar, pois se reveste de três papéis primordiais: o primeiro é fazer uma apresentação do Conselheiro empossando, mostrando ao Tribunal (e à sociedade) o seu currículo, sua experiência e seus méritos que delinearam sua trajetória até a posse no honroso cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O segundo momento, igualmente relevante, é fazer, digamos, o contrário, é apresentar o Sodalício ao novo Conselheiro; mas não uma apresentação formal, da letra fria da legislação, pois isto já é do amplo conhecimento de todos. Mas sim colocá-lo a par das discussões, dos sentimentos, das idéias que norteiam o presente momento histórico neste Tribunal. Por fim, em um terceiro momento, como atual Procurador-Geral do parquet especial, é tentar espelhar ao novel Conselheiro, o que este Ministério Público espera da atuação de Sua Excelência. Comecemos, pois, o trabalho, fazendo a apresentação do vasto e ilustrado currículo de Dr. Ulices, que, por impossibilidade material, não retratarei integralmente, mas sim farei um resumo, expondo as mais importantes passagens de sua vida pública e acadêmica.vejamos.

2 O Conselheiro Ulices Andrade é Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe FANESE (turma de 2003). Em 2006, Obteve o título de Pós-Graduação lato sensu com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas FGV. Exerceu diversas vezes o cargo de Secretário de Estado, como na Secretaria de Estado da Administração no biênio 93-94; de Secretário Especial de Desenvolvimento Regional em 1995; e Secretário especial do Desenvolvimento Regional e Metropolitano nos anos de 1995 e Foi Deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, nas legislaturas ; ; ; ; e 2007 até agora; com intensa atividade parlamentar, e participação em comissões temáticas, onde destaco as Comissões de Orçamento e de Justiça, das quais foi presidente. Pontificou sua carreira, eleito pelos seus pares, como Presidente da Assembléia Legislativa, ocupando tal cargo desde o início da atual legislatura; e, nessa condição, chegou a exercer, interinamente, o cargo de Governador do Estado de Sergipe, no período de 09 a 16 de janeiro de Ou seja, cumpriu uma trajetória consistente e vitoriosa, no Executivo e no Legislativo, o que lhe rendeu um grande número de homenagens e distinções honoríficas, oriundas das mais diversas e importantes instituições, tais como: a Ordem do Mérito Parlamentar; o Colar do Mérito Judiciário e a Ordem do Mérito Serigy, no grau de grande Oficial; como ainda, cito porque entendo importante, já que criança e adolescente são prioridade constitucionais, para o Estado e para a Sociedade, o Diploma de Amigo da Criança, concedido pela Fundação Renascer de Sergipe, no ano de Ou seja, um homem com uma vida pública ímpar, com larga e categorizada experiência, que pode trazer muito desta dilargada experiência à Corte de Contas sergipana. Isto sem falar que sua indicação, Dr. Ulices, mais uma vez traz a marca do consenso: Vossa Excelência traz consigo não só a chancela de uma vida pública mais do que profícua, mas também o aval de todo nosso parlamento, o que, convenhamos, é um cartão de visita admirável para o exercício da nova função que ora se inicia. (pausa) Assim, expostos os inegáveis méritos de Dr. Ulices Andrade para o cargo de Conselheiro, é hora de, como prometido, falar um pouco a Dr. Ulices do momento histórico por que passa o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Com efeito, Excelentíssimas Autoridades, minhas senhoras meus senhores, vive o TCE um momento de grande ebulição, que anuncia, ouso dizer profundas transformações. Vejamos.

3 Realmente, não é necessário recordar os problemas que houve neste Corte em seu passado recente. O período de desconfiança por parte da Sociedade, que foi superado graças ao esforço e determinação de todos que compuseram este Sodalício, sob as direções seguras, em cada período de gestão, dos Presidentes Heráclito Rollemberg e Reinaldo Moura Ferreira. E, como sempre, da adversidade surgiu a oportunidade; e a resolução dos problemas internos adveio de duas posturas essenciais que têm norteado esta Corte desde então: a primeira, a do faça-se o que tem que ser feito se uma situação está errada, deve ser corrigida; se se cometeu uma falta, realize-se o procedimento pertinente e, cumpra-se a lei quanto às conseqüências do ato. E a segunda, do incremento com o diálogo com a Sociedade, o que gera, sem sombra dúvidas, um círculo virtuoso, na medida em que o Tribunal expõe seu trabalho, ganha credibilidade, e a Sociedade se aproxima, apóia, fornece informações; que o Tribunal utiliza, aprimorando seu trabalho. Porém, Conselheiro Ulices Andrade, se grandes problemas foram ultrapassados, outros desafios se demonstram; desafios que merecem a atenção deste Tribunal, e de Vossa Excelência que ora chega para reforçar esta luta. O primeiro deles, e aquele que vejo de modo mais urgente, é o problema do equacionamento da questão de pessoal desta Corte; seja com a modernização e padronização de sua estrutura de cargos comissionados e de funções de confiança; seja por uma maior valorização do pessoal efetivo, implementando-se um plano de cargos e salários; seja pela necessidade premente da realização de concurso público; tudo isto sem olvidar as disposições da Lei de responsabilidade Fiscal, já que o limite com que trabalhamos é exíguo, e demanda ainda preocupações neste sentido. Além de outros aspectos, que também estão maduros na necessidade, tais como: a implantação de um controle gerencial dos prazos de tramitação de processos, para que haja uma maior celeridade no andamento dos feitos; a premência da implantação do processo eletrônico; como ainda, e talvez o mais importante, o redesenho da fórmula de atuar das Coordenadorias de Inspeção, fazendo-se a migração do critério geográfico de competências, para um critério de especialização. Isto porque, é praticamente assente, que devam ser criadas Coordenadorias de Inspeção especializadas nas áreas de Pessoal, Engenharia, Educação e Saúde. Pessoal, porque esta é a maior despesa do orçamento público. Engenharia, porque são nesta área os maiores gastos licitáveis. Educação e Saúde, pela complexidade das fontes de financiamento, e pela óbvia importância para que se assegure vida, futuro e oportunidades a todos os cidadãos sergipanos.

4 Porém, Eminente Conselheiro, deve ser realçado que nem tudo está no porvir; muitos e importantes passos já foram dados por nossa Corte, e somente à guisa de exemplificação, direi alguns: Primeiro, a consolidação da Auditoria Operacional como ferramenta diagnóstico da gestão, e de fomento à excelência no Serviço Público. Onde em moldes rápidos podemos citar Auditorias de cunho Operacional em três áreas de grande relevância no Serviço Público sergipano, tais como as Auditorias efetivadas na Secretaria de Estado da Educação, quanto ao Programa de Formação de Professores; no Corpo de Bombeiros quanto à sua infraestrutura disponível para o combate a sinistros; e na Fundação Hospitalar de Saúde, quanto às condições de atendimento do HUSE. Em todos os casos, foram coletadas informações relevantes, que serviram de substrato concreto para a melhoria dos serviços prestados à população, vislumbrandose ganhos efetivos à sociedade nas três áreas auditadas. Segundo, estamos em plena realização de um Planejamento Estratégico para o Tribunal de Contas; planejamento que denotará o rumo e o método para que este Sodalício possa estar cada vez mais afinado com a Sociedade. Terceiro, que esta Corte também já iniciou os Estudos para a implantação, no âmbito deste Tribunal, do Termo de Ajustamento de Gestão ou de Conduta, instrumento atualmente utilizado com brilhantismo pelos Ministérios Públicos estadual, federal e do Trabalho, e que certamente servirá, junto com o instrumento da audiência pública, para resolver no nascedouro e do modo imediato muitas situações que, na forma tradicional, demoram algum tempo para serem finalizadas. (Pausa) Feito este registro, Dr. Ulices, passemos à terceira fase desta oração, que é exatamente o que o Ministério Público Especial espera de Vossa Excelência. Ora, espera este parquet especial que Vossa Excelência espelhe neste Tribunal todo o sucesso de sua vida pública, o seu compromisso inarredável com a causa pública e com os cidadãos. É certo que a responsabilidade é grande, notadamente porque Vossa Excelência substituirá o Excelentíssimo Conselheiro Antonio Manoel de Carvalho Dantas, ao qual, desde já rendo todas minhas homenagens. Realmente, Dr. Antonio deixa saudades neste Sodalício, principalmente por sua capacidade de aglutinação e articulação; sempre com uma palavra amiga, uma intervenção afável, um gesto de pacificação. Tudo sem descuidar da enorme capacidade técnica de alguém que devotou sua vida

5 ao serviço público; um servidor de carreira que alçado ao cargo de Conselheiro muito contribuiu para a modernização deste Tribunal. Um nome que fica na história por seu exemplo, por sua lhaneza, por seu caráter, pelo seu legado, reconhecido diuturnamente na sociedade sergipana. Não só pelo passado, mas também pelo futuro, pois o conselheiro Antonio Manoel ainda tem muito a dar a este Tribunal e a toda a sociedade. Sua Excelência deixa saudades antecipadas do nosso convívio diário; saudade que espero possa ser rapidamente satisfeita por sua presença, que desejo constante nesta e sempre sua casa. (pausa) Porém, Conselheiro Ulices Andrade, como se não bastasse a responsabilidade de Vossa Excelência em substituir o Conselheiro Antonio Manoel. Não bastasse o seu compromisso com seu parâmetro pessoal de sucesso e excelência, além de todas as contribuições já de antemão reconhecidas que Vossa Excelência certamente trará à causa do controle, duas contribuições, em especial, eu tenho certeza que se concretizarão. A primeira, é a do fomento, ou do aperfeiçoamento da parceria entre este Tribunal de Contas e a Assembléia Legislativa, na causa do Controle Externo. Digo isso porque, respeitando-se a independência de cada uma das instituições, muito pode cada uma das instituições colaborar com a outra. Primeiro porque este é o mandamento constitucional, ao rezar que a função controle externo será efetivada pelo Poder Legislativo, com a parceria de uma instituição independente e de extração constitucional que é o Tribunal de Contas. Segundo porque as formas de atuação são complementares, cabendo à Assembléia Legislativa um controle político da atuação do Estado e à Corte de Contas uma atuação técnica, mas que certamente poderão se somar em uma sinergia positiva em favor da cidadania. Terceiro porque o parlamento é indubitavelmente a casa do povo, e como tal, é o foro indicado para discussão com profundidade de questões complexas, que envolvem decisões políticas, tais como eleição de prioridades orçamentárias; escolha de modelos de gestão, como o modelo aplicável à saúde, por exemplo; o tamanho do Estado; entre outras questões de caráter nitidamente discricionário, e que, por tal natureza, têm escopo de discussão limitado no foro técnico das Cortes de Contas. E Vossa Excelência, como recém egresso do parlamento, terá muita autoridade para advogar em prol deste interesse.

6 Por fim, sua experiência de gestor pode muito colaborar com o novo perfil que defendemos para as Cortes de Contas, exatamente o perfil de órgão traçador de diagnósticos; de aferição da excelência da gestão; e muito mais do que isso: órgão defensor de direitos fundamentais. Isto porque entendo e já disse isso anteriormente, que o modelo de atuação dos TCs deve ser aperfeiçoado; pois não há sentido em se fiscalizar despesas com fulcro no seu prisma meramente formal. O foco na cidadania se impõe. E quem diz isto não sou eu; os dois lados que protagonizaram a eleição presidencial em 31/10 concordam com esta tese. Primeiro, cito o Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista dada à revista Veja, edição do dia 03/11/2010, ao explicar a sua migração de Presidente para expresidente, disse: uma coisa é o Planalto; outra é a planície. Na planície você é promovido a povo. Repito: promovido a povo. Ou seja, há que se respeitar competências e liturgias de cada cargo no serviço público, mas o centro da atuação estatal estará inapelavelmente vinculado ao cidadão, ao povo. Por isso sua importância, por isso a relevância desta condição, que não pode ser encarada de modo subalterno. Fato igualmente reconhecido pela Presidente Eleita Dilma Rousseff que, com muita propriedade, disse por diversas vezes em sua campanha, que seu foco não está na frieza dos números, mas sim nas pessoas; nas pessoas que têm sentimentos, necessidades e que precisam ver tais necessidades adimplidas, para que muitos brasileiros possam evoluir da mera sobrevivência, para a vida com dignidade. Ou seja, resumindo o pensamento da Presidente Dilma, não adianta dizer que 99% dos doentes foram atendidos, se um prejudicar sua saúde por falta de atendimento. O foco e a preocupação do Estado tem que estar no cidadão não atendido e não na fria e incompleta estatística. Por isso, parafraseando a Excelentíssima Presidente Eleita, não há sentido, nas auditorias, em dar primazia a papéis e números; a relevância tem que estar em verificar se o serviço público está sendo satisfatório; se a escola tem condições de funcionamento; se o transporte escolar é de boa qualidade; se o pronto-socorro tem remédios, equipamentos e profissionais suficientes para o salvamento de vidas. Enfim garantir que os serviços públicos atinjam seu escopo, que é, não me canso de repetir: garantir dignidade - vida digna a todos os brasileiros e brasileiros. Mantra que deve ser repetido exaustivamente porque, infelizmente, apesar de todos os esforços, o funcionamento com excelência do serviço público ainda não é regra. Lembro, neste ponto, mais um excerto da canção com que iniciei esta fala, que diz, acerca do precário acesso ao direito à educação:

7 Tá vendo aquele colégio moço // Eu também trabalhei lá // Lá eu quase me arrebento Fiz a massa, pus cimento // Ajudei a rebocar // Minha filha inocente //Vem prá mim toda contente //"Pai vou me matricular" // Mas me diz um cidadão: // "Criança de pé no chão // Aqui não pode estudar" // Essa dor doeu mais forte // Por que é que eu deixei o norte // Eu me pus a me dizer // Lá a seca castigava // Mas o pouco que eu plantava // Tinha direito a comer... Assim, diante deste quadro, Eminente Conselheiro Ulices Andrade, Excelentíssimas Autoridades, Minhas Senhoras e meus senhores, finalizo fazendo uma exortação para que todas as instituições, e todos nós servidores e agentes públicos pratiquemos o ato simbólico de abrir portas; abrir portas para a transparência; abrir portas para revelar aos cidadãos os meandros da gestão pública; abrir portas para o efetivo acesso a um serviço público de excelência. E, por maior que sejam os desafios da igualdade e da justiça social, da excelência no serviço público. Possibilidade há de resolução. Digo isso, pois o mundo está em constante mudança, profunda transformação: há 120 anos havia escravidão e monarquia no Brasil; há 30 anos havia uma ditadura; há 25 anos a eleição para Presidente era indireta; há 15 anos não havia internet ou telefonia celular consolidada; fatos que me permitem imaginar que, com trabalho árduo, e vontade política, em poucos anos, todas as portas mencionadas estarão abertas, aliás, como é a vocação do mundo, a vocação da vida, pelo menos na vontade e visão de igualdade do criador, pois, como mais uma vez diz a canção cantada por Zé Ramalho: Tá vendo aquela igreja moço // Onde o padre diz amém //Pus o sino e o badalo Enchi minha mão de calo //Lá eu trabalhei também //Lá foi que valeu a pena Tem quermesse, tem novena //E o padre me deixa entrar //Foi lá que Cristo me disse: "Rapaz deixe de tolice // Não se deixe amedrontar // Fui eu quem criou a terra Enchi o rio, fiz a serra // Não deixei nada faltar //Hoje o homem criou asa E na maioria das casas // Eu também não posso entrar " Façamos do ato de abrir portas um ofício. Muito obrigado.

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de posse

Leia mais

Excelentíssima Senhora Desembargadora Maria Helena Mallmann, Digníssima Presidente do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região;

Excelentíssima Senhora Desembargadora Maria Helena Mallmann, Digníssima Presidente do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região; Discurso Sessão Solene de Ratificação de Posse das Desembargadoras Lucia Ehrenbrink e Tânia Regina Silva Reckziegel 30/11/2012 18 horas Plenário do TRT4 Excelentíssima Senhora Desembargadora Maria Helena

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Pronunciamento na primeira reunião

Leia mais

(SAUDAÇÃO À PRESIDENTA DA REPÚBLICA, INTEGRANTES DO PARLAMENTO, MINISTROS DO STF, MINISTROS DE ESTADO, MEMBROS DO MP,

(SAUDAÇÃO À PRESIDENTA DA REPÚBLICA, INTEGRANTES DO PARLAMENTO, MINISTROS DO STF, MINISTROS DE ESTADO, MEMBROS DO MP, (SAUDAÇÃO À PRESIDENTA DA REPÚBLICA, INTEGRANTES DO PARLAMENTO, MINISTROS DO STF, MINISTROS DE ESTADO, MEMBROS DO MP, JUDICIÁRIO, DEMAIS AUTORIDADES PRESENTES) Não poderia iniciar meu pronunciamento nesta

Leia mais

Cem edições para informar e formar cidadãos!

Cem edições para informar e formar cidadãos! ParaTod Mandato do Deputado Tadeu Veneri-PT nº 100 Dezembro 2014 s Acesse: www.tadeuveneri.com.br facebook.com/tadeuveneri Edição Especial Número 100 Cem edições para informar e formar cidadãos! Do primeiro

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 110 Discurso na cerimónia de formatura

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 21 Discurso na cerimónia de instalação

Leia mais

Elas formam um dos polos mais dinâmicos da economia brasileira, e são o principal sustentáculo do emprego e da distribuição de renda no país.

Elas formam um dos polos mais dinâmicos da economia brasileira, e são o principal sustentáculo do emprego e da distribuição de renda no país. Fonte: http://www.portaldaindustria.org.br 25/02/2015 PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO NACIONAL (CDN) DO SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), NA SOLENIDADE

Leia mais

Ao fazer uma leitura do significado do mandato que a mim. deste Egrégio Tribunal de Contas, incessantemente uma palavra

Ao fazer uma leitura do significado do mandato que a mim. deste Egrégio Tribunal de Contas, incessantemente uma palavra MINHAS SENHORAS, MEUS SENHORES, Ao fazer uma leitura do significado do mandato que a mim foi outorgado pelos meus eminentes pares à frente da Presidência deste Egrégio Tribunal de Contas, incessantemente

Leia mais

TRANSPARÊNCIA QUANTO À ATUAÇÃO PARLAMENTAR DIRETA

TRANSPARÊNCIA QUANTO À ATUAÇÃO PARLAMENTAR DIRETA De: Gabinete do Vereador Jimmy Pereira Para: Ação Jovem Brasil Resposta à solicitação de Informações para a formação do Índice de Transparência da Câmara do Rio TRANSPARÊNCIA QUANTO À ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Leia mais

Falar a uma só voz: Definir e defender o interesse europeu

Falar a uma só voz: Definir e defender o interesse europeu SPEECH/10/21 José Manuel Durão Barroso Presidente da Comissão Europeia Falar a uma só voz: Definir e defender o interesse europeu Sessão plenária do PE: votação do novo Colégio Bruxelas, 9 de Fevereiro

Leia mais

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso

Senhoras e Senhores Parlamentares; está desenvolvendo a frente desta Casa, onde tem. demostrado uma postura séria e coerente, ajudando o nosso Discurso proferido pelo Deputado Federal Capitão Wayne, dia 28/06/2005, por ocasião da Sessão Solene em Homenagem aos Bombeiros Militares. Senhor Presidente; Senhores Comandantes Geral do Bombeiro Militar;

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 50 Discurso na cerimónia de lançamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 65 Discurso na solenidade do Dia

Leia mais

Apresentação e Discussão do Orçamento Retificativo para 2012

Apresentação e Discussão do Orçamento Retificativo para 2012 Apresentação e Discussão do Orçamento Retificativo para 2012 Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Excelentíssimas Senhoras e Senhores Deputados A proposta do Orçamento

Leia mais

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual

20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual 20 Diretrizes Priorizadas pela Etapa Estadual Paulista da CONSOCIAL Prioridades Texto Diretriz Eixo Pontos 1 2 Regulamentação e padronização de normas técnicas para a elaboração dos Planos de Governo apresentados

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO SENADO FEDERAL

RELATÓRIO ANUAL SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO SENADO FEDERAL RELATÓRIO ANUAL SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO SENADO FEDERAL Brasília 2013 SUMÁRIO MOTIVAÇÃO DO RELATÓRIO... 3 INTRODUÇÃO... 3 INICIATIVAS DO SENADO FEDERAL PARA ADEQUAÇÃO À LEI DE

Leia mais

"O MEC não pretende abraçar todo o sistema"

O MEC não pretende abraçar todo o sistema "O MEC não pretende abraçar todo o sistema" Data: 30/11/2008 Veículo: O Globo Editoria: Boa Chance Ministro diz que governo não vai regular MBAs e que empresas já mantêm certo controle sobre a qualidade

Leia mais

Discurso do concluinte do Ensino Médio Gabriel Mansur Colação 2011. Excelentíssimo Senhor Manoel de Medeiros Brito, Presidente da Liga de

Discurso do concluinte do Ensino Médio Gabriel Mansur Colação 2011. Excelentíssimo Senhor Manoel de Medeiros Brito, Presidente da Liga de Discurso do concluinte do Ensino Médio Gabriel Mansur Colação 2011 Excelentíssimo Senhor Manoel de Medeiros Brito, Presidente da Liga de Ensino do RN, Excelentíssima Senhora Angela Guerra, diretora do

Leia mais

Conversando com os pais

Conversando com os pais Conversando com os pais Motivos para falar sobre esse assunto, em casa, com os filhos 1. A criança mais informada, e de forma correta, terá mais chances de saber lidar com sua sexualidade e, no futuro,

Leia mais

Modelos de Gestão no setor público e intervenção política

Modelos de Gestão no setor público e intervenção política Modelos de Gestão no setor público e intervenção política Agnaldo dos Santos Observatório dos Direitos do Cidadão Participação Cidadã (Instituto Pólis) Apresentação O Observatório dos Direitos do Cidadão,

Leia mais

mdic.empauta.com Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Clipping da imprensa Brasília, 15 de abril de 2008 às 14h20

mdic.empauta.com Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Clipping da imprensa Brasília, 15 de abril de 2008 às 14h20 Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior Clipping da imprensa Brasília, 15 de abril de 2008 às 14h20 Diário de Cuiabá MT Novo perfil trará mudanças à Casa Civil...............................................

Leia mais

DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO HELIO DE SOUSA, EM CARÁTER EXCEPCIONAL, NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 2015

DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO HELIO DE SOUSA, EM CARÁTER EXCEPCIONAL, NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 2015 DISCURSO PROFERIDO PELO NOBRE DEPUTADO HELIO DE SOUSA, EM CARÁTER EXCEPCIONAL, NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 2015 Senhores Deputados, meu pronunciamento é em caráter excepcional. Eu tenho uma história de vida

Leia mais

Discurso do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo

Discurso do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo Discurso do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, na cerimônia de transmissão de cargo Brasília, 02 de janeiro de 2015. Ministra Miriam Belchior, demais autoridades, parentes e amigos aqui presentes.

Leia mais

Construção das Políticas Públicas processos, atores e papéis

Construção das Políticas Públicas processos, atores e papéis Construção das Políticas Públicas processos, atores e papéis Agnaldo dos Santos Pesquisador do Observatório dos Direitos do Cidadão/Equipe de Participação Cidadã Apresentação O Observatório dos Direitos

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Rio de Janeiro, 3 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 3 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 3 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Elias Nunes Júnior, 20 do 10 de 1958. Nasci em Bom Jesus de Itabapoana, interior do estado. FORMAÇÃO Eu sou formado em Ciências Contábeis, tenho Pós em

Leia mais

A- SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 786/2013-PGJ, DE 16 DE SETEMBRO DE 2013 (Protocolado nº 11.327/09)

A- SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 786/2013-PGJ, DE 16 DE SETEMBRO DE 2013 (Protocolado nº 11.327/09) A- SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 786/2013-PGJ, DE 16 DE SETEMBRO DE 2013 (Protocolado nº 11.327/09) Altera o art. 4º-A do Ato Normativo nº 572/2009-PGJ, de 30 de janeiro de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE ESTADO AGOSTINHO PATRUS FILHO

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE ESTADO AGOSTINHO PATRUS FILHO ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE ESTADO AGOSTINHO PATRUS FILHO Entrevista realizada em junho/2009 O atual Secretário de Estado do Desenvolvimento Social (SEDESE), Agostinho Patrus Filho, natural de Belo

Leia mais

Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho

Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho Pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Antonio Palocci Filho Brasília, 02/01/2011 (Saudações e agradecimentos)... Senhoras e senhores,

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Segurança proíbe depósitos de terceiros em contas de presidiários

CÂMARA DOS DEPUTADOS Segurança proíbe depósitos de terceiros em contas de presidiários ASSESSORIA PARLAMENTAR INFORMATIVO 14 DE NOVEMBRO DE 2014 CÂMARA DOS DEPUTADOS Segurança proíbe depósitos de terceiros em contas de presidiários A intenção é evitar que condenados usem essas contas para

Leia mais

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL:

1) TAMANHO DO CONTENCIOSO GERAL: Sessão 5/12: 1) AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ADVOCACIA PRIVADA: O objeto do requerimento não é uma tomada de posição, e sim abrir para o debate. Tentamos redigir o requerimento da forma mais neutra possível, sem

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 106 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 92 Solenidade de Assinatura do Protocolo

Leia mais

1. A comunicação é atividade institucional e deve ser regida pelo princípio da

1. A comunicação é atividade institucional e deve ser regida pelo princípio da 1 SUGESTÕES PARA UMA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO COMITÊ DE POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CPCOM), REUNIÃO DE 30 DE MARÇO DE 2011 Redesenhado a partir da Constituição

Leia mais

Exmo. Governador do Estado de Sergipe, Dr. Marcelo Déda Chagas;

Exmo. Governador do Estado de Sergipe, Dr. Marcelo Déda Chagas; "Exmª. Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Conselheira Maria Isabel Carvalho Nabuco d'ávila; Exmo. Governador do Estado de Sergipe, Dr. Marcelo Déda Chagas; Exma. Srª Presidente da Assembleia

Leia mais

Conselho Nacional de Controle Interno

Conselho Nacional de Controle Interno Veículo: Site Congresso em Foco Data: 13/07/2012 Editoria: Lei de Acesso Coluna: - Página: - Só 12% das prefeituras dão atenção a transparência Uma mesma pergunta foi feita às administrações de 133 cidades

Leia mais

MENSAGEM DO PREFEITO À CÂMARA MUNICIPAL NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO DE 2014

MENSAGEM DO PREFEITO À CÂMARA MUNICIPAL NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO DE 2014 1 ESTADO DE SANTA CATARINA GOVERNO DE BIGUAÇU MENSAGEM DO PREFEITO À CÂMARA MUNICIPAL NA ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO DE 2014 Excelentíssimo Senhor Vereador Manoel Airton Pereira, Presidente da Câmara Municipal;

Leia mais

EFICIÊNCIA DO CONTROLE EXTERNO EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

EFICIÊNCIA DO CONTROLE EXTERNO EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS AYRES DE ALMEIDA SILVA FILHO EFICIÊNCIA DO CONTROLE EXTERNO EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós- Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 43 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 70 Cerimónia de sanção do projeto

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na cerimónia comemorativa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de regulamentação

Leia mais

A Estratégia do Conselho da Justiça Federal 2015/2020 CJF-POR-2015/00359, de 26 de agosto de 2015

A Estratégia do Conselho da Justiça Federal 2015/2020 CJF-POR-2015/00359, de 26 de agosto de 2015 A Estratégia do Conselho da Justiça Federal CJF-POR-2015/00359, de 26 de agosto de 2015 SUEST/SEG 2015 A estratégia do CJF 3 APRESENTAÇÃO O Plano Estratégico do Conselho da Justiça Federal - CJF resume

Leia mais

Ofício Andifes N.º 002/2015 Brasília, 21 de janeiro de 2015.

Ofício Andifes N.º 002/2015 Brasília, 21 de janeiro de 2015. Ofício Andifes N.º 002/2015 Brasília, 21 de janeiro de 2015. Senhor Ministro, A relevância das Universidades Federais no seu conjunto - Andifes, e em cada estado da federação e na condição de servidores

Leia mais

Uma vida dedicada. do ensino médico?

Uma vida dedicada. do ensino médico? E ntrevista Gilson Soares Feitosa O entrevistado desta edição é o cardiologista e professr Gilson Feitosa, que é coordenador da Residência em Cardiologia e diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital do Hospital

Leia mais

LANÇAMENTO PROGRAMA DE GOVERNANÇA DE ESTATAIS. Discurso do Presidente Leonardo Pereira em 02/04/2015

LANÇAMENTO PROGRAMA DE GOVERNANÇA DE ESTATAIS. Discurso do Presidente Leonardo Pereira em 02/04/2015 LANÇAMENTO PROGRAMA DE GOVERNANÇA DE ESTATAIS Discurso do Presidente Leonardo Pereira em 02/04/2015 Antes de começar, ressalto apenas que as opiniões que estarei expressando aqui hoje refletem a minha

Leia mais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETI) Secretaria de Tecnologia da Informação Florianópolis, março de 2010. Apresentação A informatização crescente vem impactando diretamente

Leia mais

Registamos, com afeto, a presença de Vossa Excelência, nesta cerimónia uma honra ímpar para este Instituto.

Registamos, com afeto, a presença de Vossa Excelência, nesta cerimónia uma honra ímpar para este Instituto. Senhor Ministro da Administração Interna. Excelência. Registamos, com afeto, a presença de Vossa Excelência, nesta cerimónia uma honra ímpar para este Instituto. Excelentíssimo Senhor Vice-Procurador Geral

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 66 Discurso na solenidade de comemoração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de lançamento

Leia mais

presidente Brasil Por Nízea Coelho

presidente Brasil Por Nízea Coelho a PRIMEIRA presidente do Brasil Por Nízea Coelho 1 Lula é um fenômeno no mundo Historiador, mestre e futuro doutor. Este é Leandro Pereira Gonçalves, professor de História do Centro de Ensino Superior

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Daniel Nunes Pereira

Daniel Nunes Pereira -Excelentíssimos vereadores e vereadoras -Excelentíssimos comendadores e comendadeiras -Excelentíssimos secretários e demais autoridades presentes -Imprensa que democraticamente acompanha diariamente os

Leia mais

Íntegra do discurso da presidente na abertura da reunião ministerial

Íntegra do discurso da presidente na abertura da reunião ministerial Íntegra do discurso da presidente na abertura da reunião ministerial Leia abaixo a íntegra do discurso da presidente na abertura da reunião ministerial, segundo transcrição divulgada pela Secretaria de

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

24/04/2007. Presidência da República Secretaria de Comunicação Social Discurso do Presidente da República

24/04/2007. Presidência da República Secretaria de Comunicação Social Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura dos atos normativos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) Palácio do Planalto, 24 de abril de 2007 Excelentíssimo senador Renan Calheiros,

Leia mais

Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI)

Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI) Versículo Biblíco Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Salmos 139:14 (NVI) Objetivos O QUE? (GG): As crianças ouvirão a história de Marcinelo, um boneco de madeira que não se sentia

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 77 Discurso na cerimónia de lançamento

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa busca a modernização e a ampliação das ações e dos instrumentos de Comunicação para atender às necessidades de divulgação e alinhamento de informações

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 61 Discurso na cerimónia de criação

Leia mais

Cuide bem do seu seguro saúde. Veja o que fazer para que o seu seguro saúde possa cuidar sempre bem de você.

Cuide bem do seu seguro saúde. Veja o que fazer para que o seu seguro saúde possa cuidar sempre bem de você. Cuide bem do seu seguro saúde. Veja o que fazer para que o seu seguro saúde possa cuidar sempre bem de você. Todos nós fazemos questão de contar com atendimento médico e hospitalar de alta qualidade. Preocupada

Leia mais

INSPEÇÃO REALIZADA NA. Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Conselho Superior da Magistratura:

INSPEÇÃO REALIZADA NA. Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente do Conselho Superior da Magistratura: 1 ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA Centro Administrativo Governador Virgílio Távora Av. Gal. Afonso Albuquerque de Lima s/nº Cambeba Fortaleza Ceará CEP

Leia mais

Conselheiro Wanderley Ávila

Conselheiro Wanderley Ávila Palavra do presidente Conselheiro Wanderley Ávila ASSCOM TCEMG À frente da Presidência do Tribunal de Contas, posso dizer da experiência ímpar que Deus me permitiu viver e que me suscita um sentimento

Leia mais

PALÁCIO DO PLANALTO. BRASÍLIA, DF, 30 DE JANEIRO DE 1997

PALÁCIO DO PLANALTO. BRASÍLIA, DF, 30 DE JANEIRO DE 1997 14 Discurso na solenidade de assinatura de contrato de intercâmbio de energia elétrica entre a Eletrobrás, a Eletrosul e a empresa elétrica uruguaia Administración Nacional de Usinas y Transmisiones Eléctricas

Leia mais

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB!

O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! O Ponto entrevista Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para ATRFB! A história da Letícia Odorizi, aprovada em 1º lugar para Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, é mais uma das histórias

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional

Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional Pacto Gaúcho pelo Fim do Racismo Institucional Aos 21 de março de 2014, dia em que o mundo comemora o Dia Internacional contra a Discriminação Racial instituído pela ONU em 1966, adotamos o presente Pacto

Leia mais

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br

Danilo Nascimento Fundador do Segredos de Concurso www.segredosdeconcurso.com.br Olá, concurseiro! É um grande prazer poder lhe dar algumas dicas básicas a respeito da sua preparação para um Concurso Público. Sei que esse é um grande sonho, e ter a oportunidade de colaborar com a construção

Leia mais

ADVOCACY LEGISLATIVO: O PAPEL DE ASSESSORES POLÍTICOS

ADVOCACY LEGISLATIVO: O PAPEL DE ASSESSORES POLÍTICOS ADVOCACY LEGISLATIVO: O PAPEL DE ASSESSORES POLÍTICOS Advogado chefe de gabinete do Deputado Darcísio Perondi PMDB/RS O Deputado é Médico pela Universidade Federal do Rio Grande Sul, com pós-graduação

Leia mais

MANUAL DO JOVEM DEPUTADO

MANUAL DO JOVEM DEPUTADO MANUAL DO JOVEM DEPUTADO Edição 2014-2015 Este manual procura expor, de forma simplificada, as regras do programa Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se tiveres dúvidas ou quiseres

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

CURSO A DISTÂNCIA DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL

CURSO A DISTÂNCIA DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL CURSO A DISTÂNCIA DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2013 1. IDENTIFICAÇÃO GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL ESTADUAL DE GOIÁS GEFE/GO 2. APRESENTAÇÃO O curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal constitui

Leia mais

Relatório Metas Nacionais do Judiciário Diagnóstico Situacional TJAL

Relatório Metas Nacionais do Judiciário Diagnóstico Situacional TJAL Relatório Metas Nacionais do Judiciário Diagnóstico Situacional TJAL Assessoria de Planejamento de Modernização do Poder - APMP Divisão de Estatística do Tribunal de Justiça - DETJ Assessoria de Planejamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 108 Solenidade de Entrega do 7a Prémio

Leia mais

SANÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

SANÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL SANÇÃO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Brasília, 04 de maio de 2000 Muitos dos Senhores que estão aqui hoje me conhecem e podem portanto imaginar o quanto é importante e especial para mim este dia. Ver

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA PREFEITURA DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Palestra do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, no evento Diálogos em Ação: Educação Inclusiva na Cidade

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RESOLUTIVO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

MINISTÉRIO PÚBLICO RESOLUTIVO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS MINISTÉRIO PÚBLICO RESOLUTIVO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS Área: CÍVEL E ESPECIALIZADAS Autoras: Bettina Estanislau Guedes Maria Ivana Botelho Vieira da Silva I. INTRODUÇÃO Nunca é demais relembrar

Leia mais

Na oportunidade, elencamos cinco propostas de suma importância para o realização das atividades e desenvolvimento do estado do Pará:

Na oportunidade, elencamos cinco propostas de suma importância para o realização das atividades e desenvolvimento do estado do Pará: Ofício CRCPA nº 273/2014 Belém - Pará, 15 de setembro de 2014. À Sua Excelência o Senhor Simão Robson de Oliveira Jatene Belém - PA Assunto: Carta de Propostas da Classe Contábil Paraense. Excelentíssimo

Leia mais

Propostas dos GTs da Conferência Municipal de São Paulo. Princípios e diretrizes de Segurança Pública

Propostas dos GTs da Conferência Municipal de São Paulo. Princípios e diretrizes de Segurança Pública Propostas dos GTs da Conferência Municipal de São Paulo Princípios e diretrizes de Segurança Pública Eixo 1 1. Fortalecimento do pacto federativo; 2. Municipalização da Segurança Pública; 3. Estabelecer

Leia mais

Você, no entanto, pode nos ajudar!

Você, no entanto, pode nos ajudar! Este livro pode ser adquirido por educação, negócios, vendas ou uso promocional. Embora toda precaução tenha sido tomada na preparação deste livro, o autor não assume nenhuma responsabilidade por erros

Leia mais

Minuta PARECER Nº, DE 2011. RELATORA: Senadora LÚCIA VÂNIA

Minuta PARECER Nº, DE 2011. RELATORA: Senadora LÚCIA VÂNIA Minuta PARECER Nº, DE 2011 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 189, de 2010 (Projeto de Lei nº 3.077, de 2008, na origem), do Poder Executivo, que altera a Lei nº 8.742,

Leia mais

Manual do Padrinho. Projeto Adote um Município. Aperte enter para avançar

Manual do Padrinho. Projeto Adote um Município. Aperte enter para avançar Manual do Padrinho Projeto Adote um Município Aperte enter para avançar Caro Padrinho, Esse manual tem como objetivo passar orientações sobre o seu importante papel no âmbito do Projeto Adote um Município.

Leia mais

GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO. Administração de Empresas. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO. Administração de Empresas. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO FGV EM SÃO PAULO Administração de Empresas fgv.br/vestibular Idealismo, Excelência e Credibilidade A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

NORONHA & ZAHR ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASÍLIA DF.

NORONHA & ZAHR ADVOCACIA E CONSULTORIA JURÍDICA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASÍLIA DF. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASÍLIA DF. LUCIEN REMY ZAHR, brasileiro, solteiro, Estudante de Direito e Assistente Jurídico, vem a Vossa Excelência,

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PLANEJAMENTO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

Pedaladas hermenêuticas no pedido de impeachment de Dilma Rousseff

Pedaladas hermenêuticas no pedido de impeachment de Dilma Rousseff Pedaladas hermenêuticas no pedido de impeachment de Dilma Rousseff 4 de dezembro de 2015, 8h55 Por Ricardo Lodi Ribeiro Com o recebimento, pelo presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, do pedido

Leia mais

O Conselho Tutelar e a fiscalização de bailes, boates e congêneres:

O Conselho Tutelar e a fiscalização de bailes, boates e congêneres: O Conselho Tutelar e a fiscalização de bailes, boates e congêneres: Murillo José Digiácomo 1 Uma questão que sempre surge quando se discute o papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantias idealizado

Leia mais

Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil

Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Protocolo de Relacionamento Político dos Escoteiros do Brasil Este guia pretende nortear os Grupos Escoteiros do Brasil a desenvolverem um

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 62 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 25 Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

comemorativa aos 25 anos do TRT. Rev. TRT - 9ª R. Curitiba a.27, n.47, p.27-32, Jan./ Jun. 2002

comemorativa aos 25 anos do TRT. Rev. TRT - 9ª R. Curitiba a.27, n.47, p.27-32, Jan./ Jun. 2002 1 Discurso proferido pela Procuradora Chefe Marisa Tiemann da Procuradoria do Trabalho da 9ª Região, por ocasião da posse do Juiz Lauremi Camaroski no cargo de Presidente do Tribunal Regional do Trabalho

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas?

Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? 2 Você já teve a experiência de enviar um email e, em pouco tempo, ver pedidos de orçamento e vendas sendo concretizadas? É SOBRE ISSO QUE VOU FALAR NESTE TEXTO. A maioria das empresas e profissionais

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de lançamento

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

CURRICULUM VITAE EROS PICELI

CURRICULUM VITAE EROS PICELI CURRICULUM VITAE DESEMBARGADOR EROS PICELI Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo DGJUD 1.2 - Serviço de Publicações e Divulgação Dados Pessoais Desembargador EROS PICELI Filiação: José Piceli Maria

Leia mais