Visão Mais Perto Visão Prev

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visão Mais Perto Visão Prev"

Transcrição

1 Visão Mais Perto 2015 Visão Prev 2016

2 Perfil de Investimentos

3 Estrutura Gestão Visão Prev

4 Entendendo Conceitos Renda Fixa Os investimentos em renda fixa podem ser feitos em títulos públicos ou títulos privados: Títulos Públicos (emitidos pelo governo) LTN Letras do Tesouro Nacional LFT Letras Financeiras do Tesouro NTN Notas do Tesouro Nacional Títulos Privados (emitidos por bancos ou empresas) CDB Certificado de Depósito Bancário Debêntures Letra Financeira

5 Entendendo Conceitos Renda Fixa Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Governo Federal (Tesouro Nacional), que tem por finalidade captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades como educação, saúde e infraestrutura. LTN: São títulos prefixados, isto é, a taxa de remuneração é definida no momento da aplicação e já se conhece o valor de resgate; não tem pagamento de cupom (juros periódicos). LFT: São títulos pós-fixados; o valor aplicado é atualizado com base na taxa Selic; não tem pagamento de cupom. NTN-F: são títulos prefixados que pagam, semestralmente, cupons de juros de 10% a.a. NTN-B: são títulos pós-fixados que pagam cupons de juros semestrais de 6% a.a. e são atualizados pelo índice de inflação IPCA.

6 Entendendo Conceitos Renda Fixa Títulos Privados são títulos emitidos por instituições privadas que possuem remuneração paga em intervalos e condições pré-definidos. Os títulos privados possuem diferentes características e prazos de vencimento, com diferentes níveis de risco. CDB: Certificado de Depósito Bancário; podem ser prefixados ou pós-fixados e são emitidos por Bancos. LF: Letras Financeiras; também podem ser prefixados ou pós-fixados e podem ser emitidas por Bancos, sociedade de crédito. Debêntures: são títulos emitidos por sociedades anônimas (S.A.) não financeiras.

7 Entendendo Conceitos Renda Variável Investimentos cujos rendimentos não são conhecidos ou não podem ser previamente determinados e podem variar, pois dependem de eventos futuros, como, por exemplo, as condições da Economia, o cenário político e, também, a saúde das empresas. O exemplo mais conhecido de um investimento de renda variável são as ações das empresas, negociadas na Bolsa de Valores.

8 Cenário Internacional EUA: FED tem dado indicações mais cautelosas e a alta da taxa de juros será de maneira ainda mais gradual. Europa: O Banco Central Europeu (BCE), após anunciar um grande conjunto de medidas de afrouxamento monetário em março, deve esperar novos elementos no cenário prospectivo de crescimento e inflação antes de tomar ações adicionais. Ásia: Economia chinesa segue seu processo de transição estrutural para um modelo econômico mais voltado para o seu mercado doméstico, o que implicará em taxas de crescimento mais modestas e decrescentes. O PIB do Japão no primeiro trimestre registrou expansão acima do esperado.

9 Cenário Doméstico Brasil: Recuperação da economia brasileira depende da melhora da confiança dos agentes econômicos que ainda deve manter-se em níveis baixos nos próximos meses. COPOM: Ata do Copom reconheceu os avanços no combate à inflação, mas sinalizou que não há espaço para a flexibilização da política monetária no curto prazo, mantendo a Selic em 14,25% a.a.. Atividade: Indicador de atividade do Banco Central continuou a registrar forte contração no primeiro trimestre. Política: Após dez dias do início do governo interino, foram anunciadas uma série de medidas com potencial impacto benéfico sobre as contas públicas.

10 Perfil de Investimentos Demanda dos participantes para agregar flexibilidade aos planos de Contribuição Definida (CD) Cada perfil é desenhado para um tipo de investidor, com particularidades em relação à exposição ao risco e ao seu momento de vida Esta definição resultará em retornos distintos para cada perfil de investimento

11 Perfil de Investimentos Para que o plano de previdência complementar seja o mais adequado possível às necessidades e expectativas dos participantes, a Visão Prev oferece cinco opções de perfis de investimentos. Super Cons. Cons. Mod. Agr. Agr. RF LP

12 Perfil de Investimentos A escolha do perfil de investimentos é uma decisão de grande responsabilidade, que influenciará diretamente nos rendimentos para formação de poupança para a aposentadoria. Por isso, é importante que se conheça todas as regras e os principais aspectos e riscos que deverão ser analisados pelo participante, no momento de sua escolha.

13 O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA?

14 Pontos de Atenção Rentabilidade passada não é garantia de futura. Super Cons. Mod. Cons. Agr. Agr. RF LP Mudanças frequentes podem impactar no retorno dos investimentos. Ciclo / Momento de Vida está em fase de acumulação ou de retirada? Necessidades e expectativas de utilização deste recurso (curto / médio / longo prazo). Tolerância a risco. Tolerância para oscilações de rentabilidade. Análise de cenários e expectativa no curto / médio / longo prazo.

15 O que é tolerância a risco e por que este é um fator decisivo para auxiliar na tomada de decisão? Tolerância a Risco: Significa o quanto o participante ou assistido está disposto a arriscar quando escolhe seus investimentos. Na hora e tomar sua decisão, é necessário que o participante ou assistido tenha claro o nível de tolerância ao risco que julgar confortável para investir seus recursos com maior tranquilidade. Por este motivo, entender a composição de cada perfil e o grau de volatilidade é muito importante neste momento.

16 Entendendo o Risco É o grau de incerteza da rentabilidade, ou seja, do retorno de um investimento. Isso se deve, à possibilidade de perdas nos valores dos ativos em função de oscilações macroeconômicas e/ou financeiras. O risco pode ser calculado pela volatilidade, ou seja, o grau de variação dos retornos de um ativo em relação às suas medidas. Quanto maior a oscilação, maior o risco. A compensação para assumir risco é na expectativa de rentabilidade superior no longo prazo.

17 Risco X Retorno A relação risco x retorno é um dos parâmetros para se decidir por um investimento. Os riscos aumentam à medida que as expectativas de retorno também se elevam. Mas se você acha que basta correr mais riscos para conseguir maior retorno para seus investimentos, vale a pena prestar atenção: No seu tempo para aposentadoria; Na sua tolerância a riscos, quanto mais apetite por rentabilidades elevadas tiver, maior será o nível de risco que terá de aceitar.

18 Volatilidade Perfis

19 Planos com Perfil VISÃO MULTI T-GESTIONA TERRA VIVOPREV VISÃO TELEFONICA

20 Perfis Visão Prev PERFIS Visão Prev Super Conservador Conservador Moderado Agressivo Agressivo RF LP

21 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

22 Geral Objetivo Oferecer segurança sem volatilidade e sem possibilidades de ocorrência de rentabilidades mensais negativas, mas com retornos potencialmente menores que os demais perfis. Super Cons. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Curto prazo liquidez imediata. Prazo Médio 1,34 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem aversão à volatilidade e desconforto em períodos com rentabilidade negativa.

23 Composição Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Super Cons. Empréstimos: De 95% a 100% 0% 0% 0% 0% De 0% a 5% Renda Fixa 95% a 100%, Títulos de Curto Prazo, indexados à SELIC ou CDI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5%

24 Rentabilidade 200% 180% 160% 140% 120% 100% 80% Super Cons. 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Super Cons 171,55% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 5,60%, correspondendo a 101,82% do CDI

25 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

26 Geral Objetivo Cons. Oferecer segurança com baixa volatilidade, com alguma possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas, mas com retornos potencialmente maiores que aplicações de curto prazo (liquidez imediata). Horizonte de Aplicação / Volatilidade Curto e médio prazo. Prazo Médio: 1,89 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem alguma aversão à volatilidade e algum desconforto em períodos com rentabilidade negativa.

27 Composição Cons. Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Empréstimos: De 95% a 100% 0% 0% 0% 0% De 0% a 5% 90% Títulos de médio prazo indexados à inflação (duração média 2 anos) IMA-B5. Renda Fixa 10% Títulos de curto prazo CDI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5%

28 Rentabilidade 220% 200% 180% 160% 140% 120% 100% Conservador 80% 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Conservador 179,23% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 6,99%, correspondendo a 127,09% do CDI

29 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

30 Geral Objetivo Oferecer possibilidade de retornos maiores que investimentos de curto prazo, com exposição à renda variável. Existe a possibilidade de perda (até 30%), média volatilidade e possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas. Mod. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Médio prazo. Prazo Médio: 5,98 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem tolerância à volatilidade e aceitam alguns períodos com rentabilidade negativa e possibilidades de perdas.

31 Composição Mod. Alocação entre os Segmentos Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Empréstimos: De 51% a 100% De 0% a 30% De 0% a 8% De 0% a 6% 0% De 0% a 5% 45% Títulos de Longo Prazo Indexados à Inflação (duração média 10,9 anos) IMA-B5+. Renda Variável 100% IBrx 100. Renda Fixa 45% Títulos de Médio Prazo Indexados à Inflação (duração média 2 anos) IMA-B5. 10% Títulos de Curto Prazo CDI. Investimento no Exterior novo 100% MSCI ACWI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5% Estruturado novo Private Equity - 25% (IPCA +10%). Multimercado - 75% (120% CDI).

32 Rentabilidade 200% 180% 160% 140% 120% 100% Moderado 80% 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Moderado 171,45% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 11,04%, correspondendo a 200,73% do CDI

33 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

34 Geral Objetivo Agr. Oferecer possibilidade de retornos maiores que investimentos de médio prazo, com maior exposição à renda variável. Existe a possibilidade de perda (até 40%), alta volatilidade e maior possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Médio/Longo prazo. Prazo Médio: 7,90 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem alta tolerância à volatilidade e aceitam bem períodos com rentabilidade negativa e possibilidades de perdas.

35 Composição Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Empréstimos: Agr. De 33% a 90% De 10% a 40% De 0% a 12% De 0% a 10% 0% De 0% a 5% Renda Fixa 65% Títulos de Longo Prazo Indexados à Inflação (duração média 10,9 anos) IMA-B5+. 25% Títulos de Médio Prazo Indexados à Inflação (duração média 2 anos) IMA-B5. 10% Títulos de Curto Prazo CDI. Até 50% por tipo de Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5% Renda Variável Investimento no Exterior novo Estruturado novo 100% IBrx % MSCI ACWI. Private Equity 33% (IPCA +10%). Multimercado 67% (120% CDI).

36 Rentabilidade 200% 180% 160% 140% 120% 100% Agressivo 80% 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Agressivo 168,47% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 11,85%, correspondendo a 215,45% do CDI

37 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

38 Geral Objetivo Agr. RF LP Oferecer possibilidade de retornos expressivos, com alta volatilidade e com possibilidade de ocorrência de vários períodos com rentabilidades negativas. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Longo prazo. Prazo Médio: 11,19 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem alta tolerância à volatilidade e aceitam bem grandes períodos com rentabilidade negativa, que busca de maiores retornos na Renda Fixa.

39 Composição Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Agr. RF LP Empréstimos: De 95% a 100% 0% 0% 0% 0% De 0% a 5% 95% a 100%, sendo até 95% de títulos indexados a inflação (IMA-B5+) e 5% títulos Renda Fixa atrelados ao CDI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5%

40 Rentabilidade 240% 220% 200% 180% 160% 140% 120% 100% 80% 60% 40% 20% 0% Agressivo RF LP CDI 170,28% IPC-A 80,38% Agressivo RF LP 175,04% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 18,21%, correspondendo a 331,09% do CDI

41 Comparativo Perfis

42 Rentabilidade Quadro de Rentabilidade Real RENTABILIDADE DOS PERFIS / PLANOS Super Cons. Mod. Cons. Agr. Agr. RF LP PERFIL / PLANO Jan/16 a Maio/16 Ago/15 a Dez/15 Jan/15 a Jul/15 Ago/14 a Dez/14 Jan/14 a Jul/14 Ago/13 a Dez/13 Jan/13 a Jul/13 Ago/12 a Dez/12 Jan/12 a Jul/12 Ano 2016 Ano 2015 Conservador Moderado Agressivo Agressivo RF LP Super Conservador Rentabilidade Consolidada IPCA CDI 6,99% 4,09% 8,80% 3,46% 10,90% -4,46% -6,58% 8,77% 13,90% 6,99% 13,26% 11,04% 0,67% 7,09% 1,76% 9,86% -3,15% -7,01% 8,81% 13,64% 11,04% 7,81% 11,85% -0,54% 6,53% 0,86% 9,10% -1,99% -7,05% 8,85% 13,21% 11,85% 5,95% 18,21% -1,62% 6,58% 3,50% 13,14% -8,73% -11,11% 12,24% 18,21% 4,85% 5,60% 5,75% 7,37% 4,66% 5,90% 5,60% 13,54% 8,43% 2,87% 8,03% 2,87% 10,41% -4,49% -7,59% 9,22% 14,39% 8,43% 11,13% 3,94% 3,60% 6,83% 2,55% 3,76% 2,65% 3,18% 2,99% 2,76% 3,94% 10,67% 5,50% 5,66% 7,16% 4,58% 5,96% 3,74% 4,16% 2,95% 5,31% 5,50% 13,23%

43 Taxa dos Perfis Taxa por Perfil / Plano Posição: 31/05/2016 MtM Duration Super Conservador 6,59% 1,34 Conservador 7,07% 1,89 Moderado 6,67% 5,98 Agressivo 6,38% 7,90 Agressivo RF LP 6,25% 11,19

44 Resumo Comparação Perfis Somente Renda Fixa: Super Cons. Perfil Super Conservador Renda Fixa 95% a 100%, Curto Prazo (100% SELIC e CDI). Empréstimos 0% a 5% (INPC+ 5,5%) Prazo Médio 1,34 (Duration em anos). 100% Renda Fixa Cons. Perfil Conservador Renda Fixa 95% a 100%, Curto Prazo (10% CDI) e Médio Prazo (90% IMA-B 5). Empréstimos 100% 0% Renda a 5%, (INPC+ Fixa 5,5%) Prazo Médio: 1,89 (Duration em anos). Agr. RF LP Agressivo Renda Fixa Longo Prazo Renda Fixa - 95% a 100%, Curto Prazo (5% CDI) e Longo Prazo (95% IMA-B 5+). Empréstimos 0% a 5% (INPC+ 5,5%) Prazo Médio: 11,19 (Duration em anos).

45 Resumo Comparação Perfis Com Renda Fixa, Renda Variável, Investimento no Exterior e Estruturados : Mod. Perfil Moderado Agr. Perfil Moderado Renda Fixa: 51% a 100%, Curto Prazo (10% CDI), Médio Prazo (45% IMA-B5), Longo Prazo 100% (45% Renda IMA-B5+). Fixa Renda Variável: 0% a 30%, (100% IbrX-100). Estruturado: 0% a 8%, 25% (IPCA +10%), 75% (120% CDI). 100% Renda Fixa Investimento no Exterior: 0% a 6%, (100% MSCI ACWI). Empréstimos 0% a 5%, (INPC+ 5,5%). Prazo Médio: 5,98 (Duration em anos). Renda Fixa: 33% a 90%, Curto Prazo (10% CDI), Médio Prazo (25% IMA-B5), Longo Prazo (65% IMA-B5+). Renda Variável: 10% a 40%, (100% IbrX-100). Estruturado: 0% a 12%, 33% (IPCA +10%), 67% (120% CDI). Investimento no Exterior - 0% a 10%, (100% MSCI ACWI). Empréstimos 0% a 5%, (INPC+ 5,5%). Prazo Médio: 7,90 (Duration em anos).

46 Alteração de Renda

47 O que é Possibilidade de rever: forma de recebimento do benefício (prazo determinado ou percentual de saldo)

48 Planos Participantes Visão Telefônica... Visão Multi... Visão Terra... VivoPrev... Visão TGestiona...

49 Novidades Novos meses para alteração: junho e dezembro (antes, outubro). Carência para alteração: não existe mais carência, pode-se alterar a opção de renda sempre que desejar nos meses oficiais.

50 O que considerar na decisão CENÁRIO ATUAL OBJETIVOS PESSOAIS EXPECTATIVA PATRIMÔNIO

51 Simulador Assistidos Disponível na área aberta do site da Visão Prev

52 Simulador Assistidos... Percentual de Saldo

53 Simulador Assistidos... Prazo definido

54 Simulador Assistidos... Percentual retirada

55 Planejamento financeiro Prazo determinado de 30 anos, onde a renda será de R$ por mês. No final do prazo, há esgotamento do saldo.

56 Planejamento financeiro A mesma simulação, porém com saque de 30% do valor à vista, ou seja, R$ (bruto). Nesse caso, o valor de benefício será de R$ 1.531, e ao final do prazo, há esgotamento do saldo.

57 Planejamento financeiro Redução do prazo para 15 anos, sem saque antecipado. O valor do benefício é de R$ 3.402, e ao final do prazo, há esgotamento do saldo.

58 Planejamento financeiro Alterando a forma de recebimento para percentual do saldo, considerando recebimento de 0,30%. O saldo perpetua.

59 Planejamento financeiro Mesmo cenário anterior, porém recebendo 0,40% do saldo mensalmente.

60 Planejamento financeiro Benefício de 0,65% do saldo remanescente.

61 Como realizar Todo o processo é online. O tutorial de como utilizar essa nova ferramenta esta disponível no site da Visão Prev. Vamos lá?

62 Fique atento! Caso queira manter a atual regra do seu benefício, não é necessário realizar nenhum procedimento. Para fazer as alterações: Assistidos e aposentados por invalidez - você deve acessar a área restrita do site e clicar na aba Alteração de Renda Pensionistas encaminhar formulário de alteração de renda para a Visão Prev Você terá um simulador disponível, que apresentará as modificações em seu patrimônio, de acordo com as suas escolhas. Lembramos que os valores obtidos nas simulações são calculados assumindo diversas hipóteses e representam apenas uma estimativa e não possuem valor legal. Não deixe de ler todas as instruções que aparecerão durante o processo! Agora, vamos às principais orientações...

63 Para começar... Clique no botão Alteração de Renda Clique em continuar

64 Pagina Inicial Neste espaço estarão todos os seus dados O simulador iniciará exibindo sua forma de recebimento de benefício atual Para entender como as alterações impactarão seu patrimônio e fazer simulações, clique em Nova simulação

65 Como Utilizar o Simulador Escolha a taxa de juros anual real, isto é, a estimativa dos juros acima da inflação

66 Como Utilizar o Simulador Escolha uma das formas de Opção de Renda: - Pagamento programado (Prazo) - Reajuste anual (Percentual do saldo com reajuste anual) - Reajuste mensal (Percentual do saldo com reajuste mensal)

67 Como Utilizar o Simulador Se sua opção de renda foi reajuste anual ou mensal (percentual do saldo), escolha nesse campo uma porcentagem de recebimento mensal. IMPORTANTE: Se você optou por reajuste anual, seu beneficio será corrigido anualmente. Se você optou por reajuste mensal, seu beneficio será corrigido mensalmente.

68 Como Utilizar o Simulador PERCENTUAL DO SALDO (reajuste mensal ou anual) Após as suas escolhas, o gráfico fará uma comparação: Saldo Simulado x Saldo Atual Benefício Simulado x Beneficio atual

69 Como Utilizar o Simulador PAGAMENTO PROGRAMADO 30 Ao escolher a opção pagamento programado, você estará alterando o prazo de recebimento do seu benefício. Por isso, deve escolher por quantos anos ainda quer receber seu beneficio.

70 Como Utilizar o Simulador PAGAMENTO PROGRAMADO Após as suas escolhas, o gráfico fará uma comparação: Saldo Simulado x Saldo Atual Benefício Simulado x Beneficio atual

71 Como Utilizar o Simulador Após feitas as simulações, você terá a opção de salvá-las. Basta clicar em Salvar Simulação

72 Como Utilizar o Simulador Até três simulações poderão ser salvas

73 Como Utilizar o Simulador Você poderá comparar as suas simulações, basta clicar e selecionar as simulações que quer comparar Após selecionar as simulações, clique no botão Comparar.

74 Como Utilizar o Simulador Você será direcionado para uma página onde poderá analisar todas as simulações feitas e compara-las com seu cenário atual. Para escolher a simulação que mais lhe agradou e para qual você deseja alterar, clique e seleciona a mesma. Após selecionar, clique em Continuar

75 Como Utilizar o Simulador A aprovação da alteração de renda considerará contratos de empréstimos em andamento e, caso haja alguma limitação por conta desse tema, será exibida uma mensagem. A continuidade da alteração de renda não será permitida. Após escolher a melhor simulação e para finalizar o processo de alteração, clique em Solicitar

76 Como Utilizar o Simulador Após a solicitação, aparecerá essa mensagem: Solicitação enviada com sucesso!

77 Importante EMPRÉSTIMO As prestações dos empréstimos são descontadas da renda mensal e o benefício pode ser comprometido quando se modifica seu valor. PRAZO A renda mensal é abatida do Saldo Total. Portanto, quando você decide aumentar o benefício recebido (% do Saldo), seu patrimônio diminui mais rapidamente. IMPOSTO DE RENDA Conforme as alíquotas do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), o % de tributação pode ser zero para quem optou pelo Regime Progressivo. Isso ocorre para quem tem valor bruto de recebimento mensal de até R$1.903,98 (conforme tabela vigente, reajustada anualmente). Se o participante tiver outras fontes de renda que, somadas ao benefício da Visão Prev, ultrapassem esse limite, poderá ser necessário fazer o ajuste na declaração anual.

78 Datas Para mudar até 30 DE JUNHO Passa a vigorar 1º de JULHO

79 Percentual de Contribuição

80 O que é Possibilidade de rever: percentual de contribuição (contribuições básica e adicional/ suplementar) Relembrando! É possível fazer a Contribuição Esporádica a qualquer momento e no valor que quiserem, por meio de boleto gerado no site da Visão Prev.

81 Planos Participantes Visão Telefônica... Visão Multi... Visão Terra... VivoPrev... Visão TGestiona...

82 Quem? Participantes ativos ou autopatrocinados... Quando? Junho (e não mais julho!) e Dezembro...

83 O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA?

84 Pontos de Atenção Contrapartida da patrocinadora Planejamento financeiro Tempo de acumulação Juros compostos Incentivo fiscal

85 Exemplo Acumulação 9 URP: R$ 3.289,59 Visão Multi (exceto TIWS e TCS) Idade: 25 anos Salário: R$ 4.500,00 Participante 1 Idade: 45 anos Salário: R$ ,00 Participante 2 Contribuições participante - R$ Contribuições participante - R$ Básica: 2,00% R$ 90,00 Básica: 2,00% R$ 300,00 Adicional: 5,00% R$ 60,52 Adicional: 5,00% R$ 585,52 Reserva acumulada aos 50 anos: R$ ,25 Reserva acumulada aos 50 anos: R$ ,11 Taxa de juros: 5,00% a.a. Taxa de juros: 5,00% a.a. Diferimento: 25 anos Diferimento: 5 anos Contribuições/ano: 12 Contribuições/ano: 12

86 Exemplo Acumulação

87 Simuladores Simulador para Ativos Simulador de Incentivo Fiscal

88 Simulador para Ativos... Selecione seu Plano e clique em Concordo em simular

89 Simulador para Ativos... Leia as instruções, inclua seus Dados Inicias e clique em Próximo

90 Simulador para Ativos... Leia as instruções, preencha suas Opções de Contribuição e clique em Próximo

91 Simulador para Ativos... Agora, preencha suas Opções na Aposentadoria e clique em Próximo

92 Simulador para Ativos... Escolha a forma como quer visualizar sua simulação e clique em Próximo

93 Simulador para Ativos Em Resumo da Simulação, veja o comportamento de seu saldo e benefício ao longo do tempo, a distribuição do seu patrimônio e as projeções para sua aposentadoria.

94 Simulador para Ativos Em Comparação das Rendas, você pode visualizar o comportamento de seu benefício nas duas opções de recebimento e visualizar as mudanças conforme ajusta informações deslizando os botões.

95 Simulador Incentivo Fiscal... Para começar a utilizar o simulador, clique em Concordo em simular

96 Simulador Incentivo Fiscal... Preencha as informações referentes às suas Rendas e clique em Próximo

97 Simulador Incentivo Fiscal... Preencha as informações referentes às suas Contribuições e clique em Próximo

98 Simulador Incentivo Fiscal Preencha as informações referentes às suas Deduções e clique em Próximo...

99 Simulador Incentivo Fiscal Verifique no termômetro de Incentivo Fiscal quanto você está aproveitando no incentivo fiscal e, quanto precisa aportar para aproveitá-lo no máximo.... Você ainda pode fazer alterações nas informações preenchidas e verificar como o termômetro se comporta.

100 A Alteração De 01 até 30 de junho Ativos: de acordo com regras publicadas no site da VisãoPrev Autopatrocinados: online, no site da Visão Prev Início da vigência dos novos percentuais: - Ativos julho Autopatrocinados boletos agosto

101 Obrigado

Passo-a-passo Alteração de Renda via site

Passo-a-passo Alteração de Renda via site Passo-a-passo Alteração de Renda via site Alteração de Renda! No mês de Outubro é possível você, assistido da Visão Prev, dos planos Visão Telefônica, Multi, Terra, Tgestiona, VivoPrev e TVA, alterar as

Leia mais

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Gestão Visão Prev Bradesco Custódia e Administração VP Finanças Telefonica-Vivo Conselho Deliberativo Comitê Investimentos Conselho Fiscal Diretoria Executiva

Leia mais

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP OBJETIVO DA HP PREV Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO

PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão

Leia mais

Investimentos na Duprev

Investimentos na Duprev Investimentos na Duprev Plano de Aposentadoria Duprev CD Contribuições Participantes + Contribuições da empresa = Saldo para aposentadoria Patrimônio Investido Perfis de Investimento Alternativas de aplicação

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento Escolha seu Perfil Escolha seu Perfil...3 Perfis de Investimento...4 Perfil Superconservador... 5 Perfil Conservador... 5 Perfil Moderado... 6 Perfil Agressivo... 6 Exemplos de Rentabilidade...7

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento OBJETIVO O presente documento apresenta como principal objetivo a defi nição de uma estrutura de Perfis de Investimento para os Participantes do Plano de Aposentadoria PREVIPLAN.

Leia mais

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor INVESTIMENTOS INTELIGENTES_ As melhores alternativas para você investir melhor LUCRO É SABER INVESTIR_ Aprenda como! QUEM SOMOS_ O grupo_ SOMOS A MAIOR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INDEPENDENTE DA AMÉRICA LATINA

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SYNGENTA PREVI 1. Plano Fechado de Previdência Privada. 2. Seeds aderiu à Syngenta Previ e deixou de patrocinar a Brasilprev. 3. Você precisa decidir: a) PGBL: pode portar

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

ENTENDA. 4. Saldos. 5. Benefícios. 7. Simulador

ENTENDA. 4. Saldos. 5. Benefícios. 7. Simulador Edição 04/2014 300 de janeiro de 2014 NOVO SITEE PARTICIPANTE.NET ENTENDA COMO FUNCIONA A 1. Visão por plano e visão consolidada 2. Rentabilidades 3. Contribuições 4. Saldos 5. Benefícios 6. Cadastro do

Leia mais

Investimentos na Duprev

Investimentos na Duprev Investimentos na Duprev Plano de Aposentadoria Duprev CD Contribuições Participantes + = aposentadoria Contribuições da empresa Saldo para Patrimônio Investido Perfis de Investimento Alternativas de aplicação

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/ = Resultado

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/ = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Agosto/2017 - = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,76%

Leia mais

Para acessar o Simulador de Benefícios para Ativos e Vinculados, clique aqui.

Para acessar o Simulador de Benefícios para Ativos e Vinculados, clique aqui. Para acessar o Simulador de Benefícios para Ativos e Vinculados, clique aqui. Clique no link abaixo para acessar o Manual de Utilização do Simulador: Manual do Simulador de Benefícios Manual do Simulador

Leia mais

PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE

PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE Planeje seu futuro! material explicativo PLANEJANDO O FUTURO! A GEBSAPrev ajuda você a planejar com tranquilidade a aposentadoria para aproveitar essa fase da vida como desejar!

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015

ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015 ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015 PORQUE TER UM PLANO DE APOSENTADORIA PRIVADA? TETO ATUAL DO INSS ATUALIZADO SOMENTE PELO INPC: R$ 4.663,00 INDEPENDENTE DO SEU SALÁRIO NA ATIVA, O

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - =

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/ - = Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,39%

Leia mais

Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012.

Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012. Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012 Prezado (a) participante: A seguir estão discriminados os gráficos estatísticos das Perguntas

Leia mais

Regulamento. Perfis de Investimento

Regulamento. Perfis de Investimento Regulamento Perfis de Investimento 2017 ÍNDICE CAPÍTULO I - DA FINALIDADE....3 CAPÍTULO II - DOS PARTICIPANTES ELEGÍVEIS...3 CAPÍTULO III - DOS PERFIS...3 CAPÍTULO IV - DO PRAZO DE ESCOLHA DO PERFIL DE

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Os títulos são de emissão do governo federal, no mercado interno, sob as formas: 1. Ofertas públicas para instituições financeiras (Leilões), 2. Ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro

Leia mais

PREVI Futuro - Jul / Resultado

PREVI Futuro - Jul / Resultado PREVI Futuro - Jul / 2018 + = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2018

PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2018 PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2018 INTRODUÇÃO As contribuições mensais feitas para os Planos HP são investidas de acordo com o perfil de investimento escolhido pelos participantes denominados: SUPERCONSERVADOR

Leia mais

PREVI Futuro - Fev / Resultado

PREVI Futuro - Fev / Resultado PREVI Futuro - Fev / 2018 + = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PREVI Futuro - Mai / Resultado

PREVI Futuro - Mai / Resultado PREVI Futuro - Mai / 2018 + = Resultado Conjuntura Econômica Educação Previdenciária é fundamental para associado do Previ Futuro, que participa ativamente da gestão do seu plano No Previ Futuro, o valor

Leia mais

Resultado. PREVI Futuro - Mar / =

Resultado. PREVI Futuro - Mar / = Resultado PREVI Futuro - Mar / 2018 - = Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PREVI Futuro - Abr / Resultado

PREVI Futuro - Abr / Resultado PREVI Futuro - Abr / 2018 + = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

ESTRUTURA DO PLANO SALDO PARA APOSENTADORIA CONTRIBUIÇÕES PARTICIPANTE RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS CONTRIBUIÇÕES PATROCINADORA

ESTRUTURA DO PLANO SALDO PARA APOSENTADORIA CONTRIBUIÇÕES PARTICIPANTE RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS CONTRIBUIÇÕES PATROCINADORA 1 2 ESTRUTURA DO PLANO CONTRIBUIÇÕES PARTICIPANTE CONTRIBUIÇÕES PATROCINADORA RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS SALDO PARA APOSENTADORIA 3 TIPOS DE INVESTIMENTO PRINCIPAIS TIPOS DE INVESTIMENTO Inúmeras

Leia mais

PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2017

PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2017 PERFIL DE INVESTIMENTO OUTUBRO/2017 INTRODUÇÃO As contribuições mensais feitas para os Planos HP e Agilent, administrados pela HP Prev, são investidas de acordo com o perfil de investimento escolhido pelos

Leia mais

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas Bônus Fator Aula 2 Ferramentas e Tabelas 1 Renda Fixa - Definição São Títulos/ Investimentos que representam uma dívida As condições de rentabilidade são conhecidas no momento da aplicação. Na prática

Leia mais

Para acessar o Simulador de Benefícios para Assistidos, clique aqui.

Para acessar o Simulador de Benefícios para Assistidos, clique aqui. Para acessar o Simulador de Benefícios para Assistidos, clique aqui. Nas próximas páginas você encontra o Manual contendo as orientações para utilização do Simulador! Manual do Simulador de Benefícios

Leia mais

Resultado. PREVI Futuro - Nov / =

Resultado. PREVI Futuro - Nov / = Resultado PREVI Futuro - Nov / 2017 - = Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

PREVI futuro - Out / = Resultado

PREVI futuro - Out / = Resultado PREVI futuro - Out / 2017 - = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Passivo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano PREVI Futuro Estes são distribuídos em uma Carteira de Investimentos Distribuição

Leia mais

pg. a 30/06/2016 Rentabilidade dos Investimentos Rentabilidade no Período Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial

pg. a 30/06/2016 Rentabilidade dos Investimentos Rentabilidade no Período Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição e Desempenho da Carteira - Resumo BENCHMARK RF:85.00%(90.00%CDI + 10.00%IMAB(5) ) ) + RV:15.00%(100.00%IBRX 100 ) ) a 30/06/2016 pg. 1 Posição Sintética dos Ativos em 30/06/2016 Financeiro % PL

Leia mais

Relatório. Anual. Resumo 2015

Relatório. Anual. Resumo 2015 Relatório Anual Resumo 2015 2 Mensagem da Diretoria O ano de 2015 foi marcado por um cenário volátil e conturbado com inflação alta, PIB negativo, escândalos políticos, rebaixamento de grau de investimento

Leia mais

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO Os participantes dos Planos de Benefícios da Fundação Banrisul podem acessar, no site da Entidade, o Simulador de Benefícios On-line, ferramenta que permite

Leia mais

Boletim de Resultado 2017

Boletim de Resultado 2017 Boletim de Resultado 2017 ATIVO Onde estão aplicados todos os recursos do plano de forma diversificada PASSIVO Reservas matemáticas para cumprir com o pagamento dos benefícios atuais e futuros Distribuição

Leia mais

No Brasil. No Mundo. BB DTVM: Líder do Mercado. O Brasil subiu para 6º lugar no ranking mundial. Fonte: ANBIMA- Agosto/10 e ICI - Mar/10 EUA 48,69%

No Brasil. No Mundo. BB DTVM: Líder do Mercado. O Brasil subiu para 6º lugar no ranking mundial. Fonte: ANBIMA- Agosto/10 e ICI - Mar/10 EUA 48,69% Ranking Mundial de Fundos No Mundo O Brasil subiu para 6º lugar no ranking mundial. No Brasil BB DTVM: Líder do Mercado EUA 48,69% BB DTVM 21,43% Luxemburgo 10,09% ITAÚ-UNIBANCO 17,11% França 7,51% BRADESCO

Leia mais

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP 1 Objetivo da HP Prev Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO

CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO CARTILHA PARA UM FUTURO MAIS SEGURO PrevMais Para um futuro mais seguro O PrevMais é o plano de Previdência Complementar para os ex-funcionários do BNC, atual BB, e funcionários do Economus. Ser participante

Leia mais

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO 1. FINALIDADE 1.1. Este regulamento define as regras gerais do Programa de Perfis de Investimento da Odebrecht Previdência (ENTIDADE), disciplinando as modalidades

Leia mais

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES Você está trabalhando, construindo sua vida e de sua família. Tudo vai bem. Mas... Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Quando se aposentar, você receberá o benefício do INSS, mas ele será suficiente?

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

pg. Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição Consolidada por Tipo de Ativo (4) Conta de Investimento:

pg. Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição Consolidada por Tipo de Ativo (4) Conta de Investimento: Posição e Desempenho da Carteira - Resumo BENCHMARK RF:70.00%(80.00%CDI + 20.00%IMA-B ) ) + RV:27.50%(100.00%IBRX 100 ) ) + OFF:2.50%(100.00%MXWOBRL) Posição Sintética dos Ativos em 30/05/2018 Rentabilidade

Leia mais

a 31/05/2016 pg. Rentabilidade dos Investimentos Rentabilidade desde 02/01/2012 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial

a 31/05/2016 pg. Rentabilidade dos Investimentos Rentabilidade desde 02/01/2012 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição e Desempenho da Carteira - Resumo BENCHMARK RF:70.00%(80.00%CDI + 20.00%IMAB(5) ) ) + RV:30.00%(100.00%IBRX 100 ) ) a 31/05/2016 pg. 1 Posição Sintética dos Ativos em 31/05/2016 Financeiro % PL

Leia mais

pg. a 29/07/2016 Rentabilidade dos Investimentos Rentabilidade no Período Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial

pg. a 29/07/2016 Rentabilidade dos Investimentos Rentabilidade no Período Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição e Desempenho da Carteira - Resumo BENCHMARK RF:70.00%(80.00%CDI + 20.00%IMAB(5) ) ) + RV:30.00%(100.00%IBRX 100 ) ) a 29/07/2016 pg. 1 Posição Sintética dos Ativos em 29/07/2016 Financeiro % PL

Leia mais

Tudo sobre APOSENTADORIA

Tudo sobre APOSENTADORIA Tudo sobre APOSENTADORIA Veja as regras para a solicitação de aposentadoria APOSENTADORIA NORMAL O benefício de aposentadoria será concedido ao participante que já tiver encerrado o vínculo empregatício

Leia mais

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO JUNHO DE 2014 1. Apresentação A Fundação CAGECE de Previdência Complementar CAGEPREV, criada através da Lei Estadual nº 13.313,

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento 1 Perfis de Investimento Material Explicativo www.previsiemens.com.br 2 3 ESCOLHA O SEU LUGAR AO SOL Tem gente que gosta muito de sol. Afinal, ele trás certos benefícios à nossa saúde, nos deixa mais animados,

Leia mais

Palestras semestrais. Dez/2016. João Carlos Ferreira

Palestras semestrais. Dez/2016. João Carlos Ferreira Palestras semestrais Dez/2016 João Carlos Ferreira O que vamos abordar Elegibilidade aos benefícios e institutos. Quando terei acesso ao meu plano de previdência? Contribuição voluntária. Como obter o

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos

Leia mais

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO

CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO CAGEPREV FUNDAÇÃO CAGECE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR RELATÓRIO DE DESEMPENHO OUTUBRO DE 2014 1. Apresentação A Fundação CAGECE de Previdência Complementar CAGEPREV, criada através da Lei Estadual nº 13.313,

Leia mais

Reunião Anual de Participantes Syngenta Previ

Reunião Anual de Participantes Syngenta Previ Reunião Anual de Participantes Syngenta Previ 09/03/2016 Evolução da expectativa de vida no Brasil (Fonte: IBGE) ANO 1910 33 anos 1940 42 anos 1960 55 anos 1980 2000 EXPECTATIVA DE VIDA 63 anos 70 anos

Leia mais

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar

Plano CV Prevdata. Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar Plano CV Prevdata Conheça mais sobre o seu Plano de Previdência Complementar A entidade Nossos números Patrimônio de R$ 1,1 bilhão (dez/2016) 2 planos de benefícios e plano de gestão administrativa 36

Leia mais

Perfis de Investimentos

Perfis de Investimentos 1 Índice 03 Apresentação 03 Gestão de investimentos da Eletros 04 Principais riscos associados aos investimentos 05 Investimento em renda fixa 05 Investimento em renda variável 06 Investimento nos demais

Leia mais

INVISTA NO. Tesouro Direto

INVISTA NO. Tesouro Direto INVISTA NO Tesouro Direto Introdução CAPÍTULO 1 OS TÍTULOS E SUAS CARACTERÍSTICAS O Tesouro Nacional criou o Tesouro Direto, programa oferecido em parceria com a B3, que permite ao investidor pessoa física

Leia mais

Relatório Anual Ultraprev Resumo. ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2017 Abril de 2018 nº 22

Relatório Anual Ultraprev Resumo. ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2017 Abril de 2018 nº 22 Relatório Anual Ultraprev Resumo ULTRAPREV ASSOCIAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Relatório Anual 2017 Abril de 2018 nº 22 RELATÓRIO ULTRAPREV 2017 RESUMO PARTICIPANTES Patrocinadoras Quantidade de participantes

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO TITULOS DISPONIVEIS, E PARA QUEM SÃO INDICADOS. VANTAGENS DE INVESTIR NO TESOURO DIRETO. CUIDADOS AO INVESTIR NO TESOURO DIRETO. PRINCIPAIS MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO.

Leia mais

GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL DE INVESTIMENTO

GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL DE INVESTIMENTO GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL DE INVESTIMENTO Esse guia rápido sobre os Perfis de Investimentos oferecidos pela Celpos servirá para você, Participante do Plano CELPOS CD, conhecer algumas das principais informações

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS Esta cartilha traz informações e dicas, de forma simples e clara, para que você conheça as vantagens que o seu plano de previdência oferece. Leia com atenção e comece a

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40 BENCHMARK RF:60.00% ( 100.00%CDI ) + RV:40.00% ( 100.00%IBRX 100 ) Posição e Desempenho da Carteira - Resumo a 31/12/2015 pg. 1 Posição Sintética dos Ativos em 31/12/2015 Financeiro % PL FUNDOS SEGMENTO

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40 BENCHMARK RF:60.00% ( 100.00%CDI ) + RV:40.00% ( 100.00%IBRX 100 ) Posição e Desempenho da Carteira - Resumo a 30/09/2015 pg. 1 Posição Sintética dos Ativos em 30/09/2015 Financeiro % PL FUNDOS SEGMENTO

Leia mais

Material Explicativo 2018

Material Explicativo 2018 Material Explicativo 2018 ÍNDICE Introdução... 3 Sobre o Plano Previplan... 4 Adesão... 4 Benefícios do Plano... 5 Entenda o Plano... 6 Rentabilidade... 7 Veja como funciona a Tributação... 8 O que acontece

Leia mais

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO 1. FINALIDADE 1.1. Este regulamento define as regras gerais do Programa de Perfis de Investimento da Odebrecht Previdência (ENTIDADE), disciplinando as modalidades

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF:

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto TÍTULO PÚBLICO FEDERAL Manoela Barreto EXPERIÊNCIA Economista Diretora de ONG que divulga a ENEF Sócia da Ourum Investimentos e Câmbio Demais detalhes TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS - CONCEITO Um título público

Leia mais

Rio de Janeiro, novembro de 2010. Renato Andrade

Rio de Janeiro, novembro de 2010. Renato Andrade Tesouro Direto Rio de Janeiro, novembro de 2010 Renato Andrade Visão Geral Vantagens Comprando Tributação e Vendendo Títulos Comprando e Vendendo Títulos Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro

Leia mais

pg. Rentabilidade no Período Rentabilidade no Ano Rentabilidade desde 28/03/2019 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial

pg. Rentabilidade no Período Rentabilidade no Ano Rentabilidade desde 28/03/2019 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição e Desempenho da Carteira - Resumo BENCHMARK RF:85.00%(90.00%CDI + 10.00%IMA-B ) ) + RV:12.50%(100.00%IBRX 100 ) ) + OFF:2.50%(100.00%MXWOBRL) Posição Sintética dos Ativos em 30/04/2019 Rentabilidade

Leia mais

Renda Fixa: 88%[(78% [CDI+0,5%]+17% IMAB + 5%IMAB5)+12%(103%CDI)] Renda Variável Ativa = 100%(IBrx+6%) Inv. estruturados = IFM Inv. no exterior = BDRX

Renda Fixa: 88%[(78% [CDI+0,5%]+17% IMAB + 5%IMAB5)+12%(103%CDI)] Renda Variável Ativa = 100%(IBrx+6%) Inv. estruturados = IFM Inv. no exterior = BDRX Objetivo Os investimentos dos Planos Básico e Suplementar, modalidade contribuição definida, tem por objetivo proporcionar rentabilidade no longo prazo através das oportunidades oferecidas pelos mercados

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL 2017 Demonstrativo de Investimentos - DI

RELATÓRIO ANUAL 2017 Demonstrativo de Investimentos - DI RESUMO DO DI - ISÃO PRE SOCIEDADE DE PRE COMPLEMENTAR DEMONSTRATIO DE INESTIMENTOS - DI Ano de 2017 (Posição dos Investimentos: 29/12/2017) Com objetivo de atender a legislação vigente, informamos ao participante

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS OBJETIVO Os investimentos dos Planos de Aposentadoria administrados pela PRhosper Previdência Rhodia, modalidade contribuição definida, tem por objetivo proporcionar rentabilidade no longo prazo através

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução...4 Sobre o Plano Previplan...5 Adesão...5 Benefícios do Plano...6 Entenda o Plano...7 Rentabilidade...8 Veja como funciona a Tributação...9

Leia mais

Taxa de Juros no Período (SELIC)

Taxa de Juros no Período (SELIC) Os títulos públicos federais são emitidos pelo Tesouro Nacional e compõem a dívida pública interna. Servem como instrumento de captação de recursos para que o governo execute suas atividades. Todos os

Leia mais

CARTILHA PLANO CELPOS CD

CARTILHA PLANO CELPOS CD CARTILHA PLANO CELPOS CD ORIGINAL PLUS O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de

Leia mais

Plano PreVisão. Para quem quer seguir por caminhos com menos turbulências

Plano PreVisão. Para quem quer seguir por caminhos com menos turbulências MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar e d i ç ã o e s p e c i a l d e z e m b r o / 2 0 1 4 Plano PreVisão Para quem quer seguir por caminhos com menos turbulências Conheça

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

PREVIDÊNCIA PRIVADA MBPrev

PREVIDÊNCIA PRIVADA MBPrev PREVIDÊNCIA PRIVADA Breve revisão de conceitos de finanças Benefícios da previdência privada? Previdência Social (INSS) x Previdência Complementar Previdência Complementar aberta e fechada. Como funciona

Leia mais

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação.

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação. 1 SEGUNDO O IBGE, um em cada três aposentados continua trabalhando após a aposentadoria. Isso se deve à perda do poder de compra ao longo do tempo, quando a renda mensal da pessoa não consegue acompanhar

Leia mais

O que você quer ser quando envelhecer

O que você quer ser quando envelhecer O que você quer ser quando envelhecer Entenda como funciona o Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul - OABPrev-RS. 2 01 02 03 O que é OABPrev-RS?

Leia mais

RENDA FIXA TESOURO DIRETO

RENDA FIXA TESOURO DIRETO DESTAQUES DO RELATÓRIO Carteira Recomendada Nossa Carteira Recomendada do Tesouro Direto para os próximos 30 dias continua considerando principalmente o desafio fiscal nos próximos anos como principal

Leia mais

RENDA FIXA TESOURO DIRETO

RENDA FIXA TESOURO DIRETO DESTAQUES DO RELATÓRIO Carteira Recomendada Nossa Carteira Recomendada do Tesouro Direto para os próximos 30 dias considera o cenário de baixa inflação no curto prazo e maior incerteza no médio/longo prazo

Leia mais

Opções Após o Desligamento: Autopatrocínio e BPD

Opções Após o Desligamento: Autopatrocínio e BPD Opções Após o Desligamento: Autopatrocínio e BPD Ao se desligar da empresa que patrocina o seu plano de previdência complementar, administrado pela Visão Prev, você tem a possibilidade de continuar com

Leia mais

Certificado de Depósito Bancário CDB

Certificado de Depósito Bancário CDB Certificado de Depósito Bancário CDB Questões Comentadas em Vídeo Prof. Lucas Silva Certificação: CPA-10 Um investidor aplicou em um CDB indexado ao CDI de um banco. O banco emissor oferece o compromisso

Leia mais

Opção de contribuição e perfil de investimento. Maio/2016

Opção de contribuição e perfil de investimento. Maio/2016 Opção de contribuição e perfil de investimento Maio/2016 Introdução As contribuições mensais feitas para os Planos HP e Agilent administrados pela HP Prev são investidas de acordo com o perfil de investimento

Leia mais

Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade

Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade Opções Após o Desligamento: Resgate e Portabilidade Ao se desligar da empresa que patrocina o seu plano de previdência complementar, administrado pela Visão Prev, você tem a possibilidade de sair do plano,

Leia mais

Manual. Perfis de Investimentos

Manual. Perfis de Investimentos Manual Perfis de Investimentos 2018 Manual de Perfis de Investimentos Índice Perfis de Investimentos Avonprev... 4 Por que existem os Perfis de Investimentos... 5 O que são Perfis de Investimentos...

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DE DESEMPENHO DO MULTIPREV CARTEIRA 14 FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO

DEMONSTRAÇÃO DE DESEMPENHO DO MULTIPREV CARTEIRA 14 FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO DEMONSTRAÇÃO DE DESEMPENHO DO CNPJ/MF: Informações referentes a 2016 1. Denominação completa do fundo conforme o cadastro na CVM: MULTIPREV CARTEIRA 14 FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO

Leia mais

pg. Rentabilidade no Período Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição Consolidada por Tipo de Ativo (4)

pg. Rentabilidade no Período Rentabilidade desde 18/03/2011 Rentabilidade Global x BMK x Meta Atuarial Posição Consolidada por Tipo de Ativo (4) Posição e Desempenho da Carteira - Resumo BENCHMARK RF:85.00%(90.00%CDI + 10.00%IMA-B ) ) + RV:12.50%(100.00%IBRX 100 ) ) + OFF:2.50%(100.00%MXWOBRL) Posição Sintética dos Ativos em 29/03/2018 Rentabilidade

Leia mais

Plano 1. Conheça a Composição do Resultado da PREVI - = Resultado

Plano 1. Conheça a Composição do Resultado da PREVI - = Resultado Plano 1 Conheça a Composição do Resultado da PREVI - = Resultado Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do Plano 1 Passivo Renda Variável Investimentos em ações 50,83% Carteira

Leia mais

Por que o Brasil pode ser um dos primeiros países a sair da recessão?

Por que o Brasil pode ser um dos primeiros países a sair da recessão? Por que o Brasil pode ser um dos primeiros países a sair da recessão? Luciano Luiz Manarin D Agostini * RESUMO Observa-se tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento quedas generalizadas do crescimento

Leia mais

Renda Fixa: 88%[(78% [CDI+0,5%]+17% IMAB + 5%IMAB5)+12%(103%CDI)] Renda Variável Ativa = 100%(IBrx+6%) Inv. estruturados = IFM Inv. no exterior = BDRX

Renda Fixa: 88%[(78% [CDI+0,5%]+17% IMAB + 5%IMAB5)+12%(103%CDI)] Renda Variável Ativa = 100%(IBrx+6%) Inv. estruturados = IFM Inv. no exterior = BDRX Objetivo Os investimentos dos Planos Básico e Suplementar, modalidade contribuição definida, tem por objetivo proporcionar rentabilidade no longo prazo através das oportunidades oferecidas pelos mercados

Leia mais

Renda Fixa 09/09/2014

Renda Fixa 09/09/2014 DESTAQUES DO RELATÓRIO: Carteira Recomendada Nossa Carteira Recomendada do Tesouro Direto para os próximos 30 dias assume um cenário de inflação ainda pressionada neste ano e levemente mais alta no próximo

Leia mais

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40

Posição e Desempenho da Carteira - Resumo HSBC INSTITUIDOR FUNDO MULTIPLO - ARROJADA MIX 40 Posição Sintética dos Ativos em 31/03/2014 BENCHMARK RF:60.00% ( 100.00%CDI ) + RV:40.00% ( 100.00%IBRX 100 ) Financeiro Posição e Desempenho da Carteira - Resumo % PL FUNDOS RENDA FIXA 4.374.648,68 81,10

Leia mais