Visão Mais Perto Visão Prev

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visão Mais Perto Visão Prev"

Transcrição

1 Visão Mais Perto 2015 Visão Prev 2016

2 Perfil de Investimentos

3 Estrutura Gestão Visão Prev

4 Entendendo Conceitos Renda Fixa Os investimentos em renda fixa podem ser feitos em títulos públicos ou títulos privados: Títulos Públicos (emitidos pelo governo) LTN Letras do Tesouro Nacional LFT Letras Financeiras do Tesouro NTN Notas do Tesouro Nacional Títulos Privados (emitidos por bancos ou empresas) CDB Certificado de Depósito Bancário Debêntures Letra Financeira

5 Entendendo Conceitos Renda Fixa Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Governo Federal (Tesouro Nacional), que tem por finalidade captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades como educação, saúde e infraestrutura. LTN: São títulos prefixados, isto é, a taxa de remuneração é definida no momento da aplicação e já se conhece o valor de resgate; não tem pagamento de cupom (juros periódicos). LFT: São títulos pós-fixados; o valor aplicado é atualizado com base na taxa Selic; não tem pagamento de cupom. NTN-F: são títulos prefixados que pagam, semestralmente, cupons de juros de 10% a.a. NTN-B: são títulos pós-fixados que pagam cupons de juros semestrais de 6% a.a. e são atualizados pelo índice de inflação IPCA.

6 Entendendo Conceitos Renda Fixa Títulos Privados são títulos emitidos por instituições privadas que possuem remuneração paga em intervalos e condições pré-definidos. Os títulos privados possuem diferentes características e prazos de vencimento, com diferentes níveis de risco. CDB: Certificado de Depósito Bancário; podem ser prefixados ou pós-fixados e são emitidos por Bancos. LF: Letras Financeiras; também podem ser prefixados ou pós-fixados e podem ser emitidas por Bancos, sociedade de crédito. Debêntures: são títulos emitidos por sociedades anônimas (S.A.) não financeiras.

7 Entendendo Conceitos Renda Variável Investimentos cujos rendimentos não são conhecidos ou não podem ser previamente determinados e podem variar, pois dependem de eventos futuros, como, por exemplo, as condições da Economia, o cenário político e, também, a saúde das empresas. O exemplo mais conhecido de um investimento de renda variável são as ações das empresas, negociadas na Bolsa de Valores.

8 Cenário Internacional EUA: FED tem dado indicações mais cautelosas e a alta da taxa de juros será de maneira ainda mais gradual. Europa: O Banco Central Europeu (BCE), após anunciar um grande conjunto de medidas de afrouxamento monetário em março, deve esperar novos elementos no cenário prospectivo de crescimento e inflação antes de tomar ações adicionais. Ásia: Economia chinesa segue seu processo de transição estrutural para um modelo econômico mais voltado para o seu mercado doméstico, o que implicará em taxas de crescimento mais modestas e decrescentes. O PIB do Japão no primeiro trimestre registrou expansão acima do esperado.

9 Cenário Doméstico Brasil: Recuperação da economia brasileira depende da melhora da confiança dos agentes econômicos que ainda deve manter-se em níveis baixos nos próximos meses. COPOM: Ata do Copom reconheceu os avanços no combate à inflação, mas sinalizou que não há espaço para a flexibilização da política monetária no curto prazo, mantendo a Selic em 14,25% a.a.. Atividade: Indicador de atividade do Banco Central continuou a registrar forte contração no primeiro trimestre. Política: Após dez dias do início do governo interino, foram anunciadas uma série de medidas com potencial impacto benéfico sobre as contas públicas.

10 Perfil de Investimentos Demanda dos participantes para agregar flexibilidade aos planos de Contribuição Definida (CD) Cada perfil é desenhado para um tipo de investidor, com particularidades em relação à exposição ao risco e ao seu momento de vida Esta definição resultará em retornos distintos para cada perfil de investimento

11 Perfil de Investimentos Para que o plano de previdência complementar seja o mais adequado possível às necessidades e expectativas dos participantes, a Visão Prev oferece cinco opções de perfis de investimentos. Super Cons. Cons. Mod. Agr. Agr. RF LP

12 Perfil de Investimentos A escolha do perfil de investimentos é uma decisão de grande responsabilidade, que influenciará diretamente nos rendimentos para formação de poupança para a aposentadoria. Por isso, é importante que se conheça todas as regras e os principais aspectos e riscos que deverão ser analisados pelo participante, no momento de sua escolha.

13 O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA?

14 Pontos de Atenção Rentabilidade passada não é garantia de futura. Super Cons. Mod. Cons. Agr. Agr. RF LP Mudanças frequentes podem impactar no retorno dos investimentos. Ciclo / Momento de Vida está em fase de acumulação ou de retirada? Necessidades e expectativas de utilização deste recurso (curto / médio / longo prazo). Tolerância a risco. Tolerância para oscilações de rentabilidade. Análise de cenários e expectativa no curto / médio / longo prazo.

15 O que é tolerância a risco e por que este é um fator decisivo para auxiliar na tomada de decisão? Tolerância a Risco: Significa o quanto o participante ou assistido está disposto a arriscar quando escolhe seus investimentos. Na hora e tomar sua decisão, é necessário que o participante ou assistido tenha claro o nível de tolerância ao risco que julgar confortável para investir seus recursos com maior tranquilidade. Por este motivo, entender a composição de cada perfil e o grau de volatilidade é muito importante neste momento.

16 Entendendo o Risco É o grau de incerteza da rentabilidade, ou seja, do retorno de um investimento. Isso se deve, à possibilidade de perdas nos valores dos ativos em função de oscilações macroeconômicas e/ou financeiras. O risco pode ser calculado pela volatilidade, ou seja, o grau de variação dos retornos de um ativo em relação às suas medidas. Quanto maior a oscilação, maior o risco. A compensação para assumir risco é na expectativa de rentabilidade superior no longo prazo.

17 Risco X Retorno A relação risco x retorno é um dos parâmetros para se decidir por um investimento. Os riscos aumentam à medida que as expectativas de retorno também se elevam. Mas se você acha que basta correr mais riscos para conseguir maior retorno para seus investimentos, vale a pena prestar atenção: No seu tempo para aposentadoria; Na sua tolerância a riscos, quanto mais apetite por rentabilidades elevadas tiver, maior será o nível de risco que terá de aceitar.

18 Volatilidade Perfis

19 Planos com Perfil VISÃO MULTI T-GESTIONA TERRA VIVOPREV VISÃO TELEFONICA

20 Perfis Visão Prev PERFIS Visão Prev Super Conservador Conservador Moderado Agressivo Agressivo RF LP

21 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

22 Geral Objetivo Oferecer segurança sem volatilidade e sem possibilidades de ocorrência de rentabilidades mensais negativas, mas com retornos potencialmente menores que os demais perfis. Super Cons. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Curto prazo liquidez imediata. Prazo Médio 1,34 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem aversão à volatilidade e desconforto em períodos com rentabilidade negativa.

23 Composição Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Super Cons. Empréstimos: De 95% a 100% 0% 0% 0% 0% De 0% a 5% Renda Fixa 95% a 100%, Títulos de Curto Prazo, indexados à SELIC ou CDI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5%

24 Rentabilidade 200% 180% 160% 140% 120% 100% 80% Super Cons. 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Super Cons 171,55% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 5,60%, correspondendo a 101,82% do CDI

25 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

26 Geral Objetivo Cons. Oferecer segurança com baixa volatilidade, com alguma possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas, mas com retornos potencialmente maiores que aplicações de curto prazo (liquidez imediata). Horizonte de Aplicação / Volatilidade Curto e médio prazo. Prazo Médio: 1,89 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem alguma aversão à volatilidade e algum desconforto em períodos com rentabilidade negativa.

27 Composição Cons. Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Empréstimos: De 95% a 100% 0% 0% 0% 0% De 0% a 5% 90% Títulos de médio prazo indexados à inflação (duração média 2 anos) IMA-B5. Renda Fixa 10% Títulos de curto prazo CDI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5%

28 Rentabilidade 220% 200% 180% 160% 140% 120% 100% Conservador 80% 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Conservador 179,23% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 6,99%, correspondendo a 127,09% do CDI

29 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

30 Geral Objetivo Oferecer possibilidade de retornos maiores que investimentos de curto prazo, com exposição à renda variável. Existe a possibilidade de perda (até 30%), média volatilidade e possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas. Mod. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Médio prazo. Prazo Médio: 5,98 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem tolerância à volatilidade e aceitam alguns períodos com rentabilidade negativa e possibilidades de perdas.

31 Composição Mod. Alocação entre os Segmentos Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Empréstimos: De 51% a 100% De 0% a 30% De 0% a 8% De 0% a 6% 0% De 0% a 5% 45% Títulos de Longo Prazo Indexados à Inflação (duração média 10,9 anos) IMA-B5+. Renda Variável 100% IBrx 100. Renda Fixa 45% Títulos de Médio Prazo Indexados à Inflação (duração média 2 anos) IMA-B5. 10% Títulos de Curto Prazo CDI. Investimento no Exterior novo 100% MSCI ACWI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5% Estruturado novo Private Equity - 25% (IPCA +10%). Multimercado - 75% (120% CDI).

32 Rentabilidade 200% 180% 160% 140% 120% 100% Moderado 80% 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Moderado 171,45% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 11,04%, correspondendo a 200,73% do CDI

33 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

34 Geral Objetivo Agr. Oferecer possibilidade de retornos maiores que investimentos de médio prazo, com maior exposição à renda variável. Existe a possibilidade de perda (até 40%), alta volatilidade e maior possibilidade de ocorrência de rentabilidades negativas. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Médio/Longo prazo. Prazo Médio: 7,90 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem alta tolerância à volatilidade e aceitam bem períodos com rentabilidade negativa e possibilidades de perdas.

35 Composição Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Empréstimos: Agr. De 33% a 90% De 10% a 40% De 0% a 12% De 0% a 10% 0% De 0% a 5% Renda Fixa 65% Títulos de Longo Prazo Indexados à Inflação (duração média 10,9 anos) IMA-B5+. 25% Títulos de Médio Prazo Indexados à Inflação (duração média 2 anos) IMA-B5. 10% Títulos de Curto Prazo CDI. Até 50% por tipo de Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5% Renda Variável Investimento no Exterior novo Estruturado novo 100% IBrx % MSCI ACWI. Private Equity 33% (IPCA +10%). Multimercado 67% (120% CDI).

36 Rentabilidade 200% 180% 160% 140% 120% 100% Agressivo 80% 60% 40% 20% 0% CDI 170,28% IPC-A 80,38% Agressivo 168,47% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 11,85%, correspondendo a 215,45% do CDI

37 Perfis Visão Prev PERFIS Super Conservador Conservador Moderado Visão Prev Agressivo Agressivo RF LP

38 Geral Objetivo Agr. RF LP Oferecer possibilidade de retornos expressivos, com alta volatilidade e com possibilidade de ocorrência de vários períodos com rentabilidades negativas. Horizonte de Aplicação / Volatilidade Longo prazo. Prazo Médio: 11,19 (Duration em anos). A Quem se Destina Destina-se aos Participantes que possuem alta tolerância à volatilidade e aceitam bem grandes períodos com rentabilidade negativa, que busca de maiores retornos na Renda Fixa.

39 Composição Alocação entre os Segmentos: Renda Fixa: Renda Variável: Estruturados: Invest. Exterior: Imóveis: Agr. RF LP Empréstimos: De 95% a 100% 0% 0% 0% 0% De 0% a 5% 95% a 100%, sendo até 95% de títulos indexados a inflação (IMA-B5+) e 5% títulos Renda Fixa atrelados ao CDI. Até 50% em Títulos Privados (rating mínimo AA), com limites de concentração. Empréstimos 100% INPC+ 5,5%

40 Rentabilidade 240% 220% 200% 180% 160% 140% 120% 100% 80% 60% 40% 20% 0% Agressivo RF LP CDI 170,28% IPC-A 80,38% Agressivo RF LP 175,04% Rentabilidade acumulada em 2016 até 31/05 = 18,21%, correspondendo a 331,09% do CDI

41 Comparativo Perfis

42 Rentabilidade Quadro de Rentabilidade Real RENTABILIDADE DOS PERFIS / PLANOS Super Cons. Mod. Cons. Agr. Agr. RF LP PERFIL / PLANO Jan/16 a Maio/16 Ago/15 a Dez/15 Jan/15 a Jul/15 Ago/14 a Dez/14 Jan/14 a Jul/14 Ago/13 a Dez/13 Jan/13 a Jul/13 Ago/12 a Dez/12 Jan/12 a Jul/12 Ano 2016 Ano 2015 Conservador Moderado Agressivo Agressivo RF LP Super Conservador Rentabilidade Consolidada IPCA CDI 6,99% 4,09% 8,80% 3,46% 10,90% -4,46% -6,58% 8,77% 13,90% 6,99% 13,26% 11,04% 0,67% 7,09% 1,76% 9,86% -3,15% -7,01% 8,81% 13,64% 11,04% 7,81% 11,85% -0,54% 6,53% 0,86% 9,10% -1,99% -7,05% 8,85% 13,21% 11,85% 5,95% 18,21% -1,62% 6,58% 3,50% 13,14% -8,73% -11,11% 12,24% 18,21% 4,85% 5,60% 5,75% 7,37% 4,66% 5,90% 5,60% 13,54% 8,43% 2,87% 8,03% 2,87% 10,41% -4,49% -7,59% 9,22% 14,39% 8,43% 11,13% 3,94% 3,60% 6,83% 2,55% 3,76% 2,65% 3,18% 2,99% 2,76% 3,94% 10,67% 5,50% 5,66% 7,16% 4,58% 5,96% 3,74% 4,16% 2,95% 5,31% 5,50% 13,23%

43 Taxa dos Perfis Taxa por Perfil / Plano Posição: 31/05/2016 MtM Duration Super Conservador 6,59% 1,34 Conservador 7,07% 1,89 Moderado 6,67% 5,98 Agressivo 6,38% 7,90 Agressivo RF LP 6,25% 11,19

44 Resumo Comparação Perfis Somente Renda Fixa: Super Cons. Perfil Super Conservador Renda Fixa 95% a 100%, Curto Prazo (100% SELIC e CDI). Empréstimos 0% a 5% (INPC+ 5,5%) Prazo Médio 1,34 (Duration em anos). 100% Renda Fixa Cons. Perfil Conservador Renda Fixa 95% a 100%, Curto Prazo (10% CDI) e Médio Prazo (90% IMA-B 5). Empréstimos 100% 0% Renda a 5%, (INPC+ Fixa 5,5%) Prazo Médio: 1,89 (Duration em anos). Agr. RF LP Agressivo Renda Fixa Longo Prazo Renda Fixa - 95% a 100%, Curto Prazo (5% CDI) e Longo Prazo (95% IMA-B 5+). Empréstimos 0% a 5% (INPC+ 5,5%) Prazo Médio: 11,19 (Duration em anos).

45 Resumo Comparação Perfis Com Renda Fixa, Renda Variável, Investimento no Exterior e Estruturados : Mod. Perfil Moderado Agr. Perfil Moderado Renda Fixa: 51% a 100%, Curto Prazo (10% CDI), Médio Prazo (45% IMA-B5), Longo Prazo 100% (45% Renda IMA-B5+). Fixa Renda Variável: 0% a 30%, (100% IbrX-100). Estruturado: 0% a 8%, 25% (IPCA +10%), 75% (120% CDI). 100% Renda Fixa Investimento no Exterior: 0% a 6%, (100% MSCI ACWI). Empréstimos 0% a 5%, (INPC+ 5,5%). Prazo Médio: 5,98 (Duration em anos). Renda Fixa: 33% a 90%, Curto Prazo (10% CDI), Médio Prazo (25% IMA-B5), Longo Prazo (65% IMA-B5+). Renda Variável: 10% a 40%, (100% IbrX-100). Estruturado: 0% a 12%, 33% (IPCA +10%), 67% (120% CDI). Investimento no Exterior - 0% a 10%, (100% MSCI ACWI). Empréstimos 0% a 5%, (INPC+ 5,5%). Prazo Médio: 7,90 (Duration em anos).

46 Alteração de Renda

47 O que é Possibilidade de rever: forma de recebimento do benefício (prazo determinado ou percentual de saldo)

48 Planos Participantes Visão Telefônica... Visão Multi... Visão Terra... VivoPrev... Visão TGestiona...

49 Novidades Novos meses para alteração: junho e dezembro (antes, outubro). Carência para alteração: não existe mais carência, pode-se alterar a opção de renda sempre que desejar nos meses oficiais.

50 O que considerar na decisão CENÁRIO ATUAL OBJETIVOS PESSOAIS EXPECTATIVA PATRIMÔNIO

51 Simulador Assistidos Disponível na área aberta do site da Visão Prev

52 Simulador Assistidos... Percentual de Saldo

53 Simulador Assistidos... Prazo definido

54 Simulador Assistidos... Percentual retirada

55 Planejamento financeiro Prazo determinado de 30 anos, onde a renda será de R$ por mês. No final do prazo, há esgotamento do saldo.

56 Planejamento financeiro A mesma simulação, porém com saque de 30% do valor à vista, ou seja, R$ (bruto). Nesse caso, o valor de benefício será de R$ 1.531, e ao final do prazo, há esgotamento do saldo.

57 Planejamento financeiro Redução do prazo para 15 anos, sem saque antecipado. O valor do benefício é de R$ 3.402, e ao final do prazo, há esgotamento do saldo.

58 Planejamento financeiro Alterando a forma de recebimento para percentual do saldo, considerando recebimento de 0,30%. O saldo perpetua.

59 Planejamento financeiro Mesmo cenário anterior, porém recebendo 0,40% do saldo mensalmente.

60 Planejamento financeiro Benefício de 0,65% do saldo remanescente.

61 Como realizar Todo o processo é online. O tutorial de como utilizar essa nova ferramenta esta disponível no site da Visão Prev. Vamos lá?

62 Fique atento! Caso queira manter a atual regra do seu benefício, não é necessário realizar nenhum procedimento. Para fazer as alterações: Assistidos e aposentados por invalidez - você deve acessar a área restrita do site e clicar na aba Alteração de Renda Pensionistas encaminhar formulário de alteração de renda para a Visão Prev Você terá um simulador disponível, que apresentará as modificações em seu patrimônio, de acordo com as suas escolhas. Lembramos que os valores obtidos nas simulações são calculados assumindo diversas hipóteses e representam apenas uma estimativa e não possuem valor legal. Não deixe de ler todas as instruções que aparecerão durante o processo! Agora, vamos às principais orientações...

63 Para começar... Clique no botão Alteração de Renda Clique em continuar

64 Pagina Inicial Neste espaço estarão todos os seus dados O simulador iniciará exibindo sua forma de recebimento de benefício atual Para entender como as alterações impactarão seu patrimônio e fazer simulações, clique em Nova simulação

65 Como Utilizar o Simulador Escolha a taxa de juros anual real, isto é, a estimativa dos juros acima da inflação

66 Como Utilizar o Simulador Escolha uma das formas de Opção de Renda: - Pagamento programado (Prazo) - Reajuste anual (Percentual do saldo com reajuste anual) - Reajuste mensal (Percentual do saldo com reajuste mensal)

67 Como Utilizar o Simulador Se sua opção de renda foi reajuste anual ou mensal (percentual do saldo), escolha nesse campo uma porcentagem de recebimento mensal. IMPORTANTE: Se você optou por reajuste anual, seu beneficio será corrigido anualmente. Se você optou por reajuste mensal, seu beneficio será corrigido mensalmente.

68 Como Utilizar o Simulador PERCENTUAL DO SALDO (reajuste mensal ou anual) Após as suas escolhas, o gráfico fará uma comparação: Saldo Simulado x Saldo Atual Benefício Simulado x Beneficio atual

69 Como Utilizar o Simulador PAGAMENTO PROGRAMADO 30 Ao escolher a opção pagamento programado, você estará alterando o prazo de recebimento do seu benefício. Por isso, deve escolher por quantos anos ainda quer receber seu beneficio.

70 Como Utilizar o Simulador PAGAMENTO PROGRAMADO Após as suas escolhas, o gráfico fará uma comparação: Saldo Simulado x Saldo Atual Benefício Simulado x Beneficio atual

71 Como Utilizar o Simulador Após feitas as simulações, você terá a opção de salvá-las. Basta clicar em Salvar Simulação

72 Como Utilizar o Simulador Até três simulações poderão ser salvas

73 Como Utilizar o Simulador Você poderá comparar as suas simulações, basta clicar e selecionar as simulações que quer comparar Após selecionar as simulações, clique no botão Comparar.

74 Como Utilizar o Simulador Você será direcionado para uma página onde poderá analisar todas as simulações feitas e compara-las com seu cenário atual. Para escolher a simulação que mais lhe agradou e para qual você deseja alterar, clique e seleciona a mesma. Após selecionar, clique em Continuar

75 Como Utilizar o Simulador A aprovação da alteração de renda considerará contratos de empréstimos em andamento e, caso haja alguma limitação por conta desse tema, será exibida uma mensagem. A continuidade da alteração de renda não será permitida. Após escolher a melhor simulação e para finalizar o processo de alteração, clique em Solicitar

76 Como Utilizar o Simulador Após a solicitação, aparecerá essa mensagem: Solicitação enviada com sucesso!

77 Importante EMPRÉSTIMO As prestações dos empréstimos são descontadas da renda mensal e o benefício pode ser comprometido quando se modifica seu valor. PRAZO A renda mensal é abatida do Saldo Total. Portanto, quando você decide aumentar o benefício recebido (% do Saldo), seu patrimônio diminui mais rapidamente. IMPOSTO DE RENDA Conforme as alíquotas do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), o % de tributação pode ser zero para quem optou pelo Regime Progressivo. Isso ocorre para quem tem valor bruto de recebimento mensal de até R$1.903,98 (conforme tabela vigente, reajustada anualmente). Se o participante tiver outras fontes de renda que, somadas ao benefício da Visão Prev, ultrapassem esse limite, poderá ser necessário fazer o ajuste na declaração anual.

78 Datas Para mudar até 30 DE JUNHO Passa a vigorar 1º de JULHO

79 Percentual de Contribuição

80 O que é Possibilidade de rever: percentual de contribuição (contribuições básica e adicional/ suplementar) Relembrando! É possível fazer a Contribuição Esporádica a qualquer momento e no valor que quiserem, por meio de boleto gerado no site da Visão Prev.

81 Planos Participantes Visão Telefônica... Visão Multi... Visão Terra... VivoPrev... Visão TGestiona...

82 Quem? Participantes ativos ou autopatrocinados... Quando? Junho (e não mais julho!) e Dezembro...

83 O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA?

84 Pontos de Atenção Contrapartida da patrocinadora Planejamento financeiro Tempo de acumulação Juros compostos Incentivo fiscal

85 Exemplo Acumulação 9 URP: R$ 3.289,59 Visão Multi (exceto TIWS e TCS) Idade: 25 anos Salário: R$ 4.500,00 Participante 1 Idade: 45 anos Salário: R$ ,00 Participante 2 Contribuições participante - R$ Contribuições participante - R$ Básica: 2,00% R$ 90,00 Básica: 2,00% R$ 300,00 Adicional: 5,00% R$ 60,52 Adicional: 5,00% R$ 585,52 Reserva acumulada aos 50 anos: R$ ,25 Reserva acumulada aos 50 anos: R$ ,11 Taxa de juros: 5,00% a.a. Taxa de juros: 5,00% a.a. Diferimento: 25 anos Diferimento: 5 anos Contribuições/ano: 12 Contribuições/ano: 12

86 Exemplo Acumulação

87 Simuladores Simulador para Ativos Simulador de Incentivo Fiscal

88 Simulador para Ativos... Selecione seu Plano e clique em Concordo em simular

89 Simulador para Ativos... Leia as instruções, inclua seus Dados Inicias e clique em Próximo

90 Simulador para Ativos... Leia as instruções, preencha suas Opções de Contribuição e clique em Próximo

91 Simulador para Ativos... Agora, preencha suas Opções na Aposentadoria e clique em Próximo

92 Simulador para Ativos... Escolha a forma como quer visualizar sua simulação e clique em Próximo

93 Simulador para Ativos Em Resumo da Simulação, veja o comportamento de seu saldo e benefício ao longo do tempo, a distribuição do seu patrimônio e as projeções para sua aposentadoria.

94 Simulador para Ativos Em Comparação das Rendas, você pode visualizar o comportamento de seu benefício nas duas opções de recebimento e visualizar as mudanças conforme ajusta informações deslizando os botões.

95 Simulador Incentivo Fiscal... Para começar a utilizar o simulador, clique em Concordo em simular

96 Simulador Incentivo Fiscal... Preencha as informações referentes às suas Rendas e clique em Próximo

97 Simulador Incentivo Fiscal... Preencha as informações referentes às suas Contribuições e clique em Próximo

98 Simulador Incentivo Fiscal Preencha as informações referentes às suas Deduções e clique em Próximo...

99 Simulador Incentivo Fiscal Verifique no termômetro de Incentivo Fiscal quanto você está aproveitando no incentivo fiscal e, quanto precisa aportar para aproveitá-lo no máximo.... Você ainda pode fazer alterações nas informações preenchidas e verificar como o termômetro se comporta.

100 A Alteração De 01 até 30 de junho Ativos: de acordo com regras publicadas no site da VisãoPrev Autopatrocinados: online, no site da Visão Prev Início da vigência dos novos percentuais: - Ativos julho Autopatrocinados boletos agosto

101 Obrigado

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Gestão Visão Prev Bradesco Custódia e Administração VP Finanças Telefonica-Vivo Conselho Deliberativo Comitê Investimentos Conselho Fiscal Diretoria Executiva

Leia mais

ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015

ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015 ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015 PORQUE TER UM PLANO DE APOSENTADORIA PRIVADA? TETO ATUAL DO INSS ATUALIZADO SOMENTE PELO INPC: R$ 4.663,00 INDEPENDENTE DO SEU SALÁRIO NA ATIVA, O

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento OBJETIVO O presente documento apresenta como principal objetivo a defi nição de uma estrutura de Perfis de Investimento para os Participantes do Plano de Aposentadoria PREVIPLAN.

Leia mais

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES Você está trabalhando, construindo sua vida e de sua família. Tudo vai bem. Mas... Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Quando se aposentar, você receberá o benefício do INSS, mas ele será suficiente?

Leia mais

Investimentos na Duprev

Investimentos na Duprev Investimentos na Duprev Plano de Aposentadoria Duprev CD Contribuições Participantes + = aposentadoria Contribuições da empresa Saldo para Patrimônio Investido Perfis de Investimento Alternativas de aplicação

Leia mais

PLANO PORTOPREV II MATERIAL EXPLICATIVO

PLANO PORTOPREV II MATERIAL EXPLICATIVO Perfis de Investimento Diversificados PLANO PORTOPREV II MATERIAL EXPLICATIVO quem está seguro, tem futuro. Perfis de Investimento Diversificados www.portoprev.org.br Introdução Este Material Explicativo

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI RF LP PRECOS / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

Palestras semestrais. Dez/2016. João Carlos Ferreira

Palestras semestrais. Dez/2016. João Carlos Ferreira Palestras semestrais Dez/2016 João Carlos Ferreira O que vamos abordar Elegibilidade aos benefícios e institutos. Quando terei acesso ao meu plano de previdência? Contribuição voluntária. Como obter o

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV

REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se

Leia mais

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO Os participantes dos Planos de Benefícios da Fundação Banrisul podem acessar, no site da Entidade, o Simulador de Benefícios On-line, ferramenta que permite

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPARTA CICLICO FIM 07.552.643/0001-97 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SPARTA CÍCLICO FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Renda Fixa: 88%[(78% [CDI+0,5%]+17% IMAB + 5%IMAB5)+12%(103%CDI)] Renda Variável Ativa = 100%(IBrx+6%) Inv. estruturados = IFM Inv. no exterior = BDRX

Renda Fixa: 88%[(78% [CDI+0,5%]+17% IMAB + 5%IMAB5)+12%(103%CDI)] Renda Variável Ativa = 100%(IBrx+6%) Inv. estruturados = IFM Inv. no exterior = BDRX Objetivo Os investimentos dos Planos Básico e Suplementar, modalidade contribuição definida, tem por objetivo proporcionar rentabilidade no longo prazo através das oportunidades oferecidas pelos mercados

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ:

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo. Sumitomo Mitsui Platinum Plus FIC de FI Ref. DI Crédito Privado Longo Prazo CNPJ: Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo Informações referentes a abril de 2016. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SUMITOMO MITSUI PLATINUM PLUS FIC DE FI REF DI CREDITO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 12.440.825/0001-06 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA,

Leia mais

Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012.

Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012. Relatório Estatístico da Pesquisa do Perfil de Investimentos da São Rafael Realizada entre 27/03/2012 à 27/04/2012 Prezado (a) participante: A seguir estão discriminados os gráficos estatísticos das Perguntas

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP CP NANKING INSTITUC / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP CP NANKING INSTITUC / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO CREDITO PRIVADO IONAL. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VINCI INTERNACIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO 19.587.174/0001-20 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém

Leia mais

Taxa de Juros no Período (SELIC)

Taxa de Juros no Período (SELIC) Os títulos públicos federais são emitidos pelo Tesouro Nacional e compõem a dívida pública interna. Servem como instrumento de captação de recursos para que o governo execute suas atividades. Todos os

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS MATCH DI FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA REFERENCIADO - CRÉDITO PRIVADO CNPJ/MF: Informações referentes a Setembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÓRAMA OURO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 09.601.190/0001-77 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

Rio de Janeiro, novembro de 2010. Renato Andrade

Rio de Janeiro, novembro de 2010. Renato Andrade Tesouro Direto Rio de Janeiro, novembro de 2010 Renato Andrade Visão Geral Vantagens Comprando Tributação e Vendendo Títulos Comprando e Vendendo Títulos Entendendo o que altera o preço Simulador do Tesouro

Leia mais

Novo Plano de Contribuição Definida -CD

Novo Plano de Contribuição Definida -CD Previ-Siemens Novo Plano de Contribuição Definida -CD Protection notice / Copyright notice Agenda A Importância de um plano de previdência Plano de Aposentadoria CD -Previ-Siemens Contribuições Procedimentos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL FUNDO DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA CNPJ Nº /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADUAL FUNDO DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA CNPJ Nº / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Nº 10.561.127/0001-33 Informações referentes à Setembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o GRADUAL FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FUNDAÇÕES RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FUNDAÇÕES RENDA FIXA / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FUNDAÇÕES RENDA FIXA 00.832.696/0001-12 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo Informações referentes a Agosto de 2016. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SUMITOMO MITSUI PLATINUM PLUS FIC DE FI RENDA FIXA

Leia mais

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP 1 Objetivo da HP Prev Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO YIELD /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO YIELD / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO YIELD 03.054.724/0001-06 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI TOP BRASIL MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI TOP BRASIL MULTIMERCADO / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI TOP BRASIL MULTIMERCADO 16.607.894/0001-12 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI INTELIGENTE RENDA FIXA CURTO PRAZO 02.908.347/0001-62 Informações referentes a Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER LIQUIDEZ SIMPLES RENDA FIXA CURTO PRAZO 05.211.884/0001-47 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER MACRO MULTIMERCADO / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER MACRO MULTIMERCADO / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER MACRO MULTIMERCADO 11.714.716/0001-77 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Somos únicos. A previdência é um investimento

Somos únicos. A previdência é um investimento Somos únicos Ninguém é igual a ninguém. Por mais que existam algumas semelhanças entre um grupo de pessoas, sempre seremos diferentes uns dos outros, seja pelos anseios, sonhos, habilidades e objetivos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP GOA MASTER LS / Informações referentes a Março de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI MM LP GOA MASTER LS / Informações referentes a Março de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO GOA MASTER LONG AND SHORT. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R OS 7 MAIORES MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Bradesco Custódia e Administração Gestão Visão Prev VP Finanças Telefonica-Vivo Conselho Deliberativo Comitê Investimentos Conselho Fiscal Auditoria Interna

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Outubro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Outubro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI FAFEM RENDA FIXA REFERENCIADO DI 67.150.417/0001-01 Informações referentes a Outubro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem:

Entretanto, este benefício se restringe a um teto de 12% da renda total tributável. O plano VGBL é vantajoso em relação ao PGBL para quem: 2 1 3 4 2 PGBL ou VGBL? O plano PGBL, dentre outras, tem a vantagem do benefício fiscal, que é dado a quem tem renda tributável, contribui para INSS (ou regime próprio ou já aposentado) e declara no modelo

Leia mais

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%)

SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR PERÍODO (%) Carteira: CARTEIRA MODELO - MODERADA Patrimônio: R$300.000,00 Índice de comparação: Extrato Carteira CDI Data Início: 31/10/2013 (melhor data) Data Referência: 11/11/2016 SIMULAÇÃO DE RENTABILIDADE POR

Leia mais

Restrições de Investimento: Não aplicável.

Restrições de Investimento: Não aplicável. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MULTINVEST FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CREDITO PRIVADO 09.601.197/0001-99 Informações referentes a 09/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI TITULOS PUBLICOS RENDA FIXA REFERENCIADO DI 04.682.022/0001-30 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

FATOR AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DE AÇÕES - CNPJ: /

FATOR AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DE AÇÕES - CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FUNDO FATOR AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DE AÇÕES CNPJ: 11.186.674/0001-49 Informações referentes a Dezembro/2016 Esta lâmina

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI RF CP LP TITULOS PRIVADOS / Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FI RF CP LP TITULOS PRIVADOS / Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CREDITO PRIVADO LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O L2 EXCLUSIVE FUNDO DE INVESTIMENTOS MULTIMERCADO CNPJ: 13.659.375/0001-00 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Opção de contribuição e perfil de investimento. Maio/2016

Opção de contribuição e perfil de investimento. Maio/2016 Opção de contribuição e perfil de investimento Maio/2016 Introdução As contribuições mensais feitas para os Planos HP e Agilent administrados pela HP Prev são investidas de acordo com o perfil de investimento

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução...4 Sobre o Plano Previplan...5 Adesão...5 Benefícios do Plano...6 Entenda o Plano...7 Rentabilidade...8 Veja como funciona a Tributação...9

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DO FUNDO FRANKLIN CNPJ: / Informações referentes a setembro de 2016.

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DO FUNDO FRANKLIN CNPJ: / Informações referentes a setembro de 2016. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DO FUNDO FRANKLIN CNPJ: 00.089.915/0001-15 Informações referentes a setembro de 2016. Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Amaril Franklin Fundo

Leia mais

Restrições de Investimento:.

Restrições de Investimento:. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ÓRAMA BOLSA MID LARGE - SMALL CAP FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 13.966.586/0001-95 Informações referentes a 06/2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER DIVIDENDOS AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER DIVIDENDOS AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER DIVIDENDOS AÇÕES 03.396.639/0001-26 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

Asset Allocation em Renda Fixa

Asset Allocation em Renda Fixa Asset Allocation em Renda Fixa TAXAS DE MERCADO Dez/2005 Jul/2008 Dez/2008 Dez/2012 Jun/2013 Cupom NTN-B 9,05% (2045) 6,85% (2045) 7,39% (2045) 3,94% (2045) 5,44% (2045) NTN-F 15,61% (2012) 13,74% (2017)

Leia mais

INFORMAR PERFIS DE INVESTIMENTO AJUSTADOS AO MOMENTO DO PARTICIPANTE MANUAL DE DEFINIÇÃO

INFORMAR PERFIS DE INVESTIMENTO AJUSTADOS AO MOMENTO DO PARTICIPANTE MANUAL DE DEFINIÇÃO INFORMAR PERFIS DE INVESTIMENTO AJUSTADOS AO MOMENTO DO PARTICIPANTE MANUAL DE DEFINIÇÃO Índice Introdução... 3 O que é Ciclo de Vida?... 4 Objetivo do Ciclo de Vida... 5 Estudos realizados... 6 Composição

Leia mais

Etapa 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4

Etapa 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4 São Paulo, 02 de janeiro de 2015 PREZADO (A) PARTICIPANTE DO PLANO III, Conforme já divulgado na Edição nº 10 Dezembro/2014 do nosso Jornal e no site, o Plano III da BRF Previdência passará por mudanças

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ABSOLUTO TOP RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ABSOLUTO TOP RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ABSOLUTO TOP RENDA FIXA 10.618.964/0001-51 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SKY VAN GOGH MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SKY VAN GOGH MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2013 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SKY VAN GOGH MULTIMERCADO 02.908.387/0001-04 Informações referentes a Novembro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador de referência (BENCH); DESPESAS (encargos do fundo):

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SL RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SL RENDA FIXA REFERENCIADO DI / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SL RENDA FIXA REFERENCIADO DI 03.102.081/0001-29 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Agenda Fundos de Investimentos Em que Fundo devo investir? Tipos de Fundos Fundos de Renda Fixa Fundos Multimercados Opinião do Gestor

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MULT LP ABSOLUTO / Informações referentes a Abril de 2013

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC FI MULT LP ABSOLUTO / Informações referentes a Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SUPER GESTÃO MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SUPER GESTÃO MULTIMERCADO / Informações referentes a Novembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SUPER GESTÃO MULTIMERCADO 00.993.996/0001-83 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD PREMIUM DI CRÉDITO PRIVADO / Informações referentes a Junho de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD PREMIUM DI CRÉDITO PRIVADO / Informações referentes a Junho de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER YIELD PREMIUM DI CRÉDITO PRIVADO 09.300.207/0001-56 Informações referentes a Junho de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER IMA-B 5 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER IMA-B 5 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER IMA-B 5 TÍTULOS PÚBLICOS RENDA FIXA 13.455.117/0001-01 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Consulta Pública de Lâmina de Fundo

Consulta Pública de Lâmina de Fundo Página 1 de 20 Consulta Pública de Lâmina de Fundo Atenção: Estas informações tem por base os documentos enviados à CVM pelas Instituições Administradoras dos Fundos de Investimento e são de exclusiva

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE CNPJ: /

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE CNPJ: / LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA V - FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES VALE DO RIO DOCE Informações referentes à Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI IMA-B 5 TOP RENDA FIXA LONGO PRAZO / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI IMA-B 5 TOP RENDA FIXA LONGO PRAZO / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI IMA-B 5 TOP RENDA FIXA LONGO PRAZO 18.599.673/0001-75 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

259,30 1,14 1,02 0,96 1,12 1,00 1,09 1,15 1,10 1,19 1,08 1,03 1,01 13,39 13,67 41,72 1,0%

259,30 1,14 1,02 0,96 1,12 1,00 1,09 1,15 1,10 1,19 1,08 1,03 1,01 13,39 13,67 41,72 1,0% Fundos Renda Fixa PL Médio 12 meses Rentabilidade Acumulada % (já descontada a taxa de administração) No ano# Dez/15 Jan/16 Fev/16 Mar/16 Abr/16 Mai/16 Jun/16 Jul/16 Ago/16 Set/16 Out/16 Nov/16 Cond. 12

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI PETROBRAS AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI PETROBRAS AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI PETROBRAS AÇÕES 03.917.096/0001-45 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER RECOMPENSA PREMIUM RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER RECOMPENSA PREMIUM RENDA FIXA / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER RECOMPENSA PREMIUM RENDA FIXA 09.300.166/0001-06 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER VALE PLUS AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER VALE PLUS AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER VALE PLUS AÇÕES 09.296.352/0001-00 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FIC

Leia mais

Lamina de Informações Essenciais

Lamina de Informações Essenciais Lamina de Informações Essenciais SUL AMÉRICA EXCELLENCE FI RENDA FIXA CP CNPJ nº 04.899.128/0001-90 Informações referentes a Julho de 2014 Rating : bra+f * Standard&Poor's Esta lâmina contém um resumo

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ÔNIX AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ÔNIX AÇÕES / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ÔNIX AÇÕES 88.002.696/0001-36 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FIC FI ONIX

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SMALL CAP AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SMALL CAP AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SMALL CAP AÇÕES 08.537.792/0001-40 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o QUEST ACOES FIC FI ACOES

Lâmina de Informações Essenciais Sobre o QUEST ACOES FIC FI ACOES Lâmina de Informações Essenciais Sobre o QUEST ACOES FIC FI ACOES Informações referentes a Dezembro de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o QUEST AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER PIBB AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER PIBB AÇÕES / Informações referentes a Novembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER PIBB AÇÕES 07.184.920/0001-56 Informações referentes a Novembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF 23.682.485/0001-46 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS Esta cartilha traz informações e dicas, de forma simples e clara, para que você conheça as vantagens que o seu plano de previdência oferece. Leia com atenção e comece a

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI DIVIDENDOS TOP ACOES / Informações referentes a Agosto de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI DIVIDENDOS TOP ACOES / Informações referentes a Agosto de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FI DIVIDENDOS TOP ACOES 13.455.136/0001-38 Informações referentes a Agosto de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER

Leia mais

ITABIRAPREV - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE ITABIRA - MG. Relatório de Acompanhamento da Carteira de Investimentos Setembro De 2015

ITABIRAPREV - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE ITABIRA - MG. Relatório de Acompanhamento da Carteira de Investimentos Setembro De 2015 Milhões ITABIRAPREV - INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE ITABIRA - MG Relatório de Acompanhamento da Carteira de Investimentos Setembro De 215 R$ 12 R$ 1 R$ 8 R$ 6 R$ 4 R$ 2 R$ Evolução do Patrimônio no Ano 89,7

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS DINÂMICO RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS DINÂMICO RF FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS DINÂMICO RF FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil S/A Lâmina de informações essenciais sobre o Tokyo-Mitsubishi UFJ Leader FI Referenciado DI CNPJ Nº 00.875.318/0001-16 Informações referentes à Janeiro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS SOBERANO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO RENDA FIXA - SIMPLES CNPJ/MF: Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SICOOB DI FI REF. DI / Informações referentes a julho de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SICOOB DI FI REF. DI / Informações referentes a julho de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SICOOB DI FI REF. DI 14.287.871/0001-42 Informações referentes a julho de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Sicoob DI Fundo de

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFAMAIS - FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Informações referentes à Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI PRIORITY REFERENCIADO DI / Informações referentes a Maio de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI PRIORITY REFERENCIADO DI / Informações referentes a Maio de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI PRIORITY REFERENCIADO DI 00.856.755/0001-92 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência.

CARTILHA DO PARTICIPANTE. O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. O que é o OABPREV/RS? CARTILHA DO PARTICIPANTE O OABPREV/RS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, criada para administrar planos de previdência. Quem instituiu o OABPREV/RS? A Ordem dos Advogados

Leia mais

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação.

Antes de investir, compare o fundo com outros da mesma classificação. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER SELECT YIELD PREMIUM REFERENCIADO DI CRÉDITO PRIVADO 20.977.663/0001-78 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BBM SMID CAPS VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BBM SMID CAPS VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BBM SMID CAPS VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 08.892.340/0001-86 Informações referentes a Agosto de 2016 Esta lâmina contém

Leia mais

Cartilha de Tributação 2016

Cartilha de Tributação 2016 Cartilha de Tributação 2016 Como funciona o Imposto de Renda incidente sobre Planos de Previdência Complementar *? * Na modalidade de Contribuição Definida ou Variável Conforme a legislação tributária

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDENCIA SOCIAL DE ALVINÓPOLIS

INSTITUTO DE PREVIDENCIA SOCIAL DE ALVINÓPOLIS INSTITUTO DE PREVIDENCIA SOCIAL DE ALVINÓPOLIS MÊS REFERENCIA: OUTUBRO 2014 VISAO GERAL GRAFICO RENTABILIDADE CAPITAL PROTEGIDO ENQUADRAMENTO COMENTÁRIO RATING BALANCEAMENTO POLITICA INVESTIMENTO DAIR

Leia mais

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL.

Previdência Privada. A tabela a seguir apresenta algumas diferenças entre o FAPI e PGBL. Previdência Privada Modalidades de Previdência Privada Aberta 1) FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual Inspirado no IRA Individual Retirement Account, dos Estados Unidos, onde o contribuinte

Leia mais

Em 12 meses* Em 24 meses*

Em 12 meses* Em 24 meses* FUNDOS Data No mês Mês Ant. No ano# Em 12 Em 24 Em 36 Rentab. no dia% Val. da Cota(R$) P.L.Méd. Ult. 12 Meses (R$ MM) Taxa de Adm. (ao ano)** Cond. do Fundo Renda Fixa Curto Prazo Itauvest(1) 5/08 0,18

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

Extrato de Fundos de Investimento

Extrato de Fundos de Investimento Extrato de Fundos de Investimento São Paulo, 02 de Maio de 2013 Prezado(a) Período de Movimentação FUNDO DE PENSAO MULTIPATR OAB 01/04/2013 a 30/04/2013 Panorama Mensal Abril 2013 Na Ásia, o mês de abril

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DE DESEMPENHO DO BNP PARIBAS MASTER IBRX FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES. CNPJ/MF: / Informações referentes a 2015

DEMONSTRAÇÃO DE DESEMPENHO DO BNP PARIBAS MASTER IBRX FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES. CNPJ/MF: / Informações referentes a 2015 DEMONSTRAÇÃO DE DESEMPENHO DO CNPJ/MF: Informações referentes a 2015 1. Denominação completa do fundo conforme o cadastro na CVM: BNP PARIBAS MASTER IBRX FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 2. Rentabilidade

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ETHICAL AÇÕES / Informações referentes a Dezembro de 2016

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ETHICAL AÇÕES / Informações referentes a Dezembro de 2016 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER ETHICAL AÇÕES 04.616.277/0001-02 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER FUNDO

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES PIBB

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES PIBB Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO EM PIBB - ACOES IBRX-50. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES PIBB

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O HSBC ACOES PIBB Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o HSBC FUNDO DE INVESTIMENTO EM PIBB - ACOES IBRX-50. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento

Leia mais

a) Pré Fixado: quando a taxa de remuneração do ativo fica definida no início da operação e o valor de resgate já é conhecido.

a) Pré Fixado: quando a taxa de remuneração do ativo fica definida no início da operação e o valor de resgate já é conhecido. Outubro de 2016 TÍTULOS PRÉ Na nossa carta do mês passado salientamos a importância do ajuste fiscal na engrenagem macroeconômica, criando condições para a queda das taxas de juros e consequente crescimento

Leia mais

perfis de investimento MATERIAL EXPLICATIVO

perfis de investimento MATERIAL EXPLICATIVO perfis de investimento MATERIAL EXPLICATIVO INTRODUÇÃO Este material explicativo vai apresentar a você uma grande novidade que a Fundação Itaúsa Industrial criou para os participantes do Plano PAI: os

Leia mais