Lista de Exercícios - Química Orgânica. Sobre essa substância, é CORRETO afirmar que:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de Exercícios - Química Orgânica. Sobre essa substância, é CORRETO afirmar que:"

Transcrição

1 Lista de Exercícios - Química Orgânica Equalizar ) (ITA-2013) Considere as seguintes substâncias: Sobre essa substância, é CORRETO afirmar que: a) é um hidrocarboneto aromático com fórmula molecular C 20 H 20 O 2 b) possui um grupo aldeído e fórmula molecular C 20 H 26 O 2 c) possui um grupo etinil e fórmula molecular C 20 H 26 O 2 d) é um hidrocarboneto com fórmula molecular C 20 H 24 O 2 Dessas substâncias, é (são) classificada(s) como cetona(s) apenas a) I e II. b) II. c) II e III. d) II, III e IV. e) III. 2) (PUC-MG) O Noretindrona é utilizado como contraceptivo oral e encontra-se representado pela estrutura: 3) (PUC-Campinas) Uma nova espécie de líquen resultante da simbiose de um fungo e algas verdes foi encontrado no litoral paulista. (...) O fungo Pyxine jolyana foi descrito na revista Mycotaxon. (...) uma das principais características desse fungo é a presença de ácido norstíctico no talo do líquen. Tal ácido é uma substância rara em espécies desse gênero na América do Sul. (Revista Quanta, nov/dez p. 15) A função aldeído está representada pelo grupo: a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.

2 4) (PUC-Campinas) Dentre os vários tipos de leucócitos encontra-se o eosinófilo. Para diminuir o efeito das reações alérgicas no corpo humano, os eosinófilos liberam o cortisol, um hormônio cuja fórmula estrutural está representada a seguir. 5) (PUC-Campinas) São representantes do grupo dos álcoois e das cetonas: a) b) Nessa estrutura observa-se: I. anel aromático. II. grupo carboxila. III. cadeia insaturada. c) d) Está correto o que consta APENAS em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. e)

3 6) (PUC-Campinas) O carboidrato presente no leite é a lactose, cuja fórmula estrutural está representada a seguir. Esse carboidrato possui: I. grupos de álcool primário. II. anéis benzênicos. III. ligação glicosídica. Está correto o que consta APENAS em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. 7) (PUC-Campinas) Etanol de capim transgênico Uma variedade transgênica de capim switchgrass poderá aumentar em até um terço a produção de etanol a partir dessa planta muito comum nos Estados Unidos. Ela é objeto de estudos para a produção de biocombustíveis por meio de enzimas que quebram e transformam as moléculas do vegetal. Pesquisadores do The Samuel Roberts Foundation e do Oak Ridge National Laboratory mostraram o desenvolvimento de uma variedade transgênica com uma alteração genética que reduziu drasticamente a lignina na estrutura da planta. A lignina é uma macromolécula da parede celular que confere rigidez ao vegetal, mas interfere no processo de produção. Com menos lignina, a fabricação de etanol se tornará mais barata porque será feita numa temperatura mais baixa e com um terço das enzimas usadas com o capim convencional. (Adaptado: Revista Pesquisa FAPESP, março de 2011, p. 63) A lignina é uma macromolécula classificada de acordo com a quantidade relativa dos monômeros constituintes. Um desses monômeros é o radical p-hidroxifenila. Este radical: I. apresenta cadeia carbônica saturada; II. possui anel aromático; III. é um álcool. É correto o que se afirma SOMENTE em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.

4 8) (Mackenzie SP/) Das fórmulas abaixo, a única que possui cadeia carbônica heterogênea, saturada e normal, é: a) CH 3 CH 2 CH 2 MgCl b) CH 2 =CH CH 2 OH c) CH 3 COH d) CH 3 CH 2 O CH 3 e) CH 3 C(CH 3 ) CO CH 9) (Puc- SP) Preocupações com a melhoria da qualidade de vida levaram a propor a substituição do uso do PVC pelo poliureftalato de etileno ou PET, menos poluente na combustão. Esse polímero está relacionado com os compostos: 10) (Puc- SP) O ácido adípico de fórmula: Empregado na fabricação do náilon apresenta cadeia carbônica: a) saturada, aberta, homogênea e normal. b) saturada, aberta, heterogênea e normal. c) insaturada, aberta, homogênea e normal. É correto afirmar que I e II têm, respectivamente, cadeia carbônica: a) alicíclica e acíclica. d) insaturada, fechada, homogênea e aromática. e) insaturada, fechada, homogênea e alicíclica. b) saturada e insaturada. c) heterocíclica e aberta. d) aromática e insaturda. e) acíclica e homogênea.

5 11) (Fuvest) As figuras abaixo representam moléculas constituídas de carbono, hidrogênio e oxigênio. 12) (Ufmg 2005) Certas frutas - a banana e a maçã, por exemplo - escurecem em contato com o ar, quando são descascadas. Isso ocorre devido à conversão da substância orto-hidroquinona em ortobenzoquinona, catalisada por uma enzima. Elas são, respectivamente, a) etanoato de metila, propanona e 2-propanol. b) 2-propanol, propanona e etanoato de metila. c) 2-propanol, etanoato de metila e propanona. d) propanona, etanoato de metila e 2-propanol. e) propanona, 2-propanol e etanoato de metila. Considerando-se essas substâncias e suas moléculas, é INCORRETO afirmar que a) a orto-hidroquinona apresenta duas hidroxilas fenólicas. b) a orto-benzoquinona apresenta duas carbonilas em suas moléculas. c) a orto-benzoquinona apresenta moléculas saturadas. d) a orto-hidroquinona sofre oxidação na conversão apresentada.

6 13) (UFV) Associe as estruturas químicas abaixo representadas aos nomes correspondentes. 14) (UFV-2005) Um dos parâmetros utilizados para avaliar a qualidade da gasolina é o índice de octano. Esse índice é estabelecido com base em uma escala arbitrária em que ao composto (I) é atribuído o valor 0 (zero) e ao composto (II) o valor 100 (cem). (A) propanona (B) propanal (C) etanoato de butila (D) butanoato de etila (E) etoxibutano (F) propanol A seqüência CORRETA é: A) 1B, 2A, 3D, 4E, 5C, 6F. B) 1F, 2B, 3A, 4E, 5C, 6D. C) 1F, 2C, 3B, 4D, 5A, 6E. D) 1F, 2B, 3A, 4D, 5E, 6C. E) 1A, 2F, 3B, 4C, 5E, 6D. Os nomes sistemáticos dos compostos (I) e (II) são, respectivamente: a) 1-metil-4-etilbutano e 1,1,3,3-tetrametilbutano. b) heptano e 2,2,4-trimetilpentano. c) 1-etil-4-metilbutano e 2,2,4,4-tetrametilbutano. d) heptano e 2,4,4-trimetilpentano. e) 4-etil-1-metilbutano e 1,1,3,3-tetrametilbutano.

7 15) (PUC-Campinas-2005) A composição do azeite de oliva, calculada em termos de ácidos graxos é a seguinte: 16) (UFMG) Existem aparelhos que permitem estudar a variação da absorção de radiação eletromagnética por uma substância, em função do comprimento de onda da radiação. Nos gráficos obtidos nesses aparelhos, absorções intensas entre os comprimentos de onda 5,1 x 10-6 m e 6,1 x 10-6 m são características de ligações duplas carbonooxigênio em compostos orgânicos. Entre os gráficos abaixo, todos numa mesma escala, assinale aquele em que a absorção mais intensa observada pode ser associada com a função orgânica indicada. Sobre esses ácidos graxos, foram feitas as seguintes afirmações: I. Quando misturados nas proporções indicadas resultam no azeite de oliva. II. São obtidos na hidrólise dos triglicerídeos do azeite de oliva. III. Dois deles são insaturados. Está correto o que se afirma SOMENTE em a) I b) II c) III d) I e III e) II e III

8 17) (Uel PR) Compostos orgânicos como o álcool, o vinagre, o éter, etc, são muito comuns e importantes em nossa vida. Devido ao elevado número de compostos existentes, eles foram agrupados segundo suas propriedades químicas comuns, constituindo, assim, as funções orgânicas. Uma das formas de representá-las é utilizando esferas para indicar os átomos, e pinos (cada pino representa uma ligação) para indicar as ligações químicas entre eles. Como exemplo, tem-se: 18) (Fuvest SP) Dentre as estruturas abaixo, duas representam moléculas de substâncias, pertencentes à mesma função orgânica, responsáveis pelo aroma de certas frutas. I II III IV V Essas estruturas são: a) A e B A B C D Sobre as representações acima, é INCORRETO afirmar: a) A estrutura I representa um alcano. b) A estrutura II representa um aldeído. c) A estrutura III representa um álcool. b) B e C c) B e D d) A e C e) A e D d) A estrutura IV representa um ácido carboxílico. e) A estrutura V representa uma cetona.

9 19) (UFMG) A estrutura dos compostos orgânicos pode ser representada de diferentes modos. Analise estas quatro fórmulas estruturais: 20) (UFMG) Analise a fórmula estrutural da aureomicina, substância produzida por um fungo e usada como antibiótico no tratamento de diversas infecções: A partir da análise dessa fórmula estrutural, é CORRETO afirmar que a aureomicina apresenta funções carbonílicas do tipo A) ácido carboxílico e aldeído. A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que o número de compostos diferentes representados nesse conjunto é A) 1. B) aldeído e éster. C) amida e cetona. D) cetona e éster B) 2. C) 3. D) 4.

10 21) (UFRGS)Os compostos apresentados abaixo foram sintetizados pela primeira vez em Os nomes que eles receberam, nanogaroto e nanobailarino, se devem ao fato de suas estruturas lembrarem a forma humana e de suas distâncias longitudinais estarem na escala nanométrica (~ 2nm). 22) (UFTM MG-Adaptada)Muitos dos medicamentos atualmente utilizados para determinadas finalidades foram descobertos por meio de pesquisas que buscavam obter medicamentos para outras finalidades. É o caso do sildenafil, mais conhecido como Viagra, utilizado contra a impotência sexual masculina, descoberto quando se buscava uma nova droga para tratamento de doenças cardíacas. A fórmula estrutural desse medicamento é: Examinando-se essa fórmula estrutural, verifica-se Considere as seguintes afirmações a respeito desses compostos. I - Ambos os compostos apresentam dois anéis aromáticos trissubstituídos. II - Em cada um dos compostos, a cabeça é representada por um anel heterocíclico; as mãos, por grupos terc-butila. III- A diferença entre os dois compostos reside na geometria do(s) carbono(s) entre os anéis aromáticos, que é linear no nanogaroto e trigonal plana no nanobailarino. a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) Apenas II e III I. que o átomo de enxofre está compartilhando 8 elétrons no total; II. a presença das funções amina e amida; III. que há dois grupos metila por molécula; IV. a presença de três anéis benzênicos por molécula. É correto o que se afirma somente em a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

11 23) (FUVEST SP) A tuberculose voltou a ser um problema de saúde em todo o mundo, devido ao aparecimento de bacilos que sofreram mutação genética (mutantes) e que se revelaram resistentes à maioria dos medicamentos utilizados no tratamento da doença. Atualmente, há doentes infectados por bacilos mutantes e por bacilos não-mutantes. Algumas substâncias (A, B e C) inibem o crescimento das culturas de bacilos não-mutantes. Tais bacilos possuem uma enzima que transforma B em A e outra que transforma C em A. Acredita-se que A seja a substância responsável pela inibição do crescimento das culturas. HC HC HC N N A N C CH C O C O C OH O HC HC N N B CH 2 CH 2 CH 3 C CH O C NH 2 O crescimento das culturas de bacilos mutantes é inibido por A ou C, mas não por B. Assim sendo, dentre as enzimas citadas, a que está ausente em tais bacilos deve ser a que transforma a) ésteres em ácidos carboxílicos. b) amidas em ácidos carboxílicos. c) ésteres em amidas. d) amidas em cetonas. e) cetonas em ésteres. 24) Os compostos a seguir (enumerados de 1 a 5) pertencem, respectivamente, as seguintes funções orgânicas: a) ésteres, ácidos carboxílicos, aminas, amidas e anidridos. b) anidridos, ácidos carboxílicos, amidas, aminas e aldeídos. c) aldeídos, ácidos carboxílicos, aminas, amidas e ésteres. d) ácidos carboxílicos, aldeídos, amidas, aminas e anidridos. e) anidridos, ácidos carboxílicos, aminas, amidas e aldeídos. HC N C CH

12 Questões Enem 1) (ENEM-2010) Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi, ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofos - forados são divididos em três subclasses: Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molécula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual dois oxigênios são substituídos por enxofre.(baird, C. Química Ambiental. Bookman, 2005.) Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em:

13 2) (Enem-2010) A curcumina, substância encontrada no pó amareloalaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental. 3) (Enem 2011) A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos. Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas. Partindo do ácido cólico representado na figura, ocorre a formação dos ácidos glicocólico e taurocólico; o prefixo glico- significa a presença de um resíduo do aminoácido glicina e o prefixo tauro-, do aminoácido taurina. a) Éter e álcool b) Éter e fenol c) Éster e fenol d) Aldeído e enol e) Aldeído e éster A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo: a) Carboxila do ácido cólico b) Aldeído do ácido cólico c) Hidroxila do ácido cólico d) Cetona do ácido cólico e) Éster do ácido cólico

14 4) (Enem 2012) A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos. 5) (Enem 2012) A própolis é um produto natural conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Esse material contém mais de 200 compostos identificados até o momento. Dentre eles, alguns são de estrutura simples, como é o caso do C 6 H 5 CO 2 CH 2 CH 3, cuja estrutura está mostrada a seguir. O ácido carboxílico e o álcool capazes de produzir o éster em apreço por meio da reação de esterificação são, respectivamente, a) Ácido benzoico e etanol b) Ácido propanoico e hexanol c) Ácido fenilacético e metanol d) Ácido propiônico e cicloexanol e) Ácido acético e álcool benzílico Identifique as funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados: a) Éter e éster b) Cetona e éster c) Álcool e cetona d) Aldeído e cetona e) Éter e ácido carboxílico

15 6) (Enem 2013) O glifosato (C3H8NO5P) é um herbicida pertencente ao grupo químico das glicinas, classificado como não seletivo. Esse composto possui os grupos funcionais carboxilato, amino e fosfonato. A degradação do glifosato no solo é muito rápida e realizada por grande variedade de microrganismos, que usam o produto como fonte de energia e fósforo. Os produtos da degradação são o ácido aminometilfosfônico (AMPA) e o N- metilglicina (sarcosina): b) c) A partir do texto e dos produtos de degradação apresentados, a estrutura química que representa o glifosato é: d) a) e)

16 Gabarito: 1) A 2) C 3) A 4) C 5) C 6) E 7) B 8) D 9) D 10) A 11) E 12) C 13) B 14) B 15) E 16) A 17) B 18) D 19) A 20) C 21) B 22) B 23) B 24) B Questões Enem: 1) E 2) B 3) A 4) B 5) A 6) B

Química Orgânica. Sinopse das Funções Orgânicas Prof. Jackson Alves

Química Orgânica. Sinopse das Funções Orgânicas Prof. Jackson Alves Química rgânica Sinopse das Funções rgânicas Prof. Jackson Alves idrocarbonetos Grupo funcional: Carbono e idrogênio aletos rgânicos ou Derivados alogenados Grupo funcional: R X (X = F, Cl, Br ou I) Cl

Leia mais

Semana 10. a) Acidez. b) Basicidade. c) Solubilidade. d) Volatilidade. e) Aromaticidade.

Semana 10. a) Acidez. b) Basicidade. c) Solubilidade. d) Volatilidade. e) Aromaticidade. 01. (Espcex/Aman 2017) Considere as seguintes descrições de um composto orgânico: I. o composto apresenta 7 (sete) átomos de carbono em sua cadeia carbônica, classificada como aberta, ramificada e insaturada;

Leia mais

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos

QUÍMICA Exercícios de revisão resolvidos QUÍMCA 1 MÓDULO 1. (ENEM 2010) Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos.

Leia mais

TD DE EXERCÍCIOS Prof. Nágila Menezes

TD DE EXERCÍCIOS Prof. Nágila Menezes TD DE EXERCÍCIOS Prof. Nágila Menezes Assunto: Identificação de funções orgânicas 1.(ENEM)O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis, que surgiu como alternativa ao uso do diesel

Leia mais

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ.

Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Estado do Rio de Janeiro Prefeitura Municipal de Macaé Secretaria Municipal de Educação Pré-Vestibular Social A UNIVERSIDADE MAIS PERTO DE VOCÊ. Professor: Marcelo Vizeu Disciplina: Química 1. (Enem 2013)

Leia mais

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica

Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio. Química Orgânica Apostila de Química (3º bimestre-2009) Professor: Eduardo Mesquita 3º ano Ensino Médio Química Orgânica 1- PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo A carvona é o componente ativo principal

Leia mais

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS

CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII NOME: TURMA: DATA: "A vida sem ciência é uma espécie de morte." Sócrates CADERNO DE ESTUDOS DIVERTIMENTOS EXTRAS N.7 CADEIAS ORGÂNICAS 1. (Fuvest 2012) Na

Leia mais

Quí. Monitor: Victor Pontes

Quí. Monitor: Victor Pontes Professor: Allan e Xandão Monitor: Victor Pontes Isomeria plana: função, posição, cadeia, metameria e tautomeria 12 set RESUMO Isomeria É o fenômeno quando dois ou mais compostos apresentam a mesma fórmula

Leia mais

Exercícios de Química Orgânica

Exercícios de Química Orgânica Exercícios de Química Orgânica Exercício 1: (PUC-RIO 2010) O oseltamivir, representado na figura ao lado, é o princípio ativo do antiviral Tamiflu que é utilizado no tratamento da gripe A (H1N1). Assinale

Leia mais

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade

Introdução à Química Orgânica. Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Introdução à Química Orgânica Ana Clara Vasconcelos Helber Cardoso Heloísa Miranda Edirley Maruzo Costa Michelle Rodrigues Thaís Andrade Química Orgânica é o ramo da Química que estuda os compostos de

Leia mais

Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica. 1 Produção de Desinfetantes e Medicamentos. 2 Conservante. 3 Essência de Maçã. 4 Componente do Vinagre

Ordem Composto Orgânico Uso ou Característica. 1 Produção de Desinfetantes e Medicamentos. 2 Conservante. 3 Essência de Maçã. 4 Componente do Vinagre Lista 1 1. (Pucrj 2013) Recentemente, os produtores de laranja do Brasil foram surpreendidos com a notícia de que a exportação de suco de laranja para os Estados Unidos poderia ser suspensa por causa da

Leia mais

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO

O DIAMANTE POSSUI HIBRIDIZAÇÃO QUÍMICA ORGÂNICA Pode-se afirmar com certeza que se não fosse pelo Carbono você não estaria lendo essa breve descrição agora. A química orgânica se preocupa com o entendimento da vida dada pelo Carbono

Leia mais

QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO

QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO Questão 1 (Ufjf 2002) O tetrahidrocanabinol, principal componente da maconha, que causa, entre outros males, a diminuição acentuada do desejo sexual, apresenta a estrutura

Leia mais

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas. Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas Funções que possuem ou derivam do grupo funcional hidroxila ( OH) Ex: a) Etanol Álcool b) Prop 2 en 1 ol Ex:... estiver ligado a um carbono saturado...... estiver

Leia mais

Quí. Xandão Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Xandão Monitor: Gabriel Pereira Professor: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Gabriel Pereira Funções orgânicas: éster, sal orgânico, anidrido e éter. 05 set RESUMO Os ésteres são caracterizados pela presença do grupo funcional: orgânicos.

Leia mais

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ

QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes. Funções Orgânicas Resumo UERJ QUÍMICA Prof. Alison Cosme Souza Gomes Funções Orgânicas Resumo UERJ A Química Orgânica é a parte da química que estuda os diversos compostos de carbonos existentes. São compostos com sua base nos átomos

Leia mais

Química E Extensivo V. 3

Química E Extensivo V. 3 Química E Extensivo V. 3 01) Alternativa correta: A Exercícios O clorofórmio, nome usual do Triclorometano fórmula CHCl 3. É um polialeto, pois possui 3 átomos de Cloro. 02) Respostas: Pentaclorofenol

Leia mais

A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou

A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou 01 - (ENEM) A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia ( Curcuma longa), aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o ramo da química que estuda os composto formados pelo arbono. São os compostos encontrados nos organismos vivos e representam 60% da massa do organismo:

Leia mais

QUÍMICA. Lista de Exercícios Funções Orgânicas LISTA 1

QUÍMICA. Lista de Exercícios Funções Orgânicas LISTA 1 QUÍMA Prof. Rodrigo Rocha Lista de Exercícios Funções rgânicas LSTA 1 1. Um produto industrial consiste na substância orgânica formada no sentido direto do equilíbrio químico representado pela seguinte

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA

LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL QUÍMICA ALUNO(a): Valor: Nº: SÉRIE: 2ª TURMA: 20,0 UNIDADE: VV JC JP PC DATA: / /2018 Obs.: Esta lista deve ser entregue resolvida no dia da prova de Recuperação.

Leia mais

Química Orgânica 2016

Química Orgânica 2016 Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invasão holandesa e contêm um

Leia mais

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS

AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS AULA 21 NOMENCLATURA DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E HIDROCARBONETOS NOMENCLATURA OFICIAL DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (I.U.P.AC.), o nome de um composto

Leia mais

QUIMICA: Química Orgânica/Cadeias Carbônicas Prof. Douglas_17/10/2018 1

QUIMICA: Química Orgânica/Cadeias Carbônicas Prof. Douglas_17/10/2018 1 Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos a) esteárico e oleico. d) palmítico e linolênico. b) linolênico e linoleico. e) linolênico

Leia mais

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS Orgânica Na pré-história, o ser humano se limitava a usar materiais que encontrava na natureza, sem provocar neles grandes modificações. A descoberta do fogo trouxe ao ser humano a primeira maneira efetiva

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente E 01) D A preferência de substituição obedece a ordem: C terciário C secundário C primário. A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogênio por um halogênio, resultando em um

Leia mais

ESTUDANTE: Química Orgânica Básica

ESTUDANTE: Química Orgânica Básica ESTUDANTE: Química Orgânica Básica Professor André Calaça QUÍMICA ORGÂNICA O carbono é um elemento que está sempre presente no nosso cotidiano. Ele pode ser encontrado no ar na forma de moléculas de gás

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO

QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO QUÍMICA ORGÂNICA PARTE1 PROFESSOR: JOÃO RODRIGO ESCALARI QUINTILIANO 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono

Leia mais

LISTA TAREFA 2 BIMESTRE 2013 QUÍMICA ORGÂNICA PROF. SÍLVIO

LISTA TAREFA 2 BIMESTRE 2013 QUÍMICA ORGÂNICA PROF. SÍLVIO LISTA TAREFA 2 BIMESTRE 2013 QUÍMICA ORGÂNICA PROF. SÍLVIO ENTREGAR APENAS FOLHA DE RESPOSTAS DIA 10/06/2013 1ªAULA : TREMEMBÉ ENTREGAR PARA PROF. MÁRCIO 1ªAULA(MANHÃ) : CATAGUASES ENTREGAR PARA GILBERTO

Leia mais

- Introdução à Química Orgânica Folha 01 João Roberto Mazzei

- Introdução à Química Orgânica Folha 01 João Roberto Mazzei 01. Um dos motivos de preocupação e conflito nas famílias diz respeito aos distúrbios do sono em adolescentes. Na fase da puberdade, o organismo atrasa em até quatro horas a produção da melatonina, hormônio

Leia mais

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas.

Resumo das Funções orgânicas oxigenadas. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 3º anos TURMA(S):

Leia mais

REVISÃO DE FÉRIAS. Sobre essa molécula, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

REVISÃO DE FÉRIAS. Sobre essa molécula, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. REVISÃO DE FÉRIAS QUÍMICA 4 - REVISÃO DE FÉRIAS 1- Os efeitos especiais do isoeugenol presente na noz-moscada são conhecidos desde a antiga China. É notória a importância que essa molécula exerceu no comércio

Leia mais

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno

Ano: 3º EM. Recursos para Estudo / Atividades. Conteúdo. 2ª Etapa Unidades de Estudo conceitos e habilidades. Caderno Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Hidrocarbonetos Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogénio, ligados por ligações covalentes simples (C H e C C), duplas (C = C) ou triplas (C

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos

Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos Ciências Físico-Químicas 9ºAno Prof. Carla Bastos O que são? Compostos orgânicos Compostos que contêm carbono e hidrogénio, podendo ainda conter outros elementos. Isómeros Compostos com a mesma fórmula

Leia mais

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1

QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 QUÍMICA ORGÂNICA parte 1 1 QUÍMICA ORGÂNICA Cafeína Vinagre Glicose (É o ramo da Química que estuda os compostos do CARBONO) 2 CLASSIFICAÇÃO DO CARBONO Carbono primário Ligado diretamente, no máximo, a

Leia mais

Empurrão para o ENEM - Química

Empurrão para o ENEM - Química Empurrão para o ENEM - Material de Apoio para Monitoria 1. A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015 CLÉGI NSSA SENHRA DE LURDES 3ª SÉRIE Ensino Médio -2015 Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUÍS FERNAND Roteiro de estudos para recuperação trimestral Conteúdo: Referência para estudo: Sites recomendados:

Leia mais

Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p

Abaixo são indicadas três possibilidades de nomenclatura usual para representar o p 1. (Ufg 2013) A fórmula de um alcano é CH n 2n+ 2, onde n é um inteiro positivo. Neste caso, a massa molecular do alcano, em função de n, é, aproximadamente: a) 12n b) 14n c) 12n + 2 d) 14n + 2 e) 14n

Leia mais

Com relação a cadeia carbônica da glicose e da frutose, podemos classificá-las como sendo ambas:

Com relação a cadeia carbônica da glicose e da frutose, podemos classificá-las como sendo ambas: 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota QUESTÃ 01 - onsidere o β-caroteno, um pigmento natural presente em diversos vegetais, que é transformado em vitamina A no nosso organismo. A cadeia carbônica do β -caroteno

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos

ROTEIRO DE ESTUDOS III TRIMESTRE. Hidrocarbonetos RTEIR DE ESTUDS III TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H Enol H Fenol Aldeído H H H etona H3 Ácidos arboxílicos

Leia mais

Química D Semiextensivo V. 2

Química D Semiextensivo V. 2 GABARIT Semiextensivo V. Exercícios 0) A Etanol: Et: dois carbonos. an: ligações simples entre os carbonos. ol: terminação característica do grupo dos álcoois. 0) 0. Errada. Se a hidroxila () estiver em

Leia mais

Questões das provas de 2010 e 2011

Questões das provas de 2010 e 2011 Questões das provas de 2010 e 2011 1. (UERJ-modificada) - O cravo-da-índia e a noz-moscada são condimentos muito utilizados na culinária, e seus principais constituintes são, respectivamente, o eugenol

Leia mais

Química E Extensivo V. 4

Química E Extensivo V. 4 Química E Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 02) A Exemplo de obtenção de benzoato de sódio: O O COH + NaHCO 3(aq) + CO Na + HO l + CO 2 () 2(g) Ácido benzoico + bicarbonato de sódio Benzoato de sódio 03)

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V3 Frente D 01) B Composto A: éter Composto B: fenol Composto C: álcool Fórmula molecular dos 3 compostos: C 7 H 8 O Compostos de mesma fórmula molecular e função química diferente isomeria de função. 02) B I. Álcool

Leia mais

FUNÇÕES ORGÂNICAS. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes.

FUNÇÕES ORGÂNICAS. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. FUNÇÕES RGÂNIAS É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Hidrocarbonetos ompostos formados por somente hidrogênio e carbono. São apolares, portanto: Insolúveis em água

Leia mais

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C

NORMAL: RAMIFICADA: H H H C C C4 OBS.: C Carbono primário: Se o átomo de carbono estiver ligado a um átomo de carbono. Carbono secundário: se um átomo de carbono estiver ligado a dois átomos de carbono. Carbono terciário: se estiver

Leia mais

O átomo ou grupo de átomos que caracteriza a fórmula estrutural de uma certa função química é chamado de grupo funcional.

O átomo ou grupo de átomos que caracteriza a fórmula estrutural de uma certa função química é chamado de grupo funcional. IDETIFIAÇÃ DE FUÇÕES RGÂIAS Função química É um conjunto de substâncias que apresentam semelhanças na fórmula estrutural. s compostos pertencentes a uma determinada função química possuem propriedades

Leia mais

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos.

Pré UFSC Química. Química Orgânica. Alcinos. Funções Orgânicas. Alcadienos. Hidrocarbonetos. Alcanos. Cicloalcanos. Alcenos. Química Orgânica Estuda as propriedades e composição dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico. Alcinos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação tripla entre

Leia mais

A função orgânica caracteriza o composto, agrupando e facilitando os estudos na química, pois ela leva em consideração as suas propriedades físicas e

A função orgânica caracteriza o composto, agrupando e facilitando os estudos na química, pois ela leva em consideração as suas propriedades físicas e Professor: Bob A função orgânica caracteriza o composto, agrupando e facilitando os estudos na química, pois ela leva em consideração as suas propriedades físicas e químicas. Hidrocarbonetos- Compostos

Leia mais

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O

Carbonos Hidrogênios Oxigênios C 2 H 6 O Prof. Edson Cruz ISOMERIA Carbonos Hidrogênios Oxigênios H H H C C O H H C O C H H H H H H H C 2 H 6 O C 2 H 6 O Os compostos H 3 C CH 2 OH e H 3 C O CH 3 são ISÔMEROS. ISÔMEROS são compostos diferentes

Leia mais

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos

Lista de Exercícios Prova Trimestral. Hidrocarbonetos Lista de Exercícios Prova Trimestral Nome: nº: Ano: 2º E.M. Professor: assio Pacheco 1- Dê a nomenclatura dos compostos orgânicos. Hidrocarbonetos H Álcool H H H H H H H H Unidade I: Av. Mascote, 913 -

Leia mais

Funções oxigenadas. Vamos aprender

Funções oxigenadas. Vamos aprender Funções oxigenadas São funções orgânicas em que o grupo funcional apresenta o átomo oxigênio álcool Aldeído cetona Ácido carboxílico éter Vamos aprender 1) Identificar o grupo funcional 2) Nomear a função

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um

Leia mais

Química E Extensivo V. 3

Química E Extensivo V. 3 GABARIT Química E Extensivo V. 3 Exercícios 01) A clorofórmio, nome usual do Triclorometano, de fórmula 3. É um polialeto, pois possui 3 átomos de oro. 05) idrocarbonetos halogenados contêm, além de hidrogênio

Leia mais

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL PROF. ANDRÉ MONTILLO Turma: 5PRD31A EXERCÍCIOS DE QUÍMICA ORGÂNICA 1º Exercício: Nossos corpos podem sintetizar onze aminoácidos em quantidades suficientes

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS CARBÔNICAS QUÍMICA ORGÂNICA 1 Profª Márcia Ribeiro Representação dos Compostos Orgânicos Os compostos orgânicos podem ser representados por diferentes fórmulas: Fórmula Estrutural Plana Fórmula Estrutural Condensada

Leia mais

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade..

Química Orgânica. Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica X Química orgânica: Estrutura das moléculas. Grupos funcionais. Estereoquímica. Reatividade.. Química Orgânica Os compostos orgânicos são as substâncias químicas que contêm carbono e hidrogénio,

Leia mais

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades

Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades Ensino Médio QUÍMICA Data: / / 2012 Atividade: Exercícios de Recuperação Paralela e Anual aula 3 Nome : n o Classe: 2 2MA Funções Orgânicas, Isomeria e Propriedades 1. (Espcex (Aman) 2013) A tabela abaixo

Leia mais

Funções oxigenadas. Vamos aprender

Funções oxigenadas. Vamos aprender Funções oxigenadas São funções orgânicas em que o grupo funcional apresenta o átomo oxigênio álcool Aldeído cetona Ácido carboxílico éter Vamos aprender 1) Identificar o grupo funcional 2) Nomear a função

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os.

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO QUESTÕES. Escolha 12 exercícios dos mostrados abaixo e responda-os. 3º EM Química A Wesley Av. Dissertativa 19/10/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA Roteiro de Estudo: Pretende-se por meio deste revisar os conteúdos principais vistos ao longo do ano letivo de 2018 de modo a desenvolver subsídio à correta execução da Avaliação de Estudos Independentes

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO EXERÍS DE FXAÇÃ 01 (UFV-MG) composto denominado arolignana A, cuja fórmula está representada a seguir, foi isolado no Departamento de Química da UFV a partir da planta chroma lagopus, popularmente conhecida

Leia mais

Direcionar os estudos independentes para a realização da prova de recuperação final. Reações químicas. Balanceamento químico.

Direcionar os estudos independentes para a realização da prova de recuperação final. Reações químicas. Balanceamento químico. ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO 2014 PROFESSOR João Jório (a) DISCIPLINA

Leia mais

Funções Oxigenadas. Fórmula Geral: R OH. Nomenclatura:

Funções Oxigenadas. Fórmula Geral: R OH. Nomenclatura: Funções xigenadas Álcoois São compostos orgânicos que apresentam um ou mais radicais hidroxila (-) ligados à átomos de carbono saturados. ibridização sp³. R Etan-1,2-diol 1 2 como combustível, nas indústrias

Leia mais

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver

Isomeria h Quantas vezes caiu no ENEM. Complexidade. Tempo de estudo a dedicar. Videoaulas para estudar. Exercícios por resolver TEMAS VESTIBULARES Q1 Isomeria Quantas vezes caiu no ENEM Complexidade Tempo de estudo a dedicar Videoaulas para estudar Exercícios por resolver 8 3 8h 10 20 Isomeria 05 out EXERCÍCIOS DE AULA 1. A isomerização

Leia mais

02. De acordo com a IUPAC, o nome do composto de fórmula

02. De acordo com a IUPAC, o nome do composto de fórmula 01. etanodiol é usualmente utilizado como aditivo em radiadores de automóveis, pois tem a propriedade de aumentar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de solidificação da água. Na molécula do etanodiol

Leia mais

ÁCIDO DE ARRHENIUS. Hidrácidos HCl + H 2 O H + + Cl - HCl, HBr, HI ---- Fortes. HF ---- Moderado Demais ---- Fracos. Prof.

ÁCIDO DE ARRHENIUS. Hidrácidos HCl + H 2 O H + + Cl - HCl, HBr, HI ---- Fortes. HF ---- Moderado Demais ---- Fracos. Prof. ÁCIDO DE ARRHENIUS Hidrácidos HCl + H 2 O H + + Cl - HCl, HBr, HI ---- Fortes HF ---- Moderado Demais ---- Fracos ÁCIDO DE ARRHENIUS Oxiácidos HNO 3 + H 2 O H + + NO 3 - ÁCIDOS DE ARRHENIUS Não Como Bolo

Leia mais

Exercícios de Introdução à química orgânica (ex. 1 a 8)

Exercícios de Introdução à química orgânica (ex. 1 a 8) Exercícios de Introdução à química orgânica (ex. 1 a 8) 1. O besouro bombardeiro (Brachynus creptans) possui uma arma química extremamente poderosa. Quando necessário, ele gera uma reação química em seu

Leia mais

Quí. Monitor: João Castro

Quí. Monitor: João Castro Quí. Professor: Abner Camargo Monitor: João Castro Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres 21 set RESUMO Nomenclatura: álcoois, aldeídos, cetonas e éteres Nomenclatura oficial dos álcoois A nomenclatura

Leia mais

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s

C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s C o l é g i o R i c a r d o R o d r i g u e s A l v e s Educação Infantil - Ensino Fundamental I - Ensino Médio 1º TRIMESTRE Química 3ª Série do Ensino Médio Conteúdo Introdução a Química Orgânica Características

Leia mais

LISTA QUÍMICA ORGÂNICA

LISTA QUÍMICA ORGÂNICA Química Professores: Jamal 2ª Série LISTA P1T1 LISTA QUÍMICA ORGÂNICA 1 - A molécula representada abaixo, desenvolvida recentemente, é um potente analgésico. Os números de átomos de hidrogênio e de carbono

Leia mais

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação

Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Classificação das cadeias orgânicas e hibridação Gabarito: Resposta da questão 1: [E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As cenouras de coloração laranja podem ter sido trazidas a Pernambuco

Leia mais

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias

Química Orgânica. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Química Orgânica Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Composição dos Compostos Orgânicos Características Gerais dos Compostos Orgânicos Capacidade de formar Cadeias Representação usual das Cadeias Carbônicas

Leia mais

Química D Extensivo V. 4

Química D Extensivo V. 4 Química D Extensivo V. 4 Exercícios 01) D 04) B I. II. III. 02) D Nas aminas terciárias, o nitrôgênio se liga a 3 carbonos. Isso ocorre nos dois compostos. 05) A O odor de peixe é provocado principalmente

Leia mais

SETOR 1301 AULA 11 NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

SETOR 1301 AULA 11 NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS SETOR 1301 AULA 11 NOMENCLATURA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS ÁLCOOL São compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional hidroxila ( OH) ligado a carbono saturado. ÁLCOOL Classificação Quanto ao número

Leia mais

Química D Intensivo V. 1

Química D Intensivo V. 1 Química D Intensivo V. 1 Exercícios 01) A 07) B Na síntese de Wöhler, o cianato de amônio (inorgânico) foi transformado em ureia (orgânica). 02) 63 01. Certa. 02. Certa. 04. Certa. 08. Certa. 16. Certa.

Leia mais

CADEIAS CARBÔNICAS. 4. (G1 - cftsc) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C 5 H 12. b) C 5 H 10. c) C 4 H 8. d) C 10 H 10. e) C 10 H 5.

CADEIAS CARBÔNICAS. 4. (G1 - cftsc) Qual a fórmula molecular do 2-metil-1-buteno? a) C 5 H 12. b) C 5 H 10. c) C 4 H 8. d) C 10 H 10. e) C 10 H 5. 1. (Pucpr) Um tema de discussão atual tem sido o uso de sementes transgênicas voltado aos supostos aumento da produção de alimentos e diminuição do uso de pesticidas, tais como o carbofurano (I), o tralometrin

Leia mais

Funções Orgânicas Oxigenadas

Funções Orgânicas Oxigenadas Funções Orgânicas Oxigenadas Material de Apoio para Monitoria 1. (MACK-SP) Sobre o etanol, cuja fórmula estrutural é H3C CH2 OH, identifique a alternativa incorreta: a) Apresenta cadeia carbônica saturada.

Leia mais

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios

Leia mais

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo.

Com relação a estas substâncias citadas, são feitas as afirmativas abaixo. Aula 1 Prova de Química - omentada 1. [EsPEx-2014] A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. ontém como princípio ativo o

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta. Devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

03 - (UFU MG) O anuleno é um hidrocarboneto aromático que apresenta a seguinte fórmula estrutural simplificada:

03 - (UFU MG) O anuleno é um hidrocarboneto aromático que apresenta a seguinte fórmula estrutural simplificada: Professor: élio 01 - (UFU MG) Estradiol, um hormônio esteróide de fundamental importância no desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e na própria fisiologia da reprodução, possui a seguinte fórmula

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as funções orgânicas representadas na fórmula.

Assinale a alternativa que apresenta as funções orgânicas representadas na fórmula. 1- Nas cadeias carbônicas existem algumas características que podem ser observadas nos compostos orgânicos, tais como: cadeias insaturadas, saturadas, homogêneas, heterogêneas, alifáticas, alicíclicas,

Leia mais

Química D Superintensivo

Química D Superintensivo GABARIT Superintensivo Exercícios 0) 9 02) B 03) A 0. erta devido à propriedade de encadeamento do carbono, o número de compostos orgânicos é muito grande, com grande variação no arranjo dos átomos das

Leia mais

Funções Orgânicas. Química Raphael Neves (Thiago Rodrigues) Enem 15 semanas

Funções Orgânicas. Química Raphael Neves (Thiago Rodrigues) Enem 15 semanas Funções Orgânicas 1. Quando os derivados de petróleo e o carvão mineral são utilizados como combustíveis, a queima do enxofre produz dióxido de enxofre. As reações de dióxido de enxofre na atmosfera podem

Leia mais

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 2 Classificação de Cadeias Carbônicas

RESUMO. Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 2 Classificação de Cadeias Carbônicas Química Frente II Química Orgânica Vitor Terra Lista 2 Classificação de Cadeias Carbônicas RESUMO Uma cadeia carbônica pode ser: Aberta/Acíclica ou Fechada/Cíclica Alicíclica = alifática + cíclica Heterocíclica

Leia mais

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da

Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da Exercíciosde Funções Orgânicas 1) Identifique as funções químicas presentes em cada uma das estruturas seguintes. Faça um círculo e dê o nome da função. REVISÃO DE ISOMERIA PLANA E GEOMETRICA 1) Indique

Leia mais

Funções Orgânicas - Hidrocarbonetos

Funções Orgânicas - Hidrocarbonetos Funções Orgânicas - Hidrocarbonetos 1. (Efei SP) A morfina, uma droga utilizada em tratamento de câncer, tem a fórmula estrutural: Os carbonos assinalados possuem hibridização, respectivamente: a) 1-sp

Leia mais

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS

PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS Instituto Santa Teresa PROFESSOR: José Augusto NOME SÉRIE 3º ANO LISTA DE EXERCÍCIOS 01- CESGRANRIO-RJ) A respeito da isomeria nos compostos orgânicos, considere o esquema a seguir: Apresente os produtos

Leia mais

Exercícios de hidrocarbonetos, álcoois, Fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos.

Exercícios de hidrocarbonetos, álcoois, Fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. Exercícios de hidrocarbonetos, álcoois, Fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos. 1- Use o programa chemisk. Monte a estrutura da molécula, identifique a função, dê seu nome (segundo a IUPAC) e

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS ORGÂNICAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS ORGÂNICAS Os compostos de carbono são centrais para a vida em nosso planeta, incluindo-se desde o DNA - as moléculas helicoidais gigantes que contêm toda a informação genética até o metano, que contém um único átomo

Leia mais

Ácidos Carboxílicos e Funções Nitrogenadas

Ácidos Carboxílicos e Funções Nitrogenadas Ácidos Carboxílicos e Funções Nitrogenadas 1. Um dos pontos mais polêmicos na Olimpíada de Beijing foi o doping. Durante os jogos foram feitos aproximadamente 4.600 testes, entre urinários e sanguíneos,

Leia mais

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica

DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica Universidade Estadual Paulista UNESP Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV DISCIPLINA: Química Fisiológica ASSUNTO: Fundamentos de Química Orgânica 1 1ª Semana 21/02/2019: Composição e estrutura

Leia mais

ENEM 2012 (Questão 46 a 76)

ENEM 2012 (Questão 46 a 76) (Questão 46 a 76) Provas de Vestibular 1. (Questão 46) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em

Leia mais

02)Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é

02)Dentre as vitaminas apresentadas na figura, aquela que necessita de maior suplementação diária é 01-A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos,

Leia mais

Química Orgânica Aplicada a Engenharia Geológica

Química Orgânica Aplicada a Engenharia Geológica Química Orgânica Aplicada a Engenharia Geológica Aula 10 Estudo dos alcoóis Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Introdução Os alcoóis são compostos que possuem um ou mais grupos hidroxila ligados

Leia mais

Profº André Montillo

Profº André Montillo Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o ramo da química que estuda os composto formados pelo arbono. São os compostos encontrados nos organismos vivos e representam 60% da massa do organismo:

Leia mais

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas

Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Estrutura de moléculas orgânicas e biológicas Adaptado pelo Prof. Luís Perna 1 Compostos orgânicos Os compostos orgânicos formam um grupo enorme de substâncias que inclui a maioria daquelas que contêm

Leia mais