Quantitative Trait Loci

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quantitative Trait Loci"

Transcrição

1 Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Fitotecnia - Programa de Pós-Graduação em Agronomia Quantitative Trait Loci (LOCOS DE CARACTERES QUANTITATIVOS) Alunos de doutorado: Carlos Busanello, Eng. Agr., Me. Professor orientador: Antonio Costa de Oliveira, Eng. Agr., PhD.

2 Análise de QTLs Definições Os caracteres quantitativos ou de variação contínua são aqueles que não permitem a classificação dos indivíduos em classes distintas, ou seja, não há uma diferenciação marcante entre os tipos segregantes. QTL foi a denominação sugerida para qualquer loco que tem contribuição para a variância do caractere.

3 Aquele que exibe variação fenotípica contínua. Indivíduos diferem um do outro através de pequenos incrementos no fenótipo. Normalmente são controlados por muitos genes (herança poligênica); frequência Valor do caráter Cada gene contribuiu para uma pequena mudança no fenótipo; Cada gene individual apresenta padrão de herança mendeliana; Forte efeito do ambiente sobre fenótipo; Herdabilidade tende a ser média a baixa; Caracteres agronômicos importantes apresentam herança quantitativa: Ex: Rendimento, estatura de planta, diâmetro de planta, número de frutos, tamanho de frutos...

4 QTL (Quantitative Trait Locus ) 1. Região do genoma que afeta uma característica quantitativa 2. Pode corresponder a: 1. Um gene; 2. Um grupo de genes próximos que atuam em conjunto; 3. Uma região promotora; 4. Uma região reguladora; 5. Outros elementos genômicos.

5 QTL (Quantitative Trait Locus ) 1. Região do genoma : 1. Loco que possa ser acessado sem ambiguidade; 2. Menor região que afeta a característica; 2. Característica quantitativa : 1. Passível de medição objetiva; 2. Procedimento padrão para medir; 3. Afeta : 1. Loco contém elemento genômico (gene, promotor, inibidor, etc.); 2. Este elemento genômico participa de algum processo celular que contribui para a característica; 3. Diferentes variantes (alelos) do loco produzem modificação mensurável na característica.

6 QTL (Quantitative Trait Locus) Interesse para melhoramento 1. Permitem previsões sobre o fenótipo baseadas no genótipo; 2. Fenótipo só é disponível após certo tempo, ou até mesmo não disponível; 3. Custo das técnicas laboratoriais para genotipagem pode ser uma barreira.

7 QTL (Quantitative Trait Locus) Fatores adicionais a considerar 1. Herdabilidade 1. Porcentagem da variância da característica numa população devida à genética; 2. Restante da variação é devida ao ambiente; 3. Quanto mais baixa a herdabilidade, mais difícil de melhorar por via genética; 2. Epistasia 1. Interação genética pela qual o efeito combinado de dois ou mais QTLs é superior à soma dos efeitos individuais.

8 QTL (Quantitative Trait Locus) Vários tipos de populações podem ser utilizadas no mapeamento genético dependendo do hábito reprodutivo da espécie, do objetivo do trabalho e do tempo disponível para sua realização.

9 QTL (Quantitative Trait Locus) Desenhos experimentais Para que um programa de análise de QTLs tenha sucesso é preciso que os marcadores moleculares estejam em desequilíbrio de ligação com os alelos segregantes nos locos que influenciam as características fenotípicas. Exemplo. Um organismo hipotético que tem apenas três pares de cromossomos e que não apresenta recombinação, para facilitar a visualização.

10 Uma geração de indivíduos a partir de duas linhagens homozigotas. Em F2 os alelos segregarão. Os indivíduos F1 são cruzados com indivíduos de uma das linhagens parentais. A diferença básica é que, dentre os indivíduos que serão analisados, há apenas homozigotos para alelos que estavam na linhagem com a qual os indivíduos F1 foram cruzados ou heterozigotos.

11 Exemplo prático Cruzamento inicial: B73 x Gaspé Flint B73 -> é uma linha de referencia de milho (genoma é sequenciado); Gaspé Flint -> linha extremamente precoce da América do Norte; Coleção de linhas de introgressão bem caracterizadas para tempo de floração e raízes seminais.

12 Mapeamento genético Mapa genético é uma maneira de se observar a segregação de genes e, ao mesmo tempo, é um instrumento que mostra a relação física entre eles. Para identificação de ligação entre dois locos, é necessário a existência de desequilíbrio de ligação. Assim, é importante a realização de um cruzamento entre genótipos contrastantes e a análise da progênie oriunda desse cruzamento. Os desvios da segregação independente revelam a ligação entre os locos analisados. Pode-se dizer então que um mapa genético constitui-se no ordenamento e no estabelecimento de distancia entre marcadores genéticos. Dois tipos de mapas: mapa genético ou mapa de ligação e mapa físico. Tem por base o nível de recombinação entre marcadores (Distancia relativa) Utiliza distancia real entre marcadores (Número de base)

13 Exemplo prático Dados de SNP de Coleção de linhas de introgressão visualizados com Flapjack Dados de 50-K SNP array ILLUMINA

14 QTL (Quantitative Trait Locus) Genotipagem Fenotipagem Boa caracterização

15 Análises estatísticas dos resultados Esse é um dos pontos mais delicados do estudo dos QTLs, pois vários fatores devem ser levados em consideração. 1. Do tamanho da amostra. Em amostra muito pequenas espera-se grandes oscilações ao acaso. Nesse caso, os QTLs passíveis de identificação são aqueles que possuem efeitos muito fortes, ou então passarão desapercebidos. 2. Da densidade de marcadores. Quanto mais marcadores, maior será o poder de detecção dos efeitos combinados. 3. Da distribuição dos marcadores ao longo do cromossomo. Se eles estiverem com uma distribuição muito agregada, teríamos grande poder de detecção nas regiões com alta densidade, mas isso, na prática, faria com que eles funcionassem como um único marcador. 4. Do número de características fenotípicas considerado no estudo. Um programa bem realizado procurará aumentar a chance de se descobrir efeitos de genes em fenótipos e obviamente quanto mais características métricas forem analisadas, maior a probabilidade de se encontrar marcadores associados a locos com efeitos significativos.

16 Praticando

17 Configurações de Região e Idioma: Inglês

18 Possíveis Derivações

19 BIN-> Região de marcadores redundantes; MAP-> Construção de mapas de ligação genética em populações biparentais; CMP-> Construção de mapa consenso que compartilham marcadores comuns; SDL-> Distorção da segregação de mapeamento de locus; BIP-> Mapeamento de genes aditivos e epistasia digênica em populações biparentais; MET-> Mapeamento de genes aditivos e epistasia digênicas de ensaios multiambientais; CSL-> Mapeamento de genes aditivos e epistasia digênica com linhas de substituição de segmento cromossômico (CSS); NAM-> Mapeamento intervalo composto para populações NAM.

20

21 Exemplo SMA -> Análise de um único marcador; RSTEP-LRT-ADD -> Teste da razão de verossimilhança com base em regressão Stepwise para QTLs aditivos, RSTEP-LRT-EPI -> Teste da razão de verossimilhança com base em regressão Stepwise para epistasia.

22 Exemplo COE -> Matriz triangular do coeficiente de correlação entre os marcadores; MTP -> Frequência do marcador, e teste do qui-quadrado para a segregação; QIC -> QTL identificado a partir mapeamento por intervalo composto (IC); RIC -> Resultados de cada varredura unidimensional por intervalo composto(ic); STA -> Estatísticas básicas dos fenótipos; STP -> Regressão Stepwise.

23 E agora??? Encontrei o marcador que indica a alteração, hipoteticamente umc2030 em milho...

24 QTL para angulo de raíz/número no chr. 9 IL B73 Chr. 9 IL B73 Efeito parece restrito a aprox. 2 Mb no telomero chr. 9

25 Perspectivas futuras Organismos transgênicos Uma vez encontrado um QTL, a natureza exata do loco envolvido pode teoricamente ser determinada. Para isso, é preciso que primeiramente seja empregado uma densidade de marcadores muito alta na região candidata, propiciando um mapeamento mais preciso. A região do genoma pode ser então clonada e sequenciada. Uma vez feito isso, variações alélicas naturais ou mesmo artificiais podem ser "implantadas" tanto no organismo onde se detectou o efeito fenotípico ou até mesmo em outros organismos.

26 Perspectivas futuras Clones A utilidade do emprego dos clones no estudo de QTLs poderia ser no sentido de verificar o efeito de diferentes condições ambientais em um único genoma, em organismos onde os clones não existam naturalmente. Podem servir ainda na produção maciça de organismos transgênicos quando estes não forem suficientemente estáveis para se manter com cruzamentos convencionais. O emprego maciço de clones apresenta o perigo de, devido à enorme uniformidade genética.

27 Perspectivas futuras Emprego de "biochips Biochips ou "chips de DNA" consistem em arranjos bidimensionais de alta densidade de fragmentos de DNA sintetizados ou clonados. A aplicação dos biochips em estudos com QTLs apresenta um potencial enorme em um futuro próximo pois possibilita a caracterização genotípica com alta densidade de marcadores naqueles organismos que têm projetos de sequenciamento de genomas ou mapeamento físico com alta densidade em andamento. A perspectiva também é que os custos e a mão de obra dos programas de QTLs, caiam drasticamente.

28 Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Fitotecnia - Programa de Pós-Graduação em Agronomia Disciplina de Melhoramento Genético de Plantas Quantitative Trait Loci (LOCOS DE CARACTERES QUANTITATIVOS) carlosbuzza@gmail.com

MELHORAMENTO GENÉTICO. Seleção Genômica

MELHORAMENTO GENÉTICO. Seleção Genômica MELHORAMENTO GENÉTICO Seleção Genômica Claudio Nápolis Costa Zootª, Ph.D. Melhoramento Animal Coronel Pacheco - MG AGENDA Informar sobre o estudo do genoma bovino; Apresentar a sua aplicação nos Programas

Leia mais

NOÇÕES DE GENÉTICA QUANTITATIVA

NOÇÕES DE GENÉTICA QUANTITATIVA NOÇÕES DE GENÉTICA QUANTITATIVA 5 INTRODUÇÃO As características genéticas a serem melhoradas em uma espécie agrícola, podem ser de dois tipos: caracteres qualitativos ou caracteres quantitativos. Os caracteres

Leia mais

GENÉTICA QUANTITATIVA

GENÉTICA QUANTITATIVA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL GENÉTICA QUANTITATIVA CONCEITOS ESTATÍSTICOS USADOS NO MELHORAMENTO

Leia mais

Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos

Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos Avanços no entendimento da relação entre genótipo e fenótipo através de marcadores genéticos Gabriel Rodrigues Alves Margarido Orientador: Antonio Augusto Franco Garcia SUMÁRIO 2 SUMÁRIO 1. Introdução

Leia mais

Mapas de Ligação e de. Marcadores Moleculares a Programas de Melhoramento

Mapas de Ligação e de. Marcadores Moleculares a Programas de Melhoramento Mapas de Ligação e de Desequilíbrio, Identificação de QTL e Integração de Marcadores Moleculares a Programas de Melhoramento de Alógamas Prof. José Marcelo Soriano Viana DBG/UFV População (Geração 0) Fragmentos

Leia mais

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade

Quantitativos + Qualitativos 17/03/2016. Variabilidade Genética Como surgem as variações genéticas? Mutações! Controle Genética e Herdabilidade 17/03/016 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Controle Genética e Herdabilidade Prof. Fernando Angelo Piotto

Leia mais

LGN 313 Melhoramento Genético

LGN 313 Melhoramento Genético Departamento de Genética LGN 313 Melhoramento Genético Tema 8 Caracteres, herdabilidade e ganho genético Prof. Natal Vello natal.vello@usp.br Heranças Oligogênica e Poligênica Descontínua Caracteres Qualitativos

Leia mais

Mapeamento de QTL s: Aplicações e Perspectivas

Mapeamento de QTL s: Aplicações e Perspectivas Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas LGN 5799 - SEMINÁRIOS EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS Mapeamento de QTL s: Aplicações e Perspectivas Aluna: Priscilla Karen Sabadin

Leia mais

Ação Gênica / Parâmetros Fenotípicos e Genéticos em Plantas

Ação Gênica / Parâmetros Fenotípicos e Genéticos em Plantas Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Departamento de Fitotecnia Programa de Pós-Graduação em Agronomia Área de concentração em Fitomelhoramento Disciplina de Melhoramento

Leia mais

Genômica. Mapeamento Molecular

Genômica. Mapeamento Molecular Genômica Mapeamento Molecular Mapas Para a construção de mapas moleculares podem ser empregados métodos de frequências de recombinação, posições relativas de características citológicas, ou distâncias

Leia mais

MAPEAMENTO CROMOSSÔMICO

MAPEAMENTO CROMOSSÔMICO LOCOS DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS HERANÇA QUANTITATIVA Onde estão os genes que contribuem com as características quantitativas? MAPEAMENTO CROMOSSÔMICO 1 LOCOS DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS MAPEAMENTO

Leia mais

Aula 2 Caracteres Qualitativos e Quantitativos

Aula 2 Caracteres Qualitativos e Quantitativos Aula Caracteres Qualitativos e Quantitativos Piracicaba, 011 1 -Introdução Caracteres controlados por muitos genes são denominados de caracteres poligênicos, e como se referem a mensurações de quantidades

Leia mais

GENÉTICA QUANTITATIVA I. Herança Mendeliana x herança poligênica. Interações gênicas (alélicas) Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante

GENÉTICA QUANTITATIVA I. Herança Mendeliana x herança poligênica. Interações gênicas (alélicas) Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante GENÉTICA QUANTITATIVA I Herança Mendeliana x herança poligênica Interações gênicas (alélicas) Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante Heterose Caracteres: => atributos de um organismo (planta,

Leia mais

Bases genéticas dos caracteres quantitativos e qualitativos e componentes de variação fenotípica

Bases genéticas dos caracteres quantitativos e qualitativos e componentes de variação fenotípica Universidade Federal de Rondônia Curso de Eng. Florestal Melhoramento genético Florestal Bases genéticas dos caracteres quantitativos e qualitativos e componentes de variação fenotípica Emanuel Maia www.lahorta.acagea.net

Leia mais

Herança de caracteres complexos. Slides: Prof. Vanessa Kava

Herança de caracteres complexos. Slides: Prof. Vanessa Kava Herança de caracteres complexos Slides: Prof. Vanessa Kava 1 Genética Mendeliana Os sete traços que Mendel observava em suas plantas eram os seguintes: 1. forma ou aspecto da semente: lisa ou rugosa 2.

Leia mais

GENÉTICA QUANTITATIVA. Herança Mendeliana x herança poligênica. Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante

GENÉTICA QUANTITATIVA. Herança Mendeliana x herança poligênica. Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante GENÉTICA QUANTITATIVA Herança Mendeliana x herança poligênica Interações gênicas (alélicas) Ação aditiva Ação dominante Ação sobredominante Caracteres: => atributos de um organismo (planta, animal, microorganismo)

Leia mais

LGN Genética. Aula 5 Ligação I

LGN Genética. Aula 5 Ligação I ESALQ/USP Piracicaba 2º Semestre de 2016 LGN0215 - Genética Aula 5 Ligação I Carina de Oliveira Anoni Prof. Gabriel Rodrigues Alves Margarido Segregação de genes Mesmo cromossomo Cromossomos diferentes

Leia mais

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética Ligação, permuta e mapeamento Prof. David De Jong Depto. de Genética 1 Tipos de Mapas Mapas de sequencias de Nucleotidios Organismos completamente ou parcialmente sequenciados Mapas citogeneticas Mapas

Leia mais

Exercícios Genética e Evolução Curso: Tecnológicos Campus Palotina

Exercícios Genética e Evolução Curso: Tecnológicos Campus Palotina Exercícios Genética e Evolução Curso: Tecnológicos Campus Palotina Professor: Robson Fernando Missio 1ª Avaliação 1) Um pesquisador trabalhando com o melhoramento de milho realizou o cruzamento controlado

Leia mais

LGN215 - Genética Geral

LGN215 - Genética Geral LGN215 - Genética Geral Aula 6: Ligação II Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Colaboradora: Maria Marta Pastina Piracicaba SP Ligação 2ª lei de Mendel: Lei da Segregação Independente Para genes situados

Leia mais

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO

Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução GENÉTICA DE POPULAÇÕES E EVOLUÇÃO Modelando microevolução Evolução: mudança na frequência de alelos ou combinações de alelos no pool gênico. Modelos de evolução deve incluir a passagem

Leia mais

Herança multifatorial

Herança multifatorial Herança multifatorial Quanto maior o número de genes, mais contínua é a variação fenotípica CURVA NORMAL Características com Limiar Estatísticas da Genética Quantitativa Descrições estatísticas do fenótipo

Leia mais

μ = σ 2 g = 50.1 ApoE e colesterol em uma população canadense ε ε ε Genóti po Freq. H-W

μ = σ 2 g = 50.1 ApoE e colesterol em uma população canadense ε ε ε Genóti po Freq. H-W ApoE e colesterol em uma população canadense μ= 174.6 σ 2 p = 732.5 Freqüência relativa 2/3 Genóti po P 173.8 161.4 183.5 136.0 178.1 180.3 Colesterol total no soro (mg/dl) Passo 1: Calcular o fenótipo

Leia mais

Ligação e Recombinação Gênica Elaboração de Mapas Cromossômicos QTLs e sua detecção

Ligação e Recombinação Gênica Elaboração de Mapas Cromossômicos QTLs e sua detecção Ligação e Recombinação Gênica Miguel H.A. Santana mhasantana@usp.br Genética Básica e Evolução (ZVM 0215) Quarta, 21 de Setembro 2016 Visão geral Meta Importância dos princípios que regem a diversidade

Leia mais

LGN GENÉTICA. Aula 6 - Ligação II. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello

LGN GENÉTICA. Aula 6 - Ligação II. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello LGN 215 - GENÉTICA Aula 6 - Ligação II Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade

Leia mais

Endogamia & Heterose. Leandro S. A. Gonçalves Dr. Genética e Melhoramento de Plantas

Endogamia & Heterose. Leandro S. A. Gonçalves Dr. Genética e Melhoramento de Plantas Endogamia & Heterose Leandro S. A. Gonçalves Dr. Genética e Melhoramento de Plantas - Endogamia - Conceito: Acasalamento entre indivíduos aparentados (FEHR, 1987) - Histórico: Desde os primeiros tempos

Leia mais

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética

Ligação, permuta e mapeamento. Prof. David De Jong Depto. de Genética Ligação, permuta e mapeamento Prof. David De Jong Depto. de Genética 1 Mendel e suas ervilhas 23/08/2016-11:42 Ligação, Permuta e Mapeamento Genético Slide 2 Evitar autofecundação 23/08/2016-11:42 Ligação,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas LGN 5799 - SEMINÁRIOS EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS SELEÇÃO ASSISTIDA POR MARCADORES MOLECULARES Aluno: Gustavo Vitti Moro Orientador:

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÃO

GENÉTICA DE POPULAÇÃO GENÉTICA DE POPULAÇÃO Eng. Agr. Msc. Franco Romero Silva Muniz Doutorando em Genética e Melhoramento de Soja Departamento de Produção Vegetal UNESP Jaboticabal/SP Molecular e Biotecnologia Quantitativa

Leia mais

Ligação, permuta e mapas genéticos: ligação e permuta genética, estimativa da freqüência de permuta

Ligação, permuta e mapas genéticos: ligação e permuta genética, estimativa da freqüência de permuta Universidade Federal de Pelotas FAEM - DZ Curso de Zootecnia Genética Aplicada à Produção Animal Ligação, permuta e mapas genéticos: ligação e permuta genética, estimativa da freqüência de permuta Após

Leia mais

GENÉTICA QUANTITATIVA

GENÉTICA QUANTITATIVA Herança Poligênica vs Herança Mendeliana Caracteres poligênicos controlados por muitos pares de genes (poligenes) em geral referem-se a quantidades (pesos, medidas, volumes) Caracteres quantitativos Poligenes

Leia mais

Variação ambiental Poligenes

Variação ambiental Poligenes Fenótipo é qualquer característica mensurável. Genótipos Mendelianos são sempre discretos, mas fenótipos podem ser discretos ou contínuos. Ronald A. Fisher Encerrou toda oposição séria ao Mendelismo, e

Leia mais

APLICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NA HIBRIDAÇÃO DE EUCALIPTO

APLICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NA HIBRIDAÇÃO DE EUCALIPTO IV WORKSHOP EM MELHORAMENTO FLORESTAL APLICAÇÃO DE MARCADORES MOLECULARES NA HIBRIDAÇÃO DE EUCALIPTO ANTONIO MARCOS ROSADO Eng. Florestal CENIBRA RAFAEL SIMÕES TOMAZ Doutorando em Genética e Melhoramento

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Genéticos Características polimórficas: marcadores de variabilidade genética entre indivíduos, populações, espécies e taxons superiores. Marcadores

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES FATORES MICROEVOLUTIVOS: ENDOGAMIA PROF. MACKS WENDHELL GONÇALVES ENDOGAMIA DEME Deme é uma coleção de indivíduos intercruzantes da mesma espécie que vive em proximidade suficiente

Leia mais

Recursos Genéticos Vegetais

Recursos Genéticos Vegetais Recursos Genéticos Vegetais Caracterização x Avaliação Caracterização Alta herdabilidade Pouca influência ambiental Avaliação Baixa herdabilidade Muita influência ambiental Caracterização: Caracterização

Leia mais

Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção

Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção Aula 0 Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com INTRODUÇÃO Caracteres qualitativos são controlados por

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA. 1ª Lei de Mendel. Interações Alélicas

HERANÇA MONOGÊNICA. 1ª Lei de Mendel. Interações Alélicas HERANÇA MONOGÊNICA 1ª Lei de Mendel Interações Alélicas Introdução à Genética Mendeliana Conceito de gene (mas não o termo) => foi proposto pela 1ª vez por Gregor Mendel em 1865. Até então, a noção que

Leia mais

Disciplina: Genética Geral (LGN 0218) 10ª semana

Disciplina: Genética Geral (LGN 0218) 10ª semana Disciplina: Genética Geral (LGN 0218) 10ª semana Material Didático do Departamento de Genética - ESALQ/USP Professora Maria Lucia Carneiro Vieira Estágios didáticos: Zirlane Portugal

Leia mais

Métodos de melhoramento de espécies autógamas

Métodos de melhoramento de espécies autógamas Aula 07 Método em que a variabilidade deve ser gerada artificialmente Métodos de melhoramento de espécies autógamas Método da População (Bulk); Método do Genealógico (Pedigree); Método do SSD (descendente

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO. Aula 10. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética MARCADORES MOLECULARES: DO MELHORAMENTO A CONSERVAÇÃO Aula 10 LGN232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br RELEMBRANDO. kit de genética molecular ENZIMAS DE

Leia mais

Tecnologia de marcadores moleculares para o melhoramento genético de rebanhos bovinos. Eliza Rossi Komninou Doutoranda em Biotecnologia

Tecnologia de marcadores moleculares para o melhoramento genético de rebanhos bovinos. Eliza Rossi Komninou Doutoranda em Biotecnologia Tecnologia de marcadores moleculares para o melhoramento genético de rebanhos bovinos Eliza Rossi Komninou Doutoranda em Biotecnologia Produção de Bovinos EFICIÊNCIA NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO QUALIDADE

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO

Melhoramento de Espécies Alógamas. Melhoramento de Espécies Alógamas 06/06/2017 INTRODUÇÃO Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Alógamas Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese Tabela 4 - Conteúdos mencionados como básicos pelos professores/docentes

Leia mais

Melhoramento de Espécies Alógamas

Melhoramento de Espécies Alógamas Aula 10 Melhoramento de Espécies Alógamas INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização

Leia mais

Métodos de melhoramento

Métodos de melhoramento Aula 07 Métodos de melhoramento de espécies autógamas Método em que a variabilidade deve ser gerada artificialmente Método da População (Bulk); Método do Genealógico (Pedigree); Método do SSD (descendente

Leia mais

Herança Multifatorial

Herança Multifatorial Herança Multifatorial Causas da Variação Ambiental cabelos longos x curtos plantas bonsai x normal doenças infecciosas Genética Causas da Variação Sistemas sanguíneos: ABO; MN albinismo ervilhas lisas

Leia mais

MARCADORES MOLECULARES

MARCADORES MOLECULARES ESALQ/USP MARCADORES MOLECULARES Base genética dos marcadores e usos no melhoramento de plantas e em estudos de diversidade genética e conservação Departamento de Genética ESTUDO DIRIGIDO 1. O que são

Leia mais

Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção

Base Genética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção Aula 0 Base enética dos Caracteres Qualitativos e Quantitativos, Componentes da Variação Fenotípica, Coeficiente de Herdabilidade e Progresso com Seleção INTRODUÇÃO Caracteres qualitativos são controlados

Leia mais

Prof. Manoel Victor. Genética Quantitativa

Prof. Manoel Victor. Genética Quantitativa Genética Quantitativa Modos de ação dos genes ação qualitativa expressão de genes seguindo padrões e modelos como os descritos por Mendel AA Aa aa (genes qualitativos) Fenótipos Genótipos Modos de ação

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Genética Clássica 1. Conceito: É a ciência voltada para o estudo da hereditariedade, bem como da estrutura e função dos genes. Características Fundamentais

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Variação Genética e Evolução. Deriva. Seleção. Mutação. Migração

Origem da variação. Conceitos importantes. Variação Genética e Evolução. Deriva. Seleção. Mutação. Migração Origem da variação Conceitos importantes Variação genética -> variantes alélicos São originados por mutação e intensificados por mecanismos recombinatórios e sexuais Diversidade ou variabilidade genética:

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Introdução à genética 1ª e 2ª leis de Mendel. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 1 Introdução a genética e 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética II 1ª Lei de Mendel I Introdução à genética

Leia mais

Uso de marcadores moleculares na produção animal

Uso de marcadores moleculares na produção animal Uso de marcadores moleculares na produção animal Miguel H.A. Santana mhasantana@usp.br Genética Básica (ZAB 1304) Terça-feira, 22 de Novembro 2016 Roteiro O que são? Histórico Marcadores moleculares SNPs

Leia mais

Aula 08. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento

Aula 08. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Aula 08 Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Foi proposto com o intuito de reduzir o tempo requerido

Leia mais

O futuro do melhoramento genético de suínos. Marcos Lopes Egbert Knol

O futuro do melhoramento genético de suínos. Marcos Lopes Egbert Knol O futuro do melhoramento genético de suínos Marcos Lopes Egbert Knol ABRAVES - 2015 De onde viemos? Onde estamos? Para onde vamos? Ganho genético De onde viemos? Métodos tradicionais de seleção 250% 200%

Leia mais

Aula 10: Genética Quantitativa II

Aula 10: Genética Quantitativa II LGN215 - Genética Geral Aula 10: Genética Quantitativa II Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia Monitora: Maria Marta Pastina Piracicaba SP Caracteres Quantitativos Caracteres controlados por muitos

Leia mais

Herança das características complexas

Herança das características complexas Herança das características complexas Genética Mendeliana Os sete traços que Mendel observava em suas ervilhas eram os seguintes: 1. forma ou aspecto da semente: lisa ou rugosa 2. cor da semente: verde

Leia mais

Herança Quantitativa

Herança Quantitativa UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Herança Quantitativa Prof. Dr. João Antonio da Costa Andrade Departamento de Biologia e Zootecnia BASE GENÉTICA

Leia mais

Melhoramento de Alógamas

Melhoramento de Alógamas Aula 0 INTRODUÇÃO Espécies alógamas reprodução via fecundação cruzada (mais de 95% de cruzamentos). Melhoramento de Espécies Definição: Comunidade reprodutiva composta de organismos de fertilização cruzada,

Leia mais

MÉTODOS GENEALÓGICO (Pedigree) e RETROCRUZAMENTOS

MÉTODOS GENEALÓGICO (Pedigree) e RETROCRUZAMENTOS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético MÉTODOS GENEALÓGICO (Pedigree) e RETROCRUZAMENTOS Prof. Roberto Fritsche-Neto

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012

XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 Seleção de Marcadores Associados aqtls de Resistência a Cercosporiose em Milho 1 Adriano Delly Veiga 2, Renzo Garcia

Leia mais

06/06/2017. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento

06/06/2017. Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Aula 08 MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Foi proposto com o intuito de reduzir o tempo requerido

Leia mais

7 Melhoramento de Espécies Autógamas

7 Melhoramento de Espécies Autógamas 7 Melhoramento de Espécies Autógamas LGN0313 Melhoramento Genético Prof. Dr. Isaias Olívio Geraldi Piracicaba, 2013 LGN0313 Melhoramento Genético Prof. Isaias Olívio Geraldi 1 -Introdução Espécies autógamas

Leia mais

METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS RB DA SÉRIE 07 NAS FASES INICIAIS DO MELHORAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR

METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS RB DA SÉRIE 07 NAS FASES INICIAIS DO MELHORAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS RB DA SÉRIE 07 NAS FASES INICIAIS DO MELHORAMENTO DE

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar Biologia 1-2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Alan Alencar 1-2º ano EM HERANÇA QUANTITATIVA HERANÇA QUANTITATIVA OU POLIGÊNICA Genes cumulativos, aditivos ou multifatoriais; Também é um caso particular de interação

Leia mais

Aula 7 Melhoramento de Espécies Autógamas

Aula 7 Melhoramento de Espécies Autógamas Aula 7 Melhoramento de Espécies Autógamas Prof. Dr. Isaias Olívio Geraldi Piracicaba, 2011 1 -Introdução Espécies autógamas são aquelas que se reproduzem por autofecundação. Exemplos principais têm-se

Leia mais

Melhoramento de espécies. Método do Retrocruzamento MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT)

Melhoramento de espécies. Método do Retrocruzamento MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Aula 08 MÉTODO DESCENDENTE DE UMA SEMENTE (SSD - SINGLE SEED DESCENDENT) Melhoramento de espécies autógamas - Método SSD, Método do Retrocruzamento Foi proposto com o intuito de reduzir o tempo requerido

Leia mais

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável.

Por quê? Variação ambiental Poligenes. Variação ambiental Poligenes. Normas de Reação. Fenótipo é qualquer característica mensurável. Fenótipo é qualquer característica mensurável. A grande maioria de fenótipos não tem categorias discretas e não tem um gene que seja necessário e suficiente para explicar sua variação Genótipos Mendelianos

Leia mais

Melhoramento de espécies autógamas

Melhoramento de espécies autógamas Universidade Federal de Rondônia Curso de Eng. Florestal Melhoramento genético Florestal Melhoramento de espécies autógamas Emanuel Maia www.lahorta.acagea.net emanuel@unir.br Apresentação Introdução Efeitos

Leia mais

ESTRATÉGIA DE MELHORAMENTO DE MILHO VISANDO TOLERÂNCIA À SECA. Palavras-chave: milho, tolerância, seca, descritores, marcadores genéticos.

ESTRATÉGIA DE MELHORAMENTO DE MILHO VISANDO TOLERÂNCIA À SECA. Palavras-chave: milho, tolerância, seca, descritores, marcadores genéticos. ESTRATÉGIA DE MELHORAMENTO DE MILHO VISANDO TOLERÂNCIA À SECA FREDERICO O.M. DURÃES1, MANOEL X. DOS SANTOS, EDILSON PAIVA, LAIRSON COUTO, ANTÔNIO C. OLIVEIRA Palavras-chave: milho, tolerância, seca, descritores,

Leia mais

HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA

HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA HERANÇA MONOGÊNICA OU MENDELIANA Herança monogênica Determinada por um gene apenas; Segregação Familiar; Genótipo: constituição individual para um determinado locus. Fenótipo: é o conjunto das características

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Edital 02/2017

PROCESSO SELETIVO Edital 02/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR - PGBM INSTRUÇÕES (LEIA ATENTAMENTE) PROCESSO SELETIVO Edital

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DAG4097 - Análise Multivariada Aplicada à Agricultura Ementa: Distribuições multinormal, Wishart e T2 de Hotelling. Análise

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

HERANÇA QUANTITATIVA. Quanto da variância fenotípica observada é genética e quanto é ambiental?

HERANÇA QUANTITATIVA. Quanto da variância fenotípica observada é genética e quanto é ambiental? Quanto da variância fenotípica observada é genética e quanto é ambiental? Genótipos idênticos = fatores ambientais Ambiente Constante = variações genotípicas Genótipos idênticos = fatores ambientais Ambiente

Leia mais

Marcadores Moleculares

Marcadores Moleculares Marcadores Moleculares Marcadores Genéticos Características polimórficas: marcadores de variabilidade genética entre indivíduos, populações, espécies e taxons superiores. Marcadores moleculares: características

Leia mais

Aula 6 Melhoramento de Espécies com Propagação Assexuada

Aula 6 Melhoramento de Espécies com Propagação Assexuada Aula 6 Melhoramento de Espécies com Propagação Assexuada Prof. Dr. Isaias Olívio Geraldi Piracicaba, 2011 Cronograma de Aula 1. Objetivos do Melhoramento 2. Vantagens do Uso da Propagação Assexuada 3.

Leia mais

e Mapeamento gênico em eucariotas

e Mapeamento gênico em eucariotas Ligação ão, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas Genética BásicaB Licenciatura em Biologia Victor Martin Quintana Flores A lei da segregação independente estabelece que: Em um cruzamento envolvendo

Leia mais

LIGAÇÃO. 2ª Lei de Mendel -> segregação independente -> para genes localizados em cromossomos diferentes.

LIGAÇÃO. 2ª Lei de Mendel -> segregação independente -> para genes localizados em cromossomos diferentes. LIGAÇÃO 2ª Lei de Mendel -> segregação independente -> para genes localizados em cromossomos diferentes. Ligação (3ª Lei)-> quando dois genes estão situados no mesmo cromossomo e apresentam segregação

Leia mais

ACASALAMENTO PREFERENCIAL

ACASALAMENTO PREFERENCIAL ACASALAMENTO PREFERENCIAL A endogamia representa um desvio do acasalamento ao acaso no qual o parentesco biológico entre indivíduos afeta a probabilidade de se acasalar. Indivíduos também podem ter sua

Leia mais

Apresentação... Prefácio...

Apresentação... Prefácio... SUMÁRIo Apresentação... Prefácio... V VII Capítulo 1 Melhoramento de Fruteiras... 1 Capítulo 2 ANÁLISE de VARIÂNCIA: PROGÊNIES, CLONES E MEDIDAS REPETIDAs... 7 2.1 Experimentação Adequada... 7 2.2 Teste

Leia mais

Retrocruzamento. Allard, Cap. 14 Fehr, Cap. 28

Retrocruzamento. Allard, Cap. 14 Fehr, Cap. 28 Retrocruzamento Allard, Cap. 14 Fehr, Cap. 28 Retrocruzamento Retrocruzamento (RC) Hibridação recorrente pela qual uma característica desejável é transferida para uma cultivar (que seja deficiente nesse

Leia mais

Ligação Gênica e Mapeamento

Ligação Gênica e Mapeamento Ligação Gênica e Mapeamento 09/02/2017 Profa. Dra. Angela Ikeda Adaptada da aula da Profa. Dra. Vanessa Kava 1 Princípio Mendeliano 2 Segregação Independente 3 Número de CROMOSSOMOS x Número de GENES 4

Leia mais

LIGAÇÃO. 2ª Lei de Mendel -> segregação independente -> para genes localizados em cromossomos diferentes.

LIGAÇÃO. 2ª Lei de Mendel -> segregação independente -> para genes localizados em cromossomos diferentes. LIGAÇÃO 2ª Lei de Mendel -> segregação independente -> para genes localizados em cromossomos diferentes. Ligação -> quando dois genes estão situados no mesmo cromossomo e apresentam segregação dependente

Leia mais

Métodos de Melhoramento de Espécies Autógamas

Métodos de Melhoramento de Espécies Autógamas Métodos de Melhoramento de Espécies Autógamas 1) Métodos para explorar a variabilidade genética existente nas populações 1.1. Introdução de linhagens 1.2. Seleção massal - caracteres de alta h 2 1.3.Seleção

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas LGN 5799 - SEMINÁRIOS EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS MELHORAMENTO VISANDO TOLERÂNCIA AO ESTRESSE HÍDRICO Emiliano Fernandes Nassau

Leia mais

LGN GENÉTICA. Aula 5 - Ligação I. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello

LGN GENÉTICA. Aula 5 - Ligação I. Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello LGN 215 - GENÉTICA Aula 5 - Ligação I Antonio Augusto Franco Garcia Filipe Inácio Matias Marianella F. Quezada Macchiavello Departamento de Genética Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade

Leia mais

Colégio Argumento Interação Gênica e Herança Quantitativa

Colégio Argumento Interação Gênica e Herança Quantitativa Colégio Argumento Interação Gênica e Herança Quantitativa 1ª lei de Mendel 1 par de genes 1 característica genética Ex: Aa x Aa proporção 3:1 2ª lei de Mendel 2 pares de genes 2 características genéticas

Leia mais

GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS

GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS GENÉTICA MENDELIANA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HEREDITÁRIAS Unidade 2 - PATRIMÓNIO GENÉTICO Situação Problemática Que desafios se colocam à genética no melhoramento da qualidade de vida? Cap. 1.1 Transmissão

Leia mais

Aula 3: HERANÇA MENDELIANA

Aula 3: HERANÇA MENDELIANA Aula 3: HERANÇA MENDELIANA PROBABILIDADES vaca I cc Qual a probabilidade de ter chifres? PROBABILIDADES PROBABILIDADES 1 de 6 faces P = 1/6 PROBABILIDADES vaca I cc Qual a probabilidade de ter chifres?

Leia mais

Genética Básica. Genética Mendeliana

Genética Básica. Genética Mendeliana Genética Básica Genética Mendeliana Coordenador Victor Martin Quintana Flores Gregor Johann Mendel 22 Julho 1822-6 Janeiro 1884 Cruzamento Hibridização Híbrido Planta de ervilha Traços constantes Facilidades

Leia mais

Coelhos Himalaia. c h c h c h c h c h c h c h c h. Acima de 29 C. Abaixo de 2 C. Próximo a 15 C

Coelhos Himalaia. c h c h c h c h c h c h c h c h. Acima de 29 C. Abaixo de 2 C. Próximo a 15 C Coelhos Himalaia c h c h c h c h c h c h c h c h c h c h Próximo a 15 C Acima de 29 C Abaixo de 2 C Herança Multifatorial Genética Mendeliana Os sete traços que Mendel observava em suas ervilhas eram os

Leia mais

Origem da variação. Conceitos importantes. Variabilidade genética. Variabilidade Genética. Variação genética e Evolução

Origem da variação. Conceitos importantes. Variabilidade genética. Variabilidade Genética. Variação genética e Evolução Variabilidade genética Origem da variação Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral, UFMG 2011 Conceitos importantes Variação genética: variantes alélicos originados

Leia mais

Doença multifatorial. Fatores Genéticos. Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas. Muitos genes

Doença multifatorial. Fatores Genéticos. Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas. Muitos genes Doença multifatorial Fatores Genéticos Muitos genes Fatores Ambientais Também chamadas doenças complexas Limiar Vários fatores que contribuem quando passa do limiar = DOENÇA Limiar Vários fatores que

Leia mais