Ensino Fundamental 3º ano. Ensino Fundamental 3º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensino Fundamental 3º ano. Ensino Fundamental 3º ano"

Transcrição

1 Ensino Fundamental 3º ano Ensino Fundamental 3º ano

2 Prezado (a) Aluno (a), É com muita alegria, neste início de ano letivo, que damos as boas vindas a todos vocês, pois entendemos que iniciar cada ano é para todos nós um momento de grande contentamento, expectativa e saber que a participação colaborativa engrandece nosso trabalho, sobretudo quando podemos contar cada vez mais com essa participação. Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade que reúna uma sólida formação humana e acadêmica. Este Manual tem o objetivo de contribuir com a organização e o seu desempenho pedagógico, aliados ao seu compromisso, interesse, empenho e responsabilidade. Havendo qualquer alteração, os pais serão avisados com antecedência. Desejamos a todos um ótimo ano letivo. Sejam todos bem - vindos!

3 Área de conhecimento: Língua Portuguesa e Gramática Leitura e interpretação textual: Diário de Biloca; E aí, tio? Controle remoto Gramática: Alfabeto e ordem alfabética; Sinônimo e antônimo; Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato. Leitura e interpretação textual: A melhor família do mundo; Eternamente... mãe! Gramática: Dígrafos; Sílaba tônica; Acentuação gráfica: palavras monossilábicas e oxítonas. Acentuação gráfica: palavras paroxítonas. I Leitura e interpretação textual: A rã Santa Aurora; Dicas para cuidar bem do seu gato; A vida íntima de Laura. Gramática: Acentuação gráfica: palavras proparoxítonas; Tipos de frase; Sinais de pontuação; Substantivo comum, próprio e coletivo. Leitura e interpretação textual: O galo que cantava para o sol nascer; O gato vaidoso.poesia na varanda. Gramática: Substantivo simples e composto; primitivo e derivado Substantivo singular e plural; Substantivo masculino e feminino; Área de conhecimento: Língua Portuguesa e Gramática II Leitura e interpretação textual: O pescador e o gênio; Construtor de pontes; A panela mágica; Gramática: Artigo; Graus do substantivo; Adjetivo e concordância do adjetivo; Grau do adjetivo. Leitura e interpretação textual: O menino do dedo verde; Nem tudo que seu mestre manda! ; Bolg da Julieta. Gramática: Verbo presente passado e futuro; Advérbio; Pronomes pessoais do caso reto e pronome de tratamento; Leitura e interpretação textual: O que é consumo consciente?;a cidade ideal?; Sustentabilidade; Gramática: Pronomes pessoais do caso oblíquo (I); Pronomes pessoais do caso oblíquo (II); Pronomes possessivos e pronomes demonstrativos. Leitura e interpretação textual: Trânsito e cidadania; A natureza pede ajuda. Gramática: Interjeição e onomatopeia; Numeral; Preposição.

4 Área de conhecimento: Matemática Unidade 1: Os números e os algarismos ; O uso dos números; O conjunto dos números naturais; Sucessor e antecessor; Ordem crescente e decrescente; Números na forma ordinal; Alguns sistemas de numeração. Unidade 2: Unidades, dezenas e as centenas; O milhar; A classe dos milhares; A classe dos milhões; Valor posicional; Arredondamento. Unidade 3: As ideias da adição; Adição com reagrupamento; Adição com milhares; Algumas propriedades da adição; Problemas envolvendo adição; As ideias da subtração; Subtração com troca; Subtração com milhares; Determinação do minuendo e do subtraendo; Conferindo a adição; Expressões numéricas ; Conferindo subtrações; Problemas com adição e subtração. Unidade 4: Cubo e paralelepípedo ;Prismas e pirâmides;cilindro, cone e esfera. ; Vistas de um objeto. I Unidade 5: AS ideias da multiplicação; Multiplicação com reagrupamento; Quádruplo, quíntuplo e sêxtuplo; Multiplicação e divisão: Operações inversas.; Multiplicação por 10, por 100 e por 1000; Algoritmo da multiplicação; Multiplicação por números de dois algarismos; Multiplicação por números de três algarismos; Propriedades da multiplicação; Conferindo multiplicações; Expressões numéricas; Problemas envolvendo multiplicações; Múltiplos de um número natural. Unidade 6: As ideias da divisão; Divisão não exata; Divisor com um algarismo; Divisor com dois algarismos; Divisão por 10, por 100 e por 1000; Conferindo divisões; Expressões numéricas ; Problemas envolvendo divisões; Divisões de um número natural; Critérios de divisibilidade. II Área de conhecimento: Matemática Unidade 8: Ideias de fração; Numerador e denominador; Leitura de uma fração; Comprando frações com inteiro; Comparação de frações; Frações equivalentes; Adição com frações; Subtração com frações; Multiplicação com frações; Fração de uma quantidade; Noções de probabilidade. Unidade 9: Frações decimais; Números na forma decimal; Décimos; Centésimos; Milésimos; Números equivalentes; Comparações de números n forma decimal; Adição com números na forma decimal; Subtração com números na forma decimal; Multiplicação com números na forma decimal; Multiplicação (decimais) por 10, por 100 e por 1000; Divisão com quocientes na forma decimal; Divisão (decimais) por 10, por 100 e por Unidade 7: Linhas;Segmentos de reta e reta; Retas paralelas e retas concorrentes; Ângulos; Triângulos; Quadriláteros; Simetria. Unidade 10: Medidas de comprimento; Múltiplos e submúltiplos do metro; Leitura das medidas de comprimento; Transformação de unidades de medidas de comprimento; Perímetro de uma figura. Unidade 11: Medidas de tempo; Hora, minuto e segundo; Utilizando o relógio de ponteiro; Dia, semana, mês e ano. Unidade 12: O quilograma e o grama; Múltiplos e submúltiplos do grama; Leitura das medidas de massa; Transformação de unidades de medida de massa; O litro e o mililitro; Múltiplos e submúltiplos do litro; Leitura de medidas de capacidade; Transformação das unidades de medidas de capacidade.

5 Área de conhecimento: História ENCONTRO ENTRE CULTURAS Há quinhentos anos; Encontro e desencontros; Povos afriacanos; Trabalho e resistência; O engenho; Alimentação e festas. I DO LITORAL AO INTERIOR Os tarairiús; Vaqueiros nordestinos; Nas fazendas do sul; Tropeiros; Amazônia: Séculos XVII e XVIII; Amazônia atualmente. II EM BUSCA DO OURO Conflitos; A vila de São Paulo; O trabalho do minerador; Mineração e ambiente; Crescimento da população; A vida nas cidades. Agricultores e operários; As fazendas de café; Conflitos; A vinda dos imigrantes; Influência na alimentação; As lutas dos operários; Fábricas e ambientes. AGRICULTORES E OPERÁRIOS Área de conhecimento: Geografia VIVEMOS EM UM MUNICÍPIO O município; A relação entre espaço urbano e rural; Direções e municípios. Os mapas; Tecnologia na produção de mapas; As medidas e os mapas. I O MUNICÍPIO: TRANSFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO A ocupação do espaço; Formação do espaço rural; Formação do espaço urbano. A organização do espaço rural; A organização do espaço urbano; A administração do município. II PRODUÇÃO, TRABALHO E TECNOLOGIA Recurso naturais. Extrativismo; Indústria. Agricultura; Pecuária; Comércio e os serviços. ESPAÇO RURAL E ESPAÇO URBANO: DESAFIOS Espaço rural: Alguns desafios; Unidades de conservação; Terras indígenas e comunidades quilombolas. Espaço urbano: Alguns desafios; Desenvolvimento sustentável; Preservação dos patrimônios culturais e naturais.

6 Área de conhecimento: Ciências SERES VIVOS: VÁRIAS RELAÇÕES Área de conhecimento: Língua Inglesa Os seres vivos se relacionam; Quem como o quê? Os decompositores. Onde estão os seres vivos; Mais biomas; Seres vivos em perigo. I AR, ÁGUA E SOLO NO AMBIENTE A água dissolve muitas coisas. Água limpa para todos; O solo; Atenção com o solo. Communication (p.06 a 11); Months and seasons (p. 14 a 23); I Sports and activities (p. 24 a 31); Nice clothes! (p. 32 a 41); II MÁQUINAS E MATERIAIS II Materiais e embalagens; De onde vem os materiais; Transformações. Máquinas no dia-a-dia; Depois do uso, sobra o lixo; Reduzir, reutilizar e reciclar. What are doing? (p. 42 a 49); What time is it? (p. 50 à 59); NOSSO CORPO Mealtime (p. 60 a 67); Alimentos; Fazer escolhas; O caminho do alimento no corpo humano. Respiração e energia; Bate coração; Atividades físicas e hábitos saudáveis. Yppe! Vacation (p. 68 a 77).

7 Área de conhecimento: Ética e Cidadania Melhor amigo; Amigos na família; Amigos na escola; Idoso, meu amigo; Cidadania; Desenvolvimento de uma nação; Solidariedade. I Amigos da saúde; Doutores da Alegria!!! Amigos que necessitam de cuidados especiais; Respeito à vida; II Amigos da fauna; Amigos da flora; Água; Amigos da plantação; Fraternidade; Fome Zero. Voluntário; Como podemos ajudar? Doadores; Cruz Vermelha.

8

9 1ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA 1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA 1ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA Segunda-feira(07/03) Unidade 1 Os números e os algarismos ; O uso dos números; O conjunto dos números naturais; Sucessor e antecessor; Ordem crescente e decrescente; Números na forma ordinal; Alguns sistemas de numeração. Unidade 2- Unidades, dezenas e as centenas; O milhar; A classe dos milhares; A classe dos milhões; Valor posicional; Arredondamento. Terça-feira(08/03) Há quinhentos anos; Encontro e desencontros; Povos africanos. Melhor amigo; Amigos na família; Amigos na escola; Quarta- feira(09/03) Os seres vivos se relacionam; Quem como o quê? Os decompositores. Communication (p.06 a 11). Quinta-feira(10/03) O município; A relação entre espaço urbano e rural; Direções e municípios. Sexta-feira(11/03) Leitura e interpretação textual: Diário de Biloca; E aí, tio? Controle remoto 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Alfabeto e ordem alfabética; Sinônimo e antônimo; Encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato. 18/03 -Entrega da 1ª Avaliação de Desempenho aos alunos 2ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA Segunda-feira(04/04) Unidade 3: As ideias da adição; Adição com reagrupamento; Adição com milhares; Algumas propriedades da adição; Problemas envolvendo adição; As ideias da subtração; Subtração com troca; Subtração com milhares; Determinação do minuendo e do subtraendo; Conferindo a adição; Expressões numéricas ; Conferindo subtrações; Problemas com adição e subtração. Unidade 4: Cubo e paralelepípedo ;Prismas e pirâmides;cilindro, cone e esfera. ; Vistas de um objeto. Terça-feira(05/04) 2ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA Trabalho e resistência; O engenho; Alimentação e festas. 2ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA Idoso, meu amigo; Cidadania; Desenvolvimento de uma nação; Solidariedade. Quarta- feira(06/04) 2ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS Onde estão os seres vivos; Mais biomas; Seres vivos em perigo. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA Months and seasons (p. 14 a 23). Quinta-feira(07/04) 2ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA Os mapas; Tecnologia na produção de mapas; As medidas e os mapas. Sexta-feira(08/04) Leitura e interpretação textual: A melhor família do mundo; Eternamente... mãe! 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Dígrafos; Sílaba tônica; Acentuação gráfica: palavras monossilábicas e oxítonas. Acentuação gráfica: palavras paroxítonas. 18/04 -Entrega dos resultados da 2ª Avaliação de Desempenho e boletim

10 1ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA 1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA 1ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I 1ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA I 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Segunda-feira(09/05) Unidade 5 AS ideias da multiplicação; Multiplicação com reagrupamento; Quádruplo, quíntuplo e sêxtuplo; Multiplicação e divisão: Operações inversas.; Multiplicação por 10, por 100 e por 1000; Algoritmo da multiplicação; Multiplicação por números de dois algarismos; Multiplicação por números de três algarismos; Propriedades da multiplicação; Conferindo multiplicações; Expressões numéricas; Problemas envolvendo multiplicações; Múltiplos de um número natural. Terça-feira(10/05) Os tarairiús; Vaqueiros nordestinos; Nas fazendas do sul; Amigos da saúde; Doutores da Alegria!!! Quarta- feira(11/05) A água dissolve muitas coisas. Sports and activities (p. 24 a 31). Quinta-feira(12/05) A ocupação do espaço; Formação do espaço rural; Formação do espaço urbano. Sexta-feira(13/05) Leitura e interpretação textual: A rã Santa Aurora; Dicas para cuidar bem do seu gato; A vida íntima de Laura. Gramática: Acentuação gráfica: palavras proparoxítonas; Tipos de frase; Sinais de pontuação; Substantivo comum, próprio e coletivo. 20/05 -Entrega da 1ª Avaliação de Desempenho aos alunos 2ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA I 2ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA I Segunda-feira(06/06) Unidade 6 As ideias da divisão; Divisão não exata; Divisor com um algarismo; Divisor com dois algarismos; Divisão por 10, por 100 e por 1000; Conferindo divisões; Expressões numéricas ; Problemas envolvendo divisões; Divisões de um número natural; Critérios de divisibilidade. Terça-feira(07/06) 2ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA Tropeiros; Amazônia: Séculos XVII e XVIII; Amazônia atualmente. 2ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA Amigos que necessitam de cuidados especiais; Respeito à vida; Quarta- feira(08/06) Água limpa para todos; 2ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS O solo; Atenção com o solo. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA Nice clothes! (p. 32 a 41). Quinta-feira(09/06) 2ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA A organização do espaço rural; A organização do espaço urbano; A administração do município. Sexta-feira(10/06) Leitura e interpretação textual: O galo que cantava para o sol nascer; O gato vaidoso.poesia na varanda. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Substantivo simples e composto; primitivo e derivado; Substantivo singular e plural; Substantivo masculino e feminino; 20/06 -Entrega dos resultados da 2ª Avaliação de Desempenho e boletim

11 1ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA II 1ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA II Segunda-feira(05/09) Unidade 8 Ideias de fração; Numerador e denominador; Leitura de uma fração; Comprando frações com inteiro; Comparação de frações; Frações equivalentes; Adição com frações; Subtração com frações; Multiplicação com frações; Fração de uma quantidade; Noções de probabilidade. Terça-feira(06/09) 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA Conflitos; A vila de São Paulo; O trabalho do minerador; Amigos da fauna; 1ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA Amigos da flora; Água; Quinta- feira(08/09) Materiais e embalagens; 1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS De onde vem os materiais; Transformações. 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA What are doing? (p. 42 a 49). Sexta-feira (09/09) 1ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA Recurso naturais. Extrativismo; Indústria. Segunda-feira (12/09) Leitura e interpretação textual: O pescador e o gênio; Construtor de pontes; A panela mágica; 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Artigo; Graus do substantivo; Adjetivo e concordância do adjetivo; Grau do adjetivo. 19/09 -Entrega da 1ª Avaliação de Desempenho aos alunos 2ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 2ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA II 2ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA II Segunda-feira(03/10) Unidade 9 Frações decimais; Números na forma decimal; Décimos; Centésimos; Milésimos; Números equivalentes; Comparações de números n forma decimal; Adição com números na forma decimal; Subtração com números na forma decimal; Multiplicação com números na forma decimal; Multiplicação (decimais) por 10, por 100 e por 1000; Divisão com quocientes na forma decimal; Divisão (decimais) por 10, por 100 e por Terça-feira(04/10) Mineração e ambiente; Crescimento da população; A vida nas cidades. Amigos da plantação; Fraternidade; Fome Zero. Quarta- feira(05/10) 2ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS Máquinas no dia-a-dia; Depois do uso, sobra o lixo; Reduzir, reutilizar e reciclar. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA What time is it? (p. 50 a 59). Quinta-feira(06/10) 2ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA Agricultura; Pecuária; Comércio e os serviços. Sexta-feira(06/10) Leitura e interpretação textual: O menino do dedo verde; Nem tudo que seu mestre manda! ; Bolg da Julieta. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Verbo presente passado e futuro; Advérbio; Pronomes pessoais do caso reto e pronome de tratamento; 17/10 -Entrega dos resultados da 2ª Avaliação de Desempenho e boletim

12 1ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA 1ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA Segunda-feira(07/11) Unidade 7 Linhas;Segmentos de reta e reta; Retas paralelas e retas concorrentes; Ângulos; Triângulos; Quadriláteros; Simetria Unidade 10 Medidas de comprimento; Múltiplos e submúltiplos do metro; Leitura das medidas de comprimento; Transformação de unidades de medidas de comprimento; Perímetro de uma figura. Terça-feira(08/11) Agricultores e operários; As fazendas de café; Conflitos; A vinda dos imigrantes. Voluntário; Como podemos ajudar? Quarta- feira(0911) 1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS Alimentos; Fazer escolhas; O caminho do alimento no corpo humano. 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA Mealtime (p. 60 a 67). Quinta-feira(10/11) 1ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA Espaço rural: Alguns desafios; Unidades de conservação; Terras indígenas e comunidades quilombolas. Sexta-feira(11/11) Leitura e interpretação textual: O que é consumo consciente?;a cidade ideal?; Sustentabilidade; 1ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Pronomes pessoais do caso oblíquo (I); Pronomes pessoais do caso oblíquo (II); Pronomes possessivos e pronomes demonstrativos. 21/11 -Entrega da 1ª Avaliação de Desempenho aos alunos 2ª AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 2ª AVALIAÇÃO DE REDAÇÃO/ÉTICA 2ª AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA Segunda-feira(05/12) Unidade 11 Medidas de tempo; Hora, minuto e segundo; Utilizando o relógio de ponteiro; Dia, semana, mês e ano Unidade 12 O quilograma e o grama; Múltiplos e submúltiplos do grama; Leitura das medidas de massa; Transformação de unidades de medida de massa; O litro e o mililitro; Múltiplos e submúltiplos do litro; Leitura de medidas de capacidade; Transformação das unidades de medidas de capacidade. Terça-feira(06/12). Influência na alimentação; As lutas dos operários; Fábricas e ambientes. Quarta- feira(07/12) 2ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS Respiração e energia; bate coração; Atividades físicas e hábitos saudáveis. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA INGLESA Yppe! Vacation (p. 68 a 77). Quinta-feira(08/12) 2ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA Doadores; Cruz Vermelha. Sexta-feira(09/12) Leitura e interpretação textual: Trânsito e cidadania; A natureza pede ajuda. 2ª AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Gramática: Interjeição e onomatopeia; Numeral; Preposição. 19/12 -Entrega dos resultados da 2ª Avaliação de Desempenho e boletim

13 Unidade I Educação Infantil (81) Unidade II Ensino Fundamental (81)

Ensino Fundamental 1º ano

Ensino Fundamental 1º ano Ensino Fundamental 1º ano Prezado (a) Aluno (a), É com muita alegria, neste início de ano letivo, que damos as boas vindas a todos vocês, pois entendemos que iniciar cada ano é para todos nós um momento

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

Ensino Fundamental 2º ano. Ensino Fundamental 2º ano

Ensino Fundamental 2º ano. Ensino Fundamental 2º ano Ensino Fundamental 2º ano Ensino Fundamental 2º ano Prezado (a) Aluno (a), É com muita alegria, neste início de ano letivo, que damos as boas vindas a todos vocês, pois entendemos que iniciar cada ano

Leia mais

Ensino Fundamental 4º ano

Ensino Fundamental 4º ano Ensino Fundamental 4º ano Prezado (a) Aluno (a), É com muita alegria, neste início de ano letivo, que damos as boas vindas a todos vocês, pois entendemos que iniciar cada ano é para todos nós um momento

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2017 (5º ANO) Você que se inscreveu no Bolsão do COLÉGIO MARQUES RODRIGUES para cursar o 5º ano do Ensino 5º ANO 1. Interpretação e Compreensão de Textos; 2. Letras e Fonemas;

Leia mais

Componente Curricular. Data

Componente Curricular. Data Sobradinho - DF, 10 dezembro de 2016. Assunto: Cronograma de RECUPERAÇÃO FINAL/2016 Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de Recuperação Final/2016. Solicitamos que ele seja devidamente

Leia mais

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática

Ensino Fundamental 5º Ano. Português. Matemática Conteúdo Programático Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro VIP Brás de Pina pode conferir aqui o programa do concurso de bolsas de estudo. Fique atento ao conteúdo específico da série que

Leia mais

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas

Conteúdo Programático Concurso de Bolsas 2º ANO números até 99 composição e decomposição de números até 99 números vizinhos até 99 escrita por extenso do nome dos números até 99 dúzia e meia dúzia dezena e meia dezena números pares e ímpares

Leia mais

Professor (a): Kelly Moraes e Fabíola Margarido Ano: 2016 Turma: 401/402 Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências

Professor (a): Kelly Moraes e Fabíola Margarido Ano: 2016 Turma: 401/402 Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências CRONOGRAMA ANUAL / TRIMESTRAL DO LIVRO DIDÁTICO Professor (a): Kelly Moraes e Fabíola Margarido Ano: 2016 Turma: 401/402 Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ciências LIVROS

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 2º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES 1º ano Numeração até 30 Adição Vizinhos Ditado de números Dezena Problemas simples Mais que, menos que ou igual Primeiro, último e penúltimo Fonemas até G/R/J/T Leitura e Interpretação

Leia mais

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de Prezados Pais, nã o atingiu média 7,0 (sete) em

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de Prezados Pais, nã o atingiu média 7,0 (sete) em Recife, 07 de dezembro de 2016 CONTEÚDOS Prezados Pais, O(a) aluno(a) nã o atingiu média 7,0 (sete) em, devendo, portanto, participar das Atividades de Regulaçã o das Aprendizagens, nos dias 09, 12 e 13

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 2º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 2º BIMESTRE 1º ano Numeração até 39 Adição Vizinhos Ditado de números Dezena Problemas simples Números na forma ordinal A dezena Fonemas até S Leitura e Interpretação Uso do

Leia mais

Componente Curricular. Conteúdos. Data

Componente Curricular. Conteúdos. Data Sobradinho - DF, 8 de dezembro de 2018 Assunto: Cronograma de Avaliações de Recuperação Final Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações de Recuperação Final. Solicitamos

Leia mais

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA Matemática 1 ANO Noções de geometria; Círculo, quadrado, retângulo; Pontas e lados; Figuras geométricas, correspondência e classificação; Noções de grandeza: maior, menor, mesmo

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / NOVEMBRO (MATUTINO)

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / NOVEMBRO (MATUTINO) (MATUTINO) 2º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Grau do substantivo / Adjetivo / Sinônimos / Antônimos. No livro Assim eu aprendo : págs: 97 a 102 / 112 a 114 / 117 a 119 / 121 a 123. No livro Descobrindo

Leia mais

CONTEÚDO EXAME FINAL 2016

CONTEÚDO EXAME FINAL 2016 5º ANO THERE IS A TOWN. PLACES UNIDADE 2 (PÁG.13,82 E 83) SCHOOL SUBJECTS AND DAILY- UNIDADE 3 (PÁG. 24 E 90) I M BETTER TODAY. SICKNESS- UNIDADE 4 (PÁG. 30 E 97) MESES, ADJETIVOS E COMPARATIVOS- UNIDADE

Leia mais

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de 2016

CONTEÚDOS. Recife, 07 de dezembro de 2016 Recife, 07 de dezembro de 2016 O(a) aluno(a) não obteve média anual 7,0 (sete) e, o que indica a necessidade de realizar a Prova Final nesta(s) disciplina(s). A(s) referida(s) prova(s) será(ão) no período

Leia mais

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental

Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Roteiro para o Teste de Seleção/2013 1º Ano - Ensino Fundamental Leitura; Contagem, leitura e escrita dos números de 1 a 10; Alfabeto; Ordens crescente e decrescente; Formação de palavras; Correspondência

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES MENSAIS 2º ANO A/B DIA/MÊS DISCIPLINA CONTEÚDOS 2º ANO A/B - Sistema monetário - Soma com reagrupamento - Subtração com decomposição - Multiplicação - Divisão - Situações problema 24/10 - Leitura e Interpretação de texto - Acentuação gráfica - Sílaba

Leia mais

ASSUNTOS DAS AVALIAÇÕES I BIMESTRE 1º ANO

ASSUNTOS DAS AVALIAÇÕES I BIMESTRE 1º ANO I BIMESTRE 1º ANO Querido aluno, estude pelo livro e caderno (revisão) Análise textual: Leitura e interpretação de texto; Leitura de imagens. Vogais. (págs. 24 a 43); Encontros vocálicos. (págs. 44 e 45)

Leia mais

1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais)

1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) CALENDÁRIO e DAS AVALIAÇÕES T2 - II UNIDADE 1º Ano do Ens. Fundamental I (Anos Iniciais) Palavras com t págs.121 e 122 Palavras com b págs.126 até 130 Palavras com l págs. 131 até 135 Palavras com c págs.

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Letra

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade VIII (A rua) Tema 1: Os tipos de rua Ruas arborizadas CIÊNCIAS Unidade IX (Observando ao seu redor) Tema 1: Observando a natureza As plantas Os animais O céu Unidade VIII (A rua) Tema 1:

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II

ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II ANEXO 2 LÍNGUA PORTUGUESA - DO 6º. ANO AO 9º. ANO - ENSINO FUNDAMENTAL II A prova de Língua Portuguesa para todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio conterá questões relativas a Interpretação

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3 º BIMESTRE/2016

HORÁRIO DE PROVAS 3 º BIMESTRE/2016 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS A/B/C/D PROFESSORAS MARIA BEATRIZ, IVONE, ELAINE E MARIANA Dia 20/09/2016 (3ª feira ): Inglês Dia 21/09/2016 (4ª feira): Língua Portuguesa Dia 22/09/2016 (5ª feira):

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais

CONTEÚDO DOS TESTES 3º TRIMESTRE. Ensino Fundamental I 1º ANO TURMA 101

CONTEÚDO DOS TESTES 3º TRIMESTRE. Ensino Fundamental I 1º ANO TURMA 101 1º ANO TURMA 101 Português - leitura e interpretação - fonemas: p/m/d/c/v/b/s/l/t/ce ci/f/n/j/g/ss/ r / rr/r (brando)/ x/z/ge gi/nh/ç/ an.../lh/ s com som de z /am.../ar.../ qua quo quão/ que qui/ as...

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 1º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 1º BIMESTRE 1º ano CIÊNCIAS CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 1º BIMESTRE 1º ano Unidades I e II Como você é. As partes do corpo. Sentindo o ambiente. Cuidados com o corpo. (Livro páginas: 18, 19, 20, 21, 26, 27, 28, 34 e 35) Unidade

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares e ímpares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Números ordinais Problemas de adição com dezena Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto Fonemas

Leia mais

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO

DISCIPLINA DATA CONTEÚDO CRONOGRAMA E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1ª AVALIAÇÃO GLOBAL 1º ANO DO ENS. FUND. I / 1ª UNIDADE / 2018 DISCIPLINA DATA CONTEÚDO LÍNGUA PORTUGUESA 15/05 (Terça-feira) MATEMÁTICA CIÊNCIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 4º BIMESTRE 1º ano 1º ano Numeração até 89 Vizinhos Números pares Adição com dezena Escrita dos números por extenso Problemas de adição com dezena Dezenas exatas Dezena e unidade Auto-ditado Leitura e Interpretação de texto

Leia mais

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA OS TESTES - 3º BIMESTRE 1º ano Numeração até 59 Adição e subtração Vizinhos Ditado de números Escrita dos números por extenso Problemas de adição e subtração Figuras geométricas Ordem crescente

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 2º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 2º BIMESTRE 1º ano 1º ano Unidade 3- O corpo muda Páginas: 40 até 51 Unidade 5- O lugar de morar Páginas: 70 até 80 O tempo passa Páginas: 56 até 65 Unidade 5 - Colors Unidade 6 - Parts of the body Unidade 7 - School objects

Leia mais

3º ANO Ensino Fundamental

3º ANO Ensino Fundamental 3º ANO Ensino Fundamental Gênero textual: Texto narrativo; Interpretação e análise de estrutura textual; Produção de texto. Disciplina; Matemática Adição e subtração com reserva e com recurso; Noções de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / BOLSÃO CMS 2017 ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO 3º ANO Leitura e interpretação de Texto Escrita de frase de acordo com a figura Escrita dos nomes das figuras Separação de sílabas Sinais de pontuação Ortografia c / ç / l / u / s / ss / s com som de z

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Coordenação Pedagógica / PROFESSORAS BEATRIZ e IVONE Em 21/11/2017 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte.

Coordenação Pedagógica / PROFESSORAS BEATRIZ e IVONE Em 21/11/2017 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte. SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS A/B PROFESSORAS: BEATRIZ E IVONE Dia 06/12/2017 (4ª feira): Língua Portuguesa Dia 11/12/2017 (2ª feira): Matemática Dia

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II CONTEÚDO 6 º ANO 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação. 2) Texto: Leitura

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS

SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS TURMAS INTEGRAIS 2 0 15 SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS Período de Inscrição: a partir de 01 de setembro (segunda-feira) Teste: 11/10 (sábado), às 8h Resultado: 16/10 (quinta-feira),

Leia mais

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental

MATRÍCULAS2018 MATEMÁTICA. 6.º ANO Ensino Fundamental. 7.º ANO Ensino Fundamental MATEMÁTICA 6.º ANO Ensino Fundamental - Sistema de numeração decimal: representação e leitura de números naturais; ordens e classes. - Números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão (incluindo

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I PROGRAMA PARA A PROVA DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA 2015 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação de diferentes tipos de textos adequados à faixa

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e de transformação do

Leia mais

Recuperação do 1º semestre º ano Conteúdos a serem estudados:

Recuperação do 1º semestre º ano Conteúdos a serem estudados: Recuperação do 1º semestre 2018-1º ano *Numeração até 49, *Vizinhos, *Adição, *Subtração, *Dezena, *Dúzia e meia dúzia, * Problema simples de adição e subtração, *Numerais ordinais. *Qual é o se nome,

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano)

HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano) HORÁRIO DE PROVA COMPLEMENTAR Ensino fundamental I (2º ao 5º ano) MATUTINO: DIA 29/11/16 3ª feira 7:10 / 8:10 Português 8:10 / 9:10 Geografia DIA 30/11/16 4ª feira 7:10 / 8:10 Inglês 8:10 / 9:10 História

Leia mais

Sobradinho - DF, 5 de setembro 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º TRIMESTRE / 2018

Sobradinho - DF, 5 de setembro 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º TRIMESTRE / 2018 Sobradinho - DF, 5 de setembro 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA Senhores Pais, ou responsáveis, 1º TRIMESTRE / 2018 Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres,

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais (verbais e não verbais): contexto;

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais (verbais e não verbais): contexto; 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais (verbais e não verbais): contexto; 2. Expressão escrita: Produção de narrativa, com clareza, sequência lógico-temporal,

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto).

Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). LISTA DE CONTEÚDOS TURMA : 1º. ANO DE 2016 2º. ANO DE 2017 Português - alfabeto; - sequência alfabética; - formação de palavras; - leitura e interpretação (imagem, palavra, frase e texto). Matemática -

Leia mais

Coordenação pedagógica / Professoras Maria Beatriz, Ivone, Elaine e Mariana Em 18/11/2016 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte.

Coordenação pedagógica / Professoras Maria Beatriz, Ivone, Elaine e Mariana Em 18/11/2016 Favor assinar o canhoto e devolver no dia seguinte. 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS A/B/C/D PROFESSORAS MARIA BEATRIZ, IVONE, ELAINE E MARIANA HORÁRIO DE PROVAS PARA 1º ANO 4 º BIMESTRE/2016 Dia 25/11/2016 (6ª feira): Dia 28/11/2016 (2ª feira): LÍNGUA

Leia mais

Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos que ele seja devidamente acompanhado pelos alunos e responsáveis.

Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos que ele seja devidamente acompanhado pelos alunos e responsáveis. Assunto: Cronograma de Avaliações do 1º Trimestre-AV1. Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Data Sobradinho - DF, 22 de fevereiro 2019. Segue o calendário de avaliações do 1º trimestre AV1. Solicitamos

Leia mais

Centro Educacional Sagrada Família. Ensino Fundamental I Recuperação 1º Trimestral /2014

Centro Educacional Sagrada Família. Ensino Fundamental I Recuperação 1º Trimestral /2014 Horário Recuperação- 4º Ano A( Matutino) 16h às 17h Hist./Geog. Hist./Geog. História Texto e interpretação; Vocabulário (uso do dicionário); GRAMÁTICA Alfabeto, ordem alfabética. Separação de sílabas Encontro

Leia mais

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY -

CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - CONTEÚDO DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO - COLÉGIO METODISTA GRANBERY - Conteúdo 1º ano - 2012 1. Leitura; 2. Alfabeto (sequência); 3. Símbolos gráficos; 4. Escrita do próprio nome; 5. Escrita de palavras.

Leia mais

Programa para processo admissional 2017

Programa para processo admissional 2017 2º ano do Ensino Fundamental Interpretação de texto; Produção de texto: construção textual de sequência lógica, com a interpretação de imagens, aplicando a linguagem adequada ao tema proposto, letras maiúscula

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO

CONTEÚDOS PARA A PROVA DE ADMISSÃO 6º ANO Ensino Fundamental 1. Gêneros textuais e conceitos (leitura, análise e produção de textos narrativos) 1.1. Procedimentos de leitura: Inferir uma informação implícita em um texto. Identificar elementos

Leia mais

Sobradinho - DF, 5 de setembro de 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 2º TRIMESTRE / 2018

Sobradinho - DF, 5 de setembro de 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 2º TRIMESTRE / 2018 Sobradinho - DF, 5 de setembro de 2018 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA Senhores Pais, ou responsáveis, 2º TRIMESTRE / 2018 Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres,

Leia mais

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil

Conteúdo Programático Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Conteúdos 2º Período da Educação Infantil 2º Período Educação Infantil Reconhecimento das letras do alfabeto Reconhecimento dos numerais de 1 a 20; Escrita do nome; Representação simbólica gráfica. Conteúdos

Leia mais

Conteúdos da AV2 do 3 Bimestre

Conteúdos da AV2 do 3 Bimestre 1 Ano do Ensino Fundamental Conteúdos da AV2 do 3 Bimestre 18/09 (Quarta-Feira) Artes: Expressão Musical: Livro, páginas: 31 a 36. Texturas: Livro, páginas 37 a 42. Não esqueça: Lápis, régua, borracha,

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25

Números. Leitura e escrita de um número no sistema de numeração indo-arábico Os números naturais 24 Comparando números naturais 25 Sumário CAPÍTULO 1 Números 1. Os números registram o mundo em que vivemos 11 2. Sistemas de numeração 12 3. O sistema de numeração indo-arábico 16 Leitura e escrita de um número no sistema de numeração

Leia mais

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral

Português. COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral Conteúdos Programáticos 2º ano de escolaridade Português COMPREENSÃO DO ORAL Instruções, indicações Informação essencial e acessória Texto oral EXPRESSÃO ORAL Intencionalidade comunicativa Regras e papéis

Leia mais

Sobradinho - DF, 7 de novembro de 2016.

Sobradinho - DF, 7 de novembro de 2016. Sobradinho - DF, 7 de novembro de 2016. Assunto: Cronograma de Avaliações AV2-3º Trimestre. Prezados Senhores Pais ou Responsáveis. Segue o calendário de avaliações AV2-3º trimestre. Solicitamos que ele

Leia mais

CALENDÁRIO DAS PROVAS TRIMESTRAIS (2º Trimestre)

CALENDÁRIO DAS PROVAS TRIMESTRAIS (2º Trimestre) 2º ano A/B PORTUGUÊS INGLÊS MATEMÁTICA HISTÓRIA E GEOGRAFIA CIÊNCIAS Sílabas Diminutivo Antônimos Sinais de pontuação: Travessão Ponto final Interrogação School objects Colors Toys Pets Big Small Pares

Leia mais

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 2º PERÍODO/2018 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1 e 2) Gêneros Textos narrativos: crônicas, histórias em quadrinhos elementos da narrativa: narrador, personagem,

Leia mais

Conteúdos de Recuperação Semestral II - 1º Ano. Conteúdos da Recuperação Semestral II - 2º Ano

Conteúdos de Recuperação Semestral II - 1º Ano. Conteúdos da Recuperação Semestral II - 2º Ano Conteúdos de Recuperação Semestral II - 1º Ano Leitura e interpretação de texto; Separação silábica; Autoditado; Ortografia: ge/gi, ce/ci, s com som de z, ss, m e n no final da sílaba (m antes de p e b;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Força Máxima para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está recebendo o programa das provas. BOLSÃO 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba

Leia mais

Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre

Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre Calendário da R1-1º ano 3º Bimestre 08/08 (Segunda- feira) Avaliação de Português UNIDADE 06 09/08 (Terça feira) Avaliação de Ciências UNIDADE 06 Separação silábica; Números de sílabas; Alfabeto; Formação

Leia mais

Programa Curricular 2º Ano. Ano Letivo 2015/2016 PORTUGUÊS

Programa Curricular 2º Ano. Ano Letivo 2015/2016 PORTUGUÊS Programa Curricular 2º Ano Ano Letivo 2015/2016 DOMÍNIO ORALIDADE PORTUGUÊS Conteúdos Interação discursiva Princípio de cortesia; formas de tratamento Resposta, pergunta, pedido Compreensão e expressão

Leia mais

Conteúdos das avaliações do 2º Bimestre. Vamos estudar?

Conteúdos das avaliações do 2º Bimestre. Vamos estudar? 1º Ano Ensino Fundamental Vamos estudar? 24/06 (segunda-feira) Geografia: Na escola (pág:58). Observando uma paisagem (pág:62). A convivência na escola (pág:63). 25/06(terça-feira) Ciências: A Alimentação

Leia mais

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas

Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA Plano Geral de Trabalho da Disciplina de Matemática 2016/ 2017 2º ANO Aulas previstas: 1º Período: 88 aulas 2º Período: 88 aulas 3º Período: 63 aulas Gestão dos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3º PERÍODO/2016 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3º PERÍODO/2016 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3º PERÍODO/2016 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2 e 3) Gêneros Textos narrativos: histórias em quadrinhos, contos; blog e e-mail elementos da narrativa:

Leia mais

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Matemática. Período: I. Professor (a): Maria Aparecida Holanda Veloso e Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Matemática Período:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Atual da Disciplina e Metas Curriculares 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 3º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 3º BIMESTRE 1º ano CIÊNCIAS CONTEÚDOS PARA AS PROVAS - 3º BIMESTRE 1º ano Unidade VI A casa Tema 3: Cuidado com a casa. Usando a água em casa. Unidade VII A escola Tema 3: Os objetos escolares. Os objetos escolares podem

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º BIMESTRE 1º ano

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º BIMESTRE 1º ano CONTEÚDOS PARA AS PROVAS 1º ano Unidades I e II (Diferenças físicas entre as pessoas, Corpo humano, Saúde e higiene, Órgãos do sentido) Unidades I e II (Diferenças culturais entre as pessoas, Composição

Leia mais

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES

1) DOS OBJETIVOS 2) DAS NORMAS GERAIS DAS INSCRIÇÕES 1) DOS OBJETIVOS Proporcionar aos alunos do Colégio João Lyra Filho e aos da comunidade um desempenho cultural, fazendo com que o candidato alcance por seu próprio mérito um plano de desconto na anuidade,

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 4º Ano Ensino Fundamental I Aluno(a): Professora: Turma: Data: / /2016 LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Claudia Antinossi Unidade 4: INTERAGIMOS Gêneros

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO - 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Narrativa: Conto Árabe Resenha Textos Literários e não literários Narrativa(personagem,enredo, tempo e ambiente) Silabação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - JUNHO / 2016 (MATUTINO)

CENTRO EDUCACIONAL MONTESSORIANO REINO INFANTIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - JUNHO / 2016 (MATUTINO) (MATUTINO) 2º ANO GRAMÁTICA: Estudar os assuntos: Acentos agudos e circunflexo / Emprego do til. Assim eu aprendo: págs. 60 a 62 / 69 a 71 / 74 a 76. Descobrindo a gramática: págs: 56 a 62 / 67 a 70 /

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3º PERÍODO/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3º PERÍODO/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 3º PERÍODO/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA (Unidades 1, 2 e 3) Textos narrativos: crônicas, histórias em quadrinhos elementos da narrativa: narrador, personagem,

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 2º Ano-EF Sílabas (páginas 49 a 51) M antes de P e B, e N no final (páginas 52 e 53) Acento agudo e circunflexo (páginas 62 e 63) R inicial, RR, R entre vogais (páginas 64 e 65) Sinais de pontuação (páginas

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Língua Portuguesa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Língua Portuguesa 5º ano Interpretação de Texto; Verbos; Silaba Tônica; Pronomes (Tratamento); Substantivo; Acentuação e Pontuação; Adjetivo; Artigo; Advérbio de Tempo e Espaço. 6º

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio

Leia mais

Recuperações Bimestrais (mesmo conteúdo das avaliações bimestrais)

Recuperações Bimestrais (mesmo conteúdo das avaliações bimestrais) 5 ano A e B. Português: Produção e interpretação de texto; Gramática - Sujeito e Predicado, Advérbios e interjeições (conjugação). Ortografia - Uso do s, ss, ç ou s; uso do Mais ou Mas e Há ou A. Estudar

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTC 4º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Numerais até 9.999 Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até 9.999 ( em algarismos

Leia mais

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno.

2º ANO A e B. CIÊNCIAS Mensal: Livro do Uno - págs. 6 a 18. Unidade 3: Os animais. Caderno. 2º ANO A e B Mensal: Livro do Uno págs. 6 a 32. Caderno: Sinais de pontuação (ponto final, interrogação e exclamação), sinônimo e antônimo, noção de coletivo, produção de texto. Ortografia: S e SS, C e

Leia mais

Rio, 07/12/11 Circular n 189/12. Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101)

Rio, 07/12/11 Circular n 189/12. Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101) Rio, 07/12/11 Circular n 189/12 Assunto: CALENDÁRIO DE PROVAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA FINAL 1 ANO (101) 1º 07h30/08h20 Matemática Est. Soc. Português 2º 08h20/09h10 Inglês Alemão Ciências 3º 09h10/10h00

Leia mais

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º TRIMESTRE / 2017

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA 1º TRIMESTRE / 2017 Sobradinho - DF, 9 de setembro de 2017. CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DA RECUPERAÇÃO PERIÓDICA Senhores Pais, ou responsáveis, 1º TRIMESTRE / 2017 Em relação à recuperação do 1º e do 2º trimestres,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BOLSÃO 2015 Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2015 / 6º ANO Fonética Fonema dis nção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais