EXERCÍCIOS. Crimes contra a saúde pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXERCÍCIOS. Crimes contra a saúde pública"

Transcrição

1 EXERCÍCIOS Crimes contra a saúde pública 1. Julgue o item a seguir: O crime de envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal, de uso comum ou particular, cujo objeto jurídico a ser protegido é a saúde pública, não admite a modalidade culposa. 2. O tipo do art. 269 do CP (deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação é compulsória) é classificado como a) de perigo concreto. b) doloso e/ou culposo. c) comissivo por omissão. d) omissivo por comissão. e) omissivo puro ou omissivo próprio. 3. Acerca dos crimes contra a incolumidade pública, assinale a alternativa correta. a) Pratica crime contra a incolumidade pública aquele que difundir doença ou praga que possa causar dano a floresta, plantação ou animais de utilidade econômica. b) O crime de uso de gás tóxico ou asfixiante, previsto no art. 252 do Código Penal, somente é punível na modalidade dolosa. c) Aquele que inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível pratica o crime de curandeirismo. d) O arremesso de projétil contra veículo em movimento, destinado ao transporte público por terra, configura crime de atentado contra a segurança de outro meio de transporte. e) Para os efeitos penais, os cosméticos não são incluídos entre os produtos sujeitos à punição em caso de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração, crime previsto no art. 273 do Código Penal. 4. O crime de corrupção ou poluição de água potável (CP, art. 271) a) admite a modalidade dolosa, mas não a culposa. b) é punido com pena privativa de liberdade, cumulada com multa c) só se caracteriza se, como resultado da ação, a água se tornar imprópria para consumo ou nociva à saúde.

2 d) só se caracteriza se o objeto material (água potável) for de uso comum. e) tem pena aumentada de 1/2 a 2/3 se ocorrer em período de estiagem ou falta d água. 5. O crime de Charlatanismo caracteriza-se em o agente a) inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível. b) enganar a vítima, por meio de falso diagnóstico, sobre doença inexistente. c) prescrever, ministrar ou aplicar, habitualmente, qualquer substância. d) exercer, a título gratuito, profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal. e) usar de gestos, palavras ou qualquer outro meio, sem autorização legal, para tratar doença ou lesão. 6. Julgue o item a seguir: Caso, por negligência, o responsável pelo fornecimento de um produto alimentício destinado a consumo humano provoque alterações nas substâncias originais desse produto, reduzindo-lhe o valor nutritivo, tal conduta configurará crime contra a saúde pública, mesmo que seja praticada na forma culposa. 7. Segundo o que consta a lei penal, é INCORRETO afirmar que: a) É conduta tipificada como crime, poluir água potável, de uso comum ou particular, tornando-a imprópria para consumo ou nociva à saúde. b) Não é tipificado como crime, a conduta de exercer a título gratuito, a profissão de farmacêutico, sem autorização legal específica para tanto. c) Fornecer substância medicinal em desacordo com receita médica é conduta tipificada como crime que admite a modalidade culposa. d) Ter em depósito para vender, substância nociva à saúde, ainda que não destinada à alimentação ou a fim medicinal, é conduta tipificada como crime que admite a modalidade culposa. 8. O crime de infração de medida sanitária preventiva tem pena aumentada de um terço se o agente I. é funcionário da saúde pública; II. praticou o ato com intenção de lucro;

3 III. exerce profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro. Completa adequadamente a proposição o que se afirma apenas em a) I. b) II. c) III. d) I e III. 9. Leite adulterado com água oxigenada e soda cáustica provoca problemas intestinais em dezenas de pessoas e a morte de três delas. Apurou-se que o autor intelectual da adulteração foi o gerente da empresa distribuidora, visando a prolongar o acondicionamento sem deterioração do produto. Ele responde criminalmente: a) pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração de substância ou produtos alimentícios em concurso com crimes de lesão corporal e de homicídio; b) pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração de substância ou produtos alimentícios em concurso com o crime contra relação de consumo previsto no art. 7 o, ix da lei n /90 (vender ou entregar mercadoria, em condições impróprias ao consumo); c) pelo crime contra as relações de consumo qualificado pelo resultado; d) pelo crime contra a saúde pública qualificado pelo resultado. Crimes contra a fé pública 10. No que concerne aos crimes em espécie, julgue o item seguinte. Particular que apresentar em seu trabalho atestado médico falso, com assinatura e carimbo de médico inexistente, responderá pelo crime de falsidade ideológica, na modalidade do uso. 11. Julgue o próximo item, de acordo com a jurisprudência e a legislação brasileira em vigor. A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é típica, ainda que em situação de alegada autodefesa.

4 12. Aquele que guarda instrumento especialmente destinado à falsificação de moeda a) comete crime equiparado ao crime de falsificação de moeda (CP, art. 289), mas receberá pena reduzida. b) comete crime equiparado ao crime de falsificação de moeda (CP, art. 289), com idêntica pena. c) comete crime assimilado ao crime de falsificação de moeda (CP, art. 290). d) comete o crime de petrechos para falsificação de moeda (CP, art. 291). e) não comete crime algum, por se tratar de ato preparatório. 13. A falsificação e o uso de um documento público, pelo mesmo agente, configura o delito de a) uso de documento falso. b) falsificação de documento público e uso de documento falso, em concurso material. c) falsificação de documento público e uso de documento falso, em concurso formal. d) falsificação de documento público. 14. Caracteriza falsificação de documento particular a alteração de a) testamento particular. b) ações de sociedade comercial. c) título ao portador ou transmissível por endosso. d) nota fiscal. e) livros mercantis. 15. Aquele que falsifica, no todo ou em parte, cartão de crédito ou débito de banco público, enquadra-se no crime de a) petrechos de falsificação. b) falsificação de documento particular. c) falsificação de documento público. d) falsidade ideológica.

5 Crimes contra a paz pública 16. Segundo a nova redação do art. 288 do Código Penal, conferida pela Lei n /13, o crime de associação criminosa a) deve ter a pena aumentada até o dobro, se houver a participação de criança ou adolescente. b) consiste na associação de mais de três pessoas para o fim específico de cometer crimes. c) deve ter a pena aumentada até a metade, se houver a participação de criança ou adolescente, não retroagindo tal disposição. d) conduz à aplicação da pena em dobro, se a associação é armada. e) deve ter a pena aumentada até a metade, se a associação é armada, não retroagindo tal disposição. 17. O art. 288 do Código Penal, com a redação dada pela Lei nº /2013, define o crime de associação criminosa como associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes. A consumação de tal delito ocorrerá a) quando o grupo iniciar suas atividades criminosas. b) quando o grupo praticar ao menos dois delitos. c) quando, independentemente da prática de qualquer crime é demonstrada apenas a pretensão de habitualidade. d) quando o grupo, realizando os atos preparatórios de um único fato criminoso, denota animus socii. 18. Assinale a opção verdadeira. No Direito brasileiro posto, é elemento do tipo penal da Associação Criminosa: a) Voltar-se à prática de delitos cuja pena máxima su pera cinco anos. b) Possuir ao menos três pessoas. c) Estruturação hierarquizada, com divisão de tarefas entre os seus membros. d) Possuir ao menos quatro pessoas. 19. É possível o concurso material entre roubo circunstanciado pelo emprego de arma e quadrilha armada, não se devendo falar em bis in idem, pois os bens jurídicos tutelados são diversos. Enquanto a punição do roubo protege o patrimônio, a da quadrilha ou bando protege a paz pública.

6 20. São crimes contra a incolumidade pública: a) incêndio, omissão de notificação de doença e desabamento ou desmoronamento; b) epidemia, falsificação de documento público e falsidade de atestado médico; c) peculato, concussão e prevaricação; d) usurpação de função pública, desacato e desobediência; e) incitação ao crime, corrupção ativa e tráfico de influência. 21. O agente que, ao ver um criminoso passar algemado e escoltado, bate-lhe acaloradas palmas, pratica: a) crime de apologia de criminoso. b) delito de incitação ao crime. c) contravenção penal de conduta inconveniente. d) conduta atípica. 22. Assinale a alternativa correta: a) para caracterização da chamada "organização criminosa" é preciso verificar um mínimo de 10 (dez) pessoas, que tenham o propósito de praticar crimes; b) o homicídio, quando praticado em atividade típica de "grupo de extermínio" é crime hediondo, e exige um mínimo de cinco pessoas para sua caracterização, menos do que a "organização criminosa", justamente por ser apenas um "grupo"; c) para caracterização da "associação criminosa" no caso de tráfico de substância entorpecente, é exigido, a exemplo do crime de associação criminosa ou bando, um mínimo de quatro pessoas; d) para caracterização do crime de associação criminosa ou bando é preciso que os agentes pratiquem ao menos dois ou mais crimes; e) o fato da associação criminosa ou bando usar armas já caracteriza a qualificadora do crime autônomo de associação criminosa ou bando. 23. Analise as proposições e assinale a única alternativa correta: I - Não descaracteriza o crime de associação criminosa a circunstância de um dos quadrilheiros não conhecer os demais. II - O participante que denunciar a associação criminosa, permitindo seu desmantelamento, terá direito à redução da pena. III Associação criminosa é crime formal, consumando-se independentemente da concretização do fim visado. a) Todas as proposições são verdadeiras. b) Todas as proposições são falsas. c) Apenas uma das proposições é verdadeira. d) Apenas uma das proposições é falsa.

7 24. Com relação ao crime do artigo 288 do Código Penal (associação criminosa) assinale a alternativa que seja incorreta: a) É inadmissível a mera tentativa pois a infração se aperfeiçoa no momento associativo, no instante mesmo em que convergem as vontades de três ou mais pessoas para cometer indeterminados crimes; b) Sendo infrações que atingem objetividades jurídicas diversas, não há bis in idem no reconhecimento de concurso entre o delito de associação criminosa e o crime patrimonial qualificado pela prática em concurso de agentes; c) A pena deve ser aumentada em até a metade sempre que a associação criminosa for armada; cabe essa exasperação ainda que se trate de instrumento extraordinariamente empregado como arma, ou que um único associado esteja armado com anuência dos demais; d) Tratando-se de crime formal e plurissubjetivo que exige a participação de pelo menos três agentes, haverá atipicidade se um ou alguns forem inimputáveis, tiverem extinta a punibilidade ou não puderem ser adequadamente identificados.

Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação)

Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação) LEGALE Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação) Saúde Pública Epidemia Conduta típica: causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos. Núcleo do tipo: causar. Pena: 10 a 15 anos

Leia mais

Crimes Contra a Incolumidade Pública. (continuação)

Crimes Contra a Incolumidade Pública. (continuação) LEGALE Crimes Contra a Incolumidade Pública (continuação) (270) Envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal Conduta típica: envenenar água potável, de uso comum ou particular,

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Incolumidade Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Incolumidade Pública Direito Penal Crimes Contra a Incolumidade Pública Conceito Incolumidade é o estado de preservação ou segurança de pessoas ou coisas em relação a possíveis eventos lesivos. Ao utilizar a expressão incolumidade

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

TRATADO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO

TRATADO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO LUIZ REGIS PRADO TRATADO DE DIREITO PENAL BRASILEIRO VOLUME 6 Parte Especial - Arts. 250 a 311-A Crimes contra a incolumidade pública Crimes contra a fé pública THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS~ .~

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 Capítulo 2 Incêndio...3 1. Introdução... 3 2. Classificação doutrinária... 4 3. Sujeito ativo e sujeito passivo... 5 4. Objeto material

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1. Capítulo 2 Incêndio...3

Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1. Capítulo 2 Incêndio...3 S u m á r i o Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 Capítulo 2 Incêndio...3 1. Introdução... 3 2. Classificação doutrinária... 4 3. Sujeito ativo e sujeito passivo... 5 4. Objeto material

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA Sumário PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA 1 Dos crimes contra o casamento 1.1 Bigamia 1.1.1 Generalidades 1.1.2 Conceito 1.1.3 Objetividade jurídica 1.1.4 Sujeito ativo 1.1.5 Sujeito passivo 1.1.6 Tipo

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Incolumidade Pública. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Crimes Contra a Incolumidade Pública. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Crimes Contra a Incolumidade Pública Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO PENAL TÍTULO VIII Dos Crimes Contra a Incolumidade Pública CAPÍTULO I DOS

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o autor... Abreviaturas... Título VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

ÍNDICE. Sobre o autor... Abreviaturas... Título VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL ÍNDICE Sobre o autor.................... Abreviaturas................................... 5 7 Título VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Art. 213 - Estupro............

Leia mais

Sumário. 1. CRIMES DE PERIGO COMUM INCÊNDIO Bem jurídico Sujeitos... 47

Sumário. 1. CRIMES DE PERIGO COMUM INCÊNDIO Bem jurídico Sujeitos... 47 Sumário Capítulo I CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 33 1. CRIMES DE PERIGO COMUM... 33 1.1. INCÊNDIO... 33 1. Bem jurídico... 34 2. Sujeitos... 34 3. Tipo objetivo... 34 4. Tipo subjetivo... 35

Leia mais

SUMÁRIO. RGDP_00.indd 11 02/04/ :45:49

SUMÁRIO. RGDP_00.indd 11 02/04/ :45:49 SUMÁRIO CONTENTS INCÊNDIO (ART. 250 DO CP) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeito...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Consumação e tentativa...3 Elemento subjetivo...3

Leia mais

Sumário 1. DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

Sumário 1. DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Sumário 1. DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL 1.1. Crimes contra os costumes versus crimes contra a dignidade sexual 1.2. Dos crimes contra a liberdade sexual 1.2.1. Art. 213 Estupro 1.2.1.1. Dispositivo

Leia mais

CAPÍTULO 1 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CAPÍTULO 1 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL CAPÍTULO 1 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL 1.1. Crimes contra os costumes versus crimes contra a dignidade sexual 1.2. Dos crimes contra a liberdade sexual 1.2.1. Art. 213 Estupro 1.2.1.1. Dispositivo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Proteção Penal ao Patrimônio CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Crimes contra o patrimônio.

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA...

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 37 1.1. INCÊNDIO... 37 1. Bem jurídico... 38 2. Sujeitos... 38 3. Tipo objetivo... 38 4. Tipo subjetivo... 39

Leia mais

Cabe comentar que no tipo em apreço o significado de água potável está em sentido amplo, ou seja, não precisa ser quimicamente pura.

Cabe comentar que no tipo em apreço o significado de água potável está em sentido amplo, ou seja, não precisa ser quimicamente pura. Artigo 270, CP Envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal Art. 270 Envenenar água potável, de uso comum ou particular, ou substância alimentícia ou medicinal destinada a consumo:

Leia mais

A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime.

A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico não pode ser considerada criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime. Excepcionalmente,

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Crimes Contra a Pessoa... 1

Sumário. Capítulo 1 Crimes Contra a Pessoa... 1 Sumário Capítulo 1 Crimes Contra a Pessoa... 1 1.1. Dos Crimes Contra a Vida... 1 1.1.1. Homicídio simples (Art. 121 do CP)... 1 1.1.2. Homicídio privilegiado (art. 121, par. 1º, CP 1/6 a -1/3.)... 1 1.1.3.

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer título, possuir, guardar

Leia mais

CAPÍTULO 1 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

CAPÍTULO 1 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Sumário CAPÍTULO 1 DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL... 1 1.1. Crimes contra os costumes versus crimes contra a dignidade sexual... 1 1.2. Dos crimes contra a liberdade sexual... 3 1.2.1. Art. 213 Estupro...

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA... 1

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA... 1 PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA... 1 1 Dos crimes contra o casamento... 3 1.1 Bigamia... 3 1.1.1 Generalidades... 3 1.1.2 Conceito... 3 1.1.3 Objetividade jurídica... 4 1.1.4 Sujeito ativo... 4 1.1.5

Leia mais

Capítulo 1 Dos Crimes contra a Dignidade Sexual...1

Capítulo 1 Dos Crimes contra a Dignidade Sexual...1 S u m á r i o Capítulo 1 Dos Crimes contra a Dignidade Sexual...1 1. Introdução... 1 2. Atendimento obrigatório e integral a pessoas em situação de violência sexual... 5 Capítulo 2 Estupro...11 1. Introdução...11

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal TEMA: Diversos 1. Um militar das Forças Armadas, durante a prestação de serviço na organização militar onde ele servia, foi preso em flagrante delito por estar na

Leia mais

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. I Coríntios 2:9 Resumos Gráficos de Direito Penal Parte Especial Vol.

Leia mais

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO PENAL IV Código da Disciplina: JUR 221 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

1. Introdução Atendimento obrigatório e integral a pessoas em situação de violência sexual... 5

1. Introdução Atendimento obrigatório e integral a pessoas em situação de violência sexual... 5 S u m á r i o Capítulo 1 Dos Crimes contra a Dignidade Sexual...1 1. Introdução... 1 2. Atendimento obrigatório e integral a pessoas em situação de violência sexual... 5 Capítulo 2 Estupro...11 1. Introdução...11

Leia mais

Direito Penal. Profª Mariana B. Barreiras. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

Direito Penal. Profª Mariana B. Barreiras. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. Direito Penal Profª Mariana B. Barreiras Direito Penal Art. inicial Art. final 4.1 Crimes contra a incolumidade pública 250 285 4.2 Crimes contra a paz pública 286 288 4.3 Crimes contra a fé pública 289

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia Incitação ao crime TÍTULO IX DOS CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime: Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa. Apologia de crime ou criminoso Art. 287

Leia mais

Art. 272 FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Art. 272 FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS Art. 272 FALSIFICAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADULTERAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE SUBSTÂNCIA OU PRODUTOS ALIMENTÍCIOS 1. CONCEITO Sob a rubrica, determinada pela Lei n. 9.677/98, Falsificação, Corrupção, Adulteração ou Alteração

Leia mais

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 8.072/90 - Crimes Hediondos - Professor: Marcos Girão - DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 1 CRIMES HEDIONDOS - DEFINIÇÃO O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina CF. Art. 5º. (...) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico

Leia mais

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso. Olá, pessoal Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO TEORIA GERAL DO CRIME...

sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO TEORIA GERAL DO CRIME... sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL... 12 1.1 Princípios Constitucionais do Direito Penal... 12 1.2 Princípios Modernos do Direito Penal... 15 1.3 Características Gerais do Direito

Leia mais

Prof. Marcelo Lebre. Crimes Hediondos. Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990

Prof. Marcelo Lebre. Crimes Hediondos. Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990 Prof. Marcelo Lebre Crimes Hediondos Noções Gerais sobre a Lei nº 8.071/1990 1. INTRODUÇÃO 1.1. Previsão Constitucional art. 5º, inciso XLIII CF/1988 - A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

STJ I I. I Estupro... I

STJ I I. I Estupro... I VII TTTTTTT STJ00054009 Sumário Prefác/(l....... XVII Nota do AII/or XIX Dos crim...:; contra a liberdade sexual I I. I Estupro........ I J.2 Atmtado violento ao pudor.....3 1..3 Posse sexual mediante

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 143 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

1

1 TRF 2ª Região Analista Judiciário Área Judiciária (01/ julho/ 2007) 42. Réu não reincidente condenado à pena de 05 anos e 04 meses por crime de moeda falsa poderá cumpri la desde o início em (A) regime

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90) Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI Nº 8.072, DE 25 DE JULHO DE 1990 Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos

Leia mais

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO

26/09/2018 LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO LEI DE CRIMES HEDIONDOS ESQUEMATIZADA LEI N 8.072 DE 25 DE JULHO DE 1990 PROF. MARCOS GIRÃO 1 CRIMES HEDIONDOS Legislação Penal Especial Prof. Marcos Girão O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

Sanches Cunha-Manual de Dir Penal-Parte Especial-8ed.indd 1 07/01/ :38:29

Sanches Cunha-Manual de Dir Penal-Parte Especial-8ed.indd 1 07/01/ :38:29 Sanches Cunha-Manual de Dir Penal-Parte Especial-8ed.indd 1 07/01/2016 15:38:29 2016 Sanches Cunha-Manual de Dir Penal-Parte Especial-8ed.indd 3 07/01/2016 15:38:29 SUMÁRIO ÍNDICE DE PERGUNTAS... 39 TÍTULO

Leia mais

Crimes Contra a Incolumidade Pública

Crimes Contra a Incolumidade Pública LEGALE Crimes Contra a Incolumidade Pública Crimes de Perigo Comum Incêndio Conduta típica: causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Núcleo do tipo: causar

Leia mais

TÍTULO VIII DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA

TÍTULO VIII DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES DE PERIGO COMUM 1. Incêndio TÍTULO VIII DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA Art. 250 - Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem:

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

Detalhes da Disciplina. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Conteúdo Programático

Detalhes da Disciplina. Objetivos Gerais. Objetivos Específicos. Conteúdo Programático Detalhes da Disciplina Código JUR3224 Nome da Disciplina DIREITO PENAL IV Carga Horária 60 Créditos 4 Normas incriminadoras em espécie: dos crimes contra a dignidade sexual, contra a incolumidade pública,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DOS CRIMES HEDIONDOS Lei 8072/90 Trata dos crimes hediondos e dos assemelhados (equiparados)

Leia mais

CRIMES HEDIONDOS. Conceito. Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto

CRIMES HEDIONDOS. Conceito. Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto Conceito Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF) Sistema Judicial Sistema Misto Sistema legal temperado? Habeas Corpus (HC) 118533 tráfico privilegiado; Crimes militares Art. 5º, XLIII - a lei considerará

Leia mais

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Período 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF5 (2013) No que se refere aos delitos de natureza econômica, financeira, tributária e decorrentes

Leia mais

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14

SUMÁRIO. FURTO DE COISA COMUM (ART. 156 DO CP) Introdução...14 Classificação doutrinária...14 Objeto material...14 SUMÁRIO FURTO (ART. 155 DO CP) Introdução...2 Classificação doutrinária...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Sujeitos...3 Consumação e tentativa...3 Elemento subjetivo...5 Modalidades

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSES

CONFLITO DE INTERESSES CONFLITO DE INTERESSES Sócia da Ometto Advogados Associados, desde 1993. Consultoria em Direito Médico e Hospitalar. Defesa de clínicas médicas. Defesa de interesses de médicos (éticas e civis). Assessora

Leia mais

Classificação das Infrações Penais.

Classificação das Infrações Penais. Classificação das Infrações Penais Cynthiasuassuna@gmail.com Classificação das Infrações Penais Tripartida As infrações penais classificam-se, de acordo com sua gravidade em: CRIMES, DELITOS E CONTRAVENÇÕES

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Número de Aulas por Semana

Leia mais

Sumário PARTE GERAL. Capítulo I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL Normas penais em branco... 44

Sumário PARTE GERAL. Capítulo I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL Normas penais em branco... 44 Sumário PARTE GERAL Capítulo I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL... 25 1. Princípio da legalidade penal... 25 2. Outros princípios penais... 26 2.1. Princípio da fragmentariedade... 26 2.2. Princípio da subsidiariedade...

Leia mais

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Os crimes contra a fé pública são as falsidades que abalam a credibilidade nas relações interpessoais Moeda Falsa (289) Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda

Leia mais

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro

Direito Penal. Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Direito Penal Extorsão e Extorsão Mediante Sequestro Sequestro Relâmpago Art. 158, 3, CP: Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS ATUALIZAÇÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A. LEI 12.403/11 FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS Cley Celestino Batista Delegado de Polícia Cuiabá, 2011 I VACATIO LEGIS: Conforme preceitua a Lei 12.403/2011, suas normas

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Fé Pública CAPÍTULO III DA FALSIDADE DOCUMENTAL Falso reconhecimento de firma ou letra Art. 300 CP- Reconhecer, como verdadeira, no exercício de função pública,

Leia mais

DOS CRIMES EM ESPÉCIE...1 TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA...1 Capítulo 1 Dos Crimes Contra a Vida...3

DOS CRIMES EM ESPÉCIE...1 TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA...1 Capítulo 1 Dos Crimes Contra a Vida...3 S u m á r i o DOS CRIMES EM ESPÉCIE...1 TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA...1 Capítulo 1 Dos Crimes Contra a Vida...3 1.1. Homicídio Art. 121 do Código Penal...3 1.2. Induzimento, Instigação ou Auxílio

Leia mais

FACAR FACULDADE DE ARACAJU CURSO DE DIREITO PROTEÇÃO PENAL AO PATRIMÔNIO PROFª. AGTTA CHRISTIE VASCONCELOS

FACAR FACULDADE DE ARACAJU CURSO DE DIREITO PROTEÇÃO PENAL AO PATRIMÔNIO PROFª. AGTTA CHRISTIE VASCONCELOS O CONTEÚDO DESSE ARQUIVO NÃO REPRESENTA FIELMENTE A AULA APRESENTADA PELO PROFESSOR. TRANSCREVO O QUE CONSIGO DIGITAR, CONFORME MEU ENTENDIMENTO SOBRE O QUE FOI PROFERIDO NA SALA DE AULA. ESTELIONATO Art.

Leia mais

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade.

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade. Maratona Fiscal ISS Direito penal 1. A regra que veda a interpretação extensiva das normas penais incriminadoras decorre do princípio constitucional da (A) culpabilidade. (B) igualdade. (C) legalidade.

Leia mais

Sumário. Nota do autor à 4ª edição Dos crimes contra a pessoa... 53

Sumário. Nota do autor à 4ª edição Dos crimes contra a pessoa... 53 Sumário Nota do autor à 4ª edição... 51 Título I Dos crimes contra a pessoa... 53 Capítulo I Dos crimes contra a vida... 53 1. Introdução... 53 2. Homicídio... 54 2.1. Considerações iniciais... 54 2.2.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRISÃO PROVISÓRIA A prisão provisória, também chamada de prisão processual ou prisão cautelar se destaca no processo penal brasileiro por ser uma forma de isolar o agente

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 1 - Roubo impróprio 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência

Leia mais

Manual de Direito Penal

Manual de Direito Penal Julio Fabbrini Mirabete Renato N. Fabbrini Manual de Direito Penal Parte Especial Arts. 235 a 361 do CP Volume 3 29ª Edição Revista e Atualizada até 5 de janeiro de 2015 são PAULO EDITORA ATLAS S.A. -

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina DOS CRIMES E DAS PENAS Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer,

Leia mais

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de crimes hediondos. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Art. 2º Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis

Leia mais

PARTE 1 CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL

PARTE 1 CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Sumário PARTE 1 CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL Capítulo I Crimes contra a Liberdade Sexual... 3 1. Crimes contra a dignidade sexual... 3 1.1 Instinto sexual... 5 2. Estupro... 7 2.1 Crime hediondo...

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS Prof. Rodrigo Capobianco CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Devemos considerar que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CRIMES

CLASSIFICAÇÃO DOS CRIMES CLASSIFICAÇÃO DOS CRIMES Crimes simples: são aqueles de conteúdo puro, sem qualquer circunstância que aumente ou diminua sua gravidade. Exemplo: homicídio simples, furto e roubo simples, etc. Crimes qualificados:

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA

CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA LEGALE CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Crimes contra a paz pública - INCITAÇÃO AO CRIME Incitar, publicamente, a prática de crime: (Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa) Crimes contra a paz pública

Leia mais

NOTA DO AUTOR À 7ª EDIÇÃO... 41

NOTA DO AUTOR À 7ª EDIÇÃO... 41 Sumário Sumário NOTA DO AUTOR À 7ª EDIÇÃO... 41 TÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A PESSOA... 43 CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A VIDA... 43 1. Introdução... 43 2. Homicídio... 44 2.1. Considerações iniciais...

Leia mais

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação)

CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA. (continuação) LEGALE CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA (continuação) Crimes assimilados ao de Moeda Falsa (290) Formar cédula, nota ou bilhete representativo de moeda com fragmentos de cédulas, notas ou bilhetes verdadeiros;

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Direito Penal... 3 Dolo, Culpa e Preterdolo... 3 Arrependimento Eficaz... 3 Tentativa

Leia mais

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Concurso de Pessoas Art. 29 CP - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade Conceito: Configura-se

Leia mais

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5

Sumário. Introdução, 1. 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5 Sumário Introdução, 1 1 Do Sistema Nacional de Armas, 3 1 Sistema Nacional de Armas (SINARM), 3 2 Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA), 5 2 Do Registro, 7 1 Requisitos legais para adquirir

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Extraterritorialidade Art. 2º. A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. Tentativa

Leia mais

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)?

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? Quer receber mais materiais assim? Cadastre-se em nossa lista VIP gratuitamente. 2 A proposta de redação de concursos envolvendo

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA SUMÁRIO Notas do autor... 35 O livro e sua atualização... 37 PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Considerações iniciais... 41 01 MOEDA FALSA 45 1.1. Moeda falsa... 45 1.1.1. Introdução... 45 1.1.2.

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PENAL IV PROFESSOR: ISRAEL DOMINGOS JORIO TURMA: 6 CN PLANO DE CURSO 2009/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 6 Professor: Rodrigo J. Capobianco DIREITO MÉDICO O Código Penal traz inúmeros dispositivos que se relacionam diretamente com a atividade

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes Direito Penal Art. 130 e Seguintes Artigos 130 e 131 Perigo de Contágio Venéreo (Art. 130) e Perigo de Contágio de Moléstia Grave (Art. 131) - Crimes de perigo individual (e não de perigo comum); - A consumação

Leia mais

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Especial. Volume IV. Atualização. Arts. 250 a 361 do CP

Direito Penal. Curso de. Rogério Greco. Parte Especial. Volume IV. Atualização. Arts. 250 a 361 do CP Rogério Greco Curso de Direito Penal Parte Especial Volume IV Arts. 250 a 361 do CP Atualização OBS: As páginas citadas são referentes à 9 a edição. A t u a l i z a ç ã o Pág. 197 Alterar a quarta linha

Leia mais

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA (ABIN) Prezados Alunos! Aula 6 de Legislação de Interesse da ABIN! Bons Estudos! Ricardo Gomes

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA (ABIN) Prezados Alunos! Aula 6 de Legislação de Interesse da ABIN! Bons Estudos! Ricardo Gomes AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA (ABIN) Prezados Alunos! Aula 6 de Legislação de Interesse da ABIN! Bons Estudos! Ricardo Gomes QUADRO SINÓPTICO DA AULA: o 5 Parte Especial do Código Penal (Decreto-Lei

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais