COMPARTIMENTAÇÃO GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO MUNICIPAL: ESTUDO DE CASO DE CAMOCIM, CEARÁ.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPARTIMENTAÇÃO GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO MUNICIPAL: ESTUDO DE CASO DE CAMOCIM, CEARÁ."

Transcrição

1 Autora: Vanessa Barbosa de Alencar Graduada em Geografia modalidade Bacharelado e graduanda em Geografia modalidade Licenciatura, ambas pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. vanessa.alencar@aluno.uece.br COMPARTIMENTAÇÃO GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO MUNICIPAL: ESTUDO DE CASO DE CAMOCIM, CEARÁ. INTRODUÇÃO O litoral nordestino concentra aproximadamente três mil quilômetros de extensão, o objeto de estudo desta pesquisa, Camocim faz parte de vinte por cento do litoral brasileiro destinados ao estado do Ceará. Nos últimos anos, a zona costeira cearense tem sofrido diversos conflitos, como por exemplo: os múltiplos usos do litoral, as pressões econômicas derivadas do crescente processo produtivo, do alavanque das atividades turísticas, da especulação imobiliária e do aumento da densidade demográfica entre outros conflitos. O município de Camocim nasceu de um aldeamento indígena de práticas estritamente artesanais, com grande enfoque na pesca. Hoje, esta cidade configura-se como um ambiente que se mantém prioritariamente do turismo e da pesca. As questões ambientais tem sido motivo de grandes debates e preocupação em escala mundial, a importância do uso adequado dos componentes ambientais se faz presente em qualquer corpo de planejamento e gestão territorial devido principalmente ao largo uso indiscriminado do meio ambiente e de suas potencialidades sem se preocupar com suas limitações, durante todo o contexto de exploração mercadológica em que se inserimos desde a época colonial.

2 Com base nisso a caracterização geoambiental de uma área determina as características de um ambiente nas escalas geológica, geomorfológica, climatológica, hidrológica, pedológica, vegetacional e de uso da terra e desses componentes de maneira integrada as ações humanas visando uma relação ambientalmente correta e financeiramente lucrativa para o homem. Nessa perspectiva o presente trabalho propõe, através de ferramentas de Sensoriamento Remoto caracterizar as condições geoambientais e hídricas do município de Camocim, a fim de propor a correta utilização de sues recursos ambientais, que paralelo à legislação pertinente, sejam utilizados como instrumento de planejamento e proteção ambiental do município. OBJETIVOS Geral Caracterizar as condições geoambientais e hídricas do município de Camocim, a fim de propor a correta utilização de sues recursos ambientais, Específicos Determinar as potencialidades e limitações de utilização de cada variável geoambiental; Elaborar mapas que identifiquem as características a ser representadas; Identificar possíveis impactos ambientais da incorreta utilização dos recursos naturais do município. METODOLOGIA Para a formulação desta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico apoiado nos principais autores relativos ao assunto como Souza (2000), Bertrand (1972), Tricart (1977), e dos dados obtidos a partir do perfil básico municipal do IPECE (2014).

3 A metodologia aplicada a esta pesquisa é a teoria geossistêmica de Bertrand (1972) onde para o autor o Geossistema é um modelo resultante da combinação de fatores geomorfológicas, hidrológicos, climáticos que juntos constituem o potencial ecológicos aliados a exploração biológica derivada da ação humana formariam o Geossistema. Para o autor o Geossistema atingiria seu ápice quando o potencial ecológico e a exploração biológica estiverem em equilíbrio, segundo Bertrand: o Geossistema é um complexo essencialmente dinâmico mesmo em um espaço tempo muito breve, por exemplo, de tipo histórico. O clímax esta longe de ser realizado. O potencial ecológico e a ocupação biológica são dados instáveis que variam tanto no tempo como no espaço. (BERTRAND, 1972, p. 147). Com base no que foi dito teremos por Trincart (1977) uma classificação e análise da ecodinâmica dos ambientes classificando-os de acordo com sua tendência a estabilidade ou não, desta forma caracterizando meios estáveis, meios intergrades e meios fortemente instáveis que de acordo com suas potencialidades e limitações irão servir de base para caracterização do nosso objeto de estudo. RESULTADOS PRELIMINARES Camocim ganhou destaque com a pesca artesanal e o seu conteúdo passado de pai pra filho, gerando assim renda as famílias ribeirinhas. Atualmente é praticada, em sua maioria, por duas empresas de grande apanhado tecnológico, com sedes em Fortaleza. Este fator limitou a pesca artesanal, devido à competitividade, onde pescador, sem investimento e tecnologia se restringia a uma produção mínima, que não lhe permitia concorrer com a produção em larga escala das grandes empresas. Outro fator importante para o crescimento da cidade foi a urbanização do litoral de Camocim se deu em dois momentos primeiramente com as casas de veraneios aumenta a demanda pelo lazer, depois com a intensificação do turismo pelas regiões litorâneas. Após a valorização dos ambientes litorâneos, o litoral passou a ser um atrativo tanto comercial, com de ordem econômica, moradia e lazer, para Moraes (1999) tem sua importância, pois:

4 A zona costeira conhece atividades e usos que lhe são próprios. A localização litorânea possui uma série de atributos singulares que vão qualificá-la como uma situação geográfica ímpar. Em primeiro lugar, no que toca à economia, os terrenos próximos ao mar são relativamente raros em relação ao conjunto das terras emersas, o que lhes atribui de imediato um caráter diferencial que se exponencializa conforme a perspectiva de uso considerada. Do ponto de vista da biodiversidade, a zona costeira acolhe quadros naturais particulares de alta riqueza e relevância ecológica, o que os qualifica como importantes fontes de recursos. No tocante à circulação, o litoral aparece como área estratégica em função da importância dos fluxos oceânicos no mundo contemporâneo. Os exemplos poderiam multiplicar-se mostrando as potencialidades locacionais da zona considerada. (MORAES, 1999, p. 30) A cidade de Camocim em sua orla possui um espaço turístico, onde existe a rede hoteleira, principalmente na Av. Beira Mar, entende-se que é um lugar determinado, onde se encontra a oferta, ou seja, onde estão os atrativos naturais e culturais, os serviços turísticos, a infraestrutura de apoio e para onde flui a demanda (CORIOLANO, 2005, p ). O município de Camocim localiza-se a aproximadamente 300km de distancia da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, criado em 1879 é dividido em três distritos: Camocim, Amarelas e Guriú, e detém uma população em torno de pessoas segundo dados do IPECE (2014). Camocim tem como municípios limítrofes: Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Granja e Barroquinha, como demostrado no mapa de localização do município abaixo. Figura 1- Mapa de Localização do Município de Camocim, CE.

5 Fonte: Elaborado pela autora, Conforme o IPECE (2014) o município de Camocim possui clima tropical quente semi-árido brando e de período chuvoso de janeiro a abril com uma pluviosidade de 1.032,3 mm anuais, de temperatura média entre 26 a 28 ºC. Conforme Souza (2000) o município encontra-se inserido dentro de três unidades geoambientais: a planície fluvial e fluvio-marinha, os tabuleiros pré-litorâneos, e a depressão sertaneja, onde cada ambiente foi classificado pelo autor com suas características geoambientais, além de enumerar suas potencialidades e fragilidades ambientais. Nesta classificação o autor, propôs duas características quanto a ecodinâmica da paisagem, estas são o potencial de vulnerabilidade e sustentabilidade do ambiente, a vulnerabilidade do ambiente denota as suas fragilidades ambientais que são propostas a partir da limitação de seus condicionantes ambientais. Já a sustentabilidade demostra a relação entre reprodução dos espaços sem comprometer o meio ambiente,

6 associando-se as necessidades dos residentes em questão e mostrando de que maneira este pode ser corretamente utilizado. PLANÍCIE LITORÂNEA E FLUVIO-MARINHA Para Souza (2000) a planície litorânea compõe a paisagem do município contém depósitos sedimentares arenosos que acrescidos dos processos eólicos formam os campos de dunas móveis e fixas, além das extensas faixas de praia que recobrem todo o município tendo em vista que este encontra-se na desembocadura do rio Coreaú com o mar. A planície litorânea configura um ambiente instável com alta vulnerabilidade a ocupação, tal fator muito preocupa devido a grande ocupação do litoral e as atividades turísticas. A partir do que foi relatado acima esse meio dinâmico também é constituído pela planície fluvio-marinha, Souza (2000) discorre a cerca das potencialidades bem como as limitações desse ambiente fator de suma importância para que possamos nesta pesquisa compreender efetivamente os impactos os quais tal atividade propaga nos mangues bem como quis as chances deste ambiente recuperar-se. Conforme Souza (2000) tem-se que esse ambiente coberto de húmus, com vegetação halófita, habituada à ambientes lodoso e são resistentes a salinidade, porém este ambiente é considerado um berçário natural para as espécies marinhas, o que nos remete a um ambiente extremamente frágil a questões ocupacionais e fortemente instável, conforme o autor. TABULEIROS PRÉ-LITORÂNEOS No estado cearense os tabuleiros pré litorâneos tem sua formação a partir de sedimentos da Formação Barreiras, oriundos de rochas que constituíam o embasamento cristalino próximo à linha de costa conforme Rezende apud Bezerra (2009). O autor ainda relata que tais sedimentos foram submetidos a processos erosivos (sedimentação ou fragmentação) em virtude de processos tectônicos do pós-gondwana.

7 De acordo com Souza (2000) os tabuleiros pré-litorâneos configuram um ambiente de transição entre o litoral e a depressão sertaneja. Assim, as feições morfológicas do município são expressas pelos tabuleiros areno-argilosos associados a solos com características de textura argilosa que variam quanto a sua drenagem e fertilidade. Para Souza (2000 apud Sobrinho e Ross, 2010) os tabuleiros recebem esse nome devido de modo geral representarem um típico glacis de deposição, que, sulcado pela drenagem que demanda o litoral, isola interflúvios de feições tabuliformes. DEPRESSÃO SERTANEJA As depressões são ambientes de topografia que oscila de levemente ondulada a plana e tendo em seu modelo geral o caimento topográfico feito no sentido que vai ao fundo dos vales e litoral, abarcando o sertão como detentor de níveis elevados de depressão sertaneja, classificação essa proposta por Souza (2000). Durante a maior parte do ano as deficiências hídricas são responsáveis pela dispersão das caatingas. A caatinga assume um padrão mais arbóreo onde as condições semiáridas são mais moderadas, e um padrão mais denso para condições mais acentuadas, tem-se uma superfície aplainada de baixo nível altimétrico. Com baixo potencial de recursos hídricos subterrâneos essas áreas encaixam-se em ambientes de transição, onde em suas regiões mais degradadas tendenciam-se a instabilidade, conforme Souza (2000). A caracterização pode ser visualizada nas diferentes áreas do município conforme demostra o mapa de compartimentação Geoambiental do município de Camocim a seguir. Figura 2- Mapa de Compartimentação Geoabiental do Município de Camocim, CE.

8 Fonte: Elaborado pela autora, Apesar de toda a diversidade ambiental existente Camocim ainda sofre com problemas básicos como a falta de coleta de lixo e entulhos na faixa de praia devido a esses fatores destaca-se a importância de compreender os modelos corretos de utilização destes ambientes possibilitando assim um desenvolvimento sustentável dessa área. BIBLIOGRAFIA BERTRAND, G; CRUZ, O. Paisagem e Geografia física global: Esboço Metodológico. RA EGA: O espaço metodológico em analise. Curitiba- PR, n. 8, p , BEZERRA, J.L.C. Caracterização dos tabuleiros pré- litorâneos do Estado do Ceará Dissertação (Mestrado em Geografia)- Laboratório de ciências do Mar, LABOMAR, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza CORIOLANO, L. N. M; SILVA, S. C. B. M.. Turismo e Geografia: abordagens críticas. Fortaleza: UECE, 2005.

9 IPECE. Perfil Básico do município de Camocim. Fortaleza MORAES, Antonio Carlos Robert. Contribuições para gestão da zona costeira do Brasil. São Paulo: Edusp, SOBRINHO, J. F; ROSS, J.L.S. Erosão em ambiente de tabuleiro litorâneo. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 28, p , SOUZA, M. J. N. Bases naturais e esboço do zoneamento geoambiental do estado do Ceará. In: LIMA, L. C. (org.). Compartimentação territorial e gestão regional do Ceará. Fortaleza-CE: FUNCEME, p , TRINCART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro- RJ, Supren,1977.

PAISAGENS NO SEMIÁRIDO CEARENSE: UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS

PAISAGENS NO SEMIÁRIDO CEARENSE: UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS PAISAGENS NO SEMIÁRIDO CEARENSE: UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS Nayara dos Santos Barros; Flávia Freire Barros; Frederico de Holanda Bastos; Universidade Estadual do Ceará - UECE nayarabarros_@hotmail.com

Leia mais

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE Carolina Carneiro Magalhães Graduanda em Geografia Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza/Ceará krol_carneiro@yahoo.com.br

Leia mais

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DOS SISTEMAS LACUSTRES DO LITORAL CEARENSE: O CASO DA LAGOA DAS ALMÉCEGAS, PARAIPABA, TRAIRI CE, BRASIL

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DOS SISTEMAS LACUSTRES DO LITORAL CEARENSE: O CASO DA LAGOA DAS ALMÉCEGAS, PARAIPABA, TRAIRI CE, BRASIL VI Seminário Latino Americano de Geografia Física II Seminário Ibero Americano de Geografia Física Universidade de Coimbra, Maio de 2010 VULNERABILIDADE AMBIENTAL DOS SISTEMAS LACUSTRES DO LITORAL CEARENSE:

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA COSTEIRA DO LITORAL OESTE DE ICAPUÍ - CE EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA COSTEIRA DO LITORAL OESTE DE ICAPUÍ - CE

EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA COSTEIRA DO LITORAL OESTE DE ICAPUÍ - CE EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA COSTEIRA DO LITORAL OESTE DE ICAPUÍ - CE EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA COSTEIRA DO LITORAL OESTE DE ICAPUÍ - Portela, J.P. 1 ; Freire, G.S.S. 2 ; Moraes, M.V.A.R. 3 ; Silva, C.A. 4 ; 1 UFC Email:portela_ce@hotmail.com; 2 UFC Email:freire@ufc.br; 3 SME-

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

Ed. Especial 4 - SINAGEO http://www.revistageonorte.ufam.edu.br/index.php/edicao-especial-4-s... 1 de 53 11/12/2014 08:11 Main Menu Home Editor Comissão Editorial Conselho Editorial Instruções Conselho

Leia mais

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Aspectos Físicos e Geográficos - CE. Professor Luciano Teixeira. Geografia Aspectos Físicos e Geográficos - CE Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia ASPECTOS FÍSICOS E GEOGRÁFICOS - CE Clima: O clima do Ceará é predominantemente semiárido,

Leia mais

Ana Carla Alves Gomes * (IC), Danielle Lopes de Sousa Lima² (IC), Lizabeth Silva Oliveira³ (PQ)

Ana Carla Alves Gomes * (IC), Danielle Lopes de Sousa Lima² (IC), Lizabeth Silva Oliveira³ (PQ) XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 21 à 25 de Outubro de 2013 UTILIZAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE DE USO E OCUPAÇÃO DA SUB-BACIA GROAÍRAS EM SANTA QUITÉRIA CE. Ana Carla

Leia mais

UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE JEREMOABO- BA.

UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE JEREMOABO- BA. UNIDADES ECODINÂMICAS DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE JEREMOABO- BA. Ivonice Sena de Souza 1, Ana Paula Sena de Souza 2, Danilo da Silva Carneiro 3, Jumara Souza Alves 4, Marcos Roberto Souza Santos 5, Deorgia

Leia mais

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga ANEXO 1 GLOSSÁRIO Vegetação de Restinga Entende-se por restinga um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florísticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente

Leia mais

Problemas ambientais no setor paulista da Serra do Mar:

Problemas ambientais no setor paulista da Serra do Mar: Problemas ambientais no setor paulista da Serra do Mar: condicionantes físicos e DH associadas Lucí Hidalgo Nunes luci@ige.unicamp.br Antonio Carlos Vitte acvitte@ige.unicamp.br Departamento de Geografia,

Leia mais

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Litoral Norte

CEARÁ 2050: Diagnóstico. Dados e Informações Regionalizados Litoral Norte CEARÁ 2050: Diagnóstico Dados e Informações Regionalizados Litoral Norte Dados Básicos da Região Litoral Norte Número de municípios: 13 Municípios componentes: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim,

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas

Leia mais

Figura 1 Altimetria média de Minas Gerais. (Autor: Carlos Wagner G A Coelho)

Figura 1 Altimetria média de Minas Gerais. (Autor: Carlos Wagner G A Coelho) 16 3. REGIÃO DE ESTUDO Primeiramente, se faz necessário tecer alguns comentários sobre o Estado de Minas Gerais que apresenta particularidades relacionadas ao meio ambiente que contribuíram para o entendimento

Leia mais

A GESTÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS EÓLICOS

A GESTÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS EÓLICOS A GESTÃO SOCIOAMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS EÓLICOS VISÃO DO EMPREENDEDOR / CONSULTORIA SEMINÁRIO SOCIOAMBIENTAL EÓLICO Salvador BA Dezembro/2016 Observância ü O desenvolvimento de todo e qualquer projeto

Leia mais

ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PORECATU NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU-PR

ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PORECATU NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU-PR ANÁLISE DA FRAGILIDADE AMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO PORECATU NO MUNICÍPIO DE MANDAGUAÇU-PR Marcel Hideyuki Fumiya (PIBIC/Fundação Araucária-UEM), Nelson Vicente Lovatto Gasparetto (Orientador),

Leia mais

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira. Geografia Relevo Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS UNIDADES DE RELEVO DO RN O estado do Rio Grande do Norte foi compartimentado em sete domínios geomorfológicos

Leia mais

GEOMORFOLOGIA X PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GRANJA - CEARÁ.

GEOMORFOLOGIA X PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GRANJA - CEARÁ. EIXO TEMÁTICO: 12. RECURSOS NATURAIS, SUSTENTABILIDADE E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO. GEOMORFOLOGIA X PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE GRANJA - CEARÁ. LIRA, Maria Valdete - Universidade Federal do Ceará

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

5. Área de intervenção 5.1 POTENCIAIS E LIMITAÇÕES DA ÁREA O município encontra-se em crescimento e desenvolvimento constante. A implantação do projeto neste local dá mais força para o desenvolvimento

Leia mais

APLICAÇÃO DA GEOTECNOLOGIANAANÁLISE GEOAMBIENTAL DA GRANDE ROSA ELZE NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO-SE

APLICAÇÃO DA GEOTECNOLOGIANAANÁLISE GEOAMBIENTAL DA GRANDE ROSA ELZE NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO-SE APLICAÇÃO DA GEOTECNOLOGIANAANÁLISE GEOAMBIENTAL DA GRANDE ROSA ELZE NO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO-SE Cleverton dos Santos¹, Paula Maria Lima², Cícero Marques dos Santos³ ¹Tecnólogo em Saneamento Ambiental,

Leia mais

ANÁLISE ECODINÂMICA DO TRECHO DO TABULERO PRÉ-LITORÂNEO DO PARQUE BOTÂNICO DO CEARÁ

ANÁLISE ECODINÂMICA DO TRECHO DO TABULERO PRÉ-LITORÂNEO DO PARQUE BOTÂNICO DO CEARÁ ANÁLISE ECODINÂMICA DO TRECHO DO TABULERO PRÉ-LITORÂNEO DO PARQUE BOTÂNICO DO CEARÁ Rejane de Souza Paulino (*), Aurenívia Maria Cavalcante Martins, Nathália Araújo Magalhães, Luciane Mara Cardoso Freitas,

Leia mais

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa Formas de relevo Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO ACARACUZINHO, MARACANAÚ-CE

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO ACARACUZINHO, MARACANAÚ-CE RESUMO AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA LAGOA DO ACARACUZINHO, MARACANAÚ-CE Alana de Aquino Cajazeira - Universidade Federal do Ceará- alana.geoufc@gmail.com Juliana Felipe Farias - Universidade Federal

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO POVOADO PONTA DO MANGUE LENÇOIS MARANHENSES. SOUZA, U.D.V. ¹ ¹ (NEPA/UFMA)

CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO POVOADO PONTA DO MANGUE LENÇOIS MARANHENSES. SOUZA, U.D.V. ¹ ¹ (NEPA/UFMA) CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO POVOADO PONTA DO MANGUE LENÇOIS MARANHENSES SOUZA, U.D.V. ¹ ¹ (NEPA/UFMA) ulissesdenache@hotmail.com SOARES, J.M.A² ²(NEPA/UFMA) joselyasoares@yahoo.com.br FEITOSA,A.C.³

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTADO AMBIENTAL PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL O CASO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL

A IMPORTÂNCIA DO ESTADO AMBIENTAL PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL O CASO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL A IMPORTÂNCIA DO ESTADO AMBIENTAL PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL O CASO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL Ana Luisa Pereira Marçal Ribeiro Departamento de Geografia, Instituto de Geociências,

Leia mais

FUNCIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE-SP

FUNCIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE-SP UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS IG CURSO DE PÓS-GRADUA P GRADUAÇÃO (DOUTORADO) EM GEOGRAFIA ZONEAMENTO o AMBIENTAL E FUNCIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE-SP Doutorando:

Leia mais

SOBRINHO, J. Falcão ; ROSS, J. L. S.. O Processo de Erosão em Ambiente de Superfície Sertaneja - Varjota (CE). Geousp, v. 21, p.

SOBRINHO, J. Falcão ; ROSS, J. L. S.. O Processo de Erosão em Ambiente de Superfície Sertaneja - Varjota (CE). Geousp, v. 21, p. SOBRINHO, J. Falcão ; ROSS, J. L. S.. O Processo de Erosão em Ambiente de Superfície Sertaneja - Varjota (CE). Geousp, v. 21, p. 53-66, 2007 SANTOS, Leonardo J. C ; OKA-FIORI, C. ; CANALI, N. E. ; FIORI,

Leia mais

O Zoneamento Ecológico e Econômico como Subsídio aos Procedimentos de Licenciamento Ambiental na Zona Costeira do Estado do Ceará - Brasil

O Zoneamento Ecológico e Econômico como Subsídio aos Procedimentos de Licenciamento Ambiental na Zona Costeira do Estado do Ceará - Brasil O Zoneamento Ecológico e Econômico como Subsídio aos Procedimentos de Licenciamento Ambiental na Zona Costeira do Estado do Ceará - Brasil Frederico de Holanda Bastos - Universidade Federal do Ceará fred_holanda@yahoo.com.br

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE.

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO Lima, R.J.R. 1 ; Crispim, A.B. 2 ; Souza, M.J.N. 3 ; 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Email:jarllys02@hotmail.com; 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Leia mais

Compartimentação Geomorfológica

Compartimentação Geomorfológica III Workshop do Projeto Serra do Mar Compartimentação Geomorfológica como subsidio ao zoneamento Geoambiental da Região metropolitana da Baixada Santista- SP Marcelo da Silva Gigliotti Profª.. Drª.. Regina

Leia mais

Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL. Estação Ecológica de Itapeva

Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL. Estação Ecológica de Itapeva Planos de Manejo INSTITUTO FLORESTAL Estação Ecológica de Itapeva Localização da Estação Ecológica de Itapeva no município e no Estado de São Paulo. Estação Ecológica de Itapeva - ambientes Área (ha) 106,77

Leia mais

Capítulo 11. Biomas e a vegetação Parte 2

Capítulo 11. Biomas e a vegetação Parte 2 Capítulo 11. Biomas e a vegetação Parte 2 Características das formações vegetais brasileiras (pág. 225) Brasil: vegetação nativa Domínio Amazônico: Floresta Densa e meandros fluviais Formações Arbóreas

Leia mais

ANÁLISE DO AMBIENTE GEOMORFOLÓGICO DA PRAINHA DO CANTO VERDE, BEBERIBE, CEARÁ BRASIL.

ANÁLISE DO AMBIENTE GEOMORFOLÓGICO DA PRAINHA DO CANTO VERDE, BEBERIBE, CEARÁ BRASIL. ANÁLISE DO AMBIENTE GEOMORFOLÓGICO DA PRAINHA DO CANTO VERDE, BEBERIBE, CEARÁ BRASIL. Moura, F.M. (UNIVERIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Rodrigues, I.B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA) ; Silva, R.V.R. (UNIVERSIDADE

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.

Leia mais

Cartografia Aplicada e Análise Paisagística Integrada dos Manguezais do Barro Preto, CE - Brasil

Cartografia Aplicada e Análise Paisagística Integrada dos Manguezais do Barro Preto, CE - Brasil VI Seminário Latino Americano de Geografia Física II Seminário Ibero Americano de Geografia Física Universidade de Coimbra, Maio de 2010 Cartografia Aplicada e Análise Paisagística Integrada dos Manguezais

Leia mais

AGENTES EXTERNOS DO RELEVO

AGENTES EXTERNOS DO RELEVO AGENTES EXTERNOS DO RELEVO INTEMPERISMO QUÍMICO FÍSICO ou MECÂNICO BIOLÓGICO ou ORGÂNICO 1 INTEMPERISMO: QUÍMICO FÍSICO e BIOLÓGICO (FUVEST) Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que

Leia mais

Reyes-Pérez, Y.A. Tese de Doutorado 51

Reyes-Pérez, Y.A. Tese de Doutorado 51 Reyes-Pérez, Y.A. Tese de Doutorado 51 4.3.1- MODELO ESTÁTICO 3D Nesta etapa foi empregado o software Gocad em sua versão 2.1 para integrar, modelar e visualizar tridimensionalmente os dados geológicos

Leia mais

PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA PRAIA DA PONTA D AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA PRAIA DA PONTA D AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS PROCESSOS MORFODINÂMICOS NA PRAIA DA PONTA D AREIA: USO DE ESPAÇOS LITORÂNEOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Simone Cristina de Oliveira Silva, mestranda em Geografia-UFC simone.cristina.geo@gmail.com Profª Drª

Leia mais

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008.

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008. GERÊNCIA DE RECURSOS NATURAIS - GRN SUBGERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ZONA COSTEIRA - SUCOST Aspectos práticos da linha de costa: experiências, desafios e problemas na gestão costeira do ES. Pablo

Leia mais

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo.

Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo. Conceito de Relevo Relevo pode ser definido o conjunto das desnivelações que ocorrem sobre a superfície terrestre e que formam o modelado do planeta. Os desnivelamentos da crosta terrestre resultam da

Leia mais

ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE RODELAS - BAHIA ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE RODELAS - BAHIA

ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE RODELAS - BAHIA ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE RODELAS - BAHIA ANÁLISE ECODINÂMICA DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE RODELAS - Lima, J.M. 1 ; Pinheiro, P.S. 2 ; Costa, D.P. 3 ; Santos, S.O. 4 ; Souza, D.T.M. 5 ; 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Email:jessicalima.geo@gmail.com;

Leia mais

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Lorena Tereza Morais de Oliveira¹; Homero Lacerda² ¹ Bolsista PBIC/UEG, Licenciatura em Geografia, UnUCSEH, lorena_tmo@hotmail.com ² Orientador,

Leia mais

ANÁLISE INTEGRADA DO LITORAL OESTE DO CEARÁ, PRAIA DO PORTO NO MUNICÍCPIO DE ITAREMA (CE)

ANÁLISE INTEGRADA DO LITORAL OESTE DO CEARÁ, PRAIA DO PORTO NO MUNICÍCPIO DE ITAREMA (CE) ANÁLISE INTEGRADA DO LITORAL OESTE DO CEARÁ, PRAIA DO PORTO NO MUNICÍCPIO DE ITAREMA (CE) Aderson Barbosa Costa 1 ; Adriely Santos Ribeiro 2 ; Jose Willian Girão Dias 3 ; Otávio Augusto de Oliveira Lima

Leia mais

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS

PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS PROCESSOS OCEÂNICOS E A FISIOGRAFIA DOS FUNDOS MARINHOS O RELEVO DOS OCEANOS # Estima-se que a área da crosta terrestre recoberta pelos oceanos represente cerca de 70% da superfície total. 1. Oceano pacífico

Leia mais

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO PORTO ORGANIZADO DE ÓBIDOS

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO PORTO ORGANIZADO DE ÓBIDOS DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO PORTO ORGANIZADO DE ÓBIDOS 2016 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 CARACTERISTICAS AMBIENTAIS DE ÓBIDOS... 3 2.1 CLIMA... 3 2.2 RECURSOS HÍDRICOS... 4 2.3 SOLOS... 5 2.4 GEOLOGIA... 5

Leia mais

VULNERABILIDADE AMBIENTAL E ASPECTOS GEOAMBIENTAIS NO VALE DO PACOTI CE

VULNERABILIDADE AMBIENTAL E ASPECTOS GEOAMBIENTAIS NO VALE DO PACOTI CE VULNERABILIDADE AMBIENTAL E ASPECTOS GEOAMBIENTAIS NO VALE DO PACOTI CE INTRODUÇÃO Andrea Bezerra Crispim Mestranda em Geografia UECE crispimab@gmail.com Marcos José Nogueira de Souza Prof. Dr. Em Geografia

Leia mais

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino Prof. Esp. Franciane Borges ESTRUTURA A América do Sul constitui a porção continental da Placa Sul-Americana. Composta de: Área instável a Cadeia Andina e o Bloco

Leia mais

VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DO TABULEIRO PRE-LITORANEO: ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA

VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DO TABULEIRO PRE-LITORANEO: ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Belo Horizonte/MG 24 a 27/11/2014 VULNERABILIDADE GEOAMBIENTAL DO TABULEIRO PRE-LITORANEO: ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO ATUAL NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Dayana Kelly Felipe Silva, Athalyta Peixoto Diogenes, Laís

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

EROSÃO EM ÁREAS URBANAS

EROSÃO EM ÁREAS URBANAS EROSÃO EM ÁREAS URBANAS GRUPO: Azussa Hirakata 3129173 Bruno Y. Katayama 3506844 Eduardo Takata 3104404 Kleber Ximenes 3633245 Meyre S. Taniguchi 3439620 Rodrigo T. O. Lemmi 3105600 Ronaldo Miyata 3439655

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 25 O RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 25 O RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 25 O RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem Observe a figura a seguir. É correto afirmar que a ilustração acima representa, de modo esquemático, uma forma de relevo conhecida

Leia mais

ILHABELA. Atlas Ambiental - Proposta temática

ILHABELA. Atlas Ambiental - Proposta temática ILHABELA Atlas Ambiental - Proposta temática Estância balneária de Ilhabela situa-se no litoral norte do Estado de São Paulo e é definida pelos limites - 23 43'23 N; - 23 57'59 S; - 45 0'28 L, - 45 27'44

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1 2 Curso Geografia Código: 35 3 4 Modalidade(s): Bacharelado / Licenciatura

Leia mais

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

ASPECTOS HIDROCLIMÁTICOS DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAPORA, MARANGUAPE, CEARÁ

ASPECTOS HIDROCLIMÁTICOS DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAPORA, MARANGUAPE, CEARÁ ASPECTOS HIDROCLIMÁTICOS DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAPORA, MARANGUAPE, CEARÁ Maria Angel Costa dos Santos; Abner Monteiro Nunes Cordeiro Universidade Estadual do Ceará UECE angelcosta.santos@hotmail.com

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 6 - Vulcanismo Os vulcões como geossistemas Os depósitos vulcânicos Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico

SUMÁRIO. Capítulo 6 - Vulcanismo Os vulcões como geossistemas Os depósitos vulcânicos Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico SUMÁRIO Capítulo 1 - Estruturando um planeta O método científico As teorias e as práticas modernas da Geologia A origem de nosso sistema planetário A Terra primitiva: formação de um planeta em camadas

Leia mais

I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri. Suplemento Especial

I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri. Suplemento Especial VOLUME 2 Nº 1 - MAIO/2007 ISSN 1980-5861 02 I Simpósio de Geografia Física do Nordeste 28 de abril - 01 de maio de 2007 Universidade Regional do Cariri Suplemento Especial Simone Cardoso Ribeiro, Alexsandra

Leia mais

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE SABIAGUABA, FORTALEZA-CE.

VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE SABIAGUABA, FORTALEZA-CE. VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE SABIAGUABA, FORTALEZA-CE. Andrea Bezerra Crispim Mestranda em Geografia (UECE) E-mail: andreacrispim1@yahoo.com.br Jader de Oliveira Santos Doutorando

Leia mais

ASPECTOS ESTATÍSTICOS DO CICLO ANUAL DA PRECIPITAÇÃO E SUAS ANOMALIAS: SÃO PAULO E REGIÃO SUL DO BRASIL

ASPECTOS ESTATÍSTICOS DO CICLO ANUAL DA PRECIPITAÇÃO E SUAS ANOMALIAS: SÃO PAULO E REGIÃO SUL DO BRASIL ASPECTOS ESTATÍSTICOS DO CICLO ANUAL DA PRECIPITAÇÃO E SUAS ANOMALIAS: SÃO PAULO E REGIÃO SUL DO BRASIL Maria Cleide BALDO 1, Maria de Lourdes Orsini F. MARTINS 2, Jonas Teixeira NERY 3 RESUMO Através

Leia mais

Oscilação Marinha. Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação)

Oscilação Marinha. Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação) Oscilação Marinha Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação) Devido a variação do nível do mar a região costeira sofre alterações profundas em sua

Leia mais

AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE

AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE Débora Barbosa da Silva 1 ; Neise Mare de Souza Alves 1 ; Aracy Losano Fontes 1 deborabarbs@ig.com.br Universidade

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. Aula 13. 2 Conteúdo Estrutura geológica e relevo. Habilidade Compreender a

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Prof.º Elves Alves www.professorelves.webnode.com.br ERAS GEOLÓGICAS ERAS GEOLÓGICAS Cenozoica (Terciário e Quaternário): Dobramentos modernos: Alpes, Andes, Himalaia,

Leia mais

ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO NA APA DO ESTUÁRIO DO RIO MUNDAÚ, TRAIRI-CE. ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO NA APA DO ESTUÁRIO DO RIO

ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO NA APA DO ESTUÁRIO DO RIO MUNDAÚ, TRAIRI-CE. ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO NA APA DO ESTUÁRIO DO RIO ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO NA APA DO ESTUÁRIO DO RIO Moura, M.T.M. 1 ; Cruz, M.L.B. 2 ; Silva, M.A. 3 ; Almeida, I.C.S. 4 ; 1 UECE Email:taylana.marinho@aluno.uece.br; 2 UECE Email:mlbcruz@gmail.com;

Leia mais

EROSÃO MARINHA E AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA PRAIA DE CAPONGA EM CASCAVEL-CE

EROSÃO MARINHA E AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA PRAIA DE CAPONGA EM CASCAVEL-CE EROSÃO MARINHA E AS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM DA PRAIA DE CAPONGA EM CASCAVEL-CE SILVA, Maria Daniele Pereira Bessa ¹ 1 Aluna do 8º Semestre do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Estadual do

Leia mais

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos.

. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. IV - REVISA CAESP HUMANAS 6ºANO 3ºBIMESTRE Nome: N o Turma: Prof.(ª): ELIELTON FUCKS Data: / /. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo

Leia mais

ANÁLISE AMBIENTAL COMO BASE AO ZONEAMENTO ECOLÓGICO- ECONÔMICO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO, CEARÁ, BRASIL

ANÁLISE AMBIENTAL COMO BASE AO ZONEAMENTO ECOLÓGICO- ECONÔMICO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO, CEARÁ, BRASIL ANÁLISE AMBIENTAL COMO BASE AO ZONEAMENTO ECOLÓGICO- ECONÔMICO NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUEIREDO, CEARÁ, BRASIL Resumo Autora: Maria Losângela Martins de Sousa. Mestranda em Geografia Universidade

Leia mais

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS NASCENTES DO RIO PACOTI NOS MUNICÍPIOS DE PACOTI E GUARAMIRANGA, CEARÁ, BRASIL

ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS NASCENTES DO RIO PACOTI NOS MUNICÍPIOS DE PACOTI E GUARAMIRANGA, CEARÁ, BRASIL ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NAS NASCENTES DO RIO PACOTI NOS MUNICÍPIOS DE PACOTI E GUARAMIRANGA, CEARÁ, BRASIL Francisca Leiliane Sousa de Oliveira(1) Maria Lucia Brito da Cruz(1) Lutiane Queiroz de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTARÉM RECÔNCAVO NORTE/BA

CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTARÉM RECÔNCAVO NORTE/BA CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTARÉM RECÔNCAVO NORTE/BA PACHECO J.M. 1 ¹Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) - Via Universitária s/nº, CIA I - Pitanguinha,

Leia mais

Uso de Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da vulnerabilidade ambiental no município de Pacoti, Ceará, Brasil.

Uso de Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da vulnerabilidade ambiental no município de Pacoti, Ceará, Brasil. Uso de Geotecnologias aplicadas ao mapeamento da vulnerabilidade ambiental no município de Pacoti, Ceará, Brasil. Resumo: Francisca Leiliane Sousa de Oliveira 1 Maria Lucia Brito da Cruz 2 Cristiano Alves

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem? (UFG) Analise os mapas a seguir. Os mapas apresentados destacam as unidades de relevo e as bacias hidrográficas

Leia mais

Capítulo 11. Biomas e a vegetação Parte 2

Capítulo 11. Biomas e a vegetação Parte 2 Capítulo 11. Biomas e a vegetação Parte 2 Características das formações vegetais brasileiras (pág. 225) Brasil: vegetação nativa Domínio Amazônico: Floresta Densa e meandros fluviais Formações Arbóreas

Leia mais

ANÁLISE AMBIENTAL DA PRAIA DE ALMOFALA-CE: SUBSÍDIOS A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

ANÁLISE AMBIENTAL DA PRAIA DE ALMOFALA-CE: SUBSÍDIOS A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ANÁLISE AMBIENTAL DA PRAIA DE ALMOFALA-CE: SUBSÍDIOS A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO Resumo VALESKA LIMAS SOARES 1 EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE 2 CLEYBER NASCIMENTO DE MEDEIROS 3 EVELINE ANDRADE

Leia mais

Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO

Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO Diana Oneide Montelo de Oliveira UNIFESSPA/Camos Marabá; dianaoneide@gmail.com Análise de Uso e ocupação do solo no Distrito São Félix na cidade de Marabá-Pará INTRODUÇÃO A geografia é uma Ciência essencial

Leia mais

POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES AMBIENTAIS ASSOCIADAS AO USO E OCUPAÇÃO DO LITORAL OESTE DO MUNICÍPIO DE PARAIPABA CEARÁ

POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES AMBIENTAIS ASSOCIADAS AO USO E OCUPAÇÃO DO LITORAL OESTE DO MUNICÍPIO DE PARAIPABA CEARÁ POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES AMBIENTAIS ASSOCIADAS AO USO E OCUPAÇÃO DO LITORAL OESTE DO MUNICÍPIO DE PARAIPABA CEARÁ João Paulo Portela Pós-graduação em Geologia, UFC. Email. Portela_ce@hotmail.com

Leia mais

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão

Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Método auxílio multicritério à tomada de decisão Fragilidade Ambiental Parcial Município de Cachoeira Paulista SP Marcelo Cardoso da Silva Bandoria Mestrado em Sensoriamento Remoto

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 82, DE 11 DE MAIO DE 2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 257ª Reunião Extraordinária, realizada em 11 de maio de 2012, e considerando

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS /2 (em ordem alfabética)

EMENTAS DAS DISCIPLINAS /2 (em ordem alfabética) EMENTAS DAS DISCIPLINAS - 2019/2 (em ordem alfabética) CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Ementa: A relação entre Cartografia e Geografia. Fundamentos geodésicos básicos da Cartografia Geográfica. Principais bases

Leia mais

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA.

GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA. GESTÃO AMBIENTAL E POLITICAS PUBLICAS. INFLUÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA EROSÃO DA ÁREA COSTEIRA NA PRAIA DO MURUBIRA, ILHA DE MOSQUEIRO PA. Wilian Victor da Silva Campos wiliancampos17@hotmail.com Luciana

Leia mais

Município: Saboeiro. Conteúdo

Município: Saboeiro. Conteúdo Conteúdo 1. Município: Saboeiro 2. Município: Salitre 3. Município: Santa Quitéria 4. Município: Santana do Acaraú 5. Município: Santana do Cariri 6. Município: São Benedito 7. Município: São Gonçalo do

Leia mais

NORDESTE. by Your User Name

NORDESTE. by Your User Name NORDESTE by Your User Name Clima Semiárido Baixas médias de pluviosidade anual, com altas temperaturas. Clima semiárido A existência desse clima se deve a dois fatores: 1. A barreira orográfica

Leia mais

ÁGUA E RECURSOS HÍDRICOS NO VALE DO JAGUARIBE, CEARÁ: DILEMAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUIEREDO.

ÁGUA E RECURSOS HÍDRICOS NO VALE DO JAGUARIBE, CEARÁ: DILEMAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUIEREDO. ÁGUA E RECURSOS HÍDRICOS NO VALE DO JAGUARIBE, CEARÁ: DILEMAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FIGUIEREDO. Maria Losângela Martins de Sousa (1); Ana Karolina de Oliveira Sousa (2); Rosiane Muniz Cabral (3);

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR

UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR Julio Manoel França da Silva, Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Paraná. Email: juliogeog@yahoo.com.br; Leonardo

Leia mais

Sumário: Introdução 1 Referencial Teórico 2 Procedimentos metodológicos - 3 Resultados e Discussões - Considerações Finais - Referências

Sumário: Introdução 1 Referencial Teórico 2 Procedimentos metodológicos - 3 Resultados e Discussões - Considerações Finais - Referências DOI: 10.18468/planetaamazonia.2017n9.p45-59 Artigo Áreas de Preservação Permanente no Campus do Itaperi e seu entorno (Fortaleza, Ceará): o uso de técnicas de geoprocessamento no auxílio à proteção ambiental

Leia mais

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS

2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)

Leia mais

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS DEGRADAÇÃO DOS SOLOS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS AO TEMA 15 de Abril é dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881-07/07/1960) DEGRADAÇÃO DOS SOLOS:

Leia mais

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ESPINHARAS-PB

ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ESPINHARAS-PB ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ESPINHARAS-PB Sara Alves de Carvalho Araújo Guimarães 1 ; Raniele Adame Gomes 2 ; Renata Luana Gonçalves Lourenço 3 ; Rosinete Batista dos Santos Ribeiro

Leia mais

O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS:

O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: O CRESCIMENTO URBANO E OS IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS: o caso da Ponta D Areia SÃO LUÍS/MA/BRASIL. Francisco Wendell Dias Costa (Geografia-UFMA) wendeldis@ibest.com.br Getúlio Estefânio

Leia mais

OS COMPARTIMENTOS DE RELEVO E A OCUPAÇÃO URBANA EM SÃO SEBASTIÃO NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

OS COMPARTIMENTOS DE RELEVO E A OCUPAÇÃO URBANA EM SÃO SEBASTIÃO NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO OS COMPARTIMENTOS DE RELEVO E A OCUPAÇÃO URBANA EM SÃO Machado, M.D. 1 ; 1 IG/UNICAMP Email:maicod.machado@gmail.com; RESUMO: Objetiva-se com este trabalho apresentar as relações entre os compartimentos

Leia mais

ASPECTOS AMBIENTAIS DA EXTRAÇÃO DE ARGILA EM ÁREAS DE PLANÍCIE FLUVIAL DO BAIXO JAGUARIBE CE

ASPECTOS AMBIENTAIS DA EXTRAÇÃO DE ARGILA EM ÁREAS DE PLANÍCIE FLUVIAL DO BAIXO JAGUARIBE CE ASPECTOS AMBIENTAIS DA EXTRAÇÃO DE ARGILA EM ÁREAS DE Fernandes Silva, F. 1 ; Moreira dos Santos, J. 2 ; 1 UECE Email:franfernandes_geo@hotmail.com; 2 UECE Email:ju_moreira232@hotmail.com; RESUMO: O presente

Leia mais

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .

Leia mais

GEOMORFOLOGIA NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO PARA O MUNICÍPIO DE IPUEIRAS CEARÁ.

GEOMORFOLOGIA NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO PARA O MUNICÍPIO DE IPUEIRAS CEARÁ. GEOMORFOLOGIA NO PLANEJAMENTO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO PARA O MUNICÍPIO DE IPUEIRAS CEARÁ. Julyara Maria Lira Silva 1 1 Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federa de Educação,

Leia mais

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO Área: CV ( ) CHSA (x) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

Confresa, Julho de 2018.

Confresa, Julho de 2018. Confresa, Julho de 2018. 1 Equipe de Consultores e Gestão: Prof. Ms. Luis Antonio Soares Coordenador Institucional - UNEMAT Prof. Esp. José Pedro Porrat Coordenador Geral do Plano Diretor Prof. Dr. Edevamilton

Leia mais