UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JEFERSON LOPES DE OLIVEIRA EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÃO EM ALVENARIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JEFERSON LOPES DE OLIVEIRA EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÃO EM ALVENARIA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JEFERSON LOPES DE OLIVEIRA EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÃO EM ALVENARIA LAGES (SC) 2014

2 JEFERSON LOPES DE OLIVEIRA EXECUÇÃO DE EDIFICAÇÃO EM ALVENARIA Relatório de estagio, apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense como requisito para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil. Orientador: Prof. arq. Gastão Pericles Lopes Carsten LAGES SANTA CATARINA 2014

3 3 1 INTRODUÇÃO 1.1 Caracterização da Organização A Empresa J.Lopes Construções Ltda, atua na área de construção civil, situada na Rua XV de Novembro Centro de Monte Castelo/SC. Desde 2009, tendo como foco o desenvolvimento de projetos civis e ambientais, construções industriais, comerciais e residenciais. 1.2 Situação Problemática Descrição do Problema Para a execução do estágio curricular, será desenvolvido o acompanhamento da execução de edificação em alvenaria para fim residencial, primeira etapa a ser construída será a unidade 01 e 02 com área 233,66m², situado na Rua Julio Correia da Costa, Canoinhas/SC. 1.3 Objetivos Objetivo Geral O presente trabalho tem por objetivo aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula durante o curso de Engenharia Civil.

4 Objetivos Específicos 1- Supervisionar a execução; 2- Orientar a execução dos serviços; 3- Controle de material no canteiro de obras. 1.4 Justificativa Os Problemas encontrados nas edificações de pequeno médio ou grande porte muitas vezes ocorrem devido à falta de supervisão e acompanhamento do Engenheiro Civil durante a sua execução. Exemplos corriqueiros de erros, concretar um colarinho com resíduos dentro da forma. A presença do Engenheiro Civil no canteiro de obras para supervisionar e orientar a execução dos serviços é de grande importância para que a execução do serviço seja de qualidade. Com isso se considera de grande importância para a realização do estágio a vivencia no canteiro de obras, resolvendo desde os problemas corriqueiros, mais comuns até alguns de maior importância.

5 5 2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Alvenaria Segundo YAZIGI (2009), as paredes devem ser moduladas, de modo a facilitar o uso do maior número possível de componentes inteiros. O assentamento dos componentes tem de ser executado com juntas de amarração. Na execução de alvenarias com juntas a prumo, é obrigatória a utilização de armaduras longitudinais, situadas na argamassa de assentamento, distanciadas cerca de 60 cm, na altura Revestimentos Segundo CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO (2011), os revestimentos de argamassa ajuda na proteção, alem de servir, é claro, como base para os mais variados tipos de acabamentos. Segundo CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO (2011) a execução dos revestimentos com argamassa deve seguir a norma NBR 7200 Execução de paredes e Tetos Chapisco Segundo Manual de Revestimentos, camada de preparo da base, constituída de mistura de cimento, areia e aditivos, aplicada de forma contínua ou descontínua, com a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e melhorar a aderência do revestimento Emboço

6 6 Segundo Manual de Revestimentos, camada de revestimento executada para cobrir e regularizar a superfície da base com ou sem chapisco, propiciando uma superfície que permita receber outra camada de reboco ou de revestimento decorativo, ou que se constitua no acabamento final Reboco Segundo Manual de Revestimentos, camada de revestimento utilizada para o cobrimento do emboço, propiciando uma superfície que permita receber o revestimento decorativo ou que se constitua no acabamento final Massa Única (emboço paulista) Segundo Manual de Revestimentos, revestimento executado numa camada única, cumprindo as funções do emboço e reboco.

7 7 3 METODOLOGIA O presente trabalho será organizado em etapas: 1) Na primeira etapa será feito revisão bibliográfica; 2) A coleta de dados será realizada através da analise dos documentos fornecidos pela empresa como projetos e memorial descritivo, será realizado o quantitativo de materiais para a etapa em execução durante o período de estagio. 3) Fazer o acompanhamento dos serviços executados e descrever os métodos utilizados.

8 8 4 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ESTÁGIO 4.1 Estudo da obra. No inicio do período de estágio a obra encontrava-se em execução, com sua fundação executada, (Estaqueamento, Bloco de Coroamento e Vigas Baldrame), e iniciando os serviços de alvenaria, por isso o estagiário não acompanhou os serviços desde o começo. 4.2 Acompanhamento dos Serviços Execução de Impermeabilização. Execução de impermeabilização do baldrame, após a limpeza do local, foi aplicado o primer nas vigas baldrame, para que não tenha problemas de infiltração nas paredes. Fonte: httpwww.ciplak.com.brprodutos-impermeabilizantesfiltroaplicacaoalicerces-muros-dearrimo. Figura 1: Execução de Impermeabilização.

9 Execução de Alvenaria. Na execução das alvenarias foram utilizados tijolos seis furos, com as seguintes dimensões, 0,09 x 0,14 x 0,24m, o assentamento será de tijolo deitado. Como executar as paredes em alvenaria: primeiro passo, fazer a marcação para que as paredes não fique fora de esquadro e também para que não fiquem fora de prumo. Segundo YAZIGI 2009, a argamassa de assentamento deve ser aplicada na parede do bloco por meio de uma colher de pedreiro, de modo a formar cordões nos dois lados do tijolo, Quando acontece o encontro entre alvenaria e o pilar o assentamento deve ser feito com argamassa na junta vertical já colocada, precisando o tijolo ser comprimido sobre a estrutura previamente chapiscada para melhor ligação entre eles. As juntas horizontais devem possuir espessuras compreendidas entre 1 a 2 cm. Porem as juntas verticais devem ser preenchidas com argamassa só nos casos de: fiada de respaldo da alvenaria; entre blocos em contato com os pilares e os blocos adjacentes; na interseções de paredes e as blocos adjacentes (no caso de amarração da interseção das paredes com os próprios blocos, o preenchimento das juntas verticais é dispensável); nas paredes apoiadas em lajes em balanço; nas paredes muito esbeltas; nas paredes com respaldo livre (platibandas, guarda-corpos, muretas entre área de serviço e cozinhas); nas paredes muito recortadas para o embutimento de tubulações; nas paredes muito curtas. É preciso ser feito o assentamento das fiadas com juntas verticais desencontradas (amarradas), sendo utilizados os meios blocos em fiadas alternadas, nas extremidades das paredes. Segundo YAZIGI 2009, A execução das vergas e contra vergas pode ser feita in loco, com a utilização de formas, blocos do tipo canaleta ou pré-moldadas. O apoio mínimo das contra vergas é de 30 cm de cada lado do vão, e para as vergas utiliza-se 20 cm. Recomenda-se reforçar a ligação entre a parede e o pilar por meio de tiras com cerca de 40 cm de comprimento de tela de aço zincada (fio 1,6 mm e malha de 15 x 15 mm) ou similar, posicionadas na cota de nível de juntas de assentamento alternadas.

10 10 Figura 2: Execução de Alvenaria. Fonte: httpwww.forumdaconstrucao.com.brconteudo.phpa=7&cod= Execução de Chapisco. Após a execução das paredes, o próximo passo é executar o chapisco. Para começar a chapiscar antes temos que molhar a parede com água limpa, para limpa e para que o tijolo não absorva a água utilizada no chapisco. Preparação do chapisco com cimento e areia no traço 1:3, a argamassa de ser aplicada nas paredes utilizando uma colher de pedreiro tipo triangulo para o maior rendimento. Aguarda-se em torno de 72horas, sempre que necessário, em função do tempo sem aplicação de reboco ou temperaturas altas ou execesso de vento, uma vez ao dia umedecer o chapisco. Figura 3: Execução de Chapisco. Fonte: httpwww.topeca.ptindex.phpptproductindex234.

11 Execução de Emboço e Reboco ou Massa Única (emboço paulista). O emboço somente poderá ser aplicado após a pega ou cura completa do chapisco. Tendo em vista a espessura de 3mm, o emboço é constituído de uma camada de argamassa, com os seguintes traços: - emboço externo: 1:1:4 cimento, cal, e areia, em volume. - emboço interno: 1:1:6 cimento, cal e areia, em volume. Os matérias usados devem ser de boa procedência. A areia de ser de rio e lavada, não é recomendada areia de cava. A aplicação deverá ser feita sobre a superfície previamente umedecida. O emboço foi executado com 3mm, iniciando com guias de argamassa conhecidas como mestras, são alinhadas as taliscas com o prumo, em seguida lança-se a argamassa na parede, espalhando a argamassa na parede com uma régua de alumínio seguindo a orientação das guias ou mestras. Após feito isso, usa-se a desempenadeira para ajustar o desempeno do emboço. Figura 4: Execução de Emboço. Fonte: httpwww.meiacolher.com201403passo-passo-de-como-rebocar-parede.html. Por fim o reboco sendo uma camada de 1mm, a finalidade é de acabamento, devendo ser regular. Definição uma massa fina que dará acabamento liso e uniforme ao emboço, traço utilizado 1:2 cal e areia fina em volume. Essa argamassa ou nata também chamada. É espalhada com uma desempenadeira de madeira, recebendo acabamento com uma

12 12 desempenadeira de feltro ou esponja, também utilizado a desempenadeira de plástico. Figura 5: Execução de Reboco. Fonte:

13 13 5 CONCLUSÃO. Ao final deste estagio foi grande o aprendizado, aprendendo com os profissionais de obra, alguns métodos que são de difícil compreensão apenas nos livros. Assim nota se que mesmo um serviço simples como impermeabilizar uma fundação no caso o baldrame, se não for feito corretamente ocorrerão infiltrações que futuramente causarão danos na alvenarias e reboco. Também se não houve uma locação das paredes, esquadrejadas a prumo iremos gastar (MELHOR DIZER: SE GASTARÁ) mais material e mão de obra, com isso o custo mais elevado e o desperdício material. O assentamento do tijolo sendo deitado, a parede fica mais larga com isso o travamento fica melhor, também para fazer a tubulação elétrica e hidráulica.

14 14 6 RELATORIO DE FOTOS. Figura 6: Execução de Impermeabilização. Fonte: J.Lopes Construções Ltda.

15 15 Figura 7: Execução de Alvenaria. Fonte: J.Lopes Construções Ltda. Figura 7: Execução de Chapisco. Fonte: J.Lopes Construções Ltda.

16 7 ANEXO 16

17 17 8 REFERÊNCIAS AZEREDO, Hélio Alves de. O Edifício Até Sua Cobertura 2ª edição. - São Paulo: Blucher, 1977; SOUZA, Josiani. Construção Passo a Passo volume 1. - São Paulo: Pini, 2009; SOUZA, Josiani. Construção Passo a Passo volume 2. - São Paulo: Pini, 2011; SOUZA, Josiani. Construção Passo a Passo volume 3. - São Paulo: Pini, 2012; YAZIGI, Walid. A Técnica de Edificar 10ª edição. - São Paulo: Pini, 2009;

Procedimentos e normas para execução de alvenarias

Procedimentos e normas para execução de alvenarias Procedimentos e normas para execução de alvenarias Introdução Um bom projeto é indispensável para a execução de uma obra de qualidade, mas não adianta apenas ter em mãos um bom projeto: é preciso assegurar

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II ECV 5357 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto REVESTIMENTO CERÂMICO escolher 1 parede ou 1 piso; informar a localização no prédio e dimensões MATERIAIS: Cerâmica

Leia mais

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. Responsabilidades / Autoridades 4.1 Gerente de Obras 4.2 Engenheiro de Produção 4.3 Funcionários

Leia mais

Disciplina: Construção Civil 4. Orçamento de Obras. Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA

Disciplina: Construção Civil 4. Orçamento de Obras. Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 06 Composição de Custo Unitário e Levantamento de Quantitativos ALVENARIA 1 A etapa de levantamento de quantitativos é uma das que intelectualmente

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LEONARDO MARTINS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO DO ACABAMAMENTO EM EDIFÍCO DE SEIS PAVIMENTOS TEODORO MELO LAGES

Leia mais

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. Responsabilidades / Autoridades 4.1 Gerente de Obras 4.2 Engenheiro de Produção 4.3 Funcionários

Leia mais

Argamassas de Revestimento

Argamassas de Revestimento Argamassas de Revestimento q Argamassa de revestimento é utilizada para revestir paredes, muros e tetos, os quais, geralmente, recebem acabamentos como pintura, cerâmicos, laminados, etc; q O revestimento

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 05 Revestimentos Argamassados de Paredes ARGAMASSA NBR 13281: Mistura homogênea de agregados miúdos, aglomerantes inorgânicos e água, contendo ou não aditivos químicos, com propriedades

Leia mais

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri Professor Yuri Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I 7. Alvenaria Definição: Alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos de concreto, que

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Revestimento Reves%mento NBR 7200 - Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas Procedimento. Esta Norma fixa o procedimento de execução de

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS MEMORIAL DESCRITIVO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS PREFEITURA DE MARAVILHA CAMILA BEGROW Arquiteta e Urbanista CAU A74048-9 MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Centro de Convivência de Idosos. Área: 202,33m² de

Leia mais

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Alvenaria de Vedação Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Considerações Gerais Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício de pedreiro ou alvanel, ou ainda, obra composta

Leia mais

REVESTIMENTOS DE PAREDE

REVESTIMENTOS DE PAREDE REVESTIMENTOS DE PAREDE REVESTIMENTO DE PAREDES CHAPISCO EMBOÇO REBOCO CHAPISCO SUPERFÍCIE ÁSPERA ENTRE A ALVENARIA E O EMBOÇO ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA 1:3, CONSISTÊNCIA BEM PLÁSTICA COLHER DE PEDREIRO

Leia mais

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva PREFEITURA MUNICIPAL DE ILICÍNEA Estado de Minas Gerais CNPJ: 18.239.608/0001-39 Praça. Padre João Lourenço Leite, 53 Centro Ilicínea Tel (fax).: (35) 3854 1319 CEP: 37175-000 Memorial Descritivo Escola

Leia mais

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio Cuiabá/MT Maio - 2017 Alvenaria e um maciço constituído de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa, ou somente

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 6. Procedimento de Execução Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 92 Instruções para a contratação de mão-de-obra

Leia mais

Construção de casas populares no Município de Primavera-Pa

Construção de casas populares no Município de Primavera-Pa Estado do Pará Prefeitura Municipal de Primavera Secretaria Municipal de Obras Urbanismo e Transportes ANEXO I MEMORIAL DISCRITIVO Construção de casas populares no Município de Primavera-Pa Paulo José

Leia mais

execução Caixote de massa em madeira A madeira absorve a água da argamassa o que diminui a trabalhabilidade da argamassa.

execução Caixote de massa em madeira A madeira absorve a água da argamassa o que diminui a trabalhabilidade da argamassa. execução Caixote de massa em madeira A madeira absorve a água da argamassa o que diminui a trabalhabilidade da argamassa. Para melhorar a fluidez da argamassa o pedreiro adiciona água, o que modifica todas

Leia mais

Foto 19 alisando o concreto

Foto 19 alisando o concreto 36 Foto 18 adensamento do concreto Foto 19 alisando o concreto Durante a concretagem a equipe se mostrou bem sincronizada e o mestre de obras conduziu o processo de uma forma muito tranquila e profissional.

Leia mais

Amarração de alvenaria em pilar

Amarração de alvenaria em pilar Página 1 de 10 Amarração de alvenaria em pilar Confira as etapas para fazer a ligação de alvenaria e pilar Reportagem: Juliana Nakamura Fissuras e outros problemas nas alvenarias de paredes costumam gerar

Leia mais

MANTA SOUND SOFT ONDULADA

MANTA SOUND SOFT ONDULADA MANTA SOUND SOFT ONDULADA CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO Espessuras: 6/3, 8/4, 10/5 e 17/8 mm Bobinas 1,3 x 10 m: 6/3 e 8/4 mm Placas 1X1 m: 10/5 e 17/8 mm ARMAZENAMENTO DO MATERIAL 1. Bobinas: Na vertical

Leia mais

Execução Alvenaria Estrutural. Jean Marie Désir

Execução Alvenaria Estrutural. Jean Marie Désir Execução Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir http://chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Execução Alvenaria Estrutural PROJETO EXECUÇÃO Execução Alvenaria Estrutural Terraplanagem Cobertura

Leia mais

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015

AULA 6 ARGAMASSA. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting. 1 o semestre 2015 AULA 6 ARGAMASSA Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 1 o semestre 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ARGAMASSAS DEFINIÇÃO Materiais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina MEMORIAL DE CÁLCULO Obra: Ampliação da Unidade Básica de Saúde Central Localização: Rua Santa Catarina, Centro Área a ser construída: 161,82 m² Data: Novembro de 2015 01 - Serviços Iniciais - Placa da

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO)

ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA ALVENARIA ESTRUTURAL (BLOCOS DE CONCRETO, BLOCOS CERÂMICOS, GRAUTEAMENTO E ARMAÇÃO) LOTE

Leia mais

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS LOTE 1 Versão: 005 Vigência: 11/2014 Última atualização: 11/2016 SINAPI Cadernos

Leia mais

PEDREIRO PASSO A PASSO

PEDREIRO PASSO A PASSO PEDREIRO PASSO A PASSO 1. INICIO 2. MASSA PRA TIJOLO 3. MASSA PRA REBOCO 4. EQUIPAMENTOS PRA PEDREIRO 5. LEVANTANDO PAREDE 6. REBOCO INICIO Pedreiro é o profissional que constrói ou reveste muros, paredes,

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL SERVIÇOS

ALVENARIA ESTRUTURAL SERVIÇOS Alvenaria Ministério Estruturalda Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Marcação da Alvenaria: Construção Civil II ( TC-025) Verificação do esquadro e nível do pavimento; Traçado

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Unidade Básica de Saúde de Santa Tereza

MEMORIAL DESCRITIVO Unidade Básica de Saúde de Santa Tereza MEMORIAL DESCRITIVO Unidade Básica de Saúde de Santa Tereza OBJETIVO: O presente memorial descritivo destina-se a estabelecer as etapas necessárias, juntamente com sua descrição, para contratação de mão

Leia mais

FQ-01. Fechamento para quadra de esportes. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1/5 7 18/09/09

FQ-01. Fechamento para quadra de esportes. Componentes. Código de listagem. Atenção. Revisão Data Página 1/5 7 18/09/09 1/5 2/5 3/5 4/5 DESCRIÇÃO Constituintes Fundação em baldrame sobre brocas ou sapatas corridas, conforme as condições do terreno e de acordo com especificação de projeto. Impermeabilização rígida, tipo

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo

Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo Curso Técnico em Edificações Disciplina Técnicas de Construção Civil 3 Revestimento Interno e Externo Docente: Profa. Priscila B. Alves TCCC3 O que é? Pra que serve? Quais os tipos? Introdução Nada mais

Leia mais

REVESTIMENTOS DIVERSOS

REVESTIMENTOS DIVERSOS REVESTIMENTOS DIVERSOS MASSA RASPADA IMITAÇÃO TRAVERTINO GRANULARES TEXTURIZADOS RÚSTICOS GESSO GARANTIA 5 ANOS MAIOR RESISTÊNCIA A INTEMPÉRIES MAIOR VIDA ÚTIL MASSA RASPADA SACOS DE 50 KG RENDIMENTO :

Leia mais

PRIS - PLANO E REGISTRO DE INSPEÇÃO DE SERVIÇOS

PRIS - PLANO E REGISTRO DE INSPEÇÃO DE SERVIÇOS SERVIÇO ITENS DE VERIFICAÇÃO CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO ALVENARIA Alinhamento ± 3mm TA Marcação Nivelamento ± 3mm in / / Vão dos batentes ± 1cm Esquadro do ambiente ± 3mm Preenchimento das juntas 100% Limpeza

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETURA. ARQ. Cesar Luiz Basso

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETURA. ARQ. Cesar Luiz Basso MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETURA RESPONSÁVEL: ARQ. Cesar Luiz Basso CAU: A5819-0 OBRA: LOCAL: 6098 NÚCLEO PEDAGÓGICO CAMPUS JORGE AMADO - SUBESTAÇÃO PRIMÁRIA BR415 Rodovia Itabuna/ Ilhéus - BA 1 CONTROLE

Leia mais

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil

Faculdade Sudoeste Paulista Curso de Engenharia Civil Técnicas da Construção Civil AULA 11 CONTRAPISOS O contrapiso é uma camada de argamassa executada sobre uma base, que pode ser a laje de um pavimento ou um lastro de concreto, se for sobre o solo. Sua função é regularizar a superfície

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO APRESENTAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO APRESENTAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO APRESENTAÇÃO As presentes especificações referem-se aos serviços da construção de um pavilhão em concreto pré-moldado. Trata-se de uma cobertura para a quadra de esportes da escola

Leia mais

Técnicas e práticas construtivas para edificação

Técnicas e práticas construtivas para edificação Técnicas e práticas construtivas para edificação 1 - Preparativos iniciais 1.1 Considerações iniciais 1.1.1 Classificação das construções quanto ao uso 1.2 Fases da obra 1.2.1 Projeto 1.2.2 Verificação

Leia mais

DE IRATI LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC. Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC

DE IRATI LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC. Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC PREFEITURA MUNICIPAL DE IRATI PROJETO SANTUÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC ÁREA: 621,07 m² Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC 086597-5

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/1) ENG 2333 (2016/1) Aula 08 Contrapiso CONTRAPISO Funções: Regularizar a superfície do piso ou da laje; Embutir instalações que passem pelo piso; Permitir o correto caimento do piso nas áreas molhadas; Fornecer

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES CONCEITO: São elementos estruturais laminares (uma das dimensões muito menor do que as outras duas), apoiadas de modo contínuo em sua base. 2 TIPOLOGIA:

Leia mais

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso

CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO. o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso REVESTIMENTO VERTICAL DE PEDRA NATURAL Fonte: Revista Téchne no.10 1 o Durabilidade o Beleza o Cuidados especiais na aplicação o Alto peso CARACTERÍSTICAS PROCESSOS DE APLICAÇÃO o Sistema ADERENTE: Assentamento

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV

CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV Prof. Marco Pádua Exercício: Calcular o consumo de materiais considerando uma concretagem em conjunto com uma alvenaria de blocos de concreto. profmarcopadua.net------------------------------------------exercício

Leia mais

MANTA SOUND SOFT CONTRAPISO

MANTA SOUND SOFT CONTRAPISO MANTA SOUND SOFT CONTRAPISO CARACTERISTICAS TÉCNICAS Armazenar as bobinas das Mantas Acústicas Sound Soft: Na vertical; Sobre uma base maior (pallet ou contrapiso); Em uma base limpa e sem a presença de

Leia mais

Deve ser lançado sobre o paramento previamente umedecido com auxílio da colher, em uma única camada de argamassa.

Deve ser lançado sobre o paramento previamente umedecido com auxílio da colher, em uma única camada de argamassa. APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Analisar o tipo de revestimento que mais se enquadra para uma determinada superfície; Executar corretamente os diversos tipos de revestimentos; Especificar

Leia mais

Revestimentos de Paredes com Placoplast

Revestimentos de Paredes com Placoplast PÁGINA 1/7 Revestimentos de Paredes com Placoplast Revestimento para construção civil é uma camada executada com um material específico, que permite proteger, cobrir e/ou decorar uma superfície (paredes,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA

MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA MEMORIAL DESCRITIVO CONDOMÍNIO FECHADO BELLA VISTA 1 Caracterização da unidade residencial As unidades residenciais do condomínio Bella Vista, terão os seguintes ambientes divididos em dois andares, no

Leia mais

Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A MEMORIAL DESCRITIVO

Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A MEMORIAL DESCRITIVO Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A52432-8 MEMORIAL DESCRITIVO Natureza da Obra: Residencial - Sobrados Geminados Proprietário: 3S Construções Ltda Local: Rua Vereador Adão Santos - Quadra

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS

ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS . HISTÓRICO O uso da Alvenaria como elemento apenas comprimido é uma das mais antigas formas de construção empregadas pelo homem HISTÓRICO OBRAS

Leia mais

Tipos de revestimentos

Tipos de revestimentos Tipos de revestimentos Introdução Em uma construção, embora o teto, o piso e as paredes componham a parte que, visivelmente, arranja uma edificação, esses elementos precisam de algo mais: o revestimento,

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo.

ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. 1 ÁREAS Impermeabilização de fundação com cimento polimérico. Baldrame, sapata e contra piso em contato com o solo. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4.

Leia mais

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO

Aprovado por: Leonardo Neri Data: 04/12/2017 SUMÁRIO SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. 4.1 4.2 4.3 Responsabilidades / Autoridades Gerente de Obras Engenheiro de Produção Funcionários

Leia mais

Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014

Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014 1 Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014 Marcos Rebuá dos Santos marcos.rebua@hotmail.com MBA em Projeto,

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Universidade Federal de Alagoas Campus do Sertão Eixo de Tecnologia TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Aula 4 Alvenarias Prof. Alexandre Nascimento de Lima Delmiro Gouveia, agosto de 2017. Introdução É toda

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. - ÁREAS Do terreno ,92 M2 A construir ,08 M2

MEMORIAL DESCRITIVO. - ÁREAS Do terreno ,92 M2 A construir ,08 M2 MEMORIAL DESCRITIVO Objeto: UBS Local: AV. DOS ESTUDANTE Cidade: APARECIDA DO TABOADO - BAIRRO: REDIDENCIAL PRIMAVERA Prop.: PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DO TABOADO/MS - ÁREAS Do terreno... 4.085,92

Leia mais

MEMORIAL QUANTITATIVO

MEMORIAL QUANTITATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ASCURRA ESTADO DE SANTA CATARINA CNPJ: 83.102.772/0001-61 OBRA: REFORMA NA ESCOLA VILA NOVA E EXECUÇÃO DE 04 SALAS DE AULA (Escola Municipal Ten. Cel. Amaro Medeiros de Vasconcelos)

Leia mais

Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS

Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS Orçamento parcial nº 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 m2 Corte de capoeira fina a foice 900,000 0,19 171,00 1.2 m2 Raspagem e limpeza manual de terreno 900,000 0,63 567,00

Leia mais

REVESTIMENTOS. Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto

REVESTIMENTOS. Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto REVESTIMENTOS Curso Técnico em Edificações Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3 Profª Nayra Y. Tsutsumoto REVESTIMENTOS O que é revestimento? Revestimentos mais comuns Argamassas Cerâmicos Pedra

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itambé

Prefeitura Municipal de Itambé MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E AMPLIAÇÃO DA CAPELA MORTUÁRIA CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este memorial tem por objetivo descrever de forma clara a reforma e ampliação da capela mortuária. Todos os materiais

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão 1 SERVIÇOS PRELIMINARES R$ 4.380,62 1.1 74077/001 SINAPI 1.2 85423 SINAPI 1.3 90778 SINAPI LOCACAO CONVENCIONAL DE OBRA, ATRAVÉS DE GABARITO DE TABUAS CORRIDAS PONTALETADAS, SEM REAPROVEITAMENTO ISOLAMENTO

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Av. Cel. Martiniano, 993, Centro - Caicó/RN CNPJ: /

MUNICÍPIO DE CAICÓ - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Av. Cel. Martiniano, 993, Centro - Caicó/RN CNPJ: / MUNICÍPIO DE CAICÓ - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Av. Cel. Martiniano, 993, Centro - Caicó/RN CNPJ: 08.096.570/0001-39 OBRA: REFORMA DA ILHA DE SANTANA 1.0 Serviços preliminares 1.1 PLACA DE OBRA EM CHAPA

Leia mais

INFRAESTRUTURA 22/08/2018. Direitos reservados à UFPR Departamento de Construção Civil Grupo de Construção Civil

INFRAESTRUTURA 22/08/2018. Direitos reservados à UFPR Departamento de Construção Civil Grupo de Construção Civil 1 INFRAESTRUTURA Código Descrição Ud Qtde. 04 RESIDÊNCIA TIPO 01 04.01 INFRA-ESTRUTURA 04.01.01 FUNDAÇÃO PROFUNDA 04.01.01.001 Estaca pré-moldada m 90,00 04.01.02 SERVIÇOS GERAIS 04.01.02.001 Escavação

Leia mais

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 PRINCIPAIS TIPOLOGIAS ALVENARIA ESTRUTURAL não se utilizam pilares e vigas, pois as paredes chamadas de portantes compõem a estrutura da edificação

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES PROJETO ARQUITETÔNICO REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA THOMAZ PEREIRA MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO Revitalização da Praça Thomaz Pereira 1. OBJETIVO: A presente especificação tem por objetivo estabelecer

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: Construção de muro de fechamento na propriedade da Autarquia Educacional do Araripe AEDA, em alvenaria e estrutura de concreto armado nos flancos:

Leia mais

Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica

Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica Lajes com trânsito de até 50 m² Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTAFLEX / DRYKOMANTA Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

Engenharia Civil Alvenaria Estrutural

Engenharia Civil Alvenaria Estrutural MATERIAIS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Normas Nacionais a) NBR 15961-1/11 - Blocos de Concreto, Parte 1: Projeto; NBR 15961-2/11 - Blocos de Concreto, Parte 2: Execução e controle de obras; b) NBR 6136/16

Leia mais

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto.

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto. Produto VEDATOP FLEX é uma argamassa polimérica, flexível, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais

Leia mais

1 MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA

1 MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA 1 MEMORIAL DESCRITIVO DESCRIÇÃO DA OBRA OBRA: CONSTRUÇÃO DE CASA DE MADEIRA OBJETO: CONSTRUÇÃO DE CASA DE MADEIRA COM 50,40m², VARIOS LOCAIS, SÃO JOAQUIM SC. 1 GENERALIDADES Os serviços a serem executados

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014 RELATÓRIO TÉCNICO Obra: Tipologia Habitacional para Encostas Local: Jardim Zaira - Mauá Data: Junho de 2014 1. Concepção estrutural A estrutura dos edifícios foi concebida em alvenaria estrutural não armada.

Leia mais

Paredes de tijolos maciços

Paredes de tijolos maciços ELEVAÇÃO DA ALVENARIA: 4.2.1 - Paredes de tijolos maciços Depois de, no mínimo, um dia da impermeabilização, serão erguidas as paredes conforme o projeto de arquitetura. O serviço é iniciado pêlos cantos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO UNINCOR UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE TRES CORAÇÕES / MG

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO UNINCOR UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE TRES CORAÇÕES / MG MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO UNINCOR UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE TRES CORAÇÕES / MG Angélica Ferreira Silva Barbosa Arquitetura e Urbanismo MEMORIAL

Leia mais

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA

VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA VERGA, CONTRAVERGA, FIXAÇÃO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO E CINTA DE AMARRAÇÃO DE ALVENARIA LOTE

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação.

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação. Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação. Tijolos de barro cozido Tijolo comum (maciço, caipira) dimensões

Leia mais

VEDOS. Vedações verticais e horizontais

VEDOS. Vedações verticais e horizontais VEDOS Vedações verticais e horizontais 1. Blocos/Tijolos 1.1 Tipos 1.1.1 Cerâmico 1.1.2 Concreto 1.1.3 Concreto celular 1.1.4 Sílico-calcário 1.1.5 Vidro 1.2 Execução 1.2.1 Preparo da superfície estrutura/alvenaria

Leia mais

Pisos frios e áreas molháveis Argamassa

Pisos frios e áreas molháveis Argamassa Pisos frios e áreas molháveis Argamassa Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOTEC 5000 Revestimento impermeabilizante com alto teor de resina termoplástica e cimentos com cargas ativas, formando

Leia mais

Tecnologia das construções

Tecnologia das construções Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Revestimentos argamassados Execução de edificações Revestimentos argamassados

Leia mais

Modelos de Calculo. Cargas nas Lajes

Modelos de Calculo. Cargas nas Lajes Cargas nas Lajes Modelos de Calculo Na teoria das estruturas, consideram-se elementos de superfície aqueles em que uma dimensão, usualmente chamada espessura, é relativamente pequena em face das demais,

Leia mais

Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social

Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social Obra: Construção de Casas em padrão Popular Preço base: Sinapi Janeiro/2017 com desoneração Planilha Orçamentária Mês/Ano: F 1.00 SERVIÇOS

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

ssa m a R1 B

ssa m a R1 B Argamassas NBR13281 Histórico [ 1º. registro de emprego na construção: Pré-História " Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000 a.c. (descoberto em 1985, em Israel,

Leia mais

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação.

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação. ALVENARIA Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada Alvenaria de vedação. Tijolos de barro cozido Tijolo comum (maciço, caipira)

Leia mais

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira

Argamassas mistas. Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Argamassas mistas de cimento, cal e areia destinadas ao uso em alvenarias e revestimentos Prof. M.Sc. Ricardo Ferreira Fonte: NBR 7200:1998 NBR 13529:2013

Leia mais

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA

COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES REPRESENTATIVAS DO SERVIÇO DE EMBOÇO/MASSA ÚNICA INTERNA LOTE 1 Versão: 003 Vigência: 11/2014

Leia mais

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. Qual a definição de. Argamassa. Argamassa. Prof. Marcos Valin Jr.

Prof. Marcos Valin Jr. Prof. Marcos Valin Jr. Qual a definição de. Argamassa. Argamassa. Prof. Marcos Valin Jr. Qual a definição de www.mvalin.com.br 1 Material de construção, com propriedade de aderência e endurecimento, obtida a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos (areia) e

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO

ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO TREINAMENTO INTERNO ALVENARIA DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO VANTAGENS: Redução de formas e armaduras; Eliminação das etapas de moldagem dos pilares e vigas; Montagem

Leia mais

Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica

Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica Lajes sem trânsito de até 50 m² Membrana acrílica Sistema Impermeabilizante especificado DRYCRYL - Manta líquida à base de resina acrílica, pronta para uso e de fácil aplicação. Depois da cura, forma uma

Leia mais

Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica

Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica Lajes com trânsito acima de 50 m² Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA TOP Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO Obra - Ampliação do Ginásio de Esporte Proprietária - PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATIBA. Local - Rua Itá, Parte da Chácara 61, Aratiba/RS. 1. OBJETIVO O presente memorial

Leia mais

Áreas externas; Porcelanatos e pedras naturais; Pastilhas de vidro, de porcelana ou outros materiais;

Áreas externas; Porcelanatos e pedras naturais; Pastilhas de vidro, de porcelana ou outros materiais; Criado: 11/08/2016 1. PRODUTO Arga Cozinhas e Banheiros 2. DESCRIÇÃO A Arga Cozinhas e Banheiros é uma argamassa colante especial para assentamento de placas cerâmicas em áreas internas com ação hidrorrepelente

Leia mais

Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica

Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica Jardineiras e Coberturas verdes Manta asfáltica Sistema Impermeabilizante especificado DRYKOMANTA AR - Manta asfáltica impermeabilizante industrializada, feita a base de asfaltos modificados com polímeros

Leia mais

Obra:AMPLIAÇÃO E REFORMA POSTO DE SAÚDE BARRA MANSA Local: Localidade de Barra Mansa - Canoinhas - SC MEMORIAL DESCRITIVO

Obra:AMPLIAÇÃO E REFORMA POSTO DE SAÚDE BARRA MANSA Local: Localidade de Barra Mansa - Canoinhas - SC MEMORIAL DESCRITIVO Obra:AMPLIAÇÃO E REFORMA POSTO DE SAÚDE BARRA MANSA Local: Localidade de Barra Mansa - Canoinhas - SC MEMORIAL DESCRITIVO O presente memorial, refere-se às especificações básicas de materiais, serviços

Leia mais

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração.

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração. IMPERMEABILIZAÇÃO Têm a função de proteger a edificação contra patologias que poderão surgir como possível infiltração de água. Classificação RÍGIDAS Baixa capacidade de deformação FLEXÍVEIS Suportam deformações

Leia mais

AMESC ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO

AMESC ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO EXTERNA COM LAJOTAS DE CONCRETO PASSEIOS MURO DE ALVENARIA CERCA METÁLICA ILUMINAÇÃO EXTERNA LOCAL: SEDE ADMINISTRATIVA DA AMESC ARARANGUÁSC MARCIO MURILO DANIEL Engenheiro

Leia mais