Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Panificação I. Ovo. Ingrediente Enriquecedor: Professora: Patrícia Matos Scheuer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Panificação I. Ovo. Ingrediente Enriquecedor: Professora: Patrícia Matos Scheuer"

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Panificação I Ingrediente Enriquecedor: Ovo Professora: Patrícia Matos Scheuer

2 Variedade dos Ovos

3 Definição O ovo é um corpo unicelular formado no ovário dos animais (aves e répteis); Alimento de grande valor nutritivo (contém todos os aminoácidos essenciais importantes à alimentação humana), utilizado como ingrediente enriquecedor na produção de pães; No Brasil, a maioria dos ovos consumidos são de galinha (gallus domesticus).

4 Peso do ovo Estrutura 30g na clara 55 gramas: 20g na gema 5g na casca

5 Estrutura Classificação dos ovos (determinada por aspectos de qualidade externos e internos): tamanho (pequeno, médio, grande, extragrande e jumbo); peso líquido mínimo (expresso em gramas por dúzia); Tamanho dos ovos, influenciado por: idade da ave (quanto mais velha a ave, maior o ovo); espécie e peso da ave; impacto dos aspectos ambientais:calor/frio excessivos, estresse, superpopulação e deficiências de nutrição.

6 Casca É a capa externa do ovo, a primeira linha de defesa contra a contaminação; Composta por carbonato de cálcio; As cascas de ovos são cobertas por minúsculos poros (7 a 17mil por ovo); Coloração da casca: varia de acordo com a espécie e com a alimentação da ave.

7 Casca do ovo Cutícula Casca mmesponjosa Poros Botões mamilares Membrana da casca Composição elementar da casca do ovo: Cálcio: 98,20% Magnésio: 0,9% Fósforo: 0,9% (como fosfato) Obs: A dureza da casca aumenta com o teor de Mg. Fazem a proteção natural do ovo na casca: cutícula, poro e membrana. De a por ovo. Estão cheios de proteínas, o que retarda a entrada de microrganismos.

8 Cavidade de Ar É o espaço vazio que fica entre a clara e a casca, na terminação maior do ovo; Ocorre no momento que o ovo é expelido e entra em contato com uma temperatura inferior; Com a redução da temperatura, o conteúdo do ovo se contrai e a membrana interna da casca se separa da membrana externa, formando uma bolsa de ar; À medida que o ovo envelhece, a cavidade de ar aumenta, com a entrada de ar pelos poros.

9 cutícula albumina (fluída) chalassa albumina (densa) blastocisto membrana vitelínica gema chalassa membrana da casca casca cavidade de ar

10 Vista de um ovo

11 Gema Gema: dispersão que contém diversas partículas uniformemente distribuídas em solução protéica; É a parte mais sólida e a que contém toda a gordura; Contém vitamina A, D e E; Contém ainda fósforo, ferro, iodo, cobre e cálcio e concentra toda a quantidade de zinco do ovo; Contém todos os aminoácidos essenciais à alimentação humana Contém lecitina (poder emulsificante, ex.: maionese); Lecitina é obtida industrialmente através da degomagem de óleo vegetal no estado bruto a partir de hidratação e tratamento com metais (Ni ou Pl);

12 Degomagem do óleo vegetal para produção de lecitina (vegetal) Consiste: adição de 1 3% de água ao óleo aquecido a 60 70ºC; agitação durante minutos; forma-se um precipitado que é removido do óleo por centrifugação a rpm; as gomas, assim obtidas, que contém cerca de 50% de umidade são secas sob vácuo (aproximadamente 100 mm Hg de pressão absoluta) à temperatura de 70 80ºC; o produto chamado lecitina comercial consiste em cerca de 60% de mistura de fosfatídios(lecitina, cefalina e fosfatídios-inositol), 38% de óleo e 2% de umidade.

13 Gema Utilizada na panificação pelo efeito em: coloração, sabor, textura, cremosidade e volume. A coloração da gema depende: da alimentação da ave, do meio externo e da espécie. Manchas de sangue encontradas na gema: causadas pela ruptura de uma veia sanguínea da gema durante a formação do ovo ou por acidente similar na parede de expulsão do ovo; com o envelhecimento, a gema absorve a água presente na clara e dilui essa mancha; assim,a presença dessas manchas indicam que o ovo é fresco.

14 Clara A parte mais próxima da gema é geralmente mais firme (intuito de centralizar a gema), enquanto a porção mais próxima à casca é mais fluida; Composta basicamente de proteína, principalmente albumina (ovoalbumina no caso do ovo, lactoalbumina no caso do leite); A clara tende a tornar-se menos espessa quando envelhece, por causa da mudança de caráter da proteína; Contém lisozima (é uma enzima que tem ação antibacteriana: ligações S-S).

15 Clara Albumina (ovoalbumina): é uma proteína quaternária (enovelamento); proteína = aa+aa+aa+... desnaturação da proteína, há rearranjo da estrutura química e retenção de ar em formas de pequenas bolhas de paredes estáveis e rígidas (capacidade espumante da clara); coagulação pelo calor, há ruptura das ligações de H2, processo irreversível (endurecimento e estrutura).

16 Capacidade emulsificante e espumante Lecitina emulsificante natural (na gema); característica emulsificante; exemplo: sistema óleo em água (leite); sistema água em óleo (manteiga e sorvete). Albumina capacidade espumante; no processo de batimento é desnaturada; incorpora ar internamente nas bolhas (ar-água) Exemplo: suspiro, chantilly e pão. Em ambos mecanismos há necessidade de um processo mecânico para que seja criada a interface entre as duas fases.

17 Composição dos Ovos Ovos inteiros Claras Gemas Água 75 % 87 % 50 % Proteínas 14 % 12 % 16 % Gorduras 10 % 0,25% 31 % Minerais 1,2 % 0,5 % 1 %

18 Conservação e Sanitização Ovo: é ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e fungos; deve ser mantido refrigerado, para conservar a qualidade; Casca é porosa, por isso absorve odores com facilidade; Salmonela: pode ser encontrada na gema (quando da formação do mesmo) e/ou na casca do ovo (quando da postura do mesmo);

19 Qualidade dos Ovos Qualidade do ovo relacionada: ao grau de firmeza da clara, à pureza da gema e da clara e, às condições da casca. Aroma e odor não são percebidos, a menos que a casca se apresente quebrada. O mau cheiro é causado pela presença de bactérias e fungos, que podem ter contaminado o ovo. Com a porosidade da casca em contato com a umidade ou ainda durante a lavagem da casca, podem entrar bactérias.

20 Cuidados com os ovos Descarte ovos que contenham rachaduras, mesmo que mínimas; O cozimento deve ser completo, até que não se apresentem sinais de ovo líquido, especialmente a gema; Submeta-o a 60ºC por cerca de 3,5 minutos (temperatura em que a Salmonela será destruída); Lave equipamentos, utensílios e superfícies que tiveram ou terão contato com os ovos antes de preparar outra categoria de alimento; Lave bem as mãos antes e após manipular ovos crus.

21 Cuidados com os ovos O frescor do ovo considera: data de postura; manipulação a que foi submetido; temperatura (4ºC); umidade (70%-80%) em que foi mantido. Por isso, o ovo de uma semana, mantido em condições ideais, pode apresentar-se mais fresco do que o ovo de um dia.

22 Formas de Conservação Os ovos podem ser encontrados nas seguintes formas: frescos/natural: ainda na casca; líquidos: separados da casca (pasteurizados e embalados (clara e a gema juntas ou separadas aproveitamento de ovos quebrados x preço)); congelados: separados da casca (pasteurizado anteriormente); desidratados (pó): obtidos por secagem dos ovos líquidos (spray dryer perde a capacidade de emulsionar). Ovo líquido refrigerado, congelado, ou desidratado Todos devem ser pasteurizados

23 Consiste em um secador por atomização tipo spray dryer para a produção de pó; Spray drier É, pulverizar o produto dentro de uma câmara submetida a uma corrente controlada de ar quente, e dessa maneira se consegue uma evaporação dos solventes, em geral a água, obtendo-se uma separação ultra rápida dos sólidos e solúveis contidos, com a mínima degradação do produto a secar, terminado esse processo com a recuperação do produto já em pó.

24 Funções dos ovos fornecer sabor; enriquecer produtos nutricionalmente; fornecer cor; auxiliar na estrutura (coagulação da proteína); ter capacidade espessante; ter capacidade espumante; ter capacidade emulsificante; melhorar o volume dos produtos; beneficiar a aparência; fornecer maciez e dar elasticidade (gema).

25 Dica de Preparação Curiosidade: a ordem do processo interfere no resultado. para evitar que talhem, primeiramente juntar, aos ovos, uma pequena quantidade da mistura de calda de açúcar quente (ex.:ovos moles). O caso contrário é do fio de ovos. OBSERVAÇÃO: ordem de colocação dos ingredientes na elaboração de um pão (farinha, água, fermento, sal, açúcar, clara, gema, ovo, gordura)

26 Frescos ou Estragados? Se você suspeita de um ovo: quebre-o num pires e confira: a clara deve ser translúcida, densa e firme, e a gema lisa e bem redonda; Estria de sangue na gema terá sido causada: pela ruptura de um vaso sanguíneo na formação do ovo e isso não vai interferir na qualidade ou sabor (indica frescor); Os ovos mantêm-se frescos até por um mês, e quando guardados na geladeira deve-se: colocar a parte mais arredondada para cima (para evitar rachaduras); ter cuidado, pois os ovos, por terem casca porosa, absorvem cheiros fortes.

27 Perguntas para responder em duplas 1- Preencha a tabela; PROTEÍNA SIGNIFICATIVA COMPONENTEMAIS ENCONTRADO CAPACIDADE CLARA GEMA 2- O que a clara contribui na elaboração de um pão? (característica física que agrega e ordem de inserção na elaboração). 3- O que a gema contribui na elaboração de um pão? (característica física que agrega e ordem de inserção na elaboração).

Funções dos Ingredientes na Panificação

Funções dos Ingredientes na Panificação UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIAL DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DE PANIFICAÇÃO E PRODUÇÃO DE AMIDO Funções dos Ingredientes na Panificação Prof. ª Elessandra

Leia mais

O OVO NA ALIMENTAÇÃO Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública USP 2016

O OVO NA ALIMENTAÇÃO Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública USP 2016 O OVO NA ALIMENTAÇÃO Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública USP 2016 INTRODUÇÃO O ovo é um alimento mundialmente conhecido e faz parte do hábito alimentar de diversas populações. Os hebreus

Leia mais

MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA (MA) PODER EXECUTIVO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA (MA) PODER EXECUTIVO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESENHA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 001/2016/PP001/2016PMA/MA. OBJETO: Registro de Preços para eventual contratação de pessoa(s) jurídica(s) para aquisição gêneros alimentícios destinados a Alimentação

Leia mais

INSPEÇÃO DE OVOS E DERIVADOS. Prof. Me. Tatiane da Silva Poló

INSPEÇÃO DE OVOS E DERIVADOS. Prof. Me. Tatiane da Silva Poló INSPEÇÃO DE OVOS E DERIVADOS Prof. Me. Tatiane da Silva Poló ESTRUTURA crescimento continua = perda da umidade e de gás carbônico, e incorporação de oxigênio 2 Barreira protetora Barreiras naturais ESTRUTURA

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP

APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO. da Silva e Elisa Makiyama Kim FEA-UNICAMP APLICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS DE RELEVÂNCIA NUTRICIONAL EM PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO Caroline Joy Steel,, Rafaela Damázio da Silva e Elisa Makiyama Kim DTA-FEA FEA-UNICAMP Roteiro Importância nutricional

Leia mais

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento ALBUMINA Proteína do ovo como suplemento INTRODUÇÃO Composto 100% natural, obtido da pasteurização e da secagem instantânea da clara de ovo, sem qualquer tipo de conservantes. A proteína é o elemento fundamental

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY Descrição: É um alimento protéico para atletas que possui em sua formulação uma junção de proteínas de rápida absorção e time release, com acréscimo de enzimas digestivas para auxiliar na digestibilidade

Leia mais

UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS 11/05/2016. Umidade, Sólidos Totais e Cinzas INTRODUÇÃO

UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS 11/05/2016. Umidade, Sólidos Totais e Cinzas INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO Composição centesimal Disciplina: Análise de Alimentos Umidade, Sólidos Totais e Cinzas Proª. Msc. Dayana do Nascimento

Leia mais

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO TERMO DE HOMOLOGAÇÃO Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ Registro de Preços Eletrônico nº 001/2016 Após

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

Fermento Massa Sal Seco Instantâneo

Fermento Massa Sal Seco Instantâneo Os melhores ingredientes em boas mãos Fermento Biológico Fresco Fermento Biológico Seco Instantãneo Fermento Massa Sal Fermento Biológico Seco Instantâneo Ideal para massas com até 7,5% de açúcar Não precisa

Leia mais

Grupo Coco Ralado Atacado Coco Ralado CocoNut Obtidos da amêndoa do coco (coco nucifera) com adição de Açúcar, para equilíbrio de Sabor; INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Valor energético Carboidratos Proteínas Gorduras

Leia mais

Leite condensado: Matéria prima. Tratamento térmico. Adição De açúcar. Evaporação Homogeneização. Arrefecimento. Cristalizacão.

Leite condensado: Matéria prima. Tratamento térmico. Adição De açúcar. Evaporação Homogeneização. Arrefecimento. Cristalizacão. Leite condensado: O leite condensado é um produto com consistência semilíquida com cheiro e sabor fresco e puro, tem uma cor amarelada, é obtido pela eliminação parcial da água da constituição do leite

Leia mais

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA ADENDO PLANILHA SIMPLIFICADA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA. ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA 1 4880 kg 2 380 kg 3 2235 kg Polpa de fruta (natural), congelada, pacote de 1 kg, sabores: maracujá,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: C8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as químicas substâncias uma equação química;

Leia mais

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL

TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E SOLOS TECNOLOGIA DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL Prof: Daniel M. Tapia T. Eng. Agrônomo MSc 2006 Controle da contaminação

Leia mais

04/12/2012 SECAGEM. Patricia Moreira Azoubel

04/12/2012 SECAGEM. Patricia Moreira Azoubel SECAGEM Patricia Moreira Azoubel 1 Cronograma Terças e quartas- de 04/12/2012 a 15/01/2013; - Conceito, uso; - Psicrometria; - Processos do ar; - Métodos de secagem; - Equipamentos. Prova- 15/01/2013 Consiste

Leia mais

03/01/2016. Proteína INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE CADEIA PROTÉICA FUNÇÕES FUNÇÕES BIOLÓGICAS

03/01/2016. Proteína INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE CADEIA PROTÉICA FUNÇÕES FUNÇÕES BIOLÓGICAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Química e Bioquímica de Alimentos Componentes principais Proteína INTRODUÇÃO Proteínas Macromoléculas compostas de vários

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

Processamento de alimentos para cães e gatos. M. V. Mayara Aline Baller Nutrição de Cães e Gatos FCAV/Unesp-Jaboticabal

Processamento de alimentos para cães e gatos. M. V. Mayara Aline Baller Nutrição de Cães e Gatos FCAV/Unesp-Jaboticabal Processamento de alimentos para cães e gatos M. V. Mayara Aline Baller Nutrição de Cães e Gatos FCAV/Unesp-Jaboticabal Tópicos Introdução Principais aplicações Princípios básicos de processamento de alimentos

Leia mais

SOBREMESAS SAUDÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO DELÍCIAS SAUDÁVEIS

SOBREMESAS SAUDÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO DELÍCIAS SAUDÁVEIS SOBREMESAS SAUDÁVEIS PARA O SEU NEGÓCIO DELÍCIAS SAUDÁVEIS Sobremesas podem ser saudáveis e extremamente saborosas sem perder em nada para as receitas tradicionais. DELÍCIAS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ FAZ Foi

Leia mais

Secagem em spray dryer: fundamentos e aplicações na indústria alimentícia. Nathânia Mendes

Secagem em spray dryer: fundamentos e aplicações na indústria alimentícia. Nathânia Mendes Secagem em spray dryer: fundamentos e aplicações na indústria alimentícia Nathânia Mendes Transformação de um fluido em um material sólido, atomizando-o na forma de pequenas gotas em um meio de secagem

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE I - INTRODUÇÃO 2 - DO OBJETO Ítem(*) Código Especificação Marca Unidade Quantidade Unitário Valor Total ABACATE bem desenvolvido, uniforme, limpo, 1 00020000 semi-maduro, brilhante, sem manchas, ferimentos

Leia mais

Creme de leite e Manteiga

Creme de leite e Manteiga 6PIV026 - Inspeção de Leite e Derivados Creme de leite e Manteiga Profa. Dra. Vanerli Beloti LIPOA UEL lipoa.uel@gmail.com vbeloti@uel.br www.uel.br/laboratorios/inspecao 10 de Janeiro de 2017 Pasteurização

Leia mais

Ficha Técnica. Título: Bacalhau à lupa. Concepção: Mariana Barbosa. Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Bruna Domingues

Ficha Técnica. Título: Bacalhau à lupa. Concepção: Mariana Barbosa. Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Bruna Domingues Bacalhau à lupa Ficha Técnica Título: Bacalhau à lupa Concepção: Mariana Barbosa Corpo redactorial: Mariana Barbosa; Bruna Domingues Revisão: Célia Craveiro; Sandra Dias; Sónia Xará; Teresa Rodrigues Propriedade:

Leia mais

O começo de uma grande receita

O começo de uma grande receita O começo de uma grande receita Fermento Biológico Fresco Massa Sal Ideal para massas com até 7,5% de açúcar Alto poder fermentativo Uniformidade de ação Massa Congelada Massa Doce Melhor desempenho em

Leia mais

AULA 4 Físico-Química Industrial. Operações Unitárias Na Indústria Farmacêutica

AULA 4 Físico-Química Industrial. Operações Unitárias Na Indústria Farmacêutica AULA 4 Físico-Química Industrial Operações Unitárias Na Indústria Farmacêutica Prof a Janaina Barros 2010 CLASSIFICAÇÃO Operações preliminares: São normalmente utilizadas antes de qualquer outra operação.

Leia mais

Bolo Bola de Futebol. Marcela Sanchez Bolos Artísticos Receitas e modos de preparo. Massa. Pão- de- ló de chocolate

Bolo Bola de Futebol. Marcela Sanchez Bolos Artísticos Receitas e modos de preparo. Massa. Pão- de- ló de chocolate Receitas e modos de preparo Bolo Bola de Futebol Massa Pão- de- ló de chocolate 6 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 colher

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E.E. ARACY EUDOCIAK Unidade 4 química - Conteúdos curriculares: Conteúdo 8: Reações Químicas -Equações e tipos de reações químicas. Habilidades e competências: Identificar pela representação (usando fórmulas químicas) as

Leia mais

SECAGEM. Profa. Marianne Ayumi Shirai. Secagem

SECAGEM. Profa. Marianne Ayumi Shirai. Secagem Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Londrina Departamento Acadêmico de Alimentos SECAGEM Profa. Marianne Ayumi Shirai Secagem Aplicação de calor sob condições controladas para remover, por

Leia mais

POLPA DE FRUTA NÉCTAR SUCO

POLPA DE FRUTA NÉCTAR SUCO ZEA 0666 / 2012 Tecnologia de Produtos Vegetais POLPA DE FRUTA NÉCTAR SUCO Padrões de Identidade e Tecnologias de Processamento POLPA DE FRUTA PURÊ Produto obtido pelo esmagamento da parte comestível de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

CEREAIS E DERIVADOS Cereais:

CEREAIS E DERIVADOS Cereais: CEREAIS CEREAIS E DERIVADOS Cereais:... são as sementes ou grãos comestíveis das gramíneas, tais como: trigo, arroz, centeio, aveia. milho (Zea mays) trigo(triticum aestivum, T.durum) arroz(oriza sativa)

Leia mais

BOLO, CHOCOLATE, NEGA MALUCA

BOLO, CHOCOLATE, NEGA MALUCA BOLO, CHOCOLATE, NEGA MALUCA INGREDIENTES Descrição Qtd kcal CHO PTN GORD ALC Farinha, de trigo 30,00 g 105,41 21,94 g 3,50 g 0,41 g Açúcar, refinado 30,00 g 119,64 29,91 g Fermento em pó, químico 1,00

Leia mais

ASPECTOS GENÉRICOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ASPECTOS GENÉRICOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ASPECTOS GENÉRICOS DA TECNOLOGIA DE ALIMENTOS O campo da ciência dos alimentos não é novo, estando nos dias de hoje a se desenvolver como uma importante ciência aplicada. Ela tem recebido novas dimensões

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Alimentação Saudável ALIMENTOS IN NATURA Devem ser a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Alimentos in natura são

Leia mais

RAÇÃO ALGOMIX SUÍNOS PRÉ-INICIAL

RAÇÃO ALGOMIX SUÍNOS PRÉ-INICIAL Classificação do Produto: Ração para suínos pré-inicial. Indicação do Produto: Ração pronta para alimentação de suínos em fase pré-inicial (07 a 35 dias de idade). Espécie animal a que se destina: Suínos.

Leia mais

18. DESENVOLVIMENTO DE PANQUECA COM QUINOA

18. DESENVOLVIMENTO DE PANQUECA COM QUINOA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E SAÚDE LABORATÓRIO DE ESTUDO EXPERIMENTAL DOS ALIMENTOS 18. DESENVOLVIMENTO DE PANQUECA COM QUINOA Thiago

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 ESTUDO DA CLARIFICAÇÃO DA LECITINA DE SOJA COM ADIÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO CONTROLADO PELA ENZIMA CATALASE OLIVEIRA, Fernanda Luiza Mendonça 1 ; SANTOS, Romulo Antônio Silva² ; Orientador: SOUZA FILHO,

Leia mais

Saber mais para comer melhor

Saber mais para comer melhor Saber mais para comer melhor Tudo o que você deve saber sobre o ovo Instituto de estudos do ovo Organização internacional do ovo e seus derivados GOVERNO DA ESPANHA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MEIO RURAL

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

Capítulo Consideram-se leite o leite integral (completo) e o leite total ou parcialmente desnatado.

Capítulo Consideram-se leite o leite integral (completo) e o leite total ou parcialmente desnatado. Capítulo 4 Leite e laticínios; ovos de aves; mel natural; produtos comestíveis de origem animal, não especificados nem compreendidos em outros Capítulos Notas. 1. Consideram-se leite o leite integral (completo)

Leia mais

Fundamentos e Gestão de Laboratórios Métodos de separação de misturas

Fundamentos e Gestão de Laboratórios Métodos de separação de misturas Fundamentos e Gestão de Laboratórios Métodos de separação de misturas Técnico em Biotecnologia Módulo I Campus Lages Marco Aurelio Woehl Misturas 1. Misturas heterogêneas Apresentam duas ou mais fases.

Leia mais

MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO

MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO MOLHOS FRIOS O SUCESSO NA COMBINAÇÃO E A ESCOLHA DE MOLHOS DENOTAM A HABILIDADE DO PROFISSIONAL DE COZINHA E SUA CAPACIDADE DE AVALIAR BEM OS SABORES, TEXTURAS E CORES DOS PRATOS. NO GARDE MANGER, OS MOLHOS

Leia mais

Sobre Chocolate. Manteiga de cacau. Outros ingredientes. Massa de cacau. Chocolate

Sobre Chocolate. Manteiga de cacau. Outros ingredientes. Massa de cacau. Chocolate Sobre Chocolate De acordo com a ANVISA*, chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau: * ANVISA, RDC n 227, de 28/08/2003.

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Jeosafá Lima Misturas homogêneas e heterogêneas Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. https://www.youtube.com/watch?v=6jcxdhovkcm

Leia mais

O OVO NA ALIMENTAÇÃO. Profa. Assoc. Elizabeth A F S Torres Faculdade de Saúde Pública USP 2015

O OVO NA ALIMENTAÇÃO. Profa. Assoc. Elizabeth A F S Torres Faculdade de Saúde Pública USP 2015 O OVO NA ALIMENTAÇÃO Profa. Assoc. Elizabeth A F S Torres Faculdade de Saúde Pública USP 2015 INTRODUÇÃO O ovo é um alimento mundialmente conhecido e faz parte do hábito alimentar de diversas populações.

Leia mais

Processamento artesanal do leite e seus derivados

Processamento artesanal do leite e seus derivados Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Engenharia Agronômica LINS/SP Processamento artesanal do leite e seus derivados Profa. MsC. Fernanda Paes de Oliveira Zootecnista e Médica Veterinária INTRODUÇÃO

Leia mais

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira TÉCNICA DIETÉTICA I Prof. Msc. Isabelle Oliveira 1 cereais Alimentos de origem vegetal, amplamente consumidos. O nome deriva da deusa grega, Ceres, deusa da agricultura e da colheita. São grãos que provém

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR PALOTINA MESTRADO - BIOENERGIA BIOETANOL Professor Dr. Joel Gustavo Teleken Palotina (PR), 15 de maio de 2014. SUMÁRIO 1) BIORREATORES 2) PROCESSO BIOETANOL 3) DESTILAÇÃO

Leia mais

Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido

Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes Peso líquido Descrição técnica Informação sobre aromatizantes Informação sobre corantes TRUFAS BENDITO CACAU 225G Trufa de chocolate amargo recheadas. Aromatizado artificialmente Colorido artificialmente 225G Trufa

Leia mais

Todos os Direitos Reservados. Página 1

Todos os Direitos Reservados.  Página 1 http://treinoparamulheres.com.br Página 1 Conteúdo Introdução... 4 Melhores Fontes de Proteína... 5 1º Ovo de Galinha... 5 2º Peixes ( Tilápia, Atum, Salmão)... 6 3º Peito de Frango... 8 4º Leite e seus

Leia mais

DIZERES DE ROTULAGEM

DIZERES DE ROTULAGEM DIZERES DE ROTULAGEM MACISTE VIT SUPLEMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DAS REFEIÇÕES DE ATLETAS EM PÓ SABOR ARTIFICIAL BAUNILHA Peso líquido: g Aromatizado Artificialmente Indústria Brasileira INFORMAÇÃO

Leia mais

XI Jornada Científica XI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Campus Bambuí

XI Jornada Científica XI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG Campus Bambuí DESENVOLVIMENTO E ACEITAÇÃO DE PÃO DE FORMA UTILIZANDO MORINGA OLEIFERA Jessica Reis Pedrosa (1), Clélia Cristina Almeida da Silva (1,2) Gaby Patrícia Terán-Ortiz (3), Vladimir Antônio Silva (4) (1) Instituto

Leia mais

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AISI ANNE SANTANA PERMÍNIO V. OLIVEIRA JR. ALIMENTAÇÃO É o ato de se nutrir por meio dos alimentos. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Planejada com alimentos de todos os grupos. Preferir os alimentos

Leia mais

Bombons finos, trufas e barrinhas recheadas com Alexandre Bispo

Bombons finos, trufas e barrinhas recheadas com Alexandre Bispo Bombons finos, trufas e barrinhas recheadas com Alexandre Bispo Processamento do cacau O que é chocolate fino ou gourmet? Chocolate de excelente qualidade, obtido a partir de um criterioso processo formado

Leia mais

Cozinha experimental de Soja RECEITAS

Cozinha experimental de Soja RECEITAS Cozinha experimental de Soja RECEITAS Curau de Milho Verde e Bebida de Soja Sorvete de Chocolate Arroz Doce com Bebida de Soja Bolo Saboroso Vitamina de Morango e de Banana Realização Apoio Curau de Milho

Leia mais

Alimenta um futuro melhor.

Alimenta um futuro melhor. Alimenta um futuro melhor. Fórmulas Infantis Desenvolvidas por especialistas em nutrição infantil Os especialistas em alimentação infantil (ESPGHAN) recomendam fórmulas de crescimento dos 12 meses aos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS (Prof. Dr. Tiago André Kaminski) EXERCÍCIOS PARA 2ª PROVA BIOQUÍMICA DOS OVOS 1) Complete as sentenças. a) A membrana da casca protege

Leia mais

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Disciplina: Análise de Alimentos CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos MÉTODOS FÍSICOS Densimetria Densidade é

Leia mais

Novo Iogurte Vigor Grego Gourmet apresenta: Suas receitas com toque de Chef

Novo Iogurte Vigor Grego Gourmet apresenta: Suas receitas com toque de Chef Novo Iogurte Vigor Grego Gourmet apresenta: Suas receitas com toque de Chef G OURMET Índice Pão de Mandioquinha e Iogurte Vigor Grego Gourmet Pão Coquetel de Iogurte Vigor Grego Gourmet e Gergelim Naan

Leia mais

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS Crescimento e atividade de microrganismos; Insetos; DETERIORAÇÃO DOS ALIMENTOS Ação de enzimas autolíticas do próprio alimento; Reações químicas espontâneas não catalisadas por

Leia mais

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira

TÉCNICA DIETÉTICA I. Prof. Msc. Isabelle Oliveira TÉCNICA DIETÉTICA I Prof. Msc. Isabelle Oliveira 1 Cereais Alimentos de origem vegetal, amplamente consumidos. O nome deriva da deusa grega, Ceres, deusa da agricultura e da colheita. São grãos que provém

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA Nº ITEM QUANTIDAD E UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000

FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000 FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000-27g DE PROTEÍNAS POR DOSE - 5 FONTES DE PROTEÍNAS - CARBOIDRATOS COMPLEXOS - MATRIZ PROTEICA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO - 25 VITAMINAS E MINERAIS - BAIXO TEOR DE GORDURAS MASS

Leia mais

Fatores que influenciam no crescimento. microbiano

Fatores que influenciam no crescimento. microbiano Fatores que influenciam no crescimento microbiano Fatores Intrínsecos 1. Atividade da água (Aa) 2. Potencial Hidrogeniônico ph 3. Potencial de Oxido-Redução - Eh 4. Conteúdo de nutrientes 5. Constituintes

Leia mais

RECEITAS QUE COMBATEM O DESPERDÍCIO

RECEITAS QUE COMBATEM O DESPERDÍCIO R E C E I T A S RECEITAS QUE COMBATEM O DESPERDÍCIO Não jogue fora os talos, as folhas e as cascas das frutas, legumes e verduras. Você pode aproveitá-los para deixar sua preparação mais nutritiva e econômica

Leia mais

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA

13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página1 13 RECEITAS UTILIZANDO LINHAÇA Página2 OS PODERES DA LINHAÇA: A linhaça é um alimento capaz de proporcionar inúmeros benefícios, nas mais diversas fases da vida. Utilizada no Oriente desde a antiguidade

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Professor Cassio Pacheco SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido

Leia mais

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha

Autor(es) Bem Estar Social Orientações práticas para o Trabalho na Cozinha 1 de 5 10/16/aaaa 11:09 Bem Estar Social Frutas : boas fontes de energia, vitaminas e minerais Frutas: Boas fontes de Nome energia, vitaminas e minerais Produto Folder Data Preço - Bem Estar Social : Linha

Leia mais

INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ

INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ INSPEÇÃO DE LEITE E DERIVADOS PROFª ME. TATIANE DA SILVA POLÓ Processamento do leite Seleção e recepção Pré-beneficiamento: forma isolada ou combinada filtração sob pressão Clarificação Bactofugação Microfiltração

Leia mais

Fudge de chocolate. Ingredientes:

Fudge de chocolate. Ingredientes: Fudge de chocolate 50 gramas de manteiga sem sal 1 lata de leite condensado 400 gramas de chocolate amargo em pedaços Opcional: castanhas, pistaches ou amendoim, em pedaços. Manteiga para untar assadeira

Leia mais

Tecnologia da Soja 22/2/2012. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria

Tecnologia da Soja 22/2/2012. Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria Disciplina: T. e P. de Grãos e Cereais Série: 2ª Turmas: L/N/M/O Curso: Técnico em Agroindústria Tecnologia e Processamento de Grãos Armazenáveis Professora Roberta Magalhães Dias Cardozo Professora: Roberta

Leia mais

3.1. Como varia com a temperatura? A pressão de vapor aumenta com o aumento da temperatura e diminui com a diminuição da temperatura.

3.1. Como varia com a temperatura? A pressão de vapor aumenta com o aumento da temperatura e diminui com a diminuição da temperatura. 1. Qual a importância da água para a conservação de alimentos? O que você espera da remoção da água dos alimentos no que diz respeito à sua conservação? A água é um importante veículo para ocorrência de

Leia mais

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano

O sangue e seus constituintes. Juliana Aquino. O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes Juliana Aquino O sangue executa tantas funções que, sem ele, de nada valeria a complexa organização do corpo humano O sangue e seus constituintes É através da circulação sanguínea

Leia mais

Equipamentos e Técnicas laboratoriais: Amostragem e separação de misturas

Equipamentos e Técnicas laboratoriais: Amostragem e separação de misturas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CÂMPUS LAGES Equipamentos e Técnicas laboratoriais: Amostragem e separação de

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Ficha técnica de produtos Holy nuts produtos de castanhas Catálogo 2016/2

Ficha técnica de produtos Holy nuts produtos de castanhas Catálogo 2016/2 Ficha técnica de produtos Holy nuts produtos de castanhas Catálogo 2016/2 Mais informações: Creme Funcional de Castanhas Zero Açúcar 220g Fonte de gorduras boas e proteínas vegetais, e por isso promove

Leia mais

A análise da matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Os demais constituintes moleculares estão representados pelos sais

A análise da matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Os demais constituintes moleculares estão representados pelos sais 1 2 A análise da matéria que constitui os seres vivos revela abundância de água. Os demais constituintes moleculares estão representados pelos sais minerais e pelas substâncias orgânicas como proteínas,

Leia mais

O Ciclo da Água. Propriedades da água A água é um solvente

O Ciclo da Água. Propriedades da água A água é um solvente O Ciclo da Água O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). A essa transformação e circulação da água dá-se

Leia mais

27/06/2011. Detalhes do Produto: FRUTA EM CALDA. Fruta em Calda: Classificação:

27/06/2011. Detalhes do Produto: FRUTA EM CALDA. Fruta em Calda: Classificação: FRUTA EM CALDA Fruta em Calda: Segundo a Legislação brasileira de Alimentos, Compota ou fruta em calda é o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes ou caroços, com ou sem casca,

Leia mais

Clique Aqui e Saiba Como

Clique Aqui e Saiba Como Nunca foi tão fácil fazer seus pães, massas e bolos sem glúten... Chega de receitas sem glúten da internet que não dão certo! Aprenda agora mesmo a forma correta de preparar alimentos sem glúten na sua

Leia mais

Kg Aipim- Mandioca descascada de colheita recente e congelada.

Kg Aipim- Mandioca descascada de colheita recente e congelada. PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR QUANTIDADE ESTIMADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2016 Nº ITEM QUANTIDADE UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO

Leia mais

Vitaminas A, C e D. 0% Alcool Enriquecido com Fibras CERVEJA PET CHOPP. A base de Malte e com aromas que agradam muito aos Cães.

Vitaminas A, C e D. 0% Alcool Enriquecido com Fibras CERVEJA PET CHOPP. A base de Malte e com aromas que agradam muito aos Cães. CERVEJA PET CHOPP A base de Malte e com aromas que agradam muito aos Cães Sabor Carne 10155 ÓTIMA FONTE DE HIDRATAÇÃO Desenvolvido especialmente Para Cães Pode ser servido Natural ou Gelado Informação

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA

AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SORVETE COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DA FARINHA DE MACAÚBA Mônica Rocha de Sousa 1 ; Thayane Sabino Nogueira 1 ; Adryze Gabrielle Dorasio de Souza 2 ; Sônia de Oliveira Duque Paciulli

Leia mais

Aula: Processo de Filtração

Aula: Processo de Filtração Aula: Processo de Filtração Definição: É uma operação unitária que tem por finalidade, a separação de um sólido insolúvel presente em um fluido (líquido ou gás), através da passagem desta mistura sólido-fluido

Leia mais

Pães e massas frescas sem glúten

Pães e massas frescas sem glúten Pães e massas frescas sem glúten com Tom Abrahão Capítulo 1 Pães, brioches e massa folhada sem glúten Aula 1 O que é e qual a função do glúten, tipos de farinhas sem glúten, mistura de farinhas para massas:

Leia mais

FENILCETONÚRIA TRATAMENTO DIETÉTICO

FENILCETONÚRIA TRATAMENTO DIETÉTICO FENILCETONÚRIA - TRATAMENTO DIETÉTICO GUIA INFORMATIVO NOME DO MEDICO DE REFERÊNCIA: CONTATO: NOME DO NUTRICIONISTA DE REFERÊNCIA: CONTATO: FENILCETONÚRIA TRATAMENTO DIETÉTICO Se tiver alguma dúvida ou

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Agrupamento de Escolas André Soares Bibliotecas Escolares do Agrupamento Projeto de Promoção e Educação para a Saúde PES Semana da Alimentação Alimentação e Saúde Investe em ti Alimentação saudável, o

Leia mais

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU

PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU PÓS-COLHEITA E AGROINDUTRIALIZAÇÃO DO CUPUAÇU Pós-Colheita e Agroindustrialização do Cupuaçu Maria Fernanda Berlingieri Durigan O formato e o tamanho do fruto de cupuaçu podem variar muito quanto ao comprimento

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO BEWI-SPRAY DESCRIÇÃO

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO BEWI-SPRAY DESCRIÇÃO BEWI-SPRAY-20-20 1. DESCRIÇÃO Bewi-20-20 é um excelente produto utilizado na alimentação de leitões. Consiste na combinação de proteína de soro de alta qualidade, proteína de glúten de trigo rica em Glutamina,

Leia mais

Mês Promocional dos Laticínios

Mês Promocional dos Laticínios JANEIRO Mês Promocional dos Laticínios Os laticínios são alimentos importantes para o crescimento e saúde dos ossos. São ricos em proteínas, cálcio e vitaminas. Ano Letivo 2016/2017 Janeiro 2017 1 - LATICÍNIOS

Leia mais

NIDINA EXPERT CONFORT

NIDINA EXPERT CONFORT NIDINA EXPERT CONFORT NIDINA EXPERT CONFORT é uma fórmula especialmente indicada para o tratamento dietético da cólica infantil e de sintomas de desconforto intestinal associados, que deve ser utilizada

Leia mais

Conservação dos Alimentos

Conservação dos Alimentos Conservação dos Alimentos Temperatura Local Adequado Higiene Data de validade Como conservar os alimentos Para que os alimentos sejam conservados da melhor maneira e não estraguem: Atenção- Temperatura

Leia mais

EMBALAGEM PRIMÁRIA: tipo TETRA PAK, contendo 200 ml em cada unidade. EMBALAGEM SECUNDÁRIA: caixa de papelão com até 27 unidades.

EMBALAGEM PRIMÁRIA: tipo TETRA PAK, contendo 200 ml em cada unidade. EMBALAGEM SECUNDÁRIA: caixa de papelão com até 27 unidades. EMPRESA: AIKI COMÉRCIO E DISTRIBUIÇÃO LTDA ENDEREÇO: Av: Presidentes Vargas - BR 316 - Bairro - Ianetama - Castanhal - Pará CNPJ: 04.848.586/0001-08 FONE: (91) 3711-4042 EMAIL: licitacao@aiki.com.br PLANILHA

Leia mais

Baguete folheada três queijos Costa Lavos INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 40g - 1/4 unidade

Baguete folheada três queijos Costa Lavos INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 40g - 1/4 unidade Baguete folheada três queijos Costa Lavos Porção de - 1/ unidade 1kcal - 2 kj,2g,,g 2,g,g,g 1mg 11 12 dependendo de suas necessidades energéticas. VD não estabelecido. Ingredientes: farinha de trigo enriquecida

Leia mais