Educação: Opções e Práticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Educação: Opções e Práticas"

Transcrição

1 SEMINÁRIO INTERNACIONAL 2016 Educação: Opções e Práticas 08 a 15 de Outubro de 2016

2 SEMINÁRIO INTERNACIONAL Educação: Opções e Práticas A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e a Universidade Lusófona do Porto Localizada na região universitária da cidade de Lisboa e no centro histórico da cidade do Porto, a Universidade Lusófona do Porto, a Lusófona possui o curso de Doutorado em Educação responsável pela produção de uma investigação de forte impacto no contexto da lusofonia. Possui inúmeros cursos de Mestrado em Educação, em Formação de Professores, Educação Física, Psicologia, para além de diversa formação livre e contínua pensada em função da realidade e das necessidades de Portugal. Ligada ao Grupo Lusófona está a Revista Lusófona de Educação - publicação científica trianual do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que publica trabalhos científicos na área das Ciências de Educação em quatro idiomas: português, inglês, francês e espanhol. A sua inclusão nas mais importantes redes internacionais de indexação, tais como SCOPUS, SCIELO, AERES, REDALYC, LATINDEX, DOAJ, IBSS, BIBLIO SHS, CSA, EBSCO, PROQUEST, UNI- VERSIA, confere-lhe grande visibilidade internacional e faz dela uma revista de referência para o mundo lusófono.

3 Proposta O Seminário Internacional Educação Opções e Práticas foi idealizado para o público brasileiro e lusófono e concebido especialmente para profissionais e estudantes da área da Educação e afins. O programa inicia na cidade de Lisboa e segue para a cidade do Porto, a 330km da capital do país. Ao longo do Seminário, os inscritos terão a oportunidade de participar em conferências com os mais renomados profissionais da Educação em Portugal, de conhecer o dia-a-dia de escolas portuguesas (com visitas em dias letivos e de funcionamento normal das escolas), de conhecer duas Universidades do grupo Lusófona e de realizar visitas técnicas a diversos equipamentos históricos e culturais portugueses, sempre acompanhados por membros da Comissão Organizadora. Haverá, também, um espaço para a apresentação de comunicações orais ou pôsteres, nas categorias investigação ou relato de experiência. As propostas de apresentação de trabalho serão selecionadas pela Comissão Científica do Seminário e os resumos serão publicados nas Atas do Seminário Internacional, em formato digital e com atribuição de ISBN. O certificado de participação de 40 horas, emitido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e pela Universidade Lusófona do Porto, poderá ser válido como Módulo Internacional, curso de extensão ou como complementação de carga-horária nos cursos de pós-graduação das Universidades brasileiras parceiras deste programa. Objetivos gerais do Seminário 1. Desenvolver conhecimentos sobre a História e a Cultura Portuguesa no contexto europeu. 2. Desenvolver conhecimentos introdutórios sobre o Sistema Educativo Português com ênfase na organização da Escola e na Educação em geral. 3. Visitar escolas portuguesas para tomar contato com seus projetos político-pedagógicos. 4. Visitar equipamentos históricos de Portugal para testemunhar a educação ocorrida fora dos muros da escola. 5. Compartilhar visões, investigações e experiências luso-brasileiras na temática do Seminário. 6. Suscitar uma reflexão, com impacto no seu desenvolvimento profissional, sobre a experiência teórica e prática vivida durante todo o Seminário.

4 Comissão Científica e Organizadora Alcina Manuela de Oliveira Martins Professora Catedrática e Diretora do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto - Portugal) David Rodrigues Presidente da Comissão Científica, Presidente da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e Conselheiro Nacional de Educação - Portugal) Isabel Maria Pereira Pinto Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade Lusófona do Porto - Portugal) Lucineia Chrispim Pinho Micaela (Professora das Pós-graduações em Educação do Centro Unisal de Campinas - Campus São José - Brasil) Luzia Lima-Rodrigues Presidente da Comissão Organizadora (Diretora Executiva da Vindas Educação Internacional e Professora Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto - Portugal) Rúbia Cristina Cruz (Coordenadora das Pós-graduações em Educação do Centro Unisal de Campinas - Campus São José - Brasil) Submissão de Trabalhos Durante o Seminário haverá um espaço para a apresentação de trabalhos (em forma de comunicações orais ou de pôsteres) de caráter científico, profissional ou ensaios, ligados à temática do Seminário. Os resumos dos trabalhos deverão ser submetidos nas categorias relato de experiência ou investigação. O resultado da apreciação pela Comissão Científica será comunicado a cada candidato até 20 dias após a receção do resumo. O prazo máximo para o envio dos resumos é dia 22 de Agosto de Somente serão analisados os resumos dos candidatos efetivamente inscritos no programa. Os resumos serão publicados nas atas do evento, em formato digital, com atribuição de ISBN. Publico-alvo Professores e alunos de graduação e pós-graduação na área da Educação em geral, Professores, Coordenadores, Diretores e Gestores de Educação, demais profissionais de áreas afins à Educação e interessados em geral. António Teodoro (Professor Catedrático da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Diretor do Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação e da Revista Lusófona de Educação Lisboa - Portugal)

5 Programa 1º dia Sábado (Lisboa) 10 de Outubro de 2015 Manhã - Chegada ao aeroporto de Lisboa e traslado para o hotel de Lisboa pelas 13h e check-in em Hotel***; Tarde - Reunião de abertura e visita técnica ao Centro Histórico de Lisboa; Noite - Jantar de abertura com Show de Fado e Danças Tradicionais Portuguesas. Inclui: Traslado aeroporto-hotel às 13h, jantar, couvert artístico e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora. Não inclui: almoço e transferes em transporte público para a visita técnica e para o jantar. 2º dia Domingo (Lisboa) 11 de Outubro de 2015 Manhã - Visita técnica à região histórica de Belém; Tarde - Visita técnica com apresentação do projeto educativo de um dos mais importantes palácios da Europa; Noite - Livre. * Inclui: Café da manhã, transfer, almoço, bilhetes, guia e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora. * Não inclui: jantar. 3º dia Segunda-feira (Lisboa) 12 de Outubro de 2015 Manhã - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Boas-vindas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tenologias Universidade Lusófona de Lisboa Profa. Dra. Rosa Serradas Duarte. Conferência Um panorama sobre a História de Portugal no contexto Mundial e Europeu Prof. Dr. David Rodrigues (Portugal); Mesa-redonda: Sistemas Educativos: perspetivas comparadas Portugal Brasil Profa. Dra. Rúbia Cristina Cruz (Brasil) e Prof. Doutor António Teodoro (Portugal); Conferência: Educação, Equidade e Inclusão Prof. Dr. David Rodrigues (Portugal); Tarde - Apresentação de trabalhos, nas categorias relato de experiência ou investigação. Moderação: Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal), Profa. Doutora Rúbia Cristina Cruz (Brasil). Noite Livre. * Inclui: Café da manhã, almoço, coffee-break e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora. * Não inclui: tranfer em transporte público e jantar. 4º dia Terça-feira (Lisboa) 13 de Outubro de 2015 Manhã - Visita técnica ao Agrupamento de Escolas Eça de Queirós com apresentação do seu projeto político-pedagógico;

6 Tarde - Continuação da visita, acompanhada pelos professores especialistas de distintas áreas, seguida de reunião técnica com a direção do agrupamento de escolas; Noite Livre. * Inclui: Café da manhã, almoço e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora. * Não inclui: tranfer em transporte público e jantar. 5º dia Quarta-feira (Lisboa Fátima Coimbra Porto) 14 de Outubro de 2015 Manhã - Check-out do Hotel de Lisboa (percurso de dia inteiro em ônibus privativo); tempo livre no Santuário de Fátima; Tarde - Visita técnica à Universidade de Coimbra: Sala dos Capelos e Biblioteca Joanina; Noite Chegada à cidade do Porto, check-in em Hotel***; fim de noite livre. * Inclui: Café da manhã, transfer em ónibus privativo (percurso de 320km) guia, almoço, bilhetes e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora. * Não inclui: jantar. 6º dia Quinta-feira (Porto Santo Tirso Guimarães Porto) - 15 de Outubro de 2015 Manhã - Visita técnica à ESCOLA DA PONTE (percurso de dia inteiro em ônibus privativo), com visita guiada para a apresentação do seu projeto político-pedagógico; Tarde - Reunião técnica com a direção da escola, seguida de visita técnica ao centro histórico da Cidade de Guimarães, berço de Portugal, e retorno ao Porto; Noite Livre. * Inclui: Café da manhã, transfer em ônibus privativo (percurso de 130km), almoço e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora.* Não inclui: jantar. 7º dia Sexta-feira (Porto) - 16 de Outubro de 2015 Manhã - Universidade Lusófona do Porto Boas-vindas da Universidade Lusófona do Porto - Profa. Dra. Alcina Martins. Mesa-redonda: Políticas e práticas educativas: transformações inadiáveis Profa. Dra. Rubia Cristina Cruz (Brasil), Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal) e Prof. Dr. Jorge Martins (Portugal). Dinâmica de síntese: Do sentir ao fazer sentido: a transformação do Ser Professor - Profa. Dra. Luzia Mara Lima-Rodrigues (Portugal). "Muito obrigada à Vindas por tudo o que Tarde - Visita técnica ao centro histórico da cidade do Porto vivemos e a uma juntos Cave nesta do semana, Vinho muito do Porto, obrigada seguida de um cruzeiro de barco pelo Rio Douro; pelos abraços carinhosos, pelas conversas e pelas aprendizagens. Só posso dizer que tudo Noite - Jantar de encerramento. isso foi maravilhoso e mágico" Giovana * Inclui: Café da manhã, almoço, bilhetes e guia para as caves, cruzeiro de barco, jantar e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora.* Não inclui: almoço e transfer em transporte público.

7 8º dia Sábado (Porto) - 17 de Outubro de 2015 Manhã - Livre. Tarde - Traslado para o aeroporto da cidade do Porto. * Inclui: Café da manhã, traslado hotel-aeroporto da cidade do Porto e acompanhamento de um membro da Comissão Organizadora. * Não inclui: almoço. VALOR DO PROGRAMA PARA MÍNIMO DE 15 PARTICIPANTES Euros INFORMAÇÕES E RESERVAS: Rua Carlos Francheu, 41 Novo Cambuí - Campinas/SP /efigieeducacional

Educação: Opções e Práticas

Educação: Opções e Práticas SEMINÁRIO INTERNACIONAL Educação: Opções e Práticas Saída BRA 10/10 Chegada PT 11/10 * Programa sujeito à alterações. Saída PT 18/10 Chegada BRA 19/10 SEMINÁRIO INTERNACIONAL Educação: Opções e Práticas

Leia mais

Quem ouve esquece, quem vê lembra, quem faz aprende.

Quem ouve esquece, quem vê lembra, quem faz aprende. Quem ouve esquece, quem vê lembra, quem faz aprende. 2 ÍNDICE O que é o CASO EMPRESARIAL INTERNACIONAL On-The-Road? Quais as Vantagens Quem pode participar Step by Step Programa Geral de Viagem à Europa

Leia mais

Seminário Internacional Educação: Opções e Práticas

Seminário Internacional Educação: Opções e Práticas Lisboa Portgal Seminário Internacional Edcação: Opções e Práticas Saída BRA Chegada PT 09/10 10/10 Saída PT Chegada BRA 17/10 18/10 2015 efigieedcacional.com.br contato@efigieedcacional.com.br Seminário

Leia mais

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Instituto de Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Especialização: Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico 16 17 Edição Instituto de Educação

Leia mais

I CIRCULAR OBJETIVOS. Estimular a produção acadêmica sobre o estágio supervisionado, tomando-o como um campo de pesquisa;

I CIRCULAR OBJETIVOS. Estimular a produção acadêmica sobre o estágio supervisionado, tomando-o como um campo de pesquisa; I CIRCULAR O Laboratório de Pesquisa em História Cultural (LAPEHC) informa que estarão abertas no período de 31 de outubro a 14 de novembro de 2016 as inscrições para submissão de resumos para o I Seminário

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

Regulamento. 1.Da participação. 2.Dos encontros temáticos. 3.Das modalidades de apresentação

Regulamento. 1.Da participação. 2.Dos encontros temáticos. 3.Das modalidades de apresentação Regulamento 1.Da participação O Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) é um evento gratuito, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e visa divulgar os trabalhos realizados pelos extensionistas dessa

Leia mais

Crise Social & Crise das Políticas Sociais

Crise Social & Crise das Políticas Sociais V Seminário International do CESSS Crise Social & Crise das Políticas Sociais Lisboa 31Maio & 1 Junho 2012 Sala 121 FCH I. Contexto e Objectivos Este seminário enquadra-se no âmbito do plano de actividades

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INVESTIGADORES INTEGRADOS DOUTORADOS (IID) 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Critérios mínimos Cada investigador integrado deve cumprir, por triénio, três

Leia mais

DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. TERMO DE REFERÊNCIA DA III CONFERÊNCIA DA UPQ- 29 de Setembro de 2016

DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. TERMO DE REFERÊNCIA DA III CONFERÊNCIA DA UPQ- 29 de Setembro de 2016 Visto do Director DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Prof. Doutor Manuel José de Morais Campus Coalane, Av, Julius Nyerere-1613, Bloco I, Telef.: 24216298, Fax: 24216058,CP.

Leia mais

De 29 de junho a 2 de julho de 2016 Ourém Fátima Portugal

De 29 de junho a 2 de julho de 2016 Ourém Fátima Portugal De 29 de junho a 2 de julho de 2016 Ourém Fátima Portugal III ENCONTRO EMPRESARIAL MINAS-PORTUGAL-OURÉM-FÁTIMA 29/30 de junho e 1º/2 de julho de 2016 Programação 29/06 Quarta-feira Chegada em Lisboa; Translado

Leia mais

EDITAL N 005/2016 PPGSOF 1ª CHAMADA III SISOF V ABRAPSO N-ND

EDITAL N 005/2016 PPGSOF 1ª CHAMADA III SISOF V ABRAPSO N-ND EDITAL N 005/2016 PPGSOF 1ª CHAMADA III SISOF V ABRAPSO N-ND Boa Vista RR, 13 de junho de 2016 EDITAL DE CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS DE GRUPOS DE TRABALHO E MINICURSOS NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Leia mais

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA Práticas e Saberes da Agricultura Familiar

IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA Práticas e Saberes da Agricultura Familiar NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS O Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária é um evento no âmbito

Leia mais

Travel Network Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL

Travel Network Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL Travel Network Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL Bem-vindo! Bem-vindo ao Porto, anfitrião deste ano, da Annual General Meeting das Great Wine Capitals! Convidamo-lo a inscrever-se neste este evento

Leia mais

VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB

VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB Período: 18 a 21 DE OUTUBRO de 2011 Campus I da UEPB ASSUNTO:

Leia mais

XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS Chamada para candidaturas à Sede para a edição 2016

XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS Chamada para candidaturas à Sede para a edição 2016 ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH Seção Regional do Rio Grande do Sul ANPUH-RS XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS Chamada para candidaturas à Sede para a edição 2016 A Diretoria e o Conselho

Leia mais

O Sistema de Educação na Itália

O Sistema de Educação na Itália Itália Seminário Internacional Saída BRA Chegada ITA 07/10 08/10 Saída ITA Chegada BRA 15/10 16/10 2016 Público Alvo Alunos de graduação e pós-graduação na área da Educação, Professores, Educadores, Coordenadores,

Leia mais

EDITAL III SIMPÓSIO DE PESQUISA E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DO UGB

EDITAL III SIMPÓSIO DE PESQUISA E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DO UGB EDITAL III SIMPÓSIO DE PESQUISA E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DO UGB 1. APRESENTAÇÃO Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola,

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2016

REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2016 REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2016 Realização: UNESP- Guaratinguetá Parcerias: Escolas Públicas Estaduais DRE- Guaratinguetá Comissão Acadêmica UNESP Reitor Prof. Dr. Júlio

Leia mais

Business Delegation Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL

Business Delegation Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL Business Delegation Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL Bem-vindos! Bem-vindos ao Porto, a cidade que este ano acolhe a Assembleia Geral da rede das Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals)!

Leia mais

Conselho Estadual de Educação do Piauí

Conselho Estadual de Educação do Piauí EDITAL Nº 01/2016 A Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí - CEE/PI torna público, para conhecimento dos interessados, o presente Edital contendo as normas e procedimentos para a concessão

Leia mais

Visita Técnica nos Estados Unidos DIREITO

Visita Técnica nos Estados Unidos DIREITO Visita Técnica nos Estados Unidos DIREITO De 14 a 22 de Abril de 2017 Northeastern State University - www.nsuok.edu Contato: international.office@sociesc.com.br VISITA TÉCNICA NOS ESTADOS UNIDOS ÁREA DE

Leia mais

Desafios Globais na Gestão Educacional

Desafios Globais na Gestão Educacional Londres Reino Unido Seminário Internacional em Londres 2017 Saída BRA Chegada UK 18/03 19/03 Saída UK Chegada BRA 25/03 26/03 Público-alvo Mantenedores, Diretores, Coordenadores, Profissionais de, Professores

Leia mais

Executive Committee Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL

Executive Committee Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL Executive Committee Programme 5 11 NOV 2016 PORTO PORTUGAL Bem-vindo! Bem-vindo ao Porto, anfitrião deste ano, da Annual General Meeting das Great Wine Capitals! Convidamo-lo a inscrever-se neste este

Leia mais

IVº Simpósio sobre Estudos Curriculares Reformas e Inovações Curriculares em Moçambique Maputo, 19 de Agosto de 2016 Campus de Lhanguene

IVº Simpósio sobre Estudos Curriculares Reformas e Inovações Curriculares em Moçambique Maputo, 19 de Agosto de 2016 Campus de Lhanguene 1 ESCOLA DOUTORAL EDUCAÇÃO/ CURRÍCULO Av. de Moçambique, km 1.6, Campus de Lhanguene, Maputo IVº Simpósio sobre Estudos Curriculares Reformas e Inovações Curriculares em Moçambique Maputo, 19 de Agosto

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL Entre regulação e fundamentos da profissão

SERVIÇO SOCIAL Entre regulação e fundamentos da profissão VIII Seminário Internacional SERVIÇO SOCIAL Entre regulação e fundamentos da profissão Centenário do Relatório Flexner sobre o Serviço Social como Profissão FCH/UCP Lisboa 18 & 19 Junho 2015 I. Contexto

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA CAV

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA CAV CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 0, de 05 de abril de 0, publicado no Diário Oficial da União nº 66, de 08 de abril de 0. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES,

Leia mais

MISSÃO EMPRESARIAL PROSPECTIVA A FEIRA EXPOCOMER 2009

MISSÃO EMPRESARIAL PROSPECTIVA A FEIRA EXPOCOMER 2009 PROGRAMAÇÃO 02 Março segunda-feira São Paulo - Saída do grupo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com destino ao Aeroporto Tocumen International, em classe econômica/ Chegada na Cidade do Panamá /

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES.

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES. REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA ESADE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES. O Diretor da Esade Laureate International Universities, no uso de suas

Leia mais

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º SEMESTRE º Anos Ensino Fundamental I

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º SEMESTRE º Anos Ensino Fundamental I Reconhecido pela Portaria 836/20 de 09.07.20 SEE/MG CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES 2º SEMESTRE 206 2º Anos Ensino Fundamental I quarta-feira, 26 de outubro de 206 09:36 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA

Leia mais

A estrutura das atividades do X Encontro Estadual de História, edição 2010, deverá preferencialmente apresentar-se da seguinte forma:

A estrutura das atividades do X Encontro Estadual de História, edição 2010, deverá preferencialmente apresentar-se da seguinte forma: 1.ª CIRCULAR Chamada para candidaturas à sede da edição 2010 do X ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA promovido pela ANPUH-RS Através desta chamada, a Diretoria e o Conselho da Associação Nacional de História

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL II SALÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS. 19 a 23 de outubro de 2015 CAMPUS DO VALE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL II SALÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS. 19 a 23 de outubro de 2015 CAMPUS DO VALE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL II SALÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS 19 a 23 de outubro de 2015 CAMPUS DO VALE REGULAMENTO 1. Objetivo O II Salão de Ações Afirmativas da UFRGS tem como objetivo a divulgação

Leia mais

II CONGRESSO 2015 FAMINAS-BH COMPARTILHANDO IDEAIS NA BUSCA POR DIAS MELHORES: DISCUTINDO A SUSTENTABILIDADE

II CONGRESSO 2015 FAMINAS-BH COMPARTILHANDO IDEAIS NA BUSCA POR DIAS MELHORES: DISCUTINDO A SUSTENTABILIDADE CHAMADA DE TRABALHOS: A comissão técnico-científica do II CONGRESSO FAMINAS-BH 2015 convida para a submissão de trabalhos técnicos para apresentação e discussão no evento. TEMA: SUSTENTABILIDADE: SOCIAL,

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo Campina Grande EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEPB N O 01/2016 PROCESSO

Leia mais

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Critérios para submissão e análise de trabalhos a serem apresentados no III Seminário Internacional de Extensão Universitária e DISPOSIÇÕES

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO EDITAL PARA MONITORIA 1º semestre/2016

ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO EDITAL PARA MONITORIA 1º semestre/2016 ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO EDITAL PARA MONITORIA 1º semestre/2016 A Escola Superior de Cruzeiro - ESC, torna público e aberto, para conhecimento dos alunos interessados, a concorrência para monitoria

Leia mais

Descrição do Curso de Verão

Descrição do Curso de Verão Descrição do Curso de Verão Portugal - 1 de 7 - Introdução O BEST Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes de Engenharia,

Leia mais

com Professor Doutor Robin McWilliam

com Professor Doutor Robin McWilliam DIA 2 DEZ.2015 CONFERÊNCIA E DEBATE pelo COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA PROGRAMA 9h00 10h00 10h30 11h15 11h45 13h00 14h30 16h00 Acolhimento dos participantes SESSÃO DE ABERTURA CAMINHOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE

Leia mais

Viver Portugal. Guia especializado em Portugal, roteiro exclusivo e personalizável. Régis Coimbra Sanghim

Viver Portugal. Guia especializado em Portugal, roteiro exclusivo e personalizável.  Régis Coimbra Sanghim Viver Guia especializado em, roteiro exclusivo e personalizável Viver é parte da minha vida e parte também da 13Artes empresa de turismo receptivo direcionada ao público de língua portuguesa, que deseja

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E DA SAÚDE - CCENS CURSO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E DA SAÚDE - CCENS CURSO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, NATURAIS E DA SAÚDE - CCENS CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 2016 Regulamento

Leia mais

EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HERANÇA CULTURAL

EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HERANÇA CULTURAL PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HERANÇA CULTURAL 1.ª edição, ano letivo de 2012/2013 CORPO DOCENTE Henrique Rodrigues Docente da ESE-IPVC Gonçalo Maia Marques Docente da ESE-IPVC José Melo de Carvalho

Leia mais

[REGULAMENTO DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS]

[REGULAMENTO DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS] 2015-16 Escola Superior de Educação Jean Piaget/Almada [REGULAMENTO DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS] REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO E FREQUÊNCIA DE UNIDADES CURRICULARES ISOLADAS 2015/2016 Artigo 1º Destinatários

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA FORTALEZA DE ITAIPU

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA FORTALEZA DE ITAIPU ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA FORTALEZA DE ITAIPU Regulamento A Associação dos Amigos da Fortaleza de Itaipu (ASSOAFI), CNPJ 11.616.989/0001-89, com o apoio do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2º GAAAe) /

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS BOA VISTA.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS BOA VISTA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAMPUS BOA VISTA REGULAMENTO

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

3ª CONVOCATÓRIA X ENCONTRO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA DO CONE SUL. 12 a 15 de setembro de 2016 Hotel Majestic, Águas de Lindoia, SP, Brasil

3ª CONVOCATÓRIA X ENCONTRO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA DO CONE SUL. 12 a 15 de setembro de 2016 Hotel Majestic, Águas de Lindoia, SP, Brasil 3ª CONVOCATÓRIA X ENCONTRO DE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA DO CONE SUL 12 a 15 de setembro de 2016 Hotel Majestic, Águas de Lindoia, SP, Brasil A Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA COPPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL COPPE-PEE/PÓS N o 01/2010 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

4. A submissão de trabalhos prevê as seguintes categorias: É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores.

4. A submissão de trabalhos prevê as seguintes categorias: É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO 1. Inscrições no site: http://unisal.br/seminariointernacional 2. A inscrição confirmada dará direito à participaç ão nas atividades do evento e à submissão e apresentação de 04

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 1S/2009

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 1S/2009 FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 1S/2009 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Regimento Geral da Unimep,

Leia mais

Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético. Porto, 19 e 20 de Fevereiro 2009 Fundação Dr. Cupertino de Miranda

Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético. Porto, 19 e 20 de Fevereiro 2009 Fundação Dr. Cupertino de Miranda Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético Porto, 19 e 20 de Fevereiro 2009 Fundação Dr. Cupertino de Miranda VIII curso monotemático Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético o pé diabético a prevenção

Leia mais

Universidade de Évora Universidade de Aveiro. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias

Universidade de Évora Universidade de Aveiro. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Universidade de Évora Universidade de Aveiro Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Edital Abertura do Mestrado Gestão e Poĺıticas Ambientais Ano Letivo 2015/2016 1. O Curso

Leia mais

EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES. 25 a 27 de Agosto de 2015

EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES. 25 a 27 de Agosto de 2015 EDITAL AREX 2015 JORNADAS DE JÓVENS INVESTIGADORES AUGM Associação de Universidades Grupo Montevidéu 25 a 27 de Agosto de 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação e mestrado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL Campinas - Campus Liceu. V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO 24 de setembro de 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL Campinas - Campus Liceu. V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO 24 de setembro de 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO - UNISAL Campinas - Campus Liceu V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO 24 de setembro de 2016 Edital n.º 05 Chamada de Trabalhos Tema: Planeta Terra: O cuidado da casa comum.

Leia mais

Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida Comenius Bilateral

Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida Comenius Bilateral Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida Comenius Bilateral Promover a Igualdade, Anulando a Diferença Este é um projecto que tem como principais objectivos promover a igualdade, no sentido de anular

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA Artigo 1º - O Programa de Monitoria, mantido pela Faculdade de Medicina de Itajubá,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO EDITAL. Atividade de Extensão: Organização e Desenvolvimento da Revista de Direito Civil Contemporâneo

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO EDITAL. Atividade de Extensão: Organização e Desenvolvimento da Revista de Direito Civil Contemporâneo EDITAL Atividade de Extensão: Organização e Desenvolvimento da Revista de Direito Civil Contemporâneo 1. Sobre A Revista de Direito Civil Contemporâneo - RDCC A Revista de Direito Civil Contemporâneo-

Leia mais

Rota dos Vinhos de Portugal - 7 noites/8 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Rota dos Vinhos de Portugal - 7 noites/8 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Rota dos Vinhos de Portugal - 7 noites/8 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Pacote Inclui: -> Traslado de chegada e saída em Lisboa e Porto; -> Serviços privativos com motorista de turismo experiente

Leia mais

oportonidade Wings for Life World Run 2015

oportonidade Wings for Life World Run 2015 Se se inscreveu na corrida Wings for Life World Run 2015 no Porto, parabéns! A pensar na Sua deslocação ao Porto e na dos seus familiares e amigos, temos um conjunto de sugestões que lhe permitirão conhecer

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de História. Parágrafo único As Atividades Complementares

Leia mais

C URRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA GUIMARÃES PORTUGAL. Solteira.

C URRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA GUIMARÃES PORTUGAL. Solteira. C URRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome ANDREIA SOFIA MIRANDA SOARES. Morada RUA DOS MÁRTIRES, Nº 742, 2º DIREITO AZURÉM, 4810-054 GUIMARÃES PORTUGAL. Telefone 253513750 / 965619858. Bilhete de Identidade

Leia mais

Encontro de Educação FUNIBER Brasil 2016

Encontro de Educação FUNIBER Brasil 2016 Encontro de Educação FUNIBER Brasil 2016 O desafio docente: formação e novas práticas 20, 21 e 22 de janeiro de 2016 FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA IBEROAMERICANA www.funiber.org.br Encontro de Educação FUNIBER

Leia mais

Campus de Marechal Cândido Rondon Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Programa de Pós-Graduação em Geografia Nível Mestrado VIII SIMPGEO

Campus de Marechal Cândido Rondon Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras Programa de Pós-Graduação em Geografia Nível Mestrado VIII SIMPGEO VIII SIMPGEO 09 a 12 de novembro de 2016 As fronteiras da ciência geográfica: avanços e possibilidades Segunda Circular A Comissão Organizadora do VIII SIMPGEO tem a honra de convidá-lo para participar

Leia mais

MARABÁ SEDE DO 2º CPEE REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA

MARABÁ SEDE DO 2º CPEE REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA MARABÁ SEDE DO 2º CPEE - 2016 REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA INSCRIÇÕES: Com trabalhos: 01/09/16 a 30/09/16 Sem trabalhos: A partir de 01/10/16 INFORMAÇÕES: Tel: (94)

Leia mais

Sexta-feira, 15 de Fevereiro

Sexta-feira, 15 de Fevereiro Programa (versão longa) Sexta-feira, 15 de Fevereiro 9.00 Entrega da documentação (entrada do CIFOP) 9.30 Sessão de abertura (anfiteatro do CIFOP) Comissão organizadora, presidente do DDTE e coordenador

Leia mais

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS II JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM XI JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL II ENCONTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E LETRAS 5 a 8 de outubro de 2016 TEMA: A BASE NACIONAL CURRICULAR

Leia mais

PORTARIA AG/DEFN N.º. 062/2013 Recife, 25 de julho de 2013.

PORTARIA AG/DEFN N.º. 062/2013 Recife, 25 de julho de 2013. PORTARIA AG/DEFN N.º. 062/2013 Recife, 25 de julho de 2013. EMENTA: Convoca a II Conferência Distrital do Meio Ambiente do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e dá outras providências. O ADMINISTRADOR

Leia mais

ARTES VISUAIS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ARTES VISUAIS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA OU EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 ATENÇÃO ESTUDANTES E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO! NÃO PERCAM AS OPORTUNIDADES DE TEREM SEUS TRABALHOS, PROJETOS E TALENTOS RECONHECIDOS E PREMIADOS. Vários concursos e prêmios, promovidos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES INTRODUÇÃO A Resolução nº 1, de 2 de fevereiro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, Bacharelado,

Leia mais

REVISÃO DO PERFIL DOS PROGRAMAS - atribuição de nota. (Efetuada na reunião de coordenadores na UFSC/Florianópolis nos dias: 06 e 07 março de 2003)

REVISÃO DO PERFIL DOS PROGRAMAS - atribuição de nota. (Efetuada na reunião de coordenadores na UFSC/Florianópolis nos dias: 06 e 07 março de 2003) REVISÃO DO PERFIL DOS PROGRAMAS - atribuição de nota (Efetuada na reunião de coordenadores na UFSC/Florianópolis nos dias: 06 e 07 março de 2003) A seguir estão definidos os critérios para avaliação e

Leia mais

COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO

COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES - NAC NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS E ASSESSORIA JURÍDICA UNIVERSITÁRIA POPULAR NEAJUP CEUMA EDITAL DE SELEÇÃO nº02/2014 A Coordenação

Leia mais

III Congresso Internacional sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia

III Congresso Internacional sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia III Congresso Internacional sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia Discussion published by Carla Alferes Pinto on Monday, January 16, 2017 III Congresso Internacional sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia

Leia mais

Jornadas Brasilcon CDC 25 +, visando fomentar estudos regionais com enfoque

Jornadas Brasilcon CDC 25 +, visando fomentar estudos regionais com enfoque INSTITUTO BRASILEIRO DE POLÍTICA E DIREITO DO CONSUMIDOR BRASILCON MANUAL DE EVENTOS DAS JORNADAS BRASILCON - 2016-2018 APRESENTAÇÃO O Brasilcon é entidade civil de âmbito nacional, de caráter científico,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 26-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE MAIO DE 2010. Aprova o projeto de etensão XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, EAIC, na modalidade de Evento de Etensão, na categoria de Projeto de Etensão

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA FICHA DE PARA RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA Nome: CRFa: Especialidade a ser renovada: Total de pontos informados: Preenchimento de uso exclusivo do Data da Análise

Leia mais

EDITAL PIBEX-01/ BOLSAS DE EXTENSÃO

EDITAL PIBEX-01/ BOLSAS DE EXTENSÃO EDITAL PIBEX-01/2016 - BOLSAS DE EXTENSÃO A torna pública a abertura das inscrições destinadas a selecionar Programas e Projetos de extensão universitária, para o Programa de Bolsas de Extensão da UNIFESP

Leia mais

Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Informações e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE

Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Informações e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Informações e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E FINALIDADES: Art.1º - O Grupo Pesquisa em Tecnologias, Informações

Leia mais

O Melhor de Portugal I - 8 noites/9 dias Pacote Terrestre

O Melhor de Portugal I - 8 noites/9 dias Pacote Terrestre O Melhor de Portugal I - 8 noites/9 dias Pacote Terrestre Pacote Inclui: - Assistência telefônica 24h; - Ônibus turístico; - Guia em Espanhol; - Traslado; - Seguro Assistência; - Café Buffet; - Almoços/Jantares.

Leia mais

Este tutorial tem por objetivo interpretar e orientar os alunos quanto ao procedimento que tem que ser realizado para obter estes créditos.

Este tutorial tem por objetivo interpretar e orientar os alunos quanto ao procedimento que tem que ser realizado para obter estes créditos. 1. CRÉDITOS COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Para conseguir a colação

Leia mais

MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE. Competências a serem Desenvolvidas:

MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE. Competências a serem Desenvolvidas: MÓDULO 3 - CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCADORES: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS Competências a serem Desenvolvidas: O participante desenvolve o recurso de contar

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENADORA Susana Elena Delgado ELABORAÇÃO Conselho do Curso 20 2 INTRODUÇÃO A Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais

17ª Semana de Psicologia da UNIT SUBMISSÃO DE PROPOSTAS MODALIDADES DE TRABALHO

17ª Semana de Psicologia da UNIT SUBMISSÃO DE PROPOSTAS MODALIDADES DE TRABALHO 17ª Semana de Psicologia da UNIT SUBMISSÃO DE PROPOSTAS Estamos recebendo propostas de apresentação de trabalhos na 17ª Semana de Psicologia da UNIT. MODALIDADES DE TRABALHO Os trabalhos deverão ser inscritos

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS

Leia mais

EDITAL Nº 26 / PRPGPE

EDITAL Nº 26 / PRPGPE EDITAL Nº 26 /2015 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesqui sa e Extensão PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano, torna público que estarão abertas, a partir de 06 de novembro de 2015, as

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO CAPÍTULO I DA ADMISSÃO, DURAÇÃO E FREQUÊNCIA ARTIGO 1.º 1. O presente Regulamento estabelece as regras aplicáveis aos Cursos de Pós-Graduação em Direito Intelectual

Leia mais

Curriculum Vitae. Identificação

Curriculum Vitae. Identificação Curriculum Vitae Identificação Nome: José Francisco Nunes Guilherme Data de nascimento: 03/12/1960 Residência: Urbanização da Tavagueira, lote 5 R/C B Guia 8200-427 Albufeira Telemóvel: 969727947 Email:

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA

CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA Currículo Novo - 2010/02 - Noturno. RECONHECIMENTO RENOVADO PELA PORTARIA Nº 1.657, DE 07/10/2010 - D.O.U. DE 08/10/2010

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( )

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( ) PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA (1943 - ) Nasceu em Lisboa, a 06 de fevereiro de 1943. Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Agregação em Ciências Agronómicas, Instituto

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CAPES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Normas e Critérios para Concessão de Bolsas por quota - CAPES e CNPq 2014/2015 (* Alterações aprovadas em reunião do Conselho do Programa realizada no dia 22 de agosto

Leia mais

Normas para inscrições de trabalhos IV SIMPOM (2016)

Normas para inscrições de trabalhos IV SIMPOM (2016) Normas para inscrições de trabalhos IV SIMPOM (2016) A Secretaria do IV SIMPOM receberá inscrições de trabalhos, nas categorias comunicação oral e pôster, no período de 25/10/2015 a 15/1/2016, impreterivelmente.

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 GABARITO PARA AVALIAÇÃO DE PROVA DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES NÃO TITULARES NOME DO(A) CANDIDATO(A): DEPARTAMENTO: SETOR: Unidade Universitária: ÁREA OU MATÉRIA: GRUPO I Títulos universitários

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (JOR90) 1

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (JOR90) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE COMUNICAÇÃO, LETRAS E ARTES VISUAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM JORNALISMO REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES (JOR90) 1 Boa Vista-RR 2014

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA FICHA DE PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA POR PROVA DE Nome: CRFa: Especialidade pretendida: Total de pontos informados: Preenchimento de uso exclusivo do Data

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Nutrição Endereço: R. Basílio da Gama, S/N - Canela - Salvador / Bahia CEP 40.110.907 Telefone: (071) 3283-7700 /7701 e-mail: enufba@ufba.br

Leia mais

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO- ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares constituem parte da Carga Horária do Curso de Relações Internacionais da UNIFESP Osasco, em um total

Leia mais

FALDO SERIES AMÉRICA DO SUL

FALDO SERIES AMÉRICA DO SUL CIRCULAR Nº 032/2008 São Paulo, 2 de junho de 2008. FALDO SERIES AMÉRICA DO SUL Nick Faldo convida os vencedores de cada categoria por idade nesta final AMÉRICA DO SUL, a participar com tudo pago no FALDO

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 Pós greve ENSINO TÉCNICO FORMA INTEGRADA IFBA - CAMPUS DE SALVADOR

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 Pós greve ENSINO TÉCNICO FORMA INTEGRADA IFBA - CAMPUS DE SALVADOR CALENDÁRIO ACADÊMICO 2014 Pós greve ENSINO TÉCNICO FORMA INTEGRADA UI 59 DIAS LETIVOS 14/04 a 19/07 14/04 15/04 16/04 17/04 18/04 19/04 20/04 1ª semana 21/04 22/04 23/04 24/04 25/04 26/04 27/04 2ª semana

Leia mais

EDITAL Nº007/2016 SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA A BOLSA DE PESQUISA 2016 MODALIDADE PROJETO DE PESQUISA

EDITAL Nº007/2016 SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA A BOLSA DE PESQUISA 2016 MODALIDADE PROJETO DE PESQUISA EDITAL Nº007/2016 SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA A BOLSA DE PESQUISA 2016 MODALIDADE PROJETO DE PESQUISA A Coordenação do Projeto Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher -

Leia mais