ESTAS NORMAS SÃO DESTINADAS A COMPLEMENTAR AS EXIGÊNCIAS DE QUALQUER LEI E REGULAMENTO LOCAL E NACIONAL, BEM COMO O CÓDIGO INTERNACIONAL DE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTAS NORMAS SÃO DESTINADAS A COMPLEMENTAR AS EXIGÊNCIAS DE QUALQUER LEI E REGULAMENTO LOCAL E NACIONAL, BEM COMO O CÓDIGO INTERNACIONAL DE"

Transcrição

1 ESTAS NORMAS SÃO DESTINADAS A COMPLEMENTAR AS EXIGÊNCIAS DE QUALQUER LEI E REGULAMENTO LOCAL E NACIONAL, BEM COMO O CÓDIGO INTERNACIONAL DE CONDUTA DA FAO SOBRE DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. A INFORMAÇÃO CONTIDA NESTE MANUAL REVELA O CONHECIMENTO DETIDO PELA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE PROTECÇÃO DAS PLANTAS (GCPF), NO ENTANTO NAO SE PODE ACEITAR QUALQUER RESPONSABILIDADE NO QUE RESPEITA À UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇAO NEM DE QUALQUER CONSELHO DADO.

2 Normas para um Armazenamento Seguro de Produtos Fitofarmacêuticos

3 ÍNDICE 1 Introdução 2 Perigos 3 Localização e edifícios 4 Gestão do Armazém 5 Higiene e Segurança Pessoal 6 Derrames e Eliminação de Resíduos 7 Incêndio e Protecção Ambiental 8 Lista de verificação 9 Guia de Armazenamento 10 Referências úteis

4 Introdução Introdução As boas praticas de armazenamento permitem evitar acidentes com os produtos armazenados. Estas normas representam uma relação de boas praticas, reconhecidas pela Federação Internacional da Industria para a Protecção das Plantas (GCPF). São apresentadas de uma forma simples e prática e o seu cumprimento contribuirá de forma significativa para o armazenamento seguro. Este manual contém os conselhos que figuram em documentos elaborados por companhias individuais e associações comerciais bem como o que se tem aprendido através de incidentes ocorridos recentemente. Os conselhos incluídos irão ajudar a garantir que os produtos fitofarmacêuticos são armazenados e manuseados de forma segura durante operações normais. O manual proporciona também recomendações destinadas a prevenir acidentes e facilitar a preparação de planos de emergência. Sendo os produtos fitofarmacêuticos biologicamente activos, os efeitos de derrames incontrolados ou de um grande incêndio no armazém podem causar graves prejuízos no ambiente. O incêndio representa o mais serio acidente previsível num armazém, e as consequências mais graves de tal acidente são as que derivam da fuga da água contaminada, utilizada para apagar o incêndio. As normas recomendam a contenção total das aguas de extinção, no entanto se tal não for possível e caso não exista perigo de vida imediato, a solução menos prejudicial será deixar que o incêndio consuma todos os produtos armazenados. Esta decisão não pode ser tomada sem o prévio acordo das autoridades competentes e dos bombeiros. Recomenda-se uma estreita colaboração com os bombeiros e as autoridades competentes, mantendo-as informadas da natureza das mercadorias armazenadas com o fim de preparar os planos de emergência e colmatar a insuficiência das medidas de prevenção.

5 Introdução Grupos alvo deste manual Estas normas destinam-se principalmente aos responsáveis de armazém e loja, distribuidores de produtos fitofarmacêuticos, bombeiros e autoridades locais. No manual, a palavra "ter de" é utilizada para indicar as normas mínimas admissíveis, e as palavras "deve" e "recomendado" indicam as práticas correctas. Para ajudar os responsáveis e outras pessoas a efectuar uma auto-avaliação eficaz, foi incluída uma lista de verificação no final do manual.

6 Perigos PERIGOS Perigos durante o armazenamento Perigos para o ambiente

7 Perigos Perigos durante o armazenamento O conhecimento dos perigos que os produtos representam é um requisito prévio, essencial para um armazenamento seguro de todos os produtos químicos. Esta informação pode ser obtida através da folha de dados do produto e das etiquetas (ex.: Símbolos de perigo durante o transporte). Durante o armazenamento dos produtos fitofarmacêuticos, pode existir perigo com produtos inflamareis, toxicas, corrosivos, reactivos ou que actuem como agentes oxidantes. Inflamáveis Estas são substâncias que podem produzir misturas inflamáveis de vapor e ar e que são por isso, potenciais fontes de incêndio ou explosão. Líquidos Inflamáveis A classificação de líquidos inflamáveis é determinado pelo seu ponto de inflamação. Este ponto representa a temperatura mínima em que a substancia forma uma mistura inflamável de vapor e ar. Nos armazéns, os produtos que tenham um ponto de inflamação de 61 C ou menos, devem ser considerados inflamáveis. Sólidos Inflamáveis Estes são sólidos facilmente combustíveis, ou materiais que uma vez incendiados causam uma rápida propagação do fogo. Tóxico Estes materiais podem ser nocivos ou perigosos para o homem via ingestão, inalação ou absorção através da pele. O contacto da pele é a via mais comum através da qual a intoxicação pode ocorrer. Muitos produtos químicos passam facilmente através da pele e entram no organismo. A inalação de pó e vapores pode provocar uma reacção particularmente rápida devido à facilidade com que tais contaminantes entram no fluxo sanguíneo através dos pulmões. A Ingestão representa talvez a causa menos frequente de envenenamento acidental, e o mais provável é estar associado ao acto de comer, beber ou fumar sem ter lavado as mãos previamente.

8 Perigos Corrosivo As substancias corrosivas atacam a pele ou materiais tais como madeira ou metal. Por isso os derrames podem corroer outras embalagens e as estruturas do armazém. Oxidante Os agentes oxidantes aceleram o desenvolvimento de um incêndio. Eles podem igualmente reagir violentamente com outros materiais armazenados e ser a causa de uma ignição espontânea. Alguns sinais de perigo de produtos armazenados Perigosos em estado húmido Fazendo parte da gama de produtos fitofarmacêuticos comuns, alguns ditiocarbonatos reagem adversamente com a humidade e produzem sulfureto de carbono, um gás tóxico extremamente inflamável. Sabe-se também que pode ocorrer ignição espontânea neste grupo de produtos químicos.

9 Perigos Perigos para o Ambiente Sendo biologicamente activos, a libertação incontrolada de produtos fitofarmacêuticos representará sempre uma ameaça potencial para o ambiente. Impedir o derrame da agua de extinção do incêndio O derrame de agua contaminada usada para combater um incêndio representa o principal perigo. Pode contaminar gravemente a área exterior ao armazém, canais, rios ou lagos, e é uma particular ameaça para fontes de agua subterrânea utilizada para beber, regar e para a indústria. A descontaminação da água proveniente da extinção do incêndio pode ser uma prolongada e difícil tarefa, assim como extremamente dispendiosa. Durante um incêndio são emitidos vapores nocivos e fumos que, independentemente do material queimado, devem ser considerados como perigosos. Os Bombeiros encarregados do combate ao incêndio necessitam da protecção do equipamento de respiração. Contudo, um exame recente de incendidos importantes de produtos fitofarmacêuticos proporcionou provas que geralmente não é necessário evacuar as pessoas que trabalham e vivem nas proximidades do incêndio. Isso deve-se a que a força ascendente dos gases quentes (Corrente térmica ascendente) dilua muito os gases de combustão, além disso, normalmente, os gases de combustão só podem. penetrar lentamente nas habitações fechadas. Desta forma, as pessoas deviam simplesmente ser aconselhadas a ficar dentro de suas casas, fechar janelas e portas e desligar qualquer sistema de ventilação.

10 Perigos Os odores desagradáveis produzidos por pequenas quantidades não toxicas de substancias muito odorosas podem ser detectadas mesmo a grandes distancias do incêndio e causar alarme, apesar de ser inofensivo.

11 Localização e Edifícios LOCALIZAÇÃO E EDIFÍCIOS Localização Acesso ao Local Construção Materiais de construção Retenção Drenagem Ventilação Aquecimento Iluminação Protecção contra raios Saídas de emergência

12 Localização e Edifícios Localização Ao escolher a localização de um novo armazém, evite a proximidade de casas, escolas, hospitais, áreas comerciais, fabricas ou armazéns de produtos alimentares e zonas densamente povoadas. Deve ser dada preferencia a locais isolados ou destinados ao desenvolvimento industrial. Evitar também as zonas propensas a inundações e áreas utilizadas para a captação de agua. Providenciar vias de acesso para os veículos de bombeiros No caso dos armazéns já existentes, deve ser efectuada uma avaliação baseada no cumprimento das recomendações destas normas, justificando-se assim a continuação, ou não, do funcionamento do armazém.

13 Localização e Edifícios Acesso ao Local O acesso ao local tem do proporcionar vias adequadas para o carregamento e descarregamento dos veículos de transporte. Numa situação ideal, o edifício deve estar isolado a uma distancia mínima de 10 metros de outros locais que o rodeiam. O acesso ao local deve ter pelo menos duas entradas para que os veículos de emergência possam chegar ao edifício. Quando for provável que a aproximação ao edifício tenha que ser restringida por qualquer razão, a resposta a uma situação de emergência deve ser antecipadamente planeada. Construção Materiais de Construção Evitar sempre que possível a utilização de materiais combustíveis capazes de contribuir para a difusão de um incêndio. As estruturas de betão reforçado são preferíveis às armaduras de aço sem protecção. Os elementos de aço que suportam a carga devem ser protegidos do calor, isolando-os, por exemplo com cimento vermiculite vaporizado. Os pavimentos devem ser impermeáveis aos líquidos e ter um acabamento liso para facilitar a limpeza. As paredes corta fogo devem ser prolongadas acima do telhado Os muros exteriores podem ser de chapa de aço ou material semelhante, quando não forem destinados a proporcionar uma protecção contra riscos exteriores de incêndio. Onde existam tais riscos, os muros exteriores têm de ser de construção solida.

14 Localização e Edifícios Os materiais de isolamento do edifício, não devem ser combustíveis, ex.: Lã mineral ou Fibra de vidro. As paredes interiores, destinadas a servir de corta fogo, têm de proporcionar uma resistência de pelo menos 90 minutos e devem prolongar-se a pelo menos 1 metro acima do telhado ou ter outros meios de evitar a propagação do incêndio. Os materiais mais adequados para combinar a resistência ao fogo com solidez física e estabilidade são o betão armado, tijolo maciço ou blocos de betão. Para atingir a desejada resistência ao fogo, as paredes de betão armado devem ter no mínimo 15 cm de espessura e as paredes de tijolo uma espessura de 23 cm. O tijolo oco não é adequado. Os blocos de betão desprovidos de reforços devem ter uma espessura mínima de 30 cm para alcançar a resistência e estabilidade pretendidas. Para ter maior estabilidade estrutural, recomenda-se a incorporação de colunas reforçadas (pilares) na parede corta fogo. A parede corta fogo deve ser independente da estrutura adjacente para evitar um desabamento em caso de incêndio. Depósito de areia para proteger um cabo na parede corta fogo As paredes corta fogo não devem ter aberturas para a passagem de cabos eléctricos ou outros tubos; caso seja inevitável, há que prevenir a propagação do incêndio, por exemplo, colocando os cabos dentro de depósitos de areia retardadores de fogo.

15 Localização e Edifícios As portas corta fogo devem ser testadas periodicamente e estarem livres para serem movimentadas a qualquer momento As portas das paredes corta fogo tem que ter a mesma resistência ao fogo que a própria parede. Têm de fechar automaticamente em caso de incêndio, ex.: através de um dispositivo fusível. Proteja as portas contra danos causados pelos veículos e certifique-se que a mercadoria armazenada não impede o seu fecho. A estrutura que suporta o tecto deve ser feita de material não combustível. Estruturas de madeira dura e madeira tratada são admissíveis contando que o tecto não seja inflamável. Os tectos dos armazéns de produtos fitofarmacêuticos podem ser de construção leve e frágil, para serem facilmente derrubados em caso de incêndio, libertando o fumo e o calor. Quando o tecto for de construção solida, ha que proporcionar meios para libertação do fumo e do calor, instalando painéis transparentes de baixo ponto de fusão ou painéis de ventilação, com uma abertura útil de pelo menos 2% da área do telhado. Os painéis de ventilação têm que estar permanentemente abertos, ou ser possível abrilos manualmente, ou ainda de abertura automática em caso de um incêndio. A rápida libertação do fumo e do calor melhorara a visibilidade da fonte do incêndio e retardara a sua difusão lateral. Retenção Têm que existir meios para contenção de qualquer derrame e de toda a agua proveniente da extinção do incêndio. Em caso de um incêndio, e de esperar um volume considerável de agua por tonelada de produto armazenado, a menos que tenham sido

16 Localização e Edifícios instaladas precauções especiais (aspersores, sistemas de espuma e alarmes automáticos) que assegurem uma rápida resposta dos bombeiros. Parte da retenção pode ser efectuada dentro do armazém instalando rampas ou pequenos muros de contenção em todas as entradas. Os muros devem ter uma altura mínima de 20 cm com rampas inclinadas com um máximo de 10% para facilitar o acesso dos veículos. Recomenda-se, em caso de emergência, dispor de meios para dar mais altura aos muros de retenção por exemplo placas ou sacos de areia. Pode-se ainda aumentar o volume de retenção construindo pequenos muros ao redor da área de carga e descarga e outros terrenos pavimentados ao redor do armazém. Em tais casos, devem existir meios para evacuar a agua da chuva (bombas) e também a possibilidade de fechar as drenagens existentes, no caso de incêndio. Pequenos muros de retenção em torno do armazém e o perímetro do local Geralmente, a retenção do volume total de agua de extinção esperado, exige um tanque de recolha, que pode ser utilizado para vários armazéns ou compartimentos, separados por uma parede corta fogo, já que é pouco provável que mais do que um compartimento se incendeie ao mesmo tempo. Em armazéns onde seja difícil instalar um tanque de recolha suficientemente grande, recomenda-se a redução do volume de agua de extinção do incêndio, ex.: através de alarmes automáticos ou sistemas de extinção, ou cessar o combate ao incêndio uma vez atingida a capacidade de retenção disponível.

17 Localização e Edifícios Drenagem O edifício deve estar situado num local que permita reduzir o risco de que água contaminada atinja os cursos de água, as reservas de água subterrânea ou os sistemas de drenagens publicas. Recomenda-se fortemente que o sistema de drenagem das águas pluviais seja construído de forma a poder ser rapidamente fechado. Selar e proteger o sistema de drenagem dentro dos edifícios O piso do armazém nunca deve ter drenagens abertas. Isto é essencial para impedir o escorrimento não controlado de produtos derramados ou da água de extinção contaminada. Quando as aguas da chuva provenientes do tecto drenarem pelo interior do edifício, deve-se selar os tubos de descarga da água através da construção de um maciço de tijolo ou betão em torno do tubo até uma altura superior à do muro de retenção. Isto protegerá o tubo contra danos causados pelo movimento de veículos e paletes. Os tubos de descarga exteriores devem ser selados ao nível do chão. Ventilação O armazém deve ser bem ventilado. Sempre que possível, a ventilação natural deve ser proporcionada por aberturas situadas na parte superior e inferior das paredes e no tecto. A abertura inferior deve estar situada a um nível superior ao do muro de retenção. Todas as aberturas devem ser concebidas para evitar a entrada de pássaros e bichos.

18 Localização e Edifícios Para uma boa circulação de ar nos armazéns, recomenda-se deixar um espaço livre de 1 metro entre a parte mais alta dos produtos e o tecto, assim corno entre as mercadorias e as paredes. Aquecimento Em climas frios pode ser necessário instalar um sistema de aquecimento dentro do armazém. As aberturas nas paredes e tecto facilitam uma boa ventilação Os sistemas de aquecimento devem funcionar com vapor ou água quente, e a fonte de calor tem que estar separada da área de armazenamento. Os radiadores de água quente ou tubos de vapor tem de estar localizados de forma a não haver aquecimentos dos produtos armazenados. As unidades portáteis de aquecimento não devem ser utilizadas; As unidades de chama descoberta são proibidas.

19 Localização e Edifícios Não usar sistemas de aquecimento com chama descoberta Iluminação Os níveis de iluminação têm que permitir as inspecções rotineiras dos produtos armazenados e fornecer iluminação suficiente para uma fácil leitura dos rótulos dos produtos. Nos locais onde as operações de armazenamento são apenas efectuadas durante o dia, a iluminação natural pode ser adequada, podendo no entanto ser melhorada com a inserção de painéis transparentes no tecto. A iluminação artificial deve ser instalada por cima dos corredores e a uma altura de pelo menos 1 metro sobre o mais alto produto armazenado, de forma a prevenir danos durante as operações mecânicas de manuseamento.

20 Localização e Edifícios Protecção contra os Raios Todos os armazéns devem estar equipados com um sistema de protecção contra raios. Saídas de Emergência Além das portas principais, devem existir saídas para o caso de emergência. Estas devem estar situadas a uma distancia máxima de 30 m de qualquer ponto interior do armazém de forma a evitar que alguém fique retido no seu interior. Deixar livres as saídas de emergência e passeios de inspecção As saídas de emergência devem estar claramente sinalizadas e desimpedidas. Devem ser concebidas de forma a serem facilmente abertas a partir do interior. Sempre que possível, os escritórios e lavabos devem estar localizados longe da parte principal do armazém. No caso destas instalações se situarem dentro do armazém têm de estar segregadas deste, e a sua construção deve ser concebida de forma a

21 Localização e Edifícios proporcionar pelo menos um hora de resistência ao fogo. Tem que ser possível sair destas instalações sem passar pelo armazém. Se for permitido fumar nos escritórios e outras instalações, devem existir cinzeiros de metal ou vidro, e estes deverão ser esvaziados regularmente, de forma segura. Nunca esvaziar os cinzeiros nos cestos de papel! Isto tem sido uma frequente e comum causa de incêndio.

22 GESTÃO DO ARMAZÉM Responsabilidades Segurança Portões Local Janelas Chaves Controlo do acesso fora das horas de trabalho Supervisão e formação do pessoal Recepção e expedição Armazenamento de produtos Segregação e separação dos produtos Plano de armazenamento Armazenamento no exterior Tipos de Armazenamento Armazenamento em blocos Prateleiras Sistemas de controlo das existências Operações auxiliares Actividades não rotineiras Monta Cargas

23 Gestão do Armazém Responsabilidades O gestor de armazém tem a responsabilidade global do armazém. A sua responsabilidade inclui: O manuseamento seguro dos produtos dentro e fora do armazém e a manutenção dos arquivos referentes a tais movimentações. A saúde e a segurança do pessoal. A formação do pessoal. A manutenção das condições adequadas ao armazenamento. A protecção do ambiente. O planeamento dos procedimentos de emergência. Prevenção de incêndios e contacto com as autoridades. As responsabilidades referentes as diferentes fases das operações podem ser delegadas a subordinados devidamente qualificados, que compreendam bem as funções pelas quais são responsáveis. Responsabilidades do responsável de armazém Segurança Sendo o vandalismo uma das causas de um significativo número de incêndios nos armazéns, a segurança e protecção do armazém assume uma importância fundamental.

24 Gestão do Armazém Ha que tomar medidas de segurança para impedir o acesso não autorizado ao armazém: Durante as horas de trabalho, limitar o acesso a uma única entrada controlada. Fora das horas de trabalho, fechar à chave as portas e janelas do armazém bem como dos escritórios. Nos grandes armazéns, recomenda-se a instalação de um alarme contra intrusos, caso a resposta do pessoal de segurança seja razoavelmente rápida. Portões Os portões de entrada devem ser limitados ao mínimo necessário para o seu funcionamento. Contudo, deve ser possível entrar no armazém, pelo menos, por dois lados em caso de incêndio ou outra emergência. Local O local deve estar rodeado por um muro seguro ou uma cerca. Quando o muro do armazém for contíguo ao exterior, há que assegurar que não é possível entrar através das aberturas da ventilação, do tecto ou através de edifícios adjacentes. Todas as paredes exteriores devem estar libertas de paletes e outros materiais inflamáveis, que possam servir de combustível a potenciais incendiários. Janelas Se existirem meios alternativos de ventilação, o ideal é não existir nenhuma janela. Caso existam janelas, estas deverão ser posicionadas a grande altura e conter grades para impedir a entrada de pessoas não autorizadas. Chaves As chaves do armazém devem estar guardadas no escritório ou portaria, escondidas, devidamente etiquetadas e de fácil acesso em caso de emergência. Controlo do acesso fora das horas de trabalho A iluminação exterior, é frequentemente uma fonte de dissuasão para os intrusos. Os guardas que patrulham o armazém são eficazes contra intrusos e podem ajudar a detectar incêndios na sua fase inicial, no entanto, deve ser incluído um sistema "chave e relógio" para registar a hora e lugar em que a inspecção foi efectuada. Supervisão e formação do pessoal As operações de armazenamento só podem ser efectuadas em segurança se forem baseadas em procedimentos planeados compreendidos e cumpridos por todos.

25 Gestão do Armazém Todo o pessoal que trabalha no armazém deve receber uma boa formação. Deve ser mantido um registo permanente de formação. As rondas dos guardas podem detectar intrusos e incêndios A formação deve incluir: Conhecimento dos perigos dos produtos. Procedimentos seguros das operações em geral e do equipamento. Procedimentos em caso de emergência. Recepção e expedição Durante a recepção no armazém, a identidade, quantidade e etiquetagem das mercadorias têm de ser conferidas com os documentos de transporte. O bom estado das embalagens deve ser verificado. As embalagens danificadas ou com fugas devem ser separadas e tratadas de imediato. Embalagens com etiquetas danificadas ou ausentes devem ser postas de lado para colocação de novas etiquetas e identificação. Uma boa formação significa entender a função

26 Gestão do Armazém Deve existir uma ficha de dados de produto, disponível para todas as mercadorias armazenadas. As recomendações de recepção e expedição estão disponíveis no Manual "Normas para um transporte seguro de produtos fitofarmacêuticos". Armazenamento dos Produtos Segregação e Separarão dos produtos A segregação significa um armazenamento à parte, em compartimentos diferentes com um muro corta fogo como barreira. A separação significa um armazenamento à parte, em lugares diferentes do mesmo compartimento utilizando como barreira um espaço, ou um produto não combustível. Devido à sua natureza potencialmente toxica, o armazenamento dos produtos fitofarmacêuticos não deve ser efectuado no mesmo armazém que os produtos alimentares, rações para animais e outros produtos tais como roupa, tabaco, cosméticos, etc. Caso seja inevitável o armazenamento conjunto dos produtos referenciados, estes devem ser cuidadosamente separados dos produtos fitofarmacêuticos. Os próprios produtos fitofarmacêuticos devem ser armazenados por grupos de acordo com a sua categoria de perigosidade, ex.: inflamáveis, combustíveis, corrosivos, tóxicos, potencial de oxidação, etc. Enquanto que é aceitável a separação de pequenas quantidades de produtos de categorias diferentes, e fortemente recomendado a segregação de grandes quantidades de cada um dos diversos grupos, de acordo com as recomendações constantes no "Guia de armazenamento de produtos fitofarmacêuticos" em anexo.

27 Gestão do Armazém Segregação com uma parede corta fogo como barreira Separação pode ser efectuada deixando um espaço ou colocando um produto não perigoso entre produtos perigosos O principal benefício destas medidas é minimizar os riscos e as consequências de um possível incêndio. A quantidade de produtos líquidos inflamáveis, com um ponto de inflamação inferior a 61º C, quando armazenados num único compartimento, não deve exceder as 225 toneladas, a menos que o compartimento esteja equipado com protecção especial contra incêndios (Alarme automático com resposta rápida dos bombeiros, sistema de aspersão automático ou outro sistema automático de extinção). A Segregação através de um muro corta fogo é necessária quando se tratar de maiores quantidades. Também se recomenda limitar a 225 toneladas, os líquidos cujo ponto de inflamação seja superior a 61 C no caso de não existir nenhuma protecção especial contra incêndios. Os materiais de embalagens combustíveis devem ser separados de outras mercadorias, pois podem contribuir de forma significativa para um incêndio já que se incendeiam facilmente.

28 Gestão do Armazém Piano de Armazenamento Se o local contem vários lugares destinados ao armazenamento, cada um deles deve ser numerado para uma fácil identificação. Armazenamento no Exterior De um modo geral todos os produtos fitofarmacêuticos devem ser armazenados sob um telhado. As embalagens resistentes ao mau tempo, tais como tambores de 200 litros podem ser armazenadas ao ar livre, desde que o seu conteúdo não seja sensível a temperaturas extremas e se possa garantir a sua segurança. As áreas de armazenamento devem ter uma base solida e impermeável cercada por um pequeno muro de retenção. A utilização de asfalto não é recomendável, devido a este amolecer em climas quentes e sob influencia de certo solventes. Se a área não tem tecto, é necessário tomar as medidas adequadas para a drenagem da agua da chuva recolhida. Recomenda-se que o armazenamento de tambores seja efectuado na vertical sobre paletes. Os tambores que sejam armazenados na posição horizontal devem estar devidamente travados para não rolarem. Todos os tambores têm de ser armazenados de forma a permitir um acesso rápido para a extinção de um incêndio. Armazenamento ao ar livre sobre uma base sólida rodeada por um pequeno muro de retenção

29 Gestão do Armazém Tipos de Armazenamento Armazenamento em Blocos O armazenamento em blocos (pilhas) pode dificultar o acesso para a extinção de um incêndio. As dimensões dos blocos (pilhas) com materiais inflamáveis devem ser limitadas: Limitar os blocos para uma largura de 2 paletes e uma altura de 4 paletes. Por motivos práticos o comprimento não deve exceder 8 paletes. Incluir uma passagem para inspecção de pelo menos 0,5m entre blocos e 1m de intervalo ao longo da parede. Recomenda-se a restrição das dimensões de blocos (pilhas) com mercadorias combustíveis. As sinalizações de acesso para o monta cargas ou dispositivos de levantamento devem ser localizados nos extremos do bloco (pilha). Para evitar danos das embalagens inferiores, a altura do empilhamento deve ser reduzida dependendo do tipo de embalagens. Marcar no chão a posição dos blocos e passagens de inspecção, e dar um numero a cada bloco. Se estiver instalado um sistema de aspersão automática, estes devem estar situados a uma altura de pelo menos 1 metro acima da parte superior do bloco. Marcar as passagens e numerar cada bloco de armazenamento

30 Gestão do Armazém Prateleiras As estantes ou paletes com prateleiras de metal permitem uma melhor utilização de altura disponível, no entanto exigem monta cargas especializados para aproveitar ao máximo o espaço. Relativamente ao armazenamento em blocos, as estantes têm as seguintes vantagens: Armazenamento mais estável com menos danos das embalagens inferiores. Melhor controlo de existências e selecção mais fácil dos pedidos. Acesso a cada palete e boa inspecção visual. Podem ser instalados, dentro das estantes e junto dos produtos, sistemas de aspersão automáticos. Sistemas de Controlo das Existências O sistema de controlo de armazenamento tem de garantir o conhecimento da quantidade e localização das mercadorias no armazém, a qualquer momento. Um inventario, um piano de localização das mercadorias e a ficha de dados dos produtos têm de estar num lugar seguro, fora da área de armazenamento de forma a facilitar a sua consulta em caso de um incêndio ou emergência. Operações Auxiliares Devem ser evitadas, dentro do armazém, as actividades que não tenham a ver com o armazenamento. Podem ser instalados nas estantes, aspersores eficazes Instalações para reembalamento ou reenchimento podem ser necessárias, no entanto, devem estar situadas numa área segregada, livre de produtos armazenados.

31 Gestão do Armazém A manutenção de veículos e o estacionamento durante a noite, de veículos que não sejam os monta cargas eléctricos, não deve ser permitido, a menos que contenham um interruptor de desconexão da bateria. A cobertura com filme extensível representa uma solução mais segura do que as coberturas com filme retráctil. Evitar outras actividades dentro do armazém A utilização de coberturas com filme retráctil com sistema de ar quente tem de ser cuidadosamente controlada e deve permitir que o equipamento e mercadorias refresquem antes do fim do dia de trabalho. Não se recomenda a utilização de chamas sem protecção para a aplicação de coberturas retracteis. Actividades não rotineiras Todas as precauções destinadas a assegurar os procedimentos seguros e normais de trabalho podem ser inúteis, se forem permitidas actividades de manutenção ou construção capazes de provocar um incêndio. Todas as actividades não rotineiras devem ser autorizadas por escrito. A permissão escrita para a realização de tarefas tem que: Registar que a área imediata em que se vai realizar a tarefa está livre de materiais combustíveis. Assinalar os possíveis perigos e indicar as precauções destinadas a garantir que a tarefa se possa fazer em condições seguras.

32 Gestão do Armazém Registar o nome da pessoa destinada a observar que as faíscas são correctamente extinguidas. É necessária permissão para todas as actividades não rotineiras Monta Cargas Só condutores autorizados e devidamente treinados podem movimentar os monta cargas. A circulação tem de ser adequadamente regulamentada. Os monta cargas têm de circular com os garfos em posição baixa e não devem transportar passageiros. Recomenda-se que exista um extintor em cada monta cargas. As instalações para a carga das baterias dos monta cargas devem estar situadas numa área aberta distante e livre de produtos armazenados. Se a carga das baterias for efectuada num local fechado, tem de haver uma abertura de ventilação, situada num nível alto para libertação do hidrogénio gerado, o qual e mais leve do que o ar.

Armazém Planear a construção

Armazém Planear a construção Planear a construção Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, para a movimentação nos corredores e áreas externas,

Leia mais

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS

ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS ARMAZENAGEM DE PRODUTOS QUÍMICOS 2011 Índice 1. Sinalização... 3 2. Organização do Armazém... 3 3. Estabelecer um esquema de armazenamento para:... 4 4. Manter em local visível... 6 5. Deveres do Responsável

Leia mais

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados:

Nota Técnica. Requisitos Gerais para a armazenagem de óleos usados: Nota Técnica ARMAZENAGEM DE ÓLEOS USADOS Para efeitos do presente documento, considera-se a definição de óleos usados constante na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-lei n.º 153/2003. Define-se reservatório

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL P 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL P Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS

FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS PP. 1/7 FICHAS DE PROCEDIMENTO PREVENÇÃO DE RISCOS 1 TAREFA ARMAZENAGEM DE MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E RESÍDUOS 2 DESCRIÇÃO O trabalho preventivo no armazenamento de produtos perigosos, visa não só a protecção

Leia mais

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

INDUFIX FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 014 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Indufix Código interno: 2000 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

Controlo das obrigações nas explorações vitícolas

Controlo das obrigações nas explorações vitícolas Controlo das obrigações nas explorações vitícolas Workshop Peso da Régua, 26 de Novembro 2013 Teotónio Manuel Castro teotoniocastro@drapn.mamaot.pt 1 Sumário: Controlo das obrigações nas explorações vitícolas;

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOESTIM K 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOESTIM K Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos

Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos IMPLEMENTAÇÂO DO DECRETO LEI 173/2005 Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos Algumas orientações para a construção e beneficiação das instalações bem como para o armazenamento de produtos fitofarmacêuticos

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMI FERTIL Especial Hortícolas 18-8-6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Promi-Fertil Especial Hortícolas 18-8-6 Uso do

Leia mais

Comércio de Produtos Químicos

Comércio de Produtos Químicos Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1.) Identificação do Produto Nome do Produto: Pombo Código do Produto: Pr 295307 2.) Composição e Informação sobre os Ingredientes Substância:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ PRODUTO: BATERIA MOURA 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa: Endereço: Bateria Moura Acumuladores Moura

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ )

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUIÍMICO ( FISPQ ) 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Anti Ruído Tradicional Aplicação: Reparação e emborrachamento de veículos. Fornecedor: Nome: Mastiflex Indústria e Comércio Ltda Endereço : Rua

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVI Armazenamento de Produtos Químicos Perigosos um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58

Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A PR41 1,4 145 7,9 3,6 0,58 Produto Pilha de zinco-ar Nome do modelo IEC Nominal Nominal Diâmetro Altura Peso Tensão Capacidade (mm) (mm) (g) (V) (mah) PR10-D6A PR70 1,4 75 5,8 3,6 0,3 PR13-D6A PR48 1,4 265 7,9 5,4 0,83 PR312-D6A

Leia mais

Fire Prevention STANDARD. LME-12:001905 Upt Rev A

Fire Prevention STANDARD. LME-12:001905 Upt Rev A STANDARD LME-12:001905 Upt Rev A Índice 1 Introdução... 3 2 Requisitos... 3 3 Normas de Operação Segura... 4 3.1 Procedimentos de Evacuação em Incêndio... 4 3.2 Caminhos de Escape Designados... 4 3.3 Pontos

Leia mais

Rebrilhar Classic Alto Tráfego

Rebrilhar Classic Alto Tráfego 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Rebrilhar ClassicAltoTráfego Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 01 Identificação do produto e da Empresa Nome do Natureza Química: Produto Germicida e Bactericida Autorização de Funcionamento / MS Nº: 3.04500.8 Produto Notificado ANVISA/MS Nº: 0687370137 Data da Publicação

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 06.03.06 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Rotosafe Bro 700 001 OR 0050 nº Material: 110319 Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza

Leia mais

Os agentes extintores mais usados são: água Água + adiivos espuma pó químico dióxido de carbono

Os agentes extintores mais usados são: água Água + adiivos espuma pó químico dióxido de carbono Escolha do agente extintor Os agentes extintores mais usados são: água Água + adiivos espuma pó químico dióxido de carbono É de notar que não se refere as substâncias halogenados por se encontrarem proibidos

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico - FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico - FISPQ Produto: Antiderrapante para Correias Página 1 de 5 1 Informação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Antiderrapante para Correias Fornecedor Nome: Ultralub Química Ltda. Endereço: Estrada dos Crisântemos,

Leia mais

MULTI USO TRADICIONAL

MULTI USO TRADICIONAL Pag. 1 de 6 SEÇÃO 1.0 INFORMAÇÕES DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto : Identificação da Empresa: VALÊNCIA IND. E COMÉRCIO DE MATERIAIS DE LIMPEZA LTDA. ENDEREÇO: Rua Soldado Arlindo Sardanha,11.Parque

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Limpador de Uso Geral Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : 3.2599.0103.001-4 Aceita

Leia mais

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante

FISPQ. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: Solução Titulante NOME DO PRODUTO: Solução Titulante 1/12 FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Hidroazul

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM PÓ (Limão, Pinho, Clássico, Lavanda, Bouquet e Laranja)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM PÓ (Limão, Pinho, Clássico, Lavanda, Bouquet e Laranja) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sapólio Radium Pó Códigos Internos: Limão: 14001 / 14017 Pinho: 14005 / 14018 Clássico: 14033 Lavanda: 14031 Bouquet: 14030 Laranja: 14032

Leia mais

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

EXTRUTOP FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FISPQ 017 REVISÃO: 30/03/2014 PÁGINA 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Extrutop Código interno: AGM215 e AGM216 Empresa: Indutil Indústria de Tintas Ltda. e-mail: indutil@indutil.com.br

Leia mais

Ficha de Segurança. 1. Identificação da preparação e da companhia

Ficha de Segurança. 1. Identificação da preparação e da companhia 1. Identificação da preparação e da companhia Nome do Produto/Preparação Código do produto Uso específico Ver Ficha Técnica do Produto. Métodos de aplicação Ver Ficha Técnica do Produto. Nome da Empresa

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos VEDAPREN FAST - TERRACOTA 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Códigos internos de identificação do produto: 111690, 111691, 121714 e 111689 Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel

Leia mais

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos

Segurança com Pr P odutos o Q u Q ími m cos Segurança com Produtos Químicos Assuntos a serem Abordados 1. Conceitos e Definições; 2. Pré Avaliação do Produto Químico (Compra); 3. Armazenamento de Produto Químico; 4. Resíduo / Licença Ambiental;

Leia mais

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA

ILUMINAÇÃO DE SEGURANÇA ILUMINAÇÃO DE CIRCULAÇÃO OU DE EVACUAÇÃO Tem como objectivo permitir a evacuação das pessoas em segurança, garantindo ao longo dos caminhos de evacuação condições de visão e de evacuação adequadas e possibilitar

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMINOL Ca 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMINOL Ca Adubo Empresa responsável pela comercialização:

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033 / 03 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Argamassa com fibras para reparação estrutural de betão. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain Weber

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Produto : NO-RUST D - Data da Atualização: 22/01/2014 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Empresa: R. Pref. Eurípedes de Siqueira, n.º 36 Distrito

Leia mais

Lista das frases de risco e de segurança

Lista das frases de risco e de segurança Lista das frases de risco e de segurança FRASES DE RISCO R1 : Explosivo no estado seco. R2 : Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição. R3 : Grande risco de explosão por choque,

Leia mais

Ibo hydro-stop 1/5 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data 28-11-06. Data da edição: 23-01-2008 Edição nº: 00

Ibo hydro-stop 1/5 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data 28-11-06. Data da edição: 23-01-2008 Edição nº: 00 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Aditivo impermeabilizante para argamassas de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER

Leia mais

Nome do produto: BIOAGLOPAR PET

Nome do produto: BIOAGLOPAR PET Data da última revisão: 17/04/2014 Pagina 1/5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Bioaglopar PET NCM: 3209.10.20 - Código interno de identificação do produto: 1.3.2.004 - Nome da

Leia mais

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO VIII ACIDENTES COM PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Acidentes com Os são seguros se forem utilizados com cuidado, de acordo com todas as indicações

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: CURATON CQ FISPQ n 052 emissão 02/02/09 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Curaton CQ Código do produto: 11130 Nome

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XXXI Trabalhos com segurança em telhados um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido ou distribuído

Leia mais

weber.col classic plus

weber.col classic plus 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Cimento-Cola. Este produto destina-se à colagem de cerâmica. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain

Leia mais

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.

BS 29. Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer. BS 29 P P Espelho de bolso iluminado Instruções de utilização Beurer GmbH Söflinger Str. 218 89077 Ulm (Germany) Tel. +49 (0) 731 / 39 89-144 Fax: +49 (0) 731 / 39 89-255 www.beurer.de Mail: kd@beurer.de

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA PROMI-FERTIL 20-20-20 + 0,5 MgO + Micros 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: PROMI-FERTIL 20-20-20+ 0,5 MgO

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ PRODUTO: FLASH CLEAN POP REVISÃO Nº: 002 05/2013

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ PRODUTO: FLASH CLEAN POP REVISÃO Nº: 002 05/2013 1 INDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Desinfetante para uso geral. Nome comercial: Flash Clean Pop. Empresa: Quimifel Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda. Autorização de

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES GERAIS PARA LUMINÁRIAS DE UTILIZAÇÃO DOMÉSTICA INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA O fabricante aconselha um uso correcto dos aparelhos de iluminação!

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: FOSFATO DE CÁLCIO MONOBÁSICO H 2O - Código interno de identificação do produto: F1027 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Característico, irritante ph ( Puro ) 0,45 0,65 Densidade 0,980 1,040 ( 25ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Característico, irritante ph ( Puro ) 0,45 0,65 Densidade 0,980 1,040 ( 25ºC ) Elaboração: 03/12 Revisão: 0-03/12 RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: LIMPA BAÚ Sinônimo: Detergente Ácido Composição: Linear Alquil Benzeno Sulfonado, Ácido Clorídrico, Ácido Cítrico,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (MSDS)

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (MSDS) Página: 1/5 1 - Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: TEMED (N,N,N,N -Tetramethylenediamine) - Código de identificação do produto: 161-0800N - Nome da Empresa: BioAgency Biotecnologia

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 FISPQ NRº. 005 1/7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Bicarbonato de Sódio Nome Comercial : Estabilizador de ph Sinônimo: Bicarbonato Ácido de Sódio N CAS: 144-55-8 Nome da Empresa:

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE EUCALIPTO GEL 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Eucalipto Gel Maranso 1.2 Código de Venda:004 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA Edição revista no : 1

FICHA DE SEGURANÇA Edição revista no : 1 Página : 1 Etiqueta 2.2 : Gás não inflamável e não tóxico. 1 IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE / EMPRESA Designação Comercial : N Ficha de Segurança : Uso : Gas Refrigerante. Identificação

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Código Interno de Produto : 000000238838 Identificação da sociedade/empresa Clariquimica Comercio de Produtos Quimicos Ltda. Rua Manoel

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) LIMPA VIDROS MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) LIMPA VIDROS MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Limpa Vidros Maranso 1.2 Código de Venda: 016 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim Antunes, S/N

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Cremoso Códigos Internos: Bouquet 14015 (24/300ml) Clássico 14007 (24/300ml) Laranja 14025 (12/300ml) Lavanda 14014 (24/300ml)

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 11 de fevereiro de 2013. Saúde e Segurança na agricultura

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 11 de fevereiro de 2013. Saúde e Segurança na agricultura TÍTULO DA APRESENTAÇÃO Saúde e Segurança na agricultura TÍTULO DA APRESENTAÇÃO TÍTULO DA APRESENTAÇÃO DEVERES GERAIS DO EMPREGADOR DEVERES GERAIS DO TÍTULO EMPREGADOR DA APRESENTAÇÃO Admissão de trabalhadores

Leia mais

ROBERT BOSCH LIMITADA

ROBERT BOSCH LIMITADA F0LHA...: 1 de 5 1 _ Identificação do Produto e Fabricante Nome do Produto: Acumulador elétrico de energia Nome do Fabricante sob licença da Robert Bosch Ltda.: Enertec do Brasil Ltda. Endereço: Av. Independência,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO NAFTALINA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO NAFTALINA 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

SÓ PARA USO DOMÉSTICO!

SÓ PARA USO DOMÉSTICO! - Não o utilize num espaço fechado e cheio de vapores que advenham de óleos, dissolventes, produtos anticaruncho, pó inflamável ou outros vapores explosivos ou tóxicos. - Extraia sempre a ficha do aparelho

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Página: 1 de 5 FISPQ Nº: 037 Data da última revisão: 26/10/2010 Nome do Produto: Betugrout 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betugrout Código do Produto: 026050025. Nome da Empresa:

Leia mais

Q TIC. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA

Q TIC. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA Revisão: 00 Data de revisão: 12/2011 Página 1 de 9 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:... Produtor/ Fornecedor:... Endereço:...Via periférica II, 2460 CIA SUL- Simões Filho. Bahia.

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PÁGINA: 1/5 SEÇÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: BIOCLEANER CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO: 0120/5521 NOME DO FABRICANTE: BIOCHEMICAL PRODUTOS QUIMICOS LTDA ENDEREÇO: RUA: PAPA SÃO

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES NOME DO PRODUTO: BRANCOL 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome da Empresa: Petra Química Matriz: Estrada do Barreiro, 136 Gleba Nova Ukrânia - CEP: 86.800-970 - Apucarana/PR Fone: (43) 4104-0224

Leia mais

Produto: Denvercril RA701 Nº FISPQ: 079 Revisão: 00. Denver Indústria e Comércio Ltda. denver.resinas@denverresinas.com.br

Produto: Denvercril RA701 Nº FISPQ: 079 Revisão: 00. Denver Indústria e Comércio Ltda. denver.resinas@denverresinas.com.br 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Denvercril RA701. Denver Indústria e Comércio Ltda. Rua Geny Gusmão dos Santos, 48 Rio Abaixo Suzano-SP. Telefone da

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC )

RELATÓRIO TÉCNICO. Amarelado. Característico ph 10,00 11,50 g/cm3 ( 20ºC ) RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁGUA SANITÁRIA Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

Q LC 01. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA

Q LC 01. Produtor/ Fornecedor:... Quimil Indústria e Comércio LTDA Revisão: 00 Data de revisão: 12/2011 Página 1 de 9 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto:... Produtor/ Fornecedor:... Endereço:...Via periférica II, 2460 CIA SUL- Simões Filho. Bahia.

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (REGULAMENTO (CE) n 1907/2006 - REACH) Versão 2.1 (30/01/2014) - Página 1/5 FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (Regulamento REACH (CE) nº 1907/2006 - nº 453/2010) SECÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC 1601

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC 1601 NOME DO PRODUTO: BIOFLOC 1601 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: BIOFLOC 1601 Escritório: Nome da empresa: Biofloc Comercio e Representação de Produtos Químicos. Endereço: Av. Francisco

Leia mais

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO MEDIDAS DE PREVENÇÃO E AUTOPROTECÇÃO Os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. Há que saber agir correctamente.

Leia mais

Material Safety Data Sheet OP9011 TROWELABLE FAIRING COMPOUND CURING AGENT Version No: 2 Revision Date: 18/02/2003

Material Safety Data Sheet OP9011 TROWELABLE FAIRING COMPOUND CURING AGENT Version No: 2 Revision Date: 18/02/2003 1. Identificação da preparação e da companhia Nome do Produto/Preparação Código do produto Uso específico Ver Ficha Técnica do Produto. Só para uso profissional Métodos de aplicação Ver Ficha Técnica do

Leia mais

Pode causar dores abdominais e irritação gástrica. Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema.

Pode causar dores abdominais e irritação gástrica. Por não ser um produto totalmente bio-degradável, pode afetar o ecosistema. 1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 012 Página 1 / 5 Data da última revisão 17/072008 Nome do produto: Acrilpen Código interno

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PARA PRODUTOS QUÍMICOS 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do produto: CJI MASTER HARD SS Nome da empresa: Endereço: Rua Hermínio Poltroniere, 198

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1. Identificação da substância/preparação e da sociedade / empresa Identificação da substância / preparação Nome comercial: LUSO EXTRUDER Código do produto: TPVE 301 Utilização da substância / da preparação:

Leia mais

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica

Lâmpadas. Ar Condicionado. Como racionalizar energia eléctrica Como racionalizar energia eléctrica Combater o desperdício de energia eléctrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar.

Leia mais

Rebrilhar Catalisador Ureia-Formol

Rebrilhar Catalisador Ureia-Formol 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial do Produto: Nome da Empresa: Rebrilhar Resinas e Vernizes Ltda. Endereço: Rua Luiz de Moraes Rego, nº. 505 Jardim do Bosque Leme/SP Telefones: 19-35186900

Leia mais

Incêndios e Explosões Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas.

Incêndios e Explosões Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas. Incêndios e Explosões Baseado no original do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo - da Espanha) - www.mtas.es/insht/ INTRODUÇÃO Os incêndios e explosões, ainda que representem uma porcentagem

Leia mais

FICHA DE SEGURANÇA PROFERTIL ÍNDICE 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 - COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES

FICHA DE SEGURANÇA PROFERTIL ÍNDICE 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 - COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES PÁGINA: 1/6 ÍNDICE 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 2 - COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES 3 - IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS 4 - PRIMEIROS SOCORROS 5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO 6 -

Leia mais

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black

04/2014. Mod: MICRON-48/B. Production code: UPD80 Black 04/2014 Mod: MICRON-48/B Production code: UPD80 Black Model: UPD60-UPD80 Manual de instrucción PT 280-120424 1 PT Instruções importantes de segurança 1. Para se obter uma utilização plena desta arca vertical,

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ - Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Código interno: Empresa: FLEXOTOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO

Leia mais

Suprimark Brasil Com de tintas e Papeis ltda

Suprimark Brasil Com de tintas e Papeis ltda Produto: Sistema Escrita Prima Amarelo FISPQ: 0005 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Sistema Escrita PDVmais Prima amarela Suprimark Brasil de Com. De tintas e Papeis Ltda Rua : Augusto Tolle,

Leia mais

FISPQ nº 176 Página 1 / 5 Data da última revisão 02/02/2009. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ

FISPQ nº 176 Página 1 / 5 Data da última revisão 02/02/2009. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ 1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 176 Página 1 / 5 Data da última revisão 02/02/2009 Nome do produto: Craquelex Color (Verniz

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO AMACIANTE DE ROUPAS 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: AMACIANTE DE ROUPAS. b) Código do Produto: c) Nome da Empresa: ICARAÍ

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: SOLUÇÃO 2 - ORTOTOLIDINA

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR 14725 NOME DO PRODUTO: SOLUÇÃO 2 - ORTOTOLIDINA NOME DO PRODUTO: SOLUÇÃO 2 - ORTOTOLIDINA DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 09/08/2013 1/7 FISPQ NRº. 022 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. - Nome do Produto: Ortotolidina - Solução - Nome Comercial: Solução

Leia mais

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança:

PRIMEIRO A SEGURANÇA. Armazenamento e Manuseamento Seguro de Produtos de Limpeza e de Desinfecção. Seguir as Regras de Segurança: Seguir as Regras de Segurança: 1. Seguir sempre as recomendações e instruções de aplicação dos produtos de limpeza e de desinfecção. 2. Observar os pictogramas de perigo, as advertências de perigo e as

Leia mais

Ministério dos Petróleos

Ministério dos Petróleos Ministério dos Petróleos Decreto executivo nº. 80/04 de 27 de Julho Havendo necessidade de estabelecer as condições a que devem obedecer os meios de transporte aéreo de produtos petrolíferos; Sendo necessário

Leia mais

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio

Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio Desenvolvimento de uma emergência de incêndio INTRODUÇÃO Ambos a experiência e o bom senso nos dizem que as ações tomadas durante uma emergência são mais eficazes

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO 1. INTRODUÇÃO Toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresentam riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC A 5030

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ) NOME DO PRODUTO: BIOFLOC A 5030 NOME DO PRODUTO: BIOFLOC A 5030 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: BIOFLOC A 5030 Escritório: Nome da empresa: Biofloc Comercio e Representação de Produtos Químicos. Endereço: Av.

Leia mais

PRIMER MASTER UNIVERSAL

PRIMER MASTER UNIVERSAL FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PRIMER MASTER UNIVERSAL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Técnico e Comercial Nome Técnico e Comercial: Primer Anticorrosivo Master

Leia mais

Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625

Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625 Instrução Técnica nº 25/2011 - Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis - Parte 3 Armazenamento... 625 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO

PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO PLANO DE EMERGÊNCIA: FASES DE ELABORAÇÃO www.zonaverde.pt Página 1 de 10 INTRODUÇÃO Os acidentes nas organizações/estabelecimentos são sempre eventos inesperados, em que a falta de conhecimentos/formação,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Produto : NO RUST D ( para desenvolvimento de poços) ver.03.07 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Empresa: Clanox Ind. e Comércio de Produtos Químicos

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Tinta pó Branco Evereste -Pág. 01/06 Este produto atende a classificação para Cal de pintura

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos Tinta pó Branco Evereste -Pág. 01/06 Este produto atende a classificação para Cal de pintura Tinta pó Branco Evereste -Pág. 01/06 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Tinta pó Branco Evereste Código Interno de Identificação do Produto: Indicação: A Tinta em Pó Super Refinada

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Edição revista (*) Nº : 5. 2.2 : Gás não inflamável e não tóxico.

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Edição revista (*) Nº : 5. 2.2 : Gás não inflamável e não tóxico. Página : 1 2.2 : Gás não inflamável e não tóxico. Atenção 1 Identificação da substância/ preparação e da sociedade/ empresa Identificador do produto Designação Comercial : AR Reconstituido K/AR Comprimido/

Leia mais

FICHA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE ACIDENTES

FICHA DE EMERGÊNCIA EM CASO DE ACIDENTES Rua Soluções do Lar, 155 CEP. 06700-000 Cotia SP Tel./ Fax: (11) 4612-2014 Nome do Produto: PRIMER PRODUTO NÃO ENQUADRADO NA PORTARIA EM VIGOR SOBRE VIGOR SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS Líquido

Leia mais

1 Designação comercial da substância e identificação da empresa

1 Designação comercial da substância e identificação da empresa 1 Designação comercial da substância e identificação da empresa Identificação do nome do rótulo/designação comercial Utilização da substância/preparação Cosméticos/Cuidado pessoal Para emergência química

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2012 Página 1 de 6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto Metrofix Fabricado por: Lwart Química Endereço Rodovia Marechal Rondon, Km 303,5, Lençóis Paulista-SP

Leia mais

SPANTA POMBO PASTILHA

SPANTA POMBO PASTILHA SPANTA POMBO PASTILHA CÓDIGO : 702 Páginas 1 de 5 01 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO: Nome do produto... : SPANTA POMBO PASTILHA Fabricante... : INSETIMAX INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA Endereço... : Rua Adelaide Zangrande

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos REVISÃO 03 DATA DA REVISÃO: 26/06/2011 ACABAMENTO EPÓXI PARTE B FISPQ - 061 ACABAMENTO

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos REVISÃO 03 DATA DA REVISÃO: 26/06/2011 ACABAMENTO EPÓXI PARTE B FISPQ - 061 ACABAMENTO FISPQ - 061 ACABAMENTO EPOXI - Parte B 1. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Fabricante: Aderência Pisos e Revestimentos Ltda. Endereço: Rua Dr. Sebastião Carlos Arantes, 35 São Paulo SP CEP 04624-130 Telefone:

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ: 753.01/2016

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ: 753.01/2016 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ: 753.01/2016 FUNDO PREPARADOR DE PAREDES BASE ÁGUA PREMIUM CORIARTE Data 12/02/2016 Revisão: 002/2016 Página 1/6 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA

Leia mais

Pode causar irritação na mucosa e dores abdominais. Não são conhecidos casos de irritação nas vias respiratórias.

Pode causar irritação na mucosa e dores abdominais. Não são conhecidos casos de irritação nas vias respiratórias. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 032 Página 1 / 5 Data da última revisão 08/05/2008 1 Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Tinta P.V.A.para Artesanato

Leia mais