Professor Hudson Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professor Hudson Oliveira"

Transcrição

1 Professor Hudson Oliveira

2

3 A revolução na pintura Tempo: segunda metade do século XIX. Espaço / origem: França.

4 Contexto: Revolução Industrial 2ª fase. Novas Ideias: Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo Científico, Socialismo Cristão e Anarquismo. Imperialismo e (Neo)Colonialismo europeu. Racionalismo/Cientificismo.

5 Precursor: Édouard Manet ( ). Algumas obras romperam com as normas clássicas, com o academicismo. Almoço na relva

6 Conceito Designa um sistema de pintura que consiste em traduzir pura e simplesmente a impressão tal qual foi percebida materialmente. Criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento.

7 Objetivo do impressionismo Retratar em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons.

8 O vocábulo impressionismo Surgiu em função de um artigo do jornalista Louis Leroy ( ) sobre a obra de Claude Monet ( ), cujo o título é Impressão, nascer do sol (1873).

9 Louis Leroy ( ) escreveu, em 1874, no "Charivari", publicação política, literária e satírica popular: "Selvagens obstinados, não querem por preguiça ou incapacidade terminar seus quadros. Contentam-se com uns borrões que representam suas impressões. Que farsantes! Impressionistas!".

10

11 Percebe-se nos artistas chamados impressionistas a influência da fotografia, no que se refere à tentativa de flagrar instantes.

12 Principais características: Os artistas não representam as formas tal como sabem que elas são, mas tal como as vêem sob a ação da luz.

13 É banido o desenho-contorno que define com precisão a forma e sugere o volume. A perspectiva deixa de ser baseada nas regras da geometria, mas é realizada, do primeiro plano até a linha do horizonte, pela degradação de coloridos e de tons, marcando assim o espaço e o volume.

14 Os pintores abandonam o claroescuro e seus contrastes violentos. As sombras são coloridas por reflexos e excluem da paleta, portanto, os tons negros, cinzentos, marrons, preferindo-se os azuis, verdes, amarelos, laranjas, vermelhos e violetas.

15 As cores vão ser empregadas de acordo com a técnica da mistura óptica: duas cores são justapostas na tela e não misturadas pigmentariamente na paleta e é no olho do expectador que recompõe a cor desejada pelo pintor. Exemplo: azul + vermelho = sugere violeta.

16 Destaques: Claude Monet ( ). Auguste Renoir ( ). Edgar Degas ( ). Edouard Manet ( ).

17 Preocupações: Monet - Pesquisas com a luz solar refletida nos seres humanos e na natureza.

18 Claude Monet Mulheres no Jardim

19 Catedral de Rouen ao entardecer (1894)

20 Catedral de Rouen ao amanhecer (1894)

21 Renoir cotidiano parisiense. Le Moulin de la Galette (1876)

22 Dançarinas (1878) Degas desenho, cor, interiores e luz artificial. flagrar um instante da vida das pessoas, apreender o momento de um movimento.

23 Edgar Degas Ensaio

24 Pós-Impressionismo Pintura que se desenvolve a partir de reúne pintores de tendências diversas, como Vincent Van Gogh ( ), Paul Gaugin ( ), Paul Cézane ( ), Henri de Toulousse-Lautrec ( ), entre ouros, mas que não eram fiéis às normas impressionistas.

25 Van Gogh, A sesta, 1890

26 Os precursores da arte moderna: Paul Cézanne ( ), Paul Gauguin ( ) e Vincent Van Gogh ( ) são três grandes pintores que influenciaram consideravelmente a arte do século XX. Partindo da experiência impressionista, muito cedo tentaram ultrapassá-la, cada qual com a sua própria linguagem expressiva.

27 1- Cézanne: o estudo das formas. Paul Cézanne, Autorretrato, 1879 (Winthertur, Coleção Oskar Reinhart).

28 Cézanne transformou a visão de vibrações luminosas e cromáticas do impressionismo em uma visão mental de formas plásticas, modeladas pela cor. Ele via mais com o cérebro do que com os olhos. Cézanne dizia que na natureza tudo é modelado segundo três formas fundamentais: a esfera, o cone, o cilindro. Nas suas obras, objetos e figuras têm formas simples, essenciais.

29 O quadro Casas em Gardanne antecipa a visão dos cubistas.

30 Casas de Gardanne, , detalhe (óleo sobre tela, Nova York, Metropolitan Museum).

31 1.1- A iconografia: Cézanne passou toda a sua vida na sua propriedade de campo no Sul da França. Os seus temas preferidos eram os habitantes do lugar, camponeses, provinciais simplesmente vestidos. O jogo de cartas era um passatempo comum.

32 Na pintura Jogadores de cartas, uma das suas obras-primas, a simplificação das formas é evidente. Sob as figuras dos dois jogadores intuímos um esquema baseado em sólidos geométricos.

33 Jogadores de cartas, (óleo sobre tela, Paris, Museu d Orsay).

34 1.2- A estrutura da composição do quadro de Cézanne e as formas geométricas na construção das figuras. O ponto focal da pintura situa-se entre as mãos dos jogadores.

35 1.3- Composições de volumes: Cézanne dizia com orgulho com uma maçã quero maravilhar Paris. Sabendo que também com temas humildes e sem qualquer relevância estética pode-se fazer a grande pintura.

36 Nas numerosas naturezas-mortas, pintou os pratos de cozinha, a jarra de água, um vaso de louça e muitas maçãs. As maçãs de seu pomar. Com poucos objetos realizou composições que parecem monumentos pela forma plástica da imagem, construída apenas com a cor.

37 Natureza-morta com vaso verde, (óleo sobre tela, 59 x 72 cm, Coleção Particular).

38 Retrato de mulher com cafeteira, c (óleo sobre tela, 130 x 96,5 cm, Paris, Museu d Orsay). Retrata, provavelmente, a cozinheira do pintor, uma sólida camponesa provençal.

39 A figura é esquematizada segundo os módulos dos sólidos geométricos. A xícara e a cafeteira napolitana também são cilindros. A partir dessa composição de volumes, construídos com cores complementares do azul e do ocre, terá início o cubismo de Picasso.

40 As grandes banhistas, (208 x 249 cm, Filadélfia, Museum of Art).

41 O problema não está na reprodução de um conteúdo de costumes ou mitológico, ou na configuração de uma expressão psíquica peculiar às pessoas representadas, mas nos valores de cor das figuras, com os quais é construída uma forma, purificada de toda escória da matéria.

42 Todas as partes coloridas são ao mesmo tempo partes da forma, ligadas indissoluvelmente entre si. Consequentemente, os objetos são amplamente privados de sua tridimensionalidade e transformados em figuras planas, sem se tornarem fenômenos coloridos diluídos no sentido dos impressionistas.

43 A luz não decompõe e não coloca nada em movimento, ela não flui de fora para dentro, mas está de algum modo fixada como qualidade dos planos coloridos. Espaço e atmosfera desaparecem como condições naturais para a existência das coisas. Existem tantas formas, tantas divisões do espaço, que se impelem umas através das outras de maneira singular.

44 Isso provoca o surgimento de um movimento independente da natureza e próprio apenas do quadro, que impregna a estrutura da surperfície e consegue uma grandiosidade do aspecto do quadro que beira o monumental, que se manifesta também em paisagens, naturezas-mortas e retratos de Cézanne.

45 2- Gauguin: em busca de novas emoções. Paul Gauguin, Autorretrato-caricatura, 1889 (Washington, National Gallery).

46 Paul Gauguin foi, ao lado de Van Gogh, um daqueles artistas inovadores que, incompreendidos pelo público e pela crítica, tiveram uma vida muito difícil. A paixão pela arte, que o fez abandonar uma vida abastada, levou Gauguin até as longínquas ilhas do Oceano Pacífico. Em busca de novos temas de inspiração, realizou uma viagem aventurosa pelas Ilhas Marquesas, que eram colônias francesas, fixando-se no Taiti, esplêndida ilha vulcânica na Polinésia Meridional.

47 A obra de Gauguin foi definida pela procura de um novo sentido do mundo e da existência humana em uma sociedade e civilização falsa e tida como insuportável. Seguiu seus anseios por uma existência humana original e incorrupta que acreditava ainda existir entre os primitivos, indo viver entre os ilhéus dos mares do Sul. Foi um engano trágico pelo qual pagou caro, mas que lhe permitiu criar obras de misteriosa beleza.

48 Do impressionismo havia aprendido o valor do colorido, mas que perdeu seu caráter como manifestação dos objetos saturada de luz e foi concentrado em grandes planos de luminescência contida e esmaecida. Todos os objetos são reunidos como em uma tapeçaria, as imagens provocam uma impressão irreal e onírica e em sua pureza e serenidade pretendem ser expressão de uma condição humana simples e inalterada, ainda associada de corpo e alma às origens míticas da humanidade. Na arte de Gauguin está contido muito simbolismo.

49 Gauguin foi o primeiro a reconhecer o alto valor estético das artes consideradas primitivas e a querer estudar na sua realidade as obras dos povos dos trópicos.

50 Parau Api (O que há de novo), 1892, detalhe (óleo sobre tela, 67 x 91 cm, Dresden, Staatliche Kunstsammlungen).

51 2.1- A iconografia: o quadro Arearea (Passatempo, também conhecida como Cão Vermelho) representa uma cena da vida cotidiana no Taiti. Vemos duas jovens polinésias, com longos cabelos pretos e pele cor de âmbar; uma delas toca flauta. A distância, três mulheres se inclinam, em movimento de dança, diante de um ídolo gigantesco.

52 Arearea (Passatempo), 1892, detalhe (óleo sobre tela, 75 x 94 cm. Paris, Museu d Orsay).

53 Esquema das formas principais da composição.

54 2.2- Estrutura expressiva: As cores são aplicadas sobre a tela de modo quase uniforme, divididas em zonas. É uma composição de formas coloridas. A luminosidade e a intensidade das cores definem os planos do ambiente. Os objetos, as plantas, as flores, os animais estão contidos em um mosaico de formas.

55 2.3- Mensagem: A composição em seu conjunto transmite um senso de serenidade. Parece que o artista encontrou no ritmo calmo da vida primitiva a paz interior que sonhara. Os verdes plácidos, as linhas onduladas das formas e o olhar da jovem atraem o observador em um sutil encantamento. O som da flauta, que podemos somente imaginar, parece dominar cada presença.

56 2.4- Referências: Gauguin se inspirou nos relevos do maior templo do mundo, o santuário budista de Borobudur, em Java. Detalhe dos relevos do templo budista de Borobudur.

57 3- Van Gogh: um artista inquieto. Vincent Van Gogh, Autorretrato, 1887 (Amsterdã, Rijksmuseum).

58 Autorretrato, 1888, óleo sobre tela. Um dos muitos autorretratos em que o artista investigava a si mesmo para encontrar a razão do próprio desassossego.

59 3.1- Estrutura expressiva: Usa a cor de modo novo, pinceladas marcadas, uma pasta cromática densa, tintas usadas muitas vezes no estado puro. A pincelada constrói a imagem com traços vorticosos (que se move em espiral), às vezes feitos com o cabo do pinel. A paisagem foi o tema preferido de Van Gogh. A estrutura das suas pinturas é dinâmica, ondulada; os céus não são serenos, mas vincados de nuvens vorticosas; o sol e a lua espalham a sua luz com raios de pura cor amarela.

60 O quarto de Van Gogh em Arles, 1889 (óleo sobre tela, Paris, museu d Orsay).

61 Nessa pequena tela, o artista descreveu a pobreza da sua vida material. Ele usou amplamente as cores complementares laranja e azul, nas várias gradações. As mesmas cores do autorretrato. A pincelada é consideravelmente marcada. Sobre a parede é visível o autorretrato.

62 3.2- A mensagem: Toda a obra de Van Gogh transmite uma mensagem forte e apaixonada: a carga expressiva da sua pintura revela os estados de ânimo do artista, a sua alegria ou a própria dor. Os românticos comunicavam essas emoções com uma pintura ainda tradicional; Van Gogh o fez usando a cor, a técnica, o desenho de modo expressivo.

63 A mensagem artística, que caiu no vazio enquanto o artista estava vivo, foi recebida com entusiasmo pelos jovens pintores que viveram depois dele, no início do século XX.

64 Na pintura As Camponesas, o traço vorticoso da pincelada definida modela a imagem.

65

66 O quadro se refere às célebres Respigadoras de Millet, pintor socialmente engajado, que retratou os camponeses no seu duro trabalho no campo. Também Van Gogh, na sua extrema pobreza, participou da vida dos humildes.

67 François Millet, As Respigadoras, 1857 (óleo sobre tela, Paris, Museu d Orsay).

68 Vincent Van Gogh, Camponesa Holandesa. Desenho a carvão.

69 O par de sapatos (óleo sobre tela, 1886), de Van Gogh. Este par de sapatos revela a pobreza do seu dono e a riqueza de expressão do artista, além de proporcionar uma experiência única da beleza.

70 Van Gogh, A noite estrelada, 1889 (óleo sobre tela, Nova York, Museu de Arte Moderna).

71 No coração da adormecida aldeia de A noite estrelada, há uma igreja holandesa, que Van Gogh transpôs para o sul da França. Seu interior é negro, a flecha da torre protetora é como uma lança; a igreja é intocada pelo mar de energia e de luz que jorra em espiral pela noite cósmica [...] os ciprestes fazem parte do céu. As estrelas estão em fogo e as árvores em chamas. Duas estrelas parecem oferecer-se à árvore como rodas ou olhos; uma terceira estrela rodopia sobre a ponta de uma árvore menor como se fosse uma bola na ponta de um dedo. Em A noite estrelada, a natureza, e não a igreja, é que foi tocada por Deus. Brenson, Michel. A presença da natureza. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 jul Caderno Cultura, n. 521, ano VII (do Le Point).

72 4- Henri de Toulouse-Lautrec ( ) O mais jovem entre os artistas que, a partir dos anos 1880, contribuíram decisivamente para a transformação da pintura. Também ele aprendeu com o impressionismo e orientou-se especialmente por Degas, desenvolvendo entretanto sua arte a uma bidimensionalidade próxima à de Gauguin, só que destituída de todo o conteúdo simbólico, embora com uma nova acentuação do conteúdo.

73 Como Degas, amava representações dos divertimentos das grandes cidades, porém, na maioria das vezes, optando por outros motivos: artistas de circo, prostitutas, cantoras e dançarinas dos teatros de variedades e cabarés, como La Goulue no Moulin Rouge de 1892.

74 Henri de Toulouse-Lautrec, La Goulue no Moulin Rouge, 1892 (Cartão, 80 x 60 cm, Nova York, Museum of Modern Art).

75 Das imagens, depreende-se que não havia intenções de crítica moral ou social associada a esta escolha. Expressam uma apreciação incondicional destas formas de vida, nas quais via realizadas liberdade, independência e originalidade.

76 Salão na Rue des Moulins, 1894.

77 Só, 1896.

78 Também agia de forma semelhante a Gauguin, um ódio à civilização com um tipo de crítica indireta, porém Lautrec não busca a originalidade da vida nos primitivos, mas a encontra nas existências à margem da sociedade, desprezadas pela burguesia, embora prazerosamente utilizadas.

79 Para a realização de suas intenções não podia mais servir-se do impressionismo esteticamente orientado; tampouco podia copiar realisticamente o que via, visto que disso teriam surgido apenas ilustrações de caráter anedótico ou de reportagem. Transformou a realidade em uma forma que, através do exagero, conseguiu uma expressiva caracterização do desejado, sem desvio por intermédio de uma descrição detalhada do ambiente.

Van Gogh, A sesta, 1890

Van Gogh, A sesta, 1890 Van Gogh, A sesta, 1890 Pós-Impressionismo Pintura que se desenvolve a partir de 1886. reúne pintores de tendências diversas, como Vincent Van Gogh (1853-1890), Paul Gaugin (1848-1903), Paul Cézane (1839-1906),

Leia mais

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.

IMPRESSIONISMO. As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. IMPRESSIONISMO O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais

Leia mais

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as

Leia mais

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO

Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO 2º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 IMPRESSIONISMO PÓS IMPRESSIONISMO Professora Alba Baroni Arquiteta IMPRESSIONISMO Movimento com origem na França no fim do século XIX que explorou a intensidade

Leia mais

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!!

IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886) MANET, MONET, RENOIR, DEGAS O movimento conhecido como Impressionismo marcou a primeira revolução artística total desde a Renascença. Nascido na França

Leia mais

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do

Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do Realismo Pintura Características: Oposição aos mitos, as idealizações, as lendas... Exaltação da realidade imediata: Representação fiel das paisagens naturais e do cotidiano de pessoas comuns. Transformações

Leia mais

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor.

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. Impressionismo Surge em 1.863 em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. O artista rompeu definitivamente com os valores clássicos da antiguidade; apesar de não se considerar um impressionista

Leia mais

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã?

Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? Que tal começa essa bela manhã com um pouco de arte? Enquanto você saboreia seu belo café da manhã? O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol, de

Leia mais

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo

Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Artes visuais AULA 4 Do Romantismo ao Impressionismo Prof. André de Freitas Barbosa O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais, resultando numa reação ao espírito iluminista,

Leia mais

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE

IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO A EXPLORAÇÃO DA LUZ E DE SEUS EFEITOS NO REDIRECIONAMENTO DA ARTE IMPRESSIONISMO É UM MOVIMENTO ARTÍSTICO QUE SURGIU NA FRANÇA NO FINAL DO SÉCULO XIX, DURANTE O PERÍODO DA BELLE ÉPOQUE.

Leia mais

IMPRESSIONISMO

IMPRESSIONISMO IMPRESSIONISMO 1870-1930 Movimento de arte em França no final do século XIX, criado por um grupo de artistas conhecidos pelas suas técnicas inovadoras de pintura e uso da cor na arte. OS IMPRESSIONISTAS

Leia mais

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS

IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS IMPRESSIONISMO: MANET, MONET, RENOIR, DEGAS Impressionismo foi um movimento originado na pintura durante o século XIX, na França. Nesse período, vivia-se a chamada Belle Époque (Bela Época) europeia, marcada

Leia mais

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do

Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do Realismo Realismo Realismo significa um estilo de época que predominou na segunda metade do século XIX. A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se

Leia mais

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel

ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO & PÓS-IMPRESSIONISMO ESTHAR- ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE prof. ricardo seyssel IMPRESSIONISMO Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet. Definição IMPRESSIONISMO Surgiu no último

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 3º - Ensino Médio Professora: Michelle Fialho Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: ITRDU Este estudo

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo. LISTA DE RECUPERAÇÃO FINAL DE ARTE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Pré-História, Egito Antigo, Renascimento, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das afirmações abaixo.

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX

Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX Modernismo nas artes plásticas: Séculos XIX e XX O que era ser um artista moderno? Vincent Van Gogh- Auto retrato com orelha decepada, (1889) Vincent Van Gogh Autorretrato com orelha decepada (1889) Todo

Leia mais

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR

Expressionismo EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR Expressionismo ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR EDUARDO FALCHETTI SOVRANI GIAN CARLOS MENCATTO PAULO ROBERTO MASCARELLO VILMAR IBANOR BERTOTTI JUNIOR DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Movimento heterogêneo

Leia mais

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES Se enxergássemos o mundo assim... Mostra Amazônia Sebastião Salgado Gênesis Sebastião Salgado As cores são importantes fontes de expressão! Comunicam ideias e sentimentos

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

Georges Seurat nasceu em Paris em 2 de dezembro de Em 1878 começou a estudar na Escola de Belas-Artes com Henri Lehmann, discípulo de Ingres

Georges Seurat nasceu em Paris em 2 de dezembro de Em 1878 começou a estudar na Escola de Belas-Artes com Henri Lehmann, discípulo de Ingres Seurat, Georges Um dos grandes precursores da arte do século XX, Seurat foi o criador do pontilhismo, técnica neo-impressionista baseada na fragmentação da cor em pontos que, quando tomados em conjunto,

Leia mais

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE A invenção da fotografia em 1823 influencia as artes de diversas maneiras; Surgem duas correntes, os Realistas e os Impressionistas;

Leia mais

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo.

O Impressionismo como base das transformações do Modernismo. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo IV Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul O Impressionismo como base das transformações

Leia mais

Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela

Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela Mulher de chapéu, Matisse 1905, Óleo sobre tela O termo Fauvismo deriva de fauve (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do Salão de Outono

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01:

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE. Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: LISTA DE RECUPERAÇÃO DE ARTE 4º BIMESTRE 1ª SÉRIE Professora Dani de Brito Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Romantismo, Impressionismo. Questão 01: Escreva o período ao qual pertence cada uma das

Leia mais

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata?

O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? O que vocês vêem na obra? Quais as cores predominantes? Quais as formas predominantes? É uma obra figurativa ou abstrata? Mulher sentada (1909) Pablo Picasso FORMAS GEOMÉTRICAS NAS ARTES Geometria É a

Leia mais

Impressionismo. a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II, III e V são corretos. c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos.

Impressionismo. a) Apenas o item IV está correto. b) Apenas os itens II, III e V são corretos. c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos. Impressionismo Questão 01 - Como os artistas realistas, que com a ciência haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. Qual a definição de desenho? Desenho é a representação artística de sentimentos, situações cotidianas, ideias, enfim, de qualquer coisa, situação ou sensação que o ser humano seja capaz de perceber. Por

Leia mais

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes

vunesp s PROVA DE HABILIDADES (14 horas) VESTIBULAR 2015 ~unes VESTIBULAR 2015 ~unes PROVA DE HABILIDADES 09.12.2014 (14 horas) Confira seus dados. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas nos locais indicados. Qualquer identificação fora dos locais indicados

Leia mais

ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 8º D V. DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - 1 2º trimestre TATIANE

ALUNO: Nº SÉRIE/ANO: TURMA: TURNO: 8º D V. DISCIPLINA: TIPO DE ATIVIDADE: PROFESSOR (A): HISTÓRIA DA ARTE TEXTO COMPLEMENTAR - 1 2º trimestre TATIANE Fonte: http://www.musee-orsay.fr/fr/collections/catalogue-des-oeuvres/resultatcollection.html?no_cache=1&zoom=1&tx_damzoom_pi1%5bzoom%5d=0&tx_da mzoom_pi1%5bxmlid%5d=001089&tx_damzoom_pi1%5bback%5d=fr%2fcollec

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior Principais movimentos artísticos do século XX Professora Alba Baroni Arquiteta Principais movimentos artísticos do século XX No século XX amplia-se as conquistas técnicas e progresso

Leia mais

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO

CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO CUBISMO ANALÍTICO E SINTÉTICO O Cubismo Surgiu no século XX, sendo que o marco inicial foi em 1907 com a obra Les Demoiselles d Avignon de Picasso. Principais fundadores foram Pablo Picasso e Georges Braque,

Leia mais

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo

Nome: N.º. Praia Grande, de outubro de O impressionismo Nome: N.º 1ª série do Ensino Médio. Praia Grande, de outubro de 2016. ProfªVivian O impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do Impressionismo Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 4.2 Conteúdo: Romantismo Realismo Impressionismo

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 4.2 Conteúdo: Romantismo Realismo Impressionismo Aula 4.2 Conteúdo: Romantismo Realismo Impressionismo 1 Habilidades: Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho de produção dos artistas em seus meios culturais. 2 Romantismo Designa uma tendência

Leia mais

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria. ARTE Objetivas 01 Em relação ao que aprendemos sobre o que é ARTE, marque (V) para citações verdadeiras e (F) para as falsas: a) ( ) A arte sobrevive sem a interferência do Homem. b) ( ) Atualmente, de

Leia mais

VANGUARDAS EUROPÉIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDAS EUROPÉIAS VANGUARDA Em seu sentido literal, vanguarda (vem do francês Avant Garde, guarda avante ) faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha.daí

Leia mais

Impressão: nascer do sol

Impressão: nascer do sol IMPRESSIONISMO França 1860 a 1886. Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da cor e da luz. Seu objetivo principal era apresentar uma impressão ou as percepções iniciais registradas

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

Piet Mondrian ( )

Piet Mondrian ( ) 7 de Março de 1872 nasceu em Amersfoort, na Holanda. Entre 1907 e 1920 na sua obra, propõe a abstracção e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à

Leia mais

Presente Perfeito A. D. Feldman

Presente Perfeito A. D. Feldman Presente Perfeito A. D. Feldman Encontramo-nos em algum lugar de um pequeno planeta e observamos a beleza fria e ao mesmo tempo arrebatadora do infinito em sua profundeza impenetrável. Lá a morte e a vida

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

Romantismo Movimento de liberdade

Romantismo Movimento de liberdade Artes ROMANTISMO A arte tinha a função de emocionar: Valorização dos sentimentos e imaginação Dramaticidade e dinamismo Romantismo Movimento de liberdade Nacionalismo Temas históricos Natureza Livre expressão

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo

HISTÓRIA DA ARTE. Modernidade. Professor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE Modernidade 1 Professor Isaac Antonio Camargo Modernismo e Modernidade Modernismo e Modernidade são dois termos usados para identificar as obras de arte que ocorrem a partir do final do

Leia mais

Expressionismo. adyart.wordpress.com

Expressionismo. adyart.wordpress.com Expressionismo Arte Pós-Impressionismo A cada movimento de arte, podemos notar transformações estéticas que demonstram a necessidade de o homem expressar a sua visão de mundo em épocas diferentes. Durante

Leia mais

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade I Cor Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): 1 Cor No momento, meu espírito está inteiramente tomado pela lei

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ATIVIDADE COMPLEMENTAR. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 4º BIMESTRE ATIVIDADE COMPLEMENTAR Série Turma (s) Turno 2º Ano do Ensino Médio J K L M N NOTURNO Professor: ICLEIA MORBECK

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 Aula 3.1 Conteúdo: Luz e sombra. 3 Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimentos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental

TUDO COMEÇA NUM PONTO. Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental TUDO COMEÇA NUM PONTO Fernanda Vianna e Malu Ferreira Fundamental 2 2015 Kandinsky Wassily Kandinsky nasceu em Moscou, Rússia, 1866. Era ainda bem pequeno quando seus pais se separaram e ele foi morar

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas CUBISMO Informações gerais Os trabalhos cubistas têm como principais referenciais as pinturas do pós-impressionista Paul Cézanne, a arte Africana e as ideias científicas sobre o tempo como quarta dimensão

Leia mais

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa Impressionismo aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Profª Adalgiza

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa Impressionismo aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Profª Adalgiza aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa Impres aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Século XIX Contexto social, político e cultural Transformações envolvendo mudanças procedentes de fatos como o desenvolvimento

Leia mais

À LUZ DA IMAGEM. Carolina Ramos Nunes 1 CEART/ UDESC

À LUZ DA IMAGEM. Carolina Ramos Nunes 1 CEART/ UDESC IV Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias À LUZ DA IMAGEM Carolina Ramos Nunes 1 CEART/ UDESC Resumo Considerando os conhecimentos de análise e leitura de imagem, parte-se do pressuposto

Leia mais

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica 1.0 Definições Raios de luz Linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz. Conjunto de raios de luz Feixe

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

Em 1822, Manet foi feito Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês. Naquela época, o impressionismo estava obtendo uma grande aceitação, mas

Em 1822, Manet foi feito Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês. Naquela época, o impressionismo estava obtendo uma grande aceitação, mas PÓS-IMPRESSIONISMO Em 1822, Manet foi feito Cavaleiro da Legião de Honra pelo governo francês. Naquela época, o impressionismo estava obtendo uma grande aceitação, mas deixara de ser um movimento pioneiro.

Leia mais

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens

Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária. Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Universidade Cidade de São Paulo UNICID Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária Core Curriculum: Arte e suas Linguagens Pesquisa e Análise de Obra de Arte Nome Completo CA Priscila Nakayama

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 02 2017 / 1 BIMESTRE ARTE PROFESSORA LIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno (a): 8º Ano: Questão 01 Fundamentos da linguagem visual, os elementos constitutivos da comunicação visual,

Leia mais

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03 FOLHA 03 Após esta aula, a lista "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÓTICA"pode ser feita por completo. EXERCÍCIOS 1. Suponha que você tenha em mãos quatro corpos esféricos: A, B, C e D. Os corpos A, B e C foram

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

Exercício do Olhar. Luz 10/09/ Luz

Exercício do Olhar. Luz 10/09/ Luz Prof. Dr. Paulo Sergio Scarazzato CAU, IAB, ANTAC, IES, CIE-Brasil 01. Luz Luz Para todos nós, seres humanos que vivemos sobre a terra, as coisas mais importantes são o ar, a água e a luz. A luz não é

Leia mais

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos.

O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. Outubro de 2016 O hábito alimentar é um dos aspectos mais importantes na definição das semelhanças e diferenças culturais dos povos. A Arte pode nos ajudar a compreender a diversidade e riqueza da cultura

Leia mais

- Transição da Idade Média para Idade Moderna

- Transição da Idade Média para Idade Moderna Renascimento - Transição da Idade Média para Idade Moderna - Movimento que começou na Itália por volta do século XV devido ao grande desenvolvimento econômico das cidades italianas (Genova, Veneza, Milão,

Leia mais

Fonte imagem:

Fonte imagem: Atividade extra As Artes Visuais Questão 1 Fonte imagem: http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura06.jpg Fonte imagem: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/file/tvmultimidia/imagens/2sociologia/2arteurbana.jpg

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 5

HISTÓRIA DA ARTE III Parte 5 ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo HISTÓRIA DA ARTE III Parte 5 Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Ernest Chamaillard,

Leia mais

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo

BARROCO PINTURA Caravaggio Andrea Pozzo BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.

Leia mais

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX.

História 4B: Aula 10. Europa no Século XIX. História 4B: Aula 10 Europa no Século XIX. Alemanha e Itália Até 1870 eram dois amontoados de pequenas monarquias e principados independentes. ESTADOS DO NORTE: Industrializados. Piemonte-Sardenha. Lombardia.

Leia mais

RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS

RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS Sem Voz Sem Vez Fotografia em preto e branco, em formato paisagem, do

Leia mais

Pós - Impressionismo. (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino

Pós - Impressionismo. (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino Pós - Impressionismo (1880 a 1905 = França Paris) 8ºs Anos 2015 4º Bimestre Artes Prof. Juventino Não foi um Movimento Não houve um grupo de artistas que se reuniam para debates acadêmicos. Eram artistas

Leia mais

Computação Aplicada à Saúde e Ambiente. O sistema Visual Humano.

Computação Aplicada à Saúde e Ambiente. O sistema Visual Humano. Computação Aplicada à Saúde e Ambiente O sistema Visual Humano. Dr. Ricardo Argenton Ramos ricardo.aramos@univasf.edu.br 02/04/2014 #1 Roteiro Receptores na nossa retina; Como utilizar este conhecimento

Leia mais

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias PROGRAMAÇÃO VISUAL COR Prof. Carlos Café Dias O mundo à nossa volta é repleto de cores, mas tudo está na nossa cabeça, é ativado em nós. Experimentamos as cores por apenas um sentido: a visão. As cores

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO A cor A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN Apoio pedagógico Virtual: www.artevisualensino.com.br Modernidade e Modernismo

Leia mais

Exercício do Olhar. Luz 25/08/ Luz

Exercício do Olhar. Luz 25/08/ Luz Prof. Dr. Paulo Sergio Scarazzato USP, UNICAMP IAB, ANTAC, IES, CIE-Brasil, CIBSE 01. Luz Luz Para todos nós, seres humanos que vivemos sobre a terra, as coisas mais importantes são o ar, a água e a luz.

Leia mais

Sem luz não existe cor

Sem luz não existe cor Estudo da cor Sem luz não existe cor Aristóteles, um filósofo grego, que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente na nossa

Leia mais

Wassily Kandinsky. História das Artes Visuais e Contemporâneas Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro

Wassily Kandinsky. História das Artes Visuais e Contemporâneas Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro Wassily Kandinsky História das Artes Visuais e Contemporâneas Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro Introdução O presente trabalho é sobre expressionismo, mais especificamente um artista à nossa

Leia mais

O IMPRESSIONISMO. As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens

O IMPRESSIONISMO. As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens O IMPRESSIONISMO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO IMPRESSIONISMO As raízes da Arte Moderna estão no Impressionismo. Em 1874 um grupo de jovens insatisfeitos com a pintura Acadêmica se reunia para procurar descobrir

Leia mais

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Arte Prof.: Paula Caroline de Souza Turmas: 61 e 62 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR

Leia mais

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft.

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Professora Sabrina Quarentani A.TEMA : Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. B. Professora: Sabrina Quarentani. Disciplina: Artes.

Leia mais

No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas.

No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas. VANGUARDAS No início do século XX surgem inúmeros movimentos que visam o rompimento com a estética clássica. Cada qual com suas características específicas. Esses movimentos foram chamados de vanguardas.

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE MARACANAÚ TD DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE. ALUNO(a): Nº

COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE MARACANAÚ TD DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE. ALUNO(a): Nº COLÉGIO ESTADUAL LICEU DE MARACANAÚ TD DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º SEMESTRE ALUNO(a): Nº SÉRIE: 2 0 TURMAS: C-D-H-I TURNO: [M] [T] Prof.(s): Diva. 1- A luz amarela se propaga em um determinado vidro com

Leia mais

Vincent Van Gogh Conteúdo I para estudo

Vincent Van Gogh Conteúdo I para estudo 2º trimestre TB ARTE MAIO/2018 Prof.Roberto Vincent Van Gogh Conteúdo I para estudo Vicent Van Gogh, o pintor holandês conhecido por seu temperamento difícil e possíveis transtornos psiquiátricos, é figura

Leia mais

Editora GG Brasil lança coleção de Arte Infanto Juvenil de grandes artistas

Editora GG Brasil lança coleção de Arte Infanto Juvenil de grandes artistas Nota de imprensa Editora GG Brasil lança coleção de Arte Infanto Juvenil de grandes artistas A GG Brasil, braço da editora espanhola GG com 110 anos voltada à artes, traz para o Brasil a coleção Os Contos

Leia mais

Vincent van Gogh Conteúdo II para estudo

Vincent van Gogh Conteúdo II para estudo 2º trimestre TB ARTE Maio/2018 Prof. Roberto Vincent van Gogh Conteúdo II para estudo A sua vida foi toda um fracasso. Tudo que para o seu mundo, para o seu tempo, parecia de importância, para ele foi

Leia mais

Azul, amarelo, mais amarelo Abóbora ou laranja Vermelho e amarelo Marrom, vermelho e preto

Azul, amarelo, mais amarelo Abóbora ou laranja Vermelho e amarelo Marrom, vermelho e preto Tabela para mistura de cores Verde Azul, amarelo, mais amarelo Abóbora ou laranja Vermelho e amarelo Vinho Marrom, vermelho e preto Cinza Roxo Marrom Marrom oliva Marrom telha Marrom castanha Marrom claro

Leia mais

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo Colégio Santa Clara Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha 1 1. Academicismo O termo academicismo faz uma referência à existência das academias e da produção

Leia mais

Exercício do Olhar. Paulo Scarazzato Prof. Dr. CAU, IAB, ANTAC, IESNA, CIE, SLL

Exercício do Olhar. Paulo Scarazzato Prof. Dr. CAU, IAB, ANTAC, IESNA, CIE, SLL Paulo Scarazzato Prof. Dr. CAU, IAB, ANTAC, IESNA, CIE, SLL 01. Luz Luz Para todos nós, seres humanos que vivemos sobre a terra, as coisas mais importantes são o ar, a água e a luz. A luz não é só essencial,

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

Expressionismo e Arte Pop

Expressionismo e Arte Pop Courtauld Institute Galleries, London Expressionismo e Arte Pop Índice Expressionismo Arte Pop Autorretrato com Orelha Cortada, de Vincent Van Gogh (1889). Óleo sobre tela, 60,5 x 50 cm. Courtauld Institute

Leia mais

TÉCNICO/A CONTABILIDADE E FISCALIDADE

TÉCNICO/A CONTABILIDADE E FISCALIDADE TÉCNICO/A CONTABILIDADE E FISCALIDADE CLC7 - Fundamentos de cultura, língua e comunicação Tão alto quanto os olhos alcançam Uma noção de Trabalho: Susana Almeida Tão alto quanto os olhos alcançam Uma noção

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA

FUNDAMENTOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA FUNDAMENTOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA ÓPTICA GEOMÉTRICA: Parte da Física que descreve fenômenos luminosos a partir da noção de raio de luz, alguns princípios fundamentais e Geometria. LUZ: Dependendo do fenômeno

Leia mais

Expressionismo. 1ºs Anos º Bimestre Artes Prof. Juventino

Expressionismo. 1ºs Anos º Bimestre Artes Prof. Juventino Expressionismo 1ºs Anos 2014 3º Bimestre Artes Prof. Juventino É a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica

Leia mais

Física Legal.NET - O seu site de Física na Internet

Física Legal.NET - O seu site de Física na Internet 11. (Fei 97) A luz solar se propaga e atravessa um meio translúcido. Qual das alternativas a seguir representa o que acontece com a propagação dos raios de luz? 12. (Fuvest 93) A luz solar penetra numa

Leia mais