SEJA BEM-VINDO AO SISTEMA DE PUBLICAÇÃO WEB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEJA BEM-VINDO AO SISTEMA DE PUBLICAÇÃO WEB"

Transcrição

1

2 SEJA BEM-VINDO AO SISTEMA DE PUBLICAÇÃO WEB O Sistema de Publicação Web é uma ferramenta intuitiva e eficiente, para quem procura uma maneira dinâmica de public ar e administrar conteúdos diversos para internet. Através de um sistema de navegação ágil e interface amigável, o programa torna simples a tarefa de criar e gerenciar um web site, permitindo ao usuário publicar seus primeiros conteúdos com apenas alguns cliques. Com um interessante sistema de visualização, o usuário pode acompanhar passo a passo cada alteração executada no sistema, inclusive retroceder uma ação caso fique insatisfeito com o resultado obtido, tendo a chance de testar diversas formatações para um mesmo elemento, até que alcance a combinação ideal para cada situação. Autores Gabriel Rocha, Gabriel Marques e Thiago Suita

3 Sumário Introdução... 2 Fazendo login no sistema... 4 Conhecendo árvore de conteúdo... 5 Conhecendo o Sistema de Publicação Web... 9 Sub-Abas Aba Artigos Sub-Páginas CSS Página Inicial Conteúdo Dinâmico Conteúdo Fixo Inserindo o Logotipo Criando o Menu Publicidade na Coluna da Direita Divisor de Guias Enquete Busca Artigos Destaques Customizando os Elementos de Destaque Paginação Imagens Nosso Contato... 41

4 1 Fazendo login no sistema Caso você ainda não possua um nome de usuário e senha de acesso para o entre em contato com o nosso suporte web,através do ou do telefone: (51) Agora que você possui um nome de usuário e uma senha de acesso ao sistema, escolha um navegador web de sua preferência (sugerimos o Mozilla Firefox), vá até a barra de endereço do navegar e digite o seguinte endereço: conforme mostra a imagem abaixo. Após acessar a página preencha os campos usuário e senha com o seu usuário e senha fornecidos pelo nosso Suporte Web, e clique no botão Login, posicionado logo abaixo dos campos que você acabou de preencher.

5 22Conhecendo a árvore de conteúdo Após efetuar o login no sistema, você será direcionado a interface inicial do conforme a imagem abaixo. Repare ainda que essa interface está divida em duas grandes frações, uma mais a esquerda e outra a direita. Na fração à esquerda, é que está localizada a nossa árvore de conteúdo. Nela está organizada a estrutura do nosso site. Para entender melhor o esquema de uma árvore de conteúdo, tente imaginar um web site como uma árvore genealógica onde a página inicial seria o elemento pai dessa arvore. Este elemento pai, que é uma página do nosso web site, pode conter outras páginas dentro dele que são chamadas de páginas filhas do elemento pai. Estas páginas filhas por sua vez também podem ter filhas, ou seja, outras páginas dentro delas. Vamos analisar a figura a seguir para entender melhor o funcionamento de uma árvore de conteúdo e posteriormente voltaremos a árvore de conteúdo do polopoly.

6 Este elemento pai, que é uma página do nosso web site, pode conter outras páginas dentro dele, que são chamadas de páginas filhas do elemento pai. Estas páginas filhas, por sua vez também podem ter filhas, ou seja, outras páginas dentro delas. Vamos analisar a figura abaixo para entender melhor o funcionamento de uma árvore de conteúdo e posteriormente voltaremos a árvore de conteúdo do nosso Sistema de Publicação Web.

7 Agora que nós já sabemos como funciona uma árvore de conteúdo, vamos analisar novamente a árvore de conteúdo do nosso sistema de publicação Nesse Caso o nosso elemento pai é a página inicial do nosso site, que está posicionada no topo da árvore de conteúdo, e por padrão recebe o mesmo nome do site. *Nesse exemplo, seria o Jornal Exemplo, como mostra a figura abaixo. As páginas abaixo dela são as editorias e as demais páginas do nosso site, por exemplo: O nosso jornal fictício chamado de "Jornal Exemplo", possui 6 editorias mais uma página de contato. Repare que esse é exatamente o número de páginas que o nosso jornal possui na árvore de conteúdo, uma para cada editoria, mais uma para a página de contato, totalizando sete páginas que est]ao dispostas e organizadas na árvore de conteúdo. Ok, você lembra que nós mencionamos anteriormente que as páginas filhas também podem ter outras páginas dentro delas? Pois bem, repare ainda na figura a cima que a editoria "Esporte" possui um sinal de adição a sua esquerda, na árvore de conteúdo. Você consegue imaginar por quê? Exatamente, porque ela possui outras páginas dentro dela.

8 Se você clicar no sinal de adição, à esquerda de uma página na árvore de conteúdo ela irá expandir-se e revelar a(s) pagina(s) que estão imediatamente abaixo dela no esquema de hierárquico da árvore de conteúdo. Observe a diferença entre as árvores de conteúdo nas figuras da página anterior e a figura abaixo. A figura anterior ilustra a árvore de conteúdo antes de clicarmos no sinal de adição da editoria "Esporte", já a figura abaixo ilustra a mesma árvore de conteúdo, porém com o conteúdo da editoria "Esporte" sendo revelado. Repare também que a página da editoria esporte possui mais duas páginas dentro dela, uma página para Futebol e outra para Basquete. Observe também na figura a cima, que após clicarmos no sinal de adição e o conteúdo da página ser revelado, ele transforma-se em um sinal de subtração, e ao clicarmos nele novamente, o conteúdo que foi mostrado é recolhido e volta a ficar oculto.

9 3 Conhecendo o Sistema de Publicação Web Agora que já conhecemos a árvore de conteúdo, e sabemos que ela abriga as diferentes páginas que compõem o nosso web site, vamos analisar a interface geral do sistema, suas respectivas áreas e seu modo de navegação. Para conhecermos melhor o sistema, vamos agora focar na segunda grande Fração, que divide a sua interface posicionada mais a direita conforme mostra a imagem. É nessa área que realizamos a grande maioria das nossas alterações dentro do sistema, como criar novos elementos para a página, armazenar, criar e editar artigos e muitas outras funções que aprenderemos mais adiante. Por hora apenas focalize que essa é uma área bem importante do nosso sistema.

10 Para começarmos o estudo da interface geral do nosso sistema, vamos fazer um logoff do usuário (sair do programa) e efetuar o login novamente. Para fazermos o logoff, clique em "sair" no canto superior direito da interface do programa, conforme mostra a imagem abaixo. Ao fazer o logoff do sistema, você será direcionado para a página de login. Conforme nós aprendemos no capítulo um, efetue o login novamente. Para isso digite seu nome de usuário e senha nos campos do formulário de login e clique no botão "login".

11 Você será direcionado novamente para a interface inicial do sistema. Agora clique no primeiro ícone da sua árvore de conteúdo, aquele ícone que como nós vimos tem o mesmo nome do nosso site. Repare que ao clicar no ícone uma nova aba de navegação interna do sistema será aberta, como mostra a figura

12 Visualizando a nova aba, repare que imediatamente abaixo dela nós temos uma barra verde com as funções básicas disponíveis para essa, aba que são: "Fechar","editar", "visualizar", "atualizar" e ainda na mesma barra nós temos também os botões usuários, grupos e propriedade, visualize a barra de ações na imagem O botão "fechar", como o próprio nome sugere, irá fechar uma aba que estiver aberta quando clicarmos nele. Já o botão "editar", irá nos permitir fazer diversas alterações em nossa página. Por exemplo, localize o campo "Nome" na aba página inicial, é o primeiro campo disponível na aba. Depois de localizá-lo, clique em "editar" e em seguida altere o texto contido no campo para qualquer nome da sua preferência (não esqueça de guardar o nome original, pois vamos precisar dele novamente). Feito isso, navegue até a barra de ações e clique em "Salvar e visualizar", pronto! você acaba de realizar com sucesso sua primeira alteração no sistema. Agora, refaça esse processo e coloque o antigo nome na página de novo.

13 Vamos agora verificar como funciona o botão visualizar da nossa barra de ações. Antes de seguirmos nesse processo, certifique-se de que o seu navegador não irá bloquear a janela gerada pelo sistema. Caso você esteja utilizando o Mozilla Firefox, navegador que indicamos, siga as seguintes instruções: Na barra de ferramentas do firefox, clique em Opções.

14 Ele irá abrir a seguinte janela, clique em "conteúdo". Caso a opção "bloquear janelas pop up" esteja marcada, desmarque-a. Depois de realizar esse processo, volte até a barra de ações e clique no botão "visualizar". Uma nova aba, ou janela será aberta, dependendo das configurações do seu navegador, porém essa não será uma aba de navegação interna do Sistema, e sim uma nova aba no seu navegador da internet, como uma nova página. O conteúdo dessa nova página que foi aberta, é o seu web site. Isso mesmo, você não precisou digitar uma única linha de código de programação e seu web site já está pronto. Sempre que você realizar alguma alteração no seu site, ou programar um novo elemento pode utilizar esse recurso para visualizar o resultado. Essa, com certeza será uma das ferramentas do Sistema que você utilizará com muita frequência. Ainda na barra de tarefas ao lado do botão "visualizar", você encontrará o botão "atualizar" que assim como o botão fechar, ele possui uma função semântica. Ao clicar nesse botão, você estará solicitando ao Sistema que ele atualize-se, essa ação tem como objetivo receber os últimos dados que tenham sido enviados para o servidor do sistema, da mesma forma que você atualiza uma página na internet ou sua caixa de s, por exemplo. Os botões restantes da barra de ações chamados "Propriedades" e "Usuários e grupos" são tópicos mais avançados e não serão abordados nesse momento.

15 4 Sub Abas (sub abas de navegação) Localizado logo abaixo da barra de ações, você encontrará um conjunto de sub-abas, as abas inferiores. Das quais nesse capítulo abordaremos apenas "Artigos", "Página Inicial", "Sub-Páginas" e "Css". A primeira aba da esquerda para a direita a aba de "Artigos". Todas as páginas disponíveis na sua árvore de conteúdo possuem uma sub-aba, chamada "Artigos". Essa aba, é responsável pelo armazenamento e também pela criação dos artigos do nosso site em geral. Nesse momento nós iremos conhecer essa aba e seu funcionamento, mas não iremos criar nenhum artigo pois reservamos um capítulo especialmente para tratar dos artigos, abordando esse tema com mais pro fundida posteriormente.

16 Aba Artigos Agora clique na aba "Artigos", a primeira da esquerda para a direita no conjunto de sub-abas, logo abaixo da barra de ações, conforme mostra a imagem abaixo Repare que a sub-aba "Artigos" está divida em mais três sub-abas: "Na editoria", "Busca na editoria" e "Artigos na editoria". Essas abas servem para mostrar no sistema listas de artigos em diferentes situações, vamos verificar cada uma delas.

17 A aba "na editoria", exibe somente os artigos que pertencem a editoria e que estão publicados no site. Agora clique na aba chamada "busca na editoria", você deverá visualizar um campo com o título "texto livre" (veja na figura abaixo) onde é possível digitar um título, trecho ou palavra chave de um artigo. É essa aba que iremos recorrer sempre que quisermos localizar algum artigo armazenado no nosso sistema. Também é possível encontrar um artigo navegando na editoria onde ele foi criado, e procurar manualmente na aba "Artigos na editoria", mas a ferramenta de busca acaba sendo mais eficaz e mais adequada. Por último, clique na terceira aba chamada "artigos na editoria". Essa aba exibe todos os artigos que nós temos armazenados em uma determinada editoria, independentemente de eles estarem publicados no nosso site ou não. Não se preocupe se você ainda não sabe como publicar um artigo, nós iremos abordar esse tema dentro de alguns capítulos.

18 Sub-páginas Bem, a aba de sub-páginas funciona como uma extensão auxiliar para a árvore de conteúdo. Todas as páginas e editorias do Sistem, possuem uma aba de sub-páginas, e é através dessa aba que podemos verificar se uma determinada página possui alguma sub-página dentro dela. Acompanhe o exemplo conforme a imagem a seguir. Vá até a árvore de conteúdo e clique na página do topo da árvore, que no nosso caso é "Jornal exemplo" e depois disso, na aba de navega o de "Jornal exemplo" clique na aba chamada "sub-páginas". Repare que o conteúdo dentro desta aba é exatamente o mesmo conteúdo da árvore de conteúdo. E agora, vá até árvore de conteúdo do seu site e clique em uma página qualquer a sua escolha, contanto que não seja a página do topo da árvore. Repare que o Sistema irá abrir uma nova aba de navegação, com o nome da página que você clicou. Pois bem, feche a aba que você acabou de abrir e volte para a aba da página principal, clique em sub-páginas e clique no ícone de uma página qualquer. Repare que o Sistema também irá abrir uma nova aba com o nome da página que você clicou, da mesma forma que ele fez quando você clicou em uma página na aba de conteúdo.

19 CSS Ainda no menu das sub-abas, vamos agora verificar a aba chamada "css". As CSS são propriedades estáticas e estruturais de uma página web. A aba "css" contém o arquivo CSS do seu web site. Caso você não tenha o conhecimento técnico necessário para o manuseio das CSS, você não deve editar o conteúdo dessa aba, mas caso queira realizar alguma alteração solicite ajuda do nosso suporte técnico Web, e teremos satisfação em ajudá-lo. Caso você possua o conhecimento técnico necessário e queira escrever suas próprias regras CSS, siga as seguintes instruções: Clique na aba "CSS". Assim que aba estiver aberta, você irá visualizar dois ícones de folhas CSS. Uma chamada "CSS estrutural" e outra chamada "css customizado". Você deve escrever as suas regas CSS na folha "CSS customizado", assim todas as alterações que você fizer irão prevalecer, mas o CSS original ainda continuara preservado por segurança. Página Inicial Vamos agora abordar a aba da nossa página inicial, essa é sem dúvidas uma das partes mais importantes dessa apostila. Entendendo o conceito de página inicial você estará apto para desfrutar de todas as vantagens que o Sistema tem a oferecer. A página inicial está divida em três abas: Conteúdo Dinâmico, Conteúdo Fixo e Artigos Compartilhados. Como os nomes das abas sugerem, a aba de conteúdo fixo é responsável por todo o conteúdo estático da página, aqueles conteúdos que independente das ações do usuário dentro do site continuarão presentes na página. Esses elementos geralmente possuem conteúdos fundamentais do site, e por isso são fixos. Por exemplo menus, conteúdos institucionais, propagandas tec.. Já o conteúdo dinâmico é exatamente o contrário do conteúdo fixo. O conteúdo dinâmico é onde o usuário tem total liberdade dentro do site, acessando todos os conteúdos de seus interesse. Como notícias de uma determinada editoria, fotos, enquetes e etc...

20 Conteúdo Dinâmico Agora que nós já temos uma noção do posicionamento dos conteúdos fixos e dinâmicos na nossa página, vamos analisar como elementos funcionam através do nosso gerenciador de conteúdos. Ao clicar na aba "Conteúdo Dinâmico", dentro da "Página Inicial" você verá um conteúdo semelhante ao da imagem a seguir. Essa é visão que você terá do conteúdo dinâmico da página internamente no Sistema. E todos elementos contidos nessa aba equivalem a um conteúdo na página inicial do seu site. A ordem que esses elementos estão exibidos no sistema é exatamente a mesma ordem que eles serão exibidos na sua página. Portanto, a ordem que eles estão armazenados no Sistema é importante porque influencia na aparência do seu site. Nota: Por padrão todo elemento criado por último no Sistema assume o topo da lista de conteúdo, e consequentemente estará posicionado no topo da sua página ou do elemento na página a qual ele pertence.

21 TrT iria lla Observe que nós temos nessa ordem, de cima para baixo, os seguintes elementos no Conteúdo Dinâmico: Destaques superiores, Três Colunas, Destaque de Imagens e por último a Publicidade. Mostraremos com uma ilustração, de que forma os elementos são distribuídos no site.

22 Conte do Fixo O conte do fixo formado pelas ˆreas do site que s o pouco alteradas, assim como o topo do site, a coluna da direita e o rodap. Para chegarmos at ele, temos que estar dentro da pˆgina inicial do site, e selecionar a aba 'conte do fixo'. Essa ˆrea no topo do site, contornada pela cor azul chamada de conte do do cabe alho. Ela ideal para abrigar menus e logotipos, e at mesmo algumas mat rias. Coluna da Direita: A coluna da direita essa ˆrea delimitada pelo ret ngulo da cor preta. uma excelente op o para pequenas publicidades, redes sociais, enquetes, lembretes enfim, conte dos importantes mas n o muito extensos. Rodap : Essa ˆrea mais abaix, marcada pela cor verde denominada rodap. O rodap em geral abriga informa Šes institucionais e de contato. Tabe m pode conter algum menu de navega o.

23 Inserindo o Logotipo Para inserirmos um logotipo no nosso site, clicamos na aba "conteúdo fixo" e vamos até a área Conteúdo Cabeçalho, dentro desta área selecionaremos na combo o elemento de imagem, e em seguida clicaremos no botão criar. Este irá abrir em uma nova aba que será nossa tela de criação do logotipo. No campo "imagem", selecionaremos dentro do nosso sistema o logotipo desejado e clicaremos no botão enviar, para mandar a imagem para o sistema. Preenchemos então os campos de identificação tais como Nome, Autor, Contato, Licença da URL e também definimos o tipo de link para a imagem, ou seja, você pode escolher se ao clicar no logotipo o usuário será direcionado para a home do site ou para algum outro link externo. Pronto, feito isso clique no botão inserir e seu logotipo já estará na página principal do seu site. Criando o Menu Para inserirmos um Menu no nosso site, clicando na aba "conteúdo fixo" vamos até a área chamada Conteúdo do Cabeçalho. Dentro desta área selecionaremos na combo o elemento de Menu e em seguida clicaremos no botão criar. Este irá abrir em uma nova aba, que será nossa tela de criação do menu. Preenchemos o campo nome para identificar o menu dentro do sistema. O menu é basicamente composto por links, então na nossa combo de seleção de elementos escolheremos o "link". Este mesmo irá ser aberto em uma nova aba onde preencheremos as informações do mesmo. Colocamos o nome, lembrando que o mesmo será o que irá aparecer no site. Selecionamos se este link será interno para 'linkar' com alguma editoria do nosso site, ou externo para ser redirecionado a uma pagina fora do nosso sistema. No campo URL, iremos preencher com o endereço do link. O campo título servirá para que quando o usuário pare o mouse em cima do link, ele apareça em uma Caixa de texto com o título. Feito isso podemos, apertar no botão inserir e logo em seguida na aba do Menu, apertar inserir para salvarmos o mesmo.

24 Publicidade na Coluna da Direita Para inserirmos a publicidade na coluna da direita, precisamos estar na página inicial e entrar na aba "conteúdo fixo". Dentro da aba conteúdo fixo, encontramos três divisões (Conteúdo Cabeçalho - Conteúdo Coluna da Direita - Conteúdo Rodapé). Vá até a divisão da Coluna da Direita e crie o elemento Publicidade. Quando criamos o elemento publicidade, uma nova aba se abre com apenas um campo para colocar o nome, e outro campo para criar o elemento que você vai usar como publicidade (imagem, gif, flash...). Suponhamos que a publicidade que você vai utilizar é uma imagem, então dentro da combo de elementos, crie o elemento imagem, após isso a aba de imagens abrirá no Sistema. Primeiro selecionamos a imagem desejada e após isso clicamos no botão enviar, como mostra na imagem abaixo Após enviar a imagem para o Sistema, precisamos OBRIGATÓRIAMENTE preencher o campo do nome. Ainda podemos escolher se essa imagem será um link. Nesse caso, temos que ir ao último campo onde diz 'Tipo de Link', e selecionar a opção entre as três que existem (Sem link, link externo e link interno). Caso o link que você quer colocar seja externo, basta copiar o url do site e colar lá. (atenção, o url tem que estar nesse formato https://www.google.com.br). Se você escolheu colocar um link interno, basta clicar no campo navegar que irá abrir e encontrar e selecionar o que você quer que apareça quando clicar na imagem. Após feitas essas alterações, basta clicar no botão salvar e fechar ou se ainda quer ficar com a página aberta, clique em salvar e visualizar.

25 Divisor de Guias O elemento de guias, como é mais conhecido, está no Sistema com o nome de Tabulação. Selecione o local onde você quer criá-lo, em seguida abra a combo de elementos e crie a Tabulação. Após isso, uma nova aba abrirá como podemos ver na imagem.

26 Após criado o elemento, preencha o campo do nome (lembrando que esse nome aparecerá apenas dentro do Sistema) e escolha a quantidade de guias que a tabulação terá. Após escolhido o número de guias, preencha o campo do nome de cada uma (esse nome é o que aparecerá no site). Feito isso, basta escolher qual elemento você criará dentro da tabulação. Após terminar esse passo, não esqueça de clicar em 'Inserir', e depois clicar em 'Salvar e visualizar'. A sua tabulação deve terminar conforme a ilustração abaixo.

27 Enquete Agora vamos mostrar como se cria o elemento Enquete. Ele pode ser criado em qualquer lugar, mas o nosso exemplo será dado dentro do conteúdo fixo, na coluna da direita. Após entrar no conteúdo fixo, escolha na combo de elementos a Enquete. Uma nova aba abrirá, no campo Nome, coloque a nomeação que você quer que a enquete tenha no Sistema. No campo Questão, nós formulamos a pergunta da enquete. O campo resposta, pode ter a quantidade que quiser. Para alterar a quantidade, coloque o número de respostas que você quer e clique no botão 'Definir Quantidade', conforme a imagem abaixo Colocadas as respostas, o elemento enquete está pronto para ser usado, basta clicar no botão 'salvar e visualizar'.

28 Busca Agora mostraremos como inserir o elemento de busca. Dentro do conteúdo fixo, na divisão da Coluna da direita, selecione o elemento Busca. Após criado o elemento, complete o campo Nome (lembrando que esse nome é o que vai aparecer apenas no Sistema). Feito isso, basta selecionar o seu site dentro do campo "Departamento de pesquisa", como mostra na imagem abaixo. Após fazer esses passos, não se esqueça de clicar em 'Inserir', e logo após feito isso clicamos em 'Salvar e visualizar'.

29 Artigo Agora vamos mostrar como se insere um artigo no nosso site, para ir montando a página inicial. Entre na editoria que você escolheu para criar o artigo. Na aba artigos, clicamos no botão 'criar'. Feito isso o sistema abrirá uma nova aba, onde criaremos o nosso artigo. O primeiro campo que aparece é o campo do Título, coloque o título do seu artigo ali. Logo embaixo, temos o campo 'Principal' que é a mesma coisa que um resumo do artigo, o preenchimento desse campo não é obrigatório, mas aconselhamos vocês a sempre colocar resumo nos artigos. No campo texto, escrevemos o artigo. Você pode escrever direto neste campo, ou se o seu artigo está digitado em um documento do Word, clique no botãozinho que tem um símbolo do Word. Após isso um quadro se abrirá, como mostra na imagem abaixo.

30 Cole o texto que você criou nesse quadro e após isso clique em OK. Feito isso, preencha o campo onde diz "Autor". Agora mostraremos como colocamos uma imagem dentro do artigo. Clique no botão 'Criar nova imagem' que localiza-se no canto direito superior. Após isso, abrirá uma nova aba de imagem, como já vimos anteriormente. Selecione a imagem, clique no botão enviar e preencha o campo do nome da imagem. Após fazer esses passos, clique no botão 'Inserir' que fica na parte superior da aba. Note que uma miniatura da imagem que você acabou de inserir apareceu no canto direito da tela, na área da 'Imagens da Galeria'. Siga os passos da imagem agora para tornar essa imagem a imagem principal.

31 Após clicar em inserir, a tela voltará para a aba Artigos dentro da editoria que você escolheu. Clique em salvar e visualizar, para finalizar a criação do artigo.

32 Agora mostraremos como publicamos o artigo. Para publicar existem duas opções, mostraremos primeiro a forma mais simples. Após finalizar a criação do artigo, note que na parte inferior existe um botão que diz 'Inserir artigos nas áreas', não clique nele ainda, note que abaixo do botão há uma lista. Esta lista refere-se a cada divisor de coluna e a cada destaque do seu site, portanto é importante que você saiba se achar nos divisores de coluna. Após selecionar o destaque que você quer colocar o novo artigo, clique no botão 'Inserir artigo nas áreas', como mostra a imagem abaixo Esta é a maneira menos trabalhosa de publicar um artigo, mas nesse modo é definitivamente importante que você conheça muito bem cada divisor de colunas do seu site.

33 Outra maneira de publicar um artigo, é copiando o mesmo para a paleta. A cópia do artigo para a paleta é muito simples, basta estar dentro do artigo e na parte superior da página clicar no quadrado que possui "duas folhas", como mostra na imagem a seguir. *Note que se você deixar o mouse em cima do quadrado, aparecer escrito a opção de copiar para a paleta*

34 Feito isso, temos que sair da página do artigo, e entrar no destaque que você escolheu para publicar o artigo. Dentro do destaque, clique em editar que encontra-se na parte superior da tela, e logo em seguida vá ao campo que está destinado aos Artigos. Note que do lado desse campo, aparecem dois quadrados, um com uma tesoura e o outro com uma pastinha amarela. Se você deixar o mouse em cima da pasta amarela, notará que aparecerá o texto "Colar". Clique neste quadrado que você vai colar o artigo que estava copiado na paleta. Não esqueça de clicar em salvar visualizar/salvar fechar após terminado isso.

35 Destaques Destaque. O destaque é um dos elementos mais utilizados no nosso Sistema, é ele que da forma ao artigo publicado no site. O lugar mais comum para criar um destaque, é dentro de uma coluna do divisor de colunas, portanto para criar ele temos que entrar no divisor de colunas que você quer que tenha os artigos, clicar na combo de elementos e criar o destaque. Após isso, abrirá uma nova aba com diversos campos. Se você seguiu os passos e criou o destaque dentro de um Divisor de Colunas, a tela do seu computador deve estar igual a imagem de cima.

36 O primeiro campo é reservado para colocar o nome do destaque (nome que só aparece no sistema). Embaixo desse campo, temos a 'Cartola' e a 'Editoria', que servem para "organizar" os conteúdos dentro do site (por exemplo: editoria Esportes). Embaixo desses elementos, encontramos três quadros para preencher. O primeiro, 'Quantidade máxima de artigos', serve para determinar o número máximo de artigos que pode ser colocado naquele destaque, você pode escolher quantos artigos quiser. Abaixo dele, temos o quadro da 'Quantidade de artigos por página', nele decidimos o numero de artigos que aparecerão por página, ela pode ser maior ou menor do que a 'Quantidade máxima de artigos'. A 'Quantidade máxima de artigos Descartados', serve para tirar automaticamente do destaque os artigos mais antigos, deixando sempre limpo o destaque. *A quantidade máxima de artigos pode ser maior do que a quantidade de artigos por página, por exemplo: Coloquei 10 artigos na quantidade máxima, e apenas 5 artigos na quantidade por página. No site mostrarão os 5 primeiros artigos, e embaixo do último artigo aparecerá o elemento de paginação, com um botão para mostrar os outros 5 artigos.*

37 Abaixo dessas opções do destaque, temos a parte destinada aos artigos. Na opção 'Artigos', como vimos anteriormente, é destinada a colar os artigos que você quer que apareça. Basta ter ele copiado na sua paleta, e colar no quadrado amarelo. O campo 'Artigos sub-destaques' é destinado aos artigos que estão abaixo do artigo principal, ela serve para aqueles artigos que não tem a maior importância, ou para artigos que sejam relacionados ao artigo principal. O procedimento para colocá-los é o mesmo do campo 'Artigo'. A 'Fila de Publicação' tem a função de colocar artigos "automaticamente" no destaque. Para usar esse elemento, temos que selecionar dentro do campo a 'Fila de Publicação por Editoria'. Essa Fila de Publicação por Editoria funciona da seguinte maneira, você cria o seu artigo na editoria que quer, e o destaque automaticamente busca os últimos artigos criados e os coloca no destaque. Quando selecionamos a Fila de Publicação por Editoria e clicamos em criar, uma nova aba abrirá com um campo destinado ao nome (esse nome só aparece dentro do sistema, e não no site), após nomear a fila de publicação, veja que na 'Divisão para pesquisa' terá um campo com o seu site e com suas editorias, selecione a editoria que você quer que os artigos sejam "puxados" (no nosso exemplo usamos a editoria 'geral') e depois clique em Inserir. Na área destinada a 'Renderização do destaque' e 'Renderização dos artigos', podemos decidir o que o destaque terá. Podemos fazer as combinações de deixar o artigo sem resumo, só com o título, com ou sem imagem, sem editoria, e assim por diante. Basta clicar no 'X' vermelho que fica no lado direito dos elementos.

38 Customizando os elementos do destaque Vamos verificar os elementos de renderização do destaque, começando pela cartola (a editoria, resumo e título possuem as mesmas configurações da cartola). Clicamos no elemento de cartola que irá abrir em uma nova aba. Dentro dessa aba após clicar em editar, vamos preencher os campos necessários. O campo "Fonte Tamanho" diz respeito ao tamanho da fonte que será exibida na cartola do seu site. Basta apenas informarmos o número sem a necessidade de colocarmos a unidade pixels (px) no final do campo. No campo "Fonte Cor" podemos colocar a cor em formato Hexadecimal(#FFFFFF) ou clicarmos no botãozinho ao lado do campo, do qual abrirá uma paleta de cores para selecionarmos. Nas opções, negrito, itálico e sublinhado, apenas é necessário marcarmos os campos com um clique na opção desejada. No campo "Margem topo" e "Margem rodapé", novamente preenchemos com um valor sem a unidade no fim, para escolhermos o espaçamento entre este elemento e os demais da página. No campo "Padding topo" "Padding rodapé", escolhemos também um valor de margin interna para o elemento em questão. E por fim, escolhemos o espaço do entrelinhamento do texto, este também sem a unidade pixels (px) no fim.

39 Paginação Agora vamos ver o elemento de paginação do Sistema; Clicando em paginação, uma nova aba será aberta. Dentro da aba de paginação, clique no botão editar para que possamos escolher os itens a serem alterados. O primeiro campo "nome", corresponde ao nome de identificação do elemento. No segundo campo "número de páginas", você irá optar por mostrar ou não o número de páginas contidas no destaque. No campo "Formato Primeira", você irá selecionar o tipo de botão que será exibido ou não, caso marque "não mostrar". Você poderá definir entre mostrar o texto "Primeira" ou uma imagem ilustrativa. Mesma coisa irá ocorrer no campo "Formato Última", você irá selecionar o tipo de botão que será exibido ou não, caso marque "não mostrar". Você poderá definir entre mostrar o texto "Última" ou uma imagem ilustrativa. No campo formato anterior e formato próxima, você também vai escolher de qual forma será exibido o comando de passar as páginas da paginação. Você pode escolher entre não mostrar, mostrar um texto escrito por exemplo 'Próxima e Anterior' ou apenas um botão. No campo tempo de rotação, o usuário deverá preencher caso queira que a paginação troque automaticamente, basta apenas definir o tempo para que isso aconteça.

40 Imagens Vamos agora modificar o corte da imagem dentro do nosso destaque. Clicando no elemento imagem, irá abrir uma nova aba. Nesta nova aba aberta, vamos no campo corte onde podemos verificar que existem v rios cortes pré definidos para sua foto. Basta escolher uma das opções e clicar no botão salvar, e sua foto já estará redimensionada.

41 Se após você ler todo o nosso polígrafo, e mesmo assim continuar com qualquer tipo de dúvida, entre em contato com o nosso suporte on-line pelos endereços: SKYPE: suporteweb.suita MSN: Telefone SC: (48) Telefone POA: (51) Todos os direitos reservados a Suita Sistemas Soluções em Softwares LTDA

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Configuração de assinatura de e-mail

Configuração de assinatura de e-mail Configuração de assinatura de e-mail Este manual irá lhe auxiliar a configurar a sua assinatura de E-mail no Microsoft Outlook (Desktop) e no Outlook Web App (Webmail). Gerando a sua assinatura de e-mail

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM v. 1.5 Secretarias WARAM 1.5 Ferramenta de atualização do Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente o navegador Internet Explorer superior ou igual a 7.0. No campo

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

Conceitos básicos do Painel

Conceitos básicos do Painel Básico Wordpress Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/

Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1 Manual do Usuário Gerenciador de Conteúdo do Site: www.semarh.goias.gov.br/ 1) O acesso ao sistema é realizado através do link: http://www.semarhtemplate.go.gov.br/sistema/ obs.: após o lançamento do

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br

Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Moodle FTEC Versão 2.0 Manual do Usuário Acesse a área de LOGIN do site da FTEC www.ftec.com.br Índice Como acessar o Moodle Editando seu PERFIL Editando o curso / disciplina no Moodle Incluindo Recursos

Leia mais

Portal dos Fóruns de EJA Brasil

Portal dos Fóruns de EJA Brasil Manual Portal dos Fóruns de EJA Brasil.::2007::. SUMÁRIO COMO PÚBLICAR CONTEÚDO DIRETO NO PORTAL... 02 COMO ANEXAR UM ARQUIVO... 04 COMO CRIAR UM HIPERLINK... 06 COMO CRIAR UM MENU... 08 COMO ADICIONAR

Leia mais

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@)

Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL NO CEARÁ Núcleo Seccional da ESMAFE - 5ª Região no Ceará Comunidade Virtual de Disseminação e Aprendizagem-(ComViD@) AMBIENTAÇÃO NA PLATAFORMA 1. Cadastro 2. Preenchimento

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Treinamento Plone. Unirio

Treinamento Plone. Unirio Treinamento Plone Unirio Autenticando no Site Ao abrir o site Plone, no canto superior direito você verá a aba acessar. Clique nela. Autenticando no Site Autenticando no Site Ao clicá-la, abrirá uma janela

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Criação e Desenvolvimento de Cursos Online via Moodle Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE

Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE Curso de Capacitação em Gerenciador de Conteúdo PLONE 1 Índice Estrutura Viewlets 21 Portlets 26 2 Estrutura Intermediário Depois de conhecer a estrutura principal do Plone e realizar as configurações

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Orientações básicas para a produção de conteúdo no Site dos NREs

Orientações básicas para a produção de conteúdo no Site dos NREs SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO AO USO AS TECNOLOGIAS Orientações básicas para a produção de conteúdo

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Manual do usuário Desenvolvendo páginas em Drupal Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Conteúdo Primeiro Passo... 3 1.1 Login... 3 1.2 Recuperando a Senha...

Leia mais

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal

Página de Login. Manual para gestão de conteúdo no Portal da Ouvidoria do Senado Federal Portal da Ouvidoria Manual Para Gestão de Conteúdo do Portal da Ouvidoria 2013 Página de Login a. Insira /login na url da ouvidoria http://www12hml:10002/senado/ouvidoria/login b. Preencha o seu nome de

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.2. Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 13/AGO/2012 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

Páginas... 31 Pasta / Menu... 33 Coleção... 34 Como tornar uma página o conteúdo principal de um menu ou pasta... 37 IV. Produtos adicionais...

Páginas... 31 Pasta / Menu... 33 Coleção... 34 Como tornar uma página o conteúdo principal de um menu ou pasta... 37 IV. Produtos adicionais... Índice I. Introdução... 4 Puxa que bom, mas o que é um CMS?... 5 O Plone... 6 Usabilidade... 6 Acessibilidade... 6 Padrões... 6 Segurança... 6 Open Source... 6 Sobre este manual... 7 Requisitos... 7 Importante...

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

1.1) Acesse o site da faculdade: http://www.unirio.br/cch/filosofia. Esse é o mesmo endereço que um visitante usaria para navegar normalmente no site.

1.1) Acesse o site da faculdade: http://www.unirio.br/cch/filosofia. Esse é o mesmo endereço que um visitante usaria para navegar normalmente no site. 1) ACESSO AO SITE NO MODO EDIÇÃO 1.1) Acesse o site da faculdade: http://www.unirio.br/cch/filosofia. Esse é o mesmo endereço que um visitante usaria para navegar normalmente no site. 1.2) No canto superior

Leia mais

Curso de Navegadores e Internet

Curso de Navegadores e Internet Universidade Estadual do Oeste do Paraná Pró Reitoria de Extensão Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Licenciatura em Matemática Colegiado da Ciência da Computação Projeto de Extensão:

Leia mais

Usando o Outlook MP Geral

Usando o Outlook MP Geral Usando o Outlook MP Geral Este guia descreve o uso do Outlook MP. Este guia é baseado no uso do Outlook MP em um PC executando o Windows 7. O Outlook MP pode ser usado em qualquer tipo de computador e

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Manual de Uso. Intranet

Manual de Uso. Intranet Manual de Uso Intranet última atualização: setembro de 2013 1 2 Sumário 1- Acesso 04 2- Gerenciamento de páginas 04 3- Gerenciamento de layout e aparência das páginas 3.1- Layout 3.3- Aparência 07 07 08

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free!

TUTORIAL WEEBLY. 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! TUTORIAL WEEBLY 1- Entre no site do Weebly: www.weebly.com 2-Crie um cadastro (lembrando que palavra passe é a senha). Após preencher o formulário, clique em Sign Up. It s Free! 3- Irão aparecer algumas

Leia mais

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados

Construtor Iron Web. Manual do Usuário. Iron Web Todos os direitos reservados Construtor Iron Web Manual do Usuário Iron Web Todos os direitos reservados A distribuição ou cópia deste documento, ou trabalho derivado deste é proibida, requerendo, para isso, autorização por escrito

Leia mais

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites.

Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. Bem vindo ao ajuda do software QUICKFISH para criação de sites. SUMÁRIO 1 Exemplo de site criado no software QUICKFISH...02 2 Salvando Seu Site...03 3 Publicando Seu Site...03 4 Visão inicial do Software

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Clique no menu Cadastrar para exibir as opções e clique na opção Arquivo. (Figura 1.1)

Clique no menu Cadastrar para exibir as opções e clique na opção Arquivo. (Figura 1.1) 1 - Manual de Utilização do Portal 1.1 - Cadastros de Arquivos O cadastro de arquivos serve para você enviar um arquivo para o banco de arquivos do Portal, ficando disponível para associá-lo a um conteúdo

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA SUMÁRIO 1. CONCEITOS INICIAIS...04 1.1 O que é um CMS?...04 1.2 Especificidades do Publica...04 1.3 O que é uma template?...04 1.4 O que são Páginas...04 1.5 O

Leia mais

Apostila da Ferramenta AdminWEB

Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila da Ferramenta AdminWEB Apostila AdminWEB SUMÁRIO OBJETIVO DO CURSO... 3 CONTEÚDO DO CURSO... 4 COMO ACESSAR O SISTEMA... 5 CONHEÇA OS COMPONENTES DA PÁGINA... 6 COMO EFETUAR O LOGIN... 9 MANTER

Leia mais

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO

MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO MANUAL DO MOODLE VISÃO DO ALUNO Desenvolvido por: Patricia Mariotto Mozzaquatro SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO....03 2 O AMBIENTE MOODLE......03 2.1 Quais as caixas de utilidade que posso adicionar?...04 2.1.1 Caixa

Leia mais

Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI.

Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI. Tutorial para ensinar a mexer pagina modelo da UFPI. Este tutorial irá ajudar você a usar a mexer na pagina modelo da UFPI(www.ufpi.br/modelo). Primeiramente abra seu navegador da internet, digite o seguinte

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

NTI Núcleo de Tecnologia de Informação / UNIFAL-MG Drupal Manual do Usuário DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO

NTI Núcleo de Tecnologia de Informação / UNIFAL-MG Drupal Manual do Usuário DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO DRUPAL MANUAL DO USUÁRIO Primeiros passos para inserir conteúdo no site. 1. Logar-se no site através de seu usuário e senha. 2. Criar um novo menu. 3. Ativar o menu criado, colocando-o em alguma região

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Atualizado em 24/08/2011 No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável.

A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. A seguir voce vai poder acompanhar, em 10 passos, como gerenciar o conteúdo das páginas pelas quais voce é responsável. Índice Geral TULogarUT 3 TUConhecer e VisualizarUT 6 TUÁrea de Edição / Blocos e

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

www.siteware.com.br Versão 2.6

www.siteware.com.br Versão 2.6 www.siteware.com.br Versão 2.6 Sumário Apresentação... 4 Login no PortalSIM... 4 Manutenção... 5 Unidades... 5 Unidades... 5 Grupos de CCQ... 5 Grupos de unidades... 6 Tipos de unidades... 6 Sistema de

Leia mais

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br

Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br. William Oyama www.evisionbrasil.com.br Manual de utilização do Portal Entrelace.org.br William Oyama www.evisionbrasil.com.br Índice do tutorial 1 Portal entrelace.obr.br 2- Painel Administrativo 3- Informações Restritas 4- Acervo 5- Notícias

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet.

Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet. Manual para utilização das ferramentas de edição Intranet e Internet. Atualizando os dados da página 1º Passo: O usuário deverá entrar com a sua matrícula e sua senha. A senha é a mesma utilizada para

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7

CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 CONHECENDO A ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS 7 A Área de trabalho é a principal área exibida na tela quando se liga o computador e faz logon no Windows. É onde se exibe tudo o que é aberto (programas, pastas,

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO SITE DA ESCOLA: 1. O site da escola está composto de 3 espaços. Conteúdo, Notícias e Destaques...

ADMINISTRAÇÃO DO SITE DA ESCOLA: 1. O site da escola está composto de 3 espaços. Conteúdo, Notícias e Destaques... Este tutorial foi criado com o intuito de orientar quanto a inserção de informações na página eletrônica (site) da escola publicada no Portal Educação e irá possibilitar a divulgação permanente de informações

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06

ÍNDICE BLUELAB A UTILIZAÇÃO DO BLUELAB PELO PROFESSOR RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ÍNDICE BLUELAB RECURSOS PARA PROFESSORES E ALUNOS...05 INICIANDO O BLUELAB PROFESSOR...06 ELEMENTOS DA TELA INICIAL DO BLUELAB PROFESSOR guia Meu Espaço de Trabalho...07 A INTERFACE DO BLUELAB...07 INICIANDO

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM NEWSLETTER v. 1.5 Secretarias

Portal da Prefeitura de São Paulo SECOM. MANUAL DO WARAM NEWSLETTER v. 1.5 Secretarias SECOM MANUAL DO WARAM NEWSLETTER v. 1.5 Secretarias Atualizado em 21/08/2014 WARAM NEWSLETTER Ferramenta para criação e envio de newsletter desenvolvido pelo Portal da Prefeitura de São Paulo. Use preferencialmente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Life Sistemas Manual do Professor 1. Introdução O Centro Universitário Geraldo Di Biase apresenta, neste manual, os serviços do Sistema Life Educacional que você,

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC

Apresentação. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas e sugestões! Atenciosamente, Equipe do Portal UNESC Sumário Apresentação... 1 1. Orientações Iniciais... 2 2. Recursos... 4 2.1 Rótulos... 4 2.2 Página de Texto Simples... 8 2.3 Página de Texto Formatado... 12 2.4 Site... 16 2.5 Arquivo... 21 2.6 Pasta

Leia mais

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES Esse Manual tem como objetivo explicar todas as funções do novo sistema de abertura de chamados da Datacom Automações. Esse novo programa facilitará o atendimento entre

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais