15º Concurso Falcão Bauer RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA USO EM ARGAMASSAS ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "15º Concurso Falcão Bauer RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA USO EM ARGAMASSAS ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO"

Transcrição

1 RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA USO EM ARGAMASSAS ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO Goiânia, outubro de 2008

2 SUMÁRIO Página 1. Apresentação 1 2. Justificativa 2 3. Problemática 3 4. Objetivos 3 5. Metodologia 4 6. Resultado esperado 5 7. Cronograma de execução 6 8. Referências Bibliográficas 7 9. Webliografia 7

3 1. Apresentação A construção civil é sem dúvida uma das principais fontes de geração de riqueza e emprego para o país. Segundo o Sinduscom SP, (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), o setor cresceu 7,9% em 2007 e deverá crescer 10,2% neste ano de 2008 ganhando um considerável espaço no PIB brasileiro, porém poucos são, no entanto, os empreendimentos que se preocupam com a reciclagem de resíduos de obra sendo que, o lixo oriundo de entulhos da construção civil, embora não seja o lixo mais incômodo, sob o ponto de vista da toxidade, assusta pelo seu volume e requer medidas imediatas. A resolução CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente - nº 307, de 5 de julho de 2002, vem despertando progressivamente uma maior conscientização das empresas quanto a destinação compromissada dos resíduos da construção e a gestão ambiental. Segundo esta resolução, o resíduo muitas vezes é utilizado na recuperação de áreas alagadas, aterros e reaterros ou então simplesmente, lançado de maneira aleatória e irregular na beira de estradas, cursos de água ou antigas cavas, quando não lançados em aterros sanitários. Porém o problema reside ainda na escassez de áreas adequadas para a sua deposição que, com o crescimento da construção civil e metropolitano, vem-se tornando cada vez mais remotas. Por outro lado, o entulho pode ser reciclado, gerando elementos construtivos. Este entulho de construção civil reciclado pode ser processado e utilizado como agregado na produção de argamassas alternativas, principal assunto deste projeto, que podem apresentar propriedades comparáveis ou, até mesmo, superiores àquelas apresentadas pelas argamassas convencionais tendo uma economia considerável nos gastos com materiais para construção como, por exemplo: cimento, areia, cal, na mão de obra e, principalmente, na diminuição dos resíduos destinados a aterros sanitários ou outros locais impróprios, não degradando o meio ambiente e satisfazendo resolução CONAMA. Nos Estados Unidos, o reaproveitamento de resíduos é realizado a mais de 30 anos, para produzir agregados artificiais, enquanto na Europa se trata de uma atitude cultural, a

4 Holanda, conta com mais de 40 usinas de reciclagem de entulho, recicla 70% dos resíduos e a Alemanha, 30% (Coelho & Chaves, 1998). No Brasil, a necessidade da reciclagem decorre não só pelo fato do grande crescimento da construção civil, mas também por causa dos grandes problemas ecológicos que vem acontecendo no mundo inteiro. 2. Justificativa A necessidade de reciclagem dos resíduos de obra é justificável, tendo em vista que, estudos já realizados a respeito, indicam sua forte relação com o meio ambiente e com o custo direto nas obras. A fração cerâmica de resíduos compreende uma ampla parcela dos resíduos em geral. Uma pesquisa feita pela Composição média dos entulhos depositados no aterro de Itatinga, São Paulo (a partir de BRITO FILHO, 1999), indica muito bem essa realidade: Sabendo que esta parcela compreende 63% te todo o resíduo gerado, e que toda ela pode ser muito bem reaproveitada, faz-se necessário o reaproveitamento destes resíduos tendo em vista que não é uma aplicação tradicional no mercado e que ainda apresente problemas técnicos (não analisados e comparados profundamente sua eficácia).

5 3. Problemática A existência de problemas relacionados com resíduos mal processados e erroneamente jogados em locais proibidos, danificando o meio ambiente com resíduos de várias classes (A, B, C e D), que implica em estudos correlacionados no sentido de busca de soluções viáveis para se obter melhor aproveitamento dos resíduos recicláveis nas construtoras de Goiânia, onde serão pesquisadas as técnicas de construção das seguintes construtoras: UNIVERSO Construções e Empreendimentos Ltda; TCI Construtora e Incorporadora Ltda. Serão analisados principalmente os resíduos de classe A que são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados e aglomerantes. Exemplos: pedaços de blocos cerâmicos, tijolos maciços, blocos de concreto, restos de argamassas não utilizadas em assentamentos de blocos ou em revestimentos internos e externos, etc. 4. Objetivos 4.1. Objetivo geral Incentivar uma maior conscientização voltada para a questão ambiental, principalmente com o boom da construção civil nos últimos dois anos. Trazer melhoria da construção civil em geral, melhorando as técnicas através de normas (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas) e incentivando análises laboratoriais de testes e comparações para a melhor inspeção e segurança em geral. Somar para a diversidade de pesquisas científicas principalmente na área de reciclagem de rejeitos de obras, onde o assunto não é atualmente muito abordado Objetivos específicos Nota-se a importância da análise de comparação da argamassa construída pelas duas construtoras, para que se possa fazer uma comparação técnica e chegar a respectivas conclusões.

6 Verificar o custo beneficio das duas argamassas sendo considerado todo o processo, desde o processo de treinamento dos operários ate sua caracterização em ensaios laboratoriais e in loco, analisando benefícios em termos gerais e suas patologias. 5. Metodologia É importante, como uma primeira fase, a coleta de dados referentes às técnicas construtivas junto aos engenheiros, mestres de obra e dos operários, para que se leve em consideração os procedimentos que são adotados em todos os casos. A metodologia a ser utilizada na realização deste projeto de reciclagem de resíduos para o uso em argamassas alternativas, primeiramente, abrange uma análise comportamental nas duas obras. A primeira obra a ser analisada será a da construtora UNIVERSO situada na Avenida Afonso Pena, Quadra A Lote 01/13 Vila Bela, Goiânia GO onde serão coletadas todas as informações no contexto geral, que se diz respeito às inspeções da argamassa: Planejamento de Qualidade (PQ), Planejamento de Execução de Serviço (PES) e Fichas de Verificação de Serviço (FVS) que serão concedias pelo engenheiro de execução da obra. Esta análise convém para que seja feita uma sondagem verificando qual é o tipo de treinamento que a construtoras aplicam aos seus funcionários por se tratar de uma técnica que não é muito utilizada, principalmente se tratando dos resíduos que normalmente são descartados. Será aplicada esta mesma técnica de análise comportamental da segunda obra da construtora TCI, situada na Rua 56 com rua 54, Quadra B 19, Lotes 17/18 Jardim Goiás, Goiânia GO (em frente ao parque flamboyant), onde os resultados obtidos entre as duas obras terão fins comparativos. Posteriormente serão feitas todas as análises laboratoriais possíveis no laboratório Carlos Campos e no laboratório de construção civil do CEFET GO, com corpos de prova retirados nas obras e levado para os laboratórios. Para análise da característica e os demais resultados que a argamassa necessita, serão feito testes de determinação do índice de consistência e determinação da retenção de água. No estado endurecido serão realizados os seguintes ensaios, aos 28 dias: determinação da resistência à tração na flexão e à compressão e determinação da resistência de aderência à tração.

7 Será feita também análises in loco em peças revestidas nas duas obras, pois, além das análises fora da obra, é importante que os ensaios sejam feitos nas obras também onde, provavelmente, surtirão efeitos diferentes e reais. Haverá um possível aluguel dos aparelhos medidores específicos que serão manuseados por um tecnologista competente. Posteriormente, uma nova e breve análise comportamental será feita para verificar quais interferências (positivas ou/e negativas) terão nas obras em geral. Por ultimo será feito confronto dos resultados através de gráficos e comparações relevantes levando em consideração os resultados da obra que utiliza o processo de reciclagem e da obra que não utiliza, pretendendo com isso verificar a eficácia das argamassas, principalmente da argamassa com o processo de reciclagem que promete muito para uma melhor destinação inteligente e sustentável dos resíduos da construção civil. 6. Resultado esperado Com a realização deste projeto, pretende-se encontrar meios para solucionar (ou amenizar) a problemática em questão, que é a má destinação dos entulhos, principalmente na cidade de Goiânia que tem um dos maiores índices de crescimento na construção civil de todo o país e, também, minimizar custos com materiais de construção e mão de obra, evitando o grande desperdício, preservando o meio ambiente deixando a construção mais limpa possibilitando a continuidade dos estudos que serão feitos. Este projeto também tem a expectativa de que a argamassa feita com reciclagem de resíduos cerâmicos tenha uma qualidade comparadamente próxima ou superior à argamassa convencional, onde assim, através deste estudo, incentivará várias empresas da construção civil a adotar o método de reciclagem unindo o útil ao agradável.

8 7. Cronograma de Execução 15º Concurso Falcão Bauer O projeto de pesquisa deverá seguir o cronograma listado (sujeito a mudanças, dependendo de seu andamento): Mês Atividades 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º Revisão Bibliográfica X X X Análise Comportamental nas duas obras X X Análise in loco na obra com o processo de reciclagem X Análise in loco na obra sem o processo de reciclagem X Análise Laboratorial das duas obras X X X Ensaios in loco na obra com o processo de reciclagem X Ensaios in loco na obra sem o processo de reciclagem X Nova Análise Comportamental nas duas obras X X Confronto de Resultados e conclusões X X X Obs: Quase todas as etapas do cronograma já foram realizadas tendo em vista que a pesquisa científica deu início em 01/02/2008 onde as etapas de revisões bibliográficas, análises comportamentais nas duas obras, análise in loco na obra com o processo de reciclagem, análise in loco na obra sem o processo de reciclagem, ensaios in loco na obra com o processo de reciclagem, ensaios in loco na obra sem o processo de reciclagem já foram efetuadas. Neste modelo de pré projeto, vai em anexo, os resultados das análises laboratoriais in loco feitas pelo laboratório Carlos Campos e, os demais ensaios, já estão em etapa final que são os ensaios laboratoriais das duas obras, nova análise comportamental nas duas obras e confronto de resultados e conclusões que estão previstas para terminar em 13/12/2008.

9 8. Referências Bibliográficas AZEREDO, Helio Alves. O edifício e seu acabamento. Prática de construção civil, 1º ed. São Paulo: Edgard Blucher, BRITO Filho; JERSON A.- Cidades Versus Entulho, Comitê Técnico CT 206- Meio Ambiente, 1999, p COELHO, P.E.; CHAVES A.P. Reciclagem de entulho - Uma opção de negócio potencialmente lucrativa e ambientalmente simpática. São Paulo, v. 2, n. 5, p , CONAMA- CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE, - Resolução n o 307 de 5/06/2002. YAZIGI, Walid. A técnica de edificar. São Paulo: PINI, Webliografia Sites: SINDUSCON - SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo). site: > acessado em 18 de janeiro de 2008 às 21h38min. CONAMA - (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Resolução n o 307 de 5/06/2002. site: > acessado em 22 de janeiro de 2008 às 22h50min.

Em 2010, o Brasil produziu 60,8 milhões de toneladas de lixo sólido. Destes, quase 31 milhões vieram de resíduos de novas construções e de demolições.

Em 2010, o Brasil produziu 60,8 milhões de toneladas de lixo sólido. Destes, quase 31 milhões vieram de resíduos de novas construções e de demolições. Em 2010, o Brasil produziu 60,8 milhões de toneladas de lixo sólido. Destes, quase 31 milhões vieram de resíduos de novas construções e de demolições. (Fonte: Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, 2011/Abrelpe-

Leia mais

APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS

APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS APLICAÇÃO DE RESÍDUO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL APLICADOS NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS E ARGAMASSAS Rodney Cascaes Júnior 1 ; Msc. Lucimara Aparecida Schambeck Andrade 2 (orientadora) RESUMO: O uso de novos

Leia mais

Pesquisador responsável. Prof. Dr. Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro. Equipe Executora. Prefeitura do Campus da USP de Pirassununga - PUSP-P

Pesquisador responsável. Prof. Dr. Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro. Equipe Executora. Prefeitura do Campus da USP de Pirassununga - PUSP-P Minimização de Resíduos Sólidos no Campus da USP de Pirassununga através da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil Pesquisador responsável Prof. Dr. Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro Equipe

Leia mais

RCD em novos produtos.

RCD em novos produtos. A construção civil no Brasil tem uma importante repercussão quer no consumo de recursos naturais, quer na geração de impactos ambientais. A reciclagem dos resíduos de construção e demolição (RCD) tem surgido

Leia mais

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS

CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Engenharia Civil - Construção Civil 1 CANTEIROS DE OBRA MAIS SUSTENTÁVEIS Prof. Dr. Leonardo Miranda CONAMA 307/02 2 CONAMA Conselho Nacional

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III

DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III Vigência: a partir de 2016/1 Período letivo: 4º ano Carga horária total: 180h Código: PEL_EDI.134 Ementa: Aprofundamento teórico de todos os

Leia mais

Destinação adequada de resíduos da construção civil

Destinação adequada de resíduos da construção civil Destinação adequada de resíduos da construção civil Por que existem resíduos na construção civil? Porque existem perdas/desperdícios de materiais!!! As principais perdas detectadas pelas construtoras são:

Leia mais

Produção e caracterização de resíduos da construção civil

Produção e caracterização de resíduos da construção civil 1 Produção e caracterização de resíduos da construção civil 2 Geração de resíduos RCC Brasil 230 a 760 kg/hab.ano RCC Europa 600 a 918 kg/hab.ano Resíduos domiciliares Europa 390 kg/hab.ano 3 Geração de

Leia mais

Fórum Pernambucano de Construção Sustentável Recife, 03 de setembro de 2014 SINDUSCON-PE. Rosário Ferreira Engenheira Civil Sócia Proprietária

Fórum Pernambucano de Construção Sustentável Recife, 03 de setembro de 2014 SINDUSCON-PE. Rosário Ferreira Engenheira Civil Sócia Proprietária Fórum Pernambucano de Construção Sustentável Recife, 03 de setembro de 2014 SINDUSCON-PE Rosário Ferreira Engenheira Civil Sócia Proprietária S Fonte: Arquivo pessoal A Empresa S É uma usina de processamento

Leia mais

Docente do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ -

Docente do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ - ESTUDO COMPARATIVO DA CURVA GRANULOMÉTRICA DO RCD (RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO) PRÉ E PÓS ENSAIO DE PRÓCTOR. 1 COMPARATIVE STUDY OF THE GRANULOMETRIC CURVE OF RCD (RESIDUE OF CONSTRUCTION AND DEMOLITION)

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Talita Ester Martins Amaral 2, Carmem Konarzewski 3 1 Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Projeto, Colégio Tiradentes da Brigada Militar de

Leia mais

ENSINO DE TÉCNICAS DE REUTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE CELULOSE (PAPELÃO E JORNAL) COMO AGREGADOS DE ARGAMASSA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ENSINO DE TÉCNICAS DE REUTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE CELULOSE (PAPELÃO E JORNAL) COMO AGREGADOS DE ARGAMASSA DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENSINO DE TÉCNICAS DE REUTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE CELULOSE (PAPELÃO E JORNAL) COMO AGREGADOS DE ARGAMASSA DA CONSTRUÇÃO CIVIL MSc. Robson Fleming; Docente/Pesquisador: Departamento de Engenharia

Leia mais

Utilização de garrafas PET na produção de tijolos de concreto: uma proposta sustentável para a indústria da construção civil

Utilização de garrafas PET na produção de tijolos de concreto: uma proposta sustentável para a indústria da construção civil Utilização de garrafas PET na produção de tijolos de concreto: uma proposta sustentável para a indústria da construção civil Marcos dos Santos, MSc. COPPE UFRJ Professor de Matemática Avançada do Instituto

Leia mais

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras PROCEDIMENTO DO SMS Tratamento e Descarte de de Obras PR-99-992-CPG-003 Revisão: 02 Página: 1/6 1. OBJETIVO Definir padrões para o manuseio e descarte de resíduos produzidos pelas empresas contratadas

Leia mais

LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Hewerton Bartoli Presidente

LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Hewerton Bartoli Presidente LOGÍSTICA REVERSA E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO Hewerton Bartoli Presidente hewerton@abrecon.org.br Panorama da apresentação O que é RCC Legislação e normas evolução Cenário atual

Leia mais

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD): ESTUDO DA ATUAL SITUÇÃO 1 CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE (RCD): STUDY OF CURRENT SITUATION

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD): ESTUDO DA ATUAL SITUÇÃO 1 CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE (RCD): STUDY OF CURRENT SITUATION RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD): ESTUDO DA ATUAL SITUÇÃO 1 CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE (RCD): STUDY OF CURRENT SITUATION Jairo Luis Brummelhaus 2, Ivando Stein 3, Mauricio Livinali 4 1 Pesquisa

Leia mais

II Simpósio Gestão Empresarial e Sustentabilidade 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Campo Grande MS

II Simpósio Gestão Empresarial e Sustentabilidade 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Campo Grande MS AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FISICAS DE BLOCOS DE CONCRETO COM ADIÇÃO DE BORRACHA DE PNEU TRITURADA Sandra Regina Bertocini; Ludmila Soares Carneiro Inovação Sustentável INTRODUÇÃO A cada ano, dezenas de

Leia mais

ESTUDO DE CASO: Geração De Resíduos Da Construção Civil: O Que Fazer?

ESTUDO DE CASO: Geração De Resíduos Da Construção Civil: O Que Fazer? ESTUDO DE CASO: Geração De Resíduos Da Construção Civil: O Que Fazer? Amanda Lima Hadas Graduanda em Engenharia Civil, Faculdades Integradas de Três Lagoas AEMS Laís Basso de Oliveira Graduanda em Engenharia

Leia mais

MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO

MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO MÁXIME CONSULTORIA E ENGENHARIA LTDA PORTFÓLIO PORTFÓLIO Prefácio A Máxime Consultoria e Engenharia foi fundada em 2004 pelos engenheiros e mestres em construção civil pela POLI/USP, Maurício Marques Resende

Leia mais

Gestão e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição ABRECON / Hewerton Bartoli. Belo Horizonte 26 de maio de 2017

Gestão e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição ABRECON / Hewerton Bartoli. Belo Horizonte 26 de maio de 2017 Gestão e reciclagem de resíduos de construção civil e demolição ABRECON / Hewerton Bartoli Belo Horizonte 26 de maio de 2017 MG PANORAMA DA APRESENTAÇÃO O que é RCC Legislação e normas Evolução Cenário

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO PRODUZIDO COM AGREGADO RECICLADO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO PRODUZIDO COM AGREGADO RECICLADO ESTUDO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO PRODUZIDO COM AGREGADO RECICLADO Maria Alinne Pires Matias 1 ; Larissa Erika Frazão Bezerra 2 ; Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça 3 1 Universidade

Leia mais

PREMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

PREMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 2012 PREMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE CICLO DE VIDA SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: DA GERAÇÃO AO DESTINO FINAL PARCERIA COM: PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - 2012 PROJETO:

Leia mais

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Gestão de Resíduos de Construção Civil Plano de Gerenciamento de RCD Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Construção Civil do ponto de vista ambiental LELA CARVALHO Reflexão: De onde vêm os recursos naturais

Leia mais

Resíduo de Construção Civil

Resíduo de Construção Civil Resíduo de Construção Civil O QUE É O PGR Plano de Geração de Resíduos É o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo do resíduo sólido, observadas suas características e riscos, no âmbito

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

Fórum Setorial RCD Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Auditório da OAB Alice Drummond

Fórum Setorial RCD Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Auditório da OAB Alice Drummond Fórum Setorial RCD Plataforma Ituiutaba Lixo Zero Auditório da OAB - 29.05.2014 Alice Drummond RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROFESSORA: KAREN WROBEL STRAUB

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROFESSORA: KAREN WROBEL STRAUB CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROFESSORA: KAREN WROBEL STRAUB INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL POSSA, G 1 Acadêmicas do curso de Engenharia Civil das Faculdades de Cacoal UNESC SALVIANO, A. A. A. 1 Acadêmicas do curso de Engenharia Civil das

Leia mais

ANÁLISE DO VOLUME DE ENTULHO GERADO EM OBRAS DE EDIFICIOS MULTIFAMILIARES NA CIDADE DE CHAPECÓ/SC

ANÁLISE DO VOLUME DE ENTULHO GERADO EM OBRAS DE EDIFICIOS MULTIFAMILIARES NA CIDADE DE CHAPECÓ/SC ANÁLISE DO VOLUME DE ENTULHO GERADO EM OBRAS DE EDIFICIOS MULTIFAMILIARES NA CIDADE DE CHAPECÓ/SC Cleber Bianchin 1, Andrea Menegotto 2 Resumo: Este trabalho discute a quantificação do volume de entulho

Leia mais

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA

ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA ESTUDO DA APLICABILIDADE DA ARGAMASSA PRODUZIDA A PARTIR DA RECICLAGEM DE RESÍDUO SÓLIDO DE SIDERURGIA EM OBRAS DE ENGENHARIA 1. Introdução O impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais

Leia mais

TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA SEGUNDO ABNT NBR 7211:2005

TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA SEGUNDO ABNT NBR 7211:2005 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X ) TECNOLOGIA

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 1 Apresentação da disciplina Cristóvão C. C. Cordeiro Tópicos principais 1. Apresentação da área de Construção Civil 2. Apresentação da disciplina 3. Apresentação

Leia mais

PGRCC Joséde A. Freitas Jr. Materiais de Construção III. Materiais de Construção III (TC-034) GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

PGRCC Joséde A. Freitas Jr. Materiais de Construção III. Materiais de Construção III (TC-034) GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Materiais de Construção III (TC-034) GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. José

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. PROFESSORA: KAREN WROBEL STRAUB SCHNEIDER

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL. PROFESSORA: KAREN WROBEL STRAUB SCHNEIDER RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PROFESSORA: KAREN WROBEL STRAUB SCHNEIDER e-mail: karen.straub@unemat.br INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades

Leia mais

ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL

ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO DE ALVENARIA COM AREIA ARTIFICIAL Paulo Hidemitsu Ishikawa Prof. Me. do curso Construção Civil Edifícios da FATEC-SP paulo.ishikawa@uol.com.br Resumo Esta pesquisa teve como

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO Construção Civil Importância no desenvolvimento social e econômico. Novas moradias, indústrias, estradas... Geradora de impactos ambientais e consumo

Leia mais

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil.

Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Resolução CONAMA 307 de 5 de julho de 2002. Dispõe sobre gestão dos resíduos da construção civil. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO

Leia mais

ESTUDO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS CERÂMICOS PARA APLICAÇÃO NA CONFECÇÃO DE ARGAMASSA E CONCRETO

ESTUDO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS CERÂMICOS PARA APLICAÇÃO NA CONFECÇÃO DE ARGAMASSA E CONCRETO ESTUDO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS CERÂMICOS PARA APLICAÇÃO NA CONFECÇÃO DE ARGAMASSA E CONCRETO Lucimara Aparecida Schambeck Andrade Profª. Msc. em Engenharia de Produção, lucimara.andrade@unisul.br Universidade

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO Nº Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante

RELATÓRIO TÉCNICO Nº Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante RELATÓRIO TÉCNICO Nº 113 595-205 Ensaios de caracterização e desempenho de argamassa para chapisco colante CENTRO DE TECNOLOGIA DE OBRAS DE INFRAESTRUTURA Laboratório de Materiais de Construção Civil Cliente:

Leia mais

Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil

Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil Contexto atual A indústria da Construção Civil ocupa posição de destaque na economia nacional, sendo responsável por uma parcela significativa do Produto Interno

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO GERADOS EM CANTEIRO DE OBRAS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO GERADOS EM CANTEIRO DE OBRAS 1 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO PRODUZIDAS COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO GERADOS EM CANTEIRO DE OBRAS G.D.A. Bastos (1), J.A. Cerri (2) Alameda Prudente

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO CONVENCIONAL E DO CONCRETO ALTERNATIVO COM PÓ DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO

ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO CONVENCIONAL E DO CONCRETO ALTERNATIVO COM PÓ DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO 20 a 22 de Junho de 2016 - São Paulo/SP ESTUDO COMPARATIVO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO CONCRETO CONVENCIONAL E DO CONCRETO ALTERNATIVO COM PÓ DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO CIMENTO COMPOSTO

Leia mais

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1

PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 PRODUÇÃO DE CONCRETO COM USO DE AGREGADOS RECICLADOS ORIUNDOS DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 Daniela Dolovitsch De Oliveira 2, Felipe Dalla Nora Soares 3, Giovanni Dos Santos Batista 4, Júlia Regina

Leia mais

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental

IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental OPORTUNIDADES DE APLICAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS EM FUNÇÃO DAS CARACTERISTICAS DOS RESIDSUOS DA CONSTRUÇÂO CIVIL DE UMA UNIDADE DE RECICLAGEM DE PEQUENO PORTE Laís Carlos Boaventura Santos (1) Urbanista

Leia mais

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Coordenação/Colegiado ao(s) qual(is) será vinculado: Curso(s) : Engenharia Civil Nome do projeto: CARACTERIZAÇÃO DA RETENÇÃO DE ÁGUA EM ARGAMASSA

Leia mais

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA

Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA Comunicação dos Aspectos e Impactos Ambientais e Desempenho Ambiental do SGA A Toctao Engenharia, empresa do Grupo Toctao, é especialista em vencer desafios, tem a sustentabilidade como premissa e o compromisso

Leia mais

BEDNARCZUK. R. A. R¹ PATRICIO. F. S¹ SANTOS. R. P¹ SILVA. C. C. R¹ LUIZ. A. M. F² INTRODUÇÃO

BEDNARCZUK. R. A. R¹ PATRICIO. F. S¹ SANTOS. R. P¹ SILVA. C. C. R¹ LUIZ. A. M. F² INTRODUÇÃO PAVIMENTAÇÃO DE CALÇADAS UTILIZANDO BLOCOS DE CONCRETO RECICLADO: O USO DOS RESÍDUOS CERÂMICOS, PROVENIENTES DE INDUSTRIAS DA CIDADE DE CACOAL, COMO AGREGADO PARA O CONCRETO RECICLADO. BEDNARCZUK. R. A.

Leia mais

ESTUDO DO EFEITO POZOLÂNICO DA CINZA VOLANTE NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS MISTAS: CAL HIDRATADA, REJEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CIMENTO PORTLAND

ESTUDO DO EFEITO POZOLÂNICO DA CINZA VOLANTE NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS MISTAS: CAL HIDRATADA, REJEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CIMENTO PORTLAND ESTUDO DO EFEITO POZOLÂNICO DA CINZA VOLANTE NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS MISTAS: CAL HIDRATADA, REJEITO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E CIMENTO PORTLAND K.C. FERREIRA 1, D.N.P. CARDOSO 1, S.G. e GONÇALVES 1, J. A.

Leia mais

Confecção de concreto com agregados reciclados

Confecção de concreto com agregados reciclados Confecção de concreto com agregados reciclados Iasmyn Beserra Campos de Oliveira¹, Maria Eduarda Ramos Silvestre¹, Jean Luís Gomes de Medeiros² ¹Pesquisadoras do curso técnico em edificações - IFAL. Email:

Leia mais

4º Congresso Português de Argamassas e ETICS. Análise da aderência de argamassas produzidas com agregados miúdos reciclados.

4º Congresso Português de Argamassas e ETICS. Análise da aderência de argamassas produzidas com agregados miúdos reciclados. 4º Congresso Português de Argamassas e ETICS Análise da aderência de argamassas produzidas com agregados miúdos reciclados. João Machado de Lima Burle Angela Borges Masuero Luciana Cordeiro Cardoso (autor

Leia mais

GESTÃO DO REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS.

GESTÃO DO REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS. GESTÃO DO REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO: CONSIDERAÇÕES GERAIS. Carlos A.P. Matuck [1], Fabíola A.C. Adami [2], Marcos de Camargo [3] e Maria das G.F. dos Santos [4] Dr. Fábio Giordano

Leia mais

Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta.

Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta. Detalhes da Disciplina Código ENG2332 Nome da Disciplina CONSTRUÇÃO CIVIL I Carga Horária 60 Créditos 4 Fases de obra bruta da construção de um edifício. Projetos de instalações prediais e sua interferência

Leia mais

PERFIS DE DESEMPENHO E QUALIDADE PARA AS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTABILIZADAS. Prof Elton Bauer UnB Dezembro/2014

PERFIS DE DESEMPENHO E QUALIDADE PARA AS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO ESTABILIZADAS. Prof Elton Bauer UnB Dezembro/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UnB FACULDADE DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL PECC PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Leia mais

ESTUDO PARA A APLICAÇÃO DE RESIDUOS DE CERAMICA VERMELHA NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS CIMENTICIAS

ESTUDO PARA A APLICAÇÃO DE RESIDUOS DE CERAMICA VERMELHA NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS CIMENTICIAS ESTUDO PARA A APLICAÇÃO DE RESIDUOS DE CERAMICA VERMELHA NA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS CIMENTICIAS Julia Thais de Oliveira Cardoso Faculdade de Engenharia Civil CEATEC julia.toc@puccamp.edu.br Nádia Cazarim

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO.

SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO. SUBSTITUIÇÃO DO AGREGADO MIÚDO AREIA PELO AGREGADO MIÚDO DO BASALTO EM ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO E REVESTIMENTO. Rogério Carvalho da Silva 1 Fernando Resende de Oliveira 2 Diones de Jesus Silva 3 Victor

Leia mais

PRÉ-FABRICAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE

PRÉ-FABRICAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE Pré-Fabricação:O Contexto Habitacional e Sustentabilidade PRÉ-FABRICAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE Roberto José Falcão Bauer 27 de agosto de 2009 CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL UTILIZA ECOMATERIAIS E SOLUÇÕES INTELIGENTES,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

AVALIAÇÃO DO USO DE AGREGADOS PROVENIENTES DO RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL

AVALIAÇÃO DO USO DE AGREGADOS PROVENIENTES DO RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL AVALIAÇÃO DO USO DE AGREGADOS PROVENIENTES DO RESÍDUO DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS NA FABRICAÇÃO DE CONCRETO ESTRUTURAL ARAUJO, W. B. 1 ; D OLIVEIRA, M. C. P. E. 2 1 Acadêmico do curso de Engenharia

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA DE MINEIROS-GO

CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA DE MINEIROS-GO 1 CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR DE UMA USINA SUCROALCOOLEIRA DE MINEIROS-GO Kethlyn Carvalho De Oliveira Magalhães 1 Selizângela Pereira De Rezende 2 RESUMO: O setor sucroalcooleiro

Leia mais

Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes

MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes MACO II PUC GO Professora Mayara Moraes Argamassas NBR13281 Histórico 1º. registro de emprego na construção: Pré-História Piso polido de 180 m² feito com pedras e argamassa cal e areia: ~ 7000 a 9000

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 1/7 RELATÓRIO DE ENSAIO Nº 1 089 637-203 CLIENTE: Mineração de Caulim Juquitiba Ltda. CNPJ: 48.260.590/0001-18 Estrada da Mina de Caulim, 333 Barnabés Juquitiba SP CEP 06950-000 Tel. / Fax: (11) 3034-5800

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Engenharia Civil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Engenharia Civil Faculdade de Engenharia Civil PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Materiais de Construção Civil II UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Engenharia Civil CÓDIGO: GCI028 PERÍODO/SÉRIE: 5 Período

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO

ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO ESTUDO DA VIABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE CONCRETOS COM ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NA CIDADE DE PALMAS-TO Nome dos autores: Rafael dos Santos Cordeiro 1 ; Adão Lincon

Leia mais

Blocos de Vedação com Entulho

Blocos de Vedação com Entulho Blocos de Vedação com Entulho R. M. Abreu a ; R. W. Lopes b ; R. Azrak c, A. E. Salvi d a. Universidade Paulista, São Paulo, ricardo.abreu@yahoo.com.br b. Universidade Paulista, São Paulo, rico.lopes60@yahoo.com.br

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL VOLTADA À PRODUÇÃO DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL VOLTADA À PRODUÇÃO DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO ANÁLISE DA VIABILIDADE DE REUTILIZAÇÃO DO MATERIAL DE DEMOLIÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL VOLTADA À PRODUÇÃO DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO Anderson dos Santos Carvalho Rocha Graduando em Engenharia Civil -

Leia mais

A Influência dos Tipos de Cura na Resistência Mecânica do Concreto

A Influência dos Tipos de Cura na Resistência Mecânica do Concreto A Influência dos Tipos de Cura na Resistência Mecânica do Concreto Carolina dos Santos Silva, Hellen Karina Pereira Alkimin, Larissa Alves Matos e Nara Miranda de Oliveira Cangussu Resumo O controle da

Leia mais

REUTILIZAÇÃO DE RCC NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO

REUTILIZAÇÃO DE RCC NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO REUTILIZAÇÃO DE RCC NA PRODUÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO Alex Borba Lira Dantas (1); Raquel Alves de Luna Dias (2). (1) Graduando de Engenharia Civil da Unifacisa Centro Universitário, alex.bld@hotmail.com..

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO N. 307, DE 05 DE JULHO DE 2002 Alterações: Resolução CONAMA n. 348, de 16.08.04 Resolução CONAMA n. 431, de 24.05.11 Resolução CONAMA n. 448, de 18.01.12 Resolução

Leia mais

Avaliação da absorção por capilaridade de argamassas com diferentes aditivos impermeabilizantes

Avaliação da absorção por capilaridade de argamassas com diferentes aditivos impermeabilizantes Avaliação da absorção por capilaridade de argamassas com diferentes aditivos impermeabilizantes Irene de Azevedo Lima Joffily UniCeub/Virtus Soluções INTRODUÇÃO Um revestimento de argamassa de parede deve

Leia mais

OBTENÇÃO DE ARGAMASSAS COM AGREGADOS RECICLADOS PRODUZIDOS NA OBRA PARA USO EM REVESTIMENTO

OBTENÇÃO DE ARGAMASSAS COM AGREGADOS RECICLADOS PRODUZIDOS NA OBRA PARA USO EM REVESTIMENTO OBTENÇÃO DE ARGAMASSAS COM AGREGADOS RECICLADOS PRODUZIDOS NA OBRA PARA USO EM REVESTIMENTO Paulo C. C. Gomes (1); Marcell G. C. Santos (2); Sidiclei S. Felix (3); Roberto B. dos Santos (4) (1) Laboratório

Leia mais

Usina Fortaleza - Rua São Paulo, 02 - Engenho Novo Barueri SP

Usina Fortaleza - Rua São Paulo, 02 - Engenho Novo Barueri SP PÁGINA 01/05 RELATÓRIO DE ENSAIO : Ensaio em argamassa texturizada INTERESSADO : Usina Fortaleza - Rua São Paulo, 02 - Engenho Novo Barueri SP REFERÊNCIA : n/d NATUREZA DO TRABALHO : Determinação da resistência

Leia mais

Assuntos. Direitos Reservados UFPR 1

Assuntos. Direitos Reservados UFPR 1 SUSTENTABILIDADE NO CANTEIRO DE OBRA Assuntos - SUSTENTABILIDADE - RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO - CONAMA - TIPOS DE RESÍDUOS - PGRCC - FORMAS DE RECICLAGEM - DESAFIOS - EXEMPLOS 1 Introdução O que é sustentabilidade?

Leia mais

TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO TÍTULO: REPRESENTATIVIDADE DO SISTEMA DE FÔRMAS DE MADEIRA EM SUPERESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529

Prof. Adailton de Oliveira Gomes. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais CETA Centro Tecnológico da Argamassa DEFINIÇÃO NBR 13529 VII SEMANA Prof. Adailton de Oliveira Gomes Escola Politécnica da UFBA Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais 1 VII SEMANA DEFINIÇÃO NBR 13529 Argamassa é um mistura homogênea de agregado(s)

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS DE RECICLAGEM PARA ENTULHO (RCD) FIXA E SEMIMÓVEL.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS DE RECICLAGEM PARA ENTULHO (RCD) FIXA E SEMIMÓVEL. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS USINAS DE RECICLAGEM PARA ENTULHO (RCD) FIXA E SEMIMÓVEL. 1. DESCRIÇÃO. As usinas para reciclagem de entulho de construção civil, ou usina para RCD (Resíduos da Construção Civil

Leia mais

APLICAÇÃO DE RESÍDUOS VÍTREOS NA CONFECÇO DE ARGAMASSAS PARA REBOCO

APLICAÇÃO DE RESÍDUOS VÍTREOS NA CONFECÇO DE ARGAMASSAS PARA REBOCO APLICAÇÃO DE RESÍDUOS VÍTREOS NA CONFECÇO DE ARGAMASSAS PARA REBOCO Núbia Almeida Marinho¹, Mario Thaislan O. Soares¹, Jozilene de Souza², Hermes Barbosa de Melo Filho ³ 1 Graduandos de Tecnologia em Saneamento

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NA DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

SUSTENTABILIDADE NA DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SUSTENTABILIDADE NA DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL João Batista Christófori 1, Patrycia Pansini de Oliveira 2, Larícia Olaria Emerick Silva 2 1 Instituto Federal do Rio de Janeiro - Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL LEONARDO MARTINS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO ACOMPANHAMENTO DO ACABAMAMENTO EM EDIFÍCO DE SEIS PAVIMENTOS TEODORO MELO LAGES

Leia mais

Pesquisa do DCEENG, vinculada ao projeto de pesquisa institucional da UNIJUÍ 2

Pesquisa do DCEENG, vinculada ao projeto de pesquisa institucional da UNIJUÍ 2 AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO E DURABILIDADE DE CONCRETOS PRODUZIDOS COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO GRAÚDO E MIÚDO POR RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 1 EVALUATION OF THE MECHANICAL BEHAVIOR AND

Leia mais

Material confidencial e de uso exclusivo 1

Material confidencial e de uso exclusivo 1 1 Agenda 1. Quem Somos 2. Contexto: O problema dos inertes 3. Nossa Solução 4. Caso Real 5. Imagens 6. Contato 2 1. Quem Somos A Recinert Ambientale transforma o problema do descarte dos inertes em um

Leia mais

Resíduos reciclados como componentes de argamassas

Resíduos reciclados como componentes de argamassas Resíduos reciclados como componentes de argamassas LuizA. P. Oliveira, Pedro M. S. Santos Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Universidade da Beira Interior (UBI) Covilhã, Portugal Resíduos

Leia mais

GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) IMPLEMENTAÇÃO DE UMA USINA NO MUNICÍPIO DE CACOAL.

GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) IMPLEMENTAÇÃO DE UMA USINA NO MUNICÍPIO DE CACOAL. GESTÃO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD) IMPLEMENTAÇÃO DE UMA USINA NO MUNICÍPIO DE CACOAL. Arthur Henrique Almeida de Andrade 1 Wagner Augusto Figueira Joca 2 Wesden de Almeida Borges 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

Caracterização dos resíduos da construção civil na Cidade de Monteiro

Caracterização dos resíduos da construção civil na Cidade de Monteiro Caracterização dos resíduos da construção civil na Cidade de Monteiro Cicero Marciano da Silva Santos 1, José Augusto Gomes Neto 2, Felipe de Sousa Tomé 2, Hyago de Léon 2, Antonildo Campos da Silva Junior

Leia mais

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE QUARTZO EM CONCRETO ALTERNATIVO

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE QUARTZO EM CONCRETO ALTERNATIVO ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE QUARTZO EM CONCRETO ALTERNATIVO Larissa Santana Batista (Universidade Federal de Campina Grande, larisantanabatista@gmail.com), Bruno Souza dos Santos, Denn's Santana

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 Correlações: Alterada pela Resolução nº 469/2015 (altera o inciso II do art. 3º e inclui os 1º e 2º do art.

Leia mais

ANÁLISE DE SOLO COMPACTADO COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO 1 ANALYSIS COMPACTED SOIL WITH CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE

ANÁLISE DE SOLO COMPACTADO COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO 1 ANALYSIS COMPACTED SOIL WITH CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE ANÁLISE DE SOLO COMPACTADO COM RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO 1 ANALYSIS COMPACTED SOIL WITH CONSTRUCTION AND DEMOLITION WASTE Carlise Patrícia Pivetta 2, Márcio Antônio Vendruscolo 3 1 Projeto de Iniciação

Leia mais

ARGAMASSA PRODUZIDA COM CIMENTO, CAL E AGREGADO DE CERÂMICA VERMELHA PARA RESTAURAÇÃO DE UM BANCO

ARGAMASSA PRODUZIDA COM CIMENTO, CAL E AGREGADO DE CERÂMICA VERMELHA PARA RESTAURAÇÃO DE UM BANCO ARGAMASSA PRODUZIDA COM CIMENTO, CAL E AGREGADO DE CERÂMICA VERMELHA PARA RESTAURAÇÃO DE UM BANCO Natan de Oliveira Ferreira (1). Juzelia Santos da Costa (2). Rua Birigui, Quadra 23, Casa 21 Santa Isabel

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174995 Resíduos de construção civil Dafne Pereira da Silva Palestra apresentada na ETAPA DP PLANO REGIONAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA BAIXADA SANTISTA PRGIRS/BS,

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RCD COMO AGREGADO GRAÚDO

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RCD COMO AGREGADO GRAÚDO ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO CONCRETO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RCD COMO AGREGADO GRAÚDO Cícero Jefferson Rodrigues dos Santos (*), Danylo de Andrade Lima, Edmilson Roque da Silva Junior, Larissa

Leia mais

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental III-202 - RESOLUÇÃO CONAMA N o 307/2002: ESTUDO DE CASO DA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE SEGREGAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS EM CANTEIROS DE OBRA DE PEQUENO PORTE Márcio Santos Klauczek (1) Engenheiro Civil pela

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO APÓS A ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO APÓS A ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO APÓS A ADIÇÃO DE RESÍDUOS DE VIDRO MATHEUS Israel Gomes Costa (1); AFONSO Barbosa de Lima (2); JOSÉ Anselmo da Silva Neto (3); JEAN Luís Gomes de

Leia mais

AMPLIAÇÃO DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

AMPLIAÇÃO DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Cosmópolis, 01 de fevereiro de 2018 AMPLIAÇÃO DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1. Introdução Ao mesmo tempo em que figura como um dos setores que mais geram riqueza e postos de trabalho no

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

BLOCOS DE CONCRETO PARA VEDAÇÃO A PARTIR DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DE GESSO E CONCRETO: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS E AO CONFORTO AMBIENTAL

BLOCOS DE CONCRETO PARA VEDAÇÃO A PARTIR DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DE GESSO E CONCRETO: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS E AO CONFORTO AMBIENTAL BLOCOS DE CONCRETO PARA VEDAÇÃO A PARTIR DE AGREGADOS DE RESÍDUOS DE GESSO E CONCRETO: UMA CONTRIBUIÇÃO À GESTÃO DE RESÍDUOS E AO CONFORTO AMBIENTAL Raquel de A. F. Ramos de CASTRO; Régis de Castro FERREIRA

Leia mais

Desperdício de material no canteiro de obras de médio porte em São Luís-MA na atualidade 1

Desperdício de material no canteiro de obras de médio porte em São Luís-MA na atualidade 1 Desperdício de material no canteiro de obras de médio porte em São Luís-MA na atualidade 1 Thálya Lacerda Albuquerque 2 Dr. Claudemir G. Santana 3 RESUMO: O desenvolvimento sustentável se tornou uma grande

Leia mais