Stélio Furlan. José Carlos Siqueira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Stélio Furlan. José Carlos Siqueira"

Transcrição

1 Stélio Furlan Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Literatura Brasileira pela UFSC e graduado em História pela UFSC. José Carlos Siqueira Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Linguística pela USP.

2 Trovadorismo: Stélio Furlan 1 José Carlos Siqueira 2 Lo vers es fis e naturaus e bos celui qui be l enten; e melher es, qui.l joi aten. 3 Bernart de Ventadorn ( ) Contexto histórico Os primeiros registros escritos da Literatura Portuguesa são em verso. As produções do primeiro período medieval, que se estende dos séculos XII ao XV, são agrupadas no movimento literário conhecido como Trovadorismo. Essa expressão deriva do verbo provençal trobar, que exprimia o fazer poético da época enquanto ação de compor, de inventar, de criar. Em A lírica trovadoresca, livro indispensável aos estudiosos da poética medieval, Segismundo Spina sugere que entre tantas etimologias propostas a mais aceitável se associa à tese litúrgica da poesia trovadoresca. Assim, trobar derivaria do vocábulo tropare, decalcada sobre tropo interpolação, adição ou introdução de texto literário e musical numa peça da liturgia. Daí tropare fazer tropos, compor (um poema, uma melodia), inventar, descobrir (SPINA, 1996, p. 407). Iluminura medieval com representação de uma cena trovadoresca. 1 Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Literatura Brasileira pela UFSC e graduado em História pela UFSC. 2 Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Linguística pela USP. 3 A canção é autêntica e sincera, / capaz de honrar àquele que a compreenda bem; / Mas melhor é para aquele que aguarda as alegrias do amor. tradução de Segismundo Spina.

3 8 Trovadorismo: Chamava-se trobador o poeta que criava, instrumentava e, por vezes, entoava suas próprias composições poéticas. As cantigas também eram criadas e divulgadas pelo segrel, o trovador profissional, que ia de corte em corte com o seu jogral (dançarino, acrobata, mímico). O músico era o menestrel. Um dos mais notáveis trovadores medievais foi, por certo, o rei D. Dinis ( ). As suas cantigas evidenciam um dos momentos mais altos da poesia no sentido da apropriação dos recursos verbais e da sua adequação ao dizer poético. D. Dinis levou a bom termo o desejo de todo trovador medieval, a saber, a plena realização da aliança entre motz el son, entre a palavra e música. Leia-se: Quer eu em maneira de proençal fazer agora un cantar d amor, e querrei muit i loar mia senhor a que prez nen fremusura non fal, nen bondade; e mais vos direi en: tanto a fez Deus comprida de ben D. Dinis, sexto rei de Portugal, subiu ao trono em 1279 e governou até Afora o incentivo à agricultura, destacou-se pela fundação da primeira universidade de Portugal, em 1290, então sediada na cidade de Lisboa. que mais que todas las do mundo val. (DOM DINIS, 2008) 4 De imediato, surgem estas perguntas: :::: Como esse fragmento textual chegou até nós se foi escrito por volta de 700 anos atrás? :::: Em que língua foi escrito? O que significa compor um cantar d amor ao modo provençal? :::: Enfim, o que se entende por amor e qual a importância de se estudar textos medievais? Ora bem, a referida estrofe e as demais composições da lírica trovadoresca medieval encontram-se preservadas em três compilações manuscritas chamadas de cancioneiros. Se o mais antigo é o Cancioneiro da Ajuda, composto de 310 cantigas (acredita-se que compilado entre os séculos XIII e XIV), o mais completo é o Cancioneiro da Biblioteca Nacional, formado de manuscritos de cantigas líricas e satíricas. O nosso interesse se volta para o Cancioneiro da Vaticana, assim designado por ter sido encontrado na Biblioteca do Vaticano, contendo cantigas de vários autores, entre os quais D. Dinis e suas 137 cantigas. Você pode acessar todas as cantigas de D. Dinis pela Biblioteca Digital da Universidade Federal de Santa Catarina, disponível em < ou pelo Portal Galego da Língua, disponível em < Neste último, afora uma galeria de imagens do medievo, você encontrará também uma biografia do chamado Rei Trovador. 4 Quero fazer agora uma canção de amor ao modo provençal. E quero louvar a minha senhora, a quem honra nem formosuras não faltam, nem bondade; e mais vos direi ainda: tanto Deus a fez cheia de virtudes, que no mundo não há outra igual.

4 Trovadorismo: A poesia trovadoresca Os poemas recebiam o nome de cantigas (ou canções e mesmo cantares) pelo fato de o lirismo medieval associar-se intimamente com a música: a poesia era cantada, ou entoada e instrumentada. Letra e pauta musical andavam juntas de molde a formar um corpo único e indissolúvel. Daí compreender que o texto sozinho, como o temos hoje, apenas fornece uma incompleta e pálida imagem do que seriam as cantigas quando cantadas ao som do instrumento, ou seja, apoiadas na pauta musical. (MOISÉS, 1997, p.15) Observe essa necessária proximidade na seguinte iluminura: Cantiga de Afonso X, o Sábio. Um fólio da cantiga Ondas do mar de Vigo, de Martin Codax. Note-se que a cantiga de D. Dinis foi grafada em galego-português, que era a língua utilizada por todos os poetas do período, por conta da importância de Santiago de Compostela (capital da Galiza), situada na extremidade noroeste da Península Ibérica. Portugal, que a partir do século XII se firmou como reino independente, mantinha laços econômicos, sociais e culturais com a Galiza e tais relações favoreceram o surgimento de uma língua de traços específicos: o galego-português. Isso justifica o fato de a produção literária da época ter sido elaborada nessa variação linguística.

5 10 Trovadorismo: Mapa da península ibérica no século XII, à época do esplendor do trovadorismo. Características da poesia trovadoresca As cantigas medievais se dividem em composições líricas e satíricas. No primeiro caso, situam-se as cantigas de amor e as cantigas de amigo. Já as composições satíricas se dividem em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Se as cantigas líricas versam em geral sobre o amor ou sua ausência, nas cantigas satíricas faz-se a crítica a pessoas, comportamentos ou instituições do mundo feudal. Caso a crítica seja velada, indireta, temos uma cantiga de escárnio. Já a zombaria direta, agressiva, com expressões de baixo calão, define uma cantiga de maldizer. É interessante notar que os critérios que diferenciavam tais modalidades da poética trovadoresca galego-portuguesa foram sistematizados na chamada Arte de Trovar, redigida no século XIII, que se encontra anexa ao Cancioneiro da Biblioteca Nacional. Leia-se: E como há algumas cantigas em que falam tanto eles como elas, por isso é importante que entendais se são de amor ou de amigo, porque se falam eles na primeira cobra e elas na outra, é de amor, pois move-se segundo a argumentação dele (como vos dissemos antes); e se falam elas na primeira cobra, então é de amigo; e se falam ambos em uma cobra, então depende de qual deles fala primeiro na cobra. (VIEIRA, 2008) Em síntese, o que define uma canção de amor ou de amigo é a voz do poema presente na primeira cobra ou estrofe. Se a voz que abre o poema é a de um eu lírico masculino, esse poema é classificado como uma canção de amor, a exemplo da composição de D. Dinis.

6 Trovadorismo: A poesia trovadoresca em Portugal D. Dinis demonstra consciência artesanal ao revelar o modo do seu fazer poético: tecer uma canção à maneira de proençal, o que gera toda uma expectativa de leitura. A estrofe é reveladora das regras da arte que chegam a Portugal no século XII, oriundas da Provença, a região Sul da França medieval, palco do esplendor do trovadorismo. O trovadorismo à provençal não só se difundiu para o continente europeu como também influenciou o lirismo europeu dos séculos vindouros. Na cantiga Quer eu en maneira de proençal, ao revelar a firme disposição de louvar a mha senhor, a qual não faltam a honra, a formosura e a bondade, D. Dinis cede à descrição física e moral da mulher prevista pelas regras da arte daquele tempo. É de se notar que o trovador mantém em sigilo a identidade da sua musa. E o sentimentalismo hiperbólico típico dos trovadores medievais se exibe nesse encarecimento do feminino: ela é um verdadeiro prodígio criado por Deus, uma coleção de excelências logo, inigualável perante as demais. A Cantiga de Amor Ao cantar uma dama de eleição ( mha senhor ), o trovador comporta-se como um vassalo diante do seu suserano. A expressão mha senhor utilizada pelo trovador significava minha senhora. No medievo, o termo senhor se associava a senhorio, significando tanto uma propriedade territorial quanto os meios de que dispõe um senhor feudal para se apropriar do rendimento do trabalho realizado por homens sob o seu domínio (FRANCO JÚNIOR, 1995, p.192). Assim, uma forma de organização social é sugerida a partir do texto poético. Em outras palavras, o ritual amoroso da cantiga de amor reproduz a relação entre senhor e vassalo típico do medievo. Comentando essa transposição do esquema social criado pelo feudalismo, Segismundo Spina afirma que o amor se tornou um serviço (culto) prestado pelo trovador à sua dama, como compromisso que se estabelecia entre o senhor e vassalo. Segismundo Spina apresenta-nos um quadro bastante convincente dos aspectos mais relevantes da mensagem poética do amor cortês à provençal: Do princípio de que o Amor é fonte perene de toda Poesia, e de que o amor é leal, inatingível, sem recompensa (porque a dama é sans merci) decorre todo o formalismo sentimental dessa poesia: :::: a submissão absoluta à sua dama; :::: uma vassalagem humilde e paciente; :::: uma promessa de honrá-la e servi-la com fidelidade; :: :: o uso do senhal (imagem ou pseudônimo poético com que o trovador oculta o nome da mulher amada); :: :: a mesura, prudência, moderação, a fim de não abalar a reputação da dama ( pretz), pois a inobservância deste preceito acarreta a sanha da mulher; :::: a mulher excede a todas do mundo em formosura (de que resulta o tema do elogio impossível); :::: por ela o trovador despreza todos os títulos, todas as riquezas e a posse de todos os impérios; :::: o desprezo dos intrigantes da vida amorosa; :::: a invocação de mensageiros da paixão do amante (pássaros); :::: a presença de confidentes da tragédia amorosa. (SPINA, 1996, p. 363)

7 12 Trovadorismo: Isso explica o respeito constante, a moderação, a mais completa submissão do trovador diante da mulher. Tais elementos estão associados a uma das principais concepções medievais sobre o amor: o que se convencionou chamar amour courtois ou amor cortês. Sobre as especificidades do amor cortês, Georges Duby afirma que Esse amor, os historiadores da literatura corretamente o chamaram cortês. Os textos que nos fazem conhecer suas regras foram todos compostos no século XII, em cortes, sob a observação do príncipe e para corresponder às suas expectativas. Nesse sentido, o autor afirma que as regras do amor delicado vinham reforçar as regras da moral vassálica, o que o leva a assinalar as correspondências entre o que essas canções expõem e a verdadeira organização dos poderes e das relações da sociedade (DUBY, 1989, p ). A compreensão desse formalismo sentimental, que torna a arte de amar uma etiqueta cerimoniosa de corte, em consequência, em signo de distinção da nobreza, ajuda a explicar aquele famoso verso de Camões: amor é servir a quem vence o vencedor. O fragmento textual de D. Dinis apresentado ganha interesse como poema-síntese de uma das manifestações líricas do medievo a canção de amor. Graças à consciência artesanal do trovador, assegura-se a qualidade estética de versos tecidos ao gosto provençal. Também de D. Dinis, a composição a seguir, sendo inequivocamente de amor, é uma verdadeira obra-prima da poesia medieval. Em gram coita, senhor, que peior que mort é, (gram coita: grande sofrimento ) vivo, per bõa fé, (per bõa fé: na esperança ) e polo voss amor esta coita sofr eu por vós, senhor, que eu vi polo meu gram mal; e melhor mi será de moirer por vós já; e, pois me Deus nom val, (nom val: não me socorre ) esta coita sofr eu por vós, senhor, que eu polo meu gram mal vi; e mais mi val morrer ca tal coita sofrer pois por meu mal assi esta coita sofr eu por vós, senhor, que eu vi por gram mal de mi, pois tam coitad and eu. (DOM DINIS, 2008) Observe que D. Dinis faz uso, com maestria, das técnicas da composição poética comuns ao lirismo trovadoresco: o refrão, o paralelismo, a atafinda e a fiinda.

8 Trovadorismo: O refrão ou estribilho fragmento poético ao qual se regressa ao final de cada estrofe (esta coyta sofr`eu por vós, senhor, que eu) sugere a existência de um coro ou de um solista, assim decorrendo da inseparabilidade entre letra e pauta musical. O refrão se encadeia à estrofe seguinte pelo processo de encadeamento ou atafinda, e isso permite que o lamento plangente do eu lírico se desenvolva sem interrupção até o final da cantiga, rematada com um dístico (ou estrofe de dois versos). Conforme a Arte de Trovar medieval, trata-se da fiinda. Leia-se: As fiindas são coisas que os trovadores sempre costumaram pôr no fim das suas cantigas, para concluírem e acabarem melhor nelas os argumentos (razones) que disseram nas cantigas, chamando-lhes fiinda, porque quer dizer conclusão de argumento. E essa fiinda podem fazê-la de uma ou de duas ou de três ou de quatro palavras (versos). (MONGELLI, 2003, p. 147) Afora o refrão, você pode observar também o uso do paralelismo, um processo repetitivo que envolve versos com a mesma estrutura sintática e/ou semântica no corpo da composição no caso, Vy polo meu gram mal, Polo meu gram mal vy. No aspecto temático, D. Dinis retoma os lugares-comuns típicos da cantiga de amor. Embora o foco não esteja voltado à celebração das virtudes da donna, sua idealização é evidente. Observe que nesse poema a coyta (ou, conforme um termo utilizado por Caetano Veloso, a queixa) derivada do tormento passional do sujeito poético masculino se associa ao olhar. O olhar é, por certo, janela da alma e nesse caso não surge como o responsável pela transmissão do amor ao coração, pois antes disso expressa a perdição do eu lírico. Vale lembrar que o olhar como causa do tormento amoroso é uma constante, não só na lírica medieval, mas circunstância típica da tópica amatória da poesia romântica luso-brasileira, como os poemas Este inferno de amar, de Almeida Garrett e Olhos verdes, de Gonçalves Dias. Cantiga de Amigo É interessante notar que o sentimento de perda da continuidade do relacionamento amoroso remete a um dos primeiros textos poéticos escritos da literatura portuguesa. Há quem diga que a cantiga de amigo Ai eu coytada, de D. Sancho I ( ), rei de Portugal, dedicada à formosa Maria Paes Ribeiro, merece ser considerada o manuscrito inaugural da literatura portuguesa. Observe como o trovador incorpora poeticamente o ponto de vista feminino para descrever o sentido saudosismo da mulher perante a ausência do amado: Ai eu coitada! Como vivo en gran cuidado (cuidado: aflição ) por meu amigo que ei alongado! (ei alongado: tenho esperado ) Muito me tarda o meu amigo na Guarda! Ai eu coitada! Iluminura medieval das Cantigas de Santa Maria, de Afonso X.

9 14 Trovadorismo: Como vivo en gran desejo por meu amigo que tarda e non vejo! Muito me tarda o meu amigo na Guarda! (apud SPINA, 1996, p. 319) (desejo: recordação saudosa ) O manuscrito dessa composição se encontra registrado no Cancioneiro da Biblioteca Nacional, sob o número 456. Logo no primeiro verso, a mulher se diz coytada. Como dissemos, a palavra coyta traduzia o tormento passional dos amantes. Ela sofre de saudade (en gran desejo) de tanto esperar (que ei alongado) por seu namorado que se está em uma cidade distante (na Guarda). O fato de não vê-lo intensifica ainda mais a recordação saudosa. A aparente simplicidade dessa cantiga é típica de uma das manifestações da poesia lírica que se desenvolveu na Península Ibérica. Nas cantigas de amigo, que têm origem galego-portuguesa, percebe-se o papel ativo da mulher na busca de soluções para os seus anseios erótico-sentimentais. A composição é válida para se pensar um tipo peculiar de cantiga de amigo, o das paralelísticas, que aliam uma simplicidade de motivos e recursos semânticos ao elaborado arranjo da sua expressão, através de um esquema de repetitividade que enriquece o sentido pelo tom de litania e sugestão encantatória, muitas vezes magoada, perplexa ou interrogativa, que cria. (CANTIGAS DE AMIGO, 2008) Em outras palavras, entre os temas desenvolvidos nas cantigas de amigo, encontramos situações da vida amorosa das moças casadoiras. A mulher expressa os seus ciúmes e dúvidas, ou faz confidências dos seus sucessos amorosos. As cantigas de amigo também podem ser dialogadas, embora o sujeito poético feminino não dirija necessariamente o seu lamento para o destinatário do seu amor (o amigo), mas para a mãe ou amigas, ou mesmo para elementos inanimados (árvores, ondas). Afora o tipo de voz que inicia as cantigas, o espaço é decisivo para a sua classificação. As canções de amor são identificadas por traduzirem o ponto de vista de um sujeito poético masculino e pelo cenário palaciano. Já as cantigas de amigo se ambientam fora do palácio e do templo: ora no campo, sob frondosas avelaneiras ou pinheiros, ora junto ao mar, ora à frente das igrejas. Enfim, não se pode esquecer que essas duas modalidades da lírica medieval se destinavam ao canto e a dança. O esquema paralelístico e o estribilho ou refrão são os elementos formais que punham em evidência essa relação.

10 Trovadorismo: Descoberto por Pedro Vindel este pergaminho contém as letras e as respectivas pautas musicais das cantigas de Martim Codax (segunda metade do séc. XIII). Segundo Spina, o esquema paralelístico diz respeito a um processo repetitivo que constitui o fundamento da poesia popular, sendo que na sua base estão presentes a música e a dança alternada a dois coros (SPINA, 1996, p. 396). A presença do coro é sugerida pelo refrão ou estribilho: um fragmento poético no corpo da composição, ao qual regressa constantemente o coro (às vezes cantados por um solista), entre a execução de uma estrofe e outra (SPINA, 1996, p. 400). É o que ocorre na cantiga de D. Sancho, tanto pela presença do refrão ( Muito me tarda / o meu amigo na Guarda! ), quanto pelo recurso à estrutura simples da forma paralelística: Como vivo en gran cuidado / Como vivo en gran desejo. A repetição de versos semelhantes, com alterações nas palavras finais, permite que a ideia principal se reproduza ao longo do poema, facilitando sua memorização.

11 16 Trovadorismo: Cantigas de Escárnio e Maldizer Apesar de alguns estudiosos considerarem a vertente satírica do trovadorismo como uma produção menor dentro desse movimento (MOISÉS, 1980, p. 28), acreditamos que ela tenha qualidade e significado relevantes dentro da literatura medieval. As modalidades satíricas que estudaremos são escárnio e maldizer. Nas cantigas de escárnio, como já dissemos, o trovador critica sem individualizar a pessoa que estaria sendo criticada. As de maldizer são aquelas em que a pessoa criticada é mencionada. Fazendo um esquema, temos: :: :: cantiga de escárnio sátira a alguém com sutileza, sendo que o processo estilístico utilizado é a ironia; :: :: cantiga de maldizer sátira direta, com linguagem obscena. Tais cantigas revelam aspectos típicos da vida dos jograis ou segreis, bem como da corte. Os jograis levavam uma vida diferente do artificialismo cortês ou do regime servil a que estava sujeito o trabalhador comum. Socialmente, esses artistas eram párias. Nas suas canções, eles contavam suas experiências com mulheres da vida, bebedeiras, fidalgos de menor expressão com pretensões a senhor feudal, as sovinices de um senhor etc. No entanto, esse tipo de cantiga não se restringia ao jogral, pois qualquer trovador, até mesmo o rei D. Dinis, trataram dessa temática e lançaram mão desse gênero poético. Em algumas cantigas, podemos inclusive ver a rivalidade entre jograis e trovadores: os primeiros queriam ascender da condição de executantes para a de compositores, enquanto os segundos defendiam a manutenção da hierarquia. Em termos políticos, a sátira foi pouco utilizada, mas ela é o documento de uma época, pois a condição dos jograis andando de castelo em castelo, de feira em feira possibilita-nos o conhecimento daquela realidade sob variados aspectos. Tomemos como exemplo disso a canção de João Garcia Guilhade: Ai dona fea! foste-vos queixar porque vos nunca louv en meu trobar mais ora quero fazer un cantar en que vos loarei toda via; e vedes como vos quero loar: dona fea, velha e sandia! Ai dona fea! se Deus mi perdon! e pois havedes tan gran coraçon que vos eu loe en esta razon, vos quero já loar toda via; e vedes qual será a loaçon: dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei en meu trobar, pero muito trobei; mais ora já un bon cantar farei en que vos loarei toda via; e direi-vos como vos loarei: dona fea, velha e sandia! (GUILHADE, 2008) O poeta João Garcia Guilhade foi um importante trovador português do século XIII e nos deixou, além de cantigas de escárnio como Ai Dona Fea, também cantigas de amor e de amigo (COHEN, 1996). No poema citado, o trovador se dirige a uma dama que se queixava de nunca receber versos dele, louvando sua pessoa. Irritado com a cobrança, o poeta explica que os únicos elogios que lhe poderia fazer eram feia, velha e louca.

12 Trovadorismo: Principais trovadores :::: :::: :::: João Soares de Paiva considerado o mais antigo poeta em português com a canção Ora faz host o senhor de Navarra. O poema se encontra no Cancioneiro da Vaticana. Paio Soares de Taveirós visto como o autor de um dos primeiros textos em português, Canção da Ribeirinha (1189 ou 1198). Sua obra se encontra no Cancioneiro da Ajuda. D. Afonso X, o Sábio rei de Leão e Castela, era avô de D. Dinis. Escreveu numerosos versos, sendo os mais conhecidos as Cantigas de Santa Maria. :::: D. Dinis a figura mais proeminente do trovadorismo português. Foi rei de Portugal, grande incentivador das artes e do conhecimento (fundou a Universidade de Coimbra) e um dos melhores e mais profícuos poetas do período. Frequentou todos os gêneros poéticos da época: cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer. :::: Martim Codax sua história é pouco conhecida, mas as poucas composições (sete cantigas de amigo) que nos deixou foram compiladas junto com a notação musical dos poemas. A permanência do Trovadorismo Aproveitando o fio da meada, ao longo do século XIX e do século XX ocorreu uma verdadeira revisitação à cultura medieval. Se a Era Clássica escolheu o passado greco-latino como modelo, o Romantismo escolheu para si a recriação do passado medieval. Enquanto estética do século XIX, o Romantismo se relaciona com a reação aos preceitos clássicos e a busca da identidade nacional. Daí a valoração do medievo, berço da nação lusitana e da cristandade. O gosto pelo medievo se constata tanto na arquitetura com a (re)construção de templos góticos como também nos motivos poéticos e procedimentos compositivos da literatura medieval. Vamos dar dois exemplos. :::: Alexandre Herculano, principal escritor do movimento romântico em Portugal, escreveu um romance histórico intitulado Eurico, o Presbítero (1844), ambientado no século VIII, que revive o clima das novelas de cavalaria e o espírito das Cruzadas típicas da prosa medieval. O autor também era poeta e um de seus versos é autoexplicativo: Eu, o cristão, trovador do exílio (HERCULANO, 2008). :: :: Almeida Garrett, no melhor livro de poemas do romantismo português, intitulado Folhas Caídas, retoma o lirismo fluente, de ritmos populares, das composições medievais. Leia-se o poema intitulado Barca Bela :

13 18 Trovadorismo: Pescador da barca bela, Onde vais pescar com ela, Que é tão bela, Ó pescador? Não vês que a última estrela No céu nublado se vela? Colhe a vela, Ó pescador! Deita o laço com cautela, Que a sereia canta bela... Mas cautela, Ó pescador! Não se enrede a rede nela, Que perdido é remo e vela Só de vê-la, Ó pescador, Pescador da barca bela, Inda é tempo, foge dela, Foge dela Ó pescador! (ALMEIDA GARRETT, 2008) A retomada dos processos de composição da arte poética medieval se observa pela escolha da chamada medida velha no caso, as redondilhas (os dois primeiros versos possuem sete sílabas poéticas). Note-se ainda que esse poema reitera um mesmo verso, à guisa de refrão, como remate de cada estrofe. Enfim, a repetição de versos com a mesma identidade semântica, na primeira e na última estrofe, lembra a estrutura paralelística das cantigas trovadorescas. Para Garrett, a reação romântica contra a literatura clássica de feições greco-latinas trouxe a renascença da poesia nacional e popular. Segundo ele, nenhuma coisa pode ser nacional se não for popular (FERREIRA, s.d., p. 5). Assim, Garrett deixa bem claro que essa retomada é uma contribuição à busca da cor local, ou dos matizes da identidade pátria. Dicas de estudo :::: A propósito das manifestações da Literatura Medieval, consulte o site < di.uminho.pt/vercial/trovador.htm>, que apresenta vários exemplos das modalidades da poesia trovadoresca. Vale dizer que esse site é considerado a maior base de dados sobre a Literatura Portuguesa, do medievo às textualidades contemporâneas. :::: Consulte também o Portal Galego, < Nele você vai encontrar um excelente elenco de cantigas e uma bela galeria de iluminuras medievais. Texto complementar Vamos ler os fragmentos que restaram da Arte de Trovar conservados nos fólios 3 e 4 do Cancioneiro da Biblioteca Nacional (também conhecido pelo nome de Cancioneiro Colocci-Brancuti), que definem aspectos fundamentais da poética trovadoresca. Em seguida, os pertinentes comentários da professora Yara Frateschi Vieira.

14 Trovadorismo: A Poética Galego-Portuguesa (VIEIRA, 2008) Capítulo Quarto E como há algumas cantigas em que falam tanto eles como elas, por isso é importante que entendais se são de amor ou de amigo, porque se falam eles na primeira cobra e elas na outra, é de amor, pois move-se segundo a argumentação dele (como vos dissemos antes); e se falam elas na primeira cobra, então é de amigo; e se falam ambos em uma cobra, então depende de qual deles fala primeiro na cobra. Capítulo Quinto Cantigas d escárnio são aquelas que os trovadores fazem, querendo dizer mal de alguém nelas, e dizem-lho por palavras cobertas que tenham dois entendimentos, para que não sejam entendidas... ligeiramente: e essas palavras chamam os clérigos equivocatio. E essas cantigas se podem fazer também de mestria ou de refrão. E embora alguns digam que há algumas cantigas de joguete d arteiro, essas não são mais do que de escárnio, nem têm outro entendimento. Mas também dizem ainda que há outras de risabelha : essas ou são de escárnio ou de maldizer; e chamam-lhes assim porque riem por causa delas às vezes os homens, mas não são coisas em que haja sabedoria ou qualquer outro bem. Capítulo Sexto Cantigas de maldizer são aquelas que fazem os trovadores [contra alguém] descobertamente: nelas entrarão palavras em que querem dizer mal e não terão outro entendimento se não aquele que querem dizer claramente. [...] O quarto capítulo em que se contêm seis capítulos. Capítulo quarto As fiindas são coisas que os trovadores sempre costumaram pôr no fim das suas cantigas, para concluírem e acabarem melhor nelas os argumentos (razones) que disseram nas cantigas, chamando-lhes fiinda, porque quer dizer conclusão de argumento. E essa fiinda podem fazê-la de uma ou de duas ou de três ou de quatro palavras (versos). E se a cantiga for de mestria, a fiinda deve rimar com a última cobra; e se for de refrão, deve rimar com o refrão. E ainda que diga que a cantiga deve ter uma delas, houve alguns (trovadores) que lhe fizeram duas ou três, segundo a vontade de cada um deles. E também outros houve que as fizeram sem fiindas, mas a fiinda dá um melhor acabamento. Capítulo quinto: contém dois capítulos

15 20 Trovadorismo: Capítulo segundo Além disso, como o disse, as cantigas [podem] fazer-se em rimas longas ou breves ou em todas misturadas. E por isso convém mostrarmos quais são as rimas longas ou as breves, embora não possamos mostrá-las todas cabalmente, porque são muitas e de muitas maneiras: no entanto, todas as rimas que acabam nestas vogais, as quais sejam as últimas, são longas, convém saber: as que acabam no a ou no o; após o a ou o o, põe o e ou qualquer das outras vogais que se ponham no fim da rima na última sílaba, ela sozinha. E as outras rimas todas que se acabam em letras breves, todas são curtas; por isso convém que o trovador que quiser trovar, se começar em sílabas longas ou em curtas, com elas acabe; poderá, porém, meter na cobra umas e outras, se quiser, contanto que, da maneira que as meter numa cobra, da mesma forma as meta nas outras. No entanto, convém que, se assim as meter, que faça rimar longas com longas e curtas [com curtas]. Comentário A Arte de Trovar anônima e fragmentária, que se encontra aposta ao atual Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa, antigo Cancioneiro Colocci-Brancuti, é o único documento dessa natureza de que dispõe a lírica galego-portuguesa dos séculos XIII e XIV. Segundo o seu último editor, não é improvável que tenha sido redigido pelo Conde Barcelos, filho de D. Dinis, ou por um dos dois trovadores que devem ter colaborado com ele na organização do cancioneiro: João de Gaia e Estêvão da Guarda. Pelo fato de ser o único texto a tentar uma sistematização da arte poética trovadoresca galego-portuguesa, é realmente uma pena que tenha chegado a nós em forma acéfala: antes de ter sido feita a única cópia que possuímos, já se tinham perdido os títulos um e dois e parte do terceiro. O tratado teria seis títulos, dividido cada um em capítulos. Podemos perceber uma certa organização na distribuição da matéria: assim, o terceiro título, além dos gêneros mais prestigiosos, trata de formas dialogadas e dialógicas, no sentido contemporâneo de um texto que utiliza outro já existente e o reelabora (as cantigas de seguir ); o quarto título dedica-se a questões de estrutura textual, tais como o número de cobras por composição e de versos por cobra; procedimentos de coesão interestrófica, como a palavra perduda, a ateúda, a fiinda, o dobre e o mozdobre ; o quinto título ocupa-se da adequada utilização dos tempos verbais e da necessidade de manter a coerência temporal, embora remeta o leitor para o que se expôs anteriormente em relação ao mozdobre ; outro procedimento de coerência textual é a estrutura rímica, que pode incluir rimas longas ou breves, mas não permite rimar longas com breves; finalmente, o último título trata muito brevemente dos erros poéticos provenientes de encontros entre vocábulos que produzem palavras feias (cacófato), e de encontros entre vogais que produzem sons desagradáveis (hiato). O que nos resta do tratado começa no capítulo quarto do título terceiro, dedicado às cantigas dialogadas em que falam o homem e a mulher. Podemos supor que pelo menos dois dos três capítulos anteriores tratassem dos dois gêneros maiores: a cantiga de amor e a cantiga de amigo, uma vez que, por um lado, como nos diz o autor anônimo, anteriormente já falara da cantiga de amor e, por outro lado, as cantigas de escárnio e maldizer ocuparão os capítulos cinco e seis. A descrição que o tratadista oferece da cantiga de amor é bastante sumária: nas suas próprias palavras, ela se move a razon d ele dito isso assim, de forma tão sintética, não fica muito claro o que queria dizer, embora possamos supor que significaria algo como move-se segundo a argumentação dele, ou

16 Trovadorismo: desenvolve-se apresentando o ponto de vista do homem. Preferimos a versão move-se segundo a argumentação dele, porque o próprio texto declara que o critério decisivo para estabelecer se a cantiga dialogada é de amor ou de amigo é determinar quem fala primeiro na cobra, e a cantiga de amor é em geral um arrazoado sobre o amor do poeta (razon). Os capítulos quinto e sexto desse título terceiro são importantes, porque nos elucidam acerca do critério para distinguir as cantigas de escárnio das de maldizer, embora já o próprio cancioneiro use a expressão às vezes de forma não discriminada, apresentando, na rubrica, algumas cantigas como de escárnio e maldizer. De qualquer forma, segundo o tratadista, é decisiva para a caracterização dessas cantigas a presença ou a ausência daquilo que os letrados chamam de equivocatio, ou seja, ambiguidade. A cantiga de escárnio é, portanto, aquela que se vale dessa figura lógica ou retórica para falar mal de alguém, por palavras cobertas que tenham dois entendimentos, para que não sejam entendidas... ligeiramente: e essas palavras chamam os clérigos equivocatio, enquanto a cantiga de maldizer se faz descobertamente: nelas entrarão palavras em que querem dizer mal e não terão outro entendimento senão aquele que querem dizer claramente. É relevante observar que o autor do tratado exibe o seu conhecimento da cultura clerical, usando o termo latino para a figura lógica e retórica da ambiguidade e explicando o seu sentido. Oferece depois um elemento técnico, informando que essas cantigas tanto podem ser de mestria (isto é, sem refrão) como de refrão, o que nos leva novamente a supor que esses termos tivessem sido objeto de descrição anterior, num capítulo que tratasse desses dois tipos de estrutura poética comuns na lírica galego-portuguesa. Essa terminologia retorna no capítulo primeiro do título quarto, onde se discutem os talhos (a estrutura) das cantigas: o texto, porém, apresenta dificuldades de leitura, reconhecidas pelo seu editor, que impedem a cabal compreensão. No capítulo segundo do título quarto, dá uma informação clara sobre a palavra perduda, isto é, o verso (ou dois versos) que alguns trovadores, para mostrarem maior mestria, colocaram na cantiga, sem que rimasse com nenhum outro verso da mesma estrofe; ela pode vir no começo, no meio ou no fim da estrofe, mas depois deverá ser repetida a mesma rima no mesmo lugar nas demais estrofes. Outros recursos estruturais merecem a sua atenção, como a fiinda, a forma de composição chamada ateúda, o dobre e o mozdobre (capítulos terceiro, quinto e sexto do título quarto). O capítulo sobre as rimas supõe que o leitor conhece a terminologia empregada para os dois tipos de rima, isto é, a rima longa (oxítona ou aguda) e a rima breve (paroxítona ou grave). A explicação é muito mais perfunctória do que a que já antes víramos em outros tratados poéticos vernáculos, como no de Jofre de Foixá, pois deixa de lado a questão crucial do acento. O texto conclui com um tratamento muito rápido de alguns erros que se podem cometer na composição trovadoresca, desculpandose o autor pela sua brevidade, porque os erros são tantos e de tantas maneiras que não posso falar em todos completamente. O tratado galego-português impressiona, portanto, como geralmente pouco minucioso e pouco rigoroso nas suas definições e descrições. Não contém, tampouco, como alguns dos demais tratados vernáculos, exemplificação fornecida pelos textos. Nem seria de grande utilidade para o aspirante a poeta, embora algumas vezes o autor pareça dirigir-se a ele: por exemplo, quando diz algo como convém que o trovador que quiser trovar. As mais das vezes, porém, a sua intenção soa como mais descritiva do que didática, baseando-se de forma normativa na tradição seguida pelos trovadores, conforme o autor a percebe.

17 22 Trovadorismo: O tratadista revela possuir um critério de mestria técnica (capítulo sobre a fiinda), marcado também pelo uso abusivo das expressões convém que ou não convém que e do verbo dever, e de valor poético, fundado no domínio da técnica, mas também, embora esse ponto não seja desenvolvido de forma suficiente, no campo da moral. Por esse motivo, exclui do rol das composições que devem ser registradas ou imitadas aquelas que não são coisas em que haja arte ou qualquer outro bem, e das composições, aquelas palavras que se aproximam da caçorria ou lixo, que não convém ser posto numa boa cantiga. Atividades 1. A propósito das origens das cantigas de amor galego-portuguesas, António José Saraiva e Oscar Lopes afirmam, em sua História da Literatura Portuguesa, que os provençais eram os modelos a seguir. Cite versos de D. Dinis que podem corroborar essa tese. 2. O que significa escrever uma canção de amor à maneyra de proençal? Justifique apontando pelo menos três das suas principais características temáticas.

18 Trovadorismo: É possível estabelecer correspondências entre o que as canções de amor expõem e a organização da sociedade medieval? Justifique. Referências ABDALA JUNIOR, Benjamin. Literaturas de Língua Portuguesa: Marcos e Marcas Portugal. São Paulo: Editora Arte & Ciência, CANTIGAS DE AMIGO. Disponível em: < instituto-camoes. pt/cvc/literatura/cantigasamigo. htm>. Acesso em: 20 ago COHEN, Rip. 22 cantigas d amigo de Johan Garcia de Guilhade. Colóquio/Letras. Ensaio, n. 142, out DOM DINIS. Em Gram Coita, Senhor. Disponível em: < dominiopublico. gov. br/download/ texto/wk pdf >. Acesso em: 20 ago Quer eu em Maneira de Proençal. Disponível em: < dominiopublico. gov. br/download/texto/wk pdf >. Acesso em: 20 ago DUBY, Georges. Idade Média, idade dos Homens: do amor e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, FERREIRA, Maria Ema Tarracha. Época Clássica: Século XVIII. Lisboa: Ulisseia. S. d.

19 24 Trovadorismo: Século XVI: Poesia Clássica e Literatura de Viagens. Lisboa: Ulisseia, S. d.. Carta. Disponível em: < revista. agulha. nom. br/ferr01. html>. Acesso em: 5 ago FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, GARRETT, João B. S. L. de Almeida. Folhas Caídas. Disponível em: < dominiopublico. gov. br/download/texto/ua00013a. pdf>. Acesso em: 20 ago Viagens na minha Terra. São Paulo: Martin Claret, Folhas Caídas. Lisboa: Portugália, GONÇALVES, Adelto. Bocage: o perfil perdido. Lisboa: Caminho, GUILHADE, João Garcia de. Ai, Dona Fea, Foste-vos Queixar. Disponível em: < wikisource. org/wiki/ai,_dona_fea,_foste-vos_queixar>. Acesso em: 20 jul HATHERLY, Ana. A Experiência do Prodígio: bases teóricas e antologia de textos visuais portugueses dos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, HERCULANO, Alexandre. A Vitória e a Piedade. Disponível em: < dominiopublico. gov. br/ download/texto/bi pdf>. Acesso em: 20 ago Eurico, opresbítero. Lisboa: Unibolso, S. d.. Qual é o estado da nossa literatura? Qual é o trilho que ela hoje tem a seguir? Repositório Literário da Sociedade das Sciencias Medicas e de Literatura do Porto, MAGALHÃES, Joaquim Romero (Org.). História de Portugal: no alvorecer da modernidade. Lisboa: Editorial Estampa, MOISÉS, Massaud. A Literatura Portuguesa através dos Textos. São Paulo, Cultrix, A Literatura Portuguesa. 16. ed. São Paulo: Cultrix, MONGELLI, Lênia Márcia. Vozes do Trovadorismo Galego-Português. Cotia: Íbis, ; VIEIRA, Yara Frateschi. A Estética Medieval. Cotia: Íbis, RODRIGUES LAPA. Cantigas d escárnio e de Mal Dizer dos Cancioneiros Medievais Galego- -Portugueses. 2. ed. Coimbra: [S. n. ], Lições de Literatura Portuguesa: Época Medieval. Coimbra: Coimbra Editora, SPINA, Segismundo. A Lírica Trovadoresca. São Paulo: Edusp, A Poesia de Gregório de Matos. São Paulo: Edusp, Introdução à Poética Clássica. São Paulo: Martins Fontes, TAVANI, Giuseppe. A Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa. Lisboa: Edições Colibri, VIEIRA, Antônio. Sermão da Sexagésima. Disponível em: < dominiopublico. gov. br/download/texto/bv pdf>. Acesso em: 20 ago VIEIRA, Yara Frateschi. A Poética Galego-Portuguesa, Disponível em: < ufes. br/~mlb/reel/ arquivo_yara. asp>. Acesso em: 20 ago

20 Trovadorismo: Gabarito 1. D. Dinis ( ) foi um dos mais fecundos compositores galego-portugueses e os seus versos que denotam a origem provençal das cantigas de amor são estes: Quer eu en maneyra de proençal fazer agora hun cantar d amor.. 2. Ao afirmar que deseja fazer canção de amor à maneyra de proençal, D. Dinis, o Rei Trovador, define o modo do seu fazer poético pautado nas regras da arte originárias da região da Provença, o Sul da França medieval. Entre as principais características podem-se mencionar que: :::: :::: :::: o sujeito poético (a voz do poema) é masculino; a mulher é idealizada, geralmente chamada de mia senhor ; e a vassalagem amorosa é paciente e com respeito constante. 3. Sim, pois nas canções de amor o sujeito poético masculino deve se colocar em uma posição de inferioridade ou submissão absoluta diante da mulher, jurando fidelidade e demonstrar respeito constante. Ao exaltar as virtudes da mia senhor, o sujeito poético se comporta como um vassalo ou servo diante do seu suserano e desse modo reproduz e reforça as relações sociais típicas do feudalismo.

21 26 Trovadorismo:

[A POÉTICA GALEGO-PORTUGUESA]

[A POÉTICA GALEGO-PORTUGUESA] A seção Arquivo pretende desempenhar um papel simples, mas fundamental para os estudos literários: tornar mais visíveis os textos que apenas alguns especialistas conhecem de perto, ficando o contato deles,

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Aula 2 Trovadorismo

Prof. Eloy Gustavo. Aula 2 Trovadorismo Aula 2 Trovadorismo Escolas Literárias História da Literatura Um sistema de tendências artísticas, em vigor, na maioria das obras produzidas, numa determinada época histórica. Periodologia da Literatura

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Kellyda Martins de Carvalho Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2016. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

Trovadorismo Trovadorismo

Trovadorismo Trovadorismo Trovadorismo Trovadorismo O Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorre no mesmo período em que Portugal começa a despontar como nação independente, no

Leia mais

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data?

2 Em que data começou o Trovadorismo em Portugal, e que fato marcou essa data? Escola de Educação Básica Hemes Fontes Petrolândia - SC Professor: Ricardo Luís Mees Data: 07/06/2019 Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura 1ª SÉRIE I Aluno (a): LITERATURA - TROVADORISMO Responda

Leia mais

CONTEXTO HISTÓRICO Clero Nobreza Povo

CONTEXTO HISTÓRICO Clero Nobreza Povo TROVADORISMO TROVADORISMO O século XII legou-nos uma poesia de intenso lirismo que concebia o amor como um culto, quase uma religião, que servia de endeusar a mulher e idealizála. Refletindo o momento

Leia mais

TROVADORISMO. Origem, Significado & Contexto Histórico. Por: Brayan, Vinicius, Thierry, Weverton & Davi

TROVADORISMO. Origem, Significado & Contexto Histórico. Por: Brayan, Vinicius, Thierry, Weverton & Davi TROVADORISMO Origem, Significado & Contexto Histórico Por: Brayan, Vinicius, Thierry, Weverton & Davi INTRODUÇÃO: Para começarmos a estudar Literatura Brasileira nós precisamos, inicialmente, compreender

Leia mais

Trovadorismo e Humanismo Literatura Portuguesa

Trovadorismo e Humanismo Literatura Portuguesa Trovadorismo e Humanismo Literatura Portuguesa Prof. Thiago Robson Aletro As Trovas Medievais Contexto histórico-cultural Idade Média (Séc XII) Feudalismo/vassalage m Nobreza Teocentrismo Cruzadas Galego-Português

Leia mais

Semana 4 Sexta Feira L.E. Períodos Literários. O Trovadorismo

Semana 4 Sexta Feira L.E. Períodos Literários. O Trovadorismo L.E. Semana 4 Sexta Feira Períodos Literários O Trovadorismo Idade média O sistema feudal Teocentrismo Língua portuguesa arcaica O Trovador Um poeta itinerante Artista de origem nobre Recitava sua poesia

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS LÍNGUA PORTUGUESA 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

*** A arte amatória medieval

*** A arte amatória medieval 1 LITERATURA PORTUGUESA TROVADORISMO (SÉC.XII-XV) *** A arte amatória medieval Lo vers es fis e naturaus e bos celui qui be l enten; e melher es, qui.l joi aten. A canção é autêntica e sincera, capaz de

Leia mais

Trovadorismo (Portugal:1189/ )

Trovadorismo (Portugal:1189/ ) Trovadorismo (Portugal:1189/1198-1418) Período compreendido entre os séculos XII e XV correspondente à Idade Média, caracterizado por um sistema social denominado feudalismo. Três camadas rigidamente distintas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE CURSO: Técnico Integrado em Eletroeletrônica MÓDULO: 1 PROFESSORA: Roberta Egert Loose UNIDADE CURRICULAR: Língua

Leia mais

TROVADORISMO Literatura Portuguesa Profª Flávia Andrade

TROVADORISMO Literatura Portuguesa Profª Flávia Andrade TROVADORISMO Literatura Portuguesa Profª Flávia Andrade 1. Contexto histórico O que estava acontecendo antes e enquanto o Trovadorismo surgia? SÉCULOS IMPORTANTES Séc. XI Baixa Idade Média Séc. XII Independência

Leia mais

Literatura Medieval. Trovadorismo (1189/1198)

Literatura Medieval. Trovadorismo (1189/1198) Literatura Medieval Trovadorismo (1189/1198) PAINEL HISTÓRICO E CULTURAL DA ÉPOCA Cristianismo Cruzadas rumo ao sul de Portugal Cruzadas rumo ao Oriente Luta contra os mouros Teocentrismo: poder

Leia mais

IDADE MÉDIA POESIA TROVADORESCA CONTEXTUALIZAÇÃO

IDADE MÉDIA POESIA TROVADORESCA CONTEXTUALIZAÇÃO IDADE MÉDIA Espaço de tempo compreendido entre a queda do Império Romano no Ocidente, no século V, e a queda do Império Romano no Oriente, no século XV. Apesar de bastante longo, trata-se de um período

Leia mais

06/05/ Início: 1189 (1198?) Provável data da Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós.

06/05/ Início: 1189 (1198?) Provável data da Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós. 06/05/2013 MARCOS - Início: 1189 (1198?) Provável data da Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós. - Término: 1434 Fernão Lopes é escolhido para guarda-mor da Torre do Tombo. No mundo não sei

Leia mais

Preparação para o. Exame Final Nacional. Português 10.º ano

Preparação para o. Exame Final Nacional. Português 10.º ano Preparação para o Exame Final Nacional Português 10.º ano 10 Oo Índice Parte I Conteúdos programáticos 10.º ano Preparação ao longo do ano 1. Conselhos úteis 6 1.1. Métodos e estratégias de trabalho e

Leia mais

AULA 01 LITERATURA. Os mais de oito séculos de produção literária portuguesa são divididos em três grandes eras:

AULA 01 LITERATURA. Os mais de oito séculos de produção literária portuguesa são divididos em três grandes eras: AULA 01 LITERATURA PROFª Edna Prado INTRODUÇÃO Periodização da Literatura em Portugal e no Brasil: A história da literatura portuguesa, tal qual conhecemos hoje, tem início em meados do século XII, quando

Leia mais

TROVADORISMO. Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2010

TROVADORISMO. Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2010 TROVADORISMO Colégio Portinari Professora Anna Frascolla 2010 Em meados do século XII, Portugal se constitui como um estado independente = início de sua história literária. http://lh6.google.com/c.alberto.vaz

Leia mais

Literatura na Idade Média

Literatura na Idade Média ORIGENS EUROPEIAS 1 Literatura na Idade Média >> Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 5. Estes meus olhos nunca perderam, senhor, gran coita, mentr eu vivo for. E direi-vos, fremosa

Leia mais

Escola Estadual Frederico J. Pedrera Neto

Escola Estadual Frederico J. Pedrera Neto Trovadorismo Escola Estadual Frederico J. Pedrera Neto Data 18/08/2016 professora(a); Mirleia Aluno(a); Marcos Vinicius Palmas - To Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade

Leia mais

TROVADORISMO DEFINIÇÃO

TROVADORISMO DEFINIÇÃO TROVADORISMO DEFINIÇÃO Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro período literário da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou

Leia mais

Trovadorismo. 02. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo.

Trovadorismo. 02. (MACKENZIE) Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo. Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que a) os poemas são produzidos para ser encenados. b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. c) nas cantigas de amigo,

Leia mais

Arte de Trovar (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa: B) [...] Capítulo IIII

Arte de Trovar (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa: B) [...] Capítulo IIII Arte de Trovar (Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa: B) [...] Capítulo IIII E porque algũas cantigas i há em que falam eles e elas outrossi, por en é bem de entenderdes se som d'amor, se d'amigo:

Leia mais

Trovadorismo (séc. XII ao XV)

Trovadorismo (séc. XII ao XV) Curso completo Professora Sílvia Gelpke Literatura Trovadorismo (séc. XII ao XV) Contexto histórico Momento em que Portugal, a partir da segunda metade do séc. XII, começa a afirmar-se como reino independente,

Leia mais

Literatura na Idade Média. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Literatura na Idade Média. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Literatura na Idade Média Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto Reis, castelos, nobres cavaleiros lutando em torneios para merecer a atenção de formosas damas são alguns dos elementos

Leia mais

Entrevistadores: Lênia Márcia Mongelli (USP), Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA) e Paulo Roberto Sodré (UFES)

Entrevistadores: Lênia Márcia Mongelli (USP), Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA) e Paulo Roberto Sodré (UFES) Floema - Ano V, n. 5, p. 11-15, jul./dez. 2009 Leodegário Amarante de Azevedo Filho é conhecido como ensaísta, crítico literário, filólogo e professor. As qualidades manifestadas em cada uma destas formas

Leia mais

Trovadorismo. da Ribeirinha - Paio Soares de Taveirós. Literatura medieval (de 1189/1198 a 1434) INÍCIO: Cantiga

Trovadorismo. da Ribeirinha - Paio Soares de Taveirós. Literatura medieval (de 1189/1198 a 1434) INÍCIO: Cantiga Trovadorismo Literatura medieval (de 1189/1198 a 1434) INÍCIO: Cantiga da Ribeirinha - Paio Soares de Taveirós TÉRMINO: Fernão Lopes é eleito cronista-mor da Torre do Tombo PAINEL DE ÉPOCA: Cristianismo

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es):

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Literatura Portuguesa I. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Semestre/ Módulo: 5º Semestre Componente Curricular: Literatura Portuguesa I Professor(es): Carga Horária: 50 horas Período: 1º Semestre/2017

Leia mais

PERÍODO: Origem do reino português, da língua e da literatura portuguesa Introdução à literatura portuguesa visão geral

PERÍODO: Origem do reino português, da língua e da literatura portuguesa Introdução à literatura portuguesa visão geral PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Literaturas de Língua Portuguesa I PERÍODO: PROFESSOR: Márcia Maria de Melo Araújo CH Semanal: 4 CH Total: 60 CH Teórica: 60 CH Prática: EMENTA: Visão cronológica das

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO

PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Paula Cristina Ribeiro da Rocha de Morais Cunha Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3

Leia mais

Referencias Bibliográficas

Referencias Bibliográficas CANTIGAS DE AMOR Conclusão O objetivo desse trabalho é ensinar e exemplificar sobre cantigas de amor. O cavalheiro se dirige à mulher amada como uma figura idealizada, distante. O poeta, na posição de

Leia mais

Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que

Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que Trovadorismo 01. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que a) os poemas são produzidos para ser encenados. b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. c) nas cantigas de amigo,

Leia mais

UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR

UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 4 PLANO GERAL DA OBRA INTRODUÇÃO UMA ESPÉCIE DE INTRODUÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER-NOS MELHOR 11 O que é a literatura? 11 Porquê História de Literatura em Portugal e não da Literatura Portuguesa? 12

Leia mais

Resíduos da lírica trovadoresca no Cancioneirinho, de Guilherme de Almeida

Resíduos da lírica trovadoresca no Cancioneirinho, de Guilherme de Almeida Resíduos da lírica trovadoresca no Cancioneirinho, de Guilherme de Almeida Leonildo Cerqueira Miranda Elizabeth Dias Martins Universidade Federal do Ceará Resumo: Este trabalho tecerá algumas relações

Leia mais

A PROCURA PELO ESPAÇO SAGRADO NAS CANTIGAS DE ROMARIA

A PROCURA PELO ESPAÇO SAGRADO NAS CANTIGAS DE ROMARIA A PROCURA PELO ESPAÇO SAGRADO NAS CANTIGAS DE ROMARIA Célia Santos da Rosa (PIC-UEM), Cortez, Clarice Zamonaro (Orientador), e- mail: zamonaro@terracom.com.br Universidade Estadual de Maringá/Departamento

Leia mais

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires

Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires Professor: Claudia S. N. Vieira Disciplina: LPO Série: 1ª Tema da aula: O Trovadorismo Objetivo da aula: Trabalhar as principais características do estilo

Leia mais

O MOVIMENTO TROVADORESCO E A NOBREZA DE CORTE IBÉRICA Doi: /8cih.pphuem.4099

O MOVIMENTO TROVADORESCO E A NOBREZA DE CORTE IBÉRICA Doi: /8cih.pphuem.4099 O MOVIMENTO TROVADORESCO E A NOBREZA DE CORTE IBÉRICA Doi: 10.4025/8cih.pphuem.4099 Gustavo Kamikihara de Souza, UENP Taíse F. C. Nishikawa, UENP Resumo Palavras Chave: Trovadorismo, Amor Cortês, Nobreza.

Leia mais

Língua Portuguesa- Latim vulgar (Romances) Galego- Português: falada durante o período do trovadorismo.

Língua Portuguesa- Latim vulgar (Romances) Galego- Português: falada durante o período do trovadorismo. (1198-1434). Língua Portuguesa- Latim vulgar (Romances) Galego- Português: falada durante o período do trovadorismo. FEUDALISMO Suseranos (proprietários de terras) e Vassalos (recebiam proteção e terras

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

ENSINO SECUNDÁRIO 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO SECUNDÁRIO Ano letivo 2015 / 2016 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO A MÉDIO E A LONGO PRAZO - PORTUGUÊS - 10º ANO MANUAL: SENTIDOS, ASA Período Domínios / Tópicos de Conteúdo Metas Curriculares

Leia mais

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

1. Considere o poema abaixo:

1. Considere o poema abaixo: 1º EM Literatura Carolina Aval. Subs. / Opt. 19/04/12 1. Considere o poema abaixo: ISTO Dizem que finjo ou minto Tudo que escrevo. Não. Eu simplesmente sinto Com a imaginação. Não uso o coração. (Fernando

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA Aluno: Nº Série: 1º Turma: Data: Nota: Professora: Regiane Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE LITERATURA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 11 /05/2017 Nota: Professor(a): Diego Guedes Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Literatura

Atividades de Recuperação Paralela de Literatura Atividades de Recuperação Paralela de Literatura 1º ano Ensino Médio Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Conteúdos para estudos: Conteúdos: Livro texto Capítulo 1, Capítulo 2

Leia mais

PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO

PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Professor: Socorro Almeida Código: Carga Horária: 60 Créditos: 3 Pré-requisito(s): Teoria da literatura

Leia mais

Slides por Carlos Daniel S. Vieira

Slides por Carlos Daniel S. Vieira Slides por Carlos Daniel S. Vieira Portugal (início do século XX) invasão das tropas de Napoleão vinda da Família Real para o Brasil Reino Unido a Portugal e Algarve A burguesia de Portugal entra em crise

Leia mais

Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais ISSN

Anais da Jornada de Estudos Antigos e Medievais ISSN A TRADIÇÃO LITERÁRIA PORTUGUESA: O CENÁRIO BUCÓLICO, IDÍLICO E O LIRISMO TROVADORESCO COMO FORMADORES DAS PERSONAGENS FEMININAS EM VIAGENS NA MINHA TERRA, DE ALMEIDA GARRETT BETIATO, Diego Rafael (UEM)

Leia mais

Professora no Departamento. Recensións 179

Professora no Departamento. Recensións 179 Recensións 179 Lopes, Graça Videira (ed. coord.) (2016): Cantigas medievais galego -portuguesas: corpus integral profano, 2 vols. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal / Instituto de Estudos Medievais

Leia mais

Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação. Curso: Letras Código: 37

Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação. Curso: Letras Código: 37 Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Letras Código: 37 Modalidade(s): Licenciatura Currículo(s): 2006.1 Turno(s): (

Leia mais

Planificação Anual. Disciplina de Português

Planificação Anual. Disciplina de Português Planificação Anual Disciplina de Português N.º e nome Módulo Horas Tempos (45 ) Conteúdos de cada módulo 1. Poesia trovadoresca - Contextualização histórico-literária - Espaços medievais, protagonistas

Leia mais

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura

1. Fernando Pessoa. Oralidade. Leitura 1. Fernando Pessoa Oralidade Exposição sobre um tema. Tema musical. Rubrica radiofónica. Texto de opinião. Anúncio publicitário. Documentário. Debate 1. Interpretar textos orais de diferentes géneros.

Leia mais

LITERATURA PR P O R Fª Ma M. D INA A R IOS

LITERATURA PR P O R Fª Ma M. D INA A R IOS LITERATURA PROFª Ma. DINA RIOS Estilos de época Estilos de época O que são? Traços comuns na produção de um mesmo período/época. O amor em Camões Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito

Leia mais

Origens da literatura portuguesa. UNIDADE 2 Capítulo 4 (parte 1)

Origens da literatura portuguesa. UNIDADE 2 Capítulo 4 (parte 1) Origens da literatura portuguesa UNIDADE 2 Capítulo 4 (parte 1) Gêneros literários & gêneros do discurso (revisão por exercícios) Unidade 1 (capítulo 3) Ex. 4 da página 59 (em sala) Revisão das ferramentas

Leia mais

Cantares de cando o amor era novo

Cantares de cando o amor era novo culturagalega.org Consello da Cultura Galega Cantares de cando o amor era novo O amor foi o primeiro tema da literatura escrita en galego, hai xa 900 anos. A través de diferentes xéneros poéticos, formados

Leia mais

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO LITERATURA PORTUGUESA INTRODUÇÃO O papel da literatura é determinante na formação dos alunos, na vertente da experiência

Leia mais

Competências/ Objectivos Conteúdos Estrutura Cotações

Competências/ Objectivos Conteúdos Estrutura Cotações Duração da Prova: 90 minutos + 30 minutos de tolerância Modalidade: Escrita Leitura. detectar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto;. processar a informação

Leia mais

Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE

Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE Elenco de Disciplinas do Dellin RES. N. 103/00-CEPE RES. N. 33/03-CEPE RES. N. 10/07-CEPE OBS: Disciplinas de Grego e Latim migraram para o Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas DEPAC a partir

Leia mais

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017 OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

1º Período º Período º Período

1º Período º Período º Período OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

ESCOLAS LITERÁRIAS / ESTILOS DE ÉPOCA UMA INTRODUÇÃO. 1 TROVADORISMO [séculos XII XV]

ESCOLAS LITERÁRIAS / ESTILOS DE ÉPOCA UMA INTRODUÇÃO. 1 TROVADORISMO [séculos XII XV] ESCOLAS LITERÁRIAS / ESTILOS DE ÉPOCA UMA INTRODUÇÃO 1 TROVADORISMO [séculos XII XV] Cantiga da Ribeirinha (1189-1198) (ou Cantiga da Guarvaia) Paio Soares de Taveirós (século XII) No mundo non me sei

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI

ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI INÍCIO NA INGLATERRA E NA ALEMANHA ATÉ METADE DO SÉC. XIX; DISPUTAS DE PODER, FIM DA NOBREZA E ARISTOCRACIA; LITERATURA PARA A BURGUESIA E VISTA COMO ENTRETENIMENTO.

Leia mais

11. A LITERATURA GALEGA MEDIEVAL (1)

11. A LITERATURA GALEGA MEDIEVAL (1) 11. A LITERATURA GALEGA MEDIEVAL (1) Contexto sociocultural A lírica medieval galego-portuguesa A cantiga de amigo Contexto sociocultural A sociedade medieval Durante os séculos XII e XIII Galicia vive

Leia mais

Síntese da unidade 4

Síntese da unidade 4 Síntese da unidade 4 Influências da lírica camoniana (Século XVI) Medida velha/corrente tradicional TEMAS Influência dos temas da poesia trovadoresca. Tópicos de circunstância; a saudade, o sofrimento

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

Cantigas Medievais. Cantadas pelos trovadores, as can0gas chegaram a. cancioneiros (coleções) de diversos 0pos. Séc. XII a XIV

Cantigas Medievais. Cantadas pelos trovadores, as can0gas chegaram a. cancioneiros (coleções) de diversos 0pos. Séc. XII a XIV Cantigas Medievais Cantadas pelos trovadores, as can0gas chegaram a n ó s p e l o s cancioneiros (coleções) de diversos 0pos. Séc. XII a XIV Anote no caderno suas respostas para as questões propostas ao

Leia mais

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra

Classicismo. Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Classicismo Literatura brasileira 1ª EM Prof.: Flávia Guerra Contexto O século XV traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, relegando para segundo plano o deus todopoderoso do período medieval.

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades 01 B Aula 4 Romantismo no Brasil Primeira geração: poesia indianista Atividades para sala Com a Independência do Brasil, ocorrida em 1822, instalou-se um sentimento de nacionalismo

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais

Trovadorismo Cantigas de Amor

Trovadorismo Cantigas de Amor Trovadorismo A época do trovadorismo abrange as origens da Língua Portuguesa, a língua galaico-portuguesa (o português arcaico) que compreende o período de 1189 a 1418. Portugal ocupava-se com as Cruzadas,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares de Português, Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares de Português, Aprendizagens Essenciais Português /10º Ano Página 1 de 6 PANIFICAÇÃO ANUA Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares de Português, Aprendizagens ssenciais Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Poesia trovadoresca Cantigas

Leia mais

LITERATURA PORTUGUESA I TROVADORISMO (séc.xii-xv) Da arte amatória medieval: Cantares de Amigo

LITERATURA PORTUGUESA I TROVADORISMO (séc.xii-xv) Da arte amatória medieval: Cantares de Amigo 1 LITERATURA PORTUGUESA I TROVADORISMO (séc.xii-xv) Da arte amatória medieval: Cantares de Amigo Prof. Stélio Furlan (UFSC) Quando olhaste bem nos olhos meus E o teu olhar era de adeus Juro que não acreditei

Leia mais

Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação

Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Ministério da Educação e do Desporto Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Letras Código:37 Modalidade(s): Licenciatura Currículo(s): 2006.1 Turno(s): (

Leia mais

Trovadorismo- Século XII ao XV

Trovadorismo- Século XII ao XV Trovadorismo Trovadorismo- Século XII ao XV Fragmento de cantiga do rei D. Dinis (século XIII), descoberto por Harvey L. Sharrer, na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal Contexto histórico-cultural Feudalismo-

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 S E C U N D Á R I O ARUPAMNTO D SCOAS JOÃO DA SIVA CORRIA P A N I F I C A Ç Ã 0 S C U N D Á R I O 2 0 1 6-2 0 1 7 DISCIPINA / ANO: Português / 10ºano MANUA ADOTADO: MNSANS, TXTO DITORS STÃO DO TMPO 1º PRÍODO Apresentação

Leia mais

ミ Trabalho de Literatura 彡. Tema: Classicismo e Humanismo.

ミ Trabalho de Literatura 彡. Tema: Classicismo e Humanismo. ミ Trabalho de Literatura 彡 Tema: Classicismo e Humanismo. Movimento cultural que se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos XV e XVI, com reflexos nas artes, nas ciências e em outros ramos da atividade

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos LITERATURA Gabarito Final - Questão 1 O candidato deverá responder a todos os itens, em norma culta, com coerência, correção e clareza. Interpretação do título Ao pé da pena apontando a ambiguidade da

Leia mais

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) 1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Leia mais

Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes

Aprendizagens Essenciais Disciplina de Português 10.º Ano 2018/19 DESCRITORES DO PERFIL Domínios / AE: Conhecimentos, capacidades e atitudes 1.º Período (Número de aulas previstas: +/- 50) Unidades / Textos Unidade 1 O português: génese, variação e mudança Principais etapas da formação e evolução do português: a) Do latim ao galegoportuguês:

Leia mais

TROVADORISMO: AS RAÍZES MEDIEVAIS SÉCULO XII MEADOS SÉCULO XIV

TROVADORISMO: AS RAÍZES MEDIEVAIS SÉCULO XII MEADOS SÉCULO XIV TROVADORISMO: AS RAÍZES MEDIEVAIS SÉCULO XII MEADOS SÉCULO XIV Momento Histórico Idade Média Literário Poesias Cantigas Feudalismo Igreja $ Acompanhamento musical Trovador: homem, músico, nobre Jogral

Leia mais

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.)

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) ROMANTISMO POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) Antes do ROMANTISMO, o Movimento do Arcadismo imperava. Ele iniciou-se com a fundação em Portugal, em 1756,

Leia mais

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES

CARGA HORÁRIA TOTAL: 45h DOCENTE RESPONSÁVEL: GOLBERY DE OLIVEIRA CHAGAS AGUIAR RODRIGUES PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA II PRÉ-REQUISITO: LITERATURA PORTUGUESA I UNIDADE CURRICULAR:

Leia mais

Obra apoiada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas / Portugal

Obra apoiada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas / Portugal Obra apoiada pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas / Portugal Gil Vicente em cores fortes Chata, difícil, sem relação com a vida do leitor: esses são adjetivos que rondam parte da literatura

Leia mais

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte

Leia mais

Simulado QUÍMICA - 1º ano - 2ºbimestre/2011 GABARITO COMENTADO 1. Alternativa: A I. O átomo de carbono 5 forma 4 ligações (sigma). II. O átomo de carbono 3 forma 3 ligações (sigma) e 1 ligação (pi). O

Leia mais

1. (UNIFESP) TEXTO V As minhas grandes saudades

1. (UNIFESP) TEXTO V As minhas grandes saudades 1. (UNIFESP) TEXTO I Ao longo do sereno Tejo, suave e brando, Num vale de altas árvores sombrio, Estava o triste Almeno Suspiros espalhando Ao vento, e doces lágrimas ao rio. (Luís de Camões, Ao longo

Leia mais

10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS ELSA MACHADO FREITAS ISABEL GOMES FERREIRA

10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS ELSA MACHADO FREITAS ISABEL GOMES FERREIRA 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO PORTUGUÊS ELSA MACHADO FREITAS ISABEL GOMES FERREIRA ÍNDICE LEITURA POESIA TROVADORESCA Antes de começar 8 Estudar, hoje, a poesia trovadoresca 9 Contextualização histórico-literária

Leia mais

XIV 1. Aspectos preliminares: A literatura portuguesa recebeu em suas origens uma forte influência provençal. Provença, uma região do sul da França, teve uma intensa vida cultural na Baixa Idade Média.

Leia mais

A IMAGEM DA MULHER NO CANCIONEIRO LÍRICO DE BERNAL DE BONAVAL

A IMAGEM DA MULHER NO CANCIONEIRO LÍRICO DE BERNAL DE BONAVAL A IMAGEM DA MULHER NO CANCIONEIRO LÍRICO DE BERNAL DE BONAVAL Marisa Macedo Braz de Almeida 1 Márcia M. Melo Araújo 2 INTRODUÇÃO Este trabalho trata de estudo acadêmico realizado por meio do projeto de

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual. Unidade 1 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação por Unidades de Língua Portuguesa - 8º Ano - Ano Lectivo 2011/ 2012 Unidade 0 Diagnóstico e observação do manual Observação do manual Conhecer a realidade

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2018/2019 Ensino Secundário PORTUGUÊS 12º ANO Documentos Orientadores: Programa de Português do Ensino Secundário, Metas Curriculares

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Fernanda Disciplina: L.Portuguesa Turma: 2ª Série E. Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue

Leia mais

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA:

PERÍODO 83.1 / 87.2 PROGRAMA EMENTA: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PERÍODO 83.1 / 87.2 EMENTA: Os gêneros literários: divisão e evolução. Caracterização segundo critérios intrínsecos e / ou extrínsecos. A teoria clássica e as teorias modernas

Leia mais

TROVADORISMO. Contexto histórico e características do Trovadorismo, uma escola literária que ocorreu durante o feudalismo. Imagem: Reprodução

TROVADORISMO. Contexto histórico e características do Trovadorismo, uma escola literária que ocorreu durante o feudalismo. Imagem: Reprodução TROVADORISMO Contexto histórico e características do Trovadorismo, uma escola literária que ocorreu durante o feudalismo. Imagem: Reprodução 1 Introdução Podemos dizer que o trovadorismo foi a primeira

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 - ESTREMOZ Competências Gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: LITERATURA PORTUGUESA 2018-2019 - 10º Ano COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Leitura / Oralidade Seguir

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P A N I F I C A Ç Ã O A N U A 1 º A N O DPARTAMNTO: ÍNUAS ÁRA DISCIPINAR: 300 - PORTUUÊS DISCIPINA: Português CURSO PROFISSIONA: Técnico de Apoio à Infância ANO: 1.º - ANO TIVO: 2018/19 MANUA: Português

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais