UNIBAN Unidade Tatuapé Disciplina: Gerenciamento de Produto e Preço Prof. Me. Francisco Leite

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIBAN Unidade Tatuapé Disciplina: Gerenciamento de Produto e Preço Prof. Me. Francisco Leite"

Transcrição

1 UNIBAN Unidade Tatuapé Disciplina: Gerenciamento de Produto e Preço Prof. Me. Francisco Leite

2 O ciclo de vida de produtos Os produtos são lançados, tendo sucesso começará a vender cada vez mais até atingir um pico de vendas e passará a cair. Usa-se em marketing a imagem de um ser vivo para descrever essas situações. Assim, o lançamento pode ser visto como o nascimento do produto para o mercado. O pico de vendas, a maturidade. E em seguida o declínio, atéamorte. Diferentemente dos seres vivos, porém, um produto em declínio pode ser revitalizado e voltar a ter curva ascendente de vendas ou permanecer com vendas constantes por muito tempo.

3 O ciclo de vida de produtos Deste modo, podemos classificar todos os produtos de acordo com o estágio onde se encontram. Para cada estágio haverá uma estratégia de marketing diferente. São eles: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

4 O ciclo de vida de produtos Acima o ciclo de vida do produto. No caso são as vendas totais no decorrer do tempo. Junto às vendas totais, outro dado muito importante é o lucro total. Quando os produtos são lançados no mercado, não há lucro, mas despesas de desenvolvimento, de propaganda de lançamento, de promoções etc. Portanto há investimento (prejuízo?). Com o aumento das vendas, atinge-se o ponto de equilíbrio, quando a organização recupera o investimento feito e passa a apresentar lucro. A relação lucro x vendas é mostrada no gráfico 2.

5 O ciclo de vida de produtos Introdução Sempre que uma novidade é lançada no mercado, há um esforço de marketing para comunicar ao públicoalvo que o produto existe, mostrar suas vantagens e fazer com que eles experimentem-no. Um exemplo é o freio ABS, que impede o carro de travar os pneus em freadas bruscas. Quando foi lançado, o fabricante usou várias estratégias para fazer com que o consumidor se interessasse em pagar mais pelo sistema de freio e em convencer as montadoras a usar o sistema nos seus carros mais caros.

6 O ciclo de vida de produtos Introdução Este tipo de estratégia visa a criar uma demanda primária. As estratégias enfocam a classe do produto e não a marca especificamente. Nesta fase, os custos são altos e as vendas estão apenas começando. Como se trata de produto novo, ainda não há concorrência e a organização busca se proteger com patentes, registros ou segredos industriais. O caixa da empresa tem de ser farto pois é preciso sustentar o crescimento do produto.

7 O ciclo de vida de produtos Crescimento A fase seguinte do ciclo de vida é o crescimento. A introdução do produto foi bem feita e a organização atrai cada vez mais consumidores. O produto deixa de ser deficitário e passa a gerar dinheiro no caixa. Todas as despesas iniciais da fase de introdução foram cobertas. Como se trata de um produto com demanda crescente e gerador de lucros, atrairá concorrentes. caso não seja protegido por patentes, registros ou segredos industriais. O esforço de marketing é diferenciar o produto através da construção da marca, criar a chamada demanda secundária ou demanda da marca.

8 O ciclo de vida de produtos Crescimento Nesta fase é possível à empresa baixar um pouco os preços, pois as vendas aumentaram e os custos de introdução estão cobertos. Dessa forma irá vender mais e criar uma Dessa forma irá vender mais e criar uma barreira para os concorrentes, que terão de cobrar o mesmo nível de preço, apesar de terem custos maiores, pois acabaram de chegar ao mercado.

9 O ciclo de vida de produtos Maturidade Um produto está na fase de maturidade quando é conhecido de todo seu público-alvo easvendasparamdecrescer. O mercado está saturado, pois os consumidores já possuem o produto e poucos precisam comprar um novo. Nesta fase, os lucros começam a declinar, pois existem vários concorrentes disputando o consumidor.

10 O ciclo de vida de produtos Crescimento É o caso do mercado de televisores no Brasil. As empresas podem buscar novos mercados para aumentar as vendas e impedir que o produto caia na fase de declínio ou introduzir modificações nele, para criar novos atributos. No mercado de televisores, por exemplo, pode lançar um aparelho com tela plana, ou agregado com o aparelho de DVD,oucomteladeplasmaetc. Todo esforço de marketing é feito para prolongar a fase de maturidade.

11 O ciclo de vida de produtos Declínio Cedo ou tarde todos os produtos entram na fase de declínio até desaparecerem do mercado. As razões são muitas: 1. Deixa de ser necessário. Aparecem novos produtos que cumprem a mesma função com menor custo. Exemplo: máquina de escrever, substituídas pelos computadores. 2. Hábitos de consumo mudam. Os bronzeadores foram substituídos por protetores solares devido ao conhecimento de que os raios ultravioletas causam câncer de pele. 3. A legislação pode proibir a fabricação. Exemplo: produtos de amianto para isolação térmica. E muitos outros.

12 O ciclo de vida de produtos Declínio As organizações também podem se fixar em nichos de mercado, para manter parte da lucratividade do período de maturidade. Esta estratégia pode fazer com que os Esta estratégia pode fazer com que os produtos tenham longa vida. Em nichos as vendas e os lucros são pequenos e por isso não são atrativos para concorrentes, que preferem disputar os mercados maiores.

13 O ciclo de vida de produtos Declínio Dessa forma, a empresa ganha pouco, mas também tem de investir pouco em propaganda. A maior dificuldade para os profissionais de marketing é determinar com precisão em que fase está o produto para então definir a estratégia correta. Além disso, existem produtos que têm sua obsolescência programada, como os programas de computadores nesta categoria, os desenvolvedores lançam uma versão já prevendo que em prazo curto lançarão uma nova.

14 Estratégias para as fases em que os produtos se encontram

15 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores Dificilmente os profissionais de marketing conseguem sabercomcertezaemquepontodociclodevidaoproduto seencontra.masépossívelprevermaisoumenosondeele está e planejar estratégias para se defender de ataques da concorrência e alavancar o crescimento ou deter o declínio. Para cada fase do ciclo de vida do produto há uma estratégia a ser adotada. Quando o produto começa a vender bem, é sinal que o mercado está atrativo e esperase a chegada de vários concorrentes. Quando o declínio chega, é hora de corta custos ou buscar novosusosparaoprodutooumesmoumnovomercado.

16 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores É importante, no entanto, frisar que a análise do ciclo de vida requer muito cuidado para não se avaliar erroneamente o momento. Nem todos os produtos cumprem seu ciclo de vida da mesma maneira. Há produtos que nem chegam à maturidade e já desaparecem por absoluto fracasso de vendas. Outros são modismos que duram um curto período, tão curto que não há tempo nem de aparecer concorrentes e o produto deixa de vender. Outros, ainda, ressurgem de tempos em tempos, como por exemplo, o brinquedo iô-iô, tatuagens, estilos de roupas etc.

17 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores Um produto bem sucedido, como a televisão, por exemplo, tem um caminho que pode ser analisado desde seu aparecimento, na metade do século XX até nossos dias. O produto de hoje é claro que não tem a mesma aparência, mas tem a mesma utilização. No início, era muito caro e somente pessoas de alto poder aquisitivo e com atração por novidades compravam seu aparelho que poderíamos chamar de um objeto de luxo. Hoje, apenas 7% das casas brasileiras não têm televisores. Durante esta caminhada, os consumidores de aparelhos de televisão, como acontece com qualquer tipo de produto, variaram de perfil.

18 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores O marketing reúne os diferentes perfis de consumidores em cinco categorias: 1. Inovadores. 2. Adotantes imediatos. 3. Maioria imediata. 4. Maioria tardia. 5. Retardatários.

19 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores Inovadores Os primeiros consumidores de qualquer produto novo são chamados inovadores. Estes consumidores se caracterizam por serem aventureiros e gostarem de correr riscos. São ávidos por novidades e não ligam de pagar um pouco mais pelo produto. Segundo pesquisas, representam 2,5% do total dos consumidores.

20 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores Adotantes imediatos Se a experiência dos inovadores for positiva, os adotantes imediatos passam a consumir a novidade. Este grupo é formado por pessoas respeitadas em sua comunidade, formadores de opinião, que influenciam as outras pessoas. É um grupo predominantemente jovem, de classe social elevada, com boa posição econômica, que exerce profissão especializada e tem uma habilidade mental diferente dos tardios. Representam cerca de 13,5% do total.

21 O ciclo de vida dos produtos e os Maioria imediata consumidores Este grupo é formado por pessoas que evitam riscos. Eles decidem adiar a compra até se sentirem seguros de que não se arrependerão. São bastante influenciados pelos adotantes imediatos. São cerca de 34% do total.

22 O ciclo de vida dos produtos e os Maioria tardia consumidores A maioria tardia não só rejeitam os riscos como também desconfiam dos benefícios dos novos produtos. Eles só entram no mercado quando o produto está bastante testado, já na sua fase de amadurecimento e início de declínio. Representam 34% do total de consumidores.

23 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores Retardatários Os participantes deste grupo só entram no mercado quando o produto se aproxima do fim do seu ciclo de vida. São consumidores conservadores, adaptados ao seu modo de vida e só mudam o comportamento quando os produtos novos estão bem sedimentados na sociedade. Representam cerca de 16% do total.

24 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores KOTLER, 2006.

25 O ciclo de vida dos produtos e os consumidores Conhecendo o perfil de cada tipo de consumidor, os profissionais de marketing orientam a comunicação de marketing. De nada adianta dirigir o esforço de comunicação para os adotantes tardios no iníciodociclodevida. Todo o esforço deve ser concentrado inicialmente nos inovadores, que são aqueles que marcam o sucesso ou o fracasso do produto.

26 Referências Bibliográficas: SANTOS, I.R.T.S.; Gerenciamento de produto, marcas e serviços. IPESU; 2009.

Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto.

Veja o gráfico a seguir. Ele mostra o histórico das vendas do produto. Módulo 2 Ciclo de Vida do Produto Os produtos são lançados, tendo sucesso começará a vender cada vez mais até atingir um pico de vendas e passará a cair. Usa-se em marketing a imagem de um ser vivo para

Leia mais

- Estratégias de Marketing no decorrer do Ciclo de Vida do Produto

- Estratégias de Marketing no decorrer do Ciclo de Vida do Produto UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aula de 19 e 20/09/2011. - Estratégias de Marketing no

Leia mais

Gerenciamento de Produtos,

Gerenciamento de Produtos, Unidade I Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas Prof a. Daniela Menezes Produto No coração de uma marca há um grande produto. O produto é um elemento chave na oferta ao mercado. Líderes de mercado

Leia mais

Marketing Aplicado a Negócios

Marketing Aplicado a Negócios Aula : CICLO DE VIDA DO PRODUTO 14/09/09 Um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo, ou uma necessidade. Os produtos incluem bem tangíveis, serviços, experiências,

Leia mais

Estratégia de Marketing

Estratégia de Marketing Estratégia de Marketing Agenda da aula Apresentação e Ementa da disciplina Revisão dos principais conceitos do Marketing Ciclo de Vida do Produto Estratégia de Marketing: Ementa Estratégias do ciclo de

Leia mais

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto

Gestão da Inovação. Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto Gestão da Inovação Recursos produtivos, inovação e ciclo de vida do produto 1 Fonte Leitura para a aula REIS, Fernanda Oliveira Alves de. O ciclo de vida do produto e as estratégias de mercado na gestão

Leia mais

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18

Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 Fundamentos de Marketing Sessão 26 07/06/18 1º semestre / 2018 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Composto de Marketing Produto Produto Produto Produto Produto Produto MARCA / NOME / LOGO Produto COR /

Leia mais

A 3M enfatiza o desenvolvimento de novos produtos

A 3M enfatiza o desenvolvimento de novos produtos Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida: Estágios do desenvolvimento de novos produtos. Abordagens do desenvolvimento de novos produtos. O ciclo de vida dos produtos. Profa.

Leia mais

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SEUS ESTÁGIOS

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SEUS ESTÁGIOS CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SEUS ESTÁGIOS CICLO DOS PRODUTOS O modelo de ciclo de vida do produto pode auxiliar na análise do estágio de maturidade de um produto (ou de uma indústria); Ele também é utilizado

Leia mais

GESTÃO MERCADOLÓGICA PROF. ELÉZER AULAS 47, 48, 49 E 50 CICLO DE VIDA DO PRODUTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

GESTÃO MERCADOLÓGICA PROF. ELÉZER AULAS 47, 48, 49 E 50 CICLO DE VIDA DO PRODUTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS GESTÃO MERCADOLÓGICA PROF. ELÉZER AULAS 47, 48, 49 E 50 CICLO DE VIDA DO PRODUTO E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS VIDA DO PRODUTO Os ciclos de vida do produto O estágio de introdução e a vantagem competitiva

Leia mais

O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes? O que é: o segmento do cliente define o perfil do comprador, bem como seus hábitos e motivações na hora da compra. O segmento também define quais são os atributos que tornam um produto mais ou menos valioso.

Leia mais

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider.

Quanto custa? Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa. kamila schneider. Formação de preços tem importância fundamental na hora de fazer o posicionamento estratégico da empresa kamila schneider Quanto custa? 14 julho2011 www.portalmercadobrasil.com.br Fator fundamental na hora

Leia mais

EM Aula 02: Ciclo de Vida do Produto

EM Aula 02: Ciclo de Vida do Produto EM Aula 02: Ciclo de Vida do Produto Agenda da aula Ciclo de Vida do Produto Exemplo de CdV, tipos de CdV Estratégias utilizadas com base no CdV O que preciso saber sobre Marketing? mercado, demanda, público-alvo

Leia mais

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER

Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER Estudo da concorrência: Análise das 5 forças de PORTER UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite

Leia mais

PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo

PRODUTO: é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo RESUMO O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Análise de Mercado Professor: Charles Leite Análise do setor de mercado Deve apresentar dados referentes ao tamanho, crescimento e estrutura do setor de mercado. O passo

Leia mais

Capítulo 20 Introdução de novos produtos no mercado

Capítulo 20 Introdução de novos produtos no mercado Capítulo 20 Introdução de novos produtos no mercado slide 1 Introdução de novos produtos no mercado Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. Quais desafios a empresa enfrenta ao desenvolver

Leia mais

Ciclo de Vida dos Produto

Ciclo de Vida dos Produto Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina - FACAPE Curso: Ciência da Computação Disciplina: Ambiente de Negócios e Marketing Ciclo de Vida dos Produto cynaracarvalho@yahoo.com.br Conceitos

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz

Leia mais

Ciclo de vida dos produtos e serviços no mercado

Ciclo de vida dos produtos e serviços no mercado Ciclo de vida dos produtos e serviços no mercado 1 Os produtos/serviços, como qualquer ser vivo, seguem um ciclo de vida. Eles nascem para o mercado e, em determinado tempo, desaparecem. Os objetivos desta

Leia mais

Capítulo 11 Dinâmica competitiva

Capítulo 11 Dinâmica competitiva Capítulo 11 Dinâmica competitiva slide 1 Dinâmica competitiva Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões: 1. Como os líderes expandem o mercado total e defendem sua participação de mercado? 2. Como

Leia mais

Administração e Empreendimento em Informática

Administração e Empreendimento em Informática Administração e Empreendimento em Informática SLIDE III Professor Júlio Cesar da Silva juliocesar@eloquium.com.br site: http://eloquium.com.br/ twitter: @profjuliocsilva facebook: https://www.facebook.com/paginaeloquium

Leia mais

Etapas do Plano de Negócios

Etapas do Plano de Negócios Etapas do Plano de Negócios Etapa 7. Plano financeiro Detalhes Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Etapa 7 Plano Financeiro Investimento

Leia mais

Etapa 7 Plano Financeiro

Etapa 7 Plano Financeiro 17/10/12 Etapas do Plano de Negócios Etapa Detalhes 7. Plano financeiro Investimentos Projeção de resultados Ponto de equilíbrio Projeção fluxo de caixa Vendas Despesas Mão de obra Investimento é tudo

Leia mais

Gestão e Empreendedorismo

Gestão e Empreendedorismo Unidade III Gestão e Empreendedorismo Eliomar Borges Furquim Plano de negócios (PN): uma Visão geral. Objetivo específico - Ao concluir este módulo, você vai ser capaz de compreender o que é um Plano de

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 3. Temas: O O produto: Ciclo de Vida

Comunicação Estratégica e Marketing AULA 3. Temas: O O produto: Ciclo de Vida Comunicação Estratégica e Marketing Temas: AULA 3 O O produto: Ciclo de Vida Em Marketing, o produtoé visto como solução para atender a uma necessidade. Em Economia, é apontado como o conjunto de atributos,

Leia mais

A difícil arte de produzir, melhor e mais barato.

A difícil arte de produzir, melhor e mais barato. A difícil arte de produzir, melhor e mais barato. Produtividade + Desempenho Consultoria Pesquisa Educação Executiva A inversão da relação entre Preço, Custo e Lucratividade, ocorrida ao longo dos anos

Leia mais

Mapa Estratégico de Drones. Guia para empreendedores de drones

Mapa Estratégico de Drones. Guia para empreendedores de drones Mapa Estratégico de Drones Guia para empreendedores de drones Como terei retorno financeiro? O retorno financeiro está ligado diretamente a produtividade que seu negócio irá oferecer aos clientes, o retorno

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I ADMINISTRAÇÃO Administração Mercadológica I Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ APLICADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova: Administrador(a)

Leia mais

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 IFPB CAMPUS MONTEIRO - EMPREENDEDORISMO - Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600 O plano de marketing busca orientar o processo decisório de mercado de uma empresa. Deve identificar as oportunidades

Leia mais

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING

VERSÃO RESPOSTAS PROVA DE MARKETING UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PROCESSO SELETIVO MESTRADO - TURMA 202 Instruções

Leia mais

Aula 3 - Os quatro P s do Marketing

Aula 3 - Os quatro P s do Marketing Aula 3 - Os quatro P s do Marketing Também conhecido como Marketing Mix ou Composto de Marketing, estas são as variáveis que influenciarão na maneira como suas estratégias de marketing devem ser montadas

Leia mais

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade I. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade I Marketing Profª. Daniela Menezes O que é Marketing? Marketing é:...um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta

Leia mais

Módulo 6: Desenho Industrial

Módulo 6: Desenho Industrial Nota: Este módulo requer cerca de 2 horas de estudo. Você encontrará espaços convenientes para fazer os intervalos de estudo após cada seção principal. Módulo 6: Desenho Industrial Objetivos Ao final deste

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Produtos e Serviços Professor: Charles Leite Introdução A descrição de produtos ou serviços é importante para que as empresas: Vendam sua ideia a investidores. Comparar

Leia mais

A orientação de Marketing e a

A orientação de Marketing e a A orientação de Marketing e a Orientação de Marketing Holístico UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco

Leia mais

EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE ESTÉTICA

EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE ESTÉTICA EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE ESTÉTICA Sergio Ernesto Benkendorf Sergio Ernesto Benkendorf Diretor Comercial Do Grupo- Buona Vita Experiência de 20 anos em atendimento personalizado a clientes internos e externos.

Leia mais

Preço. Como precificar meus produtos e serviços?

Preço. Como precificar meus produtos e serviços? Preço Como precificar meus produtos e serviços? Precificação deve ser coerente com o a estratégia de marketing adotada e o custo associado. Ninguém precifica esperando prejuízo! Ao colocar um preço em

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO. Etapa 02 Escolha das vantagens competitivas corretas. Administração Mercadológica I

ESCOLHA DA ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO E POSICIONAMENTO. Etapa 02 Escolha das vantagens competitivas corretas. Administração Mercadológica I Posicionamento de Mercado Parte 02 O posicionamento do produto é a maneira como o produto é definido pelos consumidores quanto a seus atributos importantes o lugar que ele ocupa na mente dos consumidores

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO

MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO MODELO DE DOCUMENTO DE DESIGN DE JOGO DDJ BANCO IMOBILIÁRIO 1 OBJETIVOS DO DESENVOLVEDOR (PROPÓSITO DO JOGO) Objetivos do desenvolvedor são: _Motivos para criar o _Objetivos que pretende atingir; _Estímulos

Leia mais

A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA, gerando equilíbrio.

A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA, gerando equilíbrio. Microeconomia A MICROECONOMIA estuda como os preços podem harmonizar a OFERTA e a DEMANDA, gerando equilíbrio. É responsável pela análise de formação de preços no mercado, ou melhor, como a empresa e o

Leia mais

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing

Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing AULA 14 Marketing Objetivo e Benefícios de um Plano de Marketing Objetivo - Estabelecer todas as bases para a ação no mercado. Benefícios - Explorar uma oportunidade oferecida pelo mercado. - Integrar

Leia mais

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas

UNI 2 UNI N ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS FUNDAMENTOS. Análise das questões críticas. Alternativas de estratégias gerais. Análise das forças competitivas Atingir objetivos vários caminhos estratégias UNI 2 UNI 1 UNI 3 UNI N ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS FUNDAMENTOS Fundamentos Análise das questões críticas Estratégias

Leia mais

Modelo de Forças Competitivas de Porter

Modelo de Forças Competitivas de Porter Modelo de Forças Competitivas de Porter O modelo de forças competitivas de Porter pressupõe a existência de cinco forças para a análise da competitividade dos setores da economia. O modelo também pode

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda

Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Capítulo 4 As Forças de Mercado da Oferta e da Demanda Lista de Exercícios: 1. Em um mercado competitivo, a quantidade produzida e o preço do produto são determinados pelo(s): a. compradores. b. vendedores.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa

ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING Prof. Gilson B. Feitosa APRESENTAÇÕES. Quem é você? Onde trabalha? Quais suas expectativas em relação à disciplina? ESCLARECIMENTOS INICIAIS. Contrato de convivência. Avaliações,

Leia mais

Economia é a ciência que se preocupa em alocar recursos escassos, orientando a escolha do que, como e para quem produzir com teorias e informação.

Economia é a ciência que se preocupa em alocar recursos escassos, orientando a escolha do que, como e para quem produzir com teorias e informação. Economia é a ciência que se preocupa em alocar recursos escassos, orientando a escolha do que, como e para quem produzir com teorias e informação. Escassez Necessidades Ilimitadas Recursos Limitados 1

Leia mais

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante

Gestão de Produto. Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula. Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Gestão de Marketing Gestão de Produto Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão de Produto Nesta unidade, trabalharemos

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 040 40 IDENTIFICAÇÃO: Título: FATORES QUE INFLUENCIAM AS COMPRAS Atributo: ESPECIFICAÇÃO CORRETA DOS PEDIDOS Processo: APERFEIÇOAMENTO DA FORMA DE EFETUAR OS PEDIDOS O QUE

Leia mais

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO. Cap 6 (Livro texto) Cap 9 (Tigre, 2006)

ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO. Cap 6 (Livro texto) Cap 9 (Tigre, 2006) ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO Cap 6 (Livro texto) Cap 9 (Tigre, 2006) O PROPÓSITO ESTRATÉGICO DA FUNÇÃO TECNOLÓGICA Defender, Apoiar e Expandir o Negócio Existente Impulsionar Novos Negócios Ampliar e Aprofundar

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (DPD) AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (DPD) AULA 06 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (DPD) AULA 06 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos REVISÃO Planejamento do Produto Definição base do produto: características, funções e restrições Definição base do

Leia mais

TENDÊNCIAS DE MERCADO: SUA IMPORTÂNCIA PARA INVESTIDORES E EMPREENDEDORES

TENDÊNCIAS DE MERCADO: SUA IMPORTÂNCIA PARA INVESTIDORES E EMPREENDEDORES TENDÊNCIAS DE MERCADO: SUA IMPORTÂNCIA PARA INVESTIDORES E EMPREENDEDORES Para quem pensa em começar um novo empreendimento nos dias atuais, a análise de mercado é uma das primeiras e principais etapas

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança

Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança Aula Nº 2 Gerenciando a Mudança Objetivos da aula: 1. Conceituar o processo de mudanças. 2. Verificar quando devemos mudar. 3. Demonstrar a velocidade das mudanças na atualidade. Como já vem sendo dito

Leia mais

CONHEÇA MELHOR SEU CLIENTE E APRENDA A CATIVÁ-LO

CONHEÇA MELHOR SEU CLIENTE E APRENDA A CATIVÁ-LO CONHEÇA MELHOR SEU CLIENTE E APRENDA A CATIVÁ-LO Os padrões de consumo e o perfil dos consumidores vêm mudando significativamente nos últimos anos, e isso não se restringe a um mercado específico. Medicamentos,

Leia mais

O QUE VAMOS APRENDER?

O QUE VAMOS APRENDER? Aprenda como aumentar até 80% do valor do seu Projeto modificando o seu jeito de pensar e a forma de apresentar o seu trabalho. Entenda como aplicar técnicas e fechar mais vendas. AUMENTE O SEU VALOR O

Leia mais

- Crescimento e Faturamento -

- Crescimento e Faturamento - AULA 5 - Crescimento e Faturamento - Reprodução e distribuição proibidas Empreender com Afeto pg. 1 de 7 FASES DE CRESCIMENTO e onde se encontra a sua empresa 1. Fases de Crescimento Toda empresa tem um

Leia mais

Unidade III. Marketing. Profª. Daniela Menezes

Unidade III. Marketing. Profª. Daniela Menezes Unidade III Marketing Profª. Daniela Menezes Planejamento de Novos produtos. Ambiente altamente competitivo força o crescimento ou ao menos a manutenção dos clientes. Por esta razão as empresas buscam

Leia mais

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO

COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO COMO INOVAR NO MERCADO DO TURISMO 2 Introdução Como Inovar no mercado de turismo deve ser uma indagação contínua e crescente dentro de qualquer empresa que almeja algum sucesso. Já reparou nas empresas

Leia mais

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes

Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Segmentação de marketing Marcos Henrique Fortes Objetivos da aula-06 A aula 6/16 tem como objetivo apresentar e explorar os seguintes tópicos: 1) Mecanismos de segmentação de mercados. 2) Processo de identificação

Leia mais

A BÍBLIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA INDÚSTRIA

A BÍBLIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA INDÚSTRIA A BÍBLIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA INDÚSTRIA CONTENTS INTRODUÇÃO...3 ENTENDENDO OS CONCEITOS...6 DESCOBRINDO O RISCO DA MÁ PRECIFICAÇÃO... 12 CONHECENDO OS SEGREDOS PARA PRECIFICAR CORRETAMENTE... 15

Leia mais

O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio. Relatório do Brasil

O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio. Relatório do Brasil O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio Relatório do Brasil A pesquisa O futuro da aposentadoria é uma pesquisa independente de referência mundial sobre tendências globais de aposentadoria realizada

Leia mais

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo:

Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já existe. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: Nesse artigo veremos 5 razões para fazer um plano de negócios para uma empresa que já. Caso queira ir direto para elas, basta clicar abaixo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Alinhar mudanças estratégicas com a operação

Leia mais

PESQUISA. Expectativa do comércio do varejo de Rio Branco/Ac, no natal Realização: 30/11 a 02/12/2011

PESQUISA. Expectativa do comércio do varejo de Rio Branco/Ac, no natal Realização: 30/11 a 02/12/2011 PESQUISA Expectativa do comércio do varejo de Rio Branco/Ac, no natal 2011 Realização: 30/11 a 02/12/2011 Rio Branco/AC, 09 de dezembro de 2011 APRESENTAÇÃO Como parte da programação operacional da Fecomercio/Ac,

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

O Que É Marketing Mix?

O Que É Marketing Mix? O que veremos nesse artigo? O que é marketing mix? O que são estrategias de posicionamento? Planilha dos 4 P s de Marketing O Que É Marketing Mix? O Marketing Mix ou Composto de Marketing é uma teoria

Leia mais

FERRAMENTAS DE ANÁLISE NO PLANEJAMENTO

FERRAMENTAS DE ANÁLISE NO PLANEJAMENTO FERRAMENTAS DE ANÁLISE NO PLANEJAMENTO MATRIZ BCG A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação.

Administração de Sistemas de Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Aula 5- Desafios Gerenciais da Tecnologia da Informação. Conteúdo Programático desta aula Perceber o ambiente em transformação contínua e a necessidade de que a TI seja encarada na organização como um

Leia mais

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO

Profª. Daniela Menezes. Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Profª. Daniela Menezes Unidade II COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO Definição de público-alvo Público- Alvo:...possíveis compradores dos produtos e/ou serviços de uma empresa, usuários atuais, pessoas que decidem

Leia mais

Gestão de estoques

Gestão de estoques Gestão de estoques 1 2 0 1 5 1. Relato das visitas Agenda 08 de maio de 2015 Estruturação do plano de ação e busca de informações pendentes 2. Entrega das provas e correção conjunta (revisão) 3. Fechamento

Leia mais

Apresentação pessoal

Apresentação pessoal SEJA BEM VINDO(A) Apresentação pessoal Edileuza Calixto - Diretora de Planejamento Experiências Tenho 20 anos de experiência em administração de empresas Sou formada e graduada em marketing com Gestão

Leia mais

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon

Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA. Prof. Ms. Marcelo Zambon Unidade I GESTÃO MERCADOLÓGICA Prof. Ms. Marcelo Zambon Objetivos gerais Preparar o discente para entender e utilizar o marketing no cotidiano da organização. Capacitar para o desenvolvimento de novos

Leia mais

Administração Mercadológica

Administração Mercadológica Administração Mercadológica Módulo I Conceito EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING AMA (1960): Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de produtos e serviços do produtor ao

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista

Introdução. Custos e precificação. Ponto de equilíbrio. Projeções de faturamento e lucro. O fluxo de caixa. A necessidade de procurar um especialista Introdução Custos e precificação Ponto de equilíbrio Projeções de faturamento e lucro O fluxo de caixa A necessidade de procurar um especialista A JRS Consultoria Com o intuito de auxiliar micro e pequenas

Leia mais

Curso online de Matriz BCG

Curso online de Matriz BCG Curso online de Matriz BCG Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 3 0 HORAS Conteúdo

Leia mais

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011

COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 COMÉRCIO E INVESTIMENTO INTERNACIONAIS PROF. MARTA LEMME 2º SEMESTRE 2011 1 Os países envolvem-se no comércio internacional por dois motivos básicos: Os países diferem quanto aos recursos ou à tecnologia.

Leia mais

OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR?

OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR? OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR? Descubra o que os clientes pensam quando ouvem a palavra INOVAÇÃO e como se tornar inovador de verdade. Índice Opinion Box Pesquisa: O que é inovação

Leia mais

Microeconomia. Estruturas de Mercado. Andréa de Souza [abr. 2018]

Microeconomia. Estruturas de Mercado. Andréa de Souza [abr. 2018] Microeconomia Estruturas de Mercado Andréa de Souza [abr. 2018] A concorrência é uma forma de organizar os mercados e permite determinar os preços e as quantidades de equilíbrio. A estrutura de concorrência

Leia mais

Medidas para fazer uma gestão eficiente

Medidas para fazer uma gestão eficiente Medidas para fazer uma gestão eficiente Universo das MPEs em Minas Gerais 686,6 mil micro e pequenas empresas representam: 99,2% de empresas formais 20% do PIB 55,8% dos empregados nas empresas formais

Leia mais

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor Gerenciamento de relacionamento com o UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 18/10/2011.

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

UNIDADE 4a COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

UNIDADE 4a COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR UNIDADE 4a COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes OBJETIVOS Definir mercado consumidor e construir um modelo simples de comportamento de compra do consumidor; Discutir

Leia mais

POR QUE ESTUDAR MARKETING?

POR QUE ESTUDAR MARKETING? POR QUE ESTUDAR MARKETING? Com o acirramento da concorrência em vários setores da economia, as empresas passaram a esforçar-se para comercializar seus produtos de maneira eficiente. POR QUE ESTUDAR MARKETING?

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS

Marketing para Marcenarias. 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marketing para Marcenarias 29 de Março de 2019 Bento Gonçalves - RS Marcenaria como um negócio SONHO CONQUISTADO! Você é seu chefe e seus clientes te pagam pela sua criatividade, habilidades em marcenaria

Leia mais

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos

Marketing Básico Capítulo IV. Os Canais de Distribuição dos Produtos Marketing Básico Capítulo IV Os Canais de Distribuição dos Produtos Canais de Distribuição X Movimentação Física dos Produtos Qualidade e prazo não são atributos suficientes para garantir a venda de um

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Nº 5. Nome: Turma: Nº:

FICHA DE TRABALHO Nº 5. Nome: Turma: Nº: ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) FICHA DE TRABALHO Nº 5 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência NÚCLEO GERADOR 1: EQUIPAMENTOS

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

Gerenciamento Dimensional de Produtos

Gerenciamento Dimensional de Produtos Formação Avançada em Metrologia 3D Gerenciamento Dimensional de Produtos O Gerenciamento corresponde ao conjunto de operações sistêmicas destinadas a prever, evitar e reduzir a ocorrência de variações

Leia mais

Administração Mercadológica I

Administração Mercadológica I Ambiente de Marketing Parte 01 O Marketing facilita a produção e o consumo DISCREPÂNCIAS DE QUANTIDADE: Os produtores preferem fabricar e vender em grandes quantidades. Os consumidores preferem comprar

Leia mais