Estudo Dirigido- 8 ano Manhã - 1 Semestre/2013. Disciplina: Língua Portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudo Dirigido- 8 ano Manhã - 1 Semestre/2013. Disciplina: Língua Portuguesa"

Transcrição

1 Estudo Dirigido- 8 ano Manhã - 1 Semestre/2013 Disciplina: Língua Portuguesa Aluno(a): Turma: Prezado estudante, Este estudo dirigido propõe um trabalho que envolve temas diversificados. Ë mais um instrumento que visa desenvolver habilidades e competências de leitura e escrita, como também é mais um instrumento de avaliação do processo de apropriação da leitura e da escrita por você. Neste sentido, propõe atividades que buscam desenvolver competências de leitor e produtor de textos em situações discursivas diversificadas e contextualizadas. Quanto aos objetivos, cabe mencionar que, objetiva-se que você desenvolva as seguintes habilidades e competências: Conhecer e identificar a ocorrência de polissemia na língua portuguesa, discriminando e exemplificando sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos; Debater temas levantados por meio de críticas, trabalhando expressão e argumentação na escrita; Identificar, conjugar e aplicar verbos regulares e irregulares na construção de períodos, tornado-se capaz de produzir textos coerentes e com adequada concordância; Sistematizar o uso de predicação verbal na construção de orações, tornando-se capaz de produzir textos em que haja coerência e concordância no encadeamento das ideias. Verificar a função semântica dos termos integrantes que compõem uma oração, tornandose capaz de produzir textos, períodos em que haja coerência e concordância no encadeamento das ideias. Ainda é necessário ressaltar que enfatizamos os seguintes conteúdos: Interpretação de Texto Sinônimo/Antônimo/Parônimo/ Homônimo Conotação e denotação Verbos Vozes do Verbo Transitividade Verbal Termos integrantes da oração Tipos de sujeito Figura de linguagem Bom trabalho! Profª Carine Camara "Em meus textos, quero chocar o leitor, não deixar que ele repouse na bengala dos lugares-comuns, das expressões acostumadas e domesticadas. Quero obrigá-lo a sentir uma novidade nas palavras!" (João Guimarães Rosa) QUESTÃO 01 Há um texto de Millôr Fernandes que tem o título O ABRIDOR DE LATAS. LEVANTE hipóteses e RESPONDA: Qual poderia ser o assunto principal de um texto com título O ABRIDOR DE LATAS?

2 Agora, leia o texto O ABRIDOR DE LATAS. Texto 1 O ABRIDOR DE LATAS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL UM CONTO ESCRITO INTEIRAMENTE EM CÂMARA LENTA Quando esta história se inicia já se passaram quinhentos anos, tal a lentidão com que ela é narrada. Estão sentadas à beira de uma estrada três tartarugas jovens, com 800 anos cada uma, uma tartaruga velha com anos, e uma tartaruga bem pequenininha ainda, com apenas 85 anos. As cinco tartarugas estão sentadas, dizia eu. E dizia-o muito bem, pois elas estão sentadas mesmo. Vinte e oito anos depois do começo desta história a tartaruga mais velha abriu a boca e disse: Que tal se fizéssemos alguma coisa para quebrar a monotonia desta vida? Formidável disse e tartaruguinha mais nova 12 anos depois Vamos fazer um piquenique? Vinte e cinco anos depois as tartarugas se decidiram a realizar o piquenique. Quarenta anos depois, tendo comprado algumas dezenas de latas de sardinhas, várias dúzias de refrigerantes, elas partiram. Oitenta anos depois chegaram a um lugar mais ou menos aconselhável para um piquenique. Ah disse a tartaruguinha, 8 anos depois - excelente local este! Sete anos depois todas as tartarugas tinham concordado. Quinze anos se passaram e, rapidamente, elas tinham arrumado tudo para o convescote. Mas, súbito, três anos depois, elas perceberam que faltava o abridor de latas para as sardinhas. Discutiram e, ao fim de vinte anos, chegaram à conclusão de que a tartaruga menor devia ir buscar o abridor de latas. Está bem concordou a tartaruguinha três anos depois mas só vou se vocês prometerem que não tocam em nada enquanto eu não voltar. Dois anos depois as tartarugas concordaram imediatamente que não tocariam nada, nem no pão nem nos doces. E a tartaruguinha partiu. Passaram-se cinquenta anos e a tartaruga não apareceu. As outras continuavam esperando. Mais 17 anos e nada. Mais oito anos e nada ainda. Afinal uma das tartarugas murmurou: Ela está demorando muito. Vamos comer alguma coisa enquanto ela não vem? As outras não concordaram, rapidamente, dois anos depois. E esperaram mais anos. Aí outra tartaruga disse: Já estou com muita fome. Vamos comer só um pedacinho de doce que ela nem notará. As outras tartarugas hesitaram um pouco mas, 15 anos depois, acharam que deviam esperar pela outra. E se passou mais um século nessa espera. Afinal a tartaruga mais velha não pôde mesmo e disse: Ora, vamos comer mesmo só uns docinhos enquanto ela não vem. Como um raio as tartarugas caíram sobre os doces seis meses depois. E justamente quando iam morder o doce ouviram um barulho no mato por detrás delas e a tartaruguinha mais jovem apareceu: Ah murmurou ela eu sabia! Eu sabia que vocês não cumpririam o prometido e por isso fiquei escondida atrás da árvore. Agora eu não vou mais buscar o abridor! Pronto! FIM

3 (Trinta anos depois) FERNANDES, Millôr. In Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação, QUESTÃO 02 Depois de ler o texto, a hipótese levantada por você na questão anterior foi confirmada? JUSTIFIQUE sua resposta. \ Texto 2 CHUCHU Joanita, em sua última carta escrita de Haia: "Mas que saudades de chuchu com molho branco". Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo, Cucurbitácea reles que medra em qualquer beirada de quintal. Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem prepará-lo. Sei ainda que os médicos nutricionistas banem o chuchu de todas as suas dietas, dizem que o chuchu não vale nada, é uma mistura de água e celulose, desprovida de qualquer vitamina ou sal. O chuchu é meu eterno pomo da discórdia com meu querido amigo Dr. Rui Coutinho. Quando ele desfaz do chuchu em minha presença, salto logo em defesa do humilde caxixe. Argumento assim: "Antigamente, antes da descoberta das vitaminas, se dizia o mesmo da alface. Mas o sabor da planta, a boniteza de sua folha verdinha, ou talvez o instinto secreto da espécie sempre levaram o homem a comer a aristocrática Lactuca sativa. Um dia se descobriu que a alface é rica em vitamina A, cálcio e ferro. Então a alface deixou de ser água e celulose, e entrou nos menus autorizados e recomendados pelos nutricionistas. Quem me dirá que um dia, próximo ou distante, não se descobrirá no chuchu um elemento novo, indispensável à economia orgânica? O que me parece inexplicável é que nós brasileiros persistamos em comer sem quase nenhum deleite essa coisinha verde e mole que se derrete na boca sem deixar vontade de repetir a dose. Rui Coutinho sorri cético. Enquanto isso, na Holanda, Joanita, podendo comer os pratos mais saborosos do mundo, tem saudade é de chuchu com molho branco. Que desforra para o chuchu! QUESTÃO 3 BANDEIRA, Manuel. In: Quadrante 2. Rio de Janeiro: Editora do Autor, REESCREVA os trechos a seguir, substituindo expressões grifadas por outras sinônimas, de acordo com o contexto do texto 2. USE linguagem padrão e denotativa. FAÇA as adaptações necessárias. A) Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem preparálo.

4 B) O chuchu é meu eterno pomo da discórdia com meu querido amigo Dr. Rui Coutinho. QUESTÃO 4 O autor usa vários termos para se referir ao chuchu. A expressão a qual ele faz referência à alface é A) caxixe B) coisinha verde. C) coisa bestinha. D) Cucurbitácea reles. QUESTÃO 5 E) Lactuca sativa. Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo, Cucurbitácea reles que medra em qualquer beirada de quintal. No trecho anterior, as ASPAS foram usadas na expressão grifada para informar que se trata de: A) ironia. B) populismo. C) estrangeirismo. D) termo científico. E) ênfase na expressão. QUESTÃO 6 IDENTIFIQUE a opinião do autor em relação ao chuchu. QUESTÃO 7 COMPLETE a palavra cruzada a seguir com o sinônimo das palavras grifadas nos seguintes trechos: VERTICAL 1. Então a alface deixou de ser água e celulose, e entrou nos menus autorizados e recomendados pelos nutricionistas. 2. Sei ainda que os médicos nutricionistas banem o chuchu de todas as suas dietas, dizem que o chuchu não vale nada, é uma mistura de água e celulose, desprovida de qualquer vitamina ou sal. 3. Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem prepará-lo. 4. Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo, Cucurbitácea reles que medra em qualquer beirada de quintal. 5. O que me parece inexplicável é que nós brasileiros persistamos em comer sem quase nenhum deleite essa coisinha verde e mole que se derrete na boca sem deixar vontade de repetir a dose. HORIZONTAL 1. Então a alface deixou de ser água e celulose, e entrou nos menus autorizados e recomendados pelos nutricionistas. 2. Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo, Cucurbitácea reles que medra em qualquer beirada de quintal.

5 3. Rui Coutinho sorri cético. 4. O que me parece inexplicável é que nós brasileiros persistamos em comer sem quase nenhum deleite essa coisinha verde e mole que se derrete na boca sem deixar vontade de repetir a dose. QUESTÃO 8 INDIQUE, de acordo com o contexto do texto 2, o argumento mais persuasivo/convincente em defesa do chuchu. QUESTÃO 9 Ao final do texto temos a seguinte frase: Que desforra para o chuchu!. EXPLIQUE esse desfecho. QUESTÃO 10 IDENTIFIQUE a figura de linguagem presente nos trechos a seguir: A) Enquanto isso, na Holanda, Joanita, podendo comer os pratos mais saborosos do mundo, tem saudade é de chuchu com molho branco. B) Que desforra para o chuchu!

6 QUESTÃO 11 O TEMPO VERBAL predominante no texto 2 é o: A) futuro do presente, pois o enunciador faz previsões em relação ao futuro do chuchu. B) presente, porque o enunciador expressa opiniões, argumentos e fatos relacionados ao chuchu. C) pretérito imperfeito, pois os fatos passados, que envolvem o chuchu, não foram concluídos. D) pretérito perfeito, uma vez que são narrados fatos passados em que o personagem central é o chuchu. E) futuro do pretérito, pois o enunciador fala do possível futuro do chuchu, relacionando-o a um passado. QUESTÃO 12 O MODO VERBAL predominante no texto 2 é o: A) imperativo, pois o enunciador apresenta aconselhamentos sobre a importância do chuchu. B) indicativo, uma vez que são apresentados argumentos e fatos certos sobre o chuchu. C) subjuntivo, há muitos fatos duvidosos em relação ao gosto pelo chuchu. D) imperativo e o indicativo, uma vez que o objetivo do texto 1 é apresentar opinião e ensinamentos sobre o chuchu. E) subjuntivo e o indicativo, pois há, nesse texto, fatos possíveis e também muitos fatos improváveis sobre o chuchu. Texto 4 Hora da sesta. Um grande silêncio no casarão. Faz sol, depois de uma semana de dias sombrios e úmidos. Clarissa abre o livro para ler. Mas o silêncio é tão grande que, inquieta, ela torna a pôr o volume na prateleira, ergue-se vai até a janela, para ver um pouco de vida. Na frente da farmácia está um homem metido num grosso sobretudo cor de chumbo. Um cachorro magro atravessa a rua. A mulher do coletor aparece à janela. Um rapaz de pés descalços entra na Panificadora. Clarissa olha para o céu, que é dum azul tímido e desbotado, olha para as sombras fracas sobre a rua e depois se volta para dentro do quarto. Aqui faz frio. Lá no fundo do espelho está Clarissa indecisa, parada, braços caídos, esperando. Mas esperando o quê? Clarissa recorda. Foi no verão. Todos no casarão dormiam. As moscas dançavam no ar, zumbindo. Fazia um solão terrível, amarelo, quente. No seu quarto, Clarissa não sabia o que fazer. De repente pensou numa travessura. Mamãe guardava no sótão as latas de doce, os seus bolinhos e os seus pães que deviam durar toda a semana. Era proibido entrar lá. Quem entrava, dos pequenos, corria o risco de levar palmadas no lugar de costume. Mas o silêncio da sesta estava cheio de convites traiçoeiros. Clarissa ficou pensando. Lembrou-se de que a chave da porta da cozinha servia n quartinho do sótão. Foi buscá-la na ponta dos pés. Encontrou-a no lugar. Subiu as escadas devagarinho. Os degraus rangiam e a cada rangido ela levava um sustinho que a fazia estremecer. Clarissa subia, com a grande chave na mão. Ninguém... Silêncio... Diante da porta do sótão, parou, com o coração aos pulos. Experimentou a chave. A princípio não entrava bem na fechadura. Depois entrou. Com muita cautela, abriu a porta e se viu no meio duma escuridão perfumada, duma escuridão fresca que cheirava a doces, bolinhos e pão. Comeu muito. Desceu cheia de medo. No outro dia D. Clemência descobriu a violação, e Clarissa levou meia dúzia de palmadas. Agora ela recorda... E de repente se faz uma grande claridade, ela tem a grande ideia. A chave da cozinha serve na porta do quarto do sótão. O quarto de Vasco fica no sótão... Vasco está no escritório...

7 Todos dormem... Oh! E se ela fosse buscar a chave da cozinha e subisse, entrasse no quarto de Vasco e descobrisse o grande mistério? Não. Não sou mais uma criança. Não. Não fica direito uma moça entrar no quarto dum rapaz. Mas ele não está lá... que mal faz? Mesmo que tivesse, é teu primo. Sim, não sejas medrosa. Vamos. Não. Não vou. Podem ver. Que é que vão pensar? Subo a escada, alguém me vê e pergunta: Aonde vais, Clarissa? Ora, vou até o quartinho das malas. Pronto. Ninguém pode desconfiar. Vou. Não, não vou. Vou, sim! (Érico Veríssimo - Porto Alegre; Globo, 1981, p ) QUESTÃO 13 No final do texto, parece ocorrer um diálogo. Qual é ou quais são as personagens desse diálogo? EXPLIQUE: QUESTÃO 14 São palavras que possuem a mesma pronúncia ou a mesma grafia, mas significados diferentes. No título Hora da sesta. Um grande silêncio no cazarão a palavra em destaque completa um trio de homônimos, explique o significado de cada uma delas: Sesta Sexta Cesta Texto 5

8 QUESTÃO 15 Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é um desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. No caso da charge ao lado, a crítica que ela comporta é dirigida a que tema? Como você concluiu esta ideia? QUESTÃO 16 No trecho: Eu juro por tudo quanto há de mais sagrado.... Identifique o sujeito e classifique-o: Texto 6

9 QUESTÃO 17 - Na passagem Atenção, senhores passageiros da ponte aérea Rio- Congonhas. A Infraero informa:... A. Identifique o sujeito do verbo informar: B. De acordo com a transitividade o verbo informar é considerado: C. Que termo funciona como vocativo? QUESTÃO 18 - Qual é a função do anúncio ao lado? QUESTÃO 19 - Sobre a fala central (personagens) foi utilizado o discurso direto ou indireto? Texto 7

10 Buscando um novo rumo Que faça sentido Nesse mundo louco Com o coração partido eu Tomo cuidado Pra que os desequilibrados Não abalem minha fé Pra eu enfrentar Com otimismo essa loucura Os homens podem falar Mas os anjos podem voar Quem é de verdade Sabe quem é de mentira Não menospreze o dever Que a consciência te impõe Não deixe pra depois Valorize a vida Resgate suas forças E se sinta bem Rompendo a sombra Da própria loucura Cuide de quem Corre do seu lado E quem te quer bem Essa é a coisa mais pura Fragmentos da realidade Estilo mundo cão Tem gente que desanda Por falta de opção E toda fé que eu tenho Eu tô ligado Que ainda é pouco Os bandidos de verdade Tão em Brasília tudo solto Eu faço da dificuldade A minha motivação A volta por cima Vem na continuação O que se leva dessa vida É o que se vive É o que se faz Saber muito é muito pouco "Stay Will" esteja em paz Evoluir também Prosperar também Evoluir também Resgate suas forças E se sinta bem Rompendo a sombra Da própria loucura Cuide de quem Corre do seu lado E quem te quer bem Essa é a coisa mais pura Difícil é entender E viver no paraíso perdido Mas não seja mais um iludido Derrotado e sem juízo Então! Resgate suas forças E se sinta bem Rompendo a sombra Da própria loucura Cuide de quem Corre do seu lado E quem te quer bem Essa é a coisa mais pura Evoluir também Prosperar também Evoluir também Viver, viver e ser livre Saber dar valor Para as coisas mais simples Só o amor constrói Pontes Indestrutíveis QUESTÃO 20 REESCREVA o trecho a seguir, passando para a voz passiva.... o amor constrói pontes Indestrutíveis.

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas.

Leia abaixo um fragmento de Música ao Longe, de Érico Veríssimo. Depois, responda às perguntas. PROVA DE LÍNGUA PORT. E INTERP. DE TEXTOS GRADUAÇÃO FEV/2005 PG 1 ATENÇÃO: EM SUAS RESPOSTAS, RECOMENDAMOS NÃO INICIAR PERÍODO COM A CONJUNÇÃO POIS. NÃO CONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO.

Leia mais

Sintaxe + Pontuação + Crase + Regência

Sintaxe + Pontuação + Crase + Regência Sintaxe + Pontuação + Crase + Regência Sintaxe +Pontuação + Crase + Regência 1. O Programa Mulheres está mudando. Novo cenário, novos apresentadores, muito charme, mais informação, moda, comportamento

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professor: Ano: 8º Data: / 07 / 01 LÍNGUA PORTUGUESA LISTA DE RECUPERAÇÃO Texto 1 CHUCHU Joanita, em sua última carta escrita de Haia:

Leia mais

Que efeito provoca na narrativa o emprego das duas frases iniciais sem verbo?

Que efeito provoca na narrativa o emprego das duas frases iniciais sem verbo? FGV-EAESP VESTIBULAR GRADUAÇÃO FEV/2005 PROVA LÍNGUA PORTUGUESA 1 QUESTÃO 1. (Peso: 4%) Que efeito provoca na narrativa o emprego das duas frases iniciais sem verbo? O emprego das duas frases iniciais,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 9º ano Data: / /2015 Professor: Nota: (valor: 1,0; 1,0) 4º bimestre A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0, indicação de que você

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: CONTADOR DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: CONTADOR DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 LEIA AS INSTRUÇÕES: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: CONTADOR DATA: 14/07/2013 - PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 1. Você deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 30 questões

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º SEMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º SEMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º SEMESTRE - 2016 Nome: Nº 9º ano Data: / / Professores: Laís Sartori e Nicolas Winck Nota: (Valor 1,0) A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: ASSISTENTE SOCIAL DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: ASSISTENTE SOCIAL DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 LEIA AS INSTRUÇÕES: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: ASSISTENTE SOCIAL DATA: 14/07/2013 - PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 1. Você deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARCILENE SANTOS FERREIRA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I 110 a 117. O trecho a seguir foi extraído

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: PSICÓLOGO DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: PSICÓLOGO DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 LEIA AS INSTRUÇÕES: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: PSICÓLOGO DATA: 14/07/2013 - PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 1. Você deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 30 questões

Leia mais

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Textos para 4º e 5º Ano O melhor amigo A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 14/06/2017 Nota: Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 30 pontos Orientações

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: MÉDICO PLANTONISTA DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: MÉDICO PLANTONISTA DATA: 14/07/ PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 LEIA AS INSTRUÇÕES: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CARAMBEÍ CARGO: MÉDICO PLANTONISTA DATA: 14/07/2013 - PERÍODO: MANHÃ EDITAL Nº 018/2013 1. Você deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos valor semântico Definidos (o / a / os / as) exemplo Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda.

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2007 CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. www.consulplan.net atendimento@consulplan.com INSTRUÇÕES 01 - Material a ser utilizado: caneta esferográfica

Leia mais

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER 1 Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL

Leia mais

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013 FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

DOURADINHO, O DISTRAÍDO

DOURADINHO, O DISTRAÍDO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 25 / / 207 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Rio, de norte a sul Leitura: atividades

Rio, de norte a sul Leitura: atividades Rio, de norte a sul Leitura: atividades 1. Complete a tabela com dados dos personagens da crônica, conforme o exemplo. Nome Quem é Como é (adjetivos) Vânia Moradora do Grajaú Hesitante, nervosa, com medo

Leia mais

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla 2ºs anos 1 SERÁ UMA DELÍCIA CURTIR ESSA HISTÓRIA COM VOCÊ! FAÇA TODAS AS ATIVIDADES COM LETRA CURSIVA! Fique atento nestas dicas da sua educadora:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 7 / 2018 TEXTO 1 1) LEIA o texto: ATITUDE SUSPEITA Luis Fernando Verissimo Sempre me intriga

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

PORTUGUÊS. 1. Segundo o texto, As crianças de hoje, na média, têm cabeças melhores do que tiveram seus pais e avós na mesma idade.

PORTUGUÊS. 1. Segundo o texto, As crianças de hoje, na média, têm cabeças melhores do que tiveram seus pais e avós na mesma idade. PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE SEGUEM: QUESTÕES OBJETIVAS As crianças

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Classificar morfologicamente os pronomes retos e oblíquos. Reconhecer

Leia mais

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO

NÃO TEMAS! NA TUA MISSÃO! 2º CICLO 2ª FEIRA 09 DE OUTUBRO Bom Dia! Esta semana terminam as comemorações dos cem anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos. Uma das pastorinhas, a Lúcia, já mais velha, escreveu algumas memórias

Leia mais

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando

DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS. A arte de ler o que não foi escrito. contextualizando DISCURSO e texto AS MARCAS IDEOLÓGICAS DOS TEXTOS Todas as classes sociais deixam as marcas de sua visão de mundo, dos seus valores e crenças, ou seja, de sua ideologia, no uso que fazem da linguagem.

Leia mais

Produção Textual. Foco Narrativo. Profa. Raquel Michelon

Produção Textual. Foco Narrativo. Profa. Raquel Michelon Produção Textual Foco Narrativo Profa. Raquel Michelon IDENTIFIQUE O FOCO NARRATIVO DOS TEXTOS SEGUINTES: A) Subiu lentamente a escada, arrastando os pés nos degraus. Estacou para respirar, apenas uma

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Língua Portuguesa 4 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Leia atentamente o texto e responda as questões a seguir. Era um lobo muito bobo Que fome sentia aquele lobo! Então, resolveu

Leia mais

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo.

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo. SUGESTÕES PORTUGUÊS * o SEGREDO DO PAJÉ Érico Veríssimo, Tibicuera. Um dia o pajé me chamou à sua oca. Entrei. Fui recebido com esta pergunta: - Tibicuera, qual é o maior bem da vida? A coragem - respondi

Leia mais

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele.

IRMÃO. meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. O IRMÃO WALDEN CAMILO DE CARVALHO meu irmão ficou louco quando eu matei o cachorro. tá aí, eu gostava dele! eu gostava dele. cara muito bom aquele. o frio está ficando meio bravo. assim é capaz do pessoal

Leia mais

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo: LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. Referências para estudo: Capítulos 4 (A construção do sentido) e 5 (Efeitos de Sentido) do Livro

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO 1- MARANATA VEM SENHOR JESUS Mãos na boca (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo) Vem buscar Tua igreja. Mão na boca falando (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo)

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 CONTEÚDO PARA A TRIMESTRAL Leitura e interpretação de texto (conto, lendas,

Leia mais

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia!

Oração Avé Maria Nossa Senhora Auxiliadora. Rogai por nós. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Bom dia! 2ª FEIRA 22 outubro ANO MISSIONÁRIO E UM GRANDE SANTO- S. JOÃO PAULO II E boa semana. Ontem celebrou-se o Dia Mundial das Missões. O Papa Francisco escreveu uma mensagem muito bonita aos jovens falando

Leia mais

AD 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ)

AD 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Aluno(a) Turma N o 7 o Ano Ensino Fundamental II Data 25 / 04 / 17 AD 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) INSTRUÇÕES: PROFESSORAS: ADRIELE, ALESSANDRA, CARLA, ÉRICA, LUZI, SHEILA E THAÍS I. Sua

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 14 / 3 / 2018 SOCOOOORRO! TEM UMA BRUXA NA MINHA JANELA! Certa manhã, ao abrir a janela do

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/beth-carvalho/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo 1800 Colinas.....................................

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

Cifras de Tom Jobim por André Anjos

Cifras de Tom Jobim por André Anjos Cifras de por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/tom-jobim/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo Desafinado...................................... 3 Este Seu

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Língua Por. ortuguesa. As Vontades

Língua Por. ortuguesa. As Vontades Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: T Data: 10/8/2009 Língua Por ortuguesa As Vontades Eu tenho que achar um lugar pra esconder minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar

Leia mais

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão

Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão Figuras de Linguagem e Exercícios de Coesão 1. imóvel. Comente o uso que nela se faz do pronome demonstrativo isso. 2. Auto Retrato Falado Venho de um Cuiabá

Leia mais

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - EDITAL N. 216/ 2018

CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - EDITAL N. 216/ 2018 CONCURSO PÚBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO - EDITAL N. 216/ 2018 RESPOSTAS AOS RECURSOS Disciplina: Parte I: Língua Portuguesa Nível: Superior N da

Leia mais

Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas.

Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas. Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Era no tempo que ainda os portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra

Leia mais

A MULHER VESTIDA DE PRETO

A MULHER VESTIDA DE PRETO A MULHER VESTIDA DE PRETO Uma Mulher abre as portas do seu coração em busca de uma nova vida que possa lhe dar todas as oportunidades, inclusive de ajudar a família. Ela encontra nesse caminho a realização

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 3 / 2017

Leia mais

Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente.

Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. O texto narrativo Um texto narrativo é um texto no qual é contada uma história, através de um narrador, que pode ser personagem, observador ou onisciente. Estrutura Um texto narrativo geralmente é organizado

Leia mais

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste Toda a semana tinha andado como que a sonhar. Que é que teria? Então encontrou o Porquinho. -

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda.

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2007 CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. www.consulplan.net atendimento@consulplan.com INSTRUÇÕES 01 - Material a ser utilizado: caneta esferográfica

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

A namorada vaidosa. Personagens: Clarisse, Teresa e Julinho

A namorada vaidosa. Personagens: Clarisse, Teresa e Julinho A namorada vaidosa Personagens: Clarisse, Teresa e Julinho Quando a peça se inicia, Julinho está deitado no sofá, totalmente coberto e imóvel. Entram Clarisse e Teresa. Estou furiosa, Teresa! Fu-ri-o-sa!

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda.

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2007 CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. www.consulplan.net atendimento@consulplan.com INSTRUÇÕES 01 - Material a ser utilizado: caneta esferográfica

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa-4º ano

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa-4º ano COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa-4º ano 4º ano A e B quinta-feira Segunda-feira Curitiba, 5 de agosto de 2013. Leia os textos abaixo:

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota:

Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota: Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota: 9 º ano Ensino Médio Período: Matutino Valor: 10,0 Assuntos: Reler a crônica A cartomante de Machado de Assis e estudar

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

OS COMBOIOS QUE VÃO PARA ANTUÉRPIA

OS COMBOIOS QUE VÃO PARA ANTUÉRPIA OS COMBOIOS QUE VÃO PARA ANTUÉRPIA Em janeiro eu estava em Bruxelas, nos subúrbios, numa casa sobre a linha férrea. Os comboios faziam estremecer o meu quarto. Fora-se o natal. Algo desaparecera, uma coisa

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares

A Procura. de Kelly Furlanetto Soares A Procura de Kelly Furlanetto Soares Peça escrita durante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR. Teatro Guaíra, sob orientação de Andrew Knoll, no ano de 2012. 1 Cadeiras dispostas como se

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/ :19:05 11/06/ :19:05

Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/ :19:05 11/06/ :19:05 Parte Um Minha_Vida_Agora.indd 7 11/06/2012 16:19:05 Minha_Vida_Agora.indd 8 11/06/2012 16:19:06 1 Meu nome é Elizabeth, mas ninguém nunca me chamou assim. Meu pai deu uma olhada em mim quando nasci e

Leia mais

Exercício Extra 19 A COISA

Exercício Extra 19 A COISA Exercício Extra 19 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data:20/06/2016 Data de devolução: 27/06/16 A COISA A casa do avô de Alvinho era uma dessas casas antigas, grandes, que têm

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA CORAÇÃO PARTIDO Local: São Félix (BA) Data: 05/05/2010 Estúdio:14/02/12 /Arrocha Ô MEU AMOR PORQUE VOCÊ DEIXOU MEU CORAÇÃO PARTIDO CHORANDO DE DOR. NOITES SEM DORMIR PASSEI DO SEU LADO COM MIL PROJETOS

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda.

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2007 CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. www.consulplan.net atendimento@consulplan.com INSTRUÇÕES 01 - Material a ser utilizado: caneta esferográfica

Leia mais

Uma história dos alunos do 2º B CAA. Ilustrada por Cristina Esteves e meninos. Agrupamento Dr. Ferreira da silva

Uma história dos alunos do 2º B CAA. Ilustrada por Cristina Esteves e meninos. Agrupamento Dr. Ferreira da silva Uma história dos alunos do 2º B CAA Ilustrada por Cristina Esteves e meninos Agrupamento Dr. Ferreira da silva Raquel Xará 2º BCAA 2 Aescola estava mesmo a terminar. A Catarina e o seu irmão André já andavam

Leia mais

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2

Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão. (Intro) Em7 Bm C7M D2. Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som C7M D2 Poesia Acústica #3 Capricorniana Clube do Violão (Intro) Eu tava doido pra cantar pra ela nosso som Que escrevi ontem pensando no amanhã E hoje eu tô aqui despreparado Preocupado com tudo ao redor As pernas

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 6ª Ano. Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL

COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 6ª Ano. Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL COLÉGIO SHALOM Ensino Médio 6ª Ano 65 Profº: Viviane Marques Disciplina: REDAÇÃO Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO Data: / / Nota: PROVA DE RECUPERAÇÃO AVALIAÇÃO FINAL Questão 1. Leia o texto e responda a questão:

Leia mais

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5

Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: / ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77 ALUNO(A): A5 Entidade Mantenedora: SEAMB Sociedade Espírita Albertino Marques Barreto CNPJ: 16.242.620/0001-77

Leia mais

Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de

Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de Às vezes me parece que gosto dele, mas isso não é sempre. Algumas coisas em meu irmão me irritam muito. Quando ele sai, por exemplo, faz questão de sair sozinho. E me chama de pirralho, o que me dá raiva.

Leia mais

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58

(Fábulas de Esopo. Compilação de Russell Ash e Bernard Higton. São Paulo: Companhia das Letrinhas, P. 12.) Página 1 de 5-28/09/2017-3:58 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 A LEBRE E A TARTARUGA Um

Leia mais

Estação de Braga. Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora

Estação de Braga. Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora Roteiro de Braga Estação de Braga Cheguei a Braga. Lá vim eu no meu lugar à janela. E o mundo lá fora a correr e eu a querer apanhá-lo. E sentada no meu lugar corri, e de olhos atentos via vida e gente,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda.

CONCURSO PÚBLICO CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) EDITAL Nº 001/2007. CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2007 CEPISA (COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ) CONSULPLAN CONSULTORIA Ltda. www.consulplan.net atendimento@consulplan.com INSTRUÇÕES 01 - Material a ser utilizado: caneta esferográfica

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos.

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 11/8/2009 Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha. Linguagens Redação Marcelo Roteiro de recuperação 7ª CONTEÚDOS: RELEITURA DE CONTOS DE FADAS AUTOBIOGRAFIA RELATO DE VIAGEM ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS Orientação: - Imprima este material e

Leia mais

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== GENTE É BICHO E

Leia mais

Língua da Montanha (mountain Language) Harold Pinter. Personagens. Mulher Jovem Mulher Velha Oficial Sargento Guarda Prisioneiro

Língua da Montanha (mountain Language) Harold Pinter. Personagens. Mulher Jovem Mulher Velha Oficial Sargento Guarda Prisioneiro Língua da Montanha (mountain Language) - 1988 Harold Pinter Personagens Mulher Jovem Mulher Velha Oficial Sargento Guarda Prisioneiro Língua da Montanha de Harold Pinter 2 Ato Único Um muro de prisão Uma

Leia mais

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 203 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA III 1º BIMESTRE PROVA A Valor da prova: Nota: Vitória-régia Os pajés tupis-guaranis contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos Definidos (o / a / os / as) Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O sinal já vai bater. (conhecimento

Leia mais