Direito Processual Penal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Processual Penal"

Transcrição

1 Direito Processual Penal O Direito Processo Penal consiste em um conjunto de normas e princípios destinados à realização do poder punitivo do Estado, bem como a regulamentação das atividades persecutórias da Polícia Judiciária, e a estruturação dos órgãos da função jurisdicional e respectivos auxiliares. (Frederico Marques)

2 Processo Penal É o instrumento, do qual se vale o Estado, para conferir efetividade ao direito material, eis que, o direito processual penal, é o ramo do direito, que fornece os meios e o caminho para a materialização do direito de punir estatal (aplicação da pena).

3 Características a) Autonomia: Não está vinculado ao Direito Material, pois, possui princípios e regras próprias; b) Instrumentalidade: meio para concretização do direito material. c) Normatividade: Disciplina Normativa (Dec.Lei 3.689/41)

4 Sistemas Processuais a) Sistema inquisitivo: a função de acusar, julgar e defender concentra-se na figura única do juiz.

5 a) Sistema acusatório: Princípios do contraditório, ampla defesa e publicidade. Adotado na CR/88. Não se adotou o sistema acusatório puro, mas o não ortodoxo.

6 c) Sistema misto ou acusatório formal: existe uma instrução preliminar, secreta e escrita, que é presidida por um juiz inquisidor, e uma fase contraditória (judicial), em que se observa o contraditório e a ampla defesa.

7 Princípios Processuais Penais O Processo Penal Garantista, tem por viés, fornecer aos acusados um rol de garantias, princípios, contra eventuais arbitrariedades que possam ser praticadas pelo Estado (titular do jus puniendi) durante a persecução penal.

8 a) Princípio da presunção de inocência ou da nãoculpabilidade: Art.5º, inciso LVII, da CR/88. ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

9 - Regra de julgamento: O ônus da prova é da acusação. In dubio pro reo. - Regra de processo: Processo de Garantias - Regra de tratamento: Deve o acusado ser tratado como inocente.

10 STJ: HC /SP -5ª Turma, DJ 13/11/2006

11 b) Princípio da verdade real c) Princípio da motivação das decisões: Art.93, inciso IX, CR/88. Livre Convencimento do Juiz. d) Princípio do impulso oficial

12 e) Princípio da igualdade processual: Art.5º, caput, da CR/88. Os desiguais devem ser tratados desigualmente, na medida de suas desigualdades Igualdade material

13 f) Princípio da Oficialidade g) Princípio da oficiosidade

14 g) Princípio da oficiosidade: a persecução criminal, como regra, ocorrerá ex offício, sendo prescindível a autorização de quem quer que seja.

15 h) Princípio da obrigatoriedade: A persecução penal tem natureza publica, devendo os órgãos por ela responsáveis, estando diante de permissivos legais, atuar, independentemente de qualquer juízo de conveniência.

16 O princípio da obrigatoriedade encontra mitigação no art.76, da Lei 9.099/95, com a previsão do instituto da transação penal. (princípio da obrigatoriedade mitigada ou discricionariedade regrada)

17 No caso da ação penal privada, não se aplica o princípio da obrigatoriedade, mas ao revés, o princípio da oportunidade.

18 i) Princípio da Indisponibilidade: Iniciados o inquérito policial ou o processo penal, os órgãos competentes (Autoridade Policial e Ministério Público) não podem deles se dispor.

19 - Autoridade Policial não determinar o arquivamento do inquérito policial (art.17, do CPP); - O Ministério Público não pode se dispor da ação proposta (art.42, do CPP), e nem mesmo desistir de recurso interposto (art.576, do CPP).

20 - Ocorreu também a mitigação do princípio da indisponibilidade na Lei (9.099/95, em seu art.89); - Na ação penal privada tal princípio também não é aplicável, podendo o autor desistir da demanda, seja perdoando o autor, seja pela perempção (art.60, do CPP).

21 j) Princípio do Duplo Grau de Jurisdição: Possibilita a revisão das decisões judiciais pelos Tribunais. Previsto no Pacto de São José da Costa Rica, em seu art.8º, 2, h.

22 l) Princípio do Juiz Natural: Consiste no direito de ser julgado pelo juiz competente, não se admitindo a criação de tribunais de exceção. (art.5º, LIII e XXXVII, ambos da CR/88).

23 m) Princípio do favor rei n) Princípio da oralidade: Lei 9.099/95 e Lei /08 o) Princípio da economia Processual

24 p) Princípio da inexigibilidade da auto-incriminação: Presunção de Inocência e Direito ao Silêncio. Precedente: HC /DF Rel. Ministro Celso de Mello

25 q) Princípio da duração razoável do processo: art.5º, LXXVIII, da CR/88. (EC 45/04) a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação

26 Inquérito Policial Com a prática de uma infração penal, o Estado torna-se legitimado para realizar a persecutio criminis (persecução criminal), que será dividida em duas fases, uma inquisitiva (inquérito policial), e uma regida pelo contraditório e ampla defesa (fase judicial).

27 Inquérito Policial O IP trata-se de um conjunto de diligências, que serão realizadas pela policia judiciária, presidido pelo Delegado de Polícia, cujo objetivo, consiste em apurar a ocorrência de um crime e sua autoria, a fim de que o titular da ação penal possa ingressar em juízo.

28 Natureza do Inquérito Policial Procedimento pré-processual, de natureza administrativa, dirigido pelo Delegado de Polícia (Autoridade Policial),de caráter informativo preparatório da ação penal.

29 Características 1 - Discricionariedade: Art. 14. O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. Art.6º e art.7º, ambos do CPP.

30 Art. 13. Incumbirá ainda à autoridade policial: [...] II - realizar as diligências requisitadas pelo juiz ou pelo Ministério Público;

31 2 -Escrito: Trata-se de um procedimento escrito, conforme dispõe o art.9º, do CPP. Todas as peças do inquérito policial serão, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade.

32 3 -Sigiloso: Não comporta publicidade, consoante se afere do art.20, do Digesto Processual. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

33 Art. 7º São direitos do advogado: [...] XIV - examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos; (Lei 8.906/94)

34 Súmula Vinculante nº. 14 STF É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

35 4 -Oficialidade: Presidido por autoridade, integrante de Órgão Oficial. (art.144, 4º, CR/88). 5 -Oficiosidade: Ação penal pública INCONDICIONADA.

36 Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: I - de ofício ;

37 4 o O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado. 5 o Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.

38 6 -Indisponibilidade: Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito.

39 7 -Inquisitivo: Não há observância do contraditório e da ampla defesa. 8 -Dispensabilidade: Art. 12. O inquérito policial acompanhará a denúncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra.

40 9 -Autoritariedade: Autoridade Pública

41 Prazos Regra Geral: Art.10, CPP: 10 (dez) dias se o agente estiver preso, e 30 (trinta) dias se estiver solto.

42 Art o Quando o fato for de difícil elucidação, e o indiciado estiver solto, a autoridade poderá requerer ao juiz a devolução dos autos, para ulteriores diligências, que serão realizadas no prazo marcado pelo juiz.

43 Inquérito presidido pela Polícia Federal: 15 (quinze) dias se o agente estiver preso, prazo este que pode ser prorrogado por igual período, uma única vez, desde que haja autorização judicial. (art.66, da Lei 5.010/66).

44 Se o imputado estiver solto, o prazo será de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado na forma da regra geral. Crime contra a economia popular: 10 (dez) dias, imputado solto ou preso. (art.10, 1º, da Lei 1.521/51)

45 Crime de Tóxicos (Lei /06): 30 (trinta) dias se o imputado encontrar-se preso, e 90 (noventa) dias, se estiver solto, podendo ocorrer a duplicação dos referido prazos, desde que ouvido o MP, mediante pedido justificado da autoridade policial.

46 Início do Inquérito Art.5º, CPP CRIMES DE AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA 1 - Portaria: Art.5º, I, CPP (Ofício)

47 Iniciando-se o inquérito através de portaria, pouco importa a forma deque se tenha revestido a notitia criminis. (ex: ocorrência, imprensa, etc)

48 Delatio criminis simples: Pode ser feita por qualquer do povo. Art. 5º, 3º, do CPP

49 notitia criminis inqualificada: Denúncia anônima

50 2 -Requisição da Autoridade Judiciária ou do Ministério Público Art.5º, II, do CPP (exigência, determinação)

51 II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

52 A requisição deve vir instruída com um mínimo de dados que permita o instauramento do inquérito policial. A requisição não obriga a autoridade policial a realizar o indiciamento do investigado.

53 3-Requerimento da vítima ou de seu representante legal II - mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

54 1 o O requerimento a que se refere o n o II conterá sempre que possível: a)a narração do fato, com todas as circunstâncias;

55 b)a individualização do indiciado ou seus sinais característicos e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer;

56 c)a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência. Do indeferimento cabe recurso para o chefe de polícia.

57 4 -Auto de prisão em flagrante NÃO ESTÁ PREVISTO NO CPP

58 CRIME DE AÇÃO PÚBLICA CONDICIONADA 1 -Representação do ofendido ou de seu representante legal Art.5º, 4º, do CPP

59 4 o O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

60 2 -Requisição da Autoridade judiciária ou do Ministério Público 3 -Auto de Prisão em flagrante

61 4 -Requisição do Ministro da Justiça Ex: Crimes praticados contra a honra do Presidente da República ou Chefe de Governo Estrangeiro (art.141, I, c/c art.145, Parágrafo Único, ambos do CP

62 CRIME DE AÇÃO PENAL PRIVADA 1 -Requerimento da vítima ou de quem legalmente o represente. Art.5º, 5º, CPP

63 5 o Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.

64 2 -Requisição do Juiz ou do Ministério Público 3 -Auto de Prisão em flagrante

65 PEÇAS INAUGURAIS DO INQUÉRITO POLICIAL Auto de prisão em flagrante As requisições As representações Portaria (identificação do suposto autor da infração penal, dados do ofendido, dia, local e hora do fato delituoso, e, por fim, a determinação de abertura do IP).

66 PROVIDÊNCIAS Art.6º e 7º, ambos do CPP: O legislador apresenta um rol de diligências que deverão ser realizadas, e outras que poderão ser realizadas, ficando a critério da autoridade policial.

67 1- Dirigir-se ao local dos fatos, isolando a área para atuação dos peritos. (Lei 8.862/94) OBS: LEI 5.970/73

68 Art 1º Em caso de acidente de trânsito, a autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poderá autorizar, independentemente de exame do local, a imediata remoção das pessoas que tenham sofrido lesão, bem como dos veículos nele envolvidos, se estiverem no leito da via pública e prejudicarem o tráfego.

69 Parágrafo único. Para autorizar a remoção, a autoridade ou agente policial lavrará boletim da ocorrência, nele consignado o fato, as testemunhas que o presenciaram e todas as demais circunstâncias necessárias ao esclarecimento da verdade.

70 2 -Apreender objetos: Art. 240 ao art. 250, ambos do CPP. STJ: A autoridade policial pode realizar a apreensão de objetos relacionados com a infração, mesmo antes de instaurado o IP.

71 3 - Colher todas as provas : Buscase a elucidação do fato, a fim de que possa ser identificado o verdadeiro autor da infração penal (princípio da verdade real)

72 4 - Ouvir o ofendido: Não é testemunha, portanto, não tem o compromisso de dizer a verdade. Pode ser conduzido coercitivamente (art.201, 1º, CPP). OBS: art. 339, CP

73 5 - Ouvir o indiciado: O investigado deve ser ouvido durante as investigações policiais. Deve-se observar as regras, quando possível, do interrogatório judicial (art.185 ao art.186, do CPP)

74 Direito ao silêncio (art.5º, LXIII, CR/88) A presença do advogado é facultativa Pode ser conduzido coercitivamente

75 6 - Proceder ao reconhecimento de pessoas e coisas e a acareações: O reconhecimento é tratado nos artigos 226 a 228, do CPP e a acareação nos artigos 229 e 230, do CPP.

76 7 - Realização do exame de corpo de delito e outras perícias: (art.158, CPP) 8 - Ordenar a identificação datiloscópica do indiciado e fazer juntar sua folha de antecedentes

77 Súmula 568, STF: a identificação criminal não constitui constrangimento ilegal, ainda que o indiciado já tenha se identificado civilmente. Art.5º, LVIII, CR/88. Lei /2000

78 Lei /09 Lei 9.034/95, art.5 FAC e CAC

79 9 -Averiguar a vida pregressa do indiciado, do ponto de vista individual, familiar e social, sua condição econômica, sua atitude e estado de ânimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contribuírem para a apreciação de seu temperamento e caráter.

80 Reprodução simulada dos fatos (art.7º, CPP): Ofensa à moralidade e a ordem Pública.

81 VÍCIOS NO INQUÉRITO Os vícios ocorridos no inquérito policial não maculam a ação penal. Trata-se de procedimento dispensável Rejeição da denúncia lastreada em IP viciado (art.395, III, CPP)

82 VALOR PROBATÓRIO Valor probatório relativo Contraditório diferido (provas não repetíveis)

83 ATRIBUIÇÃO Em que pese o parágrafo único, do art.4º, do CPP, falar em COMPETÊNCIA, na verdade a Autoridade Policial possui ATRIBUIÇÃO.

84 DEFINIÇÃO DA ATRIBUIÇÃO A definição de qual Delegado de Polícia terá atribuição para atuar na apuração de uma determinada infração penal ocorrerá através da análise dos seguintes critérios: a) Critério Territorial: art.4º, CPP;

85 "Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.

86 b) Critério material: Ex: Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Tributários, etc; c) Critério em razão da pessoa: Considera-se a pessoa da vítima. Ex: Idoso, mulheres, turista, etc.

87 INCOMUNICABILIDADE No CPP, em seu art.21, há a previsão da incomunicabilidade do preso durante o inquérito policial, em determinadas situações.

88 Art. 21. A incomunicabilidade do indiciado dependerá sempre de despacho nos autos e somente será permitida quando o interesse da sociedade ou a conveniência da investigação o exigir.

89 Não houve recepção do referido dispositivo pelo texto constitucional. Art.136, 3º, IV, CR/88. Mesmo que admitem a força normativa do art.21, do CPP, tal incomunicabilidade não é extensiva ao advogado.

90 RDD (Lei /03), não prevê a incomunicabilidade.

91 INDICIAMENTO Com o indiciamento o autor toma conhecimento de que é o principal suspeito do cometimento de certa infração penal. Desindiciamento Indiciado x Acusado (Réu)

92 CONCLUSÃO DO IP O IP é encerrado com um relatório. A Autoridade Policial não pode emitir um juízo de valor. Exceção: art.52 da Lei /06. Os autos do IP acompanham o relatório. Oficiar o Instituto de identificação e Estatística.

93 TCO Crimes de menor potencial ofensivo Autoridade Policial Magistrado (art.48, da Lei /06)

94 IP E ENCERRAMENTO CRIME DE AÇÃO PENAL PÚBLICA: Deve o MP ter acesso aos autos do inquérito, podendo oferecer denúncia, requisitar novas diligências ou pedir o seu arquivamento. As diligências não podem ser indeferidas pelo juiz.

95 O pedido de arquivamento pode ocorrer nas seguintes hipóteses: a)faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; b)falta de justa causa. c)ou nas hipóteses de absolvição sumária (art.397, do CP)

96 Art Após o cumprimento do disposto no art. 396-A, e parágrafos, deste Código, o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar: I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime; ou IV - extinta a punibilidade do agente.

97 O arquivamento do Inquérito, com a conseqüente homologação do juiz não faz coisa julgada material. Havendo divergência entre o MP e o Magistrado, este deve aplicar o disposto no art.28, CPP.

98 Art. 28. Se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

99 O desarquivamento é promovido pelo Órgão Ministerial.

100 TIPOS DE ARQUIVAMENTO Arquivamento Implícito: Decorre de uma omissão do Parquet, que passa despercebida pelo Julgador a quo. Arquivamento Indireto: o MP entende que o Juiz é incompetente e deixa de oferecer a inicial acusatória, requerendo a remessa dos autos ao Juiz Competente.

101 Arquivamento originário: Quando decorre do Procurador Geral Arquivamento provisório: Ausência de alguma condição de procedibilidade

102 Crime de Ação Penal Privada: Aguardar manifestação do ofendido através de seu advogado.

103 CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES Públicas: Incondicionadas e ou condicionadas (art.129, I, CR/88 e art.100, 1º, CP); Privadas: Principais (ou exclusivas), subsidiárias (art.100, 3º, CP) e privadas personalíssimas.

104 AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA Consiste na ação, cujo titular para sua propositura é o Ministério Público. É a regra do nosso ordenamento jurídico. O MP é como se fosse o acusador oficial em nosso país.

105 Com o advento da Carta Magna de 1988, foi revogado do nosso ordenamento jurídico o processo judicialiforme, que era aquele processo iniciado através do auto de prisão em flagrante ou portaria proveniente da autoridade policial ou judiciária.

106 O processo judicialiforme é também chamado pela doutrina de processoexofficio.

107 PRINCÍPIOS INFORMADORES Da obrigatoriedade: presentes os requisitos legais, o MP tem que promover a ação penal. OBS: Transação Penal (art.76 da Lei 9.099/95) Da indisponibilidade: Não pode o Parquet dispor da ação penal (art.42 e art.576, ambos do CPP)

108 OBS: Mitigação: art.89 da Lei 9.099/95. Da oficialidade: Órgão Oficial Da autoritariedade: Autoridade Pública Da oficiosidade: atuação ex officio

109 Da Indivisibilidade: Todos os envolvidos no ilícito devem ser denunciados. OBS: Divisibilidade: RESP Da intranscendência ou da pessoalidade: Somente a quem se imputa a prática de um crime pode se ver processado.

110 A inicial acusatória recebe a denominação de DENÚNCIA, e tem que ser oferecida nos termos do art.41 do CPP.

111 Art. 41.A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas

112 AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA Seu titular é o Ministério Público, todavia, para este agir depende da manifestação da vítima (ofendido), externando sua vontade de que o suposto autor da infração se veja processado.

113 A manifestação da vítima se dá por meio da REPRESENTAÇÃO. A permissão pode se dar também por meio da requisição do Ministro da Justiça. A representação é uma condição de procedibilidade.

114 A representação tem como destinatários a autoridade policial, o Ministério Público ou Juiz de Direito. Ausência de rigor formal. Queixa-crime ser utilizada como representação.possibilidade

115 Em regra o prazo para o oferecimento da representação é de 6 meses, contados da data do conhecimento da autoria. O dia do conhecimento já é computado. Prazo decadencial, isto é, não se prorroga.

116 AÇÃO PENAL PÚBLICA CONDICIONADA A representação não exige rigor formal. Prazo e sua contagem: Inicia-se no dia em que o ofendido toma conhecimento de quem seja o autor da infração. O primeiro dia já é computado. Regra do art.10 do CP.

117 Art. 10 -O dia do começo incluise no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. (CP)

118 A Lei 9.099/95, preestabelece que a representação será oferecida oralmente, em audiência preliminar, caso reste frustrada a composição civil dos danos. (art.75) Menor representado: Menor de 18 anos, a representação será feita pelo seu representante legal.

119 Foi revogado tacitamente o art.34 do CPP. Menor emancipado: Não pode representar. Ou nomeia-se um curador especial ou aguarda até que complete a maioridade. Só com a maioridade começaria a fluir o prazo decadencial.

120 Maior de 18 anos: somente o ofendido/vítima pode representar. Sucessão processual: CADI (Cônjuge ou Companheira; Ascendente;Descendente;irmão). Ordem preferencial e taxativa.

121 Não possuindo o ofendido representante legal, ou se tratando de pessoas mentalmente enfermas, pode ser nomeado aos mesmo um curador especial. (art.33, CPP)

122 A pessoa jurídica, sendo vítima de um crime de ação penal pública condicionada, poderá exercer o direito de representação através de seu representantes legais indicados no contrato social ou estatuto, ou por seus sócios-administradores (art.37, CPP)

123 A mulher não precisa de consentimento do marido para representar (art.35, CPP - REVOGADO) Ausência de vinculação do MinistérioPúblico Eficáciaobjetiva: Contra todos.

124 Retratação: Feita a representação, o ofendido ou seu representante legal podem retratar-se e retratar novamente, quantas vezes quiserem, até o oferecimento da denúncia. (art.25, CPP c/c art.102, CP)

125 Lei Maria da Penha (Lei /06): a retratação só pode ocorrer em juízo e pode ser realizada até o recebimento da denúncia.

126 REQUISIÇÃO MINISTRO DA JUSTIÇA Ato de conveniência política. EX: Crimes praticados por estrangeiros contra brasileiros no exterior. Destinatário: Procurador Geral. Retratação: Não se admite. Ausência de previsão legal. ArequisiçãonãovinculaoMP

127 Eficácia Objetiva: Pode o MP denunciar todos.

128 AÇÃO PENAL PRIVADA Intimidade e vida privada da vítima. Querelante (vítima) Querelado (réu) Queixa-crime Titularidade: Ofendido. Falecendo, CADI.

129 PRINCÍPIOS Princípio da oportunidade ou conveniência: pode optar pela inércia. Decadência: 06 meses. Ocorrendo, opera-se a extinção da punibilidade, com fulcro no art.107, IV, do CP).Regradoart.10doCP.

130 Inquérito Policial não concluído. Renúncia: Ato de incompatibilidade com o direito de processar o infrator. A renúncia tácita pode ser comprovada por todos os meios de prova. A renúncia é pré-processual e irretratável. (art.107, V, CP)

131 Renúncia feita a um dos infratores se estende a todos. (art.49, CPP) Princípio da Disponibilidade: iniciada a ação, o querelante pode desistir da ação. Perdão da vítima: Bilateralidade. Perdão Tácito

132 Oferecido a um dos infratores, todos serão agraciados. Extinção da Punibilidade: Art.107, V, CP Recusa para provar sua inocência. Pode ser oferecido até o trânsito em Julgado da Sentença Final (art.106, 2º, CP)

133 PEREMPÇÃO: art.60 do CPP Só é cabível na ação penal privada. Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerarse-á perempta a ação penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos; II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, não comparecer em juízo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber fazê-lo, ressalvado o disposto no art. 36; III - quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenação nas alegações finais; IV - quando, sendo o querelante pessoa jurídica, esta se extinguir sem deixar sucessor.

134 Princípio da Indivisibilidade: Ou processa todos ou não processa ninguém. Omissão Voluntária e Involuntária Princípio da pessoalidade ou Intranscendência

135 Art.20. CPP A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

136 LEI 8.906/94 (EOAB) Art. 7º São direitos do advogado: [...] XIV - examinar em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos;

137 SÚMULA VINCULANTE Nº. 14 STF É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

138 Súmula Vinculante nº. 14 STF É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

Princípios: 1 Obrigatoriedade Art. 5 o Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado: 2 Indisponibilidade Art. 17. A autoridade policial não poderá mandar arquivar autos de inquérito. 3

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR

INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR INQUÉRITO POLICIAL E SISTEMAS DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR Noções preliminares Polícia: Art. 144 - A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Princípios que Regem o Processo Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 007 III. Inquérito Policial... 009 IV. Processo e Procedimento... 015 V.

Leia mais

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características:

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características: AÇÃO PENAL Noções preliminares e conceito Características: 1 Condições para o exercício da ação penal 1.1 Condições genéricas a) Possibilidade jurídica do pedido Art. 395. A denúncia ou queixa será rejeitada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I. Fontes e Princípios Aplicáveis ao Direito Processual Penal... 002 II. Lei Processual Penal e Sistemas do Processo Penal... 005 III. Inquérito Policial... 006 IV. Processo e

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Direito Processual Penal p/ CLDF (Agente de Polícia Legislativa) - Pós-Edital Professor: Gilberto Breder I P APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO ANÁLISE ESTATÍSTICA ANÁLISE

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º ao 23 do CPP o inquérito policial é um procedimento administrativo, inquisitório e preparatório e consiste em um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P

Tratado nos artigos a a do d o CP C. P AÇÃO PENAL Tratado nos artigos 100 a 106 do CP. Conceito: Direito de exigir do Estado a aplicação da norma penal ao infrator. É o ius puniendi do Estado. CLASSIFICAÇÃO Conhecimento Cautelar Execução Art.

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial

Direito. Processual Penal. Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial Inquérito Policial Conceito / Finalidades a) Art. 4º do CPP das infrações penais Apuração da autoria b) Art.2º, 1º,Lei 12.830/13 das circunstâncias Apuração

Leia mais

Professor Wisley Aula 07

Professor Wisley Aula 07 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA 1. INTRODUÇÃO Querelante: autor Querelado: réu Queixa-crime:

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Inquérito Policial Professor Joeberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL TÍTULO II Do Inquérito Policial Art. 4º A polícia judiciária

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 04/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 10.2.5. Características - Procedimento escrito: não se permite uma investigação verbal. Todas

Leia mais

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA

CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA CURSO TROPA DE ELITE PREPARAÇÃO PARA A GUERRA POLÍCIA FEDERAL 2012 AGENTE/ESCRIVÃO PROF. EMERSON CASTELO BRANCO DISCIPLINA: PROCESSO PENAL 1. INQUÉRITO POLICIAL PARTE 1 1. 1. Noções iniciais - A partir

Leia mais

Professor Wisley Aula 04

Professor Wisley Aula 04 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 1. INDICIAMENTO É atribuir a alguém a autoria de determinada infração penal na fase

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM 1ª QUESTÃO José Augusto foi preso em flagrante delito pela suposta prática do crime de receptação (Art. 180 do Código Penal pena: 01 a 04 anos de reclusão

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial PERSECUÇÃO PENAL Fases: Investigativa; Ação Penal; PRIMEIRA FASE DA PERSECUÇÃO PENAL INQUÉRITO POLICIAL INQUÉRITO POLICIAL Conceito Natureza Jurídica Finalidade

Leia mais

Professor Wisley Aula 06

Professor Wisley Aula 06 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PÚBLICA 1. PRINCÍPIOS a) PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE: presente

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial

Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Professor Sandro Caldeira Inquérito Policial Inquérito Policial Histórico Origem: Surgiu em Roma Inquérito Policial Histórico O nome que é utilizado hoje veio com o Decreto 4.824, de 28 de novembro de

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 15 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. INTRODUÇÃO E BREVE RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA FUNÇÃO E DA CARREIRA...19 2. FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL

Leia mais

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 2: Inquérito Policial. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 2: Inquérito Policial 1. Conceito É o procedimento investigatório instaurado em razão da prática de uma infração penal, composto de uma série de diligências, e que tem como objetivo obter elementos

Leia mais

ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL

ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL Ação Penal ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL 1) PÚBLICA a) Incondicionada b) Condicionada 2) PRIVADA a) Exclusivamente Privada; b) Subsidiária da Pública c) Personalíssima AÇÃO PENAL PÚBLICA Ação Penal Pública Incondicionada

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 20. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 20. A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO: Um procedimento administrativo que tem por finalidade o levantamento de informações a fim de servir de base à ação penal ou às providências cautelares. Persecução penal: É

Leia mais

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini

Noções de Processo Penal Inquérito Policial. Professor Daniel Sini Noções de Processo Penal Inquérito Policial Professor Daniel Sini 1. Conceito: 2. Características: Peça administrativa; Escrito (art. 9, CPP); Sigiloso (art. 20, caput, CPP) Oficiosidade ou obrigatoriedade

Leia mais

Professor Wisley Aula 05

Professor Wisley Aula 05 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL 1. CONCEITO É o direito público subjetivo de provocar o Estado-Juiz a

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

MARATONA EOAB XXVII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto INQUÉRITO POLICIAL Características ESCRITO INQUISITIVO SIGILOSO DISPENSÁVEL DISCRICIONÁRIO INDISPONÍVEL OFICIAL OFICIOSO AUTORITARIEDADE INQUÉRITO

Leia mais

SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL

SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL SÉRGIO MELO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1) Delegado de Polícia-PC/GO-CESPE-2017 O Código de Processo Penal prevê a requisição, às empresas prestadoras de serviço de telecomunicações, de disponibilização imediata

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL CAPÍTULO II - INQUÉRITO POLICIAL... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO I - FUNÇÃO E CARREIRA DO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira...19 2. Fundamento constitucional

Leia mais

Processo Penal. Ação Penal Pública. Ação Penal Privada. conveniência / oportunidade. obrigatoriedade. disponibilidade mitigada.

Processo Penal. Ação Penal Pública. Ação Penal Privada. conveniência / oportunidade. obrigatoriedade. disponibilidade mitigada. Processo Pública x Privada obrigatoriedade indisponibilidade conveniência / oportunidade disponibilidade mitigada mitigada Art. 76 da Lei 9.099/95 Transação Art. 89 da Lei 9.099/95 Sursis Pública x Privada

Leia mais

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase

Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Penal CERT Promotor de Justiça 6ª fase Período 2010-2016 1) CESPE Promotor de Justiça - MPE/TO - 2012 Jair, dirigindo de maneira imprudente, causou a

Leia mais

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese

PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese PRINCÍPIOS INFORMADORES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIO = começo; ideia-síntese os princípios da política processual de uma nação não são outra coisa senão os segmentos de sua política (ética) estatal

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) sequência de atos - Instauração O início do inquérito se dará quando chegar à autoridade policial a notitia criminis sequência de atos - Instauração A notitia

Leia mais

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II:

Aula 04. Isolar o local do crime. Inciso II: Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 04 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Beatriz Moreira Leite Aina Aula 04 INQUÉRITO POLICIAL: Instaurado

Leia mais

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL

]âü áw ûé x T ûé cxçtä MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL MARQUE CERTO ( C ) OU ERRADO ( E ) PARA AS QUESTÕES DE JURISDIÇÃO E AÇÃO PENAL 1 - (CESPE/Agente Penitenciário/1998) Embora a função jurisdicional seja função precípua do Poder Judiciário, não pode o juiz,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

Aula 3: Ação Penal. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Aula 3: Ação Penal. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Aula 3: Ação Penal Incondicionada Ação Penal Pública Condicionada Exclusiva À representação À requisição do MJ Privada Personalíssima Subsidiária da pública 4.1 Ação Penal Pública 4.1.2 Ação Penal Pública

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL

APROVA CONCURSOS. Prof. Wisley. PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador. Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL APROVA CONCURSOS Prof. Wisley PC SP Polícia Civil do Estado de São Paulo/Investigador Aulas 01 e 02 Direito Processual Penal INQUÉRITO POLICIAL 1. CONCEITO É o procedimento administrativo inquisitivo e

Leia mais

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior

MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior MPU Processo Penal Investigação Criminal Armando Júnior 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. INVESTIGAÇÃO CRIMINAL #1) INTRODUÇÃO à Jus puniendi à Persecução penal

Leia mais

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 08 Ação penal privada Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

Leia mais

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28

SUMÁRIO. Manuais das Carreiras-Brene-Lepore-Manual Delegado Policia Civil-4ed.indb 9 23/05/ :52:28 SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 abrangência da expressão autoridade policial... 20 3. Lei de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL...

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL... Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL... 27 1. CONCEITO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL... 27 2. FINALIDADE DO DIREITO PROCESSUAL PENAL... 29 3. CARACTERÍSTICAS E POSIÇÃO ENCICLOPÉDICA DO DIREITO

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial sequência de atos Deverá a autoridade policial : I dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado

Leia mais

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ

SUMÁRIO A ǧ.! A A ǧ SUMÁRIO... 19 1. Introdução e breve reconstrução histórica da função e da carreira... 19 2. Fundamento constitucional da carreira... 20 2.1 Abrangência da expressão Autoridade Policial... 20 3. Lei de

Leia mais

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante

IUS RESUMOS. Inquérito Policial Parte II. Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante Inquérito Policial Parte II Organizado por: Max Danizio Santos Cavalcante SUMÁRIO I INQUÉRITO PÓLICIAL PARTE II... 3 1. Destino do Inquérito Policial... 3 2. Novas diligências requeridas pelo Ministério

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA * Vita Solange Juvêncio ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho * Resumo A ação penal pública incondicionada é caracterizada quando seu exercício não depende de manifestação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Ação Penal Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Indisponibilidade O princípio da indisponibilidade, decorrência da obrigatoriedade, informa que uma vez instaurada a ação penal

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CLASSIFICAÇÃO - Quanto ao titular; A ação penal pública é condicionada sempre que houver exigência de alguma observância formal à sua

Leia mais

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL

CONCEITO NATUREZA DO INQUÉRITO POLICIAL CONCEITO Inquérito Policial é todo o procedimento policial destinado a reunir elementos necessários à apuração da pratica de uma infração penal. É destinado sempre ao Ministério publico ou diretamente

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO TERMO CIRCUNSTANCIADO TERMO CIRCUNSTANCIADO -Substitui o inquérito policial, é utilizado para crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 3, DE 2012

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 3, DE 2012 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 3, DE 2012 Altera o Código de Processo Penal para prever que as inquirições das testemunhas e dos indiciados no inquérito policial serão gravadas em áudio e vídeo

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido.

a) só poderia ordenar o arquivamento se houvesse requerimento do Ministério Público nesse sentido. O concurso para o Tribunal Regional Federal da 1 região (TRF1) deverá acontecer ainda este ano. Embora não haja previsão para divulgação do edital, a preparação deve ser iniciada o quanto antes. Para auxiliar

Leia mais

Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL

Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL Aulas 01 a 04 CPP INQUÉRITO POLICIAL Arts. 4.º a 23 do CPP. Art. 4º A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração

Leia mais

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROF. Leonardo Galardo DIREITO PROCESSUAL PENAL 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Trata se de procedimento investigatório de caráter

Leia mais

INICIO DA AÇÃO PENAL

INICIO DA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL INICIO DA AÇÃO PENAL OFERECIMENTO DA DENÚNCIA OU QUEIXA ART.24CPPeART.129,I,CF/88 REJEIÇÃO DA DENÚNCIA OU QUEIXA- APLICA-SE AO DIREITO AO CASO CONCRETO, RESPONDENDO AO PLEITO DO INTERESSADO.

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Procedimento Comum e Ordinário Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal PROCEDIMENTO COMUM E ORDINÁRIO LIVRO II Dos Processos em Espécie

Leia mais

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art.

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art. INQUÉRITO POLICIAL - Escrito (art. 9º do CPP) - Feito por órgãos oficiais - Conteúdo informativo, tendo valor probatório relativo - Inquisitivo - Sigiloso (art. 20 do CPP) Súmula Vinculante 14 STF: É direito

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito SUMÁRIO Introdução Capítulo 1 PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO PENAL 1.1 Devido processo legal (due process of law) ou justo processo 1.2 Publicidade dos atos processuais 1.3 Presunção de inocência,

Leia mais

Continuação - aula princípios

Continuação - aula princípios Continuação - aula princípios Isso não significa, entretanto, que as partes podem ser tratadas diferentemente. Justamente com o objetivo de compensar eventuais desigualdades, suprindo o desnível da parte

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DEPARTAMENTO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PENAL I EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE Acadêmico: Rafael Mota Reis EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL...

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL... Sumário Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL... 27 1. CONCEITO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL... 27 2. FINALIDADE DO DIREITO PROCESSUAL PENAL... 29 3. CARACTERÍSTICAS E POSIÇÃO ENCICLOPÉDICA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum ordinário Parte II Prof. Gisela Esposel - 3- Citação do acusado para apresentar a resposta à acusação : - Artigo 396 A do CPP. Na resposta,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL...

INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL... SUMÁRIO Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Agradecimentos... 21 Nota à 4ª edição... 23 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

Professor Wisley Aula 03

Professor Wisley Aula 03 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 8 1. CARACTERÍSTICAS ESCRITO: O inquérito, por determinação legal, deve ser escrito.

Leia mais

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVIII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto CITAÇÕES CITAÇÃO: É o ATO PROCESSUAL utilizado para cientificar o acusado dos termos da denúncia ou queixa e chamá-lo ao processo para responder as

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público.

QUESTÕES. 11 O inquérito pode ser instaurado mediante requisição do Ministério Público. QUESTÕES 1 No inquérito policial em que figure como indiciado um inimigo do delegado de polícia responsável pelas investigações, o Ministério Público oporá exceção de suspeição em relação a esse delegado.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques As infrações eleitorais submetem-se a procedimento detalhado nos arts. 355 a 364 do Código Eleitoral. Embora sejam crimes com diferentes graus de periculosidade, apenados

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Ação Penal TRF CERT 1ª FASE. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Ação Penal TRF CERT 1ª FASE. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Ação Penal TRF CERT 1ª FASE Período: 2010 2016 1) CONSULPLAN - PJ (MPE MG)/MPE MG/2012 Assinale a alternativa CORRETA. Impede o ajuizamento da ação civil para reparação

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Capítulo 2 Processo Penal... 3 Capítulo 3 Ação Penal... 5 3.1. Considerações Gerais...5 3.1.1. Ação penal pública incondicionada...5 3.1.2. Ação penal pública condicionada

Leia mais

PRINCÍPIOS PROCESSUAIS PENAIS SISTEMAS PROC PENAIS e LEI PROC PENAL. Profª. Karem Ferreira Facebook: Karem Ferreira OAB

PRINCÍPIOS PROCESSUAIS PENAIS SISTEMAS PROC PENAIS e LEI PROC PENAL. Profª. Karem Ferreira Facebook: Karem Ferreira OAB PRINCÍPIOS PROCESSUAIS PENAIS SISTEMAS PROC PENAIS e LEI PROC PENAL Profª. Karem Ferreira Facebook: Karem Ferreira OAB Twitter: @Prof_KaFerreira 1. PRINCÍPIOS PROCESSUAIS PENAIS 1.1. Devido Processo Legal

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 6 Prof. Pablo Cruz DOS DOCUMENTOS Apresentação de documentos Art. 378. Os documentos poderão ser apresentados em qualquer fase do processo, salvo

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1. Da Aplicação da Lei Processual Penal, 17

SUMÁRIO. Capítulo 1. Da Aplicação da Lei Processual Penal, 17 SUMÁRIO Capítulo 1. Da Aplicação da Lei Processual Penal, 17 1.1. Aplicação da lei processual penal no espaço, 17 1.2. Lei processual penal no tempo, 20 1.3. Imunidades (aplicação da lei processual quanto

Leia mais

07/09/2012 PROCESSO PENAL I

07/09/2012 PROCESSO PENAL I I 8ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 1 Art.6 docppeart. 7 I - dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA

AÇÃO PENAL. PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL PÚBLICA Ministério Público denúncia PRIVADA 1 Art. 129 da Constituição da República: São funções institucionais do Ministério Público: I promover, privativamente, a ação penal pública,

Leia mais

Direito Processual Penal Inquérito Policial III Valor Probatório, Formas de Instauração, Delatio Criminis, Notitia Criminis

Direito Processual Penal Inquérito Policial III Valor Probatório, Formas de Instauração, Delatio Criminis, Notitia Criminis Direito Processual Penal Inquérito Policial III Valor Probatório, Formas de Instauração, Delatio Criminis, Notitia Criminis Prof. M.Sc. Adriano Barbosa Delegado de Polícia Federal Doutrina referência para

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal.

INQUÉRITO POLICIAL. Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal. DIREITO PENAL INQUÉRITO POLICIAL Todos os testes possuem explicação sobre a resposta correta. 1- Assinale a alternativa CORRETA. a) O inquérito policial é a peça inicial da ação penal. b) O inquérito policial

Leia mais

Prof. Luis Fernando Alves

Prof. Luis Fernando Alves 1 Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 PARTE I - TEORIA 1º PASSO - COMPREENDENDO O PROBLEMA 1. DICAS INICIAIS 3 Compreensão do problema: é a partir dos dados nele contidos que

Leia mais

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL

PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL PERSECUÇÃO PENAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL ACUSAÇÃO CRIMINAL INVESTIGAÇÃO CRIMINAL Polícia judiciária Procedimento inquisitivo Ausência de partes Contraposição de interesses Dupla função FUNÇÕES DA INVESTIGAÇÃO

Leia mais

Direito Processual Penal Inquérito Policial

Direito Processual Penal Inquérito Policial Direito Processual Penal Inquérito Policial O inquérito policial é um procedimento administrativo préprocessual, de caráter facultativo, destinado a apurar infrações penais e sua respectiva autoria. Ainda

Leia mais

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1. Princípio do Devido Processo Legal, 15 1.2. Princípio do Contraditório, 16 1.3. Princípio da Ampla Defesa, 16 1.4. Princípio da Presunção de Inocência,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial indiciamento Indiciamento é a atribuição da prática de uma infração a uma pessoa, no I.P., desde que haja indícios

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL

NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL PENAL NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL Prof.ª Maria Carolina Brassanini Centa http://centaadvocacia.meuescritório.com.br centa.advocacia@onda.com.br PROCESSO CONCEITO: É O ESTUDO DE NORMAS CRIADAS PARA A APLICAÇÃO

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 04/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 1.2. Procedimento dos crimes contra a propriedade imaterial - Os crimes contra a propriedade imaterial

Leia mais