Ensaios na linha de Sintra confirmam o potencial da modernização low-cost do sistema de tração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ensaios na linha de Sintra confirmam o potencial da modernização low-cost do sistema de tração"

Transcrição

1 Tradução do artigo publicado na Railway Gazette (edição de março 2016) Ensaios na linha de Sintra confirmam o potencial da modernização low-cost do sistema de tração O serviço comercial suburbano em Lisboa de uma unidade quadrupla elétrica (UQE) equipada com um conversor modernizado com tecnologia IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor), confirmou o potencial para aumentar a sua fiabilidade e poupar energia por uma fração dos custos da substituição de uma unidade de tração completa. Nick Kingley, Amadora (Legenda: UMEs das séries 2300/2400 da CP com equipamento de tração da Siemens operam as linhas que ligam Sintra às estações do Rossio e do Oriente, em Lisboa) (Subtítulo em caixa: 12,5% - Poupança de energia conseguida pela conversor modernizado a IGBTs relativamente ao conversor a GTOs durante os ensaios em serviço) No dia 27 de Janeiro o compartimento/cofre do equipamento de tração de uma UME Série 2300/2400 utilizada pela CP na linha Lisboa-Sintra foi entregue numa oficina da EMEF na Amadora, nos arredores de Lisboa. O cofre continha um conversor de tração e respetivo equipamento de controlo, mas havia uma prateleira vazia, da qual o operador já tinha retirado os módulos do antigo conversor de tração a tecnologia GTO. Esta é a segunda unidade de tração a entrar em serviço comercial enquanto parte do projeto de modernização Lusogate, destinada a equipar a frota da linha de Sintra com tecnologia de tração IGBT por cerca de um terço do custo de um processo de modernização convencional substituição integral de todo o equipamento. As instalações da Amadora são a sede da EMEF, a empresa de manutenção da operadora nacional CP, mas grande parte do complexo foi a antiga fábrica da extinta Sorefame, que montou material circulante para Portugal e vários outros mercados internacionais até 2005 e onde atualmente funcionam também várias empresas de sectores não ferroviários. As instalações da EMEF acolhem igualmente a Nomad Tech LABFER/NT POWER, um departamento de eletrónica de potência, que faz parte da Nomad Tech, joint venture entre a EMEF e a Nomad Digital; a Nomad Tech também presta serviços de manutenção centrada na fiabilidade e fornece ferramentas de monitorização remota online (NT Maintain) (RG 2.14 p60) e de eficiência energética (NT Eco). No cerne do modelo de negócio da solução NT Power está a modernização dos conversores de tração a GTO (tecnologia obsoleta) por tecnologia IGBT, uma abordagem de baixo custo que irá influenciar o comportamento deste mercado.

2 Isto é inovação disruptiva em ação, insiste Costa Franco, Diretor-Geral da Nomad Tech. A nossa estratégia de negócio é clara. Somos capazes de oferecer aos operadores um retorno imediato do investimento. A Nomad Tech tem vindo a trabalhar na conceção do seu conversor de tração modificado desde 2010, após a CP ter pedido à EMEF que encontrasse uma alternativa mais barata para renovar todo o conjunto de conversores de tração da frota da linha de Sintra. Costa Franco descreve genericamente a forma como o trabalho inicial realizado no conversor modernizado a IGBTs foi levado a cabo pela EMEF em parceria com a CP e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, antes da CP ter escolhido a Classe 2300/2400 de UMEs para ensaiar o equipamento Lusogate. Não mudem tudo Dado que tanto os modernos semicondutores IGBTs se encontram facilmente no mercado da eletrónica, o desafio com que a NT Power se viu confrontada foi de como incorporar a montagem da tecnologia IGBT, minimizando ao mesmo tempo a necessidade de adaptar o software de comando de tração existente no comboio. Na mesma linha de pensamento, a Nomad Tech estava decidida a assegurar que as modificações não provocassem a alteração da compatibilidade eletromagnética ou dos padrões de interferência harmónica para com a catenária e sinalização. Otimizar a metodologia para o projeto de modernização levou tempo passaram-se quase cinco anos desde o início de projeto até que o comboio protótipo entrasse em serviço normal na linha de Sintra. No entanto, Costa Franco insiste que se tratou de tempo bem gasto, já que permitiu à Nomad Tech fazer ensaios extensivos para demonstrar a característica mais marcante desta abordagem: não há necessidade de um processo de homologação extenso, à semelhança de outros projetos nesta área. O processo de homologação vem bastante simplificado, dado a estratégia tecnológica seguida. Normalmente, quando um fabricante de equipamento original (OEM) aborda um operador, propõe a renovação integral do sistema/conversor de tração. Por definição, isto obriga a requerer novamente a certificação do gestor de infraestruturas e da autoridade de segurança competentes, observa Costa Franco. Nós desenvolvemos, pelo contrário, uma opção não intrusiva. O Diretor-Geral da Nomad Tech para o Material Circulante & Engenharia de Manutenção, Nuno Freitas, acrescenta que tivemos de convencer a REFER (atualmente Infraestruturas de Portugal) de que os parâmetros-chave da autorização não tinham mudado. Responderam-nos que nós acreditamos em vocês, mas, mesmo assim, temos de verificar. Aqui o papel da REFER e FEUP foram preponderantes para o sucesso do projeto.

3 Poupança de energia No dia 1 de Março, o primeiro comboio modificado da série 2400 completou um ano de serviço comercial. A UQE de quatro carruagens, alimentada a 25 kv/50 Hz, dispõe de um par de conversores de tração, dos quais um está modernizado com tecnologia IGBT e o outro mantém a anterior tecnologia a GTO. A CP e a REFER solicitaram um ano de operação, que incluísse a operação sobre o calor do Verão e também para lhes garantir a possibilidade de fazerem uma comparação significativa entre os dois conversores de tração montados num único comboio, explica Nuno Freitas. Os ensaios em serviço já estão a gerar benefícios tangíveis, nomeadamente uma poupança de 12,5% de energia da unidade de tração a IGBTs relativamente à unidade a GTO, em condições idênticas de exploração. A Nomad Tech conseguiu igualmente instalar um sistema/equipamento de diagnóstico remoto em tempo real enquanto parte do projeto de modernização, o que significa que o sistema de tração pôde ser levado para um regime de manutenção sob condições. Dado que o equipamento de controlo não foi alterado, a unidade IGBTs está a funcionar na mesma gama de frequências que a unidade a GTOs. Nuno Freitas admite que isto significa que não está a ser utilizada a capacidade total da tecnologia IGBT, pelo que significará que o tempo de vida da unidade de tração pode ser substancialmente alargado, visto que o conversor a IGBTs é também mais leve e menos complexo em termos elétricos do que o conversor a GTO. Costa Franco acredita que, para além de proporcionar a possibilidade de modernizar uma frota por cerca de um terço do custo frequentemente praticado pelos fabricantes de equipamentos originais, a Nomad Tech pode oferecer um retorno imediato do investimento, já que permite ao operador ficar imediatamente com um conjunto de módulos (subequipamentos) GTOs de reserva, reduzindo-se assim os custos de manutenção e os tempos de imobilização dos veículos ainda não modernizados. Não há concorrência no mercado dos OEMs, daí não haver pressão sobre os preços, acrescenta. Os grandes fornecedores gostam de preparar o terreno para uma renovação intercalar aumentando o preço dos componentes inclusive dos obsoletos e insistindo que o operador tem de adquirir conversores inteiramente novos. A Nomad Tech acredita que os ensaios da linha de Sintra demonstraram cabalmente que existe uma opção substancialmente mais barata e mais rápida. A joint venture pretende agora otimizar o procedimento para que futuras modernizações não levem mais do que seis meses desde a conceção até à entrada em serviço comercial. O futuro apontará para a utilização de uma abordagem plug-andplay (ligar-e-usar), ou seja a instalação do novo conversor será feita durante os períodos de manutenção de rotina dos veículos.

4 Foi uma aprendizagem difícil até chegarmos aqui, admite Costa Franco. Mas, no futuro, deverá levar menos de um ano para chegar da conceção até ao serviço comercial. E o mercado é potencialmente enorme uma oportunidade que se avizinha e que a joint venture está a estudar é o concurso para a modernização dos conversores de tração de 475 locomotivas com unidades de tração IGBT em que o operador já estipulou que quaisquer trabalhos de modernização não deverão implicar a re-homologação das locomotivas. (Legendas: À direita: Nas instalações principais da EMEF, a Nomad Tech criou um banco de ensaios a partir de componentes já existentes. Um motor de tração universal é alimentado por um inversor de fase única para replicar as condições de controlo às quais os módulos de tração estão submetidos. À direita, em baixo: Técnicos trabalham nos produtos Lusogate no laboratório da Nomad Tech na Amadora. Em baixo: Um segundo módulo de energia Lusogate IGBT está a ser montado na UQE de ensaio no final de Fevereiro de 2015; A Nomad Tech diz que o atual sistema de comando de tração é fiável e pode ser mantido. (Caixa segunda página) REDUÇÃO DE CUSTOS Duas fases da poupança de energia A joint venture Nomad Tech tem também vindo a explorar técnicas de poupança de energia em linhas eletrificadas da CP a norte do Porto. Tal como com os métodos de telemanutenção e diagnóstico remoto desenvolvidos com significativa intervenção do pessoal das oficinas, a Nomad Tech revela ter posto os maquinistas da CP na primeira linha da sua iniciativa de poupança de energia. A EMEF começou a estudar formas de reduzir os custos de energia da CP em 2009, no auge da crise financeira que o país atravessou. Desde então, a EMEF e, mais recentemente, a Nomad Tech desenvolveram uma metodologia em duas fases centrada em influenciar o comportamento dos maquinistas, e não na imposição de novas tecnologias. Um terço do consumo de energia de um comboio é causado pelos sistemas auxiliares, explica Hélder Ribeiro, responsável pelo Departamento de Engenharia de Software & Eletrónica de Potência da Nomad Tech. A primeira fase do nosso trabalho com a CP concentrou-se em sensibilizar os maquinistas a implementarem certos procedimentos no seu dia de trabalho, por exemplo ativar o modo de baixo consumo de energia nos comboios durante o seu parqueamento entre serviços e durante a noite. Outras questões tratadas passam pela utilização de iluminação e ar condicionado durante as operações de limpeza dos comboios.

5 Mostrámos o impacto de manter o equipamento de climatização a funcionar em todos os veículos de um comboio enquanto o mesmo está a ser limpo por uma única pessoa. Isto não é eficiência energética. A utilização de dados reais do equipamento embarcado de aquisição e diagnóstico da Nomad Tech significa que o impacto das diferentes ações do maquinista pode ser otimizado e utilizado em sessões de formação; Hélder Ribeiro observa que a CP registou poupanças de energia de 9,3% em ambiente real. A primeira fase da política da NT Eco está atualmente a ser utilizada diariamente pela CP no seu Depósito de Tração de São Bento; a segunda fase tem vindo a ser desenvolvida desde Trata-se de um sistema de apoio à condução (DAS), explica Hélder Ribeiro, mas um DAS centrado na componente humana. A Nomad Tech desenvolveu inicialmente uma ferramenta estática, em vez de um DAS dinâmico ou ligado, que o maquinista gere através de um tablet portátil, em vez de um dispositivo montado na cabina. Os perfis de velocidade e tração utilizados para apoiar o maquinista baseiam-se no horário do serviço comercial, mas contamos com uma considerável ajuda da equipa de Tração para finalizar a aplicação. Cerca de metade da interface surgiu de sugestões dos próprios maquinistas, diz Hélder Ribeiro. Além disso, a CP solicitou funcionalidades adicionais, tais como maior informação de localização para auxiliar os maquinistas quando encontram situações de nevoeiro, ocorrência que é comum na região do Porto. Os maquinistas podem também intervir para repor o funcionamento do DAS aquando da ocorrência de fatores externos, por exemplo para refletir paragens não previstas. O equipamento embarcado da Nomad Tech regista informações como a velocidade atual, a tração solicitada e os dados de travagem regenerativa, bem como os consumos de energia, que são depois utilizados na formação dos maquinistas. A Nomad Tech crê que a segunda fase poderá gerar poupanças de energia da ordem dos 7 a 15%, como se pôde verificar através dos serviços realizados ao longo de quatro meses com quatro UMEs no Verão de Idealmente, estamos a prever um retorno muito rápido do investimento, afirma Costa Franco, o Diretor-geral da Nomad Tech, que reitera que as ferramentas NT Eco foram desenvolvidas de baixo para cima, trabalhando com os próprios maquinistas, e revela que poderá haver colaboradores da CP a acompanhar a Nomad Tech quando esta fizer a demonstração do produto a potenciais clientes.

Nomad Tech. onde a Manutenção se cruza com a Inovação EMEF. Atualizado Mar/2016

Nomad Tech. onde a Manutenção se cruza com a Inovação EMEF. Atualizado Mar/2016 Nomad Tech onde a Manutenção se cruza com a Inovação Atualizado Mar/2016 Joint Venture Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, S.A. 2 Os desafios dos nossos Clientes Como aumentar a disponibilidade

Leia mais

Inovação e Tecnologia associadas à Otimização do Ciclo de Vida do Material Circulante Ferroviário

Inovação e Tecnologia associadas à Otimização do Ciclo de Vida do Material Circulante Ferroviário Inovação e Tecnologia associadas à Otimização do Ciclo de Vida do Material Circulante Ferroviário Nomad Tech (Div. Power Electronics) / Luís Sequeira Nomad Tech onde a Manutenção se cruza com a Inovação

Leia mais

Série

Série Série 5600 1 http://www.trainlogistic.com A Série 5600, mais conhecida como Eurosprinter ou Siemens, é um tipo de locomotiva elétrica ao serviço das operadoras Comboios de Portugal e CP Carga. Esta Série

Leia mais

INVERT UIM UNIDADE INVERSORA DE MOTORES

INVERT UIM UNIDADE INVERSORA DE MOTORES INVERT UIM UNIDADE INVERSORA DE MOTORES Mod.: IF3FCC60010A Corrente: 20A O equipamento INVERT da TRACEL é um inversor eletrônico de energia que converte tensões de corrente contínua em corrente alternada

Leia mais

Corrosão e Proteção de Materiais no Sector Ferroviário 2 QUEM SOMOS?

Corrosão e Proteção de Materiais no Sector Ferroviário 2 QUEM SOMOS? 26 DE ABRIL DE 2017 Corrosão e Proteção de Materiais no Sector Ferroviário 2 01 QUEM SOMOS? Somos uma Empresa do Grupo COMSA CORPORACIÓN, fazendo este ano 125 anos, dedicada à prestação de serviços de

Leia mais

Projeto intrain Portugueses desenvolvem interior de comboio suburbano

Projeto intrain Portugueses desenvolvem interior de comboio suburbano 8/11/2015 Projeto intrain Portugueses desenvolvem interior de comboio suburbano O projeto intrain, desenvolvido por um consórcio de empresas portuguesas, concebeu o interior de um comboio suburbano, o

Leia mais

Elaboração de EMM portáteis para medição da geometria de Catenária

Elaboração de EMM portáteis para medição da geometria de Catenária Elaboração de EMM portáteis para medição da geometria de Catenária A unidade de Inspeção e Diagnóstico de Vias - Via e Catenária (AM-IVC) desenvolveu um estudo para conceção interna de um equipamento de

Leia mais

Índice. Introdução. Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores)

Índice. Introdução. Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores) i Índice Introdução Capítulo 1 - Estudo dos componentes empregados em eletrônica de potência (Diodos, Tiristores e Transistores) Capítulo 2 Retificadores a diodo Capítulo 3 Retificadores a Tiristor Capítulo

Leia mais

CP poderá poupar cinco milhões com condução económica

CP poderá poupar cinco milhões com condução económica 6/16/2016 CP poderá poupar cinco milhões com condução económica Tese de Mestrado em Planeamento e Operação de Transportes no IST desenvolve protótipo de sistema de apoio à condução ferroviária que, dando

Leia mais

Capítulo 4 Documento Rascunho Eurico Ferreira S.A. 25 de Junho de António Luís Passos de Sousa Vieira

Capítulo 4 Documento Rascunho Eurico Ferreira S.A. 25 de Junho de António Luís Passos de Sousa Vieira Capítulo 4 Documento Rascunho Eurico Ferreira S.A. 25 de Junho de 2012 António Luís Passos de Sousa Vieira 070503362 ee07362@fe.up.pt Capítulo 4 Inversores DC/AC O transporte de energia, em corrente alternada,

Leia mais

Série

Série Série 3150 1 http://www.trainlogistic.com A série 3150 é um tipo de automotora ao serviço da empresa pública que gere o transporte ferroviário em Portugal - CP (Comboios de Portugal). Características de

Leia mais

Automotoras UME 3400 CP Janeiro de 2003

Automotoras UME 3400 CP Janeiro de 2003 Comboios em Portugal (fotografia e história) Automotoras UME 3400 CP Janeiro de 2003 http://combport.pt.to Texto: João Pedro Joaquim Fotos: João Pedro Joaquim e Tiago Henriques As automotoras UME da série

Leia mais

Regeneração de Energia & Otimização de Custos

Regeneração de Energia & Otimização de Custos Regeneração de Energia & Otimização de Custos Cristiano L. Saito 27/11/2015 1 2 Alstom HESOP HESOP 27/11/2015 P 2 Alstom Oferta integrada para sistemas metro-ferroviários Gama Completa => Material Rodante

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS Missão POWER UP ÍNDICE ENQUADRAMENTO 3 CONTEXTO 3 IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS 4 DESCRIÇÃO 4 ESTRUTURA DO PROJETO 5 RESULTADOS ATINGIDOS 6 CONCLUSÕES 6 REFERÊNCIAS

Leia mais

App store da Siemens para a indústria MindSphere com novos parceiros, novas aplicações e conectividade alargada

App store da Siemens para a indústria MindSphere com novos parceiros, novas aplicações e conectividade alargada Imprensa Lisboa, 24 de abril de 2017 App store da Siemens para a indústria MindSphere com novos parceiros, novas aplicações e conectividade alargada Conectividade alargada facilita a ligação a equipamentos

Leia mais

ELEVADOR GEN2 FLEX+ Uma solução mais flexível

ELEVADOR GEN2 FLEX+ Uma solução mais flexível ELEVADOR GEN2 FLEX+ Uma solução mais flexível INOVAÇÃO O mesmo espaço, maior capacidade O Gen2 Flex+ é o elevador ideal para qualquer projeto, tanto para construção de raiz como em edifícios reabilitados,

Leia mais

Relatório Anual de Aplicação do Sistema de Gestão de Segurança

Relatório Anual de Aplicação do Sistema de Gestão de Segurança Relatório Anual de Aplicação do Sistema de Gestão de Segurança Guia de implementação 2015.11.17 Controlo do Documento Elaborado por: Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Avenida das Forças Armadas,

Leia mais

Mário Fernandes de Carvalho / CLIMA PORTUGAL

Mário Fernandes de Carvalho / CLIMA PORTUGAL Apresentação Objetivo Numa cozinha profissional os sistemas de ventilação são os responsáveis por uma parte importante dos seus consumos energéticos. Esta apresentação visa analisar algumas possibilidades

Leia mais

Eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença

Eletrificação da Linha do Minho, entre Nine e Valença REUNIÃO COM O EIXO ATLÂNTICO António Laranjo Presidente do Conselho de Administração Lisboa, 22 de setembro de 2016 ÍNDICE Valença Valença 01 OBJETIVOS 02 PLANEAMENTO E INVESTMENTO GLOBAL 03 PROGRAMAÇÃO

Leia mais

9ª Semana de Tecnologia Metroviária - Fórum Técnico

9ª Semana de Tecnologia Metroviária - Fórum Técnico 9ª Semana de Tecnologia Metroviária - Fórum Técnico Acções para a Expansão do Sistema de Transporte Metro-Ferroviário SEMALY Assistência Técnica ao Metro de Nova Iorque em Sistema de CBTC Interoperabilidade

Leia mais

António Fernandes 1. Secção Regional Norte

António Fernandes 1. Secção Regional Norte Secção Regional Norte António Fernandes 1 21.NOV.2018 EMAF - EXPONOR DL 103/2008 transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva 2006/42/CE (diretiva máquinas nova abordagem) Aplicável a: a) Máquinas;

Leia mais

UPS. Sys 33 UPS TRIFÁSICA INFINITE POWER. de 10 kva a 300 kva. Aplicações para Missões Críticas

UPS. Sys 33 UPS TRIFÁSICA INFINITE POWER. de 10 kva a 300 kva. Aplicações para Missões Críticas INFINITE POWER Aplicações para Missões Críticas UPS UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO ININTERRUPTA Sys 33 UPS TRIFÁSICA de Desenho Retificador IGBT Dupla Conversão Tensão e Frequência Independentes (VFI) Energia

Leia mais

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA (3)

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA (3) 24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 5º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA (3) PROCESSO DE MANUTENÇÃO DOS NOVOS MOTORES DE TRAÇÃO AC NAS FROTAS DO METRÔ DE SP INTRODUÇÃO

Leia mais

Caso de êxito CIRCUTOR. Projeto chave na mão da CIRCUTOR: Instalação de painel solar para autoconsumo 97,2 kwp em Vilamalla (Girona).

Caso de êxito CIRCUTOR. Projeto chave na mão da CIRCUTOR: Instalação de painel solar para autoconsumo 97,2 kwp em Vilamalla (Girona). Caso de êxito - CIRCUTOR.pt 1 Caso de êxito CIRCUTOR Projeto chave na mão da CIRCUTOR: Instalação de painel solar para autoconsumo 97,2 kwp em Vilamalla (Girona). Uma instalação sem excedentes, a funcionar

Leia mais

Monitore cada Watt do seu Sistema FV

Monitore cada Watt do seu Sistema FV Sistema de Monitoramento Monitore cada Watt do seu Sistema FV A Solução perfeita para a gestão de dados e informações relacionadas ao consumo e à produção de energia elétrica, a partir de sistemas fotovoltaicos.

Leia mais

Análise - Western Digital RED NAS

Análise - Western Digital RED NAS Análise - Western Digital RED NAS Date : 6 de Setembro de 2012 Nos dias de hoje só se ouve falar no conceito de CLOUD. Este hype que se tem vindo a sentir tem levado a que um certo segmento de mercado

Leia mais

Rígidos de gas IG 31 (01/13)

Rígidos de gas IG 31 (01/13) IG 31 (01/13) Fecha de emisión: 23 de septiembre de 2013 Rígidos de gas Atualmente os clientes exigem cada vez mais, soluções de transporte ecológicas, com o mínimo nível de emissões possível, por forma

Leia mais

A etiqueta energética e o impacte no mercado de aquecimento. Seminário Etiqueta energética de aquecimento impacte no sector

A etiqueta energética e o impacte no mercado de aquecimento. Seminário Etiqueta energética de aquecimento impacte no sector A etiqueta energética e o impacte no mercado de aquecimento A AFIQ é uma associação das empresas que operam no mercado português dos aparelhos de combustão como fabricantes e/ou importadores. Os seus associados

Leia mais

UPS. Sys 33 PLUS UPS TRIFÁSICA INFINITE POWER. de 50 kva a 500 kva. Aplicações para Missões Críticas

UPS. Sys 33 PLUS UPS TRIFÁSICA INFINITE POWER. de 50 kva a 500 kva. Aplicações para Missões Críticas INFINITE POWER Aplicações para Missões Críticas UPS UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO ININTERRUPTA Sys 33 PLUS UPS TRIFÁSICA de Desenho Retificador IGBT Dupla Conversão Tensão e Frequência Independentes (VFI) Energia

Leia mais

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC)

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) Caracterização do PPEC Objetivos e promotores elegíveis O que é o PPEC O PPEC é estabelecido pela ERSE no Regulamento Tarifário do

Leia mais

Plano de Atividades e Orçamento 2017

Plano de Atividades e Orçamento 2017 Plano de Atividades e Orçamento 2017 PARAR O DECLÍNIO PROMOVER A RECUPERAÇÃO Maio 2017 mais mobilidade, melhor cidade Evolução da procura (2011-2016) e previsão (2017-2019) em milhares de passageiros Perdemos

Leia mais

Alberto Castanho Ribeiro Diretor Geral da EMEF Crescer nos mercados internacionais

Alberto Castanho Ribeiro Diretor Geral da EMEF Crescer nos mercados internacionais 6/25/2014 Alberto Castanho Ribeiro Diretor Geral da EMEF Crescer nos mercados internacionais A EMEF quer apostar em novos mercados e pretende assumir-se como um importante player a nível internacional

Leia mais

Ganhe eficiência nas soluções de energia.

Ganhe eficiência nas soluções de energia. CRIE VANTAGENS: Ganhe eficiência nas soluções de energia. ON SUN! ENERGY SOLUTIONS. Invista em soluções pensadas, testadas, certificadas e asseguradas por especialistas. _Quem Somos? Com presença nacional

Leia mais

Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade.

Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade. Soluções tecnológicas e inovadoras para o aumento de produtividade a Aucavili Inovação, confiança, qualidade, agilidade e rentabilidade A Aucavili atua nas áreas de automação e controle, elaborando e executando

Leia mais

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE A GAMA DE PEÇAS DE ORIGEM

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE A GAMA DE PEÇAS DE ORIGEM MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE A GAMA DE PEÇAS DE ORIGEM A PEUGEOT ACONSELHA Ao optar pelas Peças de Origem PEUGEOT para a manutenção do seu veículo : Conservará as suas qualidades de conforto,

Leia mais

CONVERT UCC UNIDADE CONVERSORA CONTÍNUA

CONVERT UCC UNIDADE CONVERSORA CONTÍNUA CONVERT UCC UNIDADE CONVERSORA CONTÍNUA Mod.: CACC600245K Corrente de saída: 150A O equipamento CONVERT da TRACEL tem como objetivo converter tensões de corrente contínua, fornecendo energia estabilizada

Leia mais

CARGA UNITÁRIA A VARESE FORNECE UMA COMPLETA GAMA DE SISTEMAS

CARGA UNITÁRIA A VARESE FORNECE UMA COMPLETA GAMA DE SISTEMAS TRANSELEVADORES A VARESE FORNECE UMA COMPLETA GAMA DE SISTEMAS Um sistema de armazenamento de materiais é uma combinação de equipamentos e controles que movimentam, armazenam e retiram cargas com grande

Leia mais

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013

XI Congresso ADFERSIT outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Railroute 2050: Para um sistema de transportes mais sustentável, eficiente e inteligente XI Congresso ADFERSIT 17-18 outubro 2013 Pedro Jesus, CP, Representante de Portugal no ERRAC 18 outubro 2013 Agenda

Leia mais

Um grupo mundial ao seu serviço

Um grupo mundial ao seu serviço Um grupo mundial ao seu serviço Com 10.000 colaboradores, a Leroy-Somer teceu uma rede internacional com 470 centros profissionais e de serviço capazes de lhe proporcionar a assistência comercial e técnica

Leia mais

RECOMENDAÇÃO. N.º 01/2019 Data: Título: Por uma Mobilidade efectiva na Amadora e na AML. Grupo Municipal da CDU

RECOMENDAÇÃO. N.º 01/2019 Data: Título: Por uma Mobilidade efectiva na Amadora e na AML. Grupo Municipal da CDU Página 1 de 5 RECOMENDAÇÃO N.º 01/2019 Data: 16-04-2019 Título: Por uma Mobilidade efectiva na Amadora e na AML. O alargamento do Passe Social Intermodal a todos os operadores, todas as carreiras e toda

Leia mais

Eficiência e Segurança para Transporte Ferroviário

Eficiência e Segurança para Transporte Ferroviário Huambo 1MAR2013 Siemens Mobility and Logistics Division Rail Automation Eficiência e Segurança para Transporte Ferroviário Restricted Siemens AG 2013 All rights reserved. siemens.com/answers A Siemens

Leia mais

Soluções Globais para Pequenas Centrais Hidroelétricas. Instrumentation, Controls and Electrical. siemens.com/hydro

Soluções Globais para Pequenas Centrais Hidroelétricas. Instrumentation, Controls and Electrical. siemens.com/hydro Soluções Globais para Pequenas Centrais Hidroelétricas Instrumentation, Controls and Electrical siemens.com/hydro Em Véroia, no lado ocidental da planície de Thessaloníki, na Grécia, o rio Aliakmon é utilizado

Leia mais

SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO SENNOVA

SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO SENNOVA SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO SENNOVA RELATÓRIO COMPARATIVO PARA TESTE DE DESEMPENHO PEDIDO PELA COMPANHIA KLEEN & GREEN S. A. NO CENTRO DE TECNOLOGIAS DE TRANSPORTE -

Leia mais

SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA O ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE.

SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA O ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE. SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA O ECOSSISTEMA DA MOBILIDADE. Somos uma empresa Portuguesa, cujo projeto se iniciou em 2006 com a oferta de soluções de energia renovável. Atualmente disponibilizamos soluções completas

Leia mais

Centro Vasco da Gama: a aposta pelo ambiente e pela segurança

Centro Vasco da Gama: a aposta pelo ambiente e pela segurança Centro Vasco da Gama: a aposta pelo ambiente e pela segurança 1 Centro Vasco da Gama: a aposta pelo ambiente e pela segurança O Centro Vasco da Gama abriu ao público em 1999 e, em 2012, recebeu mais de

Leia mais

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista

Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Por Francisco Gonçalves Jr Engenheiro Eletricista Introdução Uma casa inteligente traz sistemas integrados de automação para o controle de diversas funcionalidades, como iluminação, rega de jardim e sistemas

Leia mais

4700, MF 5700 & MF 6700

4700, MF 5700 & MF 6700 4700, MF 5700 & MF 6700 75-130 CVMF UM PRODUTO MASSEY FERGUSON 02 www.masseyferguson.com MF 4700, MF 5700 & MF 6700 A criar novas referências. A superar as expetativas. UMA MARCA DE QUALIDADE - A Massey

Leia mais

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE ESCOVAS LIMPA-VIDROS

MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE ESCOVAS LIMPA-VIDROS MANTEMOS A EMOÇÃO TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE ESCOVAS LIMPA-VIDROS A escova limpa-vidros engloba vários elementos : A peça de montagem (adaptador), O(s) raspador(es), 1 lâmina, A estrutura. A qualidade

Leia mais

ANEXO V REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS DE BASE DO EQUIPAMENTO DO LOTE 2

ANEXO V REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS DE BASE DO EQUIPAMENTO DO LOTE 2 ANEXO V REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS DE BASE DO EQUIPAMENTO DO LOTE 2 Introdução O mobiliário urbano está geralmente sujeito a pressões e desgaste de nível elevado, devido quer ao envolvimento ambiental,

Leia mais

Comboios em Portugal. Índice. Comboios de Mercadorias Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Projecto FEUP

Comboios em Portugal. Índice. Comboios de Mercadorias Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Projecto FEUP Comboios em Portugal Ana Correia José Henriques Luís Moreira Miguel Cunha Miguel Seixas Nuno Pereira CIV212 MIEC Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Projecto FEUP Índice de transporte; e evolução

Leia mais

Grandes consumidores de energia

Grandes consumidores de energia Grandes consumidores de energia 1 Para o Metropolitano de Lisboa, no seu caminho rumo à sustentabilidade, a eficiência energética tem um duplo impacto significativo, na medida que a redução de consumo

Leia mais

PORTFÓLIO DE PRODUTOS PARA SISTEMAS DE ENSAIOS E MEDIÇÕES

PORTFÓLIO DE PRODUTOS PARA SISTEMAS DE ENSAIOS E MEDIÇÕES PORTFÓLIO DE PRODUTOS PARA SISTEMAS DE ENSAIOS E MEDIÇÕES n Qualidade Made in Germany n Soluções padrões e específicas para o cliente n Projetos para uso imediato e tudo oriundo de uma fonte única 0.1-1/1pt

Leia mais

Desiro Mainline. A nova geração de Trens Regionais da Siemens. Março de Transportation Systems. pagina 1

Desiro Mainline. A nova geração de Trens Regionais da Siemens. Março de Transportation Systems. pagina 1 Desiro Mainline Transportation Março de 2006 A nova geração de Trens Regionais da Siemens pagina 1 Soluções para todas as demandas Pass. p.h.p.s. 100,000 Capacidade de transporte dos diversos sistemas,

Leia mais

Data de adopção. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor. Observações NP EN :2014 CT

Data de adopção. Referência Título / Campo de Aplicação Emissor. Observações NP EN :2014 CT NP EN 13674-1:2014 Aplicações ferroviárias Via Carril Parte 1: Carris Vignole de massa igual ou superior a 46 kg/m CT 143 2014-11-14 NP EN 13715:2006 +A1:201 Aplicações ferroviárias. Rodados e bogies Rodas-Perfil

Leia mais

Análise Económica e Financeira

Análise Económica e Financeira A n á l i s e e c o n ó m i Análise Económica e Financeira c a e f i n a n c e i r a Relatório e Contas 2012 Página 90 Síntese de resultados Página 91 Evolução da conta de exploração As demonstrações financeiras

Leia mais

Um Novo Conceito Estruturante. Ferroviários de Passageiros. de Manutenção em Transportes. 10º. Congresso Nacional de Manutenção

Um Novo Conceito Estruturante. Ferroviários de Passageiros. de Manutenção em Transportes. 10º. Congresso Nacional de Manutenção 0 Um Novo Conceito Estruturante de Manutenção em Transportes Ferroviários de Passageiros COSTA QUINTAS costa.quintas@sgie2000.pt 1 INDICE O PREÂMBULO O QUE É O RCM 2 FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA

Leia mais

Apoios às empresas HORIZONTE 2020

Apoios às empresas HORIZONTE 2020 Apoios às empresas HORIZONTE 2020 H2020 O Horizonte 2020 Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o

Leia mais

UPS. série prestige INFINITE POWER. De 1000 VA a 3000 VA. Aplicações Para Missões Críticas

UPS. série prestige INFINITE POWER. De 1000 VA a 3000 VA. Aplicações Para Missões Críticas INFINITE POWER Aplicações Para Missões Críticas UPS UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO ININTERRUPTA série prestige Computadores e Servidores, Pequenas a Médias Redes, Sistemas de CCTV e de Segurança, Sinalização Ferroviária.

Leia mais

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos SECÇÃO 4 Apoio à eficiência energética, à gestão inteligente da energia e à utilização das energias renováveis nas infraestruturas públicas da Administração Local Objetivos Específicos: Os apoios têm como

Leia mais

SAP HANA. A plataforma de mineração de dados e tomada de decisão

SAP HANA. A plataforma de mineração de dados e tomada de decisão SAP HANA A plataforma de mineração de dados e tomada de decisão Qual era a necessidade? SAP HANA, o meio de desenvolvimento da tomada de decisões e a exploração de dados HOTUSA Hotéis é produto da ideia

Leia mais

energia em revista n 1 P3. Projecto COFELY P4. Facility Management P6. Projectos em 2011 A newsletter da COFELY Portugal Julho 2012

energia em revista n 1 P3. Projecto COFELY P4. Facility Management P6. Projectos em 2011 A newsletter da COFELY Portugal Julho 2012 energia A newsletter da COFELY Portugal n 1 Julho 2012 P3. Projecto COFELY P4. Facility Management P6. Projectos em 2011 2011 em revista ENERGIA Bem-vindo ao primeiro número da ENERGIA, a newsletter dos

Leia mais

SIMATIC ET 200SP: mais simples, mais compacta, mais potente

SIMATIC ET 200SP: mais simples, mais compacta, mais potente A nova geração de estações remotas SIMATIC ET 200SP: mais simples, mais compacta, mais potente Leia o Código QR utilizando o leitor de código de barras do seu telemóvel Maior eficiência e aumento da produtividade

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO DA OFERTA À PROCURA NUMA REDE DE METRO SEM GRANDES INVESTIMENTOS

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO DA OFERTA À PROCURA NUMA REDE DE METRO SEM GRANDES INVESTIMENTOS XI Congresso Nacional da ADFERSIT Os Transportes, a Energia e o Ambiente ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO DA OFERTA À PROCURA NUMA REDE DE METRO SEM GRANDES INVESTIMENTOS Pedro Vazão de Almeida (Engenheiro reformado)

Leia mais

Lista de Normas Portuguesas

Lista de Normas Portuguesas Lista de Normas Portuguesas (versões Portuguesas de Normas Europeias) publicadas no sector das aplicações ferroviárias no domínio electrotécnico, elaboradas pela CTE 9 Aplicações eléctricas e electrónicas

Leia mais

Elevadores sustentáveis. Novas tecnologias e sistemas inteligentes que economizam energia

Elevadores sustentáveis. Novas tecnologias e sistemas inteligentes que economizam energia Elevadores sustentáveis. Novas tecnologias e sistemas inteligentes que economizam energia Há alguns anos essas realidade parecia impossível, mas hoje o subir e descer de um elevador passou a significar

Leia mais

Mobilidade Sustentável

Mobilidade Sustentável 1 Mobilidade Sustentável VIAGENS FAMALICÃO-PORTO Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Grupo: 1MIEEC_06_2 Afonso Pessanha up201404359@fe.up.pt Ana Azevedo up201407946@fe.up.pt

Leia mais

Comunicado PPEC

Comunicado PPEC Comunicado PPEC 2011-2012 Anuncia-se que estão abertas até 30 de Abril de as ao Plano de Promoção da Eficiência no Consumo (PPEC) 2011-2012. 1. O que é o PPEC A promoção da utilização racional de energia

Leia mais

REGULAMENTO DE CARREIRAS CP/SMAQ

REGULAMENTO DE CARREIRAS CP/SMAQ REGULAMENTO DE CARREIRAS CP/SMAQ - 2017 Dezembro de 2017 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS I - ÂMBITO DE APLICAÇÃO 1. O presente Regulamento aplica-se à Carreira de Condução-Ferrovia/Tracção. II - CONCEITOS

Leia mais

Boletim sucessos internacionais. Sucessos Internacionais dos Associados da Parceria Portuguesa para a Água. Edição N.

Boletim sucessos internacionais. Sucessos Internacionais dos Associados da Parceria Portuguesa para a Água. Edição N. Boletim sucessos internacionais Sucessos Internacionais dos Associados da Parceria Portuguesa para a Água Edição N.º4/2017 11-05-2017 Moinhos Água e Ambiente fornece ETAR para Cabo Verde A Moinhos Água

Leia mais

A REFER Segurança, Excelência e Inovação, Responsabilidade e Respeito são os nossos Valores. Refletem

A REFER Segurança, Excelência e Inovação, Responsabilidade e Respeito são os nossos Valores. Refletem A REFER é a empresa pública responsável pela gestão integrada de infraestruturas ferroviárias em Portugal. Detém uma larga experiência na construção, instalação, operação, manutenção e renovação da infraestrutura

Leia mais

Projecto formativo Urbanatur: "Quem faz, ensina"

Projecto formativo Urbanatur: Quem faz, ensina Projecto formativo Urbanatur: "Quem faz, ensina" Formação em Reabilitação do Edificado e da Infra-estrutura. Conservação e Restauro do Património Arquitectónico. Projecto formativo Urbanatur À medida que

Leia mais

Em vigor. Aprovação - Operações. (dd/mm/aaaa) Nome: Depto.: Cargo: (dd/mm/aaaa) Nome: Depto.: Cargo: (dd/mm/aaaa) Nome: Depto.

Em vigor. Aprovação - Operações. (dd/mm/aaaa) Nome: Depto.: Cargo: (dd/mm/aaaa) Nome: Depto.: Cargo: (dd/mm/aaaa) Nome: Depto. Versão 1.1 01/10/2013 Página: 1 de 9 Código do Documento RH-P0XX Política Institucional de Eficiência Autor Aprovação - Operações Karen Ribeiro Operações Gerente Planejamento Adm Aprovação - Jurídico Raimundo

Leia mais

ANEXOS. Regulamento da Comissão

ANEXOS. Regulamento da Comissão COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 3.4.2019 C(2019) 2327 final ANNEXES 1 to 2 ANEXOS do Regulamento da Comissão que altera o anexo IV do Regulamento (CE) n.º 661/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho e os

Leia mais

O FREVUE diz que sim Podem os veículos elétricos urbanos de mercadorias ser sustentáveis?

O FREVUE diz que sim Podem os veículos elétricos urbanos de mercadorias ser sustentáveis? 10/11/2017 O FREVUE diz que sim Podem os veículos elétricos urbanos de mercadorias ser sustentáveis? Com início em 2013, o projeto europeu FREVUE Freight Electric Vehicles in Urban Europe tem como objetivo

Leia mais

Lista de Exercícios 2 (L2)

Lista de Exercícios 2 (L2) 1 ELETRÔNICA DE POTÊNICA II Professor: Marcio Luiz Magri Kimpara Lista de Exercícios 2 (L2) 1) Um inversor monofásico de meia-ponte alimenta uma carga resistiva R=10Ω e possui a tensão de entrada Vcc=220V.

Leia mais

ILUMINAÇÃO OTIMIZADA COM CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE MÍNIMO INDU BAY GEN2 DESIGN EFICIENTE MÁXIMA ECONOMIA CONTROLO DALI 4 NÍVEIS DE POTÊNCIA

ILUMINAÇÃO OTIMIZADA COM CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE MÍNIMO INDU BAY GEN2 DESIGN EFICIENTE MÁXIMA ECONOMIA CONTROLO DALI 4 NÍVEIS DE POTÊNCIA GEN2 ILUMINAÇÃO OTIMIZADA COM CUSTO TOTAL DE PROPRIEDADE MÍNIMO DESIGN EFICIENTE MÁXIMA ECONOMIA CONTROLO DALI 4 NÍVEIS DE POTÊNCIA GEN2 CONFORTO, FIABILIDADE E EFICIÊNCIA Disponível em 2 tamanhos e com

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Mestrado Integrado em Engenharia Civil Trabalho Realizado por CIV210: -Andreia Freitas Rebelo - António Cabral Viana da Fonseca - Carlos Daniel Sousa Ferreira - João Pedro Silvestre Borges - José Pedro Araújo - Sara Pinto Teixeira Mestrado

Leia mais

Delphi irá revelar a nova geração modular de sistemas Common Rail para os veículos de trabalho de médio e grande porte

Delphi irá revelar a nova geração modular de sistemas Common Rail para os veículos de trabalho de médio e grande porte Delphi irá revelar a nova geração modular de sistemas Common Rail para os veículos de trabalho de médio e grande porte - Novo injetor ultra-rápido permite até nove eventos de injeção por ciclo. - Novo

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução

Leia mais

O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz

O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz Desenvolver a energia de Moçambique. O engenho para renovar um país inteiro. siemens.co.mz Uma história que começa ainda nos anos 50. Sabia que a Siemens desenvolveu o primeiro sistema de controlo centralizado

Leia mais

Problemas de Compatibilidade Eletromagnética Entre Painéis Elétricos Análise de Caso

Problemas de Compatibilidade Eletromagnética Entre Painéis Elétricos Análise de Caso Problemas de Compatibilidade Eletromagnética Entre Painéis Elétricos Análise de Caso (EMField short paper 01-2008) Ricardo L. Araújo*, Leonardo M. Ardjomand e Artur R. Araújo EMField Consultoria em Ensaios

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução à Eletrônica de Potência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Flexibilidade revolucionada Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000

Flexibilidade revolucionada Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000 Flexibilidade revolucionada Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000 2 Sistemas de alarme de intrusão MAP 5000 Tecnologia de ponta flexível que inova Os sistemas de alarme de intrusão constituem uma componente

Leia mais

A CP no serviço Alta Velocidade

A CP no serviço Alta Velocidade A CP no serviço Alta Velocidade Francisco Cardoso dos Reis Conferência da Ordem dos Engenheiros: O Projecto da Alta Velocidade em Portugal Porto, 30 de Junho de 2008 Agenda 1. CPmais 1.1. O Contexto 1.2.

Leia mais

ENGQUADROS PAINEIS E AUTOMAÇÃO

ENGQUADROS PAINEIS E AUTOMAÇÃO ENGQUADROS PAINEIS E AUTOMAÇÃO PAINÉIS ELÉTRICOS DE BAIXA TENSÃO QUADROS DE DISTRIBUIÇÃO (TTA, PTTA) CENTRO DE CONTROLE DE MOTORES (CCM) PAINÉIS PADRÃO LIGHT & AMPLA HOMOLOGADO PROJETOS ELÉTRICOS SOLUÇÃO

Leia mais

PEDDIR Demo. Beneficios Técnicos e Económicos

PEDDIR Demo. Beneficios Técnicos e Económicos PEDDIR Demo Beneficios Técnicos e Económicos Francisco Ganhão Condeixa / Alfarelos 27-07-2017 ÍNDICE 01 INTRODUÇÃO 02 BENEFÍCIOS TÉCNICOS 03 BENEFÍCIOS ECONÓMICOS NOME DA APRESENTAÇÃO DATA DA MESMA ÍNDICE

Leia mais

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização

Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Termoacumuladores de água quente para o local da sua utilização Os termoacumuladores eléctricos, mais conhecidos por cilindros eléctricos, são o meio convencional para abastecimento de água quente. Eles

Leia mais

Country Service Organization. ABB em Portugal. Assistência Técnica

Country Service Organization. ABB em Portugal. Assistência Técnica Country Service Organization ABB em Portugal Introdução A Country Service Organization da ABB Portugal, conhecida no mercado por ABB Service, é a área de negócio da ABB que se dedica exclusivamente ao

Leia mais

MEGATech TELECOM LTDA RUA DAS AMOREIRAS, 972, LAMENHA GRANDE, ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR CEP: (41) / megatech.eng.

MEGATech TELECOM LTDA RUA DAS AMOREIRAS, 972, LAMENHA GRANDE, ALMIRANTE TAMANDARÉ-PR CEP: (41) / megatech.eng. 1 2 QUEM SOMOS A MEGATech é uma empresa paranaense com atuação em todo o território nacional que oferece uma completa gama de produtos e serviços direcionados à engenharia elétrica, nos ramos de eletrotécnica

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução à Eletrônica de Potência

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA. Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira

CURSO DE GESTÃO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA. Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira Tema: Manutenção Industrial Formador: João de Jesus Ferreira Miranda do Corvo, Junho de 2006 ÍNDICE: 1. Introdução ao tema da Gestão da Energia e da Gestão da Manutenção. 2. Conceitos sobre a metodologia

Leia mais

Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Gama - FGA Curso de Engenharia de Energia

Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Gama - FGA Curso de Engenharia de Energia 1 Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Gama - FGA Curso de Engenharia de Energia ESTUDO DE OSCILAÇOES HARMONICAS CAUSADAS POR UM PARQUE EOLICO NA REDE Autor: Mateus Borges Veras Orientador: Alex

Leia mais

Quando o óleo de corte se torna uma ferramenta líquida. O nosso compromisso

Quando o óleo de corte se torna uma ferramenta líquida. O nosso compromisso Quando o óleo de corte se torna uma ferramenta líquida. O nosso compromisso O liquidtool da Blaser mais do que apenas um óleo de corte. Produtividade, custo e qualidade de maquinagem são fatores que, pela

Leia mais

19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 19ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA MATERIAL RODANTE DZV - DESEMBARQUE ZERO PARA VIA OBJETIVO Reduzir significativamente o tempo de reboque de trem com trem da série 7000 da CPTM, com o trem que

Leia mais

SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT

SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT SUPORTE AO CLIENTE MADE DIFFERENT SUPORTE AO CLIENTE UM COMPROMISSO PARA TODA A VIDA No BEUMER Group, seu sucesso é o nosso sucesso. Não é o bastante simplesmente entregar um pedido mais valor pode ser

Leia mais