Capítulo 3. Espécie 1 (Massa molar M 1 ) Espécie 2 (Massa molar M 2 ) Espécie 3 (Massa molar M 3 ) Espécie N (Massa molar M N )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 3. Espécie 1 (Massa molar M 1 ) Espécie 2 (Massa molar M 2 ) Espécie 3 (Massa molar M 3 ) Espécie N (Massa molar M N )"

Transcrição

1 Capítulo 3 COCETRAÇÕES, VELOCDADES E FLUXOS Antes de apresentarmos as equações fundamentas da dfusão de calor e massa, objetvo central dos Capítulos 4 e 5, é convenente ntroduzrmos concetos assocados ao transporte de massa em msturas. Tas concetos facltarão o entendmento físco de alguns termos a serem dervados nas equações de transporte. 3.. Concentrações Consdere uma regão do espaço de volume V na qual coexstem espéces químcas (componentes) dstrbuídas de forma homogênea, conforme lustra a Fgura 3.. A concentração mássca do -ésmo componente, onde =,, 3,..., é defnda como: m (3..) V onde m é a massa do componente exstente no volume V. V Espéce (Massa molar M ) Espéce (Massa molar M ) Espéce 3 (Massa molar M 3 ) Espéce (Massa molar M ) Fgura 3.. Componentes de uma mstura ocupando um volume V. Analogamente, a concentração molar do componente é defnda por: n c (3..) V Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

2 onde n é o número de moles do componente no volume V. Da relação entre a massa e o número de moles, tem-se que: m n (3..3) M A fração mássca do componente é defnda por: m X (3..4) m onde a massa dos componentes do volume é: m m (3..5) a eq. (3..4), é comum utlzar o símbolo X para frações másscas em msturas líqudas e Y para msturas de gases ou vapores. Por meo da defnção da densdade mássca da mstura: m (3..6) V a fração mássca pode também ser escrta na forma: X (3..7) Do mesmo modo, defnmos a fração molar como: n x (3..8) n onde o número de moles dos componentes do volume é dado por: n n (3..9) ote que na equação (3..8), o símbolo y também é usado com frequênca no caso de msturas de gases ou vapores. Por meo da defnção da densdade molar da mstura: n c (3..0) V também é possível escrever a fração molar do componente na forma: c x (3..) c A massa molecular equvalente da mstura é defnda por: M (3..) c Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

3 A partr das defnções relatvas à concentração dos componentes de uma mstura, uma sére de relações báscas pode ser dervada, conforme resumdo abaxo: X x xm M X M M (3..3) (3..4) (3..5) (3..6) Para lustrar a dferença entre concentrações defndas na base molar e na base mássca, magne que em sua rede de pesca um pescador tenha apanhado uma determnada quantdade de pexes, compreendendo quantdades ndvduas de espéces. Assuma, por smplcdade, que os pexes pertencentes a uma dada espéce sejam do mesmo tamanho e assm tenham ndvdualmente a mesma massa M. Entendemos que o equvalente à fração molar será a razão entre o número de pexes da espéce e o número de pexes e, analogamente, o equvalente à fração mássca será a razão entre a massa de pexes da espéce e a massa de pexes (devdamente computadas com o auxílo de uma balança). A dferença entre concentrações defndas a partr das frações molar e mássca surge quando exste, por exemplo, uma dspardade entre as massas ndvduas de cada espéce (ou seja, as massas molares) e/ou entre os números de ndvíduos em cada espéce. Se o pescador arrecadou 0 pexes da espéce A (com 400 g cada um) e pexes da espéce B (com 4 kg cada um), as frações molares de A e B serão, respectvamente, de 0,9 e 0,. Já as frações másscas serão de 0,5 para cada espéce. A adoção da base mássca ou da base molar depende de crcunstâncas e condções do problema físco em questão. Há determnadas classes de problemas que favorecem a utlzação da base mássca e vce-versa. Por exemplo, problemas envolvendo o escoamento de fludos em que os campos de velocdades e pressões também são ncógntas do problema são mas adequadamente formulados na base mássca. Já problemas envolvendo processos a pressão e temperatura constantes, favorecem o emprego da base molar. Essa dferencação fcará mas evdente ao longo do texto. 3.. Velocdades Consdere o escoamento de uma mstura de espéces químcas. Permta que as espéces tenham velocdades v, com relação a um referencal nercal, dferentes entres s. Defnmos a velocdade méda mássca como: 3 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

4 v v v Xv (3..) ou seja, como a velocdade méda ponderada com relação à concentração mássca. A taxa com a qual a massa da mstura atravessa uma regão de área de seção transversal untára perpendcular a v é calculada por (kg/m.s): v (3..) v Damos o nome de fluxo a uma taxa por undade de área. Desta forma, a grandeza defnda na Eq. (3..) como o produto entre a densdade mássca e a velocdade méda mássca é conhecda como o fluxo de massa da mstura. A velocdade méda mássca é a velocdade medda expermentalmente em um escoamento com, por exemplo, um tubo de Ptot ou um anemômetro de fo-quente. Adconalmente, v é a velocdade que aparece nas equações de conservação da massa, energa e quantdade de movmento. A velocdade méda molar, por sua vez, é defnda como a velocdade méda ponderada com relação à concentração molar: cv v* c v xv (3..3) c c Analogamente, a taxa com a qual moléculas da mstura atravessam uma regão de área de seção transversal untára perpendcular a v *, sto é, o fluxo molar da mstura, é calculada por (kmol/m.s): cv* c v (3..4) Tanto v quanto v e v * são determnadas com relação a um referenca nercal, sendo, portanto, velocdades absolutas. Usando o conceto de velocdade relatva, podemos defnr as velocdades do componente com relação à méda mássca e à méda molar: v e v v *. Tas velocdades orgnam-se da dfusão do componente na mstura. Para lustrar o conceto de velocdade de dfusão, Cremasco (00) também faz uso de uma analoga entre os componentes de uma mstura e espéces de pexe se deslocando em um ro. Cada espéce tem pexes de tamanho e massa dferentes das outras espéces e pode ter uma velocdade dferente da velocdade méda do meo (neste caso, o ro) com relação a um referencal fxo. Assm, a velocdade de dfusão de uma dada espéce com relação ao meo pode ser negatva ou postva, dependendo se os pexes daquele cardume nadam mas rapdamente ou mas lentamente que a velocdade méda do ro. Esta v 4 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

5 velocdade méda, por sua vez, pode ser calculada com base na massa de cada cardume (méda mássca) ou no número de pexes em cada cardume (méda molar) Fluxos Fluxos de Massa Entendemos por fluxo a taxa com que uma dada propredade extensva é transportada por uma superfíce por undade de área. Prmeramente, com o auxílo da Fgura 3., desejamos calcular a vazão em massa da mstura através da superfíce de área. Se a taxa de deslocamento da superfíce de controle com relação a um referencal fxo é gual a v, a taxa com a qual a massa da mstura atravessa a superfíce é: dm (3.3.) v v nˆ z v x y v v Fgura 3.. Velocdades absolutas através de uma superfíce. Do mesmo modo, a taxa com a qual as moléculas que compõem a mstura atravessam a área é dada por: dn c (3.3.) v* v nˆ Por outro lado, a taxa com a qual a massa do componente atravessa a superfíce deve ser calculada com base na velocdade do componente com relação ao referencal fxo, ao nvés da velocdade da mstura v : dm X (3.3.3) v v nˆ Da mesma forma, a taxa com a qual moléculas do componente atravessam a superfíce é dada por: dn cx (3.3.4) v v nˆ 5 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

6 o que dz respeto à velocdade, a dferença entre as defnções dos fluxos devdo a cada componente e à mstura apresentadas acma é mas faclmente compreendda se utlzarmos novamente a analoga com o deslocamento dos pexes em um ro. Para um pescador parado junto à margem (referencal fxo) ou se deslocando em uma canoa, o fluxo (mássco ou molar) de uma dada espéce é determnado pela velocdade com que os pexes daquela espéce passam por ele, e não pela velocdade com que o meo se desloca com relação ao referencal fxo. A fm de defnr os vetores fluxo de massa e fluxo molar, por smplcdade, voltemo-nos para o caso em que v é nula com relação ao referencal fxo. O vetor fluxo de massa do componente é dado por: m X v v (3.3.5) e pode ser decomposto em termos responsáves pela advecção (equvalente a se dexar levar pela correnteza ) e pela dfusão (equvalente a se deslocar no meo, com relação ao meo ): m v J (3.3.6) onde: J v v (3.3.7) é o fluxo de massa devdo à dfusão. A relação consttutva mas utlzada para o fluxo de massa dfusvo é a Le de Fck. De natureza empírca e nsprada na Le de Fourer para a condução do calor (Cussler, 003), esta relação é valdada expermentalmente para msturas de gases a pressões moderadas e msturas de líqudos e sóldos com dlução em pequenas proporções. este caso, para uma mstura de componentes em que o soluto (componente ) encontra-se dluído em pequenas proporções, a Le de Fck fornece: J D X (3.3.8),eff onde D,eff é a dfusvdade molecular efetva (m /s) do componente na mstura. ote que o snal negatvo na Le de Fck serve para adequar esta relação consttutva à ª Le da Termodnâmca, que estpula que a massa da espéce em questão flu da regão de alta para a de baxa concentração. Para uma mstura bnára de componentes e, temos: J D (3.3.9) X onde D é a dfusvdade molecular (ou mássca) de em (m /s). Em soluções concentradas (sto é, aquelas em que as frações molares ou másscas de soluto e solvente são da mesma ordem de magntude), D pode depender fortemente da concentração, refletndo a nadequação do gradente de frações molares ou másscas em representar a força motrz da dfusão (Brd et al., 00; Deen, 998; Taylor e Krshna, 993). a realdade, o verdadero mecansmo motrz para a dfusão de massa é o gradente de potencas químcos que, somente sob algumas condções especas, pode ser adequadamente aproxmado pelo gradente de concentrações. Essa descrção mas generalzada, entretanto, foge do escopo deste texto. 6 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

7 Analogamente, o vetor fluxo molar do componente é calculado por: n cx v cv c v * j (3.3.0) onde o vetor fluxo molar devdo à dfusão dado por: j c v v * (3.3.) é defndo, com base na Le de Fck, por: j cd x,eff Para uma mstura bnára, analogamente: j cd x (3.3.) (3.3.3) Uma explcação mas detalhada acerca da natureza e do comportamento das propredades termofíscas de dversas classes de materas (sóldos, líqudos e gases), nclundo a dfusvdade molecular, será apresentada no Capítulo, onde também podem ser encontrados valores tabelados desta propredade para dversas msturas sob condções específcas Relações entre os Fluxos de Massa Substtundo a equação (3.3.8) na equação (3.3.6), temos: m v J v D,eff X X v D X,eff (3.3.4) ntroduzndo a velocdade méda mássca dada pela equação (3..), temos que a equação (3.3.4) pode ser escrta na forma: m D,eff X X m Para uma mstura bnára, as equações (3.3.4) e (3.3.5) se reduzem a: m X v D m X DX X m m (3.3.5) (3.3.6) (3.3.7) Efetuando a mesma manpulação algébrca para o componente, é possível deduzr dos resultados nteressantes. A equação análoga à (3.3.7) para o componente é: m D X X m (3.3.8) m Somando as duas equações, temos: 7 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

8 D (3.3.9) X DX ou seja: J J (3.3.0) Como X X, temos que: D D (3.3.) sto é, o par - possu apenas uma dfusvdade mássca que pode, entretanto, ser função da composção da mstura, da pressão, da temperatura e da concentração. Expressões análogas às equações (3.3.6) e (3.3.7) podem ser obtdas para a base molar, resultando em: n cx v* cd (3.3.) x n cdx x n n Além dsso, é possível mostrar também que j j. (3.3.3) Taylor and Krshna (993) dscutem uma forma generalzada da Le de Fck para msturas multcomponentes, alternatva e mas abrangente do que aquela defnda a partr de uma dfusvdade molecular efetva. o caso de um sstema ternáro de componentes, e 3, por exemplo, exstem dos fluxos de massa dfusvos ndependentes ( j e j ) e duas forças motrzes ndependentes ( x e x ), já que x e j 0. Através da mesma relação lnear entre fluxos e gradentes assumda no caso bnáro, é possível escrever: ~ j c~ x ~ j cx cx ~ cx (3.3.4) (3.3.5) ote que as relações acma sugerem uma dependênca cruzada dos fluxos com relação aos gradentes, nas quas são necessáros quatro coefcentes para caracterzar o sstema ternáro. Em uma forma geral para um sstema multcomponente, os vetores fluxo de massa por dfusão podem ser descrtos através da relação: j c k ~ x k k (3.3.6) que pode ser escrta em notação matrcal de dmensão (-): c ~ x j (3.3.7) ou: 8 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

9 j ~ j ~ c j ~ ~ ~ ~ ~ ~ x x x,,, ~ (3.3.8) Convém salentar que os coefcentes ~ k não devem ser confunddos com os coefcentes D k assocados aos sstemas bnáros ou pseudo-bnáros (efetvos), vsto que eles não representam as nterações -k exstentes nestes sstemas. Assm, ~ k podem assumr valores negatvos e, de forma geral não são smétrcos, sto é, ~ ~. Taylor e Krshna (993) apresentam de forma k k detalhada as metodologas para determnação destes coefcentes. aturalmente, as relações para a Le de Fck Generalzada podem ser estenddas para a base mássca. este caso, é possível escrever relações equvalentes às equações (3.3.6) e (3.3.7) na forma: J X (3.3.9) e: k k J X k (3.3.30) o entanto, ao contráro das dfusvdades másscas de msturas bnáras, D, que ndependem da base (molar, mássca ou volumétrca), não exste uma unversaldade com relação aos coefcentes na forma matrcal e, de forma geral, ~. ovamente, detalhes específcos podem ser obtdos em Taylor e Krshna (993). Quando abordados problemas de dfusão de massa de msturas multcomponentes, o presente texto se lmtará a stuações passíves de descrção a partr da le de Fck baseada na dfusvdade efetva. k k Fluxos de energa A taxa com a qual energa nterna atravessa uma superfíce que se desloca com velocdade v em um meo sotérmco é dada por: u v v nˆ (3.3.3) Da mesma forma, a taxa para a entalpa, h up h v v nˆ, pode ser escrta como: (3.3.3) a presença de um gradente de temperatura, energa é transferda através da superfíce por dfusão de calor (condução). Assm, de uma forma geral, a taxa de transferênca de energa através da superfíce é dada por: e h v (3.3.33) v nˆq nˆ 9 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

10 onde q é o fluxo de calor devdo à condução. a ausênca de um campo de velocdades (como num meo sóldo ou em um fludo estaconáro) e de radação de calor, o fluxo de calor devdo a um gradente de temperaturas é o únco modo de transferênca de energa possível através de qualquer superfíce (curva ou plana) no nteror de um meo. A relação consttutva para o fluxo de calor mas comum e amplamente utlzada é dada em função do gradente de temperaturas por meo da Le de Fourer. Para um meo sotrópco, ou seja, aquele em que as propredades não são dependentes da dreção, temos que (Poulkakos, 994): q kt (3.3.34) onde k é a condutvdade térmca (W/m.K), que é sempre postva e é função de propredades moleculares do meo materal e da temperatura. ovamente, o snal negatvo na Le de Fourer serve para adequar esta relação consttutva à ª Le da Termodnâmca, que estpula que o calor flu da regão de alta para a de baxa temperatura. Complações extensas de valores de condutvdade térmca para dversas classes de materas encontram-se dsponíves em lvros-texto sobre transferênca de calor (ncropera et al., 008; Lenhard e Lenhard, 005). Uma apresentação sntétca sobre o comportamento da condutvdade térmca de substâncas puras e msturas será apresentada no Capítulo. A le de Fourer é empírca e nela está embutda a hpótese de que o fluxo de calor responde medatamente ao gradente de temperatura, fazendo com que perturbações no campo térmco sejam, a rgor, sentdas nstantaneamente em pontos nfntamente dstantes da respectva fonte. Wang et al. (008) dscutem o fato de que, apesar da le de Fourer ser aplcável a uma enormdade de meos materas e faxas de valores de fluxo de calor e gradentes de temperatura, para aplcações envolvendo escalas característcas de comprmento e de tempo bastante pequenas, novas les consttutvas precsam ser utlzadas de forma a contemplar a dferença de fase entre o fluxo de calor e o gradente de temperaturas. o presente texto, entretanto, tas aplcações não serão abordadas. As expressões (3.3.3) a (3.3.33) são váldas tanto para uma substânca pura quanto para uma mstura. Entretanto, neste últmo caso, é possível lançar mão do conceto de propredade parcal para escrever as taxas relaconadas à mstura em função de propredades dos componentes. Tomando, por smplcdade, uma mstura bnára de massa m m m, a relação entre a entalpa absoluta da mstura e a entalpa da mstura por undade de massa é dada por (admtndo que a pressão e a temperatura se mantenham constantes): m,m mh H (3.3.35) X uma vez que as frações másscas estão relaconadas a partr da gualdade X X, onde Assm, por ntermédo da regra da cadea, é possível mostrar que: m. m X H m h X h (3.3.36) 0 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

11 H m h (3.3.37) Com sso, combnando as duas equações acma, temos: h X H H m p,t m p,t,m p,t, m (3.3.38) Os termos do lado dreto do snal da equação acma são denomnados entalpas parcas, ĥ (ou entalpas parcas específcas, já que foram defndas na base mássca) Sendo a propredade extensva entalpa H uma função homogênea de º grau, é possível demonstrar que (Brd et al., 00; Smth et al., 000): H H H m m mĥ mĥ (3.3.39) m m p,t,m p,t,m Para uma mstura de componentes, por analoga, vale que: H mĥ (3.3.40) Entalpas parcas na base molar também podem ser defndas a partr de relações análogas às equações (3.3.39) e (3.3.40): H H H n n nh nh (3.3.4) n n p,t,n p,t,n H n h (3.3.4) onde h é a entalpa molar parcal do componente. Desse modo, a taxa com a qual entalpa da mstura atravessa uma superfíce que se desloca com velocdade v pode ser dada por: ĥ v v nˆ (3.3.43) ou por: c h v v nˆ (3.3.44) onde v é a velocdade do componente com relação a um referencal fxo. Da mesma forma, a taxa com que energa é transferda pela superfíce pode ser dada por: Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

12 de ĥ (3.3.45) v v nˆq nˆ ou por: de c h (3.3.46) Para o caso especal em que v v nˆq nˆ v é nula, temos: de ĥ v nˆq nˆ (3.3.47) de c hv nˆq nˆ (3.3.48) Em função da velocdade méda mássca, é possível escrever a equação (3.3.47) na forma: ĥ v vĥv de q nˆ nˆ (3.3.49) onde a prmera e a segunda parcelas (esta últma dentro do somatóro) consttuem a parcela do fluxo de calor devda à dfusão defndo por: q df q ĥ v v (3.3.50) e a tercera parcela é o fluxo advectvo (relaconado à velocdade méda mássca da mstura): q adv ĥ v (3.3.5) É nstrutvo observar que o fluxo dfusvo se reduzrá ao fluxo por condução quando o meo for composto por uma substânca pura e quando for estaconáro. este caso, v 0, e a dfusão é devda somente ao calor assocado ao gradente de temperatura. Substtundo na equação (3.3.50) as equações (3.3.7), (3.3.8) e (3.3.34), temos: v q df kt ĥd,eff X (3.3.5) E a taxa de transferênca de energa através da superfíce, em função das Les de Fck e Fourer, passa a ser escrta por: de kt ĥd,eff X nˆĥv nˆ (3.3.53) Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

13 Analogamente, em função da velocdade méda molar, a equação (3.3.48) pode ser escrta na forma: de q nˆ nˆ (3.3.54) c h v v* chv* onde as parcelas devdo à dfusão e à advecção são dadas por: q df q ch v v * q c hv* adv (3.3.55) (3.3.56) Analogamente, em função dos fluxos de massa na base molar e das Les de Fck e Fourer, a equação (3.3.53) pode ser escrta por: de kt chd,eff x nˆchv* nˆ (3.3.57) Uma mstura deal pode ser caracterzada como aquela em que não exstem varações de suas propredades de estado (volume, energa nterna, entalpa, entropa) decorrentes do processo de mstura propramente dto. Assm, para uma mstura deal, a entalpa absoluta da mstura pode ser escrta como uma combnação lnear das entalpas específcas dos componentes, tanto na base mássca quanto na base molar, ou seja: H mh H H nh ~ H mx mx (3.3.58) (3.3.59) onde, para uma mstura ou solução deal: H mx 0 (3.3.60) as equações (3.3.58) e (3.3.59), h e h ~ são as entalpas específcas do componente nas bases mássca (em kj/kg () ) e na base molar (em kj/kmol () ), respectvamente. Assm, para uma mstura deal: m ĥ mh (3.3.6) n h nh ~ (3.3.6) Desta forma, para uma mstura deal, a equação (3.3.49) se reduz a: 3 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

14 de q nˆ nˆ (3.3.63) h v vhv ou, em função das Les de Fck e Fourer: de kt hd,eff X nˆhv nˆ (3.3.64) Analogamente, na base molar, a taxa com a qual a energa de uma mstura deal atravessa uma superfíce fxa em relação a um referencal nercal é dada por: c h ~ v v* ch ~ v* de q nˆ nˆ (3.3.65) ou, da mesma forma: ch ~,eff ch ~ de k T D x nˆ v* nˆ (3.3.66) Fnalmente, no contexto de uma mstura bnára deal, temos que as equações (3.3.64) e (3.3.66) podem ser escrtas como: e: de k T h h D X nˆh h v nˆ (3.3.67) ch ~ h ~ D x nˆ c h ~ c h ~ kt v* nˆ de (3.3.68) Referêncas Brd, R.B., Stewart, W.E., Lghtfoot, E.., 00, Transport Phenomena, nd Ed., Wley, Y. Cremasco, M.A., 00, Fundamentos de Transferênca de Massa, ª Ed., Ed. Uncamp, Campnas. Cussler, E.L., 003, Dffuson: Mass Transfer n Flud Systems, nd Ed., Cambrdge Unversty Press, Y. Deen, W.M., 998, Analyss of Transport Phenomena, Oxford Unversty Press, Y. ncropera, F.P., DeWtt, D.P., Bergman, T.L., Lavne, A.S., 008, Fundamentos de Transferênca de Calor e de Massa, 6ª Ed., LTC, Ro de Janero. Lenhard V, J.H., Lenhard V, J.H., 005, A Heat Transfer Textbook, 3 rd Ed. Phlogston Press, Cambrdge, MA. Poulkakos, D., 994, Conducton Heat Transfer, Prentce-Hall, Y. Smth, J.M., Van ess, H.C., Abbott, M.M., 000, ntrodução à Termodnâmca da Engenhara Químca, 5ª Ed., LTC, Ro de Janero. Taylor, R., Krshna, R., 993, Multcomponent Mass Transfer, Wley, Y. Wang, L., Zhou, X., We, X., 008, Heat Conducton: Mathematcal Models and Analytcal Solutons, Sprnger-Verlag, Hedelberg. 4 Copyrght 00. Jader R. Barbosa Jr.

8 Soluções Não Ideais

8 Soluções Não Ideais 8 Soluções Não Ideas 8.1 Convenções para o coefcente de atvdade na escala de frações molares Para a solução deal temos ln x onde é função apenas da pressão e temperatura. Fo anterormente mostrado que todas

Leia mais

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV)

2 Principio do Trabalho Virtual (PTV) Prncpo do Trabalho rtual (PT)..Contnuo com mcroestrutura Na teora que leva em consderação a mcroestrutura do materal, cada partícula anda é representada por um ponto P, conforme Fgura. Porém suas propredades

Leia mais

Problemas Propostos. Frações mássicas, volúmicas ou molares. Estequiometria.

Problemas Propostos. Frações mássicas, volúmicas ou molares. Estequiometria. Elementos de Engenhara Químca I II. Frações e Estequometra (problemas resolvdos) Problemas Propostos. Frações másscas, volúmcas ou molares. Estequometra.. Em 5 moles de Benzeno (C 6 H 6 ) quanto é que

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br 1 soluções eletrolítcas Qual a dferença entre uma solução 1,0 mol L -1 de glcose e outra de NaCl de mesma concentração?

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

Termodinâmica dos Sistemas Abertos Sistemas heterogêneos: Potencial Químico. Grandezas Molares.

Termodinâmica dos Sistemas Abertos Sistemas heterogêneos: Potencial Químico. Grandezas Molares. Termodnâmca dos Sstemas Abertos Sstemas heterogêneos: Potencal Químco. Grandezas Molares. A aplcação da função Energa Lvre de Gbbs aos sstemas de um únco componente permte a construção dos Dagramas de

Leia mais

Aula 6: Corrente e resistência

Aula 6: Corrente e resistência Aula 6: Corrente e resstênca Físca Geral III F-328 1º Semestre 2014 F328 1S2014 1 Corrente elétrca Uma corrente elétrca é um movmento ordenado de cargas elétrcas. Um crcuto condutor solado, como na Fg.

Leia mais

Leis de conservação em forma integral

Leis de conservação em forma integral Les de conservação em forma ntegral J. L. Balño Departamento de Engenhara Mecânca Escola Poltécnca - Unversdade de São Paulo Apostla de aula Rev. 10/08/2017 Les de conservação em forma ntegral 1 / 26 Sumáro

Leia mais

Termodinâmica dos Sistemas Abertos Sistemas heterogêneos: Potencial Químico. Grandezas Molares.

Termodinâmica dos Sistemas Abertos Sistemas heterogêneos: Potencial Químico. Grandezas Molares. Termoâmca dos Sstemas Abertos Sstemas heterogêneos: Potencal Químco. Grandezas Molares. A aplcação da função Energa Lvre de Gbbs aos sstemas de um únco componente permte a construção dos Dagramas de Fases

Leia mais

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2)

Radiação Térmica Processos, Propriedades e Troca de Radiação entre Superfícies (Parte 2) Radação Térmca Processos, Propredades e Troca de Radação entre Superfíces (Parte ) Obetvo: calcular a troca por radação entre duas ou mas superfíces. Essa troca depende das geometras e orentações das superfíces,

Leia mais

CAPITULO II - FORMULAÇAO MATEMATICA

CAPITULO II - FORMULAÇAO MATEMATICA CAPITULO II - FORMULAÇAO MATEMATICA II.1. HIPOTESES BASICAS A modelagem aqu empregada está baseado nas seguntes hpóteses smplfcadoras : - Regme permanente; - Ausênca de forças de campo; - Ausênca de trabalho

Leia mais

Ajuste de um modelo linear aos dados:

Ajuste de um modelo linear aos dados: Propagação de erros Suponhamos que se pretende determnar uma quantdade Z, a partr da medda drecta das grandezas A, B, C,, com as quas se relacona através de Z = f(a,b,c, ). Se os erros assocados a A, B,

Leia mais

2 - Análise de circuitos em corrente contínua

2 - Análise de circuitos em corrente contínua - Análse de crcutos em corrente contínua.-corrente eléctrca.-le de Ohm.3-Sentdos da corrente: real e convenconal.4-fontes ndependentes e fontes dependentes.5-assocação de resstêncas; Dvsores de tensão;

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

Um modelo nada mais é do que uma abstração matemática de um processo real (Seborg et al.,1989) ou

Um modelo nada mais é do que uma abstração matemática de um processo real (Seborg et al.,1989) ou Dscplna - MR070 INTRODUÇÃO À MODELAGEM DE SISTEMAS LINEARES POR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS Os modelos de um determnado sstema podem ser físcos ou matemátcos. Neste curso focaremos a modelagem pela dentfcação

Leia mais

Dinâmica do Movimento de Rotação

Dinâmica do Movimento de Rotação Dnâmca do Movmento de Rotação - ntrodução Neste Capítulo vamos defnr uma nova grandeza físca, o torque, que descreve a ação gratóra ou o efeto de rotação de uma força. Verfcaremos que o torque efetvo que

Leia mais

Atividade em Soluções Eletrolíticas

Atividade em Soluções Eletrolíticas Modelo de solução eletrolítca segundo Debye-Hückel. - A le lmte de Debye-Hückel (LLDH) tem o lmte que está em: I 0,01. log z.z A I 1/ valêncas do íons + e do eletrólto I 1 [ z b / b ] constante que depende

Leia mais

4 Autovetores e autovalores de um operador hermiteano

4 Autovetores e autovalores de um operador hermiteano T (ψ) j = ψ j ˆT ψ = k ψ j ˆT φ k S k = k,l ψ j φ l T (φ) S k = k,l φ l ψ j T (φ) S k = k,l SljT (φ) S k. Após todos esses passos vemos que T (ψ) j = k,l S jl T (φ) S k ou, em termos matrcas T (ψ) = S

Leia mais

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu

Faculdade de Engenharia Optimização. Prof. Doutor Engº Jorge Nhambiu 1 Programação Não Lnear com Restrções Aula 9: Programação Não-Lnear - Funções de Váras Varáves com Restrções Ponto Regular; Introdução aos Multplcadores de Lagrange; Multplcadores de Lagrange e Condções

Leia mais

Critério de Equilíbrio

Critério de Equilíbrio Crtéro de Equlíbro ara um sstema echado onde exstem ases em equlíbro, o crtéro geral de equlíbro de ases mpõe que o potencal químco de cada espéce presente seja gual em todas as ases. α β π µ = µ = K=

Leia mais

Capítulo 4 CONSERVAÇÃO DA MASSA E DA ENERGIA

Capítulo 4 CONSERVAÇÃO DA MASSA E DA ENERGIA Capítulo 4 COSERAÇÃO DA MASSA E DA EERGIA 4.1. Equações para um Sstema Fechao 4.1.1. Defnções Consere o volume materal e uma aa substânca composta por espéces químcas lustrao na Fgura 4.1, one caa espéce

Leia mais

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico

γ = C P C V = C V + R = q = 2 γ 1 = 2 S gas = dw = W isotermico Q1 Um clndro feto de materal com alta condutvdade térmca e de capacdade térmca desprezível possu um êmbolo móvel de massa desprezível ncalmente fxo por um pno. O rao nterno do clndro é r = 10 cm, a altura

Leia mais

Expansão livre de um gás ideal

Expansão livre de um gás ideal Expansão lvre de um gás deal (processo não quase-estátco, logo, rreversível) W=0 na expansão lvre (P e = 0) Paredes adabátcas a separar o gás das vznhanças Q = 0 ª Le U gás = Q + W = 0 U = U Para um gás

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ CQ110 : Prncípos de FQ CQ 110 Prncípos de Físco Químca Curso: Farmáca Prof. Dr. Marco Vdott mvdott@ufpr.br Potencal químco, m potencal químco CQ110 : Prncípos de FQ Propredades termodnâmcas das soluções

Leia mais

Cap. 6 - Energia Potencial e Conservação da Energia Mecânica

Cap. 6 - Energia Potencial e Conservação da Energia Mecânica Unversdade Federal do Ro de Janero Insttuto de Físca Físca I IGM1 014/1 Cap. 6 - Energa Potencal e Conservação da Energa Mecânca Prof. Elvs Soares 1 Energa Potencal A energa potencal é o nome dado a forma

Leia mais

3 Animação de fluidos com SPH

3 Animação de fluidos com SPH 3 Anmação de fludos com SPH O SPH (Smoothed Partcle Hydrodynamcs) é um método Lagrangeano baseado em partículas, proposto orgnalmente para smulação de problemas astrofíscos por Gngold e Monaghan (1977)

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Físca Geral III ula Exploratóra Cap. 26-27 UNICMP IFGW F328 1S2014 1 Densdade de corrente! = J nˆ d Se a densdade for unforme através da superfíce e paralela a, teremos: d! J! v! d E! J! = Jd = J

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial 3 Método Numérco O presente capítulo apresenta a dscretação da equação dferencal para o campo de pressão e a ntegração numérca da expressão obtda anterormente para a Vscosdade Newtonana Equvalente possbltando

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Unversdade Federal Rural do Sem-Árdo - UFERSA Temperatura e Calor Subêna Karne de Mederos Mossoró, Outubro de 2009 Defnção: A Termodnâmca explca as prncpas propredades damatéra e a correlação entre estas

Leia mais

Introdução às Medidas em Física a Aula

Introdução às Medidas em Física a Aula Introdução às Meddas em Físca 4300152 8 a Aula Objetvos: Experênca Curvas Característcas Meddas de grandezas elétrcas: Estudar curvas característcas de elementos resstvos Utlzação de um multímetro Influênca

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO

COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO COMBUSTÍVEIS E COMBUSTÃO PROF. RAMÓN SILVA Engenhara de Energa Dourados MS - 2013 CHAMAS DIFUSIVAS 2 INTRODUÇÃO Chamas de dfusão turbulentas tpo jato de gás são bastante comuns em aplcações ndustras. Há

Leia mais

Apêndice B Frações mássicas, molares e volúmicas. Estequiometria.

Apêndice B Frações mássicas, molares e volúmicas. Estequiometria. Elementos de Engenhara Químca I Apêndce B Apêndce B Frações másscas, molares e volúmcas. Estequometra. O engenhero químco lda constantemente com msturas de compostos químcos em stuações que mporta caracterzar

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

Capítulo 26: Corrente e Resistência

Capítulo 26: Corrente e Resistência Capítulo 6: Corrente e esstênca Cap. 6: Corrente e esstênca Índce Corrente Elétrca Densdade de Corrente Elétrca esstênca e esstvdade Le de Ohm Uma Vsão Mcroscópca da Le de Ohm Potênca em Crcutos Elétrcos

Leia mais

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários

2 Análise de Campos Modais em Guias de Onda Arbitrários Análse de Campos Modas em Guas de Onda Arbtráros Neste capítulo serão analsados os campos modas em guas de onda de seção arbtrára. A seção transversal do gua é apromada por um polígono conveo descrto por

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenhara de Lorena EEL LOB1053 - FÍSICA III Prof. Dr. Durval Rodrgues Junor Departamento de Engenhara de Materas (DEMAR) Escola de Engenhara de Lorena (EEL) Unversdade

Leia mais

8. Estudo da não-idealidade da fase líquida

8. Estudo da não-idealidade da fase líquida PQI 58 Fundamentos de Processos em Engenhara Químca II 009 8. Estudo da não-dealdade da fase líquda Assuntos. A le de Raoult. Defnção de atvdade 3. Convenções assmétrcas e a le de Henry 4. Exercícos 8..

Leia mais

18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13. Introdução à Física Estatística Postulados Equilíbrio térmico Função de Partição; propriedades termodinâmicas

18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13. Introdução à Física Estatística Postulados Equilíbrio térmico Função de Partição; propriedades termodinâmicas 01/Abr/2016 Aula 11 Potencas termodnâmcos Energa nterna total Entalpa Energas lvres de Helmholtz e de Gbbs Relações de Maxwell 18 e 20/Abr/2016 Aulas 12 e 13 Introdução à Físca Estatístca Postulados Equlíbro

Leia mais

7 Tratamento dos Dados

7 Tratamento dos Dados 7 Tratamento dos Dados 7.. Coefcentes de Troca de Calor O úmero de usselt local é dado por h( r )d u ( r ) (7-) k onde h(r), o coefcente local de troca de calor é h( r ) q''- perdas T q''- perdas (T( r

Leia mais

Parênteses termodinâmico

Parênteses termodinâmico Parênteses termodnâmco Lembrando de 1 dos lmtes de valdade da dstrbução de Maxwell-Boltzmann: λ

Leia mais

3. Um protão move-se numa órbita circular de raio 14 cm quando se encontra. b) Qual o valor da velocidade linear e da frequência ciclotrónica do

3. Um protão move-se numa órbita circular de raio 14 cm quando se encontra. b) Qual o valor da velocidade linear e da frequência ciclotrónica do Electromagnetsmo e Óptca Prmero Semestre 007 Sére. O campo magnétco numa dada regão do espaço é dado por B = 4 e x + e y (Tesla. Um electrão (q e =.6 0 9 C entra nesta regão com velocdade v = e x + 3 e

Leia mais

AULA 10 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica

AULA 10 Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica UFABC - BC0205 - Prof. Germán Lugones AULA 10 Entropa e a Segunda Le da ermodnâmca Sad Carnot [1796-1832] R. Clausus [1822-1888] W. homson (Lord Kelvn) [1824-1907] Quando um saco de ppocas é aquecdo em

Leia mais

7 - Distribuição de Freqüências

7 - Distribuição de Freqüências 7 - Dstrbução de Freqüêncas 7.1 Introdução Em mutas áreas há uma grande quantdade de nformações numércas que precsam ser dvulgadas de forma resumda. O método mas comum de resumr estes dados numércos consste

Leia mais

Física I LEC+LET Guias de Laboratório 2ª Parte

Física I LEC+LET Guias de Laboratório 2ª Parte Físca I LEC+LET Guas de Laboratóro 2ª Parte 2002/2003 Experênca 3 Expansão lnear de sóldos. Determnação de coefcentes de expansão térmca de dferentes substâncas Resumo Grupo: Turno: ª Fera h Curso: Nome

Leia mais

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES

Capítulo 2. APROXIMAÇÕES NUMÉRICAS 1D EM MALHAS UNIFORMES Capítulo. Aproxmações numércas 1D em malhas unformes 9 Capítulo. AROXIMAÇÕS NUMÉRICAS 1D M MALHAS UNIFORMS O prncípo fundamental do método das dferenças fntas (MDF é aproxmar através de expressões algébrcas

Leia mais

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear

Estatística II Antonio Roque Aula 18. Regressão Linear Estatístca II Antono Roque Aula 18 Regressão Lnear Quando se consderam duas varáves aleatóras ao mesmo tempo, X e Y, as técncas estatístcas aplcadas são as de regressão e correlação. As duas técncas estão

Leia mais

Eletrotécnica AULA Nº 1 Introdução

Eletrotécnica AULA Nº 1 Introdução Eletrotécnca UL Nº Introdução INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DE ENERGI ELÉTRIC GERDOR ESTÇÃO ELEVDOR Lnha de Transmssão ESTÇÃO IXDOR Equpamentos Elétrcos Crcuto Elétrco: camnho percorrdo por uma corrente elétrca

Leia mais

4 Sistemas de partículas

4 Sistemas de partículas 4 Sstemas de partículas Nota: será feta a segunte convenção: uma letra em bold representa um vector,.e. b b Nesta secção estudaremos a generalzação das les de Newton a um sstema de váras partículas e as

Leia mais

F-328 Física Geral III

F-328 Física Geral III F-328 Físca Geral III Aula Exploratóra Cap. 26 UNICAMP IFGW F328 1S2014 1 Corrente elétrca e resstênca Defnção de corrente: Δq = dq = t+δt Undade de corrente: 1 Ampère = 1 C/s A corrente tem a mesma ntensdade

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Determinação de Centros de Gravidade

Laboratório de Mecânica Aplicada I Determinação de Centros de Gravidade Laboratóro de Mecânca Aplcada I Determnação de Centros de Gravdade Em mutos problemas de mecânca o efeto do peso dos corpos é representado por um únco vector, aplcado num ponto denomnado centro de gravdade.

Leia mais

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos

Laboratório de Mecânica Aplicada I Estática: Roldanas e Equilíbrio de Momentos Laboratóro de Mecânca Aplcada I Estátca: Roldanas e Equlíbro de Momentos 1 Introdução O conhecmento das condções de equlíbro de um corpo é mprescndível em númeras stuações. Por exemplo, o estudo do equlíbro

Leia mais

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios Algarsmos Sgnfcatvos Propagação de Erros ou Desvos L1 = 1,35 cm; L = 1,3 cm; L3 = 1,30 cm L4 = 1,4 cm; L5 = 1,7 cm. Qual destas meddas está correta? Qual apresenta algarsmos com sgnfcado? O nstrumento

Leia mais

TERMODINÂMICA DE SOLUÇÕES

TERMODINÂMICA DE SOLUÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA - PPGEQ TERMODINÂMICA DE SOLUÇÕES (ENQ70) Prof. Marcos L. Corazza Curtba,

Leia mais

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA CAPÍTULO DESCRIÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A MÉDIA ARITMÉTICA OU PROMÉDIO Defnção: é gual a soma dos valores do grupo de dados dvdda pelo número de valores. X x Soma dos valores de x número de

Leia mais

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall Sstemas Intelgentes Aplcados Carlos Hall Programa do Curso Lmpeza/Integração de Dados Transformação de Dados Dscretzação de Varáves Contínuas Transformação de Varáves Dscretas em Contínuas Transformação

Leia mais

Isostática 2. Noções Básicas da Estática

Isostática 2. Noções Básicas da Estática Isostátca. Noções Báscas da Estátca Rogéro de Olvera Rodrgues .1. Força Força desgna um agente capa de modfcar o estado de repouso ou de movmento de um determnado corpo. É uma grandea vetoral e, como tal,

Leia mais

Fluido Perfeito/Ideal

Fluido Perfeito/Ideal ν ref ref e L R scosdade do fludo é nula, ν0 - Número de Renolds é nfnto Admtndo que a conductbldade térmca é 0 s s s t s s t s Ds Admtndo que a conductbldade térmca é sufcentemente pequena para que se

Leia mais

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental.

É o grau de associação entre duas ou mais variáveis. Pode ser: correlacional ou experimental. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Numa relação expermental os valores de uma das

Leia mais

2003/2004. então o momento total das forças exercidas sobre o sistema é dado por. F ij = r i F (e)

2003/2004. então o momento total das forças exercidas sobre o sistema é dado por. F ij = r i F (e) Resolução da Frequênca de Mecânca Clássca I/Mecânca Clássca 2003/2004 I Consdere um sstema de N partículas de massas m, =,..., N. a Demonstre que, se a força nterna exercda sobre a partícula pela partícula

Leia mais

0.5 setgray0 0.5 setgray1. Mecânica dos Fluidos Computacional. Aula 7. Leandro Franco de Souza. Leandro Franco de Souza p.

0.5 setgray0 0.5 setgray1. Mecânica dos Fluidos Computacional. Aula 7. Leandro Franco de Souza. Leandro Franco de Souza p. Leandro Franco de Souza lefraso@cmc.usp.br p. 1/1 0.5 setgray0 0.5 setgray1 Mecânca dos Fludos Computaconal Aula 7 Leandro Franco de Souza Leandro Franco de Souza lefraso@cmc.usp.br p. 2/1 Equações Dferencas

Leia mais

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos Curso de extensão, MMQ IFUSP, feverero/4 Alguns exercíco báscos I Exercícos (MMQ) Uma grandeza cujo valor verdadero x é desconhecdo, fo medda três vezes, com procedmentos expermentas dêntcos e, portanto,

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Constata-se, freqüentemente, a estênca de uma relação entre duas (ou mas) varáves. Se tal relação é de natureza quanttatva, a correlação é o nstrumento adequado para descobrr e medr

Leia mais

2. Introdução à Condução de Calor (Difusão de Calor)

2. Introdução à Condução de Calor (Difusão de Calor) 7. Introdução à Condução de Calor (Dfusão de Calor) Neste tem serão apresentados os processos de dfusão e convecção de grandezas físcas. presenta-se uma dedução das equações geras de balanço un e trdmensonal.

Leia mais

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt

Versão integral disponível em digitalis.uc.pt Versão ntegral dsponível em dgtals.uc.pt 1 E N S I N O Versão ntegral dsponível em dgtals.uc.pt 2 EDIÇÃO Imprensa da Unversdade de Combra Emal: mprensauc@c.uc.pt URL: http://www.uc.pt/mprensa_uc Vendas

Leia mais

PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS

PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS PROBLEMA DE DIFUSÃO DE CALOR RESOLVIDO POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS PARABÓLICAS Renato S. Gomde 1, Luz F. B. Loja 1, Edna L. Flôres 1 1 Unversdade Federal de Uberlânda, Departamento de Engenhara

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS Às vezes é de nteresse nclur na análse, característcas dos ndvíduos que podem estar relaconadas com o tempo de vda. Estudo de nsufcênca renal: verfcar qual o efeto da

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Unversdade Estadual do Sudoeste da Baha Departamento de Cêncas Exatas e Naturas 5 - Rotações, Centro de Massa, Momento, Colsões, Impulso e Torque Físca I Ferrera Índce 1. Movmento Crcular Unformemente

Leia mais

Aula 10: Corrente elétrica

Aula 10: Corrente elétrica Unversdade Federal do Paraná Setor de Cêncas Exatas Departamento de Físca Físca III Prof. Dr. Rcardo Luz Vana Referêncas bblográfcas: H. 28-2, 28-3, 28-4, 28-5 S. 26-2, 26-3, 26-4 T. 22-1, 22-2 Aula 10:

Leia mais

COMBUSTÃO. A termodinâmica permite um estudo elementar de combustão através da termoquímica.

COMBUSTÃO. A termodinâmica permite um estudo elementar de combustão através da termoquímica. COMBUSTÃO A termodnâmca permte um estudo elementar de combustão através da termoquímca. Aplcação de balanço de massa e energa (1º le) e de defenção de condções de equlíbro e sentdo de evoluções termodnâmcas

Leia mais

X = 1, se ocorre : VB ou BV (vermelha e branca ou branca e vermelha)

X = 1, se ocorre : VB ou BV (vermelha e branca ou branca e vermelha) Estatístca p/ Admnstração II - Profª Ana Cláuda Melo Undade : Probabldade Aula: 3 Varável Aleatóra. Varáves Aleatóras Ao descrever um espaço amostral de um expermento, não especfcamos que um resultado

Leia mais

4. ESTÁTICA E PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS 4.1. INTRODUÇÃO

4. ESTÁTICA E PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS 4.1. INTRODUÇÃO 4. ESTÁTICA E PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS 4.1. INTRODUÇÃO Na Estátca, estuda-se o equlíbro dos corpos sob ação de esforços nvarantes com o tempo. Em cursos ntrodutóros de Mecânca, esse é, va de regra,

Leia mais

AULA Espaços Vectoriais Estruturas Algébricas.

AULA Espaços Vectoriais Estruturas Algébricas. Note bem: a letura destes apontamentos não dspensa de modo algum a letura atenta da bblografa prncpal da cadera Chama-se a atenção para a mportânca do trabalho pessoal a realzar pelo aluno resolvendo os

Leia mais

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos.

Sempre que surgir uma dúvida quanto à utilização de um instrumento ou componente, o aluno deverá consultar o professor para esclarecimentos. Nesse prátca, estudaremos a potênca dsspada numa resstênca de carga, em função da resstênca nterna da fonte que a almenta. Veremos o Teorema da Máxma Transferênca de Potênca, que dz que a potênca transferda

Leia mais

Filtros são dispositivos seletivos em freqüência usados para limitar o espectro de um sinal a um determinado intervalo de freqüências.

Filtros são dispositivos seletivos em freqüência usados para limitar o espectro de um sinal a um determinado intervalo de freqüências. 1 Fltros são dspostvos seletvos em freqüênca usados para lmtar o espectro de um snal a um determnado ntervalo de freqüêncas. A resposta em freqüênca de um fltro é caracterzada por uma faxa de passagem

Leia mais

ANÁLISE DAS TENSÕES TÉRMICAS EM MATERIAIS CERÂMICOS. Palavras-chave: Tensões térmicas, Propriedades variáveis, Condução de calor, GITT

ANÁLISE DAS TENSÕES TÉRMICAS EM MATERIAIS CERÂMICOS. Palavras-chave: Tensões térmicas, Propriedades variáveis, Condução de calor, GITT ANÁLISE DAS TENSÕES TÉRMICAS EM MATERIAIS CERÂMICOS Dnz, L.S. Santos, C.A.C. Lma, J.A. Unversdade Federal da Paraíba Laboratóro de Energa Solar LES/DTM/CT/UFPB 5859-9 - João Pessoa - PB, Brasl e-mal: cabral@les.ufpb.br

Leia mais

Estatística Quântica Gás de Fermi

Estatística Quântica Gás de Fermi Unversdade de São Paulo Monografa Estatístca Quântca Gás de Ferm André Hernandes Alves Malavaz SFI5814 - Físca Atômca e Molecular, 17- de novembro de 17 Monografa Físca Atômca e Molecular Estatístca Quântca

Leia mais

Trabalho e Energia. Curso de Física Básica - Mecânica J.R. Kaschny (2005)

Trabalho e Energia. Curso de Física Básica - Mecânica J.R. Kaschny (2005) Trabalho e Energa Curso de Físca Básca - Mecânca J.R. Kaschny (5) Lembrando nosso epermento de queda lvre... z z 1 v t 1 z = z - v t - gt ( ) z- z v = g = t Contudo, se consderarmos obtemos: v z z 1 t

Leia mais

1º Exame de Mecânica Aplicada II

1º Exame de Mecânica Aplicada II 1º Exame de Mecânca Aplcada II Este exame é consttuído por 4 perguntas e tem a duração de três horas. Justfque convenentemente todas as respostas apresentando cálculos ntermédos. Responda a cada pergunta

Leia mais

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012

Notas Processos estocásticos. Nestor Caticha 23 de abril de 2012 Notas Processos estocástcos Nestor Catcha 23 de abrl de 2012 notas processos estocástcos 2 O Teorema de Perron Frobenus para matrzes de Markov Consdere um processo estocástco representado por um conunto

Leia mais

2 Agregação Dinâmica de Modelos de Turbinas e Reguladores de Velocidade: Teoria

2 Agregação Dinâmica de Modelos de Turbinas e Reguladores de Velocidade: Teoria Agregação Dnâmca de Modelos de urbnas e Reguladores de elocdade: eora. Introdução O objetvo da agregação dnâmca de turbnas e reguladores de velocdade é a obtenção dos parâmetros do modelo equvalente, dados

Leia mais

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA

CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA CURSO A DISTÂNCIA DE GEOESTATÍSTICA Aula 6: Estaconardade e Semvarânca: Estaconardade de a. ordem, Hpótese ntríseca, Hpótese de krgagem unversal, Crtéros para escolha, Verfcação, Representatvdade espacal,

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA USP TRANSFERÊNCIA DE MASSA

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA USP TRANSFERÊNCIA DE MASSA 1 ESCOL DE ENGENHRI DE LOREN USP PROF. GERONIMO V. TGLIFERRO TRNSFERÊNCI DE MSS Ementa: Introdução à transferênca de massa de massa; concentrações, velocdades e fluxos; equações da contnudade em transferênca

Leia mais

2 Experimentos com Mistura

2 Experimentos com Mistura Modelagem em Expermentos com Mstura e Mstura-Processo Expermentos com Mstura Formulações de Expermentos com Mstura (EM) são freuentemente encontradas nas ndústras uímcas, farmacêutcas, de almentos e em

Leia mais

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS

ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO MÉTODO DE CROSS DECvl ANÁLISE DE ESTRUTURAS I INTRODUÇÃO AO ÉTODO DE CROSS Orlando J. B. A. Perera 20 de ao de 206 2 . Introdução O método teratvo ntroduzdo por Hardy Cross (Analyss of Contnuous Frames by Dstrbutng Fxed-End

Leia mais

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson

Procedimento Recursivo do Método dos Elementos de Contorno Aplicado em Problemas de Poisson Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vtóra-ES, 015. Proceedng Seres of the Brazlan Socety of Computatonal and Appled Mathematcs Procedmento Recursvo do Método dos Elementos de Contorno Aplcado em Problemas

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 7. Teorema de Liouville Fluxo no Espaço de Fases Sistemas Caóticos Lagrangeano com Potencial Vetor

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 7. Teorema de Liouville Fluxo no Espaço de Fases Sistemas Caóticos Lagrangeano com Potencial Vetor 1 MECÂNICA CLÁSSICA AULA N o 7 Teorema de Louvlle Fluo no Espaço de Fases Sstemas Caótcos Lagrangeano com Potencal Vetor Voltando mas uma ve ao assunto das les admssíves na Físca, acrescentamos que, nos

Leia mais

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma.

TEORIA DE ERROS * ERRO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA AV. FERNANDO FERRARI, 514 - GOIABEIRAS 29075-910 VITÓRIA - ES PROF. ANDERSON COSER GAUDIO FONE: 4009.7820 FAX: 4009.2823

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Val, Dr. val@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~val/ É o grau de assocação entre duas ou mas varáves. Pode ser: correlaconal ou expermental. Prof. Lorí Val, Dr. UFRG Insttuto de Matemátca

Leia mais

CQ049 : FQ IV - Eletroquímica

CQ049 : FQ IV - Eletroquímica CQ049 FQ prof. Dr. Marco Vdott LEAP Laboratóro de Eletroquímca e Polímeros mvdott@ufpr.br Imagens de Rorschach A Eletroquímca pode ser dvdda em duas áreas: Iônca: Está relaconada com os íons em solução

Leia mais

A ; (1) A z. A A y

A ; (1) A z. A A y 1 Prmera aula Thals Grard thalsjg@gmal.com Sumáro 1. Introdução da notação ndcal 2. O produto escalar e o de Kronecker 3. Rotações 4. O produto vetoral e o " de Lev-Cvta 5. Trplo produto escalar e determnantes

Leia mais

Trocas radiativas entre superfícies: recintos fechados com meio não participativo

Trocas radiativas entre superfícies: recintos fechados com meio não participativo Trocas radatvas entre superfíces: recntos fechados com meo não partcpatvo Concetos báscos Recnto fechado consste de ou mas superfíces que englobam uma regão do espaço (tpcamente preenchda com gás) e que

Leia mais

R X. X(s) Y Y(s) Variáveis aleatórias discretas bidimensionais

R X. X(s) Y Y(s) Variáveis aleatórias discretas bidimensionais 30 Varáves aleatóras bdmensonas Sea ε uma experênca aleatóra e S um espaço amostral assocado a essa experênca. Seam X X(s) e Y Y(s) duas funções cada uma assocando um número real a cada resultado s S.

Leia mais

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR 1 CORRELAÇÃO E REGREÃO LINEAR Quando deseja-se estudar se exste relação entre duas varáves quanttatvas, pode-se utlzar a ferramenta estatístca da Correlação Lnear mples de Pearson Quando essa correlação

Leia mais

ESCOAMENTO TRIFÁSICO NÃO-ISOTÉRMICO EM DUTO VERTICAL COM VAZAMENTO VIA CFX: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE DA PAREDE DO DUTO

ESCOAMENTO TRIFÁSICO NÃO-ISOTÉRMICO EM DUTO VERTICAL COM VAZAMENTO VIA CFX: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE DA PAREDE DO DUTO ESCOAMENTO TRIFÁSICO NÃO-ISOTÉRMICO EM DUTO VERTICAL COM VAZAMENTO VIA CFX: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA RUGOSIDADE DA PAREDE DO DUTO W. R. G. SANTOS 1, H. G. ALVES 2, S. R. FARIAS NETO 3 e A. G. B. LIMA 4

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

c) No modelo EBM de Budyko (1969)*, aproxima-se Ro por:

c) No modelo EBM de Budyko (1969)*, aproxima-se Ro por: Clma 007/008 - Sére (dsponível em http://.gdl.ul.pt/pres.htm ) Consdere o EBM-0dm: dt S c = ( α T ) T = R Ro = f S T dt ( ) σε (, ) Onde S é a constante solar tomada como parâmetro e o feedback albedotemperatura

Leia mais