IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS UNIDADES MORFOESTRUTURAIS E MORFOESCULTURAIS DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA MG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS UNIDADES MORFOESTRUTURAIS E MORFOESCULTURAIS DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA MG"

Transcrição

1 IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS UNIDADES MORFOESTRUTURAIS E MORFOESCULTURAIS DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA MG Tatiane Regina da Silva Graduanda em Geografia Universidade Federal de Uberlândia -UFU Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP tatiane_rs94@hotmail.com Leda Correia Pedro Miyazaki Docente do curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de Uberlândia -UFU Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP lecpgeo@gmail.com INTRODUÇÃO O município de Ituiutaba, com a toponímia de origem indígena, I rio; TUIU barrento; TABA povoação, cidade; significa: aldeia do tijuco ou da lama, localizada na porção oeste da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Figura 1), estado de Minas Gerais, possui uma área de 2.598,046 Km 2 e conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2015), uma população estimada de habitantes. Além disso, Ituiutaba, faz limites com os municípios de Gurinhatã, Ipiaçú, Capinópolis, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Campina Verde e com o Estado de Goiás (municípios de Inaciolândia e Cachoeira Dourada de Goiás). E encontrase aproximadamente a 137 Km de Uberlândia e a 673 Km da capital do estado, Belo Horizonte. O município se destaca na região pelo desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, indústria alimentícia e agropecuária. Por ser o principal centro urbano regional, Ituiutaba atrai os municípios vizinhos para uma série de atividades, principalmente, no que tange aos aspectos naturais, características singulares como, patrimônios geológicos, cachoeiras, morros testemunhos, entre outras características, apontando para uma potencialidade a ser aproveitada pelo turismo ecológico, este proporcionado por aspectos naturais.

2 Figura 1: Localização do município de Ituiutaba - MG (2015). Fonte: IBGE, Org.: SILVA. T. R. (2015). Ituiutaba, geomorfologicamente, localiza-se na morfoestrutura da Bacia Sedimentar do Paraná, mais precisamente próximo a borda, e em relação a morfoescultura se insere no Planalto Setentrional da Bacia Sedimentar do Paraná. O tipo de relevo é típico de Bacia Sedimentar. Por isso tem uma gênese e evolução singular, sendo denominado de Tabuliforme. Para Santos (2006), seu principal processo de origem e esculturação, são as sucessivas alternâncias climáticas ocorridas no período geológico do Quaternário (Pleistoceno e Holoceno). Esse tipo predominante de relevo no município se caracterizam por camadas sedimentares horizontais, ou sub-horizontais, que correspondem a chapadas, chapadões e tabuleiros que lembram a presença de mesa, uma extensão de mesa ou tabuleiros mantidos por camadas basálticas ou sedimentos mais resistentes (CASSETI, 2005). Além deste tipo de morfologia encontrado no local, são característicos da área, cabeceira de drenagem em anfiteatro, colinas suaves, vertentes côncavas, convexas,

3 retilíneas, fundos de vale em V e em berço, dentre outras morfologias que compõe a paisagem do município de Ituiutaba. Considerando a relevância das morfologias do município e da sua paisagem, essa por sua vez, uma categoria de análise da geografia, tornou-se de suma importância compreender tais estruturas compostas na paisagem da área de estudo, principalmente no que se refere aos aspectos geomorfológicos. Outro ponto a ser considerado, é a contribuição dos resultados alcançados, que poderá proporcionar uma caracterização física do município e, consequentemente, inferir discussões sociais à medida que integra a apropriação do relevo, tema muito importante para o planejamento urbano e ambiental dos municípios da região. OBJETIVOS O objetivo principal deste trabalho é identificar as principais unidades morfoestruturais e morfoesculturais do município de Ituiutaba - MG que estão expressas na paisagem. Consequentemente, realizar um estudo sobre a gênese de formação do relevo do município, apoiando-se nas teorias clássicas geográficos-geomorfológicas, com ênfase tanto para as morfoestruturas, quanto nas morfoesculturas. METODOLOGIAS Para alcançar o objetivo geral e específicos do presente estudo, foi necessário realizar um conjunto de procedimentos metodológicos, que serão relatados a seguir. O primeiro passo foi a realização de um levantamento bibliográfico em bibliotecas, revistas científicas e artigos acadêmicos eletrônicos acerca das teorias clássicas de formação do relevo, morfoestruturas, morfoesculturas e processos geomorfológicos. Outra etapa se deu na realização de trabalhos de campo para conferir a espacialização das cartas temáticas e registrar com o auxílio de uma câmera fotográfica os principais pontos de afloramento do embasamento rochoso do município e as principais feições do relevo.

4 E por fim, a análise integrada dos aspectos geomorfológicos e geológicos sob uma perspectiva geográfica, das principais formas de relevo estudados. RESULTADOS PRELIMINARES De acordo com o Manual Técnico de Geomorfologia do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2009), a história da Geomorfologia, obteve duas principais correntes epistemológicas: a de linha norte-americana, que foi fortemente influenciada pelo trabalho de Davis, sistematizada no Geographical Cycle (1889), afirmando que o relevo é decorrente da estrutura geológica, dos processos operantes e do tempo, valorizando muito o aspecto histórico e representando o pilar conceitual da Geomorfologia. E a corrente de origem germânica, que teve suas referências firmadas na postura de Walter Penck, baseado na obra Die Morphologische Analyse (1923). Tal obra preocupava-se, essencialmente, por três elementos: os processos endógenos, exógenos e os produtos resultantes de ambos, que contemplava as formações superficiais e as feições geomorfológicas, que por sua vez, abordava o pilar metodológico da Geomorfologia. A proposta penckiana foi adquirida por vários pesquisadores, como Mescerjakov e Gerassimov (1968) e a partir desses pressupostos, desenvolveram uma classificação do relevo terrestre em três categorias genéticas: as unidades geotexturais, as unidades morfoestruturais e as unidades morfoesculturais. Todas fundamentadas no resultado de interação entre as forças endógenas e exógenas, como um novo instrumento de análise geomorfológica (ROSS; MOROZ, 1996). Na concepção de Leite; Brito (2012), calcada nessas três unidades que foram explanadas anteriormente, no qual foram fundamentadas pela dinâmica antagônica entre as forças endógenas e exógenas embasadas pelos pressupostos de W. Penck e no conceito de morfoestrutura e morfoescultura elaborados por Gerassimov e Mescerjakov, Ross, influenciado por tais teorias e conceitos, juntamente com o conhecimento teórico, agregado à experiência durante a participação no projeto RADAMBRASIL, levaram-no, a apresentar algumas classificações taxonômicas do relevo em seis níveis ou táxons. Desta forma, de acordo com Casseti (2005) e Leite; Brito (2012), esses níveis ou táxons (Figura 2) são descritos como:

5 O 1º táxon: corresponde à unidade morfoestrutural, que é a maior forma de relevo e a mais antiga dentre as formas. Nessas unidades pode conter uma ou mais unidades morfoesculturais; O 2º táxon: vão representar as unidades morfoesculturais, que correspondem as morfologias geradas pela ação do clima durante o tempo geológico, por conseguinte estão expressas nas morfoestruturas e são caracterizadas pelos planaltos, planícies e depressões; O 3º táxon: são unidades morfológicas que se distinguem pelas diferenças de rugosidade topográfica ou do índice de dissecação do relevo, como vertentes, formas de topos e vales de cada padrão; O 4º táxon: caracterizadas pelas unidades de padrão de formas semelhantes. Essas formas são moldadas por processos de agradação como planícies aluviais, terraços, e de degradação, como colinas, morros e cristas; O 5º táxon: refere-se aos tipos de vertentes de cada uma das formas do relevo. Cada tipologia de vertente é geneticamente diferenciada, além disso pode apresentar características dinâmicas e geométricas distintas; O 6º táxon: apresenta as menores formas resultantes da ação dos processos erosivos atuais ou dos depósitos atuais, seja de ordem natural, como cicatrizes de escorregamento ou de intervenções antropogênicas como, ravinas, voçorocas e etc.

6 Figura 2: Unidades Taxonômicas propostas por Ross (1992). Fonte: SANTOS, C. A. M. dos (2009). Por conseguinte, a preocupação de classificar as taxonomias das formas de relevo surgiu em função da necessidade de estabelecer uma organização aos diferentes tamanhos das formas e gêneses do relevo terrestre. Uma vez que tais estudos contribuíram para classificar as características do relevo brasileiro e lançou as bases de sua interpretação geral dentro da Geomorfologia. Por sua vez, no que se refere as unidades morfoestruturais, mais detalhadamente, de acordo com Ross; Moroz (1996, p ), constituem-se em: Extensões menores estando representadas por determinadas características estruturais, litológicas e geotectônicas que evidentemente estão associadas as suas gêneses. Assim sendo, pode-se citar como exemplos de grandes morfoestruturas as bacias sedimentares, os cinturões orogênicos, as plataformas ou crátons.

7 Conforme explana Martins; Costa, (2014), o município de Ituiutaba, se insere na unidade Planaltos e Chapadas da Bacia Sedimentar do Paraná, que de acordo com a classificação de Ross (1992), tal unidade corresponde ao 1º táxon, além deste, Ituiutaba constitui-se da sub-unidade Planalto Setentrional da Bacia Sedimentar do Paraná, referente ao 2º táxon Ross (1992), que é caracterizada por litologias e espessuras e resistências distintas. Desta forma, utilizando a classificação de Ross (1992), no que tange a Unidade Morfoestrutural (1 táxon), Ituiutaba está localizada na Bacia Sedimentar do Paraná. Para Rocha et al (2001) tal morfoestrutura abrange maior extensão geográfica na região do Triângulo Mineiro, onde as áreas e os limites dessa morfoestrutura sofreram várias alterações, seja de eventos erosionais desencadeados pela tectônica, ou, não. Em relação a evolução tectono-sedimentar da região do Triângulo Mineiro, Rocha et al (2001, p. 04): Durante o Mesozóico, entre o fim do Jurássico e o Cretáceo, a área correspondente à faixa divisória das bacias do Paraná e Sanfranciscana adquiriu dinamicidade, vinculada a reativação Wealdeniana. Relacionada a esses processos a Flexura de Goiânia retomou sua atividade, causando intensa movimentação de blocos ao longo de falhas preexistentes e desenvolvendo o soerguimento do Alto Paranaíba. Essas atividades tectônicas influenciaram a deposição pós - basáltica, que é caracterizada pelo Grupo Bauru (Cretáceo Superior), na região do Triângulo Mineiro. Sendo assim, o município de Ituiutaba localizado no Pontal do Triângulo Mineiro e inserido na morfoestrutura da Bacia Sedimentar do Paraná, teve suas formas de relevo moldadas sobre os arenitos da Formação Marília (Foto 1) e Adamantina, do Grupo Bauru (Cretáceo Superior) e sobre os basaltos da Formação Serra Geral (Foto 2).

8 Foto 1: Arenito da Formação Marília, Foto 2: Basaltos da Formação Serra Geral, Ituiutaba - MG. Ituiutaba - MG. Autor: CAMILOTI, W. M. (2015). Autor: CAMILOTI, W. M. (2015). Já as unidades morfoesculturais, vão ser determinadas pela influência do clima atual e pretérito. As morfoesculturas, nada mais são, que as tipologias de formas desenvolvidas sobre diferentes morfoestruturas através da erosão causada ao longo do tempo, devido as ações climáticas diversificadas, assim como expressa Ross; Moroz (1996, p. 44): A morfoescultura é marcada por padrões de fisionomias de relevo desenvolvidas ao longo de muito tempo através das atividades climáticas que se sucederam no tempo e no espaço que imprimiram e continuam a imprimir no relevo suas marcas. É, portanto, a morfoescultura decorrente de um contínuo processo natural de esculturação por climas quentes e úmidos, climas secos e quentes, frios, temperados entre outros, e por sucessões alternadas destes dependendo de cada região do globo terrestre.

9 No que tange ao segundo nível taxonômico, as unidades morfoesculturais do município de Ituiutaba, identifica-se o Planalto Setentrional da Bacia Sedimentar do Paraná. Na concepção de Santos (2013, p. 70), a região do Planalto Setentrional da Bacia Sedimentar do Paraná: Reproduzem conjuntos de relevos de feições complexas, apresentando sulcos adaptados às estruturas, bordas escarpadas em alcantis, com reversos em rampas pouco declivosas, geralmente interrompidas por relevos residuais de topos tabulares e níveis topográficos embutidos na superfície geral dos planaltos. É comum a presença de pavimentos detríticos ou superficiais recobrindo as vertentes e, de modo geral, as formações superficiais são de natureza arenosa, produtos de desagregação do arenito. Para Rocha et al. (2011), nesse grande conjunto de relevo que abarca o Planalto Setentrional da Bacia Sedimentar do Paraná na região do Triângulo Mineiro, ocorre ainda, distintas unidades geomorfológicas, como: Planalto do Rio Grande-Paranaíba, Canyon do Araguari, Planalto Dissecado do Tijuco, Planalto Residual e o Planalto Tabular. Em relação as principais morfologias expressas na paisagem do relevo de Ituiutaba - MG, uma das formas mais exuberantes e que se destacam na paisagem são os relevos tabulares, que de acordo com Casseti (2005, s/p.): (...) tendem a ocorrer com maior frequência no interior das bacias sedimentares, dada a disposição horizontalizada dos estratos. As formas mais comuns nas estruturas concordantes se caracterizam por chapadões, chapadas e mesas, em ordem de grandeza. Tais formas são geralmente mantidas à superfície, por camadas basálticas ou por sedimentos litificados de maior resistência. Quando submetidas a processo de pediplanação, podem estar associadas a concreções ferruginosas, com vegetação xeromórfica, provavelmente ligada às condições ambientais áridas ou semiáridas que deram origem à superfície erosiva. O relevo tabuliforme é originado pelas diversas alterações climáticas, a cada variação do clima está associado a um processo esculturador da paisagem: entalhamento do talvegue e intemperismo químico (clima úmido), recuo paralelo das vertentes e desagregação mecânica (clima seco). Os processos de esculturação mais atuais, relacionados às alternâncias climáticas ocorridas no período geológico do Quaternário (SANTOS, 2014), foram os responsáveis por gerar, em Ituiutaba, um relevo configurado por um grande compartimento

10 topográficos de colinas com topos amplos e planos suavemente ondulados (Foto 3), abrangendo o divisor de águas da bacia hidrográfica do Rio Tijuco e a bacia hidrográfica do Rio da Prata, apresenta ainda morfologias de cabeceira de drenagem em anfiteatro (Foto 4), colinas suaves, morrotes ou popularmente conhecido como serrinhas que são marcados por vertentes com declividades acentuadas, além de alguns depósitos de colúvios. Foto 3 e 4: Formas de relevo identificadas no município de Ituiutaba - MG. Autora: MIYZAKI, L. C. P. (2015). As vertentes possuem morfologias côncavas, convexas e retilíneas e em alguns casos o comprimento de rampa aparece misto. Os fundos de vales apresentam duas formas básicas, sendo em V e em berço, esta última, associada a áreas de planícies aluviais ou de inundação. Em consideração à altitude do relevo, os locais com maiores altitudes se encontram em processo de dissecação e são as áreas que contém feições geomorfológicas do tipo de relevo residuais. Em contrapartida, os locais mais rebaixados e retilíneos foram muito dissecados pela drenagem e atualmente são áreas em que afloram os basaltos da Formação Serra Geral (MARTINS; COSTA, 2014). Essas análises e considerações sobre os aspectos geomorfológicos, essencialmente sobre as questões das unidades morfoestruturais, morfoesculturais e das principais morfologias da área de estudo, são alguns dos resultados alcançados até o momento, tendo em vista que o projeto ainda está em andamento e desta forma, mais resultados

11 contribuirão para alcançar os objetivos da pesquisa, uma vez que essa possa proporcionar uma caracterização física do município e pode inferir discussões sociais a medida que integra a apropriação do relevo. BIBLIOGRAFIA CASSETI, Valter. Geomorfologia: S.l., Disponível em: < geomorfologia/>. Acesso em: 27 de nov. de INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. Disponível em: < infogr%e 1ficos:-informa%E7%F5es-completas> Acesso em: 01 de nov. de LEITE, M. R.; BRITO, J. L. S. Mapeamento Morfoestrutural e Morfoescultural na Região de Cerrado no Norte de Minas Gerais. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 1, p. 1-12, mar Disponível em: < File/13285/pdf> Acesso em: 07 de jan. de Manual técnico de geomorfologia/ IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. 2. ed. - Rio de Janeiro: IBGE, Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursos_naturais/manuais_tecnicos/manual_tecnico_geo morfologia.pdf> Acesso em: 07 de jan. de MARTINS, F. P.; COSTA, R. A. A Compartimentação do Relevo como Subsídio aos Estudos Ambientais no Município de Ituiutaba-MG. Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 2, v. 26, p , abr Disponível em: < /article/view/21735/pdf_8 8> Acesso em: 02 de nov. de PREFEITURA DE ITUIUTABA. Localização. Disponível em: < br/>. Acesso em: 30 de out. de ROCHA, M. R.; BACCARO, C. A. D.; FERREIRA, I. L.; RODRIGUES, S. C. Mapeamento Geomorfológico do Triângulo Mineiro. In: 8º ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 2001, Santiago - Chile. 8º Encuentro de Geógrafos de América Latina. Santiago: Universidad de Chile, v. 2. ROSS, J. A. S. O registro cartográfico e a questão da taxonomia do relevo. Revista de Geografia, São Paulo, v. 6, p.1-20, ROSS, J. A. S.; MOROZ, I. C. Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v.10, p , Disponível em: < vistas.usp.br/rdg/article/view/53703> Acesso em: 12 de jan. de SANTOS, Caio Augusto Marques dos. Cronogeomorfologia do relevo da cidade de Marília através do método de traços de fissão - MTF f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, Disponível em: < Acesso em: 28 de jun. de 2016.

12 SANTOS, Caio Augusto Marques dos. O Relevo e o Sistema de Afastamento e Tratamento de Esgoto da Cidade de Marília-SP f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, Disponível em: < Acesso em: 29 de jun. de SANTOS, Caio Augusto Marques dos. Formas de Relevo da Cidade de Marília-SP f. Monografia (Bacharel em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente, 2006.

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PLANALTO DE MARÍLIA-SP

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PLANALTO DE MARÍLIA-SP COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DO PLANALTO DE MARÍLIA-SP Santos, Caio Augusto Marques dos. Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, Bolsista CNPq. kiomarques@hotmail.com.

Leia mais

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica

Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Relevo da Bacia do Rio das Antas (GO): Revisão Bibliográfica Lorena Tereza Morais de Oliveira¹; Homero Lacerda² ¹ Bolsista PBIC/UEG, Licenciatura em Geografia, UnUCSEH, lorena_tmo@hotmail.com ² Orientador,

Leia mais

Compartimentação morfológica do município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, Brasil

Compartimentação morfológica do município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, Brasil Compartimentação morfológica do município de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, Brasil Martins, F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) ; Costa, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA) RESUMO No município

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASIL.

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASIL. MAPEAMENT GEMRFÓGIC N MUNICÍPI DE PRESIDENTE PRUDENTE SP, BRASI. Melina Fushimi (melinafushimi@yahoo.com.br), João svaldo Rodrigues Nunes (joaosvaldo@fct.unesp.br) Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP.

ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP. ELABORAÇÃO DE MAPA GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP. João Osvaldo Rodrigues Nunes (joaosvaldo@fct.unesp.br), Melina Fushimi (melinafushimi@yahoo.com.br) Universidade Estadual Paulista

Leia mais

GEOTECNOLOGIAS E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

GEOTECNOLOGIAS E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE, OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO GEOTECNOLOGIAS E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA Prates, R. 1 ; Rocha, P.C. 2 ; 1 UNESP Email:luaestrelamar@yahoo.com.br; 2 UNESP Email:pcrocha@fct.unesp.br; RESUMO: O mapeamento apresentado na presente

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Dinâmica externa: atividade da água superficial

Dinâmica externa: atividade da água superficial UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Dinâmica externa: atividade da água superficial Prof. Paulo Jorge de Pinho Itaqui, abril de 2017 Generalidades A formação de um rio bacia hidrográfica Configuração e velocidade

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 ROSA, R. 2

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 ROSA, R. 2 MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE ARAXÁ MG, UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO ROCHA, M. B. B. 1 1 Mestranda na Universidade Federal de Uberlândia/ IG-UFU/MG. (34)3662-5980, bebrand@uai.com.br

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA FORMAS DE RELEVO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA FORMAS DE RELEVO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA SEDIMENTAR E AMBIENTAL GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA FORMAS DE RELEVO morfoestruturas Prof.: André Negrão Classificação das formas

Leia mais

GEOMORFOLOGIA E USO DE GEOTECNOLOGIAS NA CARTOGRAFIA DO ALTO SERTÃO SERGIPANO

GEOMORFOLOGIA E USO DE GEOTECNOLOGIAS NA CARTOGRAFIA DO ALTO SERTÃO SERGIPANO GEOMORFOLOGIA E USO DE GEOTECNOLOGIAS NA CARTOGRAFIA DO ALTO SERTÃO SERGIPANO Rosa Helena Almeida Leite Santos 1, José Antônio Pacheco de Almeida 2, José Batista Siqueira 3, Samiramisthais Souza Linhares

Leia mais

ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA - PR

ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA - PR ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA - PR 17 Luiz Giovanni Bornia Acadêmico 4º Geografia - UEM luiz.bornia@cocamar.com.br Wérica Cardoso de Oliveira Acadêmica 1º Geografia - UEM wericaco@gmail.com

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LAGO VERDE, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO, TO.

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LAGO VERDE, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO, TO. COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO LAGO VERDE, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO, TO. Daniel Araújo Ramos dos Santos¹, Fernando de Morais² ¹Aluno do curso de Geografia; Campus de

Leia mais

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Estrutura Geológica do Brasil Professor Luciano Teixeira Geografia ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL Formas de Relevo Montanhas Montanhas constituem grandes elevações da superfície, cujas altitudes

Leia mais

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do

Leia mais

Compartimentação Geomorfológica

Compartimentação Geomorfológica III Workshop do Projeto Serra do Mar Compartimentação Geomorfológica como subsidio ao zoneamento Geoambiental da Região metropolitana da Baixada Santista- SP Marcelo da Silva Gigliotti Profª.. Drª.. Regina

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO RELEVO PARA A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE AFASTAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE MARÍLIA-SP

A INFLUÊNCIA DO RELEVO PARA A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE AFASTAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE MARÍLIA-SP A INFLUÊNCIA DO RELEVO PARA A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE AFASTAMENTO DE ESGOTO DA CIDADE DE MARÍLIA-SP Caio Augusto Marques dos Santos, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas

Leia mais

FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2

FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2 1 FORMAS DO RELEVO NA PORÇÃO NOROESTE DE ANÁPOLIS-GO. Lidiane Ribeiro dos Santos 1 ; Homero Lacerda 2 1 Bolsista PIBIC/UEG 2 Orientador, Curso de Geografia, Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas

Leia mais

Palavras-chaves: relevo; morfodinâmica; mapeamento; Presidente Prudente; Brasil.

Palavras-chaves: relevo; morfodinâmica; mapeamento; Presidente Prudente; Brasil. Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-16 GEOMORFOLOGIA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP, BRASIL. RESUMO Melina Fushimi 1 João Osvaldo

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO SÃO THOMÉ, MUNICÍPIOS DE ALFENAS, SERRANIA E MACHADO (MG)

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO SÃO THOMÉ, MUNICÍPIOS DE ALFENAS, SERRANIA E MACHADO (MG) 209 COMPARTIMENTAÇÃO MORFOLÓGICA DA BACIA DO RIO SÃO THOMÉ, MUNICÍPIOS DE ALFENAS, SERRANIA E MACHADO (MG) Emmanuelle Rodrigues de Nazareth 1 ; Marta Felícia Marujo Ferreira. 2 (1) Geógrafa, Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO

USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MG ATRAVÉS DAS TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO Mariane Rezende (Bolsista Iniciação Científica PIBIC/CNPq) Universidade Federal de

Leia mais

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA FLUVIAL: PROCESSOS E FORMAS Revista Brasileira de Geomorfologia Ano 9, número (2008) Salgado et al. Produção brasileira em revistas nacionais (200-2005) Produção brasileira em revistas internacionais

Leia mais

AMARAL, R. 1. São Paulo/SP. Cep Tel: ramal ROSS, J. L. S.

AMARAL, R. 1. São Paulo/SP. Cep Tel: ramal ROSS, J. L. S. A CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA DO RELEVO COMO UM INSTRUMENTO DE GESTÃO TERRITORIAL UMA APLICAÇÃO AO PARQUE ESTADUAL DO MORRO DO DIABO, MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO (SP). AMARAL, R. 1 1 Instituto Geológico

Leia mais

Caracterização da Ecorregião do Planalto Central

Caracterização da Ecorregião do Planalto Central do Planalto Central A Ecorregião do Planalto Central abrange uma área de 157.160,8 km² (7,84% do bioma Cerrado). É uma região de grande complexidade morfológica com superfícies aplainadas e diferentes

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE.

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ/CE. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO Lima, R.J.R. 1 ; Crispim, A.B. 2 ; Souza, M.J.N. 3 ; 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Email:jarllys02@hotmail.com; 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO TURÍSTICO CAMILO CHAVES NETO NA CIDADE DE ITUIUTABA MG E A ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ASSOREAMENTO DO CÓRREGO PIRAPITINGA

A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO TURÍSTICO CAMILO CHAVES NETO NA CIDADE DE ITUIUTABA MG E A ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ASSOREAMENTO DO CÓRREGO PIRAPITINGA A IMPLANTAÇÃO DO CENTRO TURÍSTICO CAMILO CHAVES NETO NA CIDADE DE ITUIUTABA MG E A ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ASSOREAMENTO DO CÓRREGO PIRAPITINGA João Victor Freitas Silva Universidade Federal de Uberlândia

Leia mais

GEOMORFOLOGIA EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA GEOMORPHOLOGY IN SUB-BASIN HYDROGRAPHIC

GEOMORFOLOGIA EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA GEOMORPHOLOGY IN SUB-BASIN HYDROGRAPHIC GEOMORFOLOGIA EM SUB-BACIA HIDROGRÁFICA Josefa Pereira dos Santos- Bolsista BIC/FAPEMA Acadêmica do Curso de Geografia UEMA/CESI E-mail: jo_santospereira@hotmail.com Luiz Carlos Araújo dos Santos Prof.

Leia mais

GEOMORFOLOGIA BACIAS SEDIMENTARES X RELEVO ROCHAS SEDIMENTARES ROCHAS SEDIMENTARES BACIAS SEDIMENTARES. Rochas ígneas e metamórficas.

GEOMORFOLOGIA BACIAS SEDIMENTARES X RELEVO ROCHAS SEDIMENTARES ROCHAS SEDIMENTARES BACIAS SEDIMENTARES. Rochas ígneas e metamórficas. GEOMORFOLOGIA BACIAS SEDIMENTARES X RELEVO Prof.ª Gisele Mara Hadlich - UFBA-IGEO-DGq Escudos Cristalinos Rochas ígneas e metamórficas 90-95% volume da Crosta 30% superfície Rochas sedimentares 5-10% volume

Leia mais

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Relevo. Professor Thomás Teixeira. Geografia Relevo Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS UNIDADES DE RELEVO DO RN O estado do Rio Grande do Norte foi compartimentado em sete domínios geomorfológicos

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. (ENEM-2010) TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis

Leia mais

MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/ Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 RESUMO

MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/ Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 RESUMO MAPA GEOMORFOLÓGICO PRELIMINAR DA PORÇÃO SUDOESTE DE ANÁPOLIS- GO EM ESCALA 1/25.000 Frederico Fernandes de Ávila 1,3 ;Homero Lacerda 2,3 1 Bolsista PIBIC/UEG 2 Orientador - Pesquisador 3 Curso de Geografia,

Leia mais

RELATÓRIO DE CAMPO - GEOMORFOLOGIA II

RELATÓRIO DE CAMPO - GEOMORFOLOGIA II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS. RELATÓRIO DE CAMPO - GEOMORFOLOGIA II Comentado [AVAL1]: NOTAS: INTRODUÇÃO: 0 DESENVOLVIMENTO: 6,0 CONSIDERAÇOES E BIBLIOGRAFIA:

Leia mais

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo

GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo bruno7martins@gmail.com 1 Estrutura Geológica Bacias Sedimentares Acúmulo de sedimentos sobre os escudos Associadas a Combustíveis fósseis Rochas mais porosas, infiltração

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia. A estrutura do

Leia mais

9. Domínios de Dissecação

9. Domínios de Dissecação 9. Domínios de Dissecação Os domínios de dissecação correspondem a uma porção espacial na qual os processos erosivos e de dissecação do relevo são controlados por um nível de base dominante. Tem por objetivo

Leia mais

Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia

Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia 40 Figura 07: Arenito Fluvial na baixa vertente formando lajeado Fonte: Corrêa, L. da S. L. trabalho de campo dia 11-10-2005. O arenito friável forma um pacote de maior espessura, com baixa cimentação

Leia mais

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo Geologia e relevo Bases geológicas e Classificação do relevo Bases Geológicas Placas tectônicas Formação geológica brasileira é antiga e estável, pois são escudos cristalinos e bacias sedimentares Essa

Leia mais

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO

MAPEAMENTO DAS FORMAS E DA DISSECAÇÃO DO RELEVO Área: CV ( ) CHSA (x) ECET ( ) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA Coordenadoria de Pesquisa CPES Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bloco 06

Leia mais

Rafael Martins Franco UFU Sílvio Carlos Rodrigues UFU

Rafael Martins Franco UFU Sílvio Carlos Rodrigues UFU Monitoramento dos processos de erosão laminar na Bacia do Rio Uberabinha em Uberlândia MG Rafael Martins Franco UFU (rafaelmfranco@terra.com.br) Sílvio Carlos Rodrigues UFU (silgel@ufu.br) Palavras Chaves:

Leia mais

UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR

UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO PEQUENO, ANTONINA/PR: MAPEAMENTO PRELIMINAR Julio Manoel França da Silva, Mestrando em Geografia, Universidade Federal do Paraná. Email: juliogeog@yahoo.com.br; Leonardo

Leia mais

ESTUDO DAS ANOMALIAS DE DRENAGEM COMO INDICADOR DE NEOTECTÔNICA NA BACIA DO RIO DOURADINHO, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO TO.

ESTUDO DAS ANOMALIAS DE DRENAGEM COMO INDICADOR DE NEOTECTÔNICA NA BACIA DO RIO DOURADINHO, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO TO. ESTUDO DAS ANOMALIAS DE DRENAGEM COMO INDICADOR DE NEOTECTÔNICA NA BACIA DO RIO DOURADINHO, MUNICÍPIO DE LAGOA DA CONFUSÃO TO. Diana Fernandes Neres 1 Fernando Morais 2 1 Aluno do Curso de Geografia Bacharelado

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Geografia Disciplina: Geomorfologia Carga Horária: 60h/a (teórica e prática) Semestre: 2013.1 Professores: Lucas Costa de Souza Cavalcanti Obrigatória:

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia 21 à 24 de Outubro de 2012 RIO DE JANEIRO / RJ

9º SINAGEO - Simpósio Nacional de Geomorfologia 21 à 24 de Outubro de 2012 RIO DE JANEIRO / RJ USO DE GEOTECNOLOGIAS E ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA COMO RECURSO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL: O ESTUDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO GUARIBAS, UBERLÂNDIA MG. Oliveira, P.C.A. (UFU) RESUMO Este trabalho

Leia mais

MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU-RS 1

MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU-RS 1 MAPEAMENTO DE UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO CURUÇU-RS 1 BAZZAN, T. ¹ ¹ Universidade Federal de Santa Maria, thiagobaz@yahoo.com.br ROBAINA, L. E. S. ² ² Universidade

Leia mais

GEOMORFOLOGIA E NEOTECTÔNICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TAPEROÁ, PARAÍBA, BRASIL

GEOMORFOLOGIA E NEOTECTÔNICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TAPEROÁ, PARAÍBA, BRASIL GEOMORFOLOGIA E NEOTECTÔNICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO TAPEROÁ, PARAÍBA, BRASIL Saulo Roberto de Oliveira Vital 1 ; Gilvonete Maria Araújo de Freitas 2, Jean Carlos Ferreira de Lima 2, Marquilene da

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA SP

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA SP MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA SP Caio Augusto Marques dos Santos 1 João Osvaldo Rodrigues Nunes 2 Resumo Os conhecimentos científicos advindos da ciência geomorfológica

Leia mais

ELABORAÇÃO DA CARTA DE COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA PARA ESTUDO DO RELEVO NA ÁREA URBANA DE ITUIUTABA (MG)

ELABORAÇÃO DA CARTA DE COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA PARA ESTUDO DO RELEVO NA ÁREA URBANA DE ITUIUTABA (MG) ISNN: 1519-7816 v. 19, n. 2 jul./dez. 2017. p. 1-17 ELABORAÇÃO DA CARTA DE COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA PARA ESTUDO DO RELEVO NA ÁREA URBANA DE ITUIUTABA (MG) Leda Correia Pedro Miyazaki Prof. Doutora

Leia mais

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa Formas de relevo Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS EM ÁREAS AMOSTRAIS DA BACIA DO RIO ARAGUARI MG: DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA

ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS EM ÁREAS AMOSTRAIS DA BACIA DO RIO ARAGUARI MG: DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA Espaço & Geografia, Vol.10, N o 1 (2007), 143:171 ISSN: 1516-9375 ESTUDOS GEOMORFOLÓGICOS EM ÁREAS AMOSTRAIS DA BACIA DO RIO ARAGUARI MG: DESTAQUE PARA A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA Ivone

Leia mais

Kátia Gisele de Oliveira Pereira. António de Sousa Pedrosa. Introdução. Capítulo 3.1: Riscos geológicos e geomorfológicos

Kátia Gisele de Oliveira Pereira. António de Sousa Pedrosa. Introdução. Capítulo 3.1: Riscos geológicos e geomorfológicos Os fluxos de escoamento sub-superficiais e sua relação com os processos de voçoracamento: um processo dinâmico de capturação de bacias hidrográficas. Kátia Gisele de Oliveira Pereira Curso de Geografia/RISCOS

Leia mais

RESUMO. Rafael Carvalho Santos

RESUMO. Rafael Carvalho Santos Riscos e vulnerabilidades Na compartimentação geomorfológica da sub-bacia do rio gaviãozinho, bahia, brasil Rafael Carvalho Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, Brasil rafac.16@gmail.com

Leia mais

AS IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS DA TECTÔNICA NO TRIÂNGULO MINEIRO (MG). AS IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS DA TECTÔNICA NO TRIÂNGULO MINEIRO (MG).

AS IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS DA TECTÔNICA NO TRIÂNGULO MINEIRO (MG). AS IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS DA TECTÔNICA NO TRIÂNGULO MINEIRO (MG). AS IMPLICAÇÕES GEOMORFOLÓGICAS DA TECTÔNICA NO TRIÂNGULO Pereira, K.G.O. 1 ; Silva, S.M. 2 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Email:katia_gisele@pontal.ufu.br; 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Leia mais

O ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOSÉ /ITUIUTABA/MG

O ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOSÉ /ITUIUTABA/MG O ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOSÉ /ITUIUTABA/MG Cecília Mussa MALVEZZI, Discente do Curso de Graduação em Geografia, FACIP/UFU,

Leia mais

O ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO E A GEOMORFOLOGIA

O ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO E A GEOMORFOLOGIA O ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO E A GEOMORFOLOGIA Tiago Medici Vinha - Mestrando em Geografia - Faculdade de Ciências e Tecnologia UNESP Presidente Prudente/SP. tmvinha@hotmail.com Resumo Nas últimas décadas

Leia mais

GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE ITABI-SE

GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE ITABI-SE GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE ITABI-SE Felippe Pessoa de Melo 1 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento geomorfológico do município

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA DO RIO PIEDADE COM USO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E SIG S

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA DO RIO PIEDADE COM USO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E SIG S MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA DO RIO PIEDADE COM USO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E SIG S Lísia Moreira Cruz - Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia UFU. Lísia_mc@yahoo.com.br;

Leia mais

Análise da Susceptibilidade a Processos Erosivos, de Inundação e Assoreamento em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico

Análise da Susceptibilidade a Processos Erosivos, de Inundação e Assoreamento em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico Análise da a Processos Erosivos, de Inundação e em Itajobi-SP a Partir do Mapeamento Geológico- Geotécnico Lucas Duarte Beggiato Departamento de Geotecnia, Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem? (UFG) Analise os mapas a seguir. Os mapas apresentados destacam as unidades de relevo e as bacias hidrográficas

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

O PAPEL DA LITO-ESTRUTURA DO CARSTE NA MORFODINÂMICA CENOZÓICA DA SERRA GERAL DE GOIÁS (GO/TO/BA): APROXIMAÇÕES INICIAIS

O PAPEL DA LITO-ESTRUTURA DO CARSTE NA MORFODINÂMICA CENOZÓICA DA SERRA GERAL DE GOIÁS (GO/TO/BA): APROXIMAÇÕES INICIAIS O PAPEL DA LITO-ESTRUTURA DO CARSTE NA MORFODINÂMICA Cherem, L.F.S. 1 ; Varajão, C.A.C. 2 ; 1 UFG Email:luis.cherem@gmail.com; 2 UFOP Email:cesarvarajão@gmail.com; RESUMO: Esse trabalho discute a morfodinâmica

Leia mais

CARTOGRAFIA DO RELEVO: UM ESTUDO APLICADO NA REGIÃO OESTE DE MINAS GERAIS

CARTOGRAFIA DO RELEVO: UM ESTUDO APLICADO NA REGIÃO OESTE DE MINAS GERAIS Revista Brasileira de Geomorfologia - Ano 8, nº 2 (2007) www.ugb.org.br CARTOGRAFIA DO RELEVO: UM ESTUDO APLICADO NA REGIÃO OESTE DE MINAS GERAIS Paula Cristina Almeida de Oliveira Universidade Federal

Leia mais

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA MORFOESTRUTURAL NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA DO RIO DO PEIXE SP

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA MORFOESTRUTURAL NA REDE DE DRENAGEM DA BACIA DO RIO DO PEIXE SP ANÁLISE DA INFLUÊNCIA MORFOESTRUTURAL NA REDE DE DRENAGEM Almeida, J.E. 1 ; Arruda, E.M. 2 ; 1 UFSCAR Email:locoanima@gmail.com; 2 UFSCAR Email:emersongeo@ufscar.br; RESUMO: Este trabalho desenvolver a

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS

DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060. PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS DISCIPLINA: GEOMORFOLOGIA ESCULTURAL E APLICADA - GB 060 PROF. DR. LEONARDO JOSÉ CORDEIRO SANTOS santos.ufpr@gmail.com PROGRAMA DA DISCIPLINA Introdução Fatores externos responsáveis pela elaboração do

Leia mais

1. (UEL) De acordo com a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross, o estado do Paraná apresenta, grosso modo, três unidades de

1. (UEL) De acordo com a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross, o estado do Paraná apresenta, grosso modo, três unidades de QUESTÕES RELEVO 1. (UEL) De acordo com a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross, o estado do Paraná apresenta, grosso modo, três unidades de relevo: os Planaltos e Serras do Atlântico

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DE DETALHE - UMA PROPOSTA DE ASSOCIAÇÃO ENTRE O MAPEAMENTO TRADICIONAL E AS NOVAS TÉCNICAS EM GEOPROCESSAMENTO

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DE DETALHE - UMA PROPOSTA DE ASSOCIAÇÃO ENTRE O MAPEAMENTO TRADICIONAL E AS NOVAS TÉCNICAS EM GEOPROCESSAMENTO CAMINHOS DE GEOGRAFIA - REVISTA ON LINE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA UFU MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DE DETALHE - UMA PROPOSTA DE ASSOCIAÇÃO ENTRE O MAPEAMENTO TRADICIONAL

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI/MG COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E IMAGENS SRTM

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI/MG COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E IMAGENS SRTM MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA DO MÉDIO-BAIXO CURSO DO RIO ARAGUARI/MG COM A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO E IMAGENS SRTM Thallita Isabela Silva Mestranda em Geomática pela Universidade

Leia mais

ESCALA GEOLÓGICA

ESCALA GEOLÓGICA Aula Relevo ESCALA GEOLÓGICA Estrutura da Terra Tipos de Rochas Tipos de Rochas Estrutura da Terra Placas Tectônicas SISMÓGRAFO Placas Tectônicas Encontro de Placas Convergente ou Subducção Encontro

Leia mais

GEOMORFOLOGIA. Conceitos básicos

GEOMORFOLOGIA. Conceitos básicos GEOMORFOLOGIA Conceitos básicos Geomorfologia Estudo das paisagens e sua evolução, resultante da competição entre processos de levantamento e rebaixamento da crosta Planícies, depressões, desfiladeiros

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO JOÃO-PR

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO JOÃO-PR MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO SÃO JOÃO-PR Diely C. Pereira Maria Ligia Cassol Pinto diely.pereira@yahoo.com.br ligialih@brturbo.com Mestrado em Gestão do Território-PPG Geografia Universidade

Leia mais

ESTUDO DAS UNIDADES DE RELEVO COMO BASE PARA A ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO DOURADOS, MS

ESTUDO DAS UNIDADES DE RELEVO COMO BASE PARA A ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO DOURADOS, MS ESTUDO DAS UNIDADES DE RELEVO COMO BASE PARA A ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO DOURADOS, MS BENEVENTO, K. J. 1 1. acadêmica do curso de Geografia,Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo, 5790,

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO SUDOESTE DE GOIÁS E RELAÇÃO COM A SITUAÇÃO DE AREAIS SOUSA, M. S. 1 SCOPEL, I. 2 PEIXINHO, D. M.

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO SUDOESTE DE GOIÁS E RELAÇÃO COM A SITUAÇÃO DE AREAIS SOUSA, M. S. 1 SCOPEL, I. 2 PEIXINHO, D. M. COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO SUDOESTE DE GOIÁS E RELAÇÃO COM A SITUAÇÃO DE AREAIS SOUSA, M. S. 1 1 Mestranda pela Universidade Federal de Goiás Campus II/UFG Goiânia/GO. Fone: (62)35211184 - E- mail:

Leia mais

RELAÇÃO SOLO-PAISAGEM EM TOPOSSEQUÊNCIA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS (BR).

RELAÇÃO SOLO-PAISAGEM EM TOPOSSEQUÊNCIA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS (BR). RELAÇÃO SOLO-PAISAGEM EM TOPOSSEQUÊNCIA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS (BR). Souza, B. B. de *1 ; Prado, T. A. B. 2 Prado, R. C. 2 ; Vitti, A. C. 3 ; Prado, H. 4 1 Universidade Estadual Paulista

Leia mais

2. (UFPR) Cite e explique quais são os fatores que participam do processo de formação dos solos.

2. (UFPR) Cite e explique quais são os fatores que participam do processo de formação dos solos. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 1º Ano

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS GEOMORFOLOGIA E FOTOGEOLOGIA - 0440222 Processos em encosta Professores: André Negrão Ginaldo Campanha Movimentos de massa em encostas Classificação quanto

Leia mais

UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SALOBRA - SUDOESTE DE MATO GROSSO

UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SALOBRA - SUDOESTE DE MATO GROSSO UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO Souza, I.C. 1 ; Souza, C.A. 2 ; Silva, V.N. 3 ; Chaves, I.J.F. 4 ; Sodré, F.S.S. 5 ; 1 UNEMAT Email:ionexenefonte@bol.com.br; 2 UNEMAT Email:celiaalvesgeo@globo.com;

Leia mais

Esse compartimento caracteriza-se por ser uma área plana a levemente plana, estendendo por faixas alongadas, depositadas pelos rios, sedimentos

Esse compartimento caracteriza-se por ser uma área plana a levemente plana, estendendo por faixas alongadas, depositadas pelos rios, sedimentos 68 5.2.1 Compartimento 01: Planícies Aluviais Esse compartimento caracteriza-se por ser uma área plana a levemente plana, estendendo por faixas alongadas, depositadas pelos rios, sedimentos arenosos, argilosos

Leia mais

ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 PAULO J. R. 2

ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 PAULO J. R. 2 ÁREAS DE RISCO AO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO NA SUB-BACIA DO CÓRREGO DO SEMINÁRIO, MUNICÍPIO DE MARIANA MG. COSTA, R. F. 1 1 Graduanda em Geografia Fundação Acácio Martins da Costa renata@pontenet.com.br PAULO

Leia mais

ZONEAMENTO DE UNIDADES MORFOLITOLÓGICAS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS

ZONEAMENTO DE UNIDADES MORFOLITOLÓGICAS PARA O MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RS ZONEAMENTO DE UNIDADES MORFOLITOLÓGICAS PARA O MUNICÍPIO DE Knierin, I.S. 1 ; Robaina, L.E.S. 2 ; Trentin, R. 3 ; Sccoti, A.A.V. 4 ; Dias, D.F. 5 ; 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Email:igorknierin@gmail.com;

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS MG

CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS MG CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA E DINÂMICA DA PAISAGEM NO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS MG Ludimila Ferreira Castro * Marta Felícia Marujo Ferreira** ludicastro77@hotmai.com * martafelicia@uol.com.br ** * Discente

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DAS MICROBACIAS FLUVIAIS: SALTINHO, BELCHIOR, SERTÃO E PORTO ARRAIAL, LOCALIZADAS EM GASPAR, SC.

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DAS MICROBACIAS FLUVIAIS: SALTINHO, BELCHIOR, SERTÃO E PORTO ARRAIAL, LOCALIZADAS EM GASPAR, SC. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DAS MICROBACIAS FLUVIAIS: Bini, G.M.P. 1 ; Herrmann, M.L.P. 2 ; 1 UEPG Email:geograzi@hotmail.com; 2 UFSC Email:herrmannblue@hotmail.com; RESUMO: Este trabalho apresenta o mapeamento

Leia mais

BACIA HIDROGRAFICA DO CÓRREGO DO BARBOSA

BACIA HIDROGRAFICA DO CÓRREGO DO BARBOSA Ângela Maria Soares * Carolina Santos Melo ** Laila da Silva Vieira *** Suely Regina Del Grossi **** RESUMO O presente artigo é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo mapear e caracterizar

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DO RELEVO NA BACIA DO RIBEIRÃO DOS BAÚS.

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DO RELEVO NA BACIA DO RIBEIRÃO DOS BAÚS. AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DO RELEVO NA BACIA DO RIBEIRÃO DOS BAÚS. FAGUNDES, Aline. A. 1 DUTRA, Thiago D. 2 Resumo A bacia do Ribeirão dos Baús, esta situada no Município de Ituiutaba. Nesta bacia foi

Leia mais

Aula 7 RELEVOS DERIVADOS EM ESTRUTURAS DAS BACIAS SEDIMENTARES. META Verificar o papel da estrutura na evolução morfológica.

Aula 7 RELEVOS DERIVADOS EM ESTRUTURAS DAS BACIAS SEDIMENTARES. META Verificar o papel da estrutura na evolução morfológica. RELEVOS DERIVADOS EM ESTRUTURAS DAS BACIAS SEDIMENTARES Aula 7 META Verificar o papel da estrutura na evolução morfológica. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: analisar as formas de relevo,

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

Caracterização dos processos evolutivos e da dinâmica erosiva em Rondon do Pará, com ênfase na prevenção de desastres.

Caracterização dos processos evolutivos e da dinâmica erosiva em Rondon do Pará, com ênfase na prevenção de desastres. Caracterização dos processos evolutivos e da dinâmica erosiva em Rondon do Pará, com ênfase na prevenção de desastres. Pré - projeto de pesquisa apresentada ao curso de Pós- Graduação em Gestão de Risco

Leia mais

ARTICULAÇÕES ENTRE GEOMORFOLOGIA REGIONAL E CONDICIONANTES ANTRÓPICOS NA COMPREENSÃO DE PROCESSOS E FEIÇÕES GEOMORFOLÓGICAS EM CHAPADÃO DO SUL (MS)

ARTICULAÇÕES ENTRE GEOMORFOLOGIA REGIONAL E CONDICIONANTES ANTRÓPICOS NA COMPREENSÃO DE PROCESSOS E FEIÇÕES GEOMORFOLÓGICAS EM CHAPADÃO DO SUL (MS) ARTICULAÇÕES ENTRE GEOMORFOLOGIA REGIONAL E CONDICIONANTES ANTRÓPICOS NA COMPREENSÃO DE PROCESSOS E FEIÇÕES Cherem, L.F.S. 1 ; Magalhães Jr., A.P. 2 ; 1 UFG Email:luis.cherem@gmail.com; 2 UFMG Email:magalhaesufmg@yahoo.com.br;

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA II FLG

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA II FLG UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA II FLG - 1252 PROGRAMA de 2015 Diurno e Noturno- Quintas Feiras das 14 às 18 hs e 19:30

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Prof.º Elves Alves www.professorelves.webnode.com.br ERAS GEOLÓGICAS ERAS GEOLÓGICAS Cenozoica (Terciário e Quaternário): Dobramentos modernos: Alpes, Andes, Himalaia,

Leia mais

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT

COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT Revista Geográfica de América Central Número Especial EGAL, 2011- Costa Rica II Semestre 2011 pp. 1-16 COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT RESUMO 1 2 O presente estudo propõe a classificação

Leia mais

AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE

AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE AVALIAÇÃO EMPÍRICA DE PARÂMETROS AMBIENTAIS APLICADOS AO MUNICÍPIO DE CRISTINÁPOLIS, SERGIPE Débora Barbosa da Silva 1 ; Neise Mare de Souza Alves 1 ; Aracy Losano Fontes 1 deborabarbs@ig.com.br Universidade

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza EXERCÍCIOS DE REVISÃO Foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, em dezembro de 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência

Leia mais