SOB A LUZ DA SEMÂNTICA!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOB A LUZ DA SEMÂNTICA!"

Transcrição

1 LISTA: 1ª série Professor(a): Lucas Salomão Turma: Aluno(a): Segmento temático: SOB A LUZ DA SEMÂNTICA! DIA: MÊS: INSTRUÇÃO: Texto para as questões 01 e 02. QUESTÃO 01 (UNICAMP) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão bom pra burro é polissêmica, e remete a representação de dicionário. Qual é essa representação? Ela é adequada ou inadequada? Justifique. uma QUESTÃO 02 (UNICAMP) Explique como o uso da expressão bom pra burro produz humor nessa propaganda.

2 QUESTÃO 03 (UFG) Leia o texto para responder ao que se pede. GRÁVIDA NÃO ENCONTRA REMÉDIO CARO EM SP [...] A diarista Maria do Carmo Brandão, 32, no oitavo mês de uma gravidez de risco, aguarda atendimento na Casa de Saúde da Mulher Prof. Domingos Delascio, SP. Ela diz não ter problemas com a rede de saúde [...]. Maria do Carmo tem os melhores médicos, exames, mas a atenção à sua saúde não é integral, pena para achar o remédio para toxoplasmose, doença que porta e pode causar deformações no bebê se não tratada. Como a Casa não tem autorização para distribuir o remédio de alto custo, as mulheres são obrigadas a procurá-lo em centros de distribuição específica, onde não é fácil achá-lo, relata. FOLHA DE S. PAULO. São Paulo, 15 fev. 2005, p. C3, Cotidiano. O título da reportagem permite mais de uma interpretação, ambiguidade que é desfeita com a leitura do texto. Elabore duas interpretações possíveis para esse título, indicando aquela que corresponde ao conteúdo da matéria. QUESTÃO 04 (UEG) Leia os quadrinhos abaixo. Nos quadrinhos, o sentido do texto é produzido com base na polissemia de duas expressões linguísticas. a) Quais expressões produzem esse efeito? b) Explique quais os sentidos de cada uma das expressões envolvidas na polissemia mencionada. QUESTÃO 05 (FUVEST) Examine: Qual é a relação de sentido existente entre a imagem de uma folha de árvore e as expressões Mapeamento logístico e caminho, empregadas no texto que compõe o anúncio acima reproduzido?

3 QUESTÃO 06 (UFG) O texto publicitário é um gênero textual cuja finalidade é promover um produto ou uma ideia e, principalmente, estimular e persuadir o interlocutor a consumi-lo(a). O anúncio publicitário, a seguir, divulga uma rede de hotéis do Rio de Janeiro e foi publicado na revista Próxima Viagem, de novembro de No trecho Tem vista demais? É de propósito, a palavra vista, em relação ao texto publicitário e à imagem que o acompanha, configura uma ambiguidade. Essa ambiguidade funciona como recurso para a construção desse gênero de texto. Quais fatores tornam a palavra vista ambígua na frase interrogativa? QUESTÃO 07 (UEG) Nos quadrinhos acima explora-se a polissemia na língua. Tendo isso em mente, responda: a. Qual palavra contida no primeiro quadrinho é tomada em mais de um sentido pelas personagens? b. Quais interpretações dessa palavra ocorrem nos quadrinhos?

4 QUESTÃO 08 QUESTÃO 09 (UNICAMP) a) Nessa tira de Laerte a graça é produzida por um deslizamento de sentido. Qual é ele? b) Descreva esse deslizamento quadro a quadro, mostrando a relação das imagens com o que é dito. QUESTÃO 10 (UFG) O slogan abaixo faz parte da propaganda de um novo carro de luxo lançado recentemente no mercado. Analisando o slogan da propaganda, que ideia fica subentendida em relação à posse do carro anunciado?

5 Assim: LINGUAGEM DENOTATIVA & CONOTATIVA

6 Registro I: Denotação & Conotação Conotação Conotação Denotação Conotação Conotação Registro II: Linguagem plurissignificativa O vocábulo gato assume valor figurado, diferente do convencional (animal / felino). No contexto, funciona como um predicativo do sujeito cão, qualificando-o pela beleza exuberante. Vale lembrar, que esse termo é comumente empregado na linguagem coloquial para enaltecer a beleza de alguém. Registro III: Na tira, duas personagens dão interpretações diferentes a uma mesma fala. Nem sempre as palavras são utilizadas em seu sentido básico. O Tenente esperava que o Recruta Zero desprezasse o sentido literal da observação Pode escrever isso! e, considerando o contexto em que ela foi dita, a interpretasse de modo figurado. QUESTÃO 01 Leia a tira: Observe que a expressão usada pelo garotinho é comumente empregada com um determinado sentido. a) Que sentido é esse? b) Com que sentido ela é usada pelo garoto? Justifique sua resposta.

7 QUESTÃO 02 (UnB/CESPE PAS 1.ª ETAPA) Tendo como referência o texto acima e suas múltiplas implicações, julgue os itens de 01 a 04 [C = Correto; E = Errado] e faça o que se pede no item 05. [ ] 01 No texto apresentado, o mar é descrito em uma situação normal do movimento das ondas, e não em situação de ressaca extraordinária. [ ] 02 O mar, tema central do texto acima, foi fundamental na abertura de rotas comerciais para o Oriente, realizada por portugueses e espanhóis impulsionados pela necessidade de escapar do monopólio exercido por mercadores italianos no Mar Mediterrâneo. Como resultado do estabelecimento dessas novas rotas, o eixo econômico europeu deslocou-se para o Oceano Atlântico. [ ] 03 O emprego da primeira pessoa do plural no texto é um recurso retórico que indica que o narrador pretende atenuar a importância de sua participação no fato narrado. [ ] 04 Para expressar a percepção de quem vê o mar pela primeira vez, o cronista, na sentença Ondas grandes, cheias, que explodiam com barulho (L.6-7), apresenta qualificativos para o termo ondas, referido de forma genérica no período anterior. 05 Com base na distinção entre linguagem denotativa (objetiva) e conotativa (figurada), explique a diferença entre os trechos I e II, a seguir, extraídos do texto Mar. I Fomos ver o mar. Era de manhã, fazia sol (L.1). II Depois o mar entrou na minha infância e tomou conta de uma adolescência toda (L.9-10).

8 QUESTÃO 03 Leia a tira: É possível fazer duas interpretações do aviso lido pelos personagens da tira. Diga quais são elas, justificando sua resposta. QUESTÃO 04 (UFBA) Leia: O mundo natural constitui um elemento importante na narrativa de Vidas Secas. Algumas vezes, na fala da personagem Fabiano, há identificação entre ele e a própria natureza, tendo conotação positiva e/ou negativa. Apoiando-se nesses dois fragmentos, comente a ambiguidade dessa identificação e justifique a sua resposta. QUESTÃO 05 Leia e responda as questões: Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha; não muito longe do litoral, que o litoral faz falta; nem tão perto, também, que de lá possa eu aspirar a fumaça e a graxa do porto. Minha ilha (e só de a imaginar já me considero seu habitante) ficará no justo ponto de latitude e longitude, que, pondo-me a coberto dos ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a praticá-los diuturnamente. Porque esta é a ciência e, direi a arte do bem viver; uma fuga relativa, e uma não muito estouvada confraternização. De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre. Se é que a não sonhamos sempre, inclusive os mais agudos participantes. Objetais-me: Como podemos amar as ilhas, se buscamos o centro mesmo da ação? Engajados, vosso engajamento é a vossa ilha, dissimulada e transportável. Por onde fordes, ela irá convosco. Significa a evasão daquilo para que toda alma necessariamente tende, ou seja, a gratuidade dos gestos naturais, o cultivo das formas espontâneas, o gosto de ser um com os bichos, as espécies vegetais, os fenômenos atmosféricos. Substitui, sem anular. Que miragens vê o iluminado no fundo de sua iluminação?... Supõe-se político, e é um visionário. Abomina o espírito de fantasia, sendo dos que mais o possuem. Nessa ilha tão irreal, ao cabo, como as da literatura, ele constrói a sua cidade de ouro, e nela reside por efeito da imaginação, administra-a, e até mesmo a tiraniza. Seu mito vale o da liberdade nas ilhas. E, contentor do mundo burguês, que outra coisa faz senão aplicar a técnica do sonho, com que os sensíveis dentre os burgueses que se acomodam à realidade, elidindo-a? ANDRADE, Carlos Drummond de. Divagações sobre as ilhas. In:. Poesia e prosa. Rio de Janeiro. Nova Aguilar, p a) Lendo o primeiro parágrafo, verificamos que o narrador quer comprar uma ilha. Levando em conta apenas esse período, a palavra ilha tem aí um sentido denotado ou conotado? Justifique. b) No último parágrafo, o narrador mostra tanto que tanto os sensíveis burgueses quanto os que lutam contra o mundo burguês revelam um descontentamento com a realidade. A partir, defina o tipo de pessoa que, na visão do narrador, sonha ilhas. c) O significado da palavra ilha depreendido do segundo parágrafo obriga a redefinir o significado da palavra ilha no primeiro parágrafo. Levando em conta a localização desejada pelo narrador, que significa aí o termo ilha?

9 Há quatro tipos de figuras de linguagem: figuras de palavras ou tropos, figuras de pensamento, figuras de construção, também chamadas de figuras de sintaxe, e figuras sonoras. O quadro a seguir relaciona as principais figuras de linguagem. GRUPOS FIGURAS DE LINGUAGEM

10

11

Português 1º ano João J. Linguagem e Significação

Português 1º ano João J. Linguagem e Significação Português 1º ano João J. Linguagem e Significação LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica).

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens.

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens. 1) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão bom pra burro é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. a) Qual é essa representação? Ela é adequada? Justifique. b) Explique como

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 30 / 11 / 2011 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 7.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos

Texto. Denotação e Conotação. Como Ler e Entender Bem um Texto. Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Interpretação de textos métodos de interpretação Interpretação de textos Texto Os concursos apresentam questões interpretativas que têm por finalidade a identificação de um leitor autônomo. Portanto, o

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a):

PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA. Candidato (a): PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 7º ANO Data: 21/11/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia estes quadrinhos de Angeli. Angeli. Ozzy 1, Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia

Leia mais

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção.

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. LAERTE/ACERVO DO CARTUNISTA Laerte. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 45. 1 Nessa tira há uma situação do cotidiano

Leia mais

Fenômenos Linguísticos

Fenômenos Linguísticos Fenômenos Linguísticos Fenômenos Linguísticos 1. (FUVEST 2014) No texto, empregam-se, de modo mais evidente, dois recursos de intertextualidade: um, o próprio autor o torna explícito; o outro encontra-se

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 A 1 Conteúdos: Tonicidade: Classificação das silabas, na palavra, quanto ao som e ao número. Classificação das palavras quanto ao

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO P1-1º BIMESTRE 8 º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Comparar textos, buscando semelhança e diferenças quanto às ideias

Leia mais

Análise de discursos textuais: questões

Análise de discursos textuais: questões Análise de discursos textuais: questões Com base no texto a seguir, responda às questões (1) e (2): Os Poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas

Leia mais

REVISÃO PARA NP-1 Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Prof.: ANDERSON FRANÇA

REVISÃO PARA NP-1 Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Prof.: ANDERSON FRANÇA Instituto de Saúde Campus Brasília REVISÃO PARA NP-1 Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Prof.: ANDERSON FRANÇA NOTA Nome do aluno: RA: Turma: Assinatura do aluno: Data da Prova: INSTRUÇÕES 1. Essa avaliação

Leia mais

Para responder às questões abaixo, leia o conto "O chapéu de guizos" no livro Sete ossos e uma maldição de Rosa Amanda Strausz.

Para responder às questões abaixo, leia o conto O chapéu de guizos no livro Sete ossos e uma maldição de Rosa Amanda Strausz. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Para responder

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2)

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) A construção do humor: intertextualidade (Quino) (Caulos) (André Dahmer) 1. (ENEM 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma

Leia mais

O que são os signos? o signo não é a realidade (FIORIN, 2002, p. 58) Signo ou referente?

O que são os signos? o signo não é a realidade (FIORIN, 2002, p. 58) Signo ou referente? O que são os signos? os signos são qualquer coisa, ou estímulo físico, utilizados para representar objetos, qualidades, ideias ou eventos (BORDENAVE, 2002, p. 40) o signo não é a realidade (FIORIN, 2002,

Leia mais

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA:

UNIDADE: DATA: 02 / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:, MÉDIA:

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Série:1ª Professor (a): Felipe Amaral Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

Nesta etapa, estudamos os gêneros HISTÓRIA EM QUADRINHOS e TIRINHA.

Nesta etapa, estudamos os gêneros HISTÓRIA EM QUADRINHOS e TIRINHA. PROFESSOR: Camila Groppo ALUNO(A): - N.: 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - TURMA: - DATA: - HORÁRIO: INÍCIO: - TÉRMINO: DESC. ORTOGRAFIA: - GRAU OBTIDO: - RUBRICA DO PROFESSOR: AVALIAÇÃO FINAL DA 3ª ETAPA

Leia mais

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli.

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli. Português Conotação e Denotação Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO O signo linguístico (a palavra) é constituído pelo significante parte perceptível,

Leia mais

Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos

Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos Análise de Discursos Textuais e Aspectos Linguísticos Com base na imagem, responda às questões (1) e (2): 1. Na charge, além da crítica à arte moderna presente na fala do personagem, é possível identificar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 6 EF Leia o texto a seguir, para responder às questões 1 e 2. 1. O texto apresentado é: (A) um formulário.

Leia mais

Colégio Batista de Brasília Aluno (a):

Colégio Batista de Brasília Aluno (a): Colégio Batista de Brasília Aluno (a): Visto do professor: série: 2ª A/ B Professor (a): Teresa Cristina Data: / / Valor: 1,0 ponto Resultado obtido: Ciente do pai ou responsável: R e d a ç ã o - E x e

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

DATA: 04 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: Muribeca:

DATA: 04 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: Muribeca: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 04 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 115/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo:

Analisando as falas das personagens, assinale a alternativa que contenha as expressões utilizadas em seu sentido conotativo: LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 Aluno (a): Série: 1º BIMESTRE Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / / 2015. Referências para estudo: Capítulos 4 (A construção do sentido) e 5 (Efeitos de Sentido) do Livro

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO LISTA DE EXERCÍCIOS REDAÇÃO P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Revisar a estrutura dos tipos textuais narração e descrição. Conhecer

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

2. (UNICAMP 2013) Leia a propaganda (adaptada) da Fundação SOS Mata Atlântica reproduzida abaixo e responda às questões propostas.

2. (UNICAMP 2013) Leia a propaganda (adaptada) da Fundação SOS Mata Atlântica reproduzida abaixo e responda às questões propostas. Questões Específicas 1. (UNICAMP 2014) Uma cidade como Paris, Zé Fernandes, precisa ter cortesãs de grande pompa e grande *fausto. Ora para montar em Paris, nesta tremenda carestia de Paris, uma *cocotte

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 Índice 1. Significado...3 1.1. Contexto... 3 1.2. Intertextualidade... 3 1.2.1. Tipos de intertextualidade... 3 1.3. Sentido... 4 1.4. Tipos de Significado... 4 1.4.1. Significado

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos

Leia mais

Exercícios de Revisão dos Temas

Exercícios de Revisão dos Temas Exercícios de Revisão dos Temas Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP) É sabido que as histórias de Chico Bento são situadas no universo rural brasileiro. a) Explique o recurso utilizado para caracterizar

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO. 1º Semestre

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO. 1º Semestre Estrada do Açude, 250 - Alto da Boa Vista Rio de Janeiro RJ CEP. 20.531-330 Tels.: 2492-2124 /2492-2243 -www.marcelinas. com.br -email:colegiorj@marcelinas.com.br ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO

Leia mais

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO BETINHA- PORTUGUÊS- ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Conteúdo: Módulo 5 e 8 da apostila 1; Interpretação de textos e quadrinhos; Tipos de sujeito. Leia o poema abaixo: CORAÇÃO À DERIVA Roseana Murray Pendurada num

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

FICHA DE TRABALHO. Livro Rick e a girafa. Pescadores. 2. Qual é o sentido das expressões destacadas nos trechos do texto:

FICHA DE TRABALHO. Livro Rick e a girafa. Pescadores. 2. Qual é o sentido das expressões destacadas nos trechos do texto: FICHA DE TRABALHO Livro Rick e a girafa Carlos Drummond de Andrade Pescadores Após a leitura deste texto, responda às questões propostas. 1. Quando acontece a pescaria? 2. Qual é o sentido das expressões

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 3º Bimestre. Relações Morfossintáticas

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 3º Bimestre. Relações Morfossintáticas GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Thaís Cruvinel DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIE: ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Lista de Exercícios P1 3º Bimestre Relações Morfossintáticas 1. Observe o seguinte

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Trabalho de português 1) faca uma pesquisa e com desenhos monte um livrinho com um tema que você escolher: Exemplo: capa, paginas, figuras, falas...etc.

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 2º EM Geografia Genilson Av. Dissertativa 22/06/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 6 EF Leia o texto a seguir, para responder às questões 1 e 2. 1. O texto apresentado é: (A) um formulário.

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Compre, compre, compre... Você já deve ter percebido a guerra que determinados anúncios ou

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 3º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 13/09/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Índice de conteúdos por domínio

Índice de conteúdos por domínio português Oo Índice de conteúdos por domínio Texto expositivo/informativo... 68-70 Testes? Como ficar preparado?... 6-7 Texto de opinião... 71-73 Verbos de instrução... 7-8 Resumo... 74-76 oralidade educação

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Língua Portuguesa / Ensino Médio Professora Carla Data: / / 2017. Um novo com a tradição de sempre! Aluno(a): QUESTÃO 1 No quadrinho ao lado, observamos um problema

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

A linguagem no âmbito social

A linguagem no âmbito social A linguagem no âmbito social A linguagem no âmbito social Sócio-linguística e preconceito linguístico A sócio linguística, estuda todas as relações existentes entre dois meios distintos. São eles: sociais

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE

ESTUDO DIRIGIDO. 1º Bimestre 2018 Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CONTEÚDO DO BIMESTRE Mistério: suspense policial e sobrenatural Revisão: pronomes Conto Carta do leitor Estratégias de construção do humor Função determinante dos pronomes Posicionamento: A carta do leitor.

Leia mais

O texto e a imagem trazem representações da teoria do Big-Bang. Descreva, de maneira simplificada, como a teoria explica o surgimento do universo:

O texto e a imagem trazem representações da teoria do Big-Bang. Descreva, de maneira simplificada, como a teoria explica o surgimento do universo: 1 - Leia o trecho abaixo e observe a imagem: On line 6º ano / 2ºTrimestre Quanto à origem do Universo, são muitas as teorias que buscam explicar a sua criação, porém, a mais aceita pela classe científica

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO 2007/2008 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 8º Ano COMPETÊNCIAS GERAIS 1- Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Língua Portuguesa- 7º ano / 2015 Profª : Fernanda Braga. Zap

Língua Portuguesa- 7º ano / 2015 Profª : Fernanda Braga. Zap Língua Portuguesa- 7º ano / 2015 Profª : Fernanda Braga Nome: Nº: Turma EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO Leia o seguinte texto para responder às questões 1 a 6 Zap Moacyr Scliar Não faz muito que temos esta

Leia mais

Conotativo (figurado) e Denotativo (literal)

Conotativo (figurado) e Denotativo (literal) Conotativo (figurado) e Denotativo (literal) Significado e significante Significante ou plano expressivo é a parte perceptível do signo. Significado é a parte inteligível, o conceito, o plano do conteúdo

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA LÍNGUA PORTUGUESA e REDAÇÃO PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA 1. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal e não verbal. 1.2. Depreender, através de leitura do texto,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA

LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA 1 REDAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA 18/01/2009 ASSINATURA DO CANDIDATO INSTRUÇÕES 1. Confira seu nome, número de inscrição e assine no local indicado na capa. 2. Aguarde autorização

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1 2 Cleiton Marx CARDOSO 3 Lucas MEDES 4 Leonardo Pereira MENEZES Centro Universitário FAG, Toledo, PR Resumo O presente trabalho busca

Leia mais

Capítulo 1 - O vencedor

Capítulo 1 - O vencedor SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Como trabalhar uma história?

Como trabalhar uma história? Por que contar história? Contar histórias é um meio muito eficiente de transmitir uma ideia, de levar novos conhecimentos e ensinamentos. É um meio de resgatar a memória. Todo bom contador de histórias

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

Processo Seletivo Caderno 2 Prova da 2. a Fase. Língua Portuguesa. 1.º Semestre de Confira seus dados impressos na capa deste caderno.

Processo Seletivo Caderno 2 Prova da 2. a Fase. Língua Portuguesa. 1.º Semestre de Confira seus dados impressos na capa deste caderno. Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 Processo Seletivo 1.º Semestre de 2012 004. Caderno 2 Prova da 2. a Fase Língua Portuguesa Confira seus dados impressos na capa deste caderno. A duração das provas

Leia mais

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA PAULA FERNANDES SILVA WELFFGRANSCER Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Leia o trecho retirado de O Uruguai

Leia mais

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.:

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Tatuagem Enfermeira

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior:

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à terceira videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

Vestibular ª Fase REDAÇÃO. Aguarde a autorização para abrir o caderno e iniciar a prova

Vestibular ª Fase REDAÇÃO. Aguarde a autorização para abrir o caderno e iniciar a prova Vestibular 2010 1ª Fase REDAÇÃO Instruções Gerais: Aguarde a autorização para abrir o caderno e iniciar a prova No dia de hoje (01/11), você deverá elaborar uma Redação e responder às questões de Língua

Leia mais

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS Resumo teórico Profas. Beatriz, Carolina e Joyce Os advérbios são as classes de palavra que acrescentam circunstâncias à frase. Apesar de comumente serem apresentados

Leia mais

PORTUGUÊS MARIA TEREZA

PORTUGUÊS MARIA TEREZA PORTUGUÊS MARIA TEREZA PASSO A PASSO 1. Leitura da fonte bibliográfica; 2. hipótese sobre tipologia e gênero textuais; 3. leitura do título; 4. leitura dos itens; 5. destaque das palavras-chave dos itens;

Leia mais

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA PROJETO CAFÉ LITERÁRIO: DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA Aline Nascimento 1. Introdução O projeto Café Literário tem por finalidade estimular a leitura e a escrita no Ensino Fundamental, apresentando aos

Leia mais