VIAGEM COM ULISSES 6º Ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIAGEM COM ULISSES 6º Ano"

Transcrição

1 BEM-VINDOS! PREPARADOS? VIAGEM COM ULISSES 6º Ano Actividade Leiam com atenção e escolham a opção correcta (assinalar com X): «Quando os amigos o desmascaram e provam que Ulisses não está doido, só teve uma saída...» A - Ficar em Ítaca. B - Partir para Tróia. C - Refugiar-se noutra ilha. 2- O grupo dirige-se ao palácio (Biblioteca Escolar) e levanta a autorização de saída. 3 Nesse posto o porta-voz deve apresentar a MALA DE VIAGEM para que fique registada a hora de saída, devidamente autenticada (rubrica do professor). 4 - Todos juntos, leiam atentamente a mensagem e sigam as respectivas instruções. (Sejam cuidadosos, as outras equipas têm ouvidos!). Nota: guardem todos os documentos na vossa mala de viagem (envelope grande). Não percam nada!

2 Pista 1 Um marinheiro experimentado parte à procura do barco. Todos os elementos da equipa devem cumprir esta tarefa.

3 Actividade 2 «Nos seus barcos os gregos embarcaram para Tróia...» O que é que aconteceu? Mais uma vez, Ulisses prova que é «o mais manhoso dos homens». 1 Todos os elementos, em trabalho de equipa, têm de transportar o barco pelo circuito assinalado. 2 - Completem o crucigrama e ficarão a saber tudo. (Preencher na horizontal) a - Durante dez anos, os gregos mantiveram o às portas da cidade. b - Sentimento que «ninguém sabia suportar, longe da pátria, da família». c - Antónimo de derrota. d - «Rainha grega de beleza célebre.» e - Passaram quatro dias e os troianos abriram devagarinho as portas da. f - Os gregos e os troianos adoravam muitos deuses. Eram (antónimo de monoteístas). E U T O U H P O L I T E Í S T A S 3- Descubram a palavra que se lê na vertical (coluna sombreada) e registem-na aqui.

4 Pista 2 O marinheiro mais rápido dirige-se directamente para Tróia. O porta-voz da equipa diz a palavra-chave que descobriram, ao controlador do posto. É a senha que vos dará acesso a uma nova actividade.

5 Bem-vindos a Tróia! Actividade 3 «Mas para que seria este cavalo? Ulisses imaginou que os gregos deviam fingir que iam todos embora dali e deixar às portas de Tróia o monumental cavalo sozinho em ar de homenagem!» Como um valente guerreiro grego, ajuda Ulisses a construir o seu monumental cavalo. Cada elemento da equipa deve dar o seu contributo na decoração de cada peça do vitral, que no final constituirá o Cavalo de Tróia. (Controlador da cidade de Tróia)

6 Pista 3 «Já iam longe de tudo, mesmo de encontro ao desconhecido. Começaram a avistar terra: era uma ilha onde o navio calmamente aportou.» «- Olhem, viemos parar à Ciclópia, às ilhas da Ciclópia.»

7 Actividade 4 «Ai meus amigos, onde nós viemos parar!» 4 - Decifrem o enigma. Ele indicar-vos-á um nome muito importante. R: = Encontraram? (Sílaba a sílaba, vai-se formando a palavra) Rápido! Um outro marinheiro corre em direcção à ilha de Circe, onde mostra este documento, devidamente preenchido. Agora que encontraste o nome do ciclope que te pode engolir tens de o eliminar para prosseguir viagem: «E então, todos à uma, apontando a ponta ardente na direcção do único olho do gigante adormecido, exclamaram UM DOIS TRÊS!» Não falhes! Atenção: o documento tem de ser autenticado (assinatura do controlador). (Controlador da Ilha da Ciclópia)

8 Pista 4 «Quando acordou, uma ilha se desenhava no horizonte e resolveram ir até lá. foram muito bem recebidos por Eolo, o rei dos ventos.»

9 Actividade 5 «- Olha, Ulisses, aqui dentro fechei todos os ventos violentos do mundo, para que não te façam partidas e não te causem trabalhos e desventuras! Apenas deixei cá fora, livre, o Zéfiro, a brisa suave que tão agradável é para os marinheiros.» Ajuda Eolo a fechar os ventos violentos do mundo no saco! Todos os elementos da equipa enchem um balão até que um deles rebente. (Controlador da Ilha de Eólia)

10 Pista 5 «Alguns dias depois avistaram nova ilha e a ela aportaram A certa altura tinham avistado uma espécie de palácio no meio da floresta, e junto à porta, de pé, uma lindíssima mulher, ou deusa, ou feiticeira, sorrindo.»

11 Actividade 6 «E Euríloco contou então que ao saírem dali começaram a encontrar muitos animais ferozes: leões, tigres, leopardos, elefantes» 1 - Partindo do pressuposto que os leões eram 10, os tigres eram metade dos leões, os leopardos eram 12 e os elefantes 1/3 dos leopardos, indica quantas eram as feras que existiam na ilha. 2 Circe tocou nos marinheiros com uma varinha e eles transformaram-se em porcos. Para que tal não acontecesse com Ulisses, Minerva deu-lhe a erva da vida. Para que também tu te livres de te transformar em porco tenta obter a erva da vida.

12 Pista 6 «Como tinha prometido a Circe, Ulisses começou por se dirigir à Ilha dos Infernos.»

13 Actividade 7 «- Sabes, Ulisses? Ela é muito esperta, porque de dia trabalha, trabalha, e todos a vêem trabalhar na teia, mas de noite desmancha tudo o que fez durante o dia» Penélope tecia uma teia enquanto os seus pretendentes aguardavam uma decisão sua. Nesta paragem vais ter a possibilidade de aprender ou relembrar a técnica que Penélope utilizou para tecer a sua teia. Mãos à obra! (Controlador da Ilha dos Infernos)

14 Pista 7 «Andaram, andaram por sobre as ondas dias e dias. Aproximava-se o mar das sereias.»

15 Actividade 8 «De súbito, um suavíssimo canto se elevou nos ares vindo do brilho das águas do mar, e logo outro e outro, e muitas vozes maravilhosas chorando e cantando o envolveram.» Com a flauta reproduz o maravilhoso canto das Ninfas que tanto encantou Ulisses. (Controlador do mar das Sereias)

16 Pista 8 «Nisto aparece-lhe a deusa Minerva: - Alegra-te, Ulisses, estás na tua terra querida! Nem quer acreditar no que ouve. Beija o chão, sente-se cheio de força, só pensa em partir para o seu palácio»

17 Actividade 9 O regresso a Ítaca 1 - Estabeleçam a correspondência entre os elementos da coluna A e alguns dos elementos da coluna B, de modo a obter 12 frases com sentido. A B 1 O Rei dos Ventos ofereceu a Ulisses um a ilha de Circe e a ela aportaram. saco 2 Mais tarde, movidos pela curiosidade ofereceu a erva da vida a Ulisses. 3 Alguns dias depois, avistaram os marinheiros abriram o saco e provocaram uma tempestade. 4 Aí, os companheiros de Ulisses que continha todos os ventos do mundo, excepto Zéfiro. 5 Minerva, a deusa protectora são transformados em porcos. 6 Ao sentir que Ulisses estava triste comunicar com quem ele quisesse. 7 Ulisses entrou no reino dos Infernos, Circe deixou-o partir. porque 8 A carne de ovelha negra permitia a Cérbero tinha os olhos abertos. Ulisses 9 A mãe disse-lhe que Penélope é reconhecido por Argus, o seu velhíssimo cão. 10 Após muitas peripécias, Ulisses, único sobrevivente de um naufrágio, é + descoberto por Nausica. 11 De novo em Ítaca, Ulisses Ulisses defende o seu povo, a sua pátria, a sua vida. 12 Por fim, lutando ao lado de tecia uma teia de dia e desmanchava-a de Telémaco, noite. Código dos símbolos: = B = S = E = R = O = V = I = T + = N

18 2 - Descodifiquem a mensagem que encontraram, feitas as ligações correctas. (Procurem a letra correspondente a cada símbolo). 3 - No palácio em que te encontras o conhecimento é o maior tesouro que podes encontrar. Para o encontrares, deves procurar saber quem era a deusa que protegeu Ulisses nas suas 1001 aventuras. O porta-voz, com toda a bagagem (mala de viagem) deposita os seus haveres e assiste ao reencontro. Serão os Vencedores? Agora é só aguardar e esperar que os deuses do Olimpo estejam a torcer por vós!

19 Peddy-papper VIAGEM COM ULISSES Dia 15 de Junho Posto Local Controlador do posto 0 Sala de aula Salas de cada turma 1 - Palácio Biblioteca Margarida Penélope 2 - Barco Entre os Cedros 3 Mar/Tróia Junto ao átrio dos alunos 4 Ilha da Ciclópia Na parte de trás dos antigos balneários Descrição da Actividade Tipo de Actividade Professor Entrega da pasta (envelope) Realizam actividade escrita 1 Maria José Marinheiro Guida+Inês Luís Rainha Helena Luís Lopes Clara Esteves Preencher os dados da Mala de Viagem. Registar a hora de saída. O porta voz entra no barco e os restantes elementos têm de o transportar pelo circuito assinalada Construção do cavalo de Tróia com a técnica de vitral (pintura) Com a zarabatana têm de acertar no olho do Ciclope (no olho 100%) Realizam actividade escrita nº 2 Actividade 3 (plástica) Actividade física. Realizam actividade escrita nº 4 Pistas Saída de cada turma à hora indicada. O porta voz recebe Pista 1 (Conduz ao Barco) Recebem Pista 2 (Conduz ao Mar) Recebem Pista 3 (Conduz à Ciclópia) Recebem Pista 4 (Conduz à ilha da Eólia) 5 Ilha da Eólia Em frente à papelaria 6 Ilha de Circe Palácio no meio da floresta animais Ao lado do Pavilhão Gabriela Almeida Rei Eólio Preciosa Circe Todos os elementos enchem 1 balão até que um dos balões rebente. (Contado o tempo) Vão tentar apanhar a erva da vida tirando-a de uma taça Actividade 5 (física) Realizam a actividade 6 (lúdica) Recebem Pista 5 (Conduz à ilha de Circe Recebem Pista 6 (Conduz à ilha dos Infernos) 7 Ilha dos infernos Sala Ninfas Junto ao pinheiro (portaria) Leonor e Ana Pranto Mãe de Ulisses Edite Lopes Ninfa 10 - Palácio Biblioteca Margarida Penélope Tecer uma teia com a técnica do entrelaçado Tocam um trecho musical com flauta para enfeitiçar Ulisses que com os braços presos tenta reagir. Pesquisa sobre Minerva escrever uma frase. Actividade 7 (manual) Actividade 8 (musical) Actividade 9 Escrita - (pesquisa) Recebem Pista 7 (Conduz às Ninfas) Recebem Pista 8 (Conduz ao palácio) Entregam a pasta com todos os documentos

20 Jornal Jovem PEDDY-PAPER Viagem com Ulisses No dia 26 de Março de 2009 realizou-se, na nossa escola, o peddy-paper A Viagem de Ulisses organizado pela nossa Biblioteca, só para alunos do 6.ºano. As provas incidiram, sobretudo, na viagem que Ulisses fez e que descobrimos nas aulas de Língua Portuguesa, através do livro Ulisses de Maria Alberta Menéres. Participaram, também, as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, Educação Musical e Educação Física. Para além dos alunos, colaboraram professores e funcionários. No início, recebemos uma pasta para guardar todos os registos das actividades que íamos realizando. Como indica o livro, Ulisses parte para Tróia, e foi o que fizemos. As equipas de cinco elementos tiveram que fazer um percurso com uma canoa na mão. Recebemos da Coordenadora da Biblioteca, professora Maria José Malo, uma folha com actividades para fazermos em conjunto e, também, a missão seguinte, que era sobre o Cavalo de Tróia. As professoras de E.V.T. davam uma folha com desenhos que tínhamos que pintar com tintas. No final, todos os desenhos juntos formaram o Cavalo de Tróia. Depois, na ilha da Ciclópia, tivemos que acertar no olho do Ciclope com uma zarabatana. A seguir, na ilha da Eólia, enchemos o maior número de balões em trinta segundos. O problema não era enchê-los, era atá-los. Passámos também pela ilha de Circe para tentar descobrir, numa taça, a erva da vida. Na Ilha dos Infernos, tecemos uma teia. A actividade de que os alunos mais gostaram foi o Mar das Sereias : um rapaz da equipa era atado com cordas, tal como Ulisses, e os outros tinham que tocar e cantar para o encantar. A prova terminava na Biblioteca com uma pesquisa sobre Minerva. As equipas vencedoras Eólia e Os Cavalos de Tróia foram anunciadas, de tarde, na Biblioteca e receberam um certificado e uma T-Shirt. Todos os participantes receberam um chocolate. Houve também uma equipa premiada pela caracterização, Os Troianos. Foi uma grande iniciativa da Biblioteca! 25 Diana Silva, 6.º A

21 Cavalo de Tróia trabalho realizado pelos alunos do 6.º ano EB1-2 Soure.

Peddy-paper VIAGEM COM ULISSES

Peddy-paper VIAGEM COM ULISSES Peddy-paper VIAGEM COM ULISSES No âmbito do Projecto Crescer a ler (Plano Nacional de Leitura), foi seleccionada a obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, destinada a alunos de 6º ano. Os momentos destinados

Leia mais

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16)

A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) A Guerra de Tróia (págs. 10 a 16) Ulisses vivia numa ilha grega que se chamava Ítaca, muito feliz com a sua mulher Penélope e o seu filho ainda muito pequenino, Telémaco. Ulisses era o rei dessa ilha,

Leia mais

GUIÃO DE LEITURA. Ulisses de Maria Alberta Menéres

GUIÃO DE LEITURA. Ulisses de Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA Ulisses de Maria Alberta Menéres 1. Regista, completando o quadro. Título Nome do autor Nome do ilustrador Editora Colecção 2. Faz a correspondência correcta. Homérico voz sedutora Um

Leia mais

Parte I. Exercícios de pré-leitura

Parte I. Exercícios de pré-leitura Prepara-te para uma das maiores aventuras da História da humanidade! Vamos embarcar numa viagem de encantar que nos proporcionará aprendizagens únicas. Aproveita-a! Parte I Exercícios de pré-leitura 1)

Leia mais

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha

Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Ruth Rocha conta a Odisseia Adaptação por Ruth Rocha Nome: R.A.: 7º 1. Escreva os nomes dos: deuses que aparecem no livro: monstros e criaturas: 2. Identifique os personagens de acordo com o livro lido:

Leia mais

Ulisses. Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA. Introdução. 1. Nesta obra contam-se as aventuras fantásticas de Ulisses, um herói grego.

Ulisses. Maria Alberta Menéres GUIÃO DE LEITURA. Introdução. 1. Nesta obra contam-se as aventuras fantásticas de Ulisses, um herói grego. GUIÃO DE LEITURA Ulisses Maria Alberta Menéres (ASA, 2011) Introdução 1. Nesta obra contam-se as aventuras fantásticas de Ulisses, um herói grego. 1.1. Observa o mapa e identifica dois locais importantes

Leia mais

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens.

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. Alguns elementos são essenciais: Sabemos que as histórias (ação) são contadas por alguém (narrador),

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT

Nome: Nome: Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO NIV HBL. Nome: Ethos: [ ] perfil: NIV HBL. perfil: NIV HBL SOC SOC SOC INT Thyana Bertakya ETHOS: GUERREIRA KLÉOS [ ] PERFIL: COMPETITIVO conhecimentos -- poderes -- imortal Técnicas militares Armas brancas Segurança Psicocinese Sincronicidade Vitalidade A guerra de Tróia enfim

Leia mais

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança

Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança O conhecimento e cumprimento do Plano de Emergência são fundamentais para a tua segurança enquanto estás na escola. Assim, torna-se necessário realizar,

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 90 PROVA-MODELO 3 GRUPO I PARTE A Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 91 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira.

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA Coleção FLORESTA MÁGICA Actividades Propostas Leitura em voz alta de cada um dos capítulos, feita pelo professor Leitura silenciosa e preenchimento de ficha, feita pelos

Leia mais

Grupo I (30 pontos) Mar! Tinhas um nome que ninguém temia; Era um campo macio de lavrar Ou qualquer sugestão que apetecia

Grupo I (30 pontos) Mar! Tinhas um nome que ninguém temia; Era um campo macio de lavrar Ou qualquer sugestão que apetecia Conto Contigo 7 TESTE 6 TEXTO POÉTICO Grupo I (30 pontos) Lê o poema com muita atenção. MAR Tinhas um nome que ninguém temia; Era um campo macio de lavrar Ou qualquer sugestão que apetecia Tinhas um choro

Leia mais

O Jardim da Rainha. Jordana de Melo e Souza

O Jardim da Rainha. Jordana de Melo e Souza O Jardim da Rainha Jordana de Melo e Souza 1. Rainha Iemanjá Lua de prata brilha na noite estrelada Verde esmeralda na floresta faz brilhar As nuvens brancas como seres encantados Se aproximando no vento

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:

Leia mais

QUEBRA-GELO. Será necessário um lenço ou venda para os olhos.

QUEBRA-GELO. Será necessário um lenço ou venda para os olhos. QUEBRA-GELO Será necessário um lenço ou venda para os olhos. Formar um círculo de mãos dadas. No interior deste permanecerá uma criança com os olhos vendados. O círculo gira para a direita ou para a esquerda.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO HISTÓRIA DA LITERATURA PROFESSORA: SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS RESENHA CRÍTICA DO FILME A ODISSEIA BASEADO NOS POEMAS ÉPICOS DE HOMERO ALUNO: ALCIDES WENNER FERREIRA

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA UMA AVENTURA ENTRE DOURO E MINHO COLEÇÃO UMA AVENTURA ATIVIDADES PROPOSTAS Leitura integral na sala de aula Compreensão da narrativa Expressão escrita Funcionamento da

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR DO PINHÃO MIBE

BIBLIOTECA ESCOLAR DO PINHÃO MIBE BIBLIOTECA ESCOLAR DO PINHÃO MIBE Outubro 2015 Atividades desenvolvidas no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com os seguintes objetivos: Promover o livro e a leitura;

Leia mais

ATIVIDADE. Este livro é a minha cara

ATIVIDADE. Este livro é a minha cara ATIVIDADE Este livro é a minha cara Ler é crescer com cultura Lê e descobre-te na leitura É preciso ler! Este livro é a minha cara Objetivos Promover a competência da leitura; Fomentar o prazer de ler;

Leia mais

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras:

Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. BOCA DE FORNO. Regras: BOCA DE FORNO A1 Regras: O professor comanda a brincadeira, e antes de cada tarefa o refrão: Professor: Boca de forno. Todos: Forno Professor : Tudo que eu pedir para fazer, faz? 2 Sugestões de tarefas

Leia mais

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 16/3/2011 PROVA GRUPO GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Nome:...D.N.I.... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Texto 1: Leia o seguinte texto. Após a leitura, leia as afirmações sobre o texto. No primeiro dia em que fui à escola, com seis anos

Leia mais

A_Prova GRUPO II. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO II. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 92 PROVA-MODELO 3 GRUPO II Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 93 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira. 2 prudentemente

Leia mais

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim

Brasileirinhos. Projeto de Conclusão de curso. Universidade de Brasília. Supervisão e orientação. Orlene Carvalho. Autora. Júlia Bigonha Alvim Brasileirinhos Projeto de Conclusão de curso Universidade de Brasília Supervisão e orientação Orlene Carvalho Autora Júlia Bigonha Alvim Ilustração Lucas Cardoso Índice Unidade 1 Unidade 6 Bem vindo! Esportes

Leia mais

ateriais: elaboração e testagem

ateriais: elaboração e testagem M Formador: ateriais: elaboração e testagem Luís Fernando Pinto Salema Guião para elaboração de atividade (s) 1. Competência dominante a desenvolver: CEL (Conhecimento Explícito da Língua) 2. Destinatários

Leia mais

IANSÃ FOGO CHIFRES. seus instrumentos de trabalho; com um e. fogo. Indica a união de elementos

IANSÃ FOGO CHIFRES. seus instrumentos de trabalho; com um e. fogo. Indica a união de elementos IANSÃ FOGO CHIFRES Embora seja saudada como a deusa do rio Uma espada e o Eiru além de dois Níger, está relacionada com o elemento chifres de búfalo são seus símbolos rituais, fogo. Indica a união de elementos

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (13A1BS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos dos 10 e 11 anos de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada,

Leia mais

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 16/3/2011 PROVA GRUPO GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES

PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DE SANTO ANTÓNIO NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES NORMAS DE EVACUAÇÃO PROFESSORES Normas gerais de segurança Procedimento a adotar em caso de incêndio: Ao sinal de alarme, deverá repetir a ordem de evacuação com voz calma e autoritária de forma a evitar

Leia mais

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA

SEMANA DOS SEMINÁRIOS 2ª FEIRA 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Começou ontem a semana de oração pelos seminários. Nesta semana, a nossa turma tem a missão de rezar por todos os seminaristas e por aqueles que os acompanham

Leia mais

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura

C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A. Ano/Turma. Projeto Os Sentidos da Leitura C Í R C U L O S AEFGA D E L E I T U R A Projeto Os Sentidos da Leitura Ano/Turma AEFGA Projeto Os Sentidos da Leitura Círculos de Leitura A ideia subjacente aos CL é organizar a aula de modo a ter pequenos

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS LÍNGUA PORTUGUESA Classe

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS LÍNGUA PORTUGUESA Classe AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS LÍNGUA PORTUGUESA Classe Nome: Data: / / Classificação: Prof.: Leia o texto com muita atenção. Vladimir recebeu muitos presentes no Natal, entre livros, discos, jogos de computador,

Leia mais

Meio ambiente e ciência:

Meio ambiente e ciência: 2019 Fundação ArcelorMittal Investimento Social Meio ambiente e ciência: 1º AO 3º ANO OLÁ, AMIGUINHA E AMIGUINHO! Eu me chamo Amana. Já estive entre nuvens, chuvas e rios, embaixo do solo, na folha de

Leia mais

ROTEIRO PEÇA DE NATAL

ROTEIRO PEÇA DE NATAL ROTEIRO PEÇA DE NATAL O NASCIMENTO DE JESUS Adaptado por Lenardo Sanches (Arraial do Cabo/RJ) (2015) Personagens da peça Narrador (voz) Maria Anjo (espírito de luz) José Isabel Pastores de ovelhas (pessoas)

Leia mais

Martha Bevilacqua São Paulo 2014

Martha Bevilacqua São Paulo 2014 Martha Bevilacqua São Paulo 2014 ReinoDosMares-Historia-Alta.indd 1 Copyright 2014 by SmartKids LTDA - CIP Proibida a reprodução no todo ou em parte, por qualquer meio, sem autorização do editor. Direitos

Leia mais

02 Olá Viva edição da nossa revista O mbúzio de Junho 2006 é um convite a uma visita guiada em jeito de descoberta ao nosso Município de Ílhavo, pelos

02 Olá Viva edição da nossa revista O mbúzio de Junho 2006 é um convite a uma visita guiada em jeito de descoberta ao nosso Município de Ílhavo, pelos Junho 2006 nº3 02 Olá Viva edição da nossa revista O mbúzio de Junho 2006 é um convite a uma visita guiada em jeito de descoberta ao nosso Município de Ílhavo, pelos seus quatro cantos e encantos. Vem

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Uma boleia inesperada. Compreender o texto. Vocabulário. 1 Onde estava o Anselmo? 2 Porque é que ele estava triste?

LÍNGUA PORTUGUESA. Uma boleia inesperada. Compreender o texto. Vocabulário. 1 Onde estava o Anselmo? 2 Porque é que ele estava triste? 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Uma boleia inesperada Anselmo estava muito triste e todo molhado na paragem do autocarro. Eh, pá! Que te aconteceu?

Leia mais

Gutemberg Lopes Macedo MENINA E A HARPA EDITORA BPA BIBLIOTECA POPULAR DE AFOGADOS

Gutemberg Lopes Macedo MENINA E A HARPA EDITORA BPA BIBLIOTECA POPULAR DE AFOGADOS Gutemberg Lopes Macedo A MENINA E A HARPA EDITORA BPA BIBLIOTECA POPULAR DE AFOGADOS Texto e Pesquisa de Imagens Gutemberg Lopes Macedo A MENINA E A HARPA RECIFE - PE NOV/2006 Coordenação e Realização

Leia mais

Sugestão de Roteiro de trabalho:

Sugestão de Roteiro de trabalho: Sugestão de Roteiro de trabalho: Técnicas:Contar Historia Conversa e incentivo relaxam ento -pintura em grupo ou individual. Material necessário: figuras da historia ( se possível); exemplares ou gravuras

Leia mais

OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS. DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais

OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS. DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais OLIMPVS.NET BIBLIOTECAS VOLUME 4 O ENIGMA DE ULISSES GUIÃO DESTINATÁRIOS: dos 9 aos 14 anos NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 26 DURAÇÃO PREVISTA DA SESSÃO EM SALA DE AULA OU BIBLIOTECA: 50 +15 minutos opcionais

Leia mais

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta.

Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Faça um exercício de memória e descreva o espaço físico da sua escola. Faça isso em forma de texto ou, coletivamente, em voz alta. Desenhe sua escola de memória. Faça uma espécie de mapa ou planta baixa

Leia mais

Primeiro ano Lista de cores

Primeiro ano Lista de cores Primeiro ano Lista de cores AMARELO VERMELHO ROSA LILÁS COR A COR DO VESTIDO DA MAGALI É AMARELO. -------------------------------------------------------- ORIENTAÇÕES. DITAR SEM ESCANDIR. FOLHA BRANCA

Leia mais

Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro

Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro Capítulo 1 - Um Novo Herdeiro O Rei de Raiden City vai ter um filho! Todos estão eufóricos, só que o filho mais velho do rei Jonas e a outra esposa do rei que sobretudo e a mãe de Jonas, que se chama Sátina,

Leia mais

Entrevista com Logicomer. Luís Sousa. Director Geral. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Logicomer. Luís Sousa. Director Geral. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Logicomer Luís Sousa Director Geral Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram em linguagem

Leia mais

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO Biblioteca: Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Distrito: Braga Concelho: Braga Morada: Lugar da Veiguinha - Panóias Telefone: 253300620 Fax: 253623600 E-mail: becremosteiroecavado@gmail.com

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Filosofia - 4º Bimestre Nome: Série: 9 A/B/C CONTEÚDO DO BIMESTRE: O mito de Pigmalião. O mito de Édipo Rei. O mito de Ulisses. Prof. Juliano

Leia mais

Aulas de Dança Dia da Mãe

Aulas de Dança Dia da Mãe Índice Dia da Mãe...............................3 Aulas de Dança........................... 3 Workshop de Fotografia.................... 4 Workshop de Produção Musical..............4 Dia da Criança............................

Leia mais

Mais uma Prece (Marcelo Daimom)

Mais uma Prece (Marcelo Daimom) INTRODUÇÃO Bm7 4x Bm7 Mais uma Prece Nesse momento, e sempre eu quero lembrar Bm7 O que a vida me fez acreditar Bm7 Que existe uma chama que nos conduz Bm7 Nos ensina a viver meu Jesus Em Bm7 Que em toda

Leia mais

Catálogo de Atividades //Feira do Livro - @ Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Campo Maior

Catálogo de Atividades //Feira do Livro - @ Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Campo Maior . 2011/2012 Catálogo de Atividades //Feira do Livro - @ Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Campo Maior Atividades: «Vamos à descoberta da Biblioteca» - Visitas guiadas às bibliotecas Escolares.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago

Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago Agrupamento de Escolas Ordem de Sant`Iago 2018/19 www.aveordemsantiago.pt 37 37 de 31 de Maio a 7 de Junho EB 1 nº 7 de Setúbal A RRA I AL do AEOS A Escola Básica 1 nº 7 de Setúbal, participou no Arraial

Leia mais

Escola Secundária da Sobreda. Análise Combinatória e Probabilidades. Actividade 4

Escola Secundária da Sobreda. Análise Combinatória e Probabilidades. Actividade 4 Escola Secundária da Sobreda Análise Combinatória e Probabilidades Actividade 4 Os vinte alunos de uma turma de uma escola secundária resolveram formar uma comissão de três de entre eles para organizar

Leia mais

Dia da Mãe - painel Prendas do Dia da Mãe: 1.º ano: escultura 2.º ano: suporte 3.º ano: escultura 4.º ano: escultura

Dia da Mãe - painel Prendas do Dia da Mãe: 1.º ano: escultura 2.º ano: suporte 3.º ano: escultura 4.º ano: escultura Painéis de primavera Decorações de primavera Dia Mundial da Criança Dia de Portugal - 10 de junho Dia da Mãe - painel Prendas do Dia da Mãe: 1.º ano: escultura 2.º ano: suporte 3.º ano: escultura 4.º ano:

Leia mais

Trabalho de investigação. Matemática. Padrão dos Nomes

Trabalho de investigação. Matemática. Padrão dos Nomes < Nome: Trabalho de investigação Matemática Data: Padrão dos Nomes 1. Escreve o teu nome na seguinte grelha, usando um quadrado para cada letra e repete-o até a preencheres totalmente, sem deixares quadrados

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 2º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma:

2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA. Avaliação NAME. Caderno do professor 2º ANO. 1 semestre. Escola: Aluno: Turma: 2º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação NAME 1 semestre 2º ANO ensino fundamental Escola: Aluno: Caderno do professor Turma: NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME NAME

Leia mais

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille)

Fotografar olhos e dedos de alunos (formas de ler visão e Braille) Ação 1 Leio-te Promover a formação do utilizador. Integrar os novos alunos na dinâmica das BE. Criar uma dinâmica renovada no espaço das bibliotecas. Renovar o ambiente, tornando-o mais apelativo e sugestivo.

Leia mais

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo.

O Leão e o Javali. urubus. Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades. (Esopo. Fábulas de Esopo. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa - 4º ano 4º A sexta-feira Troca do Livro 4º B 4º C terça-feira quinta-feira Leia a fábula abaixo para realizar as

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38) Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc Janeiro de 2012 / Ano MMXII 1 EDITORIAL Queridos Amigos, Jesus nasceu, um ano novo começou!

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

A História da Grécia é dividida em três períodos:

A História da Grécia é dividida em três períodos: A História da Grécia é dividida em três períodos: Período Homérico Corresponde ao período de povoamento até a Formação das Cidades-estados Período Arcaico Corresponde a formação das cidades-estados as

Leia mais

Biblioteca Escolar Pedro Jacques de Magalhães

Biblioteca Escolar Pedro Jacques de Magalhães Grupo 1 Tarefa nº2: Selecionem o livro onde podem encontrar sinónimos. O livro que têm à vossa frente é um Dicionário e pertence à classe 0. Agora procurem o significado da palavra incumbência. Qual o

Leia mais

Guia_Escolas_28Jan10_v1.0. Guia Escolas_v

Guia_Escolas_28Jan10_v1.0. Guia Escolas_v Guia Escolas_v1.0 www.centenariorepublica.pt www.centenariorepublica.pt/escolas 1 Agradecemos a todos os profissionais de ensino as dúvidas que nos têm feito chegar, ajudando-nos a melhorar a utilização

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

ÍNDICE. Caderno de Experiências 67. Explicação de símbolos 68. Sobre a autora 95

ÍNDICE. Caderno de Experiências 67. Explicação de símbolos 68. Sobre a autora 95 ÍNDICE A Barragem Assombrada 11 Capítulo 1: O fim de semana promete! 13 Capítulo 2: Que calor abrasador! 19 Capítulo 3: O estranho caso das luzes inexplicáveis 25 Capítulo 4: A noite corre mal. Muito mal.

Leia mais

À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL

À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL À CONVERSA COM UMA PROFISSIONAL A 27 de abril de 2012, os alunos do 2º F do curso profissional de Técnico de Turismo, realizaram uma entrevista, a uma profissional da área. A entrevista foi previamente

Leia mais

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto)

Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar o que estudamos durante este ano. Boa sorte! (Cada questão vale 1 ponto) DISCIPLINA: Redação PROFESSORAS: Fernanda / Andréa / Marianna DATA: /12/2014 ASSUNTO: Trabalho de recuperação SÉRIE/ANO: 6º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Queridos alunos, aproveitem esta oportunidade de recordar

Leia mais

2ª FEIRA 24 de setembro

2ª FEIRA 24 de setembro 2ª FEIRA 24 de setembro Bom dia a todos e boa semana! No início desta semana vamos ver o que é ser cristão. Será que é apenas por andarmos numa escola católica ou porque lá em casa os nossos pais são cristãos?

Leia mais

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler!

COMO ESTE SALVAR A TUA VIDA OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! COMO ESTE LIVRO PODE SALVAR A TUA VIDA E OUTRAS COISAS BOAS... continua a ler! Primeiro lê isto! Em geral, todos nós adoramos animais e as pessoas que conheces costumam ter muita informação sobre eles.

Leia mais

T Ulisses APRESENTAÇÃO SOBRE O AUTOR

T Ulisses APRESENTAÇÃO SOBRE O AUTOR T Ulisses APRESENTAÇÃO Os gregos antigos acreditavam que Homero era um poeta histórico, autor de Ilíada e Odisseia mas os investigadores estão céticos: não há nenhuma informação biográfica concreta da

Leia mais

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve!

A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! COMUNICAÇÃO A - Para comunicar precisamos pelo menos de duas pessoas uma que se expressa e outra que ouve! B Comunicar é expressar através de mensagens o que somos, o que queremos, pensamos e sentimos.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 3 / 2017

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

Catarina Afonso & Maria João Freitas

Catarina Afonso & Maria João Freitas O instrumento com o título Tarefas de Consciência Fonológica para crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico foi construído com o objetivo de testar todos os níveis de consciência fonológica (segmental

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova B (14A1BS) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

VIAGENS DE GULLIVER. Jonathan Swift Adaptação Cláudia Lopes. Profª Kelly de Sousa Alves

VIAGENS DE GULLIVER. Jonathan Swift Adaptação Cláudia Lopes. Profª Kelly de Sousa Alves VIAGENS DE GULLIVER Jonathan Swift Adaptação Cláudia Lopes Profª Kelly de Sousa Alves Contexto A obra Viagens de Gulliver, foi publicada em 1726. Trata-se do relato das viagens de um médico através de

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

Poemas de Konstantinos K

Poemas de Konstantinos K Floema - Ano VI, n. 6, p. 175-179, jan./jun. 2010 FICÇÃO Poemas de Konstantinos K Tradução de Carlos Alberto Gomes dos Santos* A alguns homens chega um dia em que devem o grande Sim ou o grande Não dizer.

Leia mais

5 - A Linguagem do Reino

5 - A Linguagem do Reino 5 - A Linguagem do Reino Todo Reino tem uma cultura Uma maneira de pensar Uma maneira de falar Uma maneira de agir Uma maneira de se relacionar com as pessoas Você acha difícil ouvir a Deus, a Jesus, a

Leia mais

Jornal Digital. O meu primeiro dia de aulas foi assim

Jornal Digital. O meu primeiro dia de aulas foi assim Jornal Digital EB Bom Pastor setembro/outubro de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto Depois da tempestade, vem a bonança. Depois das férias, vem a escola. E depois do verão, regressa o

Leia mais

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO?

GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? 2014 GUERRA DE TRÓIA PERÍODO HOMÉRICO EM HOMENAGEM A HOMERO QUEM FOI HOMERO? Homero foi um poeta épico da Grécia Antiga, ao qual tradicionalmente se atribui a autoria dos poemas épicos Ilíada e Odisseia.

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

terça-feira anexo Leia o poema para fazer as lições de Português.

terça-feira anexo Leia o poema para fazer as lições de Português. LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 21 a 25 de novembro de 2016 Troca do livro 2 A, 2ºB e 2 C terça-feira Leia o poema para fazer as lições de Português. Segunda-feira Curitiba, 21 de novembro

Leia mais

Leitura em Vai e Vem. Projecto de promoção de leitura em família. Apresentação do projecto reunião de pais. Educação Pré-Escolar

Leitura em Vai e Vem. Projecto de promoção de leitura em família. Apresentação do projecto reunião de pais. Educação Pré-Escolar Apresentação do projecto reunião de pais 1 Jardins-de-Infância doagrupamento de Escolas de Colares A Leitura em Família e o Plano Nacional de Leitura O Plano Nacional de Leitura (PNL) tem como missão aumentar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca Escola Básica Diogo Bernardes Ano Escolar 2009/2010 Tema matemático: Geometria Nível de ensino: 1.º Ciclo- 1.º Ano Tópicos matemáticos: Orientação Espacial TAREFA:

Leia mais

Sugestões de trabalho:

Sugestões de trabalho: 18 A Importância de Ser Eu Próprio Era uma vez no Oriente um Samurai que era um guerreiro muito orgulhoso. Um dia foi ter com um Mestre Zen. Embora fosse muito famoso, ao olhar para o Mestre, para a sua

Leia mais

Folha de Actividade 1 Lição 1, Ásia Pacífico Um Resumo. Lanterna Chinesa

Folha de Actividade 1 Lição 1, Ásia Pacífico Um Resumo. Lanterna Chinesa Lanterna Chinesa Folha de Actividade 1 Lição 1, Ásia Pacífico Um Resumo Lanterna Chinesa I TIMÓTEO 4:12 Instruções: Usa a chave em baixo para preencheres os espaços vazios e completares I Timóteo 4:12.

Leia mais

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

24/06/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República Palavras do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Escola Municipal de Rio Largo, durante encontro para tratar das providências sobre as enchentes Rio Largo - AL, 24 de junho de 2010 Bem,

Leia mais

A vossa realidade A vossa realidade, Página 1

A vossa realidade A vossa realidade, Página 1 A vossa realidade! A vossa realidade, Página 1 Uma árvore é capaz de produzir um fruto, mas precisa de ser alimentada. Do mesmo modo, nós, como seres humanos ao cimo desta Terra, temos uma possibilidade,

Leia mais

Modo de vida antigamente na Ilha São Jorge

Modo de vida antigamente na Ilha São Jorge Modo de vida antigamente na Ilha São Jorge Antigamente Segundo as entrevistas que fizemos, a vida em São Jorge não era nada fácil. As famílias, eram muito numerosas, umas tinham 10 filhos outras tinham

Leia mais