Slide 1. Slide 2. Slide 3 O PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL. Eduardo Araújo de Azevedo SUMÁRIO INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Slide 1. Slide 2. Slide 3 O PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL. Eduardo Araújo de Azevedo SUMÁRIO INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 Slide 1 O PROCESSO DE ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Eduardo Araújo de Azevedo Slide 2 SUMÁRIO 1. Origem e evolução da escrituração contábil e seu relacionamento com os princípios contábeis; 2. Estruturação da partida e sua vinculação com os documentos contábeis; 3. Retificação e correção de lançamentos contábeis; 4. Relacionamento com a Escrituração Contábil Digital ECD; 5. Legislação societária e fiscal aplicada. Slide 3 INTRODUÇÃO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL representa a materialização da visão sistêmica da contabilidade, ou seja o processo de transformação de DADOS em INFORMAÇÕES.

2 Slide 4 INTRODUÇÃO E, como funciona o SISTEMA CONTÁBIL? Funciona como os demais sistemas. Então, vamos aproveitar e relembrar o conceito de SISTEMA. SISTEMA é um conjunto de partes que interagem para atingir uma finalidade. Slide 5 INTRODUÇÃO E, para funcionar, os elementos são agrupados em três segmentos: ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA Slide 6 INTRODUÇÃO Na ENTRADA estão os DADOS que são originados dos documentos de origem interna e externa; O PROCESSAMENTO são as regras que orientam os procedimentos responsáveis pelo tratamento dos DADOS para obtenção das INFORMAÇÕES;

3 Slide 7 INTRODUÇÃO E, na SAIDA, estão os RELATÓRIOS contendo as INFORMAÇÕES requeridas pelos usuários da informação contábil. Usuários são pessoas ligadas à administração das empresas também denominados usuários internos e pessoas externas, tais como FISCO, BANCOS, FORNECEDORES e INVESTIDORES. Slide 8 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Vamos, agora, falar um pouco sobre a origem e a evolução da escrituração contábil, adotando como ponto de partida o ano de exposição do método das PARTIDAS DOBRADAS pelo Frade Franciscano, FREI LUCA PACIOLI. Slide 9 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Temos, portanto, a utilização de um método que sobrevive a todo tipo de evolução tecnológica, econômica, política e social, por mais de 5 séculos, mantendo a mesma estrutura formal e conceitual. Mudaram os instrumentos de apoio e a logística de funcionamento do SISTEMA CONTÁBIL, evoluindo a forma de operacionalização dos procedimentos, quando os trabalhos manuais foram substituídos por processos mecanizados e posteriormente substituídos por instrumentos eletrônicos.

4 Slide 10 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Também evoluiu a forma de comunicação das informações entre a empresa e os usuários internos e externos. No início, a contabilidade gerava as informações e as colocava à disposição dos usuários, na sede da empresa. Portanto, os usuários se dirigiam até à empresa em busca das informações que necessitavam. Slide 11 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Posteriormente, principalmente com o advento do computador, a empresa passou a elaborar relatórios e entregar aos usuários, inicialmente impressos e posteriormente em forma de arquivos eletrônicos. E, com a chegada da internet, os relatórios passaram a ser transmitidos eletronicamente entre as máquinas. Slide 12 ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Há uma certa dose de conservadorismo na ciência contábil, mas não se pode deixar de reconhecer e exaltar a eficiência e perfeição do método desenvolvido pelo Frei Luca Pacioli.

5 Slide 13 RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE O Conselho Federal de Contabilidade normatizou a escrituração contábil por meio da ITG 2000 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL cujo objetivo está descrito no slide seguinte. Slide 14 RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE Esta Interpretação estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para a escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, por meio de qualquer processo, bem como a guarda e a manutenção da documentação e de arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade. Slide 15 RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE Nessa norma, o CFC foi taxativo ao determinar a observância dos Princípios de Contabilidade. Isso faz todo sentido, considerando que a observação aos Princípios Contábeis constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

6 Slide 16 RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE Convém ressaltar que os Princípios Contábeis são disciplinados pela Resolução CFC n.º 750/93, cuja essência está contida no art. 2º dessa Resolução, cujo teor está descrito no slide seguinte. Slide 17 RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. Slide 18 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL A ITG 2000 ratificou as características usuais da escrituração contábil, conforme descrição no slide seguinte.

7 Slide 19 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL A escrituração contábil deve ser executada: em idioma e em moeda corrente nacionais; em forma contábil; em ordem cronológica de dia, mês e ano; com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas; e com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis. Slide 20 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL Em forma contábil significa a obrigação de adotar a partida contábil, com todos os seus elementos, conforme descrição no slide seguite. Slide 21 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL A escrituração em forma contábil deve conter, no mínimo: data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu; conta devedora; conta credora; histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio; valor do registro contábil; informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

8 Slide 22 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL A grande inovação está contida no item 7 da ITG 2000, cujo teor está descrito no slide seguinte. Slide 23 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL O registro contábil deve conter o número de identificação do lançamento em ordem sequencial relacionado ao respectivo documento de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis. Slide 24 ESTRUTURAÇÃO DA PARTIDA CONTÁBIL As características contidas nas partidas contábeis que comentamos são demonstradas nos registros feitos no livro diário a seguir.

9 Slide 25 Escrituração do Livro Diário Livro Diário Pág.: 74/975 Nome da empresa CNPJ Período: 01/01/2016 a 31/12/2016 Data Chave Conta D/C Histórico Valor 31/01/ D Depósito nº , C Depósito 1.500,00 31/01/ D Cobrança , C Cobrança Dupl , C Juros s/dupl ,00 31/01/ D Pg dupl , D Juros s/dupl , C CH ,00 Slide 26 Escrituração do Livro Diário Livro Diário Pág.: 75/975 Nome da empresa CNPJ Período: 01/01/2016 a 31/12/2016 Data Chave Conta D/C Histórico Valor 31/01/ D Salário mês 01/ , D Salário família 01/ , C Líquido folha 01/ , C Desconto INSS 01/ ,00 Slide 27 VINCULAÇÃO AOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS Analisando o dispositivo do Código Civil que disciplina a obrigatoriedade de manutenção de contabilidade regular nas empresas, verifica-se a relação do registro contábil com a documentação objeto da escrituração.

10 Slide 28 VINCULAÇÃO AOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS Art O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. Slide 29 VINCULAÇÃO AOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS O legislador estabeleceu uma indissociável correspondência com a documentação respectiva; O que, de certa forma, vincula alguns Contabilistas aos crimes que eventualmente venham ser praticados pelos clientesempresários. Slide 30 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Os itens 9 e 10 da ITG 2000 tratam das formalidades extrínsecas dos livros obrigatórios e lista os livros DIÁRIO e RAZÃO. Portanto, o livro RAZÃO integra a relação de livros obrigatórios, para fins gerais.

11 Slide 31 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Formalidades Extrínsecas Livros em forma não digital: serem encadernados; terem suas folhas numeradas sequencialmente; conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade. Slide 32 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Formalidades Extrínsecas Livros em forma digital: serem assinados digitalmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado; quando exigível por legislação específica, serem autenticados no registro público ou entidade competente. Slide 33 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Códigos ou abreviaturas Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas, nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar o significado dos códigos e/ou abreviaturas no Livro Diário ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas já comentadas.

12 Slide 34 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Os sistemas informatizados possuem tabela com esses códigos. Faz-se a impressão e insere no livro diário. Isso não é muito observado, mas consta da norma do CFC. Slide 35 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Modelo de listagem de códigos: Históricos Empresa: XXXXX Código/Descrição 1. Rec CH ******** 2. Pg depósito nº ***, ref. *** 3. Devolução CH *******, conf. extrato 4. Tarifa bancária debitada em conta corrente 5. Rec venda a vista, conf. NF ****** 6. Pg juros s/empréstimo, ref. contrato ************** Slide 36 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo magnético autenticado pelo registro público competente deve ser mantido pela entidade.

13 Slide 37 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil. Slide 38 LIVROS DE ESCRITURAÇÃO A entidade é responsável pelo registro público de livros contábeis em órgão competente e por averbações exigidas pela legislação de recuperação judicial, sendo atribuição do profissional de contabilidade a comunicação formal dessas exigências à entidade. Slide 39 Abrangência em relação às unidades operacionais A entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deve ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades.

14 Slide 40 Abrangência em relação às unidades operacionais A escrituração de todas as unidades deve integrar um único sistema contábil. A opção por escrituração descentralizada fica a critério da entidade. Na escrituração descentralizada, deve ser observado o mesmo grau de detalhamento dos registros contábeis da matriz. Slide 41 Abrangência em relação às unidades operacionais As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, devem ser eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis da entidade. As despesas e as receitas que não possam ser atribuídas às unidades devem ser registradas na matriz e distribuídas para as unidades de acordo com critérios da administração da entidade. Slide 42 Retificação de Lançamentos Retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feito por meio dos procedimentos descritos no slide seguinte.

15 Slide 43 Retificação de Lançamentos Retificação de lançamentos estorno; transferência; e complementação. Slide 44 Retificação de Lançamentos Em qualquer das formas de retificação, o histórico do lançamento deve precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem. Slide 45 Retificação de Lançamentos O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

16 Slide 46 Retificação de Lançamentos Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, por meio da transposição do registro para a conta adequada. Slide 47 Retificação de Lançamentos Lançamento de complementação é aquele que vem posteriormente complementar, aumentando ou reduzindo o valor anteriormente registrado. Slide 48 Retificação de Lançamentos Os lançamentos realizados fora da época devida devem consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do registro extemporâneo.

17 Slide 49 Plano de Contas ATIVO Sistema Patrimonial PASSIVO Sistema Industrial CUSTOS Sistema de Resultado PRODUÇÃO DESPESAS RECEITAS Sistema de Compensação COMPENSAÇÃO ATIVA COMPENSAÇÃO PASSIVA Slide 50 Legislação Societária e Fiscal aplicada Lei nº /02 NCCB Lei nº 6.404/76 Lei Societária ITG 2000 Escrituração NBC TG 1000 Contabilidade para pequenas e medias empresas ITG 1000 Modelo Contábil para microempresas e empresas de pequeno porte Decretos nºs 6.022/2007 e 7.979/2013 IN RFB nº 1.420/13 e alterações Slide 51 Escrituração Contábil Digital - ECD No ambiente da Escrituração Contábil Digital, ou SPED CONTÁBIL, estão presentes todos os requisitos exigidos para a escrituração convencional, além da arquitetura dos modelos criados pela legislação específica do SPED. A exigência quanto à correta estruturação da escrituração é ainda maior, considerando que os dados são enviados para o sistema público no formato padrão e único. Qualquer divergência detectada pelo programa validador impede o envio e seu registro público no órgão competente.

18 Slide 52 Encerramento Assim, concluímos a apresentação dos tópicos que consideramos relevantes sobre esse tema. Esperamos ter contribuído com a revisão da base material da contabilidade, encontrada na literatura técnica e consolidada na legislação fiscal e societária.

Art. 1º Aprovar a ITG 2000 Escrituração Contábil.

Art. 1º Aprovar a ITG 2000 Escrituração Contábil. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.330/11 Aprova a ITG 2000 Escrituração Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, e com fundamento no disposto na alínea f

Leia mais

ITG 2000 (R1) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

ITG 2000 (R1) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL ITG 2000 (R1) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da interpretação para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 6. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 6. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Parte 6 Valter Ferreira 11. Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas, nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 5. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 5. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Parte 5 Valter Ferreira Normas do Conselho Federal de Contabilidade Não há nenhum pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que trate

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O QUE VEREMOS A SEGUIR: Normas Brasileiras de Contabilidade sobre escrituração contábil; NBC T 2.1 Das Formalidades da Escrituração Contábil;

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O QUE VEREMOS A SEGUIR: Normas Brasileiras de Contabilidade sobre escrituração contábil; NBC T 2.1 Das Formalidades da Escrituração Contábil;

Leia mais

CONSIDERANDO que o Conselho Federal de Contabilidade mantém Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda,

CONSIDERANDO que o Conselho Federal de Contabilidade mantém Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.299/10 Aprova o Comunicado Técnico CT 04 que define as formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Leia mais

01 (ESAF/ANALISTA SEFAZ CE

01 (ESAF/ANALISTA SEFAZ CE ATENÇÂO: No final do curso irei juntar todos os PDFs em um único arquivo com a mesma formatação dos PDFs iniciais. Até lá, ficarei disponibilizando os PDFs por aula, para sempre ter a liberdade de inserir

Leia mais

1. Objetivo da contabilidade

1. Objetivo da contabilidade Módulo1 Egbert 1 Conteúdo: 1 Teoria e campo de atuação: conceitos, objetivos da informação contábil. 2 Livros contábeis. 3 Registros contábeis. 4 Método das partidas dobradas. 5 Lançamentos. 6 Regime de

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS 2 3 PROCEDIMENTOS

DISPOSIÇÕES GERAIS 2 3 PROCEDIMENTOS CTG 2001 (R3) DEFINE AS FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL EM FORMA DIGITAL PARA FINS DE ATENDIMENTO AO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) A letra R mais o número que identifica sua alteração

Leia mais

Lançamentos Contábeis. Prof: Fernando Aprato

Lançamentos Contábeis. Prof: Fernando Aprato Lançamentos Contábeis Prof: Fernando Aprato O lançamento é o registro dos fatos contábeis, nos livros Diário e Razão, efetuados de acordo com o método das partidas dobradas, em ordem cronológica e obedecendo

Leia mais

Conteúdo: Conteúdo: competência. 15. Retificação de lançamento 16. Balancete de verificação 17. Regime de caixa e regime de

Conteúdo: Conteúdo: competência. 15. Retificação de lançamento 16. Balancete de verificação 17. Regime de caixa e regime de Módulo1 Egbert 1 Conteúdo: 1. Objetivo da contabilidade 2. Objeto da contabilidade 3. Estrutura patrimonial 4. Equação patrimonial 5. Estados patrimoniais 6. Conta 7. Teorias das contas 8. Razonete 9.

Leia mais

Agente da Policia Federal

Agente da Policia Federal Agente da Policia Federal Noções de Contabilidade Com o Professor Eugenio Montoto Site: www.eugenio.pro.br www.youtube.com/eugeniomontoto Email: professoreugeniomontoto@gmail.com 03/05/2017 1 ESCRITURAÇÃO

Leia mais

Contabilidade Geral. Escrituração. Professor Rodrigo Machado.

Contabilidade Geral. Escrituração. Professor Rodrigo Machado. Contabilidade Geral Escrituração Professor Rodrigo Machado www.acasadoconcurseiro.com.br Contabilidade Geral ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Escrituração contábil é uma técnica que consiste em registrar todos os

Leia mais

CAPÍTULO 8 LIVROS CONTÁBEIS

CAPÍTULO 8 LIVROS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERAL Prof. Régio Ferreira 1 2 CAPÍTULO 8 LIVROS CONTÁBEIS OBJETIVOS: Ao final deste capítulo, o aluno terá condições de: Conhecer os livros obrigatórios exigidos pela legislação; Escriturar

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Livros Empresariais e Fiscais Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Livros Empresariais e Fiscais Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Livros Empresariais e Fiscais Parte 1 Prof. Cláudio Alves Fiscais:Vários Diário Livros Utilizados Pela Contabilidade. Leis Finalidade: Obrigatórios Lei S/A: Vários Novo

Leia mais

De acordo com os princípios de contabilidade, na situação hipotética acima descrita, o resultado da empresa em dezembro de 2012 foi igual a

De acordo com os princípios de contabilidade, na situação hipotética acima descrita, o resultado da empresa em dezembro de 2012 foi igual a De acordo com os princípios de contabilidade, na situação hipotética acima descrita, o resultado da empresa em dezembro de 2012 foi igual a A) R$ 12.000,00. B) R$ 14.000,00. C) R$ 6.000,00. D) R$ 8.000,00.

Leia mais

Portaria CNB n 002/2019

Portaria CNB n 002/2019 Portaria CNB n 002/2019 Define procedimentos e determina a tratativa a ser dada para o pagamento ou ressarcimento de despesas de qualquer espécie em todas as Unidades Vicentinas no Brasil, com referência

Leia mais

Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE Entidades de Fiscalização do Exercício das Profissões Liberais CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE Resolução CFC nº 1.020/05 Aprova a NBC T 2.8 Das Formalidades da Escrituração Contábil em Forma Eletrônica

Leia mais

Parte II Técnicas Contábeis

Parte II Técnicas Contábeis Parte II Técnicas Contábeis Técnicas Contábeis Funções da Contabilidade As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.5 REGISTRO CONTÁBIL

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.5 REGISTRO CONTÁBIL NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO NBC T 16.5 REGISTRO CONTÁBIL Conteúdo Item DISPOSIÇÕES GERAIS 1 FORMALIDADES DA ESCRITURAÇÃO

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Lançamento e Registro Contábil Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Resolução CFC nº 1.132/08, que aprova a NBC T 16.5 Registro Contábil estabelece critérios para o registro

Leia mais

Livros de Escrituração. Prof: Fernando Aprato

Livros de Escrituração. Prof: Fernando Aprato Livros de Escrituração Prof: Fernando Aprato Em que pese a expressão Escrituração ser utilizada de forma genérica representando o registro de todos os eventos relevantes para a organização (inclusive aqueles

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Técnicas Contábeis : registro dos fatos que alteram o patrimônio Demonstrações Contábeis: exposição através de relatórios de todos

Leia mais

MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS AULA 9: MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS Disciplina: Contabilidade introdutória Professor: Thaiseany de Freitas Rêgo Mossoró-RN 2017 1 MÉTODOS DE ESCRITURAÇÃO Partidas simples Partidas dobradas Registro de

Leia mais

CTSC 03 - RELATÓRIO SOBRE A APLICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVIAMENTE ACORDADOS REFERENTES AO TERMO DE VERIFICAÇÃO PARA FINS DE SUBSTITUIÇÃO DA ECD

CTSC 03 - RELATÓRIO SOBRE A APLICAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PREVIAMENTE ACORDADOS REFERENTES AO TERMO DE VERIFICAÇÃO PARA FINS DE SUBSTITUIÇÃO DA ECD NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, CTSC 003, DE 08.12.2017 Aprova o CTSC 03 - Relatório sobre a Aplicação de Procedimentos Previamente Acordados referentes ao Termo de Verificação para Fins de Substituição

Leia mais

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital Fortaleza, 14 de novembro de 2008 Livros Abrangidos Diário Geral G Diário Geral com Escrituração Resumida R Diário Auxiliar - A Razão Auxiliar - Z Balancetes Diários e Balanços - B Resolução CFC nº 1020/05

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE RESOLUÇÃO CFC N.º 1.330/11 Aprova a ITG 2000 Escrituração Contábil. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, e com fundamento no disposto na alínea f

Leia mais

Geração do SPED Contábil

Geração do SPED Contábil Geração do SPED Contábil Geração do SPED Contábil Para facilitar o entendimento da rotina de geração do SPED Contábil no Sistema Cordilheira, a equipe de Suporte Técnico da EBS Sistemas disponibilizou

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /07

RESOLUÇÃO CFC Nº /07 RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.115/07 Aprova a NBC T 19.13 Escrituração Contábil Simplificada para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 11/07/2011.

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 11/07/2011. ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL - Regras Gerais Aplicáveis Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 11/07/2011. Sumário: 1 - Introdução 2 - Objetivo da Norma 3 - Alcance da Norma 4 - Formalidades da

Leia mais

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará

Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL ÊNFASE NA CONTABILIDADE SIMPLIFICADA Palestrante: Eduardo Araújo de Azevedo NOVO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Art. 1.179 O empresário

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 1 Prof. Cláudio Alves Tendo em vista o processo de internacionalização que está acontecendo com a Contabilidade

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ. Sped Contábil

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ. Sped Contábil Sped Contábil 1. Quais os livros abrangidos? Podem ser incluídos todos os livros da escrituração contábil, em suas diversas formas. O diário e o razão são, para o Sped Contábil, um livro digital único.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 4 Prof. Cláudio Alves Situações Líquidas Patrimoniais 1ª Ativo Maior que o Passivo (Situação Normal) A > P A P PL > 0 SL

Leia mais

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE

CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO PARANÁ COSEMS PR RELATÓRIO DE AUDITORIA INDEPENDENTE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 E 2015 1 CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Leia mais

O desconto, em folha de pagamento, do valor correspondente. à participação no PAT cobrada dos trabalhadores

O desconto, em folha de pagamento, do valor correspondente. à participação no PAT cobrada dos trabalhadores Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Geral Contabilização dos gastos com alimentação dos empregados SUMÁRIO 1. Classifi cação como custo ou despesa 2. Aspectos fi scais 3. Parcela descontada dos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação. Prof. Claudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação. Prof. Claudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balancete de Verificação Prof. Claudio Alves O Balancete de Verificação, ou simplesmente Balancete, é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Balancete Contábil Prof. Cláudio Alves O Balancete de Verificação, também conhecido deste modo, é um demonstrativo não obrigatório, elaborado apenas para auxiliar

Leia mais

4. ESCRITURAÇÃO. 4.1 Conceitos. 4.2 Processos de Escrituração. 4.3 Métodos de Escrituração. ITG 2000 (R1) Escrituração Contábil. Lei 6.

4. ESCRITURAÇÃO. 4.1 Conceitos. 4.2 Processos de Escrituração. 4.3 Métodos de Escrituração. ITG 2000 (R1) Escrituração Contábil. Lei 6. CONTABILIDADE GERAL 4. ESCRITURAÇÃO 4.1 Conceitos Escrituração é a técnica contábil responsável pelo registro dos fatos contábeis (todos os acontecimentos que alteram a situação patrimonial da empresa).

Leia mais

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE

Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE DE Aprova a ITG Entidade Cooperativa.

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE DE Aprova a ITG Entidade Cooperativa. NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE DE 24.11.2017 Aprova a ITG 2004 - Entidade Cooperativa. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento no

Leia mais

Razonetes. Capital Bancos c/ Movto Caixa , , ,00. Imóveis ,00

Razonetes. Capital Bancos c/ Movto Caixa , , ,00. Imóveis ,00 Página 1 Procedimentos Básicos de Escrituração Escrituração é a técnica que consiste em registrar nos livros próprios, todos os fatos contábeis ocorridos numa empresa. A escrituração inicia-se pelo livro

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) Dispõe sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON N 02/2017

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON N 02/2017 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON N 02/2017 Relatório sobre a Aplicação de Procedimentos Previamente Acordados para atendimento às disposições contidas no CTG 2001 Formalidades da Escrituração Contábil em Forma

Leia mais

Saiba Mais Aula 02 Teoria da Empresa e Conceito de Empresário

Saiba Mais Aula 02 Teoria da Empresa e Conceito de Empresário Saiba Mais Aula 02 Teoria da Empresa e Conceito de Empresário OBRIGATORIEDADE DA ESCRITURAÇÃO A empresa é constituída para praticar atos mercantis, financeiros, trabalhistas, fiscais, civis, mas de maneira

Leia mais

Atualização/2017 6ª Edição A Reprodução deste material fica proibida sem o expresso consentimento da autora.

Atualização/2017 6ª Edição A Reprodução deste material fica proibida sem o expresso consentimento da autora. SORAIA CLEMENTE DE JESUS Contadora, Consultora, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Instrutora de Cursos e Palestras, Sócia-Diretora da Empresa Preserve Contabilidade Preventiva, Professora Autora Anima.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Escrituração e Lançamento Contábil Parte 1 Prof. Cláudio Alves Escrituração é uma técnica contábil responsável pelos registros dos fatos relacionados com o Patrimônio.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Livros Empresariais e Fiscais Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Livros Empresariais e Fiscais Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Livros Empresariais e Fiscais Parte 2 Prof. Cláudio Alves LIVRO DE REGISTRO DE DUPLICATAS No livro de Registro de Duplicatas, registram-se as vendas em prazos superiores

Leia mais

Teoria da Contabilidade (aula 9) Prof. Dr. Felipe Ramos

Teoria da Contabilidade (aula 9) Prof. Dr. Felipe Ramos Teoria da Contabilidade (aula 9) Prof. Dr. Felipe Ramos Aula 9 Métodos das Partidas Dobradas Partidas de Diário e Razonete Método sistematizado por Luca Pacioli em 1494 o qual ainda é utilizado para registro

Leia mais

DINÂMICA DOS EVENTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS

DINÂMICA DOS EVENTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade ELEMENTOS, METODOLOGIA E PRODUTOS DA CONTABILIDADE Prof. Jerônimo Antunes DINÂMICA DOS EVENTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS Premissas: Eventos de natureza econômico-financeiro

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Valter Ferreira . O balancete de verificação é um instrumento interno das empresas, que possui por finalidade verificar o cumprimento do método das partidas

Leia mais

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas

Unidade IV. xxxx. Unidade IV. yyyy. Método das partidas dobradas Unidade IV Unidade IV 4 PARTIDAS DOBRADAS DÉBITO E CRÉDITO Método das partidas dobradas Em qualquer operação há um débito e um crédito de igual valor ou um débito (ou mais débitos) de valor idêntico a

Leia mais

ANEXO C. 5 Os balancetes obrigatórios para as entidades fechadas de previdência complementar são:

ANEXO C. 5 Os balancetes obrigatórios para as entidades fechadas de previdência complementar são: ANEXO C Normas gerais dos procedimentos contábeis a serem aplicadas pelas entidades fechadas de previdência complementar. 1 Os procedimentos contábeis estabelecidos por esta Resolução têm o objetivo de

Leia mais

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...

Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento... Conceito...4 Obrigatoriedade...5 Blocos...6 Registros...7 Funcionamento no ERP Solution...9 Consistências...21 Lançamento de Encerramento...30 Informações Importantes... 32 Erros Comuns...33 O SPED Contábil

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

Fábio Tyrone Braga de Oliveira I. E. Comércio de Derivados de Petróleo Limitada EPP

Fábio Tyrone Braga de Oliveira I. E. Comércio de Derivados de Petróleo Limitada EPP 93 DIRETORIA DE AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO-DIAFI DEPARTAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL I DEAGM I DIVISÃO DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL VIII Processo TC nº Natureza Jurisdicionado Responsável

Leia mais

ITG 1000 PME s Giovana Garcia

ITG 1000 PME s Giovana Garcia ITG 1000 PME s Giovana Garcia Você bem preparado para o futuro da profissão. 1 RESOLUÇÃO CFC N.º 1.418/12 Aprova a ITG 1000 Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. X RESOLUÇÃO CFC

Leia mais

ITG 2000 (R1) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

ITG 2000 (R1) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL ITG 2000 (R1) ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foi adicionada à sigla da Norma para identificar o número da consolidação e facilitar a pesquisa

Leia mais

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários

Limites da Responsabilidade do Contabilista. Aspectos tributários Limites da Responsabilidade do Contabilista Aspectos tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica Profissional Contábil) Resoluções do CFC Lei 6.404/76 Lei 8.218/91

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Escrituração e Lançamento Contábil Parte 2 Prof. Cláudio Alves Fórmulas de Lançamento Devido a necessidade de debitar e creditar várias contas, nos registros de determinados

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior

Teoria da Contabilidade. Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior Teoria da Contabilidade Prof. Joaquim Mario de Paula Pinto Junior 1 O QUE VEREMOS A SEGUIR: Balanço Patrimonial; NBC T 3-2; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); NBC T 3-3; Demonstração das Mutações

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL

BALANÇO PATRIMONIAL 1 de 6 31/01/2015 14:44 BALANÇO PATRIMONIAL Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira

Leia mais

Contabilidade Geral: Formalidades da escrituração contábil digital

Contabilidade Geral: Formalidades da escrituração contábil digital Contabilidade Geral: Formalidades da escrituração contábil digital Resumo: Discorreremos no presente Roteiro de Procedimentos sobre o Comunicado Técnico CTG 2001 (R1), aprovado pela Resolução CFC nº 1.299/2010,

Leia mais

Leiaute ECD x Sistema Office

Leiaute ECD x Sistema Office Leiaute ECD x Sistema Office Índice 1. BLOCO 0: ABERTURA DO ARQUIVO DIGITAL E IDENTIFICAÇÃO DO EMPRESÁRIO OU DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA... 1 Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Empresário

Leia mais

Escrituração Contábil Digital ECD. José Jayme Moraes Junior. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF

Escrituração Contábil Digital ECD. José Jayme Moraes Junior. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF Escrituração Contábil Digital ECD José Jayme Moraes Junior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF Maio/2018 Legislação Decreto n o 6.022, de 22 de janeiro de 2007

Leia mais

ATUALIZAÇÕES SPED. Paulo Roberto da Silva

ATUALIZAÇÕES SPED. Paulo Roberto da Silva ATUALIZAÇÕES SPED Paulo Roberto da Silva paulo.silva@asug.com.br SPED - SITUAÇÃO ATUAL NFC-e NFC-e NFC-e NFC-e - 25 UF Emissoras - 573.626 emissores - Mais de 16 bilhões de notas emitidas - 22 UF com cronograma

Leia mais

I. CONCEITOS INICIAIS

I. CONCEITOS INICIAIS Programa I. Conceitos iniciais 1. Conceitos de Contabilidade 2. Objeto da Contabilidade 3. Finalidade da Contabilidade 4. Campo de aplicação da Contabilidade 5. Técnicas Contábeis 6. Princípios Fundamentais

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte. Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora

A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte. Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora CONTABILIDADE CONTABILIDADE COMO SISTEMA DE INFORMAÇÕES A Contabilidade é, objetivamente, um sistema

Leia mais

LIVRO CAIXA Normas Para Escrituração Sumário 1. Introdução 2. O Que Deve Ser Escriturado no Livro Caixa 3. Critérios e Rotinas de Escrituração do Livro Caixa 3.1 - Quanto ao Saldo Inicial a Considerar

Leia mais

1. Por meio deste aditamento, foram feitas as seguintes alterações: No referido edital no item Da Qualificação Econômico-Financeira

1. Por meio deste aditamento, foram feitas as seguintes alterações: No referido edital no item Da Qualificação Econômico-Financeira Aditamento nº 01 Pregão Eletrônico nº 15/03531 Objeto: Celesc Distribuição S.A. Aquisição de Alicate Terrômetro Digital e caixas de papelão para medidores. Data: 18/08/2015 1. Por meio deste aditamento,

Leia mais

O Básico do SPED Contábil

O Básico do SPED Contábil O Básico do SPED Contábil O SPED, Sistema Público de Escrituração Digital é composto por três elementos básicos: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que substitui as notas fiscais mercantis (modelos 1 e 1A);

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. Júlio César Zanluca

COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL. Júlio César Zanluca Page 1 of 5 COMO ELABORAR UM PLANO DE CONTAS CONTÁBIL Júlio César Zanluca Plano de Contas (ou Elenco de Contas) é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro

Leia mais

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4

Sumário. Capítulo Breves Noções Históricas A Contabilidade no Brasil O Símbolo da Contabilidade...4 Sumário Capítulo 1 Breves Noções Históricas...1 1.1. Breves Noções Históricas...1 1.2. A Contabilidade no Brasil...3 1.3. O Símbolo da Contabilidade...4 Capítulo 2 Conceitos Iniciais...5 2.1. A Definição

Leia mais

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital

Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital Instrução Normativa SRF nº 038, de 27 de junho de 1996 DOU de 28/06/1996 Dispõe sobre a tributação de lucros, rendimentos e ganhos de capital auferidos no exterior pelas pessoas jurídicas domiciliadas

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T XX ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T XX ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T XX ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE 2 FORMALIDADE DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 3 19 FORMALIDADE DA ESCRITURAÇÃO EM FORMA ELETRÔNICA 20 29 ESCRITURAÇÃO

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPTODE SAO PAULO. Período Selecionado: 01 de Janeiro de 2016 a 31 de Dezembro de 2016

BALANÇO PATRIMONIAL INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPTODE SAO PAULO. Período Selecionado: 01 de Janeiro de 2016 a 31 de Dezembro de 2016 BALANÇO PATRIMONIAL Período Selecionado: 01 de Janeiro de 2016 a 31 de Dezembro de 2016 Descrição Saldo Inicial Saldo Final ATIVO R$ 442.659,47 R$ 397.852,16 ATIVO CIRCULANTE R$ 333.195,84 R$ 283.962,39

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

Demonstrações Contábeis, requerimentos e termos da ECD. Luiz Campos

Demonstrações Contábeis, requerimentos e termos da ECD. Luiz Campos Demonstrações Contábeis, requerimentos e termos da ECD Luiz Campos 1 Conteúdo Revisão Estrutura SPED Contábil e funcionalidades do sistema Autenticação e Substituição da ECD Termos de Abertura e Encerramento

Leia mais

AUDITOR- FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA Profª. Camila Gomes

AUDITOR- FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA Profª. Camila Gomes AUDITOR- FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA Profª. Camila Gomes Edital CONTABILIDADE GERAL 1. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPTODE SAO PAULO. Período Selecionado: 01 de Janeiro de 2017 a 31 de Dezembro de 2017

BALANÇO PATRIMONIAL INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL DEPTODE SAO PAULO. Período Selecionado: 01 de Janeiro de 2017 a 31 de Dezembro de 2017 BALANÇO PATRIMONIAL Descrição Saldo Inicial Saldo Final ATIVO R$ 397.852,16 R$ 432.579,55 ATIVO CIRCULANTE R$ 283.962,39 R$ 320.350,20 DISPONIBILIDADES R$ 81.262,58 R$ 99.036,92 BANCOS CONTAS CORRENTES

Leia mais

Capítulo 7.1. O Lançamento Contábil

Capítulo 7.1. O Lançamento Contábil Capítulo 7 O Lançamento Contábil 7.1. O Lançamento Contábil Lançamento é o meio pelo qual são registrados os fatos contábeis. A escrituração contábil é posta em prática por meio dos lançamentos. O conjunto

Leia mais

Limites da Responsabilidade do

Limites da Responsabilidade do Limites da Responsabilidade do Contabilista Limites da Responsabilidade do Aspectos tributários Contabilista Aspectos Tributários Responsabilidade/Legislação Código Civil CTN DE 9.295/46 (Lei Orgânica

Leia mais

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016

FUNDAÇÃO REGINA CUNHA CNPJ: / NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2016 NOTA 01 CONTEXTO OPERACIONAL: A Fundação Regina Cunha é uma fundação, com personalidade jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, de caráter

Leia mais

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral à Saúde

SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Programa de Atenção Integral à Saúde SPDM - PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE HOSP. REG. ARARANGUÁ CNPJ: 61.699.567/0046-94 ATIVO ATIVO 50.317.086,30 15.104.508,29 19.461.815,76 45.959.778,83 ATIVO CIRCULANTE 46.107.864,19 15.104.508,29

Leia mais

AULA 23: Prova Comentada.

AULA 23: Prova Comentada. AULA 23: Prova Comentada. Pessoal, na aula de hoje vamos resolver questões do ISS/SP 2014. QUESTÕES COMENTADAS 71. Sobre o conceito de Conta apresentado no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público,

Leia mais

O ASSESSOR-CHEFE DA ASSESSORIA DE EXAME DE CONTAS ELEITORAIS E PARTIDÁRIAS, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art.

O ASSESSOR-CHEFE DA ASSESSORIA DE EXAME DE CONTAS ELEITORAIS E PARTIDÁRIAS, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. O ASSESSOR-CHEFE DA ASSESSORIA DE EXAME DE CONTAS ELEITORAIS E PARTIDÁRIAS, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 73 da Resolução TSE no 23.432, de 30 de dezembro de 2014, e na

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: CONTABILIDADE I (CÓD. ENEC60001) PERÍODO: 2º PERÍODO

PLANO DE AULA DISCIPLINA: CONTABILIDADE I (CÓD. ENEC60001) PERÍODO: 2º PERÍODO PLANO DE AULA DISCIPLINA: CONTABILIDADE I (CÓD. ENEC60001) PERÍODO: 2º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 40 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros materiais

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - ESCOLA DE ATIVISMO. 31 de dezembro de 2013 e 2012 SUMÁRIO

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - ESCOLA DE ATIVISMO. 31 de dezembro de 2013 e 2012 SUMÁRIO DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - ESCOLA DE ATIVISMO 31 de dezembro de 2013 e 2012 SUMÁRIO BALANÇO PATRIMONIAL 02 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO PERÍODO 03 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 04 DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Balancete de Verificação. Prof: Fernando Aprato

Balancete de Verificação. Prof: Fernando Aprato Balancete de Verificação Prof: Fernando Aprato O balancete de verificação é um demonstrativo contábil que reúne todas as contas em movimento na empresa e seus respectivos saldos (saldos de débito/saldos

Leia mais

Contabilidade Básica Prof. Procópio

Contabilidade Básica Prof. Procópio 29-02-2012 Recapitulando... Prof. Procópio Contabilidade e Finalidade Usuários Patrimônio Representação Gráfica do Patrimônio Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio Formação do Patrimônio

Leia mais

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL

ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL ROTEIRO DE UTILIZAÇÃO SPED CONTÁBIL SUMÁRIO INTRODUÇÃO...1 CONCEITO...1 GERAÇÃO...2 LEGISLAÇÃO...2 PARÂMETROS DE ESTABELECIMENTO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO...4 GRAVAÇÃO DO ARQUIVO...5 PROGRAMA VALIDADOR E

Leia mais

A ADC Construções, inscrita no CNPJ sob o nº / , vem apontar motivo de restrição de licitantes no Edital Tomada de Preços nº 002/2018.

A ADC Construções, inscrita no CNPJ sob o nº / , vem apontar motivo de restrição de licitantes no Edital Tomada de Preços nº 002/2018. Questionamentos e Respostas TP 002/2018 16/10/2018 A ADC Construções, inscrita no CNPJ sob o nº 13.054.114/0001-66, vem apontar motivo de restrição de licitantes no Edital Tomada de Preços nº 002/2018.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 8. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Escrituração e Lançamento Contábil Parte 8. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Parte 8 Valter Ferreira 34.(AL-GO IADES 2019) O registro de um fato contábil em que a receita foi recebida antecipadamente, mas o fato gerador ainda não

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças

SPED Um ano de grandes mudanças SPED 2016 - Um ano de grandes mudanças Palestra: ECD/ECF: UM PROJETO SOB PRESSÃO Vera Lúcia Gomes Abril 2016 1 Pauta Principais mudanças para 2016 Dados recuperados e não recuperados Demonstrações contábeis

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL Prof. Maurício Andrade Guimarães

DIREITO EMPRESARIAL Prof. Maurício Andrade Guimarães DIREITO EMPRESARIAL Prof. Maurício Andrade Guimarães Matéria: Obrigações do empresário: O Regime Empresarial Registro: matrícula, arquivamento e autenticação Órgãos de Atuação: DNRC e Junta Comercial Escrituração:

Leia mais