Código do Traje Académico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Código do Traje Académico"

Transcrição

1 Código do Traje Académico Comissão de Praxe da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Instituto Superior Técnico 2008

2 «Sente-se no perpassar da capa e batina uma viração igualitána, que varre bem para longe as diferenças de fortuna, fatal desigualdade que, fora da vida Universitária cai sobre as almas juvenis como neve sobre botões entreabertos, crestando-os e esterilizando-os. O fidalgo e o plebeu, o rico e o pobre, igualmente uniformizados entram na comunhão da vida académica, com o mesmo direito, com a mesma alegria, com o mesmo sentimento de posse com que no mundo vegetal e animal os seres entram na partilha do sol, do espaço e do solo. O fraque elegante do filho do rico e do potenteado, não obriga a retrair-se o casaco sovado do filho do pobre. A mocidade é uma para todos. O mesmo pano, o mesmo corte dá às almas a mesma franqueza de movimento, que só a inteligência torna mais fácil e mais nobre. Debaixo da capa e da batina, o espírito dos moços, a alma mais fácil e mais nobre, dos que se embebem de saber, naturalmente, como um fenómeno de endosmose da espiritualidade ambiente, pode cantar com Metastásio: O giuventá primavera della vita! A mocidade constitui-se uma unidade intelectual e moral inquebrantável e irredutível. O homo hominis lupus não vive a sua voracidade no encalço dos que trabalham. Não há ai o ciúme da alma, em outros meios literários mais intenso do que o da carne. A vida universitária cultivava essa vida em comum, essa promiscuidade benfazeja de sementeira, em que se dá a diferenciação pela espontaneidade da evolução de cada espécie, apesar da mesma nutrição pelo mesmo númus». (in Memórias do Mata-Carochas, Vasconcelos, Henrique António Coelho de; 1.ª ed. 1907; 2.ª ed. ilustrada 1956, Porto)

3 O Traje Académico O Instituto Superior Técnico é uma faculdade ainda jovem nos trilhos da Tradição Académica. No entanto, depende de cada um de nós transmitir aos nossos colegas Estudantes o verdadeiro significado dessa Tradição. O primeiro e mais fácil passo para cumprir esse objectivo é trajar. A tradição do Traje Académico é oriunda de Coimbra. Quando o uso do Traje se espalhou pelas cada vez mais Universidades existentes no nosso país, algumas Academias optaram por adaptar o Traje à realidade local e temporal, passados que estavam o tempo da ditadura. Assim, em algumas zonas de Portugal encontramos Trajes Académicos bem diferentes da tradicional Capa e Batina que conhecemos. O principal objectivo do Traje Académico é uniformizar os Estudastes. Não por ser considerado uma farda ou uniforme, mas porque, trajados, todos os Estudantes são iguais sem quaisquer diferenças socias ou outras. De Capa e Batina, não existem distinções entre pobres e ricos. Todos são iguais. A única forma de alguém se evidenciar é através do uso da inteligência O objectivo deste documento é uniformizar o bom uso do Traje Académico por parte dos membros da Comissão de Praxe da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico como grupo organizado de Estudantes que é (nomeadamente com objectivos de praxe), bem como junto de todos os restantes alunos que queiram adoptar estas normas. Fundamentalmente, o Traje deve ser usado com respeito pelo que representa, tendo o trajado sempre a obrigação de orgulhar a Academia a que pertence!

4 Traje masculino Constituição do Traje: Sapatos pretos lisos, sem fivelas nem adornos metálicos, com cordões em número ímpar; Meias pretas; Calça preta lisa Colete preto não de abas ou cerimónia; Batina preta que não seja de modelo eclesiástico; Camisa branca e lisa, com colarinho de modelo comum, gomado ou não, e com ou sem punhos; Gravata preta e lisa; Capa preta, com ou sem cortes na parte inferior e com ou sem distintivos na parte interior. O colete e a Batina deverão ter um número de botões pregados correspondente ao número de casas. A Batina deve ter pregados, na parte média posterior, três botões de tamanho maior e apresentar em cada uma das mangas um número ímpar de botões, mas de modo a que o número destes seja o mesmo num e noutro punho. O bolso posterior da calça, tendo casa, tem de ter botão. O uso do gorro da praxe é facultativo, mas este não pode ter borla nem terminar em bico. É proibido o uso de botins ou botas altas. A camisa deve ser usada com o colarinho apertado.

5 Traje feminino Constituição do Traje feminino: Sapato preto, de modelo simples, com tacão pequeno; Meia alta, preta; Fato saia e casaco, preto e de modelo simples; O casaco não pode ter golas de seda ou pele; A saia não pode ser rodada e deve usar-se pelo meio do joelho; Camisa branca; Gravata preta lisa; Capa preta. O uso do gorro da praxe é proibido às mulheres. É proibido o uso de maquilhagem. Não havendo proibição formal acerca do uso de brincos, aconselha-se sejam discretos, clássicos e não sejam pendentes.

6 Para ambos Adereços: É proibido o uso de luvas, pulseiras, colares, anéis e outros adornos ou sinais externos de vaidade ou riqueza. É permitido, contudo, o uso de aliança de casamento ou de compromisso. O uso do relógio de pulso é proibído. Pode ser usado em sua subsituição um relógio de bolso que seja discreto. O cordão do relógio deve ser preso ao penúltimo botão do colete e deve ser guardado no bolso esquerdo do colete. É proibido o uso de telemóvel visível. Quem não quiser prescindir dele deve guardá-lo num dos bolsos (por exemplo). É proibido cobrir a cabeça com qualquer outro objecto que não seja o gorro da praxe (quando permitido). Só é permitido o uso de guarda-chuva se este for preto, liso, com cabo de madeira e possuir doze varas. Não devem usar-se óculos escuros com o Traje salvo necessidade extrema e comprovada. Colher de gravata: A colher de gravata tem como objectivo funcionar como alfinete de gravata, ou seja, manter a gravata junto da camisa. A colher de gravata não deve estar visível. Não pode ser a própria pessoa a adquirir a colher de gravata. Esta deve ser roubada por outra pessoa e oferecida a quem vai usá-la. Poderá ter um significado especial consosante a pessoa que a roubou.

7 Pins: Os pins não são proibidos (não existe nenhuma proibição formal quanto ao seu uso) mas devem usar-se na lapela esquerda da Batina. De forma a evitar as inestéticas «vitrinas», aconselha-se fortemente o uso de um único pin: o da instituição ou o do curso (por exemplo). Case se use mais do que um pin, a soma dos pins deve ser sempre um número ímpar. Capa: A Capa nunca se lava. Lavá-la é apagar e renunciar a todas as recordações da vida de estudante. Além disso, dá azar, dizem os supersticiosos. A Capa não se deve encontrar a uma distância superior a sete passos do seu proprietário. Considera-se uma excepção a este ponto o caso em que batina e Capa de encontrem juntas, podendo assim o seu dono distar destas mais do que os 7 passos. A Capa pode usar-se dobrada sobre o ombro esquerdo com a gola para a frente ou sobre os ombros com os distintivos virados para dentro. Quando usada no ombro, a Capa deve ser dobrada três vezes sobre si. Quando usada sobre os ombros, deve dobrar-se a gola tantas vezes quantas as inscrições do aluno, sendo acrescentada uma dobra em honra da faculdade. A colocação ou não de distintivos na Capa é totalmente opcional e da escolha do dono da Capa. Tradicionalmente, a Capa deve ser negra remontando à origem do Traje Académico apelando à indiferenciação dos alunos. No entanto, cada um é livre de colocar lhe emblemas. Os emblemas e insígnias pessoais devem ser colocados na parte interior esquerda da Capa. Estes devem ser cosidos manualmente com linha preta em ponto cruz e esta não deve passar para o lado exterior da Capa. Não se espeta metal na Capa. A soma dos emblemas da Capa tem de ser ímpar. Os distintivos da Capa não podem ser visíveis estando esta traçada ou sobre os ombros. Podem fazer-se rasgões na Capa, cada um simbolizando um momento/pessoa importante da vida do estudante. Todos os rasgões devem ser feitos com os dentes e por outra pessoa que não o dono da Capa. Coser os rasgões é facultativo, mas caso se cosa, deve fazer-se com linha preta ou da cor do curso, em ponto cruz.

8 Os rasgões na Capa devem respeitar as seguintes regras: o Família deve reasgar o lado esquerdo da Capa (mesmo lado que os emblemas); o o o Amigos devem rasgar o lado direito da Capa; O centro da Capa está reservado para a namorada (ou namorado). Deverá ser o maior rasgão presente na Capa. Caso o namoro seja terminado, o rasgão deverá ser cosido com linha da cor do curso da respectiva namorada (ou namorado) ou então com linha branca. Ao iniciar novo namoro, o rasgão deverá ser descosido e aumentado. Rasgões que representem ocasiões especiais devem ser feitos no lado que da Capa que mais significado tiver para o seu dono. A Capa traça-se sempre sobre o ombro esquerdo. Para traçar a Capa deve colocar-se esta sobre os ombros com o respectivo número de dobras. Deve deslizar-se a Capa sobre os ombros ligeiramente para a direita. O lado esquerdo da Capa deve passar pela frente e ficar preso entre o ombro direito e a parte da Capa que passa nesse ombro. Após isto, o lado direito da Capa deve ser atirado sobre o ombro esquerdo. Quando de Capa traçada não pode ver-se o branco da camisa (colarinho ou mangas). Outras considerações: A roupa interior e os bolsos não estão sujeitos a revista. Devem retirar-se todas as etiquetas do Traje. Ocasiões especiais: Fora do ambiente académico, o uso do Traje é permitido e aconselhado em certas ocasiões. Entre elas encontram-se cerimónias religiosas (como casamentos, funerais, etc.). A título de exemplo, em caso de falecimento de um colega ou ex-colega de curso, é permitido o uso do Traje, respeitando as regras para o seu uso nestas circunstâncias. Em caso de luto, a Batina deve ser abotoada e as lapelas fechadas para esconder o branco da camisa. A Capa deve usar-se caída pelos ombros sem dobras e deve também ser abotoada (se tiver como ser abotoada) ou agarrada à frente do pescoço, também para esconder o branco da camisa.

9 A maior honra que um Estudante pode dar a outra pessoa é estender a sua Capa no chão para que a pessoa lhe passe por cima. Tendo este significado, este gesto não deve ser banalizado. Datas: Qualquer Estudante pode ter a honra de envergar o Traje Académico. Entenda-se que o caloiro não é considerado Estudante. Os caloiros (alunos com uma inscrição) só poderão trajar a partir do dia da tradicional Monumental Serenata à cidade de Lisboa que dá anualmente início à SAL (Semana Académica de Lisboa). Este dia é considerado o dia do enterro do caloiro, sendo que o Aluno passa ao grau de Estudante. O uso do Traje não é proibído a indivíduos que tenham terminado o seu curso. No entanto, o seu uso deve ser restrito a ocasiões consideradas especiais como jantares de curso, semanas académicas, bençãos, etc.

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Grupo Organizado para as Tradições Académicas G.O.T.A. O G.O.T.A. tem como objectivo preservar todas as tradições

Leia mais

Código de Traje Académico

Código de Traje Académico Código de Traje Académico Secção 1 Direito ao uso do traje Artigo 1 O uso do traje académico só é permitido a partir do dia das serenatas (pelos caloiros que forem ao traçar da capa, por parte dos seus

Leia mais

Código do Traje Académico

Código do Traje Académico Código do Traje Académico Preâmbulo O desenvolvimento de comunidades locais de estudantes do Ensino a Distância interessadas na participação activa em actividades académicas diferenciadas por práticas

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA. -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- Facultativo

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA. -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- Facultativo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA 15 16 17 18 -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- Facultativo 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 1 29 30 31

Leia mais

REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO

REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO TITULO I Do Traje Académico Artigo 1º Objectivos O Traje Académico da Universidade dos Açores é o conjunto de vestes que caracterizam os alunos da Universidade. Artigo 2º

Leia mais

UNIFORME ENSINO CLÍNICO EDUCAÇÃO CLÍNICA ESTÁGIO

UNIFORME ENSINO CLÍNICO EDUCAÇÃO CLÍNICA ESTÁGIO UNIFORME ENSINO CLÍNICO EDUCAÇÃO CLÍNICA ESTÁGIO Modelo de uniforme a ser utilizado em ensino clínico educação clínica estágio pelos estudantes dos cursos de licenciatura e TeSP da ESSLei Escola Superior

Leia mais

Código de Traje Académico Instituto Superior de Agronomia

Código de Traje Académico Instituto Superior de Agronomia Código de Traje Académico do Instituto Superior de Agronomia Actualizado a 23/03/2011 0 Índice Secção 1 Do Traje... 2 Artigo 1º Objectivos... 2 Artigo 2º - História do traje... 2 Secção 2 Direito ao uso

Leia mais

1.O ISCAL tem tradições próprias e não é igual a outras instituições de Ensino Superior. 2.É impossível definir em escrito todas as normas da PRAXE.

1.O ISCAL tem tradições próprias e não é igual a outras instituições de Ensino Superior. 2.É impossível definir em escrito todas as normas da PRAXE. 1 2 A Tradição Académica, o Espirito Académico e a Praxe Académica são um conjunto de costumes e práticas, geradas entre estudantes do Ensino Superior e que há muitos anos vêm a ser transmitidas de geração

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. Parágrafo Único. Os uniformes do Corpo Docente e Administrativo serão regulados em Diretriz

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. Parágrafo Único. Os uniformes do Corpo Docente e Administrativo serão regulados em Diretriz SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE GABRIEL ISSA ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O presente

Leia mais

Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Setúbal AEESES. I Abril de 2009

Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Setúbal AEESES. I Abril de 2009 I Abril de 2009 PROPOSTA DE RECTIFICAÇÃO DE CÓDIGOS ACADÉMICOS DA ESE DE SETÚBAL AE ESES 2009 1 Índice Título I Praxe... 3 Título II Exercício da Praxe... 3 Título III Duração da Praxe... 5 Título IV Rituais

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade.

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO GABINETE

ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO GABINETE 1 2 ANEXO I REGULAMENTO INTERNO DA UNIDADE PADRÃO VAPT VUPT DA GOIAS PREVIDÊNCIA - GOIASPREV FINALIDADE Art. 1º A Unidade Padrão de Atendimento Vapt Vupt da GOIASPREV tem por finalidade: I. Responsabilizar-se

Leia mais

PROTOCOLO E SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS-

PROTOCOLO E SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- PROTOCOLO E SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- Aprovado em Assembleia Geral a 26 de Maio de 2007 I - Preâmbulo Na sequência do interesse e preocupação revelados

Leia mais

A proposta de alterações que agora se apresenta à discussão interna e à eventual votação é o resultado dessa actividade.

A proposta de alterações que agora se apresenta à discussão interna e à eventual votação é o resultado dessa actividade. CORPO NACIONAL DE ESCUTAS ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS PROPOSTA DA JUNTA CENTRAL AO CONSELHO NACIONAL DE REPRESENTANTES PARA ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE UNIFORMES, DISTINTIVOS E BANDEIRAS No próximo mês

Leia mais

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO 2016

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO 2016 PERÍODO DE ADAPTAÇÃO 2016 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE OFICIAIS ENXOVAL SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2016 P á g i n a 2 ITENS OBRIGATÓRIOS

Leia mais

CALOUROS CFO 2019 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ENXOVAL CFO PM 2019

CALOUROS CFO 2019 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ENXOVAL CFO PM 2019 CALOUROS CFO 2019 POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS ENXOVAL CFO PM 2019 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2019 P á g i n a 2 ITENS OBRIGATÓRIOS 01 Cópia da

Leia mais

UNIFORME DE OFICIAL R/2 (ORIENTAÇÕES)

UNIFORME DE OFICIAL R/2 (ORIENTAÇÕES) UNIFORME DE OFICIAL R/2 (ORIENTAÇÕES) PEÇA ESPECIFICAÇÃO USO AQUISIÇÃO OBSERVAÇÕES SAPATO Social preto, padrão militar, com cadarço. -- Preferencialmente em lojas militares Evitar uso de sapato social

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS-

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS ACADÉMICOS NA UNIVERSIDADE ABERTA -PROTOCOLO ACADÉMICO PARA OS ALUNOS- I - Preâmbulo Na sequência do interesse e preocupação revelados em criar um protocolo de símbolos

Leia mais

REGRAS DE CONDUTA DA PRAXE ACADÉMICA AS CERIMÓNIAS ACADÉMICAS O CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO

REGRAS DE CONDUTA DA PRAXE ACADÉMICA AS CERIMÓNIAS ACADÉMICAS O CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO O CÓDIGO DA TRADIÇÃO ACADÉMICA REGRAS DE CONDUTA DA PRAXE ACADÉMICA AS CERIMÓNIAS ACADÉMICAS O CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO ÍNDICE Cap. I. Das Generalidades sobre a Tradição Académica... 2 Cap. II. Das Generalidades

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORME DO IFES CAMPUS DE ALEGRE

REGULAMENTO DE UNIFORME DO IFES CAMPUS DE ALEGRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE Rodovia BR-482 (Cachoeiro-Alegre), Km 47 Distrito de Rive Caixa Postal 47 29500-000 Alegre ES 28 3564-1800 REGULAMENTO DE UNIFORME

Leia mais

FPTA. Normas para Vestuário Desportivo. Federação Portuguesa de Tiro com Arco Instituição de Utilidade Pública desportiva

FPTA. Normas para Vestuário Desportivo. Federação Portuguesa de Tiro com Arco Instituição de Utilidade Pública desportiva Normas para Vestuário Desportivo Agentes Desportivos Participantes FPTA Federação Portuguesa de Tiro com Arco Instituição de Utilidade Pública desportiva Normas para Vestuário Desportivo (Agentes Desportivos

Leia mais

Regulamento da Farda

Regulamento da Farda Regulamento da Farda Do Regulamento Interno: 1. O aluno deve usar sempre e corretamente o uniforme em vigor. 2. O uso do uniforme tem como objetivo: a. criar uma identidade de Escola; b. contribuir para

Leia mais

UNIFORME EXPLORADORES DO REI

UNIFORME EXPLORADORES DO REI UNIFORME EXPLORADORES DO REI INTRODUÇÃO As informações a seguir são diretrizes fornecidas pelo Exploradores do Rei Internacional para maximizar a uniformidade no mundo inteiro. Todos os países são encorajados

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº 150, DE 18 DE MARÇO DE 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE PORTARIA Nº 150, DE 18 DE MARÇO DE 2019. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS DE ALEGRE Rodovia Cachoeiro - Alegre, Km 47 - Rive - 29500-000 Alegre ES 28 3564-1818 PORTARIA Nº 150, DE 18 DE MARÇO DE 2019. A DIRETORA-GERAL

Leia mais

Colégio de Santa Maria Fardas

Colégio de Santa Maria Fardas Colégio de Santa Maria Fardas 1 Colégio de Santa Maria Fardas texto e imagens Farda formal Para os momentos formais, OBRIGATÓRIA para todos os alunos (Jardim de Infância / 1º Ciclo / 2º Ciclo / 3º Ciclo)

Leia mais

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro Comparativo Uniforme Escoteiro X Vestuário Escoteiro VOCÊ SABIA QUE MUDAREMOS NOSSO TRAJE? SABE O QUE É UNIFORME ESCOTEIRO? CONHECE O NOVO VESTUÁRIO? Vamos começar do começo, para que todos possam entender

Leia mais

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército OBJETIVOS - Identificar o uso de cada uniforme. - Descrever a composição dos uniformes mais usados. -

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS 3690 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 176 1 de Agosto de 2000 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA Portaria n. o 533/2000 de 1 de Agosto O Decreto-Lei n. o 40/2000,

Leia mais

Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1

Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1 Assinatura Publicação 26/10/00 27/10/00, Folha 1 Ementa: APROVA O REGULAMENTO DE UNIFORMES DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA DE SAO PAULO, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS. DECRETO Nº 40.001, 26 DE OUTUBRO DE 2000

Leia mais

Luanda, 25 de Julho de 2017 Lázaro Vicente

Luanda, 25 de Julho de 2017 Lázaro Vicente ETIQUETA, IMAGEM PESSOAL E PROFISSIONAL Luanda, 25 de Julho de 2017 Lázaro Vicente lazarovicente@hotmail.com ÍNDICE Delimitação de conceitos: Etiqueta, elegância e moda; Etiqueta à mesa; Etiqueta no elevador;

Leia mais

DECRETO N , DE 08 DE AGOSTO DE 2017

DECRETO N , DE 08 DE AGOSTO DE 2017 DECRETO N. 8.523, DE 08 DE AGOSTO DE 2017 Regulamenta o uso de uniformes dos Agentes de Operação e Fiscalização e Transporte e Trânsito de Ituiutaba, criado pela Lei nº 4.502/2017. O Prefeito Municipal

Leia mais

Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa. Comissão de Praxe de Engenharia Biomédica. Código de Praxe DVRA PRAXIS SED PRAXIS!

Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa. Comissão de Praxe de Engenharia Biomédica. Código de Praxe DVRA PRAXIS SED PRAXIS! Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Comissão de Praxe de Engenharia Biomédica Código de Praxe DVRA PRAXIS SED PRAXIS! A praxe é dura, mas é a praxe Índice Índice... 2 Título 1º -

Leia mais

Decreto n.º 41/09, de 25 de Agosto - Regulamento de uniformes e distintivos do pessoal da carreira especial do Serviço de Migração e Estrangeiros

Decreto n.º 41/09, de 25 de Agosto - Regulamento de uniformes e distintivos do pessoal da carreira especial do Serviço de Migração e Estrangeiros Decreto n.º 41/09, de 25 de Agosto - Regulamento de uniformes e distintivos do pessoal da carreira especial do Serviço de Migração e Estrangeiros e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com

Leia mais

Uniformes da Litucera e itens relacionados às vestimentas.

Uniformes da Litucera e itens relacionados às vestimentas. Uniforme revisão 01 - novembro/2008 Este manual tem as informações necessárias para a confecção do material de identidade relacionado aos Uniformes da Litucera e itens relacionados às vestimentas. É obrigatório

Leia mais

Capítulo 61. Vestuário e seus acessórios, de malha

Capítulo 61. Vestuário e seus acessórios, de malha Capítulo 61 Vestuário e seus acessórios, de malha Notas. 1. O presente Capítulo compreende apenas os artefatos de malha, confeccionados. 2. Este Capítulo não compreende: a) os artefatos da posição 62.12;

Leia mais

1º UNIFORME B1, MASCULINO, OFICIAIS - 1º B1: - boné masculino branco (uso eventual); - túnica branca de gala, com passadeiras; - camisa branca de mang

1º UNIFORME B1, MASCULINO, OFICIAIS - 1º B1: - boné masculino branco (uso eventual); - túnica branca de gala, com passadeiras; - camisa branca de mang 1º UNIFORME A1, MASCULINO, OFICIAIS - 1º A1: - jaqueta masculina azul-ferrete de gala, com platinas duras de encaixe, azul-ferrete; - camisa branca de gala; - gravata preta horizontal; - calça azul-ferrete

Leia mais

UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO

UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO Extrato do Regulamento de Uniformes do CMDC Revisão 1.0 Janeiro de 2019 1 1 Uniformes As ilustrações que se seguem correspondem aos tipos de uniformes adotados pelo Colégio Marechal

Leia mais

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Notas. 1.- O presente Capítulo compreende apenas os artefatos confeccionados de qualquer matéria têxtil, com exclusão das pastas ("ouates") e dos

Leia mais

Um Atleta PFBB deve, sempre, defender a modalidade que é o Culturismo e as disciplinas associadas, em qualquer situação. A idade permitida para um

Um Atleta PFBB deve, sempre, defender a modalidade que é o Culturismo e as disciplinas associadas, em qualquer situação. A idade permitida para um Um Atleta PFBB deve, sempre, defender a modalidade que é o Culturismo e as disciplinas associadas, em qualquer situação. A idade permitida para um Atleta PFBB competir é 16 anos, e terá de ter uma declaração

Leia mais

D i c a s e E s t i l o s p a r a N o i v o s O q u e u s a r?

D i c a s e E s t i l o s p a r a N o i v o s O q u e u s a r? O q u e u s a r? Smoking Black Tie: Para um casamento moderno, luxuoso e realizado durante à noite. Composição: As lapelas com detalhes em cetim, camisa branca, podendo ser plissada no peito. A gravata

Leia mais

Além de facilitar a identificação do colaborador, os uniformes/fardas também são importantes para a segurança do trabalho.

Além de facilitar a identificação do colaborador, os uniformes/fardas também são importantes para a segurança do trabalho. Hoje em dia, o uso de uniformes/fardas é encarado como um cartão de visitas da empresa, responsável pela identificação de uma marca. Para além de inspirarem confiança, comprometimento e até higiene. A

Leia mais

Manual do Uniforme Versão 2.3 / 2017 Marketing AMM

Manual do Uniforme Versão 2.3 / 2017 Marketing AMM Manual do Uniforme Versão 2.3 / Marketing AMM 1 2 3 Este manual foi elaborado para ajudar as Regionais na composição dos uniformes oficiais e coletes padrões. De acordo com o Regimento Interno todos os

Leia mais

FIGURINO MENINAS 1º e 2º ANO. DANÇA: Forró Pé de Serra. FIGURINO MENINOS 1º e 2º ANO. Papai e Mamãe,

FIGURINO MENINAS 1º e 2º ANO. DANÇA: Forró Pé de Serra. FIGURINO MENINOS 1º e 2º ANO. Papai e Mamãe, . tocha pela região Nordeste que contará sua história através da Dança Forró Pé de Serra. Apresentamos o figurino e todas as informações necessárias para 1º e 2º ANO DANÇA: Forró Pé de Serra CABELO: *

Leia mais

Primeiro dia: Administração; Administração Pública; Biblioteconomia; Engenharia Civil e Engenharia de Materiais

Primeiro dia: Administração; Administração Pública; Biblioteconomia; Engenharia Civil e Engenharia de Materiais 1 INFORMAÇÕES GERAIS Local: Auditório do Instituto Federal do Ceará Campus Juazeiro Data: 16 e 17 de março Horário: 19:00 Primeiro dia: Administração; Administração Pública; Biblioteconomia; Engenharia

Leia mais

Portaria Conjunta PROEB / FCB n 2017/1

Portaria Conjunta PROEB / FCB n 2017/1 Portaria Conjunta PROEB / FCB n 2017/1 O Presidente da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau PROEB e o Presidente da Fundação Cultural de Blumenau FCB, no uso das atribuições legais a eles conferidas

Leia mais

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Notas. 1. O presente Capítulo compreende apenas os artefatos confeccionados de qualquer matéria têxtil, com exclusão das pastas ("ouates") e dos

Leia mais

FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR

FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR A FEIRA A Feira de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da ETEC São Mateus nas habilitações: Ensino Técnico em Administração Ensino

Leia mais

PORTARIA Nº 266, DE 13 DE JULHO DE 2017

PORTARIA Nº 266, DE 13 DE JULHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS Rodovia BR-101 Norte, Km 58 Litorâneo 29932-540 São Mateus ES 27 3767-7001 PORTARIA Nº 266, DE 13 DE JULHO DE 2017 Regulamenta

Leia mais

CADERNOS DE ENCARGOS Concurso Público Nº 01/GCA/ENAPOR/2016 CLÁUSULAS TÉCNICAS

CADERNOS DE ENCARGOS Concurso Público Nº 01/GCA/ENAPOR/2016 CLÁUSULAS TÉCNICAS CADERNOS DE ENCARGOS Concurso Público Nº 01/GCA/ENAPOR/2016 CLÁUSULAS TÉCNICAS LOTE 1 Calçados e Equipamentos de Proteção Item 1 Bota 2 Capacetes 3 Sapato de homens 4 Sapato de Senhoras 5 Luvas Descrição

Leia mais

R E G U L A M E N T O UNIFORMES ESCOLARES E FARDAS DE TRABALHO

R E G U L A M E N T O UNIFORMES ESCOLARES E FARDAS DE TRABALHO R E G U L A M E N T O UNIFORMES ESCOLARES E FARDAS DE TRABALHO Outubro 2015 1 UNIFORMES E FARDAS DE TRABALHO Os uniformes escolares e fardas de trabalho integram a imagem das Escolas de Hotelaria e Turismo

Leia mais

CATÁLOGO VESTUÁRIO CORPORATIVO

CATÁLOGO VESTUÁRIO CORPORATIVO CATÁLOGO VESTUÁRIO CORPORATIVO FATO DE MACACO ( Buzo) Fato de macaco com fecho Zip de nylon oculta por patilha postiça com botões de pressão. Gola alta. Abertura lateral com fecho e botão oculto. Punho

Leia mais

Código de Praxe da Universidade da Madeira

Código de Praxe da Universidade da Madeira Código de Praxe da Universidade da Madeira Dvra Praxis Sed Praxis Abrilis MMXIV 1 PRE ÂMBU LO. NOÇÃO DA PRAXE Artigo 1.º PRAXE ACADÉMICA da UMa é o conjunto de usos e costumes existentes entre os estudantes

Leia mais

DESFILE OFICIAL 35ª OKTOBERFEST 2018 REGULAMENTO - PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE BLUMENAU

DESFILE OFICIAL 35ª OKTOBERFEST 2018 REGULAMENTO - PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE BLUMENAU DESFILE OFICIAL 35ª OKTOBERFEST 2018 REGULAMENTO - PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE BLUMENAU 1. DAS DATAS DOS DESFILES: Quartas-Feiras: 3, 10 e 17 de outubro Horário: 19h e 30min Sábados: 6, 13 e 20 de outubro

Leia mais

ST. JULIAN S SCHOOL TOGS

ST. JULIAN S SCHOOL TOGS ST. JULIAN S SCHOOL TOGS I. PRIMÁRIA VERÃO INVERNO II. III. IV. V. IB V.I SECUNDÁRIA VERÃO INVERNO GINÁSTICA GERAL ACESSÓRIOS CONVERSÃO DE TAMANHOS ÍNDICE STJULIANS 2 I. PRIMÁRIA VERÃO VERÃO STJULIANS

Leia mais

ANEXO (ao Despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 1/18, de 8 de janeiro) Uniforme da Brigada Real da Marinha

ANEXO (ao Despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 1/18, de 8 de janeiro) Uniforme da Brigada Real da Marinha Brigada Real da Marinhatempo frio-a ANEXO (ao Despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 1/18, de 8 de janeiro) Uniforme da Brigada Real da Marinha Tabela I Constituição dos uniformes para as diversas

Leia mais

NORMAS GERAIS DE CONTROLE DE

NORMAS GERAIS DE CONTROLE DE NORMAS GERAIS O presente documento, baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judogis

Leia mais

FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR

FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR A FEIRA A Feira de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da ETEC São Mateus nas habilitações: Ensino Técnico em Administração Ensino

Leia mais

Código de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Código de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra CÓDIGO de PRAXE 1 Imperatorum Legatum Scriptum Argentum Tribunus 2 Índice PREFÁCIO... 20 CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 22 ARTIGO 1º... 22 (Âmbito)... 22 ARTIGO 2º... 22 (Princípios)... 22 ARTIGO

Leia mais

Palestra: Gestão de Imagem Preletora: Estilista Débora Moraes

Palestra: Gestão de Imagem Preletora: Estilista Débora Moraes Palestra: Gestão de Imagem 25.03.2015 Preletora: Estilista Débora Moraes Video IMAGEM Aquilo que fica projetado na mente. UM LUGAR UMA HISTÓRIA UM GRUPO MUSICAL UMA TRAGÉDIA Uma Tendência Personalidades

Leia mais

BMW MOTORRAD STYLE v1.

BMW MOTORRAD STYLE v1. BMW Motorrad Style bmw-motorrad.pt Pelo prazer de conduzir BMW MOTORRAD STYLE v1. JANEIRO 2014. Preços com IVA incluído à taxa de 23%. Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio. 3 13 Deixe o seu coração

Leia mais

conforme descrição feita na Convenção de Genebra de 222 de Agosto de designação e emblema inalteráveis.

conforme descrição feita na Convenção de Genebra de 222 de Agosto de designação e emblema inalteráveis. DIRECTIVA Nº 04/ /GPC/2009 Regulamento do Uniforme Aditamento em 26/07/2012 A. PREAMBULO De acordo com os estatutos da Cruz Vermelha Portuguesa no seu Capítulo VI Artigo 60.º (Designação, emblemas, distintivos

Leia mais

Manual Bocageano. Código de Praxe. da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal

Manual Bocageano. Código de Praxe. da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal Manual Bocageano Código de Praxe da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal Praxe Noção de Praxe Praxe Académica é o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes

Leia mais

As Crianças WORKTEAM. Vestuário de Trabalho 2018

As Crianças WORKTEAM. Vestuário de Trabalho 2018 As Crianças Vestuário de Trabalho 2018 196 S8120 Casaco criança Workshell com corpetes e vincos em contraste. Gola alta e abrange nas costuras interior. Fecho de correr de náilon. Aba protetora interior

Leia mais

Código de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Código de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra CÓDIGO de PRAXE 1 2 Índice Índice... 3 PREFÁCIO... 15 CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 17 ARTIGO 1º... 17 (Âmbito)... 17 ARTIGO 2º... 17 (Princípios)... 17 ARTIGO 3º... 18 (Objectivos)... 18 ARTIGO

Leia mais

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: Patch: PATCH COSTURADO Patch COSTURADO costura

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: Patch: PATCH COSTURADO Patch COSTURADO costura EVENTOS NACIONAIS: Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judoguis

Leia mais

Regulamento Bela Vista Country Club DESFILES OKTOBERFEST

Regulamento Bela Vista Country Club DESFILES OKTOBERFEST Regulamento Bela Vista Country Club Que maravilha! Nossa região organiza pela 32ª vez mais uma Oktoberfest e os associados do Bela Vista Country Club não podem deixar de contagiar os visitantes com toda

Leia mais

desigualdades impostas pelas diferentes condições sociais, a praxe académica acabaria por se difundir por todo o país. Apesar das alterações

desigualdades impostas pelas diferentes condições sociais, a praxe académica acabaria por se difundir por todo o país. Apesar das alterações Nascida na Universidade de Coimbra como forma de combater as desigualdades impostas pelas diferentes condições sociais, a praxe académica acabaria por se difundir por todo o país. Apesar das alterações

Leia mais

1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo15/12

1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo15/12 1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo 1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo 1º Ano - Trajes para festa de encerramento Sítio do Picapau Amarelo

Leia mais

ITEM CÓDIGO MATERIAL/SERVIÇO

ITEM CÓDIGO MATERIAL/SERVIÇO 23072015 PAGINA 1 1 30039 a) Características gerais: Paletó padrão alfaiataria, três botões 03 (três) bolsos embutidos (externo) 01 (um) bolso embutido (interno) 03 (três) botões no punho b) Características

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS

ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS 1 INFORMAÇÕES INICIAIS Local: Auditório Novo Campus Juazeiro do Norte Data: Horário: 19:00 Primeiro dia: Cursos Segundo dia: Cursos 2 TRAJES E RECOMENDAÇÕES Seguindo o rito formal da ocasião, os formandos

Leia mais

HISTÓRIA DA MODA. Questão 1 Escreva um trecho do texto relacionado a cada um dos desenhos.

HISTÓRIA DA MODA. Questão 1 Escreva um trecho do texto relacionado a cada um dos desenhos. Instituto de Educação Infantil e Juvenil INVERNO, 2017. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 15 MMXVII Fase 2 Grupo a f2 HISTÓRIA DA MODA Moda para quê? Afinal, você pode perguntar,

Leia mais

D E T E R M I N A : CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

D E T E R M I N A : CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS ORDEM DE SERVIÇO N.º 010, DE 05 DE SETEMBRO DE 2014. Regulamenta o uso e a posse de uniformes, bem como a apresentação pessoal dos servidores públicos lotados junto à Diretoria de Trânsito do Município

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

I. FOUNDATION & PRIMÁRIA VERÃO INVERNO V.II CONVERSÃO DE TAMANHOS

I. FOUNDATION & PRIMÁRIA VERÃO INVERNO V.II CONVERSÃO DE TAMANHOS I. FOUNDATION & PRIMÁRIA VERÃO INVERNO II. III. IV. V. IB V.I SECUNDÁRIA VERÃO INVERNO GINÁSTICA ACESSÓRIOS MONITOR V.II CONVERSÃO DE TAMANHOS ÍNDICE STJULIANS 2 I. FOUNDATION & PRIMÁRIA VERÃO VERÃO STJULIANS

Leia mais

Anexo ao Despacho do Superintendente do Material n.º 03/SM/2017, de 9 de janeiro de 2017

Anexo ao Despacho do Superintendente do Material n.º 03/SM/2017, de 9 de janeiro de 2017 BARRAS METÁLICAS PARA CADETES 4,00 BLUSA AZUL COM ALCAXA INCORPORADO 24,00 BLUSA BRANCA 12,30 BLUSÃO DE CABEDAL AZUL NAVAL 100,00 BLUSÃO DE NYLON AZUL PARA MILITARIZADOS 75,00 BOINA DE FUZILEIRO 15,50

Leia mais

FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR

FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR FEIRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DO ALUNO E ORIENTADOR A FEIRA A Feira de Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos da ETEC São Mateus nas habilitações: Ensino Técnico em Administração Ensino

Leia mais

BOOK DE TENDÊNCIAS VERÃO 2017

BOOK DE TENDÊNCIAS VERÃO 2017 BOOK DE TENDÊNCIAS VERÃO 2017 Elas Cabelos As tranças parecem que vieram para ficar, seja inverno ou verão, elas têm sido uma grande aposta. E como estamos na temporada de primavera verão as tranças não

Leia mais

STIHL TIMBERSPORTS COLLECTION

STIHL TIMBERSPORTS COLLECTION COLLECTION Todos os anos apresentamos novos artigos da coleção. A nossa preocupação vai desde o design à revisão final, para que disfrute ao máximos das suas atividades ao ar livre. 244 Antes de ir para

Leia mais

CÓDIGO de PRAXE. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra MMXII

CÓDIGO de PRAXE. Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra MMXII CÓDIGO de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra MMXII Índice Índice... 1 PREFÁCIO... 10 CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 12 ARTIGO 1º... 12 (Âmbito)... 12 ARTIGO 2º... 12 (Princípios)...

Leia mais

HISTORIAL, OBJECTIVO E NEGÓCIO

HISTORIAL, OBJECTIVO E NEGÓCIO HISTORIAL, OBJECTIVO E NEGÓCIO O ponto inicial para o Vestuário de trabalho Volvo foi a criação de uma colecção para oficinas, implementando o conceito de Volvo Personal Service (VPS), mas também inclui

Leia mais

RBN RBN Path br-fashion:/categorias br-fashion:/categorias/acessórios para Sapatos, Joias e Relógios

RBN RBN Path br-fashion:/categorias br-fashion:/categorias/acessórios para Sapatos, Joias e Relógios RBN RBN Path 17365812011 br-fashion:/categorias 17681966011 br-fashion:/categorias/acessórios para Sapatos, Joias e Relógios 17681977011 br-fashion:/categorias/acessórios para Sapatos, Joias e Relógios/Acessórios

Leia mais

VM Lojas Vips 09/05/ 2013

VM Lojas Vips 09/05/ 2013 VM Lojas Vips 09/05/ 2013 O vermelho é o personagem principal dessa vitrine e ganha força com a família de peças resinadas da linha jeans e para o vestido de renda vermelho, destaque na última campanha

Leia mais

Hora H: Inspire-se nos jogadores e veja opções de peças e combinações

Hora H: Inspire-se nos jogadores e veja opções de peças e combinações Uol - SP 08/05/2015-12:41 Hora H: Inspire-se nos jogadores e veja opções de peças e combinações Da Redação Usar um terno ou costume parece ser simples, mas é nos detalhes que se percebe a diferença entre

Leia mais

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade:

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: EVENTOS NACIONAIS: Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judoguis

Leia mais

Manual do Uniforme. Versão 2.1 / 2016 Marketing AMM

Manual do Uniforme. Versão 2.1 / 2016 Marketing AMM Manual do Uniforme Versão 2.1 / Marketing AMM Esse manual foi elaborado para ajudar as Regionais na composição dos uniformes oficiais e coletes padrões. De acordo com o regimento interno todos os níveis

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ

ESCOLA SECUNDÁRIA JAIME MONIZ REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA COMISSÃO DE FINALISTAS Capítulo I Princípios Gerais Art.º 1.º - Denominação e sede 1. É designada a Comissão de Finalistas da Escola Secundária Jaime Moniz, a qual se rege

Leia mais

Código de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Código de PRAXE Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra CÓDIGO de PRAXE Imperatorum Legatum Scriptum Argentum Tribunus 2 Índice PREFÁCIO... 17 CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS... 19 ARTIGO 1º... 19 ARTIGO 2º... 19 ARTIGO 3º... 19 ARTIGO 4º... 20 CAPÍTULO

Leia mais

Anexo B a Portaria Nº 535/EMBM/2012, de 13 de dezembro de 2012.

Anexo B a Portaria Nº 535/EMBM/2012, de 13 de dezembro de 2012. Anexo B a Portaria Nº 535/EMBM/2012, de 13 de dezembro de 2012. REGULAMENTO DE UNIFORMES, INSÍGNIAS, DISTINTIVOS E APRESENTAÇÃO PESSOAL DOS COLÉGIOS TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR (RUAP/CTBM) CAPÍTULO I

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil. Físico-Química

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil. Físico-Química Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo Físico-Química Ano letivo 2016/2017 Módulo Q2 - Soluções FICHA INFORMATIVA 1 Guia de laboratório (I) NOME: N.º TURMA DATA DA REALIZAÇÃO: / / 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

SEÇÃO II DOS UNIFORMES FEMININOS

SEÇÃO II DOS UNIFORMES FEMININOS REGULAMENTO DE UNIFORMES DA POLÍCIA MILITAR DA PARAÍBA (RUPMPB) SEÇÃO II DOS UNIFORMES FEMININOS I - 1º UNIFORME FEMININO EVENTOS SOCIAIS 1º UNIFORME A - (1ºA)- TÚNICA BRANCA a) 1º UNIFORME A (1º A) Túnica

Leia mais

REGULAMENTO DO AGRUPAMENTO 45 CAXIAS

REGULAMENTO DO AGRUPAMENTO 45 CAXIAS REGULAMENTO DO AGRUPAMENTO 45 CAXIAS 2015 / 2016 Caros Pais e Elementos, Ao iniciarmos um novo ano escutista nunca é demais relembrar as regras pelas quais nos regemos. Para o bom funcionamento deste agrupamento

Leia mais

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e Manual de Uniformes Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e que justificam o investimento no

Leia mais

Regulamento Bela Vista Country Club DESFILES OKTOBERFEST

Regulamento Bela Vista Country Club DESFILES OKTOBERFEST Regulamento Bela Vista Country Club DESFILES Que maravilha! Nossa região organiza pela 32ª vez mais uma Oktoberfest e os associados do Bela Vista Country Club não podem deixar de contagiar os visitantes

Leia mais

Código de Praxe AaISEC. Capítulo I. Disposições Gerais. Artigo 1º. Noção de Praxe

Código de Praxe AaISEC. Capítulo I. Disposições Gerais. Artigo 1º. Noção de Praxe Código de Praxe AaISEC Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Noção de Praxe Constitui praxe académica, o conjunto de usos e costumes tradicionalmente existentes entre estudantes do Instituto Superior

Leia mais

Catálogo de uniformes

Catálogo de uniformes Catálogo de uniformes Educação Infantil Uniforme de uso diário da Educação Infantil (Maternal II, Pré-escola I e II) Camisa vermelha meia-manga, sem manga ou manga comprida. Calça ou short vermelho (helanca

Leia mais

CÓDIGO DE PRAXE DA ESCOLA SUPERIOR TECNOLOGIA DE CASTELO BRANCO

CÓDIGO DE PRAXE DA ESCOLA SUPERIOR TECNOLOGIA DE CASTELO BRANCO CÓDIGO DE PRAXE DA ESCOLA SUPERIOR TECNOLOGIA DE CASTELO BRANCO CO NSE LH O de EST VE T ERAN O S SED PRAXIS C A S DURA PRAXIS TE L O BR O C AN Prefácio O actual Código de Praxe da Escola Superior de Tecnologia

Leia mais

ST. JULIAN S SCHOOL TOGS

ST. JULIAN S SCHOOL TOGS ST. JULIAN S SCHOOL TOGS I. FOUNDATION & PRIMÁRIA VERÃO INVERNO II. III. IV. V. IB V.I SECUNDÁRIA VERÃO INVERNO GINÁSTICA GERAL ACESSÓRIOS MONITOR V.II CONVERSÃO DE TAMANHOS ÍNDICE STJULIANS 2 I. PRIMÁRIA

Leia mais