UMA INVESTIGAÇÃO, À LUZ DE BOURDIEU, DE RAZÕES QUE LEVAM ADULTOS A ESTUDAR INGLÊS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA INVESTIGAÇÃO, À LUZ DE BOURDIEU, DE RAZÕES QUE LEVAM ADULTOS A ESTUDAR INGLÊS"

Transcrição

1 UMA INVESTIGAÇÃO, À LUZ DE BOURDIEU, DE RAZÕES QUE LEVAM ADULTOS A ESTUDAR INGLÊS Resumo CORDEIRO, Rita de Cássia da Silveira Universidade Regional de Blumenau ritalab@furb.br Eixo Temático: Cultura, Currículo e Saberes Agência Financiadora: FAPESC Este trabalho apresenta, de maneira parcial, uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo foco é a análise, pelo prisma sociológico de Pierre Bourdieu, das razões que levam indivíduos adultos a se decidirem pelo estudo de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). Nosso objetivo principal é contribuir com pesquisas em educação que abordem o estudo de Inglês e seu valor na sociedade, bem como propor uma reflexão a indivíduos que estejam em busca do domínio desse idioma. A metodologia escolhida para a obtenção de dados foi o uso de questionário on line pelo sistema Google. Tratando-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, o questionário elaborado, além de perguntas fechadas, apresentava perguntas abertas, a fim de possibilitar a manifestação de idéias e opiniões por parte dos entrevistados, o que traz mais possibilidades de expansão das análises. As razões apresentadas pelos indivíduos pesquisados apontaram para uma maior valorização do Inglês e, por isso, uma necessidade de incluí-lo em suas estratégias de formação pessoal. Além disso, elas também acenam para o fato de que essas pessoas estão em busca de ampliar seu conhecimento de mundo e aumentar seu grau de satisfação pessoal e profissional. Sendo o universo de pesquisa composto por alunos adultos, parte-se do pressuposto de que suas escolhas são decidias pelos próprios indivíduos, ainda que influenciadas por outros fatores. Os conceitos de capital cultural, em todos os seus tipos, e violência simbólica são perfeitamente compreendidos pela situação aqui apresentada. Embora a pesquisa não esteja concluída, é possível perceber a legitimação da língua (capital simbólico) de um grupo dominante, fazendo com que outros grupos incorporem a aquisição do capital cultural daquele grupo aos seus valores simbólicos. Palavras-chave: Aluno Adulto. Capital Cultural. Língua Inglesa. Violência Simbólica. Introdução Este trabalho é um recorte de nossa pesquisa, ainda em andamento, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau, na linha Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. A investigação, de caráter qualitativo, tem o objetivo de compreender as razões que levam um indivíduo adulto a buscar o estudo de Inglês

2 7080 como Língua Estrangeira, em suas estratégias de formação pessoal, buscando uma formação que vá além daquela ofertada pelas grades curriculares das escolas 1, a fim de se tornarem usuários fluentes do idioma. Na busca pelo domínio do Inglês, um grande número de pessoas incorpora o seu estudo contínuo as suas estratégias de formação pessoal e profissional, tanto para si quanto para seus familiares. É especialmente peculiar o fato de que, mesmo após terem concluído sua educação básica, muitos indivíduos adultos buscam continuar seus estudos de Inglês, paralelamente a, ou após, sua formação profissional. Isso se torna ainda mais evidente, se levamos em conta que essa atitude não se repete com a mesma intensidade em relação a outros idiomas, nem mesmo o idioma materno. Embora o governo brasileiro incentive o estudo de Inglês como Língua Estrangeira, incluindo-o como disciplina nas grades curriculares do país, é crescente o número de pessoas que buscam intercâmbios culturais, acadêmicos e profissionais, em países onde o Inglês é a língua oficial. Além disso, o aumento da oferta de certificados internacionais de proficiência no idioma pode ser considerado um indicador de que não existe apenas o interesse em conhecer o idioma, mas também em dominá-lo da maneira mais fluente possível. Dessa forma, faz-se necessário o aprofundamento de estudos que busquem discutir não apenas a língua em si ou as metodologias para o seu ensino, mas também o valor atribuído ao seu estudo. Além de contribuir para a ampliação dessas pesquisas, este trabalho também propõe, aos indivíduos adultos interessados em dominar a Língua Inglesa, uma reflexão sobre o papel e o valor do estudo desse idioma em suas estratégias de formação pessoal. Pelos motivos aqui expostos, três questionamentos nos norteiam nessa busca: Que razões levam um indivíduo adulto a procurar o estudo e o domínio de Inglês como língua estrangeira? De que forma essa atitude se incorpora nas suas estratégias formativas? Que valor dá o adulto a esse aprendizado? Em se tratando de uma investigação qualitativa em educação, de cunho sociológico, buscamos em Quivy (1992), em seu Manual de Investigação em Ciências Sociais, orientações que nos auxiliassem a escolher a ferramenta mais condizente com as necessidades da pesquisa. Decidimo-nos pelo questionário, com perguntas fechadas e abertas, as quais foram inseridas no mecanismo de formulários Google, o que facilitou o acesso dos indivíduos 1 Refere-se, aqui, aos cursos e escolas livres estabelecidos, especificamente, para o ensino da Língua Inglesa e para a certificação dos falantes não nativos, de acordo com sua proficiência no idioma.

3 7081 pesquisados à ferramenta, e buscamos reduzir as limitações apontadas pelo autor, para pesquisas desse tipo. A superficialidade das respostas [...] não permitem a análise de certos processos [...]. Por conseguinte, os resultados apresentam-se muitas vezes como simples descrições, desprovidas de elementos de compreensão penetrantes. [...] A individualização dos entrevistados, que são considerados independentemente das suas redes de relações sociais. [...] Para que o método seja digno de confiança devem ser preenchidas várias condições: rigor na escolha da amostra, formulação clara e unívoca das perguntas, correspondência entre o universo de referência das perguntas e o universo de referência do entrevistado, atmosfera de confiança no momento da administração do questionário, honestidade e consciência profissional dos entrevistadores. (QUIVY, 1992). Sendo assim, elaboramos as perguntas de maneira a evitar sua incompreensão por parte dos indivíduos pesquisados ou gerar superficialidade e generalização de ideias nas respostas. Também procuramos adequar ao máximo as perguntas à pesquisa desenvolvida, estabelecendo, para isso, dimensões de orientação para uma identificação mais detalhada dos indicadores de pesquisa: DIMENSÃO CIENTÍFICO-CULTURAL aquisição de novos conhecimentos; comunicação com outros indivíduos de diferentes culturas; viagens; jogos de videogame; uso de programas de computadores; leitura e produção de variados gêneros textuais; compreensão de letras de música; compreensão de filmes em versão original; DIMENSÃO ECONÔMICO-PROFISSIONAL ascensão na carreira; melhores ganhos financeiros; negociações no exterior; desenvolvimento e implantação de novos projetos; DIMENSÃO DE CARÁTER PESSOAL cuidados com a saúde; melhoria da autoestima; relacionamentos, habitus adquirido no convívio familiar. Os aspectos considerados indicadores das razões de alunos adultos, em suas estratégias, para decidirem-se pelo estudo de Inglês foram: as mudanças nas vidas dos indivíduos pesquisados (as concretas e as almejadas); a aplicação da língua inglesa em suas vidas; o grau de validade atribuído por esses indivíduos ao aprendizado da língua.

4 7082 Evitamos deixar os questionamentos muito fechados, o que comprometeria o caráter qualitativo da análise, pois não daria espaço para que os indivíduos pesquisados expressassem suas visões particulares em relação à escolha pelo estudo de Inglês. Pensando na possível necessidade de aprofundamento das informações obtidas, o que é apontado por Quivy (1992), quando ele se refere a um método complementar para a investigação por questionário, incluímos um item para saber quais indivíduos se oporiam a uma posterior entrevista, caso necessário. A superficialidade das respostas [...] não permitem a análise de certos processos [...].Tomadas em si mesmas, as respostas de cada indivíduo particular podem, no entanto, ser consultadas para constituir uma selecção de entrevistados típicos, com vista a análises posteriores mais aprofundadas. (QUIVY, 1992). Após o ensaio piloto, enviamos por o link que permitia acesso ao questionário e obtivemos, até a data de elaboração deste artigo, cinquenta e uma amostras. Desenvolvimento Entendendo o aporte teórico A base teórica utilizada ao longo deste estudo está na obra de Pierre Bourdieu e em outras obras relacionadas à valorização do estudo de Inglês como língua estrangeira, que também buscaram as idéias desse pesquisador para fundamentação de suas análises. As discussões e reflexões que Bourdieu fez sobre valores culturais legitimados e seus conceitos de capital cultural, violência simbólica, e estratégia são fundamentais para nos auxiliar a compreender a maior valorização dada ao estudo do Inglês, pelos indivíduos pesquisados. Não podemos deixar de reconhecer que as línguas são, em nossa sociedade, um bem simbólico. É o próprio BOURDIEU (1987:148) quem diz que o conhecimento de diferentes línguas estrangeiras traz lucros e materiais simbólicos diversificados [...]. Também, a ideia de capital simbólico é bastante clara. Quando BOURDIEU (1990) define que este é a forma das diferentes espécies de capital, quando percebidas e reconhecidas como legítimas (p.154), não temos dúvida de que as línguas estrangeiras são bens simbólicos. Afinal, o seu conhecimento é capital cultural. Reconhecido como legítimo, transforma-se em capital simbólico. (PRADO, 1995, p.12)

5 7083 No Brasil, várias pesquisas foram realizadas sobre o papel do estudo de língua estrangeira nas estratégias educativas. No entanto, o foco dessas pesquisas está voltado para as estratégias familiares daqueles que são levados a buscar o estudo de uma língua estrangeira. A pesquisadora Maria Alice Nogueira da UFMG possui o maior número de trabalhos no país que abordam esse tema. A internacionalização na educação, as escolhas por intercâmbios, as estratégias familiares, as escolas internacionais no Brasil, etc. são algumas das temáticas pesquisadas pela professora e seus trabalhos utilizam, entre outros, as ideias e conceitos desenvolvidos por Pierre Bourdieu. Paralelamente ao sociólogo francês, outros autores que abordam o estudo da língua inglesa como segunda língua ou língua estrangeira, também servem de aporte a esta investigação. Queremos destacar aqui uma pesquisa desenvolvida em Hong Kong, por John Flowerdew, da Universidade de Leeds, Reino Unido, e Lindsay Miller da City University de Hong Kong. Nesse trabalho, os pesquisadores examinaram a questão da relação entre estrutura social e estratégias individuais, abordando a decisão de três alunos de engenharia que decidiram investir no estudo de Inglês. English is identified as an important form of cultural capital, which to a considerable extent determines the development of the three individuals, each of whom comes from a modest family background. [ ] An important figure in developing a contextual view of language is Bourdieu. For Bourdieu, differences in linguistic repertoires can be related to social background. (FLOWERDEW & MILLER, 2008) Segundo os pesquisadores, Bourdieu foi uma figura importante para a contextualização do ponto de vista da linguagem, ou capital linguístico, como capital cultural e sua relação com o papel social e a formação dos indivíduos pesquisados. Eles destacam o fato de que o conceito de capital linguístico vai além do conhecimento de vocabulário e estruturas gramaticais. Ele está intimamente relacionado ao uso da língua, `a habilidade de produzir expressões apropriadas, de maneira apropriada em um dado contexto social. Para os autores, sem acesso a determinados meios sociais, os indivíduos tornam-se incapazes de adquirir o capital linguístico apropriado. Bourdieu (1973) used the term cultural capital to refer to those attributes which are acquired through membership of a particular social class or group. An important aspect of cultural capital is linguistic capital. What is at stake with the concept of linguistic capital is not simply access to the grammar of the language, but rather

6 7084 language use, the ability to produce the appropriate expression in an appropriate way in a given social context. People who do not have access to particular social milieux are unable to acquire the appropriate linguistic capital. (FLOWERDEW & MILLER, 2008) O conceito de capital cultural surgiu na França, durante a tentativa de Bourdieu de explicar como a produção simbólica de certas classes torna-se legítima, estruturando a dominação de uns grupos sobre os outros (Bourdieu, 1992). Para o autor, essa situação de legitimação dos bens simbólicos de um grupo em detrimento dos de outro explicaria o pior desempenho social (escolar, econômico, etc.) dos grupos dominados. Ou seja, o conceito serve para descrever os diferenciais de poder na luta entre diferentes grupos sociais. Essa luta, descrita pelo autor, configura uma disputa na qual os sistemas simbólicos (ou cultura) de um determinado grupo torna-se dominante numa dada configuração social, permitindo que os grupos em situação privilegiada imponham sua cultura sobre grupos em situação social desfavorecida. A essa imposição legitimada e encarada como um fato natural pela maioria dos membros de um grupo social, o pensador dá o nome de violência simbólica. Nas palavras de Bourdieu, numa formação social determinada, a cultura legítima, isto é, a cultura dotada de uma legitimidade dominante, não é outra coisa que o arbitrário cultural dominante (Bourdieu apud Almeida, 2007, p.47). Por arbitrário, o autor compreende aquilo que depende do resultado da luta entre os grupos. Ou seja, nas ideias do autor francês, toda dominação é reconhecida como legítima e, ao mesmo tempo, oculta o arbitrário (o resultado da luta de forças que a torna dominante) de sua legitimidade. O espaço social constante no pensamento de Bourdieu é um espaço de lutas, no qual as estruturas simbólicas têm importância fundamental na ordenação dos elementos presentes nesse espaço. A imposição das significações de um grupo sobre as de outro, definindo as primeiras como legítimas, constitui, para o autor, uma violência simbólica, na qual a força da imposição estabelecida dissimula as outras relações de força presentes em sua base e às quais ela acrescenta sua própria força. Segundo o pensador: Todo poder de violência simbólica, isto é, todo poder que chega a impor significações e a impô-las como legítimas, dissimulando as relações de força que estão na base de sua força, acrescenta sua própria força, isto é, propriamente simbólica, a essas relações de força. (BOURDIEU, 1992, p.19)

7 7085 Do nosso ponto de vista, essa abordagem, feita por Bourdieu, serve para explicar a ascensão da língua inglesa à condição de língua mundial. Para o autor David Crystal, responsável pela obra English as a Global Language (Crystal, 2003), a explicação para a permanência do inglês como língua mundial nos dias atuais deve-se a dois movimentos decisivos que modificaram a realidade social em todos os seus aspectos e contribuíram para a formação do mundo ocidental capitalista. O primeiro é a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos séculos XVIII-XIX, que gerou uma consequente expansão da coroa britânica, devido ao seu poderio econômico, disseminando sua cultura e língua em várias partes do mundo, com um extenso alcance geográfico, influenciando povos das mais variadas origens e etnias. O segundo fato é o poderio político e militar alcançado pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial país, este, inicialmente formado por colonizadores oriundos da Grã-Bretanha que, devido à influência econômica e cultural resultante, acabou solidificando a língua inglesa na posição de língua padrão para as comunicações internacionais, posto anteriormente ocupado pelo francês. Mais recentemente, com quase 70% de falantes nativos da língua nascidos na América, além da liderança econômica e política exercida pelos Estados Unidos, um avanço ainda maior do domínio da língua inglesa teve como alavanca o desenvolvimento tecnológico, principalmente aquele ligado à área computacional. A criação de programas e sistemas variados, desenvolvidos em sua maioria por empresas americanas - como a Microsoft de Bill Gates - e o surgimento da rede mundial, creditado ao engenheiro britânico Timothy John Berners-Lee, projetaram a Língua Inglesa ainda mais, já que essas ferramentas se tornaram indispensáveis em todas as áreas de atuação humana, tanto no campo intelectual quanto no profissional. A respeito dessa primazia da língua inglesa sobre as outras línguas, o professor brasileiro, Ricardo Schütz (2009), em seu site 2, afirma que há estimativas de que 85% das publicações científicas do mundo, 75% de toda comunicação internacional por escrito, 80% da informação armazenada em todos os computadores do mundo e 90% do conteúdo da Internet são em inglês. 2 Ricardo Schütz, empresário brasileiro, dono e professor de uma escola de inglês no Rio Grande do Sul, publica textos apenas no site English Made in Brazil ( pelo qual é responsável. Maiores informações encontram-se nas referências deste trabalho.

8 7086 Obviamente, tendo se tornado um grupo social de prestígio mundial, ao mesmo tempo temido e respeitado por outros grupos, principalmente do ponto de vista político e econômico, os ingleses e americanos passam a impor seu idioma nas relações políticas, econômicas, científicas e culturais. Fazendo parte da cultura (um sistema simbólico) dos grupos que se tornaram dominantes na configuração social das relações internacionais, o Inglês é o idioma mais estudado como língua estrangeira por nativos de outras línguas, não sendo diferente no Brasil. Na busca por explicar a desigualdade no desempenho escolar das crianças da sociedade francesa, nos meados do século XX, Bourdieu rompe com o senso comum de que sucesso ou fracasso no campo escolar é apenas fruto de aptidões humanas naturais. Ainda, e talvez principalmente, o autor rompe com a Teoria do Capital Humano, desenvolvida por Theodore Schultz, ganhador do Prêmio Nobel em Economia em 1968, para quem a educação é o pressuposto do desenvolvimento econômico, bem como do desenvolvimento do indivíduo, que, ao educar-se, estaria valorizando a si próprio, na mesma lógica em que se valoriza o capital (Saviani, 2006). Essa teoria desloca para o âmbito individual os problemas da inserção social, do emprego e do desempenho profissional e faz da educação um valor econômico, equiparando capital e trabalho e legitimando a ideia de que os investimentos em educação devem obedecer aos critérios de investimento capitalista, pois considera a educação o fator econômico essencial para qualquer desenvolvimento (Saviani, 2006). A ruptura de Bourdieu mostra que a teoria de Schultz dissimula, nas palavras do pensador francês, o mais oculto e determinante socialmente dos investimentos educativos, a saber, a transmissão doméstica do capital cultural (Bourdieu,1996, p.73, grifo no original). O autor também declara que, a seu ver, o que é conhecido por dom ou aptidão nada mais é que fruto desse mesmo tipo de investimento. Analogamente ao conceito de capital desenvolvido por Marx, o capital cultural pode ser adquirido, acumulado e transmitido. Sendo assim, Bourdieu define três estados para esse tipo de capital: o estado incorporado, o objetivado e o institucionalizado. O estado incorporado é aquele no qual o capital cultural se tornou parte integrante das ações e pensamentos do indivíduo (ser), isto é, quando ele se torna parte do habitus individual, conceito esse que será trabalhado mais adiante. Para que essa realidade se fizesse presente, aquele que detém o capital cultural no estado incorporado investiu o que tem de mais pessoal: seu tempo. Por essa razão, o capital

9 7087 cultural nesse estado não pode ser transmitido diretamente e sua aquisição dá-se de uma maneira imperceptível ao indivíduo, ou seja, de forma inconsciente e disfarçadamente: [...] é por intermédio do tempo necessário à aquisição que se estabelece a ligação entre o capital econômico e o capital cultural, [...] ficando o tempo livre máximo a serviço do capital cultural máximo [...]. Além disso, [...] o tempo durante o qual determinado indivíduo pode prolongar seu empreendimento de aquisição depende do tempo livre que sua família pode lhe assegurar, ou seja, do tempo liberado da necessidade econômica que é a condição da acumulação inicial (tempo que pode ser avaliado como tempo em que se deixa de ganhar). (BOURDIEU, 2006, p.76) Além disso, o capital cultural no estado incorporado mantém suas condições originais de aquisição, não pode ser acumulado além das capacidades daquele que o detém e acaba com a morte do seu portador. A transmissibilidade do capital cultural dá-se no estado objetivado deste. Explicando: o capital cultural no estado objetivado pode se apresentar em suportes materiais, como livros, viagens, obras de arte, etc. e pode ser tão bem transmitido quanto o capital econômico. No entanto, algumas propriedades do capital cultural no estado objetivado dependem da relação com o estado incorporado. Por exemplo, Bourdieu mostra que o ato de se deter uma coleção de quadros não significa que aquele que a detém vá usufruí-la; portanto, os benefícios que o agente detentor terá desse capital objetivado está diretamente ligado ao domínio que tem sobre ele, ou seja, ao seu capital cultural incorporado Por fim, o estado institucionalizado do capital cultural é dado por uma certidão de competência, ou seja, um diploma. Desse modo, esse documento dá ao seu detentor uma garantia de valor do capital cultural instituída, convencionada, juridicamente aceita e constante, neutralizando os limites biológicos daquele que a detém. Todos que possuam diploma de bacharel em Direito terão o mesmo valor socialmente, independentemente de sua idade, e concorrerão aos mesmos postos nos grupos sociais aos quais pertencem. Consequentemente, também estarão garantindo o valor em dinheiro do seu capital, ou seja, convertendo o capital cultural em capital econômico. A capacidade de se comunicar em Língua Inglesa faz com que falantes nativos de outros idiomas tenham a possibilidade de se inserir nos grupos com maior poder de ação na sociedade. Por esse motivo, a exigência do domínio de Inglês como língua estrangeira está presente em todos os campos de ação, seja nas instituições de ensino, nos ambientes sociais diversos e no mercado de trabalho. Nos meios de maior projeção social, o uso fluente da

10 7088 Língua Inglesa pelos seus membros é esperado por todos, independentemente da língua nativa de cada um. Os indivíduos buscam, além de dominar o idioma, uma comprovação de sua habilidade, através de certificados emitidos por instituições renomadas. Instituições de todos os tipos, em vários países no mundo, inclusive onde o Inglês não é primeira língua, exigem algum tipo certificação internacional, em nível Intermediário ou superior, quando recebem candidaturas de possíveis estudantes ou colaboradores cujo idioma nativo não seja o Inglês. As razões e a análise Com base nas observações feitas ao longo de nossa carreira e de acordo com as dimensões de orientação expostas na introdução deste artigo, apresentamos aos entrevistados algumas razões que poderiam estar entre as que geralmente impulsionam adultos ao estudo de Inglês. Deixamos, também, uma opção para que os indivíduos pesquisados incluíssem ali qualquer outra razão que tiveram para se decidir por estudar Inglês e que não houvesse sido contemplada no questionamento. A Tabela 1 apresenta essas razões e a porcentagem de entrevistados que assinalaram cada uma delas, de um total de 51. É importante ressaltar que, como cada pessoa poderia assinalar quantas razões desejasse, a totalização dos percentuais supera 100%. Tabela 1 Razões sugeridas e assinaladas Que razões levaram você a estudar inglês? Escolhida por (x) entrevistados % Relativo Tem curiosidade pela língua 27 55% Gosta da língua 28 57% Deseja comunicar-se com pessoas em outros países 36 73% É uma forma de investir na sua carreira 38 78% Tem interesse por notícias estrangeiras 9 18% Gosta de filmes e programas de tv em inglês 27 55% Deseja viajar 36 73% Quer conhecer novos lugares e culturas 33 67% Quer compreender as músicas em inglês 30 61% Gosta de cantar em inglês 16 33% Deseja ser capaz de ler um texto científico sem traduzir 36 73% Precisa viajar frequentemente a negócios 0 0% Faz ou deseja fazer amizade com pessoas de outros países 17 35% Precisa escrever textos em inglês para sua carreira profissional / acadêmica 21 43% Sentia-se mal ou incomodado(a) por não se comunicar em outro idioma 18 37%

11 7089 Quer ler poemas e romances em língua inglesa 8 16% Deseja trabalhar no exterior 13 27% Quer participar de intercâmbios 13 27% Tem interesse em estudar no exterior 26 53% Acredita que esse tipo de conhecimento lhe confere status 12 24% Outra 4 8% Fonte: Dados organizados pela(s) autor(as), com base nos questionamentos realizados As razões apontadas exclusivamente por quatro entrevistados foram: a necessidade de conhecimento do idioma considerado universal atualmente, o gosto por ler livros em inglês, achar fascinante para alguém ser capaz de comunicar-se em mais de uma língua e necessidade na área profissional. Quando solicitados a avaliar as razões escolhidas, destacando as que tiveram maior grau de importância na decisão pelo estudo de inglês, os entrevistados apontaram com maior frequência as opções mostradas na Tabela 2. A solicitação introdutória para essa etapa foi: Dentre as razões escolhidas acima por você, assinale a(s) que teve (tiveram) maior grau de importância na sua decisão pelo estudo de Inglês. Tabela 2 Razões que tiveram mais importância na decisão pelo estudo de Inglês Razões selecionadas Assinalada por (x) entrevistados % Relativo Deseja comunicar-se com pessoas em outros países 28 55% É uma forma de investir na sua carreira 33 65% Deseja viajar 31 61% Quer conhecer novos lugares e culturas 28 55% Deseja ser capaz de ler um texto científico sem traduzir 30 59% Tem interesse em estudar no exterior 21 41% Fonte: Dados organizados pela(s) autor(as), com base nos questionamentos realizados Solicitamos aos entrevistados que avaliassem a validade do estudo de Inglês para sua formação profissional, pessoal e cultural. Em relação à formação profissional, 89% dos entrevistados consideraram o estudo de Inglês muito válido (67%) ou válido (22%). Muitas justificativas apresentadas por eles remetiam à exigência do idioma na área em que atuavam, entre elas a tecnológica, científica, administrativa e a acadêmica, além da universalização do idioma na divulgação de informações. No aspecto cultural, 93% consideraram o estudo de Inglês muito válido (71%) ou válido (22%), justificando suas escolhas pelo desejo de viajar, conhecer outras culturas, ampliar sua percepção de mundo e tornarem-se indivíduos globalizados. Quanto à formação pessoal, 94 % acreditam que esse estudo é muito válido

12 7090 (69%) ou válido (25%) por permitir contato com pessoas de vários lugares, ser uma aquisição que não pode ser tirada e promover possibilidade de crescimento e satisfação pessoal. Por fim, pedimos que os indivíduos mencionassem mudanças em sua vida, provocadas pelo conhecimento de Inglês. Todos os comentários refletiram uma atitude positiva dessas pessoas em relação ao presente ou a planos futuros. Muitos disseram sentir-se mais capazes e declararam o desejo de aventurar-se em novas experiências que antes não eram possíveis pela falta de conhecimento do idioma. Confrontando as manifestações dos entrevistados em relação ao estudo de Inglês na vida adulta com os conceitos desenvolvidos por Bourdieu para a violência simbólica e o capital cultural, em seus diferentes tipos, percebe-se o valor inegável da Língua Inglesa para essas pessoas e a maneira sutil como a violência simbólica se estabelece, através da legitimação desse capital. A certeza de que a aquisição desse capital lhes trará maior satisfação em diversos campos de suas vidas, leva esses indivíduos a investirem no aprendizado desse idioma. Suas principais razões estão voltadas aos aspectos de conhecimento de mundo e aquisição de valores simbólicos. Ainda quando ligadas a questões profissionais, que geram a possibilidade de obtenção de capital financeiro, a questão cultural, de conhecimento de mundo e obtenção de informações, aparece em primeiro lugar. Desse modo, pode-se afirmar que a Língua Inglesa é, para os adultos do mundo moderno, um valioso capital cultural a ser adquirido e não faltam razões a esses indivíduos, para buscar obtê-lo da melhor maneira possível, pois ele representa a possibilidade de obtenção de outros tipos de bens simbólicos. Considerações Finais Este trabalho teve por objetivo trazer à tona a discussão sobre a valorização do estudo de Inglês como língua estrangeira por alunos adultos, pelo ponto de vista das estruturas de dominação apresentadas pelo sociólogo Pierre Bourdieu e seus conceitos de capital cultural e violência simbólica. Abordamos esses conceitos, fazendo uma breve análise de como o Inglês tornou-se um idioma dominante mundialmente. Por meio de questionário on line, levantamos informações a fim de investigar as razões de adultos que se decidiram a estudar esse idioma estrangeiro. Com base nos dados coletados, foi possível perceber que as razões que nortearam a escolha desses indivíduos pelo estudo do idioma estão relacionadas a aspectos específicos de sua formação pessoal e profissional, caracterizando o que Bourdieu define como capital

13 7091 cultural. Estando a pesquisa ainda em construção, acreditamos que ainda existam diversos pontos que deverão ser explorados e discutidos. No entanto, também cremos que os dados aqui apresentados já dão inteligibilidade e validade a esse tipo de pesquisa, tanto para os profissionais do ensino de Inglês quanto para aqueles que buscam o estudo desse idioma. REFERÊNCIAS ALMEIDA, A. M. F. A noção de capital cultural é útil para se pensar o Brasil? In: PAIXÃO, Lea Pinheiro e ZAGO, Nadir (orgs.). Sociologia da Educação Pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis: Vozes, BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Seleção, organização, introdução e notas Maria Alice Nogueira, Afrânio Catani. 8.ed. Petrópolis : Vozes, BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Linguisticas: os que falam querem dizer. Tradução Sergio Miceli [e outros]. São Paulo: EDUSP, BOURDIEU, P. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro : Francisco Alves, CRYSTAL, D. English as a Global Language. Cambridge: CUP, FLOWERDEW, J.& Miller, L. Social Structure and Individual Agency in Second Language Learning: Evidence from Three Life Histories. In: Critical Inquiry in Language Studies. Londres: Routledge, : 4, Disponível em < Acesso em 31 jul PRADO, C. L. Línguas Estrangeiras No Mercado De Bens Simbólicos: Um Estudo nos Centros de Línguas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, QUIVY, R. & CAMPENHOUDT, L.V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, SAVIANI, D. et. al. Teoria do Capital Humano. In: SAVIANI, D. et. al. Navegando na História da Educação Brasileira. Campinas: Graf. FE: HISTEDBR, Disponível em < do_capital_humano.htm>. Acesso em 29 set SCHÜTZ, R. O Inglês como Língua Internacional. In: English Made in Brazil. Online. 3 de junho de Disponível em < Acesso em 29 set

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6

Banco de Interpretação ISO 9001:2008. Gestão de recursos seção 6 6 RSI 028 Pode ser interpretadado no item 6.0 da norma ABNT NBR ISO 9001 que o conceito de habilidade pode ser definido como Habilidades Técnicas e Comportamentais e que estas podem ser planejadas e registradas

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PESQUISA SOBRE O PERFIL DE ALUNOS NA UTILIZAÇÃO DE UM SITE DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR Wesley Humberto da Silva (Fundação Araucária), André Luis Andrade Menolli (Orientador) e-mail: wesleyhumberto11@mail.com

Leia mais

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores

II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOBRE SUAS PRÁTICAS DOCENTES

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Alexandre Soares dos Santos 1. Jose Dorival Gleria 2. Michele Silva Sacardo 3. RESUMO Saber se as dissertações e teses,

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MULTIUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNICAMP EDITAL 02/2015 Curso de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática Esse Edital refere-se ao Curso de Doutorado em

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UM BREVE ESTUDO Analine Bueno Scarcela Cuva Faculdade da Alta Paulista, Tupã/SP e-mail: analine.bueno@gmail.com Pôster Pesquisa Concluída Introdução Toda disciplina

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I

universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: a escolha do tema. Delimitação, justificativa e reflexões a cerca do tema.

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Passo 3 Como se cadastrar no Elancers. Dicas valiosas para preencher um currículo via site

Passo 3 Como se cadastrar no Elancers. Dicas valiosas para preencher um currículo via site Passo 3 Como se cadastrar no Elancers Este Passo é fundamental para que você seja encontrado dentre tantos outros curriculuns, e existem detalhes simples que podem fazer a diferença. Espero poder contribuir

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL.

SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. SELEÇÃO INTERNA PARA GRATIFICAÇÃO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO MAGISTÉRIO GDEM - PARA ATUAÇÃO NOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. O Secretário de Educação, no uso de suas atribuições, instaura o processo

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

Novas possibilidades de leituras na escola

Novas possibilidades de leituras na escola Novas possibilidades de leituras na escola Mariana Fernandes Valadão (UERJ/EDU/CNPq) Verônica da Rocha Vieira (UERJ/EDU/CNPq) Eixo 1: Leitura é problema de quem? Resumo A nossa pesquisa pretende discutir

Leia mais

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás

Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás Critérios de seleção e utilização do livro didático de inglês na rede estadual de ensino de Goiás COSTA, Bianca Ribeiro Morais OLIVEIRA, Eliane Carolina de Universidade Federal de Goiás- UFG Programa de

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA?

AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA? AFINAL, O QUE É ESSA TAL OUVIDORIA? Hélio José Ferreira e Hilma Araújo dos Santos * O título provocativo dessa matéria reflete uma situação peculiar pela qual vem passando as ouvidorias no Brasil, que

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas

PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas PROJETO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA Manual do Professor Módulo 2 Números Racionais, Operações e Resolução de Problemas Prezado(a) Professor(a) Este manual de orientações tem a finalidade de sugerir um

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

A realidade dos alunos trazida para a sala de aula. Ao ser perguntado Que possibilidade(s) de escrita(s) os seus alunos

A realidade dos alunos trazida para a sala de aula. Ao ser perguntado Que possibilidade(s) de escrita(s) os seus alunos INTERAÇÕES EM SALA DE AULA Autor: CARDON, Felipe Raskin Felipe Raskin Cardon 1 Resumo: Neste Estudo Piloto, relacionar-se-ão algumas citações do artigo A construção social da linguagem escrita na criança,

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com:

As pesquisas podem ser agrupadas de acordo com diferentes critérios e nomenclaturas. Por exemplo, elas podem ser classificadas de acordo com: 1 Metodologia da Pesquisa Científica Aula 4: Tipos de pesquisa Podemos classificar os vários tipos de pesquisa em função das diferentes maneiras pelo qual interpretamos os resultados alcançados. Essa diversidade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

Transporte compartilhado (a carona solidária)

Transporte compartilhado (a carona solidária) Quer participar da Semana de Economia Colaborativa, mas você não sabe qual atividade organizar? Este guia fornece algumas sugestões de atividades e informações gerais sobre como participar neste espaço

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração

Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Aprendizagem da Matemática: um estudo sobre Representações Sociais no curso de Administração Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital SALERNO, Daniela Prado 1 VIEIRA, Vania Maria de Oliveira

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior

A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior A influência das Representações Sociais na Docência no Ensino Superior Eixo temático 2: Formação de professores e cultura digital ZAIDAN, Lílian Araújo Ferreira 1 VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira 2 No ensino

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário ORIENTAÇÕES GERAIS Considerando que projeto deverá ser executado de agosto de 2012 a janeiro de 2013, avaliar a viabilidade de execução e finalização no prazo. Para preencher o formulário, observar as

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012

Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 XI Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais - 2012 5 a 9 de Novembro de 2012 Cuiabá MT www.ufmt.br/ihc12 Chamada de Participação V Competição de Avaliação - IHC 2012 O Simpósio

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais